Desconectado com a realidade
Publicado em 24.02.2010.
Por Flusócio

Marketing. “To Market”. Se o Marketing é a arte de inserir algo a algum mercado, aproximando cliente da marca e estimulando, assim, uma troca, é regra primordial que os responsáveis por isso estejam cientes do que é “atual”. Precisam estar conectados ao mundo. A impressão que temos é que o Departamento de Marketing do Fluminense (assim como o resto do clube) parou no tempo e se achou suficiente na sua mediocridade. Envelheceu e hoje carece de criatividade, inteligência, conhecimento e principalmente vontade de ser atual e atuante.
É sabido por todos que a Flusócio acredita que o Marketing pode e deve ser uma fonte de receita limpa; até certo ponto independente de terceiros. Por quê? Porque além de não necessitar de investimento astronômico, ainda pode se utilizar de ferramentas operacionais a custo irrisório. Pequenas ações do ponto de vista operacional, ainda que com arrojadas estratégias comerciais, podem gerar grandes lucros materiais e imateriais. Por enquanto, tudo ligado a Marketing tem que ser feito de fora para dentro, na devoção de torcedores que veem uma chance de aliar uma homenagem passional ao clube com a força de uma marca poderosa como a nossa (clique aqui e veja um exemplo). Ou até vindo do próprio jogador, que, por ser jovem e antenado, pescou uma possibilidade despretensiosa de valorização própria ao apostar também na imagem do clube. Vejam o vídeo na reportagem de Fernando Saraiva clicando aqui.
2009 foi um ano como nenhum outro na história recente do ponto de vista de oportunidades para o marketing. Não no volume de interesse, mas no volume de pequenos mitos e narrativas criadas em cima da marca. Nasceu o time de guerreiros; marca que vem sendo patenteada apenas por conta da pressão de torcedores. Nasceu o apelido de Maicon Bolt, que poderia render muitas outras ações de fortalecimento da marca. Fora as mil oportunidades circunstanciais das competições que disputou, dos jogos e dos momentos que viveu, onde um Marketing pensante e disposto poderia criar sozinho estratégias de valorização da marca.
Sim, pois falta também entender que Marketing não é apenas venda de produtos. A nova ordem não permite que uma marca se coloque dizendo “ei, isso aqui é o que eu tenho pra te oferecer”. Ela deve trocar. A Internet nos fez voltar a uma época de vida em comunidade, onde cada um tem que contribuir com alguma coisa, para só depois de ganhado a confiança, vender/ofertar algum produto. O marketing do Fluminense deve trabalhar as peculiaridades e valores de sua potente marca linkando às tendências que o mundo apresenta. Destacando o que ela possui que está em voga e criando, assim, uma demanda afetiva e comercial.
comentou em 24/02/2010, às 7:58
Realmente, as sucessivas diretorias que se sucedem no clube nunca colocaram pessoas capazes no departamento de Marketing. Pior, os caras que ficam ali incorporam que o clube é um clube de bairro com um time cuja torcida é de apenas um milhão de pessoas e limitada ao estado do Rio de Janeiro como a mídia insiste em colocar apesar dos números expressivos de bilheteria e da venda pelo paperview. São burocratas, sem ambições maiores que passar no caixa no fim do mês para retirar o seu pagamento.
comentou em 24/02/2010, às 8:34
OFF:
Parece que o FLU vai perder o Edno para o Bota. É uma pena. Precisamos de um meia.
Cadê a UNIMED?
Reforço reserva não adianta.
comentou em 24/02/2010, às 8:48
Excelente o post. Trabalho exatamente com CRM, Canais de Relacionamento e Marketing Direto, ou seja, tudo o que o Fluminense não faz e onde existe um potencial inimaginável de oportunidades para valorizar a marca, conquistar e fidelizar sócios e torcedores e, objetivo maior desses três segmentos, aumentar faturamento e gerar lucro.
Mas parece que lucro é coisa que essas últimas administrações jamais se preocuparam em ter, basta ver como jogaram dinheiro pelo ralo com contratações e contratos sofríveis, orçamentos pessimamente elaborados e executados, enfim, uma gestão totalmente descompromissada com o clube.
Bem, como sempre escrevo, novembro vem aí. Noosa maior conquista esse ano não será o Carioca, nem Copa do Brasil e nem o Brasileirão: será varrer essa corja da gestão do FFC.
Conseguido isso, o ano terá sido um sucesso. Com títulos, melhor ainda.
comentou em 24/02/2010, às 8:54
marketing e Fluminense hoje são palavras q não combinam !!!
cade os nomes dos “competentes” da area, temos q saber o nomes de TODOS os responsaveis pela situação atual do clube !!!
