Poucas faltas, mas recordista em expulsões?

O Fluminense é, ao lado do Vasco, o time que teve mais jogadores expulsos neste Campeonato Brasileiro: nove no total. Em recente matéria do jornal Lance, o técnico Renê Simões declarou que pretende compactar mais o time, reduzindo o número de faltas cometidas, e, conseqüentemente, o número de expulsões.

Apoiamos qualquer tentativa nesse sentido, uma vez que o excesso de cartões vermelhos tem realmente nos atrapalhado. No entanto, temos receio que não surta muito efeito. O motivo é bem simples: qualquer tricolor mais atento sabe que o time do Fluminense está muito longe de ser violento ou indisciplinado. Times, digamos, mais “competitivos” (para usar um termo bem brando), usam e abusam do recurso de fazer faltas, muitas vezes violentas, com a conivência da arbitragem.

A maior prova disso é que somos o terceiro time que menos cometeu faltas em todo o campeonato, na frente apenas de Flamengo e Vitória, e mesmo assim temos muitas expulsões. Utilizando números atuais do site Globoesporte.com, são 9 expulsões e 477 faltas, o que dá uma média de uma expulsão para cada 53 faltas cometidas. Nesse quesito sim, nosso time é insuperável.

Vejam os números abaixo:

Clube – Expulsões / Faltas cometidas / Número de faltas para cada expulsão:

Fluminense – 9 / 477 / 53,00
Vasco – 9 / 519 / 57,67
Botafogo – 8 / 573 / 71,63
Palmeiras – 8 / 605 / 75,63
Vitória – 6 / 475 / 79,17
Goiás – 8 / 639 / 79,88
Internacional – 7 / 591 / 84,43
Atlético-MG – 6 / 526 / 87,67
Coritiba – 6 / 531 / 88,50
Portuguesa – 6 / 591 / 98,50
Cruzeiro – 5 / 510 / 102,00
Atlético-PR – 5 / 582 / 116,40
Figueirense – 5 / 588 / 117,60
Flamengo – 3 / 415 / 138,33
Náutico – 4 / 574 / 143,50
São Paulo – 3 / 517 / 172,33
Ipatinga – 3 / 527 / 175,67
Grêmio – 4 / 711 / 177,75
Santos – 2 / 538 / 269,00
Sport – 2 / 627 / 313,50

A diferenças para alguns de nossos adversários chega a ser gritante.

É importante acrescentar ainda que, das nove expulsões aplicadas a jogadores do Fluminense nesse campeonato, sem contar os casos de Thiago Silva e Maicon, que ainda não foram julgados, o Fluminense conseguiu pena mínima ou absolvição em todos os julgamentos, exceto o de Fabinho, por sua expulsão contra o Ipatinga. Uma evidência de que não foram expulsões indiscutíveis.

Neste mesmo blog já nos manifestamos contra a atuação das arbitragens comandadas pelo senhor Sérgio Corrêa da Silva. Depois disso tivemos o jogo Fluminense x Botafogo, com mais uma péssima atuação do árbitro, e o jogo Fluminense x Goiás, com a exagerada expulsão do Maicon.

Portanto, Renê Simões, compactar o time, reduzir o número de faltas, tudo isso é ótimo. Mas se não houver uma atitude firme da nossa diretoria com relação às arbitragens, provavelmente as expulsões continuarão acontecendo. Afinal, como o próprio centroavante Washington declarou no intervalo do jogo contra o Goiás, “Está muito fácil expulsar jogador do Fluminense”.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Danilo Felix    

    comentou em 10/10/2008, às 15:08

    O Coração Valente já deve ter percebido que falta “retaguarda” ao Fluminense. A diretoria é omissa em bastidores, não se posiciona e não se impõe como deveria.

    Por isso somos um dos times com menos faltas no campeonato e mais jogadores expulsos. O saudoso José Carlos Vilela deve estar rolando na tumba.

  2. Dedé

    comentou em 10/10/2008, às 15:09

    É o que eu fale dias atrás aqui e apareceu gente pra dizer que tinha vergonha de usar tais expedientes.
    Se não trabalhar forte nos bastidores e nem colocar pressão através da imprensa vai cair fácil.
    Essa estatística poderia ser usada pelo clube, mas acho que seria pedir demais pra nossa diretoria acéfala

  3. Rodrigo Storino

    comentou em 10/10/2008, às 15:12

    Vejam os casos de Grêmio e Sport, campeões das “faltas táticas”: são os que mais batem e menos têm gente expulsa.

