Mais uma nova enquete
Publicado em 12.02.2010.
Por Flusócio

A última enquete do Blog da Flusócio perguntava: “Quem seria o companheiro ideal para Fred no ataque do Fluminense: Maicon ou Kléber Pereira?” A pesquisa surgiu no auge do quase acerto do atacante Kléber Pereira com o Flu, negociação que revoltou muitos tricolores, mas o forte apelo contrário ajudou a melar. Foram centenas de votos e só aqui no blog, mais de 90% do nosso público preferiu Maicon ao lado de Fred, mostrando que a contratação de Kléber Pereira, nome muito desejado por Celso Barros, que chegaria ao clube com status de titular, seria um erro.
Após muitas especulações, acabou chegando André Lima ao Flu. Vale destacar que o jogador, assim como Mariano, é mais um atleta de Eduardo Uram, que chegou a ser persona non grata nas Laranjeiras, e hoje tem prestígio por também ser o empresário de Cuca. André Lima está longe de ser o atacante dos nossos sonhos. Certamente havia opções melhores no mercado. Só que ao menos, o salário acertado foi quatro vezes menor do valor que chegou a ser ventilado para Kléber Pereira, e aparentemente o atleta mostrou que não vai se incomodar em ser reserva de Fred.
Agora, mudando um pouco o foco, nós questionamos um tema que vem sendo muito debatido nos comentários de vários posts em nosso blog: “Qual esquema tático é melhor para Cuca usar no Fluminense?” Em 2010, nosso treinador vem oscilando entre o 3-5-2 e o 4-4-2, mas queremos ver a opinião da torcida tricolor. Participem, pois a sua opinião será observada pela comissão técnica do clube e de repente pode ajudar a influir na definição da escalação do nosso time nos campeonatos que estamos disputando ou ainda vamos disputar ao longo da atual temporada.
comentou em 12/02/2010, às 3:16
3-5-2
comentou em 12/02/2010, às 7:44
Sem dúvida o 3-5-2 , afinal de contas a reação do ano passado e o 1º tempo do jogo contra a mulambada foi nesse esquema.
Qual foi a grande apresentação da equipe (recentemente) no 4-4-2 ?
Sds
TRICOLORES
comentou em 12/02/2010, às 8:02
Flusocios :
Rafael
Dalton , Gum e Digao
Mariano ,Diogo , Conca , Everton e Julio Cezar
Maicon e Fred
Se nao cornetarem , atrapalharem ou venderem , esse time da caldo !!
STs
Marcus
comentou em 12/02/2010, às 8:02
Bom Dia deem uma verificada ,mas o Alan parece ser representado por Uram também.
comentou em 12/02/2010, às 8:13
O 3-5-2 tem dado melhores resultados com esse grupo. Não é que seja melhor para qualquer time, mas, com o nosso time atual, o 3-5-2 parece mais adequado.
comentou em 12/02/2010, às 8:17
Na minha opinião não existe esquema tático melhor ou pior, depende do adversário, do andamento do jogo e dos jogadores que o técnico tem disponível no elenco e para a partida. Por mim ele pode até começar o jogo com um esquema e mudá-lo durante o próprio jogo. Um bom time é aquele que tem várias formas de jogar bem treinadas e sabe aplicá-las. Mas, para isso, é preciso que o técnico fique um bom tempo no clube pois essa virtude só se consegue com o tempo, com a competência do treinador e com a qualidade e inteligência dos jogadores. Técnico competente e bons jogadores nós temos.
comentou em 12/02/2010, às 8:20
Bom dia amigos,
Pela característica dos nossos alas/laterais eu prefiro o 3-5-2.
Mas é necessário fazer uma análise mais profunda dos adversários já que realmente temos 2 opções de esquema.
Estou com o Cuca e tb escalaria o time no 4-4-2 contra o Vasco.
Primeiro pq eles jogam com apenas 1 atacante fixo (Dodô) e 2 jogadores flutuando atrás dele, se movimentando muito e encostando no atacante (Coutinho e Carlos Alberto), todos com muita qualidade técnica.
