René Simões está certo: nas Laranjeiras não dá!
Publicado em 14.10.2008.
Por Flusócio
A Flusócio há muito tempo reclama ao Fluminense o direito de ter um Centro de Treinamento adequado para um clube de futebol da grandeza da nossa paixão. Já abordamos vários posts nesse sentido. Infelizmente, até a presente data, nada foi feito pela atual diretoria além de bravatas de campanha. O Fluminense continua treinando no estádio de Laranjeiras, com praticamente a mesma estrutura que treinavam Castilho, Píndaro e Pinheiro.
E há um dado ainda mais desanimador. Além de não termos um Centro de Treinamento eficaz e profissional, o gramado do campo de Laranjeiras, como também já mostramos nesse espaço, não oferece condições mínimas para que uma equipe de futebol profissional possa treinar de forma satisfatória. Buracos, remendos, piso de péssima qualidade, manutenção ineficiente e, principalmente, falta de investimentos fazem o nosso gramado ser completamente imprestável. A bola não rola, quica constantemente. Como treinar jogadas ensaiadas e finalizações? Como treinar passes e cruzamentos nessas condições precárias? E quanto ao aumento da possibilidade de lesões? Será que a diretoria atual não enxerga este risco?
Nosso novo treinador mostrou coragem e coerência em sua entrevista após a santa vitória sobre o Atlético Paranaense. Abordou diversos assuntos, mas um chamou especial atenção de todos os tricolores: reclamou, solenemente, do gramado de Laranjeiras. René teve a oportunidade de passar uma semana com o time treinando em Itu, interior de São Paulo, em um excelente Centro de Treinamentos alugado. Após o jogo, criticou nosso gramado e disse que pretende levar o time para treinar, mais uma vez, em um local apropriado.
René Simões só merece nossos elogios. E mal deve saber de algumas outras condutas comuns em Laranjeiras, que são ainda mais alarmantes:
O Fluminense ainda é um dos poucos clubes grandes do país que conta com um único local de treinamento. Então, como a atual diretoria pode continuar permitindo peladas de sócios no gramado de Laranjeiras durante a temporada? No mesmo gramado são realizados periodicamente jogos de masters, futebol feminino e outras modalidades amadoras, o que estraga ainda mais o piso usado pelos profissionais.
Não bastasse a falta de um Centro de Treinamento adequado, a inexistência de investimento no gramado de Laranjeiras ainda provoca altos gastos extras aos combalidos cofres tricolores, pois há constante necessidade de levar jogadores e comissão técnica para locais como Itu ou Granja Comary, onde as despesas de hospedagem são bastante elevadas, da ordem de R$ 60 mil por semana. Só a título comparativo, o custo mensal de aluguel do Vasco-Barra gira em torno de R$ 80 mil, por exemplo.
O ideal, óbvio, seria termos um bom Centro de Treinamento. Mas, por enquanto, precisamos de investimentos adequados, conduta de uso profissional e manutenção eficiente para o gramado de Laranjeiras. Isso é o mínimo que se espera.
Crédito da foto: Globoesporte.com

comentou em 14/10/2008, às 14:09
Enquantoi isso, a FlaPress já está em plena campanha para o Thiago Silva pegar mais de dois jogos de suspensão…
comentou em 14/10/2008, às 14:09
É impressionante ver o Fluminense, em plena era do Futebol-Negócio, mendigar locais para treinar. A realidade é simples e dolorosa: não temos um lugar minimamente decente para nosso time profissional treinar.
Bastava mandar um mulambo embora para poder pagar um aluguel de algo parecido com o Vasco-Barra. Pô, será que é tão difícil???????
comentou em 14/10/2008, às 14:13
O Flu vai pra Saquarema na quarta de manhã. Por que o Branco demorou todo esse tempo para saber que Itu e a Granja Comary não estariam disponíveis? Desperdiçamos a segunda e a terça-feira por causa da lerdeza e incompetência de nossos dirigentes.
comentou em 14/10/2008, às 14:14
Isso é muito importante. Nunca seremos um clube de ponta sem um grande Centro de Treinamento. Isso é urgente.
