Números desmentem Márcio Braga
Publicado em 15.10.2008.
Por Flusócio
Saiu na coluna do jornalista Paulo Vinícius Coelho, no jornal Folha de São Paulo, que atualmente o grande favorito para vencer a concorrência e passar a administrar o Maracanã é o consórcio formado por Fluminense, Flamengo, CBF e International Stadia Group (ISG), empresa que faz parte do grupo inglês IMG, responsável pela reconstrução da arena de Wembley, em Londres. Clique aqui para conferir a reportagem na íntegra.
A notícia é ótima para o Fluminense, que foi muito bem reconhecido como parceiro estratégico do projeto por parte do grupo investidor, mesmo após o grande lobby de parte da imprensa carioca para que o estádio fosse arrendado apenas ao Flamengo.
Felizmente, a análise do grupo investidor não leva em conta lobbies de “jornalistas-torcedores”, somente dados técnicos. Então, ficou fácil verificar que duas grandes torcidas viabilizam uma praça esportiva muito mais do que apenas uma.
Mesmo derrotado na sua estratégia inicial, o presidente rubro-negro não se deu por vencido e afirmou que o consórcio é imbatível porque, entre outras coisas, “seu clube é responsável por 70% do dinheiro do Maracanã”.
Apenas para que uma bravata não se torne verdade sem a devida comprovação, resolvemos apurar os números de toda temporada 2008 até então, ano em que Fluminense e Flamengo disputaram exatamente as mesmas competições: Campeonato Carioca, Taça Libertadores e Campeonato Brasileiro.
Os números desmentem categoricamente o presidente rubro-negro, que parece ter se especializado em declarações infelizes.
Dos quase 2,5 milhões de torcedores que os dois times colocaram no estádio em 2008, 43,25% deles foram em jogos do Fluminense, contra 56,75% nos jogos do Flamengo. Se o elemento comparativo for a renda de bilheteria, o percentual tricolor sobe para 45,90% do total arrecadado pelos dois clubes.
E ainda existem ressalvas importantes, como o fato do Flamengo ter chegado à final da Taça Guanabara e à grande final do Carioca – todos estes jogos foram clássicos de “casa cheia”. O caso das finais da Libertadores é diferente, pois foram jogos de uma torcida só, o que torna os números da torcida tricolor ainda mais expressivos.
Vale ainda o registro de que, segundo a maioria dos comerciantes existentes nos arredores do estádio, a torcida do Fluminense consome bem mais que a rubro-negra em bares e restaurantes.
Fontes: www.suderj.rj.gov.br >> Plano de Jogo e Borderô
www.cbfnews.com.br >> Série A >> Tabela >> Borderô
Observação: Os jogos marcados com * foram disputados em rodada-dupla.
Retornar à Página Inicial

comentou em 15/10/2008, às 0:42
Estes são os fatos!!! Será que haverão argumentos???? Duvido!!!! Isto a FlaPress não divulga!!! Cadê os 70% de responsabilidade de arrecadação proclamados no jornal?
comentou em 15/10/2008, às 0:53
Aquele trágico 2 de Julho levou a maior renda e maior publico no Brasil em todo ano de 2008. É bom checar os anos anteriores pq é muito provavel de ter sido uma das maiores bilheteriasa recebidas por um clube brasileiro em todos os tempos (se for convertida para USD). E isso com o encandalo de policia que foi a vendaa dos ingressos…
comentou em 15/10/2008, às 0:58
Isto é um golpe na Fla-press. Marcio Braga chutou os 70% mas contra dados concretos, não há retórica que resista.
comentou em 15/10/2008, às 1:13
Será que o presidente do Flamengo não sabe que mentira tem perna curta?
Que papelão do Sr. Marcio Braga!!!!
comentou em 15/10/2008, às 1:59
Thiago Lira,
Na época do jogo, foi divulgado que a renda de FLU x LDU foi a maior de toda a história do futebol brasileiro.
Acho que cerca de 4 milhões.
Abraço.
comentou em 15/10/2008, às 8:15
O Flamengo é marketing.
comentou em 15/10/2008, às 8:22
E só tem mais público do que nós porque foram as finais do carioca e porque abdicamos do brasileiro!
E sobre o consumo nos bares e restaurantes é indiscutível,o poder aquisitivo da torcida tricolor é maior,isso todos sabem.
Só uma dúvida,se o FLU e o fla administrarem o maracanã;e o bota e vasco quiserem jogar lá?Quem receberá o valor do aluguel ???
S.T
comentou em 15/10/2008, às 8:32
O Márcio Braga, se não for o maior, é um dos maiores FANFARRÕES do futebol brasileiro. Ele fala tanta asneira e tanta merda, que é melhor não lhe dar ouvidos.
Saudações Tricolores!
comentou em 15/10/2008, às 8:34
Vi agora na globo.com que os ingressos pro jogo botafogo x santos custarão 8r$ inteira e 4r$ meia.
Só falta a nossa brilhante diretoria fazer uma promoção dessa!!!
pro jogo contra o palmeiras a arquibancada poderia custar 10r$/5r$ meia,e cadeira 6r$/3r$ meia.
S.T
comentou em 15/10/2008, às 8:42
É impressionante a inércia dessa diretoria.
Mais uma vez parabéns a FLUSÓCIO.
comentou em 15/10/2008, às 8:45
Meus caros,
Realmente os investidores sabem muito bem destes números! Agora, seria bom que se divulgasse isto na imprensa e que pelo menos fosse enviado um e-mail para o jornalista da Folha. Acho que será bem aceito.
ST
comentou em 15/10/2008, às 8:48
Muito boa a análise que presta um ótimo serviço ao nosso clube matando uma mentira antes que ela ganhasse corpo.
comentou em 15/10/2008, às 8:50
Parabens pelo levantamento! Esperamos que a diretoria venha a público mostrar esses numeros e desmentir o Clodovil Braga.
comentou em 15/10/2008, às 9:00
E estamos atrás deles por causa do péssimo campeonato brasileiro que estamos fazendo. Até a final da libertadores os públicos estavam maiores para nós…
Ah, Fla-press, duvido divulgarem algo do tipo…
comentou em 15/10/2008, às 9:08
Bom dia, eu sei que o assunto não tem relação com o Post, mas como é algo relevante eu resolvi checar aqui a veracidade de uma notícia que aparece lá no site do Vitória e que eu não consegui confirmar no site da CBF:
“ALTERAÇÃO | 14/10/2008 21:16:30
CBF altera o horário do jogo do Vitória contra o Fluminense
A pedido da televisão, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) alterou o horário do confronto Vitória x Fluminense, jogo válido pela 30a rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
O jogo, que estava previamente marcado para as 16 horas, horário de Brasília (15 horas no horário de Salvador) foi remarcado para as 18h10, horário de Brasília, (17h10 no horário de Salvador).”
Voces ouviram ou leram alguma coisa? Para nós acho que é uma boa, pelo menos o calor diminui um pouco.
Saudações
comentou em 15/10/2008, às 9:33
Isso aí Bernardo. Está aí na própria mensagem que a renda foi de R$ 3.910.044,00. Se a diretoria nao “distribuisse” alguns ingressos, com certeza essa renda poderia aumentar em mais uns 400k.
Aaaah e se fosse bem aplicada…
comentou em 15/10/2008, às 9:39
Essa informação deve ser passada para a imprensa, quase como um direito de resposta a este falastrão.
Bem provável que a imprensa imparcial (isso ainda existe) queira publicar isso.
Parabés, FLUSÓCIO!!!!!!!
comentou em 15/10/2008, às 9:39
Esse post é histórico. E deve ser enviado para toda a imprensa brasileira.
Parabéns, Flusócio.
comentou em 15/10/2008, às 9:57
Mais uma vez prestamos um serviço ao clube, defendendo sua imagem institucional, coisa que deveria ser feita por gente remunerada que trabalha em Laranjeiras.
A missão de cada torcedor do Flu agora é divulgar essa informação para o máximo possível de órgãos de imprensa, desmistificando as bravatas do Márcio Braga antes que virem nova verdade absoluta.
