Ele não é só mais um Silva

Wellington

Domingo, finalmente, o grande público pôde constatar em rede nacional o que as pessoas que acompanham atentamente as divisões de base já sabem há muito tempo: Wellington Silva é um jogador fora de série. Os profissionais do mercado da bola no mundo inteiro, e não só os brasileiros, já sabem disso desde que o jogador destruiu todos os adversários do Fluminense na Manchester United Premier Cup, espécie de mundial sub-15 que o Fluminense conquistou em 2008, jogando a decisão em pleno Old Trafford.

Embora tenha acabado de completar 17 anos e provavelmente fosse um dos jogadores mais jovens em campo no jogo de anteontem contra o São Bernardo, pela Copa SP, senão o mais, Wellington desequilibrou. Marcou o primeiro gol, fez uma jogada espetacular que resultou no segundo, e em jogada individual sofreu o pênalti que nos deu a vitória. Isso sem falar na “caneta” desmoralizante que deu em um adversário, num espaço mínimo, próximo à lateral do campo. Não adiantou a truculência do time do São Bernardo, que usou de violência e intimidação durante todo o jogo para tentar pará-lo.

A prematura venda desse jogador ainda nos causa revolta. Insistimos, é fruto da INCOMPETÊNCIA admnistrativa que impera há anos no clube. É inaceitável. Conforme já ressaltamos em outro post, sabemos que a possibilidade de um jogador muito bom nas divisões de base não vingar no profissional sempre existe. No entanto, que fique muito claro: Wellington Silva não é um Toró, não é um Lenny. Qualquer profissional do meio pode atestar que essas comparações chegam a ser ridículas e que o Wellington é uma promessa muito maior. Chega a ser leviano tratá-lo como se fosse apenas mais uma promessa qualquer, como muitos que já passaram por Xerém.

O que nos resta agora é utilizar o jogador no elenco profissional em 2010 e torcer para que ele faça grande sucesso no Arsenal, seja revendido por uma alta quantia e nos renda mais algum dinheiro como clube formador. Não faz sentido manter um jogador desses, em seu último ano de contrato, na reserva de um limitadíssimo time de juniores.

Wellington Silva nos profissionais já!!!

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Amorim

    comentou em 12/01/2010, às 0:11

    NADA JUSTIFICA O FLUMINENSE TER FICADO SEQUER COM 20% DOS SEUS DIREITOS.

    NADA JUSTIFICA, NEM O PASSADO PQ ISSO FOI NO PRESENTE.

  2. Eduardo Vainer

    comentou em 12/01/2010, às 0:12

    Parabéns Flusócio por esse post fundamental. A venda do fantástico Wellington Silva foi um erro gravíssimo e irreparável. Mas, se ele pode jogar um ano nos profissinais, que jogue um ano nos profissionais. E, alô Cuca, na condição de titular. Torcedor, sócio do Fluminense, faça você também essa reinvidicação:

    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!

  3. Carlos Rodrigues

    comentou em 12/01/2010, às 0:22

    Caros,

    Será que ainda não dá tempo de negociar com o Arsenal a manutenção por empréstimo do garoto por alguns anos? Ou seja: não podemos provar mais um pedacinho desta bela fruta que deu no nosso pomar?

    É de fato, para usar um termo muito preciso: brochante…Xerém é ótima mesmo pro Arsenal, pro Palmeiras, pro Manchester…

    De fato, o post confirma que o que acho e escrevi alguns posts atrás sobre uma “cultura burra e imediatista”(“é fruto da INCOMPETÊNCIA admnistrativa que impera há anos no clube.”) que entra diretoria, sai diretoria, permanece no Fluminense.

    Mas quem foi ( ou foram ) os responsáveis por esta “super-burrada” desta vez? E quais seriam as saídas para que isso não continuasse a se repetir?

    SDs Tricolores

  4. Marcio

    comentou em 12/01/2010, às 0:45

    Precisamos nos livrar dos restrolhos deixados pelo Branco e Cia: Os rodrigos henriques, Soter da vida e os outros infiltrados em nossa base em xerém… Fora sangues suga.

    Ao FFC o que é do Fluminense.

    Ah e um dos fisioterapeutas, além de flamenguista foi integrante da torcida jovem do Framerda. Que piada

    É essa a comissão permanente de alto nível ??????

  5. Leonardo Eustaquio

    comentou em 12/01/2010, às 0:55

    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!

  6. Leandro Mitraud

    comentou em 12/01/2010, às 1:16

    Deve ter sido vendido para pagar os super salários (atrasados) da turma da 3a idade contratada por Tote & cia. Estes já vão tarde…

    Espero que daqui para frente, a gestão do futebol seja competente para saber evitar perdas como essa, gastando o que tem com inteligência e administrando bem os contratos da base.

    Por isso pergunto: até quando o amigo do Branco vai continuar mandando em Xerém?

  7. Cleber Mello

    comentou em 12/01/2010, às 1:35

    Ouvi atentamente a entrevista do presidente do Flu, à Rádio Globo, domingo, no “Encontro dos Presidentes”, e o discarado falou claramente que “graças àa deus vendeu o Wellington Silva, pois só assim acertou a folha de pagamento.
    Queimar uma promessa, antecipando uma venda como essa é no mínimo idiotice comercial.
    Colocava o garoto no time principal uns dois meses e já valorizava, no mínimo, uns 50 por cento.
    E o pior, por serm jovens, há uma propensão grande de não conseguirem se adaptar a realidade ultra profissional do futebol europeu.

  8. Cleber Mello

    comentou em 12/01/2010, às 1:36

    “graças à Deus…”

  9. Jorge Eduardo

    comentou em 12/01/2010, às 3:28

    Xerém é ótima para os empresários e alguns dirigentes que se aproveitam para enriquecer as custas do Fluminense. Quanto não estarão valendo agora o Marcelo do Real Madrid, os gêmeos Fábio e Rafael do Manchester United, o Maurício Alves do Sevilha e outros que estão sendo vendidos… em comum o fato de todos terem sido vendidos muito novos, a maioria vem sendo vendida antes de terem jogado nos profissionais e sobretudo antes de terem nos dados os títulos e o retorno financeiro esperados que validariam e viabilizariam o investimento feito nas diviões de base. Temos que continuar sonhando com o final de 2010 e com a eleição de um presidente honesto e acima de tudo capaz de administrar um clube da grandeza do Fluminense. Agora vamos emprestar o Tartá que tem um potencial enorme e que ainda poderá nos dar muitas alegrias… sem nada recebermos em troca e o pior de tudo é que se ele se sair muito bem é capaz de nem voltar.

  10. Sergio Mota

    comentou em 12/01/2010, às 4:13

    Num clube sufocado por dívidas que aumentam em R# 30.000.000,00 anualmente, só de juros, como é possível segurar algum jogador?

    A atual situação do Fluminense, exige 3 Wellintons Silvas por ano, apenas para começar as contas do 0…

    Muitos sequer imaginam, como torna-se quase impossível pagar salários aos jogadores, num clube sufocado por dívidas que resultam em penhoras de praticamente todas as receitas.

    Se não entra $$$, não tem como pagar salários.

    Se não paga salários, não tem condições de exigir empenho e dedicação total dos jogadores.

    Se atrasa salários sempre, jogador com mercado evita ir para o clube, pois o sustento de sua família depende do dinheiro que ele recebe.

    Isso resulta numa dificuldade muito maior nas negociações…

    Administar um clube desta forma, e mantê-lo competitivo é quase uma mágica.

    Começar o ano, já devendo 30 milhões, que obrigatoriamente devem sair do faturamento anual do clube para não aumentar o buraco para o ano seguinte exige 2 coisas:

    Austeridade e seriedade nas contas com criatividade e competência na geração de receitas.

    Apenas apertando o cinto nos custos e negociando bem as possibilidades de receita, torna-se possível diminuir o problema a curto prazo, visando sua solução no médio e longo prazo.

    A marca Fluminense, com mais de 2 milhões de consumidores apaixonados e outras dezenas de milhões de público em potencial, tem que ser valorizada e tratada com seriedade, e não vendida por qualquer tostão a quem libera uma gentileza qualquer via caixa 2.

    Apenas valorizando esta marca e negociando-a pelo justo valor, o Fluminense terá receita suficiente para diminuir o valor de suas dívidas e evitar o aumento dos problermas crescentes gerados pelo seu nível de endividamento atual.

    Para sair deste buraco, precisamos urgentemente, enquadrar empresas como:

    ADIDAS.

    UNIMED.

    Pró-imagem.

    BWA.

    Tática Sports.

    E várias outras que exploram nossa marca e nossos espaços a preços módicos, e com margem gigantesca de lucro para elas.

    Apenas com dirigentes sérios, honestos e competentes, podemos sonhar com medidas eficientes, na direção de evitarmos o caos, que um crecente endividamento causa na administração de um negócio, clube, empresa, etc…

    Wellintos Silvas, são raros.

    Daltons, Maicons e Alans são difíceis.

