Mais profissionalismo, senhores!

A coluna “De Prima”, do jornal “Lance!”, publicou há algumas semanas que a torcida do Fluminense é a segunda em número de assinantes de pay-per-view, com um total de 12%, junto com a do Corinthians, atrás apenas dos flamenguistas, que respondem por 15% das compras de jogos.

Apesar da expressiva participação dos nossos torcedores, não temos sido respeitados por alguns locutores e comentaristas do Sportv, que exibem constante má vontade contra o Fluminense, às vezes de forma ostensiva.

Tomemos, por exemplo, a partida contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, no sábado, 11 de outubro, vencida pelo Flu por 3 a 1. Tivemos que aturar, durante sofridos 90 minutos, um locutor escandalosamente bairrista, a torcer e distorcer contra o Flu, vendo pênaltis em qualquer lance em nossa área.

Na semana anterior ao jogo contra o Atlético-PR, vimos Telmo Zanini desfazer do Fluminense, como de hábito, e dizer que o Atlético Paranaense, com certeza, venceria o jogo. Seria apenas uma opinião, não fosse a forma como foi externada, e não fossem habituais as demonstrações de antipatia contra o Flu por parte desse comentarista.

Houve até quem acreditasse ter ouvido um comentário contra o centro-avante Washington por parte do apresentador Marcelo Barreto, no “Troca de Passes”, o debate pós-jogo, logo depois da exibição dos melhores momentos. Não é possível comprovar, mas o histórico de alguns comentaristas e apresentadores possibilita impressões assim.

É possível que outros times mereçam a mesma má-vontade que esses senhores (com exceções, claro) devotam ao Fluminense. Mas a Flusócio preocupa-se com os interesses do Fluminense e da torcida do Fluminense. Por isso, nos limitamos a tratar do nosso clube.

Acreditamos que os assinantes que pagam PPV mereçam, pelo menos, o respeito dos profissionais que narram e comentam as partidas. Mas não é o que acontece em boa parte das transmissões e debates.

Há o caso dos narradores e comentaristas nordestinos, nortistas e sulistas que narram e comentam de forma “caseira”, como se o seu público-alvo fosse a torcida local. É o caso do “torcedor” do Atlético-PR que narrou o nosso jogo.

Mas há também os cariocas e paulistas “torcedores”. Vamos a um outro exemplo: nos jogos do Fluminense, raramente são repetidos os lances duvidosos que caracterizariam pênalti a nosso favor. Ao final das transmissões, não se toca mais no assunto, muito menos no “Troca de Passe”.

No lance da expulsão de Thiago Silva contra o Botafogo, por exemplo, temos dúvida se sequer teria havido falta. Quanto mais motivo para expulsão direta, sem que o jogador ao menos já tivesse o amarelo. Logo o Thiago Silva, um jogador reconhecidamente leal. Ninguém fez menção a isso na transmissão.

Na derrota do Flamengo para o Atlético Mineiro, no entanto, o “Troca de Passes” passou quase dez minutos literalmente chorando um suposto pênalti a favor do Flamengo, com direito a várias repetições do lance.

Nem vamos mencionar a desproporção do espaço dedicado em todos os programas ao Corinthians e, em segundo plano, aos demais paulistas. O mesmo se aplica aos comentaristas da ESPN-Brasil.

Entendemos o exagero paulista como questão mercadológica – a maior parte dos assinantes é da Grande São Paulo. Mas não concordamos com o menosprezo, a torcida contrária e o tratamento dispensado ao Fluminense.

Mais profissionalismo, senhores! Vocês são jornalistas profissionais, não torcedores!

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Dedé

    comentou em 16/10/2008, às 14:10

    Mais um post perfeito. O problema é que os pulhas têm direito exclusivo sobre o campeonato nos deixando reféns.

  2. Milton Barros

    comentou em 16/10/2008, às 14:15

    Esse narrador paranaense – Jasson Goulart – é insuportável na forma de narrar e extremamente chato. Mas me disseram que o salário desses narradores do sul e do nordeste gira em torno de R$ 1500 por mês, aí fica difícil exigir algo mais que um semi-analfabeto bairrista.

  3. LEANDRO VITA RIZZO

    comentou em 16/10/2008, às 14:45

    E tem mais, além de comentarem sobre os times paulistas 80% do programa todo, quando chega o momento de falarem do nosso TRICOLOR, na maioria das vezes, quem está comentando, é cortado por outro comentarista engraçadinho, que faz alguma piadinha, e todos começam a rir, desviando completamente o assunto e tirando o raciocínio de todos que observavam a análise !!!

    JÁ PERCEBERAM ISSO ?

    OBS: NORMALMENTE ESSA PALHAÇADA OCORRE NO PROGRAMA “BEN AMIGOS”!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!

  4. Cesar Castello Branco Martins

    comentou em 16/10/2008, às 14:47

    Concordo com tudo q foi escrito. O Telmo Zanini chega a me irritar ateh. Imagino q vários tricolores sentem a mesma coisa. Incrível a falta de profissionalismo q reina no meio jornalístico.

    ST.

  5. Edson Tricolor

    comentou em 16/10/2008, às 14:58

    Beleza de post. É extremamente irritante ver jogos do Flu com determinados narradores e comentaristas do PPV, os caras são muito tendenciosos.
    Saudações Tricolores!

  6. Rafael Pessanha

    comentou em 16/10/2008, às 15:08

    Perdi a paciencia ..conforme o DeDé disse…estamos reféns pq eles têm os diretos exclusivos…
    Jogos do flu eu assisto sem audio…não tem outro canal pra assistir o jogo de forma neutra…alguns jogos eu assistia sem audio e ouvindo o canalfluminense.
    Que ainda nao sei se ainda transmite os jogos do flu.

  7. Renato Martins

    comentou em 16/10/2008, às 15:18

    Seria mais fácil se todos admitissem o seu time de coração. Ao menos teria menos hipocrisia no meio.

  8. Paulo Rôla

    comentou em 16/10/2008, às 15:22

    Grande post! estou realmente cansado destes programas esportivos que só falam dos times paulistas, mais precisamente do Corinthians. Vale ressaltar que este time se encontra na segunda divisão!!! o grande absurdo desse ano foi no flaxflu, onde não falaram em nenhum momento do impedimento do sambueza… um impedimento claro, gritante que não foi comentado pela imprensa. Então era isso…

    ST.

  9. Nicolau

    comentou em 16/10/2008, às 15:37

    Se tivéssemos uma mesa redonda Tricolor na net, ciom transmissão pra todo Brasil os canais como Sportv com certeza melhorariam o nível, vez que perderiam seu público, que ainda existe devido ao monopólio existente. Lembro do início do SporTV, quando o mesmo patrocinou o FLU, quando o logotipo aparecia em verde e grená diversas vezes na telinha e quando o FLU era respeitado. Depois da importação da paulistada ou baba-ovos dela da ESPN (Milton Leite, PCV por ex), da efetivação de zebras rubro-negras como o filhote de Didi Mocó e aquela filho de uma égua Aydano sei-lá-das-quantas e da contratação de ícones rubro-negros que são lambuzados com a baba dos antes citados, como o Junior Capacete, a transmissão ficou a cara da Globo.
    Urubuzices e babações de ovo pra paulista ver.
    Ali se inventa, se baba e se distorce informações, manipulando o indivíduo que não tem outras fontes de informação.

    Lembram de 2005??? Ninguem percebia roubo nenhum do Edilson(e nós chorando quando fomos garfados contra o Juventude….) quando de repente ficaram todos falsamente surpresos com aquela expressão ridícula de “eu nunca imaginaria que um árbitr pudesse fazer isso!!!”, como se fosse a primeira, única e última vez que algo assim pudesse acontecer.

    Depois disso foram pentelhar o Zveiter no programa do Galvão, pedindo a anulação geral, e ignorando a Lei, e quando isso aconteceu viram a merda que fizeram. No fim bradaram e cantaram o hino do KIA F.C. como o supercampeão merecido.