A atual diretoria não sabe da força que a nossa torcida tem, infelizmente. É uma tristeza ser representado na grande mídia por incapazes, que não conseguem nem mesmo expor nossas potencialidades.
comentou em 15/10/2008, às 10:01
Acho sim que o post deve ter a maior divulgação, exatamente para que a repetição da mentira não a transforme em verdade, técnica que nossos marketeiros aprenderam com o guru deles, Goebels, e que a Flapress tanto gosta de utilizar.
comentou em 15/10/2008, às 10:05
Isso pq ainda não computaram os valores que gastamos com estacionamento. Com certeza, muito mais do que eles.
Eles sabem que investindo nisso terão um grande retorno. Isso sem falar no Shopping que pretendem construir.
Ou seja, pra mim, vamos gastar mais do que eles quando o Maraca tiver a estrutura que pretendem fazer.
comentou em 15/10/2008, às 10:11
Desde 2000, por várias vezes, tivemos médias de público superior a deles, tanto no carioca como no brasileiro. Qualquer análise séria desmente esta bravata da Flapress…
comentou em 15/10/2008, às 10:23
O flamengo é uma mentira. A torcida deles é uma mentira. Quem vai ao maracanã sabe disso.
comentou em 15/10/2008, às 10:24
Como sempre, mais uma palhaçada do Marcio Brega, para vender jornaleco de quinta categoria.
Matemática nunca foi o forte da torcida deles, o que dirá o presidente falando (inventando) percentuais mirabolantes, que a Flaprensa adora divulgar.
Essa condição, freqüentemente usada pelo Marcio Brega, arrotando prepotência misturada com bravatas, representa um clube que é um misto de Macunaíma com Jeca Tatu.
E isto vem desde os tempos dos anos da ditadura, anos 70, quando Walter Clark, era diretor da Rede Globo de Televisão e inventava mil maravilhas do time deles e que perdura até os dias de hoje, através de apelações como esta, com aval de uma imprensa esportiva, que na teoria deveria ser profissional, informativa e respeitosa com seus leitores.
Como diria o grande Profeta Tricolor, Nelson Rodrigues : ” O cretino fundamental é o aquele que tenta deturpar o óbvio ululante. “
comentou em 15/10/2008, às 10:25
um Fluminense forte, não fica devendo nada a ninguém, agora um clube combalido, administrado por essa gente que não gosta de futebol, somos obrigados a ouvir estas barbaridades do Marcio Braga
comentou em 15/10/2008, às 10:30
É por conta disto que eu sempre me dediquei a fazer pesquisas de frequências de públicos.
Quando eu ouço a imprensa falar do assunto, parece que eles moram em outro mundo, diferente do real.
O FFC é o segundo clube do Brasil em grandes públicos na história.
Ainda não aprenderem a separarem torcedores de simpatizantes, além da dificuldade de acesso dos institutos de pesquisas (segundo eles alegam quando erram previsões, pois dizem que tem dificuldade de entrarem no condomínios de classe média do Rio de Janeiro) aos setores de classe social (A/B) que concentram a maior parte da torcida do Fluminense.
Aliás, o marketing tricolor deveria se concentrar em expandir a nossa marca para a classe C, onde nossa presença diminui em relação às classes A e B, sendo a C a classe que mais cresce no Brasil e para onde serão concentradas grande parte das ações de marketing das empresas nos próximos anos.
Abra o olho, Fluminense!
comentou em 15/10/2008, às 10:32
Nossa diretoria é uma piada de muito mal gosto, pelo menos o clodovil defende os interesses do flamengo, e o Orcades, o que ele faz?
PS: Cade a compra do passe do Conca?
comentou em 15/10/2008, às 10:38
Meu amigo Carlos Tricolor,
Como são analfabetos, matemática não é mesmo o forte deles. Nem português, geografia, história, biologia…
comentou em 15/10/2008, às 10:39
Bom…
O Marcio Braga é digamos um “fanfarrão”, mas esta certissimo!! Ele defende os interesses do Flamengo e nem critico.. não me senti ofendido por isso.
O que nos diferencia é que nós não temos ninguem. Qdo tinhamos o nosso (o Renato) todo mundo caia de pau, mas pergunte em termos de marketing o quanto a UNIMED não lucrou em termos de visibilidade com o Renato?
abcs
comentou em 15/10/2008, às 10:49
Bom dia, alguns reclamam da diretoria por ser incopetente e não saber das potencialidades da torcida. Aí me vem uma pergunta: Se o presidente que é médico cardiologista fuma, e sabe que isto faz mal para o coração e não se importa com isso, pq ele se importaria em saber alguma coisa a respeito do Flu e sua torcida?
STs
comentou em 15/10/2008, às 10:58
O felipe carvalho falou tudo!!!
o flamengo é uma mentira,a torcida deles é uma mentira!!!
tenho um exemplo vivo disso,um amigo flamenguista levou o filho pela primeira vez ao maraca no fla x FLU,fascinado pelo que a imprensa mostra sobra a torcida deles o guri de 9 anos tava numa espectativa imensa,que comecou a diminuir ja na bilheteria onde a minoria tricolor ja cantava muito.ao término do jogo ele perguntou ao pai:”pai porque a torcida do flamengo é diferente do que na televisao?”
Eu falei ainda com ele,não leva seu filho que voce vai passar vergonha.leva contra um time de fora.
comentou em 15/10/2008, às 11:11
Parabens mais uma vez a flusocio por mais um post de extrema importancia!!
Sobre essa informaçoes de que bares e restaurantes lucram mais em jogos do flu do que do rival,eu tb ja ouvi isso,mas isso foi uma pesquisa informal ou realmente existem dados concretos sobre isso?
ST!!
comentou em 15/10/2008, às 11:29
o Yuri levantou uma questão importante, cade a compra do Conca???
comentou em 15/10/2008, às 11:42
Parabéns ao post. Temos que divulgar isso. Porém pra mim não é surpresa nenhuma. Quem frequenta o maraca sabe a força da nossa torcida, e sabe tambem que a torcida do flamengo não tem nada demais.
S.T
comentou em 15/10/2008, às 11:43
Essa conversa de potencial de torcida é mesmo engraçada.
Nos casos de Flamengo e Corinthians,a imprensa mais do que mal intencionada,é irresponsável.O episódio de Corinthians X River Plate no Pacaembu,qdo a torcida corinthiana quase matou 1/2 dúzia de PMs,é emblemática.Por ocasião daquele jogo de futebol que,por premissa,prevê 3 resultados possiveis,a imprensa paulista criou o mito da invencibildade do trinômio Timão/Fiel/Pacaembu.Todas as matérias tinham um tom ufanista e não admitiam que essa imbativel combinação pudesse ser derrotada.O que vimos foi uma explosão de violência motivada apenas por uma expectativa frustrada.Ninguém nos disse que poderiamos perder!!!Irresponsabilidade.
Embora sem nenhuma grande confusão divulgada,a reação da torcida do Flamengo após o jogo de sábado foi totalmente desproporcional à importância do resultado em si.Os caras pareciam ter perdido uma final de mundial.O semblante era de choro e de uma tristeza incompativel com o que o resultado efetivamente significou.Mais um caso de “ninguém nos avisou que poderiamos perder tendo a nação em peso no estádio”.
No outro extremo da conversa,a torcida do Botafogo que insiste em se auto intitular maior que a do Flu.Os caras estão totalmente na disputa por um vaga na Libertadores,vêm de uma boa vitória e precisam colocar ingressos a 4 reais para que tenham um público razoável.
Devemos criar mais e mais trincheiras como essa em defesa da verdade.
Parabéns pelo post e pela luta.
comentou em 15/10/2008, às 11:49
Pois é, Cristiano. Eu também já tive a oportunidade de desmistificar a torcida do coisa ruim para duas pessoas (uma prima e uma amiga). Saíram do Maracanã assustadas porque a torcida deles, ainda que em maior número, não não cantava e não empolgava como a do Flu.
A propósito, parabéns mais uma vez a Flusócio por defender os interesses do Fluminense e, principalmente, com provas irrefutáveis.
comentou em 15/10/2008, às 11:55
Queria parabenizar a Flusócio pela defesa ao clube. Vocês fazem tudo o que “profissionais” do Fluminense deveriam executar, mas não têm capacidade, nem vontade.
comentou em 15/10/2008, às 11:56
Apenas uma duvida pratica dessa parceria:
Se esse consorcio realmente se confirmar, vai acabar tambem esse rodizio ridiculo dos lados do estadio que a torcida do Flu tem que fazer nos classicos cariocas?
