Sobre raiva e patamar

Semana passada, a delegação do Fluminense viajou para Goiás e elogiou a infra-estrutura do Atlético-GO. Dá raiva, não dá? Afinal, com todo respeito ao Atlético-GO, o patamar é outro, certo? Quanto à raiva, depende de quem! E quanto ao patamar, depende do ângulo!

Infelizmente, são poucos os tricolores que têm raiva quando veem outros clubes muito melhor estruturados do que o Flu! A maioria da torcida tricolor só se importa com o elenco e a atuação do time em campo. E os dirigentes do clube, então, esses dão risadas quando o assunto é a parca infra-estrutura tricolor. Estão mais preocupados com sua mesquinha política clubística ou com os lucros que podem obter em farras de ingressos como a do ano passado ou contratando parentes.

E quanto à diferença de patamar, olhando do ponto de vista histórico e mercadológico, o Fluminense está sim em patamar superior ao do Atlético-GO e de outros clubes da segundona. Mas quando o assunto é infra-estrutura, o Fluminense está no mesmo patamar dos clubes da terceira divisão do futebol brasileiro e vê vários clubes da segundona lá debaixo de seu esburacado campo de Laranjeiras.

Se você é um desses tricolores que têm raiva da realidade de nosso clube, venha conversar conosco. Troque ideias. Associe-se e ajude a mudar o Fluminense.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Will Cardoso

    comentou em 6/05/2009, às 8:33

    Camaradas,

    Eis alguns dados comparativos de nosso Fluzão e do São Paulo:

    SPFC em 1985: 1 Brasileiro, 14 Estaduais.
    SPFC hoje: 3 Mundiais, 3 Libertadores, 2 Recopas Sulamericana, 1 Supercopa, 1 Conmebol, 1 Copa Master, 6 Brasileiros, 1 Rio-SP e 22 Estaduais.

    Fluminense em 1985: 1 Brasileiro, 1 Roberto Gomes Pedrosa, 2 Rio-SP, 27 Estaduais.
    Fluminense hoje: 1 Brasileiro, 1 Roberto Gomes Pedrosa, 2 Rio-SP, 1 Copa do Brasil, 30 Estaduais, 300 milhões em dívidas, 3 Rebaixamentos, 2 Viradas de Mesa.

    Malditos sejam Fábio Egypto, Ângelo Chaves, Arnaldo Santhiago, Gil Carneiro de Mendonça, Álvaro Barcelos, David Fischel, Roberto Horcades e TODOS os seus aliados do passado, presente e futuro!

    Tricolor, associe-se. Precisamos salvar o Fluminense.

    ST,

  2. Will Cardoso

    comentou em 6/05/2009, às 8:38

    Camaradas,

    Nosso Fluminense não vai ganhar títulos se nós, tricolores, nos preocuparmos apenas em encher as arquibancadas e fazer mosaico e músicas novas. Da mesma forma, discutir sobre quem o clube poderia contratar não fará a diretoria contratá-los. Com a atual diretoria, virão sempre os jabás, os ex-jogadores em atividade, os refugos de outros clubes e os jogadores-lavanderia da Unimed.

    Se você tiver condições financeiras, associe-se! Ajude a salvar o Fluminense das quadrilhas que estão se revezando e apoiando mutuamente há 20 anos!

    ST,

  3. Antonio Marcos

    comentou em 6/05/2009, às 8:57

    Alguém do Flusócio foi lá em Goiania ver a estrutura do Atlético? Se nao, o texto acima está sendo extremamente leviano. É preciso lembrar, por exemplo, que o Atlético está na mesma divisão que o vasco, um dos “grandes” do Rio de Janeiro.
    Ficando em Goiás mesmo, qualquer profissional do futebol sabe que um dos rival do Atlético, o Goiás, tem uma estrutura muito melhor que a do Flu. Ou o Goiás também nao seria parâmetro?
    Esse é o principal erro cometido por aqueles que dirigem ou torcem pelo Flu. O mundo mudou, os outros clubes evoluiram, mas o Flu e grande parte de sua torcida permaneceram parados no tempo, não conseguindo ver sequer o que ocorre ao seu redor. Acho que, nem mesmo quando o Flu caiu para a terceira divisão, os dirigentes e parte da torcida perdeu a empáfia, arrotando que o Flu é um grande time. Não é bem assim…

  4. Marcos Sobral

    comentou em 6/05/2009, às 9:01

    OFFTOPIC – Segue a seleção dos piores do campeonato segundo o site Bola de meia…

    1 – Fernando Henrique (Fluminense): o frango no chute do Juan e os pênaltis sem necessidade cometidos contra Duque de Caxias e Americano (soco nos países baixos do adversário) encobrem as boas defesas

    2 – Paulo Sérgio (Vasco): a atuação na semifinal da Taça Rio contra o Botafogo foi catastrófica

    3 – Emerson (Botafogo): aquele gol contra inacreditável na final da Taça Rio decidiu o campeonato

    4 – Luiz Alberto (Fluminense): muito longe daquele jogador que brilhou ao lado de Thiago Silva. Teve erros graves

    6 – Leandro (Fluminense): entrou em campo?

    5 – Jaílton (Fluminense): dispensa maiores comentários

    8 – Léo Lima (Vasco): chegou com pompa de titular, mas fez muito pouco

    11 – Alex Teixeira (Vasco): é jogador profissional, mas ainda não sabe chutar

    10 – Zé Roberto (Flamengo): chegou falando em seleção, terminou esquentando o banco

    7 – Leandro Amaral (Fluminense): considerado o maior jogador do campeonato em janeiro, decepcionou todo mundo

    9 – Obina (Flamengo): nenhum gol pelo time campeão. E ainda falavam no início do ano que estava magrinho, alimentação à base de acarajé….

