A torcida também tem culpa?
Publicado em 26.04.2009.
Por Flusócio
Diante dos desastres que temos visto em campo, a pergunta óbvia é: quem é o responsável por tudo isso? Claro, em primeiro lugar, o presidente do clube. É o responsável por tudo o que acontece no Fluminense, desde a sauna até o jogador chinelinho. Daí para baixo, os vice-presidentes, os diretores… Pois saibam: se a pessoa que ocupa a cadeira de presidente do Fluminense é quem é, isto se deve ao fato de quem o escolheu não sofre como nós sofremos. Não liga se o clube é tratado como escória na imprensa, se é ridicularizado pelas declarações do presidente…
Mas e o time com isso? Casos como Leandro, Leandro Bonfim, Diguinho, para ficar apenas no elenco deste ano, ocorrem porque estes “profissionais” olham para cima e veem gente incompetente, descompromissada, omissa. Daí pensam: “Correr para quê? Ninguém tem moral para me cobrar nada!”. Falta no Fluminense de hoje a alma do Fluminense Football Club que nós conhecemos. Alma que explodia na cara de um jogador recém-chegado, que impelia o sujeito a dar o seu máximo. O Fluminense de hoje respira pusilanimidade, permissividade, falta de profissionalismo, falta de organização, enfim, é algo amórfico que sobrevive da transformação de nossas lágrimas em esperança de melhores dias e uma quantidade enorme de dinheiro mal gasto na formação dos times de futebol.
Temos visto festas bonitas na arquibancada, o torcedor ajudando, apoiando o time. Mas é só isso que o torcedor pode fazer? Não, não é. Qualquer leitor deste blog sabe que o grande objetivo da Flusócio é mudar o Fluminense pela participação daqueles que realmente dão sentido à grandeza do clube: o arquibaldo. No entanto, estes têm se mantido longe da vida do clube, não se associam, não votam, não conhecem o Fluminense Football Club. Os motivos mais ouvidos são: falta de capacidade financeira e ojeriza à política. Analisemos as duas.
O primeiro, falta de condições financeiras. Se uma pessoa não tem dinheiro para gastar com a mensalidade do clube, ok. Comer é mais importante, escola dos filhos, aluguel, entre outras prioridades. A partir do momento que tem pay-per-view (onde o Fluminense é ridicularizado a toda hora), assina os diários esportivos (novamente, onde o Fluminense é tratado como escória), compra camisa oficial a cada vez que muda, etc, não lhe falta mais condições financeiras. Houve uma escolha: prefiro isso a votar e escolher o presidente do clube. Podem ter certeza que a segunda opção, sempre deixada de lado, é muito mais importante que a primeira e é muito mais relevante para o futuro do Fluminense.
O segundo, ojeriza à política. Caros tricolores, a vida em sociedade é política full-time. No trabalho, em casa, onde quer que seja. Lutar por uma causa que nos apaixone é o sonho de qualquer pessoa. Se doar para gerar um resultado ao mesmo tempo útil e prazeroso. E paixão, na vida, é tudo. E o Fluminense não é a maior paixão de muitos? Não brigamos com mulher para ir ao estádio, ver a TV? Quantas vezes vamos ao Maracanã, chegando em casa vemos os programas esportivos e ainda por cima lemos o jornal do dia seguinte? Isso é paixão, amor. Não vale a pena lutar conscientemente, votando, por isso?
Pensemos bem quando formos chamar o jogador A ou B de “sem sangue”. Por que outros clube não passam por esta situação? Por que passamos por isso todo ano, praticamente? Temos que fazer nosso mea-culpa e sermos, também, os agentes da mudança.

comentou em 26/04/2009, às 8:59
concordo com o blog em relação a participação da torcida dentro do clube , se tornando socio e votando .
eu mesmo já me planejei para entrar de socio em julho , fui a uma reunião do pavtri e quero ir na proxima reunião da flusocio .
emfim estou fazendo a minha parte ,agora posso está redondamente equivocado mais acho que o fluminense precisa de um ditador alguém que comande o clube com mão-de-ferro , pode parece loucura mais um eurico honesto ( se é que existe ) que não tá mole para patrocinador manda e desmanda , jogador fazer o que quer , chinelinho no elenco ,fechar o clube para a flapress , e setores da impressa que só ridiculaza o clube .
sou um democrata acima de tudo , mais o nosso clube está totalmente sem comando .
st !!!
comentou em 26/04/2009, às 9:20
O post esta perfeito.Nunca vi um dinheiro ser tão mal empregado na formação de elencos como nesse ano agora.E ainda estão falando em contratar bida,evandro,e até o roger…
comentou em 26/04/2009, às 11:18
Dos quatro grandes do Rio, o Fluminense sempre foi o clube mais conservador e o único no qual o futebol dividia as atenções dos associados e da diretoria com outros setores: social, tênis e outros esportes olimpícos.Mas era o mais organizado. A insatisfação com os timinhos que ganhavam títulos mas não eram grandes times levou à eleição de Francisco Horta em 1974. Ela ocorreu devido à pressão de associados que viam o futebol como prioridade número um e teve a oposição de setores conservadores e do então novo presidente da FIFA, João Havelange, pessoa de grande influência no clube. Francisco Horta acelerou o processo de popularização do Flu, mas apesar do bi-estadual de 75/76, da Copa Teresa Herrera de 77 e das brilhantes campanhas nos brasileiros de 75/76 saiu muito desgastado da presidência em 1978. Esse desgaste foi agravado em 1981 com o caso do ex-policial albergado sob responsabilidade do juiz Horta e pela estranha ligação de Horta com o Flamengo, que culminou com sua contratação como funcionário daquele clube. Ganhamos os estaduais de 80, 83, 84 e 85 e o
brasileiro de 84 com bons times, não grandes times. Mas a partir do fim do time do tri, 1989, o futebol do Flu passou a segundo plano e foi encarado de maneira autista pelos dirigentes até 1993, ano da eleição de Arnaldo Santiago. A conquista do estadual de 95 e a boa campanha no Brasileiro desse ano animaram os sócios e a torcida, mas a vitória em dezembro de 95 de Gil Carneiro de Mendonça sobre José Carlos Villela mostrou a fraqueza política do clube e a falta de visão dos grupos políticos atuantes. Estava selado o caminho para a 2ª e (3ª)Divisão do Brasileiro. Somente em 1999 com a união provisória de todas as forças políticas do clube conseguimos o retorno de Carlos Alberto Parreira (tricolor) e o patrocínio da UNIMED. Entendo que esse estado de coisas perdura até hoje. E o presidente Horcades tem procurado manter essa união precária. Considero que não é produtivo bater na tecla dos defeitos de Horcades. Não há dúvida de que Horcades não é bom administrador e que fala muito besteira expondo nosso clube. Contudo, concentrar a oposição política do clube unicamente na crítica à atual diretoria e ao atual presidente não melhora em nada a necessária articulação política para a eleição de 2010, que pode ser um divisor de águas face à intensa movimentação da inovadora e democrática Flusócio. Precisamos esquecer Horcades, articular para unir o clube com algo de concreto, lembrando que esse pode ser o último ano da UNIMED e que foi com Parreira que começamos tudo de novo em 99. Nossas últimas conquistas verdadeiras, Brasileiro de 84 e tri estadual, foram obtidas em clima de relativa continuidade política (Manoel Schwart assumiu em 84).