Ou seja, ficaria estabelecido que a torcida do flamengo ocupe o lado esquerdo das cabines de radio e a do FLU o lado direito das cabines de radio e que nos jogos contra vasco e botafogo eles e’ que tenham que mudar de lado? Afinal temos que levar vantagem por ai tambem, pois e’ a moral da torcida do FLU.
comentou em 15/10/2008, às 12:17
Mais uma vez parabéns a todos voces. Em defesa da verdade e do FFC. Contra fatos não há argumentos.
Concordo quanto à importância de se encaminhar o post para a imprensa brasileira.
ST
comentou em 15/10/2008, às 12:24
Gostaria de ressaltar que a grande maioria dos jogos do Flu é colocado pela “parceria” Globo/CBF no pior horário da semana, tipicamente aos sábados. Além disso, o rubro-negro faz sua melhor campanha nos últimos 15 anos, o que, inevitavelmente, aumenta a presença de urubus.
comentou em 15/10/2008, às 12:44
O Flusócio é hoje uma entidade de utilidade pública tricolor! Mais uma vez antenados e em cima dos fatos!
O Dedé na semana passada falou uma coisa que eu achei emblemática e que eu tenho repetido aos flamenguistas:
“O Flamengo é a maior farsa do futebol mundial.”
Não encontrei ainda nenhum flamenguista que não se pôs a pensar!
comentou em 15/10/2008, às 12:47
Enquanto isso, em Laranjeiras:
z z z z z z z…
Silêncio! O presidente não está aqui pra se aborrecer.
comentou em 15/10/2008, às 12:49
Quem é mais patético: Marcio Braga ou Horacades e cia?
comentou em 15/10/2008, às 12:51
Seria ótimo esse acordo. O Maracanã é o estádio ideal.
Time grande tem que jogar no maracanã.
E aí dá pra pensar no nosso CT. Essa, sim, a grande prioridade do flu.
Sérgio, todos os títulos importantes do flamengo, se pesquisarmos direitinho, tem por trás um “erro” de arbitragem num momento decisivo. Eu brinco sempre com flamenguistas amigos meus falando: Me dá o título que eu te dou a ajuda que vocês receberam.
comentou em 15/10/2008, às 13:08
Vou em Fla-Flus há mais de 30 anos. Mesmo nos melhores momentos deles, tempos de Zico, ou nos piores nossos, fim dos anos 90, a torcida do Fluminense gritava muito mais, dava muito mais espetáculo. Quando o nosso time era melhor, então, chegava a ser covardia. Cansei de vê-los calados o tempo todo.
comentou em 15/10/2008, às 13:31
Ótimo levantamento. Nem tudo que luz é ouro. E temos que aturar, por outro lado, que o Flamengo é time de chegada. A última vez que conquistaram um título no Maracanã, contra um time de fora do Rio, foi há mais de 20 anos (Internacional final da Copa União). Depois disso, perderam finais, jogando no Maracanã, contra Santos, Independiente (ARG), Grêmio e Santo André,sem contar jogos decisivos. Se repararmos, a maioria dos títulos rubro-negros nos últimos vinte anos foram estaduais, grande parte contra um único time: o Vasco… A torcida do Fla, de fato, é a maior, porém seu comportamento é similar a de todas as outras.
comentou em 15/10/2008, às 13:56
Ótimo post. Parabéns.
Só teho uma dúvida, está contabilizado, nos jogos do Flu, o que entra pelo passaporte?
Abraços,
comentou em 15/10/2008, às 13:58
Prezados leitores,
Agradecemos os elogios e pedimos auxílio de todos na divulgação destes dados, que são importantes para a defesa institucional do Fluminense e de sua torcida.
Vamos replicar links para este post em todos os foruns da internet, sites de jornais e programas esportivos.
Sugerimos que o conteúdo seja encaminhado apontando para a página da Flusócio, com uma breve descrição adicional.
Por exemplo:
Números desmentem Márcio Braga
Presidente rubro-negro diz que seu clube “movimenta 70% do dinheiro que entra no Maracanã”, mas números reais mostram que isso é apenas mais uma bravata
http://flusocio.com.br/blog/?p=2565#comments
comentou em 15/10/2008, às 14:32
Imaginem esse babaca do marcio braga junto com o renato gaucho?Por isso que odeio flamenguista,se acham os maiorais absolutos.Cambada de favelados,mulambentos…
comentou em 15/10/2008, às 15:18
Se a própria torcida do Fluminense não se dá ao respeito, vive a se lamentar e sente-se inferiorizada em relação à torcida do Flamengo, quem vai respeitá-la? Ajuda-te a ti mesmo e todos te ajudarão.
comentou em 15/10/2008, às 15:29
Gente, não vamos nos contentar com mixaria. A torcida deles é maior sim, como comprovam os números, não importa se é com 56, 60 ou 70%.
É uma torcida forte e presente. Talvez justifique o fato do Flamengo nunca ter frequentado Série B ou Série C.
Acho que nós, que estamos no blog, somos uma minoria tricolor, que vibra e que sofre de verdade.
15 mil contra o Goiás no Maracanã ?
12 mil contra o Coritiba ?
É a hora que o time mais precisa da torcida, e ela não comparece.
Na hora do oba-oba, semifinal de Libertadores, final de Libertadores, aparece um bando de tricolor de ocasião, jovenzinhos, meninos e meninas com a camisa tricolor fazendo festa e querendo curtir no baixo gávea ou sacanear os flamenguistas do escritório.
Porra, absurdo gente !!!
comentou em 15/10/2008, às 15:52
To nem ai pros numeros. O dia que a urubuzada fizer uma festa parecida…só parecida… com a que fizemos na final da Libertadores eles podem vir falar alguma coisa. Até lá fiquem tentando parecer melhores do que são (coisa que não é dificil…)
Te manca urubuzada
comentou em 15/10/2008, às 15:53
ACHEI ESSA ENQUETE DE VCS MUITO DIFÍCIL !!!
DEVERÍA HAVER UMA OPÇÃO DO TIPO ” TODAS AS ALTERNATIVAS ANTERIORES” HEHEEHE
comentou em 15/10/2008, às 16:04
Blog muito bom!!!!
Do valor e da beleza de nossa torcida já sabemos.
Agora quem sabe fazer um post sobre a compra do Conca!!!!
SDS Tricolores
comentou em 15/10/2008, às 16:07
Admitimos que o Flamengo ainda tem uma torcida um pouco maior que a do Fuminense.
O que os Flamenguistas precisam admitir é que a qualidade da torcida tricolor é muito superior a deles.
Aí fica valendo aquela velha história:
Qualidade nunca foi baseada em quantidade.
comentou em 15/10/2008, às 16:08
Ué, a torcida deles sempre foi maior. E daí? Quer torcer pra clube de massa, é só ser rubro-negro. Mas, proporcionalmente, nossa torcida comparece mais.
comentou em 15/10/2008, às 16:22
Prezado Paulo Soares.
O público do crf foi diminuto nos primeiros anos deste século, muito abaixo destes públicos de um clube como o FFC agora, que disputou a maior parte do primeiro turno com o time reserva e ficou várias rodadas sem ganhar no segundo atualmente.
Comparar o público de um time que está lutando para não cair com o de outro que está lutando pelo título, é coisa de flamenguista, assim como dizer que por conta disto eles nunca disputaram a Série B ou C, quando passaram raspando em vários anos, se salvando muitas vezes em estranhas derrotas do Palmeiras para eles, é no mínimo estranho.
O Fluminense tem pelo menos 56 públicos acima de 100.000 pessoas, pelo menos 77 acima de 90.000 e destes, pelo menos 15 não são clássicos contra nossos principais rivais, não incluído na conta a partida amistosa contra o F.C.Porto em 1956 que levou cerca de 100.000 pagantes e de 120.000 presentes ao estádio, com ingressos custando o dobro do normal na época e não nessas promoções estranhas que clubes como Atlético Mineiro, Botafogo e mesmo o crf, fizeram em vários momentos da história pra turbinarem suas torcidas.
