Queremos estátua para o Casal 20
Publicado em 27.12.2009.
Por Flusócio

A partir de um abaixo-assinado feito por torcedores do Flamengo, Zico foi homenageado ontem com uma estátua no hall dos elevadores do Maracanã, um local de destaque, próximo à já tradicional calçada da fama. Sem problemas, ele foi o maior artilheiro da história do estádio e talvez mereça mesmo a homenagem, embora nem Pelé, o Rei do Futebol e maior jogador de todos os tempos, tenha esta honraria. Vale ressaltar que o custo do monumento foi arcado por torcedores.
Como Garrincha também já possui um busto no Maraca, então, é justo que Fluminense e Vasco também reinvindiquem espaço de destaque no hall da fama para homenageados ligados às suas gloriosas fileiras. Nomes que marcaram época certamente não vão faltar na história dos dois clubes.
Por que não uma estátua de Assis e Washington, o Casal 20? A dupla marcou época nos anos 80, conquistando um tri-campeonato carioca e um campeonato brasileiro pelo Flu, com todas as decisões acontecendo no velho Maraca.
Assis ainda decidiu dois campeonatos estaduais em Fla-Flus sensacionais, recheados de craques, coisa que Zico jamais conseguiu. E por conta da sucesso que sempre teve contra o rival passou a ser chamado de “Carrasco Rubro-negro”.
Washington, além de ter marcado 118 gols com a camisa do Flu, fez dois que mereciam placa no estádio: um de bicicleta contra o Fla, em 1985, e outro driblando o time inteiro do Vasco, em 1987.
Fica aí a sugestão para a torcida tricolor: façamos nosso abaixo assinado para a SUDERJ e contactemos os interessados tricolores a bancar o investimento. Os nossos grandes ídolos também merecem tal honraria em nossa casa, onde nós atuamos como mandantes.
É sempre bom lembrar a todos que o Maraca também é nosso.
comentou em 27/12/2009, às 0:57
Ideia apoiadissima!!! Sugiro ate’ que a propria foto classica postada seja usada de base para a escultura!
E’ so dizer o numero da conta para iniciarmos o projeto!
comentou em 27/12/2009, às 2:34
Precisamos lutar para homenagear nossos grandes jogadores. Washington e Assis merecem busto e tudo mais, minha saudade daquele tempo é imensa, aquele time foi a real Máquina Tricolor.
Gosto do Flu sócio por isso, aqui encontro Tricolores que Lutam pelo FLU.
Temos sempre que lutar pelo FLU .
Não podemos esquecer da luta pelo:
Reconhecimento do MUNDIAL INTERCLUBES 1952 e CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1970.
Saudações tricolores.
comentou em 27/12/2009, às 3:03
Mais que merecido…
comentou em 27/12/2009, às 8:00
1-Daniel Cunha Trindade
assinado!
comentou em 27/12/2009, às 8:34
Zico realmente foi o destaque neste estádio e merece a estátua. Garrincha também merece o busto. O Dinamite também merece busto, até mais que o casal 20, pois jogou muito anos no velho maraca e marcou gols a dar com o pau também. Não tivemos um ídolo na era televisão, como tiveram Fla e Vasco. Zico e Dinamite fizeram as torcidas do Urubu e Bacalhau crescerem muito mais que a do Tricolor, que só não ficou muito para trás devidos aos títulos estaduais que fomos ganhando mesmo sem ter timaços, nem ídolos. Mas o casal 20 fez história mesmo, são ídolos e poderiam ter um busto representando os ídolos tricolores.
comentou em 27/12/2009, às 9:03
Uma estátua do casal 20, Assis e Washington seria algo incrível, já que esta dupla fez sua fama no Maracanã, onde conquistaram títulos e fizeram muitos gols, e encantaram milhares de pessoas no Maraca.
Além disso, seria ótimo, em particular, para o Washington, ele não está muito bem de saúde, já anda meio abalado com isso, logo fazer tal homenagem, seria perfeito, dando alegria a este homem e ao Assis, que trouxeram muita alegria aos corações tricolores
comentou em 27/12/2009, às 10:15
Já esta mais do q na hora da estátua do casal 20 entrar no Maraca…
comentou em 27/12/2009, às 10:33
O casal 20 do fluminense merecem uma estatua.
comentou em 27/12/2009, às 10:37
Para não dar dinheiro à desonestidade mais deslavada deixei de comprar jornais ou revistas impressas há muitos e muitos anos, mas após esta sensacional reação do Flu neste final de ano voltei a ler alguma coisa sobre futebol através da net e descobri muitas coisas que ignorava, incluindo-se aí o Flu-Sócio e outros blogs.
E ontem, através da net, fui ler o “Blog do Activo” de um destes jornalecos esportivos, verdadeiro covil de anti-tricolores.
Este blog, supostamente, seria de um torcedor do Flu escrevendo para outros torcedores do Flu, mas fiquei intrigado quando em deteminado momento ele escreve sobre SEIS títulos nacionais que teriam sido conquistados pela urubuzada.
Lendo esta barbaridade não pude deixar de pensar que ele é torcedor do urubu infiltrado, ou conhece pouco de futebol ou então é obrigado a escrever aquilo que os seus patrões mandam, sob pena de demissão.
Escrevo isto neste post para mostrar que com esta imprensa esportiva que, entre outras coisas, ignora o título brasileiro — legítimo sob todos os pontos de vista — do Flu em 1970 e tenta roubar o título de 1987 do Sport de Recife para atribuí-lo ao urubu, fica muito difícil qualquer campanha visando reparar algum dano ou fazer justiça ao Fluminense, a eterna vítima desta verdadeira quadrilha.
Com o apoio maciço da imprensa legitima-se até as mentiras mais escabrosas e os roubos mais descarados, práticas, como a exemplificada acima, já perpretadas algumas vezes em benefício de certos rivais do Flu no futebol carioca, porém, sem este apoio é muito difícil fazer qualquer campanha, mesmo as mais justas.
Mas, apesar de todo o meu pessimismo, estamos aí para qualquer campanha visando resgatar os nossos mais caros valores.
Saudações Tricolores!
comentou em 27/12/2009, às 10:56
Seria uma justa e merecida homenagem para o Fluzão/Casal 20, mas para isso teríamos q mostrar toda a nossa força nos bastidores!!!!
Saudações Tricolores,
comentou em 27/12/2009, às 12:39
Já passou da hora de colocarem uma estátua do casal 20 no Museu do Futebol, no Maraca.
comentou em 27/12/2009, às 13:01
Isso ainda seria uma simples homenagem a ambos , não só porque eram excelentes jogadores , mais são um exemplo de vida .
eles merecem essa estátua concerteza ,
Saudações Tricolores .
comentou em 27/12/2009, às 13:19
Sei lá, com todo o respeito, essa coisa de exigir uma estátua com ídolos tricolores parece complexo de vira-lata. “Ah, os outros têm e nós não temos”…
Vamos cuidar do que importa. Vamos cuidar do Fluminense. Estátua não ganha título.
comentou em 27/12/2009, às 13:46
Amigos,
Sejamos realistas…
Pedir estátua do Casal 20 para contrapor homenagens a Zico e Garrincha????
