O amor ao Flu é cego?

O amor é cego

No jornal Lance! de domingo passado, dia 20/07, o jornalista Marcelo Damato fez uma análise muito inteligente e oportuna acerca da necessidade de participação dos torcedores na vida de seus clubes. Se baseia no caso do Atlético-MG, assolado por seqüenciais administrações ruins. Poderia ser, tranqüilamente, sobre o Fluminense. A matéria tem como título “Nem amor a clube deve ser cego”.

Um trecho interessante é: “a quebra de dinastias apodrecidas mostra que a pessoa-chave para o sucesso de um time não é o técnico, nem o jogador: é o presidente”. E continua: “se for craque, o time vai pra frente no presente e no futuro. Se for oportunista, o time melhora hoje e piora amanhã. Se for palerma, cai sempre”. Finaliza de forma brilhante, dizendo que “cada vez mais é difícil se reerguer. Mas o clube tem muita torcida. E nela certamente existem pessoas competentes, arejadas e que não aceitam as velhas práticas da cartolagem. É preciso levar essas pessoas ao poder”.

Não cabe como uma luva ao caso do Fluminense Football Club? Pois é. E somos nós, torcedores, que temos que ocupar nosso espaço no clube, conhecer o que se passa dentro dele e nos associarmos para influirmos na escolha do mandatário certo, o craque. Já perdermos uma boa oportunidade em 2007 e não podemos perder de novo em 2010. É o futuro da instituição que tanto amamos que está em jogo.

Podemos citar o caso do Internacional. Quase foi rebaixado em 2002 e 2003. Via o seu rival Grêmio só crescer em torcida, títulos… Bastou, porém, o craque Fernando Carvalho assumir o clube gaúcho e o Colorado foi Campeão Mundial em 2006. Eles possuem hoje mais de 70 mil sócios, já chegaram ao segundo lugar entre os clubes de maior faturamento no Brasil e estão formando um timaço agora em 2008.

Não há dúvida que o amor  de todo tricolor que fica alguns minutos de seu dia aqui no blog é incondicional. Lógico que queremos ganhar sempre, ainda mais em clássicos como hoje contra o Vasco. Vamos apoiar o time em todos os momentos, em todos os lugares, mas não podemos ser cegos. Temos que cumprir o nosso papel. E o objetivo atual é trazer o maior número possível de tricolores fanáticos para dentro do clube. Por isso, a Flusócio vai realizar uma reunião aberta na noite do dia 18/08. Em futuros posts daremos detalhes, mas já reserve a data em sua agenda.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Dedé

    comentou em 23/07/2008, às 13:30

    É fundamental pra um presidente conhecer futebol.
    Alguém aí que conhece o Peter sabe se ele entende de futebol? Já conversaram com ele sobre futebol, jogadores. Se assite futebol e não só jogos do flu.

  2. Bruno

    comentou em 23/07/2008, às 13:36

    Temos que adotar o passaporte tricolor!

  3. CORAÇÂO TRICOLOR

    comentou em 23/07/2008, às 13:37

    OLHA AÍ O “AMIGO” DO HORCADES :

    Libertadores: Flu teria sonegado imposto da final
    Presidente da Ferj diz que clube reteve valor destinado ao INSS
    LANCEPRESS!

    Como se não bastasse os problemas com a venda de ingressos dias antes da finalíssima da Copa Libertadores entre Fluminense e LDU, o Tricolor não teria destinado o dinheiro da renda referente ao INSS. Em reportagem publicada pelo jornal “O Globo” nesta quarta-feira, o clube deveria ter pago 5% sobre a renda bruta da partida.

    O prazo para depositar a quantia terminou há 20 dias e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), por meio de seu presidente, afirma que o Fluminense é o responsável pela sonegação e o que o pagamento só não foi efetuado porque o clube reteve o valor do imposto.

    - Distorceram muito as informações passadas. Cabe a Federação pagar os encargos da partida após receber os recursos destinados pelos clubes. O Fluminense ainda não repassou os valores das despesas relacionadas, em que o próprio clube reconhece esta situação – disse à Rádio Brasil o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

    De acordo com a reportagem, o Fluminense teria assinado uma nota de débito no valor de R$ 677 mil como garantia de que pagará o montante em breve.

    Procurados pelo LANCENET!, o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, e o assessor da presidência, Marcelo Penha, não atenderam as ligações. A chefe do departamento jurídico do clube, Roberta Fernandes, estava em reunião e também não pôde atender à nossa reportagem.

