O Parque Aquático Jorge Frias de Paula

Parque aquático do FFC

Costumou-se chamar o pessoal mais preocupado com a parte social, em detrimento do futebol, de piscineiro. Mas além de não ser condizente com a realidade (Deveria ser clubista, né? Ou eles gostam apenas da piscina e nada mais do clube?), foi usado de maneira perjorativa. Diversos flusócios, por exemplo, são frequentadores assíduos da piscina; autenticos “piscineiros”, como o caso de José Roberto Pires, Eduardo Albuquerque, Marcia Leite… ou seja, presenças constantes na nossa piscina.

Nosso parque aquático possui uma piscina olímpica onde se pratica natação, nado sincronizado e polo aquático. Tem também uma piscina para saltos ornamentais, uma piscina mirim e outra infantil. Aos sábados costuma-se realizar competições e aos domingos o parque aquático é todo liberado à atividade social.

O Fluminense é referência nos esportes aquáticos. Multicampeão nacional de polo aquático, com a presença em 2009 de Vladimir Vujasinovic, o atual melhor jogador do mundo no time, campeão geral de 2008 na natação, e sempre representando o Brasil nas Olimpíadas com a atleta Juliana Veloso no salto.

Se você quer usar a piscina sem compromisso, sem acompanhamento de professores, sugerimos os horários entre 9h e 14h ou 17h até 21h, horário em que a piscina fecha. Para se inteirar sobre horários e preços de escolinhas de esportes aquáticos, procurem a secretaria. E se você vir algum dos nossos “piscineiros”, pare para uma conversa, que eles são muito gente boa.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Alessandro Carvalho

    comentou em 3/03/2010, às 17:25

    Mais uma bola dentro!

    Chega destas divisões infantis e imaturas dentro da nossa própria casa.

    Somos um corpo só e precisamos de cada braço, de cada perna, de cada pulmão e de cada olho para vencermos o inimigo.

    Vamos, de uma vez por todas, aprender a enxergar a floresta e não somente as árvores.

    ST

  2. E. Pfisterer

    comentou em 3/03/2010, às 17:33

    Muitas dúvidas, decorrentes dos problemas de gestão e de inadimplência constantes no clube:

    1) O cloro é de boa qualidade, e em quantidade suficiente?

    2) A piscina é limpa? Como é feita a manutenção?( uma vez li sobre uma ratazana nadando )

    3) Tem aquecimento?

  3. Eudes jr – Fortaleza\Ce

    comentou em 3/03/2010, às 17:39

    Mais um post necessario porem chato.Gostamos mesmo é de discutir sobre o nosso time.Acho que deveria ser criado um post sobre o digão.Por qual razão ele virou nessa temporada a ultima das ultimas opções?Quem sabe se perdermos a taça rio atentem pras escalações erradas do Cuca…

  4. Antonio Carlos

    comentou em 3/03/2010, às 17:49

    Pelo que eu já soube, durante mais de meio século o FLUMINENSE, sozinho, era responsável por 50% (ou mais) das equipes que participavam de Olimpíadas e outras competições internacionais representando o Brasil.
    Quer dizer, o FLU carregava o Brasil nas costas e talvez por isso (não tenho certeza) tenha sido agraciado com a Taça Olímpica que, mal comparando, é uma espécie de Premio Nobel esportivo.

    Mas isto aconteceu quando o esporte era uma coisa romãntica e pura, amadorismo autêntico sem safadezas, era o esporte pelo esporte, como diz o nosso proprio hino.
    Mas quando o dinheiro grosso entrou na jogada e o esporte virou um negócio meio sujo e nebuloso, com patrocínios, lavagens de dinheiro e outros interesses escusos envolvidos, além de meio de vida para muita gente de fora do âmbito esportivo, a coisa mudou… e o FLU decaiu neste aspecto, e nem sei se foi um bem ou um mal.

    Fora adidas!

    Xerém para o Fluminense.
    Fora empresários sanguessugas!

  5. Fernando Ribeiro

    comentou em 3/03/2010, às 17:55

    OFF:

    No blog do Shewall Tricolor, no Lance, consta um texto muito interessante que comprova o quanto a nossa torcida é injusta com o Horcades, veja no link abaixo:

    http://www.lanceactivo.com.br/BlogDetail.aspx?idPost=45288&profileID=73792

  6. Claudio Cuca

    comentou em 3/03/2010, às 17:55

    Nunca antes se defendeu a turma da piscina… sauna… tênis… restaurante etc… acho que de repente alguma coisa mudou no interesse de determinado grupo. Concordo plenamente que sócios são algo mais do que piscineiros… São os que mantem o patrimônio físico do clube.
    Já os “Torcedores” são os valorizadores da marca(alma) futebolística do clube, frequentado por estes sócios. Estes elevam o padrão na escolha do clube a ser frequentado por seus familiares e contribuem em muito, na escolha do time do seu coração!!