Devemos procurar unificar, primeiramente, todas as correntes políticas do clube que tenham o futebol como carro chefe. E asim por diante, como fez nosso rival Flamengo em 1977, quando foi criada a antiga Frente Ampla pelo Flamengo (FAF). Essa unidade política deles facilitou as grandes conquistas da era ZICO. Poderíamos nos espelhar nesse exemplo para alicerçar uma unidade política com a mesma finalidade.
comentou em 26/04/2009, às 11:23
Há muito pouco pra se falar após um post como este. Eu mesmo sou um que faz o calendário social da minha familia acontecer conforme a tabela de jogos do Flu…
Esta paixão é Rodriguiana e não há mais como mudar isto. Aos 34 anos, vivi as glórias da década de 80, as humilhações da de 90 e a resignação deste novo milênio.
Ser um Cidadão Tricolor é a coisa mais importante que eu posso fazer por esta paixão. Ir ao Maraca é um prazer, é mais uma forma de mostrar esse amor ao mundo, sendo mais uma das vozes que ecoa pelo maior do mundo.
Agora a minha carteira de sócio, é um passaporte, um título de eleitor, uma identidade… É o grande ato de cidadania.
Esta diretoria está longe de representar o passado tricolor, ela representa um ex-futuro Club de Football… Nosso passado é glorioso, é honroso, é de nos dar orgulho. Estes não representam em nada o FFC.
ST,
Hugo Grillo
comentou em 26/04/2009, às 11:36
Post perfeito. Nota 10.
Aqui de Vitória/ES, já estou me programando para me associar, provavelmente, em julho.
Já consegui a adesão de um amigo, que também irá se engajar nessa luta. Pode parecer pouco, mas se cada um de nós, que é totalmente dominado pelo Flu, não fizer a sua parte……definha de vez.
Já passou do momento da lamentação de arquibancada/poltrona se transportar para a ação. E a única maneira é mudar o “estado de coisas como postas”.
Será dispendioso, principalmente para quem mora fora do RJ e mesmo sabedor de que irá usufruir pouco, ou quase nada, do clube ? Sim.
Mas, questiono: Paixão tem preço ? Não. Então, meus caros, a solução é uma só: Tornar-se sócio. Custe o que custar.
saudações.
comentou em 26/04/2009, às 12:01
O problema é que o título do FLU é muito caro e pra os torcedores de fora do estado não compensa. Votar pela Internet seria bom. Pacotes de sócios fora do estado, de torcedores que quase nunca terão oportunidades de ir ao Rio de Janeiro deveriam ser prioridade, fazendo com que estas pessoas possam receber produtos do FLU, sorteios mensais para assistirmos jogos do FLUSÃO, sorteios para passar um dia no cotidiano do time, venda de produtos com bom desconto. Adivinha quem faz isso bem? O São Paulo, onde existem amigos meus que pagam R$ 20 ou R$ 30, com direito a camisas autografadas anualmente e descontos, além de uma relação bem estreita com o tal sócio (categoria especial), através do site do clube. Até o site do FLU é um lixo. Assim, não me interesso em me associar ao FLUMINENSE, devido a tudo que citei, além de estar entregando meu suado dinheiro a pessoas que não sabem administrá-lo, ou seja, ruim por ruim me deixa com meu dinheirim.
ST.
comentou em 26/04/2009, às 12:08
Daladier,
Pra mudar essa situacao eh que a gente tem que entrar de socio. Entre de socio pra que tudo de bom que vc quer possa acontecer.
(desculpem a falta de acentuacao, nao estou no meu computador).
comentou em 26/04/2009, às 12:11
Bertold Brecht, teatrólogo alemão elaborou um texto acerca do anafalbetismo político. Talvez por conta da ressaca da ditadura militar, vivamos um período em que não acreditamos no “político”. Quem aqui não se deparou com um amigo dizendo que é “apolítico” e que não gosta de política, ou mesmo recriminar alguém ao postular a mudança política ser taxado de aproveitador? A vida social é política e se queremos e almejamos alguma coisa melhor para as instituições, e no caso do Fluminense todos nós temos é amor puro por este brasão, o envolvimento político é algo que deveria ser natural a ponto de dedicarmos sim algum tempo de nossas vidas a isto. No momento em que me associei, senti um orgulho tricolor tão elevado, tão sublime, tão prazeroso, que me senti realizando o pagamento de uma dívida de vida, que era me associar ao Clube.
Vou morar algum bom tempo em um estado do Norte do Brasil. Mesmo apesar da distância, não deixarei de ser sócio do Clube que tanto amo e que tantas felicidades me trouxe, apesar de muitas tristezas também.
E para quem pensa que na Flusócio à aproveitadores de plantão, asseguro a vc que 99% (não posso dizer que todos na Flusócio tenham uma vida financeira estável e que “não pretendam tirar dinheiro do Clube para viver”) do Grupo é composto de profissionais bem sucedidos e com vida financeira estabilizada e bem razoável. Aliás, quem imagina isso, não acredita no Ser Humano, não pensa que as pessoas possam ser puras, não vê que o amor pelo Clube pode ser sincero e agiria da mesma forma que as pessoas que tanto são criticadas.
Saudações tricolores.
comentou em 26/04/2009, às 12:28
A hora é de mutirão. Tricolor de verdade, morador da cidade do Rio, com um mínimo de condição financeira e que repudia o que acontece hoje no Flu tem quase a obrigação de se associar ou, se inadimplente, regularizar sua situação. O fiel da balança talvez sejam aqueles que moram longe, como eu, aqui em Araxá. Falta à Flusócio assumir COMO COMPROMISSO DE CAMPANHA que, se vitoriosa, encontrará uma mensalidade alternativa para esses tricolores de longe que não vão usufruir nunca do clube, ou pouquíssimo. Entendo que, nesse caso, um tratamento diferenciado é absolutamente justo. Neste momento em que escrevo já estão transcritas 6 mensagens, sendo uma de Fortaleza, uma de Cajazeiras(PB) e uma de Vitória, fora a minha! Isso pode ser um diferencial para que UMA VERDADEIRA ENXURRADA de tricolores de longe do Rio se sintam estimulados a se associar e DECIDIR A PARADA favoravelmente ao candidado da (ou apoiado pela) Flusócio. Pensem no assunto, se já não o fizeram. Saudações tricolores.
comentou em 26/04/2009, às 13:08
Omissão também é uma forma de errar.