    A única coisa que eles não gostam é de ter que explicar quem é o verdadeiro dono da “Taça das Bolinhas”, pois o SP, dono legítimo, apesar de queridinho, tira a alcunha de “penta” do “Queridão” deles…
    Pra esses torcedores travestidos de jornalistas, é melhor acabar logo com o Fluminense, pois assim eles economizam os 10 segundos diários que dedicam a ter que falar de nós….Ou então transformar logo em chacota pra poder falar com aquele sádico prazer que eles tem quando somos derrotados…
    Não assisto mais nenhum desses desinformativos esportivos….

  10. Nicolau

    comentou em 16/10/2008, às 15:39

    Esqueci de citar o bairrista e anti-tricolor Telmo Zanini e o rubro-negro típico, o ridículo RMP e suas fofocas de revista Contigo…

  11. Dedé

    comentou em 16/10/2008, às 15:58

    Rafael, faço a mesma coisa. Jogo sem áudio. Ouvir o que? eles não entendem porra nenhuma mesmo.
    E programas esportivos deles já não assisto faz tempo.

  12. Danilo Felix    

    comentou em 16/10/2008, às 16:04

    Realmente o nível das transmissões é muito ruim, mas quanto a isso não tem muito jeito porque são contratadas apenas equipes locais para as narrações dos jogos. O bairrismo, portanto, é intrínseco.

    O que me irrita bastante é a diferença de tratamento entre os clubes nos programas pós-jogo, onde é comum omitir ou deixar de repercutir possíveis erros de arbitragem contra o Fluminense e aumentar absurdamente a choradeira quando o lance duvidoso envolve possível prejuízo para os “queridinhos de sempre”, como Flamengo e Corinthians.

    Isso está realmente descarado, uma autêntica vergonha, que merece todos os nossos protestos.

    O lance do gol de empate do Kléberson no fla 2 x 2 Flu é emblemático: Sambueza recebeu em posição pra lá de duvidosa na direita mas em nenhum momento isso foi sequer citado na transmissão e nem no pós-jogo. Repetir o lance por uma câmera lateral então…nem pensar.

    Ah, se fosse ao contrário…

  13. Leal

    comentou em 16/10/2008, às 16:18

    Vale citar:
    1- Jogo entre Flu x Grêmio ano passado que entrou o jogo do Vasco no meio do nosso jogo para mostrar o gol mil de Romário. Outro jogo no mesmo horário não sofreu o mesmo tratamento (era um time de SP);
    2- Nesse último FLU x Patético no fim, entrou imagens do maracanã, faltava um minuto do acréscimo.
    3- Tem uma entrevista do tal técnico argentino do corinthians que entrou no meio do nosso jogo, não lembro quando.
    4- Tem também uma enquete de qual jogo queriam ver no PFC. Tinha FLU e Urubu. Estávamos na frente até os últimos segundos de votação e derrepente aparece um resultado com o Urubu na frente com grande vantagem. Nesse dia eles se deram mal, pois a torcida tricolor reclamou e eles voltaram atrás.

  14. Cid Félix

    comentou em 16/10/2008, às 16:27

    Todo monopólio é prejudicial ao consumidor. Infelizmente não existe concorrência na transmissão dos jogos de futebol no Brasil, principalmente o Brasileirão. O governo intervêm quase sempre quando isso acontece, mas no futebol somos obrigados a engolir essa falta de profissionalismo. Esquecem que o FLUMINENSE, participa com 12% dessa fatia de 500.000 usuários do Sport Tv. Comentaristas esportivos do Rio, não existem mais, pois os idiotas atiram no próprio pé, e devem aceitar as migalhas do Sport Tv.

  15. Rogerio Miranda

    comentou em 16/10/2008, às 16:40

    Rafael Pessanha,

    faço assim também. Sem áudio! Um amigo costuma escutar a rádio, globo ou CBN. Não tenho o costume não, mas vou tentar um dia desses… Talvez pra desestressar tente escutar até pela transamérica pra ver como é :)

    Um abraço

  16. Leonardo

    comentou em 16/10/2008, às 16:44

    Quando a gente reclama, somos taxados de pessoas com mania de perseguição, de que conspirão contra a gente. É um desprazer na maioria das vezes ouvir os comentários de alguns que se julgam profissionais tanto do Sportv quanto da ESPN-Brasil.

    Tudo bem que por esses tempos nosso Flu esteja passando por um momento delicado no Brasileirão, mas me recordo perfeitamente que nem mesmo durante a excelente campanha do time na Libertadores o Tricolor era elogiado, com exceção de algumas raras vezes.

    Por isso que, na maioria das vezes, nem assito mais a esses programas esportivos. Como se não bastasse a mídia geral ser calhorda e anti-ética algum, temos que aturar nos meios de comunicação específicos sobre esporte também uma baita falta de profissionalismo.
    É lamentável!

  17. Claudio Pires

    comentou em 16/10/2008, às 17:03

    O pior é que com a porcaria da NET digital há um descompasso de segundos entre o jogo e a narração o que impede de ver o jogo na TV e ouvir pelo rádio, eu normalmente ouço a narração, mas nem presto atenção nos comentaristas, são todos fraquíssimos e de má-fé.

  18. Ferjun

    comentou em 16/10/2008, às 17:05

    Eu nem vejo mais esses programas.
    Vejo o jogo, e depois é outra coisa na tv ou internet, ou então dou uma saída.
    Bem flamigos, e mesas redondas não vejo tem muito tempo.

  19. Celso Freitas

    comentou em 16/10/2008, às 17:07

    Eu não sei se trata-se de caso de perseguição ou má vontade com o Fluminense. Porém, algumas coisas são evidentes e gritantes:
    1)proteção aos grandes clubes de SP;
    2)predileção pelo Flamengo no RJ;
    3)e, tanto narradores e comentaristas de baixíssimo nível.
    Somos reféns do monopólio. A empresa que tanto defende a quebra do monópolio estatal, o pratica no “mercado livre”.

  20. Paulo Simões

    comentou em 16/10/2008, às 17:21

    Essa indiferença/má vontade não é exclusivamente dirigida às coisas do Fluminense.
    O Botafogo,Santos e o Atlético MG têm muito o que reclamar tbém.
    A intenção é sempre concentrar as discussões em assuntos do Flamengo e Corinthians.O único clube a furar esse cerco foi o São Paulo graças às inúmeras conquistas das últimas duas décadas.
    É por aí que seremos respeitados e tratados com a decência que pleiteamos.Enquanto dermos tantos motivos para sermos desprezados,o seremos.

  21. Cid

    comentou em 16/10/2008, às 17:44

    Acho que um tricolor comeu a mulher do Zanini ou lhe deve dinheiro. A raiva do cara é inexplicável!

  22. RodrigoFlu

    comentou em 16/10/2008, às 17:48

    Quem acredita em profissionalismo no “jornalismo” esportivo nunca trabalhou numa redação de jornal. Essa editoria reúne sempre a gente mais medíocre, invariavelmente flamerdistas e bostafoguenses, com alguns vascaínos e tricolores (esses, mais raros, porque tricolor medíocre é algo MUITO raro) eventuais. Somos secados aos berros nas redações durante os jogos. É malhar em ferro frio. Pra ferrar essa molambada, só ganhando títulos. Aí, eles são obrigados a nos aturar.

  23. Felipe Carvalho

    comentou em 16/10/2008, às 17:49

    Eu ouvia os nossos jogos pelo Canal Fluminense, desde que cancelei o PPV. Infelizmente, ficamos órfãos das transmissões do Mazella e cia.

  24. RodrigoFlu

    comentou em 16/10/2008, às 17:49

    Paulo Simões, você está completamente enganado. O Botafogo é um dos favoritos da imprensa, principalmente porque há vários bostafoguenses na imprensa esportiva. Lembra do chororô? Alguém fica caçando erros da arbitragem contra o Flu, como fazem em favor do foguinho?