Com todo o respeito à história tricolor que um tricolor apaixonado como eu tem… não dá pra comparar.
Nem pro Flu o Casal 20 (olha que são 2 pessoas) tem a importância que Garrincha teve pro Bosta e Zico pro Urubu… muito menos tiveram a mesma importância na história do Maraca.
Parece uma atitude desesperada do tipo: se eles merecem nós tb merecemos. E por falta de opção apelaram pro Casal 20.
Vamos ser sinceros se fizéssemos uma seleção de todos os tempos talvez ambos nem fossem titulares (na minha só Assis seria). E se fizéssemos a seleção de todos os tempos do Maraca? Algum dos 2 seria lembrado?? Não respondam com o coração…
Se for pra pedir por algum ídilo tricolor que seja pelo Castilho… que jogou no Flu a vida toda, recordista de TUDO no Flu, deu provas de amor incontestáveis ao clube e entraria em qualquer seleção tricolor, carioca, do Maraca…
PS: Sobre Pelé… ele não tem nem a metade da história que Zico e Garrincha tiveram no Maraca… lugar de estátua pra ele é a Vila Belmiro.
comentou em 27/12/2009, às 13:57
A idéia é boa, mas precisamos de alguém pra ser o “pai” (organizador) da idéia.
Se depender de orkut, acho que não vai vingar.
Saudações Tricolores!
comentou em 27/12/2009, às 14:09
Boa ideia…
Casal 20 merece destaque…
Mas voltando ao futebol…
E ai??
Ninguem vai criticr ninguem???
A unica contratacao foi thiaguinho…
Nem o Flamengo que foi campeao estadual e Brasileiro,
contratou tao pouco…
Sera que so a nossa dupla dinamica entende de futebol no Brasil???
Se fosse ano passado, aqui ja teria post, falando da demora!!!!
comentou em 27/12/2009, às 14:10
Antes que a polêmica me engula…
O meu centro-avante titular de todos os tempos do Flu seria o Flávio que ganhou 1 brasileiro (70) e 2 cariocas (69 e 71) e tem a impressionante média de 0.82 gols por jogo (93 gols em 114 jogos).
Washington ganhou 1 brasileiro e 3 cariocas… mas tem média de 0,4 gols por jogo (120 gols em 303 jogos).
Só por comparação… Magno Alves tem média de 0,42 gols/jogo (112 em 265 jogos) e Ézio tem média de 0,5 gols/jogo (119 em 237 jogos). Mas é óbvio que ambos não se comparam com Washington principalmente nos títulos. Quis apenas mostrar o aproveitamento como goleador do Washington.
comentou em 27/12/2009, às 14:12
CASAL 20 MERECE MUITO ESSA HOMENAGEM…
OFF-TOPIC:
TEM GENTE AQUI QUE AINDA DEFENDE UNIMED… UNIMED É PREDATÓRIA AO FLU… O CORINTHIANS PRETENDE FATURAR ATÉ R$ 60 MI COM PATROCÍNIO ESSE ANO… O FLU VAI SE CONTENTAR COM R$ 10 MI…
“O objetivo corintiano é chegar aos R$ 60 milhões arrecadados com empresas que estamparão suas marcas na camisa na próxima temporada.”
comentou em 27/12/2009, às 14:15
Gostaria muito de um dia dizer que meu centro-avante de todos os tempos é o Fred…
Mas acho que ele não ficará tempo suficiente para isso… infelizmente (faz parte do mundo futebolístico atual).
Por enquanto fez 22 gols em 36 jogos… média de 0,61. Até que está caminhando bem nessa média.
Mas precisa caminhar com títulos tb. Ser campeão e artilheiro de uma Copa de Brasil e uma Libertadores ajudaria bastante…
comentou em 27/12/2009, às 14:19
Sobre o painel, nada a discutir ou a acrescentar. Até de que a foto acima é perfeita para a estátua já foi dito.
Mas não dá pra ficar quieto diante dos comentários do colega Antônio Carlos acerca do título da Copa União pelos urubus.
Negá-lo é afirmar que, naquele ano, o Flu e os outros grandes do Rio, os 4 grandes de SP, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Inter eram a baba do futebol brasileiro e que Sport, Guarani, América-MG e Juventude eram a nata, o supra-sumo do futebol tupiniquim.
Negá-lo é tornar-se partidário e cúmplice de uma das mais corruptas e indecorosas entidades nacionais, que atende pelo nome de CBF (na época comandada por Nabi Abi Chedid, o que é um agravante!), em detrimento daqueles que efetivamente fazem a glória do nosso futebol, que são os clubes.
Negá-lo é nos apequenarmos a nós mesmos, pois fizemos parte de um grupo de instituições esportivas, por esse ponto de vista, secundárias e inferiores a outras com tradições insignificantes no cenário esportivo nacional.
Tantas vezes quantas forem necessárias, virei aqui defender que o verdadeiro campeonato nacional de 1986 foi a Copa União. Azar o nosso se não fomos competentes para conquistá-la. Já passou, e muito, da hora de acabarmos com essa ridícula dor-de-cotovelo que alguns tricolores têm com o fato do coisa-ruim tem ganho a Copa União. Somos imensos para nos prendermos a essas mesquinharias. E tenho dito.
Saudações tricolores, sempre cheias de fé.
comentou em 27/12/2009, às 14:51
O Maraca também é nosso!
Estátua do Casal 20 pra ontem!
comentou em 27/12/2009, às 14:54
2- Luís Felipe M. Guimarães
comentou em 27/12/2009, às 15:01
vcs tem 50,00 meu já! Arruma o negócio direito e manda a conta pro depósito! mais que merecido… o que são 50,00 pelo que esses dois fizeram por nós?!
Apoiado
comentou em 27/12/2009, às 15:05
Está passando da hora de tomarmos uma posição, contra a massificação da torcida do flamengo pela mídia esportiva. Para mim isto é uma tremenda burrice, um verdadeiro tiro no pé. O meu julgamento é que seria muito bom para o futebol, a dessiminação de seus torcedores e não a centralização em uma ou duas agremiações esportivas. Já que a imprensa adotou esta postura, que nós torcedores do Fluminense, comecemos um grande movimento em pról de nossas cores. Assis e Washington, ou mesmo Rivelino no flu, Roberto dinamite no Vasco, a exemplo de Garrincha e Zico também devem ter seus bustos no Maracanã. Esta idéia não pode morrer.
comentou em 27/12/2009, às 15:25
Colega tricolor Armando (8,34)
Esse Zico, justiça se lhe faça, tinha mesmo bastante qualidades mas tinha também problemas gravíssimos e imperdoáveis para um jogador que a mídia brasileira (sempre ela comandando a massa)nunca cansou de incensar e comparar até ao Pelé.
