Mudanças na Timemania

Volante_Timemania

O ano de 2010 se inicia como toda temporada nas manchetes dos jornais: treinos, contratações, dispensas, etc. Mas um fato noticiado recentemente deveria alarmar muitos de nós, e principalmente a diretoria do Fluminense: são as mudanças ocorridas na arrecadação dos clubes, a partir de 1 de janeiro de 2010, pela Timemania,  loteria criada para auxiliar os clubes a sanear suas dívidas acumuladas ao longo dos anos.

Dos recursos obtidos pela loteria, 22% são dirigidos aos clubes, divididos em duas parcelas: 2% desses recursos são distribuídos de acordo com o que for marcado na parte “Time do Coração”, e o restante é distribuído conforme uma divisão de grupos estabelece – e o Fluminense fica no grupo I, onde 65% desses recursos restantes são direcionados.  O grupo II fica com 25% e o grupo III com 10%.  Até o fim do ano passado todo montante referente aos 65% era dividido igualmente entre os 20 clubes do grupo I.

Porém, a partir de 2010, a novidade é que essa distribuição dentro do grupo I será feita proporcionalmente à participação de cada torcida no “Time do Coração”, aposta contida em cada volante.

Devido ao volume de apostas do seu torcedor em 2009, o Flu receberá 2,48% dentro dos 65% dos recursos destinados aos clubes contidos no grupo I. Podemos mudar isso para 2011 com uma mobilização maior, por parte do clube, para que a torcida aposte mais na Timemania em 2010, bem como com ações integradas com o marketing do clube, como por exemplo, conceder meia entrada a quem apostar 5 volantes da Timemania a favor do Fluminense, ou realizar sorteios de prêmios em seus jogos para apostadores do Fluminense na Timemania.

O que importa é o Fluminense se movimentar para fazer valer essa ferramenta, ainda pouco eficaz, de saneamento financeiro do clube com a União Federal. E tornar atrativo para o torcedor encampar essa luta por melhores posições – e consequentemente melhor percentual na arrecadação – no ranking da Timemania.

O ranking acumulado de apostas em 2009 pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal. Lá também encontram-se todas as explicações sobre como apostar, a periodicidade dos sorteios e as demais regras da loteria.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Danilo Soares Félix

    comentou em 3/01/2010, às 11:26

    Ou seja, os organizadores finalmente fizeram que deveria ter sido feito desde o início: estimular as rivalidades dando mais dinheiro para os clubes que tiverem mais apostas por parte de seus torcedores.

    A estratégia me parece correta e pode salvar a loteria, instrumento criado para permitir o realinhamento fiscal dos clubes e o recolhimento ao erário de dívidas hoje impagáveis. Falta agora um programa de divulgação pesada que estimule as rivalidades em busca do maior número possível de apostas.

    Não faz sentido a derrocada de uma loteria onde o apostador, mesmo se não ganhar nenhum prêmio, deixa dinheiro para ajudar no realinhamento fiscal de seu clube de coração. Não faz sentido o apostador preferir apostar em números, como a Mega-Sena, do que em escudos.

    A única coisa que explica essa distorção é a péssima divulgação da Timemania até aqui e a estratégia publicitária inadequada (por ex. garoto propaganda Pelé? Não deveria ser algo que estimulasse as rivalidades regionais?).

    Se a Timemania for bem divulgada, o número de apostas sobe e o volume dos prêmios idem. Basta isso para esta loteria emplacar, mas precisa tirar os “juvenis” da área publicitária.

  2. Alexandre Berwanger

    comentou em 3/01/2010, às 12:09

    A Folha de São Paulo apresenta nova pesquisa de torcidas em sua edição de hoje e o Fluminense aparece com 1% da torcida brasileira e o BFR com 2%.

    A Folha tem o hábito de fazer aproximações do tipo 1,7% é 1%, assim como 2,1% é 2%,mas ainda assim, a única explicação que tenho para esteabsurdo é a dificuldade que os pesquisadores tem para entrarem em redutos da classe média.

    Nos clásssicos contrae les somoso dobro da torcida presente,temos uma média de público confortavelmante maior do que a deles, vendemos mais quase todos os produtos, exceto na TIMEMANIA que deve privilegiar as classes C e D, ainda assim por muito pouco.

    Alguém precisa fazer uma pesquisa mais abrangente, com margem de erro de apenas 1%.

    Quando separadas as torcidas por estados, o Flu chega há números bem maiores,mas nas pesquisas nacionais parece que pegam as capitais e fazem projeções para os estados baseados nelas, além de não pesquisarem regiões como o ES e a Zona da Mata Mineira, onde a Torcida Tricolor é muito grande.

    Absurdos, resultados como esse!

    Será que alguém consegue explicar melhor?

