Receitas do futebol estão numa crescente

porcentagem

Após a venda de Alex Teixeira e Alan Kardec, o Vasco da Gama acumulou cerca de EU$ 9 milhões, ou cerca de R$ 23 milhões. Descontados os valores gastos com intermediários, as notícias dão conta que cerca de R$15 milhões entrarão nos cofres cruzmaltinos, o que vai ser suficiente para colocar em dia todos os atrasados de jogadores e funcionários, custear o elenco para 2010 e ainda adquirir os direitos de Carlos Alberto em definitivo.

Outro exemplo de inflação nos preços ocorre nos patrocínios de camisa. A Hypermarcas (administradora de produtos como Bozzano e Avanço) resolveu investir pesado: fechou contrato anual com o Flamengo por R$ 28 milhões anuais. Para o Corinthians, pretendem pagar pelo menos R$ 38 milhões neste ano.

Os valores para anunciantes de camisa servem como referência para o Fluminense, que estará em posição de renegociar contrato com a Unimed ao fim de 2010, uma vez que a patrocinadora renovou o compromisso por apenas mais um ano.

Os preços dos atletas também são uma importante ressalva para o Flu, afinal, o elenco atual é jovem e promissor, e certamente jogadores como Maicon, Alan, Dalton, Digão, Gum, Wellington Silva, Wellington Nem e Dori, entre outros, podem sofrer assédio para mostrar seu futebol em outras bandas.

A Flusócio reconhece que a negociação de jogadores ainda é uma importantíssima fonte de receita para todos os clubes, mas se for para liberar alguma de nossas promessas ao longo do ano, que seja por um valor justo.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Paulo H.Lima

    comentou em 28/12/2009, às 1:08

    Peço licença para um comentário fora deste tópico:

    No intuito de reforçar todas as homenagens merecidas a esta dupla fantástica que eu tive o privilégio de assistir jogando, recomendo esta entrevista do Assis:
    http://www.youtube.com/watch?v=iDGJfLxvYNc
    O video tem 9 minutos mas vale a pena. Fiquei emocionado. Se antes já admirava este cara, agora pelo menos no meu coração tricolor o “Casal 20″ tem uma estátua!!!

  2. Eudes Jr – Fortaleza\Ce

    comentou em 28/12/2009, às 7:57

    Sempre vendemos barato demais as nossas promessas.Esse ano dificilmente esses jovens valores ficarão ate o final do ano.As promessas do time JR devem ao menos jogar no time principal…

  3. Thiago Reis

    comentou em 28/12/2009, às 8:23

    Post perfeito…

    Principalmente sobre a questão de patrocício de camisa.

    Estou acompanhando atentamente as negociações dos outros clubes com patrocinadores.

    E tenho dito nesse espaço que esse mercado mudou muito em 2009 e mudará mais ainda em 2010.

    Flamengo negocia pratrocício de 28 milhões e Corinthians de 38. São Paulo está negociando renovação com a LG e pretende receber entre 25 e 30 milhões.

    Vale ressaltar que o patrocínio da Hypermarcas não é exclusivo… nem no Flamengo e nem no Corinthians.

    Diante disso, receber 15 milhões da Unimed por um patrocício exclusivo não é grandes coisa. Isso é mais ou menos o que o Vasco recebe da Eletrobrás. Algum dia se disse que o patrocínio do Vasco era fantástico?

    Nesse exato momento o patrocício da Unimed não é mais tão bom financeiramente quanto já foi… não está mais entre os melhores do Brasil como já esteve. Além disso nenhum dos patrocinadores citados se envolve com as decisões do departamento de futebol dos respectivos clubes.

    Sobre o patrocínio da Adidas… nada a dizer além de que ele é ridículo… em todos os sentidos. A única coisa boa que a Adidas faz no Flu são camisas bonitas.

    Espero que os candidatos a presidência, Peter em especial, apresentem durante a campanha alternativas de patrocínio. Principalmente pq no fim de 2010 os contratos de Unimed e Sdidas terminam.

    Eu gostaria que a Unimed saísse, mas concordo que a empresa foi importante em um momento delicado do clube. Mas o mínimo que precisamos é de uma alternativa para o Flu não ficar refém da Unimed e ter poder de barganha na hora de negociar uma eventual renovação para 2011.

    Para 2011, se a Unimed quiser continuar, tem que pagar no mínimo 20 milhões, não ter direito à exclusividada (dá pra arrecadar entre 10 e 15 milhões com patrocícios secundários), e não participar mais da gestão/indigestão do futebol do clube.

    Se a Unimed não quiser aceitar algo desse tipo… garanto que não faltará empresa que queira.

    _______________________________________________________

    Sobre a venda de jogadores…

    É impressionante como o Flu vende mal…

    Os jogadores de ponta são vendidos por valores abaixo do mercado invariavelmente.

    Os jogadores pedianos praticamente não trazem lucro pro clube… é impressionante como tem gente que não percebe (inclusive parte da torcida) que aquele cara que nunca será o destaque do time pode ser vendido um dia por 3 ou 4 milhões e trazer um lucro danado.

    E muitos bons jogadores inclusive sairam de graça nos últimos anos.

    Fatalmente ao longo do ano o Flu irá vender pelo menos 3 desses jovens valores citados… não tem como fugir disso.

    O que eu espero é que pelo menos sejam vendidos por valores compatíveis com os praticados pelo mercado e que tragam um lucro significativo e justificável ao Flu.

  4. IGOR CARVALHO

    comentou em 28/12/2009, às 8:37

    Só os outros clubes faturam com a venda de revelações.

    O Flu revelou: Roger, Carlos Alberto, Arouca, Diego, Marcelo, 2 garotos para o Manchester U (nem jogaram nos profissionais do FLU)

    O que o Flu ganhou com isso?????

    Como que o vasco vende duas pragas e fatura 25 milhoes????

    É brincadeira…

    Queria que alguém pudesse explicar. Não entendo mesmo…

  5. JP

    comentou em 28/12/2009, às 8:55

    O Corinthians vai receber quase R$ 60MI de patrocínio.
    O Flamengo vai receber quase R$ 30MI.
    O São Paulo está renovando contrato de patrocínio com a LG aumentando de 15MI para 25 a 30 MI.
    Entre tantos outros exemplos que estão pipocando por ai.