Quem não tem condição de ir além em sua paixão. quem não pode assumir uma despesa mensal extra de 100,00 (valor aproximado do sócio contribuinte, com direito a voto), será compreendido por todos, mas quem tem condição, e tem amor ao Fluminense, tem obrigação de fazer um esforço e associar-se ao clube para ter direito a voto em 2010.
Sou como o Hugo Grilo.
O Fluminense faz parte da minha vida e da vida da minha família.
Tem jogo do Fluminense no Maracanã, todos já sabem onde estarei.
Pretendo me associar em julho, pois acredito que algo tem que ser feito, para que jamais, repito: jamais, eu veja novamente a decepção estampada nos jovens rostos de nossos torcedores em episódios com aquele da venda de ingressos da final da Libertadores.
Nós não merecemos dirigentes que locupretem-se as custas do clube e do sofrimento de milhões de jovens.
Nossa torcida não merece diretores mesquinhos e aproveitadores que quando tem que optar, optam sempre por seus prórpios bolsos, em detrimento dos interesses do clube!
Vamos nos uinir e mudar isto!
comentou em 26/04/2009, às 13:33
Sem dúvida, não basta torcer. Tem que participar.
Só torcer não vai mudar o Fluminense.
Seja sócio!
comentou em 26/04/2009, às 13:42
Parabéns por esse post!!! ficou muito bom.
Vamos lá Torcida Tricolor!!! Vamos nos associar e voltar a decidir o futuro do nosso FLUZÃO!!!!!!!!! afinal de contas o FLUMINENSE É A NOSSA CASA!!!!
não podemos deixar que seja administrada por qualquer um!!!!!
comentou em 26/04/2009, às 13:48
Off Topic: como sempre, quando Renato Mauricio Prado resolve ocupar espaço da sua coluna com o Flu, é paradepreciar, criticar ou desestabilizar o clube.
Hoje ocupa-se do episódio da Unimed demonstar interesse em patrocinar os espertes amadores do Bosta enquanto negou fazer o mesmo pelo Flu. Não me importa o mérito da questão aqui, centro-me na abordagem do jornalista imbecil : disse que o Flu agora é um clube partido. Mas não disse o mesmo do seu Flavela quando este clube abandonou os irmãos Hypólitos e a Jade Barbosa ao Deus dará.
Sou só eu que tenho vontade de enfiar porrada nesse cara ? Por que nenhum tricolor ainda fez isso ? Eu já fiquei esperando ele no maraca num Fla-Flu, no estacionamento ali perto dos elevadores dos profissionais da imprensa, mas nunca consegui achá-lo. Será que ninguém aqui tem coragem de fazer o que os flavelas fizeram com o Márcio Braga ?
comentou em 26/04/2009, às 14:06
Tenho planos de tornar me sócio, que só não foram concretizados ainda por questoes de problemas pessoais que passo, infelizmente pensava como alguns , não gostava de politica e muito menos não via sentido em me associar ao Flu por pensar na questão de poder usufruir da sede social, só que este pensamento mudou algum tempo, a questão é muito mais complexa , o que andam fazendo com o Flu de uns tempos para cá vai muito além da questão de se frequentar o clube diariamente, eu por exemplo não posso frequentar o clube sempre, pois moro fora do RIo de Janeiro e não há sentido em ir ao flu para frequentar o clube socialmente, pois onde moro tenho tudo o que o Flu não vai me proporcionar tão cedo, mas a questão é sim de se associar para mudar a politica este é o meu objetivo e de muitos, outro dia li um Companheiro neste Blog , dizendo que o Flu não o atrai socialmente por isso não entendia o porque de se associar, olha a questão é muito mais ampla, o Fluminense da forma que vem sendo administrado não me anima mais, é muita leviandade o que fazem com o clube, a imprensa já nos faz de chacota e agora as coisas creceram de maneira insustentavel, até alguns donos de Blogs que se mantinham neutros, agora não fazem a minima questao de disfarçar nas criticas ao Flu, o Torcedor do Flu já nao é respeitado faz tempo, cito como exemplo no Fla Flu em que fomos eliminados pelo rival, na Transmissao da TV aberta teve direito a antes do Jogo letra na Tela com musica cantada pelo rival, e no Flu mostraram o Mosaico de muito longe, na apresentaçao dos jogadores do rival , teve direito a focar no jogador na hora que a Torcida rival gritava seus nomes, e no Flu nada.Então amigos como bem citou um outro companheiro, quem não puder se associar agora por uma questao financeira, é o meu caso, será comprendido, mas quem tiver realmente condição de poder se associar o faça , pois o Flu só irá mudar caso haja um forte movimento de fora para dentro, não dá mais para aturar Horcades, Totes e Ze de Souza da Vida , e acreditem dentro do Flu atual, está cheio de gente que nem eles, que só usam o Flu em proveito proprio, associem-se, eu espero que até o Prazo final que temos para nos associar o possa fazer, em caso contrario, colaborarei sempre que possivel com a FLUSÒCIO na esperança de angariar mais associados, é hora da Torcida tricolor mostrar que de fato tem interesse em mudar o atual panorama, não dá mais para o Flu não ser respeitado pela sua Grandeza, é hora de mostrarmos que além de uma Bela Torcida, somos focados na mudança do FLU.VIVA O FLU SEMPRE. FORA HORCADES E CIA.
comentou em 26/04/2009, às 14:12
É óbvio que parte da torcida tem culpa sim.
Por exemplo, vejam os resultados da enquete que está agora no ar no Blog da Flusócio:
As duas opções a seguir mostram aqueles leitores que estão na seguinte situação: ou não entederam ainda a mensagem da Flusócio de associação em massa, ou pior, já entenderam mas preferem continuar se omitindo.
# Tenho condições financeiras, mas não vou me associar porque moro longe e não usarei o clube (18%, 114 Votos)
# Não adianta nada (4%, 25 Votos)
São 22% dos votantes até agora, uma parcela expressiva de tricolores que preferem continuar apenas reclamando sem agir, mesmo que tenham condições financeiras para tal.
Pra falar a verdade acho que isso é um comportamento típico de boa parte do povo brasileiro, infelizmente.
comentou em 26/04/2009, às 14:26
Caro Daladier,
Sua situação é perfeitamente compreensível, vc certamente não é um omisso da cidadania tricolor, como citei acima de forma errada e generalista.
Para que fique bem claro, quando me refiri aos “culpados”, cito aqueles que moram no RJ ou adjacências e que votaram na opção “Tenho condições financeiras, mas não vou me associar porque moro longe e não usarei o clube (18%, 114 Votos)”.
Se este tricolor é realmente apaixonado pelo clube, trata-se de uma postura que eu considero inadmissível.