  3. Wladimir

    comentou em 3/01/2010, às 12:40

    Para que o número de apostas de tricolores aumente é necessário que Fluminense atue ativamente neste sentido.
    Mas aparentemente existe um desinteresse grande em fazer crescer esta arrecadação. Que tal dar um desconto de cinco reais no ingresso se a pessoa levar uma timemania que custa dois? Qualquer um que for comprar ingresso toparia.Que tal atrelar a venda de convites para entrar no Clube a uma timemania ? Existem tantas idéias possíveis que este espaço não comporta. Vários clubes já fazem coisas parecidas. Basta vontade.
    Mas seria demais pedir ações como estas do marketing do fluminense. Aliás, a área de marketing existe ?

  4. Alexandre Berwanger

    comentou em 3/01/2010, às 12:46

    Vai mais um pouco sobre o meu comentário acima :

    TOTAIS DE INGRESSOS VENDIDOS POR CLUBES EM CAMPEONATOS BRASILEIROS :

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/ingrclbr.htm

    MAIORES PÚBLICOS DO BRASIL :

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendances.htm

    MAIORES PÚBLICOS DO CAMPEONATO CARIOCA :

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attfluminense.htm

    MAIORES MÉDIAS DE PÚBLICO POR CLUBES :

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendclbr.htm

    PESQUISAS DE TORCIDAS NO RJ :

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/torcidasrj.htm

    PESQUISAS DE TORCIDAS NO ES :

    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/torcidases.htm

    VENDAS DE CAMISAS NO BRASIL EM 2009 (em 2008 seria covardia,lembrando que em 2009 eles foram melhores do que nós nos campos…) :

    http://blog.cacellain.com.br/2009/12/27/newscamisas-mais-vendidas-no-brasil

    PESQUISAS DE TORCIDAS NO BRASIL :

    http://rsssfbrasil.com/miscellaneous/torcidas.htm

    Aonde se escondem os botafoguenses que ninguém os vê?

    Como podem morrer tantos milhares de Tricolores ano a ano?

    Como pode a torcida do Vasco aparecer como tão maior do que a nossa ?

  5. Silo Duarte de Meireles

    comentou em 3/01/2010, às 13:13

    faço minha minha parte apostando no FFC semanalmente, desde o concurso n° 20 e agora ja está no 96, ou seja a mais de 70 semanas aposto e ajudo o nosso tricolor.

    ST

  6. Wladimir

    comentou em 3/01/2010, às 13:41

    Alexandre:
    Não quero aqui contradizer seus argumentos, mas a impressão que nós temos observando as pessoas ao nosso redor é diferente daquela de uma pesquisa, principalmente se a mesma tiver alcance maior do que o regional.
    Eu tenho a impressão nítida que a torcida do Flamengo aumentou em relação às outras do Rio e a do Vasco também já aparenta ser bem maior que a do Flu coisa que, quando Eu era criança dentro da minha amostragem limitada, não parecia ser verdade.
    Por outro lado, uma coisa é dizer-se torcedor, outra coisa é consumir produtos, ir aos jogos, assistir aos jogos. Se o torcedor não faz nada disso, esse torcedor não acrescenta nada ao clube. As pesquisas deveriam tentar mensurar a quantidade de torcedores que acompanham o clube de verdade e consomem produtos, pois o resto é figuração.
    Já falei aqui e repito aumentar o tamanho da torcida deve ser prioridade numero um do clube em conjunto com aumentar o relacionamento com os torcedores existentes, seja fazendo o mesmo entrar de sócio, consumindo produtos, etc. É isso que vai fazer a diferença para o futuro

  7. MAX NORONHA

    comentou em 3/01/2010, às 13:59

    Galera, enquanto a diretoria do clube não atua nesse caso, nós torcedores tricolores que devemos fazer esse trabalho de marketing, tipo formiguinha mesmo, pois a maioria absoluta dos brasileiros jogam em alguma aposta patrocinada pela Caixa.

    VAMOS A LUTA, FALE COM AMIGOS E VIZINHOS TRICOLORES, VAMOS DAR MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR AO FLUMINENSE.

    ST.

    MAX NORONHA

  8. Luiz Gottschall

    comentou em 3/01/2010, às 14:05

    Joguei no Flu em todas as semanas desde quando foi criada. É assim que um cidadão tricolor faz a sua parte de verdade. O resto é balela!!

    Bolinha

  9. Ricardo Ayres

    comentou em 3/01/2010, às 14:11

    na minha época de colégio e faculdade a torcida do Flu sempre foi maior que a do Vasco.

  10. Alexandre Berwanger

    comentou em 3/01/2010, às 14:32

    Prezado Wladimir.

    Eu respeito qualquer opinião diferente da minha, exceto se for claramente desonesta, o que não é o caso.

    A média das últimas pesquisas no RJ, dão para o FFC, cerca de 13%,numa população de mais de 16 milhões de havitantes e só aí temos 2.080.000 torcedores,mais do que 1% da população brasileira.

    No ES, cerca de 5,5% de uma população de mais de 3.350.000,ou seja, 114.000 Tricolores.

    Em SP, 0,2% de quase 42.000.000, mais 84.000.

    Em MG, 1% de mais de 20.500.000, outros 205.000.

    SÓ NO SUDESTE O FLUMINENSE TERIA, SEGUNDO AS PESQUISAS ESTADUAIS, 2.483.000 Tricolores (O bfr bem menos).

