Queremos entender esta conta…

estatisticas

Mais uma pesquisa realizada pelos meios de comunicação, e mais uma vez o Fluminense figura com apenas 1% da preferência nacional. Mais uma vez queremos entender a conta, que contraria a lógica matemática de outras pesquisas recentes.

A média das últimas pesquisas no RJ, de diversos institutos, apontam para o FFC cerca de 13% dos torcedores do estado, numa população total de mais de 16 milhões de habitantes. Só neste conjunto, o Flu já teria 2.080.000 torcedores, mais do que 1% da população brasileira.

No ES, a pesquisa mais recente divulgada pelo instituto Futura, que fez medições anuais de 2001 a 2009, aponta cerca de 5,5% de uma população de mais de 3.350 milhões, ou seja, no mínimo temos 114.000 tricolores. Mas em 2007, o jornal “A Gazeta”, o maior do estado, divulgou pesquisa apontando 14,66% para a torcida tricolor no ES.

Em SP, o Flu fica historicamente com 0,2%, ou seja, numa população de 42 milhões, seriam mais 84.000 tricolores.

Em MG, embalados pela fortíssima presença dos torcedores cariocas na região de Juiz de Fora, o Flu sempre teve 1% de uma população de mais de 20.500.000, outros 205.000 tricolores.

Então, se considerarmos apenas o Sudeste, o Fluminense já teria, segundo pesquisas estaduais recentes, 2.483.000 torcedores.

Se tivermos 0,5% dos outros 110 milhões de brasileiros, teremos mais 550.000 tricolores, totalizando 3 milhões, mas é possível que este seja um número bem maior, dadas as concentrações de torcida carioca em regiões como o Norte e o Nordeste, além de Brasília e de Santa Catarina, notadamente no litoral e no Vale do Itajaí. Lembremos também que no DF, AM, SC, RN e PB, o Fluminense sempre jogou para estádio lotado.

Consolidando em números aproximados e bastante razoáveis, o Fluminense teria entre 3 e 5 milhões de tricolores, nunca menos que isto.

Uma outra forma tecnicamente correta de ler pesquisas deste tipo aponta as torcidas de Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Inter, Flu e Bota como tecnicamente empatadas. Mas sem dúvida, a divulgação de uma pesquisa com este tipo de conteúdo é ruim para nosso clube, afinal, os números são pouco precisos e a metodologia é obscura, mas vão balizar a mídia. Por que os institutos não divulgam os resultados com duas casas decimais, por exemplo?

Mas independente destas pesquisas de metodologias duvidosas, um grande diferencial é que somos uma torcida de grande poder aquisitivo e cultura acima dos padrões brasileiros, além de termos muito mais heavy-users em relação às torcidas de massa, onde os “simpatizantes” formam a esmagadora maioria.

O ticket médio do Flu é um dos maiores do país, e os números de audiência e pay-per-view também são historicamente muito positivos.

Outras referências importantes:

TOTAIS DE INGRESSOS VENDIDOS POR CLUBES EM CAMPEONATOS BRASILEIROS:

Clique aqui.

MAIORES PÚBLICOS DO BRASIL:

Clique aqui.

MAIORES PÚBLICOS DO CAMPEONATO CARIOCA:

Clique aqui.

MAIORES MÉDIAS DE PÚBLICO POR CLUBES:

Clique aqui.

PESQUISAS DE TORCIDAS NO RJ:

Clique aqui.

PESQUISAS DE TORCIDAS NO ES:

Clique aqui.

VENDAS DE CAMISAS NO BRASIL EM 2009 (Flu disputando para não cair):

Clique aqui.

VENDA DE CAMISAS NO BRASIL EM 2008:

Clique aqui.

VENDA DE PAY-PER-VIEW EM 2009 (Flu disputando para não cair):

Clique aqui.

PESQUISAS DE TORCIDAS NO BRASIL :

Clique aqui.

Créditos: Alexandre Berwanger (pesquisador)

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. GNCTRICOLOR

    comentou em 5/01/2010, às 0:13

    Um Tricolor num post anterior falou que para a torcida do Flu sofreu um holocausto, deve ter sido isto mesmo… quando usado formas mais confiáveis de pesquisa, o Flu só fica atrás dos outros dois grandes do Rio e dos três grandes de São Paulo, o engraçado é o Santos, time estadual e inexpressivo nacionalmente ter o dobro, no minímo, de torcida da nossa, ridículo.

    off topic: Não sou muito fã do Tartá, acha pouco objetivo, apesar de ser habilidoso e bom jogador, mas ver alguns escreverem que Kieza é melhor que ele é brincadeira, este atacante é o pior do elenco, pior que Roni, Adeílson e Fábio Neves juntos, finaliza mal pra caramba, só por causa da correria e garra demostrada em alguns jogos, alguns dizem que esta mazela tem alguma qualidade…

  2. Léo Moretti

    comentou em 5/01/2010, às 0:50

    Minha conclusão é que só morre Tricolor e só nasce flamenguista no país !!!

  3. Renato Mendes

    comentou em 5/01/2010, às 1:23

    Se a nossa torcida é apenas 1% e a margem de erro é de 2%, podemos não existir. Ou pior, ficar devendo torcida!

  4. Paulo Roberto

    comentou em 5/01/2010, às 2:47

    Talvez nos últimos 30 anos, não houve em nenhuma competição um time com uma média tão boa de público, como a do Fluminense na Libertadores, com média de 50 mil pessoas.

  5. Luiz Amorim

    comentou em 5/01/2010, às 3:12

    O mais importante nisso de pesquisa é como usar os dados. heavy-user e ticket médio são palavras chaves para nós profissionais de marketing. Mesmo que tenhamos 0,2% quantos podemos crescer em heavy-users e ticket médio por ano. Sem dúvida está é base de qualquer plano de mkt, para nosso FFC.

  6. João Pinho

    comentou em 5/01/2010, às 3:39

    Realmente!!! Aqui no Acre a torcida do Fluminense não perde nem pra atlético, nem inter, nem grêmio, nem botafogo, nem porra nenhuma!!!

    Pra falar a verdade eu nem leio essas notícias!!!

    O que importa mesmo é dentro do maraca!!!

  7. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 5/01/2010, às 6:58

    Excelente o trabalho realizado pelo Berwanger. Na minha opinião as pesquisas do IBOPE e Datafolha apresentam problemas metodológicos, especialmente no Plano Amostral. Já coordenei pesquisas eleitorais e conheço um pouco do assunto (os planos amostrais são fundamentais para a inferência e oferecem resultados mais ou menos confiáveis sobre o universo).
    Os questionamentos do Berwanger são suficientes para colocar em dúvida os resultados alcançados. A Timemania oferece um bom parâmetro de comparação.
    O Depto de Marketing do Fluminense poderia pedir (ou comprar – se for o caso,exigir) do Datafolha a documentação completa das duas últimas pesquisas (plano amostral, questionários respondidos, relatórios, conclusões etc) e submetê-la a um grupo de estatísticos. Tenho absoluta certeza que o Datafolha vai tremer. E a explicação é simples: são feitas nas coxas as pesquisas desta natureza, porque não estão sujeitas ao crivo da Justiça, como acontece com as pesquisas eleitorais. Outra sugestão (que o Pedro Carneiro já havia dado em outro post) é o Fluminense encomendar sua pesquisa, evidentemente com o propósito de medir a “efetividade” da torcida do Fluminense.

  8. Hugo Grillo

    comentou em 5/01/2010, às 8:07

    Pois é, em frequencia nos estádios e assinaturas de PPV, estamos sempre entre as 5 primeiras… Até quando teremos pesquisas feitas “a la galega” e de forma tendenciosa?!

    É impossível ficarmos atrás de botafogo, santos, galo, inter e gremio.

    Como explicar a “morte” de 7 milhões de tricolores em uma década?!