Moro em Icaraí (Niterói) e também não uso o clube, que fica bem longe da minha casa. Sou sócio, assim como muitos outros amigos da Flusócio, apenas para ter o direito de influir nos destinos da minha maior paixão. A Flusócio também tem membros de Brasília, São Paulo e até Belém do Pará, que não apenas já entenderam nossa mensagem mas que estão funcionando como multiplicadores das nossas premissas.
A estes guerreiros, meu eterno respeito e agradecimento. Certamente um dia seremos agentes da mudança que o FFC precisa. Tomara Deus que consigamos agir enquanto ainda dá tempo.
comentou em 26/04/2009, às 14:26
Moro em Belém/PA e sou sócio do FFC desde Julho de 2008. Juntei-me a esse maravilhoso grupo da Flusócio, pois acredito que a mudança que tanto queremos no Fluminenese pode sim acontecer. Porém, não tenho dúvida que esse é o único caminho: associação em massa dos torcedores tricolores.
Tricolor, leve sua paixão para dentro do clube e vamos devolver o Fluminense ao seu devido lugar.
ST
Caio
Tricolor, associe-se e participe da maior mudança da história do Fluminense.
comentou em 26/04/2009, às 14:46
O problema de quem não goste de politica, é que essas pessoas são governadas e tem suas vidas manipuladas por quem gosta!
comentou em 26/04/2009, às 14:51
Eu vejo de maneira bem simples. Não ser sócio é se omitir. Nada vai me tirar a tranquilidade de saber ao fim que a minha parte eu fiz.
ASSOCIEM-SE!
comentou em 26/04/2009, às 15:00
O FLUMINENSE é MAIOR do que guerras entre a DIRETORIA ATUAL e a OPOSIÇÃO. Temos que unir forçar de todos os lados para re-erguer o FLUMINENSE. O FLUMINENSE CAMPEÃO é a meta de TODOS.
comentou em 26/04/2009, às 15:02
Também quero me associar e tenho um irmão que mora no Rio que fará o mesmo, em Julho.
Uma idéia para se conseguir 30 mil ou mais sócios?
É a figura do sócio-torcedor. Pagando a mensalidade normal e com direito a ingresso a todas as partidas do Fluminense no Rio de Janeiro (mando do Fluminense). Ou seja, antes dos ingressos terem sido colocados à venda, 40 mil já estariam vendidos aos sócios-torcedores (outros clubes já fazem isto). E estes ingressos deveriam ser retirados ou confirmados com antecedência de 1 ou 2 dias (poderia ser retirado na sede do clube ou pela internet). No caso da não retirada ou confirmação de presença (aconteceria muito com os torcedores que moram fora do Rio) o ingresso seria colocado à venda, normalmente nas bilheterias da sede do clube.
Resumindo: nós, que desejamos ser sócios, estaríamos comprando ingressos para todos os jogos, decidindo o destino do clube nas eleições e ajudando-o a sair deste buraco.
Em tempo, este “sócio-torcedor” teria direito a voto (pois ajudaria o clube todo o mês com as mensalidades) e não teria direito a piscinas, saunas, tênis, etc (para quê, se o cara mora a 3000 km do clube??).
Enfim, não é uma idéia nova e pode ser melhorada e implantada. Pode servir até de compromisso de campanha de um futuro candidato que queira melhorar nosso Clube.
STss!!
comentou em 26/04/2009, às 15:17
A quem possa interessar:
Como economizar para participar como sócio!
A Embratel possui planos similares ao da Sky, inclusive com os canais de Futebol PFC, pela metade do que a Sky cobra. O PFC é o mesmo preço, mas os outros produtos da fatura (combos de canais) custam quase a metade.
Esta é uma das maneiras de economizar agora em despesas ordinárias para ser sócio e mudar o FFC. Consultem http://www.viaembratel.com.br e comparem com http://www.sky.com.br
comentou em 26/04/2009, às 15:27
Concordo plenamente falou tudo nessa parte a torcida tem culpa sim parece que ela perdeu de cobrar ficando passiva assim eles(jogadores e dirigentes)adoram porque podem fazer o que quiser ah torcida deles não faz a ninguem jogar pra que ? Estamos ganhando bem! E se pararem de receber eles invetam desculpa eles fingem que pagem agente finge que joga! Mas isso que a torcida tem que fazer cobrar esses jogadores,dar uns puxões de orelhas neles porque se ficar só apoiando esses chinelinhos,eles vão continuar assim tirando sarro da torcida eu queria ver se esses dirigentes e esses jogadores estivessem no Flamengo ou principalmente no Corinthians sem duvida eles(jogadores e dirigentes)estariam fora com medo das suas torcidas agora aqui virou uma festa ninguem cobra,mas com excessão das outras torcidas organizadas do Flu fizeram nos treinos protestaram e eles ja começaram a ficar cabreiros quando é pra apoiar é pra apoiar e quando é pra cobrar é pra cobrar mesmo não só os jogadores mas tambem a diretoria que não faz nada essa é a pior gestão dos ultimos tres anos da historia do Fluminense essa gestão(Horcades) é muito podre a torcida tem que pegar muito no pé dele por causa dele,de seus dirigentes e até mesmo a torcida não ela toda e sim socios votaram nele agora estão conheçendo quem é ele e espero que a Flusócio mude todo esse ambiente que façam um belo Marketing pra chamar os torcedores para escolher o presidente certo pra enfraqueçer mesmo o canditado do Horcades nas eleições do ano que vem queremos profissionalismo,queremos jogadores raçudos e principalmente pratas da casa e chega de medalhões enferrujados temos que fazer a mesma coisa que os torcedores do Internacional fizeram por isso vamos associar porque eu não quero ver mais o Fluminense nessa pior situação temos que mudar logo ja chega!
comentou em 26/04/2009, às 16:28
O colega Rômulo deve ter se enganado ao sugerir direito a ingresso para o sócio-torcedor, pois se ele mora a 3000Kms (nem precisa tanto, pode ser 800, como eu, ou mesmo 200) e não vai freqüentar piscinas, certamente também não irá ao Maraca. Mas indiscutivelmente pensamos de maneira semelhante.
Querem uma ideia? Quem mora longe certamente tem pay-per-view. Se a mensalidade do PPV é, digamos, R$60,00 e a do clube é R$100,00 , o associado DE LONGE poderia ter uma redução de 50% (a título de exemplo) do que gasta com PPV na mensalidade do clube, que ficaria, no caso, R$70,00. Sem privação de direitos, afinal, o que prejudicaria ao clube se eu passar uma semana de férias no Rio e quiser freqüentá-lo?
Outra sugestão é adotar uma espécie de consumação pra quem é de longe. O sócio paga a mensalidade integral e não freqüenta o clube, mas se está no Rio e quer ver um jogo, ganha um ingresso, ou outros produtos associados ao Flu. O clube enviaria, todo mês, um catálogo de produtos aos quais o sócio teria direito. Nunca excedendo o valor da mensalidade em questão, obviamente, de modo que não haveria efeito cumulativo.