    Técnico – René Simões (Fluminense): a pré-temporada não poderia ter sido pior. Dois dias a menos para jogar um amistoso em Curitiba, time andando em campo e jogadores de Xerém na reserva de nomes pra lá de questionáveis.

  5. Felipe Villela Dias

    comentou em 6/05/2009, às 9:37

    Reportagem hoje no Bom-dia Brasil sobre o CT do São Paulo… Tem sala de vídeo, barbeiro e até um cara para cuidar dos pés dos jogadores, 3 campos oficiais, campo para treinamento de goleiros… sala de ginástica moderna, dormitorios impecaveis… Segundoa reportagem, nos ultimos 15 anos o SP ganhou, em media 20 milhoes de reais de venda de jogadores por ano.

  6. Claudio Maes

    comentou em 6/05/2009, às 9:45

    A Torcida Tricolor é reflexo da sociedade brasileira: permissiva, dócil e acomodada. Isso se materializa na notória aversão à política. Não sem motivos, a percepção do brasileiro sobre quem se envolve com política é a de um camarada sem escrúpulos, perseguindo vantagens pessoais.

    A falta de acesso à informação e o pouco valor dado à educação formal e à literatura nos fazem um país pouco inteligente, capaz de se preocupar com a formiga qdo tem um elefante passando.

    Somos católicos, somos hedonistas, o que importa é a vitória no próximo domingo. O resto a gente vê como fica depois.

    Isso não é uma crítica, é uma constatação.

    A mentalidade reinante é a responsável pela falta de percepção da torcida do Fluminense acerca dos reais problemas do clube.

    A culpa é do camarada ruim de bola, não de quem o contratou.

    A culpa é do técnico, não da falta de infra-estrutura adequada.

    A culpa é do juiz, não da falta de representatividade nos bastidores.

    O Fluminense, como um legionário, ou marcha ou morre.

    Associem-se.

  7. Will Cardoso

    comentou em 6/05/2009, às 9:46

    Camaradas,

    Vocês sabiam que EURICO MIRANDA é SÓCIO-ELEITOR no Fluminense Football Club? Ele conhece todas as máfias do futebol, pois já negociou com todos. E é vascaíno.

    Reflitam: se ele quiser votar em alguém em 2010, vai votar em quem? Em quem ele sabe que é mafioso e ajudou-o a virar uma escrita de 80 anos e transformar nosso Flu em freguês do time dele, ou em quem pode mudar o clube e colocar o Vasco, o Flamengo e até o SPFC em seus devidos lugares?

    Tricolor, se você tem condições financeiras, ASSOCIE-SE. Só você pode salvar o Fluminense de Horcades, José de Souza, David Fischel, Eurico Miranda…

    ST,

  8. Marcelo Santos    

    comentou em 6/05/2009, às 9:47

    Caro Antonio Marcos, acho que você entendeu mal o texto, quando o acusa de leviano. Estamos exatamente reclamando que o Fluminense, um time de grande expressão nacional e internacional, de passado e presente relevantes para a história do futebol brasileiro tem, hoje, infra-estrutura pior do que a de muitos clubes de muito menor expressão. Consideramos isso um acinte à instituição “Fluminense Football Club” mas, infelizmente, são poucos os tricolores que se sentem assim, o que se pode comprovar através da enorme dificuldade que temos em aumentar o quadro de associados do Fluminense para que os indignados consigam tirar o clube da pasmaceira que atravessa nas últimas duas décadas.

    Ainda assim, com toda essa dificuldade, a cada dia que passa mais e mais tricolores entendem nossa mensagem e se juntam ao grupo, e se associam ao Fluminense para que possamos trocar essas administrações lamentáveis que assolam o Flu há anos por outras que se mirem nos maiores clubes do mundo e relancem o Fluminense num novo patamar.

    Sobretudo, administrações que tenham raiva da situação momentânea do Fluminense e canalizem essa raiva num processo construtivo e vencedor.

  9. Ricardo Braga

    comentou em 6/05/2009, às 9:54

    Se não colocamos ninguém na seleção deste pífio campeonato carioca, em que o Bruno Meneghel foi um dos destaques, conseguimos emplacar 5 jogadores e o técnico na seleção dos piores do campeonato.

    Precisa falar mais?

  10. Ivan Barroso

    comentou em 6/05/2009, às 10:02

    Não consigo entender como alguém pode não achar fundamental ter um CT para o futebol profissional.

    E quanto à comparação com o Atlético – GO, o post está certíssimo. Eles, pelo menos, tem um CT.

    Fico me perguntando até quando vamos ter que esperar por um.

  11. Celso

    comentou em 6/05/2009, às 10:06

    infelizmente post importantes como este recebem muitos poucos comentarios. Isso por si só ja demonstra o interesse do torcedor.

    Torcedor quer torcer não quer administrar. Isso tá errado?

    Oproblema amigos é que a situação urge e devemos além de torcer pelomenos votar. Temos que nos associar em massa.

    O CT do Atl. Goianiense é bem legal, não é fodão feito o do sumpaulo,mas é sem furos melhor que o nosso. Não estive la, vi fotos e ouvi comentários,mas,comparando às Laranjeiras é um luxo. O nosso é um lixo!!!

    saudações

    CElso

  12. Daniel Trindade

    comentou em 6/05/2009, às 10:28

    eu não consigo entender uma coisa…

    Pq o fluminense não coloca o futebol profissional em xerem?

    O que falta para xerem ser o ct do time profissional,pelo menos provisoriamente?