  4. Joao Boltshauser    

    comentou em 10/10/2008, às 15:12

    Algumas expulsões são injustificáveis, como a do Washington contra a Portuguesa e a do Maicon contra o Goiás.

  5. José Roberto Nunes Pires

    comentou em 10/10/2008, às 15:30

    Mesmo com todos os erros de planejamento, é uma absurda injustiça a situação do nosso time na tabela.

    Está faltando sorte. O Fluminense está sendo prejudicado VERGONHOSAMENTE pela arbitragem. Quando a maré está ruim, nada dá certo.

    Amanhã É DECISÃO!

  6. Lauro Flores

    comentou em 10/10/2008, às 15:30

    A expulsão do Washington contra o Grêmio foi totalmente injustificável. Um jogador maduro (velho) como ele não pode perder a cabeça daquela maneira.

    Acho que tudo isso é reflexo da situação desesperadora que o time se vê na tabela.

    Não acho as expulsões assim tão injustas, me desculpem. Fazer faltinhas é uma coisa, fazer grossuras ou agressão é outra diferente. Esse timinho é tão ruim que mais faria bem se abusasse das faltinhas para parar o jogo dos adversários. Se nem isso fazem …

  7. Marcos

    comentou em 10/10/2008, às 15:40

    Gostaria de ressaltar:

    O FLUMINENSE tem 1 jogador expulso a cada 53 faltas.

    E se não bastasse isso, temos que agregar também o número de cartões amarelos que também suspende neste CB.

  8. Pedro Abad    

    comentou em 10/10/2008, às 16:13

    Na verdade, tudo é efeito da mesma causa: uma diretoria que não tem interesse nem força para se impor na CBF e junto à comissão de arbitragem.

    Na dúvida, os árbitros erram contra quem é manso. E ainda tivemos que ouvir que “a História o colocou como maior presidente do Fluminense”. Pelo menos, não sou cego nem surdo.

    Pedro Abad

  9. Rogerio Miranda

    comentou em 10/10/2008, às 16:40

    O Maicon foi expulso por colocar a mão na bola. No jogo vasco x sport, eu vi umas 3 vezes jogadores do sport colocando a mão na bola. A do maicon até hj não sei se foi de propostio ou não. Nos lances de vasco x sport, pelo menos 2 foi proposital mesmo. Aquele lance de pelada, sabe? E nenhum dos 3 jogadores ganhou amarelo!

    2 pesos… 2 medidas…

  10. João Vicente

    comentou em 10/10/2008, às 16:44

    É vergonhoso o que estão fazendo com o Fluminense. Desde o começo do campeonato estão nos garfando e nada é feito.
    No segundo jogo do Flu no campeonato (Flux Nautico) em pleno Maraca, foi uma roubalheiram só.
    Me lembro que naquele jogo, fui nas cadeiras azuis para conhecer e vi no mínimo 2 penaltis claríssimos ignorados pela arbitragem.
    Também pudera, estavamos “brincando” no CB com nosso time de juniores.

    ST!

  11. Felipe Teixeira

    comentou em 10/10/2008, às 17:08

    Na minha opinião, o erro cabal que mostrou toda a debilidade da diretoria do F.F.C foi o fato de que não se moveu uma palha para modificar o árbitro da final da Libertadores. O grandesíssimo filho da puta do Héctor Baldassi, além de ser argentino, já tinha influenciado em vários jogos contra times brasileiros, e mesmo com todos estes fatores o senhor Horca não se mexeu. Diretoria assim até eu faço melhor, é só ter vontade de defender o F.F.C.

  12. Claudio Pires

    comentou em 10/10/2008, às 17:20

    Os árbitros tem nos prejudicado não é de hoje, vem desde o episódio do afastamento daquele bobalhão que acertava a escala com Atl. PR e Corinthians.

    Faltam ao Fluminense exatamente quem faça pressão nos bastidores e uma pressão na mídia, via assessoria de imprensa, acho mesmo que o Blog pauta mais a imprensa que nossa asssessoria, se é que a temos.

    Por que, por exemplo, não se fornece esse tipo de estatística a quem vai dar entrevista? Não é possível que os diversos jornalistas que cobrem o Clube não sejam informados desses fatos. A pressão agora tem que ser total. Outro dia mesmo li aqui a frase “jogadores ganham jogos e diretorias ganham título”, falta acrescentar, que também evitam quedas de divisão.

  13. Cid Félix

    comentou em 10/10/2008, às 17:23

    Nossos dirigentes são os mais idiotas do futebol brasileiro.

