Um reconhecimento necessário

No início do ano o comando era da dupla Tote Menezes / Alexandre Faria. Com a derrocada e os péssimos resultados, Alexandre foi afastado e assumiram Branco e Gustavo Mendes. O Flu conseguiu então uma vitória de 5 x 1 sobre o lanterna Sport, mas depois estagnou novamente e permeneceu sem reagir na competição por longos 7 jogos sem vitória. Até que a atual “dupla de bombeiros” assumisse, pouco antes da partida decisiva contra o Náutico, jogo que terminou 1×1.

Mas ao entrarem um barco afundando em pleno curso, a dupla Ricardo Tenório e Mário Bittencourt enfrentou muitas dificuldades.

No desespero diante da situação na tabela, a torcida exigia resultados imediatamente, mas apesar da troca de comando na gestão do futebol tricolor, as perspectivas para a sonhada mudança de rumo eram sombrias: o elenco era o mesmo, formado por jogadores que os gestores anteriores do departamento tinham contratado. A comissão técnica idem, recém-contratada no meio de uma inter-temporada. E ainda existiam outros desafios como a turbulência política, a lanterna da competição, salários atrasados, baixa auto-estima de todos e o choque de relacionamento entre diretoria e patrocinador.

Diante deste cenário, os resultados não apareceram imediatamente. Do torcedor comum vieram críticas pela suposta passividade, dos adversários políticos, algumas críticas recheadas de oportunismo político, outras por desespero. Todas as afirmações, no entanto, aos poucos foram se mostrarando injustas.

Trabalhando em silêncio, sem alarde, a dupla Ricardo Tenório e Mário Bittencourt começou a fazer algumas reformas básicas, mas extremamente necessárias para restabelecer a ordem:

1) Afastamento de Gustavo Mendes, profissional ligado a Tote Menezes;

2) Revisão de contratos lesivos ao FFC;

3) Comunicação diária com os atletas para passar status do que estava sendo feito para levantar dinheiro e honrar os atrasados;

4) Blindagem do elenco/comissão técnica do caos político que o clube vivia;

5) Reconquista da confiança do patrocinador;

6) Trabalho pela união do grupo de jogadores;

7) Proposta de união das torcidas organizadas e da Legião Tricolor num bloco único;

8 ) Decisão de levar a Copa Sul-Americana à sério, fator decisivo para o resgate da auto-estima do grupo e do torcedor;

9) Rescisão com o “atleta problema” Fábio Santos;

10) Acompanhamento constante do grupo no seu dia-a-dia e viagens, coisa que não acontecia antes;

11) Resgate do trabalho de representação em entidades, exigindo arbitragens isentas na reta final;

12) Apoio à comissão técnica para fazer todas as barrações que julgasse necessárias, independente de salário e prestígio dos atletas;

13) Reforma emergencial nos vestiários e gramado de Laranjeiras, e a volta do Fluminense para sua casa;

14) Rescisão de contrato amigável com o CFZ;

15) Resgate da hierarquia, do comando e da ordem dentro do futebol tricolor;

O resultado destas ações e de muitas outras foram vistos em campo: um time novamente comprometido, jogando com alma, em sintonia perfeita com o que a sua apaixonada torcida espera de seus jogadores.

Segue abaixo a campanha do Fluminense após chegada de Ricardo Tenório e Mário Bittencourt:

Fluminense 1 x 1 Náutico ( Maracanã) – 06/09/09
Fluminense 0 x 0 Botafogo (Engenhão) – 13/09/09
Fluminense 1 x 5 Grêmio (Olímpico) – 20/09/09
Fluminense 2 x 2  Alianza Atlético (Miguel Grau) – 23/09/09
Fluminense 3 x 2 Avaí – (Maracanã) – 27/09/09
Fluminense 4 x 1 Alianza Atlético – (Maracanã) – 01/10/09
Fluminense 0 x 2 Flamengo – (Maracanã) – 04/10/2009
Fluminense 1 x 1 Corinthians – (Maracanã) – 07/10/09
Fluminense 2 x 1 Santo André – (Bruno Daniel) – 10/10/09
Fluminense 2 x 2 Internacional – (Maracanã) – 18/10/09
Fluminense 2 x 2 Universidad do Chile (Maracanã) – 22/10/09
Fluminense 2 x 2 Goiás (Serra Dourada) – 25/10/09
Fluminense 2 x 1 Atlético – MG (Maracanã) – 29/10/09
Fluminense 3 x 2 Cruzeiro (Mineirão) – 01/11/2009
Fluminense 1 x 0 Universidad do Chile (Chile) – 05/11/09
Fluminense 1 x 0 Palmeiras (Maracanã) – 08/11/09
Fluminense 1 x 0 Cerro Porteño (Paraguai) – 11/11/09
Fluminense 2 x 1 Atlético-PR (Maracanã) – 15/11/09
Fluminense 2 x 1 Cerro Porteño (Maracanã) – 18/11/09
Fluminense 3 x 0 Sport (Ilha do Retiro) – 22/11/09
Fluminense 1 x 5 LDU – (Casablanca) – 25/11/09
Fluminense 4 x 0 Vitória – (Maracanã) – 29/11/09
Fluminense 3 x 0 LDU – (Maracanã) – 02/11/09
Fluminense 1 x 1 Coritiba (Couto Pereira) 06/12/09

Jogos: 24, Vitórias: 13, Empates: 8, Derrotas: 3
Pontos ganhos – 47, Aproveitamento: 65,27%
Gols pró: 44
Gols contra: 32
Saldo de Gols: 12

Em pouquíssimo tempo, Mário Bittencourt e Ricardo Tenório mostraram a todos os tricolores como pode ser poderosa a união da competência, da seriedade e da paixão, a serviço do FFC. São tricolores de arquibancada, bem-sucedidos em suas carreiras, cuidando do Fluminense pelo lado de dentro.

O planejamento para 2010 já começou, vamos estar vigilantes e avaliar todas as ações mais à frente,  e principalmente cobrar por conquistas, que são o objetivo principal de clubes do porte do FFC, mas pelo trabalho corajoso e incansável em 2009 deixamos aqui registrado o nosso agradecimento.

Crédito da imagem: Jornal Extra

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Danilo Soares Félix

    comentou em 10/12/2009, às 13:36

    Meus amigos Mário Bittencourt e Ricardo Tenório,

    Como tricolor de coração e companheiro de arquibancadas, deixo aqui meus sinceros agradecimentos pela coragem e pela “mão de ferro” como souberam conduzir uma situação complicadíssima em busca de um objetivo que parecia impossível.

    Que em 2010, com mais tempo para planejar, seja um ano de conquistas e grandes vitórias, algo que esta torcida merece e espera há longos anos!

    Mas duro mesmo é ver o Branco, que chegou junto com Renato Gaúcho e ficou 11 jogos sem vencer, dando entrevistas como se tivesse sido o “salvador da pátria”. Logo ele, que quando precisou contratar trouxe Everton Santos, Ciel, Ratinho, Elias e Edcarlos.

    Mas a torcida é sábia e tem boa memória, ela sabe que time de 2007, que também foi bem em 2008, foi inteiramente montado pelo Fernando Gonçalves e pela então CT permanente.

    A torcida também não terá dificuldades para identificar os verdadeiros elementos da mudança na reta final de 2009 em contraste com aqueles que apenas estão tentando “ir na aba” dos verdadeiros responsáveis pela improvável reviravolta que o FFC conseguiu.

    Até Horcades saiu da tumba política e voltou a falar besteira e pagar mico em público.

    Será que vcs não conseguem fazer o Presidente voltar ao seu ostracismo estratégico, sempre aplicado quando as coisas vão mal? Afinal, se não sabe ajudar, pelo menos que não atrapalhe. Fica a sugestão.

  2. IGOR CARVALHO

    comentou em 10/12/2009, às 13:54

    Se alguém tiver notícias da situação do Fred, repasse para a galera!!!

  3. Lauro Aires

    comentou em 10/12/2009, às 13:57

    Só espero que os dois tenham a autonomia necessária para a gestão em 2010.

    Parabéns pelo trabalho.

  4. Bruno Curi

    comentou em 10/12/2009, às 14:01

    Parabenizo aos dois e os aplaudo de pé.

    Tiveram peito (para não dizer outra coisa) para assumir o clube assim que os ratos pularam do navio, ante a iminência do naufrágio.

    Tiveram peito para blindar uma porrada de decisões polêmicas, mas importantes (e necessárias) para tentar resolver os problemas existentes.

    Tiveram saco para levar pedrada de tudo quanto é lado sem mandar tudo para casa do c¨%#$%@¨$*¨*acete.

    Tiveram sabedoria para lidar politicamente com uma pregaaada de coisa e de gente oportunista, intrigueira e aproveitadora.

    Tiveram sucesso na empreitada, desafiando a matemática e calando os matemáticos. Fizeram um aluno que só tirava zero e um o ano todo, conseguir tirar 9 e 10 nas provas de recuperação do fim do ano.

    Fizeram, enfim, milagre – sem dinheiro, sem apoio externo (e mesmo interno, já que o Horcades está com seu poder esvaziado), sem mídia para ajudar.

    E agora estão tendo novamente saco para aturar quem já critica antecipadamente o trabalho do ano que vem, e tenta provocar factóides e intrigas.

    Enfim, fizeram o Fluminense fazer história, e com isso se tornaram história dentro do Clube também.

    Eu particularmente não preciso dizer mais nada, além de enormes PARABENS e MUITO OBRIGADO. Não gosto nem de pensar na ideia dos urubus campeões e nós rebaixados (e era isso que estava aprontado para nós, mas eles conseguiram desfazer).

    Aliás, tem mais uma coisa que eu gostaria de falar, que é um pedido de Natal: por favor, não deixem mais o Cahê Mota pisar na calçada do clube.

    Forte abraço de um cara que se tornou fã deles dois,

    Bruno Curi.

  5. Sergio Mota

    comentou em 10/12/2009, às 14:02

    Pois é…

    Que diferença.

    Em pouco tempo pudemos perceber a falta de compromisso e de competência dos antigos comandantes.

    Com um uma parte do grupo de jogadores que custava, ao clube, menos da metade da folha salarial do elenco, montado pelo Tote e seus asseclas, fizemos o impossível em campo.

    Encantamos o Brasil.

    Graças a duas pessoas discretas e pouco conhecidas da mídia, teremos um fim de ano tranquilo com bons sonhos para 2010.

    Muito obrigado Ricardo!

    Muito obrigado Mário!

    Que voces consigam enxugar esta folha gigantesca montada pr dirigentes pródígos e descompromissados com os destinos do clube.

