Que seja feita Justiça: reconhecimento já!
Publicado em 25.03.2009.
Por Flusócio
Seis grandes clubes (Fluminense, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, Botafogo e Bahia) finalmente resolveram se engajar na tentativa de obter o legítimo reconhecimento da CBF sobre grandes conquistas do passado. As instituições brigam, em bloco, pela equiparação ao título de campeão brasileiro das conquistas nas Taça Brasil (TB) e Torneio Roberto Gomes Pedrosa (TRGP), entre os anos de 1959 e 1970, sendo que em 1967 e 1968 as duas competições foram disputadas.
Apenas para relembrar, entre 1959 e 1970, os títulos conquistados individualmente por cada equipe são os seguintes: Santos (TB de 61/62/63/64/65 e TRGP de 68), Palmeiras (TB 60/67 e TRGP 67/69), Botafogo (TB 68), Bahia (TB 59), Cruzeiro (TB 66) e o Fluminense (TRGP 70).
Trata-se de um pleito justo, embora deva ser ressaltado que a Taça Brasil era organizada em sistema de “mata-mata” e disputada pelos campeões estaduais. Os campeões carioca e paulista entravam direto nas semifinais. Não era propriamente um campeonato, tanto que foi disputada em paralelo ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1967 e 1968. Talvez o mais justo seja equiparar as conquistas desta competição aos títulos da atual Copa do Brasil.
Já o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, de fato, era disputado nos moldes de um Campeonato Brasileiro, com os times jogando contra todos os demais, contando com equipes do RJ, SP, MG, RS, PR, PE e BA. O título conquistado pelo Fluminense em 1970 foi reconhecido no boletim da CBD (antigo nome da CBF) como legítimo campeonato nacional (confira abaixo).
Atendido o pleito destes times, a lista de vencedores dos Campeonatos Brasileiros ficaria a seguinte: Palmeiras e Santos com oito canecos cada; São Paulo com seis; Vasco, Corinthians e Flamengo com quatro; Internacional com três; Grêmio, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense com dois; Atlético-PR, Atlético-MG, Guarani, Sport e Coritiba com um.
Para o Fluminense, seria o reconhecimento justo de uma conquista tricolor memorável, um verdadeiro Campeonato Brasileiro, que já fizemos questão de ressaltar em nosso blog no texto Recordar é Viver.
Retornar à Página Inicial

comentou em 25/03/2009, às 12:18
Tricolores, a hora é agora! O assunto está em toda mídia e nunca existiu época mais oportuna para tentarmos corrigir esta injustiça da CBF com a época de ouro do futebol brasileiro!
Acho que vale muito à pena bombardear com emails as caixas postais das redações de jornais e emissoras de TV. Vale também enviar mensagens para a própria CBF, em http://www.cbfnews.com.br
Nosso pleito é justo e legítimo! Tão óbvio e bem fundamentando que desta vez até a maior parte da mídia se rendeu e está a nosso favor! Mãos à obra!
comentou em 25/03/2009, às 12:25
Eu acho justo reconhecer o Robertão. Já a Taça Brasil no máximo colocar como campeão da Copa do Brasil.
comentou em 25/03/2009, às 12:39
Achei um equívoco colocarem no mesmo pacote e peso a taça brasil e robertão, pois a taça brasil era parecida com a atual copa do brasil e não poderia ser equiparada ao brasileirão. Já o robertão sim, era de fato um campeonato nacional, tanto que a fórmula de disputa de 1970 foi idêntica ao brasileiro de 1971. O flu deveria ter mantido posição somente sobre o robertão e não da taça brasil.
comentou em 25/03/2009, às 12:43
Tomara que reconheçam apenas Palmeiras (67 e 69),Santos (68) e Flu (70) como legítimos campeões brasileiros, o que de fato são.
E que se dê peso menor à Taça Brasil.
comentou em 25/03/2009, às 12:45
Só acho justo reconhecer com Brasileiros os do Robertão.