Por exemplo, ele sempre afinou (ou amarelou) em jogos mais importantes ou encardidos, tanto pelo seu time como pela seleção, onde perdeu até penalti decisivo contra a França, penalti esse nascido de uma jogada totalmente costurada pelo Branco (a quem esta mesma mídia nunca deu os devidos créditos pelo fato de sido o melhor lateral-esquerdo que defendeu o Brasil em Copas do Mundo).
Daquela infinidade de faltas e penaltis marcados sempre a favor do seu time, o Zico encaçapava alguns e tornava-se artilheiro (pois água mole em pedra dura tanto bate até que fura), porém, certos gols dele pela seleção que a TV adora mostrar foram feitos em amistosos inexpressivos, alguns contra adversários que chegavam no dia do jogo e não dormiam ou tinham uma alimentação adequada há três dias, fruto da vinda ao Brasil enfrentando exaustivas viagens de trem, troca de aviões e esperas em aeroportos.
Quanto ao Dinamite, este nem mesmo grandes qualidades ou algum diferencial ele tinha.
Era um centroavante bastante comum, tanto na época como até hoje (O Fred, por exemplo, é mil vezes melhor) e sua única virtude foi ser ídolo (ou jogador antigo) do seu clube numa época em que a começava a popularização dos aparelhos de TV e as emissoras, de olho neste novo filão, tratou de fabricar ídolos (alguns com pés-de-barro)que atingissem principalmente estas classes mais pobres ou, melhor dizendo, menos esclarecidas, pois a pobreza (eu que o diga)nem sempre transforma as pessoas em bois de manada ou maria-vai-com-as-outras.
E quanto à quantidade de gols que eles fizeram, deve-se principalmente à quantidade de anos que atuaram pelos seus times.
Ambos jogaram muito mais do que dez anos pelos seus times e registre-se que quando sairam para clubes da Europa, sem a madrinha mídia-brasileira ajudando, enfiaram o rabo entre as pernas e nem chegaram a esquentar lugar naquelas paragens, voltaram e não deixaram nem saudades por lá.
Mesmo sabendo que ele jamais seria premiado com tantos penaltis e faltas à feição para bater, imagine quantos gols o Fred faria se atuasse por mais de dez anos pelo Fluminense?
Depois dessa época em que a TV começou a mandar no futebol brasileiro (às vezes até escolhendo quem seria ungido como campeão) o Flu teve diversos ídolos sim.
Edinho, o próprio Casal 20, Romerito, Branco, Ricardo Gomes, Delei, Paulo Victor, Aldo, Jandir, Conca, Fred e muitos outros, mas além do Flu não frequentar e não ser muito querido nos ambientes podres das redações e federações, deve-se acrescentar que o nosso clube, isto deve ser dito, tem o grave defeito de não deixar os seus ídolos criarem raízes.
Saudações Tricolores!
comentou em 27/12/2009, às 15:32
Seria uma homenagem justa ao Casal 20.
Dito isto,há um grande lapso (tá bom,também tem Preguinho, Romeu,Tim,Rongo….) na MEMÓRIA TRICOLOR :
WALDO, O MAIOR ARTILHEIRO DA HISTÓRIA TRICOLOR E O MAIOR ARTILHEIRO EM MÉDIA DE GOLS DA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO.
Este é o grande esquecido: Zico teve livro sobre ele, Roberto, Quarentinha, recentementeo Heitor do Palmeiras…e Waldo,maior artilheiro do Flu e segundo maior artilheiro do Valencia? Artilheiro que fez do ataque do Flu o mais positivo em vários Torneios Rio-São Paulo, competindo contra o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha, entre outros grandes times?
Menos mal que o Roberto Sander escreveu um livro sobre OS 10 MAIS DO FLUMINENSE este ano,e amenizou um pouco esta falha, que ainda não foi de toda sanada.
AH,SIM : DIA 20 DE JANEIRO É DIS DO PADROEIRO DA CIDADEDO RIO DE JANEIRO E SERIA ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE OSCAR ALFREDO COX E DEVERIA POR ISSO MESMO, SER O DIA CONSAGRADO AO FUTEBOL CARIOCA, DO QUAL COX FOI O GRANDE FUNDADOR,ESTIMULADOR E ORGANIZADOR!
comentou em 27/12/2009, às 16:13
Hum…to com o Thiago Reis.
Não é da minha época, mas se for para fazer estátua de um tricolor no Maraca, que seja do Castilho, por tudo que ele representou para o Fluminense e para o futebol Brasileiro.
Já é um absurdo, comparar Zico a Pelé e Garrincha…
Quem foi Zico na história do futebol Mundial?
Um dos milhares que amarelou no momento decisivo, perdendo um penalti que nos levaria a semi-final?
Isso é coisa deles para eles mesmos…
Não façamos como eles!
comentou em 27/12/2009, às 16:23
Também acho que Castilho merece mais. Ou Telê, que além de bom de bola foi um técnico excepcional. Precisaríamos de um proposta de alguém que fosse unanimidade. Como Zico e Garrincha são.
Se os dirigentes do Flu não fossem tão ineptos e tivessem montado um projeto para o Romário fazer o gol mil e encerrar a carreira no Flu, ficaria marcado na história como ficou para o Vasco.
comentou em 27/12/2009, às 16:28
Estátua é bom, mas eu quero é ganhar a Libertadores!
comentou em 27/12/2009, às 16:38
José Carlos F. da Costa,
Dificilmente discordamos, mas essa vez é uma delas.
Não havia como ter campeonato brrasileiro de 1987 se não fosse na base do acordo entre os clubes: os grandes queriam um campeonato apenas entre si, mas como ir adiante jogando na Série B o vice-campeão do ano anterior (Guarani), o quarto colocado (Amárica-RJ) e o oitavo (Sport). Não precisa nem ser especialista jurídico para perceber que não haveria campeonato, né? Todos estes clubes possuíam direito adquirido incontestável.
A solução encontrada foi fazer VIA ACORDO ENTRE TODOS OS CLUBES E CBF, dois módulos (um apenas entre os grandes, conforme desejavam financeiramente) e cruzá-los ao final para decidir campeão nacional e vagas na Libertadores.
No meio da competição, o Clube dos 13 literalmente rasgou o regulamento, num erro crasso de tomada de decisão. Isso jamais vai legitimar o título do Flamengo, afinal, não entrou em campo na fase decisiva, então, como pode ser o campeão?
O máximo que eles podem alegar é que o problema teria acontecido com qualquer outro grande clube que tivesse vencido a competição, afinal, a decisão de não disputar o quadrangular foi tomada, de forma UNILATERAL, pelo Clube dos 13 antes de definir o vencedor da competição.
O Sport Recife já ganhou em todas as instâncias, inclusive na Justiça Comum. Foi o campeão legítimo, e junto com o Guarni representou o Brasil na Libertadores 1988.
Não deixemos que uma mentira repetida mil vezes se torne verdade apenas para agradar à massa de analfabetos. Please, nós não!