    ST,

    Hugo Grillo

  9. Cláudio Henrique – Goiânia

    comentou em 5/01/2010, às 8:29

    Amigos
    o que faz torcida são os títulos e os ídolos, o nosso amado FLU já faz 3 décadas que nào ganha um nacional e ídolos neste perído foram poucos, principalmente de 90 para cá.
    A montagem de um grande time com nomes que trazem torcida e que faz com que a “MÍDIA” se interesse é o grande “X” da criação de novos torcedores.
    O FLU se quiser voltar a rivalizar em número de torcida com o FLA e CORINTHIANS terá que fazer um trabalho muito sério e a longo prazo com “olhos voltados para a criação de torcida”.
    - Contratar jogador de seleção que será ídolos e trará mídia , ex: Ronaldinho Gaucho ( o único que pode rivalizar pela mídia , hoje, com o R.Fenomeno e Adriano)
    - Montar elenco para ganhar títulos nacionais.
    - Aparecer mais na mídia e transmitir seus jogos pelos canais abertos, como acontece com o Corinthians e Flamengo(por isso que este tem as maiores torcidas).
    - Fazer campanhas de visitar outros estados em pré-temporadas para aumentar contato com torcedores jovems destes locais.
    - Fazer ações sociais com seus jogadores para as comunidades carentes e instituições sociais espalhadas pelo país, com a finalidade de melhorar a imagem do clube.
    - Manter os grande nome como o FRED e Conca por muito anos no elenco para, que estes, possam se concretizar com ídolos do clube.
    - Estender a marca para fora do País.
    Além disso, outras ações possam ser citadas com esta finalidade – “conquistar novos públicos”. E torcida grande é o que vai nos dar melhores patrocinios, mais vendas de produtos e interesse da grande mídia.
    E este trabalho tem que começar com urgencia, pois no futuro, muito próximo, poderemos ir aos céus ou ao inferno, dependendo da escolha que fizermos, hoje.
    Que deus ilumine os nossos dirigentes!

  10. Paulo Carvalho

    comentou em 5/01/2010, às 8:36

    Off…
    E a contratação do lateral Julio Cesar?
    Subiu no telhado???

  11. Sergio Curvelo

    comentou em 5/01/2010, às 8:45

    A torcida do Fluminense enche aeroportos país afora, canta mais que a torcida do Boca Jrs em Buenos Aires na semi final da Libertadores, cria um novo paradigma do que seria torcer no Maracanã, é detentora do recorde de maior renda da história do estádio, vê seu time ganhar a Copa do Brasil e chegar a duas finais continentais, tem a quarta média de público no último campeonato brasileiro.  Mas mesmo assim ainda insistem em dizer que disputamos tamanho com a torcida do foguetinho!
    Não dá….
    Parei!!!

  12. Andre Luiz

    comentou em 5/01/2010, às 8:51

    Acho que 5 milhoes ainda é pouco, eu sempre li por ai que é na casa dos nove ou dez milhoes de torcedores

  13. Antonio Carlos

    comentou em 5/01/2010, às 9:30

    Pesquisa (séria, não pode ser do ibope ou de outros botecos de vendas a varejo semelhantes) que eu gostaria muuuuito mesmo de ver, seria sobre os times que os jornalistas esportivos torcem…. e distorcem.

    Estou me referindo aos jornalistas esportivos que aparecem na TV emitindo opiniões ou que escrevem colunas de jornais ou reportagens assinadas, que são aqueles que podem influenciar os incautos e bobalhões, até fazendo-os acreditar, por exemplo, que os urubrochas são hexa ou que aquela seleção brasileira de 82 era a oitava maravilha do mundo.

    Peço que, se possível, este blog faça tal pesquisa ou investigação, pois, procurando no Google, as inverdades são tantas que não dá para se levar a sério.

    Desde já eu sei que neste tipo de ranking, entre os cariocas, o Flu será o lanterna absoluto, com o bostafogo (que aparelhou a mídia) disputando a liderança pau a pau com os urubrochas, mas eu quero que dêem nomes aos bois…castrados.

  14. Paulo Carvalho

    comentou em 5/01/2010, às 10:03

    A canalhice protecionista do Globo à urubuzada é tanta que, numa relação de vários institutos de pesquisa, a maioria absoluta informa uma média de 45 por cento de urubus. A pesquisa da(o) Globo dá logo um pulo pra 58 por cento!!
    Agora, que precisamos de títulos, urgentemente, pra incentivar a formação de novos tricolores, isso é inegável!

  15. Frederico

    comentou em 5/01/2010, às 10:06

    Qualquer pesquisa que ponha a torcida do Botafogo na frente do Fluminense só pode ser encarada como piada.

    A torcida do Fluminense é de pelo menos 3% da população brasileira.

  16. Sergio Mota

    comentou em 5/01/2010, às 10:13

    Eu ia falar algo parecido com o que o Alexandre colocou.

    Já que ele foi bem claro e mais técnico do que eu, vou ficar nos exemplos:

    Voce torce para algum time de futebol?

    Essa simples pergunta no início do questionário mataria boa parte da torcida passiva dos times da mídia.

    Outra coisa ridícula e direcionada é fazer pesquisa após um título nacional, com uma exposição maciça de um determinado time, protegido e divulgado sempre positivamente, mesmo que seu maior ídolo banque festas para traficantes e marginais semanalmente.

    Cito meu exemplo pessoal:

    Não assisto a rede globo de forma alguma.

    Destesto o time deles, mas…

    Alguns dias após o título, me peguei catarolando o hino do %$#$%$…

    Aonde voce ligava a TV (mesmo os canais a cabo) aparecia o hino deles…PQP…é um massacre de informações forçadas…

    Em uma antiga pesquisa realizada no EUA, inseriram uma simples imagem da Coca-Cola, durante uma inperceptível fração de segundos no fim de um filme e compararam: aumentou muito o número de pessoas que tomava Coca-Cola ao fim do filme na lanchonete do cinema.

    Imaginem o ignorante, que não tem noção de nada, nem preferência nenhuma no futebol, sendo massacrado da forma que eles fazem?

    Chama-se a isso de manipulação!

    No ponto concernente a amostra utilizada pela pesquisa, novamente faço minhas as palavras do Alexandre: A TIMEMANIA É O MELHOR PARÃMETRO PARA MEDIRMOS O TAMANHO DE UMA TORCIDA

    Reparem que os números globais da timemania são muito próximos dos números da média de público dos campeonatos Brasileiros.

    Coincidência? É claro que não.

    A timemania tem um perfil muito parecido com uma campanha política, sem obrigatoriedade de voto.

    Chegar para alguém na rua, após semanas de exposição de uma marca de carro em toda mídia Nacional e perguntar qual seu carro preferido, não é pesquisa de opinião, é uma avaliação de um trabalho maciço de marketing

    Felizmente, existe a Internet, um ambiente livre, onde expomos nossas preferências e nosso ideais, sem manipulação por parte desta mídia nojenta e corrompida.

    É na Internet que nossa torcida, formada em sua gande maioria, por pessoas inteligentes e de bom gosto, vem encontrando seu espaço, para crescer e organizar-se, surpreendendo os ignorantes e manipuladores, com eventos de grandeza mundial, sem nenhum apoio ou divulgação por parte deles…

    Aliás…tem uma torcida, que nem com jornal divulgando instruções consegue fazer mosaico direito…huahuahua.

    Enquanto isso o nosso tem até coreografia…

    Que se exploda essa maioria de ignorantes!!

    NNNEEENNNSSEEE!!!!!

  17. joão

    comentou em 5/01/2010, às 10:16

    Depois do ultimo jogo desse brasileirão eu liguei pro meu pai para conversarmos sobre a temporada e esse fim milagroso e a primeira coisa que ele me disse foi que a torcida tinha crescido, e eu não tive duvidas ao concordar. E não tenho duvida ao dizer que se a torcida continuar fazendo essa festa e “vestir essa camisa” em 10 anos seremos a segunda maior do rio..

    Logo depois chegamos a conclusão que foi milagroso apenas para os idiotas da objetividade, para nos, foi apenas mais um empate, uma vitoria sofrida……
    e que o resumo do ano foi o jogo contra o Cruzeiro, que quando parecia tudo perdido vem o gravatinha mostrando toda sua frieza salvando o flu de mais uma no final.

  18. Paulo Carvalho

    comentou em 5/01/2010, às 10:18

    OFF…
    O “site oficial” do Fluminense continua uma piada. Tá certo que estava todo mundo de férias, etc. Mas, continuam constando lá, como profissionais do Fluminense, até mesmo os jogadores cujos contratos terminaram no dia 31 e outros que até já assinaram contrato com outros clubes.
    É descuido, desleixo, incompetência, burrice, ou …

  19. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 5/01/2010, às 10:18

    As maiores torcidas sempre serão engrossadas com aqueles que simplesmente acompanham a maioria. Isso acontece até em eleição, onde infelizmente muita gente (ignorante ou que não quer pensar) vota em quem está ganhando. Esses não dá para considerar torcedores, ou então seria necessário um Maracanã dez vezes maior se a torcida do Mengo fosse na mesma proporção que a do Fluminense ou a do Botafogo vai.
    Outra questão é a da metodologia utilizada. Pequenos desvios nas amostras podem acarretar em grandes erros nos resultados. Uma das possíveis provas de que essa pesquisa carrega uma boa margem de erro é a divulgação do resultado sem casas decimais. Se já há margem de erro na cada das unidades, colocar decimal não significará mais nada, pois a decimal já poderá estar errada.
    E se a margem de erro é de 3%, por exemplo (não vi a pesquisa) nosso 1% pode ir de 0 torcedores (impossível) a 4%. E por aí vai.
    Mas como diz o comercial daquele banco, nada disso importa. O que importa é que a gente vai tanto aos estádios e faz mais barulho e somos mais criativos que os outros 99%.

