O futuro preocupante da Timemania
Publicado em 23.10.2008.
Por Flusócio
A Timemania foi criada para tentar solucionar o problema da gigantesca dívida perante a Previdência Social e o FGTS, que atinge todos os clubes de futebol do Brasil. Juntamente à Timemania, o Governo Federal concedeu um parcelamento da referida dívida, que pode ser repactuada para pagamento em 240 meses. Para ter direito ao parcelamento da dívida, porém, a Lei nº 11.345/06 estabeleceu que os clubes, além da pagar o valor mensal do parcelamento, não podem deixar de pagar as dívidas vincendas com a Previdência e com o FGTS, a partir da adesão ao programa, sob pena de serem excluídos do parcelamento e de verem vencidas antecipadamente todas as dívidas confessadas e parceladas.
A Timemania, então, serviria como mais uma fonte para captação de recursos aos clubes de futebol, para que esses pudessem honrar os compromissos vencidos e vincendos. Para tanto, a Lei nº 11.345/06 possibilitou, ainda, que os clubes, no decorrer do primeiro ano de vigência do parcelamento e da Timemania (2008), pagassem o valor mensal do parcelamento assumido apenas com o valor mensal arrecadado com a Timemania e uma complementação limitada a R$50.000,00 com verba própria. Assim, se um clube, hipoteticamente, assumiu parcelas mensais no valor de R$100.000,00 e arrecadou com a Timemania o valor de R$20.000,00, não precisa, ao longo deste ano de 2008, complementar o valor devido com um desembolso de R$80.000,00, mas apenas R$50.000,00. Para se garantir na Timemania e no parcelamento durante o presente ano, basta ao clube honrar suas contribuições previdenciárias e fundiárias vincendas, complementando o valor de R$50.000,00.
O problema é que, a partir de 2009, os cubes terão que complementar integralmente o valor arrecadado com a Timemania, para alcançar o valor mensal devido ao parcelamento de 240 meses. Além disso, não podem atrasar as contribuições mensais vincendas. Caso ocorra o inadimplemento em qualquer dos casos, o clube é excluído da Timemania e do parcelamento de 240 meses, sofrendo o vencimento antecipado de todo esse passivo, o que significa o retorno à penhora de renda, penhora de venda de jogadores, não obtenção de certidão negativa, etc.
A última edição da revista Exame (nº 20, ano 42) traz números muito preocupantes sobre a Timemania. Informa, a reportagem, que o valor arrecadado pela Timemania está muito aquém do previsto pela Caixa Econômica Federal e a arrecadação com as apostas vem caindo mês a mês. Esperava-se que depois de um ano, a Timemania distribui-se algo em torno de R$250.000,00 por clube, mas a média mensal está em torno de R$97.000,00. Para que se tenha uma idéia, a arrecadação com a mega-sena possui uma média mensal de R$150 milhões, a Lotofácil R$84 milhões, a Quina R$40 milhões e a Timemania apenas R$13 milhões.
Significa dizer que os clubes, dentre eles o Fluminense, terão diversas dificuldades para honrar os compromissos assumidos com o parcelamento da dívida, pois a arrecadação da Timemania ajudará muito pouco no pagamento das parcelas mensais e dos valores vincendos. A pergunta que se faz é: Como a diretoria do Fluminense tem se preparado para enfrentar o problema que bate à nossa porta? Existe algum planejamento para conseguir honrar os compromissos assumidos com o fisco federal, ou vamos acabar excluídos do parcelamento, como fomos excluídos do chamado Ato Trabalhista (instrumento que permitia pagar aos poucos o passivo trabalhista do clube)?
A situação é realmente desesperadora. O Fluminense terá que arcar com o pagamento de uma parcela mensal superior a R$600.000,00, fora o pagamento dos valores vincendos. Esperamos que a diretoria tenha um planejamento adequado para o problema que se avizinha, e não esteja apenas torcendo para que o Governo Federal prorrogue o prazo de início do pagamento integral das parcelas do programa de recuperação da dívida previdenciária e trabalhista. Com a palavra, mais uma vez, a diretoria.
Retornar à Página Inicial
comentou em 23/10/2008, às 11:41
Membros do Flusócio,
Este fato vem sendo noticiado pela imprensa e por especialistas no assunto. Este não é um problema exclusivo do Fluminense mas de todos os clubes que aderiram a Timemania.