    Que voces consigam manter essa comissão técnica.

    Que voces consigam manter a base deste bom time jovem que nos livrou do inferno da segundona.

    Que voces consigam fazer contratações cirúrgicas, para melhorar ainda mais este elenco e nos trazer títulos em 2010.

    Os tricolores de verdade e bem informados sabem exatamente quem são os verdadeiros responsáveis pelo “choque de ordem” que vem mudando a cara do nosso clube no fim de 2009

    Muito obrigado bravos guerreiros tricolores!

  6. Marcos P. Anjo Coutinho

    comentou em 10/12/2009, às 14:02

    Meus sinceros agradecimentos a essa dupla tricolor.
    Muito obrigado!
    Só faltou uma última medida, após a tomada das rédeas do Fluminense:
    16) esparadrapo na boca do Horcades.

  7. Julio Schurt

    comentou em 10/12/2009, às 14:03

    Galera,

    Parabens ao Tenório e ao Mário pelos resultados. COmo bombeiros estão aprovados.

    Agora o verdadeiro desafio virá, que é mostrar que não são apenas bons bomeiros como tb ótimos dirigentes.

    Ao fim do ano ai sim teremos tempo para analisar com mais propriedade o trabalho realizado.

    Mas de qq forma, os resultados (dentro do cenário em q nos encontravamos) até agora foram excelentes, mas mesmo assim, vamos ficar vigilantes e apoiando e criticando sempre q necessário.

    saudações SEMPRE tricolores de um SÓCIO tricolor.

  8. Marcel Mota

    comentou em 10/12/2009, às 14:03

    Ricardo Tenório e Mário Bittencourt definitivamente merecem nosso reconhecimento, fizeram em pouco tempo, em condições extremamente adversas, um trabalho primoroso, que desafiou o impossível e terminou com vitória.
    Tenho certeza de que, no que depender deles, nenhum time brasileiro será mais forte do que o Fluminense em 2010.
    É a mentalidade de campeão que volta para Laranjeiras.
    ST.

  9. Rolf Hanel

    comentou em 10/12/2009, às 14:05

    Parabens aos dois pelo excelente trabalho realizado. Ha muito tempo não se via tanto comprometimento com o nosso amado clube. Continuem assim , trabalhando em silencio pois nós torcedores cobraremos resultados . Não tenho a menor dúvida que , COM GENTE EM CASA ,o Flu voltará a ser GIGANTE.

    SDS Tricolores

    Rolf

  10. Márcia Justo /Fortaleza-Ce

    comentou em 10/12/2009, às 14:08

    Post perfeito!!! Parabéns ao trabalho sério e competente desta dupla.Nossas cobranças serão sempre necessárias e nossa união em torno de um só candidato também.Quanto ao nosso atual presidente,não lhe caberia na festa de premiação,melhor personagem para representar do que aquele que ele realmente é: UM TREMENDO PALHAÇO!!!

  11. Milton Barros

    comentou em 10/12/2009, às 14:09

    Sugiro que a Flusocio inicie uma nova contagem regressiva na página do blog, dessa vez anunciando os dias que faltam para a eleição e para o banimento definitivo do futebol do cardiologista, palhaço de circo e dublê de dirigente ROBERTO HORRORCADES!

  12. Rodrigo Arantes

    comentou em 10/12/2009, às 14:20

    Tudo bem, o trabalho foi bem feito! Mas assim como não podíamos condená-los em caso de insucesso, pelo pouco tempo de trabalho, também não podemos exaltá-los tanto assim.

    O último que exaltamos depois da fuga do rebaixamento (René Simões), quase pôs tudo a perder no ano seguinte.

    Por isso, critério é tranquilidade para análises são elementos fundamentais!

  13. Claudio Paleólogo

    comentou em 10/12/2009, às 14:29

    valeu Mário, valeu Tenório !

    vocês merecem o reconhecimento!!

    só podemos respirar fundo, com muito alívio, e agradecer o que a gente viu.

    Não sou maluco de achar que em 12 meses será possível transformar o Fluminense…mas com vocês no comando a gente chega na eleição 2010 com mais esperança.

  14. João Claudio Boltshauser

    comentou em 10/12/2009, às 14:41

    Eu não colocaria nem a vitória de 5×1 sobre o Sport na conta do Branco, já que ele assumiu sua função no fim da tarde do dia do jogo, momentos antes da partida.

    Eu diria que o Branco não conseguiu nenhuma vitória sequer antes de Mário e Tenório, os verdadeiros responsáveis pelo milagres, entrarem. Mário, Tenório, CT e jogadores. O resto é gente querendo pegar carona. Inclusive o presidente Horcades, que tal qual faz quando o time está por baixo, devia ficar quieto no seu canto e calado.

  15. Joaquim/Go

    comentou em 10/12/2009, às 14:44

    temos que agir logo
    contratação e ronovação de jogadores já
    corinthians e sao paulo já estao montando grupo forte
    atletico mineiro com luxa já cogitam titulos..

    temo contratar bem, jogadores bons, não só de nome e carreira velha..

    queremos guerreiros!!!!

    sds tricolores

  16. Cris

    comentou em 10/12/2009, às 14:48

    Tenório e Bittencourt não foram responsaveis tbm pelas promoções dos ingressos, afim de trazer mais tricolores ao Maracanã?

  17. Renato Ribeiro

    comentou em 10/12/2009, às 14:55

    Parabenizo o Ricardo e o Mario pelo trabalho realizado.

    Acalmaram o ambiente e deram tranquilidade ao elenco.

    Agora vem uma outra batalha: Horcades ressurgiu querendo ofuscá-los. Por favor não deixem, peçam ajuda dos conselheiros, patrocinadores, torcida de todo mundo.

    Vamos deixar esse monstro incompetente sob controle !

    Para 2010: enxugamento do elenco, contratações pontuais e um centro de treinamento decente (mas q seja nosso) são as prioridades…

    Cuca, Fred e Conca são fundamentais para a autoestima desse grupo ! Não os deixem sair pelo amor de Deus!

  18. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 14:57

    Desculpe Danilo mas n cponcordo nem um pouco do que vc dissse…
    Primeiro vamos em parte…
    N entendo como em menos de 20 dias a Flusocio consegue fazer dois posts homenageando os dois…
    Fizeram um Bom trabalho e ponto…
    Com erros e acertos…
    So q os erros por incrivel que pareca sao esquecidos pela a maior oposicao do clube…
    O silencio nas arbitragens, o n posicionamento contra aqueles que denigrem o clube, como jornalistas…

    Digo isso pq vejo dois pesos e duas medidas…
    Voces acham que o Branco n teve parcela de contribuicao no clube???
    P isso???
    Entao o Fred diz q so fica se o Branco ficar pq?
    De sacanagem???
    Tenho muito medo vendo a politica em alguns topicos, ver que depois de eleita, a Flusocio continuara com a mesma postura desta horripilante diretoria…
    De ajudar os “amigos”…
    N entendi quando se fala de:

    Aos tricolores Mario e Tenorio… Como se o Branco n fosse tricolor…

    Como se o que o Tenorio e o Mario fizeram fosse maaior do que o tri campeonato estadual e o UNICO campeonaato brasileiro que nos temos, em que o Branco ajudou a construir…

    Acho ate deprimente, tricolores n reconhecerem um idolo…
    Ou p vcs o Branco n eh idolo???
    Danilo pelo o jeito, vc n vivenciou a epoca magica do comeco dos anos 80…
    Pq n acredito, que um tricolor que vivenciou akilo, trate com tamanho desrespeito um Idolo imortal do clube…
    Um idolo maior do que o tao aclamado casal 20… Pois um idolo que teve uma historia linda no clube e na Selecao…
    Por tanto, o Branco quando vestiu a camisa da selecao, representava nosso clube…
    E p aqueles que n sabem…
    O branco em 94 era sim nosso jogador…
    Pq no primeiro semestre de 94 ele era jogador do Flu…
    E foi convocado como tal…
    Se depois da copa foi p outro clube n me importa….

    Me desculpe o desabafo, mas falta de gratidao me irrita…

    Saudacoes tricolores

  19. Bia

    comentou em 10/12/2009, às 14:58

    Cris, sim foram eles. Quero parabenizar a dupla dinâmica que com toda paixão pelo time conseguiu botar o time e o clube no lugar sem falcatrua, sem politicagem, apenas com a fé e o amor pelo Flusão.
    Tenho muito orgulho de ser tricolor e sobrinha do vice presidente de futebol que fez a duferença.

  20. Bia Jencarelli

    comentou em 10/12/2009, às 15:03

    Cris, sim foram eles. Quero parabenizar a supla dinâmica que com toda paixão pelo Flu, conseguiu botar o time e o clube no lugar, sem falcatrua, sem politicagem, apensa com fé e amor pelo Flusão.
    Tenho MUITO orgulho de ser tricolor e sobrinha do vice presidente que fez a diferença.

  21. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 15:03

    E p lembrar uma coisa…
    O branco nuca foi vice de futebol…
    O branco nada mais foi do responsavel por fazer a ponte entre Patrocinador e Clube…
    Por na conta do Branco os desmandos do futebol eh brincadeira de mal gosto…
    Perguntem o Dr Simoni se o Branco eh ou n eh um bom dirigente???
    E vcs vao ter a resposta….

    Ps: Ed carlos antes de vir pro clube , n tinha um torcedor falando mal dele….Fez um trabalho pelo o SP belissimo sendo campeoa de tudo com uam defesa excelente, a melhor do Brasil…
    Ai o Branco traz ele e ele n da certo…
    O Branco eh o culpado????

    E p vc meu amigo Joao….
    N poe essas vitorias na conta do Branco n…
    Eu ponho as vitorias de 83/84/85

  22. João Luiz

    comentou em 10/12/2009, às 15:06

    Quando o Branco vai sair e seus apaniguados? esta é o que deveriamos estar perguntando e fazendo pressão.

  23. JP

    comentou em 10/12/2009, às 15:07

    Ricardo e Mário:
    Parabéns pelo trabalho de vocês.
    Que vocês possam:
    1. Mandar os sanguessugas do FFC embora ou empreste para ganhar experiência(Luiz Alberto, Edcarlos, Augusto, Roni, João Paulo, Adeilson, Fabinho, W. Monteiro e Ruy).
    2. Subir a garotada da base (Wellington, Dori, Neves, Ryan, Bruno Veiga, Mayaro e Raphael Augusto).
    3. Contratar um ótimo lateral esquerdo, cabeça de área, meia de criação para ajudar o Conca, um atacante para substituir o Fred e um zagueiro experiente.