    Sem seriedade administrativa, por melhor que o clube administre Xerém, a competitividade do mercado da bola, com empresas e empresários brotando do chão como formigas do formigueiro, em breve engolirá essa estrutura;

    A carencia de recursos, pelas razões acima citadas, fará com que nossa estrutura geradora de novos talentos, vá, aos poucos, perdendo espaço, para outros Centros de Treinamento, mais bem administrados, que superam o poder da nossa marca, com eficiência na perseguição dos objetivos para os quais um CT é criado.

    A solução portanto, não passa por uma atitude isolada, é todo um processo, que felizmente parece ter sido compreendido por algumas centenas de tricolores, que abraçaram essa causa e uniram-se, associando-se em massa ao clube, para buscar essa mudança.

    A BENÇÂO JOÃO DE DEUS!

  11. Edimar S.A

    comentou em 12/01/2010, às 4:23

    Triste é saber que o TIME não soube aumenos, esperar valorizar o garoto mais que ele ja é. O ditado popular diz que “o apressado come cru”.

    Se o probleme é R$ 10 milhões, arruma outra maneira de diminuir os gastos, exija mais da adidas e da unimed, envista em marqutin com o Fred (propaganda) ele é uma grande referencia.
    Tambem tem outro ditado popular, e diz assim: Dinheiro na mão é vendaval.

    Vamos lá! vamos meu fluzão!
    desta vez seremos CAMPEÃO!

  12. Frederico Moraes

    comentou em 12/01/2010, às 5:53

    Lamentável a falta de mecanismos do FLU e do futebol brasileiro em geral para manter suas jovens revelações que cedo despertam a cobiça dos clubes europeus. Perdemos os gêmeos laterais há pouco tempo para o Manchester, que igualmente se destacaram jogando pelo tricolor em torneios na Europa.
    Isso nos faz pensar sobre a inconveniência de expor precocemente verdadeiras jóias nessas competições internacionais sub 15 e 17, que, na realidade, nenhum benefício substancial trazem ao FLUMINENSE.
    Bem agiu o Internacional que ‘escondeu’ o Pato até os 18 anos e só o expôs após longo contrato assinado, com alta multa rescisória.
    Enfim, alguns dirão que, quando a promessa é realmente excepcional, nada impedirá a sua saída precoce. Afinal, o Messi foi para o Barcelona com 13 anos!

  13. Rodrigo Pessoa

    comentou em 12/01/2010, às 6:07

    A minha revolta é tão grande com a venda precoce, e diga-se, por uma quantia ridícula para os padrões internacionais, que me sinto de luto. Isso tem que acabar. Concordo com o lançamento dele no time profissional. ST

  14. Eudes Jr – Fortaleza\Ce

    comentou em 12/01/2010, às 8:07

    Amorim:

    No blog do João Garcez ele escreve que o flu detem 100% dos seus direitos Amorim.De onde voce tirou essa informação?Não se pode tratar o garoto tambem como um craque consagrado.Ele deveria ser lançado nos profissionais aos poucos.Nem sempre os craques da base repetem o mesmo futebol nos profissionais.

  15. Magno Moura

    comentou em 12/01/2010, às 8:54

    Querem tanto um reserva para o Maicon, mas o jogador perfeito está dentro do Flu. É o Wellington Silva, que pode jogar nos profissionais, por contrato, todo o ano de 2010. Vale fazer que nem o Vasco faz com o Phillipe Coutinho, que está vendido para a Internazionale, mas vem jogando aos poucos no time de cima.

  16. Dedé

    comentou em 12/01/2010, às 9:54

    Calma galera. Vi alguns jogos dele e o seu talento é inegável. Mas é promessa sim. Ainda alterna as grandes jogadas com os dribles desnecessários e sem objetividade pra mostrar que é craque. E pra mim foi bem vendido. 10 milhões por um jogador que ninguém sabe se vai vingar é muito dinheiro. E ainda temos a possibilidade de receber como clube formador. Jogador só deixa de ser promessa quando sobe e arrebenta no profissional como fizeram Diego e Robinho em 2002. Os gêmeos por exemplo ainda não se firmaram lá. Nenhum dos dois é titular absoluto e está comendo a bola. E olha que jogam no melhor time da Inglaterra, com superioridade brutal sobre quase todos os seus adversários. E nenhum deles, pra mim, vingou. Fábio é mais talentoso que o Rafael, mas é muito menos jogador que o Evra. Rafael é esforçado. Só. Jogou mais vezes que o Fábio, até pela concorrência, mas dos jogos que eu vi, foram atuações absolutamente burocráticas.

  17. Dam

    comentou em 12/01/2010, às 9:56

    os dirigentes não respeitam o FFC e sua torcida (TODOS no presente, TODOS).

  18. Thiago Reis

    comentou em 12/01/2010, às 10:00

    Já tem gente pedindo o garoto como titular dos profissionais???

    Nós torcedores somos muito engraçados mesmo…

    Até acho que ele poderia ser integrado aos profissionais e receber oportunidades aos poucos caso se destaque nos treinos.

    Nada além disso…

    Foi levantada a possibilidade de se negociar com o Arsenal a permanência dele por empréstimo ano que vem… eu acho uma boa mas é improvável.

    Com certeza ele irão querer levar o garoto pra lá para ir se ambientando, adaptando, aprendendo inglês… enfim, eles têm total consciência de que não compraram um jogador pronto e que vão completar a formação do atleta. E querem fazer isso lá, sob o comando dos profissionais do clube. Não há interesse em deixar o jogador mais um pouco no Brasil para se desenvolver.

    É o que o Manchester está fazendo com os gêmeos… eles não compraram os 2 parar serem titulares no momento da compra e sim alguns anos depois. E é o que está acontecendo… o Rafael está prestes a virar dono da posição 2 anos depois.

    O Arsenal fez isso com o Denílson (foi comprado no início de 2006) e na temporada passada ele virou titular (2 anos depois).

  19. Rodrigo

    comentou em 12/01/2010, às 10:01

    Libera o garoto logo, ou coloca ele na geladeira.

    Se colocar nos profissionais e ele se quebrar, vamos ter que devolver o $$$, que não temos.

    STs

  20. Marco Mendonça

    comentou em 12/01/2010, às 10:07

    Um coisa é vender mal, coisa que o FFC sempre fez. Aliás a causa é está mais ligada à corrupção do clube do que à incompetência.

    Outra coisa é achar que o menino é craque. Hoje não é. Também acho que foi bem vendido.

  21. Roberto Melo

    comentou em 12/01/2010, às 10:12

    O mais impressioante é que o Mario, técnico dos juniores, que foi um ótimo jogador, mas é um péssimo treinador, não o escala como titular. O Wellington Silva é um fenômeno. Qualquer pessoa que tem um pouco de sensibilidade para futebol percebe ao vê-lo quinze minutos em campo. Vale integrá-lo aos profissionais do Fluminense. Gostei muito da bola levantada no post.

  22. Fábio Ribeiro

    comentou em 12/01/2010, às 10:21

    Ainda falta muito para ele se tornar um craque…

  23. Gabriel Valente

    comentou em 12/01/2010, às 10:30

    Acho que ele ainda é sim uma promessa, como disse o Dedé.

    Infelizmente na situação dos times brasileiros hoje, qualquer um no lugar do Fluminense venderia um garoto de 17 anos por 10 milhões.

    É triste, mas acho que foi o correto.

  24. Carlos Laport

    comentou em 12/01/2010, às 10:34

    E tem gente que chegou a falar aqui que ele não joga nada.
    A venda do Wellington Silva é resultado da política de time pequeno que impera no FLU. Aliás, muito elogiada também.

  25. Antonio Carlos

    comentou em 12/01/2010, às 10:43

    1- Primeiramente concordo com o Amorim.
    Se a venda do WS era inevitável, pelo menos que o FLU tivesse ficado com 10 ou 20 por cento do seu passe em caso de valorização futura no futebol europeu, mas pelo que eu li, venderam mesmo 100% do seu passe.
    Aí é que reside o GRANDE ERRO ou a GRANDE BURRICE desta venda.

    2- Desde ainda os tempos do Parreira no ano passado, que eu já enviava e-mails em cascatas, alguns até agressivos, ao futebol do Flu pedindo insistentemente a escalação dos juniores (e do WS) no time titular que descia a ladeira aceleradamente no Brasileirão.
    Se eles guardaram as mensagens, o que duvido, podem constatar.
    Só o Cuca, mesmo assim depois de alguns jogos no comando, começou a fazer algo parecido.
    Mas antes disso as “inteligências” do Flu ainda tiveram tempo de contratar no meio do ano alguns jogadores bem passados que hoje estão dando trabalho nas suas dispensas.

    3- O atual time do FLU que disputa essa famigerada Copinha não me parece muito bom no seu conjunto, mas ainda assim alguns dos seus jogadores podem ser destacados por suas individualidades e mereceriam ser olhados com atenção e, quem sabe, lapidados para o futuro.
    Além do já citado WS, tem também o Raphael Augusto que só precisa perder alguns defeitozinhos perfeitamente sanáveis, e mesmo naquele campo de pelada em que colocaram o FLU para jogar deu para se notar um outro jogador (acho que o seu nome é Bruninho, não tenho certeza) aparentemente comum, mas que tem um chute extremamente forte e certeiro, característica difícil de se ver até em profissionais.

