Sem pagar não há Jurídico que resolva

No_Limite

Como noticiado nos principais veículos de informação, finalmente o caso Arouca foi resolvido judicialmente, e a partir de então o Fluminense já poderá voltar a inscrever jogadores, como André Lima. Mesmo em circunstâncias jurídicas bastante adversas diante do credor, o Jurídico do clube conseguiu um novo acordo junto ao advogado do jogador. Para entender melhor a dificuldade na resolução deste problema, vale à pena relembrar todo o imbróglio:

No início de 2009, Arouca saiu do Fluminense, liberado antes do término do contrato, ainda na época em que Alexandre Faria era Gestor de Futebol e Tote Menezes era Vice-Presidente de Futebol. Para liberar Arouca antes do término do compromisso ao São Paulo FC, em troca o Fluminense FC optou por receber o centroavante Roger por empréstimo e sem ônus financeiro. Mas no momento da liberação, Arouca tinha alguns créditos a receber do Fluminense, referentes a salários em atraso. Os valores não foram quitados quando de sua saída, conforme manda a lei trabalhista, razão pela qual o atleta entrou na Justiça do Trabalho contra o clube.

Quando foi notificado judicialmente para pagar a dívida de R$ 150 mil, o Departamento Jurídico do Fluminense FC conseguiu acordo para pagamento junto ao advogado do atleta, em dez módicas parcelas de R$ 15 mil. Mas infelizmente, o descontrole financeiro do clube causou o descumprimento do acordo. Na verdade, a gestão Horcades não foi capaz de honrar nem mesmo a primeira parcela. Em razão disso, o advogado do jogador entrou com uma nova ação judicial que impediu, via liminar, o Fluminense FC de inscrever novos jogadores contratados.

O Departameno Jurídico do clube novamente entrou no páreo e tentou cassar a decisão, mas não conseguiu. Ainda cabiam outros recursos, e em razão disso, o advogado do atleta foi procurado e aceitou fazer um novo acordo, novamente parcelando o débito, e também diminuindo o valor da multa judicial. Esperamos que o clube, desta vez, se planeje para honrar o compromisso assumido. Se a gestão financeira do Fluminense FC não for capaz de cumprir os acordos, mesmo os de valores mais baixos, não vai haver escritório que dê jeito, independente da qualidade profissional.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Danilo Soares Félix

    comentou em 2/03/2010, às 8:14

    Infelizmente falta credibilidade à gestão Horcades, grupo que é useiro e vezeiro em dar calotes.

    Não sei nem como o Jurídico ainda consegue celebrar os acordos. A meu ver os advogados do Flu conseguem tirar leite de pedra.

    Desde que a gestão Horcades foi excluída do ato trabalhista, em 2008, sabemos que o Jurídico do FFC foi obrigado a fazer cerca de 70 acordos com credores
    diversos. Não havia escolha: se o clube não fizesse isso, não haveria como se manter operando no dia-a-dia, pois as execuções seriam diárias. Toda receita que entrasse seria penhorada para pagar algum credor trabalhista.

    Se serve de consolo, apuramos que 20 destes 70 acordos já foram quitados, os outros 50 ainda estão em andamento. Mas estes 50 realmente estão atrasados,
    o que provavelmente obrigará o FFC a vender algum jogador em breve.

    O que mais espanta no caso do Arouca é que o valor da parcela era muito baixo, portanto, me leva a crer
    que pode ter havido falha grave do financeiro ou do departamento administrativo. Não faz sentido não honrar uma parcela de 15 mil reais!

    Nós infelizmente não teremos escolha, vamos ter que administrar cada centavo para pagar estes acordos: fechar os ralos de grana, expulsar os sanguessugas, enxugar folha de pagto e diminuir custeio do clube. Por isso me irrito tanto quando leio candidatos falando em IPO, estádio para 25 mil em Laranjeiras e outras bravatas que só servem para iludir.

    Segundo os balanços divulgados, já pagamos até agora, só de acordos trabalhistas e desde junho de 2008, cerca de 14 milhões de reais.

    E tenho certeza que só não pagamos mais porque a gestão atual, além de não respeitar orçamento, por diversas vezes preferiu usar o suado dinheiro que entra com outras despesas correntes.

    Por exemplo, apuramos que o Flu recentemente recebeu 65% do Wellington Silva e metade do Bruno Veiga. O dinheiro entrou quando havia 3 meses de salários atrasados, mas ao invés de pagar 2 meses de salário e 1 mês de acordos, o Presidente determinou ao Depto Financeiro que pagasse tudo de salário para ficar bem internamente, e dizer que mantém tudo em dia na
    mídia. Ou seja, o dinheiro entrou, mas a politicagem e a vaidade falaram mais forte do que preconiza a gestão técnica e administrativa.