    O FFC continua refém da UNIMERD aceitando reduzir o valor recebido.
    Como diz o Canhotinha de Ouro, É BRINCADEIRA…

  6. Fernando Mundy

    comentou em 28/12/2009, às 8:58

    Esta questao é uma caixa preta no FLu, historicamente o Flu compra mal e vende pior seus jogadores, negocia mal seus contratos de Patrocinio, é importante que para 2010 ou melhor para o fim de 2010 já exista algum plano para negociar com outros Patrocinadores ou até mesmo o atual em valores melhores, a camisa do Fla e do Corintians sao verdadeiros Out door, eu particulermente nao gosto desta poluição visual, mas se é para se arrecadar mais , que o TRicolor também o faça, não dá para a UNIMED continuar sendo exclusiva pagando o que quer ao Flu e ainda que me lembrem da tal divida com a UNIMED, é preciso faturar mais e outra busca é em relaçoa a ADIDAS que distribui mal o uniforme do Flu nas lojas e ainda nos paga muito menos do que remunera o Palmeiras, as receitas de produtos e marketing sao excelentes fontes de receitas, é preciso que no Flu exista uma consciencia que nossa torcida tem potencial de compra e gosta de qualidade, e esta area sendo bem trabalhada pode ser uma boa receita para o Clube, é preciso que o Flu entre em 2010 e nao em 1910.

  7. Fernando Mundy

    comentou em 28/12/2009, às 9:04

    Falando em ADIDAS esta empresa faz um péssimo serviço de distribuição, é preciso procurar outra empresas doidas para crescer neste mercado, o que nao parece ser o caso da ADIDAS .

  8. Julio Schurt

    comentou em 28/12/2009, às 9:43

    Galera,

    Apenas com muito PROFISSIONALISMO conseguiremos levantar recursos e fazer frente aos contratos milionários que clubes como o Flamengo e Corinthians estão fechando.

    É verdade que nossa torcida, não sendo a maior, é a mais bonita e espetacular de todas. Mas infelizmente isto não é bem explorado e mesmo que o fosse, não temos hj (o clube) o mesmo apelo que outros para fechar patrocinios nos mesmos termos. Não somos os queridinhos da mídia e sem ela os contratos de patrocinio sempre serão aquém dos queridinhos.

    De onde então poderemos captar mais receitas e nos colocar em pé de igualdade (ou quem sabe até superioridade) a estes clubes?

    Através de uma gestão PROFISSIONAL e FOCADA em revelar e negociar jogadores.

    Meu sonho é este.

    Que através de negociação de jogadores (formados, revelados ou descobertos por nós) possamos captar os recursos necessários para um Fluminense forte, sem a necessidade de chorar migalhas com patrocinadores.

    Se pudesse, eu, Julio, a possibilidade de influenciar ou determinar onde focar os esforços do clube, minha prioridade seria a contratação de observadores técnicos (olheiros) com uma politica de remuneração atraente baseada em resultados, a disseminação de “franquias” de escolinhas do clube em todo o Brasil (não só para captar recursos como tb promover a marca Fluminense), transformação de Xerém numa referencia mundial na formação de jovens atletas, de forma que um jogador que la passasse fosse reconhecido internacionalmente por tal passagem, etc.

    Seria isto utopia?

    Se conseguissemos vender 2 ou 3 grandes valores por ano teriamos recursos para manter toda a estrura e investir ainda mais.

    Xerém é o nosso bem mais precioso. A saida para tornar o Flu enorme é esta.

    Infelizmente o que acontece hj é q além de uma estrutura ainda aquém do q desejamos, muitos espertalhões já descobriram esta mina de ouro e não permitem ao Fluminense lucrar. Devemos identificar afastar os espertalhões e profissionalizar a estrutura.

    Ousadia é a palavra.

    saudações SEMPRE tricolores de um SÒCIO tricolor

  9. Claudio Maes

    comentou em 28/12/2009, às 10:27

    A estruturação de fundos de investimento, que está a todo vapor, vai incrementar ainda mais a renda circulante na indústria.

    Deus permita que não percamos mais esse trem, que tenhamos tempo para pegá-lo, ainda que na 2ª Classe…..

  10. Claudio Maes

    comentou em 28/12/2009, às 10:31

    Bem, chegaram a sombra do Mariano e o lateral esquerdo.

    De urgente falta (1) fechar de vez com o ppio Mariano;(2) trazer um volante e um meia-direita; e (3) zarpar a barca.

  11. Rodrigo Silva

    comentou em 28/12/2009, às 10:41

    Eu tenho algumas dúvidas qual é o percentual que o Fluminense ainda tem do Maicon, do Dalton e dos Wellingtons ?

    Me parece que a diretoria do Fluminense é muito amadora faz anos, pois vendemos nossas maiores jóias a preço de banana, afinal por quanto sairam Marcelo, Roger, Diego Souza e tantos outros? Creio que estes três juntos não tenham chegado a 18 milhões de dólares, valor que o Cruzeiro conseguiu vender o ridículo Fábio Júnior para a Roma.

    Acho que vender jogadores faz parte da realidade dos clubes brasileiros atualmente, porém, temos que fazer de forma correta, o que significa que antes de serem vendidos os atletas devem render títulos ao clube pois isto valoriza a instituição e o atleta.

    Com os atletas que o Flu formou e vendeu nos últimos 6 anos, teríamos um time que entraria em qualquer campeonato como favorito. Não podemos jamais permitir que o caso dos Gêmeos se repita.

    O contrato com a Unimed por 15 milhões, na prática 10, precisa ser revisto na próxima renovação, pois é inadimissível que a coisa ruim consiga um patrocínio de 28 milhões só para o logo principal, e nós tenhamos que nos contentar com 15 milhões com cláusula de exclusividade. Espero que o Peter tenha cartas na manga para negociar muito bem com a Unimed na próxima renovação contratual. Só para nos situarmos o Corinthians espera chegar a 60 milhões de reais com patrocínio neste ano, não podemos nos contentar com um patrocínio que é 1/4 disso.