  14. Luiz Ricardo

    comentou em 10/10/2008, às 17:23

    Quem diz que o Fluminense está sendo roubado desde o início do campeonato brasileiro está equivocado. O Fluminense vem sendo roubado há anos. O Fluminense ficou marcado INDEVIDAMENTE com os episódios de 1996 a 1998. Vários árbitros já entram em campo para apitar nossos jogos no mínimo com má vontade com o Flu. Na dúvida é sempre contra. Existem erros de arbitragens em diversas partidas, mas o Flu ficou marcado e não tendo Diretoria com “D” maiúsculo acontece o que estamos vendo ao longo dos anos. Para exemplificar, o Botafogo no campeonato brasileiro de 2007 foi prejudicado numa determinada partida, fez uma pressão e o ÁRBITRO FOI SUSPENSO. Eu nunca tinha visto isso. O Flamengo não precisa nem falar que a própria imprensa se encarrega de pressionar, bem como o São Paulo.
    O Vasco tem um time horroroso, mas…..quem se acostumou a acompanhar o futebol brasileiro e suas arbitragens pode perceber que já está acontecendo alguma ajudinha externa(aquele penalty do Odvan o juizinho não marcou porque não quiz). O Eurico já disse que se derem carta branca a ele no futebol o Vasco não cai(alguém duvida???). O Flamengo, enquanto quem dava as cartas era o Márcio Braga estava sempre a beira do rebaixamento, bastou colocar o Kleber Leite na diretoria e as coisas ficaram favoráveis. Não questiono sua competência em contratar jogadores para o seu time, mas sabe atuar nos bastidores, os tribunais de justiça via de regra absolvem os rubro-negros com estranha facilidade.
    Resumindo, precisamos de Diretoria, precisamos mudar o Fluminense. O Fluminense precisa voltar a ser respeitado e temido dentro de campo.
    ST’s

  15. Nico

    comentou em 10/10/2008, às 17:26

    Eu gostaria de saber qual foi o último erro de arbitragem que nos favoreceu….

    Eu só vejo os árbitros errarem CONTRA a gente.
    Haja coincidência não é?

    Abraços,

  16. Augusto Azevedo

    comentou em 10/10/2008, às 17:59

    Nico, o último erro que nos favoreceu foi a final do estadual de 1985 quando o coitado do Bangu foi roubado feio demais hahahaha.

  17. Flavio Chammas

    comentou em 10/10/2008, às 18:27

    Senhores com arbitro ou sem (concordo com o post em tudo e a estatistica não mente) começamos amanha, com master mind e tudo, a caminhada para uma vaga na sulamericana, e junto com “eles”.Podem anotar, A BENÇÃO JOÃO DE DEUS. TEMOS QUE ACREDITAR E TER FÉ.

  18. Márcio Teixeira

    comentou em 10/10/2008, às 19:29

    Lauro Flores, a expulsão do Washington contra o Grêmio foi injustificável? Injustificável foi a ação do Washington – a expulsão foi até justa.

    Injustificáveis foram as expulsões do Washington contra a Portuguesa e do Maicon contra o Goiás. Excessivamente rigorosas foram a do Thiago Silva e a do Tartá. Mas, aqui mesmo no blog, li acusações de que o RG falhou ao não substituir o Tartá “visivelmente nervoso” e que o Maicon demonstrou “falta de maturidade” ao meter a mão na bola. A culpada pelo estupro é a saia curta…

  19. Luiz Fabiano

    comentou em 10/10/2008, às 19:47

    Num campeonato equilibrado quem tem força política na arbitragem tem enorme trunfo. Clubes como SP, Palmeiras, Flamengo tem, na pior da hipóteses, árbitros neutros em seus jogos. Para nós, infelizmente, neutralidade é a melhor das hipóteses.
    Incrível como temos que torcer por uma imparcialidade da arbitragem em nossos jogos.
    Washington, jogador experiente, que já correu o mundo, sentiu na pele nossa sina. Não falou, mas deve pensar também: como é difícil marcar penalti pro FLU.
    ST.