Entendo a preocupação de vocês e que deve ser de todo torcedor do Fluminense. Porém como partido de oposição e postulante a presidencia as eleições de 2010, qual a proposta da FLUSÓCIO para este tema e quais são as medidas recomendadas?
Abraços a todos.
comentou em 23/10/2008, às 11:45
Boa tarde, realmente alguem aqui ainda acredita que a Diretoria pensa em plano B, e que algum clube pensa numa estratégia, o que eles querem e esperam é a prorrogação, mas sinceramente Amo o Flu, mas sou contra o governo criar Loterias para se pagar dividas que os Clubes contrairam,sou pequeno empresario e duvido que o governo parcele meus debitos em 240 meses, duvido, comigo a primeira coisa que eles fariam é tomar meus bens, desculpem, mas os clubes tem que pagar como um cidadao c omum paga seus debitos, ou então que o governo seja complacente também com o cidadao comum.
comentou em 23/10/2008, às 12:13
Claro que não deve haver planejamento algum. Afinal esta “”diretoria” não enxerga dois palmos a frente do nariz.
A situação é muito complexa e decorre da forma como os clubes são enquadrados à luz da legislação fiscal/tributária. São constituídos como associações civis, em tese, sem fins lucrativos, mas não se beneficiam de nenhuma renúncia fiscal pois não proporcionam nenhum benefício para o Estado, ao contrário de outras associações civis que prestam serviços educacionais/ assistenciais.
A meu ver, mantido este status, todos os clubes irão à falência pois os salários dos jogadores são altíssimos e os encargos trabalhistas e patronais são proporcionais a estes salários, ou seja, são impagáveis.
O futebol tem um apelo popular enorme, e os clubes poderiam firmar convênios com o Poder Público para , por exemplo, instituir programas destinados a juventude através do esporte, se beneficiando tributariamente por esta ação de cunho social. Estariam tirando das ruas menores que são facilmente cooptados pela bandidagem.
Estas mudanças, entretanto, são complexas e dependem de políticos que muitas vezes mantém interesses escusos envolvendo seus respectivos times.
Mas, esta bandeira pode ser levantada!
comentou em 23/10/2008, às 12:56
Zeca,
Com certeza a diretoria deve estar esperando que a coisa se resolva por si só. Como não é um problema exclusivo do Fluminense e sim de todos os clubes o governo vai facilitar em algum momento, assim como dá ajuda a empresas aéreas quebrando, bancos, etc..
Com relação a propostas da FluSocio não sei se possuem. Pelo que percebi em posts anteriores o espaço aqui é utilizado para divulgar fatos de interesse do Fluminense e não colher sugestões ou dar soluções…
Propostas da FluSocio, para quelquer assunto, só serão preparados ou apresentados nas vésperas da eleição..
abcs
comentou em 23/10/2008, às 13:17
fernando mundy
Realmente a situação é complexa. Mas governo tem sim que financiar a dívida dos clubes, afinal eles são mais do que associações para os brasileiros, eles são seu time de coração. Imagine, por exemplo, se fluminense, flamengo, vasco, botafogo, corinthians,
palmeiras e etc, declarassem falência? Isso ia acabar com a maior paixão do cidadão brasileiro, por isso o governo tem que interferir.
No Qatar, a confederação de futebol repassa em torno de 200 milhoes de dolares por ano para os clubes da serie A, e o governo deveria fazer igual aqui.
Sobre a dívida, suponho que todos os clubes terão esse problema, mas duvido que algum tenha um plano B. Um plano B ideal seria ampliar a renda do clube, mas isto envolve muita competência, coisa que eu nunca vi no fluminense (sou da geração pós-gol-de-barriga).
comentou em 23/10/2008, às 14:51
o clube não faz nem o básico que é dar publicidade á importancia do mesmo. Isso é de graça! Só fizeram banner no site depois que a Flusócio reclamou aqui.
o site do gremio acaba TODAS as notícias com “marque gremio time do coração na timemania”
é até irritante ehehe
comentou em 23/10/2008, às 14:59
Infelizmente temos que aturar estes medíocres na Diretoria. Porque não fazer uma venda casada de ingressos com bilhtes da loteria? Já imaginaram a oportunidade que perdemos na época da Libertadores com média de 50 mil nos jogos, hoje estaríamos lá na frente da Timemania?
Infelizmente temos que aguardar para tirarmos estes “vermes” com chutes na Bunda em 2010.