O Fluminense precisa do Flamengo que precisa do Fluminense, precisamos todos do Vasco, do Botafogo e quem dera,de América e Bangu fortes para enchermos o Maracanã frequentemente.
O que Márcio Braga falou e que flamenguistas falam (muito parecido com o que você fala), não correspondem à realidade dos números, isto é o que está provado no artigo acima e em pesquisas honestas de frequências de públicos, não de torcedores (?) de clubes que quase nunca enchem estádios grandes como o Maracanã ou o Morumbi e que querem se dizer melhor do que nós neste quesito. Em grandes públicos, SÓ o crf é melhor do que o FFC, mesmo assim, sem exageros comuns aos rubro-negros, em geral mal informados, como provam os números acima.
comentou em 15/10/2008, às 16:45
Mais: As pesquisas apontam que aprox 14% das pessoas torcem pro fla. Pro flu quase 2%.
Se pegarmos 1 milhão de pessoas teremos 140.000 flamenguistas pra 20 mil tricolores. É 7 vezes mais.
A média de público do fla não é 7 vezes maior que a nossa, não assinam ppv 7 vezes mais que o flu e ainda consomem menos que a gente.
A torcida do flamengo é outra farsa. Prporcionalmente ao seu tamanho é a que menos vai a estádio. Uma merda.
comentou em 15/10/2008, às 16:52
Se metade da população gostar de futebol e acompanhar teremos 100.000.000 de pessoas. Dessas 14.000.000 são flamengo e 2.000.000 são tricolores.
14.000.000 – 100%
40.000 (média de público do fla arredondada pra cima nos últimos dois anos que foi a melhor que ele teve nos últimos anos)= aprox 0,28% de tprcedores que vão aos jogos
2.000.000 -100%
10.000 (arredondandod a do flu pra baixo)- = 0.5% de torcedores que vão ao estádio
Proporcionalmente comparecemos muito mais que eles, quase o dobro
comentou em 15/10/2008, às 16:58
Elogiar o pessoal do blog é quase como chover no molhado. Parabéns por mais um post perfeito! Torço para os jornalistas sérios repercutirem o fato.
comentou em 15/10/2008, às 16:58
Concordo, essa enquete ta mto difícil…..nem votei pq não aguento mais o Tote mas renovar os contratos e o CT tb são coisas urgentes….
comentou em 15/10/2008, às 17:11
A verdade acaba aparecendo. E a imprensa dá força também à farsa do hexacampeonato, sendo que o único detentor desse título é o SP já que a CBF considerou o Sport campeão Brasileiro de 87. Dá nojo…
comentou em 15/10/2008, às 17:19
Dedé, é exatamente isso, os números acima demonstram o que sempre se disse aqui no blog, há uma enorme diferença entre simpatizantes e torcedores, torcedor é aquele que vai ao jogo, que adquire produtos licenciados do clube, que assina ppv, etc. Nesse quesito, com certeza, somos um pouco menores, sim, mas muito mais participativos.
A propósito, faça uma força e vá à próxima reunião aberta dia 27/10, você e todos os demais os freqüentadores do blog, o FLU precisa muito que sua magnífica torcida se associe ao Clube, para que ele volte a ser o que nos acostumamos a ver no passado, ou, quem sabe, para que se torne ainda maior do que já foi um dia.
comentou em 15/10/2008, às 17:29
A enquete está mal formulada: tudo ali é prioridade! Senão fica parecendo que estamos satisfeitos com o Elefante Branco e com o Trote Menezes.
Ah, e eu não renovaria o contrato do Washington. Tenho a impressão de que, com a idade que ele está, seu futebol vai começar a decair ano que vem, como aconteceu com o Pet (reserva do Galo), Alex Dias (reserva do Brasiliense) e tantos outros em fim de carreira que passaram pelo Flu. Com o salário que ele ganha dá pra trazer centroavantes de renome mais jovens e velozes que nosso querido Coração Valente.
comentou em 15/10/2008, às 17:34
Valeu Cláudio, vou ver o que dá pra fazer.
comentou em 15/10/2008, às 17:53
Incrível como essa diretoria do Fluminense engole bravatas que, se não desmascaradas, trazem graves prejuízos ao nosso Clube.
Parabéns à Flusócio por mais um serviço prestado ao Clube, a nossa torcida, assumindo um ônus herdado em razão da omissão e inércia daqueles medíocres que “comandam” nosso Clube.
ST
comentou em 15/10/2008, às 18:05
Post sensacional… Quando o Flu precisa de número, sua torcida sempre se faz presente. “Tricolor em toda Terra, amor igual não se viu, tem a torcida mais linda do mundo, ao mais amado do Brasil!”
comentou em 15/10/2008, às 18:08
Como algum amigo destacou acima, o problema não é ouvir o Márcio Braga falar uma mentira deslavada dessas. O grande X da questão é ninguém do Laranjal abrir a boca pra posicionar a qualidade de nossa torcida e de nossa marca. Ainda bem que o pessoal do Conselho Editorial do Blog da Flusócio está atento!!! Sem sombra de dúvida o melhor serviço prestado ao Fluminense…
comentou em 15/10/2008, às 18:11
Esse post talvez seja um dos melhores nos últimos tempos! Coloca as coisas nos seus devidos lugares!
E como se não bastasse, tem o Dedé que apimenta de forma muito inteligente essa discussão toda!
Esse blog é demais! Certamente é o germe para um FFC melhor!!
Associação já!!
comentou em 15/10/2008, às 18:16
Boa tarde a todos,
Alguns já conheço, mesmo que virtualmente, de outros fóruns.
Leio o blog há meses, mas escreverei pela primeira vez. Por isso, já peço de antemão, desculpas pelo texto longo.
Em relação a este post (excelente), existem outros dados que mostram que a torcida do Flamengo está longe de ser a potência do Brasil que querem vender.
Deixa eu tentar fazer um raio-x das torcidas do Brasil, pegando o campeonato brasileiro em toda sua história:
1. O campeonato brasileiro, se considerado desde 71, têm 37 edições já realizadas. O Flamengo, disparado o time de maior torcida do Brasil, aparece apenas 10 vezes com a melhor média do campeonato durante sua história.
Sendo que 7 delas, nos anos 80, impulsionados pelo grande time que tiveram. Nada contra… se fizeram presentes quando o time muito bom. Mas e fora isso? Quando o time não vem bem, será que ela está presente?
Nos últimos anos, desde 2000, tivemos 8 campeonatos. O Flamengo só teve apenas 1 melhor média, ano passado. Deve ter este ano também. São 2.
O mesmo que o Fluminense. No nosso caso, em 2000 e 2002.
Já o Atlético-MG, que tem uma torcida infinitamente menor, porém mais apaixonada, prova isso com 9 melhores médias de público na história. Apenas 1 a menos do que o Flamengo. Isso porque, só ganharam apenas 1 título.
Depois ainda temos Corinthians, com 5 e Bahia com 3.
Em seguida, vêm empatados Cruzeiro, Inter e Flu com 2. Grêmio, Palmeiras e Vasco tem apenas 1.
——————————————–
Considerações:
1. A torcida do Flamengo, pelo que vendem, deveria ter pelo menos, 80% destas maiores médias. Tem a maior torcida, a mais “apaixonada” como diz a imprensa, e jogam no maior estádio.
Vemos aqui que não chega nem perto disso.
2. Os dados mostram o quanto a torcida do Atlético Mineiro é apaixonada. Parabéns pra eles.
3. A torcida do Flu mostra, com estes números e muitos outros como a média de público da Libertadores, e com os principais recordes de público entre clubes da história do futebol, que tem torcida, apaixonada e que comparece, mesmo sendo menor e com o time por anos a fio em situação delicada.
comentou em 15/10/2008, às 18:17
Infelizmente a diretoria é conivente com esses absurdos e a “nossa” assessoria não pauta a mídia a partir do que nos favorece e deixa falarem essas baboseiras.
mas não tem mal. “People have the power”, diria Patti Smith. Façamos nós mesmos, então. Link para todos seus amigos (de todos os times), mandem email para os jornalistas e grandes veículos, os pequenos também (blogs, sites etc.)