  25. Paulo Simões

    comentou em 16/10/2008, às 18:11

    Foi-se o tempo Rodrigo.
    Os maiores representantes botafoguenses hoje na imprensa são o Marcio Guedes e o PC Vasconcelos.Daí vc pode concluir como eles estão bem representados.
    João Saldanha,Oldemário Touguinhó,Armando Nogueira,Sandro Moreira,esses sim tinham voz ativa e seguravam a onda do Botafogo.Mas o ponto não é esse e nem estou aqui advogando causa do time de Marechal Hermes.
    Em resumo o que quero dizer é que enquanto não nos impusermos dentro e fora do campo,seremos tratados como segunda ou terceira força o que,convenhamos,é o que vimos sendo na última década,especialmente.
    Não cansamos de municiar a imprensa com motivos para nos sacanear,Rodrigo.
    Seremos tratados como grandes qdo voltarmos a sê-lo.
    Forte abraço e saudações tricolores

  26. Rodrigo Costa

    comentou em 16/10/2008, às 18:44

    Não tem haver com o tema, mas não posso deixar passar essa.
    Ciel: “Finalização é a minha deficiência”

    Imagina se vc vai comprar pão e o padeiro te diz: “Desculpe senhor, mas fazer pão é a minha deficiência”.
    Um atacante que não sabe finalizar é sacagem.

    BRANCO, PEDE PRA SAIR !!!!!!!

  27. João Paulo

    comentou em 16/10/2008, às 18:45

    Do sportv só dá pra escutar o Renato Marsiglia, no quesito arbitragem, e o Lédio Carmona nas análises técnico-táticas.

    O Paulo César Vasconcellos e o Alex Escobar até que são mais ponderados, assim o Lúcio de Castro.

    Agora, Roberto Assaf, RMP, Telmo Zanini, e outros que nem lembro os nomes são do mesmo nível do Milton Neves, Neto, Godoy, etc, ou seja, uns irresponsáveis despreparados.

    Realmente, foi-se o tempo que o nível dos comentaristas do Sportv era muito acima da Tv Aberta, e preparem-se: Casagrande vem aí!

  28. Sergio

    comentou em 16/10/2008, às 18:53

    O nível é péssimo mesmo. O narrador do jogo contra o Atlético-PR cansou de distorcer os fatos.

    Fiquei puto quando ele disse logo nos primeiros cinco minutos que o “Washington estava sentindo a Arena”, querendo dizer que o nosso artilheiro, por estar pressionado emocionalmente, estaria jogando mal.

    Ainda bem que essa babaquice foi sufocada pelos fatos (3 gols na lata). Mesmo que o Wash não tivesse marcados os 3 gols, como ele poderia sentenciar com 5 MINUTOS de jogo que o jogador estava abalado emocionalmente por jogar na Arena ????

    É … 1,5 mil/mês …tá explicado. Fora que se o Atlético PR cai ele vai narrar na segundona. Corre o risco de cair para R$ 750.

    De qualquer forma, temos que brigar sim para elevar o nível dos locutores/cometaristas. E principalmente, para pararem de prejudicar o Flu. O que assistimos todo fim de semana é um show leviandades. Minha mulher acha que eu vou ter uma síncope toda vez que eu “discuto com a televisão” durante os jogos. É muito analfabeto funcional para o meu gosto.

  29. Leonardo Carvalho

    comentou em 16/10/2008, às 18:56

    Só tenho algo a dizer: se um peido tivesse cara, ele teria a cara do Telmo Zanine.

  30. Leonardo Carvalho

    comentou em 16/10/2008, às 19:00

    Jornalistas que estão em evodência que eu acho/tenho certeza que são tricolores:

    Luis Carlos Jr (sportv); Sidney Garambone; Fernando Calazans

  31. Fabio Oliveira (agora com sobrenome)

    comentou em 16/10/2008, às 19:20

    Essa má-vontade é irritante! Semana passada eu quase quebrei a minha TV quando assistia a uma mesa redonda na ESPN-Brasil. (que assim como o SPORTV só fala de São Paulo). Quando chegou no minuto para discutir sobre o Fluzão, o FDP do Juca “Kfuro” disse com todas as letras que “torcia para o wasco não ser rebaixado, pois é um time que tem camisa e história, enquanto o Fluminense merece ser rebaixado, pois tem tradição em rebaixamento”.
    O FDP corintiano só pode ter inveja do nosso Fluzão e raiva pra falar uma merda dessa. Não demonstrou nenhum respeito com nossa história e com nossa verdadeira tradição.

    O Fluminense deveria ter uma assessoria de impressa ativa e cobrar explicações desses supostos jornalistas que “vendem” uma imagem falsa e degradante do nosso clube. Inclusive, eles deveriam ser civilmente responsabilizados pelas falácias que jogam para a opinião pública, pois estão lesando a honra/imagem da instituição.
    Eles devem apenas noticiar fatos e não inventar versões sobre os mesmos. Se foi o Flu que virou a mesa (em 2000) que apontem as provas, do contrário deverão ser penalizados civilmente pela mentira que propagam!

    A assessoria de imprensa que eu visualizo para o meu tricolor deveria inclusive informar a imprensa sobre a veracidade de certos fatos, comprovando-os sempre que possível através de documentos históricos, informar a posição oficial da instituição FFC sobre o assunto e as medidas legais que serão tomadas no caso de notícias falaciosas que atentem contra a imagem da instiuição.

  32. Fabio Oliveira (agora com sobrenome)

    comentou em 16/10/2008, às 19:23

    Mesa redonda tricolor urgente! Nem que seja pela internet.

    Vai a sugestão pra diretoria do Fluzão: CanalFlu pra ontem!

    ps. acho que na região serrana do Rio tinha um programa de TV só sobre o Fluminense. Alguém sabe se ainda existe?

  33. Hugo Grillo

    comentou em 16/10/2008, às 19:30

    Não assisto há tempos os programas esportivos. São irritantes, tendenciosos,…

    Minha pergunta é: O que podemos fazer para reclamar destes absurdos?

    Acho que se for através de email, devemos faze-lo em massa;
    Se for telefone, que liguemos em massa;
    Carta, passeata, o que for, façamos. Posts como esse, o do Maracanã, RMP, mostram e comprovam que somos humilhados através de mentiras e má vontade dessa raça de pseudo jornalistas.

    Precisamos realmente fazer algo que mude este tipo de postura. Não queremos que babem o nosso ovo, mas que sejam verdadeiros e mostrem os fatos.

    ST,

    Hugo

  34. cezar motta

    comentou em 16/10/2008, às 19:31

    Sem dúvida, verdadeiros hipócritas e falsos profissionais. O REnato Mauríco Prado publicou há alguns anos em sua coluna que o então jogador Caio, hoje comentarista, e o pagodeiro Alexandre Pires foram flagrados transando dentro de um carro e levados a uma delegacia. Uma daquelas brincadeiras de INternet em que o RMP mais uma vez acreditou o publicou, de forma absolutamente irresponsáveis. Hoje, os dois, Renato e Caio, são vistos lado a lado na Sportv.

  35. Fabio Oliveira

    comentou em 16/10/2008, às 19:33

    O Flu deve vender os direitos de transmissão de seus jogos sob a condição de uma equipe especifica narrar os seus jogos. Afinal de contas os telespectadores do PPV que são tricolores querem um produto destinado a eles.

    Essa equipe de narradores e comentaristas poderia ser vinculada com o Clube (ex-jogadores) e deveria ser especializada sobre o Fluzão e suas notícias.

    Tenho certeza que os tricolores comprariam ainda mais o PPV se tivessem a certeza que receberiam um produto próprio para eles.

    Com tantos canais de PPV é plenamente possível tamanha organização. Cada clube com sua própria equipe. Cada telespectador escolhe qual equipe quer assistir!

