Orçamento 2010 x Contas 2009
Publicado em 2.02.2010.
Por Flusócio

O Ministério Público obriga o FFC a publicar balancetes trimestrais em seu site oficial. Tomando por base este demonstrativos, constatamos que o resultado do exercício de 2009 excedeu a dotação orçamentária em mais de 20 milhões de reais, ou seja, a receita foi inferior à prevista em mais de 12 milhões (R$ 12.761.883,97), e as despesas superiores ao previsto em mais de 7 milhões (R$ 7.630.287,79).
Com relação às receitas, o furo principal ficou por conta do montante estimado sobre indenizações por repasse de direitos federativos de atletas, item orçado em R$ 20,90 milhões e realizado em R$ 11,39 milhões. Para 2010, a diretoria está orçando esta rubrica em R$ 18,38 milhões, ou seja, se tal receita não se realizar em 2010 teremos de cara um furo de mais de R$ 18 milhões no orçamento. A Flusócio entende que o orçamento não pode considerar que teremos propostas tão elevadas para vender os atletas ao longo do exercício. Seria necessário trabalhar com números mais modestos e adequar o orçamento a esta realidade.
Outra receita que furou o orçamento 2009 foi a de bilheteria, orçada em R$ 6,52 milhões e realizada em R$ 4,56 milhões. Para 2010, a atual diretoria está orçando este item em R$ 5,40 milhões.
Quanto às despesas, o departamento de futebol foi o grande vilão. Alegam que houve contratação de atletas e comissão técnica não orçados, além de rescisões não previstas.
Ora, não poderia ter sido diferente num clube que contratou jogadores caros e decadentes no desespero, sem planejamento algum, para tentar fugir de um rebaixamento: as contratações de Urrutia, Paulo César, Adeílson, Roni, Ruy e outros que pouco jogaram comprovam esta tese. Além disso, algumas renovações e contratações de início de ano, em patamares elevadíssimos, de veteranos como Luiz Alberto e Leandro Amaral, também ajudaram a sangrar desnecessariamente nossos cofres em 2009.
No momento, o Conselho Diretor do FFC está convocando uma reunião extraordinária para pedir ao Conselho Deliberativo um perdão desta extrapolação orçamentária. Trata-se de um jogada política para que as contas do exercício possam ser aprovadas com maior facilidade na reunião ordinária prevista para este fim, que ainda não aconteceu.
Vale ainda registrar que o orçamento aprovado para 2010 contempla receitas de televisão já antecipadas, o que diminui ainda mais a entrada de dinheiro em caixa. E se considerarmos que existem inúmeros compromissos importantes previstos para este exercício, como o pagamento de dívidas, acordos trabalhistas e parcelas do Timemania, o rombo de 2010 tende a ser ainda maior.
Segundo estudo da consultoria Casual Auditores, de 2006 a 2009 o Fluminense conseguiu dobrar o valor de sua dívida. Confiram a matéria completa no site Futebol Finance.
Infelizmente, este é o FFC que a gestão Horcades vai deixar para o futuro Presidente do clube. Mas ao menos desta vez, os associados não ficarão sem as informações para que possam emitir o seu juízo de valor antes de votar em 2010.
comentou em 2/02/2010, às 16:08
Este resultado de 2009 apresentado foi auditado por alguma empresa de auditoria externa de credibilidade? Alguma das big 4 (já que para mim a Andersen tá fora do grupo desde a Eron)? Se foi, por qual? Se não foi, os números apresentados infelizmente não tem qualquer valor para análise.
comentou em 2/02/2010, às 16:23
Mais uma vez a Flusócio vem a público destrinchar o que acontece dentro do FFC, analisar as causas e discutir as possíveis consequências destes atos.
Nenhuma outra corrente política se presta a este trabalho: ir em busca da informação direta da fonte, aquela que não sai na mídia, e fazer uma análise técnica, e não política.
Já tivemos acesso à nova convocação do CDel, para aprovação de dotação orçamentária extra de R$ 7,6 milhões, com intuito de cobrir o déficit de nov e dez de 2009.
Em 2009 eles gastaram mais do que arrecadaram, principalmente porque foram previstas vendas de jogadores que não se concretizaram (2010 vai ser igual) e também por terem contratado sem planejamento algum, inchando a folha de pagamento.