Acredito que ideias não faltem. São ações que têm a ver com algo que toda hora leio aqui, que é a FIDELIZAÇÃO DO TORCEDOR.
Repito o que disse às 12h26: o torcedor de longe pode ser DECISIVO nas pretensões de todos nós em mudarmos o Fluminense. Cabe aos grupos políticos que efetivamente querem administrar o clube encontrar maneiras de atrair o torcedor de longe. Uma coisa é certa: a pura e simples conscientização pode fazer com que 100 torcedores (número hipotético), POR ALTRUÍSMO, se associem; oferecendo algo a mais, falo de compensações que verdadeiramente seduzam o torcedor de longe, aí esse contingente pode ser o diferencial para se vencer em 2010. Com a palavra, a Flusócio. Saudações tricolores.
comentou em 26/04/2009, às 17:08
O presente post é a síntese do meu pensamento. Excelente! Deveria ser impresso e distribuído nos jogos do Flu, assim como foi feito no último jogo no Maracanã, com a mensagem “Tricolor, o Fluminense precisa de você!”.
comentou em 26/04/2009, às 17:15
Vejo FLUTEBOL desde 1980: lá se vão 29 anos…
=> Eu nunca vi um penal a favor do FLUMINENSE numa final.
.
E olha que são 29 estaduais, 29 brasileiros, 3 decisões de Copa Brasil e 1 final de Liberta…
.
Imaginem se tivéssemos metade dos ba$tidore$ desta flavela filha da puta!!
comentou em 26/04/2009, às 17:41
eu como torcedor só vejo um problema em relação a me associar ao clube. Este não me dá vantagem nenhuma em relação aos ingressos. Pois prefiro pagar 55 reais ao passaporte e não ter que enfrentar fila para ver o Flu sempre do que pagar meia entrada e ter a farra que foi na final da libertadores. Pois como uma pessoa que trabalha e estuda não tenho tempo para ficar em filas.
comentou em 26/04/2009, às 18:19
chega ser desanimador o que esse pessoal (globo e sei la mais quem)faz para ajudar o flamengo,podia botar o barcelona que não ia ganhar o jogo
comentou em 26/04/2009, às 18:20
é pereciso divulgar mais a Flusocio e todas as matérias na internet, para todo o Brasil.
comentou em 26/04/2009, às 18:27
Saudações tricolores!
Mudando rapidamente de assunto.
Esta semana, um bando de urubus me enchia o saco e eu garantia que o Flu venceria. Bastou jogar 25 min com seriedade, que o resultado saiu e a águia foi devidamente depenada. Também comentavam sobre T Neves e eu simplesmente respondi:
Não sei o que ele jogaria hoje, mas tenho certeza que na próxima ele vai entrar em campo voando, pois hoje joga Tartá.Agora, leiam as notícias abaixo.
1) lancenet/FLUMINENSE Home > Fluminense > Notícias
Publicada em 26/4/2009 às 14:05
Thiago Neves estranha treinar na reserva
Apoiador pode voltar ao Fluminense contra o Goiás
LANCEPRESS!
Depois de cumprir suspensão na partida de volta contra o Águia (foi expulso no jogo de ida por acertar uma bolada no gandula), Thiago Neves pode voltar ao time do Fluminense contra o Goiás, na próxima quinta-feira, em Goiânia, pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. No entanto, o técnico Parreira o escalou no treino da manhã deste domingo entre os reservas, fato inusitado para o jogador.
- É meio diferente para mim mesmo treinar entre os reservas. Tem certas coisas que os titulares podem fazer e os reservas não. Você estranha no começo, mas sempre tenta fazer o melhor até para motivar quem também está ao seu lado – comentou.
A princípio, Thiago Neves terá condições de estar em campo quinta-feira contra o Goiás, mas ainda corre risco de suspensão. Como seu julgamento ainda não foi marcado, o apoiador pode pegar um gancho de até três jogos em função da bolada no gandula.
2) LANCEPRESS! Maicon vai ganhando espaço no Fluminense
Atacante treinou entre os titulares neste domingo
A boa atuação na vitória por 3 a 0 sobre o Águia, na qual fez dois gols e deu passe para outro, começa a render frutos para Maicon. No treino da manhã deste domingo nas Laranjeiras, o técnico Carlos Alberto Parreira escalou o jogador como titular ao lado de Fred no ataque, o que faz crescer a sua expectativa para o próximo desafio do Fluminense na Copa do Brasil, na próxima quinta-feira, contra o Goiás, em Goiânia.
- Estou treinando para estar preparado. Parreira me colocou entre os titulares no treino, mas ele ainda não escalou o time e nem falou comigo. Depois de uma atuação como a que tive contra o Águia é claro que rola uma ansiedade maior. Mas eu não estou com pressa para ser titular. Quero viver esse momento e estar preparado na hora que o Parreira precisar de mim – disse.
O time que Parreira escalou foi: Fernando Henrique, Mariano, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Maurício, Marquinho e Tartá; Maicon e Fred.
Sem contar com Conca machucado, Parreira surpreendeu ao deixar Thiago Neves entre os reservas. Expulso contra o Águia na partida de ida, o apoiador cumpriu a suspensão no jogo de volta, mas corre o risco de ser julgado e suspenso por até três jogos. Como o julgamento ainda não foi marcado, a tendência é que ele tenha condições de estar em campo no primeiro jogo contra o Goiás.
comentou em 26/04/2009, às 18:31
Eu acho que o Flu deveria fazer igual ao Internacional. Substituir o Passaporte Tricolor por ingressos concedidos aos sócios-torcedores, que, por sua vez, deveriam ser separados dos sócios-frequentadores. Assim, aquele que realmente torce para o Fluminense, pagaria a taxa de sócio-torcedor, receberia o ingresso e teria direito a voto no clube.
Contudo, isso não interessa à corja que está por aí, pois se os torcedores de verdade (e não os frequentadores do clube) passarem a votar, eles não serão reeleitos.
comentou em 26/04/2009, às 18:38
Ser sócio é fundamental e todo tricolor de verdade ( e que está tranquilo financeiramente) deve fazer um esforço para estar presente na próxima eleição. Eu pretendo me associar em Julho.
Mudando um pouco de assunto! O poderoso Goiás perdeu hj. Já tinha torcedor nosso dando a desclassificação como certa. Impressionante!
comentou em 26/04/2009, às 18:58
A torcida também tem culpa? pergunta o Post. Evidente que não.
Os culpados são os caras que bolaram essas contratações duvidosas (suspeitas?) e os que estão atrapalhando o trabalho do Parreira nestes dias que antecedem os confrontos com o Goiás..
Como o supervisor Alexandre Faria, seus amigos da TRAFFIC (já querem empurrar o pereba Evandro, refugo do Palmeiras, pela goela do Parreira), o Gauchinho, “vice-rei” da Unimed, e muito de longe o Toti e o Orcades, porque estes, afinal, não mandam nada.