  36. Eudes Júnior/ Fortaleza-ce

    comentou em 16/10/2008, às 19:34

    Um clube que não tem influencia nos bastidores dá nisso.Sempre cito aqui o exemplo do zico.Quando cuca foi treinar o flu falaram mal dele,rafael sobis foi jogar no catar a mesma coisa,mas ninguem falou mal do zico que foi parar no uzbesquistão.Porque? porque o meio jornalistico é uma podridão so,são poucos jornalistas que são imparciais…

  37. Fabio

    comentou em 16/10/2008, às 20:09

    Essa má-vontade é irritante! Semana passada eu quase quebrei a minha TV quando assistia a uma mesa redonda na ESPN-Brasil. (que assim como o SPORTV só fala de São Paulo). Quando chegou no minuto para discutir sobre o Fluzão, o FDP do Juca “Kfuro” disse com todas as letras que “torcia para o wasco não ser rebaixado, pois é um time que tem camisa e história, enquanto o Fluminense merece ser rebaixado, pois tem tradição em rebaixamento”.
    O FDP corintiano só pode ter inveja do nosso Fluzão e raiva pra falar uma merda dessa. Não demonstrou nenhum respeito com nossa história e com nossa verdadeira tradição.

    O Fluminense deveria ter uma assessoria de impressa ativa e cobrar explicações desses supostos jornalistas que “vendem” uma imagem falsa e degradante do nosso clube. Inclusive, eles deveriam ser civilmente responsabilizados pelas falácias que jogam para a opinião pública, pois estão lesando a honra/imagem da instituição.
    Eles devem apenas noticiar fatos e não inventar versões sobre os mesmos. Se foi o Flu que virou a mesa (em 2000) que apontem as provas, do contrário deverão ser penalizados civilmente pela mentira que propagam!

    A assessoria de imprensa que eu visualizo para o meu tricolor deveria inclusive informar a imprensa sobre a veracidade de certos fatos, comprovando-os sempre que possível através de documentos históricos, informar a posição oficial da instituição FFC sobre o assunto e as medidas legais que serão tomadas no caso de notícias falaciosas que atentem contra a imagem da instituição.

  38. Fabio

    comentou em 16/10/2008, às 20:10

    Mesa redonda tricolor urgente! Nem que seja pela internet.
    Vai a sugestão pra diretoria do Fluzão: CanalFlu pra ontem!
    ps. acho que na região serrana do Rio tinha um programa de TV só sobre o Fluminense. Alguém sabe se ainda existe?

  39. Fabio

    comentou em 16/10/2008, às 20:11

    O Flu deve vender os direitos de transmissão de seus jogos sob a condição de uma equipe especifica narra os seus jogos. Afinal de contas os telespectadores do PPV são tricolores e querem um produto destinado a eles.

    Essa equipe de narradores e comentaristas poderia ser vinculada com o Clube (ex-jogadores) e deveria ser especializada sobre o Fluzão e suas notícias.

    Tenho certeza que os tricolores comprariam ainda mais o PPV se tivessem a certeza que receberiam um produto próprio para eles.

    Com tantos canais de PPV é plenamente possível tamanha organização. Cada clube com sua própria equipe. Cada telespectador escolhe qual equipe quer assistir

  40. Marcia Milk

    comentou em 16/10/2008, às 20:15

    É fato que há muito tempo o jornalismo esportivo precisa de mais profissionalismo. É profundamente irritante como se comportam os locutores e os comentaristas esportivos.

    A má vontade é enorme e acaba-se escutando as maiores sandices, como o ocorrido no último jogo, logo após a repetição do lance em que o Coração Valente perdeu o gol.

    Um dos jornalista falou em alto e bom tom – “Que perna de pau” – atitude lamentável, pois um “jornalista profissional” não deve expressar durante a sua jornada de trabalho, uma opinião pessoal, em tom tão depreciativo.

    Parece que o canal está fazendo um favor em transmitir algum jogo do Fluminense, quando na realidade estão recebendo pelo serviço.

    Esses “profissionais” é que são os verdadeiros pernas de pau, da área esportiva.

  41. José Octavio

    comentou em 16/10/2008, às 20:19

    Eu concordo inteitamente com o Post que nosso Fluzão está completamente sem prestigio. Mas minha visão é que a impressa está querendo reduzir a quantidade de clubes grandes no Brasil, com isso tem tentado fazer lavagem cerebral no povo. O que eles ganham com isso??? Com menos clubes barganhando cotas de TV economizam. Vi inclusive outro dia o Cléber Machado no Bem Amigos dizendo que está ocorrendo o mesmo que na Europa no Brasil que só tem chegado bem no Brasileiro SP, Inter, Cruzeiro e claro o Flamengo. E esse parecem ser os escolhidos.

  42. Rafael Pessanha

    comentou em 16/10/2008, às 20:40

    Rogerio Miranda, é ,já ouvi algumas transmissões da transamerica.Os caras tem senso de humor…
    Leonardo Carvalho, sobre calazans ser tricolor …tenho minhas duvidas,em um desses debates da espn brasil ele estava comentando sobre uma derrota do time da galinha preta e ele usava a primeira pessoa do plural..”por que nós perdemos?o nosso problema foi que…bem,nosso não o deles, o do flamengo…”
    A transmissão do canalfluminense era mto boa.Mazella deixava claro:”essa é uma transmissão pra tricolores,torcedores do Fluminense”
    Fluminense tinha que ter um

  43. Rafael Pessanha

    comentou em 16/10/2008, às 20:41

    continuando…
    uma emissora própria…

  44. David Juiz de Fora

    comentou em 16/10/2008, às 20:52

    O apresentador Marcelo Barreto é botafoguense. O conheço t/ um sítio aqui em Minas proxímo a minha cidade

  45. ZéAraujo

    comentou em 16/10/2008, às 21:33

    Na transmissão do Patético 1 x 3 FLU a Sportv chegou ao cúmulo do desrespeito com a torcida e com a instituição FFC, abandonando o minuto final do jogo para mostrar o Maracanã vazio, onde o jogo do urubú havia se encerrado cerca de 2 ou 3 minutos antes.

    Mas o pior é que o problema não se deve apenas ao monopólio da RG sobre o futbol no Brasil. As outras redes são até piores, principalmente por serem dominadas de forma absoluta pelos paulistas.

    Ao Fluminense, no meu entendimento, resta apenas uma tentativa para minimizar o problema, que seria por meio de investimento em mídia, com uma equipe própria de jornalistas atuando em defesa institucional do clube, ao invés de ficar, como agora é feito, somente mandando releases para serem jogados nas laeas de lixo das redações.

  46. Eduardo Albuquerque    

    comentou em 16/10/2008, às 21:35

    caros,
    calazans é MUITO rubro negro. assim como o Telmo Zanini (embora todos achem que ele é inter- e de fato é gaucho)

  47. Hugo Grillo

    comentou em 16/10/2008, às 22:15

    Pior foi hoje no Jornal Nacional, isso mesmo Jornal Nacional… Mostrar com LEGENDA o momento que o Tiago Silva entra em campo e os FDP que foram de graça ao maracanã gritando “ão, ão, ão 2ª divisão”…

    Na boa, como que pode um canal de TV, aberto para o Brasil fazer uma propaganda negativa de um clube – seja qual for – num jogo da seleção brasileira?!

    Tô legal de RG, tô legal de SporTv, de RMP, Telmo Z. e aquela corja. Só assino a porcaria do PPV, pq. NÃO TENHO OPÇÃO…

  48. Hugo Grillo

    comentou em 16/10/2008, às 22:16

    Pior foi hoje no Jornal Nacional, isso mesmo Jornal Nacional… Mostrar com LEGENDA o momento que o Tiago Silva entra em campo e os FDP que foram de graça ao maracanã gritando “ão, ão, ão 2ª divisão”…

    Na boa, como que pode um canal de TV, aberto para o Brasil fazer uma propaganda negativa de um clube – seja qual for – num jogo da seleção brasileira?!

    Tô legal de RG, tô legal de SporTv, de RMP, Telmo Z. e aquela corja. Só assino a porcaria do PPV, pq. NÃO TENHO OPÇÃO…

    Precisamos fazer protestos sérios e eficientes.