Parabéns pelo tópico.
comentou em 14/10/2008, às 14:23
Realmente é vergonhoso!
Eu ja joguei uma pelada lá e realmente o gramado é péssimo,a bola não rola,e se as condicoes nao sao boas pra mim,imagine pra um time profissional?
Xerem até que tem uma boa estrutura,se tivesse um pouco mais de boa vontade dos dirigentes pra investir não precisariamos ficar correndo atrás de um campo pra treinar!
comentou em 14/10/2008, às 14:41
vergonha, estamos atrasados pelo menos uns 20 anos
o São paulo virou uma potênncia depois que construiu o seu CT em 1985
comentou em 14/10/2008, às 14:43
Entrevista do Renê no terra:
Renê elogiu também a evolução do futebol brasileiro. “Acho que passa por um momento bom. As coisas começam a ter um novo rumo, um pouco mais transparentes. Os clubes já entendem que os CTs são importantes, a estrutura é importante”, concluiu.
Cadê o projeto do CT do flu?
comentou em 14/10/2008, às 14:49
É lastimável o estado do gramado das Laranjeiras. Por que não investir seriamente em um CT? Já estou farto das promessas de Horcades. Semana passada em Itu, agora em Saquarema, depois em Teresópolis… E dá-lhe dinheiro jogado no lixo!
comentou em 14/10/2008, às 14:51
Até o campo do Boavista é meolhor? Assim não dá!
Fora da degola, Flu fará retiro na casa do vôlei brasileiro
Pedro Ponzoni*
No Rio de Janeiro
A tensão nas Laranjeiras é bem menor. Após a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-PR, no sábado, o Fluminense saiu da zona de rebaixamento e respira um pouco mais aliviado. Mesmo assim, o técnico René Simões quer concentração total e, por isso, o elenco passará os próximos três dias em Saquarema. Aliás, em uma “casa” que só tem dado alegrias ao Brasil.
Para René, dias em Saquarema serão bons para que jogadores se entendam melhor
Os jogadores seguem às 7h30 desta quarta-feira para a cidade da Região dos Lagos, onde ficarão “refugiados” no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, local que serve de concentração para os astros do voleibol brasileiro.
Foi no CT localizado em área pouco habitada e há poucos metros da praia que os bicampeões mundiais, campeões olímpicos em Atenas-2004 e prata em Pequim-2008, se prepararam sob o rigoroso olhar de Bernardinho. Lá também se prepararam as meninas comandadas por José Roberto Guimarães, que garantiram ao Brasil, entre outras importantes conquistas, o ouro em Pequim.
“Não é uma prisão. Serve para o jogador repor as energias, controlar alimentação e, sobretudo, conversar muito com os companheiros para que possam estar no mesmo nível de concentração”, frisou o técnico René Simões.
Contudo, os ares vitoriosos do CT só servirão para o bate-papo entre os tricolores e também paras as sessões de relaxamento ou musculação. O treino com bola será realizado no campo do Boavista.
comentou em 14/10/2008, às 14:59
Uma pergunta! Eles treinarão aonde em Saquarema?
Conheço a cidade e não me lembro de um lugar para isso. O Campo do Clube Saquarema não está em boas condiçoes. O campo do Barreira é razoável. Se alguém tiver essa informação, eu agradeço.
comentou em 14/10/2008, às 15:02
O Campo do Boavista é bem longe do CT da CBV. Não gostei da solução encontrada. Seria melhor treinar no CT do Zico.
comentou em 14/10/2008, às 15:08
Parabéns ao Renê pela coragem em criticar a estrutura do seu próprio empregador. Muito bem colocado! E no momento exato, respaldado por uma grande vitória!