    Acho que é por isso a Flusócio apóia o Peter, afinal, ele tem especialização em Direito Financeiro e foi o único candidato até hoje que demonstrou preocupação em resolver o FFC numa visão de longo prazo, para que nossos filhos tenham time pra torcer no futuro.

    A maioria esmagadora dos outros candidatos que ouvi desde que entrei de sócio só falavam em planos para o seu próprio mandato, ou por desconhecimento dos problemas reais do clube, ou por pirotecnica para iludir os inocentes, ou ambos.

  2. Flávio Marcelo

    comentou em 2/03/2010, às 8:25

    Cadê o post sobre o WS com a camisa dos orcs? Qual a opinião da Flusócio? Vai ficar assim mesmo?

  3. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 2/03/2010, às 8:54

    Seriedade ética e financeira são os principais pilares para que se possa exigir de qualquer funcionário do clube que trabalhem e honrem o clube.
    Acabou o tempo que jogavam por amor. A época do amadorismo, já era. Pelé hoje, iria para a Europa ao final da primeira copa que ele tivesse levantado com 17 anos, como Maradona, mais contemporâneo, foi. Então o clube deixou de ser simplesmente paixão e virou puramente empresa para quem joga e trabalha.
    Ou então já já ouviremos aquela famosa frase, não me lembro de qual jogador do Flamerda, que disse que eles fingem que pagam e a gente finge que joga.
    Mas não esperem que essa diretoria honre esse novo acordo porque honra é algo que ela desconhece. Vão pagar uma ou duas e depois deixam o pepino para o próximo, coisa típica dessas administrações que devastam o Flu há algumas décadas.

  4. Sergio Mota

    comentou em 2/03/2010, às 9:01

    Pois é Danilo.

    Há várioas anos que o Fluminense vive de promessas e bravatas…

    Será que vamoss ter que continuar assim por mais quantos anos?

    Estádio para 25 mil pessoas nas Laranjeiras?

    Nem apresentaram proposta pelo Engenhão…

    Caramba, por mais idealista e bem intencionado que seja o Júlio Bueno, como ele faz uma promessa destas publicamente?

    Teria sido uma sugestão do Horcades, que tem anos de experiência em “envergonhamento de torcida” ?

    Qualquer pessoa que conheça um pouqunho o problemas do Fluminense, sabe da impossibilidade de efetivação de uma promessa destas.

    É claro que nada disso pode desmerecer o amor do Júlio Bueno ao Fluminense, nem as possibilidades que ele tem de auxiliar ao clube, mas…colocar uma pessoa com esse nível de desconhecimento das coisas do clube na sua Presidência?

    Chega a bater um certo desespero de pensar nisto.

  5. E. Pfisterer

    comentou em 2/03/2010, às 9:03

    Gostaria que a Flusocio informasse quais são as ideias para profissionalizar e modernizar o Fluminense, e como ira implementa-las. Não da pra dizer apenas que entre o certo e o errado, seria feito o certo.

  6. Adriano

    comentou em 2/03/2010, às 9:05

    Faltam 258 dias para 15 de novembro de 2010. Deus proteja o Fluminense até lá…

  7. Daniel HP

    comentou em 2/03/2010, às 9:14

    OFF-TOPIC (importante porque diz respeito ao tópico anterior, mas aqui é que vão ver)

    A GLOBO NOVAMENTE TENTA DESESTABILIZAR O FLUMINENSE ASSIM QUE O CLUBE PARECE VOLTAR A UMA BOA FASE. HOJE COLOCARAM O WELLINGTON SILVA, DESTAQUE DO JOGO DE DOMINGO, COM A CAMISA DO FLAMENGO. TRATA-SE DE CLARA INTENÇÃO DE JOGAR A TORCIDA CONTRA ELE. É IMPRESSIONANTE QUE SEMPRE QUE O FLU COMEÇA A ENTRAR NUMA BOA FASE A “FLA-GLOBO” SOLTA ALGUMA NOTÍCIA PARA DESESTABILIZAR. ARRE!!!

  8. Fábio Ribeiro

    comentou em 2/03/2010, às 10:25

    Sem um corte violento de gastos e sem novas fontes de receita, além do pagamento dos encargos em dia, não haverá dívida que diminua.
    Novas fontes de receita só aparecerão se o time colaborar(ganhar títulos!!!!).
    O próximo presidente tem que pensar nisso.