Agora estão pedindo aval aos demais poderes do clube para dar ok na grana extra que gastaram. O objetivo único é facilitar a aprovação das contas de 2009.
Pobre Fluminense…
Associados, mantenhma-se adimplentes!
Vamos mudar isso em nov/2010!
comentou em 2/02/2010, às 16:25
Alessandro Carvalho,
O FFC sempre contrata uma tal de “Audiva Auditores”, que na prática sempre recomenda a aprovação do Parecer do CFiscal com ressalvas…
Desde que entrei de sócio, em meados de 1999, funciona da mesma forma.
Repito: só vai mudar se mudarem as pessoas no poder. Com esta turma atual não dá mais.
comentou em 2/02/2010, às 16:35
O FFC desde 2007 dobrou sua dívida. Está configurado aquilo que a Flusócio, através de seu candidato Peter Siemsen, já alertava lá atrás. Só o Vasco acumulou mais dívidas que nós – e o Vasco nesses três últimos anos viveu pelo menos dois sem patrocínio, e viveu uma transição bastante tumultuada e cheia de irregularidades quando Dinamite ganhou de Eurico nas eleições, e este loteou as divisões de base para outros clubes, e alinhavou contratos fictícios no papel, a valores astronômicos.
No nosso caso não, foi única e exclusivamente por má gestão do clube pelo sr. Roberto Horcades e sua trupe – alguns, inclusive, posando de oposicionistas hoje em dia.
Esperemos que nós, sócios do clube, não falhemos de novo, e coloquemos pessoas capazes, com uma gestão verdadeiramente profissional, para nos tirar desse buraco a partir de 2011.
STs!
comentou em 2/02/2010, às 16:55
Danilo…
Se me permite uma correção no seu post:
“Com esta turma atual NÃO DEU MAIS HÁ MUITO TEMPO!”
comentou em 2/02/2010, às 17:12
Concordo com Danilo, que foi muito prárico na sua declaração.
Saudações!
comentou em 2/02/2010, às 17:18
O segundo parágrafo é chave para entender como a situação está feia…
Que jogador (ou que jogadores) negociaríamos para atingir esse patamar de R$ 18,4 MM, e compensar os cerca de R$ 9 MM do ano de 2009?
Se estendermos mais o assunto, chegaremos ao fato das principais promessas “negociáveis” (como o Maicon, o Dalton e o Alan) não serem mais 100% do clube,logo, esse valor não entra integralmente (a não ser que se aplique a “Teoria dos Números Simpáticos”).
A parte do déficit de receita é fácil de justificar, pelo ano terrível que tivemos. A questão da bilheteria, então, é óbvio, pois por mais que tivéssemos grandes públicos na reta final do Brasileiro, os ingressos foram diminuídos na tentativa de levar mais gente para apoiar. Inclusive este número poderia ter sido muito pior, se não tivéssemos chegado às finais da Copa Sul Americana.
Perguntas em aberto:
1. Como pode um clube trabalhar com um déficit de orçamento de despesas superiores às previstas na casa de R$ 7,6 MM??
2. Como é feito o acompanhamento desse descolamento do orçamento, seja para receitas, quanto para despesas?
3. Nos números, estão inclusos os esportes amadores? Se sim, qual a % de cada um no buraco de despesas e receitas?
4. Para um clube pateticamente administrado, será que a Unimed é tão ruim assim? Se vcs fossem o Celso Barros, dariam o dinheiro de sua companhia nas mãos de irresponsáveis deste tipo?
comentou em 2/02/2010, às 17:42
Assim é facil fechar orçamento. Inflando as receitas e reduzindo as despesas. Sempre dá furo e consequentemente, prejuizo no resultado acumulado do ano. Enquanto isto nao for auditado por uma auditoria do nivel “Big Four” (Price, KPMG, Deloitte e Ernst Young), nao vai dar para confiar nestes numeros.
A venda do Wellington Silva foi considerada para que ano de exercicio? E as despesas relativas a ações trabalhistas?