  13. Felipe Teixeira.

    comentou em 6/05/2009, às 10:39

    Infelizmente, um clube que possui a mesma infra-estrutura de 30, 40 anos atrás não tem chance de ganhar títulos de maior monta. Portanto, parabéns aos sócios não torcedores do F.F.C, ao nepotismo descarado da diretoria, aos grupos investidores de futebol por serem verdadeiros carrapatos chupa-sangues. Claro, com maior destaque, muito obrigado ao nosso excelentíssimo presidente que não tem qualquer preparo para ser presidente de um clube de futebol.
    Não sei porque, mas acabei de pensar no Gilmar Mendes. Gostaria muito de proferir ao Horcades as mesmas palavras que o Joaquim Barbosa disse ao nobre Ministro.
    Infelizmente não posso ser voz ativa no F.F.C por não ter recursos de me associar ao clube, até porque não é do interesse dos vampiros do nosso querido Fluminense trazer o torcedor para junto do Clube.
    Espero, calorosamente, que na próxima eleição a chapa de oposição vença.

  14. Sergio Mota

    comentou em 6/05/2009, às 10:40

    Claudio Maes, voce sintetizou perfeitamente o que é o Brasil.

    Esse problema não é só nosso,e infelizmente aqui no RJ essa questão é ainda mais delicada.

    Se o Brasil é o país do jeitinho, o RJ é a capital, especializada em jaba.

    Nosso Fluminense, infelizmente está inserido, e de forma bastante profunda, neste contexto.

    Cabe àqueles que percebem isso e não concordam, liderarem os guerreiros tricolores nesta importante batalha.

    Julho está chegando.

    Associem-se.

    Estou com voces!

  15. Luciano Trindade

    comentou em 6/05/2009, às 10:49

    Acho que todos já leram isso, mas vale a pena colocar aqui… Saiu no blog do Go Gilmar Ferreira e infelizmente, temos que concordar…
    “Notícia que circula nos corredores das Laranjeiras: o atacante Fred, a estrela da companhia, já estaria decepcionado com a estrutura física do Fluminense.”
    Temos um time que se juntar 3 ou 4 jogadores (Thiago Neves, Fred, Conca, L.A.)pagariam a folha salarial de um clube inteiro, treina em um campo de várzea, quase um estacionamento de sócios. A sala de musculação é de 1999 e os recursos são quase zero !
    É muito triste essa falta de Administração e ainda ter que babar por “espaços” denominados CT’s de outros clubes desde o São Paulo, passando pelo Atletico GO e chegando a nosso vizinho, Tigres.

  16. Bolinha

    comentou em 6/05/2009, às 11:33

    Passar o futebol do Fluminense para Xerem é passá-lo a uma condição menor. Xérem é longe de tudo. Para o dia a dia não será compativel com o tamanho (ainda grande) do Fluminense.

    O Fluminense FUTEBOL Clube tem que ficar nas Laranjeiras!! O resto ainda funciona lá é que deve ser retirado. Assim poderá o “FUTEBOL” assumir com todo o seu potencial.

    O centro de Treinamento diário tem que ser nas Laranjeiras. Dá para fazer lá tudo o que se precisa para o futebol. Até hotel!

    Bolinha

  17. Amorim

    comentou em 6/05/2009, às 12:04

    Acho q o Parreira leu minha msg aqui: manter o Tartá e escalar o TN no lugar do Everton Santos.

    Vamos vencer.

  18. Daniel Trindade

    comentou em 6/05/2009, às 12:10

    ct nas laranjeiras???? acabar com o social do clube????

    se foi isso mesmo que eu entendi acredito que voce deva estar fora da realidade do fluminense amigo.

    la só tem espaço para 1 campo

    em xerem ja temos 6 no vale das laranjeiras e mais um no hotel concentração (não sei em que estado se encontram) mas modernizar esses campos, e isso é muito mais barato do que construir um ct inteiro novo.

    futebol profissional em laranjeiras é piada! o campo é uma pocilga com 50 tipos de gramas diferentes e varios pedaços sem grama enfim é lastimavel que um clube da grandeza do fluminense continue treinando lá

  19. KINKA

    comentou em 6/05/2009, às 12:20

    CADE O VASCO BARRA QUE O FLUMINENSE IRIA PEGAR?

  20. Fernando Fardin

    comentou em 6/05/2009, às 12:27

    Como investir em infra-estrutura se todos os recursos do patrocinador são destinados exclusivamente ao pagamento dos salários superfaturados de certos jogadores???
    E mais, que isso é uma exigência da “parceira”. Quando, mesmo aqui nesse blog, vão começar a questionar essa “parceria”. Ela está intimamente ligada à falta de infra-estrutura, porque com ela a prioridade será sempre as caras contratações ineficazes.

  21. Bruno Magalhães

    comentou em 6/05/2009, às 12:33

    A questão é bem simples. Diante de uma infraestrutura pífia e do início do séc. passado, quando os jogadores vêem algo um pouco melhor e num clube de pouca expressão, ficam maravilhados.

    Na minha ótica, enquanto nosso patrocinador contratar diretamente os jogadores que ele acha adequado ao invés de colocar o dinheiro no clube, para q. este invista no elenco, estrutura, CT, …, provalvelmente não iremos longe; de vez em quando um Carioca, uma Copa do Brasil, e olhe lá.

    Quem é o maluco que vai colocar dinheiro na mão do “2 neurônios” e sua quadrilha ??????????

    Associem-se e vamos salvar nosso FFC !!!!!!!!!!!!