Informem-se, por favor…
comentou em 27/12/2009, às 16:41
Arquivo 1987
11/09/1987
Início da Copa União (Módulo Verde, para a CBF, com a Taça João Havelange): Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro.
13/09/1987
Começa o Módulo Amarelo (Taça Roberto Gomes Pedrosa), com quatro partidas. O América/RJ desistiu e a competição teve apenas 15 times, contra 16 do Verde.
13/12/1987
Com um gol de Bebeto, o Flamengo bateu o Internacional por 1 x 0, no Maracanã, e conquistou a Copa União. O Fla se declarou tetracampeão nacional.
13/12/1987
Na Ilha do Retiro, um incrível empate por 11 x 11 na decisão por pênaltis do Módulo Amarelo, entre Sport e Guarani. De maneira pra lá de incomum, os dirigentes dos dois clubes dividiram o título e encerraram as cobranças. Posteriormente, o Guarani (citado na súmula por abandono) abriu mão do título – para o jogo não ser impugnado – e em 22 de janeiro a CBF deu o troféu ao Rubro-negro.
14/01/1988
A 10ª Vara da Justiça Federal (JF) acatou a ação cautelar solicitada pelo Sport para que nem o Conselho Nacional de Desportos (CND) nem a CBF aceitassem qualquer deliberaçãodo novo Conselho Arbitral do Brasileiro de 1987 – convocado pelo Flamengo – para mudar o regulamento da competição, salvo se essa deliberação fosse por unanimidade.
15/01/1988
Dia histórico no caso, com a realização do Conselho Arbitral dos clubes para votar a modificação do regulamento do Brasileirão, excluindo o cruzamento dos dois módulos e confirmando o título do Flamengo. Dos 32 times inscritos, 29 compareceram e votaram. E apenas Sport, Guarani, Náutico, Fluminense e Vasco (esses dois do Clube dos 13) votaram contra a mudança. O número foi suficiente para manter o quadrangular, pois apenas a unanimidade mudaria o formato da competição. Porém, o CND, presidido por Manoel Tubino (falecido em 2008), declarou o Fla como campeão, por entender que bastava ter a maioria na votação. Uma ação contraditória, pois uma resolução do próprio CND afirma que era necessária a unanimidade (artigo 5º da Resolução nº 16/86).
24/01/1988
O Sport vence o Internacional por WO, na abertura do quadrangular final. Respeitandoa tabela, o time rubro-negro entrou em campo, na Ilha, assim como o trio de arbitragem, e esperou o adversário durante 30 minutos.
27/01/1988
Mais um WO no Recife. Dessa vez contra o Flamengo, principal expoente contra a causa leonina. Apesar da certeza de que o Fla não apareceria, 38 torcedores do Leão pagaram ingresso. Após aguardar durante meia hora, o árbitro Ulisses Tavares deu a vitória ao Sport, pontualmente às 22h. A sirene da Ilha (hoje desativada) tocou.
07/02/1988
Após o empate por 1 x 1 em Campinas, em 30 de janeiro, o Sport venceu o Guarani por 1 x 0, na Ilha do Retiro, com um gol do zagueiro Marco Antônio, e conquistou o título brasileiro de 87 no campo. Só então a tradicional “taça das bolinhas” (símbolo oficial do Campeonato Brasileiro entre 1975 e 1992) foi entregue ao capitão Estevam Soares assim que a partida acabou.
10/02/1988
O Sport entrou na 10ª Vara da JF (primeira instância) com uma ação ordinária declaratória pedindo o reconhecimento do título, substituindo a ação cautelar que manteve o regulamento com o cruzamento dos módulos. O documento foi contra a União Federal (na figura do CND), CBF, Flamengo e Internacional. Juiz do caso: Antônio Bruno de Azevedo Moreira.
02/07/1988
Sport e Guarani estreiam oficialmente na Taça Libertadores da América, representando o país como campeão e vice do Brasileirão do ano anterior.
25/10/1988
Ação cautelar pedindo a proibição de circulação e comercialização do álbum de figurinhas da Copa da União de 1988 (da editora Abril), que tinha o Flamengo como o campeão de 1987. O Sport ganhou a causa e os álbuns foram retirados das bancas de todo o país.
02/05/1994
Sentença da 10ª Vara da Justiça Federal/PE proferida pelo juiz Élio Wanderley de Siqueira Filho, confirmando o título de 1987 para o Sport. O processo de número 00.0004055.0 teve 11 páginas. Abaixo, um trecho do texto original.
“Para declarar válido o regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987, editado pela diretoria da CBF; declarar ainda necessária a aprovação da integralidade dos membos do Conselho Arbitral da dita entidade para a sua modificação, determinando a CBF e a União Federal (Conselho Nacional de Desportos) que se abstenham de ordenar a convocação, convocar ou acatar a decisão do Conselho Arbitral, tendente à modificação do citado regulamento, sem a deliberação unânime de seus membros, concluindo, por determinar que seja reconhecido o demandante (Sport) como campeão brasileiro de futebol profissional do ano de 1987, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”.
24/04/1997
Sentença do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região/Recife, negando a apelação requerida pela União, nos termos do voto do relator, o juiz Abdias Patrício.
23/03/1999
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter, não julgou o mérito do caso, aceitando a sentença original da 10ª Vara. E negou seguimento ao agravo da União, que não atendeu aos requisitos exigidos pelo Códico de Processo Civil (CPC). Assim, a maior instância da justiça brasileira manteve o Sport comoúnico campeão brasileiro de 1987.
16/04/1999
Às 10h41, o processo foi baixado do TRF/5ª, sendo transitado em julgado. A União e o Flamengo foram condenados a pagar as custas do processo. Como era um valor simbólico, os dois advogados do Sport abriram mão do pagamento.
16/04/2001
Fim do prazo para o Flamengo entrar com uma ação rescisória, que era a única hipótese para tentar modificar a decisão judicial definitiva, apresentando uma nova evidência no caso. Não conseguiu. Caso encerrado.
comentou em 27/12/2009, às 16:54
Prezados,
Logicamente o nome mais razoável seria do Castilho, né? Mas este monstro já tem busto nas Laranjeiras, e além disso, fica difícil conseguir tais homenagens para atletas que não viveram na época da televisão. Praticamente não existem imagens para comprovar sua notável qualidade, infelizmente. O mesmo se aplica a Waldo. Isso por si só já tornaria o nosso pleito mais difícil.
Se Zico jogou mais que o casal 20, dane-se! Ele também afinou com a camisa amarela, justamente nos momentos decisivos, e a Fla-Press faz questão de não se lembrar disso. Não ganhou nem uma mísera Copa América, confere?
No mesmo hall dos elevadores tem uma painel de vários monstros sagrados, onde Branco aparece com a camisa…do Flamengo! Renato Gaúcho idem. Isso é razoável? O espaço para Assis nos painéis de parede é bem menor que o dedicado a Zico, Garrincha e Roberto. Vamos deixar pra lá?