  12. Cláudio Henrique – Goiânia

    comentou em 28/12/2009, às 11:14

    Este post sim, é muito importante, pois trata do que o FLU mais precisa – melhores contratos e melhores negociadores.
    Agora sim a FLUSOCIO esta tratando de um tema que interessa muito e que certamente, surgiram boas sugestòes aqui. Espero tambem que as sugestões aqui tratadas sejam levadas ao colegas Tenório e Bitencourt para que eles, como gestores do clube, possam iniciar o processo de negociação para novas fontes de renda.
    Além das fontes citadas neste post, eu queria citar uma que para mim é será a principal para alavancar todo o resto – “aumentar a presença em mídia” – que não é uma fonte no primeiro instante, porém é fundamental para a aquisição de novos torcedores que são os grandes consumidores de nossos produtos.
    Vejo que as transmissões dos jogos pela PPV gera uma boa fonte de renda, porem mais importante do que isso, seria que o FLU fizesse um acordo com algum canal aberto para transmitir seus jogos, para todo País, pois é através destes que teremos uma exposição em massa na MÍDIA nacional e seremos vistos por todo pais, e em consequência, novas crianças passarão a torcer pelo time, além de chamar a atenção para os patrocinadores que certamente preferem estar em canal aberto que em canal fechado.
    Para vocês terem uma idéia disso vou lhes contar:
    - Sou de Goiânia e durante a libertadores de 2008, o primeiro jogo do FLU contra o Boca, não foi transmitido por nenhum canal – nem a globo, nem a bandeirante e nem o SPORTV – pois os três transmitiram o jogo do Corinthians pela Copa do Brasil. Foi um verdadeiro desrespeito.
    Então seria muito importante que a diretoria colocasse isso como importância máxima, pois o time que aparece mais nos canais abertos serão os que conseguiram os melhores patrocínios. E isso está ficando muito claro neste post quando diz que o FLA receberá 28 mi e o Corinthians 38mi da Hypermarcas.
    Afinal de contas qual Empresa nacional irá querer aparecer apenas nos noticiários regionais – é claro que eles irão querer que suas marcas sejam estanpadas nos canais abertos para todo público nacional.
    Mesmo se tivermos que pagar para algum canal – globo(preferência), bandeirante, record…é melhor, a médio e longo prazo, do que ficar aparecendo somente no PPV.
    O que vocês acham e parabéns por este post???

  13. Tiago

    comentou em 28/12/2009, às 11:28

    Essa é a hora do Flu arrumar um outro patrocínio ou mudar a forma de patrocínio da Unimed.

    Vários times fechando bons contratos e o Flu só com a Unimed que não deixa nem arrumarmos mais dinheiro alugando o espaço na manga da camisa.

    Ainda bem que o novo contrato com a Unimed é só de um ano…imagina se o Horcades deixa um contrato tipo esse atual como herança para a administração futura?

    Adidas precisa aumentar nossas receitas também…acho que a Nike teria interesse em patrocinar o Flu pq naum tem nenhum time patrocinado por eles no Rio.Bota Nike e Adidas para fazer leilão.

    Para lucrar com essas crias de Xerém é preciso expulsar os empresários de lá e não bobear nos contratos da mulecada.

  14. Caíque Maciel

    comentou em 28/12/2009, às 12:37

    Espero que isso mude a partir de agora, mas o Fluminense é, historicamente, o pior negociador de atletas do Brasil. Todos ganham dinheiro com as revelações de Xerém, menos o Flu. Dois exemplos, só para ilustrar o que falo: Carlos Alberto (craque da série B 2009) e Diego Souza (craque da série A 2009)

  15. Sérgio

    comentou em 28/12/2009, às 12:40

    Sobre a renegociação do patrocínio com a Unimed em 2010, é bom que o sr. Peter, caso eleito, esteja atento, já que é muito amigo do CB.

    Aliás, pelos comentários anteriores às vezes parece que as pessoas se esquecem do fato que Peter está unha e carne com o CB.

    Eu gosto das coisas às claras. Que as pessoas que não se cansam de escrever aqui que a Unimed é nociva ao Flu saibam que Peter Siemens está fechadinho com o doutor. Na física e na jurídica.

    [comentário da moderação: este tipo de ilação não acrescenta ao debate e confunde os demais leitores. O candidato da Flusócio, Peter Siemsen, de fato tem boa relação com o patrocinador, canal que é salutar para o futuro do FFC e pode ser decisivo para reformular a relação no futuro, que hoje não é totalmente saudável. Mas o termo "unha e carne" fica por conta da imaginação do leitor. Se a Flusócio tivesse tal poder dentro do clube, pessoas como Branco já estariam longe do clube há muito tempo.]

    Em tempo: EU NÃO acho que a Unimed seja nociva ao Flu. EU só acho que o FLU deve e pode “melhorar” a relação.

    EU acho que o RT tem feito o certo até agora. Mas QUEM quer ver a Unimed fora do Flu pode se decepcionar mais adiante. Só não digam que não foram avisados.

    Uma das críticas que eu fiz aqui neste espaço em 2009 foi a maneira “ensaboada” (para dizer o mínimo) como Peter tratou a questão da entrada do RT e MB, seus amigos e donos de assentos cativos na sua eventual futura gestão à frente do Flu, segundo ele próprio reconheceu.

    [comentário da moderação: a Flusócio já esclareceu este assunto até a exaustão, em posts anteriores. Basta recuperá-los com a ferramenta de busca.]

    Soltou nota, disse que não era com ele, mas, segundo o próprio, não desautorizou, “DEU FORÇA PESSOAL”, enfim, aquilo tudo que a gente já sabe (ou não sabem ?).

    Falei que, embora EU pessoalmente fosse a favor da transição, e continuo sendo, aquela atitude ambígua, ambivalente (para dizer o mínimo) poderia ter um CUSTO político. E teve. Não sou ingênuo para achar que não houve nem poderá haver ganhos. Mas deixou um flanco aberto para críticas nas eleições. (o PT já está trombeteando e, cá entre nós, em parte, têm MUITA RAZÃO).

    [comentário da moderação: democracia é salutar. Críticas fazem parte. Nosso trabalho não pode parar por conta dos críticos.]

    Espero que, neste 2010 , o Peter seja mais claro , transparente e firme em suas posições.