  9. Bruno Curi

    comentou em 2/03/2010, às 10:30

    Muito triste saber queo o Fluminense é mal visto por ser devedor contumaz de acordos e demais ordens judiciais.

    Apenas lamento porque até hoje nenhum dirigente do Clube foi preso por desobediência a uma ordem judicial. No dia em que isso acontecesse, a coisa mudava.

    O problema é que isso não é mais praxe, então o Judiciário prefere onerar mais os cofres do Clube – e assim nos afundamos cada vez mais.

    E vamos rezar para que não queiram promover uma intervenção judicial no Fluminense! Aí sim, seria literalmente, o nosso fim. E o mais triste é que há relevantes fundamentos de direito para isso.

    O que vale é que graças a Deus temos um baita de um advogado no Fluminense, que consegue dar nó em facho de luz para contornar essa situação. Confesso que o Mário faz milagres que eu mesmo não faria se estivesse na pele dele, e sei reconhecer minhas limitações no mesmo grau que reconheço o talento dos bons profissionais em suas áreas. Mais uma vez agradeço a ele por estar no Clube, ganhando muitos cabelos brancos, mas mantendo nossa paixão viva. E quem puser a mão na consciência e conhecer o contexto jurídico, vai agradecer igualmente a ele – a não ser que as vaidades e os recalques impeçam isso.

    Na minha opinião, o que poderia atenuar um pouco isso seria o Horcades assumir uma transição da sua gestão, com os dois pré-candidatos, para que o público externo já pudesse ver que a coisa vai mudar, que ele já está saindo. Pelo menos os ânimos se acalmam em relação ao nosso Flu.

    Abraços,

    ST!

  10. José Carlos F. da Costa

    comentou em 2/03/2010, às 10:43

    Imagino que se nós quisermos que o Flu honre EM DIA os salários de todos (pra mim, a prioridade um), cumpra seus acordos diminuindo a dívida (prioridade dois) e ainda invista melhorando nossa infraestrutura (prioridade três) teremos ainda que passar um bom tempo vendendo nossas crias de Xerém. Ninguém se iluda que isso pode ser imprescindível. Percam-se os anéis para que não se percam os dedos.

    No entanto, gostaria de saber dos cabeças da Flusócio ou dos entendidos na área se, mudado o presidente, a instituição não tem o direito de pelo menos tentar renegociar TUDO. Pode ser um caminho para que sobre algum troco em relação ao que se paga hoje com essas dívidas todas.

    O Flu tem mania de só querer fazer dinheiro com as joias que saem de Xerém. Lembro que dezenas de jogadores medianos e bons saem por pouco ou nenhum direito, ao que me consta. É uma receita jogada no lixo. E explorar melhor a marca já foi tema discutido aqui à exaustão. Cito aqui só pra lembrar.

    Agora trabalhando no Rio, começo timidamente a freqüentar o clube – gostaria de marcar um papo com alguns dos colegas daqui lá – e constatei o potencial imenso que o clube tem. Não é possível uma instituição como o nosso clube não ser viável financeiramente, desde que bem gerida.

    Por enquanto é isso. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  11. Rolf Hanel

    comentou em 2/03/2010, às 10:49

    Pois é , esse caso foi um no meio de dezenas , talvez centenas de outros que vão pipocar por aí. Só nos resta ficar de olhos nas besteiras para mostrar o quanto essa Diretoria afundou mais ainda nosso clube.
    Acreditamos no Peter justamente por não prometer projetos mirabolantes , coisas de políticos em campanha para conquistar votos , e sim pensando em sanar diversos problemas para que o Flu , daqui algumas gestões sérias , possa voltar a ser GRANDE NOVAMENTE.

    Sds Tricolores

  12. Everton Cruz – JF-MG

    comentou em 2/03/2010, às 11:14

    A Flusócio tem algum plano para esses problemas?

    Quando assumir em Nov/Dez este problema estará Gingantesco (não que já não esteja)!

    Não teremos nem quem, nem o que vender.

    É uma pena ver um jogador tão jovem e tão talentoso sair a troco de banana. Sem ter a alegria de gravar seu nome definitivamente na história do Flu, da mesma forma que aconteceu com o Marcelo. Esse Wellington Silva é realmente tudo que falaram dele. Dá para perceber pelo forma dele chutar, dominar, carregar a bola.

    O Maicon com certeza não estreiará no Brasileiro. E hoje ele faz mais falta que o Fred! Pois além de abrir as defesas pesadonas do Carioca ele ajuda muito na cobertura dos avanços do Mariano bem como faz uma tabela muito interessante com este neste setor do campo.