Pra mim parece claro que o Flu precisa de homenagens aos seus ídolos, no local onde é mandante.
Mas se tem tricolor que não pensa assim, beleza, vamos seguir nosso rumo e deixar os caras dominarem tudo. Talvez o próximo passo seja pintarem o Maracanã de vermelho e preto…
comentou em 27/12/2009, às 17:18
Voto na estatua do Castilho, (ou Tele ). Dane-se que não foi na era da tv. Alias, quem tem menos de 30 anos nem viu o zico na tv, Garrincha muito menos. Mas tem que ser uma estatua de verdade, não estes mostrengos que estao espalhados pela cidade. O cara que fez esta estatua do Zico nem escultor eh. Trata-=e de um cenografo!!! Mais ou menos a diferenca entre um arquiteto e um mestre de obra. São os flamenguistas favelizando o Maraca.
comentou em 27/12/2009, às 17:22
Assis e Washington,urgente!
E tem mais, temos que estender esta campanha para também transformar o antológico gol do Washington contra o vasco como o verdadeiro gol de placa do Maraca, já que este, ao contrário do gol do Pelé, tem registro em video e milhares de testemunhas oculares.
Heitor D’Alincourt
ps quem quiser ver o busto do Castilho, construido graças a união de todos os tricolores que abraçaram o projeto, apareça lá nas Laranjeiras, na porta principal do Club.
comentou em 27/12/2009, às 17:27
Desculpem sair do assunto mas, mais uma vez, vamos iniciar o ano sem um elenco definido…
Depois não sabem porquê não ganhamos mais o campeonato Carioca…
comentou em 27/12/2009, às 17:38
abaixo assinado abaixo:
Pedro Abaurre de Vasconcellos
comentou em 27/12/2009, às 17:42
Esse casal merece estátua sim, eles foram decisivos em jogos de finais coisa que muitos jogadores conhecidos não foram!
Idéia apoiada!
comentou em 27/12/2009, às 17:44
Queremos a estátua para o Casal 20 ja no maracanã!
comentou em 27/12/2009, às 17:45
Casal 20 é história, e história é Maracanã, os dois se completam.
Casal 20 imortalizado no maraca já!
comentou em 27/12/2009, às 17:47
concordo com tudo os 2 como sempre foram , e estou à disposição pra ajudar no que for preciso,abçs e ST
comentou em 27/12/2009, às 18:04
O Maracanã é um estádio público, frequentado por todas as quatro grandes torcidas do Rio. Assim, não há razão para fazerem-se homenagens somente a jogadores de duas ou três equipes, deixando uma ou duas outras de fora.
Porque é que quando lá na subida da arquibancada colocou-se o busto do Garrincha, nenhum dos torcedores de outros clubes se queixou ou se sentiu desprestigiado ? Na minha visão, por alguns aspectos. Primeiro, a história do Garrincha como jogador está num passado já muito distante, não incomodando grande parte dos torcedores que frequentam o Maraca hoje. Segundo, porque sobre o Garrincha criou-se uma aura, sei lá, uma ideia, de que ele está além dos limites do Botafogo, ou seja, o Garrincha, mais do que do Botafogo, é um jogador do Brasil. As pessoas enxergam o Garrincha meio que como acima da questão clubística. O sujeito é um mito. Além do que, o Garrincha jogou no Botafogo, que nos incomoda bem menos do que o Império do Mal. Há rivalidade com o Botafogo, mas não há relativamente ao Garrincha. Isso, e talvez mais algumas coisas, fizeram com que a colocação do busto do Garrincha não despertasse maiores polêmicas sobre estar-se ou não favorecendo esse ou aquele clube.
Porque agora, com o Zico, essa polêmica toda ? Na minha opinião, porque ele jogou no nosso maior rival e em tempos relativamente recentes, estando, portanto, muito vivo na memória de muitos que ainda acompanham futebol e frequentam o Maraca, sendo que, no caso específico do Zico, a rivalidade com o Flamengo se estende quase que à própria pessoa do jogador.
O Fluminense, a meu ver, dos anos 70 para cá, embora tenha tido grandes jogadores, acabou não tendo um ídolo do porte do Roberto, para o Vasco, e do Zico, para o Flamengo. Assim, se é para homenagearmos alguém que representou para nós o que esses dois foram para Vasco e Flamengo, e o Garrincha para o Botafogo, não tenho dúvidas de que o homenageado, representando o Flu, deveria ser Castilho. Jogou 20 anos no Flu, jogou quatro Copas sendo jogador nosso, tendo sido bi-campeão mundial, ainda que na reserva. Além disso, foi várias vezes campeão pelo tricolor, tendo até cortado o dedo mindinho de uma das mão para poder acelerar uma recuperação e atuar pelo Fluminense.
Acho que a nossa torcida desejaria ter um ídolo mais recente, ao estilo Roberto ou Zico, atacantes e artilheiros, mas isso não será mais possível, pelo menos com essa estrutura atual do nosso futebol. Nenhum clube brasileiro, em verdade, terá mais ídolos assim. Talvez, a exceção seja o Rogério Ceni, mas aí é goleiro, é outra situação.
Então, se é para ter homenagem a jogadores que marcaram história no Maracanã, os quatro clubes grandes deveriam ser agraciados. Nesse caso, a homenagem ao Zico é justa, como seria ao Roberto, pelo Vasco. Pelo Flu, posso dizer que vivi momentos maravilhosos com Assis e Washington, mas eles não representam e não fizeram por nós, o que foram e fizeram Zico e Roberto para os seus respectivos clubes. Embora eu nada tenha comemorado com a participação de Castilho, não vejo como comparar o nosso ótimo Casal 20 com o antigo goleiro, mito tricolor. Como falei, na minha opinião Castilho está anos-luz à frente de ambos. A estátua ou busto de jogador representando o Flu no Maracanã teria que ser, por justiça histórica, de Castilho.
comentou em 27/12/2009, às 18:09
Vim aqui só para melhorar a minha argumentação e não provocar mal entendimentos…
Não diminuo a importância do casal 20… só acho que ambos não têm, para o Flu, a mesma importância que Zico tem para o Urubu e Garrincha para o Bosta. E tb não têm a mesma importância na história do Maraca.
O jogador que começou no Flu, jogoua vida inteira pelo Flu, que ganhou TUDO pelo Flu (mundial inclusive), campeão mundial pela seleção como jogador do Flu, recordista de jogos, e com todos os ítens possíveis para ser o jogador mais identificado com o clube de toda a história… É O CASTILHO.