    Se tivermos 0,5% dos outros 110.000.000 de brasileiros, teremos 550.000 Tricolores, só aí, uns 3.000.000,mas é possível que este seja um número bem maior, dadas concentrações em regiões como o Norte e o Nordeste, além de Brasília e de SC,notadamenteno litoral e no Vale do Itajaí.

    Penso em um número entre 3 e 5 milhões de Tricolores, nunca menos, mais numerosos do que os botafoguenses (menos de 3 milhões, provavelmente 2 milhões), menos que os vascaínos (uns 10 milhões) e do que os framenguistas (uns 40 milhões).

    Um grande diferencial é que somos uma torcida de grande poder aquisitivo e cultura para os padrões brasileiros, além de muito mais fanáticos em percentuais sobre os “simpatizantes” do que quase todas as grandes torcidas, se não sobre todas.

  11. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 3/01/2010, às 15:09

    Na minha opiniãom o ranking da Timemania reflete melhor a preferência das torcidas, o que não significa, no entanto, poder de mercado.
    1º FLAMENGO RJ 3.823.659 6,93%.
    2º CORINTHIANS SP 3.282.363 5,95%
    3º PALMEIRAS SP 2.428.271 4,40%
    4º SAO PAULO SP 2.367.273 4,29%
    5º GREMIO RS 2.170.660 3,93%
    6º SANTOS SP 2.008.285 3,64%
    7º INTERNACIONAL RS 1.892.596 3,43%
    8º VASCO DA GAMA RJ 1.796.310 3,26%
    9º CRUZEIRO MG 1.634.333 2,96%
    10º BOTAFOGO RJ 1.515.907 2,75%
    11º FLUMINENSE RJ 1.368.703 2,48%
    12º ATLETICO MG 1.320.437 2,39%
    13º BAHIA BA 1.183.229 2,14%
    14º FORTALEZA CE 902.682 1,64%
    15º GOIAS GO 845.804 1,53%

    Quanto à pesquisa data folha, fica evidente que o arredondamento interfere na interpretação dos resultados. Não custa nada pedir ao instituto que divulgue os resultados com pelo menos duas casas decimais.
    Como diz um amigo meu: ratos e baratas também são maoiria no mundo.

  12. George Randolph

    comentou em 3/01/2010, às 15:10

    A Timemania se bem explorada poderia ser realmente uma grande fonte de receita e salvação para as dívidas federais dos clubes.

    Mas como já explicado pelo Danilo acima, os apostadores preferem a Megasena e até a Quina. Portando, mais importante até do que o estímulo individual de cada clube seria um esforço conjunto de todos os times em favor da Timemania e contra seus concorrentes, principalmente a Megasena.

    Vejam alguns números:

    - O prêmio líquido da Timemania e Megasena são idênticos (32,20%) portanto sob o ponto de vista do custo benefício ambas são iguais.

    - Como 22% do total arrecadado na Timemania fica com os times, qualquer torcedor que entender um mínimo deste mecanismo vai preferir dar dinheiro ao seu time do que a órgãos do governo.

    Vejamos agora os números de arrecadação de 2008:

    - Total de loterias federais: R$ 5,7 bilhões
    - Mega-sena: R$ 2,39 bilhões
    - Timemania: R$ 106 milhoes (de 18/3 a 30/11/2008)

    Em suma, a Timemania é um fracasso de arrecadaçao e se o bolo total não crescer não irá ajudar os clubes como previsto.

    O importante é descobrir o porque desse fracasso e tentar trazer os apostadores da Mega-sena, Quina etc para a Timemania já que temos um instrumento tão poderoso como são jogos de aposta para melhorar a situação dos clubes.

    Para se ter uma idéia, vários clubes europeus, inclusive o Real Madrid tem patrocínios milionários de sites de apostas que lá não são monopólio dos governos.

  13. George Randolph

    comentou em 3/01/2010, às 15:35

    Ainda é interessante notar que comparando a distribuição da arrecadação entre a Timemania e a Megasena temos a maior diferená conforme a seguir:

    Timemania: 22% para os clubes

    Megasena: seguridade-social: 18,1%; FIES – crédito educativo: 7,76%

    http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/timemania/distribuicao.asp

    http://www1.caixa.gov.br/Loterias/Loterias/megasena/distribuicao.asp

  14. Caio

    comentou em 3/01/2010, às 15:45

    Mais um post bem construtivo. Parabéns.

  15. Rodrigo Costa

    comentou em 3/01/2010, às 16:44

    Essas pesquisas feitas pelo Carlos Augusto Montenegro (presidente do IBOPE)e de outros orgãos de pesquisa são ridículas. Eu tenho muita dificuldade de lembrar de 5 torcedores do bota que eu conheça, e olha que sou professor e conheço muitos, muitos jovens.
    Pergunte a qualquer pessoa, quem ela conhece mais, botafoguenses ou tricolores ?
    Não torço contra o bota por causa disso, não tem quem eu possa sacanear depois. Qual a graça então ?
    E outra coisa, torcedor pra mim é aquele que vai ao estádio, compra camisa, assina PPV etc. Esse sim deve ser contabilizado.
    Um bom exemplo dessa diferença é esse vídeo:

    http://www.netflu.com.br/?p=noticia&notid=1964&titulo=TRICOLOR+CRIA+VIDEO+PARA+IRONIZAR+TORCIDA+DO+BOTAFOGO

  16. Antonio Carlos

    comentou em 3/01/2010, às 17:37

    Não se deve acreditar em pesquisas.