Eu costumo dizer que nada acontece por acaso, e a nova de um clube falido como o Flu é gastar R$60 mil por semana tentando desesperadamente arranjar gramados dignos para treinamento de uma equipe profissional, isso porque o campo de Laranjeiras foi simplesmente destruído por pragas, manutenção inadequada, peladas de sócios e competições amadoras.
Amigos, tem que trocar as pessoas do comando, mais uma vez eu imploro!
Torcedores, entendam isso e se mobilizem de uma vez por todas numa grande frente para salvar a nossa paixão das mãos destes incapazes!
comentou em 14/10/2008, às 15:09
Rogério, qualquer campo é melhor, veja a imagem do post.
comentou em 14/10/2008, às 15:16
Qualque porcaria tem uma estrutura melhor que o fluminense. Isso é triste.
comentou em 14/10/2008, às 15:22
É Danilo! Eu sei! Lamentável!
comentou em 14/10/2008, às 15:47
Considero que um CT é de fundamental importância pro Fluminense.
Mas aproveitando a pergunta da enquete, creio que antes de procurar um CT deveria ser feita uma limpa no Futebol do Flu.
Se continuarmos com Branco e Tote à frente do futebol é capaz de em 2009 o Flu passar à treinar num terreno baldio ao custo de 150 mil reais por mês.
Abraços,
comentou em 14/10/2008, às 16:06
Xerém não é a solução pelo meno no momento.
O campo 1 (o melhor) é naturalmente duro. Nenhum dos campos tem irrigação e nem drenagem adequada e sofrem com isto.
A grama usada é a nativa que resiste mais ao sol inclemente, mas não é a melhor para o jogo.
Este campo 1 que é usado em jogos é razoável porque é poupado para este fim. Se treinar todo dia já era.
Tem que investir em Xerém para o futebol amador e decidir para onde o profissional vai defeinitivamente e aí investie também.
SDS TRI
Cassio
PS: o campo de Laranjeiras é local de trabalho!!!
É um absurdo a diretoria do Flu permitir que sócios usem as Leranjeiras para peladas. Isto é uma prática antiga que pelo menos na gestão de Davi Fischel tinha sido extirpada.
Agora parece que ninguém da diretoria consegue se impor. Mas para que? Não estão lá para se aborrecer, né?
comentou em 14/10/2008, às 16:09
É isso aí, René. Continue falando. SEMPRE.
E ziper na boca da Maria Louca.
De qualquer modo, se a Maria Louca falar bobagens (redundância) é para divulgar, nada de ficar com peninha sob o pretenso argumento de que “vamos virar chacota”.
Chacota é ter a Maria Louca como presidente. Informar o torcedor sobre as mazelas do clube é DEVER.
PS: Até o filho dele diz que ele não entende NADA de futebol. Quem disse ? O próprio Horcades no vídeo da conquista do Carioca 2005. “Meu filho diz que não entendo nada de futebol”.
PS2: Pra dizer que não falei de flores. O Márcio “Clô” Braga está competindo com a Maria Louca para saber quem ganha o troféu “Cala a boca, Magda” 2008.
PS3: O Márcio “Clô” Braga vai fazer a festa do HEXA no mesmo salão em que a Maria Louca comemorou a vaga na Libertadores em 2005. “Vamos contratar Diego e Luis Fabiano para a Libertadores”, lembram ? É …faltavam cinco rodadas.
PS4: Ele é ótimo cardiologista ? Há controvérsias. Na família de um amigo próximo meu, quem ele disse (depois de consultar, claro) que tinha um coração ótimo e viveria até os 80 morreu aos 40. DE ENFARTE.