    É uma crítica construtiva de quem acredita neste projeto e nas pessoas que compõem a Flusócio.

    [comentário da moderação: qualquer crítica, colocada desta forma, será sempre bem-vinda.]

  16. Wladimir

    comentou em 28/12/2009, às 13:35

    Me custa a acreditar que tantos erros crassos, tanta balburdia e malversação de recursos sejam somente incompetência e desinteresse. Existe muita coisa errada ocorrendo e que interessa a alguém que ocorra assim.

    Julio Schurt: perfeitas as suas colocações. Ainda acrescentaria a utilização intensiva de recursos da lei de incentivo ao esporte para realização de investimentos na estrutura do clube, enxugamento de despesas mantendo o foco somente nas áreas superavitárias do clube e reformulação na estrutura societária que permita a entrada de milhares de novos sócios por todo o brasil (como fizeram inter, gremio e o vasco está fazendo).
    Aí estão alguns dos pilares para a virada que irá tranformar o Clube novamente na instituição vencedora que outrora já foi.

  17. Rafael Dambros

    comentou em 28/12/2009, às 13:42

    Off topic.

    Sei que a maioria vai discordar da minha opinião mas vai lá mesmo assim:

    Há notícias de que o Leandro Amaral esta negociando com o Bahia. Poxa se ele está negocinado pra ir pra lá não é pra ganhar o mesmo que ele ganha aqui no Flu. Se ele esta fisicamente recuperado por que não propor no minimo 50% de redução salarial e deixa-lo no elenco mais uns 3 a 4 meses pra ver o que dá, acho que seria uma boa opção na reserva desde que voltasse bem fisicamente. E é melhor tê-lo na reserva do que ficar com Adeilson e Roni como opção.
    Se não aceitar reduzir salário pra ficar aí manda embora que é mercenário mesmo por tudo o que ganhou e não jogou em 2009.

    Alguém sabe se a diretoria está tentando algo assim ou está decidido fazer a rescisão e pronto?

  18. Claudio Pires

    comentou em 28/12/2009, às 13:50

    Júlio Schurt, considero que vc esteja coberto de razão, a jóia mais preciosa de nossa coroa é Xerém, tanto assim que todo mundo que falar em aporte financeiro ao Fluminense logo menciona Xerém.

    Pior é que aquilo lá parece nossa Carajás, de onde tiraram uma montanha de ouro e a dívida do Brasil só fez crescer. De Xerém também tiraram uma montanha de ouro e nenhum benefício foi levado ao Clube.

    De memória, lembro quase um time inteiro: Jancarlos e Rafael na lateral direita; Antônio Carlos, Sandro, Rodolfo e Thiago Silva (zagueiros), esse último quando voltou já tínhamos perdido os direitos federativos; na lateral esquerda Marcelo e Lucas (o outro gêmeo); meio de campo: Romeu, Diego Souza, Arouca, Carlos Alberto, Roger playboy, ataque, Marcelo, Lenny, Tiuí, Maurício (esse nem jogou nos profissionais, foi para a Espanha), todos saíram e nossa dívida só aumentou …

  19. Luiz Amorim

    comentou em 28/12/2009, às 13:55

    A verdade, que xerem não é fabrica de talentos e sim vitrine de atletas para empresários. Todos eles quando estoram, o Flu tem sempre pouco mais de 20% dos direitos. Precisamos auditar esse trabalho feito em Xerem, pois muito pouco retorno aos cofres do clube ele tem dado. Não é outra coisa senão má fé. Passamos anos com dirigentes sendo beneficiados por empresários para liberar jogadores, sem multa sem nada. O custo é sempre do Clube. O Bosta ficou alguns anos sem disputar nada na base, porque não aceitava nada de empresários. Precisamos mudar o rumo desse trabalho em Xerem. Mudar a forma de negociar. Nosso atletas tem que ter pelo menos 50% dos direitos ligados ao Clube e o retante pode ser de empresários, procuradores e ou fundos de investimentos. Porque até hoje só ganhamos títulos na base e nem usamos os atletas no profissional. Muitos que entram são logo queimados com a torcida para facilitar a saída deles. Xerem é uma vergonha para as finanças do FFC.

  20. Aloysio Carvalho

    comentou em 28/12/2009, às 14:30

    Taí uma declaração sensata do Celso Barros. Vejam a matéria abaixo
    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL1428124-9866,00.html

  21. Flavio Chammas

    comentou em 28/12/2009, às 14:45

    Senhores
    Perguntas simples que acredito que a Flusocio possa responder.
    Os valores pagos a atletas contratados pela ou com aval da Unimed fazem parte do contrato principal?
    Exemplo:Os valores pagos a FRED e L. AMaral(só p/ citar dois)em torno de 500.000 por mes x 12 meses = a SEIS milhões anuais(mais os outros que não sei quais nem quanto se paga).
    Se não fizer parte, nosso patrocinio é dos maiores do Brasil, é só fazermos contas.
    Peço encarecidamente que me respondam, pois as criticas a serem feitas ao patrocinador devem ser justas.
    Discordo frontalmente de qualquer ingerencia no comando da equipe.

  22. Bruno Leonardo Pires de Souza

    comentou em 28/12/2009, às 14:58

    Bom, quem sabe não estão anunciando um valor de patrocínio mais baixo para atenuar a cobiça de jogadores e empresários com os quais estamos negociando? De repente, o valor verdadeiro é maior…

    Será que é bom negócio pra mulambada sair divulgando por aí que possui agora um dos melhores patrocínios do país? Quanto um jogador vai querer daqui pra frente pra assinar com a Gávea?

  23. Eduardo Vainer

    comentou em 28/12/2009, às 15:26

    Ao que tudo indica, lamentavelmente, Wellington Silva está vendido ao Arsenal.

  24. Claudio

    comentou em 28/12/2009, às 15:50

    Contratação que é bom nada.

    Só restolho.

    R$ 5 milhões de dívidas antigas com a Unimed, ano de eleição, vamos fazer então um time ruim, feio e barato, mas com guerreiros. Título com esse elenco, não vai dar.

    Nada de barca, o que poderia ser econômia.