    Flusócio! Pedimos encarecidamente que vençam essa eleição e arrumem a casa. Apesar de parecer um monstro, acho que existe solução. Clubes grandes mais não tão grandes como o Flu conseguiram dar uma reviravolta bem rapidamente. Basta organização, credibilidade e uma marca forte! E qual marca é maior que o Flu? Digo marca positiva! Não a marca de clubes ligados ao bandidagem!

    E a copa vem aí. Haverá muito dinheiro para a área do Futebol.

    Basta ser criativo como vocês fizeram aquela faixa que fica focalizada em destaque na hora de cobrar escanteio. Sensacional! O mundo inteiro vê essa propaganda gratuída que a Globo é obrigada a transmitir!

    Chega logo Novembro!

    Saudações Tricolores!

  13. Fr@n

    comentou em 2/03/2010, às 11:19

    Teremos muito a comemorar em novembro, caso consigamos chegar vivos até lá, pois deste energumeno e paquidérmico presidente consegue por onde passa, fazer das suas e com certeza marcará sua passagem como a mais desastrosa,espalhafatosa, ridicula, demente, caloteira e etc da história do Fluminense.

    Fr@n.

  14. Antonio Carlos

    comentou em 2/03/2010, às 11:29

    1) Como dizia o nosso grande tricolor Nélson Rodrigues: “ai de mim, se não fossem as minhas repetições”, portanto vou repetir mais uma vez que o pagamento das dívidas é uma condição essencial para um futuro melhor para o FLU.
    E seguindo nesta linha, eu trocaria alguns anos sem títulos se esta fosse a melhor saída para o saneamento financeiro do Clube.

    2) Eu não sabia que o Bruno Veiga também já tinha sido “retalhado” para angariar dinheiro. Quem foi o empresário-açougueiro desta vez?

    3) Por que outros clubes conseguem manter suas promessas por um bom tempo e o FLU não consegue fazer o mesmo, alegando que se não vendê-las ainda na incubadora, arrisca-se a ter que liberá-las de graça pouco tempo depois.
    Que tipo de contrato faz os outros clubes (o Santos e o Cruzeiro, por exemplo), que o FLU não consegue imitar?

    4) A não ser o caso do Ronaldinho Gaúcho com o Grêmio, por que a famigerada Lei Pelé não parece ser tão daninha e predadora para os outros clubes brasileiros, como aparenta ser para o FLU?
    Não seria o caso de rever o tipo de contrato feito com os jogadores oriundos de Xerém?

    5) Por que o Santos vendeu bem o Robinho, Diego, Elano e outras revelações passadas, além de manter as atuais promessas, e o FLU não consegue fazer o mesmo, alegando que a tal Lei Pelé não permitiria.

    6) Li que o Santos fez um contrato com esse Neymar, estabelecendo uma multa altíssima por quebra de contrato. E por que os dirigentes e o jurídico do FLU não são capazes de redigir algo parecido nos contratos feitos com nossas promessas?

    7) Além dos mais conhecidos e já repartidos em retalhos com os sanguessugas, o FLU tem ainda grandes promessas como o Raphael Augusto, o Wellington Nem, o Neves, o Dori, o Bruno, além de dois zagueiros de área e dois laterais bastante promissores.
    Será que estes também já foram rifados?

    8) Afinal de contas, quais das nossas promessas de Xerém ainda pertencem 100% ao FLU?

    Alguém saberia e poderia responder a estas perguntas?

    Fora adidas!

    Xerém para o Fluminense.
    Fora empresários sanguessugas!

  15. Milton Barros

    comentou em 2/03/2010, às 11:45

    Eu ainda não recebi o meu boleto para pagamento da mensalidade, e vocês? Quero pagar no dia 5 com desconto, mas parece que eles atrasam a entrega dos boletos pra forçar os sócios a pagarem o valor integral. Esse é o nosso Fluminense…

  16. Claudio Maes

    comentou em 2/03/2010, às 12:21

    Pô, Flávio, um post falando de um problema seríssimo e vc preocupado em pedir uma posição do grupo sobre essa bobagem do W.Silva?

    #######################################################

    Meu caro E., naturalmente vc terá sua demanda por um plano de negócios satisfeita, mas não agora, pois ele não está pronto.