E isso não é domínio inexato de informação. É FATO. Não preciso chegar a tanto, eu sei, nem vem ao caso, eu sei, mas tenho o atestado de óbito se precisar, antes que me acusem de estar propagando boatos para denegrir a imagem da Maria Louca, tão proba e competente.
comentou em 14/10/2008, às 16:31
Cassio,
Não concordo. O Flu deve ter um grande Centro de Treinamento para Profissional e Base. Com uma ótima estrutura. Isso é importante para tomar conta das novas jóias e permitir que o Técnico do profissional conheça os jogadores da base. Em Vargem Grande há áreas disponíveis e poderíamos muito bem fazer isso lá.
comentou em 14/10/2008, às 16:31
Recentemente joguei no campo do CERES em BANGU, e PASMEM o gramado é infinitamente melhor do que o das Laranjeiras. A Diretoria do Flu é um bando de amadores.
comentou em 14/10/2008, às 17:39
Cassio,
Como colocou o Ivan, acho interessante criar um CT onde profissionais e jogadores das divisões de base tenham algum tipo de convivio.
Acho que este tipo de convivio ajuda a quebrar certas barreiras, certos medos e receios que os jovens sofrem ao serem lançados para treinar nos profissionais.
abcs
comentou em 14/10/2008, às 17:45
Danilo,
Precisamos de um CT? Precisamos.
A diretoria atual sabe disso? É claro que sabe!
Pq não o fizeram? Eu realmente não sei. Podem te priorizado mal, podem ter gastado mal, podem não ter tido dinheiro, enfim, não sei.
Mas o importante aqui, já que estamos no blog da FluSocio e não num blog oficial do Fluminense é saber o que a FluSocio tem em mente para viabilizar o sonhado CT.
Já jogamos bastante pedra no Judas é hora de sermos claros se a FluSocio tem ou terá condições de montar um CT, como este seria, onde seria localizado, se seria separado ou junto dos juniores, se seria alugado ou proprio e mais importante, de onde viria o dinheiro para o nosso CT.
Tenho certeza que ja deva existir na FluSocio algum estudo e a preocupação em viabilizar tal investimento.. então digam para nós!!!! Se vcs são candidatos as proximas eleições precisamos saber como viabilizar seus projetos!
abcs
comentou em 14/10/2008, às 18:02
Duro é saber que um clube da tradição do Flu não tem um campo para treinar.
É possível ser campeão do mundo assim? Não acho!
Não é á toa que a série B bate a nossa porta.
Assim fica difícil querer que algum bom jogador queira ficar no clube. Imagine o que deve ser para um profissional não saber aonde vai trabalhar na semana seguinte?! Ter que deixar a cidade para treinar em regime de concentração simplesmente porque seu empregador não tem um espaço para você exercer sua função dentro da empresa dele?!
O Bostafogo conseguiu fazer do teto de um shopping um campo treinamentos com a concentração para os jogadores. O espaço nas LAranjeiras, onde os jogadores estacionam seus carros, daria perfeitamente para ser construido (em caráter provisório) um pequeno prédio para servir de concentração dos jogadores do Flu e reformar o campo. Não seria o ideal, mas seria barato e muito melhor para o clube.
comentou em 14/10/2008, às 18:19
Thiago Silva, do Fluminense, está livre para jogar contra o Vitória e Zé Carlos, do Botafogo, ainda fica fora contra o Santos.
comentou em 14/10/2008, às 18:20
Thiago Silva pega 01 jogo.
Pode jogar Domingo contra o Vitória.
ST
comentou em 14/10/2008, às 18:41
Perguntar não custa nada.
“Eles” já se mexeram p/ adquirir o CONCA ???
comentou em 14/10/2008, às 18:41
Caro Julio,
Eu realmente tenho minhas dúvidas se a diretoria atual reconhece a importância real de um CT, mas vamos lá…
Partindo do pressuposto que reconheçam a importância, não fizeram ainda porque não tiveram vontade política e nem capacidade para tal. Preferiram se agarrar a um plano confortável (que daria menos trabalho, independente de ser bom ou ruim) de mudar tudo pra Xerém, local inadequado pela longa distância e que certamente elevaria o custo dos contratos de jogadores de bom nível.