Existe também o Eutrópio, que foi um dos responsáveis por alguns bondes contratados agora pelo Faria e na era Branco, pois avalizou vários deles. E ainda tem gente da torcida que o reverencia…
Vejo uma provável intromissão do Faria sobre o Parreira, por exo., na ameaça da volta de Mariano à lateral, como foi escalado no coletivo deste domingo. Pois foi o Faria que gerou esse horror e é ele que deve estar buzinando no ouvido do Parreira tal despropósito.
A permanência de Maurício no meio cheira à ligação com a força de seu empresário, o famoso Eduardo Uram, hoje o mais poderoso dos que negociam com clubes cariocas e que sempre arruma um jeito de f… o Flu. Se o empresário de Maurício fosse o José da Silva, ele já teria sido emprestado ou passado adiante…
Como é que a torcida pode ter culpa?
Cabe a ela só rezar para que um milagre ocorra em Goiânia, na 5ª feira, e outro no Maraca, dia 6.
comentou em 26/04/2009, às 20:27
José Carlos Fernandes da Costa,
não me enganei não. Certamente, mesmo morando longe, eu e vários outros, podemos assistir a um jogo do Flu no Rio (o ano passado fui a 6 jogos. Esse ano, a 2). Quero só ter direito ao ingresso nos jogos do Flu como mandante. Mesmo que eu não possa comparecer a nenhum dos jogos, estarei ajudando o Clube, que poderá vender meu ingresso novamente, caso eu não confirme a minha preferência.
O que estou sugerindo é que a contrapartida para o “sócio-torcedor” seja o direito a ingresso para todos os jogos do Fluminense em casa, com seu mando de campo.
Se eu não for a nenhum dos jogos, estarei ajudando ainda mais ao Clube, que poderá vender meu ingresso novamente.
Certamente o clube social não tem condições físicas de assimilar uma quantidade enorme de sócios. Então, seria criada uma modalidade nova de sócio: com direito a voto (principalmente), a ingressos, a entrar para treino pela porta da frente, brindes, etc, como já sugeriram, e não teria direito à parte de piscinas, saunas, quadras, etc.
Desta forma, o Clube poderia atender também até mesmo a quem mora no Rio e não quer participar apenas como os piscineiros de plantão.
Juntando com a sua idéia, são alternativas.
Saudações Tricolores!!
comentou em 26/04/2009, às 20:34
Na minha opinião, torcida é torcida. O papel de cada um é nítidamente claro. Diretoria dirige. Patrocinador investe. Associado tem suas responsabilidades, assim como seus direitos. À torcida cabe torcer, além de viver atitudes democráticas, pois cada um demonstra amor e paixão de sua forma. Não se pode comparar esse tipo de sentimento. Julgar as decisões de um torcedor é rasgar o preceito básico da postura democrática.
Se vivemos um caos no Fluminense, é justamente por culpa de diretorias que fazem exatamente isso: ignoram a democracia.
Apoio totalmente a associação, a Flusócio, mas não apoio o fato de julgar a postura de cada torcedor, afinal, consciência é algo pessoal e intransferível.
Cabe a cada diretoria assumir seus erros. Torcedor não tem culpa de nada. Ao contrário, qualquer pouco que faça é importante.
OFF: Será que o Juan vai ser punido pela molecagem de hoje? Ele faz o que quer, arruma pênalty, xinga, agride, e nada. Lamentável…
comentou em 26/04/2009, às 20:40
Caro Roberto Laport (18:58),
Aquele torcedor tricolor com um mínimo de condição financeira e consciência política tem culpa sim! Por ser omisso! Por não ser cidadão tricolor! Por não influir nos destinos de sua paixão!
Off topic: Mais vergonhosa que a arbitragem carioca são os comentários do J. Roberto Wright para garantir seu lugar na Globo. Um escárnio!
comentou em 26/04/2009, às 20:44
QUEM É ESSE MEIA DIREITA (NÃO É O SOUZA E NEM O EVANDRO) QUE O FLUMINENSE QUER CONTRATAR????
comentou em 26/04/2009, às 21:20
E Celso Barros, quando vai ser efetivamente cobrado, já que ele toma as principais decisões do clube? Que Horcades é péssimo presidente todos sabem, nada se pode acrescentar. Mas e Celso? Alexandre Faria não é pago por sua empresa? Quando vão cobrá-lo?
comentou em 26/04/2009, às 22:05
Roberto Laport, o Uram, ainda possui jogadores dentro do Flu? Este puto não havia se transformado em Persona Nom Grata, após o episódio do Juan, Toró e Diego Souza?
Assim é demais, começo a acreditar em contratações do tipo Roger e Felipe chinelinhos…O memória curta!
Com relação as contratações:
1 > GILBERTO > Muito caro e já não visita a linha de fundo faz tempo!
2 > Roberto meião Carlos > Nem se fala.
3 > Emersom > Velho para a posição.
4 > Tinga > Não tenho acompanhado, porém se estiver jogando o que jogou 2005, será uma boa.
Agora, com relação ao Mauricio, eu esperava muito mais deste cara! Acompanhei Rio/ S.P e ele e Fernando Bob faziam bela dupla de volantes! Não rendeu ainda no profissional!
Excelente post! Fatos como estes,nos animam a tomar as rédeas do FFC!
comentou em 26/04/2009, às 23:19
Caro José Carlos Fernandes da Costa e demais tricolores que deram sugestões sobre estratégias de fidelização do torcedor,
Vcs estão absolutamente certos! É necessário criar mecanismos que ofereçam vantagens para trazer o torcedor pra dentro do clube. Facilidades nos ingressos são o modelo bem-sucedido do Internacional-RS, projeto que agrada a muitos flusócios.
Mas também acho que é fácil entendermos que só poderemos implementar algo do gênero quando formos poder dentro do FFC.
A diretoria atual não tem interesse na entrada de novos sócios porque isso ameaça o poder que eles hoje ocupam.
É simples sacar que primeiramente temos que derrotá-los nas regras estatutárias vigentes, depois certamente teremos propostas para popularizar o acesso dos torcedores ao FFC.
comentou em 26/04/2009, às 23:44
O sinônimo da TORCIDA TRICOLOR deveria ser CARTÃO POSTAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO !!!
Na época da Libertadores, crianças passeavam nas ruas com suas camisas e orgulhosas, aprendiam as musicas da Legião Tricolor.
Nossa torcida lotando , dando show e fazendo a diferença.
O que eles fizeram?
Conseguiram estragar essa relação.
Foi o maior anti marketing jamais feito.
Torcida para eles é cobrança e merece ser tratada com porrada e spray de pimenta na cara !!!
Mas o verdadeiro amor da Torcida pelo Fluminense é maior do que tudo e do que toda esta diretoria !!!
Ficar na internet ou gritando nas arquibancadas, adianta pouco ou quase nada, por causa das amaras impostas por estes que querem usar o Fluminense apenas para interesses próprios.