  4. Ricardo – Tricolor Alagoano

    comentou em 23/07/2008, às 13:40

    É lamentável todos os dias surgem noticías deste tipo realacionada ao nosso Fluminense, está na hora disso ter um ponto final….

  5. Leo Lemos

    comentou em 23/07/2008, às 14:21

    Concordo da necessidade da participação de quem ama o clube na vida politica. Mas se tem uma coisa que não aceito é uma palavra do sr. Marcelo Damato ser usada como fundamento para uma atitude honesta que, nós tricolores devemos ter.

    Foi esse mesmo pilantra, que em 2004, após mais uma das pesquisas forjadas pelo Ibope sobre torcidas, escreveu uma coluna inteira na qual explicava os diversos motivos que o levavam a não mais considerar o Fluminense como um time grande.

    Repito, isso em 2004 pouco tempo depois de termos sido semifinalistas de 2 brasileiros consecutivamente.

    Ele mostrou que é desonesto, não tem profissionalismo e não respeita o Fluminense. A partir daquele dia, depois de respondê-lo e receber de volta um monte de contra-argumentos distorcidos, passei a considerá-lo um desonesto que não vale o ar que respira e faço questão de lembrar todo e qualquer tricolor sobre isso.

  6. Edson

    comentou em 23/07/2008, às 14:33

    Ricardo, realmente e lamentável e muito triste tudo isso. Nem parece que estamos lendo notícias esportivas, pois quase todos os dias o que lemos nas páginas dos diários esportivos sobre o Fluminense são notícias que deveriam fazer parte do noticiário POLICIAL.
    Mas nenhum desses “aloprados” que comandam o NOSSO FLUMINENSE hoje, vai conseguir diminuir uma polegada sequer, do meu amor pelo Fluminense que, será por toda a eternidade. Agora, esse bando de merda que comanda o nosso Fluminense hoje, não perde por esperar, 2010 não tardará e eles, se forem lembrados, só serão pelas monumentais cagadas fizeram.
    ST!!!
    Edson

  7. Danilo Félix    

    comentou em 23/07/2008, às 14:39

    Caro Leo Lemos,

    Se o repórter Damato não é confiável eu não entro no mérito, prefiro confiar na sua narrativa.

    Entretanto, é fato que a coluna que ele escreveu sobre o Atlético-MG reflete 100% da realidade do clube mineiro e serve também para o Fluminense FC. Nossa realidade é muito semelhante ao que acontece no Galo.

    Caro Dedé,

    Peter Siemsen é sim torcedor de arquibancada e conhecedor de futebol, mas não é expert, aliás, expert é apenas que trabalha na parte técnica.

    Eu particularmente acho que o Presidente de qualquer clube deve ser primeiramente um sujeito bem sucedido, de boa reputação, que transmita credibilidade e confiabilidade ao investidor. Deve ser também um gestor administrativo, deve abrir portas para o clube, brigar pelos interesses da instituição nos bastidores e ter mão de ferro, principalmente na parte financeira.

    Quem deve conhecer futebol é o VP de Futebol e principalmente o staff de profissionais que encontra-se abaixo dele.

    Considero que uma contratação deve ser uma escolha conjunta entre Coordenador de Futebol, Preparador Físico, Coordenador Técnico e Treinador, ou seja, nos caso do Flu, Branco, Vinícius Eutrópio, Alexandre Mendes e Renato Gaúcho. Se queremos profissionalizar o Flu, deixemos as tarefas do futebol para os responsáveis que ganham pra isso.

    Ao VP cabe apenas contratar profissionais confiáveis e cobrar deles os resultados esperados, de acordo com o investimento.

    No caso do Flu o VP é um “fantasma” chamado Tote Menezes, e tudo relacionado ao futebol está abaixo do Sr. Celso Barros.

    Evidentemente não é o modelo ideal, mas enquanto não tivermos diretoria, pra falar a verdade eu até prefiro que continue assim.

  8. Jorge Magalhaes    

    comentou em 23/07/2008, às 14:53

    Sobre a nota do Lance envolvendo “O Aliado”, haja nota oficial.

    Seria cômico se não fosse trágico.

    Essa diretoria tá tomando porrada de tudo que é lado.