A maior dificuldade para conseguir um CT não é seu custo de construção: com R$1 milhão, 20% do que entrou na venda do Thiago Neves por exemplo, você já prepara uns 4 campos com boa estrutura de lavanderia, vestiários, salas de musculação e afins. A parte mais cara são os alojamentos para concentração, que podem ser construídos numa segunda etapa.
A dificuldade é conseguir um terreno contíguo, bem localizado e com espaço amplo que possa ocupar isso tudo. E para isto tem que articular com a esfera política municipal e/ou estadual.
A Copa de 2014 bate à nossa porta e teremos pelo menos 4 seleções hospedadas na primeira fase no RJ. Vão treinar aonde? A demanda por CTs interessa também ao governo, correto? Então já era para estarem se articulando, de forma a aproveitar a oportunidade que vai aparecer.
A Flusócio certamente tem como meta retirar o futebol de Laranjeiras para um CT, mas se eu vier aqui te dizer aonde vai ser este empreendimento eu estaria mentindo.
Só teremos esta visibilidade quando pudermos negociar em nome do clube, mas temos pessoas do nosso grupo que pertencem formatando um projeto deste porte (em andamento).
Se assumirmos o clube teremos um projeto em mãos e a partir dele vamos atrás de sua realização. Mas será que a diretoria atual algum dia já teve algum projeto? Sabem o que querem construir, o tamanho do terreno, a localização desejada e a forma de remunerar um possível parceiro investidor? Duvido!
comentou em 14/10/2008, às 18:46
renê se assemelha muito em estilo ao nosso Parreira.É experiente,culto estudioso e preparado.Suas atitudes não me surpreendem.A imprensa foi unânime em dizer que a diretoria errou em mandar o cuca embora.Só que a imprensa fala isso porque o cuca sempre a tratou bem.Zico é um exemplo clássico:alguem meteu o pau nele porque saiu de uma champions league pra treinar no uzbequistão?mas falaram mal de outros treinadores que fizeram semelhante.Tudo é jogo de interesses… Agora,santos,botafogo e o nosso flu comemoram a saída desse descontrolado azarado.
comentou em 14/10/2008, às 18:47
Quanto ao CT, já passou da hora de resolver isto.
Mas gastar 60 mil por semana para eles é pouco. Com a grana q. o clube ganhou na farra dos ingressos, esse valor é mole !! Ou será q. foram “eles” q. ficaram com a grana ??????
Que Deus nos ajude !
ST.
comentou em 14/10/2008, às 18:49
Vendo esse gramado eu sei pq o Ciel perdeu aquele gol contra o Goiás, Ele pensou que a bola iria cair num buraco e se preparou para um chute, mais como no Maracaña não tem buraco ele perdeu o gol.
comentou em 14/10/2008, às 19:04
Dos males o menor: agora temos treinador. Ele sabe ler o jogo, passa confiança, é técnico e sensato. Se o tivéssemos na libertadores, nossa história seria diferente. Agora, o negócio é apoiá-lo para sairmos desse caos e segurá-lo para planejarmos o ano que vem NOVAMENTE DO ZERO. Renê, nós acreditamos!
comentou em 14/10/2008, às 19:10
Caro Julio Schurt estamos analisando e refazendo alguns dos projetos que tínhamos na época da última eleição. Já formalizamos internamente diversos grupos de estudo. No momento oportuno iremos disponibilizar estes projetos, mas ainda não temos uma data para fazê-lo.
Grato pelos seus questionamentos e interesse.
Marcelo Porto
comentou em 14/10/2008, às 19:10
Sempre admirei o profissional Carlos Alberto Parreira, gostaria que estivesse trabalhando no Flu para que voltássemos a ganhar títulos, por sua inegável competência, porém, com imensa satisfação vejo que mesmo de fora do Flu nosso eterno técnico campeão brasileiro influenciou na contratação do atual treinador, o Sr. René Simões. Está lá no blog do torcedor no globoesporte.com, assinado pelo Jornalista João Marcelo Garcez.