Taça Brasil era como Copa do Brasil.
comentou em 25/03/2009, às 12:53
Triste é a postura da diretoria do clube que, na deveria ter preparado um dossiê a muito tempo atrás. Agora entramos na aba de outros clubes que, ao meu ver, tentam um reconhecimento que na verdade não é justo (em relação a Taça Brasil). Acho um absurdo estes torneios de mata-mata serem considerados campeonatos brasuleiros. Assim como é um absurdo nosso título de 1970 não ser reconhecido. Triste colocarem tudo num mesmo saco. Triste a omissão desta diretoria de merda.
comentou em 25/03/2009, às 13:04
O que parece engraçado, é que a mídia ( Flapress ) agora excluiu de vez o Sport do quadro de campeões brasileiros. Agora querem legitimar uma farça na marra.
Que os grandes clubes brasileiros não deixem isto acontecer.
O resto é uma hipocrisia pura, não contabilizar os campeonatos anteriores a 71, principalmente os de 67/70.
comentou em 25/03/2009, às 13:14
A Taça Brasil atrapalha nossa investidura. Se por um lado ganhamos força com mais clubes, por outro não é legíimo a equiparação de um mata-mata a um campeonato brasileiro.
comentou em 25/03/2009, às 13:20
http://www.lancenet.com.br/infograficos/copa-jules-rimet/
Espero que a CBF separe o joio do trigo. Incrível como a diretoria do flu nunca tinha visto o documento acima. Inacreditável.
comentou em 25/03/2009, às 13:22
O que me deixou abismado foi a reportagem do Lance que fala que o Vice de Marketing do Flu recebeu este material do pessoal do Palmeiras e Vibrou com a informação e contribuição.
Ele VIBROU … então não sabia de nada … ficou surpreso????
Vem aquí: Será que realmente ele não sabia desta conquista e deste material de arquivo de 1970? Ele conhece a história do Flu o suficiente para ser vice de marketing. Ele deveria ter vergonha de não ter conhecido este material antes.
Precisamos ser coadjuvantes do Palmeiras em mais esta empreitada do reconhecimento dos títulos mundiais do Flu e do Palmeiras?
ST
comentou em 25/03/2009, às 13:25
Parece que a mídia está comprando a idéia. Finalmente vamos ser campeões de 1970. Rumo ao tri!!!!!!!!!! Inacreditável como na arquibancada das Laranjeiras só está escrito campeão brasileiro de 1984. INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
comentou em 25/03/2009, às 13:26
http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/#171621
comentou em 25/03/2009, às 13:29
todo mundo está de acordo… tem time que ganhou a taça Brasil jogando 4 jogos, 2 mata-matas. O Santos do Pelé não precisa dessa equiparação pra ser reconhecido como
o melhor time brasileiro de todos os tempos.
(além das 5 taças Brasil, foi tetra paulista entre 61 e 65).
acho que só os torneios de 68, 69 e 70 merecem equiparação. O de 67 foi um Rio-sp ampliado.
eu só somaria um título pra Santos, Flu e Palmeiras.
comentou em 25/03/2009, às 13:32
Hoje a Copa do Brasil tem menos peso que o Brasileiro, indiscutivelmente. Só que na maior parte do período em questão não havia a coexistência de dois campeonatos de naturezas tão distintas. A exceção são os anos de 67 e 68, em que ambos foram disputados e o Robertão merece um peso maior que a Taça Brasil. Portanto, o que eu acho realmente JUSTO, embora seja o mais complicado politicamente, pois será um pé-na-bunda do Botafogo, é desconsiderar as taças Brasil de 67 (Palmeiras) e 68 (Botafogo), até porque surgiriam duas situações absurdas: um ano com dois campeões brasileiros e outro com um clube campeão duas vezes. Pra mim está claríssimo que a única decisão JUSTA seria essa, mas repito, será dificílimo que ela ocorra. Saudações tricolores.
comentou em 25/03/2009, às 13:34
Em tempo: ver os bambis se borrando com a possibilidade de perderem a tal “hegemonia”, ah, isso não tem preço!!!
comentou em 25/03/2009, às 14:20
Até a criação do Robertao em 67, a Taça Brasil pode ser considerada como Brasileirão, pois era a competição mais importante, com mais times nacionais.
A partir da criação do Robertão não…
a taça brasil de 68 do Botafogo é um escarnio
pra mim o justo seria constar como campeoes brasileiros
Bahia 59
Palmeiras 60
Santos 61
Santos 62
Santos 63
Santos 64
Santos 65
Cruzeiro 66
Palmeiras 67
Santos 68
Palmeiras 69
Fluminense 70
o titulo do Botafogo poderia ser contado como equivalente a copa do brasil, o do palmeiras idem.
comentou em 25/03/2009, às 14:24
É praticamente unânime que só o Robertão deve ser reconhecido como título brasileiro. Realmente, não seria justo reconhecer a TB como um título igual. Portanto, espero que a CBF seja justa, reconhecendo apenas o que é de direito.
comentou em 25/03/2009, às 15:10
BiCampeão: 1970 e 1984!