E pra que considerar receita de bilheteria? O Fluminense nao ta levando mais nada. Depois que saiu do acordo com o TRT, toda a renda dos jogos no Maracana sao penhoradas. Só no Fla x Flu, foram R$ 400 mil penhorados. Desta forma, a receita do clube com bilheteria tende a ser zero, mesmo que esteja abatendo uma dívida devido a rescisao contratual de algum pereba que, com certeza, nao faz a menor falta.
comentou em 2/02/2010, às 17:42
Entendo que está chegando a hora crucial para o FFC, ou começamos a trilhar o caminho da correção contábil econômica ou coninuaremos a mergulhar em um poço que infelizmente tem fundo, a insolvência civil.
Há pessoas que acreditam que esse é um problema menor, que o FFC é eterno e que aqueles que querem a melhor e mais rápida solução possível são meros alarmistas, publicitários do apocalipse e outras coisas, parecem não querer enxergar o óbvio, em seis anos nossa dívida quase dobrou, ao menos contabilmente.
Como poderemos produzir e sustentar bons times tendo que pagar, só de serviço da dívida mais de R$ 30.000.000,00 ao ano.
Espero que todos os tricolores, especialmente, os associados tenham estes dados em mente.
comentou em 2/02/2010, às 17:51
Pergunta: o $$ da venda daquele menino dos juniors entra nas contas de 2010 ou já havia sido recebido em 2009?
comentou em 2/02/2010, às 17:59
Pelo que entendi o Orçamento é uma peça de ficção.
Chutam-se as receitas para cima e as despesas para baixo. Depois, constata-se que nada bateu e o rombo é gigantesco.
comentou em 2/02/2010, às 18:00
Mauricio Fernandes,
Não analisei estes números em detalhes, mas tenho algumas opiniões a respeito de algumas perguntas que você postou e talvez, juntos, possamos achar as respostas.
Como não dá para copiar suas perguntas do post e colocar as respostas aqui (o que acho um saco…), vou resumir:
Venda de 18 MM? Com certeza estão pensando em venda de jogadores da base (até com 9 anos de idade, se possível).
Como o clube trabalha com déficit de 7.6 MM? Isto depende. Estas despesas devem ser a maioria (em termos financeiros e não quantitativos) de longo prazo. Devem estar contabilizadas na verdade como provisões e não como despesas. Já as receitas são de curto prazo (1 ano). Dái o máximo que acontece, efetivamente, é ficar 3 ou 4 meses sem pagar os pobres funcionários.
Como é feito o acompanhamento? O importante não é só acompanhar. O importante é que se o orçamento for cumprido ou não, nada acontece, ou seja, este orçamento não vale nada e esta discussão é inócua a meu ver. Vale para transparecer o buraco negro existente.
Esportes amadores incluídos? Penso que 90% disto aí é furo do futebol.
UNIMED? O celso Barros não é trouxa. O dinheiro nem passa no Fluminense, possivelmente. Só serve para bancar os salários destes idosos de 25, 26 anos que vivem se machucando o tempo todo. Vai direto para o bolso.
Como disse no início, estas são opiniões ainda prematuras, pois não ví os números, mas, por experiência profissional, dificilmente estamos longe da verdade.
Quero e vou me aproximar mais da realidade do Flu para poder contribuir mais. Assim como o Peter não apareceu ainda, pois seria prematuro, muitos, como eu, estão também aguardando a hora certa.
ST
comentou em 2/02/2010, às 18:10
Da até uma impressão que, essa bola de neve foi
elaborada somente para que o próximo Presidente se ferre, até porque o Horcardes sebe que os dias dele
estão contados. Fala sério!!!
STs
comentou em 2/02/2010, às 18:26
Legal…. muito bom…
Elenco cujo objetivo é não cair e finanças no buraco…
Existe ALGUMA pelo menos UMA noticia boa no Fluminense?
saudações SEMPRE tricolores de um SÒCIO tricolor
comentou em 2/02/2010, às 18:42
Vale a pena lembrar que muitas das contratações do Departamento de Futebol do clube(sejam jogadores, treinadores ou dirigentes) que serviram para piorar os números da dívida do clube FORAM IMPOSTAS PELO “DOUTOR QUE SE ACHA DEUS”. Ele também deveria sofrer questionamentos por parte do CDel, por conta dessas questões.