É isso que é a Flusócio. Vamos mudar esse clube, para que fique a feição do povo TRICOLOR que sofre com o time. Então vamos fazer nós mesmos o que os outros não fazem por nós.
Afinal, como sempre falamos, o Fluminense somos todos nós.
comentou em 15/10/2008, às 18:23
Mandei um e-mail para o João Marcelo Garcez do site do Globo esporte retratando mais este absurdo !!!!!
comentou em 15/10/2008, às 18:25
Eu de novo.
Volto com outra informação, baseado no que o amigo Dedé falou acima:
Aos que teimam que o Flamengo é o mais querido do Brasil, que sua torcida dá um show a parte, sempre está presente e sempre apoia…
Será que são mesmo os mais queridos do Brasil? Qual será a torcida mais apaixonada?
Vejamos.
Diante dos números de média de público do Brasileirão, chegamos a uma média histórica geral, de 1971-2007 com as seguintes informações:
1. Flamengo: 26.549
2. Bahia*: 24.983 (até 2003)
3. Atlético Mineiro: 24.548
4. Corinthians: 21.999
5. Cruzeiro: 19.578
6. Palmeiras: 18.261
7. Internacional: 18.168
8. Vasco da Gama: 17.467
9. São Paulo: 16.819
10. Grêmio: 16.220
11. Fluminense: 15.570
12. Santa Cruz: 15.235
13. Fortaleza*: 14.635 (até 2005)
14. Paysandu*: 14.610 (até 2004)
15. Sport: 14.506
16. Ceará*: 13.955
17. Santos: 13.929
18. Goiás: 13.685
19. Remo*: 13.578
20. Botafogo: 13.352
Números interessantes que podem mostrar em valores absolutos a presença dos torcedores ao longo dos anos.
Mas o que acontece se a gente pegar como referência a última pesquisa de torcida, feita pela placar, ano passado, amplamente divulgada pela mídia?
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil)
Posição Clube percentual em milhões
1 Flamengo 18,1 % 33,0
2 Corinthians 13,2 % 24,0
3 São Paulo 7,3 % 13,3
4 Palmeiras 6,5 % 11,8
5 Vasco 5,5 % 10,0
6 Cruzeiro 3,7 % 6,7
7 Grêmio 3,5 % 6,4
8 Santos 2,7 % 4,9
9 Internacional 2,6 % 4,7
10 Atlético MG 2,0 % 3,6
11 Botafogo 1,5 % 2,7
12 Fluminense 1,2 % 2,2
13 Bahia 1,1 % 2,0
14 Sport 1,0 % 1,8
15 Vitória 1,0 % 1,8
16 Remo 0,7 % 1,3
17 Paysandu 0,6 % 1,1
18 Atlético PR 0,5 % 0,9
Fiz um cálculo da porcentagem de cada torcida vai efetivamente ao estádio, entre os 12 maiores times, e os números foram estes:
1. FLUMINENSE: 0,707
2. Atlético MG: 0,681
3. Botafogo: 0,494
4: Internacional: 0,386
5: Cruzeiro: 0,292
6: Santos: 0,284
7: Grêmio: 0,253
8: Vasco: 0,174
9: Palmeiras: 0,154
10: São Paulo: 0,126
11: Corinthians: 0,091
12: Flamengo: 0,080
Pois é. A torcida do Fluminense, comprovadamente, através de números, divulgados pela mesma imprensa é o MAIS AMADO DO BRASIL.
Não me interessa se tem muito Flamenguista no Nordeste, ou muito Corinthiano no Sul, que não podem ir aos jogos. Também temos tricolores espalhados pelo Brasil.
E como a própria pesquisa de torcidas não leva isso em conta, também não vou levar. Encaramos a mesma proporção de torcedores fora de seu estado para todos os times, em pé de igualdade.
Das 2, uma:
Ou a torcida do Flamengo é uma farsa e por outro lado a do Fluminense é a mais apaixonada do Brasil ou então estas pesquisas de torcedores são uma piada, que não merecem ser levadas a sério.
Eu fico com as duas opções.
Sds tricolores,
Martino
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_brasileiro
comentou em 15/10/2008, às 18:32
Ah!,
Nesta lista, o Bahia ficou em primeiro no cruzamento dos dados, mas como eles não estão mais na Série A há muito tempo, eu os deixei de fora, colocando apenas os 12 principais times do sul-sudeste.
Os outros estão com dados quase insignificantes, como Coritiba e Atlético PR, que nem é necessário. R
esolvi colocar apenas os times que estão mais perto do Fluminense em termos de mercado.
Sds,
Martino
comentou em 15/10/2008, às 18:38
Caro Pedro,
Seu comentário é pertinente, mas lembremos que os números absolutos de média de público não dizem muita coisa se forem avaliados com as devidas ressalvas, por exemplo: o Fluminense mandou seus jogos em Laranjeiras (capacidade 8.000 pessoas) de 1988 a 1997.
Isso contrubuiu decisivamente para estarmos em 11o. lugar. Se tivéssemos neste período jogado como mandantes no Maracanã, acho que estaríamos muito melhor colocados no ranking.
Outra coisa que considero importante: não dá pra levar a sério estas pesquisas que consideram simpatizantes e não torcedores de fato, e onde o conjunto universo escolhido é preparado para pesquisas nacionais sobre política nacional. O time de futebol é apenas uma pergunta a mais, mas a má escolha do extrato da amostra prejudica todo o resultado final.
comentou em 15/10/2008, às 18:58
Pergunte qual torcida rende mais grana para qualquer flanelinha nos arredores do Maraca ou para donos de bares dentro e fora do estádio. Resposta: Fluminense! Pergunte qual torcida se envolve em menos briga, tem mais famílias, tem mais mulheres bonitas… Resposta: Fluminense!
comentou em 15/10/2008, às 19:07
Caramba! Estou impressionado!
comentou em 15/10/2008, às 19:28
OFF Topic:
O Fluminense precisa ganhar domingo do Vitória, pois na minha opinião a Portuguesa irá ganhar do Grêmio que vai com 4 desfalques todos suspenso pelo STJD e tudo isso para beneficiar o Palmeiras nosso próximo adversario, a Traffic se espelhou na MSI que praticamente comprou o campeonato de 2005, e onde Kleber que já foi expulso 3 vezes em todas com jogadas violentas e em todas pegou apenas um jogo, enquanto o frangueiro do Thiago foi expulso contra o Cruzeiro como ultimo homem numa falta normal mais merecedora de expulsão pegou duas partidas, Diego Souza também foi julgado e não foi suspenso está ocorrendo 1 pesos e 2 medidas, precisamos ficar de olho no Kleber que será julgado semana que vem por uma cotovelada no zagueiro do Figueirense Asprilla em frente ao arbitro que lhe rendeu um CRUEL cartão amarelo, na verdade estou com medo da arbitragem FLU X Traffic.
comentou em 15/10/2008, às 19:30
É por ai mesmo Danilo.
Existem inúmeras variações e desvios nestes números.
Fiz esse levantamento só para derrubar as teorias da imprensa.
As pesquisas são pífias e não podem ser levadas a sério.
Já tive acesso a uma delas, exatamente no molde que você cita. Pergunta de carona em pesquisa de eleição.
Só pra exemplificar: Mais da metade dos entrevistados eram mulheres!
Nada contra às mulheres, pelo contrário, mas a de convir que pesquisa sobre torcida de futebol, com amostragem de mulher maior do que de homem, é no mínimo deboche.
Até!
Martino
comentou em 15/10/2008, às 19:40
Errata: “HÁ de convir…”
comentou em 15/10/2008, às 19:42
Analisando os dados do Pedro Martino, temos que dar a mão a palmatória: a torcida mais fanática do Brasil é a do Atlético-MG.
E, para completar, entendo que a torcida do FLU é a mais atuante do Rio nos estádios, se formos levar em consideração a grande diferença de quantidade em relação ao Flamengo.
Parabéns as torcidas de Fluminense e Atlético-MG!
AGORA EXPERIMENTEM PEGAR ESSES DADOS CONTANDO DESDE 67, TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA, AFINAL ERA IGUAL AO CAMPEONATO BRASILEIRO, SÓ NÃO TINHA O NOME.