Tri em 2009, mas com estes laterais vai ficar impossível!
Embora as fórmulas tenham sido diferentes, eram os melhores times do brasil. Na minha opinião todos deveriam ser considerados.
SDS Tricolores
comentou em 25/03/2009, às 15:14
A equiparação, pra mim, é mais do que justa.
Se era o regulamento do único campeonato nacional que existia na época e todos concordaram com ele o campeão é sim campeão brasileiro. Não importa quantos jogos o cara jogou. Isso independe de fórmula.
Quer dizer que se daqui a 20 anos a FIFA decidir fazer um mundial de clubes com 20 clubes e pontos corridos os títulos atuais não são mundiais? Isso não existe.
Há de se respeitar o regulamento, sempre. O Regulamento falava que os campeões paulista e carioca entravam nas semifinais, então pra mim o santos é sim campeão brasileiro.
comentou em 25/03/2009, às 15:25
Em 1970, o então campeonato nacional não era mais conhecido como Roberto Gomes Pedrosa, como está escrito no post entre parêntesis e sim como Taça de Prata. Todos os clubes que estiveram no Brasileiro de 71 participaram da Taça de Prata de 1970, quando o Flu foi dirigido pelo recém falecido Paulo Amaral.
comentou em 25/03/2009, às 15:30
Concordo plenamente: devem ser equiparados ao Brasileiro somente o Robertão.
Taça Brasil não.
Realmente é ridículo considerar que os campeonatos nacionais no país só tenham começado em 1971. Fazer isso é apagar parte significativa da história do futebol brasileiro.
comentou em 25/03/2009, às 15:44
Senhores, colocar a Taça Brasil em pé de igualdade com o Robertão é uma piada. É uma pena que o Fluminense não tenha capacidade de tomar a frente de nada. Vai sempre à reboque dos outros.
Vejam a campanha COMPLETA de alguns campeões da Taça Brasil:
1960
Palmeiras 0 x 0 Fluminense
Fluminense 0 x 1 Palmeiras
Fortaleza 1 x 3 Palmeiras
Palmeiras 8 x 2 Fortaleza
1961
América 2 x 6 Santos
Santos 0 x 1 América
Santos 6 x 1 América
Bahia 1 x 1 Santos
Santos 5 x 1 Bahia
1962
Sport 1 x 1 Santos
Santos 4 x 0 Sport
Santos 4 x 3 Botafogo
Botafogo 3 x 1 Santos
Botafogo 0 x 5 Santos
1963
Grêmio 1 x 3 Santos
Santos 4 x 3 Grêmio
Santos 6 x 0 Bahia
Bahia 0 x 2 Santos
1965
Santos 4 x 2 Palmeiras
Palmeiras 1 x 1 Santos
Santos 5 x 1 Vasco
Vasco 0 x 1 Santos
1967
Grêmio 2 x 1 Palmeiras
Palmeiras 3 x 1 Grêmio
Palmeiras 2 x 1 Grêmio
Náutico 1 x 3 Palmeiras
Palmeiras 1 x 2 Náutico
Palmeiras 2 x 0 Náutico
1968
Botafogo 6 x 1 Metropol
Metropol 1 x 0 Botafogo
Botafogo WO x 0 Metropol
O jogo desempate foi suspenso aos 13 minutos do 2º tempo quando estava 1×1 devido a um temporal.
Novo jogo foi marcado e o Metropol não compareceu, sendo considerado perdedor por W.O.
Cruzeiro 0 x 1 Botafogo
Botafogo 1 x 1 Cruzeiro
Fortaleza 2 x 2 Botafogo
Botafogo 4 x 0 Fortaleza
Vários campeões com míseros dois confrontos. Alguns com apenas quatro jogos. Isso é campeão brasileiro????????? Nem aqui nem na China. O regulamento era tão esdrúxulo que em vários anos o representante de São Paulo entrava já na semifinal da competição, como em 1960 que o Fluminense fez uma campanha belíssima, eliminando Cruzeiro e Grêmio, entre outros, e foi eliminado pelo Palmeiras que caiu de paraquedas nas semifinais.