  9. Dedé

    comentou em 23/07/2008, às 14:53

    Danilo, o seu modelo é o melhor dos mundos. Só que não é fácil achar no mercado coordenador de futebol, treinador, coordenador técnico puros, honestos e que realmente queiram bem ao clube. Aliás, é característica da nossa sociedade e, claro, no futebol não é diferente. O sujeito usa o clube pra ganhar dinheiro. No flu há contratações inexplicáveis do ponto de vista técnico. Um Fernando Carvalho barraria.
    Foi mais ou menos isso que eu quis dizer.

  10. Dedé

    comentou em 23/07/2008, às 14:58

    O debate a longo prazo é importante, mas o nosso momento é desesperador. Estamos sem os Tiagos e temos compromisso dificílimos em agosto. Se não contratar AGORA, nossa situação no fim das olímpiadas será desesperadora.

  11. Milton Barros

    comentou em 23/07/2008, às 15:05

    VOLTO A INSISTIR: 2010 TÁ MUITO LONGE! O QUE PODEMOS FAZER PRA SALVAR O FLU AGORA! COMO PODEMOS EXIGIR A RENÚNCIA DESSES SALAFRÁRIOS E INCOMPETENTES?

  12. Rafael Trindade

    comentou em 23/07/2008, às 15:24

    É essencial e louvável o trabalho de mobilização que a Flusócio faz.

  13. Pedro Abad    

    comentou em 23/07/2008, às 15:24

    Dedé:

    Se o craque ocupa a presidência, os escolhidos também são craques. Aliás, TÍNHAMOS uma senhora comissão (e coordenação) técnica, talvez a melhor do Brasil: Vinícius Eutrópio, Sérgio Gregório, Fábio Mahseredjian e Fernando Gonçalves.

    Só resta o Vinicíus e sabe-se lá até quando. Este melhor dos mundos levou 4 anos para ser implementado no Inter, porque não no Fluminense?

    Abraço.

    Pedro Abad

  14. Rogerio Miranda

    comentou em 23/07/2008, às 15:26

    Seguinte,

    voltando a um assunto do post anterior, eu fiz um levantamenteo aqui bem trabalhoso de todos os jogos do fluminense do ano, com respectivos pagantes, presentes e renda. Bem, em 32 jogos disputados esse ano, foram ao total 807.125 pagantes, com 882.075 presentes (falta flu x madureira pelo estadual. Não consegui o publico presente nesse jogo, apenas os pagantes) e R$16.885.837,00 de renda.

    Obs:
    1) Considerei todos os clássicos regionais como sendo publico nosso. Semifinais, finais do estadual, e jogos do brasileiro contra flamengo e botafogo. É assim mesmo ou esse publico só vale quando o mando é do fluminense? Bem, de qualquer forma, é só diminuir.

    2) Tiveram 2 rodadas no estadual juntas com a mulambada. Considerei o publico integral também nas minhas contas.

    Faltam 118mil pessoas pra gente chegar ao 1 milhão! E olha que passamos várias rodadas do estadual e do brasileiro no limbo… Nossa torcida tá dando show!

    Espero que entendam o que eu fiz!

    Um abraço galera!

    Nos vemos hj no maraca!!!