  17. Sergio V Caetano

    comentou em 2/03/2010, às 12:24

    Acabei de falar com a secretaria do Flu e me informaram que houve troca de Banco (agora será pelo Bradesco) e o vencimento será no dia 15 e o desconto até o dia 10

  18. Carlos Tricolor

    comentou em 2/03/2010, às 12:31

    Acredito que todos aqueles que entraram de sócios tem o direito e o dever de se informar, participar dentro do clube sobre o processo eleitoral, não necessariamente entrando para qualquer partido político, mas tomando consciência dos graves problemas que poderão explodir nossas contas. O que me deixa com mais raiva, é escutar nas reuniões do Cdel (Conselho Deliberativo), as informações de que clube de futebol não quebra e que esta tudo certo não pagar ninguém, vendo que este conselho não tem o mínimo de formação técnica para avaliar e votar por exemplo as contas do presidente e o orçamento anual, pois tudo é decidido politicamente, conforme os ventos e interesses momentâneos daqueles que deveriam fazer valer o que esta escrito no Estatuto.

    Falta foco, pois achava que poderíamos renovar o quadro social com a entrada de novas cabeças, mas as velhas cabeças estão aí, prontinhas para encher as novas de ranço passado, de forma a repetir o que todos fazem há décadas.

    Informação nunca é demais, cada um usa ela do jeito que quiser, você pode achar besteira, outros podem não achar, mas o mais importante é que a informação chegou, principalmente porque se lá no futuro alguma coisa acontecer, ninguém pode dizer que não sabia e o resultado é que podemos ficar tão pra trás em relação aos nossos adversários, que podemos sofrer um processo de diminuição interminável, perdendo torcida, com isso perdendo investimento, com isso diminuindo nossa capacidade de pagamento de dividas e de times e assim por diante.

    Ah! E antes que alguém venha com a conversa de quem não entrou de sócio por algum motivo, também tem direito de saber sobre a política e os rumos do Fluminense, aviso que também concordo e vou além desta retórica, pois o torcedor tricolor tem o dever de informar seus amigos(as) tricolores sobre a importância de seus votos na próxima eleição, pois cada eleitor estará representando uma centena de fanáticos torcedores tricolores e que tenham a plena consciência que o Fluminense agoniza, não suportando aventureiros ou novos Messias. E neste pensamento tenho meu apoio a Flusócio e a Peter Siemsen, pois de todos os outros candidatos que ouvi desde que entrei de sócio, só falavam em planos para o seu próprio mandato, ou por desconhecimento dos problemas reais, ou por pirotécnica para iludir os inocentes, ou ambos. E o Peter foi o único candidato que demonstrou preocupação em resolver o Fluminense Football Club numa visão de longo prazo.

  19. Flavio Marcelo

    comentou em 2/03/2010, às 12:32

    Cláudio, eu não acho bobagem, mais um monte de gente não acha bobagem. Este post poderia, perfeitamente, vir após o q eu pedi. Não adianta achar que administrar o FLU, ou qualquer clube de futebol, é igual a administrar uma empresa de outra atividade qualquer. Ter clientes já fidelizados tem seu ônus também.

  20. Claudio Maes

    comentou em 2/03/2010, às 12:44

    OK, vc tem razão, Flavio.

    Só acho difícil esse post sair (não faço parte da equipe do Blog), pois mesmo dentro da Flusócio será difícil chegar a um denominador comum sobre como abordar a matéria.

    Eu, pessoalmente, acho o seguinte:

    - O garoto torcer pra outro time não tem problema, é até natural, na medida que a grande maioria dos garotos da base vêm de favelas (como o W.Silva, do Alemão). Isso não pode, porém, interferir em seu rendimento contra o time do coração;

    - Usar uma camisa do rival, mesmo sendo torcedor dele, é um absurdo. Posar com ela uma tremenda burrice. E postá-la na internet foi, além de uma atitude extremamente antiprofissional, falta de consideração com o Fluminense e falta de educação com nossa torcida;

    - Não acredito que o W.Silva o fez para nos sacanear, faltou foi orientação mesmo. Seu empresário serve somente para negociar dinheiro? Clube e família tb vacilaram, pois tinham que ter identificado o problema e falar para o garoto tirar a foto do ar;

    - Para mim o choro do garoto perdeu o encanto. Ao constatar que o garoto é um orc, realizei que ele chorou por felicidade pessoal, não por estar servindo ao Fluminense. Pelo menos não foi hipócrita de beijar a camisa…

  21. Antonio Carlos

    comentou em 2/03/2010, às 12:51

    Repito uma pergunta já feita anteriormente:

    -Alguém da FLUSÓCIO saberia dizer quais são as promessas de Xerém que ainda pertençam 100% ao FLUMINENSE?

    Fora adidas!

    Xerém para o Fluminense.
    Fora empresários sanguessugas!