  20. Fernando Mundy

    comentou em 5/01/2010, às 10:26

    No Brasil a única torcida que encolheu foi a do FLu, sei nao ou só morre Tricolor neste Pais ou os Tricolores todos que faltam nestas pesquisas, moram fora do Brasil.Nao levo a sério nenhuma pesquisa deste tipo, pois colocarem sempre o Flu atras do Botafogo, parece ser irreal , pois o Bota com estadio proprio nao tem a media de publico do Flu em campeonato nenhum, fica dificil de aturar.

  21. joão

    comentou em 5/01/2010, às 10:28

    mais uma coisa..
    o flamengo junto com a sua imprensa marrom impedem o crescimento da nossa torcida com uma formula simples:

    o fluminense cria, o flamengo copia.
    pra quem a imprensa acéfala da o crédito ?
    pro timeco deles!

  22. Ronaldo

    comentou em 5/01/2010, às 10:32

    Achei os comentários do Claudio Henrique de Goiania bastante ponderados, entretanto esta cartilha apresentada serve p todos os clubes, inclusive o Flu,com relação ao número de torcedores posso afirmar que Flu é certamente dentre os clubes grandes aquele que tem a maior demanda reprimida,isto significa dizer que existe uma imensa qtidade de pessoa que torcem pelo Flu mas somente manifestarão este sentimento qdo vier algum título de expressão nacional ou internacional.Ainda assim é nítido que tais pesquisas sõa tendenciosas, e vou mais além, em nível nacional dúvido que os clubes do Rio fiquem atrás dos de Sao Paulo, a exceção do Corinthians,pois levando-se em conta que os paulistas tem clara hegemonia dentro da imprensa falada, escrita e televisiva, é evidente que tais pesquisas serão manipuladas.

  23. Ricardo Ayres

    comentou em 5/01/2010, às 10:37

    os quatro cariocas mais Corinthians, São Paulo e Palmeiras são torcidas nacionais, em qualquer lugar do Brasil existem muitos torcedores destas equipes, os Gaúchos e Mineiros são praticamentes clubes regionais.
    por isso acredito que a distribuição das torcidas seja esta: Flamengo/Corinthians/Vasco/São Paulo. com Flu e Palmiras brigando pela quinta posição.
    outro detalhe, s Pelé e Garrincha não tivessem jogado no Santos e no Botafogo hj eles seriam Portuguesa SP e América, nós nunca dependemos de apenas uma era para formarmos novos torcedores.

  24. Luciano Gouveia

    comentou em 5/01/2010, às 10:52

    Faço minhas as palavras do Claudio. Mas cuidado amigo, voce está correndo o risco de ser xingado de flamenguista por alguns daqui que acham que o time do jeito que está tá muito bom e não tem que contratar nenhum jogador bom só de segunda divisão para economizar dinheiro.

  25. Luciano Nóbrega

    comentou em 5/01/2010, às 10:55

    Esse tipo de pesquisa somente é válida e interessante quando o percentual do tamanho da torcida se encontra partir da faixa de 8 a 10%. A partir do momento que a analise é feita em cima de percentuais de tamanho de torcida de 5% para baixo, a pesquisa perde completamente a sua exatidão e consequentemente a sua credibilidade devido a margem de erro.

  26. Sergio Mota

    comentou em 5/01/2010, às 10:56

    Aliás, não podemos deixarde elogiar a efici~encia dos caras.

    Eles sabem perfeitamente dessas coisas que comentamos por aqui, senão…

    Jamais fariam transmissões do jogo do time deles, com a camera fechada na maior torcida, sem abri-la em nenhum momento para todo o estádio, enquanto transmitem nossos jogos com a camera voltada para as cadeiras brancas, que historicamente permanecem vazias em quase todos os jogos, de todos os times no Maracanã.

    Jamais deixariam de mostrar as lindas festas que nossa trocida faz o Maracanã, enquanto esforçam-se para mostrar um pequeno peaço da arquibancada como um gigantesca e apaixonada “torcida maior do imundo”

    eu tenho asco desses manipuladoes…

    e estomago fraco…

    AARRGHH…NOJO…

    Vou vomitar!!

  27. Luciano Gouveia

    comentou em 5/01/2010, às 10:56

    Como é que pode o Flu ter menos torcida do que o Bahia ? E como a torcida do Flu encolheu tendo vencido uma Copa do Brasil, empolgado na disputa da Libertadores, empolgado na disputa da sulamericana e vermos tantas fotos de crianças pequenas, no estádio, pela internet, etc com a camisa do Flu enquanto o Bahia por exemplo está há séculos da segunda divisão pra baixo ? Um absurdo. O Flu tem muito mais torcida que o Botafogo e até do que o Santos.

  28. Carlos Laport

    comentou em 5/01/2010, às 11:02

    É IMPOSSÍVEL o Flu ter menos de 2% da torcida nacional. Eu diria que o certo está entre 2 e 3%.

    Sem dúvida é um erro de metodologia do DATAFOLHA que não tem experiência neste tipo de pesquisa.

  29. IGOR CARVALHO

    comentou em 5/01/2010, às 11:06

    Quem aqui – já/conhece alguém que – respondeu pesquisa de torcida na rua???
    Eu nunca respondi e não conheço ninguém.

    Como a torcida do flamulambo cresceu 2% ???
    Isso significa que – segundo a pesquisa – 2 vezes a torcida do Flu, juntou-se à torcida dos orc’s.

    Não é a primeira pesquisa que aponta a torcida dos foguetes maior que a nossa.

    No maraca a nossa sempre foi maior.

  30. Antonio Carlos

    comentou em 5/01/2010, às 11:13

    Em 1994 o Flu estava em um dos seus piores momentos na história, quase destruído por péssimas administrações sucessivas e, mais do que sempre, sendo garfado dentro e fora dos gramados por federações e arbitragens facciosas.

    Pois neste ano levei o meu filho de 12 anos para conhecer a Disney e outros parques temáticos de Orlando e, naqueles vários dias que andamos por lá a ÚNICA camisa de times brasileiros que vimos desfilando naqueles parques foi a do Fluzão velho de guerra.

    E não foi apenas um torcedor do Flu que vimos usando a nossa camisa, foram dois torcedores diferentes em dias e locais diferentes.
    Eram torcedores avulsos, não estavam juntos e tampouco faziam parte de grupos de excursão, o que poderia caracterizar algum parentesco ou conhecimento prévio entre ambos.

    Pode parecer pouco, pode parecer bobagem, mas é através destes indícios, destes aparentemente pequenos detalhes, que se pode dar a dimensão de grandeza e penetração de certas marcas, entre as quais a de uma torcida de futebol.

    ST

  31. Marco Antonio Barroso

    comentou em 5/01/2010, às 11:17

    Gostei muito do post e achei muito boa a sugetão de alguns torcedores de a diretoria do Fluminense encomendar uma pesquisa séria. Embora não entenda muito de estatistica, compreendo um pouco de metodologia e sei que existem muitas variantes que podem determinar um resultado.

  32. Claudio Pires

    comentou em 5/01/2010, às 11:35

    O comentário do Sérgio Mota é perfeito sobre o assunto, o cara, depois de um massacre da mídia pergunta, qual o seu time favorito, o “entrevistado” responde o primeiro que lhe passa pela cabeça, aquele que já está no seu subconsciente.

    Ninguém deve perguntar, então me diga seis jogadores qeu jogam nele, possui algum produto ligado ao tal clube, esse produto é licenciado, eles não medem torcida, eles medem mera simpatia, que por isso tem essa variação percentual enorme.

    Eu é que faço uma pergunta, quantos torcedores com mais de quinze anos trocam de time, eu nunca conheci nenhum.

  33. Bruno Curi

    comentou em 5/01/2010, às 11:46

    É até fácil de entender.

    Framenguista não sabe contar.

    Botafoguense, por estar dopado, conta sua torcida em dobro.

    O problema é que isso é divulgado na mídia como verdade absoluta, e certamente inspira repartição de quotas de TV.

    Realmente precisamos contestar e pedir o material da pesquisa ao Datafoda-se. Quero só ver o que eles vão fazer.

    ST!