  22. Milton Barros

    comentou em 6/05/2009, às 13:10

    Tá lá no Globo de hoje:

    “À medida que aprimora o padrão tático, (Parreira) comanda um processo de reformulação que, no íntimo, gostaria que fosse até mais estrutural do que propriamente de elenco”.

    Vocês já não viram esse filme?

    Renê Simões chegou ao Flu em 2008 e a primeira coisa que disse foi que a medida mais urgente a ser tomada, de inicio, era treinar em um campo que oferecesse mínimas condições.

    Parreira chegou em 2009 e falou a mesma coisa.

    Mas nada muda no reino do laranjal…

  23. Gustavo

    comentou em 6/05/2009, às 13:23

    A preocupação maior com contratações em relação a ter um CT é absolutamente natural e mesmo coerente. A torcida, não a nossa, mas todas, quer resultados imediatos. E a nossa tem mais razão ainda de estar em agonia, vendo um largo espaço de uma década de bufunfa da Unimed vazar por entre os dedos restando apenas 2 míseros cariocas e uma CB de frutos. Então é importante que, para que não se perca mais um ano, se monte um time de grande nível agora, e para isso a preocupação com as contratações, para que o clube possa vislumbrar um futuro imediato, 2010, mais promissor. Mas a ressalva que faço é justamente em cima deste binômio, contratações-CT : a Unimed, forte patrocínio, é para contratar GRANDES JOGADORES, seu suporte financeiro é para contratar jogadores DIFERENCIADOS que times normais, Bostafogo e Vasco, na penúria, não podem contratar. Se for pra ficar trazendo estes indigentes como os do começo deste ano, e mais os que estão sendo aventados por hora, Diogo, Bida e afins, só resta a rescisão de contrato com esta empresa de saúde, porque se a esta não injetará recursos na construção de um CT, não há motivos para se continuar com a dita parceria por ficar inequivocamente configurado o quão nefasto é este patrocínio para o Flu, uma vez que para contratar jogadores comuns que o Tomazinho e o Bambalá, sem grana, também conseguem contratar, não é preciso se ter patrocinador de porte.

  24. JP

    comentou em 6/05/2009, às 13:54

    É uma vergonha!!!

    O FLUMINENSE tão querido e respeitado por sua torcida tornou-se há muito tempo alvo de administradores com intenções escusas. Não podemos admitir que nas próximas eleições no clube, o candidato do continuismo venha a vencer.

    Tomara que o tempo passe logo, e as eleições cheguem. Vamos mudar. Vamos colocar gente séria para administrar o clube. Um dirigente que faça uma análise de desempenho dos jogadores, que busque incentivar a base, que reestruture as finanças, que dê atenção aos torcedores, que estruture um planejamento estratégico para a sua gestão com projetos e metas factíveis de serem alcançadas, que contrate bons jogadores e cobre destes o rendimento esperado, não rendeu, rua!!

  25. Ricardo Braga

    comentou em 6/05/2009, às 14:12

    Da administração Horcades não se pode esperar mais nada. Já está aí há 4 anos e meio e não fez rigorosamente nada para melhorar a infra-estrutura do clube, seja no futebol ou no social. Não é agora faltando 1 ano e meio para ir embora que fará alguma coisa.

    Tricolor, associe-se e mude seu clube!!!

  26. Claudio Rodrigues

    comentou em 6/05/2009, às 14:58

    Se eu mandar minha sugestão aqui vocês vão responder????

    Bem, vou tentar de novo: pra mim a solução seria separar o futebol do clube social. Os sócios torcedores elegeriam o presidente do Futebol e os sócios do clube o presidenye da parte social (sede e o que mais seja).

    O Futebol poderia pagar royolties ao clube social pela utilização da marca.

    Atenciosamente,
    Claudio.

  27. Gustavo Pedreira

    comentou em 6/05/2009, às 15:03

    O salário de pessoas como Alexandre Faria, mais o acecla que veio junto e já se foi, mais Alcides Antunes, mais os “n” gerentes de Xerém, seriam sucientes para alugar 2 “vascos-barras”.

    Se o flu treinasse em Xerém, nenhum jogador aceitaria ser contratado.

    Á propósito, o Eurico é sócio do flu há muito tempo, e mora ali do lado. Haja teoria da conspiracão! Socorro!

    ST,

  28. Amorim

    comentou em 6/05/2009, às 15:10

    FAÇO CORO AO KINKA JÁ QUE FOI DIVULGADO ONTEM A DÍVIDA DO VASCO ULTRAPASSA A DO FLA.
    OU SEJA, O ASCO É O NOVO CAMPEÃO EM DÍVIDAS DO PAÍS.

  29. Eduardo Albuquerque    

    comentou em 6/05/2009, às 15:24

    Antonio Marcos,
    de uma olhada nestas fotos

    http://site.atleticocg.com.br/foto_detalhe.php?id_galeria=17

    infelizmente, é só ter um gramado composto por um tipo de grama apenas para ter mais estrutura que o Fluminense, atualmente

  30. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 6/05/2009, às 15:39

    Clap, clap, clap, clap, clap!!!!!!

    Não se pode sequer imaginar um clube de ponta sem infraestrutura. A comparação da evolução do Fluminense com o São Paulo no período de 1985 até os dias de hoje mostra bem as conseqüências do abismo entre a infraestrutura/seriedade ausentes em um e tão presentes no outro.

    Pegando um gancho no comentário do Maes, essa docilidade da nossa torcida me incomoda demais. É claro que (de acordo com as possibilidades financeiras de cada um) temos que entrar de sócios e nos tornarmos CIDADÃOS TRICOLORES. Esse é o caminho para arrancar as ervas daninhas do comando do clube. Entretanto gostaria de ver na torcida uma disposição de “Plaza de Mayo” com um retumbante Panelaço em Laranjeiras.