    pagante presente renda
    Sábado 19/01
    16:00 | Carioca 2008 1ª rodada Fluminense 2 x 0 Cardoso Moreira 24.811 32.622 R$ 469.235,00
    Quarta-feira 23/01
    19:30 | Carioca 2008 2ª rodada Fluminense 3 x 2 Duque de Caxias 15.101 16.756 R$ 209.666,50
    Sábado 26/01
    20:30 | Carioca 2008 3ª rodada Fluminense 2 x 2 Macaé 13.643 14.724 R$ 176.958,00
    Terça-feira 29/01
    19:30 | Carioca 2008 4ª rodada Volta Redonda 1 x 5 Fluminense 8.126 8.823 R$ 97.932,00
    Fevereiro
    Sexta-feira 01/02
    19:30 | Carioca 2008 5ª rodada Fluminense 1 x 1 Boavista-RJ 11.723 12.439 R$ 151.949,00
    Quarta-feira 06/02
    21:45 | Carioca 2008 6ª rodada Fluminense 6 x 1 América-RJ 7.392 7.884 R$ 74.836,50
    Domingo 10/02
    18:10 | Carioca 2008 7ª rodada Flamengo 1 x 4 Fluminense 39.056 42.543 R$ 630.691,00
    Sábado 16/02
    18:10 | Carioca 2008 1ª rodada Botafogo 2 x 0 Fluminense 51.657 55.245 R$ 1.124.584,50
    Quarta-feira 20/02
    21:50 | Libertadores 2008 1ª rodada LDU 0 x 0 Fluminense
    Março
    Sábado 01/03
    18:10 | Carioca 2008 1ª rodada Fluminense 3 x 1 Cabofriense 10.433 11.280 R$ 114.122,50
    Quarta-feira 05/03
    21:50 | Libertadores 2008 2ª rodada Fluminense 6 x 0 Arsenal (ARG) 32.614 35.436 R$ 707.527,50
    Sábado 08/03
    18:10 | Carioca 2008 2ª rodada Fluminense 5 x 2 Friburguense 13.794 14.792 R$ 163.634,00
    Quarta-feira 12/03
    21:45 | Carioca 2008 3ª rodada Fluminense 2 x 2 Resende 10.605 12.177 R$ 114.985,50
    Sábado 15/03
    18:10 | Carioca 2008 4ª rodada Fluminense 2 x 0 Americano 5.570 6.167 R$ 49.447,00
    Quarta-feira 19/03
    19:30 | Libertadores 2008 3ª rodada Libertad 1 x 2 Fluminense
    Domingo 23/03
    18:10 | Carioca 2008 5ª rodada Fluminense 2 x 1 Vasco 36.881 43.709 R$ 566.085,00
    Quarta-feira 26/03
    19:30 | Carioca 2008 6ª rodada Fluminense 4 x 1 Mesquita 7.818 8.970 R$ 78.323,50
    Domingo 30/03
    18:10 | Carioca 2008 7ª rodada Botafogo 3 x 1 Fluminense 14.649 16.117 R$ 184.523,00
    Abril
    Quarta-feira 02/04
    21:50 | Libertadores 2008 4ª rodada Fluminense 2 x 0 Libertad 33.551 36.320 R$ 710.004,00
    Domingo 06/04
    16:00 | Carioca 2008 8ª rodada Fluminense 4 x 0 Madureira 1.432 1.432 R$ 18.920,00
    Quarta-feira 09/04
    19:30 | Libertadores 2008 5ª rodada Arsenal (ARG) 2 x 0 Fluminense
    Sábado 12/04
    18:30 | Carioca 2008 1ª rodada Fluminense 1 x 1 Vasco 46.625 49.802 R$ 862.720,50
    Quinta-feira 17/04
    19:10 | Libertadores 2008 6ª rodada Fluminense 1 x 0 LDU 19.214 20.669 R$ 204.088,00
    Domingo 20/04
    16:00 | Carioca 2008 1ª rodada Botafogo 1 x 0 Fluminense 64.785 68.840 R$ 1.388.730,50
    Quarta-feira 30/04
    22:00 | Libertadores 2008 1ª rodada Nacional (COL) 1 x 2 Fluminense
    Maio
    Terça-feira 06/05
    18:30 | Libertadores 2008 2ª rodada Fluminense 1 x 0 Nacional (COL) 31.700 33.616 R$ 642.938,00
    Domingo 11/05
    18:10 | Brasileirão 2008 1ª rodada Atlético-MG 0 x 0 Fluminense
    Quarta-feira 14/05
    21:50 | Libertadores 2008 1ª rodada São Paulo 1 x 0 Fluminense
    Domingo 18/05
    16:00 | Brasileirão 2008 2ª rodada Fluminense 0 x 2 Náutico 7.795 8.555 R$ 63.791,00
    Quarta-feira 21/05
    21:50 | Libertadores 2008 2ª rodada Fluminense 3 x 1 São Paulo 68.191 72.910 R$ 1.575.365,00
    Domingo 25/05
    16:00 | Brasileirão 2008 3ª rodada Sport 2 x 1 Fluminense
    Quarta-feira 28/05
    21:50 | Libertadores 2008 1ª rodada Boca Juniors 2 x 2 Fluminense ,
    Junho
    Domingo 01/06
    18:10 | Brasileirão 2008 4ª rodada Fluminense 0 x 1 Flamengo 19.441 21.856 R$ 259.126,00
    Quarta-feira 04/06
    21:50 | Libertadores 2008 2ª rodada Fluminense 3 x 1 Boca Juniors 78.896 84.632 R$ 1.729.117,50
    Domingo 08/06
    16:00 | Brasileirão 2008 5ª rodada Grêmio 2 x 1 Fluminense
    Quinta-feira 12/06
    20:30 | Brasileirão 2008 6ª rodada Fluminense 1 x 1 Santos 6.539 7.402 R$ 63.849,00
    Sábado 21/06
    18:20 | Brasileirão 2008 7ª rodada Coritiba 2 x 1 Fluminense
    Quarta-feira 25/06
    21:50 | Libertadores 2008 1ª rodada LDU 4 x 2 Fluminense
    Domingo 29/06
    18:20 | Brasileirão 2008 8ª rodada Fluminense 0 x 0 Botafogo 9.324 10.564 R$ 101.520,00
    Julho
    Quarta-feira 02/07
    21:50 | Libertadores 2008 2ª rodada Fluminense 3 x 1 LDU 78.918 86.027 R$ 3.910.044,00
    Domingo 06/07
    18:10 | Brasileirão 2008 9ª rodada Goiás 1 x 0 Fluminense
    Quarta-feira 09/07
    20:30 | Brasileirão 2008 10ª rodada Fluminense 3 x 0 Atlético-PR 10.482 11.466 R$ 119.077,00
    Sábado 12/07
    18:20 | Brasileirão 2008 11ª rodada Fluminense 2 x 1 Vitória 13.860 14.881 R$ 173.779,00
    Quarta-feira 16/07
    21:45 | Brasileirão 2008 12ª rodada Palmeiras 3 x 1 Fluminense
    Sábado 19/07
    18:20 | Brasileirão 2008 13ª rodada Fluminense 1 x 0 Figueirense 12.499 13.419 R$ 148.267,00