ST
comentou em 24/02/2010, às 9:38
Alguém sabe de alguma forma de assistir ao jogo de hoje? Não sei se para o Rio vai ser transmitido, mas para Brasília é o Flamerda na Globo, Curintia no Sportv, Olimpíadas de inverno no Sportv2 e Prantos na ESPN Brasil. Sei que a Band vai passar jogo da Copa do Brasil, mas não sei qual (deve ser do Prantos tb, afinal, Robinho e cia estão na moda).
Alguém sabe se vai passar em algum lugar? Algum site??
Mudando de assunto: Maicon já era. Parece que vai mesmo pra Rússia. Phoda… Qdo o Flu consegue arrumar um time relativamente bom, que pode crescer, não consegue segurar ninguém… Contratação então, nem pensar… Phoda!!
Mudando de assunto (2): Alguém tem informações sobre novas camisas? Todo mundo lançando… Normalmente a Adidas lança em abril… acho…
comentou em 24/02/2010, às 9:41
Nesse sentido também vejo com importância a participação do patrocinador de material esportivo.
Tem marketing melhor que ver os nossos produtos nos 4 cantos do Brasil e no exterior.
Mas não rola, a adidas peca a anos.
Produtos feios, de má qualidade, sem variedade, caríssimos e ainda por cima difíceis de achar.
Não entendi até hoje o porque da produção limitada da camisa impossible is nothing.
Tem muito mais, essa do Busãoflu seria um marketing ferrado já pensaram na lateral dele escrito: esse veículo só transporta guerreiros. Seria muito legal.
Mas…
Camaradas estou vendo que o FLU só tem a sua torcida e mais nada.
ST
comentou em 24/02/2010, às 10:22
Só por curiosidade, entrei no site do Sao Paulo para ver o quanto eles faturaram na rubrica “marketing e propaganda” e comparar com o Fluminense.
Logo no inicio, aparece uma foto enorme da MAURREN MAGGI (recem contratada) na página inicial segurando uma camisa do clube. No lugar do numero, está escrito 7,04 (distancia que valeu ouro à atleta nas ultimas Olimpiadas). A titulo de comparação, a contratação do Kaio Marcio pelo Fluminense rendeu apenas uma noticia normal, com o jogador de bonezinho do clube dando entrevista no salao nobre.
Dentro do site, varios links interessantes de ações que rendem aumento na receita e no numero de torcedores, como:
- Ingressos online (sim, sem pegar filas escrotas)
- Batismo Tricolor (onde ganham “certificados oficiais de torcedor” dados por um jogador dentro do estadio)
- Embaixada Sao Paulina (nucleos do clube fora de SP – tem, por enquanto no RJ-Copacabana e em BSB).
- Socio Torcedor (com certeza, bem mais desenvolvido que o nosso).
- Cartao de Credito Sao Paulo – Visa
Além disso, na lateral do site, existem links de patrocinadores (Faculdade Mackenzie, Dorilax, Banco Volkswagen, Habibs e ESPM). Claro que rendem mais um “cascalho” para o clube. Enquanto isso, o Fluminense tem apenas um “anuncie aqui” que nao conseguiu um unico interessado.
Sobre as receitas do clube, retiradas do balanço de 2008:
Publicidade e patrocinio (18 milhoes). Nao dá para comparar, pois a verba da Unimed nao transita pelo caixa do Fluminense.
Projeto Socio Torcedor (4 milhoes)
Licenciamentos da Marca (6 milhoes)
Ou seja, o clube faturou 10 milhoes de reais em 2008 apenas em verbas relacionadas ao marketing.
Já o Fluminense (nao espalhem nao) faturou apenas R$ 590 mil em 2008 em ações semelhantes. Ou seja, faturamos anualmente apenas 6% do que o SPFC fatura e ações voltadas para este segmento.
Se faturassemos pelo menos metade deles (e aí já seria um ganho absurdo), matariamos quase todas as obrigações trabalhistas de curto prazo (impedindo assim penhoras judiciais na porta do Maracana).
Fonte de receita absurda subestimada pelo Fluminense. Só nao sei até quando vamos poder nos dar ao luxo de abdicar de uma fonte dessas e ficar vendo a banda passar…
comentou em 24/02/2010, às 10:38
É… Nós não temos um departamento de marketing.
Até o foguinho tem um, que não é uma maravilha mas ao menos tentam fazer algo de vez em quando.
Uma outra coisa que phode com agente é o nosso fornecedor de materiais esportivos. Eles não conseguem produzir itens interessantes, e muito menos de forma ágil.
Eu até tenho algumas sugestões de ação de marketing, que não devem ser lá muito complicadas de se aplicar e que talvez agreguem algum valor à nossa marca (e principalmente, aumentem nossa receita):
1 – Pegar o ônibus que é de graça, e que vários times têm.
2 – Construir um ponto de venda móvel (ônibus, van, ou qualquer coisa parecida) e levá-lo ao maraca no dia dos jogos (em dia de jogo os torcedores se sensibilizam mais, e aceitam gastar mais dinheiro com a sua paixão).