    Pois este jogador deveria ter um acompanhamento individualizado para que se aprimorasse em outros fundamentos (passes e cruzamentos, por exemplo), podendo ser aproveitado num futuro bem próximo nos profissionais como meio-campista mesmo ou até na ala direita, onde seus petardos bem direcionados seriam uma arma poderosa contra qualquer adversário.

    4- Xerém é a mina de ouro mas também é a caixa-preta do FLU, e lá só deveria trabalhar quem fosse FLU de carteirinha, hereditariedade e honestidade comprovada, para evitar certas coisas que fazem a torcida desconfiar, com razão, de negociatas com empresários e outros abutres que gravitam em torno do futebol.

    ST

  26. Julio Schurt

    comentou em 12/01/2010, às 10:55

    Galera,

    Não vale a pena um post sobre as recisões contratuais?

    PC, LA e WM tiveram seus contatos reincididos de forma unilateral. E o discurso para o PC é que “procure seus direitos na justiça”.

    Algumas perguntas que ficam no ar são as seguintes:

    1. Os salários eram pagos por quem? Fluminense ou UNIMED?

    2. O passivo trabalhista será pago apenas pelo Fluminense?
    ´
    3. Quanto o Fluminense ainda iria desembolsar em termos de salários e quanto iremos pagar de recisão?

    Na minha opinião, reincidir o contrato da forma como foi feito só beneficia os jogadores. Eles irão receber do Fluminense (nem que seja na justiça) e ainda poderão arrumar outro clube para jogar livremente. Irão então receber do novo clube e do Flu.

    Infelizmente, se o futebol fosse formado de pessoas idôneas, não teria duvidas que as recisões foram acertadas. Sendo assim, como não sabemos diferenciar o trigo do joio, não me espantaria se tais recisões não venham a prejudicar ainda mais as combalidas finanças do clube.

    No fim, com dividas na justiça em dividas na justiça, o qu vemos é isto ai. Penhora de arrecadações, venda de jovens promessas para apagar rombos passados, etc.

    Galera da Flusócio, debatermos este tema não é válido?

    saudações SEMPRE tricolores de um SÒCIO tricolor

  27. Perigoso

    comentou em 12/01/2010, às 11:02

    Um muleke com um potencial desses, dez milhoes de reais é uma merreca.

  28. Rafael Dambros

    comentou em 12/01/2010, às 11:10

    Se tenho uma coisa na mão que hoje vale 10 milhoes e PODE no futuro valer 50 como tb pode não valer nada, eu vendo por 10 hoje.

    O futebol muitas vezes nos deixa cegos e nos leva a pensar de uma maneira diferente do que se fosse na vida pessoal.

    Ou algém aqui no Blog pagaria o risco de ao invés de botar 10milhoes no bolso fazer uma aposta pra ver se vai valer 50 daqui uns 2 ou 3 anos? Duvido que alguém toparia.

  29. Estephan

    comentou em 12/01/2010, às 11:18

    Atualmente virou rotina jogador e empresário esperarem o fim do primero contrato e forçar o clube a DAR 50% dos direitos do jogador para renovar…

    Sendo assim esses 10 milhões são uma quantia até absurda a se pagar por jogador tão jovem…se daqui a 4 anos ele valer 20 milhões ainda estaremos cobertos (economicamente) pensando nessa dinâmica de mercado atual…só não o veremos atuando.

    E ainda, alguém aqui falou que não se compara o Wellington com o Lenny e com o Toró…concordo c/ o Lenny mas o Toró seria o “maior jogador do universo de todos os tempos”(rsrs) segundo todo mundo, o cara gravou até o Pelé Eterno pq todos tinham certeza absoluta que ele seria o maior craque revelado pelo flu… em questão de promessa (não to falando de futebol, mas de expectativas), ele era muito muito mais que o Wellington e olha como acabou.

    O problema do flu não são os gemeos, os Carlos Albertos, os Wellingtons, Mauricios e etc…nosso problema são os Julianos, Radamés, e outros, todos jogdores c/ algum mercado se forem corretamente expostos, mas nunca conseguimos vender bem jogadores médios e ruins e tem muito clube por aí que consegue, aí é que estamos perdendo e somos obrigados a vender de qualquer forma os melhores que formamos…

  30. José Juca

    comentou em 12/01/2010, às 11:57

    Vamos supor que não existisse Wellington para ser vendido. O Clube teria que buscar outra solução para arcar com os compromissos. Iria ter que aumentar a dívida através de um empréstimo ou venda de percentual de algum atleta da base ou atrasaria pela milésima vez os salários.
    Então não se justifica a “doação” dessa jóia para resolver problemas recorrentes.
    Provavelmente não teremos outro jogador com esse potencial que daria para sanar, se fosse utilizado nos profissionais 1 ou 2 anos, grande parte dos problemas financeiro do Flu.
    Não dá para culpar só o passado, os dirigentes “todos” atuais também são culpados por essa perda.
    Acabaram de aumentar a dívida do Flu com as rescisões dos veteranos e deveriam peitar o Horcades para manter o Wellington a todo custo.
    Só deveria ser vendido, como o Pato, o Robinho, o Diego e o Neymar vai, após se valorizar jogando nos profissionais.
    Venda brochante.

  31. José Juca

    comentou em 12/01/2010, às 12:16

    Acho engraçado alguns dizendo que pode não vingar. Que não é esse craque todo.
    Que 10 milhões de REAIS é muito dinheiro.
    Ora na pior das hipóteses se vier a ser um atacante mais ou menos já valeria mais do que 10 milhões de REAIS.
    Essa é a diferença de um clube gigante, Flu de Wellington, está virando médio e um médio, Inter do Pato, está virando gigante.
    Inclusive na mentalidade dos torcedores.

  32. Leonardo

    comentou em 12/01/2010, às 12:16

    Boa Tarde,Flusocio!!!
    Venho aqui criticar duramente a dupla Ricardo Tenorio e Mario Bittencourt, e gostaria que vocês da flusocio desse a opinião de vocês, sobre a merda que a dupla acima citada está fazendo com o Fluminense,pois já vem deis da rescisão de Fabio Santos e agora com a rescisão de Paulo Cesar,Luiz Alberto,Wellington Monteiro,se nenhum comprometimento com o Fluminense sabendo que vai gerar um divida muito maior do que se pagar o salarios ate o final,simplismente para abaixar a folha de pagamento.
    Gostaria de um resposta sobre o caso.

  33. Dedé

    comentou em 12/01/2010, às 12:17

    Sobre essa parada de rescisão contratual, o Danilo deu uma explicação no outro post.
    E eu concordo com tudo o que ele disse.
    O flu fez certo. Rua pra esses parasitas jogadores de showball.

  34. Claudio Pires

    comentou em 12/01/2010, às 12:19

    Amorim, gostaria de saber quem lhe disse que o FFC não ficou sem os 20%, que são garantidos pela FIFA ao clube revelador em caso de futura transação internacional.

    O Clube abriu mão dessa garantia futura?

  35. Thiago Reis

    comentou em 12/01/2010, às 12:25

    O Estephan tem razão sobre o Toró…

    Essa eu deixei passar batido…

    Vi Toró jogar como titular e principal referência do meio campo da seleção brasileira sub-17 antes de subir para os profissionais…

    O Brasil inteiro o reconhecia como a maior promessa de craque daquela geração.

  36. Thiago Reis

    comentou em 12/01/2010, às 12:36

    Muito bem levantado pelo Schurt esse assunto das rescisões…

    O grande problema da rescisão ser feita de forma unilateral e o assunto depois ir parar na justiça trabalhista é que nesses casos são causas ganhas em prol dos jogadores. E de maneira justa pq o clube não pode simplesmente rasgar o contrato.

    O Flu deveria pagar o que deve pela legislação: metade do que o jogador receberia até o fim do contrato. Deveria haver negociação apenas sobre um possível parcelamento. Mas querer pagar menos e negociar nesse tipo de termo é óbvio que os jogadores não aceitariam.

    O que vai acontecer agora é que o caso vai demorar na justiça e daqui há 2 ou 3 anos todos eles estarão recebendo com juros e o Flu vai acabar pagando muito mais.

    O caso do PC está sendo tratado de maneira diferente pq no contrato dele (segundo a imprensa) havia uma cláusula de rescisão de 800 mil euros. O Flu se nega a pagar isso e tem mais é que se negar mesmo.

    Nesse caso o clube deve brigar mesmo na justiça para pagar metade dos vencimentos até fim do contrato… nesse caso são 6 meses de salário, bem menos do que 800 mil euros.

    Algum amigo advogado que estiver lendo e conheça melhor essas questões por favor corrija se eu tiver falado alguma besteira.

    Pena que o Cláudio Pires não está na área.

  37. Antonio Carlos

    comentou em 12/01/2010, às 12:39

    1- Voltando a falar do RAPHAEL AUGUSTO, jogador de grandíssimo talento, mas a quem já critiquei neste blog por sua lentidão e por prender demasiadamente a bola mesmo em momentos impróprios, lembrei-me do VERON, jogador aparentemente lento em seus movimentos mas que supre esta deficiência com muita movimentação no campo e com passes de primeira, só reservando os dribles para os momentos decisivos.