    Por isso: “divisão já” clube social e clube empresa de futebol profissional.

    saudações tricolores.

  7. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 3/03/2010, às 18:01

    Bola dentro. Desde o meu retorno ao quadro de sócios do clube (ano passado) voltei a nadar no parque aquático.

    Me divirto quando leio o termo “Piscineiro” pois, de certa forma, me tornei um.

    O parque aquático é um dos pontos altos do clube social.

    []s e ST!

  8. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 3/03/2010, às 18:14

    E. Pfisterer,

    Respondendo a algumas das suas perguntas.

    1) O cloro é de boa qualidade, e em quantidade suficiente?

    A quantidade é forte o bastante para me fazer comprar uma sunga speedo nova a cada três meses (e olha que só estou nadando 3x por semana lá). A qualidade eu não sei e, antes q você pergunte, eu sigo todo o ritual de cuidados com o material usado na piscina.

    2) A piscina é limpa? Como é feita a manutenção?

    Ratazana eu nunca vi. Mas a limpeza da piscina poderia ser bem melhor. Já vi uns aparelhos esquisitos puxando água para fora da piscina e devolvendo para a mesma (imaginei ser algum tipo de filtro), de resto creio que a piscina seja apenas dotada do equipamento padrão de limpeza/filtragem. Como nado de manhã cedo não sei te informar sobre a rotina de manutenção (o aparelho esquisito eu vi funcionando em uma manhã dessas).

    3) Tem aquecimento?

    Não faz muito sentido manter aquecidas piscinas a céu aberto em uma cidade tropical. Antes de te responder um NÃO oficial, entretanto, já reparei que em algumas saídas de água (uma eu sei bem pq fica perto da raia – se não for a própria – onde está a marca 1,80m) a água sai mais quente que a temperatura da piscina (ao menos no inverno). De qualquer forma a temperatura da água acompanha o clima da cidade.

    []s e ST!

  9. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 3/03/2010, às 18:19

    E. Pfisterer,

    Depois de responder é que percebi que escrevi apenas sobre a piscina olímpica. A questão limpeza eu sei que vale para as demais a questão aquecimento eu não faço idéia.

    []s e ST!

  10. wagnerfluzão

    comentou em 3/03/2010, às 18:46

    AMIGOS,

    OUT POST.

    ONTEM FOI MATÉRIA EM QUASE TODOS OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO , A FOTO DO WELLINGTON SILVA COM UMA CAMISA DA MULAMBADA.

    O MAIS CURIOSO É QUE ISSO OCORREU SOMENTE APÓS O JOGO DE DOMINGO PASSADO , QUANDO O GAROTO JOGOU MUITO.

    EU QUERIA MAIS É QUE TODO TIME DO FLUMINENSE SE “FANTASIASSE ” DE MULAMBOS E FOSSEM CAMPEÕES DE TODOS OS CAMPEONATOS QUE DISPUTASSEM.

    ISSO É SÓ PARA A IMPRENSA GANHAR UNS TROCADOS VENDENDO JORNAL.

    QUE POBREZA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

    WAGNERFLUZÃO.

  11. Celso

    comentou em 3/03/2010, às 18:51

    Ratazanas eu nunca vi, mas, na minha expedição submarina na piscina olímpica encontrei um ovo de codorna e uns chumaços nojentos de cabelo, argh!!!

    Aposto que foi coisa dos sócios framerdistas

  12. JOÃO GERALDO BOLTSHAUSER

    comentou em 3/03/2010, às 20:20

    Muito legal essa união e assim deve funcionar. Só não pode vir com essas ideias de transformar o estádio em algo mais “chique” tipo, estacionamento de festas, quadras de tenis, local de eventos, etc., enfim estas ideias mirabolantes que aparecem.
    Afinal, ainda somos primordialmente FUTEBOL CLUBE.

    ST

  13. Alessandro Carvalho

    comentou em 3/03/2010, às 20:37

    Ao Cláudio Cuca…

    O prezado já ouviu a expressão “o Fluminense somos todos nós” ?

    Penso que não se defendeu piscina, tênis, quadra ou futebol. Defende-se sempre o Fluminense Futebol Clube (até o nome nos dá uma lição).