    No mais, parabéns e muito bom trabalho para 2010.
    Um abraço,
    João Paulo

  24. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 15:11

    e mais uma coisa…
    O topico 11 eu n entendi…
    O que se foi feito em relacao a arbitragem???
    Tivemos Baldassi roubando de novo…
    Tivemos roubo no ultimo jogo contra o coritiba.,..
    E NAO TIVEMOS uma declaracao envolvendo arbitragem…
    N vi nem o Tenorio nem o Mario antes do sorteio, precionarem a direcao de arbitro, e depois do sorteio precionar o arbitro….
    Do resto concordo com o post…
    E parabenizo os dois….
    Mas com calma, muita calma

  25. Bruno Maurtas

    comentou em 10/12/2009, às 15:13

    Fizeram um excelente trabalho.

  26. Sergio Mota

    comentou em 10/12/2009, às 15:13

    Affonso.

    Voce tem certeza de que o Fred disse isso?

    O jornal O dia disse que isso é possível…nada mais.

    Voce ainda não sabe reconhecer uma cavadinha amigo?

    Vou te contar uma lenda antiga que ouvi de um monge em um mosteiro do Tibet.

    Um jogador, jogou pela seleção de seu país.

    Seu salário ficou por conta da entidade que comanda esta seleção, foi pago ao clube, que repassou (sem recibo dá para acreditar?)ao sogro do jogador que na época era seu procurador.

    Em pouco tempo, este jogador separou-se da mulher e não recebeu o dinheiro do sogro.

    Entrou na justiça, cobrando do clube , e ganhou
    ( obviamente pois o clube não tinha recibo).

    Hoje vive tanquilamente dos juros desta dívida…

    Ainda bem que é só uma lenda…

  27. Claudio Maes

    comentou em 10/12/2009, às 15:14

    Affonso, desculpe, mas vc está pregando no deserto.

    A Flusócio sabe perfeitamente o que representa o dirigente Branco para o Fluminense. E boa coisa não é.

  28. Sergio Mota

    comentou em 10/12/2009, às 15:16

    AAAhhhhh…

    Esqueci de te perguntar uma coisa:

    Se voce fosse tocedor deste clube, seria grato a este jogador da lenda Affonso?

    Ainda bem que isto é só uma lenda…

  29. Claudio Maes

    comentou em 10/12/2009, às 15:21

    Ah, o Branco é ídolo, o Cláudio Ibrahim Vaz não.

  30. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 15:28

    Desculpa Claudio….
    Mas eu sei o que representa o Branco…
    E o branco eh o Branco…n importa aonde va…

  31. Roberto Haddad

    comentou em 10/12/2009, às 15:33

    Pessoalmente gosto dis dois E do Branco também. Sei que não é uma posição agradável nesta lista, mas na minha opinião ele é contestado por causa da ação na final da LA. Se ele errou, só demonstrou ser humano. Imagino que tenha sido consertado, uma vez que ele voltou ao Flu. O que posso lhes garantir é que o Branco é muito Tricolor. Assistia os jogos bem perto dele e o Assis e nunca vou esquecer do choro dele, e meu, após o gol do Washington, metido aos 47 contra os bambis.

  32. Estephan

    comentou em 10/12/2009, às 15:34

    Affonso Rodrigues, concordo com quase tudo…e apesar da cobrança de $$ daquela final (fato que fez com que grande parte da torcida odiasse o Branco) continuo gostando dele….só não acho que seja + ídolo que o casal 20, só o Assis sozinho é milhões de vezes mais ídolo tricolor que ele, tem inúmeros gols históricos que realmente fazem um ídolo, inclusive em finais contra nossos maiores rivais…

    Mas também acho que deve ser dado tempo ao tempo…até o momento parece que esse foi um dos grandes fatos da mudança, porém teve a volta do Fred, entrada do Cuca, descoberta do Digão e do Dalton, sem contar que o Fred fez o Mariano jogar, Diguinho se recuperou, enfim, dentro de campo existiram muitas mudanças pra cravarmos que tudo foi simplemente por causa deles, espero que seja verdade e ganhemos tudo ano que vem…hehe

  33. Sergio Araujo

    comentou em 10/12/2009, às 15:34

    Prezados Ricardo e Mário:

    Parabéns pela coragem e pelo trabalho sério, realizado com discrição e eficiência em tão pouco tempo. Meus votos de sucesso para o ano de 2010 e para finalizar, um alerta:
    No ano que vem, precisamos de um título ainda no 1º semestre, para fortalecer ainda mais a união entre o time e a torcida.

    Um apelo: encontrem uma forma para manter aquele sujeito que dirige o clube, de boca calada. Já que ele não tem competência para ajudar em nada, fará um imenso favor em não atrapalhar.

    Fora horcades, o FLUMINENSE não precisa de você!

    Abraços e ST!
    Sergio Araujo

  34. joão

    comentou em 10/12/2009, às 15:35

    ninguem falou mal do branco no post,,,
    com certeza o Branco foi importante, mas ele não teria
    feito um quarto do que esse dois fizeram…
    nem sozinho, muito menos com a ajuda do Gustavo Mendes
    e a ponte entre a patrocinadora e o clube é um caos

    esqueceu de falar do carioca de 95…

  35. Jan

    comentou em 10/12/2009, às 15:39

    Affonso vc eh bem fraquinho heim !?

    Queria Leo Lima no Fluminense, confunde Branco com Claudio Ibrahim, acha Ed Carlos excelente jogador e com certeza Ratinho e Ciel tb, quer dar ao vice de futebol e ao gestor de futebol a responsabilidade de ficar respondendo a imprensa…

    MB e RT erraram em nao agir nos bastidores preventivamente. Isso concordo com vc.

    Vc ouviu o Fred dizendo q soh fica se o Claudio ficar ? Manda o link por favor. Deixa a gente ouvir tb ! Ou soh leu pela Flapress sobre isso… ingenuo vc…

    Separa o Branco do Claudio e vc verah qta besteira vc estah falando..

  36. Marcio

    comentou em 10/12/2009, às 15:40

    Boltshauser, sou mais céptico.

    Entendo essa matéria do Cahe Framerda Mota, como um instrumento normal dentro da imprensa marrom: MATERIA COMPRADO PELA ASSESSORIA DO BRANCO;

    O cara tá fazendo de tudo pra não largar a boquinha…

    Não fez nada além das suspeitas contratacoes e de atrapalhar, e foi querer dar entrevista, identico ao Horca…

    Se RT e MB aceitarem esse cara em 2010, nao consigo ver motivos que nao a imposição do Dr. Celso Alegria de Ex-Jogado Barros.

    É preocupante como alguns nao conseguem ver o mal que esse cara faz ao Club.

  37. Carlos Laport

    comentou em 10/12/2009, às 15:42

    Como torcedor fanático do FLU meus sinceros agradecimentos à dupla MARIO E TENÓRIO. Acredito que ambos tiveram parcela expressiva de responsabilidade na recuperação do time.

    ——————————————————-

    Os comentários do post desviaram para a competência ou mesmo a honestidade do Branco. Não entendi direito ou a FLUSÓCIO defende o afastamento do BRANCO?

  38. Thiago reis

    comentou em 10/12/2009, às 15:47

    Cláudio Maes,

    Mudando um pouco de assunto…

    Perguntei no outro post se alguém das internas teria essa informação e niinguém respondeu.

    Talvez vc tenha…

    Quando termina o contrato coma Adidas e de quanto é a multa rescisória?

  39. Carlos Eduardo Rangel de Moura

    comentou em 10/12/2009, às 15:48

    Tenório e Mário,

    Agradecimento é pouco pelo milagre que fizeram no nosso Fluminense – e que ajudar o Fluminense não é para ser agradecido, pois é um dever de todo tricolor de coração.

    Ok, então inovarei: obrigado por vocês terem nascido torcedores do Fluminense – pois vocês provaram que só combinando profissionalismo e amor poderemos colocar o Fluminense no topo.

    STs

  40. Bruno Curi

    comentou em 10/12/2009, às 15:50

    Maes, vc disse tudo no tópico de 15:21h.

  41. geraldo filgueiras

    comentou em 10/12/2009, às 15:52

    Parabens aos dois e como tricolor os meus agradecimentos pelo o que fizeram. Gostaria apenas de dar um humilde e pequeno conselho: ” não menosprezem a burrice do Horcades, o ideal é isolá-lo o mais possível, ninguém aguenta mais ver um presidente do nosso amado flu fazendo papel de palhaço, literalmente e ao vivo como o nefasto fez na premiação da FLAGLOBO, NÃO DEIXEM MAIS ESTE IDIOTA ABRIR A BOCA”, se necessário façam chantagem com o nefasto, na sempre-flu já existe um movimento para angariar fundos objetivando colocar um outdoor exigindo que o nefasto cale a boca

  42. geraldo filgueiras

    comentou em 10/12/2009, às 15:54

    Branco ídolo de quem? Jogou no flu foi pago para isto e depois foi jogar naquele time que não devemos falar o nome

  43. SERGIO H. MUZITANO.

    comentou em 10/12/2009, às 16:04

    Pessoal,

    Fora de hora essa briga se o Branco, Tenório ou o Ricardo, foram os responsáveis…

    Na verdade os três estão em boa sintonia e não vejo o porque mudar…

    Na parte administrativa Ricardo, jurídica Mário e coordenação o Branco…

    Branco é um ídolo não só da geração de tricolores da década de 80, mas acredito que seja um ídolo de Fred, Conca, Maicon, Digão, Dalton e etc…Acredito que os jogadores o respeitem, através de uma conversa ao pé de ouvido…Até mesmo o Cuca deve trocar bastante idéias e informações com ele…Experiência internacional a serviço do FFC…Não dá pra cobrar nas contratações deste ano já que o investimento já havia sido todo utilizado através do A. Faria…

    Acho que tem que ser cada um na sua praia…

    Na verdade ninguém vence sosinho na vida! E não foi diferente com o FFC! FOI UMA VITÓRIA EM GRUPO:
    Torcida, Comissão técnica, Jogadores, Diretoria e coordenação…

    Não podemos desfazer este elo! Se um achar que é melhor do que o outro e foi o total responsável, criará a ruptura e voltarão as derrotas!

    Todos unidos por um FFC, cada vez mais forte e vencedor!

    O carioca tem que ser nosso! Fra tetra é o caramba!

  44. Carlos Laport

    comentou em 10/12/2009, às 16:05

    Tem fundamento a declaração do Horcades sobre a diminuição do patrocínio da UNIMED?

    Para mim não faz o menor sentido já que os patrocínios dos demais clubes tem aumentado e muito.

    Além de vários deles negociarem diversos patrocínios simultaneamente.