Os quatro Roberto Gomes Pedrosa disputados entre 1967 e 1970 deveriam ser considerados títulos brasileiros, e independente de qualquer reconhecimento oficial, o Fluminense tem a obrigação para com sua história de se auto-intitular bi-campeão brasileiro 1970/1984. O resto é aproveitador e oportunista querendo se dar bem. Santos penta-campeão brasileiro (1961-1965)? Botafogo campeão brasileiro de 1968? Faz-me rir.
comentou em 25/03/2009, às 16:25
João, o fato de ser esdrúxulo e é, não muda nada. Todos concordaram e o campeão era o campeão nacional.
Não interessa o número de jogos. Nós sonhamos ano passado com um mundial de dois jogos apenas.
Imagine se o flu ganha do Manchester e vem alguém e fala: Mundial com dois jogos? faz-me rir.
O Flamengo de 1987 é campeão brasileiro? Não. Por causa do regulamento, porque foi ele flamengo que ganhou dos principais times do Brasil. Tá bom não jogou com o Guarani e América, mas ganhou do resto.
Acho o pedido do Santos legítimo.
Então a segunda libertadores do Santos não vale também?
Jogou 4 jogos. Na época era assim. Isso não invalida o título. O do flu foi mais difícil? Lógico. Mas todos os times do Brasil tiveram a mesma oportunidade que o Santos de ser Penta e quem ganhou foi o Santos
comentou em 25/03/2009, às 16:42
acho que o pessoal pensa que brasil é só rio e são paulo,concordo com joão 15:44
comentou em 25/03/2009, às 16:42
Além do título de CAMPEÃO BRASILEIRO o FLUMINENSE tem que lutar pelo TÍTULO MUNDIAL de 1952.
comentou em 25/03/2009, às 16:43
OFF TOPIC:
Alguém está sabendo da hora do planeta?
O jogo do Flu será na hora de apagarem as luzes (28/03 – 20:30h).
Acho que seria uma boa o clube aderir, até por questões de marketing, mas não sei como. Talvez jogar à luz de velas seja uma boa opção… hehe
Saudações
comentou em 25/03/2009, às 17:17
Caro Eduardo Etcheveria,
É realmente inacreditável o Vice de Marketing do FFC “vibrar” com o material recebido do Palmeiras…
Pobre Fluminense…
comentou em 25/03/2009, às 17:19
Outra coisa inacreditável é o Flu pintar NO SEU PRÓPRIO ESTÁDIO a inscrição “Campeão Brasileiro de 1984″…
Sinceramente não dá pra entender…incompetência pouca é bobagem…
comentou em 25/03/2009, às 17:30
Mas do que a Taça Brasil, era o Torneio Rio-São Paulo que era o CAMPEONATO (para começar não se pode chamar de CAMPEONATO, o que era uma COPA, já que CAMPEONATOS e COPAS são duas coisas diferentes) mais competitivo do Brasil, já que até 1966, não apenas pela conquista da Taça Brasil, mas pelo grande time que formou e pela inauguração do Mineirão um ano antes, o Cruzeiro marcou uma NOVA ERA na história do futebol brasileiro, com a chegada de grandes times de outros estados capazes de disputar com os grandes clubes do Rio e de São Paulo.
Até então, o Grêmio se classificava com facilidade na Zona Sul da Taça Brasil, vindo a ser desclassificado depois por alggum clube do Sudeste.
Se não me falha a memória, o Inter ganhou a primeira partida que dsiputou contra o FFC (TERIA SIDO NA DÉCADA DE 1930, AMISTOSO, EM POA, POR 1 A 0) e depois de vários jogos só ganharia de novo em 1967, quando finalmente montou um grande time e construía o Beira-rio.
Os clubes do Nordeste só chegavam às finais da Taça Brasil, pois até chegar a final, não jogavam contra nenhum time do sudeste ou do sul.