    2- Posso parecer fanático (e sou mesmo), além de sonhador, mas o futebol do Raphael Augusto, guardando as devidas proporções de idade e experiência, lembra um pouco o futebol do Verón.

    Só precisa que alguém do FLU lhe ponha juízo na cabeça e exiba alguns tapes com jogos do Verón para que ele tente se espelhar nas deslocações constantes e passes de primeira ou de segundo toque que são características marcantes do jogador argentino, pois a intimidade e o fino trato com a bola (características que vem de berço e não se aprende depois), o Raphael Augusto já tem o bastante.

    3- Alem dele, Raphael Augusto, nos juniores tem também um jogador de chute fortíssimo e “certeiríssimo” que também deve ser olhado com carinho e, PRINCIPALMENTE, ambos resguardados mediante contratos bem feitos para que se proteja o FLU contra os empresários e outras pragas daninhas do futebol brasileiro.

    4- Talvez até tenha outros jogadores promissores nos juniores, não dando para se observar pelas péssimas condições do chiqueiro em que o FLU jogou as suas primeiras partida e também pela tática empregada pelo treinador.

    ST

  38. LP

    comentou em 12/01/2010, às 12:40

    TÁ VENDIDO MESMO ?

    Eu não assinava mais nada.
    É JOGADOR DO FLU e ponto final.

    Esses colonizadores que vão buscar seus direitos na justiça.

    NÃO CONFIRMAVA VENDA NENHUMA.

    Nem pelo lado profissional pois joga muito (pareceu o Ronaldinho) nem pelo financeiro.

    LP

  39. Thiago Reis

    comentou em 12/01/2010, às 12:46

    Ah…

    Já que o post de alguma forma remete ao time do Flu na Taça SP…

    Não vamos chamar esse time de Guerreirinhos e muito menos dizer que a garotada fez um milagre, que a vitória de domingo foi heróica… pq não foi NADA disso.

    Eles deram foi uma cagada tremenda…

    Quem viu o jogo sabe.

    O primeiro tempo terminou 2 x 2 depois do Flu estar perdendo por 2 x 0. A reação começou com 1 gol em lance fortúito mas quando estava 2 x 1 o Flu realmente cresceu na partida e empatou.

    Mas o time tomou maior sufoco no segundo tempo… e em momento nenhum partiu pra cima do adversário com decisão.

    O comentarista do Sportv tinha completa razão quando dizia que parecia que o adversário é que só precisava de 1 gol para se classificar.

    O Flu estava completamente apático e sendo pressionado nos últimos 10 minutos por um time que precisaria fazer no mínimo 3 gols para ter alguma chance, enquanto para o Flu bastava 1 golzinho.

    Os caras perderam um pênalti quase aos 45 (chute para fora e não defesa do goleiro).

    O gol da vitória veio através de um p~enalti em uma jogada individual do Wellington Silva em um momento em que o Flu praticamente não levava perigo ao gol adversário.

    O time não foi nem um pouco Guerreirinho…

    Estava olhando o adversário e se classificou pela capacidade individual de 1 jogador.

  40. Marcelo Igreja

    comentou em 12/01/2010, às 12:53

    Sergio Mota e Estephan, que sempre se expressam muito bem, colocaram tudo que eu queria falar.

    Nesse caso do WS, ou FLU vendia agora e levava $10, ou não levava nada no fim do ano, pois o cara não ia ficar… ele queria sair, era a oportunidade dele e da família de se fazer… então o FLU fez certo!

    E mais, a maioria dos que estão reclamando de saida dele, e pedindo ele nos profissionais, são os mesmos que estão pedindo reforços renomados, e “de peso.”

    Sem contar aqueles que reclamam o término da promoção dos ingressos… como se o faturamento dos jogos também não ajudassem a desafogar o caixa e pagar os salários cada vez mais inchados dos jogadores profissionais.

  41. Thiago Vasconcelos

    comentou em 12/01/2010, às 13:10

    Pessoal,

    Faço coro com a mensagem do Julio Schurt! As questões levantadas por ele são muito pertinentes e a gente não pode ignorar.

    Eu já havia achado a rescisão do Fábio Santos prejudicial ao clube pelos mesmo motivos expostos pelo Julio, e na época falei isso. Mas naquele caso havia a necessidade de a Nova Diretoria colocar ordem na casa e dar o exemplo, então daria pra se entender.

    No caso das rescisões de Paulo César, WM e Luiz Alberto eu sinceramente ainda não consegui em que atendem aos interesses do Fluminense.

    Claro que podemos estar enganados, afinal não temos todas as informações pra julgar a decisão tomada. Mas enquanto isso não for esclarecido melhor, minha opinião é de que a decisão – de rescindir o contrato, não de afastar o jogador – foi errada.

  42. JP

    comentou em 12/01/2010, às 13:10

    Chega a ser desestimulante essa falta de inteligência da diretoria do FFC.

    1º – Vendeu para pagar a folha e outras dívidas? Pelo valor que foi vendido que vendesse o João Paulo, o Dalton e o Digão que são jogadores que podem ser substituídos com muito mais facilidade.

    Mas não, tem que vender o craque do time!
    Burrice!

    2º – Porque o Tenório e o Bittencourt não se pronunciaram a respeito dessa venda ainda?

    3º – Xerém precisa de uma reestruturação urgente, administrativa e de pessoal. Xerém não pode mais revelar jogadores para serem vendidos a preço de banana.

    4º – Desse atual time da copinha não salva ninguém, a não ser o W. Silva. Muitos gostam do Raphael Augusto, particularmente não gosto, lento demais, fica só trotando no meio de campo.

    5º – Fico desestimulado com as coisas do FFC, porque aqui no blog a gente fala, fala, fala, fala, fala, fala e nada muda. Uma pena. Será que a nova diretoria que assume ano que vem vai ser igual? Tomara que não.

  43. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 12/01/2010, às 13:14

    O caso dos gêmeos (laterais) e agora do Wellington Silva nada mais é do que uma repetição de erros que começam no abandono das divisões de base, onde quem manda mesmo são os empresários (vejam o caso do próprio filho do Fishel que levou o Toró pro Mengo).
    Ou seja, Xerém tá servindo para todos, menos para formar jogadores para o Flu.
    A nova diretoria, que tenho esperança, vai acabar também com essa bagunça, tem que começar acabando com a festa que existe por lá. Em seguida, seguir os exemplos de Santos (Robinho saiu por 25 milhões, mas de dólares) e do Inter e blindar as promessas para que só saiam em condições efetivamente vantajosas.
    Ou vamos ficar lendo notícias (como já lemos) que o Rafael (um dos gêmeos) foi a reveleção do campeonato inglês, enquanto a gente sofria aqui com nossos laterais contratados de fora …
    Só para explicar um pouco o caso Toró, ele sofreu um problema muito s´´erio no joelho, passou por cirurgia e, pelo que eu soube, não se tratou como deveria e nem teve a assistência que um clube deve dar a um jovem que ainda não mede as consequencias de uma recuperação mal feita. Me corrijam se eu estiver errado, mas a partir daí ele caiu demais de rendimento.

  44. ZECA PEREIRA

    comentou em 12/01/2010, às 13:26

    Estephan, seu comentário é perfeito!

    O Fluminense não consegue negociar jogadores de nível médio de jeito nenhum!

    Será que o FH, Berna já não podia render um dinheiro para o clube? Quanto o Flu ganhou com o Romeu, Sandro?

    Temos vários outros casos.

    Realmente, fico indignado que

  45. Antonio Carlos

    comentou em 12/01/2010, às 13:27

    Muito bem colocado o post do Stephan às 11,18.

    Além dos jogadores que ele citou eu me lembro, sem puxar pela memória, do atual lateral-direito do Cruzeiro e de um junior canhoto e promissor, que foi para o Inter-RS no ano passado, sem falar do Thiago Silva e do recém-chegado Leandro Euzébio, zagueiros juniores no FLU e só depois recontratados.

    Jogadores ditos medianos também valem dinheiro… e até podem virar craques, amadurecendo mais tarde.

    Salvo engano, historicamente os dois clubes mineiros são especialistas em não dispensar joagadores novos de graça, preferem emprestá-los para ganhar experiência e até, quem sabe? estourarem em outros clubes.

    Se é que serve de consolo, os urubrochas são muito piores que o FLU neste quesito, pois é grande a quantidade de ex-juniores dispensados por eles, que depois fizeram sucesso em outros clubes.

    Por falar em jogadores novos, revelações e “revelações”, que mistério têm os dois clubes do RS, Inter e Gremio, que conseguem revelar (ou “revelar”) tantos jogadores (na maioria medianos, se tanto) que antes mesmo da sua estréia já são considerados craques convocáveis para a seleção e logo em seguida são vendidos por bom preço para a Europa?
    O São Paulo bambi também é meio assim.

    Que mistério, que santo forte, que santo padroeiro, que fada madrinha, que lobby, que pistolão serão esses?