    Quando o Horca abre a boca a gente treme. Pode ser que vá fazer mais uma besteira ou apenas está falando o que não sabe.

  45. Amorim

    comentou em 10/12/2009, às 16:07

    Parabéns Branco. Vc voltou e ajudou, espero q continue tb.

  46. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 10/12/2009, às 16:07

    Ótima oportunidade para eu estrear em comentários nesse blog da Flusócio.
    O trabalho dessa dupla mostra que, mesmo na adversidade dá para se conseguir feitos excelentes sem ter que recorrer a impeachment ou ficar deixando o barco afundar.
    Nenhum dos dois deixou de deixar clara sua posição quanto à atual diretoria, mas entrou para somar, pois tem algo muito maior que as vaidades pessoais em jogo que é o Fluminense.
    Então parabéns aos dois que arregaçaram as mangas e fizeram em vez de ficar criticando e esperando chegar a hora de trabalhar. Que esse trabalho em 2010 leve a torcida a se mobilizar por títulos e não contra rebaixamento, pois a receita vocês já demonstraram qual é.
    Sds Tricolores

  47. Bruno da Costa

    comentou em 10/12/2009, às 16:07

    Foi realmente um trabalho excelente!! A melhor e mais bonita torcida do mundo não vai esquecer!

    - Mas o que importa mesmo agora é a continuação dessa seriedade. A começar pela manutenção do elenco e comissão técnica.

    Sendo assim, 2010 será tudo nosso!!! rs

  48. Hamilton

    comentou em 10/12/2009, às 16:15

    Amigos tricolores,

    Vocês sabem o que eu vou pedir a Papai Noel em 2010?
    Que o fluminense escape do rebaixamento no último jogo.
    É muito mais emocionante do que ser campeão!

    Não acha???

    Hamilton

  49. Mario Emilio

    comentou em 10/12/2009, às 16:17

    Parabenizo os dois dirigentes e tb acho que aumenta muito a responsabilidade para o ano que vem. Agora vamos saber se existe mesmo planejamento ou se um eventual fracasso no Carioca (bate na madeira) vai detonar uma crise com espanada geral, etc. Aquele filme que estamos cansados de ver.
    Quanto ao Branco, foi disparado o melhor lateral esquerdo que vi no Flu. O dirigente Claudio Ibrahim pode ter seus defeitos, mas tb participou do milagre junto com o Mario e o Ricardo e não atrapalhou. Quem não atrapalha, já ajuda bastante. Parabéns pra ele tb.

  50. Flavio Chammas

    comentou em 10/12/2009, às 16:18

    Affonso Rodrigues, o que é bom para voce?
    Só o Branco?
    E o resto, não vale ou valeu nada?
    Tenho minhas desconfianças se voce é mesmo tricolor, pois não consegue ver nada de bom, em nenhuma situação.
    Ja agradeci anteriormente a todos , incluindo aí os homenageados do post.
    Mas é sempre bom lembrarmos.
    Tenho certeza de que estão agindo da mesma forma de que quando assumiram.
    Trabalhando muito e em silencio.
    Quem fala muito da bom dia a cavalo, o peixe morre pela boca, e aí vamos.
    Tenho confiança neles pois o que fizeram antes lhe da este crédito.
    Obrigado João de Deus, e continuamos confiando.
    Os nossos dirigentes já viram a nossa força, e sabe do que somos capazes. estamos ao lado deles, ajudando e cobrando que sejamos levados de volta às disputas de topo.
    E olha que fizemos duas internacionais nos dois ultimos anos.
    Fico imaginando um clube desorganizado, que passa o que passamos e chega na disputa das 2 maiores competições continentais.
    Com um mínimo de organização e planejamento, e teremos isto com a dupla homenageada,somos candidatos a tudo.
    esqueçam a “figura” do nosso presidente, e vamos focar no trabalho a ser feito. Saudações tricolores

  51. JP

    comentou em 10/12/2009, às 16:19

    De vez em quando a gente fica aqui discutindo coisa sem sentido né. Discutir se Branco é ou não bom para o FFC, só quem dirá são os gestores do Futebol do Clube.

    Vamos falar de reforços, de campanhas para ajudar o clube a arrecadar dinheiro, de projetos, vamos parar de ficar falando baboseira aqui.

    MB, RT e Branco não entraram em campo, portanto, NÃO GANHARAM partida alguma. Quem ganhou estava lá no jogo. Vamos parar com isso e vamos conversar coisas produtivas.

  52. Mario Emilio

    comentou em 10/12/2009, às 16:24

    Caro geraldo filgueiras (15:54)

    Tá falando sério ???

  53. José Milton

    comentou em 10/12/2009, às 16:25

    Quando Tenório e Mário assumiram os cargos no Flu (e choveram críticas de outros grupos de oposição), esse blog apressou-se em fazer diversas declarações que ambos não possuíam ligação NENHUMA com a Flusocio, inclusive com carta aberta do Peter.

    Assim, esses rasgados elogios repetidos em mais de uma postagem me soam um tanto exagerados, para dizer o mínimo. Leio esses texto com 500 possíveis – e distintas – interpretações.

    Enfim, estou feliz com a arrancada do Flu, compartilho da crença que esses 2 profissionais são MUITO mais competentes do que os seus antecessores, mas apontar uma relação direta de causa e efeito entre esses dois fatos é um pouco demais.

    Dentro de campo é com os jogadores e a CT. Pelo menos nesse caso específico de curtíssimo prazo e sem nenhuma mudança de estrutura de instalações físicas, ou algo do tipo.

  54. Alcides

    comentou em 10/12/2009, às 16:28

    Parabéns Ricardo, parabéns Mario. O que voces fizeram, em conjunto com jogadores, comissão técnica e TORCIDA, foi MILAGRE. Os tricolores de verdade, aqueles que não misturam politicagem com amor ao clube, guardarão os dois na memória e no coração para sempre.Mas todos sabem que não ganhamos títulos. Ganhamos em auto estima e respeito de nossos adversários. Agora queremos MAIS. Queremos o Campeonato Carioca, Taça do Brasil e Brasileirão. Temos time, jogadores e comissão técnica para isso. Quanto a torcida, não se preocupem. JOGAREMOS JUNTOS.

  55. SERGIO H. MUZITANO.

    comentou em 10/12/2009, às 16:35

    Galera,

    Já está bom de comemorarmos nossa permanência…Está mais que na hora de nos prepararmos bem para 2010…CONTINUO SENDO SACANEADO POR FRAMENGUISTAS, FAZER O QUE? Ganharam seu quinto Nacional e são os atuais tricampeões do Estado…enquanto issso nos últimos dois anos não chegamos se quer em uma final de Estadual e lutamos contra dois rebaixamentos…

    Mais uma vez o Fra virá forte para 2010… Devido a Libertadores devem reforçar ainda mais seu elenco que é disparado o melhor do Rio…Sem dizer que a Libertadores deste ano não contará com a LDU, Boca e River…Será um pesadelo para nós que estaremos de fora…O Corinthians está montando um time de Showbol: Ronaldo, Iarley, Theco e R.Carlos com os quatro em campo não passam da 1ª fase.

    Ricardo, Mário e Branco terão muito trabalho para frente…Já o Horcades poderiam colocar ele no parquinho do Clube fazendo animação para as crianças…

  56. Daniel HP

    comentou em 10/12/2009, às 16:37

    Concordo com o Arantes, lá em cima: assim como o fracasso em manter o Flu na Primeira Divisão não poderia ser inteiramente atribuído a eles, também não merecem levar todos os louros pela permanência.

    Mas reconheço que tiveram um papel importante. Por outro lado, não custa nada lembrar que é fácil parecer bom se vier depois do Tote Menezes, com certeza um dos piores dirigentes da história do Fluminense.

    Não custa nada lembrar que ainda nos falta CT de primeira linha, estádio de primeira linha e gestão profissional do futebol.

    Saudações Tricolores,

    Daniel HP

  57. Márcia Justo /Fortaleza-Ce

    comentou em 10/12/2009, às 16:43

    Alguém aí sabe explicar por que comprar na Flu boutique pela internet é tão complicado? Têm produtos que estão esgotados,outros somente sob encomenda e alguns nem constam no site,daí vc vai até lá pessoalmete e encontra tudo e muito mais.Como é que é,ninguém tem interece em vender nossos produtos oficiais não? Por aqui as queixas são muitas.SDS

  58. Eduardo Albuquerque

    comentou em 10/12/2009, às 16:44

    isso são só os amigos, imagina quando os Flusocios mesmo estiverem no poder!

    hahaha
    ninguem vai segurar o fluzao

  59. Marcelo Igreja

    comentou em 10/12/2009, às 16:48

    Descumpem-me, mas muito polítio esso post…

    Tá certo, os caras entraram e fizeram o básico, por que também não dava pra fazer outra coisa. Da mesma forma que não os culparia pelo descenso, se tivesse acontecido, não posso dizer que são os principoais responsávais pela salvação.

    Porém (eu sempre tenho um porém) os caras já mostraram, no meu ver, um vacilo imperdoável — como é que deixaram pra tentar renovar com o Cuca somente após o último jogo, ainda dando declaração pra imprensa de que o Cuca estava sendo avaliado… Se tivesse sido tote ou qualque outr dirigente, tenho a certeza de que a Flusocio não desxaria de comentar sobre esse escorregada.

  60. João Luiz

    comentou em 10/12/2009, às 17:00

    tem algum problema em perguntar quando o Branco vai sair? Porque meu comentário não foi aceito?

  61. Marco Mendonça

    comentou em 10/12/2009, às 17:09

    José Milton,
    concordo inteiramente com seu post. Qualquer coisa além do que você escreveru é conversa.

    Saudações tricolores,
    Marco

  62. E. Pfisterer

    comentou em 10/12/2009, às 17:15

    Por favor, me ajudem:

    Muitos dizem que o Branco é ruim para o Flu. Deve ser, mas expliquem o porquê ( não serve a explicação da penhora da renda ).

    Obrigado.

  63. Sergio Mota

    comentou em 10/12/2009, às 17:26

    Caro Marcelo Igreja, respeitando sua opnião, não pude deixar de comentá-la.

    A atitude de só planejar e tomar qualquer atitude em relação a 2010, depois de decidido 2009 foi PERFEITA em todos os sentidos.

    Qualquer tentativa de tentar planejar o futuro, negociando contratos com comissão técnica, jogadores ou quem quer que fosse teria sido uma grande bola fora pois tiraria o foco das gigantescas batalhas que tivemos que vencer.

    Aliás, pelo contrário, essa decisão foi FUNDAMENTAL, para o sucesso desta empreitada.