  34. Pedro Vicente

    comentou em 5/01/2010, às 12:09

    Amigos,
    Se nas contas da Flusócio somos entre 2 e 5 milhões de tricolores dentre os 200 milhões de brasileiros, isso significa um percentual de cerca de 2,5% da população.
    Como a margem de erro de pesquisas estatísticas de opinião dificilmente é inferior a 2%, afirmar que somos 1% significa dizer que a torcida do Flu pode chegar a 3%, ou seja,o número bate com o da Flusócio.
    O problema então não é a pesquisa em si, mas o uso absurdo que os meios de comunicação fazem dela ao não darem a devida atenção à margem de erro.
    Mas sinceramente, acho que mais importante que o número de torcedores que somos, é o quanto e como estamos crescendo. A mim não interessa agregar torcedores que vem só pelos títulos ou pq querem ser maioria, como os torcedores do SPFC ou Flamengo. Importa crescer sim, mas com qualidade, agregando torcedores que tenham nosso perfil diferenciado e trabalhando para que os que entram o consolidem.
    Nesse sentido um trabalho sério de marketing da próxima diretoria é fundamental, pois é preferível que nossa nação continue a ser Suiça do que virar China!

  35. Antonio Azevedo

    comentou em 5/01/2010, às 12:22

    Eu acho que o problema dessas pesquisas é não incluir todos estados nacionais e se focar muito nas grandes cidades.

    Dei uma olhada no site do Datafolha e a abertura de dados é muito pobre, mas algumas coisas que chamam a atenção de cara:

    - aparentemente não foi feita a pesquisa no ES, onde os times do Rio são muito fortes;
    - não foi feita a pesquisa em todos os estados do nordeste e norte, onde, em maior ou menor grau, os times do Rio e os 3 de SP têm bastante torcida;

    No caso do ES o impacto é grande pela número considerável de torcedores dos times do Rio, apesar da população do estado ser pouco representativa no contexto nacional. Já no caso do nordeste imagino que tenham extrpolado os dados dos estados onde foi feita a pesquisa para o total da população, e aí pode haver algum impacto pois temos menos torcida em estados com times fortes, como Pernambuco e Bahia.

    Um outro local onde provavelmente estamos sendo subestimados é Minas Gerais. Temos bastante torcida na Zona da Mata e no Sul de Minas. Eu, por exemplo, sou de Itajubá, no Sul de Minas, e lá a torcida do Flu é bastante representativa (e quase não há botafoguense) -no jogo Cruzeiro x Fluminense, por exemplo, nos bares havia muito mais tricolor que cruzeirense. Mas imagino que a pesquisa não pegue muito esses núcleos regionais localizados em áreas de grande população mas sem cidades com mais de 100mil habitantes.

    Acredito que as torcidas dos 4 times do Rio estejam sendo subestimadas nessa pesquisa, com o maior impacto relativo na nossa e do Botafogo. Este número de 3 a 5 milhões de torcedores me parece bastante razoável.

  36. Jefferson

    comentou em 5/01/2010, às 12:26

    A melhor forma de saber o real número de torcedores de um time seria, simplesmente este quesito constar nas pesquisas do IBGE.

    Talvez no próximo censo teremos esse quesito. Tá mais do que na hora o esporte nacional ficar mais em evidencia no país do futebol.

    ST.

  37. Antonio Azevedo

    comentou em 5/01/2010, às 12:28

    Um fato que chama atenção é a torcida do Cruzeiro, um dos times mais vencedores das últimas décadas no Brasil e na Am. do Sul, continuar rivalizando com a do Atlético em Minas e ser quase inexpressiva fora do estado.

  38. Diogo

    comentou em 5/01/2010, às 12:29

    Perguntei a um priminho meu de 13 anos uma pergunta que sempre evito para não me estressar: Qual o time da maioria dos alunos da sua sala? Flamengo né?

    Ele estuda em Teresópolis, num colégio público de lá.

    Resposta: Não, tem mais Fluminense!

    Fiquei feliz. Antigamente era VASCO na cabeça sempre! Ou Flamengo como de costume…

    Podemos crescer, falta consolidar com mais títulos.

    Diogo

  39. Sena

    comentou em 5/01/2010, às 12:31

    Cláudio Henrique, falou tudo!!!

    ————-

    ps: comparar a “torcida” do Botafaísca com a nossa??? kakakaakakkakaaaaaaaa

    veja essa: Flu x Bota

    http://www.youtube.com/watch?v=OjyoV5wm9_Y

  40. Altamiro

    comentou em 5/01/2010, às 12:31

    As amostragens são feitas em redutos flamenguistas e curintianos. Já é de má fé!
    Mas, há um equivoco no texto da flusócio: não se pode considerar toda a população de uma cidade como o universo de torcedores. Tem gente que não gosta e tem gente que até odeia futebol.

  41. Márcia Justo /Fortaleza-Ce

    comentou em 5/01/2010, às 12:58

    Só tenho uma explicação: Nélson Rodrigues dentre outras coisas,dizia que até os mortos saíam de suas tumbas…pois é,estamos todos mortos,e quando vamos ao estádio só vemos nossos companheiros tricolores também falecidos,pois os vivos não nos vêem,por isso nossa torcida não cresce e ninguém também nunca nos entrevista.

  42. Marco Mendonça

    comentou em 5/01/2010, às 13:04

    Nenhuma das pesquisas foi bem feita. Nem a do post.

  43. Renato Bordin

    comentou em 5/01/2010, às 13:17

    O FLUMINENSE É UM DOS CLUBES QUE TEM TORCIDA EM TODO TERRITORIO NACIONAL, OLHE EXEMPLOS COMO O CRUZEIRO E ATLETICO MG QUE TEM SUA TORCIDA RESTRITA APENAS AO ESTADO DE MINAS GERAIS.GREMIO E INTER TEM TORCIDA APENAS NA REGIAO SUL.

    O FLUMINENSE EM QUALQUER BIBOCA QUE VAI JOGAR TEM SEMPRE GENTE COM BANDEIRAS E CAMISAS.

    O ENGRAÇADO DESSAS PESQUISAS É QUE TODO MUNDO QUE NÃO DISPUTOU NADA NOS ÚLTIMOS ANOS TEVE UM AUMENTO DE TORCIDA CONSIDERÁVEL, MESMO AQUELES TIMES QUE VOCÊ CONVERSAVA COM TORCEDORES E ELES PENSAVAM EM PARAR DE TORCER PARA O TIME, AUMENTARAM A TORCIDA E PARECIAM ESTAR MAIS PRA PERDER A TORCIDA QUE JÁ POSSUÍA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  44. Henrique Oliveira

    comentou em 5/01/2010, às 13:21

    Para o Fluminense, é mais importante saber aproveitar ao máximo o potencial daquilo que ele é do que tentar convencer os outros sobre aquilo que ele acha que é. Se as pesquisas dizem que somos 3 milhões, e nós achamos que somos 9 milhões, alguém está errado – e, imagino, é bem provável que seja a própria torcida do Fluminense a se superdimensionar.

    O fundamental é o clube aproveitar ao máximo o seu potencial, tenha ele 3 ou 9 milhões de torcedores. E para isso não é necessário ser um “clube de massa”. O Internacional e o Grêmio são clubes regionais, com uma nítida limitação “geográfica”. Não há gremista ou colorado fora do Sul. Mas eles sabem aproveitar bem o poder de sua torcida, seja lotando os estádios ou lançando bons programas de sócio-torcedor. Sabem explorar bem a sua marca, comercial e institucionalmente. Conquistam títulos com freqüência, vendem bem seus jogadores e assim por diante.

    Em suma: foquemos no que somos e no que podemos ser, e não no que gostaríamos que fôssemos. O Fluminense nunca será um clube de massa, nunca terá sequer a metade da torcida do Flamengo. Mas ele não precisa disso para ser campeão, para conquistar títulos, para dar alegrias aos seus milhões de torcedores. Se ele souber explorar bem aquilo que ele pode ser, fatalmente a sua torcida aumentará. Nossa “meta”, penso, deve ser encostar na torcida do Vasco e reestabelecer a dualidade Fla-Flu no Rio de Janeiro. Mais do que isso é improvável.

  45. E. Pfisterer

    comentou em 5/01/2010, às 13:58

    O Fluminense ( ou seja, nós ) precisa fazer uma pesquisa sobre o que leva alguém a escolher um time para torcer. Haverá um percentual para “hereditariedade”, outro para “admiração por ídolos”, “influência dos amigos” etc… Precisamos saber em que idades isso acontece, e outras características deste processo de fidelização, para podermos atuar, por exemplo, distribuindo camisas, criando produtos infantis, visitas do time a escolas, etc…

    Outro assunto: insisto que este sistema de remuneração dos clubes por parte da televisão, baseado no time de preferência, é equivocado. Um exemplo: o número de flamenguistas que ligam a tv para ver o Flamengo é muito menor do que os que ligam para ver o FlaxFlu. Trocando em miúdos, o Fluminense atrai também os flamenguistas, pela tradicional rivalidade, e vice-versa. Há mais Flamenguista assistindo o Fla xFlu do que o Fla x Barueri, por exemplo. Precisamos explorar este valor da tradição e da rivalidade, que não está sendo considerado pela tv ao pagar por nossa marca. Se metade do clube dos 13 sair, em protesto contra a divisão do bolo, não será possível fazer um campeonato tão atrativo sem, por exemplo, Fluminense, Botafogo, Santos, Internacional e Atlético Mineiro. O valor do conjunto é maior que a soma dos valores individuais. O Fluminense é uma marca em si, mas é sócio de outras marcas como o “FlaxFlu”, o “clássico vovô”, etc…( e aí, com peso equivalente ao do adversário ). precisamos pensar nisso.