  20. Eudes Júnior/ Fortaleza-ce

    comentou em 10/10/2008, às 20:24

    Amanhã haja cerveja pra anestesiar a raiva que vou ter.Torcer de novo pra everton santos é demais.Renê deixou de fora do jogo,somalia,elias,eduardo ratinho e david.Alguem me explica porque contrataram o elias?e o ratinho não foi o destaque no treino?e esse david que nunca joga meu deus?ê fluminense complicado…

  21. Antonio Marcos

    comentou em 10/10/2008, às 21:24

    O blog acaba de voltar à mesma tecla: a culpa é da arbitragem!
    Será mesmo culpa da arbitragem? Ou estamos procurando uma muleta para justificar a queda iminente?
    Sejamos realistas! O time do Flu é um bando de jogadores mal treinado e ponto final!
    Vou ficar só num exemplo: Tartá foi expulso, porque ficou encarregado de marcar o contra-ataque da Portuguesa. Detalhe: Tartá já tinha cartão amarelo e seu forte nao é a marcação. Bingo pra o blog!!!! A culpa foi do árbitro que o expulsou…
    VAmos baixar a bola. Não temos time e juiz nao foi feito prá ter pena de incompetente. Pisou na bola, é rua mesmo! Não tem competência para se manter na primeira divisão? Volte para o lugar que lhe é de direito: a segundona!
    ST

  22. Rafael Freitas

    comentou em 10/10/2008, às 21:43

    Mudando de assunto, como fica a situação do Conca? O dólar disparou.

  23. Sergio Curvelo

    comentou em 10/10/2008, às 22:00

    Treino é treino. Jogo é jogo!

  24. Gabriel Valente

    comentou em 10/10/2008, às 22:29

    Só o Washington foi expulso uma 3 vezes injustamente,e suspenso mais um monte, por isso que ele fica maluco quando o juiz erra.

  25. Gabriel Valente

    comentou em 10/10/2008, às 22:30

    Antonio Marcos,

    ninguém aqui diz que o time está onde está por culpa da arbitragem, mas é FATO que o time já foi muito prejudicado nesse campeonato, e que esses pontinhos podem ser a diferença entre ficar ou não na série A.

  26. Mauro CF Balbino

    comentou em 11/10/2008, às 6:19

    Excelente trabalho estatistico!
    Deu corpo insofismavel ao que ja’ se intuia.
    A diferenca e’ abismal…
    Nao e’ surto de delirium persecutorium afirmar que ha’
    uma campanha orquestrada contra o Fluminense.
    Parabens, reitero, pela evidencia do fatos.

  27. Claudio Maes

    comentou em 11/10/2008, às 12:07

    E o Antonio Marcos continua fingindo que não entende que nossa incapacidade, ineficiênca e amadorismo não podem servir de justificativa para que as arbitragens sejam mais rigorosas conosco:-)
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  28. Eudes Júnior/ Fortaleza-ce

    comentou em 11/10/2008, às 12:58

    Esse Antonio Marcos não é tricolor de maneira nenhuma.Porra,os moderadores não estão vendo isso não?O lugar de direito do flu não é a segundona seu palhaço,vê se vai discutir no blog do seu time e não fica viçando aqui não otário…

  29. Carlos Muniz    

    comentou em 11/10/2008, às 13:01

    “Volte para o lugar que lhe é de direito: a segundona!”

    Você tem certeza que é tricolor, Antonio Marcos? Lamentável dizer isso.
    Leia menos jornal e não diga uma coisa assim.

  30. Ivan Barroso

    comentou em 11/10/2008, às 15:15

    Antônio Mrcos,

    Nosso time é melhor do que muitos outros que estão acima de nós na classificação. Aliás, só estamos na zona do rebaixamento pq o Renato Gaúcho jogou fora aproximadamente 30 pontos colocando o time reserva e deixando o time titular descansar. Se não me engano, o time titular ficou duas semanas sem jogar e o Campeonato estava rolando.

    Concordo que não podemos dizer que os juízas são os únicos responsáveis por nossa situação. Os maiores culpados somos nós: Fluminense. Mas seria injusto da minha parte dizer que não fomos prejudicados em muitos jogos. Fomos prejudicados com certeza.

    Eu não quero ver o meu time na Série B. Quero vê-lo sempre disputando o campeonato com os times de mesmo nível e tradição. Entendo a sua raiva, mas não confunda a instituição Fluminense com os dirigentes que lá estão.

  31. Raphael Aguiar Mihaliuc

    comentou em 11/10/2008, às 20:21

    É realmente impressionante a quantidade de jogadores expulsos no Flu.
    No jogo contra o Atl/PR, Luiz Alberto é expulso aos 16 min do 2t após levar o segundo amarelo.
    O Antônio Carlos, já com amarelo, comete um penalty no Arouca e não recebe vermelho.
    É ISSO MESMO???? NINGUÉM FALA NADA???? Pelo que sei, falta na área é penalty e cartão amarelo na mesma hora!
    Estão roubando o Flu descaradamente e ninguém nos defefende…
    Nem essa vitória é capaz de acalmar a minha indignação.