Ou vocês acham que Romário, Edmundo, Renato Gaúcho, Branco e outras malas não estão cobrando seus direitos na Justiça… E estão cobrando do Fluminense, não da Unimed.
comentou em 2/02/2010, às 19:02
Sabe quando os que estão no poder vão parar de gerir o Clube da forma que o fazem há um bom tempo?????
Quando não houver mais Clube para gerir.
Isso mesmo, essa turma conseguiu colocar o nosso Fluminense no hall dos clubes com risco de extinção.
Acredito que 2010 seja a última chance de mudarmos esse panorama. Ou a torcida entende isso e parte pra cima desses caras, assim como faz na arquibancada muitas vezes, ou será tarde demais.
Não quero ser o pregador do caos aqui, mas a realidade é essa.
Temos que encarar que não temos a força (tanto em volume de torcida, quanto em patrimônio, estrutura etc) de outros clubes com dívidas bem inferiores a nossa.
Mais 1 ou 2 mandatos de gente como o Horcades, Zé de Souza etc, e o Flu pode virar um time inviável financeiramente.
Precisamos de alguém técnico (e não político) no poder o quanto antes.
S.T.
Pedro Rocha
129690
comentou em 2/02/2010, às 19:09
Meio off topic:
Mas como vcs tocaram nos nomes de Luis Alberto e Leandro Amaral (seu sumiço dá abandono de emprego… mas, deixa pra lá, o cara é amigo do Celso Barros). Isso não é nada.
André Lima vem aí e vai salvar a pátria. Como já fez seu ex-colega na reserva do Botafogo, Thiaguinho. Tutti amici do treinador Cuca. E ainda temos Kiesa, que continua sendo escalado, mesmo não apresentando NADA! Mas o técnico vê qualidades insuspeitas nele que nós, simples mortais, não conseguimos. Esses são as esperanças com que nos acenam.
comentou em 2/02/2010, às 19:18
Pelo amor de Deus, não fale do Renato Gaúcho porque ele está para ser dispensado pelo Bahia e o CB pode ouvir.
comentou em 2/02/2010, às 20:03
E a torcida começou a fritar o Cuca… tem neguinho que não aprende mesmo.
comentou em 2/02/2010, às 21:21
OFF TOPIC:
Desde Abel em 2005, não vejo um treinador tão bom quanto o Cuca, porém, a insistência em escalar Kieza e Marquinho é capaz de tirar a paciência de qualquer um, mesmo o que são fâs do seu trabalho.
comentou em 2/02/2010, às 21:51
Que tristeza ver o Fluminense assim.
Já tem torcedor dando pitaco errado no treino. O cambada viu…
Enquete da Flusócio está desatualizada. Kléber Pereira não vem mais.
Hora de levantar a moral do time.
comentou em 2/02/2010, às 21:58
Todo tricolor que vê esses números começa a temer pelo futuro próximo do Fluminense, pois o buraco é cada vez maior, se as coisas não melhorarem vai ficar tarde demais. Por isso virei sócio, para fazer minha parte. Se o pior acontecer, não serei culpado pela omissão.
ST.
comentou em 2/02/2010, às 22:38
Quanto mais entendo o Fluminense mais desanimado fico.
Quase me arrependo de ter tomado a pílula vermelha…
Mas agora é tarde e esses números nem são os mais assustadores. Nossa dívida é de mais de 300 milhões. Não sei quanto vale o Fluminense mas tudo indica que está quebrado.
Pelo que sei no Brasil os clubes não quebram mas seria bom estudar o caso do Napoli e da Fiorentina na Italia que passaram por pesadelos semelhantes.
O ideal seria um tratamento estilo Varig onde alguém assumiria apenas a parte boa mas também não vejo essa possibilidae como real… seria fácil demais.
comentou em 2/02/2010, às 22:54
Off-topic, mas nem tanto, já que se trata de uma fonte de receita:
A camisa branca, não vão vender mais?
Pessoal, estou desde o dia 07/12 procurando essa camisa, quando estive aí no Rio, na Só Tricolor, e não consigo. É incrível como a Adidas maltrata o torcedor tricolor, e pior, potenciais consumidores de seus produtos.