    ST

  14. joão

    comentou em 3/03/2010, às 21:03

    no verão a agua é muito quente, no inverno muito fria…

    no livro do centenario, tem uma foto da piscina coberta..
    é onde fica a quadra hoje em dia ?
    ou eu sou muito alienado e ainda existe essa piscina ?

  15. Antonio Carlos

    comentou em 3/03/2010, às 21:15

    O bacalhau tá vencendo de 1×0 até agora, mas o Bangu tá dando um tremendo sufoco, inclusive já tendo colocado duas bolas na trave.
    O baixinho e habilidoso Tiano, do Bangu, poderia ser uma boa aposta para compor o elenco para o Brasileirão.

    Fora adidas.

    Xerém para o Fluminense.
    fora empresários sanguessugas!

  16. Jasan Duarte

    comentou em 3/03/2010, às 21:50

    arena tricolor, já.

  17. Marcia Milk

    comentou em 3/03/2010, às 21:54

    Amigos

    Nado na piscina do Fluminense já tem quase um ano, 3x por semana e não tive o prazer de nadar junto com uma ratazana.

    Hoje em dia, a piscina é ao ar livre (já foi coberta)e é verdade que tem sim, muitas folhas na água, porque há árvores no entorno, mas há sempre alguém com aquele “coador” gigante retirando o que cai. As piscinas são aquecidas e houve apenas uma exceção nesse verão. E como alguém já falou, tem cloro o bastante, para estragar as toucas, óculos, sungas e maiôs. Também já estou indo para o meu terceiro conjunto.

    Concordo que os ladrilhos desgastados, da piscina olímpica, dão uma aparência de “velho ou sujo” e que é necessário fazer uma reforma para melhorar o visual, mas no geral as piscinas são boas e dá para praticar os esportes aquáticos.

    Raramente nado na olímpica, pois no mesmo horário tem treino das equipes (natação, polo aquático e nado sincronizado) que representam e levam o nome do Fluminense Football Club para as competições oficiais do país e do mundo.

    Vale a pena experimentar, principalmente nos dias seguintes das vitórias do Fluzão.

    sds tricolores

  18. Thiago Lira

    comentou em 3/03/2010, às 23:14

    Muito bom post. Voltei a ser sócio pra votar nas proximas eleicoes e nao estou frequentando o clube. Vou me forçar pra acordar mais cedo e dar uma nadada antes de ir pro trabalho

    Abraços

  19. Ricardo Azevedo de Souza

    comentou em 3/03/2010, às 23:32

    Off topic:
    Novo ranking do IFFHS da FIFA: Flu na frente de todos os times do Rio!
    Quero ver qual o destaque que será dado pela imprensa amanhã!
    ST!

  20. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 0:02

    Marcia
    Gracas a Deus, entao, a ratazana eh lenda.A piscina deve ser maravilhosa, a piscina historica onde, posso arriscar, nasceu a natacao brasileira. Nenhuma outra piscina no mundo,me eh mais simpatica que a do Fluminense.
    Outro equipamento importante la eh o nosso estadio de futebol. Ele eh a prova concreta, a única testemunha ainda de pe, da aventura que foi inventar o melhor futebol do mundo. Essa eh a nossa marca. Nada, titulo nenhum, vale mais que isso. Imaginem em 2014, em 2016. Chegam os gringos. O Flamenguista vai poder falar: “eu tenho uma grande sala de trofeus”. Mas so voce vai poder dizer pro gringo “passa la no Fluminense pra ver onde nasceu a selecao brasileira”. Claro que deviamos ter um museu la. Talvez um bar museu, onde hoje eh o estacionamento dos jogadores. Uma piramide de vidro, como no Louvre.
    O estadio tem que ser reformado. Melhor do que nadar em Laranjeiras, eh ver um jogo de futebol em nosso estadio historico, de bem perto, ouvindo a bola. Ai sim, pra sempre vou ser socio.
    Temos que ter jogos la. Esquecam estacionamento, ( sambodromo tambem não tem. Podemos ter 10mil lugares, e jogaremos o carioca. 15 mil e jogaremos o brasileiro. Podemos ter la os melhores amistosos do mundo, cobrando caro o ingresso. E as placas publicitarias serao todas nossas, para explorarmos. Os estadios da NBA tambem tem 15mil lugares, e os times são riquissimos, o maximo em marketing e modernidade como nos sonhamos. Nada mais moderno que o estadio das Laranjeiras. O dinheiro hoje vem das placas na televisao. Tombamento tambem não eh disculpa. O Maracana tambem eh tombado. Vamos aproveitar o nosso fantastico estadio, e explicar aos nossos novos amigos que não queremos nem circo, nem quadras de tenis la.