3 – Construir pequenas ilhas de venda de produtos em shoppings na cidade (mesmo que venda pouco, ao menos todos que forem ao shopping verão uma camiseta ou ao menos nosso escudo mais de uma vez, reforçando a marca. Se for uma loja visualmente interessante, de bom gosto, duvido que não venda bem)
4 – Já que pagamos pelo direito de imagem dos jogadores, porquê não os utilizamos em peças publicitárias? Vamos colocar o Fred e o Conca com a camisa do Fluzão espalhados pela cidade, com a nossa torcida ao fundo? Eu me orgulharia de ver isto pelas ruas. E poderia no futuro ser usado para atrair mais patrocínios.
5 – Já que a nossa imagem é de time caloteiro, que tal tentar mudar isto bombardeando a imprensa com informações positivas? Por exemplo, se o departamento de marketing organizasse uma coleta de alimentos para doar para alguma instituição de caridade qualquer, e colocar o time para entregar os alimentos, não sairia caro e ainda por cima traria uma imagem “humana e caridosa” para o clube, ganharia mídia gratuita em diversos canais de comunicação e até o Celsão iria sair lucrando com essa exposição da marca.
6 – Camisas personalizadas de alguns jogadores eu tenho certeza que fariam sucesso. Por exemplo, os guerreiros Gum e Digão, o habilidoso Conca e o artilheiro Fred. Mas é pra fazer camisetas de bom gosto, mesmo que tenha que conseguir um fornecedor temporário e que não seja a mais barata do mundo. Se for uma porcaria a torcida (eu inclusive )não compra.
7 – Poderia haver uma integração maior entre o departamento de marketing com o de imprensa. Teoricamente no dp de imprensa tem jornalistas e pessoas do meio, então, com uma boa conversa eles podem conseguir imaginar o que a mídia divulgaria de forma gratuita e correr atrás da ação. Se não temos dinheiro, temos que conseguir alguma forma barata para divulgar a marca, só não podemos ficar parados.
Diogo Trindade
comentou em 24/02/2010, às 10:50
Não existe marketing existe o antimarketing no Flu. Até o que dá certo quase por acaso -como o passaporte- o Clube acaba com o programa. Olha que para se cadastrar era uma dificuldade absurda. Os telefones não funcionavam, os boletos chegavam atrasados etc. Além da comodidade para os torcedores, o FFC tinha uma renda fixa e um público certo na ordem de 10 mil torcedores. Com trabalho de marketing decente teríamos tranquilamente ampliado o passaporte para 30 mil torcedores, pelo menos. Mas o que fizeram? começaram a reajustar o passaporte mesmo sem aumento das entradas e por fim, o enterraram. Vê se o caso do Bolt está sendo explorado pelo DM do Clube. Qualquer instituição que conseguisse agragar sua imagem àquele fenômeno da atualidade estaria dando cambalhotas de felicidade. Mas no Reino do Laranjal…
comentou em 24/02/2010, às 11:41
Paulo Soares,
- ESPN (não a ESPN Brasil) e Bandeirantes.
- Esperar para ver o desenrolar dos acontecimentos. Pelo tempo que o Maicon está indo para Rússia, já tava congelado.
- Acho que maio.
Graças a Deus sou Tricolor.
comentou em 24/02/2010, às 11:48
Estou convicto de que não há incompetência tão grande, quanto a alardeada aqui no blog, em relação à Direção do Fluminense. Tanto no financeiro, quanto em quaisquer outros departamentos (talvez um ou outro seja desleixo mesmo)o que salta aos olhos é ROUBALHEIRA MESMO.
Infelizmente, como disse um advogado no blog anterior, não conseguimos provas substanciais disso, a fim de enquadrar essa quadrilha (perdoe o pseudopleonasmo) mas que são competentes nos tratos obscuros, conversas ao pé da orelha, troca de favores, e outras mutretagens.
Não estão somente sucatendo nosso querido Fluminense, estão dando um desfalque patrimonial de verdade.
Por isso torci tanto pelo impedimento do mandatário atual.
comentou em 24/02/2010, às 11:58
Minha certeza é que, por mais que esses “torcedores de outros times travestidos de dirigentes tricolores” tentem, não conseguirão roubar minha paixão, minha história de amor, meu currículo de torcedor e minha esperança de que algo vai mudar ano que vem.
SOU TRICOLOR E NÃO DESISTO NUNCA!
comentou em 24/02/2010, às 12:31
Reclamando do MKT do FFC? Vcs esqueceram as camisetas que fizeram pro Fred e TN ano passado. rsrsrsrsrsrsr, esse MKT está nos tempos da caverna.
Cada ano que se passa o FFC vai se tornando um clube médio não vê isso que não quer. HJ os times de futebol estão igual as classes socias atuais, podemos dividir em 5, hj estamos na classe 2, descendo para 3, estamos chegando no nivel do Goiás, Atlético-PR.
1º Inter, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, SP, Flamengo, Corinthians, Santos.