Aquela camisa alusiva à missão impossível, desapareceu em 2 dias. Parece que tem coisa por trás, algum direito reservado que não foi pago, sei lá, sumiram com essas camisas…
E outra, comprei uma bola linda do Fluminense, da Adidas, com o mesmo modelo que será usado na Copa do Mundo, só que com as cores do Tricolor, e não vejo ela divulgada no site da Fluboutique ou da Só Tricolor, por exemplo.
É um absurdo o descaso com a marca “FLUMINENSE”.
A Adidas não trata o Fluminense à altura, e este nem se lixa, não está preocupado se está deixando de receber alguns milhares, pois já deve milhões mesmo…
É triste, não é fácil ser Tricolor não, até pra comprar camisa do Fluminense e ajudá-lo é uma missão quase impossível.
ST!
Isso explica pelo menos
comentou em 2/02/2010, às 22:56
Ato falho a última linha do comentário anterior.
comentou em 2/02/2010, às 23:38
sabe qual problema do Flu. é total falta de planejamento. esse ano finalmente fizeram no futebol ( mas já bicaram o RT). Mas na parte financeira continua tudo levado na sacanagem
enquanto nossos rivais acertam novos contratos publicitarios, adquirem ônibus, fazem bonequinhos dos jogadores, nossa diretoria lança o CARTAO INTELIGENTE com duração de 3 meses. e o melhor de tudo. em abril eles decidem se continuam ou nao.
qual a vantagem do cartao ? garantia de seu ingresso para os jogos do Flu no estadual desde q compre no 1 dia da venda. na verdade a unica vantagem desse cartao é q teoricamente vc paga 40 reais pra ter o direito de uma fila menor numa eventual final ou semi.
agora vem a pergunta. Quanto o clube vai receber desses 40 reais ? qtos serão vendidos ?
___________________________________________________
george, não sei se seria possível, mas acho q a unica solução é se criar uma empresa q passaria a gerenciar a marca fluminense – ex FLU S/A.
a FLU S/A pagaria ao FFC royalties que seriam usados para o pagamento da dívida e ficaria com os contratos de publicidade, televisão, bilheteria, merchandising e tendo q bancar a folha de pagamento do futebol.
se contrataria um gestor remunerado que seria cobrado como em qq empresa. os novos contratados assinariam com a FLU S/A e parte das multas rescisórias iriam para o pagamento da divida.
o Fluminense ficaria 100 % dono da FLU S/A. poderia até tentar um parceiro q adiantaria uma verba para criação do CT por exemplo
junto a isso, precisamos mesmo é de uma mudança geral na mentalidade das pessoas q estão no clube.
comentou em 3/02/2010, às 0:20
Fabio
Minha idéia era mais algo do tipo: Alguem compra a parte boa (marca), toma conta do futebol e deixa a dívida e o clube para os atuais sócios.
Mas vejo que sua idéia é mais realista. Sö que não acredito que iria adiantar pois você mesmo sugere que o Fluminense seria dono desta empresa Flu SA. Sendo assim, com os atuais gestores que temos, entendo que teríamos no máximo uma maior separação do futebol mas não vejo como suficiente para resolver o caos que está mais do que evidente.
Talvez se esta Flu Sa tivesse um dono verdadeiro que estivesse arriscando seu próprio dinheiro e visasse o retorno financeiro da empresa (e não pessoal contra a empresa como estamos vendo) poderia dar certo.
comentou em 3/02/2010, às 0:26
off – Precisamos de um bom meia com sangue gostaria do Luis Cáceres do Cerro,vi hj tb o avante do libertad joga bem e é novo PABLO VELAZQUEZ. QUEM TEM ALGUMA IDEIA INTERESSANTE?????
comentou em 3/02/2010, às 2:52
A cada dia que passa o desafio aumenta, mas confio na capacidade e competência deste Grupo.
Força Flusócio.
ST
comentou em 3/02/2010, às 6:42
AMIGO FABIO
SAUDACOES TRICOLORES!
TAMBEM ACHO A UNICA SOLUCAO ESSA IDEIA DE SE CRIAR UMA SA PARA GERENCIAR O FUTEBOL E PAGAR O EXATAMENTE NECESSARIO DE ROYALTIES E LEASING DE INTALACOES PARA O FFC GERENCIAR O SEU PATRIMONIO E PAGAR SUAS DIVIDAS SEM AUMENTA-LAS COM ESSA ADMINSTACAO DE AMADORES ( CORRUPTOS OU INCOMPETENTES ?? ) QUE SE INSTALOU NO CLUBE !!