  46. José Augusto

    comentou em 5/01/2010, às 13:58

    Desculpem o tamanho da mensagem, mas essa reportagem diz tudo.

    JORNALISMO ESPORTIVO
    Mídia “empurra” números fantasiosos

    Por Antonio Carlos Teixeira em 23/10/2007

    Nos últimos dias, o assunto da vez nos sites esportivos, blogs e grupos de discusão pela internet ou e-mail foi um só: a pesquisa CNT/Sensus sobre as maiores torcidas do Brasil. Pode-se afirmar, com segurança, que os números absolutos estão inflados em pelo menos dois terços. Talvez não por culpa do instituto que os elaborou, mas, principalmente, pela falta de zelo de parte da mídia esportiva ao divulgá-los.

    Os menos atentos acabam chegando à conclusão de que o Flamengo, por exemplo, tem hoje 26,928 milhões de torcedores, o equivalente a 14,4% da população brasileira, de 187 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Por essa avaliação, o Corinthians, o segundo colocado, com 10,5% da preferência dos brasileiros, teria 19,635 milhões de torcedores. Pura fantasia. Ocorre que não se leu nem se ouviu qualquer questionamento sobre essa contagem absurda. Os percentuais, até prova em contrário, devem estar corretos; os números absolutos jamais.

    Tal qual na polêmica do milésimo gol de Romário, a mídia esportiva silenciou-se. Teria sido extremamente válido que os dados divulgados pelo CNT/Sensus fossem dissecados para que nos aproximassem um pouco mais da verdade. Revirei a internet, assisti a programas de TV e ouvi outros tantos de rádio. Mas nada. Pode ser que um ou outro jornal, rádio, site na internet ou TV tenha feito essa ponderação. Mas, no geral, as notícias seguiram na mesma linha, o de que o time de maior torcida chega a ter 30 milhões aficionados.

    Deu vazão a discussões intermináveis nos fóruns e chat na Web. Flameguistas e corintianos, por exemplo, brigando entre si. Os primeiros dizendo que seu time tem mais de 30 milhões de torcedores; os outros garantindo que o seu se aproxima da quantidade do rival. E tome exageros.

    59 milhões de torcedores, no máximo

    Sabe-se que é impossível que os 187 milhões de brasileiros gostem de futebol. Pior: é fato que apenas 10% das mulheres torcem para algum time. Elas são maioria no país, com 97,24 milhões, contra 89,76 milhões de homens. De cara, já podemos excluir da contagem mais de 87 milhões de brasileiros do sexo feminino.

    O IBGE também traz o número dos brasileirinhos entre 0 e 9 anos. Temos 30,8 milhões de crianças nessa faixa de idade, as quais não entram nas estatísticas do futebol ou nunca respondem a pesquisas de opinião, por questão óbvia. Bem, somando-se o número de mulheres que dão de ombro ao futebol e as crianças entre 0 e 9 anos, teríamos 128 milhões de pessoas que não têm time de futebol.

    Nesse caso, o Brasil teria apenas 59 milhões de “amantes do futebol”. O discurso de que temos 187 milhões de técnicos de futebol não passa, claro, de lugar-comum, chavão, clichê. E, entre esses 59 milhões de torcedores, há os simpatizantes – aqueles que nunca assistem a jogo de futebol, não fazem questão alguma de ter camisa ou acessório de clube.

    Mas, para não radicalizar, adotemos o número de 59 milhões para começarmos a debater com um pouco mais de coerência os dados da pesquisa. Nesse caso, se os percentuais aferidos estiverem corretos, haveria 8,496 milhões de flamenguistas, de fato a maior torcida do país. Seguidos de 6,195 milhões de corintianos, 4,720 milhões de são-paulinos (8%), 4,248 milhões de palmeirenses (7,2%), 3 milhões de vascaínos (5%), 2,301 milhões gremistas (3,9%) e 2,183 milhões de santistas (3,7%).

    Mas sejamos menos rigorosos. Vamos incluir nas nossas estatísticas as cerca de 30 milhões de crianças entre 0 e 9 anos, o que eleva o número dos que torcem por algum time de futebol para cerca de 90 milhões. Com isso, a quantidade de flamenguistas chegaria a 13 milhões, a de corintianos, 9,5 milhões, e os são-paulinos seriam 7,2 milhões. Teríamos ainda 6,48 milhões de palmeirenses, 4,5 milhões de vascaínos, 3,5 milhões de gremistas e 3,33 milhões de santistas.

    A pesquisa CNT/Census, contudo, traz observação que, diferentemente do que tem sido divulgado por jornalistas menos comprometidos com a verdade, aproxima-se um pouco da nossa avaliação. De acordo com o levantamento, 28,4% dos pesquisados afirmam não torcer por nenhum time de futebol. Entre os entrevistados, 15,4% afirmam gostar “mais ou menos” do esporte, enquanto outros 51,9% dizem gostar. Pior: das pessoas ouvidas, 32% dizem não gostar de futebol.

    Na verdade, os institutos de pesquisas fazem os levantamentos e os negociam com alguma entidade ou veículo de comunicação. A mídia – que os usa para vender mais jornal ou aumentar a audiência, o que é legítimo – os divulga sem qualquer contraponto, ou questionamento. O dever de informar, com precisão, passou ao largo nessa questão.

    E, assim, o público amante do futebol vai se alimentando de números e dados mentirosos, a ponto de haver cartola dizendo por aí que, “num futuro próximo”, seu clube atingirá 30 milhões de torcedores; outros garantindo que chegarão a 25 milhões, 20 milhões. E nós, como leitores, ouvintes e telespectadores, somos obrigados a engoli-los sem água.

  47. Alessandro Carvalho

    comentou em 5/01/2010, às 13:59

    Pesquisa divulgada em ano eleitoral??? hahahahha

    Faz-me rir…

    Desde o ano passado é público e notório que há um forte movimento para agradar às massas, com o campeonato armado para o Flamengo e este ano, como já postei anteriormente, teremos Fla e Corinthians na Libertadores, em ANO DE COPA DO MUNDO!!! E filme do Lulinha como bolo da cereja…

    Como disse o meu conhecido, que é dirigente PTista : você acha que é por acaso??? Um dos dois ganha nem que seja na marra, pois o Brasil não pode ser campeão mundial este ano (devido à próxima copa ser aqui), então precisamos disto para a eleição da Dilma..

    Nossa torcida não interessa a estes vermes porque somos minoria (graças a Deus, aliás…Deus me livre de ver alguém com a camisa do Flu sendo preso por estupro, assalto ou assassinato…).

    Mas, é natural que a torcida do Fla, em 50 anos, seja 90% da população, afinal, cada um tem 7 filhos e, nós, que somos civilizados, temos no máximo 2…

    Em resumo, é melhor ser 50 kg de diamante do que 50 toneladas de merda…

  48. Andre

    comentou em 5/01/2010, às 14:55

    Amigos, permitam-me observar que o raciocinio que rege o comentário deste post está equivocado. Nenhuma pesquisa audita todo o universo. As pesquisas se baseiam em amostras, sendo a amostra uma parcela estatisticamente representativa da população. O resultado da pesquisa obtido na amostra, reflete, portanto, o retrato da população.
    Não se pode portanto, partir da população e calcular a torcida a partir de percentuais sobre ela, como fez o post. Isto está estatisticamente errado.
    Um abraço

  49. Falcão

    comentou em 5/01/2010, às 14:55

    ANTÔNIO AZEVEDO, vc só pode estar de brincadeira comigo, não é??? Dizer que o povo capixaba tem pouca representatividade no contexto nacional??? Só pode estar de sacanagem, um mineiro… de Itajuba… deveria saber usar melhor as palavras e se colocar melhor em sua ‘posição’. Não discorrerei nada sobre representatividade dos capixabas para não criar mais polêmica.

    E como somos todos tricolores e, portanto, muito educados, desconsideremos este comentário infeliz do amigo.