Mas como um amigo disse lá em cima… ele não jogou na era da televisão.
comentou em 27/12/2009, às 18:10
Nessa do Branco com a foto do Flamengo é foda. E existe mesmo. Aliás, houve, inclusive, um pedido do próprio Branco para retirar a tal imagem. Pedido negado.
comentou em 27/12/2009, às 18:30
Também acho que no maraca não vai rolar. Mas porque então não encomendar e colocar nas laranjeiras??????
comentou em 27/12/2009, às 18:33
De acordo, com a imensa história do casal 20 com o Fluminense F.C. essa homenagem seria o mínimo a ser feito.
comentou em 27/12/2009, às 19:33
Caro José Carlos F. da Costa (14:19)
Nem sei quem era o presidente da CBF em 1987 pois isto é completamente irrelevante nesta história, o regulamento que tentaram rasgar era mais antigo e não tinha sido elaborado na gestão daquele ano.
O que deve ser dito, pois é de suma importância para o entendimento do caso é que, visando unicamente os seus interesses midiáticos e financeiros, uma emissora de TV que iria patrocinar o campeonato contou com a ajuda de jornalistas para atiçar a criação de uma entidade não oficial, chamada de Clube dos 13, a qual lhe daria suporte e “ar de legalidade” para aquilo que ela tinha planejado em seu benefício imediato, ou seja, a mais escabrosa virada de mesa do futebol brasileiro em todos os tempos.
Para isto tentaram rasgar o regulamento anterior alijando da disputa determinados clubes que conquistaram a vaga por seus próprios méritos, ou seja, tendo, no ano anterior, colocações muito melhores do que as de muitos clubes que faziam parte do tal Clube dos 13.
Assim era e é o regulamento até hoje: classificam-se os melhores colocados no ano anterior.
Como os clubes ditos pequenos se rebelaram contra o trambique contra eles, o campeonato ficou na iminência de não ser realizado até que acharam uma fórmula conciliatória.
Dividiriam os 32 clubes classificados no ano anterior em dois grupos (ou módulos)de 16 clubes.
Na época a estação de TV (através dos seus jornalistas amestrados) e o Clube dos 13 argumentavam que o problema não era técnico e sim de arrecadações, por isto estabeleceram que no módulo verde ficariam os clubes de maiores torcidas e no módulo amarelo os de menores torcidas e ao final da disputa destes dois módulos os campeões e vices de cada grupo disputariam um quadrangular final que apontaria o verdadeiro campeão daquele ano.
E era isto, sem mais nem menos, que eu lia nas publicações e ouvia nos noticiários esportivos daquela época… e ninguém contestava uma letra.
Só que o vexame do Clube dos 13 e do canal de TV, que de qualquer modo iriam continuar depois tentando efetivar o golpe, foi completo, senão vejamos:
No chamado módulo amarelo que reuniaria os supostos clubes de menores torcidas, os estádios viviam cheios e as rendas eram infinitamente maiores do que os jogos envolvendo os clubes do módulo verde, sempre às moscas.
Isto sem dizer que mesmo tecnicamente os jogos do módulo amarelo eram muito melhores e mais bem disputados.
A história que se segue já é bem conhecida, com o Urubu e Internacional, devidamente instruídos e amparados por certa mídia que lhes dava cobetura, recusando-se a disputar o quadrangular final contra Sport e Guarani e reinvindicando que o título ficasse com o vencedor do tira-teima entre ambos.
É absurdo, mas queriam mudar o regulamento com o campeonato quase acabado, faltando apenas o tal quadrangular final.
Por sua vez a estação de TV, vendo que a CBF não quis passar recibo ou avalizar o golpe, continuou a propalar a farsa confiante na sua força midiática, para isto contando com a ajuda da Urubulãndia (que lutava em causa própria) e do Internacional que já tinha deixado de comparecer em seus jogos do quadrangular final imaginando depois ganhar um título apenas em dois jogos e marcar pontos com a mídia, talvez.
Mas aquela parte da mídia que tentou o golpe, confiante na máxima atribuida ao nazista Goebbels, tenta até hoje perpetuar esta farsa e transformá-la em verdade.
Observe que quem está sempre dando razão ao Flamengo são os jornalistas, alguns deles, na maior cara-de-pau, envolvidos que estavam até o pescoço naquela tramóia de 1987. Outros, mais jovens, talvez não possam desagradar ao patrão sob pena de demissão (estes eu desculpo pois acho até compreensível quererem manter os seus empregos) e existem aqueles que sonham em trabalhar na organização de que faz parte a tal TV e existem aqueles que o fazem por serem urubus desde criancinha.
É só. Saudações Tricolores!
comentou em 27/12/2009, às 19:38
O casal 20 não deixou suas marcas apenas na hisótia do Fluminense F.C marcou tambem a história do marcanã por isso é mais q merecido uma estatuaa homenagenado essa grande dupla que brilhou na decada de 80.
comentou em 27/12/2009, às 19:41
VIVA O NOSOS POLITEISMO!
Ao contrário de fla, vasco e bota que são monoteistas, agradeço sempre por não termos na nossa história um ícone que se sobreponha a outro.
Quem saberia a resposta para as questões abaixo?
Quem foi melhor, Marcos Carneiro de Mendoça, Batatais ou Castilho?
Ou, quem vcs preferem, Rivellino ao Romeu?
E o Tim?
Quem sabe Welffare ou Telê?
Waldo ou Romerito?
Alguém ai poderia citar Edinho?
Pensando melhor,Didi, autor do primeiro gol do Maraca?
Como dizia o dramturgo Bertold Brecht ” Triste é a nação que precisa de heróis”
O legal do Assis e Washington é que ambos estão entre nós e poderíamos desfrutar de inúmeras ações utilizando a presença física deles.
Pensem nisso.
comentou em 27/12/2009, às 19:42
corrigendo
*Nosso
comentou em 27/12/2009, às 19:43
corrigindo( novamente) foi mal!
comentou em 27/12/2009, às 19:52
AMIGOS,
PARABÉNS À FLUSÓCIO PELO POST.
O CASAL 20 , MERECE MUITO UM LUGAR NO MARACANÃ.
POR QUE A MULAMBADA PODE E NÓS NÃO ?
EU LEMBRO TAMBÉM QUE UM BUSTO EM HOMENAGEM AO GLORIOSO GOLEIRO CASTILHO TAMBÉM SERIA UMA JUSTA HOMENAGEM.
É VERDADE QUE JÁ TEMOS UM NAS LARANJEIRAS, MAS DIANTE DO MONSTRO QUE FOI O GOLEIRO CASTILHO , TAMBÉM SERIA UMA JUSTA HOMENAGEM.
SAUDAÇÕES TRICOLORES.
WAGNERFLUZÃO.
comentou em 27/12/2009, às 20:10
Temos muitas opiniões diferentes aqui. Porque não colocar na enquete ??
comentou em 27/12/2009, às 20:16
De qualquer forma, existe um ponto aqui que não dá para ser negado. Temos que ocupar nosso espaço, do contrário outros virão e tomarão o espaço. Espaços iguais nas galerias de ídolos e nas homenagens, pois o Maracanã não é um estádio privado pertencente a um só Clube.
O Castilho, tenho certeza seria um nome bem aceito por todos pois é um mito do futebol carioca. Mesmo fora da era televisão. Afinal de contas o Belline é da época da televisão ? E o Garrincha, cujas imagens são poucas ?