“Galo era o nome preferido de Celso Barros para assumir o comando técnico do Fluminense após a demissão de Cuca. A diretoria porém votou contra. Celso, então apontou Carlos Alberto Parreira, Campeão Brasileiro em 1984 e 1999(Série C), para voltar ao Clube.
Contatado, Parreira agradeceu o convite, mas recusou. Diz-se que o desgaste com José de Sousa, vice- geral, que chamou-o de ultrapassado em 2000, quando presidia o Clube com David Fischel, pesou na decisão.
Para não deixar o clube do coração na mão, porém, o técnico campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994 indicou René Simões para o cargo.
Em tempo: René Simões também é torcedor do Fluminense e disse estar diante de um grande desafio em sua carreira. Pelo envolvimento emocional que tem com o clube, René vinha assistindo os jogos do time, como o contra o Botafogo, no Engenhão, onde esteve com sua filha.”
Grande PARREIRA, agradecemos por sua colaboração oportuna e esperamos que o René consiga, junto com os jogadores, a comissão técnica e o apoio incondicional de nossa TORCIDA, a permanência do Fluminense na Série A em 2009. E se o Celso Barros for esperto, renove o contrato do René Simões, pois, ao que parece o compromisso entre Clube e Treinador é até o final deste ano. Se renovarem com o treinador, mantiverem os principais jogadores e fizerem contratações equilibradas para 2009 creio que podemos sonhar com conquistas em breve. E claro, pra finalizar, investir num Centro de Treinamento urgentemente.
ST’s
comentou em 14/10/2008, às 19:12
Olhem essa noticia, no final do campeonato todos fazem PROMOÇÃO de verdade:
Ampliada a promoção de ingressos
Com o objetivo de manter a boa média de público registrada no estádio Orlando Scarpelli nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro e com a consciência de que a torcida alvinegra é a “alma do time” a diretoria do Figueirense amplia a promoção de ingressos para o próximo compromisso do clube, que acontece no dia 18 de outubro, às 18:20, com o Ipatinga, em Florianópolis.
Na referida partida serão mantidas às vendas promocionais para os convidados do associado, que pagam meia entrada, com limite de dois ingressos por pessoa nos setores “A”, “B” e “C” do estádio.
Os ingressos promocionais só poderão ser adquiridos na secretaria do clube mediante a apresentação da carteira de sócio ou documento de identificação (RG ou CNH).
Novidades incrementam a promoção
Para oportunizar a vinda da nação alvinegra para o estádio, essa edição da promoção contará com algumas novidades, que além de beneficiarem os torcedores com bilhetes promocionais virão acompanhadas de um sorteio de prêmios.
Na partida contra o Ipatinga, os demais torcedores (não sócios) também poderão comprar seus ingressos pela metade do preço, nos setores “B”, “C” e “D”.
Para efetuar a compra do ingresso promocional os torcedores deverão apresentar o volante da TIMEMANIA do 34º concurso da nova loteria da Caixa Econômica Federal.
Só serão aceitos como integrantes à promoção os volantes que tenham assinalado o Figueirense como “time do coração”. Cada apostador terá direito até dois ingressos promocionais.
Os interessados em adquirir os dois ingressos deverão apresentar dois ou mais volantes da loteria. Além do benefício de adquirir o acesso a preços promocionais, os torcedores que participarem da promoção (associados ou não), concorrerão a cinco brindes exclusivos do Figueirense.
Caso o contemplado no sorteio seja associado do clube, ganhará um brinde adicional.
Onde e quando comprar
Todos os ingressos promocionais, seja dos associados ou demais torcedores, estarão à venda exclusivamente na secretaria do clube, no estádio Orlando Scarpelli, de quarta (15) à sexta-feira (17) das 9 às 19 horas. No sábado, data da partida, a venda acontece até às 12 horas.
