Pelo fim do ciclo vicioso

WellingtonSilva

A novela acabou. De acordo com notícias veiculadas pela imprensa, Wellington Silva está vendido para o Arsenal. É lógico que futebol profissional é muito diferente de divisões de base. O jogador pode vingar ou não. Pode ser um craque ou pode ficar pelo caminho. Mas é consenso entre os profissionais do meio que lidam com divisões de base que Wellington Silva é uma jóia rara. Uma enorme promessa. Talvez a maior que Xerém já produziu.

É fato que a venda era mais do que esperada desde o momento que o Fluminense permitiu que o jogador fizesse um estágio no Arsenal, ainda em 2008. É fato que o Fluminense tem uma situação financeira insustentável, que praticamente o impossibilita de recusar propostas. É fato que o jogador já estava com a cabeça longe do Fluminense há muito tempo. Que um grande percentual de seus direitos econômicos já não pertenciam ao Fluminense desde janeiro de 2009.

No entanto, não podemos de forma alguma compactuar com a política de se desfazer de jogadores para cobrir rombos financeiros que são frutos exclusivos da incompetência administrativa. Política que reina no Fluminense não é de hoje. Os gêmeos Fábio e Rafael, e o atacante Maurício Alves foram vendidos para o exterior antes mesmo de jogarem nos profissionais. Outros como Carlos Alberto, Diego Souza e Marcelo, pouquíssimo duraram no time de cima. Arouca só não foi vendido ainda em 2005 porque os alemães que vieram buscá-lo acharam-no baixo para o futebol europeu. Esse ano mesmo, o clube já havia vendido à Traffic percentuais dos direitos de quase todos os jogadores oriundos da base para pagar salários. O Alan já não é mais do Fluminense há meses.

Isso tem que acabar. Chega de vender jogadores para sustentar uma folha de pagamento astronômica de um elenco inchado. Chega de gerar mais dívidas que no futuro serão pagas com a venda de mais jogadores. Há que se dar um basta nesse ciclo vicioso. Um clube falimentar como o Fluminense não pode se dar ao luxo de ser ineficiente com o dinheiro que tem para investir. Não pode se dar ao luxo da incompetência. De gastar centenas de milhares de reais por mês com o salário de um Leandro Amaral, pra ficar em um só exemplo.

É lógico que vender jogadores é parte do negócio. Ninguém aqui tem a ingenuidade de achar que uma grande revelação de Xerém vai jogar a vida inteira no Fluminense. Porém, se não estivessemos tão fragilizados por uma gestão incompetente, teríamos condições de esperar essas revelações darem retorno técnico jogando nos profissionais, se valorizarem no próprio Fluminense, e só então serem negociados, por valores mais elevados.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Danilo Soares Félix

    comentou em 1/01/2010, às 13:33

    Entendo que o clube precisa fazer grana nesta janela de transferências de janeiro, assim como todos os outros clubes. Entendo ainda que o Flu há muito tempo detinha apenas 60% dos direitos do atleta, e que daqui há 2 anos o contrato se encerra.

    Independente de tudo isso, eu particularmente achei o valor muito baixo.

    Infelizmente, mais uma vez estamos negociando uma jóia rara do CTVL para cobrir rombos com elencos recentes caros e mal montados.

    Isso precisa acabar e minha esperança é que esteja acontecendo a partir de agora, afinal, pela primeira vez em muitos anos, temos uma base de garotos montada e apenas contratações pontuais estão sendo realizadas. Por favor, continuem nesta linha!

    É de partir o coração negociar Wellington Silva, principal nome da seleção Sub-17, por menos de 4 milhões de euros. É jogador do mesmo nível dos gêmeos que hoje brilham num gigante europeu.

  2. Antonio Carlos

    comentou em 1/01/2010, às 13:53

    Mais um excelente tópico.

    Mas, repetindo os pitacos que dei neste blog sobre este mesmo assunto, só espero que usem este dinheiro para pagar as dívidas trabalhistas antigas com ex-jogadores, inclusive com aqueles que serão dispensados neste início de ano, e o Flu comece uma vida nova, mais arejada, banindo para sempre os atrasos de salários dos funcionários e jogadores em atuação.

    Não, não é incoerência minha.
    Já que venderam, que usem o dinheiro numa causa que, indiretamente, renda frutos no futuro, impedindo que ele suma pelo ralo ao ser usado em aquisições de jogadores duvidosos que, na maioria das vezes, só servirão para perpetuar este círculo vicioso.

    MAS QUE SEJA A ÚLTIMA VEZ!
    A partir daí o dinheiro arrecadado com as vendas das crias de Xerém só deveria ser usado para aumentar o patrimônio tricolor no que diz respeito ao futebol, por exemplo, num centro de treinamento decente para os profissionais e na manutenção do próprio centro de Xerém.

    *********

    E ainda sobre assunto eu pergunto se não é possível manter os sanguessugas, apelidados de empresários ou procuradores, longe de Xerém?

    Para quem observa de longe, como eu, a impressão que dá é que tem negociatas nas vendas envolvendo as revelações de Xerém.

    Por que o Flu não encarrega pessoas de confiança (torcedores) para garimpar talentos neste país tão grande, ao invés de pegar jogadores indicados por empresários?

    Quando abrirão a caixa-preta de Xerém?

    Será que o Tenório e o Bittencourt farão isto?
    E o que eles têm a dizer sobre isto?

  3. marcelo

    comentou em 1/01/2010, às 13:56

    Lamentável!!!!!!!
    Ver o clube que amo ser tratado dessa maneira pelos incompetentes dirigentes. Por favor pare de contratar medalhoes e vamos tratar os meninos com dignidade. Meu Deus sinto vergonha de ouvir falar que Leandro Amaral ainda é do FLU.

  4. Daladier Júnior

    comentou em 1/01/2010, às 14:02

    Espero que este 2010 seja um ano de glórias em todas as esferas: Levantando Taças e que o Peter Siemsen ganhe as eleições no FFC e governe nos moldes erguidos pela Flusócio. Espero que saibam vender melhor tais garotos. Espero que contratemos certos pontualmente e que sejam pessoas de caráter, não como o Leandro Amaral que nem pisa no FFC e ganha salários astronômicos, é só ver o exemplo do Lateral Esquerdo Léo do Santos (aquele mesmo que estava ano passado para vir para o FLUSÃO) que simplesmente ao se machucar não quis receber os salários no tempo que esteve se recuperando. E como estes times europeus são uns timecos, quase nunca revelam ninguém.

  5. JUlio Schurt

    comentou em 1/01/2010, às 14:08

    Galera,

    Com o clube com o prato na mão realmente não da para segurar ninguém.

    Mas é uma pena, uma enorme pena.

    Fica um sentimento de tristeza e desesperança…

    saudações TRICOLORES de um SÓCIO tricolor

  6. Carlos Laport

    comentou em 1/01/2010, às 14:18

    Acho que ninguém discorda do post. Só faltou dizer que para quebrarmos o ciclo vicioso precisamos nos impor com títulos. E que para eles chegarem precisamos de jogadores de alto nível, não apenas para “montar elenco”. Considero, por exemplo, o time do Flamengo superior ao nosso em todos os setores, sem exceção.
    Como então vamos quebrar o ciclo vicioso?

  7. Lauro Aires

    comentou em 1/01/2010, às 15:00

    Se o Fluminense quiser se manter entre os top 5 do Brasil, vai precisar de muito trabalho em Xerém para vender jogadores. Não tem jeito. Só em relação ao Flamengo, precisamos fazer mais R$ 30 milhões por ano para compensarmos o que eles ganham a mais com patrocínio + televisão.

    Tem que vender muito, e vender bem. Mas sempre pensando, é óbvio, no abastecimento do time profissional.

    É um jogo em que o equilíbrio é fundamental. Receita? Boa gestão nas duas pontas.

  8. Carlos Fin

    comentou em 1/01/2010, às 15:29

    Primeiro Feliz Ano Novo à todos.

    Se a venda dele for realmente para pagar as recisões OK.
    Vão se os anéis ficam-se os dedos.

    ST

  9. Raphael – Sócio

    comentou em 1/01/2010, às 15:50

    Estou pretendendo votar com a Flusócio, mas não é distorcendo fatos que vocês irão ganhar a simpatia de um número suficiente de sócios para vencer as eleições.

    Quantos garotos nós vimos brilhar em divisões inferiores que depois não vingaram no futebol profissional?

    Dez milhoes é muito dinheiro, e o Fluminense prescisa desse dinheiro para custear suas despesas e pagar sua enorme dívida.

    Saudações tricolores.

  10. Rafael Dambros

    comentou em 1/01/2010, às 15:58

    Pelo menos as previsão dos videntes nos colocam como campeões da Copa do Brasil. Que venha esta antes que nada como foi 2009.

  11. GNCTRICOLOR

    comentou em 1/01/2010, às 16:22

    O PRÓXIMO É O ATACANTE BRUNO VEIGA, UMA LÁSTIMA.

  12. Hugo Araujo

    comentou em 1/01/2010, às 16:23

    Mudar o Fluminense não será fácil. O desafio será grande, Agradeço por hoje termos pessoas competentes no departamento de futebol que possam tentar reverter esse quadro caótico.

    Ao que tudo indica, devemos ter um elenco mais equilibrado. Menos jogadores do que os mais de 35 que tínhamos, jogadores comprometidos e identificados. E, principalmente, muitos pratas-da-casa.

    Espero que esse quadro mude. E tenho esperanças com essa nova diretoria do futebol.

    Abraços!

  13. Flavio Chammas

    comentou em 1/01/2010, às 16:38

    SEnhores
    Já fiz a pergunta antes , sem resposta.
    O patrocinio principal da Unimed inclui os valores pagos aos jogadores(Fred e L.Amaral pelo que falam é na base de 500.000 mes, x 12 = a SEIS milhóes ano)?
    Ou é o que falam e mais o dos jogadores?
    Para podermos citicar com razão, o patrocinio merece um post especial.
    Se for o principal mais os jogadores, nosso patrocinio é dos melhores do Brasil.
    Respondam por favor, se possivel num post e bem explicado.
    Assim criticaremos ou elogiaremos.
    Sou contra a que o Patrocinador tenha ingerencia no comando da equipe.
    Falando do W. Silva, ele nem titular na sub 17 foi, e me parece que queria ir embora de qualquer maneira.
    Então melhor receber algum certo.
    O trabalho de limpeza a ser feito talvez já de chance ao Peter de se planejar melhor.
    Diminuir a folha é fundamental, e para isto contratar certo é o mote.
    A torcida quer craques, mas com o tamanho do rombo financeiro, é impossivel, e me parece que com o apoio do patrocinador, vamos conseguindo algo.
    Só a manutenção de toda a comissão, reforçada pelo Dr. Simoni, já era muito bom, e a manutenção também de todos os jogadores, nos dá base de trabalho.
    Se não tivermos calma e paciencia, vai ser dificil
    Planejamento já existe, pre temporada organizada, enfim organização, que não tinhamos ja de muito tempo.
    Ao trabalho então, e respondam por favor, assim as criticas serão baseadas em fatos não em opiniões pessoais , e me parecem sem nenhum conhecimento ou base para criticar.