    Em tempo, panelaço pela execução de um projeto para o Fluminense, não contra os jogadores e a comissão técnica.

    Já passou da hora do nosso CT virar uma realidade. Temos espaço em Xerém para fazer um verdadeiro centro de treinamento. Existem inúmeras possibilidades para se obter a verba necessária à conclusão das obras. Está faltando seriedade, comprometimento de uns e cobrança de todos nós.

    []s e ST!

  31. Vinícius Manhães

    comentou em 6/05/2009, às 15:43

    Fico lendo todos esses apelos feitos pelas pessoas que frequetam o blog, com certa regularidade, e os próprios integrantes da Flusócio…

    Porém, considero este espaço demasiadamente pequeno diante o desafio de conseguir um maior número de torcedores como sócios votantes.

    Pensei numa estratégia que não sei se é viável, por isso gostaria de saber a opinião de todos. Há algum tempo atrás, foi colocado aqui no blog informações sobre a possibilidade de pessoas, que moram no Rio, enviarem a ficha de inscrição para outras que estão longe do Rio, confere?

    Por que não levamos esta mesma ficha para pessoas que moram no Rio e se mostram muito mais acessíveis e aptas a ingressar no quadro de sócios do clube? Como? Pois bem, a idéia é fazer um levantamento, através de voluntários, de torcedores aptos e dispostos a se associar, durante os jogos (quer local melhor?). Aos que realmente se interessassem, poderia se enviar a ficha através de e-mail, ou mesmo levar algumas centenas de fichas para o Maracanã e distribu[i-las diretamente ao torcedor interessado.

    O trabalho de convencimento seria feito através dos inúmeros argumentos que o grupo tem e defende para esta pronta associação dos torcedores. Pode ser feito oralmente e/ou através de panfletos explicativos, levando-se em conta aspectos ideológicos e financeiros, posto que o sócio possui direito ao pagamento de meia-entrada nos igressos e isso já seria muito relevante para aqueles que compram ingressos sem desconto.

    Não sei se o estatuto do clube permiti tal medida estratégica. Caso seja, já é hora de sairmos do ciberespaço e partimos para o convencimento cara a cara. Direto!

    Outra idéia, é a Flúsocio divulgar a necessidade de associação através de outras mídias, como outdoor, busdoor. O tempo urge, e mais uma administração maléfica pode ser o golpe final na nossa grandeza, que ficará somente na história.

    ST

  32. Eduardo Gorges

    comentou em 6/05/2009, às 15:45

    A foto do gramado diz tudo:
    http://site.atleticocg.com.br/admin/images/79877400_1232815432.JPG

    A estrutura do Flu é a mesma desde 1918, quando o estádio foi construído. Aliás, desculpem-me: depois uma parte do estádio foi cortada.

    Eu visitei o CTVL (Xerém) e acho que tem todas as condições de, com o devido investimento, ser transformado num ótimo CT. Podiam aproveitar a Lei de Incentivo ao Esporte, mas para isso é preciso que a diretoria se mexa.

  33. Amorim

    comentou em 6/05/2009, às 15:46

    Marcos Moura é o novo gerente de futebol do Fluminense.

  34. Cesar C. B. Martins

    comentou em 6/05/2009, às 16:11

    Pois é, mas o q de fato podemos fazer pra pressionar esta diretoria a dar melhores condições de trabalho pra toda a estrutura de futebol do nosso Flu?

    Nos associar e votar é fundamental, mas temos q pressionar já! Agora!

  35. Zé Araujo

    comentou em 6/05/2009, às 16:27

    Pedindo desculpas pela repetição, vou reproduzir mensagem que havia deixado ontem comentando outro post. É que o que escrevi se enquadra mais como comentário deste aqui:

    “Amigos, essa decadência dos últimos vinte anos não será interrompida sem o afastamento do grupo político dominante no clube atualmente.

    As idéias surgem, mas precisam ser viabilizadas. E o grupo hoje representado pelo Horcades não vai permitir mudança de rumo. Enquanto estiver no poder não teremos CT, não teremos campanha de sócios, não teremos transparência administrativa nem de gestão financeira do clube.

    E porque isso? Simplesmente porque: a) CT para o futebol profissional significa menos dinheiro para a sauna, para o tenis, para a bocha; b) campanha para aumento de sócios é contra seus interesses de contrôle do colégio eleitoral e representa mais gente partilhando o uso da sauna, das piscinas, das quadras de tenis; e, c) transparência para quê? Para todos verem o uso predatório dos recursos do clube? Para todos terem acesso às receitas de vendas de ingressos e do desvio para cambistas e para venda na rampa da UERJ pelas “organizadas”, acesso ao programa de passaporte tricolor e aos salários dos inúmeros assessores, auxiliares, supervisores de qualquer coisa e do “olheiro” de 20 anos, inexperiente mas com o cacife de ser sobrinho do Parreira?

    Amigos, no caso do FFC, não bastam os títulos. Para ser salvo o clube precisa da vitória de um grupo político comprometido com mudanças radicais nas proximas eleições.

    O tempo está contra e se não acontecer o alijamento do grupo que dominou nessa duas últimas décadas fica difícil acreditar em um futuro vitorioso para o Fluminense Football Club.

    ST”

  36. Eduardo Albuquerque    

    comentou em 6/05/2009, às 16:40

    Vinícius Manhães,
    nós constantemente fazemso ações no estádio.

    Na Libertadores, ano passado, distribuimos gratuitamente as revistas O Tricolor – cujo a versão eletronica você pode acessar aqui ao lado direito.