A lista de brindes
1º Prêmio – Um cadeira quitada ao longo do Campeonato Catarinense no Setor “A”
2º Prêmio – Um agasalho de viagem do Figueirense
3º Prêmio – Uma camisa de jogo do Figueirense oficial 1
4º Prêmio – Uma camisa de jogo do Figueirense oficial 2
5º Prêmio – Uma t-shirt passeio do Figueirense
Os associados contemplados ganharão ainda um porta-chuteira Figueirense/Umbro e um ingresso – no setor onde é locatário de cadeira – para acompanhante no jogo com o Atlético-PR, pré-agendado para o dia 9 de novembro.
comentou em 14/10/2008, às 19:31
Julio, no curto-prazo alugar um, o que custa menos do que o salário de um Gustavo Nery e traz muito mais resultado.
No médio-prazo construir o nosso. Eu não vou abrir aqui o que temos em mente em termos de captação de recursos, pode ser copiado por um adversário, mas te falo em PVT, se assim desejares.
No longo-prazo, manutenção e desenvolvimento.
comentou em 14/10/2008, às 20:13
Realmente, o Renê Simoes foi um milagre que aconteceu em meio ao caos que rege nas Laranjeiras
comentou em 14/10/2008, às 20:49
Pelo que eu entendi as chances de um CT dependem de esperar até a próxima eleição e alguém(realmente de oposição – não vale nem Mozart e nem José de Souza) ou um ipeachment no Horcades para que se convoquem eleições para agora e a oposição vencer. De pensar que o Mozart poderia ter impugnado a candidatura do Horcades.
comentou em 14/10/2008, às 22:40
viram a foto no ge.com da rede nova?
O que me chamou a atenção mesmo foi a pequena área do gol. AREIA PURA.
lamentável
comentou em 15/10/2008, às 4:56
Ivan Barroso (comentário de 14/10 às 16h:31)
Não entendi.
Discorda de que?
Onde eu disse que era contra Centro de Treinamento de Profissional?
A base já tem o seu. Basta agora investir um pouco mais nos campos (drenagem e irrigação).
Agora ENQUANTO não tem, Laranjeiras é local de trabalho e não lugar para sócio bater pelada antes de se embebedar.
Depois vende para amortizar a dívida ou constrói outras coisas no local.
Não há discordância.
SDS TRI
Cassio
comentou em 15/10/2008, às 5:03
Júlio Schurt (comentário de 14/10 às 17:39)
Será que era esta a discordância do Ivan?
Acho péssimo esta solução de misturar profissionais e amaores.
As categorias de base tem que ficar o mais isolado possível da EMPRESÀRIOS e IMPRENSA. Os clubes estão muito indefesos e vamos expor os atletas mais ainda?
Além disto, os jogadores da base convivendo com os profissionais apenas atiça a ansiedade dos garotoa que ficam admirando os carrões, as roupas etc….
Já trabalhei neste meio e sei do que estou falando.
Quando os garotos forem JUNIORES, aí sim deve haver uma integração maior com coletivos periódicos e observação das CT do profissional.
Lembre-se que quando estamos falando de categorias de base estamos falando de garotos a partir de 11 anos de idade. Em quantidade os garotos de 11 a 14 anos são maioria absoluta.
SDS TRI
Cassio
comentou em 15/10/2008, às 9:59
Cassio,
Era essa a minha discordância, sim. Acredito que Flu deve ter um Centro de Treinamento com Categorias de Base e Profissionais próximos. Claro que haveria uma pequena separação entre as áreas. Cada um na sua.
O CT da base é distante e não tem a estrutura adequada. Essa é a minha opinião. Além disso, administrativamente seria melhor.
Outra sugestão é que este CT deve ter campos com, pelo menos, 3 tipos de medidas (Grande, Média e Pequena) para que possamos treinar o time de acordo com o que vai encontrar nos jogos.
comentou em 15/10/2008, às 10:10
Boa Galera da FluSocio pelas respostas.