    A matemática é feita através dos números e é uma ciência exata, todos sabem disso, mas daí inventaram a pesquisa e a estatística para se ter uma maneira de prostituir os números.

    Lembrem-se todos que o famigerado Ibope é daquele bostafoguense que tem cara de mordomo de vampiro, daí não é difícil ver resultados de “pesquisas” sempre desfavoráveis ao Flu.
    Certa vez lá pelo final dos anos 90, vi uma pesquisa do desmoralizado Ibope que considerava a torcida do Flu a 15ª colocada entre as torcidas brasileiras, é mole?

    Já sei que irão dizer que esta “pesquisa” atual não é do Ibope, mas quem garante que entre estes institutos de pesquisa não role aquele conhecido espírito corporativo com uns pegando “resultados” de outros ou fazendo jogo de amigos?

    Jogo só na Mega-Sena e na Timemania desde o seu primeiro concurso, mas acho que o Flu ficaria melhor servido se ampliasse o seu quadro de sócios-torcedores.

    Não sei se é verdade mas dizem que o Inter-RS tem 100 mil sócios com mensalidades de 10 a 20 reais, se for verdade, parece pouco mas são 1 a 2 milhões por mês em caixa.

    A mensalidade de sócio-torcedor do Flu é maior, mas se arrumasse uns 30 mil torcedores dispostos a pagar uns R$ 50 por mês, já seria 1 milhão e meio mensais.
    Não deve ser tão difícil levando-se em conta que o Flu põe fácil 70 mil pagantes no Maracanã como vimos em 2008 e 2009, e isto porque o estádio não comporta mais pagantes.
    Sou sócio-torcedor, não sei e nunca me preocupei em saber que vantagens eu teria, mas se o Flu oferecer alguma vantagem (pra mim não precisa) do tipo cobrar meio-ingresso em seus jogos e desde que faça propaganda, tenho certeza que não seria tão difícil arregimentar alguns milhares de torcedores como sócios.

    O Flu precisa investir nestas pequenas coisas que fazem a diferença, e gostaria de ver os seus dirigentes Tenório e Bittencourt começarem a se mexer desde já nesse sentido.

  17. MAX NORONHA

    comentou em 3/01/2010, às 18:56

    Wladimir,

    Só discordo de voce quando diz que o torcedor que não consome, não vai aos jogos e que não assiste pela tv seja ela paga ou não, não acrescenta nada ao clube, eu penso diferente, basta o cidadão tricolor expressar que torce para o Fluminense que já é uma puta propaganda independente de sua classe social, onde mora ou se gasta ou não, imagina se todos tricolores combinassem de um dia do ano vestirem o manto tricolor, imagina a repercução, moro em São Paulo e percebo isso quando falo que torço pro Flu e principamente quando visto o manto.
    PRECISAMOS DE MILHARES DE TORCEDORES PARA MANTER VIVA A INSTITUIÇÃO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB.

    George,

    Concordo com quase tudo que vc escreveu, mas será que temos que esperar os outros times fazerem um “esforço’ em relação a Timemania ?? Penso que não, temos que colocar a mão na massa e fazer pelo clube e não esperar pelos outros. Penso assim: QUER BEM FEITO, FAÇA VOCE MESMO.
    E mais, não confio em dirigente de outros clubes em relação ao Fluminense e a historia do futebol me leva a pensar assim.

    Quanto a pesquisa, estamos entre 9 milhões a 10 milhoes de torcedores ou mais.

    EM TEMPO: SOU SOCIO DO CLUBE.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

    MAX NORONHA

  18. Juliano Borges

    comentou em 3/01/2010, às 19:22

    Por um marketing mais eficiente no Fluminense e que ele tenha na torcida, sempre na torcida, a alavanca de seu próprio desenvolvimento. Menos empresas metendo o bedelho nas decisões do clube. Essa é a força de clubes como Internacional.

  19. Fernando Mundy

    comentou em 3/01/2010, às 19:58

    Assunto off topic, Todo time em final e no inicio de temporada tem sua barca de jogadores, nos outros clubes eles falam de barcas ou dispensas, no Flu alem destes termos eles usam a palavra renegados, como se o clube é que fosse cruel em querer dispensa-los, colocam o Flu como um Vilao que quer se livrar dos atletas e que nao deseja paga-los, o Bota sabe-se que ano paga há dois meses quem nao faz parte dos planos, no Vasco nao recebem os novos e os antiogos e os da barca , no Fla a mesma situação, mas o único que vejo a imprensa fazendo carga e praticamente sendo colocado como vilao é o Flu, os caras nao se emendam, o negócio é falar mal do Tricolor.