    ST

  22. Flavio Marcelo

    comentou em 2/03/2010, às 13:04

    Valeu mesmo Cláudio, eu acho o mesmo que você, inclusive quanto ao choro, uma pena mesmo. Que sina a nossa!!!

  23. E. Pfisterer

    comentou em 2/03/2010, às 13:21

    Sérgio,

    O Maracanã também é tombado, e ano sim, ano não, sofre grandes modificações. Veja os termos do tombamento do Maracanã ( que no nosso caso, são bem mais flexíveis, além do nosso patrimônio já ter sido mutilado pelo próprio poder público ):

    Processo nº 1094-T-83- Estádio Mário Filho Filho – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ. A medida atinge a edificação, os anexos, o terreno e o acervo inventariado no processo – tombamento.

    ARTIGO 17 – AS COISAS TOMBADAS NÃO PODERÃO, EM CASO NENHUM, SER DESTRUÍDAS, DEMOLIDAS OU MUTILADAS, NEM, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DO SERVIÇO DE PATRIMÔNIO ARTÍSTICO NACIONAL, SER REPARADAS, PINTADAS, OU RESTAURADAS.

    E não vale falar do trânsito: para ir a lugares como o sambódromo, no carnaval, e a Vila Belmiro, em jogo do Santos, também é preciso ir de transporte público.

    Acho que é isso: não podemos deixar o outro lado polarizar as chapas entre: novo estádio x velho circo.

    Podemos, e devemos, ter um projeto para o estádio também. O Los Angeles Lakes tem um estádio de 15 mil lugares, e não é por isso que deixa de faturar 1 bilhão de dólares por ano.

  24. E. Pfisterer

    comentou em 2/03/2010, às 13:29

    Sobre o WS, digo o seguinte: o menino já está pagando pelo erro, passando por este constrangimento.

    E se não bastar, que ele faça uma bela faxina, no nosso vestiário, com aquela mesma camisa, em sinal de desagravo.

    Porque na primeira titubeada do garoto em campo, ele vai ser vaiado na certa.

  25. José Carlos F. da Costa

    comentou em 2/03/2010, às 14:09

    Caro colega Claudio Maes, pela primeira vez eu iria contestá-lo, mas você reviu sua posição no comentário das 12h44. Peço encarecidamente que todos os colegas aqui lessem meu comentário sobre o episódio WS postado no tópico anterior, às 2h03 de hoje (2 de março). Foi um dos últimos e gostaria imensamente de ler o que os colegas pensam das minhas considerações.

    Só digo que ontem fiquei indignado ao saber da foto e hoje fiquei PUTO (desculpem o termo) ao sair na rua e ver na parte mais nobre da 1ª página do extra a tal foto. Vale lembrar que o jornaleco em questão tem como mentor ninguém mais ninguém menos que o pústula Renato Maurício Praga, e pra ele isso deve ser mais importante que o terremoto no Chile, as greves de fome em Cuba ou as bobagens ditas pelo nosso presidente da república.

    Insisto em pedir que os colegas leiam e comentem minhas opiniões. Faço coro em ressaltar que esse episódio WS é importante e merece discussão aqui. São muitas questões no entorno do fato, tais como a facilidade com que qualquer jornaleco nos tripudia, o despreparo do pessoal de Xerém em administrar a vida dos garotos, a atitude que a diretoria tem de tomar, o que fazer para que o episódio não se repita, o planejamento da Flusócio como potencial administradora do Flu no próximo triênio etc. Não vou repetir tudo que já disse no tópico anterior, mas ressalto QUE ESSE EPISÓDIO NÃO PODE PASSAR EM BRANCO. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  26. José Carlos F. da Costa

    comentou em 2/03/2010, às 14:10

    Correção: na 3ª linha, “leiam” ao invés de “lessem”.

  27. Milton Barros

    comentou em 2/03/2010, às 14:20

    Sergio V Caetano, muito obrigado pela informação em relação ao boleto.

  28. José Carlos F. da Costa

    comentou em 2/03/2010, às 14:23

    Só agora li as ponderações do colega Carlos André) ao que parece, funcionário do Flu) sobre minhas ponderações. Peço-lhe aqui desculpas se ele se sentiu atingido, e pra demonstrar minha boa-fé vou solicitar ao colega que considere mais a parte em que eu digo do quanto os garotos precisam ser gratos ao q

  29. José Carlos F. da Costa

    comentou em 2/03/2010, às 14:30

    CONTINUANDO: ser gratos ao que o Flu faz por eles – E ISSO INCLUI OS PROFISSIONAIS DO FLU, QUE CERTAMENTE EM MUITAS OCASIÕES DEVEM SER PAIS E MÃES DOS GAROTOS – e considere menos a parte mais agressiva, que não teve a intenção de ofender nenhum funcionário. Tudo é culpa de quem administra o clube. Se faltam funcionários e por isso não há acompanhamento do que os garotos põem no orkut, é culpa do Flu. Se não há quem lhes diga o que suas ações podem significar, é culpa do Flu. Se não tem acompanhamento psicológico, idem. E tudo isso é incompetência e negligência do Flu, sim, mas obviamente não do prezado colega. Espero ter deixado, agora, tudo claro. As saudações tricolores de sempre.