O GALO SOBE AINDA MAIS E O FLUMINENSE IDEM. QUEM VAI INSERIR OS DADOS?
comentou em 15/10/2008, às 19:47
DANILO ÀS 18:38 ESTAVA INSPIRADO. PARABÉNS.
comentou em 15/10/2008, às 19:52
O julgamento do Kleber está marcado se for punido não jogará contra nós e eles não tem reservas para ele, a noticia do lance já está distorcida, pois depois de ver as imagens o zagueiro Asprilla disse que pela imagem é clara a intenção do jogador Palmeirense.
http://www.lance.com.br/noticias/08-10-15/407216.stm?superior-tribunal-marca-data-para-julgar-kleber
comentou em 15/10/2008, às 19:54
Direto do STJD-FLA:
Tribunal tira Jorge Henrique do Botafogo e zagueiro Leo do Grêmio do brasileirão e pune Morales do grêmio e Carlos Alberto do Bostafogo por 8 jogos. Rever do Grêmio ainda pega 3 jogos.
Ou seja, dessa forma tira-se de vez o bostafogo da disputa pela Libertadores, e desfalca-se o Grêmio em um terço do time. Agora o urubu garante a libertadores de vez e tem um adversário, que andava caindo pelas tabelas, bem mais enfraquecido….
STJD – feito pra ajudar o urubu e os paulistas…..
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Gremio/0,,MUL800444-9868,00-TRIBUNAL+TIRA+LEO+DO+BRASILEIRAO+E+TAMBEM+SUSPENDE+REVER+E+MORALES.html
comentou em 15/10/2008, às 19:59
Em relação ao post e clara a intenção da globo de super valorizar a torcida sem dente, apesar de ter a maior torcida do Brasil a torcida deles é formada essencialmente por mulheres e nordestinos, na faculdade eu tive um professor que era tricolor que dizia que quem torcia pro flamengo era a pessoa que não torcia para nenhum time e para não ficar por baixo e fazer média dizia que era flamenguista e essa e absoluta verdade vc já perguntou para alguma pessoa por qual time torce e ela ficou mais de 2 segundos para falar que torce para o Fluminense? É os que responderão que são Flamengo para dizer que torce para um time.
comentou em 15/10/2008, às 20:32
Todo burro-negro é mentiroso e invejoso, isto é fato.
Cuide bem de seu filho, para não ter o mesmo destino que o seu ……….. ser burro-negro na vida!!!
FILHO:
-Pai, por que o senhor sempre fala que eu tenho que ser flamenguista?
PAI:
-Porque o Flamengo é o melhor time e também aquele que tem a maior torcida do mundo, meu filho!
FILHO:
-Isso é legal né pai! Mas acho que não entendi bem…A Índia e a China são os países mais populosos do planeta, cada um com mais de 1 bilhão de habitantes, eles também jogam futebol e ninguém por lá sabe o que é o Flamengo. Será que somos mesmo a maior torcida do mundo?
PAI:
- Esses caras não entendem de futebol, por isso não torcem pelo Flamengo…
FILHO:
- Tá, mas outros países que entendem de futebol, como a Argentina, Uruguai,Espanha e Itália têm clubes com muito mais títulos internacionais (Libertadores e Mundiais) do que o Flamengo.
Será que somos mesmo os melhores do mundo?
PAI:
- E daí! O futebol brasileiro é o que importa, meu filho! Porque nossa seleção é a única pentacampeã mundial!
- FILHO:
Bom, nesse caso imagino então que o Flamengo seja o time que mais forneceu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo, né!
- PAI: Na verdade, o time que mais cedeu jogadores pras seleções brasileiras em Copas do Mundo é o Botafogo, seguido do São Paulo, depois do Vasco e o
Corinthians ….. ah, deixa pra lá, garoto! O que importa não é a quantidade, mas a qualidade do jogadores cedidos! Nós tivemos craques do nível do Zico, Júnior e Leandro vestindo a camisa canarinho!
- FILHO:
Legal! E quantas Copas eles ganharam?
- PAI:
Esses jogadores?…. Nenhuma…. Mas e daí! o teu professor não ensinou que ‘o importante é competir’?
FILHO:
- Sim, mas eu só estava tentando entender…. melhor esquecer esse negócio megalomaníaco de melhor do mundo e me diz aí: quando foi nosso último título brasileiro?
PAI:
-Foi em 1992, com um timaço!
FILHO:
-Pô!, mas faz tanto tempo assim? Já Tenho 13 anos, e já faz mais de 15 que o Flamengo ganhou o último título brasileiro?
PAI:
- É meu filho, mas somos do time mais vezes campeão brasileiro!! Cinco!!
FILHO:
-Mas para a CBF, que é o Órgão Oficial de Futebol no Brasil, o Campeão Brasileiro de 1987 foi o Sport Recife e não o Flamengo, não é verdade?
PAI:
-Sim, pentelho, mas nós, da torcida rubro-negra, consideramos que é o Flamengo!
FILHO:
- Mas quem representou o Brasil na Libertadores de 1988 foi o Sport…
PAI:
-Melhor voltarmos ao assunto dos títulos brasileiros.
FILHO:
- Bom então somos iguais ao Vasco, ao Corinthians e Palmeiras que também são quatro vezes campeões brasileiros! E o único penta é mesmo só o São Paulo?
PAI:
-Mais ou menos, porra!
FILHO:
-Calma pai, o senhor está bravo só porque o Flamengo não é bem isso que o senhor pensava?
PAI:
-Pára com isso filho! Nós já fomos campeões mundiais!!!
FILHO:
-Sério Pai!? Quando?
PAI:
-Em 1981, no Japão.
FILHO:
-Já existia televisão nessa época, pro senhor ver o jogo?
PAI:
- Claro, porra!
FILHO:
Que legal, então nós também ganhamos a Libertadores em 81?
PAI:
-Sim, filhão!!!!
FILHO:
-É verdade que ganhamos a Libertadores sem enfrentar nenhum time argentino nem uruguaio?
PAI:
-Sim, e daí?
FILHO:
-E daí que esses são países de tradição no futebol sul-americano. Sem enfrentar argentinos ou uruguaios a competição ficou muito mais fácil de ser ganha…
PAI:
-Tá, mas ganhamos do Cerro Portenho, Deportivo Cali, Jorge Wilstermann e Cobreloa.
FILHO:
-Caramba! algum desses times já foi campeão da Libertadores, Sul Americana,Mercosul, Recopa, Supercopa, Conmebol ou alguma coisa de expressão
internacional?
PAI:
-Não filho…. quer dizer, sei lá! mas que merda!!!!
FILHO:
É verdade que os únicos times conhecidos contra os quais Flamengo jogou naquela Libertadores – Atlético Mineiro e o Olímpia do Paraguai-não conseguimos vencer nenhuma vezinha sequer?
PAI:
- É… foram empates…
FILHO:
- E também é verdade que passamos da primeira fase após aquela confusão na qual o Atlético Mineiro teve metade do time expulso pelo juiz supostamente
comprado…. e o jogo terminou com a vitória magra do Flamengo por falta de jogador adversário e não teve jogo extra como mandava a regra?
PAI:
- Azar do Atlético….
FILHO
- Pai, também é verdade que se o crítério de gols feito fora de casa (que vale o dobro na Libertadores) fosse mantido também na final que fizemos com
o Cobreloa, não teríamos sido os campeões, porque eles meteram um gol no Maracanã e nós passamos em branco lá no Chile?
PAI:
- É mas, pra nossa sorte, só na final esse critério muda…
FILHO:
-Sei não pai, chegamos aos trancos e barrancos na final e também não pegamos nenhum time Argentino ou uruguaio pelo caminho, assim ficou fácil demais!
PAI:
-Porra, moleque. Tá de sacanagem com a minha cara?
FILHO:
- Não, só estou querendo saber.. Se o fato de não termos enfrentado nenhum time de expressão não fez nenhuma diferença, como fomos, então, nas outras
NOVE vezes em que participamos na Libertadores?
PAI:
-Bom, nós fomos eliminados nas primeiras fases em todas as vezes, quase sempre por times argentinos ou uruguaios… Mas isso não importa! O que importa é o título!