  20. wagnerfluzão

    comentou em 3/01/2010, às 20:05

    AMIGOS,

    FORA DO POST.

    É DE DAR PENA O SITE OFICIAL DO FLUMINENSE.

    NO ANO PASSADO ( 2009 ), PASSOU POR UMA REFORMA , MAS TENHO CERTEZA QUE FOI PARA PIOR.

    HOJE , FUI AO SITE E AO CLICAR NO ELENCO , DEPAREI COM VÁRIOS JOGADORES QUE JÁ SAIRAM OU QUE VÃO SAIR DO FLUMINENSE.

    O SITE OFICIAL DO NOSSO FLUMINENSE DEVERIA SER TRATADO COMO UMA COISA SÉRIA E IMPORTANTE , MAS O AMADORISMO REINA À SOLTA.

    AS NOTÍCIAS SÃO SEMPRE DADAS APÓS OUTROS SITES DAREM.

    AS NOTÍCIAS SÃO DESATUALIZADAS.

    É UMA PENA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

    WAGNERFLUZÃO.

  21. Everton Cruz

    comentou em 3/01/2010, às 20:14

    OFF-TOPIC:
    Dispensar(emprestar) o Tarta e manter o Fabio Neves é brincadeira!!!!
    Sem falar em Marquinhos, que só correr e nao produz quase nada (foi o jogador que mais atuou depois do Conca) e só fez 2 gols na temporada!
    Nada contra eles!
    Mais eles deveriam opção de banco ao Tarta!

    Saudações Tricolores

  22. Léo Moretti

    comentou em 3/01/2010, às 20:28

    OFF – Se os jogadores que não estão nos planos não quiserem rescindir o contrato amigavelmente coloquem eles para treinar em separado, mas o SEPARADO TEM QUE SER EM XERÉM !!!

  23. Wladimir

    comentou em 3/01/2010, às 20:47

    Não é difícil criar um quadro social de milhares de sócios que gerem uma arrecadação significativa para o Clube. O Internacional arrecada mais de 3 milhões por mês só com associados. O Grêmio vai na mesma linha e mais recentemente vemos o exemplo do Vasco que tem uma campanha para chegar a 100 mil associados (tinha 900 pagantes quando da saída do Eurico e agora tem 45 mil (veja http://www.ovascoemeu.com.br). Essa quantidade grande de sócios além de fortalecer financeiramente, evita a possibilidade da volta de um piscineiro ao comando.
    Com relação ao tamanho da torcida do Flu, não saberia dizer. O que posso lhes dizer é que a torcida cresce com títulos, com ídolos (que permaneçam no clube) e com ações de marketing. Algo corretíssimo que existe no clube é o Flu educação esportiva. Gostaria que este projeto fosse ampliado, incentivado e em algumas situações subsidiado, porque pode gerar novos torcedores e talentos também que participem destes projetos pelo país afora e sejam indicados para as categorias de base.
    Com relação à timemania, sem ações agressivas de marketing não vamos subir neste ranking e provavelmente somos um dos que mais necessitam pois nossa dívida é uma das maiores dentre os clubes brasileiros.

  24. Pedro Carneiro

    comentou em 3/01/2010, às 21:05

    Alexandre Berwanger, perfeita a sua análise.
    Concordo com você.
    Nossa torcida oscila entre 3 a 5 milhões.
    O que você colocou como diferencial, realmente o é.
    Fui diretor de mktg do Fluminense em 2002, data da última pesquisa feita pelo clube.
    Nela mostrava-se claramente o alto índice de consumo do torcedor tricolor e a percepeção deste, com relação a preferências à marcas associadas ao clube.
    Isso sem falar no alto índice, algo em torno de 70% da torcida, no consumo de produtos oficiais.
    Essa pesquisa já está completamente obsoleta, mas já serve para termos uma idéia de como o torcedor tricolor se comporta.
    Uma pena o Fluminense não ter como realizar pesquisas constantes, pois ela serviria para balizar uma filosofia e metodologia de trabalhos mais eficientes. Mas como disseram acima, torcida se faz com títulos e ídolos.
    De ídolos, nos últimos anos até estamos bem. O que precisamos mesmo é de títulos. Precisamos muito!

    Abraço,
    Pedro Carneiro.

  25. Carlos Laport

    comentou em 3/01/2010, às 21:07

    Everton Cruz,

    Concordo contigo. O que estão fazendo com o Tartá é um pecado. Ainda vamos acabar perdendo o cara. Enquanto isso mandam para a pré-temporada outros que não mostraram futebol. Dá uma chance real pro garoto!

  26. Rafael Freitas

    comentou em 3/01/2010, às 21:12

    Everton o Tartá é da panela do LA e influência os jogadores vindo de Xerém a saida dele vai ser muito benefica no quesito ambiente.

    Wladimir se o Fluminense tiver 200 mil socios o dinheiro iria todo para uma empresa respónsavel pelo programa socio tricolor e que paga um valor mensal fixo, mesma empresa que financiou a campanha do Horca.