  14. Sergio Mota

    comentou em 1/01/2010, às 16:53

    Essa situação de empresa a beira da falência é que leva o clube a isso.

    O pior de tudo é que a solução é simples:

    Aceitar o prejuízo momentâneo.

    Reestruturar Xerém de forma honesta e profissional, fazendo com que nos dê mais frutos como este.

    E o prioncipal:

    Usar uma parte deste $$$ para investir já em bons jovens valores a custos baixos.

    Com 2 milhões é possível fazer uma feira quase completa nas seleções sub 21 de Colômbia, Bolívia, Chile, Equador, Peru, etc…

    Imaginem 10 olheiros, ganhando 3 mil por mês, mais comissão em caso de contratação coordenados por uma pessoa que entenda do mercado, recebendo uns 20 mil por mês, mais comissões em caso de lucro.

    Investindo menos de 100 mil por mês(incluídos aí transporte e hospedagem dos olheiros), teríamos ao fim do ano uns 15 atletas que valeriam uns 3 milhões cada um, mole, mole.

    Ou seja:

    2 milhões de investimento(no máximo)

    20 milhões para os cofres do clube(no mínimo)

    Isso é muito mais fácil do que parece, mas… e a comissão do intermediário???

  15. Marco Antonio Barroso

    comentou em 1/01/2010, às 17:10

    Post perfeito!

  16. Bruno Demarco

    comentou em 1/01/2010, às 17:54

    Post bem ponderado.
    Vender o cara é uma pena como muitos que já se foram, mas a realidade é essa e já tem muito tempo.
    Infelizmente, se foi muito ou se foi pouco vai depender das dívidas do clube.

  17. Eduardo Vainer

    comentou em 1/01/2010, às 17:57

    Espero que o Peter, na condição de presidente do Fluminense, ponha em prática tudo que está escrito nesse post, que veio tarde, mas é perfeito.

    Que o Wellington Silva, pelo menos, jogue a Copa São Paulo e depois seja imediatamente integrado aos profissionais para disputar todas as competições desse ano. Pelo menos isso.

  18. Bruno Demarco

    comentou em 1/01/2010, às 18:00

    Esse tipo de texto do post da abertura pra discussões, não é tendencioso e analisa bem a situação.

    Genial… Parabéns!

  19. Eudes Jr – Fortaleza\Ce

    comentou em 1/01/2010, às 18:29

    O toró era considerado craque nas divisões de base e não vingou.Hoje é apenas um volante reserva do flamengo.Acho que é uma faca de dois gumes.Pode dar certo como não.Problema é vender apenas para pagar dividas.Esta aí o “x” da questão…

  20. Paulo Carvalho

    comentou em 1/01/2010, às 18:30

    Meus caros…
    A falência administrativa e moral não é exclusividade do Fluminense. Todos os outros clubes grandes estão na mesma situação!
    O que é necessário e que os dirigentes (atuais e futuros) tenham o perfeito entendimento do que é o o que vale o FLUMINENSE.
    Somos uma “marca” das mais valiosas do esporte brasileiro.
    Temos uma torcida enorme, apaixonada e diferenciada pelo seu “potencial de compra”, inegavelmente maior do que os outros cariocas.
    Somos uma “marca” semelhantes ao São Paulo, ao Cruzeiro, ao Grêmio e outros que não têm torcida de massa, mas têm capacidade financeira diferenciada.
    Acontece que estes clubes citados acima (mesmo tendo também suas dívidas) são muito melhor gerenciados e administrados.
    Com paixão, é claro, mas com razão, principalmente.
    Hoje somos um mero FLUnimed! Com uma administração cuidadosa, séria,sem interesses pessoais, poderemos até continuar com o patrocinador, mas em situação em que o FLUMINENSE ganha pelo menos o mesmo que o plano de saúde fatura usando seu nome no nosso clube!
    A venda do garoto foi mais um absurdo. Mas, na atual situação, nada se podia fazer.
    O que não podemos é contratar apaniguados do Celso Barros, dos “Traficcantes” da vida, dos empresários ligados a diretoria.
    Vai ser difícil, eu sei, mas há de chegar a hora em que nos livraremos destes sanguessugas e falsos tricolores.
    O FLUMINENSE de hoje, não difere muito das assembléias legislativas, câmaras e senado, que legislam em proveito pessoal!
    @010 pode ser o ano da virada mesmo, do FLUMINENSE.
    emos que ter presidente e diretores apaixonados pelo clube, mas, principalmente, pessoas sérias que lutem pelos direitos do clube e, principalmente da TORCIDA, essa sim, o maior patrimônio do Fluminense FOOTBALL Clube.
    FELIZ 2010 PARA TODOS OS TRICOLORES E PARA O FLU!

  21. Sergio Curvelo

    comentou em 1/01/2010, às 18:39

    10 milhões???
    Isso está com cara de que tem um caminhão de dinheiro por fora!!

  22. Thiago Francisco

    comentou em 1/01/2010, às 18:43

    Para compararmos com as jóias do vasco:

    “O Vasco alcançou € 9 milhões (cerca de R$ 23 milhões) com as vendas de Alex Teixeira (6) e Alan Kardec (3)”.

    Acho que a venda por R$ 10 milhões foi preciptada por se tratar de uma “jóia”, mas o valor não foi tão abaixo do mercado assim se comparamos com as últimas negociações.

    O Philippe Coutinho saiu pelos mesmos R$ 10 milhões (16 anos) e o considero mais preparado que o WS. Tenho amigos que jogam nas divisões de base de Flamengo e Botafogo e todos falam que o Philippe é a maior promessa do futebol do rio.

    O que falar do caso Marinho? Alguem sabe dizer qts milhões ganhamos? Esse era mais que promessa!

  23. Caio

    comentou em 1/01/2010, às 18:44

    Excelente post.

    Que todos os do ano sigam esta linha. Nada a acrescentar. Parabéns.

    Caio

  24. Rafael Pessanha

    comentou em 1/01/2010, às 19:06

    chega logo ,eleição!! FFC tem pressa!

  25. Gabriel Valente

    comentou em 1/01/2010, às 19:08

    Concordo com o post, mas infelizmente a realidade é essa. O jogador é uma promessa, pode vingar ou pode virar um Toró da vida, mas frente ao acumulo de dividas e gestões péssimas ao longo dos anos é dificil evitar vendas como essas.

    Arouca, Carlos Alberto, Diego Souza e Marcelo eu considero de certas formas até um sucesso, pois pelo menos atuaram no time de cima, principalmente Carlos Alberto e Arouca. Mas é realmente lamentável perder jogadores como os gêmeos laterais sem eles terem jogado ao menos uma temporada entre os profissionais.

    Espero que essa realidade do Fluminense seja mudada aos poucos, e que comece em 2010, quem sabe com o tenório e Bittencourt administrando melhor os gastos do clube e as revelações da base.

    Feliz 2010 pra todos

    STs

  26. Heitor D’Alincourt

    comentou em 1/01/2010, às 19:12

    Ainda bem que pelo menos temos promessas para vender

  27. George Randolph

    comentou em 1/01/2010, às 19:22

    Concordo com esse post e a maior tristeza nesse caso é imaginar que o dinheiro da venda pode ir para o ralo e não para uma reestruturação necessária da dívida.

    Mas vejo comentários alegando que o valor é muito baixo. Neste csao específico não parece baixo já que o jogador é apenas uma promessa ainda.

    Abaixo cito uma matéria que indica os maiores valores pagos por jogadores do RS. E reparem que em Euros, os valores ainda seriam menosres já que o R$ não estava tao valorizado:

    r – Origem – Destino – Ano – Valor da negociação (em reais na cotação da época)

    1º) Alexandre Pato – Internacional -> Milan – 2007 – 49 milhões de reais

    2º) Fábio Rochemback – Internacional -> Barcelona – 2001 – 26,8 milhões de reais

    3º) Lucas – Grêmio -> Liverpool – 2007 – 24,5 milhões de reais (Grêmio recebeu 80%)

    4º) Rafael Sobis – Internacional -> Real Betis – 24,3 milhões de reais (Inter já tinha vendido 50%, recebeu somente 25% deste valor)

    5º) Nilmar – Internacional -> Olympique Lyon – 21 milhões de reais (5,75 milhões de euros, Inter recebeu 100% do valor)

    6º) Anderson – Grêmio -> Porto – 2005 – 20,7 milhões de reais (Grêmio vendeu primeiramente 70% por 5 milhões de euros, depois 30% por 3,2 milhões de euros)

    7º) Carlos Eduardo – Grêmio -> Hoffenheim – 2007 – 16,8 milhões de reais (o Grêmio recebeu posteriormente 1 milhão de euros pelo cumprimento de duas cláusulas, mas não pertencentes à negociação original)

    8º) Lúcio – Internacional -> Bayer Leverkusen – 2000 – 16,2 milhões de reais (Inter recebeu 50%)

    9º) Christian – Internacional -> Paris Saint-Germain – 1999 – 12,8 milhões de reais

    10º) Ronaldinho – Grêmio -> Paris Saint-Germain – 2001 – 11,7 milhões de reais (Grêmio recebeu 4,5 milhões de dólares de indenização do PSG imposta pela FIFA em fevereiro de 2002)

  28. Jorge Eduardo

    comentou em 1/01/2010, às 19:34

    Concordo com os comentários e já que o jogador está vendido bota ele no time de cima, logo após a Copa SP, juntamente com o outro Welington e os 4 que estão indo pra pré temporada e se mostrar condições bota pra jogar… se no contrato com o Arsenal isso for permitido (deveriam divulgar isso também)… pois no caso dos gêmeos foram vendidos com 16 e ficaram até os 18 sem jogarem uma única partida pelo Flu… que todos tenham um 2010 repleto de felicidades e para essa felicidade ser completa com muitos títulos do nosso Flu, conquistando a tríplice coroa… Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro!!!

  29. Hugo Grillo

    comentou em 1/01/2010, às 19:43

    Excelente o post. Mostra que estamos no caminho para mudar (literalmente) a direção do clube em 2010.

    Isso é o que mais me tranquiliza na Flusócio… A capacidade de ler os problemas e mais, tenho certeza de que o Peter colocará pessoas capacitadas para resolve-los.

    Este ano temos algumas missões: Manter a nossa marca de TIME DE GUERREIROS; conquistar títulos e eleger o Peter para Presidente.

    Quanto ao jovem WS, dificil fazer previsões, mas o que dói é ver que a venda é apenas para pagar erros.

    Façamos a nossa parte, seja nas arquibancas, na TV, computador e/ou nas urnas. O resultado será fruto do tamanho do nosso compromisso.

    ST,

    Hugo Grillo

  30. Beto Meyer

    comentou em 1/01/2010, às 19:57

    Bem vendido. Nunca gostei do futebol deste jogador. Acho que não vinga.