    Contrato com a Adidas, qual o valor? Não tem ninguém oferecendo mais?

    sds

  25. Alessandro Carvalho

    comentou em 28/12/2009, às 15:52

    Ontem em conversa reservada com um amigo presidente de um diretório do PT em SP, ele me fez a seguinte pergunta (pois sabe que eu sou tricolor carioca):

    - Você acha que foi simples coincidência os dois times com maior torcida do Brasil estarem na Libertadores no ano da eleição presidencial, com uma chance imensa de vencer, nem que seja com uma mãozinha nossa?

    pausa para reflexão…

  26. Leonardo Carvalho

    comentou em 28/12/2009, às 16:00

    A verdade é uma só: ninguem sabe quanto a Unimed coloca de dinheiro no Fluminense. Muitos falam em valores decrescentes, outros dizem que do valor recebido este ano, serão deduzidos R$ 5 milhões de dívidas passadas, etc.

    Agora, o preto no branco NINGUEM SABE.

  27. Luciano Nóbrega

    comentou em 28/12/2009, às 16:00

    Caros Tricolores,

    Acredito piamente que está havendo um forte movimento econômico entre os clubes grandes, onde alguns crescerão ainda mais e outros simplesmente se tranformarão em clubes medianos. Vejo vários indicios que comprovam este movimento tais como: Orçamento de 148 milhões para o Flamengo em 2010 devido a suas parcerias, patrocinio milionário do Corinthians, receitas altas do São Paulo, Inter, Palmeiras e do Cruzeiro, criação da Associação G4 onde os quatro grandes de São Paulo se uniram para tratar de assuntos de marketing, contratual e empresarial.
    Logo, concluo que nos próximos 5 anos haverá uma ruptura no futebol brasileiro, onde poucos clubes serão realmente grandes.
    E o FFC? Onde se encontra neste movimento? Sinceramente, acho que o FFC somente tem mais uma bala no cartucho que será o pleito eleitoral em 2010 onde teremos a real chance de mudar sem precedentes a história do clube. Não temos o direito de falhar sob pena de virarmos um clube mediano em 5 anos. A disparidade econômica será tão grande entre os clubes que certamente não teremos mais condições de reverter o quadro.
    Diante o que foi exposto, o FFC terá em 2010 um ano crucial para a sua eternidade. Não podemos errar…
    S.T

  28. Bruno Curi

    comentou em 28/12/2009, às 17:24

    Tudo que eu sei é que, aos poucos, o plano do Gil Carneiro de Mendonça de acabar com o futebol no Fluminense vão ficando cada vez mais concretos.

    Se a coisa continuar como está, com interditandos como o Horcades na Presidência e a absoluta falta de profisionalismo dentro do clube permanecerem, o Flu vai ficar com uma dívida tão grande, e tão atrás em relação aos outros, que vai ser simplesmente vital para a sobrevivência do clube acabar com o futebol. Isso, se antes não aparecer nenhuma regra excluindo clubes com dívidas impagáveis das competições profissionais. Para isso, basta Flamengo e Corinthians zerarem suas contas.

    A entrada do RT e do MB foi um lampejo de profissionalismo, uma amostra de que ainda é possível reverter esse quadro. Mas isso não se sustenta sem uma boa base de receitas extra-Unimed, que tem no seu presidente um verdadeiro oráculo para o Clube.

    MUDA, FLU!!! E esses onze meses que não passam…!!!

  29. Falcão

    comentou em 28/12/2009, às 17:35

    Parabéns pelo post, realmente está se tratando de algo realmente valioso para o clube.

    Aproveitando o espaço, o Fluzão fechou com o Ewerton agora à tarde.

    ST

  30. SERGIO H. MUZITANO.

    comentou em 28/12/2009, às 17:52

    Perfeito o post!

    Estou muito preocupado quando muitos tricolores acham que devemos fazer entre 3 a quatro contratações…Achamos apenas um time que possui deficiências, mas para nos tornarmos campeões (Carioca, Copa do Brasil e almejarmos libertadores ou brasileiro) acho o nosso elenco limitadíssimo…Só precisamos lembrar de quando perdemos o Fred o sufoco que passamos…Nossas opções de laterais e meio campo são terríveis: Rui, J.P, Marquinho, Fábio Neves, Bruno Veiga, Tiaguinho e na zaga o Cássio é fraquíssimo…Papai do Céu foi muito bom conosco, pois o Conca não se contundiu e não levou o terceiro nessa fase final…Não podemos nos iludir, pois estamos com um elenco inchado, caro e sem reposições…

    Se compararmos o elenco do Fla veremos a difereça…Digo elenco e não time…Tenório e o Mário terão muito trabalho pela frente e nós teremos que trabalhar todos os jogos na arquibancada como trabalhamos neste ano!

    Pois é Caíque, Diego Souza e o Carlos Alberto cairiam como uma luva neste time…Sonhar não custa nada…RSRSRS!

  31. João Geraldo Boltshauser

    comentou em 28/12/2009, às 18:03

    Concordo com o Igor, como pode o Vasco faturar com aquelas 2 coisas e o Flu dá de graça. Alguma coisa está errada e tem que mudar.
    Importante saber da Hyperm. para não comprar nada deles, assim como a Petrob.

    Sds TRI

  32. wagnerfluzão

    comentou em 28/12/2009, às 18:54

    AMIGOS,

    FORA DO POST.

    GOSTARIA DE SABER SE O TAL DE RUY CABEÇÃO VAI TER A CORAGEM DE CONTINUAR NO FLUMINENSE.

    É UM JOGADOR FRAQUISSIMO E QUE JÁ DEVERIA TER SIDO ANUNCIADO COMO FORA DO NOSSO FLUMINENSE.

    O ESTRANHO É QUE NEM NO GLOBOESPORTE.COM NEM NO LANCENET, NADA É FALADO.

    SERÁ QUE VAMOS TER QUE AGUENTAR ESSE TRASTE MAIS UMA TEMPORADA ?

    POR FAVOR , SE ALGUM AMIGO DO POST SOUBER ALGO SOBRE A SAÍDA DESSE SANGUE SUGA , ME ATUALIZE POR FAVOR.

    EM SE FALANDO DE SANGUE SUGA , E O ” CHINELINHO ” CHAMADO LEANDRO AMARAL , ALGUM AMIGO SABE ALGO SOBRE SUA SAÍDA ?