    Bem, vamos às atualizações. Acabei de chegar da AEST e tive um bom contato com os nossos queridos “guerreiros”. O clima entre os jogadores está excelente. Muitas brincadeiras e risadas, mas tb muito suor. O calor está de matar. Mas a alegria deles ao verem o carinho da torcida capixaba está estampada nos rostos.

    Digão disse que todos ficaram ainda mais impressionados com a grandeza do clube e não imaginavam essa recepção no ES.

    O engraçado foi ver os calouros sendo zoados pelos veterenos. Bruno Veiga está sofrendo com o cabelinho de anjo… rsss.

    Amanhã postarei outras novidades da pré temporada.

    ST

  50. Marcel Mota

    comentou em 5/01/2010, às 14:57

    A população do Brasil está em torno de 200 milhões. Desses 200 milhões, muitos não são torcedores. Isso tem que ser levado em consideração. Se todos fossem, os estádios estariam sempre cheios e os números de camisas vendidas seriam bem mais expressivos.
    A impressão que tenho é que menos da metade da população realmente torce.
    ST.

  51. Jonas Alexandre/RJ

    comentou em 5/01/2010, às 14:57

    Esta conta é simples.

    O que aumenta torcida são badalação e títulos.

    Badalação da mídia se consegue com contratações de impacto. Olha a mídia em cima do Foguinho e do Curinthia.

    E formando um grande time, os títulos são consequência. Cadè os reforços ? Por que não trouxeram o Maicossuel, excelente meia e guerreiro, e o Gilberto, técnico, torcedor do Flu e muito melhor do que os volantes que temos ?

  52. José Juca

    comentou em 5/01/2010, às 14:58

    Acho meio fora de propósito torcedores do flu ficarem preocupados se estamos ou não na frente do botafogo no quesito torcida.
    O fato é que tanto Flu quanto o botafogo estão perdendo torcida nos últimos 20 anos.
    Ora que diferença faz estarmos 0.2 % acima ou abaixo, ou mesmo 1%.
    Acredito até que nessa década nossa torcida, devido a Unimed ter contratado Romário, Washington e agora Fred, ter ultrapassado a do Botafogo onde o último ídolo Túlio ter sido a mais de 15 anos.
    As próximas pesquisas irão refletir esse crescimento em relação a do Botafogo.
    A grande questão é como vamos conseguir polarizar com o Flamengo a nível estadual suplantando o Vasco. Pois essa a única maneira de você se coloca entre as forças nacionais.
    Mais ou menos o que acontece no Sul e em Minas onde Inter, Gremio, Cruzeiro e Atlético vão estar sempre em evidência.
    É óbvio que São Paulo é exceção assim mesmo se o Palmeiras não se cuidar corre o risco de ficar para trás devido a polarização do São Paulo com o Corinthias.
    Nossa sorte é que o Vasco nessa década teve um péssimo desempenho deixando de ocupar espaço de forma irreversível.

  53. marcelo lima DF

    comentou em 5/01/2010, às 15:08

    Até hoje não vi uma pesquisa qualitativa sobre torcida, que captasse o “consumidor de futebol” e o separasse do “simpatizante”, além de ser mais abrangente e incluir todos os estados e principais cidades do país. como nunca será incluído em censo, o ideal é que aumente consideravelmente a amostra e utilize outros critérios, criando indicadores que mensurem a fidelidade e proporcionalidade do torcedor(contemplando nºs de PPV, vendas de camisas oficiais, média de publico, audiência média e máxima de tv aberta e fechada, torcedores cadastrados em sites de futebol como o lance por exemplo, vendas de jornais esportivos após vitórias e com capa do clube, etc..Outra sugestão seria o clube dos 13 ou a cbf criar um portal de futebol e cadastrar todos os torcedores do brasil, tornando obrigatório esse cadastro para frequentar estádios e criar atrativos para que o cadastramento seja substancial, inclusive para os que torcer em outros estados diferente de seu time. Apurados estes nºs, encontraríamos % de efetividade das torcidas.

  54. Marcel Mota

    comentou em 5/01/2010, às 15:43

    A leitura que faço dessas pesquisas é positiva para o Fluminense. Voltamos a ter crescimento de nossa torcida.
    A torcida do Vasco diminuiu. Se tivermos uma boa fase a partir de 2010 e se o Vasco continuar no jejum de títulos, em poucos anos retomamos o posto de segundo maior torcida do Rio, o que repercute nacionalmente.
    O Vasco está no G5 das cotas, o Flu não. Ora, isso pode mudar, podemos entrar no G5.
    Isso dá a dimensão da importância dos títulos, a começar pelo Carioca 2010.
    A sobrevivência do Clube depende dos títulos no futebol, logi isso tem que ser absolutamente priorizado.
    ST.

  55. marcelo lima DF

    comentou em 5/01/2010, às 15:44

    Sobre minha experiência e percepção de torcida(andei viajando muito pelo país nos últimos 2 anos e moro em BSB)vou escrever a minha opnião:
    No RJ, o flu tem mais torcida que o bota tranquilamente. A do vasco ainda é maior que a nossa, pois perdermos muitos tricolores nos anos negros dos rebaixamentos.
    Em BSB a do bota é maior mas menos vibrante(para variar), recentemente eles lotaram o mané garrincha e nós tivemos um publico pequeno no mesmo estádio em datas próximas, e na semifinal da copa do brasil no serejão(que é menor) eramos cerca de 60% do estádio. A do SP foi a que mais cresceu por aqui e no Nordeste, onde só está menor que a do Fla.
    O palmeiras e corintians tb cresceu, mas em proporção bem menor e no interior do paraná e matos grosso é grande o crescimento dos times paulistas.
    A do Vasco é muito grande no norte, BSB e nordeste, a nossa é razoável em algumas cidades (maceió, natal, boavista, manaus por exemplo) destas regiões mas bem menor que fla e vasco. Em goiânia, aqui perto, nossa torcida é minuscula e só tem bom nº de tricolores nos jogos lá por causa dos brasilienses que se deslocam. Os times locais dividem torcida com flamenguistas, sp e curintia. Interior da Bahia e parte de mg temos bastantes tricolores, Espiríto santo nem se fala. Grandes cidades do nordeste somos muito pequenos (salvador, fortaleza e recife). Agora, torcedor do santos, atl.mg e cruzeiro fora dos seus estados é muito raro ver um. Os botafoguenses percebo um nº um pouco menor que o nosso no norte e nordeste. grêmio e inter, além de todo o estado do RS(lá não tem essa de torcer para time de fora mesmo no interior), tem boas torcidas em alguns lugares, como SC por exemplo e cidades pequenas e médias com muitos imigrantes do sul(principalmente regiões ligadas ao agronegócio). Em SC nossa torcida é razoável, no PR e RS quase inexistente.

  56. Alessandro Carvalho

    comentou em 5/01/2010, às 16:00

    E essa agora??? hahahahahahaha bando de comédias!!

    Torcidas: Fla lidera também ranking de escolaridade e renda familiar
    Rubro-Negro carioca é seguido de perto pelo Corinthians no dois quesitos

    Clube mais popular do país, o Flamengo lidera também o ranking nos quesitos escolaridade e renda familiar mensal. Isto foi o que revelou a pesquisa “Datafolha” realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009. Dos torcedores que declararam ter renda mensal superior a dez salários mínimos, 20% são rubro-negros. O segundo colocado é o Corinthians, que tem 14%. São Paulo e Palmeiras têm 10%.

    Em 2005, o primeiro lugar entre os torcedores com mais poder aquisitivo era o Corinthians: 16% contra 14% do Fla. Na pesquisa de 2007, no entanto, o Rubro-Negro tomou a ponta: tinha 17% contra 13% do Timão. O maior percentual da torcida flamenguista, no entanto, está na faixa das pessoas que ganham até dois salários mínimos: 21% (na pesquisa de 2009).

    Nos números mais recentes, alguns clubes tiveram maior pontuação percentual no grupo dos torcedores que recebem acima de dez salários do que em outras faixas mais baixas, como o São Paulo, o Atlético-MG e o Botafogo.

    Quando o assunto é escolaridade, o Flamengo também lidera entre os torcedores que têm ensino superior: 17%. O Corinthians tem 13%, e o São Paulo 11%. O Tricolor paulista, aliás, conseguiu seu maior percentual nesta faixa (ensino fundamental – 6% – e ensino médio – 9%).

    Em 2005, a vantagem do Fla sobre o Corinthians entre os torcedores com ensino superior era menor: 13% contra 12%. Em 2007, a contagem foi 14% para o time carioca e 12% para o clube paulista.