A falta de imagens não justifica ou invalida as homenagens. Quem viu, sabe. E muita gente ainda viva viu.
comentou em 27/12/2009, às 20:25
apóio, independente de o casal 20 merecer eesa homenagem,o fluminense faz parte da história desta cidade e deste estádio e tem a obrigação de ser homenagiado com essa estátua no maraca.durante 100 anos
fomos os principais ganhadores de titulos estaduais,grande parte no maracanã.homenagem obrigatória.
sds tri
comentou em 27/12/2009, às 21:21
Acho que alguns não entenderam meu argumento.
Eu disse nas mensagens acima que, NOS DIAS DE HOJE, fica mais difícil puxar o coro por uma homenagem a algum craque tricolor que possui poucas imagens para demonstrar sua inegável capacidade.
As estátuas de Garrincha e Belini (que não é dele, mas sim uma homenagem ao jogador de futebol) foram colocadas na época da TV preto-e-branco, portanto, as circunstâncias são totalmente diferentes, sacaram?
Heitor, mais uma vez perfeito! Pega essa idéia aí e toca adiante, meu caro amigo! Vc é “o cara” para essas iniciativas!
comentou em 27/12/2009, às 21:21
Agora que o botafogo tem o engenhão e está colocando
estátuas de garrincha, nilton santos e jairzinho, aquele busto do garrincha no Maraca pode dar lugar pro de outro jogador.
só que essa lavagem cerebral urubu já foi longe demais há muito tempo.
deu na Carta Capital que o ricardo teixeira queria a patrícia amorim, e agora o caminho está livre pra dar o Maraca reformado pro urubu.
se o Flu não abrir o olho, em 2014 a final da copa será no estádio urubu.
comentou em 27/12/2009, às 21:25
Antonio Carlos, perfeito sobre 1987!
Assino embaixo.
comentou em 27/12/2009, às 22:02
Qualquer jogador do Flu que quiserem homenagear com uma estátua, tem o meu apoio incondicional.
O importante é ter usado com dedicação aquele camisa das três cores que traduzem tradição.
Marcos Carneiro de Mendonça, Batatais, o querido Castilho, Veludo, Félix, Paulo Victor.
Preguinho, Romeu, Russo, Tim, Carreiro, Afonsinho, Brant, Pedro Amorim, Didi, Pinheiro, Píndaro, Orlando Pingo de Ouro, Altair, Jair Marinho, Waldo, Telê, Escurinho, Carlos Alberto Torres, Edinho, Rivelino, Gérson Canhotinha de Ouro, Búfalo Gil, Flávio, Samarone, Cafuringa, Lula, Romerito, Delei, Assis, Washington, Ricardo Gomes, Branco, Aldo, Jandir, Darío Conca, Fred e tantos outros que a minha memória falha pode ter esquecido.
Coloquei o Cafuringa, sim! Por que não o Cafuringa?
Antes que venham me agredindo com pedradas, eu não estou pedindo estátuas para ele, estou apenas dizendo que ele foi e será sempre um dos meus ídolos inesquecíveis.
Até hoje me lembro do meu tio, uma das pessoas mais sérias e circunspectas que já conheci, incapaz de exteriorizar os seus sentimentos, indo pela primeira vez ao Maracanã naqueles jogos do quadrangular decisivo do nosso primeiro campeonato nacional conquistado em 1970.
A cada drible do Cafuringa ele gritava, urrava, agitava os braços, esperneava freneticamente e soltava gargalhadas homéricas nas arquibancadas, como jamais tinha feito em toda a sua vida.
Naquele dia percebi que a minha família tem mesmo nas veias o sangue vermelho, verde e branco, graças a Deus!
comentou em 27/12/2009, às 22:09
Fazendo justiça, um dos grandes jogadores do Flu que esqueci de citar anteriormente foi o nosso grande ex-capitão Denílson, imortalizado pelo saudoso Nélson Rodrigues como Rei Zulu!
comentou em 27/12/2009, às 22:10
Fazer outro busto do Castilho é muita falta de imaginação.
comentou em 27/12/2009, às 23:07
Perfeita a colocação do Heitor!
Viva o politeismo visto que não somos time de apenas uma referência.
Historicamente Castilho é um mito. Nenhum clube no Brasil teve tamanho jogador.Campeão de tudo,pelo Flu e pela seleção,suas histórias e feitos são únicos. Qual craque derramou sangue(literalmente)pelo seu clube?É ícone!
Agora,a administração do maracnã tinha que ter vergonha de ceretas coisa.O pai do futebol no RJ foi OSCAR COX.No minimo uma foto dele tinha que estar ali,no templo do futebol carioca.
Branco com a camisa do Flamengo? Chega a ser patético e esquizofrenico o que fazem…
Bom…vou puxar do fundo do baú mas…falam em Dinamite,Zico,até mesmo Garrincha…sei que não foi na era maracanã mas o que seria o trio citado perante Preguinho?Qual clube teve um “poliatleta”?
O Flu tem muita história,dá pra idolatrar pelo menos uns 100 atletas,só no futebol.
A imprensa quer esconder,quer diminuir?Não conseguem.A história do esporte fala por si.
Mas…se tiver que escolher somente um(o que é muito dificil dada a vasta safra tricolor),meu voto é para o maior dos atletas,em técnica e paixão,amor igual a um clube jamais se viu:
CARLOS JOSÉ CASTILHO!
comentou em 27/12/2009, às 23:29
coloque qualquer um(temos muitos idolos)o importante é ter alguem do fluminense lá.o clube é imortal e tem que ser sempre reverenciado.
sds tri
comentou em 27/12/2009, às 23:52
CARLOS JOSÉ CASTILHO!
comentou em 28/12/2009, às 1:15
Levemos adiante a idéia.
ST!
comentou em 28/12/2009, às 1:16
O Castilho já tem um busto nas Laranjeiras, homenagem justíssima. Para mim, é maior ídolo da história do Fluminense, ganhou tudo pelo Fluzão, até o Mundial Interclubes de 1952, que é nosso título mais importante.
No Maraca, a homenagem ao Casal 20 seria excelente. Nunca via uma estátua em reverência a uma dupla. E essa dupla marcou época, é sempre lembrada por nossa torcida e também pelos rivais.
ST.
comentou em 28/12/2009, às 8:01
Amigos,
Já que jogadores do Urubu e do Bosta têm estátuas no Maraca, é óbvio que o Flu deve revindicar a sua…
Mas não podemos cair no argumento simplista de: se eles têm nós tb queremos… casal 20 já!!!!
O comentário do Eduardo Mas foi perfeito.
Não temos mesmo um ídolo tão identificado com o Flu de 70 pra cá. Politeísmo… tudo bem, mas ter uma referência é sempre bom pro torcedor.