    ST,

    Hugo

  49. Flavio Marcelo

    comentou em 16/10/2008, às 22:20

    Eu ouvi o Marcelo Barreto falar em off que o Washington era perna de pau, o microfone estava aberto e quando entrou as imagens ninguém falou nada.
    Quando os orcs foram jogar em Curitiba contra o Coritiba eles levaram o Júnior para comentar, fica a pergunta se a diferença de audiência (dinheiro) é tão pequena por que esse tratamento previlegiado para os orcs?
    Deveriamos, enquanto consumidores, exigir que os comentários dos jogos do FLU fossem feitos por um tricolor ( Garambone?, uma idéia) e nos classicos, ou dois comentaristas ou um neutro.
    Volto a repetir: é um direito nosso como consumidores. Acho que dá para fazer uma grande campanha envolvendo todos os sites do FLU como mobilizadores!
    Essa bola é nossa, não tem desculpa de diretoria, apesar de mais uma vez esta ser omissa.

  50. Armando B. Castanheira

    comentou em 16/10/2008, às 22:29

    Não vou ficar com meias palavras. O Telmo Zanini é um babaca sem tamanho. O narrador do jogo do Flu contra o patético é patético. E se o Juca kfuri falou mesmo o que o Fábio disse, o caso é de implicação e/ou gozação barata. Só que covarde, pois não temos como nos defender. O que fazer para evitar esses jornalistas criticarem de forma irresponsável o nosso clube? Porrada? Não sendo porrada, qual outra solução? Por que é foda ficar vendo este tipo de situação e não poder fazer nada.

  51. Casoba    

    comentou em 16/10/2008, às 23:12

    Telmo Zanini? Isso não existe.

    Alguns são maliciosos deliberadamente, outros são apenas burros. Os locutores do PPV em geral parecem não entender que a torcida do time visitante também está assistindo e ouvindo todas as suas sandices. Narram como se seu público fosse o público que está no estádio.

    Aquele João Guilherme torce demais contra o Flu. Num jogo do Brasileiro de 2003, mal foi dada a saída e ele disse “esse 0×0 coloca o Fluminense na zona de rebaixamento”.

  52. Claudio Percegueira Faustino

    comentou em 16/10/2008, às 23:24

    Fazer o que … O Flamengo dá mídia, dá Ibope …

  53. Sergio Curvelo

    comentou em 16/10/2008, às 23:32

    Durante a histórica e magnífica campanha da Libertadores o único comentarista que exaltava o Fluminense era o Alex Escobar! O resto tratava a situação com desdém, sem a devida importância dos fatos. Como se fosse uma afronta o Fluminense chegar a uma final daquelas!
    Como o Fluminense não foi o campeão eles ficaram cheios de si, achando que suas teorias esdrúxulas fazem sentido! Péssimos profissionais. Sem ética, sem caráter, sem pulso, sem qualificação!

    Se soubessem de alguma coisa estavam treinando times e ganhando rios de dinheiro!
    O último comentarista que fez isso foi o “Apolinho”! Vcs já sabem na merda que deu!

  54. Sergio Binda

    comentou em 17/10/2008, às 0:02

    Excelente matéria da Flusócio. Acho apenas que deveria ser encaminhada ao SPORTV ou publicada como matéria paga no Globo. Desta forma mais torcedores do Flu e de outros clubes igualmente prejudicados teriam conhecimento deste tipo de atitude, além de levantar a questão contra estes falsos profissionais.

    Eu era assinante do ppv e cancelei pois não aguentava mais estes maus profissionais tratando o Fluminense com tamanha indiferença e preconceito. O tal do Marcelo Barreto ficou indisfarçavelmente feliz quando perdemos a Libertadores. Me perguntem se perco tempo assistindo estas mesas redondas? De jeito nenhum. esta é a diferença da torcida do Fluminense… Somos mais cultos, inteligentes e consequentemente difíceis de sermos manipulados.

  55. Paulo Lima

    comentou em 17/10/2008, às 1:47

    Achei excelente a oportunidade deste tema. Estava com isso atravessado há tempos.

    Um blogueiro acima diagnosticou muito bem uma das razões desse despeito, ou golpe. Já sei que muitos jornalistas corporativistas irão dizer que estamos atrás de uma teoria da conspiração.

    Mas a coisa é facilmente entendida.
    Menos clubes com poder de captar patrocínio e de consumo, melhor para as emissoras que querem pagar menos cotas. Faz parte do famoso marketing esportivo.
    Jornalismo, principalmente o de TV ( aberta ou cabo)é um negócio. Não tem como prioridade a idoneidade informativa.

    Uma boa maneira de entender a conveniência neste interesse em pulverizar o Fluminense se dá pelo seguinte contexto.

    Estados com mais clubes fortes em termos de torcida e potencial de arrecadação:
    – RJ ( flamengo, vasco, FLU e botafogo)
    – SP ( Corinthians, Palmeiras, São Paulo e santos)

    * É notório o mérito do investimento bem sucedido em São Paulo desde o final da década de 80. Porém, como em todo negócio agressivo, já estão se beneficiando da incompetência dos times cariocas em reagir a altura.
    Palmeiras e Corinthians têm exemplos recentes de más administrações e falcatruas, mas aqui no Rio conseguimos ser pior ainda!
    Apesar do trabalho bem feito pela FLUSÓCIO em exibir números que provam que a superioridade econômica dos Paulistas não é tão grande quanto a mídia televisiva nos enfia guela a dentro entre outros factóides, vejamos como eles “lucram” despeitando o FLU.

    Concluindo que a redução de clubes fortes que disputem os títulos, como na Europa, é vantagem para eles, observemos então como se dá o critério da nova divisao do bolo.

    Os 2 ou 3 grandes de São Paulo compondo nova panelinha de 6 clubes ( Corinthians, Palmeiras e Sao Paulo, com menor vantagem para o Santos), teremos aí também o flamengo ( somente pelo número de torcedores, acreditando que assim seria mais fácil injetar investimentos qualitativos pela ausência de competidores cariocas como o FLU e o botafogo) talvez o Vasco entrasse nessa e as outras duas vagas se alternariam com os clubes de Estados que possuem apenas 2 clubes competitivos ( Cruzeiro e Atletico em MG, Inter e Gremio no RS)

    O resto seria para ficar na zona intermediária, como o Atletico PR, Coritiba, FLU, botafogo, talvez uns dois do nordeste, um de SC, e uns gatos pingados para fugir do rebaixamento.

    Aliás já começamos a ser achincoalhados quando tentaram fazer aquele bate boca ridiculo com o Atletico PR, como se fossemos do mesmo nível.

    Querem reamente diminuir nossa importancia.

    Há jornalistas e comentaristas que respeito pela imparcialidade como o Lédio Carmona, o André Rizeck, apesar de ser difícil se afastarem da dose maciça de futebol paulista que somos forçados a acompanhar.

    Sinceramente, mesmo na época da Libertadores, quando tivemos a melhor defesa e eliminamos São Paulo e Boca. Tudo bem que não tinhamos um futebol vistoso mas era eficiênte.

    Estes calhordas a comentar que tinhamos sorte, jogávamos mal e ganhávamos e outras bobagens.
    Me lembro bem daquele Paulo Calçade da ESPN, antes de começar a Libertadores, o cara quase que garantiu no ar, ” O Fluminense não será campeão!”. Esse escapou por pouco. Eu ia infernizar a vida dele se não fosse o 2 de Julho maldito.

    E aquele Lúcio de Castro que vive a exibir sua pança ridícula aqui pelo Leblon! Ele até que faz umas matérias interessantes e conhece um pouco de volei, mas sua boca é um esgoto em matéria de futebol.
    Cada uma que eu tive que escutar. Uma das pérolas sugeria que se o Fluminense tivesse planejamento, deveria se preparar em um CT que existe nas Agulhas Negras para se adaptar à altitude contra a LDU. E ele continua a falar que tivemos sorte e jogamos mal.