    Veja bem: Normalmente, o melhor teria sido o que voce sugere, planejar com antecedência e terminar 2009 com quase tudo pronto para 2010, mas…além do fator FOCO, no nosso caso existem dezenas de outros fatores.

    Veja os prinicpais:

    - Qual o grau de exigência ao qual será submetido nosso elenco em 2010?

    Disputar apens Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão, exigem menos do grupo, do que se tivéssemos Sulamericana ou Libertadores, e mais do que se disputássemos a série B.

    - Qual será nosso orçamento para 2010?

    Renovação do patrocínio prinicpal: Quem será nosso patrocinador?

    Receitas de televisionamento: É o enorme a diferença entre clubes da série A da série B.

    Sem responder a estas perguntas, nenhum administrador sério poderia começar a negociar contratos.

    Estes detalhes acima implicam em muitas decisões importantes, que só podem ser tomadas depois dos paramtros devidamente definidos

    A ordem das atitudes vem sendo perfeita!

  64. Amorim

    comentou em 10/12/2009, às 17:26

    E começam a ser oferecidos jogadores e mais jogadores ao Fluminense…

    Ricardo Tenório já confirmou o nome de Julio César, lateral-esquerdo do Goiás, e disse que interessa muito.
    half a minute ago from web

  65. Cláudio Henrique – Goiânia

    comentou em 10/12/2009, às 17:33

    Não quero aqui concordar nem discordar deste Post, porém concordo com três colegas:
    1- Daniel HP – Concordo que ainda é muito cedo para enchermos a bola destes dois dirigentes,(já é a segunda vez que vejo elogios a eles neste site)pois agora é que veremos se são bons ou não. Vamoas ver como se sairão com o planejamento e as contratações para 2010, além do CT, contrato com patrocinadores, etc.
    2- Concordo com o JP – quando diz que as vezes ficamos discutindo bobagens aqui, se o Branco é ou não bom para o Clube (ele é e sempre foi um grande ídolo), porem temos que discutir como aumentar arrecadações, como viabilizar melhores patrocínios, melhor visibilidade na mídia e como viabilizar a vinda de bons jogadores para reforçar a marca FLU e sermos campeões.
    3 – E por fim, concordo, plenamente, com o Affonso Rodrigues, que aqui fez uma defesa justa ao BRANCO. É certo que ele fez muito mais pelo clube do que estes dois jovens dirigentes, que por hora estão recebendo todos os louros da salvação do FLU (aqui na FLUSOCIO). Não tenho conhecimento do que acontece internamente no clube, mesmo porque moro em Goiânia, más não entendo o motivo pelo qual o Branco recebe tantas críticas de alguns torcedores e participantes deste site. Se alguem sabe os motivos pelos quais ele deve ser tão criticado, favor dizê-los. Caso contrário, se ninguem tem nada que comprove a sua desonestidade e incopetência, temos que respeitá-lo e até la’, fico com a opinião do Affonso – ele foi um dos maiores ídolos que o FLUMINENSE já fabricou. E por isso merece todo o nosso respeito e consideração.
    FLUSOCIO não é ora de ficar fazendo politica e elogios a dirigentes que tem vinculos com vocês, pois temos que elogiar são os jogadores e comissão técnica que foram os grandes nomes desta virada e mesmo sem receber por três meses não fizeram corpo mole.

  66. Fábio Ribeiro

    comentou em 10/12/2009, às 17:35

    O trabalho dos dois foi meramente satisfatório, o que já é muito perto do trabalho desenvolvido pelo idiota que ocupava o cargo anteriormente. Mas, para os dois serem considerados dirigentes de primeira linha, os títulos(no plural mesmo!!!) são necessários.
    Discordo quanto ao item 11. O Fluminense continua sendo constantemente VIOLENTADO(para não dizer outra palavra) pelas arbitragens. Não vejo nenhuma melhora nesse aspecto.

  67. Pedro Carneiro

    comentou em 10/12/2009, às 17:41

    O começo do trabalho do Mário e do Ricardo, foi iluminado por Deus, antes de tudo.
    Porque pegar de herança o trabalho do Tote/Branco, é dose para qualquer um…
    Conseguiram alcançar o que para muitos era impossível. Parabéns!
    Agora vem 2010, que façam um planejamento decente para o futebol, algo que não vejo nas Laranjeiras, desde quando Fernando Gonçalves passou por lá, e Branco/Renato/Tote, fizeram questão de esmerdalhar… Nada que me surpreenda.
    Acho ridículo ficarem exaltando o Branco aqui.
    É um dirigente fraco, omisso e completamente fora de tempo… Talvez nos anos 80 fosse ter algum valor. Agora não.
    No máximo poderia ser um embaixador do clube, pois seu renome é indiscutivelmente internacional. E ponto. Acaba aí. Nada além disso.

    Parabenizo Ricardo e Mario, que foram loucos ao aceitar o desafio!
    Muitos, quando no momento deles entrarem para o futebol, reclamaram, criticaram, brigaram e até negaram que tivessem algo a ver com eles…
    Pois é, tal qual São Pedro que negou Cristo 3 vezes…rsrs
    Engraçado é que esses, hoje são os que dão tapinhas nas costas, fazem questão de dizer que estão ao lado, e inclusive escrevem falando sobre o assunto.
    Realmente o Fluminense é assim… E ainda se diz o promotor das mudanças que o clube precisa… Fazer o que? Só lamentar e ver que o Fluminense não tem jeito.
    Só falo ao Ricardo e ao Mário o seguinte. Olho vivo e faro fino. Sempre.

    Saudações Tricolores,
    Pedro Carneiro.
    sócio-proprietário e conselheiro do clube

  68. Lisbeth Correa

    comentou em 10/12/2009, às 17:42

    Concordo que houve um progresso impressionante após a chegada da dupla, mas a rescisão do Fábio Santos não é uma das conquistas. O cara saiu sob a alcunha de “chinelinho” e dias depois da rescisão foi submetido a uma cirurgia no joelho. Isso desmoraliza qualquer clube. Nosso atleta problema é o mesmo desde o início do ano, Leandro Amaral. Só que nesse ninguém toca porque é queridinho do patrocinador.

    S.T.

  69. Claudio Maes

    comentou em 10/12/2009, às 17:42

    Sei não, Thiago, desculpe.
    Essas coisas são difíceis de saber, pois os contratos não são mostrados de maneira nenhuma, trata-se de uma autêntica caixa preta.

    ######################################################

    DHP,

    O argumento de que é cedo para avaliar o trabalho da dupla MB/RT eu aceito, embora discorde.

    Mas não aceito o argumento de que é mais fácil eles parecerem bons pq o gestor anterior era ruim. Isso não faz o menor sentido.

    ######################################################

    Igreja,

    O Blog é assumidamente político bicho. Por mim, inclusive, teríamos bem menos posts sobre futebol e bem mais posts sobre política e gestão.

    ######################################################

    José Milton,

    Na verdade o Blog não se apressou em afirmar que MB/RT não faziam parte da Flussócio, como de fato não faziam e continuam não fazendo.

    Ao contrário, o Blog só se manifestou após reiterados pedidos para que a Flusócio esclarecesse sua relação com a dupla.

    Se à ocasião a manifestação foi no sentido de defender a escolha, demonstrar confiança e desejar boa sorte, não vejo paradoxo em agora o Blog elogiar os resultados alcançados.

  70. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 10/12/2009, às 17:45

    A engrenagem toda começou a funcionar algumas semanas após a dupla assumir e certamente ambos contribuiram para a salvação da vaga na série A. Dito isso, acho um pouco precipitado todo o crédito que vem sendo dado à dupla.

    Serem melhores que o Tote era o mínimo que eu esperava deles. Era inaceitável um VP que já considerava o clube rebaixado com tanta antecedência, dando um péssimo exemplo a todos os seus subordinados.

    Ao agir como Tricolores, a dupla renovou a atmosfera dentro do clube. Ponto para eles mas o crédito pela ascenção da equipe deve ser repartido por muitos: VP, comissão técnica, torcida e jogadores.

    Agora será a hora da verdade. Seremos capazes de avaliar o trabalho dos dois na montagem do elenco, na viabilização de condições adequadas de trabalho para jogadores e comissão técnica e na seriedade que a dupla irá mostrar na constante defesa dos interesses do clube.

    O Fluminense não é um clube para brigar para fugir do rebaixamento. Só os míopes/medíocres querem isso do Flu. Queremos jogar para vencer, conquistar campeonatos e levantar troféus. Esse é o passado e o destino do Fluminense.

    O Tenório e o Bittencourt conquistaram um voto de confiança da torcida mas o trabalho está apenas começando.

    Boa sorte!

    []s e ST!

  71. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:03

    Segundo o globoesporte.com o Julio Cesar do Goiás foi oferecido ao Flu…

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1410845-9825,00.html

    Esse é o tipo de contratação que independe de quem será o treinador…

    Se quem chegar disser que não quer o cara é melhor nem contratar…

  72. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:10

    Rádio Globo está falando sobre isso agora…

    Tenório… ao vivo.

  73. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:10

    Ele confirmou a notícia do Julio Cesar…

    Está mesmo acontecendo a negociação.

  74. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 18:13

    Vou repetir um comentario acima..
    Geraldo vc ta falando serio???
    maior lateral esquerdo da historia do futebol mundial…
    e n falo pela a sua habilidade…
    falo pela a sua historia…
    quem n lembra do penalte sofrido por ele no jogo Braasil x Franca q o Urubuzinho perdeu em 86???
    Titular da copa de 90 e importantissimo na copa de 94…

    Separar o trabalho do Branco com o do resto eh sacanagem…

    Ja viu que quem gosta do Branco eh o pessoal mais velho…
    Pq a garotada n tem respeito pela a historia do Flu…
    Lembrem q o Flu eh o Flu hj em dia tb por esse jogador…

  75. Luis Gustavo

    comentou em 10/12/2009, às 18:15

    Caros amigo acho a maior besteira ficar discutindo quem fez o que, todos fizeram a sua parte e ajudaram o Fluminense a sair dessa situaçãi que ra uma missão impossível. O Branco foi importante e fundamental pela permanência do Fluminense na 1a divisão SIM, foi ele quem fez o trabalho de bastidores Brasil afora e com os jogadores, foi ele que nos momentos mais dificeis conversou com o Cuca e bancou a entrada dos garotos de xerém como MAicon, dalton, Digão, Dieguinho e Alan..Foi o Branco que ficou quietinho trabalhando enquanto uns e outros ficavam dando entrevista, foi o branco que jogou 3 copas de Mundo e usou toda a sua experiência para ajudar o Fluminense…Tem que horas que da vontade de pedir para ele sair para o Fluminense se afundar e as pessoas sentirem falta dele como aconteceu quando ele saiu no final do ano passado.