Exemplo… Rivelino jogou mais do que o Zico (é a minha opinião). Mas ele não é tão identificado como Flu quanto o Zico com o urubu… pq tb é ídolo do urubu paulista. Inclusive muitos tricolores contestam Rivelino como ídolo.
Do time da década de 80, nenhum jogador passou a década inteira no Flu… alguns jogaram até em rivais, como Branco e Edinho.
Além disso o grande ídolo daquela década foi o Romerito… Casal 20 foi decisivo em muitos momentos, mas o craque e ídolo (principalmente das crianças) era Dom Romero. Eu era criança nessa época e, assim como eu, os tricolores mirins quando faziam gols critavam: Romeritoooooooooo… ninguém gritava Washington Negão!!!! Tô mentindo?
Temos que aceitar que o jogador símbolo do Flu jogou em uma época mais distante…
Pra mim o fato de ter busto do Castilho nas Laranjeiras não impede de ter um no Maraca… o busto nas Laranjeiras é uma homenagem do clube, no Maraca seria uma homenagem do Rio de Janeiro.
comentou em 28/12/2009, às 8:19
Evidente que o nome a ser homenagedo é o de Castilho! Acho esse argumento de “não jogou na era da televisão” de uma fragilidade inacreditável. Acompanhei toda a trajetória do casal 20 no Fluminense e, em que pese seus feitos, não chega nem perto do nosso Castilho.
comentou em 28/12/2009, às 11:43
Acho que dava para abrir um museu de cera (madame tussauds) no laranjal… sem duvida traria um retorno imenso.. um ponto turistico de referencia numa cidade que recebe mais de um milhao de turistas…
comentou em 28/12/2009, às 12:15
Acho que poderíam colocar a estátua do Carlinhos Itaberá, do Alê e do Ygor.
O que acham ?
comentou em 28/12/2009, às 12:48
Sugiro uma enquete para escolhermos nosso representante no hall da fama do maracanã e após isso campanha efusiva para a suderj se tocar.
Ex.: Jogo do Flu no maraca, que todos os tricolores se encaminhem para a ouvidoria e reivindiquem esta homenagem.
comentou em 28/12/2009, às 13:05
http://www.youtube.com/watch?v=BMd8m3erK7M
para quem ainda tem dúvida sobre o unico campeão brasileiro de 1987
abraços e ST!!!!
comentou em 28/12/2009, às 13:10
Apesar dos argumentos colocados ainda acho que o CASTILHO seria o primeiro que deveria ser homenageado com uma estátua.
Nunca vi Castilho jogar, mas quase todo mundo que gosta de futebol conhece as histórias. Castilho é uma lenda. Uma história que sobrevive no imaginário popular.
Não obstante, qualquer homenagem que seja feita a um jogador que fez história pelo Flu é importante. Estas homenagens deveriam ser rotina. Feitas periodicamente, seja nas laranjeiras, no maracanã ou em outros lugares.
Inclusive prestigiando os que estão vivos, como Rivelino, Gerson, Assis, etc.
Caso os administradores fossem mais inteligentes poderiam ser fontes de recursos e marketing do clube, com o lançamento de produtos e eventos.
A festa no maracanã dos amigos do zico foi bonita e acabou sendo um marketing positivo para o Flamengo.
Porque não fazer uma amigos do Assis, ou do Washington, ou do Fred ?
Ah se o Fluminense tivesse realmente uma área de marketing…
comentou em 28/12/2009, às 13:23
E por que ninguém citou o poliesportivo Preguinho?
comentou em 28/12/2009, às 14:09
mais do que justa a homenagem.
aonde assino?
comentou em 28/12/2009, às 14:39
Tinha que ser o Castilho
comentou em 28/12/2009, às 20:48
Para os mais ansiosos…
As coisas estão caminhando.
A reserva da lateral direita ficará com Thiaguinho ou cabeção (queiram ou não… o Cuca não era unanimidade?? Então vamos aceitar as opções dele).
Julio César titular absoluto na ala esquerda.
Ewerton vem para compor elendo e ser uma opção para a meia que muitos pediam… vão dizer que queriam um que chegasse para ser titular, mas o Cuca deve jogar com 1 meia só… Conca titular absoluto e Equi é o reserva.
Williams será anunciado em breve… é o tipo de jogador que dá muitas opções tática ao treinador. Pode ser reserva do Maicon, pode jogar no meio junto com o Conca em um esquema mais ofensivo e pode eventualmente até jogar na ala direita (Cuca adora botar jogadores com as características dele na ala).
Mariano vai ficar…
A provável renovação do Edcarlos mostra que Cuca não pensa em contratar um zagueiro titular (como eu gostaria). Mais uma vez vou respeitar a opção do treinador.
Urgência mesmo só a contratação de 1 primeiro volante.
Não vejo motivos para desespero.
A questão das rescisões de contrato é delicada e tem que ser bem negociado… o mais importante é que todos já sabem quem não fica.
Elenco provável:
Rafael, FH (Ou Berna), Cetin, Mariano, Thiaguinho, Ruy, Julio César, Dieguinho, Gum, Dalton, Digão, Edcarlos, Cássio, Diogo, Diguinho, Maurício, Ewerton, Conca, Equi, Tartá, Raphael Augusto, Fábio Neves (ou não), Maicon, Fred, Alan, Williams, Kieza (pelo menos até o fim do carioca).
Com o volante a ser contratado são 28 jogadores… mais os que subirão do sub-20.
comentou em 28/12/2009, às 21:14
Assis e Washington são exemplos de conquistas. Apoiadíssima a escolha do Casal 20. Arrume a SUDERJ o espaço que a torcida garante a estátua.
comentou em 28/12/2009, às 22:46
No intuito de reforçar todas as homenagens merecidas a esta dupla fantástica que eu tive o privilégio de assistir jogando, recomendo esta entrevista do Assis:
http://www.youtube.com/watch?v=iDGJfLxvYNc
O video tem 9 minutos mas vale a pena. Fiquei emocionado. Se antes já admirava este cara, agora pelo menos no meu coração tricolor o “Casal 20? tem uma estátua!!!
comentou em 29/12/2009, às 3:47
Eu já sabia. Juntou a fome com a vontade de comer. O Cuca gosta de jogadoir desconhecido. Pronto. Vão ser essas contratações sofríveis mesmo. Bastava dois grandes nomes pra este time. Imagine o estimulo que seria pra Conca e Fred. Renato Abreu, para de quebra dar o troco no Flamerda, Gilberto(pro meio, não para ala) e Maicossuel seriam bons nomes. Mas Cuca gosta de jogadorzinho. Este é o grande defeito do Cuca.
Mas gostei da contratação do Éwerton. Não por ser essas coisas, mas porque demos volta no Bostafogo. Feito isso, que tal contratar dois jogadores consagrados para serem titulares hein, Flu ? Lembram do Horta ?
comentou em 29/12/2009, às 23:54
Melhor post da história da FLU$ÓCIO.
Assis & Washington => melhor dupla FLUZILADORA (de altura & força, claro!) da história do FLUTEBOL.