    Foram 3 edições (jogo contra o SP, Boca e LDU) e elas expunham as mazelas da atual diretoria, soluções e outros assuntos menos entristecedores hehe
    Um material de bela qualidade para que os torcedores ficassem a par da necessidade de associação.

    Eram 10 mil exemplares de cada edição, se não me engano.

    No último jogo no Maraca, contra o Aguia, distribuimos flyers com texto menor exclusivamente sobre o assunto de associação. Nas amarelas, verdes e cadeiras azuis.

    E nesse próximo jogo iremos de novo. Contra o São Paulo também, se não me engano.

    Uma pena você não ter pego um exemplar nessas ocasioes

  37. Felipe

    comentou em 6/05/2009, às 16:55

    E acontece a melhor contratação do ano.
    Fluminense desiste oficialmente do tal do Bida!!!

    Amém

  38. Zé Araujo

    comentou em 6/05/2009, às 17:02

    Mesmo sem conhecer a fundo os bastidores do clube, estranho muito as críticas e considero perfeito o acerto com o patrocinador para assumir diretamente a folha e não entregar dinheiro vivo para o buraco negro dos cofres de Laranjeiras.

    E isso por dois motivos básicos: 1) qualquer verba regular do clube seria imediatamente penhorada pelos inúmeros credores, a começar pelo Branco; 2) sem ter que pagar os salários dos jogadores deveria estar sobrando dinheiro para os demais setores, mas no FFC ocorre exatamente o contrário e a dívida do clube só aumenta. Imaginar que alguma parte do patrocínio fosse destinado para a aquisição/construção de CT se o dinheiro fosse entregue diretamente ao clube é a mais absoluta alienação.

    A alternativa, talvez, não sei se viável, seria renegociação do contrato com a UNIMED, para reduzir a folha salarial e destinar a diferença diretamente para um CT, com o patrocinador assumindo a administração da obra.

    ST

  39. Yuri Almeida

    comentou em 6/05/2009, às 18:29

    Tive uma ideia aqui, ela não chega a ser criativa ou brilhante, mas gostaria da opinião da flusócio sobre o assunto.

    O que acham de dividir o clube em departamento de futebol e departamento social? Isso já deve existir, é claro, mas vou falar como faria nos meus moldes.

    Completa autonomia para os departamentos. O departamento de futebol seria assumido por um presidente, eleito por votos somente dos sócios-torcedores, além do caixa de futebol ser separado do resto do clube. O mesmo serviria para a parte social, onde os “sócios-sociais” votariam apenas no presidente para o clube social e esportes olímpicos, com caixa separado do resto também, ao invés do caixa único atual. É lógico que haveria uma modalidade de sócio torcedor que poderia usufruir o clube social e vice-versa.

    Sei que a flusócio apoia o modelo de divisão de caixas, e acho que essa ruptura de departamentos, apesar de pouco viável, daria certo.

    Exceto pelos problemas burocráticos, ja que isso deve ir contra o estatuto, mas enfim, apenas uma ideia que tive no engarrafamento da ponte de sempre…

  40. Yuri Almeida

    comentou em 6/05/2009, às 18:49

    Incrível como O Claudio Rodrigues(14:58) escreveu a minha ideia algumas horas antes e eu nem vi rsrsrs

    Já que o Fluminense não vai se reestruturar nunca, bem que seus parceiros poderiam fazer isso eles mesmos, já que assim todo mundo sairia lucrando.

    A Unimed poderia construir um CT, é uma empresa médica privada, sei lá, um CT poderia ser útil pra alguma coisa além do Fluminense, o que justificaria o investimento.

    Ou então a Traffic, o que seria mais obvio, por se tratar de um fundo de investimento ligado ao futebol. Se ela investe em atletas, deveria investir na preparação desses atletas, principalmente se ela continuar a investir aqui no rio, onde os clubes são f…

    Acho que já existe um CT dela em São Paulo, não é? Bem que o Parreira poderia articular um CT aqui no Rio. Aliás isso já foi especulado, a Traffic iria por dinheiro em xerém em troca de porcentagem dos direitos economicos da molecada…Não sei que fim teve.

  41. Mauro Cristóvão

    comentou em 6/05/2009, às 18:56

    Meu caro irmão Claudio Maes,

    somos talvez tão cristãos quanto os são paulinos, cantados aos quatro cantos como refefência em gestão no futebol brasileiro, um fato! Só que o amor de lá foi compilado na forma de trabalho, metas e comprometimento, aqui apenas nos sobrou a velha política condominial seduzida pelo prazer do poder e relativizada. A brasa da coragem de nossa torcida existe, só precisa ser reavivada.

    Forte abraço
    Mauro Cristóvão

  42. Yuri Almeida

    comentou em 6/05/2009, às 18:57

    Realmente, já vi outdoor anunciando festa da Força Jovem, parabenizando o Botafogo pelo título da taça Guanabara, entre outros mais esquisitos, como anuncio da excentric (pessoal de Niterói sabe o que é, para quem não sabe é uma “casa de massagem”)…

    Queria muito ver um da Flúsocio. Se já existe esse tipo de propaganda, eu nunca vi.

  43. Eduardo Albuquerque    

    comentou em 6/05/2009, às 19:39

    Yuri Almeida,
    obrigado pela sugestão. Como você mesmo pensou, carece de inúmeras reformas estatutarias.

    Você já viu alguma apresentação dos modelos de SPE proposto pel Flusócio? Apareça numa das nossas reuniões. Vai bem de acordo com o que você fala.