  32. João Boltshauser

    comentou em 11/10/2008, às 20:58

    Continua muito fácil expulsar jogador do Fluminense. Hoje o arbitro teve três chances claras de expulsar um jogador do Atlético-PR. O penalti do Antônio Carlos, o carrinho de um tal de Chico no Carlinhos, fora da bola e com o pé lá em cima, e uma dividida do Rafael Moura com o Fernando Henrique. Nos três casos, o jogador já tinha amarelo e o arbitro acomodou. O Luiz Alberto fez duas faltinhas mais ou menos e foi punido com todo o rigor da lei. Quem não enxerga isso é muito cego. Até o comentarista do Sportv, paranaense bairrista, usou a expressão “dois pesos e duas medidas” pra falar sobre isso.

    Mas tem TRICOLOR que acha que o nosso post tá errado. Fazer o quê?

  33. Eduardo Albuquerque    

    comentou em 11/10/2008, às 21:55

    mais um jogo, mais uma expulsão e a diretoria com seu SUPOSTO poder, trânsito – Horcades SUPOSTAMENTE vice presidente do Clube dos 13 – NADA FAZ

  34. Eduardo Gorges

    comentou em 11/10/2008, às 22:27

    Bolt, perfeito comentário. Contra nós, sempre pesa o máximo rigor da lei.

    O cartão amarelo sofrido pelo Edcarlos foi ridículo: o atacante paranaense se jogou – o famoso caiu por que quis.

    Antonio Carlos deu um carrinho criminoso no Arouca.

    Se o Rafael “He-man” Moura tivesse alguma mira, teria quebrado o braço do FH. Mas como ele é ruim que dói…

    Muricy reclama da arbitragem quando ela não lhe ajuda. No início do ano, por exemplo, quando Adriano deu uma cotovela num zagueiro e fez um gol, Muricy reclamou à beça do juiz ter anulado o gol.

    Na Libertadores, o Flu foi prejudicado:
    - na estréia, com o goleiro colocando o mãozão na bola fora da área para evitar o gol;
    - no jogo com o Arsenal, teve um pênalti escandaloso sobre o Washington, no 2o. tempo;
    - Adriano marcou o gol do SP (no jogo de volta) em impedimento;
    - Zé Luis deu DUAS cotoveladas na cara do Conca, o árbitro marcou a falta e não deu cartão;
    - Vera deu uma cotovelada na cara do Thiago Silva no jogo em Quito – além do resto do jogo com 1 a menos, a LDU perderia seu principal zagueiro na final;
    - Ceballos chegou a ficar QUINZE segundos com a bola na mão, quando a regra limita a 6; se adiantou nos 4 pênaltis;
    - não há como enquadrar na regra a volta do pênalti convertido pelo Thiago Neves. Só se fosse para o árbitro advertir o goleiro pela reclamação (o que até o Wright achou que deveria).

    No Brasileiro, então pode escolher: Atlético-MG, Sport, Náutico, Coritiba, Portuguesa, Ipatinga, Flamengo…

  35. Antônio Caldeira

    comentou em 12/10/2008, às 0:12

    João Boltshauser tem toda razão, inclusive no lance do pênalti cometido por Antonio Carlos, o comentarista disse que ficou barato para o jogador do Atlético, que já fora advertido com cartão amarelo. Por outro lado, o rigor com nossos jogadores é um espanto. Quem acompanha os jogos do Flu percebe isso com clareza.
    Mas, alvíssaras!!! Saímos da zona de rebaixamento. A vitória até poderia ser por placar mais dilatado. Com mais algumas vitórias, chegaremos à Sul Americana.

Deixe o seu Comentário

MODERAÇÃO DOS COMENTÁRIOS:

No intuito de manter o alto nível dos debates, aumentando cada vez mais a credibilidade desse espaço, optamos por tornar mais rígidas e transparentes as regras de moderação. Sendo assim:

1 - IDENTIFICAÇÃO: Não serão mais aceitos comentários identificados por apelidos ou pseudônimos. Todos os comentários deverão estar identificados com nome e sobrenome.

2 - LINGUAGEM: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores, pessoas públicas ligadas ou não ao Fluminense, ou mesmo grupos de pessoas.

3 - ASSUNTOS: A idéia é que os comentários se prendam ao debate do assunto levantado pelo post. Assuntos off-topic podem ser aceitos excepcionalmente, em função da relevância e da urgência. Mas não devem ser usados para desvirtuar o debate. Assuntos off-topic podem vir a não ser aprovados caso a moderação entenda que não atendem aos requisitos de relevância ou urgência.