Se fosse considerar só pelo tratamento da imprensa, os campeões da Taça Ioduran e mesmo em alguns casos do Rio-São Paulo, já eram tratados como CAMPEÕES BRASILEIROS, como foi o Palestra Itália em 1933, e de fato não há como comparar o nível técnico de um Rio-São Paulo com o da Taça Brasil, uma COPA, em sistema de mata-mata, que oferece oportunidades para times mais fracos avançarem e mesmo serem campeões (além desse privilégio de alguns clubes entrarem nas fases finais das competições), como em 1960, quando o Fluminense com um time superior, foi desclassificado pelo Palmeiras, provaveçlmente pela falta de nosso artilheiro Waldo em campo.
Existiram ou existem 3 fórmulas de disputas nacionais:
1) CAMPEONATOS : CAMPEONATO BRASILEIRO E TORNEIO ROBERTO GOMES PEDROSA.
2) COPAS : COPA DO BRASIL E TAÇA BRASIL.
3) TORNEIOS DOS CAMPEÕES : DISPUTADOS EM VÁRIAS ÉPOCAS COM FÓRMULAS E FORMATOS DIFERENTES, MAS SEM A ESTRUTURA DE CAMPEONATOS OU COPAS, SALVO EXCESSÕES, COMO ALGUMAS COPAS DOS CAMPEÕES MAIS RECENTES, EM ÉPOCAS EM QUE JÁ TINHAMOS COPAS E CAMPEONATOS.
comentou em 25/03/2009, às 17:31
Isso mesmo Felipe,
Na mesma hora que o Flu estiver jogando no Maracanã com aqueles holofotes, estará acontecendo (às 20:30 de 28 de março de 2009) a hora do planeta.
Também acho que seria uma grande oportunidade de marketing do Flu aderir ao movimento.
Por falar nisso …será que já fizeram um trabalho de Eficiência Energética na sede das Laranjeiras?? e um de Eficiência Hídrica e Gestão de Resíduos??? hauhauhauhau.
A última vez que foram no Laranjal encontraram um gato de água. É triste !
ST
comentou em 25/03/2009, às 17:39
O que eu tô querendo dizer é que se existia um torneio, campeonato ou qq outro nome que podia ser campeão o flu, o fla, o vas. o bota, os 4 de são paulo, os times do nordeste e do sul isso é campeonato brasileiro, independente da fórmula.
comentou em 25/03/2009, às 18:11
Galera, mandem emails para a CBF: comunicacao@cbf.com.br
comentou em 25/03/2009, às 18:30
caro Dedé,
entendo seu argumentos…
mas naquela época, havia também o Rio-sp e o estadual que eram mais fortes, com mais jogos. Hoje em dia, o brasileiro é mais difícil e mais longo que a copa do Brasil e que os estaduais. Há uma hierarquia entre
torneios, que ratifica a importância do brasileiro.
Em 70 o Flu jogou 19 jogos pra ser campeão,e naquele ano não houve nem Taça Brasil nem Rio-sp. Só houve o estadual e o Nacional.
Já de 59 a 68 os clubes jogaram vários torneios,
sendo que a Taça Brasil foi o mais curto.
fica o argumento do mundial interclubes, que também é válido. Se o Flu ganha, eu digo que é campeão mundial.
Mas se daqui a 10 anos o Flu ganhar um mundial com
15 clubes (e OUTRO NOME), eu quero ver o que os urubus e bambis vão dizer sobre o jogo no Japão…
comentou em 25/03/2009, às 18:36
eu admito que não sei o que é mais justo,
mas o maior absurdo são os dois extremos: não contar nenhum título antes de 71 ou contar todos.
pra mim o maior penetra nessa história é o botafogo,
querendo sua Taça Brasil de 68 como se fosse um brasileiro.
comentou em 25/03/2009, às 19:00
Antes do reconhecimento da CBF, nós mesmos temos que reconhecer o nosso título de 1970. Primeiro foi aquele PATÉTICO e LAMENTÁVEL tri-campeão brasileiro 70/84/99 pintado na parede do nosso “estádio”. Atualmente está lá: campeão brasileiro de 84.