  31. Antonio Carlos

    comentou em 1/01/2010, às 20:39

    Para o Flu voltar a cumprir o seu destino de ser o maior clube do Brasil e do mundo (a benção, Nélson Rodrigues!) as principais qualidades que os seu futuros dirigentes deverão ter daqui para a frente são:
    Honestidade, honestidade e honestidade…
    …bonito isso, não? Fui eu quem inventou agora.

    Apresentando estas qualidades essenciais, as outras virão a reboque.

    Tenho a impressão que os clubes brasileiros que são distinguidos como atuais exemplos de organização e gerenciamento não têm brigas entre facções internas e nem tampouco suspeitas de corrupção em seus negócios de compra e venda de jogadores.
    Em suma, não oferecem espaço para pseudos dirigentes de ocasião e que só querem se locupletar através do clube.

    Além disso, ou por causa disso, todos têm centros de treinamentos bem equipados, suas finanças razoavelmente sob controle e, também em decorrência disto, são tratados com certo respeito pelas Federações e pela mídia.

    É duro reconhecer isso sobre adversários, mas refiro-me ao São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Internacional.

    Os outros clubes, principalmente os cariocas, não devem servir como parâmetro ou exemplo para nada e, se bobear, estão piores do que o Flu.
    A não ser que estas dívidas já foram quitadas, coisa de que duvido, Romário e Edmundo ainda recebem cada um aproximadamente 150 mil por mês do Urubrocha e Vascú desde a década de 1990.

    O urubrocha ainda se sustenta com algumas conquistas graças a um surto de inteligência momentânea que levou-o, desde 2005, a manter uma espinha dorsal no time de futebol, coisa que o Flu parece que só vai começar a fazer este ano.

    Mas como nuncaa é tarde para se começar, a partir de agora esperamos que o Flu tenha dirigentes mais honestos e comprometidos com o clube, além de mais inteligência na administração do futebol nos quesitos de compra e venda de jogadores assim como na elaboração dos seus contratos.

    …E que dêem um chute no rabo dos vampiros que infestam o futebol de Xerèm.

    ST

  32. Deise Fayer

    comentou em 1/01/2010, às 20:43

    Boa noite e feliz 2010 a todos!

    Um colega acima (Raphael – 15:50) escreveu que havia uma distorção dos fatos, pelo post afirmar que o dinheiro da transação foi pouco, pois promessa de um bom futebol não é garantia de que o cara vai brilhar de verdade, além disso, o mesmo pode se contundir, etc etc etc …
    Na minha opinião, não se trata de distorção, e sim uma opinião do autor do texto, criticando a negociação, mas acima de tudo, essa prática predatória que nos furta a possibilidade de fazermos brilhar dentro do clube os talentos de que tanto nos orgulhamos em criar.

    Que venham as mudanças reais!!!

  33. George Randolph

    comentou em 1/01/2010, às 20:49

    Ainda a respeito de valores de negociaçoes sugiro aos interessados uma análise deste site que inclui não só valores de transferências mas também valores de mercado estimados de jogadores de clubes do Brasil e do Mundo.

    Acho que vai proporcionar maior racionalidade nesta discussão de valores negociados.

    Aqui vai o link dos clubes da série A:

    http://www.transfermarkt.co.uk/en/wettbewerb/BRA1/Campeonato%20Brasileiro%20S%C3%A9rie%20A/uebersicht/startseite.html

  34. Mauro Lehm

    comentou em 1/01/2010, às 21:02

    Boa Noite!

    Por ser ainda uma promessa e deixando dúvidas se vingará ou não, o valor pode ser considerado de boa venda. Claro que pelo menos esse menino deveria 1º aparecer nos profissionais, porém o sufoco financeiro do Fluminense é muito grande para recusar uma proposta dessas. Tudo por causa de dívidas que muitas delas foram mau elaboradas e disperdiçadas, outras pra pagar dívidas antigas que prejudicam o crescimento do Clube. Se esses 10 milhôes pudessem ser investidos ali mesmo na base, ou em 1 terreno para construir um CT ou até mesmo nas instalações do mesmo para os profissionais lá em Xêrem, até que seria bem empregado. O ruim nisso tudo é que talvez todo esse dinheiro já sumiu, evaporou para cobrir deficit como ações na justica, credores a receber, ou salários atrasados.

  35. Fábio Pitman

    comentou em 1/01/2010, às 21:03

    Quero ver um post daqui há uns 3 anos falando sobre o que aconteceu com este jogador… mais um Toró.

  36. Léo Moretti

    comentou em 1/01/2010, às 21:35

    ARSENAL PAGANDO R$10 MILHÕES PARCELADO É PURA INCOPETÊNCIA DE QUEM VENDEU, GOSTARIA DE SABER QUEM FEZ ISSO !!!

  37. Marcelo Alvarenga

    comentou em 1/01/2010, às 22:13

    O que vejo é um clube incompetente na forma de gerar receita e muito eficiente na forma de gerar dívidas.
    A própria camisa da Adidas:Impossible is nothing teve uma série limitada,não consegui comprá-la na loja oficial do FLu 24 horas depois de ser lançada,deve ser p/manter a filosofia elitista do clube>O programa de sócio torcedor parece que está abandonado,não se vende a camisa número dois para crianças e outras pequenas coisas,que chegam até as grandes de maneira absurda.
    Quando o FLu vai querer crescer??Ou pelo menos acompanhar o sentimento da torcida que quer vê-lo sempre grande e eficiente?

    Hoje se vende o almoço para comprar a janta e se fica com o pires na mão esperando a Unimed.
    BEm as consequÊncias já sofremos a mais de 20 anos.
    Espero que falte apenas doze meses para isto começar a mudar.

  38. Cleber Mello

    comentou em 1/01/2010, às 22:49

    Embora as vezes que vi atuando, principalmente pela seleção, tenha gostado do seu futebol, ele não era, como foi dito pelo Danilo Félix, o principal jogador da seleção sub 17. Na última competição foi reserva, e o outro Wellington o titular.

    De qualquer forma, o cara era bom de bola.

  39. Sergio Mota

    comentou em 1/01/2010, às 23:47

    10 milhões por jogador de 16 anos?

    Vendam todos!

    A venda foi boa, o que não é bom é vender na necessidade, no sufoco, precisando do dinheiro para pagar rescisão de contrato de jogador contratado com salário muito acima do mercado.

    Se o Fluminense fosse administrado de forma honesta e séria, quem fechou estes ontratos absurdos estaria respondendo por isso, administrativa e legalmente.

    Como bem disse o Antonio Carlos: honestidade, honestidade e honestidade. essa é a chave, essa é a grande solução, o resto vem a reboque.

    Aliás: Parabéns a atual diretoria que divulgou valores, e condições do negócio, para que todos saibamos exatamente que fim levou o jogador.

    Melhor vender 1 por 10 milhões, do que vários com cláusula de sigilo, para pagar 3 milhões de salários atrasados.

    Cláusula de sigilo, do valor da venda? Alguém vai ser enganado.

    Os credores, o fisco, o clube, ou todos juntos…

  40. José Juca

    comentou em 1/01/2010, às 23:54

    Venda brochante.
    Como não dá para segurar as revelações? O Pato no Inter e o Neymar no Santos desmentem essa tese.
    10 milhões a perder de vista. A 1a parcela já foi perdida.
    Pode não dá certo nos profissionais? pode, mas a probabilidade pelo potencial de dar certo é infinitamente maior.
    Esse post deveria pegar pesado com os responsáveis por esse atentado ao Flu, citando-os nominalmente inclusive e não tentar culpar o contexto do Flu por essa venda bizarra.

  41. andre barbosa

    comentou em 2/01/2010, às 0:37

    volto a falar: os top 5 do brasil vendem por ano de 2 a 3 jogadores de sua base para fechar no positivo no final do ano.
    vender é até normal mas o nosso problema é que não chegamos a aproveitar esses atletas nem que seja 1 ano nos profissionais e alem disso vendemos sempre por valores muito baixos.

  42. Carlos Rodrigues

    comentou em 2/01/2010, às 2:17

    Caros,

    Como já disse no psot anterior quando surgiu o assunto:”Não dá para lamentar a perda do que o Welligton Silva ainda não fez”, mas dizer que só porque ele tem dezesseis anos a venda foi boa me fez lembrar de um certo garoto que com apenas dezesseis anos jogou na copa de 1958…

    Francamente, a venda foi uma grande M…Mas faz parte da cultura imediatista e burra que reina no Fluminense há muito tempo. Solucionar o aproveitamento da garotada de Xerém para conseguirmos os tão sonhados e necessários títulos no futebol profissional, começa por – e acho que já há um consenso nisso – expulsar os “vendilhões do templo”: Fora com Bismarks, Pittas e Urans!

    SDs Tricolores

  43. Marcelo Lima

    comentou em 2/01/2010, às 10:33

    Que esse ciclo vicioso tem que acabar não há a menor dúvida. Mas existe hoje outra forma de saldar as sufocantes dívidas e permitir que os gestores consigam respirar? Sejamos honestos, como montar um time de futebol, capaz de disputar títulos, sem que a folha de pagamento não seja uma das mais elevadas do país? Hoje, na sua maioria os clubes de futebol estão em estado de penúria. A receita gerada pela venda de jogadores da base é o balão de oxigênio para tentar gerar um mínimo de condições para um planejamento do ano. Infelizmente no país, não existe uma lei que proíba a saída do garoto antes dos seus 21 ou 23 anos. O que nos daria uma melhor noção do negócio que faremos e poderíamos desfrutar da qualidade do jogador a favor do clube.
    Pelos valores citados nas negociações de jovens promessas, parece que no Sul estão os melhores negociadores do país. Acredito que o maior êxito nessas negociações pelos sulistas, deva-se a um menor nível de endividamento e de um leque maior de receitas. O que permite´, como já citado por vários colegas, que não fiquem com um pires na mão e demonstrem ansiedade na venda desses “possíveis” grandes jogadores.
    Que Xerém rende frutos, não podemos negar, mas precisa de reformas e modernização. Investir nesse centro de treinamento de base, deve ser um pilar de qualquer canditato à presidência do clube e a gestão atual, se não pode fazer investimentos no momento, deve tentar evitar ao máximo o exodo dos jogaores. Não aposto em Xerém, para a fixação do CT profissional, mas que esses poderiam treinar uma vez por semana naquele local, junto à molecada, não só poderiam como deveriam. Joguei na base do Flu e do coisa ruim, estar perto dos profissionais, motiva qualquer garoto.
    Quero parabenizar o site, pela escolha dos temas para debate, aos frequentadores pelo excelente nível de discussão e ao grupo político ligado ao Peter, pela tentativa de conscientização dos torcedores tricolores.

  44. sergio binda

    comentou em 2/01/2010, às 10:45

    Amigos,

    Vi alguns jogos deste rapaz e, sinceramente, nã vi nada demais. Um colega ai em cima falou do Toró e está certo. Infelizmente a situação do Fluminense é esta e já vem sendo construída há muitos anos, mas parece que os ares pelas Laranjeiras estão mudando e acredito num 2010 melhor, com a base montada e contratações pontuais.