    Vamos parar de crucificar um de nosso amiores ídolos e que ama esse clube.

  76. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:15

    Maes,

    Obrigado pela atenção…
    _______________________________________________________

    Sobre Mario e Tenório eu já disse que concordo com a corrente de que agora é que eles poderão ser avaliados realmente…

    Mas por outro lado discordo dos que cobram mais atitude… reclamam de passividade…

    É que no meio do futebol em geral estamos acostumados com dirigentes pop star que fazem de tudo aparecer… que querem ser notícia…

    Os caras trabalham sem fazer alarde e isso é o certo… principalmente nesse momento de negociações…

    Exemplo… todos sabem que o Flu está conversando com a UNIMED.

    Estamos acostumados ao vazamento de informações e estranhamos o fato de quase nada ser falado sobre o assunto (só a besta do Horcades falou).

    Mas é assim que tem que ser… só se deve falar na hora do anúncio oficial.

    Nós torcedores é que ficamos ansiosos… achamos que a diretoria está lenta… mas eles estão trabalhando.

  77. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:16

    Outro exemplo…

    Tenório já disse que resolve com o Cuca até sábado…

    Eu aposto que resolve até amanhã…

    Tem nem 1 semana que o campeonato acabou… não dava pra conversar sobre renovação na semana da final da Sulamericana e do jogo com o Coritiba né gente…

  78. Claudio Maes

    comentou em 10/12/2009, às 18:18

    Concordo, o Júlio César não precisa de aval de treinador.

    Aliás, no meu entendimento treinadores devem ser consultados quando da contratação de jogadores, mas não obedecidos.

    Montagem de plantel é questão estratégica, de competência dos administradores, e técnicos são empregados, pagos para fazer o que os administradores determinarem, com os recursos que forem disponibilizados.

    Essa história de técnico manda-chuva, que começou com o Luxa e hoje é tida como normal, é uma verdadeira aberração.

  79. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 18:27

    Ps:
    so p apimentar……
    Dizem q os dois foram loucos por aassumir o Flu…
    N concordo… quem de nos n queria ser vice de futebol???
    Me diz um apaixonado por futebol e apaixonado pelo o Flu que n queria participar da gestao de futebol???
    Esse papo de que foram homens, de que foram guerreiros…
    P mim eh balela…

    Tem gente que n entende meu comentario n eh possivel…
    Parece jornalista quando quer sacanear algum jogador…
    Aonde que eu falei que os dois n foram bem???
    Acho que foram bem…
    Mas para por ai…
    O que eu discordo do post eh que tratam eles como idolos…
    Coisa que n sao!!!
    N falo mal deles… So n admito que falem mal do Branco sem motivo…
    Qual o motivo??? Penhorar a renda??? Na qual foi adquirido atraves da justica???
    Eh brincadeira….
    Q ele trouxe mal jogadores???
    Vms la pelos os jogadores…
    Ed Carlos… excelente passagem pelo o SP.. fpoi contratado pra ser o substituto do Thiago Silva…
    N deu certo aqui.. Mas eh culpa do Branco????
    Everton Santos… Sinceramente n acho ele fraco…
    Acho muito bom jogador.. p ser Banco…
    Versatil.. Quando comecou a jogar bola nego mandou embora…
    Ciel.. Esse ai mais ou menos.. Mas quem pediu ele???
    O CUCA!!! quando teve a passagem ano passado…
    Ele so trouxe quem o Cuca pediu…
    Elias … Horroroso… Um erro…
    Ratinho… No corinthians acho ele razoavel..
    P ser banco acho ele aceitavel..
    N aceitavel era a forma fisica dele…
    Mas ai o Branco n EH preparador fisico

  80. Michael Simoni

    comentou em 10/12/2009, às 18:30

    Quero lembrar que ha tempos eu venho dizendo que as açoes deles foram na sua grandisíssima maioria corretas. Esse é o 4o post que coloco afirmando que as açoes sao tomadas baseadas em vivências muitas delas que só podem ser avaliadas estando no dia a dia do local. O resultado acho que é óbvio demais. Escapamos do rebaixamento ou aqui alguem acha que estariamos fora da segundona se tivessemos ficado com o ex-vice no comando. O mesmo que queria dar ferias para os jogadores em agosto e planejar 2010.
    Dizer “agora que quero ver se eles sao bons” é no mínimo ser pretencioso e desviar o foco desse tópico que tem como objetivo agradecer por estarmos na primeira divisão.
    Lisbeth, a dispensa do F Santos nao foi baseada em alguem achar que ele estava ou nao machucado e obedeceu critérios unicamente avaliáveis por quem entrou no clube naquela hora. Me sinto a vontade para falar pq fui um dos que indicou a cirurgia após a saida dele no Fluminense. O objetivo em momento algum foi questionar a conduta do Fluminense e sim acelerar a recuperaçao de um atleta que de qq maneira teria pela frente 3 meses sem atividades.Independente da sua lesão a avaliaçao de quem entrou é que ele não seria aproveitado, certo ou errado na vida se toma decisões e foram muitas dessas tomadas com firmeza pelo RT e MB que salvaram o Fluminense
    ST

  81. Carlos Laport

    comentou em 10/12/2009, às 18:32

    Concordo que não é necessário acertar com o Cuca ou qualquer outro para contratar um jogador do nível do Julio Cesar.

    No máximo pode-se dar um telefonema para o Cuca perguntando sua opinião. Ele tem celular, não é?

    Aproveita a oportunidade, tem pouca gente boa na praça.
    Talvez seja a posição em que somos mais carentes.

  82. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 18:35

    Sergio Mota sabia que o vinculo do Branco era com o Flu…
    Sabia que se alguem n deu recibo pq levou em cima???

    Pela a ultima vez n acho o Branco um santo mas ele n eh o diabo…

    E por cima eh tricolor

  83. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:41

    Claudio Maes,

    Concordo plenamente…

    Ainda mais na cultura futebolística brasileira onde o treinador pode ser demitido 2 meses depois de montar o elenco (ainda mais no Flu onde não ganhar a Taça Guanabra é sinônimo de crise).

    Não faz sentido assinar contratos de 2 ou 3 anos com inúmeros jogadores se baseando apenas na opinião de um treinador que dificilmente vai ficar 2 anos a frente do time…

  84. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:46

    O Dr. Simoni tocou em um ponto crucial…

    Que eu, de longe, considero a maior virtude da dupla de dirigentes Mário/Tenório: FIRMEZA nas decisões administrativas…

    Certas ou erradas… as decisões precisam ser firmes…

    Jogadores e comissão técnica percebem esse tipo de postura e isso tem reflexo no dia-adia e dentro de campo tb.

    Melhor ainda se essa postura vier acompanhada de discreção… outra virtude dos 2.

  85. Marcelo Igreja

    comentou em 10/12/2009, às 18:46

    Caro Sergio Mota,

    Obrigado pela resposta; eu até concordo com a essência do que colocaste, porém (olha ele aí de novo), nada impediria de começar-se a fazer cotatos com o Cuca e o resto da CT para mantê-los… tanto na primeira quanto na segunda divisão.

    Não me levem a mal, só de não atrapalharem como o Tote fazia, já é uma boa coisa… mas meu ponto foi de se dizer que ainda é cedo de chamá-los de Messias. Até agora, na minha modesta opinião, fizeram somente o BÁSICO que se espera de dirigetes do FLU.

    Ainda falta muito, como alguns colegas já listaram, então eu não vou fazê-lo novamente. Agora, com a nova temporada, é que a perereca vai começar a chiar… devemos dar crédito aos dois, mas não só por que são “amigos do homem.” Se fizerem M, a Flusócio tem que botar o dedo na ferida, como colocavam nos antecessores.

    ==

    Claudio Maes, entendo e concordo: a política e principalmete a administração do clube deveriam ser a parte principal desse blog … mas meu ponto não foi sobre que o post abordava a política do FLU, e sim tinha sido político pra agradar o RT e MB. Que nem precisam disso…

  86. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 18:48

    Maes,

    Só um detalhe…

    Contratos como o da Adidas não passam pelo conselho fiscal para poderem ser assinados??

    O Conselho Deliberativo não tem acesso???

    de qualquer forma com esse mercado tão aquecido como está hoje e principalmente tão competitivo… esse contrato com a Adidas é ridículo.

  87. Claudio Maes

    comentou em 10/12/2009, às 18:52

    Taí, esse é outro ponto que me chama a atenção.

    A imensa maioria da toricda fica nervosa com a ausência de notícias sobre o plantel, especialmente no que se refere às contratações.

    Eu, por meu turno, considerando que negócios devem mesmo ser tratados sob sigilo, especialmente em um mercado prostituído e sujo como o futebol, prefiro a ausência de notícias.

    Até certo ponto, lógico, isso não se aplica à véspera do início da pré-temporada.

  88. Claudio Paleólogo

    comentou em 10/12/2009, às 18:55

    dizer que o Branco é gestor competente só porque foi ídolo como jogador é um exagero enorme.

    o Fernando Gonçalves trouxe o Fábio Maseredijan por 2 anos. O Branco foi incapaz de manter o Fábio pelo CONTRATO INICIAL DE 2 ANOS, quanto mais renovar com ele pra 2009 !!

  89. Marcelo Igreja

    comentou em 10/12/2009, às 18:56

    Claudio Maes: concordo 100%.

    Treinador tem que ser consultado quando da contratação de jogador, pode até sugerir nomes, mas não deve ter voto de minerva.

    É tão empregado d clube como os jogadores são…

  90. João Claudio Boltshauser

    comentou em 10/12/2009, às 18:58

    Branco?
    Aquele que penhorou a renda da Libertadores?
    Aquele que ajudou a formar a panela que derrubou a comissão técnica permanente?
    Aquele que botou apadrinhado cuidando de Xerém pra ele?
    Aquele que, quando teve que fazer as contratações por conta própria ficou um mês passeando na Europa e trouxe Ciel, Wellington Monteiro, Elias, Eduardo Ratinho e Éverton Santos? Que garantiu que Éverton Santos era um jogadoraço?
    Aquele que brigou com o Bismarck e fez o Flu perder o jovem Marinho para o Internacional?
    Aquele que quando foi mandado embora a primeira vez, disse que se abrisse a boca muita gente do clube ia parar na cadeira, mas nunca abriu a boca e ainda voltou esse ano para trabalhar de novo com os tais “criminosos”?
    Aquele que não arrumou emprego nenhum no tempo que ficou fora do Fluminense?
    Aquele que agora é endeusado pelo fla-press mór Cahe Mota?