    O FLUMINENSE SE ESTA PENSANDO EM TER UM ANO DE 2010 VENCEDOR TEM QUE FAZER ZARPAR A BARCA O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL , PORQUE OS ” CHINELINHOS ” ESTÃO DOIDOS PARA CONTINUAR NO COME E DORME. OBRIGADO ANTECIPADAMENTE SOBRE AS INFORMAÇÕES.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

    WAGNERFLUZÃO.

  33. wladimir de souza

    comentou em 28/12/2009, às 19:27

    e a barca do flu quando parte?

  34. Mauro Lehm

    comentou em 28/12/2009, às 19:50

    Boa Noite!

    O Fluminense precisa aprender a valorizar mais sua marca. É necessário um profissionalismo mais experiente pra isso, e a nessecidade de se buscar novas fontes de renda. O projeto sócio-torcedor é uma boa maneira para se fazer disso, basta planejar de maneira organizada e cumpridora do seu dever que a torcida tricolor vai fazer parte disso. Outra fonte de receita poderia ser o estádio das Laranjeiras, ali naquele espaço o Clube pode criar várias maneiras para surtir como fonte de renda. Sobre o contrato de renovação de patrocínio, acho que tudo ficou acertado na dependência do processo politíco no final de 2010 onde acontece a eleição do Clube, deve ser esse o motivo por ser de 1 ano de contrato com sujeito a renovação por mais 3 anos, acho que em 2010 muita coisa vai acontecer na politíca do Fluminense. Pra mim sou a favor da renovação com a UNIMED, como dizem muitos Tricolores e eu estou nessa, MELHOR COM ELA DO QUE SEM ELA. O Fluminense só deve pensar em outra parceria se uma outra empresa quiser participar também do patrocínio, afinal 10 anos de parceria foram importantes para o Clube, pena que os homens que dirigem o Fluminense não souberam aproveitar melhor. Tenho esperança de um 2010 bem melhor se Deus quiser, ST a todos.

  35. IGOR CARVALHO

    comentou em 28/12/2009, às 20:05

    Pois é João, como pode alan kardec e alex teixeira = 25 milhões????????

    O comentário do Luciano dá até medo.

    Realmente hoje o esporte está exigindo inteiramente o profissionalismo. Se o Flu continuar nessa de empurrar tudo com a barriga, vai dar merda. Ainda mais com todos os movimentos de copa do mundo, olimpíadas…temos que evoluir!!!

    Acorda Fluminense!!!

  36. andré barbosa

    comentou em 28/12/2009, às 20:09

    Pelo que fui imformado o patrocinio da unimed não é só os 15 milhoes.esse valor é entregue ao clube por ano. E por fora paga o salário de vários jogadores(como todos sabem).Esse montante chega a + ou – 23 milhoes.
    O grande erro nisso tudo é que a unimed deveria pagar uma parte de todos jogadores(sendo eles de ponta ou não) e não só de alguns.
    quanto a venda de jogadores concordo com o caique,o flu é o pior negociador de jogador do brasil.

  37. Fábio Ribeiro

    comentou em 28/12/2009, às 20:17

    Futebol, hoje em dia, é negócio, razão pela qual o Fluminense já deveria ter dado um BICO NA BUNDA DA UNIMED E DA ADIDAS há muito tempo.
    Espero(e exijo) que o próximo presidente faça isso.

  38. Léo Moretti

    comentou em 28/12/2009, às 20:36

    Bruno Leonardo Pires de Souza
    comentou em 28/12/2009, às 14:58

    Bom, quem sabe não estão anunciando um valor de patrocínio mais baixo para atenuar a cobiça de jogadores e empresários com os quais estamos negociando? De repente, o valor verdadeiro é maior…

    Será que é bom negócio pra mulambada sair divulgando por aí que possui agora um dos melhores patrocínios do país? Quanto um jogador vai querer daqui pra frente pra assinar com a Gávea?

    PERFEITA DECLARAÇÃO.

    ADRIANO – QUER 650 MIL
    TROMBA RENOVOU GANHANDO MUITO MAIS QUE O DOBRO, DIZEM 150 MIL
    ANGELIM QUER 130% DE AUMENTO

    NENHUM JOGADOR RENOVOU, NÃO CONTRATARAM NINGUÉM…

    PRA CIMA DELES FLUZÃO

  39. Carlos Rodrigues

    comentou em 28/12/2009, às 21:02

    Caros,

    Acabei de ler que Willians cujo passe está entre o Vitória e a Traffic pode desembarcar aqui nas Laranjeiras. Fez um 2008 muito bom pelo Vitória e pode ser uma boa. Segundo a matéria, ele viria como um “presente” (!!) da Traffic para o Fluminense.

    Como é generosa essa Traffic….

    As receitas para Xerém deveriam surgir de uma parceria de EXCLUSIVIDADE: uma empresa entra com a grana para os contratos – de longuíssima duração – e manutenção, e ganha percentual nos “direitos federativos” em caso de uma venda de algum jogador. Mas para isso é importante mesmo expulsar os “vendilhões do Templo” ( Bismarks, Urans, etc. ). Talvez aí dê certo. Muito embora, eu tenha a impressão de que a Traffic, candidata natural a este tipo de parceria, esteja mais para Lobo do que para Pastor Alemão, na porta deste galinheiro.

    SDs Tricolores

  40. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 28/12/2009, às 21:10

    As eleições de 2010 estão próximas. Se as vaidades, os rancores … ficarem para trás…
    De qualquer forma, antes de dar palpites sobre as finanças do Fluminense, para desencargo de consciência, é interessante examinar os balanços anuais.

  41. Carlos Laport

    comentou em 28/12/2009, às 21:16

    Esse Ewerton joga bem? Qual o retrospecto?

  42. Bruno Leonardo

    comentou em 28/12/2009, às 21:35

    Vejo tanto pessimismo por aqui.

    Parece que a arrancada no brasileirão não ensinou nada a respeito de otimismo.

    Parece que predomina o pensamento errôneo que ser pessimista soa mais inteligente e ser otimista soa alienado.

    Qual foi a grande contratação do futebol brasileiro até agora?