HOJE EM DA SE TERCEIRIZA TUDO NO CLUBE … PORQUE NAO TERCEIRIZAR PARA NOS MESMOS !!
O CAPITAL INICIAL SERIAM OS JOGADORES E GRANA QUE ACIONISTAS COLOCASSEM NA EMPRESA.O PASSIVO COMECARIA DO ZERO !!!
O PATROCINIO ,E TODAS A DEMAIS RECEITAS DO FUTEBOL SERIAM DO FLU-SA , DE CAPITAL ABERTO E PORTANTO SUJEITA AS NORMAS E FISCALIZACOES COMO QUALQUE OUTRA EMPRESA
ACHO QUE ESSA FORMA SE APROXIMARIA DA FORMA QUE OS CLUBES INGLESES FUNCIONAM !!
PORQUE O PETER NAO APARECE COM UMA SOLUCAO NESSES MOLDES !!
SERIA MAIS UMA VEZ O FLUMINENSE INOVANDO E SENDO PIONEIRO NO BRASIL NA COMPLETA PROFSSIONALIZACAO DO ESPORTE !!
ST DE CINGAPURA
MARCUS
comentou em 3/02/2010, às 7:45
Em tempos de “Cartão Inteligente” ficou faltando a seguinte informação (link abaixo):
- Na compra do seu cartão inteligente em uma única parcela você receberá um lindo nariz de palhaço de brinde.
Link: http://www.fluminense.com.br/passaporte/cinteligente.asp
É a “administração” do Fluminense mostrando mais uma vez que picadeiro pouco é bobagem.
[]s e ST!
comentou em 3/02/2010, às 8:38
Pegando um gancho no comentário do Fabio, pergunto: Se é possivel dar prioridade a alguns na compra de ingressos para os jogos, os sócios do clube não deveriam, automaticamente, gozar de tal benefício?
Cada vez mais me convenço que a única vantagem de ser sócio do clube é a perspectiva de botar esses sanguessugas para fora em Novembro…
comentou em 3/02/2010, às 9:38
Saiu no jornal O Globo que o Luiz Alberto foi contratado pelo Boca JR. (isso responde claramente porque eles foram somente décimo colocado no campeonato argentino e estão fora da libertadores). Mas o que interessa p/ nós é a seguinte questão: se este pangaré tem mercado no Boca Juniors, porque o clube fez a recisão de contrato unilateral, dando brecha p/ que o jogador entrasse na justiça contra o Flu? Por que o clube não tentou emprestá-lo de graça a qualquer clube mundo afora? Isto explica boa parte deste rombo orçamentário.
comentou em 3/02/2010, às 9:53
Isso só mostra que quando se diz que 2010 É A ÚLTIMA CHANCE, não é alarmismo. A realidade é que o Fluminense vai acabar se não tiver gente séria no poder já no ano que vem.
ST
comentou em 3/02/2010, às 9:59
- A defesa estava bem, mas no segundo tempo aconteceu de levar muitos gols. Não tivemos o encaixe na marcação, não fomos tão competitivos. Não precisa ser tão bom quanto foi no primeiro tempo, mas também não tão ruim como no segundo. Precisamos encontrar esse equilíbrio.
PRECISAMOS ENCONTRAR O EQUILÍBRIO: JOGAR MUITO BEM 90 MIN.
O CUCA ME PREOCUPA!
comentou em 3/02/2010, às 10:07
http://www.lancenet.com.br/fluminense/noticias/10-02-03/694548.stm?futebol-ruy-sobre-a-saida-do-fluminense-foi-molecagem
Virou moda… e o Flu ainda paga o salário desse imbecil.
comentou em 3/02/2010, às 10:18
ultimo trem passa agora,Fluminense,se perder esse ,com certeza nao terá saúde pra esperar por outro…
Acorda!!Força ,FFC !!!