    ST

  46. Claudio Pires

    comentou em 12/01/2010, às 13:46

    Thiago, estou na área sim, rsrs

    Não conheço os contratos, logo não posso falar muito, o que sei é que há grande controvérsia sobre a multa dos jogadores de futebol, sendo certo que o TST agora está julgando que a multa só é devida para os clubes, para os jogadores, como para os demais empregados com contrato por prazo determinado, há a indenização prevista no art 479 da CLT (50% dos salários até o fim do contrato.

    A propósito, salvo engano meu a primeira decisão nesse sentido foi conseguida pelo Fluminense, defendido pelo Mário Bittencourt. Hoje há diversas decisões assim.

    As negociações para a rescisão antecipadas devem estar sendo realmente muito difíceis, ninguém vai abrir mão de seus interesses, principalmente quando a questão não está completamente pacificada.

    Meu único receio, e aqui comungo das preocupações do Thiago Vasconcelos e do Júlio Schurt, é que a conta fique toda para o FFC. Mas como já diziam os antigos, não se faz omeletes sem quebrar ovos.

  47. Altamiro

    comentou em 12/01/2010, às 13:48

    Ninguém É. Tudo ESTÁ. A Terra gira sobre si mesma e em volta do sol. Estamos sujeitos aos caprichos do tempo.

    Concordo com quem disse que Wellington só vai ser um craque quando se impor nas grandes batalhas do futebol profissional.
    A perda de uma copa, a não convocação para a seleção de seu pais, qualquer coisa pode transformar um divino craque ou um mágico da pelota em patético perna de pau.
    Como vimos na incrível jornada de 2009, uma motivação maior transforma um time apático no time dos sonhos de uma torcida exigente!

  48. Roberto Villano

    comentou em 12/01/2010, às 14:23

    Respondendo ao Antonio Carlos (12:39 hr): o jogador de “chute forte e certeiro” e que aparentemente possui muita autoconfiança é o Bruno, que fez o gol de penalty, nos descontos, jogo empatado,com direito a paradinha e roladinha.

    Saudações

  49. Sergio Mota

    comentou em 12/01/2010, às 14:25

    Bem… eu não tenho informações privilegiadas, mas costumo juntar bem os pedacihos das coisas que ouço.

    Então vou tentar explicar, o inexplicável, ao Júlio Schurt e demais que questionam as rescisões.

    Acrescento que, infelizmente, ninguém vai poder confirmar ou negar com certeza as minhas divagações por aqui, pois o cntrato com a UNIMED tem cláusula de sigilo, que impede aqueles que o conhecem de divulgar os termos sob pesadíssimas penas.

    Pelo que sei a UNIMED não dá todo o valor do contrato diretamente ao clube, evitando assim que todo o dinheiro vá ser penhorado.

    Ela dá uma pequena parte, e o resto ela paga de forma indireta, complementando os salários dos jogadores desejados pelo clube, a título de direito de imagem.

    Assim fazendo ela garante um time competitivo ao clube, e o retorno de seu investimento, o que seria inviável se todo o patrocínio fosse feito de forma normal, pois as penhoras legais comeriam todo o dinheiro.

    Pelo que tenho lido, o Fluminense paga no máximo 48 mil reais mensais a cada jogador ficando o que exceder a este valor por conta da UNIMED(o tal contrato de imagem).

    Por outro lado, parece que o Mário Bittencourt, conseguiu a algum tempo nos tribunais uma jurisprudência que desobriga o clube a pagar pelo direito de imagem, pelo tempo restante do contrato, em casos de contratos encerrados unilateralmente.

    Ficando como saldo devedor, apenas o salário base.

    Assim sendo, num caso como o do Fábio Santos que recebia apoxiadamente 150.000 mensais do clube, 48.000 cabiam ao clube e 102.000 à UNIMED e título de imagem.

    Como faltavam 15 meses para o fim do contrato, se continuasse pagando os salários do cara sairiam do caixa da parceria 150.000 X 15 = 2.250.000.

    Ao encerrar unilarelmente o contrato, o valor devido pelo clube cai para 48.000 X 15 = 720.000 reais (mais correção monetária), após todos os tramites e julgamentos legais.

    Uma economia de 1.500.000 aproximadamente.

    Lembrem-se, conforme divulgado na imprensa, que neste caso o clube chegou a oferecer 80% deste valor(80% de 720.000 = 576.000) a vista para o jogador para o término amigável do vínculo.

    Ao fazer uma rescisão unilateral, o clube passa a dever ao jogador, no máximo 48.000 X o número de meses que falta no contrato, mais correção monetária.

    Isso é a decisão padrão dos tribuanis.

    Acontece que jogadores e empresários não concordam com esta conta e preferem brigar e entrar na justiça, acreditando ser o contrato de imagem(que eleva e muito o salário do jogador) parte integrante da dívida.

    Outra questão é que mesmo o contrato de imagem sendo pago pela UNIMED, na verdade ele é descontado do valor que deveria ser repassado ao clube (não faço a mínima idéia de como eles costuram a parte legal disso).

    Assim sendo, ao dispensar jogadores com salários altos, em função do contrato de imagem firmado com a UNIMED, o clube está fazendo uma gigantesca economia em suas contas e abrindo espaço para novas contratações.

    Sei que parece complicada minha explicação, principalmente porque ela se baseia nos pedacinhos que juntei, das coisas que venho lendo e ouvindo, no clube e na imprensa, mas acredito que é assim que as coisas funcionam.

    Ao aceitar acordos, como fizeram, por exemplo, Roni e Ruy, eles jogam em outros clubes emprestados, recebendo seus salários (48.000,00) normalmente do Flumnense e mais o salário do outro clube, que vem, exatamente cobrir o direito de imagem que ele recebia do Fluminense.

    Esse tipo de acordo é bom para o clube, que pode quitar sua dívida com o atleta de forma parcelada, e bom para o atlta que não perde $$$ e continua em atividade, podendo assim prosseguir sua carreira após o término co contrato com o Fluminense.

    Luís Alberto, Fábio Santos, e Wellinton Monteiro devem ter batido pézinho acreditando que poderiam receber o salário e mais o contrato de imagem na justiça…então tem mais que correr atrás mesmo.

    Agora imaginem: Quanto essas caras recebiam de ontrato de imagem, para recusar um acordo no qual eles continuariam a receber 48.000 do Fluminense e mais o salário que negociassem com outro clube?

    Eu lhes pergunto: Onde voces acham que deveria estar quem fechou contratos nestes termos com jogadores sem mercado e em fim de carreira?

    AAAFFHHH Vou vomitar!!!!

    Pobre Fluminense!!!

  50. Fabiano Camargo

    comentou em 12/01/2010, às 14:33

    Caro Thiago e Júlio, apesar de sair do tema, acho muito pertinente a preocupação de vcs e deixo claro que não sou advogado mas vou responder de acordo com meu entendimento sobre o assunto, inclusive podem me corrigir caso esteja errado

    1. Os salários eram pagos por quem? Fluminense ou UNIMED?
    A remuneração dos jogadores é feita de forma que uma parte é paga como salário em carteira com todos os encargos (cabe ao Fluminense) e uma outra maior como direito de imagem (cabe a Unimed). Cabe como exemplo o caso F. Santos que foi muito explorado: Flu R$ 48.000,00 + Unimed R$ 102.000,00.

    2. O passivo trabalhista será pago apenas pelo Fluminense?
    O passsivo trabalhistas será pago pelo empregador que neste caso é o Fluminense. Cabe ressaltar que o passivo também deve ser gerado apenas pela parte que lhe cabe em carteira. Os grandes embates judiciais acontecem pois os jogadores querem incluir nestas brigas o direito de imagem como parte integrante do salário. Pelo que sei ainda não existe um consenso sobre o assunto, mas muitos juízes não acatam a decisão de integralizar o direito de imagem como parte do salário do jogador.

    3. Quanto o Fluminense ainda iria desembolsar em termos de salários e quanto iremos pagar de rescisão?
    Na minha modesta opinião, independente de contrato o que deveria valer é a CLT, ou seja, 50% dos salários até o fim do contrato + encargos. Portanto nestas rescisões pagaremos apenas 50% dos vencimentos que cabe ao clube.

    Sinceramnte, não acrediro em nenhuma loucura por parte da diretoria, principalmente por ter alguém da área jurídica que realmente entende do assunto na gestão do futebol que é o Mario.

  51. Dedé

    comentou em 12/01/2010, às 14:34

    Assim como não dá pra comparar o Wellington com o Lenny, Tarta e outras promessas. É absurdo comparar o valor da negociação atual com os valores ganhos por Inter e Santos com Robinho e Pato. Robinho quando saiu já era bi campeão brasileiro sendo destaque nas duas conquistas do santos e Pato já era titular absoluto e arrebentando, campeão mundial interclubes e metendo gol no Mundial. Em resumo já eram dois jogadores prontos.

  52. Claudio Maes

    comentou em 12/01/2010, às 14:45

    Pô, os nomes que os fantasmas inventam estão cada vez piores…

  53. Claudio Maes

    comentou em 12/01/2010, às 14:48

    É, o comentário do Estephan foi mesmo muito feliz.
    Ao invés de vender um “W.Silva” para a Inglaterra, mais vale vender dez “Radamés” para o Uzbequistão, mas o Fluminense ainda não desenvolveu a técnica que o permitiria fazê-lo, apesar de ser um “brand” reconhecida mundialmente na formação de jogadores.