2º Vasco (vai subir para 1º classe), Fluminense, Botafogo, Atlético-MG
3º Goiás, Atlético-PR, Figueirense, Vitória, Sport, Coritiba, Portuguesa
4º Avai, Barueri, São Caetano, Paraná,
comentou em 24/02/2010, às 12:40
O FFC não sobreviverá sem uma vitória da FluSócio nas eleições ao final do ano.
comentou em 24/02/2010, às 13:26
Off topic:
Não tem nem como comparar o Eike batista com a Unimed né!
Os caras vão pegar o edno e o macnely torres, o primeiro eu não queria mas o segundo eu queria sim.
Tá na hora de propectarem parceiros, de verdade, para criação do nosso fundo de investimento.
Será possível?
ST
comentou em 24/02/2010, às 13:42
ALEXANDRE SAID DELVAUX
A idéia que você colocou no finalziho do post anterior me pareceu tão oportuna que você, para que todos a leiam, deveria repeti-la aqui neste novo post sobre marketing.
Fora adidas.
Xerém para o Fluminense.
Fora empresários sanguessugas!
ST
comentou em 24/02/2010, às 14:14
A necessidade de explorar devidamente ações de marketing foi reconhecida na última reunião do Conselho Deliberativo pelo gestor financeiro Humberto Palma na explanação sobre o orçamento de 2010.
Logo, há consenso nesse sentido. A própria gestão atual do clube sabe que, se não tiver eficiência na geração de receitas através do marketing, a situação financeira do clube irá de mal a pior. É mudar ou mudar.
ST.
comentou em 24/02/2010, às 14:24
Marketing.
Taí um tema que vamos começar do zero em 2010, caso vençamos as eleições.
Se é péssimo institucionalmente estarmos no limbo nesta área de negócio, pelo menos teremos a chance de fazer a coisa certa, afinal, apesar de ser leigo no assunto, me parece que praticamente todas as oportunidades deste ramo permanecem inexploradas adequadamente pelo FFC: mega-store, museu, sócio-torcedor com direito a voto e ingresso, vendas online, produtos a licenciar, vencimento do contrato de fornecedor de material esportivo, etc.
comentou em 24/02/2010, às 14:48
Na boa, o Fluminense precisa de dedicação e trabalho. Quem tiver alguma idéia/solução p/ os inúmeros problemas do nosso amado Fluminense tem obrigação cívica de arregaçar as mangas e meter a mão na massa.
comentou em 24/02/2010, às 15:03
Salve,
Marketing bom é uma coisa muito difícil de fazer que requer excelentes profissionais e uma boa disponibiliadade de recursos. Os frutos são colhidos a medio prazo. Não adianta ter boa vontade e boas idéias, tem que ser profissional esperto e antenado.
Se ficar na boa vontade permanece o jeitão de estagiário.
Hoje teremos um jogo enjoadinho contra o Confiança. Esses caboclos correm que nem a porra … mas o Flu tem uma grande torcida em Sergipe e certamente nossos atletas vão fazer o dever de casa !
ST
comentou em 24/02/2010, às 15:24
Um clube que se localiza em uma cidade litorânea e quente onde as pessoas costumam se vestir com roupas leves o ano todo, simplesmente não possui uma maldita CAMISETA REGATA (como a de basquete que os mulambos têm), pra vender pros seus torcedores, é ridículo demais.
Fiquei torcendo esse ano para o Fluminens montar algum time desse esporte ultra boring (basquete), pois assim TALVEZ fossem produzidas essas benditas camisetas, que, by the way, seriam vendidas que nem água.
Tenho um caminhão de camisetas regata do Flu, todas genéricas. O que posso fazer se os falsificadores têm mais visão de mercado que o próprio clube? Tenho muitos amigos tricolores que tb possuem essas regatas e que, igualmente, gostariam de comprar as originais. Infelizmente , que eu saiba não existem, e isso é absurdo demais, ouviu, maldita Adidas?
Abraços.
comentou em 24/02/2010, às 16:10
Outro dia vi na internet o preço da camisa oficial tricolor, uns “míseros” 200 reais. Então surge a seguinte perguntinha: de que forma um clube quer ter um marketing forte se é sabido que muito poucos, pouquissímos podem ter condiçõews de disponibilizar esta quantia para ter uma simples camisa de seu clube do coração????????????????????
comentou em 24/02/2010, às 16:23
Xará Etcheveria,
E quando um departamento nem “boas idéias” e “boa vontade” tem?
comentou em 24/02/2010, às 16:24
Fizeram uma camisa IMPOSSIBLE IS NOTHING,COM TIRAGEM LIMITADA,um monte de gente indo a loja procurar e não tinha.Como se o Fluminense fosse para uma série limitada de pessoas.Ou pra pessoas especiais.
Na época podia ter faturado horrores coma vende deste produto.