O esquema do Vasco é o 4-3-2-1, não comprem essa de que o Coutinho é atacante.
Não precisamos de 3 zagueiros pra marcar o Dodô e se um dos zagueiros pesados (Gum ou Eusébio) tiver que sair pra marcar Coutinho ou Carlos Alberto lá na intermediária vai acabar ficando pelo caminho… numa tabela por exemplo o zagueiro não conseguria acompanhar.
O outro motivo é que os 3 jogadores de meio do vasco (provavelmente Nilton, Sousa e Gago… ou Rafael Carioca) são fortes fisicamente e com qualidade técnica para a posição de volante.
Acho importante ter mais um jogador de pegada no meio para igualar as forças pois é no meio de campo que um jogo equilibrado se decide.
Além disso, se jogarmos apenas com Diguinho, Everton e Conca no meio… em muitas jogadas o Diguinho teria que marcar um dos meia-atacantes do Vasco e sobrariam apenas Conca e Everton para marcar os 3 volantes… e como eu disse os 3 tem qualidades para decidir um jogo… num chute de fora da área por exemplo.
Se o Nilton receber com liberdade no meio, arrancar na base da força pra chutar de fora da área vcs imaginam que o Conca consiga fazer uma marcação eficiente???
Por isso tudo achou que o Cuca acerta ao escalar 2 zagueiros e Diogo no meio.
_______________________________________________________
Por outro lado contra o Urubu por exemplo eu escalaria 3 zagueiros.
Pq eles jogam com 2 atacantes de altíssima qualidade enfiados…
Não prodemos abrir mão do zagueiro da sobra de jeito nenhum.
Todos sabem o que aconteceu no Fla x Flu quando tentamos marcar Adriano e Love sem uma sobra né…
comentou em 12/02/2010, às 8:54
Estas enquetes são tristes hein?
Não tem um melhor assunto para discutir?
- Porque não discutirmos sobre as propostas dos candidatos à presidência do clube?
- Porque não trazer cada candidato, aqui, e fazer, com eles, uma sabatina?
Certamente seria mais interessante.
Boa sorte
comentou em 12/02/2010, às 8:54
Faltou comentar o joelho recem operado desse atleta e os riscos corretamente apontadp pelo Simoni que segundo consta aprovou com ressalvas.
E o mais relevante nisso tudo: o contrato assinado protege o Clube deste “risco” ou teremos mais um Leandro Amaral (entre outros como Pedrinho) ?
Desculpem mas a constatação óbvia que se chega é uma só:
Tem sempre que ter pelo menos um jogador bixado no elenco onerando o Clube para que percentuais fatiados alimente os abutres..
comentou em 12/02/2010, às 9:00
Minha opinião sobre a enquete é que pela característica de nossos laterais o 3-5-2 é melhor. Nosso laterias sabem mais apoiar do que defender.
Dois pitacos fora do tópico:
Se Maicon não jogar amanhã acho prematuro colocar Bruno Veiga, posso queimar a lingua mas é jogo pra jogador mais experiente, o garoto tá fazendo acho que o segundo ou terceiro jogo como profissional.
Outro pitaco:
O ano acabou e iniciamos a busca por um zagueiro e veio Leandro Euzébio. Assisto o jogo do São Paulo no paulista e na Libertadores e vejo Xandão jogando de titular. Me pergunto: Por que será que ele não servia no Fluminense? Será que é pior que Leandro Euzébio? Acho que não teve chance de jogar uma partida sequer pelo Fluminense e logo despacharam ele.
comentou em 12/02/2010, às 9:21
Depende muito das características do adversário.
No geral gosto mais do 3-5-2, mas contra o Vasco prefiro que seja o 4-4-2.
O Mancini vai povoar o meio de campo, colocando 3 jogadores com bom poder de marcação, enquanto nós, no 3-5-2, só temos o Diguinho (que já sai bastante pro jogo).
Será importante a entrada do Diogo pra segurar o garoto deles.