  54. Thiago Lira

    comentou em 12/01/2010, às 14:56

    O problema é que os Tribunais sempre dão ganho aos jogadores. Alguns são absurdos, como aquele jogador que cobrou (e perdeu) 20 milhoes do Flu no ano passado.

    Parece que os Tribunais dao 1% ao mes para o jogador a juros compostos. Entao, se demorar três anos, são 43% de juros que o pereba vai receber…

    No caso de um Luiz Alberto da vida (que deve ganhar uns 120 mil), deveria receber metade do que tem direito até o fim do ano (ou seja, 6,5 x 120 mil = 1.1 milhão). Mais a grana de WM e PC, deve uns 3 milhoes de desembolso para o Flu daqui a 3 anos…pode jogar no passivo.

    Só nao sei se o juiz vai determinar que o clube arque com todo o salário do jogador ou apenas com o que consta na carteira de trabalho (excluindo o contrato de imagem que o mesmo tem com a Unimed). Aí o valor cairia bastante. Mas como os juizes sempre decidem a favor dos jogadores, é bem capaz do clube ter que arcar com a melhor parte. Pra bancar oficina do LA em Piratininga, doações do WM ao pastor da Universal e noitadas do PC na Barra…

  55. Thiago Lira

    comentou em 12/01/2010, às 15:00

    Não dá pra analisar o time do Flu na Copinha. Foi uma tremenda sacanagem colocar o time pra jogar naquele campo. Além de ser de grama sintética, as dimensões são muito menores que os campos normais. O reporter de campo disse que são 15 metros a menos que o Maracana em comprimento e 10 metros em largura. Como a bola quica bastante na sintética, qualquer chutão da própria intermediária virava perigo de gol.

    Por isso era dificil criar chances de ataque. Ainda mais contra um time que batia bastante como esse do Sao Bernardo (principalmente o zagueiro numero 3, o William, autor do segundo gol do clube). Tipico pereba que se acha xerifao. Meteu a mao na cara do Wellington Silva duas vezes e o juiz deixou o jogo seguir…

    Esse jogo contra o Palmeiras em Sao Carlos vai ser um belo desafio. Fora de casa, torcida contra, arbitragem tendenciosa e transmissão do Sportv.

  56. Claudio Maes

    comentou em 12/01/2010, às 15:07

    Parece-me simples:

    - O Fluminense simplesmente demitiu PC, W.Monteiro e LA, assim como qquer empregador pode demitir um empregado no âmbito da CLT;

    - Os jogadores não assinaram a rescisão por não concordarem com seus termos, pois querem receber tb a parte relativa aos direitos de imagem, que corresponde a 80% do total;

    - Se o Fluminense depositar em juízo os encargos devidos, ok, a decisão da diretoria pode ser tecnicame nte contestada, mas não implicará em aumento na dívida do clube;

    - Caso o Fluminense não tenha pago nem depositado o pagto em juízo, tratou-se de bola foríssima da diretoria, que teria continuado a alimentar nosso já monstruoso passivo trabalhista.

  57. Lauro Aires

    comentou em 12/01/2010, às 15:09

    Exato, Maes. O lance é vender vários mais ou menos e ter bala para segurar as grandes promessas.

  58. Estephan

    comentou em 12/01/2010, às 15:13

    hahaha
    As “catucadas” do C.Maes me matam de rir!!!rsrsrsrs
    Nome de fantasmas foi ótima…

    Voltando ao assunto, concordo totalmente c/ Dede…

    Comparar Lenny, Wellington e cia c/ Robinho e Pato é brincadeira né gnt, menos fanatismo e mais realismo.

  59. Estephan

    comentou em 12/01/2010, às 15:18

    Off-topic total:

    To gostando da postura desse Julio Cesar, o cara da entrevistas todo dia, parece que pelo menos no microfone puxa a responsabilidade…

    O “efeito Leandro” (que chegou tb como solução incontestavel da lateral) ainda me deixa c/ pé atrás, ainda mais pq o Julio Cesar terminou o ano como reserva no Goiás mas parece que o cara ta se sentindo totalmente em casa…

  60. Eduardo Albuquerque

    comentou em 12/01/2010, às 15:34

    Que eu saiba nao EXISTE isso de vender o percentual de formador
    é eternamente do clube formador

  61. Julio Schurt

    comentou em 12/01/2010, às 15:35

    Galera,

    A todos aqueles que responderam ou opinaram com relação a questão das recisões meu obrigado.

    Eu realmente sou leigo no assunto mas o que sempre vemos é que o Fluminense esta afundado em dividas e execuções judiciais fruto de cagadas feitas em administrações anteriores.

    Meu medo é que alguma cagada possa estar sendo feita aqui cujo os efeitos nocivos venamos a perceber apenas no futuro.

    Como a FluSócio é um grupo independente e preocupada com o presente e futuro do clube, gostaria que mantivessem vigilância em temas polêmicos como este, para esclarecer a todos que aqui estão se a medida é lesiva ou não.

    saudações SEMPRE tricolores de um SÒCIO tricolor

  62. Bernardo de Biase

    comentou em 12/01/2010, às 15:47

    O Flu não tinha opção, não sejam ignorantes.
    Era ou vender o jogador agora, ou perder de graça em 2012, já que segundo a Fifa menores de idade não podem assinar contrato maiores que 3 anos.

    3 anos para um jogador de 16 não oferece a menor segurança para o Clube. Ou vendia agora, ou dava tchauzinho.

  63. wago

    comentou em 12/01/2010, às 15:48

    Ae galera… vai rolar churrasco no FLU dia 16/01 – véspera da estréia contra o americano…
    Na comunidade do movimento popular legião tricolor tem todas as informações…

    Vamos começar a mudar as coisas la dentro cantando muito, regados de muita cerveja e comida de qualidade…

    Será só o começo do que nossa torcida será capaz de fazer nesse 2010 que com certeza será repleto de conquistas…

  64. Bernardo de Biase

    comentou em 12/01/2010, às 15:49

    Ele tem que ser efetivado imediatamente, o Fluminense não pode proteger o jogador do Arsenal. Ele é mais habilidoso que o Maicon, e não se compara ao Bruno Veiga.

    Quem sabe ele seja até melhor que o Maicon e possa ser titular do Flu? Vamos tentar lucrar o que não lucramos financeiramente, com desempenho.

  65. José Juca

    comentou em 12/01/2010, às 16:04

    Realmente o Pato e Robinho foram campeões, artilheiros e se valorizaram muito pelo simples motivo de serem blindados quando estavam nos juníores para jogarem nos profissionais enquanto no Flu…

  66. Thiago Reis

    comentou em 12/01/2010, às 16:26

    Claudio Pires,

    Então não falei besteira… o que eu disse estava certo.

    _______________________________________________________

    Cláudio Maes,

    Esse detalhe do depósito em jizo ou não conhecia. Se for feito (espero e acredito que seja) essas rescisões vão acabar sendo bom negócio.

    _______________________________________________________

    Não podemos nos esquecer que o Bittencurt é um advogado competentíssimo tendo conquistado vitórias imnportantes para o Flu não apenas na esfera esportiva mas na trabalhista também.

    Com certeza que está conduzindo essa questão das rescisões é ele. E o mínimo que merece é um voto de confiança.

    O resumo da ópera é o seguinte:

    Se o Flu for pagar como indenização pelas rescisões 50% do que cada jogador receberia registrado em carteira até o fim dos respectivos contratos (sem contar os valores pagos a título de direito de imagem) e esse valor for depositado em juizo agora para evitar o pagamento de juros e encargos… será uma jogada de mestre.

  67. Antonio Carlos

    comentou em 12/01/2010, às 16:29

    Roberto Villano, obrigado pela informação.

    E um adendo: eu me referi a este jogador, Bruno, e suas notáveis características, porque as bolas paradas cada vez mais estão se tornando um fator importantíssimo e decisivo nas partidas de futebol.

    ST

  68. Claudio Pires

    comentou em 12/01/2010, às 16:36

    Thiago Lira, como vc disse ano passado os tribunais nem sempre dão ganho de causa para os jogadores, tanto que vencemos uma batalha enorme ano passado.

    Os créditos trabalhistas são corrigidos, por força de lei, com 1% ao mês não capitalizados, acrescidos da variação da TR (antigo IDTr).

    Concordo com meu xará Maes, não havia muito a ser feito, os salários deveriam ser pagos com o contrato em vigor ou não, a multa pelo rompimento antecipado é igual a 50% do valor a vencer, isso já é um grande abatimento nas despesas.

    A questão do direito de arena será discutida em Juízo, havendo quem entenda que isso é salário mascarado e, portanto, deverá integrar a base de cálculo, há quem entenda que não. Isso é matéria de prova, tanto o Clube pode vencer como perder, mas acredito no nosso jurídico, que vem dando provas inequívocas de competência.

    A verdade é que é muito difícil de trabalhar em um ambiente com diversos insatisfeitos, e, apesar dos riscos, considero que foram tomadas medidas acertadas.