    Falam de cotratarmos craques, mas ter dois jogadores como Conca e Fred no elenco, ambos com 26 anos, não é para qualquer um. Basta arrumar o time, como o Cuca fez em 2009, ter uma prepração físca adequada (o time do Flamengo corre muito)e contratar um primeiro volante que as coisas vão ser boa para nós em 2010.

    ST e feliz 2010 tricolor!!!

  45. Bruno Leonardo

    comentou em 2/01/2010, às 11:08

    O texto afirma que o Fluminense gasta centenas de milhares de reais por mês com o Leandro Amaral. Ora bolas, esse prejuízo não é da Unimed? Não é ela que paga essa dinheirama a ele a título de direitos de imagem?

  46. Bruno Costa

    comentou em 2/01/2010, às 11:12

    Já vi um vídeo desse mlk. Joga demais!!! É uma pena que tenha que sair sem antes jogar no tim profissional.

    Outro que eu não acho que dava sair ainda é o Tartá!

  47. Fabricio Lucena

    comentou em 2/01/2010, às 12:07

    Vem cá, não vai se contratar nenhum grande nome pra empolgar o torcedor e ajudar o Fred e o Conca não ? Vamos ficar só nesse aí, Everton, Thiaguinho e Julio ? Time que quer ganhar campeonato tem que fortalecer seu elenco aos poucos.

  48. Alexandre Berwanger

    comentou em 2/01/2010, às 12:15

    A melhor garantia para o futuro do Fluminense é XERÉM,seja pelo fato de formar jogadpores baratos e comprometidos com o clube, seja como fonte de receita pela (ainda necessária) venda de jogadores.

  49. Luciano Ferreira

    comentou em 2/01/2010, às 12:24

    Pelo que soube da negociação (realizada há um mês – o Affonso Rodrigues, blogueiro daqui, estava bem informado), Wellington Silva pode jogar pelo Flu até completar 18 anos.

    Sobre o futuro nas vendas e contratações: todos os candidatos a presidente do FFC – Júlio Bueno, Peter Siemsen, João, Pedro, Paulo ou qualquer outro – deveriam se comprometer a trazer consigo um novo patrocinador. Que, a exemplo do que acontece nos maiores clubes, não se intrometa.

    Não são os empresários que mandam no Flu e sim o sr. Celso Barros, que é simpático, tricolor, etc., mas acaba de querer nos empurrar o Reinaldo, “morto” tecnicamente e “rei do chinelinho” no Botafogo. Como nos empurrou Renato G, várias vezes. Isso mostra que, de futebol, Celso enxerga pouquíssimo. Só que desta vez a nova diretoria resistiu.

    O ciclo Celso Barros-Unimed apenas pode continuar se o Flu ganhar pelo menos o Estadual, e a Copa do Brasil ou o Brasileiro. Se isso não ocorrer, obrigado e tchau.

  50. Mauro Lehm

    comentou em 2/01/2010, às 12:41

    Bom Dia!

    O Fluminense pode continuar formando na base mais garotos que podem ser aproveitados no futuro. Não podemos nos desesperar já que o trabalho vem dando frutos. Precisamos como torcedores e alguns até sócios do Clube, é fiscalizar e cobrar mais qualidade e investimento nesse trabalho. Ali é sem dúvida o futuro do Fluminense e o degrau para as conquistas, por isso o trabalho ali tem que ser de qualidade com profissionais qualificados para trabalhar a garotada. Os garotos tem que virem prontos para os profissionais, sabendo realizar bem os fundamentos: passes, finalizações, domínio de bola, movimentação com e sem bola, cabeceio, noção de espaço e tempo de bola, etc.. Enfim, tudo que um jogador profissional tem que ter e nós como torcedores avaliar. ST a todos

  51. Rodrigo Costa

    comentou em 2/01/2010, às 12:56

    Imaginem se o Toró, o Tiuí e o Marco Brito (ditos como grandes promessas) fossem vendidos por 10 Milhões cada ? Alguém iría reclamar ?

  52. Antonio Carlos

    comentou em 2/01/2010, às 14:32

    Fabrício Lucena

    O que empolga o torcedor são vitórias, luta e comprometimento dentro de campo, e os jogos finais da Sul Americana e do Brasileirão está aí mesmo para comprovar.

    Como registro, e é bom que se diga pois quase não foi divulgado pela tal de mídia (argh!) — o que não é novidade em se tratando de uma notícia favorável ao nosso clube –, o Flu, apesar de só ter frequentado as últimas colocações foi o quarto colocado em público pagante neste campeonato.

    Poucos ou nenhum clube brasileiro têm dois jogadores do nível do Fred e do Conca no elenco, além do que foi esta busca desesperada por “nomes” que levaram o Flu para o buraco.
    Vide a contratação do Leandro Amaral, a pior da década pelos valores envolvidos, no ano passado.
    O Eurico Miranda e a Justiça do Trabalho tinham nos feito um favor levando-o de volta para o Vasco, mas a cegueira, a burrice, a teimosia e a incompetência de alguns fizeram com que ele voltasse totalmente bichado, pior ainda do que no ano anterior.

    É difícil agradar a todos os torcedores, pois já vi gente neste blog exigindo que o Flu contratasse alguém para jogar ao lado do Fred.
    Ele só não explicou se a sua sugestão incluía a barração do Maicon para a entrada deste jogador ou uma mudança da tática do treinador Cuca, que aí passaria a jogar com três atacantes fixos.

    Já outro pedia a contratação de um zagueiro central experiente para o lugar do Gum, mesmo depois de todos os gols decisivos e provas de voluntariedade e raça que este jogador, vindo da Ponte Preta, demonstrou com a camisa do Flu em alguns jogos verdadeiramente decisivos, tanto pelo Brasileirão como pela pela Sul Americana.

    Eu só acho que o Flu deveria contratar um bom volante, que seria não necessariamente um jogador caro ou de “nome”, que tivesse boa colocação em campo, desarmasse com certa competência e também que soubesse dominar uma bola e distribuí-la com sabedoria.

    É só.

    ST

  53. Eduardo Gorges

    comentou em 2/01/2010, às 15:13

    Mesmo com o pires na mão, porque até o prato já foi vendido, o Flu poderia ter uma política melhor de venda dos jogadores.

    Sugestão: vender, no máximo, 90% dos direitos. Os 10% restantes seriam vendidos, no mínimo, 5 anos depois.

    Exemplo no caso do W.Silva: ao invés de R$10M, receberiamos R$9. Se ele virar um pangaré, perdemos R$1M. Se for titular absoluto do Arsenal em 5 anos, os 10% podem virar uma fortuna.

    Uma coisa melhorou muito: o Flu tem vendido jogadores para o Man Utd e Arsenal, ao invés de Gamba Osaka e Al-Hilal.

  54. Fabricio Lucena

    comentou em 2/01/2010, às 15:31

    Isso tudo que você disse eu sei, Antonio Carlos. Voce esta defendendo que não se contrate ninguém bom, só jogadorzinho ? Que o time é esse aí ? Craque chama torcida, não sei se você já ouviu falar nisso. E como você mesmo disse, o que empolga o torcedor são vitórias, e vitórias voce consegue montando grandes times, pelo menos muitas mais e menos sofridas do que o que as que se consegue com times medianos. E se não saíram os principais jogadores, melhor ainda, quer momento mais propício para se reforçar a equipe do que este, já que não se precisa contratar tanto ? Nós temos posições em que estamos carentes!
    Olha, se não tivéssemos o Conca e o Fred, que são grandes jogadores, não ia ter salvação da serie B não “visse” ? Então não concordo com quem prefere time mediano brigador. Brigador sempre, mas tem que ter qualidade. E uma contratação de impacto que fosse sem dúvida positiva tecnicamente para a equipe, neste começo de temporada, seria também uma grande jogada de marketing para despertar a torcida e animá-la mais ainda. O time precisa de pelo menos um jogador para o meio, e se for só um mesmo e mais nada, que seja um grande jogador, não um qualquer do Barueri ou Figueirense.
    Leandro Amaral eu nunca o considerei do nível de Fred e Conca, e ele foi mais uma sandice da diretoria, não sei direito de quem. Eu não o contrataria de volta. E posso citar vários clubes no Brasil com mais de dois jogadores do nível de Conca e Fred. E o Eurico Miranda deu os melhores anos e times do Vasco nos anos 90 mesmo que seja ladrão e o escambau. Nenhum torcedor do Vasco troca aqueles títulos de Libertadores e Campeonatos Brasileiros, pela honestidade do Dinamite.

    Acho que se queremos disputar títulos a hora é essa de fortalecer o time. Será possível que neste clube não se consegue nunca fazer uma coisa dosada ? Ou é contratar mil quaisquer ou então não se contrata ninguém ?

  55. Eduardo Gorges

    comentou em 2/01/2010, às 15:33

    Não quero o W.Silva no time principal, não. Agora que já foi vendido, que se exploda. Se ele jogar, ocupará um espaço no qual poderíamos desenvolver outro jogador (tecnica e financeiramente). Lógico que prefiro que o W.Silva estoure a boca do balão no Arsenal do que seja revendido para um Middlesbrough da vida, porque ele fará propaganda positiva do Flu.

    George,
    Os jogadores citados eram mais velhos e já tinham jogado (bem) pelo time principal.
    Ronaldinho foi vendido após jogar na Seleção Brasileira principal e marcar um golaço (mesmo tem sido contra a Venezuela).

  56. Antonio Carlos

    comentou em 2/01/2010, às 18:30

    Fabrício Lucena

    1) Que jogador de “nome” e que viesse a somar no atual time do Fluminense, você recomendaria contratar?

    - Que jogador deste nível está disponível no mercado?
    - Quem garantiria que este suposto craque iria dar certo e se encaixar no time e no grupo atual?
    - Caso exista alguém assim, o time dele aceitaria perdê-lo?
    - A sua contratação estaria dentro do orçamento atual e das necessidades técnicas prementes do Flu ou seria mais uma incógnita ou um peso-morto a engordar a folha de pagamento sem retorno técnico garantido?

    2) Você não disse quais os times atuais do Brasil têm dois jogadores do nível técnico (e não fama)do Fred e do Conca…

    3) E onde você sonhou que eu não quero bons jogadores, só quero “jogadorzinhos” no Flu?
    Eu disse que quero bons jogadores e que bons jogadores não são necessariamente jogadores de nome ou famosos… e dizendo isto me vem à mente os grandes “timinhos” do Flu.
    E renovo a pergunta: quem seriam estes craques que o Flu deveria contratar?

    4) Assim como, lá no fundo, eu gostaria de ter uma Mercedez 0 Km, também gostaria de ter o Messi e o Cristiano Ronaldo no Flu, o problema é que sou realista e nem me preocupo em ficar sonhando com estas coisas.