comentou em 3/02/2010, às 10:24
George e Fabio,
Concordo com vcs. A solução passa por uma S/A que controle a marca FLUMINENSE e pague royalties ao Clube FFC. Esta S/A seria dividida em cotas e oferecida no mercado (a UNIMED poderia até ser sócia, ou mesmo a própria torcida como cotistas em um fundo). Esta empresa gerenciaria o futebol, suas receitas e despesas, talvez incluindo Xerem que seria também uma fonte de renda. O clube ficaria com uma parte das cotas, porém não teria poder administrativo, já que teríamos uma administração independente do clube, e receberia os royalties para manutenção da parte social (junto com as mensalidades dos sócios), custear alguns esportes amadores e pagar dívidas. A S/A manteria o time profissional, cuidaria do marketing, de suas receitas e despesas, planejaria a construção de um estádio rentável, etc. Acho que o caminho é este, mas para isto deveria haver uma grande reforma nos estatutos do Clube para viabilizar estas ações. Os movimentos de oposição que realmente desejam a profissionalização poderiam encampar idéias deste tipo e articular um plano para viabilizar estas ações.
ST
comentou em 3/02/2010, às 10:25
Concordo com o Felipe..
Saiu no jornal o globo de hj: Andre Lima deve ser anunciado hj
1. joelho recem operado – nenhuma partida depois disso
2. dispensado pelo S Paulo
3. ultimo ano q jogou bem 2007 e sem clube interessado em 2010
4. empresário = Eduardo “fura olho” Uram
Conclusão? Tirem as suas, a minha é:
O CUCA (e o FLU) ME PREOCUPA(M).
comentou em 3/02/2010, às 10:38
Isso mesmo Marcus. Não tinha lido seu comentário ao postar o meu anterior.
ST
comentou em 3/02/2010, às 10:39
Enquanto isto, no reino do Laranjal…
“O Fluminense Futebol Clube informa que o desconto de 50 % dado aos associados do Clube é fornecido por deliberação da Diretoria do Clube em caráter promocional nos jogos em que a renda não é dividida. Assim, a promoção ficará suspensa no Campeonato Carioca. É importante ressaltar que não se trata de um direito do sócio, e sim de uma promoção.”
Bem feito!!! Quem mandou se associar??
Me acordem em Novembro, por favor…
comentou em 3/02/2010, às 10:40
Senhores,
Como faço para participar das reuniões da Flusócio? Vocês tem cronograma/agenda das reuniões? Se vocês quiserem, podem me responder no meu email.
comentou em 3/02/2010, às 10:53
Off Topic, Bem parece que andam querendo desestabilizar o trabalho do CUCA, para botar RG ou outro qualquer, LA desde domingo tem reportagem dele no site GLOBOESPORTE, detonando, Diretoria, CUCA e o escambau, hoje no Globo manchete de que Torcedor pediu a saida dse CUCa e foi expulso do local de treinos, agora Ruy cabeça que nao fez porra nenhuma no FLu, detona o CUCA, sei nao , mas parecem que querem minar o trabalho, será que dá para a Torcida enxergar que nao pode entrar na onda e começar a azedar o trabalho, daqui a pouco a pressao fica de forma que o ambiente que anda calmo desanda, o FLU perde para ele proprio sempre, pois deixam contaminar o ambiente ,quando deveriam estar blindando, agora que CUCA quer Andre Lima e Diretoria nao, se a Diretoria nao quer chega para o cara e fala que nao, nao pode ficar bate boca pela imprensa, que é o que mais querem para nos tirar do caminho, será dificil enxergar isso.
comentou em 3/02/2010, às 10:58
È pessoal, a coisa tá feia mesmo!Essas preciosas informações da Flusócio,nos dão duas coisas:a primeira é uma tremenda preocupação e dor de cabeça,a segunda é que fizemos a escolha certa em nos associarmos para votarmos agora em 2010,está em nossas mãos escolher um candidato que saiba administrar essa baderna toda.Acho que um patrocinador para cada setor do clube tb seria uma boa.Tomara que aquela máxima que diz que após à tempestade vem a bonança seja verdadeira,porque senão no iremos sumir do mapa!SDS.
comentou em 3/02/2010, às 11:09
preocupante,ja estão armando a queda do cuca para volta do churrasqueiro,a torcida não pode entrar nesta,todo ano no flu é a mesma coisa,perde a taça guanabara e manda treinador embora assim não a trabalho que de resultado
comentou em 3/02/2010, às 11:39
Correção :senão nós iremos sumir do mapa!SDS
comentou em 3/02/2010, às 13:01
E o Horcades ainda tem a audácia de vir a publico dizer que se considerava um dos maiores presidentes da história do Fluminense…ainda bem que seu tempo está acabando.