Independente disso, acho válido e legítimo considerar a Taça de Prata como campeonato brasileiro. A Taça Brasil é, no máximo, um embrião da atual Copa do Brasil. Campeão de torneio mata-mata não pode ser considerado campeão nacional.
comentou em 25/03/2009, às 19:34
No blog do santista Torero tem imagens que comprovam como os campeonatos eram considerados na época. O link para ver é http://blogdotorero.blog.uol.com.br/arch2009-03-01_2009-03-31.html.
comentou em 25/03/2009, às 19:40
Apesar de concordar (em tese) com o argumento do Dede, acho que neste caso é preciso ter bom senso. Em primeiro lugar, não existe nenhum motivo plausível para o campeonato de 1970 não ser reconhecido. Acho que, mantendo as devidas proporções, este caso É UM DOS MAIORES DESCALABROS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO. Na verdade, lendo o documento da CBD, o campeonato do Flu FOI CAÇADO!!!!!!! Justamente no ano em que disputaram TODOS OS CAMPEÕES DO MUNDO NO MEXICO!!!!!!!
comentou em 25/03/2009, às 19:42
……o nosso marketing está na altura (e na largura) do nosso “presidente”. O que me deixa puto é que nenhum jornalistazinho de merda tem coragem para perguntar a esta diretoriazinha de merda porque o Flu nunca brigou por este reconhecimento.
comentou em 25/03/2009, às 19:44
Até concordo que a matéria é polêmica. Mas é polêmica de 1968 pra trás. REPITO: NÃO EXISTE NENHUMA RAZÃO LÓGICA PARA O NÃO RECONHECIMENTO DO CAMPEONATO DE 1970. FOMOS ROUBADOS!!!!!!!!
comentou em 25/03/2009, às 20:26
A copa do Brasil passou a ser mais “fácil” quando os representantes brasileiros na Libertadores foram proibidos de jogá-la.
Estou com Dedé.
comentou em 25/03/2009, às 21:39
João (15:44), concordo contigo em tudo que disse. É isso aí.
comentou em 25/03/2009, às 21:40
Eu achava que devia ser Robertão=Brasileiro, TB=C do B. Com o que o Bolt colocou, mudei de idéia, já acho injusto equiparar a TB com a C do B. É até uma falta de respeito com o Grêmio, que já ganhou várias Copas do Brasil para de repente ver o Santos cair de paraquedas com 5 títulos, conquistados sem o mesmo grau de dificuldade.
comentou em 25/03/2009, às 22:00
Prezado Rafael.
Na década de 1910 os jornais chamavam quem ganhava a Taça Ioduran de campeão brasileiro (dê uma olhada lá no FLUMEMÓRIA), assim como chamaram o Palmeiras, primeiro campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1933.
A questão não é o que a imprensa dizia, mas o que de fato aqueles campeonatos eram, e os números não mentem sobre a enorme diferença técnica entre o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil.
comentou em 25/03/2009, às 22:14
ESSES DIRIGENTES HIPOCRITAS QUE FICAM A CIRCULAR PELAS LARANJEIRAS A ANOS, POIS ENTRAM E SE VÃO COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO COM O CLUBE QUE CHEGOU NA TERCEIRA, E MAIS COMETERAM UMA DAS MAIORES INJUSTIÇA COM O PARREIRA EM 1999, POIS ASSUMIU O CLUBE NA TERCEIRA, GANHOU, E BASTOU PERDER DOIS JOGUINHOS NA RIO X SÃO PAULO, QUE LHE MANDARAM EMBORA, IGUALMENTE FIZERAM COM O GUERREIRO MARCÃO, Q DEU SEU SANGUE PELO CLUBE, E LHE MANDAM EMBORA E CONTRATAM O YGOR UMA PIADA, SEM PALAVRAS, REFERENTE AO TITULO DE 70, JÁ ERA PARA TER SIDO RECONHECIDO PELA CBF, COMO UM LEGITIMO BRASILEIRO, E MAIS O TITULO DE 1952, É UMA VERGONHA NÃO TER SIDO RECONHECIDO PELA FIFA COMO UM MANDIAL, E OLHA QUE NÓS TEMOS UM TORCEDOR ILUSTRE LÁ O JOÃO HAVELANGE NÃO FAZ NADA PELO CLUBE, ALIAS NADOU, É MUITA FALTA DE RESPEITO PARA COM UMA TORCIDA QUE DEMOSNTROU NESTA LIBERTADORES DE 2008, QUE NÓS TEMOS UMA IMENSA TORCIDA, E QUE SE DEPENDER DA NOSSA TORCIDA ESSE TITULO JÁ ERA PARA SER RECONHECIDO, MOVIMENTO JÁ, A FIFA TEM QUE RECONHECER O TITULO DE 1952, BASTA VER AQUELE CAMPEONATO PARA Q A FIFA GANHACE UMA GRANA, EM 2000, SE EU NÃO ESTOU ENGANADO, Q O CURINTIA GANHOU DO WASCO, É MUITA HIPOCRESIA, VAMOS LÁ GALERA MOVIMENTO JÁ, COM A NOSSA UNIÃO NINGUÉM VAI NOS SEGURAR, EU JÁ LEVANTEI ESSA BANDEIRA, NÃO PODEMOS DEIXAR A PETECA CAIR, SAUDAÇÕES TRICOLORES A TDS, PODEM ENTRAR EM CONTATO COMIGO, MAURICIOJFLU@GMAIL.COM, CAMPEÃO MUNDIAL DE 52
comentou em 25/03/2009, às 23:53
Fugindo do assunto. Estou vendo esta pelada entre Mesquita e Vasco, uma pelada. O Mesquita, foi garfado no primeiro tempo quando não foi marcado um penal, o zagueiro cortou um lançamento com a mão e o babaca do Lofredo da Sportv disse que foi involuntário, como se não bastasse o Mesquita vencia por 1 x 0, quando foi dado um penal escandaloso contra o mesquita. Com essa vou dormir, este campeonato não é sério. O Botafogo tambem foi beneficiado com a não marcação de um penal a favor do americano.