Danilo, só me preocupei com uma coisa que vc disse: “Só teremos esta visibilidade quando pudermos negociar em nome do clube..”
Para mim, isto significa que só quando a FluSocio assumir é que se iniciará o trabalho de tirar do papel o projeto do CT que vcs devem estar preparando..
Sei que é complicado cobrar de vcs algo “para ontem” mas nossa ansiedade é tão grande que gostaria de ver mudanças estruturais visiveis já no primeiro dia de administração.
Cassio,
Como vc já foi coordenador em Xerém obvio que vc tem muito mais conhecimento de causa do que eu. Porém o argumento de blindar e afastar os empresários da garotada não vale mais para os dias de hj. É inevitavel o contato, infelizmente.
Pensando no que vc disse, acho que vc tem razão no que diz respeito a qustão dos garotos se dislumbrarem com a ostentação dos profissionais. Por mais que tenhamos aqui tb valores benéficos com este contato, vc sabe mais do que eu se as desvantagens superam as vantagens…
Talvez o mais apropriado fosse apenas juniores e profissionais treinando em um mesmo ambiente, não sei.
abcs
comentou em 15/10/2008, às 18:35
Julio e Ivan
As vezes quandom se fala em categorias de base, se pensa em jogadores de júniores que estarão estreiando no profissional em 1 ano mas isto não é a realidade. Os jogadores que já estarão estreando em alguns meses são quantos? 10 ou 12.
Sabe quantos jogadores treinam em Xerém: quase 200.
Para isto precisamos de no mínimo 6 ou 7 campos.
Mais especificamente ao Ivan: O CT da base e mesmo o do profissional tem que ser distantes mesmo ou você acha que alguém vai conseguir terrenos para vários campos em local próximo? Isto não existe mais.
O CT de Xerém não é tão desestruturado assim. Aliás tem boa estrutura e faltam apenas alguns melhoramentos para ser excelente. melhor que começar tudo de novo.
Para finalizar o Flu tem o melhor CT de base que 75% dos clubes que jogam na série A. Quer queiram ou não.
SDS TRI
Cassio
comentou em 15/10/2008, às 20:33
O Vale das Laranjeiras está um excelente local para, com os devidos investimentos, se tornar um excelente CT. Completo, ficará com 10 campos, além do hotel-concentração.
Algo que é preciso ter cuidado: o TORCEDOR! O Flu vai até Saquarema e a torcida não pode ver o treino?
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL799616-9866,00-TORCEDORES+SAO+BARRADOS+NO+TREINO+DO+FLU.html
Que time tem 50 torcedores numa 4a. feira para assistir ao treino? Não me falem em treino secreto: a última vez que o Jr César escondeu o jogo, levou 2 anos para encontrar.
comentou em 15/10/2008, às 20:44
Cassio,
Acredito no que vc diz, até pq vc trabalhou lá(foi o Júlio que citou acima) e, com certeza, conhece o local melhor do que eu. Porém acho o local muito distante. Me incomoda também o fato de o terreno não ser do Flu. Será que depois de construir tudo, a prefeitura não vai querer pegar de volta e entregar a outro clube. Isso é plantar pra outro colher. Acho perigoso.
Acredito que ainda podemos encontrar grandes áreas para um CT na Zona Oeste do Rio como Vargem Grande, Jacarepaguá, etc.
comentou em 16/10/2008, às 1:10
Caro Cássio, acho que está enganado, na gestão do Fichel joguei em todas as peladas de final de ano no campo, inclusive alguns da flu sócio tb estavam lá todos os anos da gestão fichel, peladas em agosto e dezembro… essa farra sempre existiu e nunca foi suspensa… esqueceu que quem manda nas dependências do clube é o pilantra do Carlos Henrique Corrêa? Ele que agenda as peladas de fim de ano…
Quanto a Xerém, aquilo daria um bom hotel fazenda para classe média baixa