Soluções existem, mas essa diretoria pensa?
Abçs,
André
comentou em 23/10/2008, às 17:07
Julio Schurt,
não é bem assim.
TUDO o que se escreve aqui nos comentários é lido e debatido em nossa lista externa. O que julgamos ser passivo de, agregamos.
A Flusócio conta com mais de 100 membros. Temos planos de gestão sendo estudados e debatidos, porém, de acordo com nossa estratégia, não é o momento de expô-las. É o momento de trazer AO MÁXIMO o torcedor da arquibancada para dentro do clube e o blog tem sido nossa grande ferramenta para tal.
Aqui mostramos as mazelas do clube, para que o torcedor tome conhecimento e se associe. Além disso, o blog tem como missão pautar a mídia (coisa que a assessoria de imprensa e o site oficial deveriam fazer). Devido a relevância que o blog tem hoje, as nossas (e as suas via comentário) sugestões pontuais e cobranças de ações x e y em nome da austeridade financeira, esportiva e institucional do FFC, acabam sendo ouvidas e levadas em consideração dentro do Clube.
Mais de uma vez o clube mudou sua forma de ação por causa da pressão daqui do blog.
Isto por si só já mostra como a Flusócio se portará dentro do clube. Isso por si só já mostra o nosso jeito. A essência está aí. Defesa incondicional do Fluminense, perfil tecnicista etc.
Outra maneira de conhecer e entender um pouco da Flusócio é olho-no-olho nas reuniões presenciais. Próxima segunda-feira, as 18hs no Edifício Argentina, teremos mais uma e gostaríamos de contar com a presença do máximo de tricolores preocupados com a saúde do FFC (e com o compromisso de mudar este quadro!) possível.
Contamos com vocês lá.
comentou em 23/10/2008, às 17:16
O que a Flusocio acha desse possivel candidato?
http://www.lance.com.br/noticias/08-10-23/413214.stm?secretario-do-estado-quer-ser-presidente-do-flu
Eu particularmente não conheço, sou de SC.
comentou em 23/10/2008, às 17:40
Caro Fernando Mundy, apenas acrescentando ao escrito pelo Yuri, além da questão emocional, é fato que os clubes e associações esportivas geram empregos (só o Fluminense cerca de 400 diretos) e fazem forte trabalho social, dando oportunidade a centenas de jovens de prática esportiva associada ao estudo (falo das divisões de base) e, eventualmente, alguns dando certo no futebol ou esportes olímpicos, pode representar uma mudança de vida futura para ele e para a família. Os clubes, mesmo mal administrados em sua maioria, pelo seu porte, trazem mais benefícios sociais do que muitas empresas. Indiretamente ainda movimentam a economia pelo mercado do lazer (venda de produtos e serviço associados). A indústria do futebol movimento bilhões, direta e indiretamente. Seria uma lástima deixar os clubes, motores propulsores disso, morrerem. A Espanha não deixou e criou uma loteria – se não me engano nos anos 80 – nos moldes da Timemania, salvou os clubes e em pouco tempo ainda os transformou em potência mundial esportiva e financeira. O Brasil tem que achar a sua fórmula, pois talento e “matéria-prima” temos bastante. Falta seriedade. Forte abraço.
comentou em 23/10/2008, às 18:13
Muito bem lembrado pelo Eduardo Albuquerque (comentário de 14h51m).
O site do Flu tem apenas um pequeno link para a Timemania no pé da primeira página enquanto que o link para a Loja do Flu (que não é do Fluminense) aparece em destaque em cada notícia em que se clica.
Esta Loja do Flu rende ao Fluminense algo em torno de R$ 10 mil/ano!!!
Seria espantoso que o Flu o mantivesse como principal propaganda de seu site oficial se não soubéssemos que o seu dono, Bruno Paes da empresa Tática, coordenou graciosamente a campanha de reeleição do Dr. Horcades.
O Flu agora paga a conta e a Timemania fica em décimo plano.