comentou em 26/03/2009, às 2:20
Por mim reconheceriam só os Robertões que levaram os times à Libertadores.
A verdade é que de todos os clubes/campeonatos envolvidos, a Taça de Prata de 70 é a competição que pode ser chamada de campeonato Brasileiro com mais legítimidade.
Além dos participantes, clubes TOP do Brasil, o regulamento fez com que todos se enfrentassem durante as 2 primeiras fases.
Na verdade é muito mais legítimo até que os brasileiros jogados de 72 a 87, em que os participantes não jogavam contra todos os times.
E além da publicações da Placar e da CBF dizendo que o FLU era o campeão do Brasil, esse campeonato foi jogado logo após a Copa de 70, com todos os craques do TRI em campo.
A Taça de Prata deveria ser, não um campeonato brasileiro, mas sim um SUPERCAMPEONATO.
comentou em 26/03/2009, às 19:10
concordo em genero numero e grau com o eduardo albuquerque
comentou em 27/03/2009, às 12:12
O lado ruim de conseguirmos o reconhecimento do título de 70 é que parte da imprensa vai dizer que o ganhamos no tapetão. Outra coisa é que o título do Botafogo, similar a uma copa do Brasil, será reconhecida como um legítimo campeonato brasileiro. É de se pensar que deveríamos considerar a nossa copa de 2007 com um brasileiro e assim seríamos tricampeões brasileiros e o flamengo chegaria ao hexa, visto que tem duas copas do brasil e quatro brasileiros, o de 87 não é reconhecido nem pela cbf e nem pela fifa.
comentou em 27/03/2009, às 17:14
é uma vergonha a posição omissa da diretoria.
Pegando carona num dossiê alheio, para tentar um reconhecimento de situações totalmente diferentes.
O nosso pleito deveria ser feito de maneira isolada.
Nós somos os maiores injustiçados nessa história de não reconhecimento.
E a diretoria é 8 ou 80. Primeiro colocou tri-campeão brasileiro, contando a Série C. Um absurdo. Para tentar consertar a besteira, resolveu cortar o título de 1970. Patético.
Cada vez mais ficamos envergonhados, nos sentimos totalmente desamparados.
o pior é ver que além de não profissionais, os dirigentes são tricolores de araque, pois desconhecem a nossa própria história.
Qualquer tricolor como os que leem esse blog é preocupado em conhecer as histórias do clube, independentemente da época em que ocorreram. Assim como todos se preocupam em colocar as conquistas tricolores no contexto nacional, comparando-as com outros feitos. Qualquer tricolor SABE que somos bi brasileiros, e que a Taça Brasil era um torneio no estilo Copa, com cariocas e paulistas, vez por outra, entrando na SEMIFINAL.
Como aceitar que nossos dirigentes resolvam dizer que é tudo igual?!?!
comentou em 27/03/2009, às 19:01
Pedro Machado,
o nosso “presidente” é aquele típico político corrupto. Aquele do “tapinha” nas costas. Não quer se indispor com ninguém que possa lhe fazer frente. É aquele que está sempre do lado da situação. É quase um PMDB.