    E aquele Trajano da ESPN, eu até acho alguns comentários dele interessantes mas bastou o Thiago Silva oscilar um pouco de produção, lá vem ele dizer que Miranda (quem???)do São Paulo é o melhor zagueiro do Brasil, criticando até a convocação do nosso zagueiro. Se bem que eu acho que ele deveria ficar mais tempo no Flu do que jogar essas peladas do Dunga.

    Enfim, tudo para apagar o mais rápido possível a boa imagem que conseguimos na competição.

    Não esqueçam a força que o FLU tem em Brasília, Juiz de Fora, Bahia e tantos outros lugares no Brasil e Universo afora!

    Infelizmente estamos sozinhos nessa. Só nós mesmos podemos virar esta situação pois, além da incompetência interna, também temos que nos defender dos que estão embaixo tentando tirar uma casquinha da gente. Ainda mais na situação em que estamos, quando ressucitam aquela distorção de fatos de que subimos da terceira para a primeira.

    VAMOS NOS UNIR!!!!!

  56. Heitor D`Alincourt

    comentou em 17/10/2008, às 1:51

    Amigos,
    Um camarada meu que trabalha na captação de recursos e patrocínio do Campeonato Brasileiro, me disse que a grande vantagem daquela porra em relação aos outros clubes, é que esta agremiação, é a que mais desperta repulsa nos telespectadores adversários.Sendo assim, sempre tem mais gente vendo, torcendo contra, secando os caras e por consequencia, gerando mais audiência. Baseado nesse dados , pensem bem antes de elegerem seu vilão favorito pois, de forma invonlutária, vocês também chocam o ovo da serpente.

  57. Paulo Lima

    comentou em 17/10/2008, às 2:06

    Ficava espantado durante a Libertadores como esses caras conseguiam conversar horas sobre a participação do São Paulo, do flamengo e cruzeiro.

    Análizes “profundas” e demoradas e quando chegava a vez do Flu era aquela notinha. Aliás a fanfarronice do Renato ganhou muito mais destaque do que o time.
    Concordo que o cara se excedeu muito durante o tempo em que esteve no laranjal mas também foi criticado quando disse que acreditava na virada contra a LDU no Maraca. Queriam oque? Que ele jogasse a toalha e falasse que não dava mais?
    Neste episódio fez bem, incendiou o time e o título nos escapou por muito pouco.

  58. Carlos Tricolor

    comentou em 17/10/2008, às 3:31

    Pra quem torcem alguns jornalistas :

    http://www.thomazrafael.com.br:80/pingando_tj.php

  59. Carlos Tricolor

    comentou em 17/10/2008, às 4:26

    A opinião publicada, com o fim da censura, passou a assumir para si o papel de defesa dos interesses difusos da sociedade, então carente de um olhar. Mas, chegando nos anos 90, associado aos novos poderes do Ministério Público dados pela CF 88, descambou dessa vocação de defesa de interesses difusos para o mais reles denuncismo, pois percebeu que canalizar as indignações com as injustiças de cada dia, vendia mais jornal. Isso não é ideológico. É comercial, mas também de afirmação daquela vocação. Difícil distinguir onde começa um e termina o outro.

    E assim somos todos obrigados a engolir as bravatas políticas, econômicas e esportivas, que a Rede Globo nos enfiam goela abaixo todas as semanas, como somos obrigados a engolir as distorções que a Rádio Globo, a Globo.com, a TV Globo, a SportTV, fazem sobre o flamengo e também dos times paulistas e seus adversários.

    Walter Clark era na década de 70, época da ditadura, diretor do Sistema Globo. Um flamenguista fanático que foi vice-presidente do flamengo. Ele favoreceu o flamengo, ao enaltecer as “façanhas” flamenguistas da década de 70/80. Não muito diferente do que a Band e a própria Globo fazem hoje, ao privilegiar paulistas nas transmissões e coberturas. Há um predomínio em favor do flamengo (junto com os paulistas), a nível nacional, disputando com a cobertura com os clubes locais.

    Lembrando para a SportTV, que se continuar a selecionar o que será mostrado, como, quando, em que tom, certamente perdera audiência e credibilidade, pois com a Internet, o maior instrumento de democratização desde a escrita, ela começara a perder seu poder, porque as pessoas espalham na rede, as verdadeiras informações.

    A relação com a mídia é tão estratégica como o planejamento orçamentário ou de gestão, sendo que esta mesma mídia tem que ter respeito e valorizar a instituição Fluminense e seu Torcedor, porque o clube detém uma das maiores torcidas do Brasil, uma percepção de marca e de torcida de alto poder aquisitivo e isso a torna de alto valor agregado e de grande potencial comercial.

  60. claudio nacif

    comentou em 17/10/2008, às 7:50

    Post excelente!
    Em relação a este assunto, desde a final contra a LDU, qndo assistia a narração do Luiz Carlos J. e tinha que aguentar ao Júnior a comentar, chega.
    Acredito que em relação a esses constantes problemas este Blog e a Legião Tricolor podem e devem interferir, pois é ridiculo a maneira com que o Sportv trata o Fluminense.
    Faixas contra comentaristas e falsos jornalistas pré-aposentavéis (rmp), não seriam nenhum problema.
    Saudades de Genuário de Oliveira, desculpem se a grafia estiver errada.
    Gosto muito dos comentários do Paulo Cesar Vasconcelos, desde a epóca da ESPN,
    SDS Tricolores

  61. Eudes Júnior/ Fortaleza-ce

    comentou em 17/10/2008, às 8:09

    Fabio:

    A conversa começou com mauro cesar pereira dizendo que flu e vasco tinham peso na camisa e poderiam sair da zona maldita,diferente de ipatinga,nautico,etc.Juca então concordou parcialmente,dizendo que o vasco sim tinha peso,pois nunca caiu,ja o nosso flu não,o peso era pra baixo,pois ja tinha caído 3 vezes,e poderia sentir de novo o trauma.Confesso que apesar de ser duro ouvir isso,o comentario dele não deixa de ter uma lógica,INFELIZMENTE…

  62. Thiago Reis

    comentou em 17/10/2008, às 8:09

    Bom dia amigos,

    O post está correto em defender os nossos interesses, que somos consumidores, portanto somos clientes das empresas citadas.

    Com relação ao jogo do Atl-PR eu comentei a mesma cpisa durante o jogo enquanto assistia com o meu pai. Mas essas coisas ocorrem pq a transmissão é regionalizada, a equipe que transmite a partida é da praça onde ela acontece. Quando a transmissão é no PFC então é pior ainda.

    Essas distorções ocorrem em menor escala nos jogos aqui no Rio pq muitos dos profissionais que trabalham aqui nem são cariocas. Mas quando o jogo é no sul ou no nordeste é sempre isso… chega a ser patético.

    Quanto ao Telmo Zanini, a má vontade dele é flagrante com relação ao futebol carioca. Sempre foi assim… ele sempre critica tudo relacionado aos times do Rio.

    Eu já morei no RS e pude perceber o tamanho do complexo de vira-lata deles. O tão famoso orgulho gaucho é provocado por um enorme complexo de inferioridade que os faz ter necessidade de se auto-afirmar.

    Acreditem, TODOS os gauchos morrem de inveja do Rio de Janeiro e dos cariocas.

    Nós precisamos aprender a ignorar completamente esse tipo de jornalista clubistas ou bairristas como Renato M Prado, PVC, Benja, Telmo Zanini… eu já adotei essa medida e garanto que quem adotar tb será muito mais feliz.

  63. Eudes Júnior/ Fortaleza-ce

    comentou em 17/10/2008, às 8:12

    Tudo que acontece com nosso flu hoje é reflexo de falta de influencia nos bastidores,e de 18 anos negros no futebol.Depois do tri da decada de 80,nosso flu não conseguiu manter a tradição de titulos de outrora.Odeio ter que falar isso,nego sempre quando discuto futebol com meus amigos,mas no fundo essa é a verdadeira verdade.Vivemos de glórias do nosso passado…

  64. Thiago Reis

    comentou em 17/10/2008, às 8:26

    Ah… só uma sugestão.