E o que falar das crianças que querem usar a camisa branca c/ as faixas diagonais.Não existe para elas.
comentou em 24/02/2010, às 16:31
Ronaldo,
Preço de camisa oficial de clube é salgado mesmo. Uma coisa que poderiam fazer, é uma camisa oficial para “pobres”, em torno de 50,00. Assim pelo menos as pessoas não compram a pirata, que é um pouco mais barata que isso.
Só que não adianta de nada fazer vários tipos de camisa diferente e esconder dentro da modesta Flu Botique. É preciso pontos de venda dignos da torcida, e em locais de fácil acesso (prefiro em shoppings). E, se colocassem um stand de vendas dentro e um do lado de fora do Maraca…
comentou em 24/02/2010, às 16:33
Hoje fui ao clube. Simplesmente lotearam metade das vagas de carro em frente às quadras de tênis para a “Vice-Presidência”. E os sócios que se explodam…
comentou em 24/02/2010, às 16:42
Caros tricolores!!!
O marketing do Flu todos sabem é uma vergonha, eles não aproveitam o poder aquisitivo da torcida, pois poderiam ganhar muito em cima da mesma, as arquibancadas estão cada fez mais vazias, pois pagar R$ 40,00 para ver Friburguense!!!Quero ver qual será o valor dos ingressos na Copa do Brasil; Aí quando o time precisar da torcida eles fazem promoções.
Os caras nem pagaram ao Arouca e querem trazer o Tinga, diretoria ridícula.
comentou em 24/02/2010, às 17:00
Estou a não sei quantos meses tentando comprar uma roupa infantil para meu afilhado que vai nascer e ja quero acostuma-lo com as cores do flu,mas não tem jeito não tem nada para crianças recem nascidas,eles só pedem para mim me cadastrar e esperar
comentou em 24/02/2010, às 17:01
Em relaçao ao post do arouca , e um merda de jogador , so jogou com diego souza , esse sim e bola , o merda so jogava bem as ultimas partidas da temporada , e alem de tudo e um bom filho da puta mau agradecido , nao me venham que e direito dele e bla bla , ele tinha que ter bom senso , nao deu retorno financeirto ao clube , forçou a saida , a anos tentavam renovare ele nao queria , e ainda liberaram antes de acabar o contrato , o que custava o cara abrir mao de 150 mil e um bom fdp , tomara que se foda , como ja ta se fudendo nao rodou no sao paulo pra onde tanto quis ir , e nao vai rodar no santos .
PS : Nao estou eximindo a corja da diretoria de forma nenhuma , e incentivando o calote , acho que deve tem que pagar , mas que ele e um bom filho da puta , ele e .
SAUDAÇOES TRICOLORES
comentou em 24/02/2010, às 17:30
Off topic:
Kléber Pereira, nem no banco ficou ontem na vitória do Inter…ainda está fora de forma…e já estamos entrando em Março…
comentou em 24/02/2010, às 18:14
Isso que o Diogo está sugerindo não é nenhuma novidade… fico impressionado como nós conseguimos pensar nisso mas especialistas em marketing e empresas de material esportivo não.
Os timesprofissionais americanos já vendem camisas oficiais “genéricas” (com a mesma qualidade mas não iguais às camisas de jogo) há pelo menos uns 30 anos…
É como se o Flu vendesse uma camisa branca sem a faixa diagonal… mais barata.
Quem tem dinheiro pra pagar e quer uma reprodução exata compra a camisa mais cara.
Mas eu não entendo como ãinda não apareceu nenhum gênio aqui no Brasil pra fazer isso… nem camisas com as cores e com o escudo do time… feita de diferentes materiais, são encontradas.
No EUA vc acha absolutamente TUDO do time, seja lá de qual esporte for… de cueca à quadrinhos com fotos autógrafos impressos, caneca, bandana, pean… qualquer coisa qe se imaginar existe… e tudo licenciado.
Aqui no Brasil por exemplo a Adidas passou 7 anos sem vender a camisa do Marcão… 3 anos sem vender a camisa do Tiago Siva… vai entender…
Nem vou citar o ridículod e comercializar amunhqueira do Tiago Silva 3 dias antes dele se dspedir… pô o cara jogou 3 anos de munhequeira…
Mas quem quiser consegue, em uma boa loja de materiais esportivos, gravar o número e o nome que qiser na camisa (quando há camisa sem número disponível).
E quem ganha dinheiro é a loja…
Uma variedade enome de produtos está disponível… só que tudo pirata, nada licencido…
A pirataria impera por pura imcompetência dos clubes e das empresas de material esportivo tb (a “parceria” do Flu com a Adidas é um escárnio).
comentou em 24/02/2010, às 19:28
Concordo com o Heitor D’Alincourt.
Não podemos nem devemos esperar até o ano que vem ( isso se der tudo certo nas eleições )para vermos algo construtivo para o Flu. Quem tiver idéias que sejam benéficas para o Flu, que exponha .