SDS TRI
Cassio
comentou em 23/10/2008, às 19:26
Já que o Cássio tocou no assunto, estive no último final de semana em Porto Alegre, fiquei impressionado com o marketing e a estratégia agressiva de vendas dos produtos oficiais dos 2 grandes times gaúchos. Em cada shopping da cidade, há um quiosque de venda desses produtos. À frente ou ao lado, está o quiosque do arquirival, cada um mais bonito que o outro. Se o cara torce pra algum dos clubes, é difícil resistir. Não é só camisa oficial não, tem as tradicionais retrô (cada um tem umas 4), pólo, jaquetas, moleton, etc. Até eu fiquei com vontade de comprar uma lembrancinha…
Tá certo que lá é bipolarizado, mas o Fluminense podia se unir com o Flamengo e fazer algo parecido aí no Rio. Ou então, sozinho mesmo, muitos turistas gringos iam comprar uma camisa pra levar de lembrança.
Êta século XXI que não chega ao Rio de Janeiro!
ST!
comentou em 23/10/2008, às 21:45
Estou é preocupado com o Flamengo metendo 5 no Maracanã e a gente só tomando …
comentou em 23/10/2008, às 22:01
julio bueno ( secretario de industria e energia do estado ) já está se lançando como candidato em 2010 .
queria saber a opnião do blog ?
é um bom nome ? está ligado a que corrente politica ?
é uma boa alternativa ?
st …
comentou em 23/10/2008, às 23:01
ainda não entendi por que bloquearam minha mensagem?
comentou em 23/10/2008, às 23:29
Eduardo,
Entendo que vcs internamente devam estar discutindo e planejando muitas coisas. Infelizmente ao que parece, e vc deixou claro em seu post, estas discussões estão restritos aos componentes da FluSócio e externamente nada sabemos.
Eu frequento aqui o blog pq acho interessantes os temas aqui apresentados e gosto de ler os comentários de muitos que aqui frequentam (membros e não membros).
Desde que comecei a postar aqui reparei algumas coisas e mudei a minha postura em relação a algumas coisas.
Primeiramente, relembrando uma critica que fiz antes, a forma com que o blog é estruturado faz com que posts antigos caiam no esquecimento. Sei que vão todos negar, mas o meu sentimento é que as sugestões caem no mesmo limbo do esquecimento que os posts. Por isto não dou mais sugestões.
Tb mudei em não pedir mais soluções e projetos a FluSócio. Em posts anteriores (e neste seu tb) ja ficou claro que soluções e projetos não serão apresentados aqui. Pelo menos não agora. Aparentemente só saberemos nas vésperas das eleições já que no momento tudo esta sendo elaborado e discutido “internamente”.
Sei que os projetos da FluSócio se pautarão no profissionalismo e no tecnicismo. A conduta pregada se baseia na honestidade e amor ao Fluminense, mas se alguém hj chegar para mim e perguntar:
“E aí Julio, tu ta por dentro das próximas eleições no Flu? Tu conhece essa tal de FluSócio? Tu sabe se eles tem algum projeto pra tirar o nosso Fluminense da lama? Tu sabe se eles tem alguma solução?”
Minha resposta vai ser simples e rápida: “Conheço sim a FluSócio. Aparentemente são pessoas bem intencionadas mas não tenho a mínima idéia se eles possuiem algum projeto ou solução.”
Sei lá, vcs devem me achar um chato mas tão importante do que atrair novos sócios (eleitores) é fazer com que estes novos sócios se unam a vcs. Usar uma estratégia do tipo “vamos mostrar que a administração do clube é uma porcaria e que precisamos de novos sócios para mudar esta situação” é insuficiente. A estratégia deveria ser “eu proponho A, B e C. Se vc quer o Flu assim então se associe e vote em mim”.
Eu mesmo não sei ainda em quem votar. Não vi ainda nenhum projeto de nenhum grupo politico organizado. Só vc em todos o discurso da vontade de melhorar.
Desculpem-me por ser chato mas minhas críticas e opinião em muito deveriam ajudar a vcs em suas estratégias de campanha.
abcs
comentou em 24/10/2008, às 6:57
Sobre os tributos do FLuminense,
Hoje os clubes ja são issentos de diversos impostos e so paga os impostos trabalhistas é o IPTU que é sobre edificações. Se não fossem instituições civis pagariam imposto sobre serviços e de todo os valores arrecadados se descontaria ao menos 12%. Quanto a esses impostos ate as instituições de caridade pagam. Pq se tem a visão que o FGTS e o INSS são contribuições para o trabalhador e não para o governo (Todo o FGTS pago pelo empregador pode ser retirado pelo empregado no termino do contrato e o INSS é o imposto para o trabalhador conseguir a aposentadoria no futuro). Não cabee mais issençoes ou deduções fiscais para clubes de futebol mesmo ampliando o cunho social do negocio.