    Não obrigado. Eu tenho memória.

    Ah, e tem tricolor que merece o Tote.

    Branco levou a fama pelo trabalho do Fernando Gonçalves e da CT permamente em 2007 e vai levar agora pelo trabalho da dupla Mário e Tenório.

    Como jogador?
    Sim, foi craque. É meu ídolo. Mas o que isso tem a ver?

  91. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 10/12/2009, às 19:02

    Sensato o comentário do Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida. Sigo sua linha de pensamento sobre os dois.

    Contesto o dirigente Claúdio Ibrahim Vaz. Considero-o incapaz para a importância do cargo. E que decantado prestígio internacional é esse a ele imputado? Estão se referindo vocês, por acaso, à escalação do Baldassi no jogo da Sulamericana?

    Quanto ao jogador Branco, é meu ídolo na mesma medida que o Aldo. Pesa, contra o Branco, o fato de ter jogado pelo time chapa-branca.

  92. Luiz Fabiano

    comentou em 10/12/2009, às 19:03

    Concordo com o post e parabéns aos dois pela coragem e competência.
    Ressalva apenas para o item 11 que não observei melhora nenhuma. Fomos sacaneados na Sula, no braisleirão até o último jogo e já começamos o sub-20 sendo assaltados.
    ST

  93. Tiozão

    comentou em 10/12/2009, às 19:06

    Se formos esperar acertar com o Cuca para contratar o Julio César vamos ficar a ver navios. O cara foi OFERECIDO pro Flu.

    Já cheguei a defender aqui que deveríamos contratar quem o Cuca indicasse, mas se ele ficar de palhaçadinha, temos mais é que contratar sem ele porque senão todo jogador bom ja vai ter clube.

    “Com a ajuda do patrocinador, o Fluminense vai investir para adquirir os direitos federativos de Júlio César”
    Pelo jeito, vai ser mais um recebendo da Unimed.
    Caso venha e não renda, eu já sei o porquê.

  94. Rafael Freitas

    comentou em 10/12/2009, às 19:06

    Matéria completa: http://www.fredgol.com/blog/

  95. Daniel Trindade

    comentou em 10/12/2009, às 19:16

    Amigos

    Porfavor não vamos confundir o branco jogador do branco dirigente

    O primeiro é idolo imortal nas laranjeiras campeão estadual,campeão brasileiro e campeão do mundo na seleção como jogador do fluminense!

    O branco dirigente “coordenador de futebol” não sabemos ao certo nem qual a sua função, “ponte entre patrocinador e clube”?

    Ficam as perguntas para reflexão…Qual grande elenco o branco montou??? (o da copa do brasil07/libertadores 08 foi o fernando gonçalves junto da CT permannente na época) Qual revelação que o branco trouxe para o flu sem ser jogador contratado? Qual grande trabalho o branco fez em outros clubes que justifiquem a sua contratação?

    O Branco esta a 2 anos no clube (entre idas e vindas) e nesse tempoo time quase foi rebaixado 2x, chega né? Até para preservar o grande jogador Branco.

    Abraços e ST!!!

  96. Danilo Soares Félix

    comentou em 10/12/2009, às 19:41

    affonso rodrigues,

    Estás profundamente enganado. Vivenciei sim toda a década de 80, e tive o Branco como ídolo dentro de campo. Tenho 36 anos.

    Talvez por isso minha decepção seja tanta com ele no cargo de dirigente, afinal, trata-se de um ex-boleiro, sem a capacidade que o cargo exige.

    Não consegue contratar bem, não dá o exemplo de conduta perante os jogadores, fica minando o trabalho dos profissionais de retaguarda, é contra trabalhos hoje imperiosos como observação técnica e banco de informações. E além de tudo isso, cobrou do clube o dinheiro devido justamente no momento de maior dor na história, tentando penhorar a renda da final da Libertadores, e ainda os direitos econõmicos sobre Tartá e Maicon. Isso provou que ele talvez não ligue tanto assim para o sentimento do torcedor.

    Hoje Branco só está tentando pegar uma carona da reviravolta que os dois guerreiros deste post proporcionaram. Infelizmente essa é a mais pura verdade, mas se vc discorda, paciência. Viva a democracia.

  97. Danilo Soares Félix

    comentou em 10/12/2009, às 19:55

    Ah, faltou também falar que, assim como está acontecendo agora, Branco tentou pegar carona na montagem do bom time de 2007, feita pelo Fernando Gonçalves, em parceira com Sérgio Gregório e Vinícius Eutrópio. Muitos se esquecem que o ex-ídolo só chegou ao clube após a equipe estar montada, com muitas contratações concluídas e outras em andamento.

    Branco, um executivo da bola que nunca estudou, é a antítise do que eu quero para o FFC que imagino. Sou a favor de mandar ele pro saco agora, e contratar alguém mais capacitado e comprometido!

    Alô Tenório e Mário, façam este Presidente calar a boca!

  98. Daniel Trindade

    comentou em 10/12/2009, às 20:01

    Excelente a noticia da possivel vinda do julio cesar!

  99. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 20:15

    Danilo,

    Quando eu soube que o contrato do Branco acabava no fim do ano eu até achei que uma saída seria bem pouco traumática nesse momento.

    Apesar de não achá-lo o vilão todo que os integrantes da Flusócio acham, tb não veria com maus olhos a sua saída em um momento como esse… na virada de uma temporada para outra, com contrato treminado…

    Porém, quam vcs sugeririam se fossem consultados pelo tenório para ocupar o cargo??

    _______________________________________________________

    Meu palpite…

    As negociações estão mais adiantadas do que se está divulgando…

    Como falar da participação da Unimed na contratação do Julio Cesar se a renovação não estivesse encaminhada?

    Acho, apenas um palpite… que a renovação com a Unimed será anunciada amanhã.

    A renovação com o Cuca tb… talvez no sábado…

    E Julio Cesar será confirmado como reforço até domingo.

  100. Thiago Reis

    comentou em 10/12/2009, às 20:18

    Ah…

    Esse papo de que o Fred pede pra sair se o Branco for embora é um papo furado do caramba…

    Fred veio pro Flu pelas mãos do Alexandre Faria, de quem é amigo particular. Se quando o farias saiu, num momento em que o Fred estava contundido e era questionado, ele não pediu rescisão… não imagino que pediria agora depois do fantástico desempenho dele após o retorno, da relação construida com a torcida, da chance crescente de brigar por vaga na Copa, apenas motivado por uma possível saída do Branco…

  101. Estephan

    comentou em 10/12/2009, às 20:28

    Quero ver essa dupla calar a boca do Porcades…rs

    Mais uma confusão desnecesária agora c/ o Fred…

    Horcades CALA A BOCA!!!

  102. Ricardo Azevedo de Souza

    comentou em 10/12/2009, às 20:32

    Alguém tem que blindar o Horcades!
    Impressionante sua capacidade de falar merda!
    Ainda por cima, perdeu-se totalmente o respeito , merecidamente, como provado com a sacaneada que tomou do Fred, ao ser falado à imprensa que iria propor uma redução em seu salário!
    Blindagem no Horca já!
    ST!

  103. Renato Bordin

    comentou em 10/12/2009, às 20:34

    Quero mandar os parabéns para o Ricardo e para o Mário pela moralização do futebol dentro das laranjeiras.
    Gostaria de compartilhar o momento em que percebi que as coisas estavam diferentes no clube, foi na declaração do Mario em meio a pressão para que o Leandro Amaral fosse dispensado, onde ele respondeu assim:
    ” Nós não vamos dispensar ou tratar da dispensa de um jogador que está na cama de um hospital, em primeiro lugar vamos respeitar o ser humano”

    Imaginei na hora um jogador ou qualquer pessoa lendo esta declaração e tirando uma conclusão de como essa direção é séria e a confiança que o jogador teria em vir para este clube.
    Parabéns , para sermos respeitados primeiro devemos dar o respeito.

  104. Yuri Almeida

    comentou em 10/12/2009, às 20:42

    Também achei o post bem político, mas estamos aonde mesmo? Em um blog de um partido político ou no globoesporte ou lancenet?

    Sobre o Branco, quando precisou agir sozinho, contratou Ratinho, Ciel, Edcarlos, Roni, Rui, Adeilson…

    Mas, por ter participado dessa incrível arrancada, acho que também deve ter sua parcela de culpa. Até o Horcades ajudou, ficando calado durante um longo período. O que é quase inquestionável é que, entre todos os dirigentes, Mário e Ricardo tem a maior parte de responsabilidade nesse milagre.

  105. affonso rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 21:01

    Thiago Deus t ouca!!!
    Mas como no Flu nunca eh simples, n ponho minha mao no fogo…
    Esse Fim de semana tem q ser o prazo final pro Cuca, se quiser ficar excelente, mas se n quiser tchau e um abraco…

    Celso roth eh um treinador que me agrada…
    Le jogo, treina bem e monta bons elencos…
    Um pouco retranqueiro e azarado…
    mas azarado o Cuca tb era….

  106. Marcio

    comentou em 10/12/2009, às 21:04

    Danilo, faltou falar do Golpe que o Branco já tinha armado pra derrubar o Cuca caso o Fluzao nao tivesse ganho do Atletico Mineiro…

    Essa cara é pura articulação, e precisamos de trabalho e quem quer trabalhar como o RT e o MB demonstraram fazer…

    As pessoas não descolam a figura do jogador ao do homem, que como Coordenador só causa descoordenação.

  107. valeria

    comentou em 10/12/2009, às 21:10

    Pra falar a verdade eu nunca gostei muito de futebol,assistia qualquer jogo sem importar o time… isso até o dia 01/11/09 flu 3 x cruzeiro 2 no Minerão. até então não sabia muita coisa sobre o fluminense… mas a garra dos jogadores e o respeito que o jogador Fred demonstrou com o antigo time simplesmente fez eu me apaixonar pelo fluminense… alias o Fred diz que entre ele e a torcida foi amor a primeira vista, eu tambem posso dizer que assisti a primeira vez um jogo do fluminense e me apaixonei pelo time…. parabens para todos do fluminense: diretoria,tecnico,equipe medica,torcedores,seguranças dos jogadores (em especial o segurança que protegeu o Fred no Coritiba),jogadores (em especial o Fred, que é responsavel pelo meu mais novo amor … o futibol!!!) parabéns para nação FLUMINENSE!!!!!!!!!!!!!

  108. Rafael Macieira

    comentou em 10/12/2009, às 21:12

    CALA A BOCA HORCADES!!!

    FRED, NÃO LIGA PARA ESSE PALHAÇO, ELE JÁ MOSTROU QUE O LUGAR DELE É NO CIRQUE DU SOLEIL!!!