Estarei apto para apoiar, financeiramente ou botando a mão na massa.
ST!
comentou em 24/02/2010, às 19:29
O Flu não tem hoje nem desde muito tempo um Dept de Marketing. Tem um bando de incompetentes mamando la dentro.
comentou em 24/02/2010, às 21:33
Precisamos muito de um Marketing profissional, mas também de vitórias e títulos…
ST
comentou em 24/02/2010, às 21:41
Concordo com o Diogo e o Thiago. São várias açoes simples que qq estágiaro na faculdade de marketing faria. Pô, vão numa faculdade qq da zona sul e contrata um estágiario (estágio não remunerado) para gerir a área no Clube. Zambeli, vc ainda me deu outra idéia. Hoje em dia, corrida de rua tipo adidas, corrida da caixa economica, sao sebastiao, sao silvestre e outras centenas virou modismo. Eu mesmo que nunca tinha corrido nestas provas eu me escrevo em algumas. O Clube poderia não só fazer materiais específicos para este fim-cada prova atrai até 10 mil corredores-mais até montar equipes amadoras com barracas etc. Daria visibilidade e o nível dos competidores a alto, classe média para cima. O custo disso é ridículo, muitas academias de porte médio bancam barracas com frutas, massagens e alongamento no final da prova. Conclusão: ninguém pode ser tão inerte assim, como disse Heitor, tem que botar a mão na massa.
comentou em 24/02/2010, às 22:58
Quando Cuca vai voltar a usar o 3-5-2. O time fica mais ofensivo e mais consistente na defesa.
comentou em 24/02/2010, às 23:34
Esse nosso time é RIDÍCULO.
Com esse time não ganhamos Carioca, nem Copa do Brasil e nem Brasileiro.
Fred hoje foi patético. Não merece jogar no FFC.
comentou em 24/02/2010, às 23:47
A quem interessar possa: o time chega amanhã no terminal 1 do Galeão, às 17:20
comentou em 24/02/2010, às 23:52
Desconectado com a realidade estava o Fred.
Alguém viu ele por aí?
Essa ele vai ter que segurar!
Graças a Deus sou Tricolor.
comentou em 24/02/2010, às 23:52
LIDERANÇA DE 100 ANOS NO RIO FOI PERDIDA.FREGU~ES DO VASCO.FICA NO QUASE EM COMPETIÇÕES DIVERSAS.BRASILEIRO:75,76,88,91,95,2001,2002…SUL AMERICANA E LIBERTADORES…COPA BRASIL BI VICE…TIREM O TUBO…FRED BRINCALHÃO…ISTO NADA TEM A VER COM O FLUMINENSE DE LAPORT,FRIAS DE PAULA,HAVELANGE…
comentou em 24/02/2010, às 23:52
Recepcionar para que? Não é hora de tumultuar nem de fazer uma recepção festiva.
comentou em 24/02/2010, às 23:54
Prezado Sérgio Mota (17:30),
Não resisti:
Fred, até o momento 2 gols e de pênalti…ainda está fora de forma…e já estamos entrando em março (e agora gols, nem mais de pênaltis!).
E o time de Guerreiros…do Confiança, hein!?
O Flu não consegue jogar pelas laterais do campo. É impressionante!
A desculpa agora é que treinaram demais…(e não apresentaram nada, nada)
comentou em 24/02/2010, às 23:56
CONFIANÇA 1 X FALTA DE CONFIANÇA 1 …
SERÁ QUE FOI MESMO UM MILAGRE O QUE O “TIME DE GUERREIROS” FEZ NOS ÚLTIMOS JOGOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO?
JÁ ESTOU ACHANDO QUE FOI!!!
O FRED, PELO VISTO, ESTÁ QUERENDO VER O FLUMINENSE PELAS COSTAS!
SINTO MUITO PARECER PESSIMISTA, MAS, ESTOU SENDO MESMO É REALISTA!!
NÃO TEMOS TIME, NEM DE JOGADORES MEDIANOS E MUITO MENOS DE GUERREIROS!
O QUE É O EVERTON QUE ATÉ PRA DAR UM PASSE DE MEIO METRO AJEITA A MÃOZINHA, FAZ POSE, CONTORCIONISMOS E QUER PARECER O MAIOR CRAQUE QUE O FLU JÁ TEVE??? O QUE É O DIOGO?? O QUE É ESSE AMONTOADO QUE NÃO CONSEGUE GANHAR E NEM JOGAR DIGNAMENTE???
comentou em 25/02/2010, às 0:01
Antes de mais nada quero avisar que vou falar mal do time, não serão comentários a favor como alguns preferem.
1)Péssimo o time. Sem jogadas. Defesa, meio e ataque ruins.
2)Lamentável a atuação do Fred. Não acertou uma única jogada durante todo o jogo. Aquela palhaçada do pênalti não merece comentários.