  69. Wladimir

    comentou em 12/01/2010, às 17:06

    Concordo com o Maes que, se foi feito o depósito judicial a medida foi perfeita, se não, seria mais uma dívida com juros mensais que vão se refletir no futuro. Mesmo que fosse depositado um valor ainda menor que os 50% do restante do contrato, algum depósito tem que ser feito para não transparecer má fé. Por outro lado, será que há dinheiro para isto ?

  70. José Juca

    comentou em 12/01/2010, às 17:11

    Caro Maes
    Não sei se o seu comentário das 14:45 hs sobre nomes de fantasma se referia a mim.
    Em caso afirmativo pode ficar tranquilo, apesar de José Juca realmente ser um codinome já que por motivos profissionais eu não posso utilizar meu verdadeiro nome, meus comentários não têm nenhum cunho político.
    Não sou sócio do Flu, não conheço nenhum, sou somente um torcedor apaixonado que diariamente como muitos frequentam a Flusócio para me informar sobre minha paixão.
    E é somente esse torcedor que está revoltado com o desenlace do caso Wellington Silva.
    Acho que deveria ter sido feito o possível e o impossível para que esse jogador chegasse aos profissionais do flu com contrato de 5 anos. Estou em São Paulo e conheço alguns santistas que acompanharam de perto o que foi feito para manter Robinho e o Diego ainda nos juvenis, pois diferentemente do que alguns pensam já eram assediados desde o infanto, e o Santos simplesmente cobria as propostas com salários de jogador profissional para os moleques. Estão fazendo o mesmo com o Neymar.
    O Resultado desse esforço é um CT de primeiro mundo inclusive com Hotel que o Santos construiu com o dinheiro da venda dos dois.
    Um abraço e espero que vocês continuem a lutar pela nossa paixão e consigam fazer do Flu gigante novamente.

  71. George Randolph

    comentou em 12/01/2010, às 17:21

    Claudio Maes,

    Em relação ao seu comentário fiquei com algumas dúvidas:

    1. Imagino que quando o Flu faz uma contratação dividindo o salário com a Unimed o ônus de uma demissão também deva ser dividida.

    Portanto no caso citado é a Unimed que não quer pagar a rescisão?

    2. Você comparou um jogador a um empregado CLT. No entanto, pelo que sei, de acordo com a Lei Pelé, o clube deve pagar metade de todos os salários futuros (ou é 100%)?

    3. Neste caso, quando o jogador ganhar na Justiça, quem vai ter de arcar com os 80% da Unimed? O clube ou a Unimed?

    4. E o caso da Clausula Penal? Pelo que sei ainda é uma questão polêmica que pode gerar um prejuízo absurdo para o Fluminense no futuro. Você sabe dizer como está esta questão?

  72. Wladimir

    comentou em 12/01/2010, às 17:24

    O Comentario do Sergio Mota das 4h13 resume bem o que é a situação do Fluminense atual.
    A próxima administração tem que entrar com o pensamento de austeridade total nos gastos, reduzindo ao máximo o quadro de pessoal, acabando com qualquer esporte de competição que não se auto-sustente. Não dá para subsidiar mais nada.
    Revisar todos os contratos buscando firmar novos em melhores bases principalmente aqueles já mencionados. (Se este ano de 2010 for um bom ano no futebol a tarefa será facilitada). Buscar novas fontes de recursos, principalmente na área de marketing e parcerias para realização de investimentos.
    Com tudo isto, espera-se a geração de grandes superávits, que permitirão abater as dívidas com alguma rapidez.
    É fundamental, dentro disto tudo, que o futebol seja gerenciado com profissionalismo e competência, pois isto garantirá a continuidade do aumento de receitas com marketing e patrocínio.
    O amadorismo tem que ser varrido para fora do Fluminense em todas as áreas. Minha esperança é que em 2011 este processo se inicie e não haja mais recuos. Espero, eu e meu filho, que continuemos a ter um time para torcer no futuro.

  73. fluchavo

    comentou em 12/01/2010, às 17:28

    Sobre o caso das rescisões dos contratos dos jogadores:

    Salvo estipulação contratual em sentido diverso mais favorável ao obreiro, há de ser aplicada a CLT ao caso, mais especificamente a parte de contratos por prazo determinado.
    Logo, no caso da resilição do contrato (término do contrato laboral quando não há culpa de qualquer das partes)há de ser aplicado o artigo 479, CLT no que tange à indenização. Pela redação da aludida norma é devido metade da remuneração devida até o final do contrato a título de indenização mais a multa de 40% do FGTS, por força do artigo 14, Decreto 99684/90.
    A discussão que ocorre é se os valores pagos a títulos de cessão de direito de imagem vão integrar a remuneração para fins de indenização. Se o juiz entender que a cessão do direito de imagem é uma dissimulação do salário(que seria a real intenção das partes contratantes), esses valores integrarão sim a remuneração para fins indenizatórios. Esse é um posicionamento muito adotado pela justiça trabalhista e é o que irão buscar os atletas na via judicial.
    Isso é o que penso, s.m.j.

  74. Claudio Maes

    comentou em 12/01/2010, às 17:50

    Não José Juca, na verdade eu nem tinha lido suas msgs qdo escrevi a minha.

  75. Claudio Paleólogo

    comentou em 12/01/2010, às 17:50

    tenho uma sugestão: que todos que gostariam de ver
    os gêmeos Rafael e Fabio, o Wellington Silva, e outras boas revelações jogando no Fluminense, votem no MESMO CANDIDATO DE OPOSIÇÃO em novembro.

    assim, a gente ganha a eleição e tem uma chance de recuperar o clube.

  76. Claudio Maes

    comentou em 12/01/2010, às 18:03

    G.Randolph,

    1 – Os contratos trabalhista, do jogador com o Fluminense, e de imagem, do jogador com a Unimed, não se confundem e, mais, pertencem a esferas diferentes – trabalhista e cível.

    O que a Unimed negociou com o jogador não é problema do Fluminense.

    2 – Jogadores, erradamente, estão sujeitos à CLT. Deeveriam ter regra própria, pois a CLT e suas horas extras, domingos pagos em dobro etc é uma norma ruim para ser aplicada a atletas profissionais, mas não tem.

    Art. 28, §1º, da Lei Pelé: “Aplicam-se ao atleta profissional as normas gerais da legislação trabalhista e da seguridade social, ressalvadas as peculiaridades expressas nesta Lei ou integrantes do respectivo contrato de trabalho”.

    Dentre as referidas peculiaridades não há nada versando sobre condições especiais de rescisão do contrato de trabalho.

    3) Se a justiça do trabalho entender que os direitos de imagem são parte integrante do salário, caberá ao Fluminense pagar. Mas inexiste jurisprudência em tribunais superiores sobre a matéria e nas instâncias inferiores não há uniformidade na decisão – cada juiz entende de um jeito.

    4) A cláusula penal já foi pacificada no STJ: o clube recebe qdo “vende”, mas não paga qdo dispensa o jogador.

    Vitória do Mário Bittencourt no caso Vinícius, aquele lateral-esquerdo que jogou 1/2 dúzia de jogos pelo Flu no início dos anos 90 e ganhou, nas primeiras instâncias, uma indenização da ordem de dezenas de milhões de reais. A indenização caiu no STJ e com ela a possibilidade de o clube ser instado a pagar a cláusula penal qdo da dispensa de jogadores.

  77. Tarcio Fontenele

    comentou em 12/01/2010, às 18:26

    O moleque joga muitooooooooooooooooooooooooo.

  78. Thiago Reis

    comentou em 12/01/2010, às 18:29

    Muito elucidativos os comentários sobre a questão da rescisão…

    Acho que todas as variáveis foram colocadas, as maiores dúvidas exclarecidas.

    Por isso que eu sempre digo que a melhor fonte de informação a respeito do Flu são os posts e os comentários desse blog.

    O panorama é esse que já foi amplamente discutido… agora é esperar as cenas dos pr[oximos capítulos (e esses capítulos devem demorar pelo menos um pard e anor) para saber se o saldo ou rescaldo será positivo ou negativo.

    Mas repito… nesse caso eu coinfio plenamente na condução do competente Mario Bittencurt…

    Só não sei se até os julgamentos ele ainda estará defendendo os interesses do Flu… espero que sim.

  79. João Claudio Boltshauser

    comentou em 12/01/2010, às 18:56

    Desculpem, mas sou capaz de apostar que 99% das pessoas que comparam Wellington Silva ao Toró acompanham divisões de base pela tv. Viram 4 ou 5 jogos do Toró na base e 3 ou 4 jogos do WS.

    Sou capaz de apostar ainda que uns 90% até domingo passado não sabiam diferenciar o Wellington Silva do outro Wellington. E que uns 50% ainda não sabem.

    A diferença entre o Wellington Silva hoje e o Toró quando tinha 17 anos é GRITANTE!!!
    Toró deixou de ser promessa de fora de série quando operou o joelho aos 15 anos. Os outros garotos foram ganhando força física e ele estagnou.