    FRED TRICOLOR MATADOR!!! SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!

  109. Arthur Castilho

    comentou em 10/12/2009, às 23:25

    Meus companheiros tricolores,

    Confesso que fico meio perdido com a dualidade de opiniões a respeito do Branco.

    Sou torcedor apaixonado pelo Flu desde a década de 60, tenho vivenciado a passagem de boa parte de nossos ídolos, e tanto o Renato Gaúcho como o Branco fazem ambos parte desta galeria.

    Apesar de a princípio apoiar o Renato como técnico, ao longo do tempo notei sua limitação para assumir com eficácia tal cargo,mesmo sendo uma pessoa carismática,vibrante e motivador.
    Lhe faltaram maiores conhecimentos táticos e métodos de treinamento.Mas devemos reverenciá-lo pela importância como jogador, ídolo nosso que foi e por nos ter conduzido ao título da Copa do Brasil.

    O Branco também foi importantíssimo jogador do Flu, honrando sempre o clube e jogando na seleção com grande desempenho, onde marcou aquele gol inesquecível contra a Holanda, numa patada digna do Riva.
    Jogou depois naquele clube, mas o Edinho, nata pura nossa, também o fez.
    É ídolo nosso e precisamos cultivar sempre a prática deste reconhecimento, pois a grandeza do Fluminense depende destas atuações e iniciativas.
    Todos nós cometemos erros de conduta, falhas humanas de comportamento, portanto estas críticas deveriam ser feitas de forma bem objetiva e desprovidas de passionalismo, pois o cargo que hoje ele ocupa é de suma importância para o nosso sucesso.
    E estas informações divergentes acabam influenciando aqueles que não militam no dia a dia do clube, e hoje me sinto na dúvida se o Branco tem o perfil para permanecer no cargo, não pelo seu passado como jogador, mas pelo que possa ser de fato seu caráter,devido a esta intrincada demanda trabalhista.

    Gostaria de acreditar no Branco, pois acho que necessitamos de harmonia e competência, o que ùltimamente foi demonstrado pela conjunção dos esforços desta Diretoria de Futebol, capitaneada por Tenório,Bittencourt e Branco.

  110. Carlos Rodrigues

    comentou em 10/12/2009, às 23:27

    Caros,

    Se alguém tem alguma acusação concreta contra o Branco ao invés de simplesmente dizer que ele “não presta” ou “não faz nada”, haveria base para uma discussão madura sobre a sua permanência ou não. Se alguns mais comprometidos politicamente com a Flusócio tem fatos a apresentar ótimo, posso me convencer que a saída dele – que é um profissional de futebol reconhecido internacionalmente, basta ver o desembaraçado com que transitou pela mídia nos nossos jogos pela sudamérica – poderia ser uma boa para o Fluminense.

    Assim, agradeço e dou méritos também ao Branco, tricampeão carioca e Brasileiro pelo Flu, além é claro de reconhecer o trabalho do Mário Bittencourt e do Ricardo Tenório. Pois simplesmente uma coisa não exclui a outra como parecem sofismar aqui. Quem diz que sabe mais do que um outro mas não explica seus motivos nem suas razões, não prova coisa nenhuma desta forma.

    Pra mim, até prova em contrário, esta implicância com o Branco fica parecendo mais reação de picuinha com o patrocinador. Unimed que diga-se de passagem, com todos os defeitos que o Sr. Celso Barros tem, trouxe o Fred para o Fluminense enquanto a Traffic se apossava de parte dos “direitos federativos” do Maicon, do Alan (indicado ao Fluminenes pelo Branco) para que pudéssemos manter o Conca.

    Assim, meu apoio ao meu “primo” Affonso Rodrigues nesta discussão.

    SDs Tricolores

  111. Alexandre Perez

    comentou em 11/12/2009, às 0:34

    Parabéns e muito obrigado a esta dupla de verdadeiros tricolores de coração.

  112. José Bandeira de Mello Jr.

    comentou em 11/12/2009, às 0:42

    Em lugar de tratar do trapalháo sem qualquer talento, que nem vou nominar, porque acho que se trata de uma questão patológica, quero realmente parabenizar e agradecer, particularmente ao Ricardo Tenório pelo fato de ter aceitado o desafio.

    Acabei de me associar ao clube com o objetivo de participar do processo eleitoral no próximo ano, e sou um admirador do Flusócio.

    Ricardo, e por extensão Mario Bittencourt todo tricolor que o é como eu sou, sem qualquer interesse que não o de curtir uma paixão nascida na infância é devedor de vocês a partir de agora.

    forte abraço, um melhor 2010 para todos nós e saudações tricolores

  113. Mario Emilio

    comentou em 11/12/2009, às 10:43

    Valéria (21:10),
    Seja bem-vinda à MELHOR E MAIS BONITA TORCIDA DO MUNDO.
    Saudações Tricolores.

  114. Amorim

    comentou em 11/12/2009, às 10:56

    Como já havia dito anteriormente, é nesse momento de renegociação e de “aparar arestas” que eu quero ver a competência dos acima citados.

    Os pilares da nossa reação precisam ser mantidos e a Horca louca emudecida.

  115. Gustavo

    comentou em 11/12/2009, às 12:11

    Também não concordo com o item 11, que fala das arbitragens. Não vi nada de palpável nesse sentido.

    Quanto à questão do Branco, acredito que a Flusócio poderia começar dando transparência ao caso. Explicando em que pé está o processo judicial, quais os termos do acordo. Quanto era o salário do Branco no ano passado, quanto é agora, etc. Talvez agora que estão lá dentro, Ricaro e Mario saibam os detalhes. Sem isso, fica todo mundo criticando com base nos boatos, sem informações mais precisas.

    Também acredito que os boatos de que o Mario e Ricardo estariam se aliando ao Horcades e poderiam sair como canditados da situação deveriam ser esclarecidos num post. A Flusócio faz (e fez) um excelente trabalho e deveria aproveitar o momento em que os dois estão dentro do Fluminense e esclarecer alguns fatos relacionados à política tricolor.

    abraços a atodos

  116. Eduardo Albuquerque

    comentou em 11/12/2009, às 13:17

    hahaha
    nego chega ao cumulo de falar que o Branco é o maior lateral esquerdo da historia, pra defender o Branco como dirigente!

    esse posto é do Nilton Santos, não tem jeito.
    ele pode disputar com o Roberto Carlos o posto de segundo melhor.

  117. Amorim

    comentou em 11/12/2009, às 18:55

    disputar o posto de segundo melhor c/o RC é sacanagem…

  118. Luciano Rebouças

    comentou em 11/12/2009, às 20:43

    Gostaria de agradecer ao Mário e ao Tenório inicialmente pela coragem de assumir tal tarefa e segundo por tirarem o nosso amado clube do buraco em que se encontrava.

    MUITO OBRIGADO!!!!

    ST

    Luciano Rebouças

  119. David

    comentou em 11/12/2009, às 22:50

    Esse não é um post totalmente imparcial, os dois novos dirigentes contam com extrema boa vontade do blog. Apenas o início da nova temporada vai mostrar se realmente são capazes ou tiveram sorte. Renê Simões foi maravilhoso ano passado e neste ano cavou a cova do Fluminense.

    O que sei é que, pelo visto, essa dupla parece que vai cometer uma sacanagem com o Branco, agindo de um modo que já não a recomenda. Independente de qualidades, pontos positivos ou negativos do ex-jogador e atual dirigente, não existe isso de exigir que o Branco não cobre o que lhe é de direito. Passa a ideia de terem usado o ex-jogador apenas como “inocente útil” durante a situação desesperadora que o time vivia. Assim, não me parecem em nada melhores que Horcades ou qualquer outro da mesma laia. Na verdade, é um ato tipicamente “eurico mirandista”.

    É UM CRIME COAGIR ALGUÉM A NÃO RECEBER O QUE LHE É DE DIREITO. C-R-I-M-E!

    É FALTA DE MORAL, FALTA DE CARÁTER, FALTA DE VERGONHA!

    Não há qualquer ponto de discussão em relação ao Branco que justifique o FLUMINENSE ROUBAR um jogador (como é acusado nesse caso) e coagir um atual funcionário a desistir de seus direitos na Justiça.

    Porque foi isso que o Fluminense fez: ROUBOU! É o que foi noticiado e o Fluminense jamais veio a público dizer que não: roubou o dinheiro que a CBF pagava ao jogador quando convocado. Não fez o repasse. Caso de polícia.

    Vamos falar sério: isso só acontece porque no Brasil não se cobra responsabilidade de certas instituições, como os clubes de futebol.

    Sempre aparece dinheiro para contratar jogador, mas para pagar um trabalhador a quem se deve (do porteiro ao jogador), nada. Para mim, clubes com dívidas trabalhistas, como o Fluminense, jamais poderiam ter o direito de disputar qualquer competição até quitá-las. E ponto.

    Sabemos que os dois novos dirigentes não gostam do trabalho do Branco, quem lê este blog, mesmo que de vez em quando, sabe. Então fariam melhor mostrando caráter, personalidade e declarando: “Não gostaríamos de contar com os trabalhos do Branco para o ano que vem.” Simples e honestamente assim, preto no branco, às claras. Usar essa COAÇÃO em relação à ação que ele tem na Justiça, além de imoral, parece um ato covarde para não encarar a responsabilidade diante da opinião pública por dispensá-lo.

    Quanto ao futuro trabalho dos novos dirigentes, não espero nada. Como nada esperava do Alexandre no início do ano. Ele também era pouco conhecido e sem história relevante no futebol que me fizesse crer que tinha algo a perder, um nome para colocar em jogo. Apenas torço. Espero que provem que são capazes.

  120. Danilo Soares Félix

    comentou em 11/12/2009, às 23:25

    Infelizmente tem muita gente aqui com memória curtíssima. Ou então é pura falta de visão ao não conseguir separar a atitude do ídolo de dentro de campo com o péssimo dirigente fora dele.

    David, não é verdade que o FFC nunca deu detalhes do processo movido por Branco, vc está mal informado.

    Confira a nota oficial abaixo, postada no site do FFC logo após a demissão do Coordenador, em meados de 2008:

    http://www.fluminense.com.br/materia_interna.asp?idn=7330

    Mais detalhes que isso considero impossível.

  121. Caíque Maciel

    comentou em 12/12/2009, às 0:54

    Sinto muito, mas vcs deveriam rever essa resistência que têm pelo Branco. A realidade é que com ele no comando do futebol, chegamos muito perto de dois títulos internacionais. Não acho que isso seja mera coincidência. Cobrar judicialmente seus direitos, não faz dele um mal profissional.