  15. Pedro Abad    

    comentou em 23/07/2008, às 15:27

    Milton Barros:

    Há que ver se estatutariamente há condições de se impedir um presidente. Além disso, quem assume no lugar tem 45 dias para realizar novas eleições.

    De qualquer forma, é uma decisão política do Conselho Deliberativo, que é composto de 90% da chapa do Horcades para a eleição de 2007. Ou seja, chance quase zero.

    O lance é encher o quadro societário do clube de TRICOLORES e TORCEDORES. Aí sim, elegeremos um craque.

    Pedro Abad

  16. Rogerio Miranda

    comentou em 23/07/2008, às 15:32

    hj o passaporte não vale não, né?

    quanto tá o ingresso da arquiba verde? R$30,00?

  17. Dedé

    comentou em 23/07/2008, às 15:44

    Pedro, outra coisa. Cordenador técnico e coordenador de futebol dá pra acumular né? Não há necessidade de termos dois. Com o salário do Branco dá pra pagar um jogador de muito bom nível

  18. Raphael Aguiar Mihaliuc

    comentou em 23/07/2008, às 15:54

    Rogério,
    O passaporte não vale hoje e a arquibancada custa R$ 30,00.

  19. Rogerio Miranda

    comentou em 23/07/2008, às 15:56

    Valeu Raphael! Obrigado!

  20. CORAÇÂO TRICOLOR

    comentou em 23/07/2008, às 15:58

    Vai ser engraçado se o juíz marcar pênalti(s) hj …

  21. Renato Martins

    comentou em 23/07/2008, às 16:19

    Tenho minhas restrições ao Marcelo Damato, mas admito que ele mandou bem. E como lembrou o blog, o exemplo, apesar de ter sido o Atlético-MG, clube que só sobrevive por causa de sua torcida, também vale para o Fluminense. Se não fosse movimentos como Legião Tricolor e grupos como Flusócio não teria mais esperanças de ver um clube forte.

  22. sergio curvelo

    comentou em 23/07/2008, às 16:22

    Esse blog tem sido fantástico!
    A discussão aqui tem sido do mais alto nível!
    Tenho sido surpreendido na maior parte das vezes com comentários de grande lucidez.

    Que esse movimento cresça e chegue ao poder.
    O futebol brasileiro e mundial está cheio de exemplos de gestão profissional, transparente e com resultados.

    O caso do Inter é emblemático.

    Tenho muita esperança que isso acontecerá com o Fluminense.

    O que me move hoje a me associar ao clube é esse desejo imenso e urgente de mudanças.