  44. Levizzo

    comentou em 6/05/2009, às 20:24

    off topic:
    BOA PARREIRA: trazer qualquer um para ocupar espaço no elenco é melhor não trazer.
    Sei que o pensamento do nosso treinador não é de trazer “NILTON SANTOS, C.A. TORRES, PC CAJÚ..”, mas no mínimo laterais mais conhecidos e rodados. O Fluminense, recentemente, não vem se dando bem em fazer “apostas” de jogadores desconhecidos.
    Esclarecer: é verdade que o Flu não quis o Joílson do São Paulo??? tá de sacanagem, ele não é craque, mas tb não é baranga…

  45. Ivan Barroso

    comentou em 6/05/2009, às 20:51

    Essa é umas das melhores discussões do Blog até o momento, na minha opinião.

    Onde li as opiniões mais sensatas. Legal!

  46. Claudio Maes

    comentou em 6/05/2009, às 21:12

    Xará, me informe seu e-mail, por favor, que eu te mando um arquivo que responde suas perguntas.

    Ao invés de royalties, o fluxo passa por dividendos.

  47. Sergio Mota

    comentou em 6/05/2009, às 21:37

    Não entendo aqueles que acham que não podemos ter um CT de primeiro mundo em Xerém.

    Jogador de futebol não é pobre e a maioria deles mora na Zona sul, principalmente naqueles novos condomínios da Barra. Da Barra e de muitos outros bairros do Rio, até Xerém é mais rápido do que até as Laranjeiras em horários de muito transito.

    Pessoalmente, eu que moro em Niterói, prefiro ir até Xerém do que ir até as Laranjeiras.

    Sem falar que um bom CT tem que ter uma boa estrutura, com grande estacionamento, alojamentos confortáveis, bar, restaurante e inclusive boas opções de lazer para os jogadores.

    Isto não impede que o time use as Larajeiras, esporadicamente, depois de uma boa reforma em suas instalações.

    Achar que jogador prefere enfrentar engarrafamento, para continuar na zona sul, do que um caminho um pouco maior até um lugar tranquilo até seu trabalho, me parece um grande engano.

    Aliás, a Flusócio poderia fazer uma enquete entre os torcedores que tem carro: Voce prefere ir até Xerém ou até as Laranjeiras.

    Acredito que os resultados surpreenderão a muitos.

    Xerém fica a menos de 30 minutos da Barra pela linha amarela.

    Quanto tempo leva da Barra até o Fluminense, num dia de semana?

  48. José Carlos Fernandes da Costa

    comentou em 6/05/2009, às 22:07

    A Flusócio acerta em cheio ao apostar pra valer na associação em massa dos torcedores do Flu, utilizando-se pra isso do convencimento através de tantas discussões aqui. A alteração desse quadro em que se encontra nosso Fluminense passa pela conscientização política de quem até agora “apenas” torce, fazendo-o instrumento de mudanças DE FATO, por meio do voto.

    Leio inúmeros depoimentos de não-sócios que parecem dispostos a se associar, espero que tal intenção se concretize num contingente capaz de virar o jogo político e vencer as eleições vindouras. Esse número mágico de novos eleitores de oposição que permitirão a mudança de rumos do Flu parece ser guardado a 7 chaves pela Flusócio, e compreendo esta precaução.

    Sendo mais objetivo, gostaria de saber se os grupos de oposição (e, mais que isso, que sejam pró-futebol) acompanham uma eventual movimentação da atual diretoria em gerar para si outros novos eleitores votantes, que viriam neutralizar todo o esforço da Flusócio em angariar novos sócios oposicionistas. Espero que vocês estejam alerta quanto a táticas espúrias adotadas, por exemplo, pelo Eurico no Vasco, tais como anistiar sócios inadimplentes e outras que minha paixão pela ética e ingenuidade política me impedem até de imaginar.

    Tal atenção deverá ser a máxima especialmente a partir de agosto, pois se em julho vier, como esperamos, um montante surpreendente de novos sócios que possa ameaçar a atual administração, certamente alguma coisa será urdida a fim de que o “status quo” seja mantido. Vocês aí, que freqüentam e vivem politicamente o Flu, fiquem de olhos bem abertos! Saudações tricolores.

  49. Roberto Laport

    comentou em 6/05/2009, às 22:11

    Rápido e rasteiro:
    O veto de Parreira a dois jogadores sem maior nome que poderiam ser contratados revela do que esse sr. Alexandre Faria é capaz, como aconteceu na montagem do elenco no começo do ano. Ele queria empurrar mais dois desconhecidos pela goela do Flu. Desta vez, não conseguiu.
    Tudo leva a crer que Alexandre Faria é uma pessoa nefasta aos interesses maiores do clube de nossa paixão.
    FORA COM ELE!

  50. Leandro Moratti

    comentou em 6/05/2009, às 22:41

    só para lembrar o ” presidente ” horcades disse na ultima eleição que a prioridade seria levar o futebol profissional para xerem até o fim da sua gestão .
    estamos esperando ….
    st !!!

  51. Franklin

    comentou em 7/05/2009, às 0:52

    Dá raiva não! Dá ódio de ver essa diretoria que não faz nada, só rouba!

  52. Sérgio

    comentou em 7/05/2009, às 1:12

    Maes,

    só agora li a sua msg. É isso, ou marcha ou morre. Também assino embaixo o resto.

    Vamos acordar, gente ! Hoje não há outra maneira, senão virando sócio. Domingo é mais um jogo, amanha idem, mas estou preocupado mesmo é com meus filhos pequenos que eu quero que sejam tricolores e aprendam a amar o clube, como eu amo, com um mínimo de dignidade. Hoje o Flu, da maneira como é administrado, é indigno do amor de sua torcida.

    Vamos olhar para o futuro.