Mas no geral prefiro mesmo o 3-5-2.
comentou em 12/02/2010, às 9:38
Cláudio Henrique
comentou em 12/02/2010, às 8:54
Caro Cláudio.
Não há ainda nenhum candidato oficial, pelo menos declarado, pois não há ainda chapas formadas (eu acho).
De qq modo é muito válida sua proposta.
St
comentou em 12/02/2010, às 9:54
Desculpe a quebra do assunto mas achei importante colocar isto aqui. Comprei ingresso pela internet no site do ingresso fácil, por sinal péssimo site, fraquíssimo, difícil navegação. Como tenho conta no Itaú fui atraída pelo desconto e pelo conforto da compra sem fila. Pelo conforto paga-se R$8,00, taxa de conveniência e paga-se mais R$4,00 de taxa de entrega, só que não há entrega, tenho que ir a um posto de venda para trocar o ingresso. Isto é um roubo, quem é o responsável? Alguém sabe? Reclamar a quem?
comentou em 12/02/2010, às 10:51
É obvio que é o 3-5-2.Se tem alguma duvida,terão a certeza depois do jogo contra o vasco.
comentou em 12/02/2010, às 10:51
Thiago Reis (8:20)
Análise perfeita.
comentou em 12/02/2010, às 10:57
3 5 2
A dúvida quais serão os ‘3′, os ‘5′ e os ‘2′.
ps. galera que estiver no Rio TEM que estar no maraca amanhã. meu ingesso já esta comigo.
FLUZÃO ETERNO CAMPEÃO
comentou em 12/02/2010, às 11:04
Não sei se será o Maicon, Alan ou Veiga que irão para o jogo…Dois caras eu tenho certeza que irão…Eu e meu molecão de seis anos…Infelizmente pelo movimento da nossa torcida com relação a clássicos, mais uma vez terei de gritar por três…Contra o Fla não vão porque são violentos, contra o Vasco o motivo é a Força Jovem e contra o Bota o problema é a Fúria…Na verdade nossa torcida só vai aos jogos de uma torcida só, ou seja, jogos Internacionais ou times de outros Estados…Esse elitismo vem nos apequenando a cada ano e nos enfraquecendo em jogos decisivos…Não quero que o FFC tenha torcida brigona muito pelo contrário, quero apenas que não sejamos tão acomodados…Quanto menor o nosso número nas arquibancadas, maior será a parcialidade da arbitragem em favor dos nossos adversários, fora a moral que dá ao atleta quando entra em campo e enxerga o nosso lado tomado…Não é possível uma torcida com 9 milhões não conseguir dividir o Maraca com pelo menos 40 mil pessoas…Aos que irão assistir pelo PFC, depois não reclamem se lerem musiquinhas do adversário…que realmente é de ficar muito puto…Aos que temem ir sosinhos peguem contatos com a própia galera da Flusócio…Lotem o carro de Tricolores e vão, juntem os tijolos, juntem as forças, juntem os gritos e as emoções, pois como já diz o lema da Flusócio (O Fluminense somos todos nós…)
comentou em 12/02/2010, às 11:08
Outra coisa;Li agora que mais uma vez Cuca fez um rachão.Nada de treinos fisicos ou taticos.Se fosse o Renato todo o mundo meteria o pau.O Mancini passou a semana fazendo coletivo visando o jogo de amanhã….
comentou em 12/02/2010, às 11:34
3-5-2
comentou em 12/02/2010, às 11:40
Cada adversário merece um esquema adequado ao seu estilo de jogo. Contra o vascocô, 4-4-2, porque eles só tem um atacante de ofício. Já se entressem com a dupla Dodô/Elton, aí três zagueiros seria melhor.
Na semifinal, será melhor mais volentes acompanhando o CA e o Coutinho de perto do que três zagueiros para um atacante mais fixo.
Aliás, ajustar o esquema de jogo ao adversário (tirando o fatídico 2o tempo do fla x Flu) é o que eu acho que o Cuca tem de melhor.