    5) Para finalizar, acho que você nunca ouviu falar da mística dos “timinhos” do Flu e se ouviu, não tem noção do que eram e fizeram.

    Fazendo uma ressalva para o timaço tri-campeão de 36, 37 e 38 e bi-campeão em 40 e 41, foram estes “timinhos” os responsáveis pelos maiores títulos e pelos mais gloriosos momentos, além do que foram os que melhor encarnaram o espírito vitorioso tricolor.

    Esses “timinhos”, que de timinhos não tinham nada e eram assim chamados por não possuírem jogadores cogitados ou favoritos para convocações de seleções brasileiras, na verdade só tinham bons jogadores e eram verdadeiros timaços em seu conjunto, além de especialistas em ganhar títulos e dar surras e bailes homéricos em certos timecos cheios de medalhões de seleção.

    Esse é o tipo de “timinho” do Flu que eu quero.

    ST

  57. Sergio Mota

    comentou em 2/01/2010, às 21:26

    Pelas regras da FIFA qualquer venda subsequente do jogador rende 5% ao clube formador.

    Pessoalmente não vejo a hora de começar o Campeonato Carioca.

    Novas contratações?

    Para quebrar a harmonia?

    Para desestruturar o que foi estruturado a duras penas?

    Um volante, um lateral esquerdo e um meia pela direita, essas são as principais carências do elenco.

    Trazer um craque pra meia direita? Prefiro uma jovem promessa. Qualquer um que entenda um pouquinjho de futebol está curioo para saber qual será o rendimento do Equi Gonzalez após realizar uma boa pré-temporada.

    Joga muito o cara. Faltou preparo. Por que? Sei lá.

    Bem preparado, ele vai arrebentar…a não ser que já esteja arrebentado…hehehe!

    Um volante do nível do Diguinho para ser titular, pois já temos Diogo, Thiaguinho e Maurício para banco.

    Apesar das críticas de alguns, o Marquinhos terminou muito bem a temporada, ele também joga de volante…quem sabe?

    Lateral esquerdo de ofício, deve ser o Júlio César. Pode até não vinga, mas vem com a pompa de um dos melhores laterais do Brasileiro de 2009.

    Quem mais a turma que está reclamando das contratações quer tirar do time?

    Rafael?

    Mariano?

    Dalton?

    Digão?

    Gum?

    Diguinho?

    Conca?

    Maicon?

    ou Fred?

    Então vai contratar muito mais pra que?

    Para onerar as finanças do clube?

    Para não perder o hábito de ser o time que mais contrata todo ano?

    Hehehe!

    Calma galera, sejamos coeentes.

    Queremos o Fluminense corretamente administrado ou queremos manchete de contratações?

    Temos sem susto um dos 2 melhores times do RJ.

    O Bota nem time tem.

    O Vasco vem apostando bem, mas são apostas…

    Esse time do Flamengo venceria o nosso no fim de 2009? Duvido muito, ia ser um bom jogo…

    Então tenham calma amigos.

    Em tempo: Willians e Marquinhos do Palmeiras/Vitória…meu sonho de consumo em 2010.

    Ronaldo Torres e Cuca neles!!!

  58. Antonio Carlos

    comentou em 3/01/2010, às 0:19

    Sérgio Mota

    É isso aí!

    Assino embaixo!

  59. Antonio Carlos

    comentou em 3/01/2010, às 0:40

    Sérgio Mota

    Tem outra coisa que esqueci de comentar:

    Você perguntou se o time do Urubrocha, que foi o campeão, venceria o Flu neste final de campeonato.

    Acho que não, a não ser que a arbitragem vestisse o uniforme de porteiro do inferno, digo, aquela horrorosa camisa deles.

    Eu devo lembrar que a nossa última derrota neste Brasileirão foi justamente contra eles Urubrochas, em um jogo que estávamos melhor, tínhamos tido um pênalti claro a nosso favor não marcado pela arbitragem (que novidade!) e só perdemos porque o tal de Fabinho entregou bisonhamente dois gols para eles, além do que num destes lances o Digão se contundiu e não põde corrigir a lambança do companheiro.

    De bom neste jogo foi que a partir daí nunca mais tivemos que aturar este Fabinho no time, que foi gozar o seu merecido ostracismo juntamente com o Wellington Monteiro, o Luiz Alberto e outros medalhões de barro.

    ST

  60. Fabricio Lucena

    comentou em 3/01/2010, às 0:57

    Nossa escrevi muito, desculpem.

    Antonio Carlos

    1) Mineiro, que foi oferecido ao Avaí; Gilberto, que disseram que queria vir pro Fluminense; Tinga, promessa da diretoria há mais de 2 anos; Renato Abreu que está no oriente médio; o outro lateral do Goiás que esqueci o nome. Todos estes estão disponíveis para negociação.

    “Quem garantiria que este suposto craque iria dar certo e se encaixar no time e no grupo atual?”

    Isto é desculpa de quem não quer contratar. Se for por este caminho nenhum clube contrata ninguém jamais e o futebol entra em colapso.
    E isso que voce disse vale muito mais para o ilustre desconhecido que voce prefere contratar do que para jogadores do naipe que eu citei. Estes sabem jogar e nós já os vimos. Já o ilustre desconhecido …

    “- Caso exista alguém assim, o time dele aceitaria perdê-lo?”

    Do jeito que você fala até parece que ninguém é negociável. No meu mundo, é o contrário, todos os jogadores são negociáveis. pelo menos no Brasil.

    Mas que má vontade hein ? Isso é desculpa.

    “A sua contratação estaria dentro do orçamento atual e das necessidades técnicas prementes do Flu ou seria mais uma incógnita ou um peso-morto a engordar a folha de pagamento sem retorno técnico garantido?”

    Estaria. Precisamos de um volante, de um meia e de um lateral. E, de novo, mais incógnita e possibilidade de se tornar peso-morto engordando a folha de pagamento tem um ilustre desconhecido que nunca jogou em times grandes, não um grande jogador.

    2) Inter, Cruzeiro, São Paulo, Corinthias e até Flamengo e Grêmio. Elencos muito melhores, tecnicamente, na média principalmente, do que o do Fluminense. Além do mais, tinhamos na Libertadores 3 jogadores de nível de seleção brasileira, Thyago Neves, Thiago Silva e Washington, e agora só temos dois, então estamos em débito de qualidade em relação ao que já tivemos.

    “3)E onde você sonhou que eu não quero bons jogadores, só quero “jogadorzinhos” no Flu? Eu disse que quero bons jogadores e que bons jogadores não são necessariamente jogadores de nome ou famosos”

    Você está o tempo todo querendo me convencer de que não precisamos contratar grandes jogadores. Não conseguirá. E se não está, então não sei por que está me contestando, devia é concordar. Nunca vi isso! Você é da diretoria ? Só pode.
    Com grandes jogadores voce tem menos chance de errar e de eles se tornarem peso morto e onerarem a folha de pagamento. O Flu de 2009 é o exemplo perfeito disto, contratou muito, quase todos medianos ou fracos, onerou a folha e só 2 ou 3 deram certo. Já Conca e Fred deram certo. E TNeves também daria. Eu quero jogadores como estes, que justamente teremos menos chances de decepção, porque sabem jogar, ao contrario de apostar em jogadores de clubes pequenos ou de segunda divisão, que são estes sim autênticas incógnitas e apostas cegas, política de clubecos como Tigres, Tomazinho, Bambalá e Arimatéia.

    “4)Assim como, lá no fundo, eu gostaria de ter uma Mercedez 0 Km, também gostaria de ter o Messi e o Cristiano Ronaldo no Flu, o problema é que sou realista e nem me preocupo em ficar sonhando com estas coisas.”

    Que bobagem comparar Mineiro com Messi. Nem preciso responder.

    “5)Para finalizar, acho que você nunca ouviu falar da mística dos “timinhos” do Flu e se ouviu, não tem noção do que eram e fizeram”

    Se tenho. E você pelo visto se acostumou com eles e acha que é o normal de time grande. Mas timinho é opção de recurso quando não se tem dinheiro. Então aposta-se. Se os olheiros funcionam bem, dá certo. Mas nem sempre o bom, bonito e barato funciona, e é justamente este o caso do Flu dos últimos tempos.
    E temos a Unimed. Se o cara que manda lá se diz tão tricolor assim, que bote grana acima do orçamento em nome deste amor. Ou então tenho o direito de suspeitar desse sentimento todo que dizem ele sentir pelo clube.

    “Esses “timinhos”, que de timinhos não tinham nada e eram assim chamados por não possuírem jogadores cogitados”

    Isso é mole de dizer agora. Na época ninguém apostava neles. E time por time, quem ganhou brasileiros, Libertadores e Mundial foi o Flamengo, do Zico, Junior e cia, e não os timinhos.

    Eu quero time com grandes jogadores. Ano passado contrataram 20 jogadores sendo 4 deles caríssimos. Não podem contratar só dois este ano ? Para o bem dos dirigentes mesmo, pois é para o time ficar forte e podermos sonhar com títulos que eles vivem nos prometendo todo começo de temporada mas nunca acontecem de verdade.

  61. Fabricio Lucena

    comentou em 3/01/2010, às 1:00

    Esqueci de citar o maicossuel, que também nos foi oferecido. Bom jogador.

  62. Rodrigo Cazes

    comentou em 3/01/2010, às 7:25

    Tem que contratar um atacante de velocidade para ser titular, ou reserva do Maicon. E o time do Flamengo eu acho superior ao nosso. Botafogo e Vasco ainda estão muito indefinidos. No entanto, acho nosso time de regular para bom, apenas isso.

  63. Sergio Mota

    comentou em 3/01/2010, às 12:34

    Fabrício, suas idéias são ótimas, mas esqueceste um detalhe:

    Com que dinheiro o Fluminense vai contratar tanta genee ainda pagar os salários ao longo do ano?

    Ou vamos contratar e não pagar?

    Quem não recebe salário costuma ficar chateado depois de um tempo amigo, ou voce acha que depois de meses sem receber os jogadores vão continuar correndo na boa e deixando suas famílias em casa sem $$$ ???

    O antigo comando do futebol, gastou antes do fim do ano todo o orçamento de 2009 mais boa parte do orçamento de 2010, contratando um monte de “amigo de alguém quase aposentando” com salários de craques.

    O clube teve que vender um jovem valor para poder pagar dívidas e dispensar alguns amigos de alguém lá dentro…

    Vai contratar um monte de novo?

    Peraí né amigo…

  64. Fabricio Lucena

    comentou em 3/01/2010, às 13:12

    “Peraí, né amigo” digo eu, Sergio Mota. Um monte aonde ? Que monte ? Tá defendendo a diretoria também ? Não tou acreditando no que ando lendo por aqui.

    Dois grandes jogadores é um monte para você ? Se é, então além do disparate matemático, significa que esta diretoria já errou a mão nas contratações só com estes três que vieram. Com o dinheiro gasto com Thiaguinho e Everton era preferivel trazer um dos que citei. É a isto que estou sempre me referindo, contratar bons jogadores ao invés destes de segunda categoria ou oriundos de times pequenos.