STs
comentou em 3/02/2010, às 13:08
Amorim (10:25) e Fernando Mundy (10:53)
Sou a favor da permanência do Cuca, mas:
1- Só pensar na escalação de Kiesa como titular já é uma bofetada na cara da torcida. Depois de N chances, Kiesa nada… Ou Cuca pensa que somos todos cegos?
2 – Chega de indicar reservas do Botafogo, aquele clube que há pouco levou de 6 do Vasco, time que não é o M. United nem o Barça. André Lima é bonde e ninguém quer há dois meses. Chegaria para ganhar 10 vezes mais do que os jovens de Xerém e não tem pele tricolor. Vai ajudar a atrasar salários no final da temporada.
3 – Cuca deve explicações à opinião tricolor porque Equi Gonzalez não fica nem no banco. O gringo fuma “crack”, por exo?
comentou em 3/02/2010, às 13:11
O cara comete um erro nos 45 minutos finais do jogo contra o clube da Gávea e daqui a pouco vai ter gente pedindo a sua cabeça.
Esquece-se todo o trabalho que o Cuca fez no Brasileirão do ano passado.
Esquece-se que, desde o início, foi dito que a Taça GB seria um complemento da pré-temporada de 2010.
Esquece-se que ele está montando um time que vem jogando mais bola do que muita gente aqui esperava.
Em tempo, o primeiro tempo do Fla-Flu foi simplesmente sensacional.
Só espero que a grande torcida tricolor não entre na pilha errada de dar trela para quem quer apenas tumultuar o ambiente da equipe. Nada de churrasqueiros, amigos de patrocinador e outras barangas.
Que o Cuca permaneça firme e forte no comando da equipe!
[]s e ST!
comentou em 3/02/2010, às 15:12
Com bem alertou o Fernando, e tome Luiz Alberto no GE todos os dias espinafrando o Flu. Já já vira comentarista da Globo.
ST
comentou em 3/02/2010, às 15:28
Perfeito, Luiz Fernando.
Enquanto isso, o estagiário de treineiro, após de, em sequência, perder o BaVi, empatar com Madre de Deus e perder para o Bahia de Feira de Santana em casa, diz que “os jogadores não fazem o que eu mando” (vide o Globo hoje)
A mera cogitação desse imbecil (não se confunda com o jogador que nos deu imensa alegria)deveria provocar alguma manifestação, seja através de post específico ou qualquer outra forma.
Saudações Tricolores
comentou em 20/02/2010, às 6:01
Gostaria de dizer que Luiz Fernando ressaltou o presente verbo no Fluminense muito bem!
Cuca .
Olha O Patrocinador e legal sabe mais fico pensando e sonhando quando vejo uma pirelli na camisa da inter de milao,uma Bwin do Real,poxa o que que custa um viado desse na diretoria deixar de cossar o saco e correr atraz de novos e melhores horizontes para o clube antes que o clube feche as portas !
Penso em ajudar meu time em me associar mais quando vejo pessoas que nao sabem administrar nosso time,decido nao colocar meu dinheiro suado nas maos de pessoas que nao transparecem confianca!
A respeito do Patrocinador querer trazer o Romario pra ser o diretor ?????
Acho que se for pra ajudar a obter mais verbas da unimed …
Por que no aceitar ???????
Afinal ele confia no Romario e nao confia no atual Presidente que nao e digno nem de ter seu nome dito aqui por nao ter honra a nenhum medito !
Essa reforma e necessaria sejana diretoria ou na Presidencia !
Vejo que mais uma vez estamoos tendo um certo dispeito nao vou dizer racismo por ser uma palavra forte!
Dori na minha opiniao pode ate ter menas abilidade mais nunca bruno veiga finaliza melhor que Dori !
Dori e como o Fred Gol sem tecnica mais faz muitos gols quem sabe ate mais que o proprio FRED ?
Acho que o Fred esta perdendo muitos gols precisamos de um Bieler no Ataque pra entender o conca e Andre Lima ou Maicon Bolt e o Grande, Alan!