Amanhã, apesar de não ser tradição no carnaval, será noite de jantar o bacalhau!
comentou em 12/02/2010, às 11:42
Também votei no 3-5-2, em razão dos nossos alas, acho que nenhum dos dois é lateral.
Para mim, quando o Digão voltar à forma, o colocaria na frente da zaga, pois ele pode fazer as duas funções, volante e zagueiro, inclusive com mais qualidade do que fazia o Marcão.
comentou em 12/02/2010, às 11:45
Enquete complicada porque depende do adversário e de quem está a disposição pro jogo. Na teoria, somente, eu prefiro o 4-1-2-1-2. Acho mais equilibrado. Porque o primeiro volante pode virar o terceiro zagueiro e sair pro jogo como meia. Tudo sem precisar fazer substituição. Inclusive é essa contratação que falta ao Flu. Mas pra responder a enquete coloca 4-4-2.
comentou em 12/02/2010, às 12:05
Concordo integralmente com meu xará Thiago Reis. Tava até conversando isso com um amigo meu que é jornalista da parte de esportes do DIA (e vascaíno tambem).
O meio campo deles é formado por 3 cabeças de área altos que sabem sair jogando, tem arrancada e chutam de longe. Nilton e Leo Gago cansaram de fazer gols de fora da área ano passado. Além deles, o Souza é aquele jogador alto de perna longa, com um bom drible. Por isso, temos que “povoar” o meio campo para que a gente nao perca tantas divididas naquela regiao (até porque nosso meio campo é formado por baixinhos, que teriam que suar muito para aguentar o pique destes tres).
Diogo tem que colar no Carlos Alberto o tempo todo. Não pode deixar ele se criar ali. E tem que ficar alguém na cola do Coutinho. De preferencia alguem que o acompanhe na velocidade. Ou entao deixar o Gum pra dar um tostao nele no inicio para intimidar o moleque.
No ataque seria sensacional se o Maicon jogasse. A zaga deles (Fernando e Titi) é pesadona. Tão tirando onda de defesa menos vazada porque pegam baba desde a metade do ano passado. Se botar Maicon pra correr pra cima deles e o Fred pra disputar no alto, com certeza sai jogo.
Nossos laterais sao melhores tambem. Julio Cesar e Mariano dão banho no Elder Granja e no Careca (ou no Martinelli, que é zagueiro improvisado). Não acho que daria certo trabalhar com jogadas na linha de fundo porque só temos o Fred pra cabecear ali (é só colarem 2 nele que ele nunca vai fazer de cabeça). Vamos sofrer mais com escanteios e jogadas de linha de fundo do que eles…
comentou em 12/02/2010, às 13:13
Com o elenco que possui, o Flu pode jogar com qualquer dos dois esquemas. Apesar disso, não há como negar que, no 3-5-2, o time se sai melhor.
Agora, independente do esquema, é preciso considerar quem será escalado. Por exemplo, o 3-5-2 com Cássio, Gum e Leandro Euzébio é muito fraco. O ideal seria com Dalton, Gum e Digão.
Dependendo dos jogadores disponíveis e na hipótese de se usar o 4-4-2, é necessário substituir deslocar o Digão para primeiro voltante ou escalar o Diogo nessa posição.
Vejam as escalações:
Flu 3-5-2: Rafael, Dalton, Gum e Digão; Mariano (por falta de opção), Diguinho, Everton, Conca e J. César; Maicon (Alan) e Fred.
Flu 4-4-2: Rafael, Mariano, Dalton, Gum e J. César; Digão (Diogo), Diguinho, Everton e Conca; Maicon (Alan) e Fred.
ST
comentou em 12/02/2010, às 13:20
Caros,
Muito boa a análise do Thiago Reis, mas o Dorival pode ter feito a mesma. E, assim, e se ele fizer uma surpresa e abrir o Carlos Alberto pela esquerda deles, nossa direita? Será que o Mariano segura?
Acho difícil sair do 3-5-2 porque nossos laterais são só alas, não sabem marcar.