  80. Luiz Guilherme de Beaurepaire

    comentou em 12/01/2010, às 19:12

    Ilustres tricolores

    Sobre o post acima da Flusócio conversava com um amigo tricolor infinitamente mais esclarecido do que eu. E ele falava algo que bate de frente com algumas análises feitas nesse glorioso espaço.

    Falava ele: “Se o Fluminense não vende o garoto Wellington,quando ele for renovar o contrato vai pedir 50% do valor do passe e com uma cláusula liberatória em caso de proposta do exterior. – Aí falo eu ( ele), se não tivesse vendido agora o clube correria o risco de levar menos – ou nada – numa saída futura. Esse é o espírito da Lei Pelé, os clubes estão totalmente desprotegidos,”
    Na hora eu fiquei meio chateado com a realidade nua e crua que invade o nosso futebol. Mais adiante esse grande tricolor me alertou para algo passível de acontecer, diz ele: “mas não custa lembrar que o Gaúcho saiu e o Grêmio não viu 1 centavo”. Queridos tricolores deu para entender a perversidade do futebol nos dias de hoje?

    Nesse caso não há problemas de administração. Não é a administração que está em jogo, mas a Lei Pelé.

    Sei que é contraditório, mas devemos dar graças a Deus do referido jogador ir embora. Poderíamos perder o jogador sem levar nada em troca. O Pelé foi um grande jogador, mas para por aí.Ele enterrou os clubes brasileiros. Todos os clubes estão mergulhados em dívidas com exeções de um ou no máximo três que têm uma vida financeira mais ou menos saudável. O resto vive de pires na mão.
    A lei Pelé é de uma perversidade sem limites aos clubes formadores de talentos. Só vejo uma forma disso acabar. É conseguirmos juntar todas as torcidas de times expressivos do futebol brasileiro e dar um basta a isso. Sei que é de uma utopia infanto juvenil, mas não consigo vislumbrar outra saída.

    Para finalizar chamo a atenção para dois detalhes importantes para o começo de ano: primeiro lugar, vamos ter paciência com esse time que está chegando de férias. Segundo lugar, esse time vai voltar a se entrosar depois da Taça Guanabara. Veremos muitos jogadores enferrujados pegando ritmo de jogo. Paciência e Paciência são as palavras de ordem que devem ser introjetadas no inconsciente de toda a nação tricolor.

    Sobre o jogo contra o Americano , lembro que mais uma vez começamos jogando fora de casa. Ano passado foi cntra o Cabo Frio. Mas o meu palpite é de vitória apertada, suada. Mas vamos cravar os três pontos na tabela.

    Saudações Tricolores

    E que Deus ilumine o nosso Fluminense

    L.G.

  81. George

    comentou em 12/01/2010, às 19:43

    Claudio Maes

    Obrigado pelas explicações.

    Tenho um verdadeiro trauma da inJustiça Trabalhista e temo pelo Fluminense.

  82. Diogo Nunes

    comentou em 13/01/2010, às 1:15

    Pessoal,
    deveria ter sido vendido sim, precisamos pagar salários, mas podia ter sido muito melhor pra nós.

    Existiam 3 interessados! 3!

    Porque não tentaram 5 mi?

    Ou porque então não venderam por 3mi apenas 60% dos seus direitos?

    Deveria ter sido melhor.

    Diogo

  83. EDF

    comentou em 13/01/2010, às 9:26

    Assino embaixo, tudo o que foi dito na postagem!

  84. Gustavo Pedreira

    comentou em 13/01/2010, às 10:46

    Sobre o Toró…quem matou ele foi o ABEL (escalando ele de LD na final contra o Paulista) e os seguidos técnicos do Flamengo, que o transformaram em cabeça de área. Não lembrava da operação do joelho quando ele tinha 15 anos.

    Mais vale 10 milhões + 20% no futuro, do que…

    Obrigado pela aula de rescisão de contrato, Tricolores!

    ST,

  85. Amorim

    comentou em 13/01/2010, às 12:08

    Nada a ver compara-lo ao Toró que operou OS DOIS JOELHOS.
    Abel não teve culpa. Méritos para o Joel q salvou a carreira do rapaz.

    Jamais o S Paulo ficaria sem 20% em uma aposta dessas.

    Engraçado, no caso Diego Souza o Flu ficou com 20% negociando isso depois.

  86. Danilo Soares Félix

    comentou em 13/01/2010, às 12:58

    Sds Tricolores direto de Aracaju,

    1) Na minha opinião, o garoto é sim um craque e deve ser integrado imediatamente aos profissionais, independente de já ter sido negociado. Aproveitemos seu belo futebol enquanto ainda é possível.

    2) O Wellington Silva foi negociado pelo mesmo valor que o outro jogador badalado da geração dele: Phillipe Coutinho, do Vasco. Esta comparação é a mais certeira: clubes falidos, esfacelados financeiramente e dominados por diretorias amadoras infelizmente vendem barato.

    3) Sem dúvida alguma este ciclo vicioso de vender craques do futuro para pagar salários de bostas mal-contratadas precisa acabar. Mas lembrem-se, não deve ser nada fácil ter que arrumar a casa após 4 anos de Tote & Cia.

    4) Agora que a casa está ligeiramente arrumada (elenco bem definido, base montada e medalhões afastados), temos chance de recomeçar. A Flusócio, como sempre, permanecerá crítica e vigilante.

  87. Danilo Soares Félix

    comentou em 13/01/2010, às 13:03

    Logicamente, sem compararmos o valor da venda do WS com o Alex Teixeira, veremos que vendemos nossa jóia rara por merreca. Entretanto, as circunstâncias são totalmente diferentes:

    1) Como não era tão badalado e atuou num time do Vasco muito ruim, Alex teve a chance de atuar 2 anos nos profissionais.

    2) Em seguida, foi o melhor jogador do mundial sub-20, o que multiplicou seu valor por 3. Na prática ele era um profissional de 2 anos no time de cima jogando entre juniores.

    Conclusão: o Fluminense precisa estruturar seus elencos e alongar sua monstruosa dívida, de tal forma que não viva apenas apagando incêndios.

    Só assim conseguirá manter seus grandes talentos por 2 ou 3 anos entre os profissionais, como fizeram o Santos de Robinho e o Inter de Alexandre Pato.

  88. Danilo Soares Félix

    comentou em 13/01/2010, às 13:04

    Luiz Guilherme de Beaurepaire,

    Seu comentário sobre a Lei Pelé também está perfeito.
    Parabéns!

  89. José Carlos F. da Costa

    comentou em 13/01/2010, às 13:20

    Felizmente alguns colegas citaram, mais agora pro final, que o Toró operou o joelho muito cedo, sendo que muitos apostavam que ele jamais voltaria a chutar uma tampinha de refrigerante, que dirá uma bola. Voltou a jogar, mas nunca mais em alto nível. Julgar o que ele seria ou faria é perder tempo com elocubrações inúteis. E felizmente o colega Luiz lembrou o câncer para os clubes que é a Lei Pelé, a mãe de todos os males que agora discutimos por aqui. Saudações tricolores.

  90. Ricardo Lafayette

    comentou em 13/01/2010, às 13:33

    Já podem abrir até outro tópico:
    Venderam também 50% dos direitos sobre o Bruno Veiga por 1 milhão de reais…
    Ricardo.

  91. Bruno Costa

    comentou em 13/01/2010, às 14:15

    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!
    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!
    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!
    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!
    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!
    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!
    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!
    WELLINGTON SILVA NOS PROFISSINAIS JÁ!!!!!!

  92. andre babrbosa

    comentou em 13/01/2010, às 23:40

    SE A COMISSÃO TÉCINICA TIVER UM MINIMO DE INTELIGÊNCIA
    COLOCA O WELLINGTON SILVA NOS PROFISSIONAIS JÁ.ALÉM DE ACHAR QUE ELE VAI SER MUITO ÚTIL NÃO CORREMOS RISCO NENHUM DE QUEIMA-LO POIS JÁ ESTA VENDIDO,SE POR VENTURA FOR MAL ,EM 2011 JÁ VAI EMBORA.

  93. Silo Duarte de Meireles

    comentou em 14/01/2010, às 0:11

    É craque?
    tem contrato com o flu ate fazer 18 anos?

    entao, sou a favor, mesmo com 17 anos de botar o moleque no profissional pra esculachar os nossos rivais

  94. Cassio Miranda Neto

    comentou em 14/01/2010, às 6:08

    Wellington Silva tinha contrato por mais 3 anos. Não precisava ser vendido agora principalmentye por este valor abaixo do valor de mercado.
    Flu não receberá os R$ 10 milhões anunciados e sim pouco menos de R$ 6 milhões.
    O recebimento da segunda parte (em jan/2011) não foi indexado ao valor da moeda estrangeira (que está num valor muito baixo no momento).

    Repito: Foi uma péssima negociação pois o valor que o Flu receberá é MENOR que cada um dos gêmeos.

    Ouso afirmar que WS é o melhor jogador jamais revelado em Xerém e seu caso não foi tratado com a atenção devida.

    Apoio a idéia de utilizá-lo no profissinal agora já que o Flu não tem mais nada a perder.

    SDS TRI
    Cassio