Aquele seu sorriso nonsense, tipo inebriado, fala por si só.
Para piorar, ainda se diz torcedor do Náutico.
STss!!
comentou em 28/03/2009, às 20:52
Entendo que seria razoável equiparar Rio São Paulo, Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata com o atual Campeonato Brasileiro (desde 1971) e
Taça Brasil com a atual Copa do Brasil.
Equiparar nacionalmente sem critério de tipo de competição seria não isonômico.
Fico preocupado quando se fala em considerar algum campeonato para o clube A ou B.
No começo da década de 90 a FERJ reconheceu ao Botafogo o título de 1907: vejam só mais de 80 anos depois de um campeonato não decidido a FERJ decidiu que o campeão era o Botafogo. Somente alguns anos depois conseguimos dividir o título com o Bota. Em 1996, logo no comecinho do ano, antes do Campeonato Estadual, o Bota foi campeão da Taça Cesar Maia: houve somente jogos entre times da cidade do Rio em um único turno, com públicos inferiores a 10.000 pessoas por jogo, com exceção da final Bota x Madureira (22.000).
Ainda assim, principalmente anterioremente a 2007, ouvi vários comentários de radialistas pretensamente isentos falando da justeza do pleito de considerar esse torneio como Campeonato Estadual de 1996! E como se não bastasse, salvo melhor juízo, o Campeonato Estadual de 2002 é o único caso na história do futebol em que se discute durante sete anos a reconsideração de um jogo, não por erro de direito, mas sim por erro de fato.
Acho que o atual presidente é meio e não fim. Meio de possibilitar a manutenção do patrocínio da UNIMED e Celso de Barros. Devemos considerar nessa análise que os clubes vem se enfraquecendo ano após ano, resultado da hegemonia dos empresários no ramo esportivo. O FLU sempre foi mais clube do que os outros três grandes aqui do Rio e talvez por isso tenha sofrido mais esses impacto, vide elencos fracos e sucessivos rebaixamentos na década de 90. Não há milagre. Acho que falta ao nosso FLU uma espécie de FRENTE AMPLA como os flamenguistas fizeram em 1977, que deveria ser precedida de alguns princípios básicos: manutenção do patrimônio, futebol como a prioridade das prioridades, parcerias transparentes, dirigentes a nível de linha da predidência que tenham sido atletas do clube e/ou sejam sócios há muito tempo e torçam pelo FLU.
comentou em 1/04/2009, às 16:01
O ENGRAÇADO É QUE EM 1986 ERA COPA BRASIL TAMBÉM E NINGUÉM DISCUTE A VALIDADE DE SER CONSIDERADO CAMPEONADO BRASILEIRO, O MESMO ACONTECE EM 87 (COPA UNIÃO) E 2000 (COPA JOÃO AVELANGE). COPAS QUE FORAM ORGANIZADAS PELO CLUBE DOS 13, ENQUANTO ANTES DE 1971 ERA A CBD, ORGÃO ANTECESSOR DA CBF.
O CORRETO ENTÃO É RECONHECER TODOS OU SÓ OS QUE A CBF REALMENTE ORGANIZOU.
comentou em 24/06/2009, às 13:33
O grande problema (não vou nem falar da Taça Brasil pois ela é ridícula) é que oficialmente Torneio Roberto Gomes Pedrosa existia desde 1950, com apelido de Rio-São Paulo, a partir de 1967 oficialmente ele só foi ampliado.
Não dá pra reconhecer uma competição apenas pelo período desejado. Assim é igualmente absurdo sugerir que a Taça Brasil é o que vale até 1966 (???) e a partir de 67 o RObertão (??)
Como separar se era a mesma competição? Ambas coexistiram de 1959 até 1968, e o Roberto Gomes Pedrosa foi sozinho de 1950 a 1958 e de 1969 a 1970.
O Flu é campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (um campeonato, e não uma copa) de 1957, 1960 e 1970, e indo na onda do Santos estamos brigando por apenas um deles. Até o Cruzeiro vencer a Taça Brasil de 1966 o futebol brasileiro era Rio x São Paulo, esses eram os grandes centros.
comentou em 17/12/2009, às 1:34
A CBF reconheceu oficialmente como titulo brasileiro ou não, ou ainda está sob júdice??
por favor me respondam
muito obrigado