    O Rubro-Negro também tem o maior percentual entre os torcedores que têm apenas o ensino fundamental: 19% contra 12% do Corinthians.

    fonte: globoesporte.com (noticia na página do Flu)

    Estes caras já estão passando do ridículo!! Pesquisa totalmente manipulada! Primeiro porque neguinho mente a rodo nestes quesitos. Segundo porque a pesquisa deveria ser: na Classe x, qual o percentual de cada time e nao o inverso…

    Enfim…Globo e Fla…tudo a ver para eleger a Dilminha…

  57. Alessandro Carvalho

    comentou em 5/01/2010, às 16:08

    DATAFOLHA É PIADA!!!!!!!!!!!

    Acreditem: Segundo pesquisa do instituto datafoda-se, entre crianças de 4 a 12 anos, NO BRASIL INTEIRO, o Paysandu tem o dobro de torcedores do Flusão!!!!

    hahahahahahahahahahahhahahha

    Tá mais comprado que o ibope!!!

    http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=701

    Não é nem preciso comentar mais nada sobre estes safados

  58. IGOR CARVALHO

    comentou em 5/01/2010, às 16:11

    Henrique Oliveira disse tudo.

    O Flu é o Flu e foda-se o resto. Precisamos é nos fortalecer.

    Precisamos que a torcida esteja fechada com o FLU e o FLU esteja fechado com a torcida.

    ST

  59. Léo

    comentou em 5/01/2010, às 16:23

    Pra começar, já li aqui no blog que o Sr. Montenegro (ex-presidente do Botafogo) trabalha ou já trabalhou no IBOPE e outros meios de estatísticas, o q já nos leva a crer q o Flu nunca estaria na frente do “Foguinho/estalinho”…
    Também vamos ressaltar que no Rio de Janeiro a sua péssima imprensa é voltada ao Flamengo, e que também em diversas pesquizas feitas pelo IBGE, a cada 10 “favelados” (pobres q moram nos morros cariocas) que nasce 8 são flamenguistas e cada uma dessas mulheres tem em média 4 filhos (todos mulambentos), ou seja, a tendência é crescer cada DIA mais o nº de flamenguistas!!!!!!!!!!! Agora, o Botafogo, q a cada ano q passa se apequena mais, q não ganha títulos a décadas, q cada ano q passa luta pra não cair, e que seus mais fiéis tocedores (4 a 8, por sinal) vão aos aeroportos torcer pelo seu time, e q acham maiores q nós.. hahahahahhahahahahahahahhahahahahahhahahahahaha
    isso é conversa para surdo ouvir!!!!!!!!!!!

    Tamém concordo com o rapaz ai em cima q disse q o Fluminense deve ter ente 5 a 7 milhões de torcedores em todo o país. Vale também ressaltar q nessas pesquizas “marketeiras” são estudados os times da população a cima de 18 anos!!! Só na minha família tem 12 crianças tricolores…

    Cada vez q passa a Imprensa e os órgãos q as coordenam me enojam……

  60. Antonio Carlos

    comentou em 5/01/2010, às 16:35

    Também conheço bastante o Brasil e não tenho receio de dizer que o Flu está, no mínimo, entre as seis maiores torcidas nacionais no que diz respeito a torcedores de verdade, e não àqueles “simpatizantes de ocasião” sempre dispostos a se dependurarem no galho que aparenta estar com mais frutas maduras naquele dia de acordo com o que vêem na mídia.

    O simpatizante de ocasião ou “maria-vai-com-as-outras” geralmente é aquele tipo meio sem noção, que gosta de aparecer bem na fita mas em matéria de futebol vai gaguejar se lhe perguntarem o nome de mais de cinco jogadores em atividade, e muitos ainda são incapazes de distinguir uma bola de futebol de uma bola de basquete.

    E vou além ao dizer que, por exemplo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro, além de outros menos votados, só têm torcedores em seus respectivos Estados ou então entre os seus conterrâneos que moram em outros Estados.

    Vou mais longe ao dizer que Santos e Botafogo não têm torcedores. O que eles têm, respectivamente, são viúvas do Garrincha e do Pelé.

    E para mim, que prefere qualidade à quantidade, estou me lixando por não sermos um chaamado clube de massa.
    Se ser um clube de massa significasse algo grandioso, os maiores clubes do mundo seriam os clubes da padaria e da fábrica de macarrão.

    ST

  61. Daniel Trindade

    comentou em 5/01/2010, às 16:44

    Meu Deus é o cumulo da cara de pau uma pesquisa colocar o dobro de torcedores do paysandu sobre o flu…perderam totalmente a credibilidade…

  62. Eduardo Mitke

    comentou em 5/01/2010, às 17:06

    Com essa do Alessandro Carvalho é melhor acabar com a discussão…putz..
    Eu já morei em alguns estados do Brasil ( RJ, BA, MG e AC) em nenhum deles a torcida do Flu era menor que a do Bostinha em nenhum..equiparava com a do Vasquinho…e do Santos? Nunca encontrei nenhum deles…Parei com essas pesquisas…

  63. Felipe

    comentou em 5/01/2010, às 17:29

    Marcelo Lima,

    Moro em Brasília e aqui tranquilamente têm mais Tricolores do que bostinhas, sobre o jogo que vc está comentando o Bostafogo estava disputando a liderança por isso o estádio estava mais cheio, na época o Flu não estava muito bem no campeonato brasileiro.

  64. Gabriel Valente

    comentou em 5/01/2010, às 18:00

    Ainda bem que a torcida do Flu não cai nessas pesquisas, é tão patético que não vale a pena discutir.

  65. Bruno

    comentou em 5/01/2010, às 18:11

    Jefferson…

    Eu sou estatístico e trabalho no IBGE.
    No próximo Censo (que será nesse ano de 2010) não constará nenhum quesito com relação aos times de futebol.

    Vcs precisam entender que raramente um plano amostral destes institutos serve para medir atributos na população com uma porcentagem menor que 6%, por causa da sua margem de erro (que em geral é de 3%). Logo, alguem com 0% (0a3% na margem) e outro com 6% (3a9% na margem) estariam tecnicamente empatados.

    Como a maioria absoluta dos times de futebol apresentam porcentagem de torcedores estimada em até 6%, a única conclusão que se pode chegar é: “não se pode tirar conclusão quase alguma”.

  66. Mauro Lehm

    comentou em 5/01/2010, às 18:29

    Boa Tarde a Todos!

    Caros Tricolores é normal crescer a torcida do Flamengo isso é simples de notar, basta ver o índice de criminalidade e violência como vem aumentando também.

  67. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 5/01/2010, às 19:08

    Sobre as pesquisas

    De toda esta polêmica o pior é que o informativo oficial do flamengo, o jornal o globo, se aproveita das informações pouco úteis das pesquisas para valorizar o clube.
    O que pode o FLUMINENSE fazer? Realizar as suas pesquisas, identificar as suas podtencialidades, mostrá-las ao mercado …

  68. Fábio Pestana

    comentou em 5/01/2010, às 19:27

    “Eles têm mais torcida mas nós temos mais gente!!!”

    Que sabedoria, Grande Nelson!

    Não precisamos de pesquisas, somos a melhor, a mais bonita e criativa do planeta e dependemos sómente de nós!!!

  69. Antonio Azevedo

    comentou em 5/01/2010, às 19:51

    FALCÃO, desculpa se me expressei mal. A representatividade a que me referia era pura e simplesmente numérica – uma população de 3,5 milhões da habitantes dentro de um universo de 80 milhões de habitantes do sudeste. O mesmo argumento da “representatividade” eu usei para a minha região, o Sul de Minas, onde há também muitos tricolores mas cuja população total não é tão grande dentro do contexto mineiro.

    O único ponto que queria mostrar com isso é que os institutos de pesquisa podem simplesmente ignorar tais regiões onde a torcida tricolor é bastante grande e extrapolar os dados de outros locais para estes. Só isso.

    Peço desculpa novamente pelo mal entendido com o uso infeliz da palavra representatividade da minha parte. Corroboro, inclusive, a opinião de muitos aqui de que o Fluminense deveria dar mais atenção ao Espírito Santo por ser uma região de crescimento econômico bastante acelerado com uma população de alto e crescente poder aquisitivo que pode e deve ser fidelizada.

    O mesmo argumento também pode ser usado para o Sul de Minas onde, infelizmente, os times de SP vêm ganhando muita torcida entre os mais jovens, o que poderia ser revertido com ações mais próximas.

  70. Rodrigo Cazes

    comentou em 5/01/2010, às 20:28

    Em termos de escolaridade e renda familiar acho que a pesquuisa está certa em relação ao Flamengo. Estudo na PUC-Rio e lá a maioria é de rubro-negros. Depois vêm os tricolores, depois os botafoguenses e, por último, os vascaínos.