    Fechamos com Júlio César do Goiás. Quem tem um lateral esquerdo melhor que o nosso? Quem tem um centroavante melhor que o Fred? Quem tem uma dupla de ataque mais afinada do que Maicon e Fred? Quem teve melhor desempenho que o Fluminense nas últimas 11 rodadas do campeonato brasileiro?

    Cifras no futebol são importantes, mas fazer com que essas cifras se materializem em times competitivos e comprometidos é uma receita que raros clubes no Brasil aprenderam. Podemos citar o São Paulo e só. A grande maioria ainda ganha título por acaso, quando circunstancialmente consegue juntar um bom time com uma boa comissão técnica. Só os bambis vencem em consequência de um bom planejamento.

  43. MAX

    comentou em 28/12/2009, às 21:49

    Corretissimo Julio.

    # Julio Schurt

    comentou em 28/12/2009, às 9:43

    Galera,

    Apenas com muito PROFISSIONALISMO conseguiremos levantar recursos e fazer frente aos contratos milionários que clubes como o Flamengo e Corinthians estão fechando.

    É verdade que nossa torcida, não sendo a maior, é a mais bonita e espetacular de todas. Mas infelizmente isto não é bem explorado e mesmo que o fosse, não temos hj (o clube) o mesmo apelo que outros para fechar patrocinios nos mesmos termos. Não somos os queridinhos da mídia e sem ela os contratos de patrocinio sempre serão aquém dos queridinhos.

    De onde então poderemos captar mais receitas e nos colocar em pé de igualdade (ou quem sabe até superioridade) a estes clubes?

    Através de uma gestão PROFISSIONAL e FOCADA em revelar e negociar jogadores.

    Meu sonho é este.

    Que através de negociação de jogadores (formados, revelados ou descobertos por nós) possamos captar os recursos necessários para um Fluminense forte, sem a necessidade de chorar migalhas com patrocinadores.

    Se pudesse, eu, Julio, a possibilidade de influenciar ou determinar onde focar os esforços do clube, minha prioridade seria a contratação de observadores técnicos (olheiros) com uma politica de remuneração atraente baseada em resultados, a disseminação de “franquias” de escolinhas do clube em todo o Brasil (não só para captar recursos como tb promover a marca Fluminense), transformação de Xerém numa referencia mundial na formação de jovens atletas, de forma que um jogador que la passasse fosse reconhecido internacionalmente por tal passagem, etc.

    Seria isto utopia?

    Se conseguissemos vender 2 ou 3 grandes valores por ano teriamos recursos para manter toda a estrura e investir ainda mais.

    Xerém é o nosso bem mais precioso. A saida para tornar o Flu enorme é esta.

    Infelizmente o que acontece hj é q além de uma estrutura ainda aquém do q desejamos, muitos espertalhões já descobriram esta mina de ouro e não permitem ao Fluminense lucrar. Devemos identificar afastar os espertalhões e profissionalizar a estrutura.

    Ousadia é a palavra.

    saudações SEMPRE tricolores de um SÒCIO tricolor

    Sou socio tambem, se quiser podemos trocar umas ideias a respeito, meu email é carioca_max@hotmail.com

    ST

    MAX NORONHA

  44. Antonio Carlos

    comentou em 28/12/2009, às 22:53

    Concordo com o Mauro Lehm, Leo Moretti e Bruno Leonardo.

    Creio também que o Fluminense deveria aproveitar aa boa espinha dorsal montada pelo Cuca, preparar um time competitivo sem gastar muito dinheiro e, ao longo do ano, pagar as suas dívidas com o Branco e outros ex-jogadores do Flu, além de acabar de vez com os desmoralizantes e contraproducentes atrasos de salários de jogadores e funcionários.

    Ninguém, nem uma pessoa, nem uma empresa ou um clube pode crescer atolado em dívidas.
    Isto é elementar e é profissionalismo.

    Deveria também, a partir de agora, cuidar muito bem da elaboração dos contratos dos jogadores para evitar que no futuro O Flu fique refém dos jogadores dispensáveis.
    Isto é profissionalismo.

    Se vier títulos é ótimo. E se não vier títulos mas a casa for arrumada, é sinal que o Flu está caminhando para o verdadeiro profissionalismo e o futuro será bem mais promissor.

    Outra coisa que precisa ser mais bem esclarecida e transparente é a questão do aproveitamento (inclusive das vendas) das revelações de Xerém.

    - Será que o Flu é dono de 100% dos passes dos garotos de Xerém ou os atravessadores — vulgo procuradores e empresários — abocanham uma parcela?
    - Se abocanham, por que?
    - Por que o meia de ligação Marinho, ótimo jogador, canhoto, revelação de Xerém que chegou a jogar nos profissionais em 2008, saiu do Flu e foi para o Inter de Porto Alegre?
    - O Wellington Silva foi vendido ou ainda pertence ao Flu?
    - Se ainda pertence ao Flu, qual a porcentagem do Flu no seu passe?
    - Por que o Flu contratou o Roni e o Adeílson no meio do ano se tinha o Dori e outros jogadores promissores
    de Xerém?
    - SOBRE XERÉM, UMA OPINIÃO PESSOAL: Creio que o Flu deveria negociar algumas das jóias de Xerém desde que investisse o dinheiro em um centro de treinamento para os profissionais.

    Com a palavra o Ricardo Tenório e o Mário Bittencourt.