    E não sei se voce leu o que eu escrevi, então repito, se o mandatário do clube ou da unimed tem tanto amor assim pelo tricolor, que abra as burras e despeje bufunfa independentemente de contratos. Ou então ele não é tão tricolor assim. Ninguém me convence do contrário, ou é tricolor, ou então este amor não é lá tão católico. E se os outros clubes estão contratando mesmo sem terem uma Unimed por trás e também estando falidos, então nós também podemos contratar. Tudo muito lógico.

    Mas que coisa difícil de se entender hein ? Tenho lido cada coisa por aqui que não me soa como opinião de torcedor. Muito estranho.

    Quanto a que sacar do time, o lateral do Goiás (Vitor, lembrei seu nome) e o Mineiro ou o Gilberto entram fácil no lugar do Mariano e do Diogo ou mesmo do Diguinho.

  65. Antonio Carlos

    comentou em 3/01/2010, às 15:01

    Caro Fabrício Lucena

    Não tenho a pretensão de lhe convencer assim como as suas respostas, eivadas de saídas pelas tangentes e algumas vezes desconexas, também não me convenceram, mas…

    - Os meus “timinhos” favoritos, alguns que eu vi ao vivo e outros dos quais li e ouvi falar, foram:

    anos 50: que eu tenha informação tinha Didi vindo do Madureira, Castilho do Olaria, Telê, Píndaro, Pinheiro, Waldo, Altair e Jair Marinho dos juvenis, (muitos destes oriundos de outras cidades e Estados fora do RJ).
    Além destes tinha o Maurinho, considerado em fim de carreira no São Paulo; Escurinho egresso de um time pequeno de MG, Carlyle também de MG, além de Edmílson, o leão, um completo desconhecido vindo do Ceará e o pernambucano Orlando Pingo de Ouro.

    anos 60: nesta década, além de alguns citados acima que continuaram em ação por algum tempo, entre os que me lembro revelamos Carlos Alberto Torres, Cafuringa, Marco Antonio e Wilton e trouxemos os seguintes jogadores desconhecidos ou desvalorizados em seus clubes:
    -Amoroso, reserva no Bosta
    -Procópio, zagueiro mineiro
    -Joaquinzinho, do interior paulista
    -Denílson dos juvenis do Madureira
    -Lula do Rio Grande do Norte e Toninho Baiano de Salvador, ambos quase meninos e que ficaram mais de um ano só treinando para se aclimatar.
    -Oliveira e Assis, vindos do Clube do Remo de Belém, já começando como titulares
    -Samarone velho de guerra, vindo de time pequeno do interior paulista
    -Flávio peito de aço e Galhardo, ambos sem ambiente e jogados às traças no Coríntians.
    -Félix, goleiro da Portuguesa e da seleção paulista, mas cuja contratação não foi onerosa.

    Note-se que estes ditos “timinhos” que atuaram nos ano 50, 60 e início dos anos 70, formados com os jogadores acima, ganharam diversos títulos, alguns dos quais figuram entre as maiores conquistas do Flu em todos os tempos.

    Anos 70 e 1/2: Edinho, Pintinho e Cléber como revelações, e Búfalo Gil oriundo do Mato Grosso do Sul são os poucos exemplos de jogadores baratos nesta década, já que a política de contratações de impacto foi implantada pelo esquisito Horta.

    Num primeiro momento — inclusive pela bombástica contratação de Rivelino — realmente a política do Horta foi boa e causou impacto e furor na torcida, mas depois de alguns poucos anos deu para se cair na real e constatar que só ganhamos um bicampeonato carioca e, o lado ruim da coisa, além do Bicarioca o Flu não ganhou tantos títulos com era de se supor e inaugurou a sua fase de clube desorganizado e caloteiro, nivelando-se por baixo aos outros clubes cariocas.

    O Horta merece um capítulo à parte porque, além do poucos títulos e do endividamento do Clube, à exceção do primeiro troca-troca com o Flamengo, as suas trocas foram imensamente burras e prejudiciais ao Flu no aspecto técnico, pois além de reforçarem os adversários (vascú e bosta que o digam) não permitiam que o time, embora cheios de craques, ganhasse corpo e consistência para vôos mais altos.

    Penso que o Horcades gostaria de ser conhecido como um novo Horta, com a diferença que o Horta almejava a presidência da Federação Carioca e, me parece, este não é o objetivo do Horcades.

    Anos 80: Nem vou me estender, pois creio que você e a maioria aqui conhecem lembram-se bem do maravilhoso “timinho” que foi tricampeão e ganhou um Brasileirão nesta década.
    Todo ele era composto de jovens jogadores desconhecidos e, como bem já demonstrou um colega há poucos dias aqui neste blog, no início alguns eram motivo de troças até entre os próprios tricolores.

    Continuando a viagem pelo tempo, com exceção daquele maravilhoso presente dos deuses que foi o incrível, memorável e histórico título de 1995, com direito inclusive à cereja do bolo em forma de gol de barriga do RG…

    …a partir de 1986 até o início dos anos 2000 os reflexos do endividamento e desorganização do Flu, iniciada pelo Horta, se fizeram sentir e não há nada a declarar além disto.

    Hoje, a minha preocupação, e a de muitos outros aqui, é que o Flu comece a consertar a casa saneando as suas finanças e depois comece a avançar em busca do seu passado de 40 anos atrás.
    Não, não há nenhuma contradição em se falar que o Flu deve “avançar em busca do seu passado”, pois o passado do Flu sempre foi coberto de glórias.

    O meu objetivo foi mostrar que a maioria esmagadora dos títulos do Flu foi conquistada com times compostos por poucos ou nenhum jogador caro, mas todos estes “timinhos” foram armados de forma inteligente, com os jogadores competentes nos lugares certos, além do quê na situação fianceira atual do nosso clube, mais do que nunca essa política tem que prevalecer.
    Como Queríamos Demonstrar.

    Só mais duas respostas:
    1- Você acha que aquele time dos Urubrochas era um timaço? Quais seriam os craques daquele grupo?
    O que os urubrochas tinham de especial era uma espinha dorsal acostumada a jogar junta, (acho que eles aprenderam com o Horta o que NÃO devia ser feito), alguns bons jogadores (nenhum muito mais do que isso) porém nenhum perna-de-pau atrapalhando, e o mais importante, uma imensa boa-vontade e simpatia da mídia (ali se firmou o namoro com a TV, que dura até hoje) e das arbitragens.
    Aliás, boa-vontade e simpatia por parte da mídia atrai para o clube os mesmos sentimentos por parte das arbitragens, é notório.
    O Wrigth expulsando meio time do Atl. Mineiro é sintomático. Mas e aquelas faltas à mancheia na entrada da área quando o jogo estava duro? E os gols anulados e impedimentos absurdos marcados contra os adversários do urubrocha nos últimos minutos de partidas decisivas de mata-matas? E a mídia esquecendo de tudo isto já na 3ª-feira?
    Bem, deixa pra lá, eles que são brancos (de vergonha) que se entendam.

    E não sou dirigente do Flu (o que o levou a pensar nisto?) pois não tenho cacife para tal e nem tampouco moro no RJ.

  66. Sergio Mota

    comentou em 3/01/2010, às 15:08

    Numa coisa eu concordo com voce Fabrício.

    Tem horas em que não acredito nas coisa que leio por aqui.

    Muita coisa nem parece opinião de torcedor tricolor, preocupado com a situação do clube.

    Responsabilidade, honestidade e profissionalismo; é disto que precisamos na administração do clube:

    EM TODAS AS ÁREAS. EM TODOS OS MOMENTOS!

  67. Rafael Freitas

    comentou em 3/01/2010, às 15:51

    O valor da venda foi boa, um jogador que nunca atuou nos profissionais vendido por esse preço, mais e de se lamentar que esse valor poderia ser muito maior se ele chegasse ao profissional.

    Para mim além da incopetência do antigo VP de futebol que vamos pagar por isso pelo menos esse ano, a lei facilita isso é incompreensivel um jogador de 16 anos só poder assinar contrato de 2 anos, isso faz que o jogador saia de graça aos 18 anos, a lei Pelé é muito prejudicial ao clube que deviam se unir para acabar com isso, na minha opinião um jogador com 16 anos no minimo deveria assinar um contrato de 5 anos e no máximo 7.

    Para quem critica a venda desse garoto falando em incopêtencia, vale lembrar que o tão badalado São Paulo vendeu o volante Denilson ao mesmo clube, e que eu saiba o São Paulo não está com o pires na mão.

    Para quem não lembra o atacante Mauricio Alves foi vendido ao Villareal por E$ 1 milhão e ele tinha acabado de ser o melhor jogador do mundial sub-17 de clubes fazendo 2 gols e acabando com o jogo contra o Manchester United, isso sim foi venda ruim.

  68. Antonio Carlos

    comentou em 3/01/2010, às 16:10

    Fabrício Lucena

    Como já lhe respondi, eu disse que não faço parte da diretoria do Flu, mas queria acrescentar que não moro no RJ, poucas vezes estive nas Laranjeiras, sou somente um simples sócio-torcedor (o que faço para dar minha modesta contribuição) e não sócio-proprietário, portanto nem que quisesse ou que me achasse em condições de exercer um cargo, eu poderia me candidatar ou mesmo votar.

    Mas já que você me fez esta pergunta com uma certa dose de insinuações, eu me sinto no direito de lhe perguntar se você não é um quinta-coluna, um torcedor adversário infiltrado aqui para pregar a política do “quanto pior melhor” e ver o circo pegar fogo?

    Ou então se este seu “activismo” não é fruto de algum orgulho ferido?

    E agora por último, uma constatação: suas idéias e pregações, assim como o seu modo de escrever, se parecem demais com as de uma outra pessoa que por aqui andou postando e cornetando e depois sumiu no ar.
    Será mera coincidência?

    É só!

  69. Fabricio Lucena

    comentou em 3/01/2010, às 16:47

    É Sergio Mota, o ingênuo sou eu. Pensando que estou no meio de torcedores do Flu, mas tou no meio de POLÍTICOS. E políticos é uma classe, aqui no Brasil, sinônimo de outra coisa que não é muito boa.

    E não me chame de irresponsável, porque eu não falei nada que seja absurdo ou não realizável. Algo aliás muito mais light em termos de política de contratações do que a diretoria do Flu fez no começo do ano passado.
    Voce que, como político, está preocupado somente com “administração”. Como torcedor, eu quero títulos. Mil vezes um clube endividado como o Flamengo, mas campeão, do que um sanado mas que só passa vergonha, não me orgulha dentro de campo, é chacota dos outros e não ganha títulos. E tenho dito. Ninguém muda este meu raciocínio. O Flamengo prova que ele está certo.

  70. Fabricio Lucena

    comentou em 3/01/2010, às 17:12

    Caro Antoniuo Carlos

    Respostas mais sem cabimento e lógica são as suas. Mas nem por isso eu fico tentanto desqualificar só porque discordo redondamente de tudo que voce escreve como voce tenta fazer com as minhas.