  30. Marco Mendonça

    comentou em 2/03/2010, às 15:00

    Importante! Não há como responsabilizar o síndico? Esse “diferencial” tinha que sair do funcionário responsável pelo pagamento. Que ele cobre do Horcades depois…

    Sobre o WS: não torço por ele. Ademais, ainda não vi essa bola toda não…

  31. Léo Moretti

    comentou em 2/03/2010, às 15:05

    Acho normal ele torcer pra outro clube, isso eu aceito, mas acharem normal ele com a camisa do rival sendo profissional do Fluminense é um absurdo. Tenho certeza que se por algum acaso o Flu jogar com esse rival e ele não for bem será muito vaiado e xingado, pois eu farei coro para isso !!!

  32. Francisco Carlos

    comentou em 2/03/2010, às 15:27

    Apoiado Flávio Marcelo!!

    Queremos uma posição da Flusócio sobre o magnânimo caso WELLINGTON SILVA COM A CAMISA DO FLAMENGO!!!!
    Afinal somos uns infelizes, incapazes de arrumar mulher ou coisa mais interessante para fazer.

    Caso Wellington Silva – A torcida tricolor não dorme, come ou trabalha enquanto isso não for esclarecido!!

    E tenho dito!!!

  33. Dam

    comentou em 2/03/2010, às 15:39

    voces falam sobre ‘o garoto ws’ por que devem ser bem mais velho (eu idem), porem, tem uma porrada de torcedores bem mais novo, mesma idade e um pouco mais velho do que ele e que estão putos desta babaquice que esta bosta fez. devemos a dimensão da real dimensão. Eu torço para O Fluzão, e não para jogador a ou b ou z. jogando com a vontade de ganhar bato palmas, se fizer merda vou vaiar ou xingar. Paixão é coisa de coração. tó do lado dos ‘moleques’.

  34. Antonio Carlos

    comentou em 2/03/2010, às 16:14

    José Carlos F. da Costa

    Concordo com as suas opiniões emitidas no post anterior.
    Também acho que em Xerém, além de uma escola de futebol, deveria ser uma escolinha para a vida daqueles meninos que, imagino, em sua maioria carentes de tudo, não tiveram antes a oportunidade de adquirir nas suas casas, algumas noções básicas sobre certos princípios que devem nortear a vida de todos.
    Esse tiro que o Wellington Silva deu no próprio pé, e que também atingiu de raspão o orgulho de nós tricolores, é emblemático neste ponto.

    Embora não seja uma regra fixa, pois há exceções dos dois lados, é fato que as pessoas com menor instrução e educação de berço, tendem a ter uma visão distorcida das coisas e meter os pés pelas mãos.
    Só para exemplificar, aproximadamente há um ano atrás, eu li pela internet que naquela manhã havia acontecido um assalto contra um carro-forte que iria abastecer dois bancos vizinhos na minha cidade.
    Neste assalto uma aposentada que esperava o banco abrir para receber sua aposentadoria, foi morta com um tiro disparado pelos bandidos.
    À tarde, eu inadvertidamente passei pelo local e resolvi perguntar sobre o assalto a uma mulher que trabalhava naquelas imediações.
    Perguntei se os bandidos haviam sido presos, e ela, com certa satisfação e júbilo estampada na cara porca, disse que não.
    Quando comentei sobre a brutalidade dos vagabundos que mataram uma senhora inocente, a safada demonstrou toda a sua frieza e indiferença com o assassinato ao responder que “o importante é que eles roubaram de quem tem dinheiro”.
    Imediatamente eu percebi que aquela sujeita tinha os ladrões como uma espécie de heróis, estando disposta a dar até o fiofó pra eles, bastando eles quererem. Percebi também que aquele conceito dela, deveria ser também o conceito de toda a sua vizinhança.
    E, antes que vomitasse, saí de fininho pensando como os conceitos de certo e errado ou entre o bem e o mal, são diferentes para alguns tipos de pessoas.
    Tem também o caso daquele cantador de sambas que fazia propaganda para uma marca e se vangloriava de preferir a outra cerveja, julgando-se o rei da malandragem.
    Talvez eu não tenha sido muito claro, mas é por aí…

    Fora adidas.