    Não assistam os jogos sozinhos…

    Eu assisto quase sempre com meu pai pq divido o PPV com ele… garanto que nosso debate é muito mais interessante do que os comentários do “profissional” que está comentando o jogo. Assim nem preciso prestar atenção neles.

    E quanto a discissão aqui sobre qual jornalista torce para um time ou para outro, não acho que isso seja o mais importante. Todo mundo tem um time de coração (pelo menos quem acompanha futebol), é impossível o cara se tornar jornalista esportivo e não ter um time. Mas não é for isso que o cara tem que se cormportar como um torcedor durante o seu trabalho.

    Mais importante do que o time do jornalista é o comportamento dele.

    Se eu fosse comentarista ia pedir pra não comentar jogos do Flu (talvez por isso eu não seja jornalista). Com certeza eu ia acabar escorregando nas palavras em algum momento e soltar pérolas do timpo “estamos jogando muito mal”.

    O bom profissional não distorce e nem torce. Ou pelo menos se esforça para não ser injusto ou ficar puxando a sardinha pro seu time.

    Vcs conhecem algum flamenguista que tenha raiva do Gerson??? E todos sabem que ele é tricolor.

    Eu tb não acho que o Márcio Guedes puxe a sardinha pro Bosta apesar de ser botafoguense.

    Aliás, ambos fazem justamente o contrário… são muito mais rigorosos e criticam muito mais os seus respectivos times justamente pela paixão os fazerem mais exigentes com seus times de coração.

    A questão é a falta de profissionalismo e não o time de cada comentarosta.

  65. Cristiano teles

    comentou em 17/10/2008, às 8:50

    Não perco mais meu tempo vendo essas mesas redondas.

    Sobre o jogo contra o patético lembro do comentarista ter falado que o Fluminense não merecia estar ganhando o jogo(tava 2×1),e disse q apenas fizemos 2 gols de penalti e nada mais,que só dava patético,sendo que o washington ja tinha disperdiçado aquele presente do tricolor antonio carlos e o gallato tinha feito duas defesas em finalizações do mesmo Washington.Depois desse cometário coloquei minha tv no mudo.

    Sempre me pergunto,porque tanta raiva da imprensa com o nosso Fluminense???
    não consigo realmente entender!
    S.T

  66. Pedro Henrique Corado

    comentou em 17/10/2008, às 9:07

    Amigos, sugiro um post sobre o trabalho do nosso técnico René Simões. A cada dia, gosto mais do que leio sobre seu trabalho. Métodos, números, simulações de situações de jogo, treinos táticos… tudo isso era o que cobrávamos dos outros treinadores e vejo que ele vem fazendo tudo isso, além de um excepcional trabalho psicológico.

    Abraço!

  67. Claudio Rodrigues

    comentou em 17/10/2008, às 9:13

    O medíocre “Apolinho” acabou pra mim quando deu uma entrevista, após deixar de ser treinador de seu clube de coração, dizendo textualmente: VI COISAS NO FUTEBOL QUE JAMAIS REVELAREI… O QUE ELE QUERIA DIZER? QUE HAVIA ARMAÇÃO?…

    O Telmo Zanini não vale nada, já disse que a torcida do Flamengo era exemplo e que a torcida do Flu não… E olha que a imprensa não fala nada sobre assaltos, violência, quebradeira em estádio nos jogos do Fla… Será que não ocorre nada e eles são realmente exemplo de comportamento?… Acho difícil pois sei que os até os ambulantes do Marcanã detestam os torcedores do Flamengo, visto que suas mercadorias são constantemente roubadas lá…

    É cruel demais comparar a torcida do Fluminense com o Flamengo, analisando pelo patrocínio pelo público alvo então é facil saber porque o Fluminense pode ter uma empresa de plano médico particular estampada na camisa e a deles ter a marca de oléo lubrificante para carro… Me poupem…

    A sugestão do canal tricolor é muito viável pela internet (site oficial e/ou de torcida), a torcida do flu suportaria financeiramente. Quanto ao Flusócio sugiro reformular o departamento de marketing do clube, após as próximas eleições (das quais participarei votando) para cobrar um posicionamento contundente…

    tenho NET (por falta de opção), mas não tenho PPV, não vejo mesas redondas e programas de esporte (só quando ganhamos pra ver o que eles dizem, se bem que depois do jogo com o Atletico PR acho que nem vou ver mais, pois eles só falaram do Flu por cerca de 1 minuto e ainda disseram que o Washington começou a comemorar o primeiro gol e depois desistiu). Eu é que desisti depois daquilo…

    ST.

  68. Thiago Lira

    comentou em 17/10/2008, às 9:53

    Acho que só falam bem de Flamengo e Corinthians. O resto todo, cagam e andam…nao é só com o Fluminense nao. Alias me irrita esse complexo de vítima que a maioria dos tricolores têm. Que tal começarmos a ganhar títulos? Lembro aquela epoca da nossa via crucis que o Casseta e Planeta nao parava de sacanear o Fluminense. Todo mundo ficava dando ataque, achando um absurdo e xingando os Cassetas mas foi só a gente começar a ganhar que eles passaram a zuar outros clubes, como o Botafogo e agora, recentemente, o Corinthians. Claro que eles perderam a linha naquele caso do Chitaozinho e Xororó mas na maioria das vezes, a maior culpa da zuacao era dos proprios dirigentes que faziam equipes fracas…

    Eu acho que nesses programas, tem uma galera que até fala bem do Flu e sempre lembra o Flu (como o Luiz Carlos Jr e o Garambone, torcedores do Fluzao). Tem outros com boa analise tatica, como o Ledio. O Assaf tambem entende mas é mais rubro-negro que o Renato Mauricio Prado. So que deixa parecer menos…

    Mas tem alguns ali que já sacaneiam o Fluminense de proposito, pq sabem que nego vai ficar xingando na caixa de e-mails. O maior exemplo deste “falem mal mas falem de mim” é o Zanini. Sempre quando ele se refere ao Flu (para falar mal, como sempre) os outros membros da mesa até dao risadas, pois sabem que ele já tem essa ma vontade com o Fluminense e com sua torcida e que a reciproca é verdadeira. O Flu está para ele assim como o Rio de Janeiro está para o tal do Morsa. Será que ninguem percebe que esses caras sao “atores” que falam mal do clube para medir a popularidade de seus programas? Eles tem que falar mal para alguem falar deles, porque senao nao seriam lembrados nem por seus familiares e por isso, perderiam o emprego facil facil…

  69. Heitor D`Alincourt

    comentou em 17/10/2008, às 10:14

    Se eu fosse o Celso Barros, implementaria um prêmio,
    em reconhecimento ” ao valoroso trabalho destes profissionais da imprensa esportiva” em que o torcedor,através do voto, pudesse escolher o seu comentarista/jornalista de futebol de estimação. Ao ganhador, eleito pelo voto dos telespectadores, um super plano de saúde, extensivo aos seus familiares. Na boa, tenho a convicção que uma atitude parecida como essa, domesticaria muita gente.

  70. Estephan

    comentou em 17/10/2008, às 11:00

    auhhuahuahuauh

    Essa teoria é a melhor, c/ certeza um TRICOLOR comeu a mulher do Zanini……….auhshuasuha

    O pior é que esse palhaço é gaúcho e flamenguista…..pqp

    Mas o que me deixa mais irritado nas transmissões é que os comentaristas parecem que fazem um roteiro de comentários antes do jogo começar e falam aquilo o tempo inteiro……

    Por exemplo no flu e atlético o cara teve a coragem de falar no intervalo que o patético foi mais organizado e comandou o jogo….qdo na verdade eles encostaram na bola 2 vezes e fizeram o gol em + um frango do FH (numa bola parada), enquanto o flu teve sei la, umas 6, 7 chances…4 do wash, 2 c/ e.santos e uns escanteios la…..isso acontece toda hora nos jogos, o cara fica c/ um discurso pronto do 1º ao último minuto não importando o futebol do time.