Saudações tricolores.
comentou em 24/10/2008, às 8:38
Prezados participantes do blog,
Concordo com as críticas de alguns participantes. Acho que a Flusócio deveria fazer críticas construtivas que possam contribuir para o engrandecimento do clube, mesmo sabendo que nossos dirigentes são amadores.
Sinceramente, criticar simplesmente sem propôr solucões não contribui em nada, até pelo fato que todos nós sabemos que nossos dirigentes são verdadeiros cartolas e chamar a atenção para fatos como da Timemania não nos surpreende. Entendo que é necessário iniciar o processo eleitoral, mas prospostas devem ser discutidas amplamente visando formar um alicerce de campanha.
Informo que ainda não sou sócio mas serei, e é importante formar opinião o quanto antes.
Abraços a todos.
comentou em 24/10/2008, às 11:14
Julio Schurt (com um adendo ao Zeca Pereira)
É injusto dizer que não fazemos críticas construtivas e que não colocamos sugestões e soluções.
Acho que vocês estão fechando os olhos para determinados posts e valorizando outros.
Fora isso, no site http://www.flusocio.com.br e http://www.peterpresidente.com.br você pode ver os projetos (hoje defasados) da ultima eleição.
Projetos realmente não vamos discutir agora. São coisas sérias; não queremos fazer promessas vazias ao associado e torcedor. Entendemos que o clube não pode viver mais dos achismos e planejamentos de 3 meses. Portanto temos que debater muito para nao sair leviano.
Isto tudo é algo que você está nos cobrando: nosso planejamento. Pode não te agradar, mas é algo em que acreditamos: até a data limite (meio de 2009) inflar o quadro de sócios (não necessariamente de flusócios), oxigenando o clube com torcedores preocupados com o futebol. A partir do meio de 2009, a estratégia muda. Passamos a falar sobre a eleição especificamente. Seu discurso foi perfeito. Queremos que falem “conheço a Flusócio. Gente honesta e com vontade.” (acrescentaria apenas “know how e bom senso”) e depois do meio de 2009 acrescentado de um ” e com excelente projeto para o FFC”.
Por fim, as críticas sempre são avaliadas, cresce-se com isso. Como você disse: ajuda. Tanto as suas quanto à nossa conduta (e acho que lidamos muito bem com elas até hoje) quanto as nossas para o clube.
comentou em 24/10/2008, às 12:27
Já que falou de know-how, Eduardo, seria interessante colocar no site o curriculum de todos os Flusócios que estão à frente do projeto 2010. Se não puder colocar nomes, ok, mas a formação acadêmica, a empresa em que trabalham bem como seus cargos já seria bastante interessante e ajudaria a dar conforto à torcedores como o Júlio. No mínimo, poder-se-ia falar que além de bem-intencionados tem gente bem formada e com capacidade para tirar o Fluminense da lama. Médico administrando empresa não dá… São raríssimos os casos em que esses profissionais são bem sucedidos como administradores.
comentou em 24/10/2008, às 14:20
Jan,
já está em fase de implementação os perfis dos membros da flusócio. Perdoem a lentidão; é que é muita gente e graças a deus constantemente crescendo hehe
mas em breve colocamos!
comentou em 24/10/2008, às 14:33
Caro Tricolor Fagner
Com relação ao seu post,teço as seguintes considerações: a legislação tributária Brasileira, mais especificamente o Código Tributário Nacional, dispõe que é vedado à União, aos estados e aos municípios, cobrar imposto sobre o patrimônio, a renda ou serviços de partidos políticos, suas fundações, de entidades sindicais e das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos.
O Fluminense, foi constituído sob a forma de uma sociedade civil de caráter desportivo, ou seja, sem a característica de assistência social.
Quando postei minha mensagem, disse que poderiam os clubes, mediante alterações na legislação, também serem enquadrados como entidades de assistência social, fazendo jus, portanto a estas regalias, as quais se contitutem imunidades, diferentemente de isenções, que o Poder Público está apto a conceder durante determinado período e condições, mas pode suprimir de acordo com seus interesses ou descumprimento das condições que a ensejaram, ou seja, é diferente da imunidade, que é permanente.