Sendo que aqueles que tem condições, deveriam sair das arquibancadas e entrarem de sócios, para lutarem por um novo ideal de gestão e administração, refletindo o enorme desejo da torcida tricolor.
Quando verei torcedores comuns, de arquibancada, que tomam chuva e sentam no cimento, sentarem nas cadeiras do Conselho Deliberativo do clube???
O clube precisa urgentemente de sócios que gostem de futebol e que amem de verdade o Fluminense Football Club.
O Fluminense tem que estar nas mãos de quem se importa e respeita a nossa história de glorias e a nossa imensa torcida !!!
Torcedor Tricolor, Associe-se , Participe, Vote e Mude!!!
comentou em 26/04/2009, às 23:48
Categoria de Sócios: Sócio proprietário ou contribuinte efetivo, pois somente estes dois tipos de sócios, tem direito de votar e ser votado, conforme o Estatuto.
O estatuto preconiza que só pode votar quem é sócio do clube há maisde 1 ano e está adimplente com suas mensalidades. Segundo o estatuto, o pleito ocorre sempre na segunda quinzena de novembro.
A seguir, cito os artigos mais relevantes do estatuto que tratam deste assunto :
“Art. 9º – A Assembléia Geral é constituída de Sócios maiores de 16(dezesseis) anos, pertencentes ao Quadro Social há mais de 1 (um) ano, ininterruptamente, e em situação regular com o Clube.
Parágrafo único – Não poderão integrar a Assembléia Geral os Sócios Honorários, Temporários, Correspondentes, Especiais, Atletas-adjuntos e Sócios-torcedores, assim como os Familiares Inscritos dos Sócios, definidos nos artigos 102 e 103.
Art. 22 – A Assembléia Geral Ordinária elegerá, em escrutínio secreto e concomitantemente, o Presidente do FLUMINENSE, o Vice-presidente Geral, os 150 (cento e cinqüenta) Membros Efetivos e os 50 (cinqüenta) Suplentes do Conselho Deliberativo, para uma legislatura de 3 (três) anos.
Art. 23 – As eleições dar-se-ão por meio de chapas, que deverão conter os nomes dos candidatos a Presidente do FLUMINENSE, Vice-presidente Geral, de 150 (cento e cinqüenta) candidatos a Membros Efetivos e de 50 (cinqüenta) candidatos a Membros Suplentes ao Conselho Deliberativo. As chapas deverão ser registradas na Secretaria do Clube entre os dias 1(um) e 15 (quinze) de novembro do ano da eleição.”
SÓCIO PROPRIETÁRIO:
Título R$ 3.100,00 ( à vista ) ou 5 parcelas de R$ 700,00
(cheque pré- 1ª no ato + 30/60/90/120/dias)
Contribuição mensal a partir dos 18 anos de idade R$ 47,00
Contribuição por dependente R$ 32,00
Carteira social por dependente R$ 12,00
Filhos até 6 (seis) anos estão isentos de mensalidades.
SÓCIO CONTRIBUINTE EFETIVO:
Jóia R$ 142,00 + taxa de expediente R$ 48,00 + carteira social individual R$ 12,00
Contribuição mensal a partir dos 18 anos : R$ 95,00
Contribuição por dependente(***) : R$ 32,00
Dependente: filhos de sócio até 6 anos: isentos da mensalidade
* Tradicionalmente em julho, mês de aniversário do Fluminense, aqueles que desejem se tornar sócios na modalidade contribuinte efetivo, ficam isentos da jóia.
comentou em 26/04/2009, às 23:50
Clube = grande maioria de sócios de conveniência
O que leva uma pessoa a ser sócia do Tijuca Tênis Clube ? As suas instalações, a conveniência pessoal de quem mora ou trabalha por ali por perto e nada mais, NINGUÉM TORCE PARA O TIJUCA.
O Fluminense deveria ser bem diferente disso e por isso deveria ter uma grande maioria de sócios Tricolores, pois o que deveria levar a Torcida a se associar é o amor pelo Fluminense, o orgulho de ser sócio do clube de coração, de participar das eleições do clube e etc. Infelizmente a nossa Torcida abandonou o clube a própria sorte e quem manda são os piscineiros, saunistas e etc.
Está errado!!!
Muitos ainda não entenderam que a mudança depende de nós Torcedores Tricolores, temos que fazer acontecer, participar da mudança e não ficar esperando que ela aconteça por obra e graça de Deus.
Não podemos, como no Tijuca Tênis Clube ter uma grande maioria de sócios de conveniência. Temos que retomar o clube.
A título de informação, que apenas 40% dos sócios do clube torcem pelo Fluminense.
E são estes não tricolores, que decidem o futuro de nossa paixão !!!!!!
Até quando ???????
comentou em 26/04/2009, às 23:54
Ate quando posso me associar para votar já na próxima eleição ?
ST
comentou em 27/04/2009, às 0:14
Adoro projetos inovadores para o FLuminense. Sempre escrevem por aqui idéias das mais diversas e brilhantes, soluções para os diversos problemas que afligem o FLuminense.
Tem maneiras de venda de ingresso, camisas, patrocínios, contratos de jogadores, estádios e o escambáu…
Mas todos se esquecem do principal: ser sócio.
Enquanto o principal interesse do clube não for o futebol, enquanto tivermos pessoas desinteressadas e mal intencionadas no comando de nosso clube jamais estas idéias e projetos serão implementados.
Acho que a grande maioria não precebe a importância do voto. Coisas de brasileiro, nossa porca democracia afasta o povo do que interessae de pão e circo vai vivendo nosso povo, e nossa torcida.
Muitos do que aqui escrevem não são sócios e isso é grave. Temos um contingente de tricolores de opinião que não opinam de fato. Corneteiros ou não todos têm a seu alcance a ferramenta do voto e são poucos aqueles que a utilizam.
Associem-se para que possam votar, para que possam fazer parte dessa mudança, dessa reconstrução de um clube outrora grande e hoje estilhaçado por vermes acéfalos que vão sugar até não ter mais nada pra sugar, quando morrerão com o clube.
Vamos pegar de volta o FLuminense pra gente, gente que gosta de futebol, de ganhar, de gols e dribles. Vamos tomar o que é nosso, vamos votar e eleger o melhor.
Para reconstruir é preciso pegar nas ferramentas e o voto é a que está ao alcance de todos.
Pelo amor ao FLuminense, sejam sócios e seremos maioria.
Saudações CElso(sócio em 1986)
comentou em 27/04/2009, às 0:54
Fernando Fardin (21:20):
Como o Alexandre Faria foi indicado por Marcelo Campos Pinto, homem-forte do futebol das Organizações Globo, logo do Brasil, ou por Fernando Gonçalves (da Traffic) – há controvérsias – seu salário deve ter algo a ver com a Traffic.