3)A defesa do primeiro tempo não pode se repetir jamais. Levou vareio pelas duas laterais. Os alas continuam inoperantes. Não defendem, não cruzam, não chutam.
4)O Conca, muito marcado, não joga. Precisamos de um bom meia que o ajude na armação.
5)O volante sergipano do Flu deveria ficar por lá mesmo. Não joga nada.
6)Ninguém pode substituir o Conca nas cobranças de falta? Erra a maioria.
7)Ponto positivo: Wellinton Silva. Tem personalidade e futebol. Melhor do que outros ex-juniores.
Sinto muito mas foi o que eu vi.
comentou em 25/02/2010, às 0:02
Caros,
Devagar com o andor que o santo é nosso. Fred perdeu um penalty ( o primeiro que perde coma a camisa do Flu ) e o Love também, mas tem alguém no lá Flamengo dizendo para ele ir embora? Não vamos emtra na pilha dos comentaristas anti-flu, como o que comentou o jogo pela ESPN.
Empatar fora em Copa do Brasil, ainda mais marcando gol, não é um péssimo resultado. O time jogou mal sim, mas vamos ver domingo. A lamentar a atuação muito ruin do Willians de quem eu esperava ( e ainda espero ) muito mais. Algumas deficiencias estão ficando cada vez mais claras ( alas, volantes fortes que saibam sair jogando, um meia como o TN ) mas parece – não vi jogo todo pois a conexão do coputador caiu e fiquei só no audio – que o menino Welligton entrou bem. Como acho que ele foi integrado para dispesarem o Maicon, pelos menos poderá manter o nível, vamos ver. Não foi nenhum resultado desastroso e vexatório como o do Fla x Flu, mas a necessidade urgente de ajustes e correções estão ficando, como já disse, cada vez mais claras. E Tinga pode ser uma boa.
SDs Tricolores
comentou em 25/02/2010, às 0:02
ERRATA: …com a camisa…
comentou em 25/02/2010, às 0:07
Saudades do time formado por:
FH, Junior César, Luis Alberto, Thiago Silva, Gabriel; Arouca, Cícero, Maurício, Thiago Neves e Conca; Washington.
Esse sim era time, isso que está ai hoje tomaria de goleada para o acima citado.
Falta de vergonha esse timeco viu.
comentou em 25/02/2010, às 0:08
Vi o jogo em casa, no “mute” e trabalhando… Aliás, estou dando graças à Deus por estar trabalhando igual a um animal desde o começo do ano e não poder estar acompanhando o Flu com tanto afinco. Empatar com Confiança é uma brincadeira. Me desculpem, mas eu não acredito em mais nada…
comentou em 25/02/2010, às 0:09
Atuação pífia. Destaque para o WS que mostrou que pode ser o reserva imediato do Maicon.
comentou em 25/02/2010, às 0:09
Nenhuma novidade.
Desde de 2004 não eliminamos o jogo de volta. E se olhar pra trás devem ter tantos outros anos na mesma condição. O quê mais me irrita é a apatia e a falta de comprometimento de alguns jogadores. Será que era o “truculento” Tenório o único que cobrava profissionalismo desses putos? Sei não, mas tô começando achar que esse ano vai ser igual ao que passou…
comentou em 25/02/2010, às 0:12
Vergonha a La mestre Cuca
Se houve liga foi embora , Ridículo , Vergonhoso !!!
comentou em 25/02/2010, às 0:12
Pô Azamba, o jogo passou na Band! Que história é essa de ver o jogo pela internet?
comentou em 25/02/2010, às 0:12
Sobre Cuca:
Entrou inexplicavelmente com o 4-4-2, levou um baile pelas laterais no 1o. tempo e voltou ao 3-5-2 no 2o. tempo. Gosta de inventar.
No meio do 2o. tempo, fez aquela substituição revolucionária: a entrada de Tiaguinho.
Sobre Fred:
Algo está acontecendo com nosso craque. Não é nem sombra daquele do ano passado. Pesado, perde o controle da bola, erra jogadas bobas. Sem contar o lance do pênalti… deixa pra lá. Vamos fingir que não vimos.
comentou em 25/02/2010, às 0:15
Fábio não temos motivo para ir ao aeroporto,não podemos banalizar uma atitude inédita.deixemos para um momento mais propricio.
Quanto ao marketing,nunca houve,em tempo algum.
saudações
comentou em 25/02/2010, às 0:19
Carlos:
Laport – subscrevo seus textos.
Rodrigues- acorda. tomamos baile dos cansados o imperio do pó, eliminados pelo fraco bacalhau e empatamos com o time de feirantes, pescadores etc. o maior salario deles eh de R$ 4 mil, quase time amador. considerar empate fora de casa um bom resultado com goias, atleticos, e daí para cima ok, agora com esse time semi-amador eh querer continuar sofrendo.
comentou em 25/02/2010, às 0:20
Pela idade e pelo nervosismo da estréia até que o welington foi bem,no tempo que esteve em campo fez mais que o alan que jogou mais tempo.reserva imediato do Maicon.
saudações
comentou em 25/02/2010, às 0:26
O Fluminense não tem um depto de marketing hoje.