  23. Caio Trindade

    comentou em 23/07/2008, às 16:35

    Não resta dúvida que o único caminho viável ao Fluminense é mudar esse estado de coisas. E isso só será possível se levarmos o torcedor para dentro do clube, para que ele vote nas eleições internas.
    E isso cabe a cada um de nós. Não nos basta ser sócios; não nos basta entregar exclusivamente nas mãos da Flusócio essa missão de trazer o torcedor para dentro do clube.
    Cada um de nós deve fazer o possível e o impossível para que o verdadeiro Tricolor se associe ao Flumienense. Essa é a missão de todo Tricolor, todos os dias, através de diferentes meios, até alcançarmos nosso objetivo.
    Tricolor, associe-se ao Fluminense. Faça as coisas acontecerem.

  24. Fabiano Lima

    comentou em 23/07/2008, às 16:40

    Salve, salve tricolores.
    Sou um Tricolor vivendo em exílio permanente em Brasília, mas nem por isso menos apaixonado e preocupado com o destino de nosso amado Fluminense. É nessa condição, de torcedor de vive fora do Rio de Janeiro, que faço a colocação abaixo.

    Tenho muita vontade de me associar ao Fluminense para ajudar ao Flusócio através do voto democrático a implementar as mudanças que aqui se dicute diariamente. Contudo, temo que mesmo me associando ao Clube, posso não ter a oportunidade de esrtar presente às Laranjeiras quando na época das eleições para renovação da presidência e diretoria. Isso implicaria, portanto, em ter os custos de me associar sem o benefício de votar e ajudar a tornar o Fluminense do tamanho que queremos. Assim pergunto: há possibilidade, hoje, de sócios participarem das eleições do clube votanto, por exemplo, pelos Correios?

  25. Rodrigo Costa

    comentou em 23/07/2008, às 17:03

    Concordo com o Leo Matos, o Damato parece perseguir o Flu.
    No caso do Horcades realmente não é um dos melhores, mas tb não é dos piores, lembremos do Gil Carneiro de Mendonça, (tátátáraneto do antigo goleiro)esse cara foi quem levou o Flu pra terceira, pra mim foi o pior presidente que o clube já teve, priorizou o Social do clube e esqueceu o futebol, resultado, o Social não é lá essas coisas e passamos a maior vergonha que um clube pode passar (3ºdivisão), Depois veio Álvaro Barcelos, esforçado, mas coitado, não tinha muita competência.
    Não gosto muito da gestão do Horcades, sei que o Flu poderia estar em um patamar muito mais alto hoje mas é o que temos, acho melhor oferecer ajuda à ter que criticar e ficar esperando mais 4 anos.
    Vamos ajudar e fazer campanha para a volta do Parreira que muito já ajudou o clube.

  26. Ricardo – Tricolor Alagoano

    comentou em 23/07/2008, às 17:13

    Fabiano Lima, boa pergunta, porque tambem é uma dúvida minha

  27. Beto Meyer

    comentou em 23/07/2008, às 17:28

    Amigos, não é possível votar pelos correios. Atualmente, só com presença física do sócio.

  28. Danilo Félix    

    comentou em 23/07/2008, às 17:28

    Caros Fabiano e Ricardo,

    Não há a possibilidade de votar pelos Correios, nem por procuração.

    A eleição no Fluminense, por obrigação estatutária, ocorre sempre na segunda quinzena de novembro, a cada 3 anos.

    Mas quem marca a data exata é o Presidente em exercício.

    Eu até acho que a eleição poderia acontecer via web ou com voto pelo correio, por exemplo, mas certamente isso não interessa a quem hoje está no poder, afinal de contas, esta possibilidade ameaça a mudança do status quo atual.

    Para mudarmos isso ou qualquer outra coisa, temos que entrar no clube e ganhar na regra deles. Só depois teremos a possibilidade de implementar as reformas pertinentes.

  29. CORAÇÂO TRICOLOR

    comentou em 23/07/2008, às 17:31

    SÓ VITÓRIAS / TÍTULOS SALVAM !

  30. Wladimir Motta

    comentou em 23/07/2008, às 17:34

    Fabiano Lima e Ricardo: Esta pergunta eu ja fiz aqui e me informaram que não é possível nem pelo Correio nem por Procuração. Acredito que não seja muito comum haverem sócios de outros Estados e interessados em votar nas eleições do Clube, por isso nunca se preocuparam. Acredito pode ser avaliada uma medida judicial para tentar mudar isso e garantir o direito dos sócios de outras Localidades.