As entidades de assistência social enquadradas como de utilidade pública, título que o Flu ostenta, estão aptas a serem inscritas no Conselho Nacional de Assistência Social de modo a obterem um certificado denominado Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEAS – que as habilita a requerer ao INSS a isenção de pagamento da cota patronal sobre sua folha salarial. Não confunda com o INSS que é pago pelos funcionários, que é descontado dos empregados e pago pelo empregador.
O que eu disse é que os clubes poderiam vir a ser equiparados a estas entidades, mediante a prestação de serviços assistenciais, e com base nisto também obter esta isenção, que, acredite, representa um valor expressivo. Isto não tem nada a ver com FGTS, que todos os empregadores, sejam eles imunes ou não, têm a obrigação de recolher, exceto para as empregadas domésticas, cujo recolhimento até agora, é facultativo.
A idéia é proporcionar aos clubes a ampliação ou concessão de imunidade tributária mediante a prestação de serviços assistenciais.
Como a cota patronal, PIS, COFINS são calculados com base na folha de salários, e estes valores são astronômicos, os encargos são enormes e impagáveis, tendo o |Governo justamente instituído o Timemania para amortização dos débitos passados, com a obrigação, entretanto, de não haver atraso nos recolhimentos correntes. Desta feita, em tese, todos os clubes que assim não procederem serão excluídos do programa e os débitos serão exigidos de imediato.
Esta é uma longa discussão, mas este cenário traçado pelo post da Flusócio está corretíssimo.
comentou em 24/10/2008, às 15:39
Caro Gilberto,
Desculpe o meu engano.
Deixa eu ve se entendi:
é possivel obter imunidade sobre o INSS.
O Fluminense pode se inscrever no CEAS, mas não esta inscrito. Realmente o post esta correto e sei que uma exclusão da Timemania pode, em codições extremas causar a falencia de um clube.
sds
comentou em 24/10/2008, às 19:26
Valeu Eduardo pela resposta..
Eu sempre vou remar para o lado bom, o lado do Fluminense.
Espero muito não só da FluSócio como tb de qq movimento que almeje o poder no clube.
Minha posição e expectativas foi o que coloquei. Não acho q é momento para eu dar qualquer sugestão aqui pq o momento da FluSócio no momento não é captar opiniões e sim novos sócios. Tb não cobro um projeto pq sei que vcs ainda vão preparar.
abcs
comentou em 25/10/2008, às 0:11
Bom dia a todos!
O governo deveria acompanhar e fiscalizar melhor os clubes de futebol. É ali que nunca se sabe das falcatruas realizadas, muito dinheiro rola indevidamente e tudo e por baixo dos panos e as ilegalidades são feitas colocando-se em nome da entidade as responsabilidades dessa sugeira toda já que ali não existe transparência e auditoria em detalhes do que rola no clube.
Vejo porém que os clubes de futebol exercem um papel social grandioso e que deveria ser olhado pelos governantes com melhor atenção e valorização. O que o Fluminense a dêcadas tem feito com garotos e jovens de classes sociais baixas não pode ser esquecido e tem que ser questionado. O que tem feito em investimentos na formação e apoio a esses meninos futuros cidadãos Brasileiros. Sem falar as oportunidades que são dadas a eles para se tornarem profissionais em uma profissão sonhada por muitos.
comentou em 26/10/2008, às 14:11
Caro Fagner
Em primeiro lugar, parabéns para todos nós.
Depois de muito tempo,estamos curtindo um domingo mais tranquilo depois da vitória de ontem.
Com relação ao nosso debate, esclareço que a atual natureza jurídica dos clubes de futebol não permite a obtenção do CEAS e por conseguinte da isenção da cota patronal do INSS porque clubes de futebol não são e nem podem ser considerados entidades filantrópicas (destinam 20% de seu faturamento para causas sociais). Teria que haver uma mudança na legislação o que em tese seria factível , não fosse a polítca do atual governo que quer acabar com estas instituições, cujo papel é substituir o poder público com atividades assistenciais, tendo por contrapatida, a isenção de tributos.
É muito difícil este enquadramento, mas não impossível, tendo em vista a função social que os clubes poderiam ser obrigados a exercer(escolhina para menores carentes, projetos olímpicos voltados para comunidades carentes, entre outros).
O fato é que estão os clubes falidos e em vias de serem excluídos do Timemania, em função de não conseguirem arcar com o pagamento de toda carga tributária que estão sujeitos. Isto é um fato concreto, e não vejo luz no fim do túnel.
Abs. e bom domingo!