  45. Franklin

    comentou em 29/12/2009, às 0:02

    NÃO TENHO DUVIDA QUE O FLUMINENSE SÓ VAI MELHORAR FINANCEIRAMENTE E PROFISSIONALMENTE QUANDO A GESTÃO HORCADES TERMINAR MAS ESPERO QUE NINGUEM,VOTE EM NENHUM CANDIDATO DELE SENÃO O CLUBE VOLTA A FALÊNCIA EU NA VERDADE,SOU CONTRA A RENOVAÇÃO DE CONTRATO COM A UNIMED E ATÉ MESMO A ADIDAS JA QUE ELAS NÃO FAZEM NADA PARA O FLU É MELHOR PARTIR PARA OS OUTROS PATROCINADORES ASSIM O FLUMINENSE,NÃO SERÁ MAIS EXPLORADO POR NINGUEM EU QUERO É TRANSPARÊCIA,PROFISSINALISMO,CT PROFISSIONAL,ESTADIO E MUITAS COISAS QUE POSSAM NOS BENEFICIAR ENQUANTO O HORCADES PERMANECER NO CLUBE VAMOS FICAR ASSIM ANDANDO PRA TRAS E SENDO MOTIVO DE CHACOTA POR TODO MUNDO POR CAUSA DESTE MISERÁVEL PRESIDENTE NÃO TENHO MEDO DE FALAR EU FALO ISSO COMO UM VERDADEIRO TORCEDOR ASSIM COMO VCS ENQUANTO OS OUTROS ESTÃO SE PROFISSIONALIZANDO NÓS,ESTAMOS CONTINUANDO SENDO AMADORES POR CAUSA DELE EXCETO RICARDO TENORIO E MARIO BITTENCOURT QUE ESTÃO FAZENDO UM BELO TRABALHO POR ELES EU TIRO O CHAPEU MAS NUNCA VOU TIRAR O CHAPEU PARA O ROBERTO HORCADES NUNCA MESMO.

  46. Franklin

    comentou em 29/12/2009, às 0:25

    PELO MENOS A TORCIDA ESTÁ SE MANIFESTANDO E MELHORANDO A CADA DIA SEM DUVIDA ELA VAI CRESCER MUITO E POR ISSO O CLUBE TEM QUE CRESCER JUNTO COM ELA ESPERO QUE EM 2011 O FLUMINENSE SEJA RENOVADO PORQUE JA ESTOU CANSADO DE VER BESTEIRAS SOBRE HORCADES E SEUS CANALHAS.

  47. Léo

    comentou em 29/12/2009, às 0:43

    Concordo plenamente com vc RAFAEL DAMBROS de 13:42h, tb penso a mesma coisa sobre o Leandro Amaral.

  48. affonso rodrigues

    comentou em 29/12/2009, às 1:03

    Desculpa Bruno Leonardo,
    mas esse time que vc acha bom so ficou em 16 no brsileiro…
    E tem um porem, sem peca de reposicao nenhumaa…
    Saiu o digao entrou o horroroso cassio…
    Saiu o diguinho entrou o horroroso Mauricio…
    Isso em 2 meses magicos….
    Imagina em uma temporada inteira…
    N gosto da linha, apesar de coerente, da diretoria…
    Era o ano p contratarmos poucas pecas mas pecas importantes com nome.
    Thiaguinho n eh contratacao, temos 31 jogaadores na bse que nem ele….Eh so olhar o Ferreira!!!
    Julio Cesar excelente jogador mas esse tal de Everton, n eh possivel que n vemos alguem na base p fazer seu papel…

  49. Claudio Maes

    comentou em 29/12/2009, às 8:53

    Ora, o Fluminense vende mal pq está sempre de pires nas mãos, mendigando alguns trocados para pagar salários atrasados.

    É o fim da picada mas é o que acontece: vendemos promessas para pagar salários atrasados de molambos.

    O que fazer? Parece-me que o primeiro passo já está sendo timidamente dado, que é estancar a sangria. Caso continuemos a contratar levas de “putas velhas” por dois, três anos, a bola de neve continuará a se avolumar.

  50. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 29/12/2009, às 9:17

    São cada vez mais incisivas as investidas da Rede Record para a aquisição dos direitos de transmissão do campeonato brasileiro (e outros). Isto significa a possibilidade concreta de melhores negócios para os clubes. A Rede Globo tem adotado a diretriz de valorizar os clubes mais populares, deixando em segundo plano os outros (Fluminense, Cruzeiro, Internacional, Atlético, Botafogo, Grêmio, Vasco, Santos …) para manter a sua hegemonia. É preciso que os clubes colocados em plano secundário, pela Globo, discutam esta questão e formulem estratégias para equilibrar a disputa.

    Gostaria de sugerir que o assunto CT seja novamente colocado em pauta no blog. Este deve ser uma prioridade do FLUMINENSE. O Tenório tem dito que vai melhorar as condições do campo das Laranjeiras e a infraestrutura existente (“as condições atuais não são as melhores, mas as Laranjeiras são a nossa casa…”),porém pode anunciar, em breve, a construção do CT para os profissionais. Este assunto não deve ser esquecido.

    Aproveito para desejar a todos um ano novo cheio de saúde…

  51. Thiago Reis

    comentou em 29/12/2009, às 12:06

    Affonso,

    Vc está cometendo um erro de avaliação.

    A base atual do Flu não terminou em décimo sexto…

    Nosso time atual foi o melhor das últimas 10 rodadas…

    Só terminamos em décimo sexto pq esse time nõ jogou o campeonato inteiro.

    _______________________________________________________

    Venho falando sobre o zagueiro paraguaio Cáceres do Boca há umas 3 semanas…

    Atl-Mg está indo lá pegar no mole…

    Daqui há poucos meses tdos verão que eu estava com a razão.

  52. Antonio Carlos

    comentou em 29/12/2009, às 17:53

    Alexandre Said Delvaux (9,17)

    Você só errou quando escreveu que a Globo tem a diretriz de só prestigiar os clubes mais populares.

    Estaria mais perto da realidade se tivesse dito “clubes mais popularescos”.

    Com esta diretriz talvez a Globo esteja só exercitando a conhecida lei do menor esforço.
    Afinal, deve ser mais fácil para eles conduzir uma manada do seu próprio nível mental e intelectual do que
    tentar influenciar e conduzir pessoas que sabem pensar por si mesma.

    Saudações Tricolores

  53. Carlos

    comentou em 29/12/2009, às 21:56

    Torcida maravilhosa,

    Todos estão de parabéns.Precisamos continuar atentos. O Ruy ruim de bola não vai continuar. Já acertou a saida.
    Vamos fazer desse time um dos maiores clubes do Brasil. Essa é a força da torcida tricolor.
    Jogadores, contratações, CT, DÍVIDA DO CLUBE,salários atrasados,conquistas…iremos mudar essa história.
    Fluminense não será mais o mesmo, podem escrever e depois podem me cobrar.

    Saudaçoes tricolores, unidos pelo melhor do FFC.