    E não precisava se dar ao trabalho de escrever tanto. Até porque nada do que voce escreveu desmentiu minhas afirmações, que são (ou é) : é fácil falar do jogador depois que ele se tornou craque e fez sucesso. Mas antes disso, na época em que eram ilustres adesconhecidos, ninguém apostava. E se apostaram e deu certo, isto é uma exceção, e não a regra. Qual a regra atual, exemplo maior ocorrido em 2009, fresquinho na memória ? A de apostas furadas. 20 contratados, um ou dois deram certo. Dos três craques contratados, os 3 deram certo, mesmo que tenham tido um começo ruim. Mas desaprender, todo mundo sabia que não tinham desaprendido.

    O Horta foi um presidente formidável. Culpá-lo pelo que aconteceu de 87 a 2000 é muita má fé intelectual. Nem vou comentar mais. Mas a máquina também foi formidável. Tanto que quando a mídia em geral por todo país fala do passado do Flu, a primeira lembrança é a máquina, na frente até do time campeão brasileiro. Ganhou títulos internacionais e naquela época o futebol brasileiro era bem diferente e muita mais equilibrado nivelado por cima. E a máquina durou menos de 2 anos. Nem tiveram tanto tempo para engrenarem e trazerem titulos como o Flamengo do Zico teve. Em 79 já tinha coisas como Neinha vestindo a camisa titular do Flu.

    1-Aquele Flamengo era MUITO melhor que os timinhos, tinha Zico, Junior e Leandro que eram craques e dispensam comentários, e ainda Andrade e Adilio, muito bons, e varios outros bons coadjuvantes. Ganharam Brasileiros, Libertadores e Mundial, e tinham craques. O timinho não. E não misture Wright, jogos roubados e mídia favorável pra justificar aqueles títulos deles, isso é desespero já. Eles sempre foram favorecidos, o tri de 79 é uma farsa, mas isso é uma coisa, outra bem diferente é ganhar tantos títulos e querer justificar tudo com roubo e mídia favorecendo. Aí já é demais.

    Tudo isso por que eu pedi a contratação de dois grandes jogadores ? Vocês não estão preocupados com títulos e com o time de futebol, e sim com outras coisas.

  71. Antonio Carlos

    comentou em 3/01/2010, às 19:20

    Fabrício Lucena
    (ou seja lá qual for a sua verdadeira identidade)

    Eu lhe perguntei se você é mesmo torcedor do Flu, ou é um infiltrado torcedor de outro clube querendo nublar o ambiente.

    Creio que nem você mesmo tenha reparado, mas, talvez por reflexo condicionado, todas as suas postagens são recheadas de referências elogiosas aos Urubrochas, o que é muitíssimo estranho.
    Tão estranho e sintomático que já me fez, anteriormente, a jogar aquela indireta sobre o seu ACTIVISMO e orgulho ferido. Entendeu a (in)direta?

    Ponha a carapuça e use-a à vontade, pois ela cabe sob medida na sua cabeça e tem as cores do uniforme dos porteiros do inferno, vermelho e preta, como você deve gostar a julgar pelos seus elogios frequentes à urubulândia ou urubrochas.

    E quando você quiser elogiar aquela raça, sugiro que o faça lá no reduto deles (ou seu também) e que aqui contenha-se e não venha falar em conquista da Libertadores, naquele ano a disputa mais fajuta entre todas pois não contou com a participação dos times argentinos.

    E muito menos ainda venha atribuir aos urubrochas um título mundial, quando o que houve naquele primeiro ano da taça instituída pela Toyota foi um reles amistoso que os urubus, que nunca comeram melado e aí se lambuzaram e o encararam como uma disputa séria, fazendo até período de aclimatação em terras nipônicas, enquanto os ingleses só compareceram ao Japão porque receberam um cachê polpudo, mas encararam tudo aquilo como um mero amistoso enfadonho e caça-níquel, chegando na véspera do jogo e partindo no dia seguinte sem dar a mínima importância àquela papagaiada.

    E, por favor, mire sua corneta pros lados da Gávea, onde os urubrochas moram de empréstimo.

  72. Sergio Mota

    comentou em 3/01/2010, às 19:45

    Fabrício, ter responsabilidade ao contratar, saber contratar e montar um time, nada tem a ver com política, ou com paixão clubísitca, tem a ver com competência.

    É uma questão administrativa.

    Quem foi competente em 2009?

    A gestão que comandou o futebol até perto do fim do ano e já fazia planos para disputar a série B, ou aqueles que comandaram por apenas 3 meses e nos devolveram a alegria e o orgulho de ser tricolor?

    Entretanto vou lhe dar um exclarecimento:

    Quando presenciei aquela safadeza da final da librertadores em 2009, decidi que teria que ser mais do que torcedor do Fluminense, se não quisesse ver o fim do meu clube de coração.

    Programei-me e entrei de sócio do clube em julho de 2009 para participar da política do clube.

    Não fiz isso porque queria, ou porque gostasse disso (pessoalmente gosto de polírtica), mas porque no andar da carruagem, em muito pouco tempo não teríamos um clube de futebol para torcer.

    É verdade sim: Me preocupa a política do clube, que ameaça o rendimento do time em campo, como voce percebeu claramente em 2009.

    Mas…

    Quando falo de contratações e de formação de elenco, não falo como torcedor nem como político..

    Sou um ridículo manager frustrado que perde horas a fio em sites e games de administração de clubes virtuais.

    Compro todos os games de manager existentes e só desisto deles quando passo a conhecer todos os caminhos para levar meu time ao topo rapidamente( ridículo né?!).

    Jogo managezone (o maior e mais antigo game de manager online do planeta) há 6 anos, sendo o único Carioca a ter um título Brasileiro (temporada 18).

    É claro que nada diso me qualifica a estar certo em minhas opiniões, mas pelo menos mostra que tenho uma boa experiência para discutir contratações por aqui né?! hehehe!

    Então prosseguindo: Quando investimos além dos recursos existentes uma determinada temporada, em algum momento, o dinheio usado a mais, fará falta para gerirmos o clube.

    Serão salários atrasados, boas e baratas possibilidades de contratações perdidas ao longo do ano (lembra que o Rodolfo quiz voltar e o clube não tinha grana e espaço no elenco para ele?), e por aí vai.

    Pior: Com isso geramos descontentamento no elenco (falta de $$ mexe com qualquer um), e ficamos sem opções em caso de problemas com jogadores importantes.

    Assim sendo, o equilíbrio é a melhor solução:

    Esse equilíbrio, em geral não ocorre com vários craques no time. Normalmene ele ocorre, com uma espinha dorsal experiente(um em cada setor), e um elenco recheado de jogadores jovens, que ainda buscam seu espaço (aqueles que vão na bola como se fosse um prato de comida), mas possuem qualidade.

    Se voce quiser podemos continuar esse papo por aqui.

    Posso tentar lhe explicar os pontos que voce tiver interesse em discutir, mostrando porque defendo determinadas atitudes do atual comando do clube.

    Caso contrário, fique tranquilo e a vontade, pois uma coisa eu te garanto::

    Concordando ou não em nossas opiniões, estamos entre tricolores de coração

    Grande abraço!

  73. Eduardo G

    comentou em 3/01/2010, às 20:57

    Esse assunto é delicado e envolve muitas variaveis. A primeira delas é a delicadissima situação financeira do clube. As dívidas batem na casa dos R$ 300 milhões e o que temos de receita para fazer frente a ela e manter nossa capacidade de investimentos ?

    Nossa cota de TV no carioca , se não estou enganado , gira em torno de R$ 5.5 milhões. No brasileirão , temos um fixo de R$ 15 milhões e um varivael , de acordo com o percentual da nossa torcida no pacote total. De acordo com os ultimos numeros , de setembro de 2009 e que irá balizar o primeiro semestre de 2010 , fechamos em oitavo lugar , com 5.82% do total. Um avanço pouco significativo em relação a 2009 , quando fomos décimo colocado com 5.55% das compras. Isso gerou um adicional de R$ 6.1 milhões na cota do brasileirão , indo a um total de R$ 21.1 milhões. Em 2010 , deveremos passar a receber R$ 6.6 milhões do ppv. Ou seja , fora os enormes adiantamentos , temos R$ 27 milhões a receber de cotas de TV.

    Passamos aos patrocinadores. Há até uns quatro anos atrás , a receita dos fornecedores de material esportivo não era uma parte importante do total. Isso começou a mudar em 2005 , logo após o titulo mundial do São Paulo , que estava em processo de renovação com a Reebook. O tricolor paulista passou a receber R$ 8.5 milhões líquidos , mais royalties da mega-loja do Morumbi. O capitulo final veio esse ano com as renovações do Corinthians com a Nike por R$ 12 milhões líquidos mais royalties e a do Flamengo com a Olimpikus , por R$ 22 milhões mais royalties. E NÓS ? Quanto recebemos por ano da Adidas ???? Eu aposto em algo próximo a R$ 4 milhões…Pouco ? Muito ? Do ponto de vista da exposição da marca , pouco…Mas o retorno em vendas , talvez esteja no preço certo , pois vendemos menos de 300 mil camisas no ano de 2009 e ficamos no mesmo patamar de retorno do Coritiba e do Atlético PR.

    Continuando a matemática , já são uns R$ 31 milhões de receita….

    E o nosso patrocinador ? Quanto é efetivamente ? Isso precisa ser bem claro pois , se eramos um dos 3 melhores patrocinadores até uns dois anos atrás , hoje , com certeza não estamos mais entre os 5. As notícias falam em diminuição dos valores , fato que começou em 2008. Se for verdade , essa operação carangueijo é dose mesmo !!!!! Pelo que anda sendo noticiado pela mídia , o nosso patrocinio em 2010 está em patamares inferiores a do Flamengo , Vasco , São Paulo , Corinthians e Palmeiras. No mesmo patamar da dupla mineira. Como a dupla GRENAL ainda está em fase de renovação , podemos perder mais espaços…

    Não temos praticamente receita de licenciamento dos produtos. Os nossos ultimos dois balanços mostram cerca de R$ 500 mil de receita ano nesse item. Clubes como Flamengo , Corinthians , São Paulo e Inter recebem cerca de R$ 400 mil por mês nesse item…

    A nossa situação é desesperadora. Precisamos rever contratos comerciais urgente. Alguém sabe dos valores exatos e o prazo de duração do contrato com a Adidas ????

    Sobre a venda dos atletas de Xerem , se o clube estivesse liquidando o seu passivo e tivesse comprado um CT para os profissionais , eu não reclamaria. Mas o destino desses recursos não estão em nada ajudando o clube.

    No começo de 2009 , surgiu um forte movimento por um CT. Esse assunto parece esquecido hoje no Fluminense. E que fim levou aquele Hotel Tele Santana em Xerem ? Serve para que atualmente ?

    O nosso CT tem que ser na Barra da Tijuca. É o local onde moram 95% dos jogadores que atuam no Rio. O transito da cidade está cada vez mais louco…Tem que ser lá.