- FILHO:
Eu achava que o senhor pensava que o importante era competir….
- PAI:
Que nada! Isso é baboseira de Vascaíno que só sabe ser vice!
- FILHO:
Mas pai, eu li num livro que o Flamengo é o time do Rio que mais tem vice-campeonatos em sua história, são 33 vices contra 27 do Vasco!
Está no livro ‘Os 10 Mais’, de André Alzer e Mariana Claudino, Editora Agir.
PAI: Já falei pra você parar de ler livros! Isso não combina com ser flamenguista!
FILHO
- O que é isso pai! Eu só acho errado ficar menosprezando vice campeonatos,até porque às vezes acho tudo meio injusto. Veja agora, o Fluminense jogou 4 vezes com a LDU nessa Libertadores, ganhou duas, empatou uma e perdeu somente uma vez… O senhor achou justo a LDU ter sido campeão? E se critério de gols fora de casa não mudasse na final o título seria do
Fluminense…
PAI:
- Eu não quero saber do Fluminense!
- FILHO:
É mas eu vi o senhor sacaneando um Tricolor por causa da LDU….Mas pra mim,nessa Libertadores, a vergonha do Flamengo foi muito maior, afinal perdemos em casa diante da nossa torcida pra um timeco mexicano,tomando gols de uma cara que tem a barriga maior do que a sua…
O Fluminense ao menos ganhou todas em casa, ficou em primeiro lugar na fase classificatória (apesar de estar no grupo da morte), despachou times de tradição na competição(Boca, São Paulo, Arsenal,Libertad)e ainda trouxe a grande final pro Maracanã (coisa que ninguém tinha conseguido fazer na história do nosso maior estádio).
PAI;
- Já falei que não quero saber do Fluminense!!!!!!!!
FILHO:
-Calma paizinho.. Vamos passear então, me leva ao estádio do Flamengo.
PAI (chorando):
-Não temos estádio porra! Temos uma sede num terreno alugado pela prefeitura do Rio com um campo de treinamento e uma piscina muito mal conservada.
FILHO (puto da vida):
-Chega pai! Assim não dá. Não temos estádio, não temos a maior torcida nem o melhor time, nosso título mais comemorado é um mundial há quase 30 anos, que
conseguimos graças à falta de argentinos e uruguaios e não somos campeões brasileiros faz quase 20 anos…
PAI( um minuto de silêncio):
-É.. mas no ano que vem nós passaremos o Fluminense e nos tornaremos o time com mais títulos cariocas!!
FILHO:
-Mas pai, isso só é possível porque nos consideramos duas vezes campeões em um mesmo ano (1979)! E ultimamente dizem que andamos comprando juízes e
ganhando dos adversários de forma vergonhosa – como foi contra o Botafogo nesse ano e ano passado. Mas apesar de tudo isso, se ganharmos no ano que
vem nos tornaremos finalmente os maiores campeões cariocas, isso em mais de 100 anos que estamos disputando essa competição, não é verdade?
-Seu filho da puta!! filho dum corno!!! Tá de castigo!!!
comentou em 15/10/2008, às 20:38
A mídia reclama tanto do direito de ser uma Imprensa livre, mas no entanto jornalistas torcedores, escrevem mentiras em suas colunas, formando falsas opiniões, exercendo forte influências em todos os segmentos da população.Na política, elegem e derrotam quem lhe convém. Ainda bem que os investidores são mais técnicos e não vão atrás de análises como o do caçador de dotes Clodovil Braga. Devemos divulgar bem enviando Email para jornalistas e nossos amigos, para que a verdade prevaleça. Parabens a Flusócio sobre a matéria.
comentou em 15/10/2008, às 21:10
Se chegasse hoje ao mundo, teria certeza de que este é o site oficial do FFC. Pq. ninguém defendende tanto nossa instituição quanto a Flusócio.
Detalhe, defende mesmo… Busca dados, faz comparações e não se deixa iludir pela mídia mentirosa e putana que adora exaltar aquela instituição filhote da ditadura que tem apenas 15 anos de história (1978-1992).
Muitos são enganados e iludidos e acabam exaltando o que a mídia diz, minimizando nosso clube e nossa glórias. “PQP o Fluminense é o mais amado do Brasil”.
Tem que amar muito esse clube hoje em dia, para vencer todas essas criações maldosas da corja de impostores que utilizam a mídia para torcer e manipular as multidões.
Parabéns ao Blog e viva a internet. É necessário divulgar a verdade.
Associem-se e vamos mudar o Flu, para este Flu que briga pela sua história, pela sua torcida, pelas suas cores e escudo.
ST,
Hugo
comentou em 15/10/2008, às 21:19
Não levem a sério pesquisas do IBOPE, presidido pelo Montenegro, que colocam o Foguinho com mais torcedores que o Fluminense.
comentou em 15/10/2008, às 21:27
Carlos tricolor;ANTOLÓGICO, GENIAL, TODO PAI TRICOLOR DEVIA MOSTRAR AOS FILHOS QUE PREVARICASSEM.
O post está sensacional, e mostra o que já cansamos de saber, quantidade não é qualidade.A BENÇÃO JOÃO DE DEUS
comentou em 15/10/2008, às 21:33
Carlos, rsrsrrsrsrsrsr, essa do time da China e sempre minha resposta, eles acham que são a maior torcida do mundo com cerca de 10 milhões de torcedores menos de 1% da população da China, se um time da China tiver 5% de popularidade com 500 milhões gostanto de futebol já dá 25 milhões.
comentou em 15/10/2008, às 22:09
Infelizmente, nesta fase decisiva da vida do clube e de crise geral no futebol mundial (dívidas dos clubes ingleses, p.ex., chega a 6 bilhões de dólares), temos no comando um dos presidentes mas despreparados da história.
A Timemania é um fracasso absoluto e a atual diretoria apostou tudo nesse projeto como tábua de salvação. A falta de comando propicia ataques dos que são contra o futebol contra o patrocinador. O presidente é sócio de cambistas e suas declarações além de infelizes são comprometedoras e quase sempre prejudiciais aos interesses do Fluminense.
Lamentável tudo isso.
comentou em 15/10/2008, às 23:11
O Pedro Martino, aí por volta das 19hs, apresentou uma série de dados muito interessantes sobre médias de público nos jogos, pesquisas de torcidas, etc.
Uma informação que achei muito interesante foi a da média histórica geral, de 1971-2007 com as seguintes informações:
1. Flamengo: 26.549
2. Bahia*: 24.983 (até 2003)
3. Atlético Mineiro: 24.548
4. Corinthians: 21.999
5. Cruzeiro: 19.578
6. Palmeiras: 18.261
7. Internacional: 18.168
8. Vasco da Gama: 17.467
9. São Paulo: 16.819
10. Grêmio: 16.220
11. Fluminense: 15.570
12. Santa Cruz: 15.235
13. Fortaleza*: 14.635 (até 2005)
14. Paysandu*: 14.610 (até 2004)
15. Sport: 14.506
16. Ceará*: 13.955
17. Santos: 13.929
18. Goiás: 13.685
19. Remo*: 13.578
20. Botafogo: 13.352
O que mais me chamou a atenção foi a posição do bostinha, que é um time nacional e aparece apenas em 20º lugar, atrás de times que não chegam a ser nem regionais pois tem torcidas concentradas apenas nos seus estados, como Sta. Cruz, Fortaleza, Paysandu, Ceará e Remo.
E queria aproveitar para lembrar um dado importante para a formação da nossa média. No ano de 2005 os clubes do Rio foram muito prejudicados com o fechamento do Marca para obras (o Vazião não existia). O FLU foi o mais prejudicado pois tinha um time competitivo, a torcida estava empolgada e no Maraca teria ido muito mais longe, e de casa cheia ao longo de quase todo o campeonato.
Por fim, parabéns à Flusócio por levantar essa discussão.
comentou em 16/10/2008, às 1:22
A diretoria não faz seu papel de defender e mostrar o valor da torcida do Fluminense.
A Flusócio, tanto nos posts, quanto nos excelentes comentários, supre essa lacuna.