    Xerém para o Fluminense.
    Foa empresários sanguessugas!

  35. Marcelo Ferreira

    comentou em 2/03/2010, às 16:23

    Não entrem na onda da Flapress com esse episódio da camisa do WS.

    Isso já estava no Orkut dele há mais de dois anos e eles estabam aguardando a estréia dele nos profissionais para expor ao público e criar tumulto no ambiente do clube que está melhorando.

    ST

  36. Danilo Soares Félix

    comentou em 2/03/2010, às 20:25

    Caros E.Pfisterer e Everton Cruz,

    O Fluminense tem jeito sim, caso contrário não estaríamos ainda nesta luta.

    Sobre as receitas, o lado bom é que as cifras do mundo da bola estão numa crescente, e especificamente no FFC ainda existe muita coisa a ser explorada.

    Por exemplo, o nosso contrato com a Adidas está acabando e teremos a chance de negociar em condições mais favoráveis numa futura gestão, com eles ou com outro fornecedor, correto? Unimed idem, mas esta renovação quem negociará é a gestão atual, infelizmente.

    Ainda haveria espaço para ações como mega-stores, sócio-torcedor com direito a ingresso e voto, comércio eletrônico, licenciamentos, FluTV…são setores praticamente inexplorados dentro do FFC.

    E se conseguirmos equacionar a questão da dívida e trabalhar mediante orçamento rígido, lembre-se que ainda teremos a chance de não negociar mais nossos atletas da base sempre com pires na mão, para apagar incêndios. A tendência é que, com a casa mais arrumada, tenhamos a chance de esperar a melhor hora para vender os garotos, assim como fazem Inter-RS, SPFC e outros. Neste ponto ganharíamos na questão técnica e financeira.

  37. Danilo Soares Félix

    comentou em 2/03/2010, às 20:36

    Ainda sobre este tema Jurídico, acho que podemos dizer que o FFC está bem entregue em pelo menos um dos seus setores, durante a desastrosa gestão Horcades.

    O desempenho recente do Jurídico do Flu parece ser uma ilha de qualidade no mar de mediocridade de Laranjeiras. Além da solução do caso Arouca, acho que alguns outros feitos recentes do Dr. Mário Bittencourt merecem o devido registro:

    - No TJD, conquista definitiva do Título Estadual de 2002, que a FERJ queria dividir com o Bangu;

    - No TST, vitória no processo do ex-zagueiro Vinícius contra o Flu. O valor da execução seria de R$22 milhões; (maior processo judicial da história do FFC).

    - No STJD, Mário Bittencourt conseguiu 5 absolvições seguidas do Fred em 2008;

    - No TJD, vitória no “caso Jéferson”, tirando 6 pontos do Vasco na Taça GB 2008;

    - Rescisão amigável e celebração de acordo com considerável diminuição da multa com os seguintes jogadores: Paulo César, Roni e Ruy (todos contratados a peso de ouro pela gestão anterior do futebol); Urrutia e Kieza também fizeram acordo e saíram sem ônus.

    - Acordo recente com Leandro Amaral, onde o mesmo ficará sendo assistido pelo INSS (situação inédita na história do Depto. de futebol do FFC);

  38. E. Pfisterer

    comentou em 2/03/2010, às 22:36

    Danilo,

    Pode procurar ai nos posts antigos, e vc vai ver que eu cantei a pedra do pagamento pelo INSS para o Leandro Amaral.

  39. Silas

    comentou em 2/03/2010, às 23:05

    A única coisa boa que posso mostrar, são as fotos
    http://www.panoramio.com/user/509645

  40. Antonio Carlos

    comentou em 3/03/2010, às 9:32

    SILAS (23,05)

    Sensacional estas fotos sobre XERÉM.
    Olhando-as, isto serve até para resgatar novamente o nosso orgulho recentemente abalado.
    Se aquilo tudo que aparece com o escudo do FLU for realmente do nosso Clube, nem tudo está perdido.
    Só é preciso tomar cuidado para que os sanguessugas não tomem conta, assim como já fazem com as nossas promessas de craques saidos deste CT de Xerém.

    Alguém sabe quantos metros quadrados tem esta área?

    A Flusocio deveria fazer um post mostrando estas fotos.

    Fora adidas.

    Xerém para o Fluminense.
    Fora empresários sanguessugas!

    ST