  27. George

    comentou em 3/01/2010, às 21:17

    Gostaria de acrescentar mais um comentário que julgo importante pois reparei que alguns comentários como o do Antonio Carlos mencionam, com toda a razão, que seria melhor para o clube uma maior associação. Sem dúvida.

    O marketing do clube a rspeito da Timemania deve ser apenas do tipo. Se vc joga na Megasena, use esse mesmo dinheiro e jogue na Timemania e ainda ajude o Fluminense.

    Mas para quem não tem hábito de jogar, como eu por exemplo, é muito mais produtivo investir dinheiro diretamente no clube se associando. Nem que seja como sócio torcedor. Vejamos os números.

    Se alguém joga R$ 100,00 na Timemania em 2009 o Fluminense irá receber apenas R$ 0,35! Isso mesmo, 35 centavos.

    Claro que esta conta vale para os torcedores de todos os clubes. Portanto vamos considerar que o sistema seja bem feito o suficiente para direcionar 100% dos recursos que apostamos para o nosso time. Teremos então de um total de R$ 100,00 uma arrecadação de apenas R$ 14,30 para o Fluminense.

    Claro que é melhor do que nada (caso em que o apostador jogue na Megasena) mas o valor de uma mensalidade direta poderia ter uma taxa de aproveitamento muito mais alta (imagino pelo menos 80%)

  28. Wagner da Silva

    comentou em 3/01/2010, às 21:38

    Só pra descontrair um pouquinho sobre o tema de maior torcida.
    Não se esqueçam que toda casa tem um “FOGÃO” meus caros!!!!!

    PS: Já estou sentido falta dos jogos do fluzão aos finais de semana!!!!!
    ST.

  29. Carlos Rodrigues

    comentou em 3/01/2010, às 21:52

    Caros,

    A torcida já foi, segundo pesquisa da década de oitenta de cerca de nove milhões, de lá pra cá um verdadeiro holocasto tricolor, sumiu com cerca de seis milhões de almas de tricolores de coração.

    Com relação ao Bootafogo vale lembrar que o Montenegro é dono do IBOPE e todos os institutos de pesquisa se solidarizam… Estas pesquisas paulistas me irritam muito pois acho que fazem parte de uma estratégia de esvaziamento do futebol carioca. Antes que falem que é paranóia minha, esclareço que li, anos atrás no “The Globe”, na coluna esportiva do Sergio Noronha que ele “achava” que no Rio de Jnaeiro havia espaço apenas para dois grandes clubes: o Flamengo e mais um que seria o Vasco ou talvez o Fluminense. Pergunta-se : por que este idiota do “seu nonô” se sentiu à vontade para propor simplesmente a “extinção” de Botafogo e Fluminense. Com base em que fato ou plano – não trazido a público – ele construiu tal especulação? Vale lembrara também que foi uma época de esvaziamento financeiro de Fluminense e Botafogo, enquanto Flamengo e Vasco conseguiam financiamentos fantásticos para seus times, junto com os paulistas, notadamente o Palmeiras com a Parmalat. Sei não, se vocês juntarem esta pesquisa com a outra feita recentemente, também veiculada no G1 (“The Globe”), sobre o valor das “marcas” dos times brasileiros que menospreza o Fluminense, dá pra ficar de novo com a pulga atrás da orelha…

    Sobre o que estão fazendo com o Tartá ( e também incluo aqui o PC, pois quem entra no lugar do Mariano em caso de contusão ? ) eu não entendi nada…

    SDs Tricolores

  30. Wladimir

    comentou em 3/01/2010, às 21:52

    George esta sua conta não está correta. De cada 100 arrecadados, 22 fica com o clube. Portanto se o torcedor marcou Flu na cartela 22% vai para o Flu a partir deste ano. Quer dizer, não vai para o Flu, vai para o Governo para abater a dívida colossal que o Fluminense tem com as diversas instâncias de governo.
    Se Flu conseguisse vender mais Timemanias abateria a dívida mais rápido. Na verdade se não houver aumento na arrecadação o Fluminense além do valor da arrecadado pela Timemania vai ter que fazer um pagamento mensal de alto valor para abater a dívida.
    Rafael, no momento, provavelmente existem entraves quase incontornáveis para mudar detalhes sobre associação no Flu. Essas idéias são para a próxima gestão, com um novo Conselho Deliberativo, mais comprometido com a recuperação do Fluminense.

  31. Gabriel Valente

    comentou em 3/01/2010, às 22:13

    Não consigo entender uma pesquisa séria que continua dizendo que a torcida do Botafogo é maior que a do Fluminense:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1433458-9825,00-PESQUISA+MOSTRA+QUE+TORCIDA+DO+FLAMENGO+CRESCEU+NO+BRASIL+EM.html

    ——————–

    E REALMENTE, LIBERAR TARTÀ E FICAR FABIO NEVES É DOSE!