  31. Ricardo – Tricolor Alagoano

    comentou em 23/07/2008, às 17:37

    E qual a carencia para socios poderem votar, existe isso?
    Com qto tempo de antecedencia precisa ser socio pra poder votar?

  32. Wladimir Motta

    comentou em 23/07/2008, às 17:41

    Ricardo: 1 ano . Ou seja data limite por volta de meados do próximo ano.

  33. Fabiano Lima

    comentou em 23/07/2008, às 17:45

    Beto, Danilo e Wladimir,

    obrigado pelas respostas. Não sei se uma medida judicial seria possível no caso, mas de qualquer forma vale a pena consultar a possibilidade.

    ST.

  34. Pedro Abad    

    comentou em 23/07/2008, às 18:10

    Me coloco à disposição para ajudar a tricolores que desejem se associar e/ou prestar informações sobre as formas, documentos e valores para tal.

    Já ajudamos a tricolores de Belém e São Paulo, enviando documentos e os levando ao clube já que nem isto é possível fazer pelos Correios.

    Podem me mandar um email para o blog e ele chegará até mim.

    Pedro Abad

  35. Helber

    comentou em 23/07/2008, às 18:12

    CONCORDO EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU!!!
    PENA Q NAO POSSO ME ASSOCIAR AO CLUBE
    ACHO O HORCADES UM IMCOPETENTE!!

  36. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 23/07/2008, às 18:13

    Vou participar (novamente) da vida política do Clube. Comprarei um título de sócio-proprietário em breve. O problema é que eu perdi a confiança numa parte do grupo de oposição, cuja ânsia pelo poder é maior que a vontade de restaurar o Clube. O alvo é o Horcades, o Fluminense é um obstáculo ao projeto de poder, uma inversão inaceitável.
    Na próxima eleição espero que o Fluminense comece a se reconstruir com uma só chapa (de oposição!), depurada dos vaidosos, dos oportunistas, dos emocionalmente desequilibrados, dos donos da verdade. A nova gestão do Clube deve unir a inteligência, a criatividade, a ambição, a credibilidade, a ousadia, a coragem para mudar, a frieza de um lider nato …

    Quanto ao jornal O GLOBO, parece ter outro objetivo…

  37. Sergio

    comentou em 23/07/2008, às 19:21

    Gustavo Nery se apresentou no Inter e disse que estava feliz por estar no Grêmio.

    Os efeitos da maconha estragada que esse cara fumou não acabam nunca ?

    A única coisa que ele fez de bom esse ano foi recuperar o futebol do Jr.Cesar.

  38. Milton Barros

    comentou em 23/07/2008, às 19:59

    Futebol do Junior Cesar que pelo visto desapareceu quando a LIbertadores acabou…

  39. Claudio Pires

    comentou em 23/07/2008, às 20:21

    Rogério,

    Também fiz esse levantamento, só de renda, a do coisa ruim passa um pouco de R$ 17.000.000,00, sendo que eles diputaram a final do carioca e da taça guanabara, contra a nossa da LDU.

    Pretendo enviar, por email, aqui para a Flusócio a renda de todos os jogos, os posts não admitem colagem.

  40. Amanda Lopes Pontes

    comentou em 23/07/2008, às 22:34

    Se essa porcaria de resultado persistir, o energumeno gayucho cai? Pq alguma coisa boa ha de vir de tanto sofrimento e sufoco.

  41. Felipe Carvalho

    comentou em 23/07/2008, às 22:41

    Alexandre Delvaux, que grupo é esse? Quem são essas pessoas a quem vc se refere?

  42. Claudio Pires

    comentou em 23/07/2008, às 23:55

    Pessoal, o que é Rafael?

  43. Ricardo – Tricolor Alagoano

    comentou em 24/07/2008, às 0:07

    Não tem nenhum lateral nas categorias de base não?
    Pega até um do juvenil que é melhor que Rafael, saiu o perYGOR e entrou Rafael, assim não dá…

  44. Amanda Lopes Pontes

    comentou em 24/07/2008, às 0:17

    Rafael não existe.

    E os reforços?????????????

    MEDO do resto do ano. Muito medo.

  45. Milton Barros

    comentou em 24/07/2008, às 0:46

    O que é Junior César, aquele anão de circo que só sabe fazer teatro?

    O que é Rafael?