  71. Flavio Pougy

    comentou em 5/01/2010, às 21:00

    Creio que único recurso exagerado do post foi comparar percentuais com a população total das cidades/regiões, pois a pesquisa do Datafolha só entrevista quem também é eleitor, ou seja, no mínimo 16 anos, o que reduz o universo sobre o qual incidem os percentuais.

    Isto não torna a pesquisa melhor, apenas menos discrepante.

    Saudações Tricolores a todos!

  72. Danilo Soares Félix

    comentou em 5/01/2010, às 21:14

    Eu tenho plena convicção que a metodologia adotada por estas pesquisas é equivocada ou pior, atende a interesses. Os resultados são difíceis de engolir, e o único objetivo para divulgação destes dados parece ser agradar à massa de analfabetos.

    Afinal, o Flamengo campeão tem pesquisa saindo do formo logo após o título, para êxtase dos simpatizantes, mas o SPFC tri-campeão e maior time do Brasil não consegue sair dos 8%. É meio complicado entender…

  73. Danilo Soares Félix

    comentou em 5/01/2010, às 21:16

    Léo,

    O Carlos Augusto Montenegro é nada mais nada menos que um dos donos e atual Presidente do IBOPE.

  74. Danilo Soares Félix

    comentou em 5/01/2010, às 21:27

    Acho que alguns não entendem as nossas ressalvas: ninguém em são consciência vai questionar os números do Flu em relação ao Fla. Certamente eles têm umas 6 vezes mais torcida! Acredito que nosso percentual de fato seja 2% e o deles uns 12%. Mas certamente a torcida do Flu não é 19 VEZES menor que a deles. Alguma coisa não bate nesta medição! Será que isso não parece óbvio para alguns?

    É absolutamente questionável o fato do Fluminense estar atrás do Botafogo, se em todas as medições mais objetivas aparecemos na frente: PPV, audiência, compra de camisas, bilheteria, etc.

    O mesmo se aplica à torcida do Flu em relação a times apenas regionais. Certamente a torcida do Flu é menor no RJ que as de Cruzeiro, Galo, Inter e Grêmio em seus respectivos estados. Entretanto, nós temos muita torcida no ES, DF, AM, PA, MS, etc enquanto os demais citados são apenas traço estatístico.

  75. Antonio Carlos

    comentou em 5/01/2010, às 21:55

    O CONTRA-ATAQUE DOS CANALHAS

    Eu não estou muito preocupado com estas pesquisas fajutas e até penso que este contra-ataque partido da mídia porca contra nós e nossa torcida só demonstra que ela sim, é que está muito preocupada conosco.
    Pois ela sabe que conosco o negócio é fosco.

    Está preocupada porque viu a nossa torcida ser a 4ª colocada em público pagante, mesmo com o Flu ocupando a zona de rebaixamento durante quase todo o campeonato.

    Está invejosa por ter visto os mosaicos, os hinos, as frases geniais, a beleza, a paixão e as verdadeiras festas de cores e criatividade que a nossa torcida deu e continua dando nos estádios, ruas e aeroportos do país.
    E já dizia Confúcio, a inveja é flórida.

    E ao colocar os resultados das suas “pesquisas” depreciativas misturados às notícias do Fluzão, é porque já perderam totalmente a vergonha na cara, dando razão ao nosso Nélson Rodrigues que numa antevisão do que se transformaria a mídia esportiva, já dizia há décadas atrás:

    Os canalhas perderam a modéstia!

  76. SERGIO O PEREIRA/RIO DAS OSTRAS

    comentou em 5/01/2010, às 22:45

    AMIGOS, EU QUE TEM 49 ANOS DE IDADE, DIGO, QUE ATE HOJE, NUNCA FUI ENTREVISTADO PARA ESSAS PESQUISAS. ALGUEM AQUI JA FOI?

  77. carlos penna

    comentou em 5/01/2010, às 22:46

    Faltou a da usp, aonde o fluzão é nono, 500 mil atrás do sexto. http://jbonline.terra.com.br/extra/2001/06/04/e0406179.html

  78. andré barbosa

    comentou em 6/01/2010, às 1:03

    na sala do colégio do meu filho no bairro de ipanema(rj)
    entre os meninos:são 5 tricolores,5 mulambos e um bostafogo.vascoco nem tem.os grandes rivais lá são flaxflu o pau quebra,é discução todo dia.

  79. Alexandre Berwanger

    comentou em 6/01/2010, às 7:27

    Uma das explicações pode estar no fato de toda a vez que os institutos erram em alguma das pesquisas para eleições políticas,alegam a dificuldade em entrar em condomínios e demais redutos daclasse média.

    Neste sentido, nenhuma torcida do Brasil é tão prejudicada quanto à do Fluminense,concentrada nas classes A e B.

  80. Claudio Rodrigues

    comentou em 6/01/2010, às 10:35

    Infelizmente, quer a mídia queira ou não, a torcida do Fla está associada a criminalidade e a pobreza, miséria e analfabetismo.

    Se a população tivesse melhores condições de vida no Rio (se não tivessemos um bolsão de pobreza infelizmente), os números seriam outros…

    Ontem na novela “Dalva e Herivelto” apareceu uma bandeira do Fluminense (os tempos eram outros)…

    No seriado “A Grande Família” o núcleo é tricolor (já vi episódios com personagens com a camisa tricolor), o casseta e planeta hoje respeita o Fluminense (um dos integrantes se declarou tricolor)… Ou seja, a própria mídia sem querer associa o Fluminense a cultura (quando ela está presente).

    Outra coisa que devemos ficar atentos (quer dizer os cidadãos tricolores, grupo ao qual infelizmente não pertenço ainda) é a propaganda subliminar (desculpe se está escrito errado):
    outro dia vi uma foto do Cristo Redentor iluminado de vermelho durante a noite em “O Globo” (pra uma campanha, mas vale a ressalva), neste domingo a Revista do mesmo jornal veio com a foto de um rapaz usando uma camisa comum (só que com listas horizontais vermelha e rosa escuras)… É tudo uma questão de observação…

    Sinceramente, para reverter este quadro o Fluminense terá que mudar radicalmente administrativamente. Espero que os senhores, cidadãos tricolores e administradores do blog inclusive) estavam realmente empenhados para que esta transformação seja real.

    ST.

    ST.

  81. Marcos Pereira Anjo Coutinho

    comentou em 6/01/2010, às 10:53

    Apesar das décadas de gestão deficiente e tendo, especialmente nos anos 90, uma caótica situação que afastou novos torcedores, sem dúvida alguma a pesquisa é grosseiramente falha.

    Seria conveniente o departamento de marketing do Clube pensar em alguma forma sutil de rebater essa pesquisa, fato que tem a sua importância para o Fluminense, até mesmo sob o ângulo econômico.

    Apenas a título de complementação da matéria, no sul de Minas a torcida do Fluminense também é muito grande, em igual proporção à região da zona da mata mineira (JF, Muriaé, Leopoldina, Cataguases – terra de Marcos Carneiro de Mendonça).

    Em Caxambu, Baependi e outras cidades próximas de São Lourenço, todas no sul de Minas, há tricolores demais. Em Caxambu, por exemplo, há um bairro praticamente composto apenas por tricolores!

  82. Raul Vitor

    comentou em 6/01/2010, às 15:14

    A verdade é que esses grupos de pesquisa demonstram não conhecer nada de futebol a nível nacional. Como pode Fluminense e Botafogo, clubes de torcida nacional, ficarem atrás de Grêmio, Inter, Cruzeiro e Atlético-MG, clubes de torcida estadual.

    Essas pesquisas são uma vergonha. Quem é do Norte e do Nordeste sabe que esses resultados de pesquisa são um absurdo.

  83. DAVI MORAES CHAVES

    comentou em 7/01/2010, às 18:04

    Sou de Aracaju/se e concordo com o companheiro Raul Vitor.

  84. Israel Monteiro

    comentou em 12/01/2010, às 17:02

    o problema, é que podem usar essas pesquisas ridiculas, e usarem pra cotas de TV e etc…Fluminense pode perder dinheiro com isso, e perder espaço na midia, isso que eu tenho medo…no campeonato carioca, recebemos o msm que o Botafogo….

  85. Alan Barros Nogueira

    comentou em 7/03/2010, às 19:36

    Eu sou baiano, apesar de estar morando no Rio já há 14 anos. Mas mais da metade de minha vida foi na Bahia, que foi onde eu nasci. Mas sou tricolor desde criança, e porque meu pai que também é baiano, é tricolor, e meu avô também baiano, era tricolor. E por lá tem vários, o Fluminense de Feira de Santana, foi fundado por tricolores, e no estado tem vários que só torcem pelo Flu de Feira, para se verem mais proximos de alguma maneira ao nosso tricolor de coração.