SDs Tricolores
comentou em 12/02/2010, às 14:04
4-2-4, 3-5-2… não creio que os técnicos raciocinem com esses números que são irreais, pois os jogadores estão em permanente movimentação dentro do campo.O que importa são as características dos atletas que possui. E o adversário que enfrenta, é claro.
comentou em 12/02/2010, às 14:58
Cláudio Henrique,
Acho que você ainda não entendeu. A Flusócio é o maior bloco político do FFC, uma espécie de partido informal (não temos CNPJ) dentro do processo eleitoral do FFC. Para 2010 já temos candidato definido e número sufuciente para montar chapa. Em 2007 lançamos o candidato Peter Siemsen, mas infelizmente o associado preferiu reeleger a tristeza que hoje comanda a nossa paixão.
Portanto, “trazer cada candidato, aqui, e fazer, com eles, uma sabatina” não será possível. Isso seria o mesmo que colocar uma entrevista do José Serra no site do PT, ou então a opinião da Dilma Roussef no site dos tucanos.
Se está achando as enquetes ruins, por favor sugira alguma pra nós. Logicamente, precisa ser algo coerente com o que representa a Flusócio e seu papel na eleição. A proposta que você fez mostra apenas que você ainda não entendeu o propósito do grupo.
comentou em 12/02/2010, às 14:59
Ah, prefiro o 3-5-2.
comentou em 12/02/2010, às 15:33
Se tiver Digão 100%, prefiro 3-5-2. Sem ele, 4-4-2 sempre.
comentou em 12/02/2010, às 15:34
Concordo com o Sr. Dedé
Só gostaria que fosse 3.1.2.2.1.2, fora Bruno Veiga e Alan.
Esses garatos foram muito mal nos últimos jogos, e não aguentam pressão. Galera, tem que botar o Willian no meio e libarar mais o conca.
Saudações Tricolores
comentou em 12/02/2010, às 15:37
Com Mariano e Julio César, não tem jeito, só 3-5-2.
comentou em 12/02/2010, às 15:41
Em vez de explicar o 3.1.2.2.1.2, voto no 4-4-2,´contra o Vasco.
Pertinente sua análise Thiago Reis
comentou em 12/02/2010, às 15:45
Eu não tinha pensado na possibilidade levantada pelo Cláudio Pires…
Não fui tão riativo.
Isso teria ue ser treinado antes, ms se o Digão se adaptasse realmente poderia ser a soluçõ dos meus sonhos… pois terímos m time 2 em 1 e o posicionamnto tático poderia inclusive ser alterado durante o jogo.
Quem eu sei que seria absolutamente perfeit para isso é o Rodolfo.
comentou em 12/02/2010, às 16:40
Eu voto – porque é o que mais compacta uma equipe e é como se armam os grande clubes europeus – no 4-4-2.
Agora, para a partida de amanhã, apóio qualquer esquema que não tenha o Bruno Veiga: 1-9; 2-7-1; 4-3-3; 3-6-1; 1-2-7; 3-5-2; 4-4-2, etc…
Fábio M. (15:34) :
Puxe pela memória. Alan meteu há pouco, com o Maracanã lotado, um peixe na rede do Flamengo, campeão brasileiro; um outro no Vitória, sob pressão de uma queda para a Segundona e Maraca lotado.
Alan tem 18 gols, só como profissional. NÃO PODE SER RESERVA. DE QUEM? Bruno Veiga.
Este último, marcado por Márcio Careca, lateral rodado – se entrar, vai ser substituído no intervalo Isto, se Cuca estiver na posse de suas faculdades mentais. Mas em cabeça de treinadores, que vêem outro jogo, tudo pode acontecer e Bruno Veiga só sair… aos 15m do segundo tempo.
comentou em 12/02/2010, às 17:01
Show a idéia do Cláudio Pires.
Seria um bom teste
E concordo com o Raul. Alan tá pronto.
Se o Maicon jogasse, inclusive, não se o Fred fora de forma seria melhor opção que o Alan
Contra o Fla o moleque meteu o gol e sofreu um pênalti.