  71. Leo Lemos

    comentou em 17/10/2008, às 12:14

    AToda vez que fizessem esse tipo de coisa, tinha que haver uma mobilização.

    Continuo afirmando, o ideal era a torcida tricolor passar um abaixo-assinado entre os torcedores em dias de jogos a ser levado aos diretores das Organizações Globo (PPV, Net, TV e jornal) pedindo respeito pelo clube e o afastamento de alguns “profissionais” cobertura de jogos do clube.

    O Fluminense é diferente de outros clubes, por isso mesmo devemos mostrar nossa força sem usar a violência, mas nosso poder de consumidores.

  72. Leo Lemos

    comentou em 17/10/2008, às 12:20

    Outra coisa: já tentei fazer esse levantamento mas não pude fazê-lo sozinho. Mas poderíamos tentar fazer esse trabalho juntos.

    A idéia era pegar as notas dadas pelos jornais nos jogos do Fluminense e do Flamengo e fazer uma média a cada jogo. Nas vezes que fiz isso, chegou-se ao absurdo de o Globo publicar uma média para um empate em 0×0 do Flamengo no Maracanã ficar idêntica à média dada aos jogadores do Flu numa vitória fora de casa por 3×0.

  73. Paulo Jorge Carneiro Soares

    comentou em 17/10/2008, às 14:52

    O Assaf mora no meu prédio.

    Meu vizinho tricolor quase foi dar porrada nele de tanto que o puto gritou e sacaneou na janela e varanda na final da Libertadores, com a vitória da LDU.

  74. João Garcia

    comentou em 17/10/2008, às 15:11

    A polarização no futebol carioca entre Vasco e Flamengo aparenta ser um desejo cada vez mais forte da poderosa emissora. Isso ainda não ocorreu talvez por três motivos: Em primeiro, o confronto público entre Eurico Miranda e Rede Globo; em segundo, Flu e Bota resistem bravamente ao sucateamento promovido pela mídia, seja com um patrocínio poderoso, seja com uma diretoria minimamente competente (caso do Botafogo); em terceiro, as seguidas crises e os resultados pouco animadores do Fla, restrito apenas ao âmbito regional. Notemos que periodicamente uma crise é platada no Flu ou no Bota. Nos ultimos dez anos, é grotesca a tentativa da mídia para agigantar o Fla. A tomada da torcida deles é sempre aberta, tentando captar o máximo de torcedores. Nas outras, principalmente nos jogos contra o Fla, é sempre fechada. O Globo, no final da década de 1990 ou no início desse século, agora não me recordo, publicou matéria sobre um possível processo de “americanização” do Flu… No Rio, por exemplo, ainda há bons jornalistas e comentaristas como o Gilmar Ferreira (Extra) e Luis Ribeiro (Rádio Tupi), Gérson, Alvaro de Oliveira Filho (CBN), Luiz Mendes (Globo), Fernando Calazans (O Globo), Marcio Guedes (O Dia). Quanto aos programas esportivos, as pautas são tendenciosas, buscando sempre agradar A ou B. A reclamação não se restringe a nós, já é nacional. Embora tenhamos perdido a Libertadores, a competição recriou nossa torcida e nossa imagem diante das outras, deixando patente algo que parecia esquecido: O Rio não é apenas Fla. Deveríamos buscar alternativas na mídia eletrônica para fugir desse tipo de situação. Ainda sonho com um canal independente de tv que atendesse nossos anseios. Poderíamos, sem a mediação do Clube dos Treze, negociar nossas cotas com os interessados em nossos jogos… Não sei até que ponto isso é viável. Alguém poderia responder?

  75. João Garcia

    comentou em 17/10/2008, às 16:11

    Errata: (…) plantada (…) a tentativa da mídia de agigantar(…).

  76. Felipe

    comentou em 17/10/2008, às 17:13

    Já cansei de globos, espns e sportvs da vida. Vejo os jogos praticamente com a tecla do mute o jogo inteiro e não assino pay per view.

  77. RodrigoFlu

    comentou em 17/10/2008, às 17:47

    O Renato Maurício Prado também aposentou o Romário com um ano de antecedência.

  78. Jan Nissen

    comentou em 17/10/2008, às 20:11

    Com o segundo maior numero de assinantes do PPV, O Flu deveria exigir um comentarista em todos os seus jogos. R$ 1.500,00 por jogo ? Paga R$ 2.000, pra colocar um comentarista isento escolhido pelo clube. Isso, tenho certeza, atrairia novos assinantes tricolores e o gasto com o comentarista se reverteria em receita de assinantes.

    Eu me candidato… 16 mil por mês fora as milhas… rs

    SI SE PUEDE

  79. Marcus R. Barbosa

    comentou em 17/10/2008, às 22:44

    Esses fatos realmente sao obvios ululantes e irritam a todos!!!!! O Flu e’ e Geni do Futebol Brasileiro. Mas, essa situacao so mudara a partir da Mudanca do perfil de nossa diretoria e com titulos, muitos titulos.

    Mas, enquanto esse tempo nao chega, precisamos aturar as porradas de todos…

    Me impressionou que logo apos a Libertadores, ate’ o meu ex-Idolo de Infancia, Paulo Victor entrou no Jogo da imprensa Marrom e malhou seu ex-clube o Jogo todo antes mesmo da bola rolar…Mas, acho q ao menos se ”queimou” apos aquele jogo e nao voltou a comentar mais nada…

  80. Fernando Ventura Jr.

    comentou em 19/10/2008, às 13:28

    O importante era ficar batendo nessa tecla que somos os segundos colocados junto com o Corinthians para que as empresas, que é o que na verdade interessa, invistam no clube quando o Horcades sair do Fluminense.

  81. maurolehm

    comentou em 19/10/2008, às 13:56

    Boa Tarde caros Tricolores!

    Realmente os meios de comunicação estão longe de serem justos e coerentes. O nosso Flusão esta cada vez mais combatido e atacado pela mídia, enquanto temos vistos e ouvidos nessa mesma mídia a preferência e “puxação de saco” para com os nossos adversários. Até certo ponto entendo, pois nesses meios de comunicação há em sua maioria muitos urubus, bambis, mosqueteiros só que hoje em dia a neutralidade que deveria aparecer nos programas esportivos a tempo não acontecem mais. Dessa forma temos nitidamente essas preferências serem gritantes a ponto de nos deixarem realmente indignados. Como pra nós quase nenhuma opção nos resta, sugiro a idéia ao Flusócio, levar adiante o projeto da TV Fluminense. Estudar e analisar bem esse projeto com fins legais perante a lei, e traçar planos com objetivos de médio ou longo prazo para o Fluminense ter sim o seu canal de TV próprio, onde ali promove a sua marca e com certeza terá um grande número de assinantes para acompanha-la. Acredito que não só eu gostaria de ser assinante como também a grande maioria dessa galera que tem PPV na TV por assinatura. Fica aqui essa idéia a Flusócio futura administração do Fluminense Futebol Clube.

Deixe o seu Comentário

MODERAÇÃO DOS COMENTÁRIOS:

No intuito de manter o alto nível dos debates, aumentando cada vez mais a credibilidade desse espaço, optamos por tornar mais rígidas e transparentes as regras de moderação. Sendo assim:

1 - IDENTIFICAÇÃO: Não serão mais aceitos comentários identificados por apelidos ou pseudônimos. Todos os comentários deverão estar identificados com nome e sobrenome.

2 - LINGUAGEM: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores, pessoas públicas ligadas ou não ao Fluminense, ou mesmo grupos de pessoas.

3 - ASSUNTOS: A idéia é que os comentários se prendam ao debate do assunto levantado pelo post. Assuntos off-topic podem ser aceitos excepcionalmente, em função da relevância e da urgência. Mas não devem ser usados para desvirtuar o debate. Assuntos off-topic podem vir a não ser aprovados caso a moderação entenda que não atendem aos requisitos de relevância ou urgência.