    STs

  32. Everton Cruz

    comentou em 3/01/2010, às 22:18

    Rafael Freitas, obrigado pela informação. Mais não podemos negar que um jogador bem melhor que Adeilson, Kieza, Marquinhos, Fabio Neves, Diogo, Thiaguinho e muitos outros que lá estão.
    Não podemos esqueçer que ele ja jogou libertadores inclusive contra o bocajf la.
    Acredito que empresta-lo vai ser uma boa para ele amadurcer mais e ganhar expericência jogando sempre. O que não vai acontecer no Flu.
    Esse lance de panela para um jogador de apenas 20 anos bastaria o técnico chama-lo e explicar o que ele ganha e perde com isso. Se não funcionasse a diretoria trancaria ele numa sala e faria pressão para ele deixar de palhaçada.
    Mais concordo que ele sendo emprestado será melhor para o Flu e para ele.
    Vejamos exemplos de jogadores como Jadilson, Toró, Diego Souza, Lenny, JuniorCesar que só se tornaram melhores jogadores depois que tiveram chances de jogar sempre em outros times.
    Saudações Tricolores!!!

  33. George

    comentou em 3/01/2010, às 23:52

    Wladimir

    Infelizmente não é assim. Segundo o texto o percentual do Flu em 2010 já está fixo em 2,48% dos 65% dos 22%, ou seja 0,35%.

    E como o Flu faz parte do Grupo I, ele só teria direito a 65% dos 22% ou seja 14,3%.

  34. Wladimir

    comentou em 4/01/2010, às 2:01

    George. Ok, 65% dos 22%. Corrigindo, temos 14,3% o que dá 14,30 de cada 100,00 apostados por cada torcedor do FLU, ou 0,35% do total do bolo, ou seja, de todas as apostas de todos os torcedores. São duas visões do mesmo resultado.
    De qualquer ângulo, é pouco, pois a timemania não tem grande arrecadação.

  35. wagnerfluzão

    comentou em 4/01/2010, às 4:14

    AMIGOS,

    CONCORDO TOTALMENTE COM A OPINIÃO DE VOCES QUANTO AO TARTA.

    É UM ABSURDO EMPRESTA-LO PARA QUALQUER TIME , E DEIXAR POR EXEMPLO ESSE TAL DE FÁBIO NEVES.

    É SÓ O CUCA TER UMA CONVERSA SÉRIA COM O GAROTO E ENQUADRAR ESSE BOM JOGADOR NO ESQUEMA.

    O FLUMINENSE AINDA VAI SE ARREPENDER DE EMPRESTAR O TARTA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

    WAGNERFLUZÃO.

  36. Alexandre Berwanger

    comentou em 4/01/2010, às 8:55

    VOU CHEGAR PERTO DO NÚMERO EXATO DE TRICOLORES :

    1) Em post acima, estimo,baseado em pesquisas,3 milhões no Sudeste.

    2) Segundo a pesquisa LANCE/IBOPE de 2004, o Flu teria 0,8% da população do Norte/Nordeste e Centro-Oeste e 0,2% da Região Sul ( NÚMEROS MUITO MENORES DO QUE OUTRAS PESQUISAS, TENDO CHEGADO A 4% NO NORTE/CENTRO-OESTE E 1,6 NO NORDESTE EM ENQUETE PLACAR DE 2002,MAS ESSA NÃO ÉPESQUISA CIENTÍFICA,SENDO PORTANTO,ESTIMATIVA CONSERVADORA):

    NORTE : 122.876
    NORDESTE : 428.730
    CENTRO-OESTE : 111.163
    SUL : 55.438

    TOTAL : CERCA DE 3.700.000 TRICOLORES, QUE DEVEM SER MAIS UM POUCO, POR VÁRIAS OUTRAS PESQUISAS,CERCA DE 2% OU MAIS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, DE MODO QUE PODEMOS USAR UM NÚMERO PRÓXIMO A 4.000.000 DE TRICOLORES, QUE ESTARÁ DENTRO DE UMA REALIDADE CRÍTICA E CONSERVADORA, SENDO CERCA DE 50% DESTA POPULAÇÃO, PERTENCENTE ÀS CLASSES A E B.

  37. Marcelo Ferreira

    comentou em 4/01/2010, às 10:24

    Segue uma matéria interessante sobre marketing na internet que saiu no site da ESPN.

    http://espnbrasil.terra.com.br/fluminense/post/94543_CLUBES+BRASILEIROS+AINDA+PRECISAM+DESCOBRIR+O+PODER+DA+INTERNET

    ST

  38. IGOR CARVALHO

    comentou em 4/01/2010, às 10:43

    Eu não tenho nenhum motivo para acreditar nessa pesquisa. Mas acho que ela mostra que NO BRASIL, a torcida do bosta é maior. Se é verdade não sei, mas o que vejo não é isso.

    Nas comparações da torcida do Flu com a do bosta eu vejo o seguinte.

    - Nosso público é sempre maior
    - Em clássicos nunca vi a torcida das cadelas maior que a nossa
    - Nossa média de público é muito superior à deles.
    - Nas ruas quase não vejo pessoas com a camisa do bosta.