Queria saber o que querem mais.
comentou em 12/02/2010, às 17:02
Saiu errado: não sei se o Fred fora de forma seria melhor que o Alan
comentou em 12/02/2010, às 17:23
Eu prefiro o 3-5-2, pois a cobertura dos nossos jogadores baixos e leves exigem uma marcação com um na sobra, mas tb concordo q no jogo contra o Vasco, levando em consideração o adversário e o nosso plantel de momento, o 4-4-2 é mais recomendado. Quando a bola rolar e passados 20 min do 1º tempo já dá pra ter uma noção como está o time.
PELO AMOR DE DEUS, EU DEFENDO O CUCA CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, ACHO UM EXCELENTE TÉCNICO, MAS QUE NÃO VENHA COM ESSA DE bruno veiga AO INVÉZ SE ALAN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
comentou em 12/02/2010, às 18:27
3-5-2 pois nossos zagueiros são melhores e mais firmes que os volantes e nossos laterais jogam melhor como alas.
comentou em 12/02/2010, às 19:22
Prefiro o 3-5-2 por ser nesta formação que o time já deu certo, conseguindo a seqüência histórica de vitórias do ano passado.
Para o jogo de amanhã, tem que entrar o Alan e o Fred, apesar das características semelhantes. Pois tanto um quanto o outro podem decidir a qualquer momento.
Ingresso na mão!
ST!
comentou em 12/02/2010, às 19:50
Embora Cuca tenha arrumado o time no 3-5-2, acho que contra alguns times mais fortes poderia ser testado o 3-6-1.
Lembro que usamos o 3-6-1 em vários jogos da Libertadores e, na última vez que foi usado em um Fla-Flu, foi créu 4×1 neles.
A diferença do 3-6-1 para o 3-5-2 seria a colocação de um volante no lugar do Maicon. A conseqüência é que Everton e Conca poderiam ‘revezar’ no recúo para ajudar a defesa. No 3-5-2 hoje, eles cansam e a gente começa a perder o meio-campo no final do jogo.
Tivéssemos usado o 3-6-1 no 2o. tempo do Fla-Flu, teríamos ganho fácil aquele jogo.
Tivéssemos usado o 3-6-1 em Quito, seríamos campeões da Sul-Americana.
Só para frisar, considero útil contra bons times (em especial os que tem um bom meio campo). Não faz sentido pegar as babas do Estadual com 1 atacante (de origem) só.
comentou em 12/02/2010, às 20:14
com o time de 2009 eu prefiro o 352, claro.
sem Digão e Dalton, ai é melhor o 442 com Diogo no meio mesmo.
comentou em 12/02/2010, às 20:37
Gosto dos dois esquemas, principalmente quando muda durante o jogo confundindo o adversário. Goiás e Cruzeiro do ano passado são exemplos.
Quanto ao Bruno Veiga, vamos dar uma chance ao garoto. Quem sabe ele entra e arrebenta. Mesmo se não render bem, basta substituir. Mas se ele não jogar, como vamos saber ?
comentou em 12/02/2010, às 21:22
com esse nosso time prefiro o 3-5-2:
1-eles já tem entrosamento nesse esquema.
2- os nossos laterais jogam melhor de ala e não marcam muito bem.
3-toda vez que mudamos para 4-4-2 durante as partidas o time piorou em campo.
4-não devemos mudar o que esta dando certo.
saudações
comentou em 12/02/2010, às 21:27
Sérgio assino em baixo tudo que vc disse.amanha estou lá.
saudações
comentou em 13/02/2010, às 15:42
Obrigado André Barbosa, o FLUZÃO precisa de guerreiros como vc. Que se juntem a nós mais 39.998 GUERREIROS!
comentou em 21/04/2010, às 1:31
eu achei otimo cuca sair porque ele começa com os jogadores que erão pra entrar jogando aí depois que leva virada ele bota esses jogadores que eram pra entrar jogando (diogo,wellington silva,marquinho)
e euzebio é HORRIVEL