  53. Mauro Lehm

    comentou em 7/05/2009, às 1:16

    Caros Tricolores, íncluo na lista de presidentes acima citados o Francisco Horta pois também não o livraria desse retrocesso que esses presidentes ofereceram ao Fluminense. Quanto as estruturas fica claro que esses que estão lá na diretoria e os que passaram, não tem noção nenhuma do que é dirigir um Clube de futebol profissinal. Dá pra imaginar como eles tomam as iniciativas e decisões sem definição de objetivos, sem planejamentos com projetos em ordem de crescimento a ser seguido, dá a impressão de ser isso que acontece lá dentro. Fazem gastos vultuosos sem seguir como base o orçamento do Clube para a temporada, não é dificíl perceber o porque da dívida do Clube crescer de maneira assustadora sem que nada fosse feito para conter isso. Então meus caros, com cabeças assim, fica quase que impossível pensar em CT e muito menos estádio para o Fluminense. Antes disso seria necessário uma diretoria únida e sólida para trabalhar. Diretoria com visão de gente experiente e competente para em primeiro lugar, conter essa queda acelerada nas finanças devido aos gastos descontrolados, depois a busca de formas para erguer-se nesse sentido, buscando-se alternativas de mais fontes de renda para o Clube. Feito isso tudo ficará mais facíl e daí em diante pode-se traçar novas metas e planos para se reestruturar, enquanto só se estiver gastando e fazendo dívidas não tem como sair desse atoleiro. ST a todos.

  54. Daniel Trindade

    comentou em 7/05/2009, às 10:02

    sergio motta

    no dia da reunião do conselho eu levei da barra as laranjeiras 1h e 30min…

    ainda não conheço xerem mas quero visitar em breve

    eu particularmente prefiro ir as laranjeiras, mas temos que admitir que as laranjeiras ja era para servir de ct ha muito tempo e xerem nos ja temos a area ja temos os campos , falta construir um vestiario decente e montar um sistema de irrigação moderno nos campos é mais barato montar o ct em xerem do que construir um novo.

    uma empresa que tem 320 milhõesw de dividas não pode jogar dinehiro fora ne.m gastar de forma desorganizada

  55. Eduardo Mitke

    comentou em 7/05/2009, às 10:11

    Caro Claudio Maes. PERFEITO SEU POST.

    Precisamos de uma mudança total no FFC. É impossivel ganharmos alguma coisa sem as minimas condições de trabalho.

    Abçs E ST

  56. Joaquim Pereira – Tricolor de Coração

    comentou em 7/05/2009, às 10:42

    Olá a todos,
    Gostaria de expor minha humilde opiniao:
    1-Xerem do jeito que está não serve nem para o futebol amador, quanto mais para o profissional.
    2- o investimento ea ser feito em xerem e muito gde pois a estrutura atual , nao pode ser aproveitada em nada.
    3-Ct, nao e so contruir campos.
    Temos que ter em mente vestiaros/rouparia/lavanderia/cozinha modernos e bem equipados; alem de modernas salas de fisiologis/fisioterpia/musculaçao; qdo falo moderna tudo a contento dos gdes brasileiros(cruzeiro/sp/palmeiras/etc).
    4-independencia total do futebol/social
    5-profisiionalizacao dos setores de supervisao/coordenacao/direçao
    6-Rompimento c/ “pseudos” parceiros que nada agregam ,somente usufruem
    7-investimento pesado na infra estrutura
    8-Renovaçao do quadro de diretore/vices/presidente
    9-renegociaçao do modelo de patrocinio unimed/adidas
    10- nao deixar o clube se “apequenar”
    por um Flu forte, nao podemos nos contentar com pouco, achando q xerem e uma maravilha!temos q pensar gde como a tradiçao do nosso clube! Ct tem q ser de ponta..com organizaçao e planejamento, sem os corruptos atuais no comando!
    ST

  57. Vinícius Manhães

    comentou em 7/05/2009, às 14:12

    Caro Eduardo, durante a Libertadores eu recebi, sim, as revistas da Flusócio. Muito bem feitas. Tenho dois exemplares guardados comigo. Com relação aos flyers não recebi pois cheguei no jogo contra o Águia, em cima do laço e assisti ao jogo num camarote que um amigo conseguiu entradas. (excessão à regra, posto que há mais de 15 anos estou em quase todos os jogos do Fluminense no Rio e durante alguns anos indo até os confins do país para acompanhá-lo durante o inferno da 3ª e 2ª)

    Pois bem, sei que a divulgação da necessidade de associação do torcedor existe. Porém, brasileiro só funciona na marra. Então, pq não levar fichas de cadastramento para os jogos ou enviá-las por e-mail?

    Esta seria mais uma ação da Flusócio em busca de novos tricolores para se associar ao clube, concorda?

    ST

  58. Antonio

    comentou em 7/05/2009, às 20:39

    Senhores,

    O CT do Fluminense deve ficar em Xerem. Qualquer terreno na cidade do Rio de Janeiro com dimensões para comportar um CT seria uma fortuna. Em Xerem, temos campos, que obviamente precisariam ser reformados e um hotel onde os jogadores poderia descansar depois do almoço.
    Seriam necessárias algumas reformas, como por exemplo, um bom vestiário e sala de musculação.
    Xerem é a solução. Seria muito mais barato e rápido implantar o CT lá.

  59. Claudio Rodrigues

    comentou em 13/05/2009, às 12:54

    Claudio Maes,
    O e-mail é claudiodjr@ig.com.br. Valeu pela consideração. Tomara que o próximo presidente do clube possa separar de fato o futebol do clube social. Pra mim seria a solução.

    Claudio.
    ST.