Não adianta esperar que a imprensa dê destaque a isso. É papel da MELHOR TORCIDA DO BRASIL mostrar SEMPRE seu valor.
O Fluminense é MUITO viável. Basta ser minimamente bem administrado.
comentou em 16/10/2008, às 2:39
Flavio Chammas, Rafael Freitas
“(…) é muito fácil ser rubro-negro. Fácil de mais. É como ser a favor do sol no meio do deserto, ou comemorar o Dia da Árvore no coração da Amazônia. Aliás, nunca existiu um flamenguista. Flamengar é verbo imperfeito que só se conjuga no plural. Por exemplo: Eu advogo, tu bates o ponto, ele mata mosquito; nós flamengamos, vós flamengais, eles flamengam. Mas torcer pelo FLUMINENSE, modéstia à parte, requer outros talentos. Precisa saber dançar sem batucada. O Tricolor chora e ri sem ninguém por perto. Ele merece um campeonato, ele merece.”
Chico Buarque de Holanda
comentou em 16/10/2008, às 11:25
Prezado Paulo Jorge Soares,
Falar que a torcida do fra é forte e presente é, normalmente, algo dito por pessoas bem mais novas que eu(obviamente não sei sua idade), notadamente as que acompanham futebol nos últimos 2 ou 3 anos.
O fato é que a torcida deles sempre foi a maior e sempre foi facilmente incendiada pela mídia, EM BONS MOMENTOS.
Quando o flapress sente que eles tem chance de levar algum caneco, ela trabalha para que a massa acéfala, maior parte da torcida deles, vá ao estádio e cante.
A maioria dos que atualmente frequentam o maracanã, por exemplo, são novatos. O público deles é facilmente renovável, tanto pela tamanho da torcida, quanto pelo apelo das mídias vagabundas de 50 centavos, que repetem as mentiras até que elas se tornem verdade.
vou te dar um exemplo: No ano passado completei 10 ano no mesmo ofício. Dos que trabalhavam comigo, posso dizer que 4 frequentavam o maraca. 3 tricolores e um urubu. Com aquela onda toda de latas de leite, 3 urubundas começaram a frequentar tb. Em um ou 2 meses não se podia mais discutir nada com eles.
O Fluminense vez ou outra botava tipo 12/15 mil pessoas e os caras vinham me “zoar”, como se o urubu nunca tivesse públicos pequenos. Eles simplesmente “acham”, ou fingem que acham, que o público mínimo de um jogo do urubu, desde sempre, é tipo 40 mil pessoas.
Isso é fenômeno recente.
Como foi dito anteriormente, o urubu no início desse século, por exemplo, botava constantemente menos de 10 mil pessoas no maraca.
Bota mais agora, com time brigando e midia incentivando….. Assim até o América botaria…..
comentou em 16/10/2008, às 11:38
Sem contar que, segundo a revista “Lance – Especial Fluminense” do início de 2005, nós tivemos uma maior média de público que o Flamengo no Maracanã nos anos 2000, 2001, 2002 e 2004.
comentou em 16/10/2008, às 11:52
MAIORES MÉDIAS DE PÚBLICOS DE CLUBES NO C. BRASILEIRO :
CRF 66.507
CAM 55.664
SFC 49.306
SCCP 47.729
SCI 46.971
ECB 46.291
CRVG 46.281
FFC 43.541
SEP 42.417
SPFC 41.179
CEC 37.035
GFPA 36.648
SCR 35.580
BFR 34.720
CNC 30.918
MAIS DETALHES EM :
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/attendclbr.htm
comentou em 16/10/2008, às 11:57
MAIS DETALHES SOBRE MÉDIAS DE PÚBLICOS DO FFC:
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/attflutit.htm
MAIORES PÚBLICOS:
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/attfluminense.htm
comentou em 16/10/2008, às 12:03
Não se deixem enrolar por jornalistas mal informados ou mal intencionados:
MAIORES PÚBLICOS DO BRASIL:
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/attendances.htm
MAIORES PÚBLICOS DO CAMPEONATO CARIOCA:
http://pagimas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/attendrj.htm
comentou em 16/10/2008, às 13:08
Manchete de hoje do jornal “vencer”:
“OUTRO MOTIVO PARA SACODIR”
Sem maiores comentários. Bando de analfabetos!
comentou em 16/10/2008, às 22:59
A relação de maiores públicos do Brasil está com erros graves: O Botafogo tem o sétimo maior público da história do Maracanã com mais de 170 mil torcedores. E pasmem! contra a portuguesinha…
Há um público de mais de 160 mil para Bangu e Madureira. É melhor não publicarem isso. Credibilidade zero.
comentou em 16/10/2008, às 23:33
Prezado Alexandre Berwanger,
Lamento discordar de você.
Não me importa ver esses números todos.
Me agride, e muito, ver um Maracanã vazio quando disputamos das partidas mais importantes da nossa história contra Goiás, Coritiba e etc.
Não é a toa que não ganhamos e estamos nessa situação calamitosa e vergonhosa.
O Flamengo ameaçado pelo rebaixamento enchia estádio.
Absurdo total. A Diretoria devia fazer entrada franca.
VERGONHA VER 15 MIL TRICOLORES NO MARACANÃ NUMA HORA DESSAS.
Eu já desisti de ir.
comentou em 17/10/2008, às 2:03
Cláudio,
Um tanto contraditório sua reclamação, quando você afirma que já desistiu de ir aos jogos do Fluzão.
Concordo que esta Diretoria Incompetente é responsável por estamos nesta situação no Campeonato Brasileiro e que deveria fazer promoção de todos os jogos no Maracanã, com preço único de R$ 10,00, para todos os lugares no estádio.
O sinônimo da Torcida Tricolor deveria ser Cartão Postal da Cidade do Rio de Janeiro !!!
Saudações Tricolores Sempre !!!
Carlos Augusto
comentou em 17/10/2008, às 4:54
Partidas mais importantes da nossa história? PQP.
comentou em 17/10/2008, às 14:49
Se em 100 anos de história nós só fomos rebaixados 2 ou 3 vezes, as próximas partidas são sim das mais importantes da nossa história.
Muito mais importante do que ganhar qualquer título, antes de tudo, precisamos estar em condição de ao menos disputá-lo, e não em séries inferiores do futebol nacional.
Não é a toa que só tem 15 mil lá …
comentou em 17/10/2008, às 15:09
Prezado Cláudio Faustino.
O CRF ameaçado pelo rebaixamento enchia estádio?
Médias de público do CRF ( jogos em casa ):
2000 : 11.065
2001 : 15.391
2002 : 13.973
2003 : 10.487
2004 : 5.707
Médias de público do FFC ( jogos em casa ):
2000 : 15.626
2001 : 22.172
2002 : 25.365
2003 : 7.877 ( ameaçado pelo rebaixamento )
2004 : 6.497
FONTE: Revista LANCE especial fluminense 2005 , Pág.: 81 .
Naturalmente, no dia em que os clubes cariocas aprenderem a vender ingressos, não teremos em jogos do FFC, CRF E CRVG médias de públicos menores do que 30.000, quiçá, muito maiores, pois não dá para vender ingressos poucos dias antes dos jogos. O BFR tem historicamente ( vide os números ) um pouco mais de dificuldade, mais certamente também aumentará muito a sua média.
Vende-se ingressos por carnês, para todo o campeonato. Se no dia chover, houver greve de ônibus, maremoto, atentado terrorista ou o time tiver numa fase ruim, os ingressos já estarão vendidos.
comentou em 17/10/2008, às 15:16
Prezado Armando Castanheira.
Eu também acho que é forçação de barra a publicação de públicos em que os clubes fizeram a preliminar, como no caso do BFR contra a Portuguesa, mas estatisticamente está correto.
Não importa que eles tenham feito a preliminar do Fla-Flu de 1969 e levado uns 300 torcedores ao estádio (era como uma bandinha no meio da Torcida Tricolor).
De fato há temas muito sensíveis numa lista de pesquisadores do Brasil todo e não dá para que tudo saia como nós pensamos em uma lista com tantos colaboradores como você pode ver abaixo do artigo (me refiro aos maiores públicos do Brasil).
Basta usar o seu critério e retirar aquilo que vai contra ele.