    Alguma noticia sobre o assunto ????

  74. Eduardo G

    comentou em 3/01/2010, às 21:00

    Alguém sabe do destino que será dado ao antigo Vasco-Barra ? Havia um rumor que de a Traffic iria financiar para o Fluminense o CT e as adaptações necessárias , em troca de uma participação nos garotos de Xerem por um tempo determinado. O assunto morreu. Alguma novidade ???

    As coisas no Fluminense são assim. Se anuncia um projeto com toda a pompa e ele morre….

  75. Eduardo G

    comentou em 3/01/2010, às 21:23

    Aliás , uma dúvida que tenho. Alguem tem a relação dos técnicos do Fluminense entre janeiro de 1977 e dezembro de 1979 ????

    Desde já , agradeço

  76. Bernardo de Biase

    comentou em 3/01/2010, às 21:39

    Wellington Silva joga muita bola.
    Que fosse o Maicon. Wellington Silva é de uma classe completamente diferente de jogador.

    Maicon pode até ter jogado bem na reta final do Brasileiro. Mas o Wellington Silva poderia ser um jogador que decidisse o Futuro do Flu por alguns anos.

    Poderia ser um novo craque para envergar a Camisa 11 tricolor.

  77. Fabricio Lucena

    comentou em 4/01/2010, às 6:50

    Sergio Mota

    Contratar dois míseros grandes jogadores para setores carentes do time tem muito mais a ver com competência do que com incompetência. E é uma medida disparadamente mais lúcida e de pés no chão do que a politica adotada pela diretoria em 2009. Além disto, a Unimed está aí para ajudar na contratação de jogadores. Além disto, se o seu chefão ama mesmo o clube, que demonstre este amor derramando um dinheirinho a mais num momento de necessidade e quando vislumbra honestidade na diretoria (não é ?), ou então não é tão apaixonado assim pelo clube, não passando de um Branco high society. Que diabos é isso de fazer cobrar 6 milhões do clube numa hora dessas ? Além disto, os outros clubes, tambem falidos mas sem patrocínio, conseguem contratar, do que se tira que o Flu também pode. Além disto, temos uma enorme possibilidade de economia com o enxugamento do elenco exagerado que temos, e assim mais algum se economiza, ainda que alguns estejam dificultando ardilosamente as suas dispensas. Além disto, com o dinheiro gasto para se contratar Thiaguinho e Everton, que se contratasse o Mineiro ou o Gilberto para volante ou o Maicossuel para a meia.

    Chega tudo isso somado ou ainda quer mais ? Não aceitar essas obviedades é pura má vontade.

    É simples, possível e nem sequer é preciso ser tão competente e genial assim para se dar cabo de todas estas resoluções. E nem tanto dinheiro assim é necessário para trazer dois míseros bons ou grandes jogadores que, inclusive, nos foram oferecidos, e não nós que fomos procurá-los, inflacionando seus preços.

    E que se diga que a(s) contratação(ões) se encaixam perfeitamente no time titular, não desmanchando em nada o entrosamento e harmonia existentes, e muito pelo contrário, já que os que entrariam possuem muito mais qualidade do que os que seriam relegado á suplência.

    Estamos num país em que as dívidas de clubes nem são levadas muito a sério. São sempre proteladas, raramente quitadas e muitas vezes o próprio estado, credor dos clubes, lhes vêm em socorro e tudo se acomoda. Quanto a dívidas trabalhistas a coisa é um pouco mais complexa, mas nem por isso insanável. Um bom advogado em legislação do trabalho é capaz de encontrar soluções para protelação das mesmas e resguardar o dinheiro do clube contra sangrias. De forma que, ao contrário do que voce tenta passar, quando eu falo de contratações não estou sendo inconsequentemente, porque tenho um minimo de conhecimento que me permite afirmar que, por pior que seja, podemos contratar. Afinal, o barato muitas vezes sai caro, e no Flu tem sido assim, enquanto o caro acaba dando lucro.

    Mas se nada disso serve pra nenhum político daqui, com outros interesses que não o de se ter um time forte em campo capaz de conseguir títulos, funciona indubitavelmente o simples fato de que, como torcedor(eu e todos), prefiro um clube endividado mas seguidamente campeão, vencedor, que humilha os adversários e que me dá prazer de ir torcer, a um com contas no azul mas que nada vence, fica para trás em titulos, é motivo de piada e não me dá gosto de torcer. Fora a evidência de que títulos valorizam o clube e seus jogadores e abrem novos horizontes e oportunidades financeiras. Contas no azul é tesão de gente com interesses pessoais em jogo. Interesse de torcedor é vencer e ser campeão. Chega de ficarmos para trás. Nenhum torcedor do Vasco troca os títulos de Brasileiros e Libertadores sob a tutela do Eurico pela honestidade do Dinamite. O Falmengo tem dívida monstruosa, mas sempre arrumam uma obscura “engenharia financeira” e fazem grandes contratações, e ganham títulos. Eles estão certos. Politica sistemática de timinhos é que está errado. E zéfini.

    Não estou entendendo esta comoção toda contra a proposta de contratações de peso. Só duas, e provando ainda que eram perfeitamente possíveis! Torcedor jamais será contra trazer bons jogadores. Portanto, quem é do contra, ou o é por interesses pessoais que nada tem a ver com os do clube, ou é porque nada sabe de futebol.

  78. Claudio Maes

    comentou em 4/01/2010, às 10:38

    O modelo adotado no blog, que permite postagens de usuários não previamente cadastrados, terá que ser revisto esse ano.

    É óbvio que um espaço livre assim como é esse Blog serve de plataforma perfeita para que toda a sorte de gente sabote o trabalho da Flusócio e/ou espezinhe o Fluminense.

    Adversários políticos, torcedores de outros times, empresários de jogadores, jornalistas, enfim, existe toda uma variada gama de classes interessadas em defender seus ppios interesses.

    Os mais inteligentes escrevem de modo a não deixar explícitas seus objetivos, contentando-se em espalhar botados, aplicar alfinetadas e espalhar mensagens subliminares.

    Volta e meia, por exemplo, aparece um usuário que conversa consigo mesmo utilizando duas identidades diferentes. Seu objetivo, claro, é difundir e fortalecer determinada opinião. Por vezes funciona, mas creio que não por muito tempo.

    Esse ano vou para minha terceira campanha presidencial no Fluminense e se há algo que aprendi nas campanhas anteriores em relação à web é que uma das táticas favoritas de “combate” é imobilizar o adversário através de discussões estéreis ou acusações falsas.

    Espero que não caiamos nessa, que a Flusócio e seus componentes tenhamos sangue frio para ficar concentrados no que de fato interessa – a refundação do Fluminense via eleições.

  79. Claudio Maes

    comentou em 4/01/2010, às 10:46

    Para os filhos da bossa nova e da contracultura, pouco competitivos e capitalistas que são, o Horta foi um grande presidente, que montou os times mais mágicos e prazerosos de se ver jogar da história do Fluminense.

    Para os filhos da revolução, como eu, competitivos e extremamente capitalistas, o Horta foi um presidente fraquíssimo, que não soube traduzir em títulos os elencos que montou (inclusive mandando para Sampa 30 mil ingressos de uma semifinal de Brasileirão), reforçou rivais por puro exibicionismo e deixou o clube endividado pela primeira vez em sua história.

    “Simples” assim.

  80. Marco tricolor-rj

    comentou em 4/01/2010, às 18:46

    Fabricio Lucena

    Mineiro (velho), Maicossuel, Gilberto, vc é parente do Horca ou ficou louco!?
    Chega de contratar jogadores velhos e medalhões, será que não aprendemos isso em 2009?
    Precisamos de jogadores jovens e guerreiros.
    Já temos Fred e Conca, vamos prestigiar a prata da casa e contratações cirurgicas!!

    Sds.

  81. Eduardo G

    comentou em 4/01/2010, às 21:06

    Por favor….ajudem-me…

    Estou montando um banco de dados sobre o futebol do Fluminense….Preciso dos treinadores que passaram pelo clube entre janeiro de 1977 e dezembro de 1979…Por favor…

  82. Fabricio Lucena

    comentou em 5/01/2010, às 11:01

    Deixa ver se entendi, Claudio Maes : eu sou adversário de vocês ou torcedor de outro clube porque PEDI A CONTRATAÇÃO DE DOIS CRAQUES ?

    Pelo menos o voce assume : “minha terceira campanha POLITICA”. É o que estou falando aqui o tempo inteiro, nenhum torcedor (de qualquer time) é contra grandes contratações. Quem é contra, é porque tem outros interesses envolvidos que não o fortalecimento do time de futebol.
    Li que Claudio Maes é do conselho deliberativo do clube. Então mais envolvido com a atual diretoria(Tenório e Bittencourt), impossível. Portanto sua opinião não é isenta. Só mesmo um dirigente(ou ligado) ou político pode ser tão visceralmente contra a vinda de craques. Porque seu único interesse é que nada manche o desempenho de seus aliados e que tudo lhes seja facilitado.
    E rotular os outros (filhos da bossa nova, filhos da revolução, usar de maniqueismo ridículo como o “bem” contra o “mal” sendo que eles são sempre o “bem” e os outros o “mal”, desuqalificar o interlocutor, dizer que se está sendo vítima de inimigos), é tudo também coisa de quem não tem mais o que dizer para defender sua posição. São táticas mais velhas do que o avô do Noé.
    Gozado sua discertação sobre internet… É o seu ponto de vista. O que voce não fala é que o blog não é democrático para ouvir o ponto de vista dos outros. Voces são avessos á réplica e odeiam questionamentos. Então cassam a palavra de quem contesta mas permitem plácidamente insultos aos que discordam. Então nada do que voce disse tem procedencia, coerencia e validade.

    Quem é “extremamente capitalista” não pode ter medo de dívidas. É mais uma incongruência.

    “Simples” assim.

  83. Fabricio Lucena

    comentou em 7/01/2010, às 12:12

    Dá pra liberar minha errata ????

    *dissertação

Deixe o seu Comentário

MODERAÇÃO DOS COMENTÁRIOS:

No intuito de manter o alto nível dos debates, aumentando cada vez mais a credibilidade desse espaço, optamos por tornar mais rígidas e transparentes as regras de moderação. Sendo assim:

1 - IDENTIFICAÇÃO: Não serão mais aceitos comentários identificados por apelidos ou pseudônimos. Todos os comentários deverão estar identificados com nome e sobrenome.

2 - LINGUAGEM: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores, pessoas públicas ligadas ou não ao Fluminense, ou mesmo grupos de pessoas.

3 - ASSUNTOS: A idéia é que os comentários se prendam ao debate do assunto levantado pelo post. Assuntos off-topic podem ser aceitos excepcionalmente, em função da relevância e da urgência. Mas não devem ser usados para desvirtuar o debate. Assuntos off-topic podem vir a não ser aprovados caso a moderação entenda que não atendem aos requisitos de relevância ou urgência.