Os que deveriam se interessar por isso são zeros À esqurda.
Alguns parceiros, como Adidas, são de uma incompetência só.
Pegue uma das empresas que marketeiam a NBA, NHL, NFL etc e oferece um x% do resultado, e o Fluminense venderá 100 milhoes por ano.
Dificil é arrumar quem queira associar a imagem a um caloteiro.
A Flusocio terá que arrumar um excelente gestor de dÍvida.
Off-topic: quem não sabia que o time não eliminaria o jogo de volta? Entra ano, sai ano, e o time joga sempre mole. Enquanto isso o Atl-MG meteu 7×0.
Se o time não ganha do Confiança, vai ganhar no Olimpico? No Beira-Rio? No Morumbi?
O HORRORCADES falando em triplice coroa e o time disputando o Estadual e olhe lá.
Off-topic: parece que o Fred anda resmungando das criticas na semifinal. Ele não jogou mal; pelo contrario: se movimentou bem e ficou na cara do gol 5 vezes. O problema é que concluiu mal as chances que teve – o que nos custou jogar melhor e ser eliminado.
comentou em 25/02/2010, às 0:34
Tenório, volta por favor!
comentou em 25/02/2010, às 0:34
Outro detalhe importante: o love perdeu penalti tb quando os mulambos jah estavam vencendo de 2×0 contra o UC numa Copa Libertadores. Nós perdemos quando do Timaço do Confiança estava muito melhor do que nós e o placar 1×1.
comentou em 25/02/2010, às 0:35
Eu não estou dizendo para ir ao aeroporto para recepcionar e sim para PROTESTAR contra a falta de compromisso de alguns jogadores com camisa do Fluminense.
E acho que seria até interessante uma mobilização da Flusocio perante a torcida para a volta do Tenório. Tá na cara que ele botava todo mundo na linha, e foi mandado embora por causa disso.
comentou em 25/02/2010, às 1:09
E tem gente ainda que não vê o óbvio por aqui.
Daqui a pouco irão falar que os jogadores se pouparam, que o Fred merece um carinho, que o resultado foi normal, pois o jogo foi fora de casa…
Toda vez tem uma desculpa! De time de guerreiros viramos times das desculpas! Não aguento mais ver alguns paladinos pedindo mais calma, coerência, devendo achar que o time do Flu é um Barcelona que a qualquer momento vira o jogo e emplaca uma goleada.
Tem gente jogando de sacanagem no Fluminense! Muita night, choppeco, cigarrinho… Treinar que é bom “puerra” nenhuma!
Estamos em março e o Fred sequer consegue jogar 90 minutos sem sentir uma “dorzinha”. O cara está andando em campo e defecando com suas responsabilidades. Atuação hoje digna de suspeitas. Ou o cara tá querendo sair do clube ou está forçando algo para alguma coisa. O cara tropeçou na bola umas 500 vezes e não quero saber se o KP, o Ronaldo, o Adrino estão no mesmo ou pior nível. Eles não jogam no Fluminense, ora bolas!
Não há nenhum dirigente para chamar num canto esses jogadores que estão marcando gols fora das quatro linhas com suas nights e cagando na hora H para a torcida! Esqueçam isso! Eles esqueceram até em pagar uma quantia ridícula ao Arouca, se comparar o que os clubes profissionais ganham.
Enfim, atuação horrorosa e pífia, princpalmente da nossa prima donna, que ganha uma fortuna não condizente ao seu desempenho neste ano de 2010.
comentou em 25/02/2010, às 3:44
Marketing ? Os analfabetos da diretoria não sabem o que significa isso.
comentou em 25/02/2010, às 3:48
Saudades do Tenório bem que a torcida podia gritar assim faria uma ameaça aos demais la dentro.
VOLTA TENÓRIO!
comentou em 25/02/2010, às 10:41
Alguns dados interessantes para o debate: http://www.futebolfinance.com/a-evolucao-de-receitas-do-mercado-brasileiro
É urgente a construção de um estádio de futebol para o Fluminense, não apenas para simbolizar uma casa para o time, para o clube e para os torcedores, mas principalmente como fonte de renda.
comentou em 26/02/2010, às 11:06
Bom dia…
Levar a camisa do Maicon para o Bolt realmente ajuda a elevar o nome do FLU.Porém contra o Confiança lamento que o time decepcionou o público de Sergipe que apoiou o time. Perdemos uma ótima chance de aumentar a simpatia que muitos sergipanos demostraram pelo nosso time. Como fez uma apresentação abaixo da expectativa, certamente muitos desses torcedores ficaram decepcionados. O entusiasmo com que nosso time foi recebido, se fosse correspondido em campo, traria mais torcedores para nosso FLU. abraços a todos.