    Fui ao shopping trocar os presentes depois do Natal. Vi um cara com camisa do bosta e uns 10 com camisa do Flu (contando comigo kkkk)

    Enfim, o que vejo é nossa torcida bem maior do que a deles.

    Mas nossa torcida diminuiu muito mesmo.

  39. Davi m chaves

    comentou em 4/01/2010, às 11:43

    Aqui em Aracaju/Se a torcida do Fluminense até o final da década de 80 era a terceira maior. Mas com o declínio do futebol carioca e com as tvs paulistas atuando fortemente no sentido de valorizar os clubes delas o quadro atual mudou muito, pois os times paulistas que antes não tinham torcida nem aqui nem no resto do norte, nordeste e centro oeste começaram a aparecer, com exeção do santos, e pelo que se nota(pelos menos aqui em Aracaju) é que atualmente o flu que já foi a 3ª torcida já está atras do trio paulista e pelo menos em relação aos jovens estamos perdendo também para o botafogo.

  40. Mauro Lehm

    comentou em 4/01/2010, às 15:08

    Boa tarde!

    As pesquisas até podem dizer alguma coisa nas estatistícas, cabe a nós que somos Tricolores apoiar e ajudar o Fluminense a crescer cada vez mais. Por que a diretoria não lança no site do Clube uma campanha para o torcedor apostar mais na Timemania como foi sugerido aqui?, falta é noção e criatividade aos homens que dirigem o nosso Tricolor, isso tem que começar já pelo Clube e também por nós, em nossos sites de torcidas do Fluminense. Sobre o tamanho de nossa torcida, é preciso fazer um trabalho também iniciado pelo Clube (diretoria). Pergunto: Será que nessa pré-temporada em Vitória a diretoria pensou em divulgar o nome do Clube?, pelo menos distribuir as crianças de lá um chaveiro(simples mesmo) com o escudo do Clube, afinal são com elas que se criam novos torcedores. Será que se pensou em levar alguns ídolos para visitar Hospitais e entidades carentes para divulgar o clube e buscar simpatizantes. Distribuir flâmulas para que for assistir aos treinamentos?, enfim muita coisa pode ser feita nesse período em Vitória para se conquistar ainda mais a simpatia pelo tricolor. E claro, para se obter mais torcedores, é preciso de conquistas, de vitórias para aparecer mais no auge dos meios de comunicação, sem isso fica mais difícil. Cabe então a diretoria e a nós torcedores que amamos o tricolor a ajudar no que for possével para faze-lo crescer em todos os sentidos, ST a todos.

  41. Wladimir

    comentou em 4/01/2010, às 16:19

    Que a torcida do Flu está perdendo espaço, isto é nítido para todo mundo. O que tem que ser discutido é o que fazer para mudar este quadro. E a fórmula não é complicada. Basta competência para planejar e executar.
    Primeiramente tem que voltar a ser um time vencedor. Disputar títulos todos os anos. Ganhar pelo menos um a cada dois anos. Manter seus ídolos o máximo tempo possível. Quantas pessoas não se tornaram flamenguistas por causa de jogadores com Zico e Junior. Na Europa é comum grandes ídolos jogarem ao menos 5, 6 temporadas no mesmo clube. Porque isso não pode ser feito aqui ? Entendo que é somente por incompetência. O Corinthians paga ao Ronaldo um salário de grande jogador na Europa. Porque outros clubes não podem? Acredito que com um projeto de marketing apoiado em patrocinadores é possível manter ao menos um ou dois grandes jogadores que se tornem referência, sem que sejam vendidos pelos primeiros dois tostões que alguém ofereça.
    Além dos títulos e ídolos são necessários projetos de marketing para conquista de novos torcedores. Visitas guiadas de escolas ao clube, organização de projetos e promoções nas escolas com fornecimento de brindes, contratos com os ídolos do passado e presente para realização de promoções nas lojas de artigos do Flu. Dá pra ficar uma semana falando disto aqui.
    São dezenas de ações como estas descritas acima, que ao longo de um bom tempo irão transformar o Clube. Vamos nos mirar nos bons exemplos, principalmente os Europeus.

Deixe o seu Comentário

MODERAÇÃO DOS COMENTÁRIOS:

No intuito de manter o alto nível dos debates, aumentando cada vez mais a credibilidade desse espaço, optamos por tornar mais rígidas e transparentes as regras de moderação. Sendo assim:

1 - IDENTIFICAÇÃO: Não serão mais aceitos comentários identificados por apelidos ou pseudônimos. Todos os comentários deverão estar identificados com nome e sobrenome.

2 - LINGUAGEM: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores, pessoas públicas ligadas ou não ao Fluminense, ou mesmo grupos de pessoas.

3 - ASSUNTOS: A idéia é que os comentários se prendam ao debate do assunto levantado pelo post. Assuntos off-topic podem ser aceitos excepcionalmente, em função da relevância e da urgência. Mas não devem ser usados para desvirtuar o debate. Assuntos off-topic podem vir a não ser aprovados caso a moderação entenda que não atendem aos requisitos de relevância ou urgência.