    O que é Renato Gaucho?????

  46. wladimir de souza

    comentou em 24/07/2008, às 1:07

    p/piorar as coisas conca não joga sabado

  47. Leo Lemos

    comentou em 24/07/2008, às 9:34

    A quem interessar possa,

    ouvi anteontem o promotor Rodrigo Terra dizer a uma rádio que o presidente do Fluminense, em última instância, é o responsável pela desordem na venda dos ingressos para a final da Libertadores. Segundo Terra, o Horcades pode ser afastado da presidência do clube por desrespeito ao Estatuto do Torcedor. Lembrando que na véspera da venda, ele assinou um compromisso de adequação para venda de ingressos como acordo para evitar a mesma punição por conta da história da conta da mulher movimentando dinheiro do clube.

  48. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 24/07/2008, às 11:19

    Futebol é isso aí: ninguém mais ser, o time é uma porcaria e por aí vai…. Torcedor não pode ser dirigente, dirigente não pode ser torcedor.

  49. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 24/07/2008, às 11:32

    Futebol é isso aí: ninguém mais serve, o time é uma porcaria. Torcedor não pode ser dirigente, dirigente não pode ser torcedor. As soluçções propostas são muito criativas:

    demitir o treinador! (como queria o Tote Menezes!)
    mandar embora esse ou aquele jogador!
    Fora fulano! Fora beltrano!

    Sempre foi feito assim no Fluminense e em outros clubes, nunca deu certo. Os clubes mais bem sucedidos estabelecem regras mais estáveis, além de priorizarem a estrutura.
    Por falar nisto, ninguém fala no CT dos profissionais. Nem a oposição, nem a situação …

    Na minha opinião o Fluminense deve dar prioridade absoluta ao CT dos profissionais. Acho que mesmo em Xerém, nas condições propostas, é possível conseguir melhores resultados em termos de capacitação, treinamento e preparação técnica e física do elenco. Não dá para continuar usando somente o campo das Laranjeiras, isto parece óbvio.
    O silêncio é quase absoluto: da situação e da oposição. Será que as obras estão paralisadas?
    Penso que a proposta deste espaço é discutir, preferencialmente, assuntos deste tipo, não ficar xingando jogadores e pedindo a cabeça do treinador, pois isto é “lugar comum” e nunca resolveu problema algum dos times de futebol.

    Perguntas que devem ser feitas:

    Por que a situação está silente em relação ao CT dos profissionais?
    Por que a oposição está silente em relação ao CT dos profissionais?

  50. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 24/07/2008, às 11:35

    Torcedor não pode ser dirigente … dirigente não pode ser torcedor. Renúncia geral para salvar o Fluminense. Quem sabe??!! Sé rindo!!!

  51. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 24/07/2008, às 11:37

    Só rindo!

  52. Pedro Abad    

    comentou em 24/07/2008, às 12:59

    Alexandre Delvaux:

    A Flusócio já cansou de falar sobre CT. Já houve post mostrando a possibilidade de arrendar o Vasco-Barra, propostas de ocupação de outros terrenos. Já falamos de estádio próprio, formas de financiamento e captação de investimentos, enfim, estas questões estruturais povoam este espaço e as discussões de nosso grupo.

    Sobre união de oposições, lembro que a chapa da Fluminense Unido e Forte era composta de várias correntes de oposição. Quem não aderiu foi a Tricolor de Coração que, de fato, era da situação, como se pôde constatar no dia das eleições (vide Paulo Mozart com adesivo do Horcades).

    O alvo não é Horcades, mas a forma de administrar o clube. Como o regime no clube é presidencialista (o Conselho Deliberativo é composto de no mínimo 90% de conselheiros da chapa do vencedor), é ele em ultima instãncia o responsável. Como pessoa, médico, etc, nada a comentar.

    Ocupar a presidência é o único jeito de implementar mudanças no clube, pois tudo passa pelo presidente. Assim, o poder é necessário, como um meio, não o fim em si.

    Por ultimo, excelente decisão de voltar à vida política do clube. Precisamos de tricolores torcedores influindo na vida política do Fluminense.

  53. Léo Côrtes

    comentou em 25/07/2008, às 1:08

    Esse Marcelo Damato é o mesmo que em uma de suas “brilhantes” colunas no Lance disse que o Fluminense não é um clube grande???

    Me poupem desse pulha!!!

    ST