Sérgio Muzitano (22:05):
O Maurício também me chamou a atenção na Copa São Paulo de 2006. Mas em cima, paradoxo, o buraco é mais embaixo. Jogar contra garotos é uma coisa, contra homens com experiência, é outra. Maurício pode crescer com um treinador que dedique muito tempo a ensiná-lo para onde correr, como se colocar e qual a hora certa do bote. Não é o feitio de Parreira.
No panorama raso dos laterais esquerdos (ou direitos) brasileiros, Gilberto pode ser boa opção. Ele é reserva no Tottenham? Sim. Mas Anderson, Lucas, Eduardo Silva, Rafael, Fábio, também são reservas na Inglaterra e seriam titulares em qualquer clube daqui. Talvez como Mineiro, também.
comentou em 27/04/2009, às 0:56
Olhem esse vídeo do Edurocha77.
Tem um recado para você Torcedor(a) Tricolor, no final do vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=4zmflMpBi-Q&feature=channel_page
comentou em 27/04/2009, às 0:58
PLACA DE AGRADECIMENTO PRA CADA VOTO.
-nem todos os torcedores podem votar, mas felizmente
nem todos precisam. O importante é cada um achar que seu
voto é importante. POR ISSO, acho que seria uma boa idéia a gente preparar um AGRADECIMENTO POR CADA VOTO.
Pode ser um cartão pequeno, não importa quão simples, com uma mensagem de agradecimento e de compromisso, entregue no dia da eleição. Algo que a gente guarde como lembrança, que nem eu guardo meu ingresso do jogo boca jrs x Fluminense.
comentou em 27/04/2009, às 2:43
Yan Vernei,
O prazo para estar apto a votar é um ano antes das eleições. Embora normalmente aconteçam em novembro, recomendo considerar o mês de setembro de 2009 como prazo fatal, dada a possibilidade de atraso nas homologações.
Você tem 156 dias para se associar e ajudar a mudar o Fluminense!
comentou em 27/04/2009, às 9:24
Rodrigo Batalha,
Em parte, concordo com vc. Agora, se a torcida não tomar as rédeas do clube, a chance de continuarmos com diretorias ruins aumenta exponencialmente.
Se a torcida, maior patrimônio do clube, for incapaz de salvá-lo, quem mais será?
comentou em 27/04/2009, às 9:27
Pessoal,
Vejam se podem me ajudar. Quantos sócios possui hoje o Fluminense? Deste total, quantos se associaram nos últimos 12 meses?
comentou em 27/04/2009, às 10:35
bom dia tricolores
Alguém sabe informar quantos tricolores se associaram ao FLU desde o início da era “BURROCADES”?
comentou em 27/04/2009, às 12:18
Muzitano as 22h05
nao se esqueça do Cicero, tambem do Uram, tambem saiu do nada
engraçado que no Flamengo o Juan nao sai de jeito maneira
ou ele nao tem proposta alguma (nao duvido) ou é muito amor do Uram, ne?
comentou em 27/04/2009, às 12:25
Beleza, Carlos !
Faço aniversario no dia 21/07 e já sei o que quero de presente .
comentou em 27/04/2009, às 16:14
Caro Danilo, muito obrigado por seu comentário relativamente às minhas sugestões (12h28 e 16h28). Obviamente eu sei que tais mudanças, agora, são inviáveis, e que a possibilidade de algo acontecer nesse sentido passa pelas eleições vindouras. Exatamente por isso eu coloquei em maiúsculas (e as coloco de novo) que a Flusócio deveria adotar algumas dessas ideias como COMPROMISSO DE CAMPANHA. Eu, por exemplo, moro em Araxá, e posso até me associar, mas esteja certo de que, se eu o fizer, será meramente POR ALTRUÍSMO. E mais: correndo o risco de arcar com despesas extras de advogado, porque é bem provável que a minha mulher, se descobrir, peça divórcio…
A situação muda, entretanto, com a garantia de que o candidato da (ou apoiado pela) Flusócio, se vitorioso, dará a nós, verdadeiros tricolores a centenas de quilômetros do nosso clube, alguma compensação pelas mensalidades suadas DOADAS ao clube. Afinal, não usufruiremos de absolutamente nada do clube! Influiremos, com nosso voto, nos destinos do clube, é bem verdade, mas se você multiplicar R$95,00 de mensalidade por 36 meses, verá que teremos pago R$3.420,00 unicamente pelo direito de votar.
A Flusócio precisa estabelecer, com urgência, uma estratégia nesse sentido. Julho, o melhor mês para nos associarmos, está aí. Vejo neste espaço que o n° de tricolores de longe, não sócios, é enorme. Ninguém falou em mudar estatuto agora, todo mundo sabe disso. Só que esse contingente pode ser DECISIVO para que os destinos do Flu sejam comandados por outros grupos. Como já disse, pode ser uma ENXURRADA de novos sócios ao invés de poucos gatos pingados que não mudarão uma eleição. Insisto que tais mudanças no tratamento aos tricolores de longe sejam objeto de plataforma política de vocês da Flusócio e de todos os que verdadeiramente querem o melhor pro nosso querido Fluminense. Saudações tricolores.
comentou em 27/04/2009, às 19:17
Grande, José Carlos!!
É isso mesmo!!
comentou em 27/04/2009, às 19:37
Caro José Carlos Fernandes da Costa,
Pode ter certeza que uma das premissas de campanha da Flusócio será criar mecanismos que tragam vantagens ao torcedor para sua entrada como sócio, oxigenando a política do clube e abrindo as portas do Flu para sua torcida, esteja ela onde estiver.
Mas ainda não sabemos se vamos oferecer vantagens como descontos na aquisição dos ingressos ou até a cessão total dos mesmos, se vamos enviar brindes para os tricolores de longe ou se vamos apenas dar um desconto maior para estes tricolores.
Seria prematuro de nossa parte falar num modelo definitivo sem antes tomar ciência total das contas do FFC e fazer uma avaliação mercadológica sobre o melhor caminho a seguir.
Conforme eu disse antes, o modelo do Inter-RS agrada a muitos flusócios, e essa pode ser uma diretriz para o Flu. Recentemente também fizemos uma reunião aberta com um ex-diretor de marketing do Atlético-PR, que nos passou também a interessante estratégia que eles adotaram na Arena. Podemos fazer uma mescla de vários modelos de sucesso, mas é preciso avaliação mais aprofundada, e mudança estatutária também, é óbvio.
Nosso foco tem sido no torcedor do RJ porque nestes reside a maior chance de entrada como sócio, mas este blog é uma ferramenta de trabalho da Flusócio que nasceu para engajar torcedores em qualquer parte do país, como felizmente é o seu caso.
Tenho certeza que um dia conseguiremos fazer o FFC que sonhamos. Parabéns pelo engajamento e boa sorte com a sua esposa (rs). A minha felizmente já “entubou” o FFC como algo impossível de superar.