  21. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 0:07

    Desculpa, em vez de “disculpa”.

  22. Carlos Rodrigues

    comentou em 4/03/2010, às 0:13

    Caros,

    OFF post

    Mais uma: Cuca foi suspenso por dois jogos por simplesmente ter entrado no gramado na disputa de penaltis contra o Vasco. Ora, me lembro do Zagalo na Copa da França no jogo com a Holanda incentivando os jogadores dentro do gramado na hora da disputa dos penaltis e nada aconteceu…Em tempo: aquele mala do técnico do Vasco também entrou no gramado e….Nada.

    É ridículo esse TJD/RJ.

    SDs Tricolores

  23. Eduardo Albuquerque    

    comentou em 4/03/2010, às 0:21

    hehe confesso que sou mesmo, então, “piscineiro”

    sempre tenho manhãs agradáveis na piscina do Flu. Tem de se levar em conta que é uma piscina que existe há MUITO. Então, até que não tá má não.
    Obvio que não é uma piscina igual a de uma academia e isso pra bem e pra mal.
    Trata-se de uma piscina olimpica.
    Já nadei (competindo) no Flamengo, no Botafogo, Clube Militar etc. Nossa piscina é do mesmo nível, em minha opinião.

    Mas o mais legal é o clima mesmo. Acho muito legal poder nadar enquanto a Juliana Veloso treina, por exemplo. E agora ainda tem o Kaio Marcio!
    Maneirissimo. Isso é pra poucos.

    A vista é agradavel, sempre se bate um papo legal entre braçadas e pega-se um sol bacana. Me faz bem.

    Agora, pra quem insinuou que o tema era “oportunista”…
    alguns exemplos que mostram que SEMPRE falamos sobre o assunto. O Fluminense é Football Club, mas é também pioneiro em várias outras áreas e merece atenção a elas tbm.
    http://flusocio.com.br/blog/2009/09/13/venha-jogar-tenis-no-ffc/
    http://flusocio.com.br/blog/2009/08/19/jogo-fora-de-casa-assista-no-fluminense/
    http://flusocio.com.br/blog/2008/09/03/laranjeiras-a-questao-do-espaco/

    Viemos da Arquibancada, mas somos Fluminense na piscina, na sauna, no tenis, no gamão, no xadrez, na purrinha…

  24. George Randolph

    comentou em 4/03/2010, às 0:55

    Nada como um dia depois do outro em política. De repente temos uma horda de piscineiros por aqui. Já até imagino sugestões para construir outra piscina a fim de suportar tamanha demanda.

  25. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 1:10

    Em breve vou aparecer com a maquete do estadio das Laranjeiras em computacao grafica, que já mandei fazer, onde se podera ver todas as possibilidades de ampliação. Rebaixando, talvez nem o campo, mas so o espaco logo em frente das arquibancadas, continuando a construcao dos lances para baixo, exatamente iguais arquitetonicamente aos atuais, ate que a cabeca de quem estiver sentado no lance mais baixo fique no nivel do campo, quase como numa trincheira. Mais ou menos assim faremos a ampliação. Talvez seja necessario rebaixar um pouco o campo tambem, para termos mais lugares.
    Onde fica hoje o estacionamento dos jogadores, uma estrutura piramidal, deitada, que vai se estreitando no sentido da avenida, com lances de arquibancada de um lado, e aparencia de vidro do outro, havendo em seu interior uma loja do Flu, e um bar museu tematico, luxuoso, com as melhores imagens, historias e objetos da historia que so nos podemos contar.

  26. Carlos Tricolor

    comentou em 4/03/2010, às 2:10

    Comunicado aos sócios – URGENTE

    Aos associados,

    Comunicamos que a data de pagamento das mensalidades, neste mês de março, foi prorrogada para o dia 15.

    Da mesma forma, a data do pagamento das mensalidades com desconto passa para o dia 10 de março.

    Fluminense Football Club

  27. Gabriel Reboredo

    comentou em 4/03/2010, às 8:42

    Arena tricolor já!!

  28. Gabriel Reboredo

    comentou em 4/03/2010, às 8:44

    O Cuca só foi só foi suspenso porque só tem cara invejoso naquele TJD!! Não deixam o cara em paz!! Bando de flamenguistas!!

  29. Eduardo Mitke

    comentou em 4/03/2010, às 8:56

    Perfeito Xará…somos Fluminense em qualquer lugar do mundo.

  30. IGOR CARVALHO

    comentou em 4/03/2010, às 9:18

    VAMOS COMPARECER AOS JOGOS!!!

    - Vou lembrar sempre do jogo contra o Atlético-MG. Eram 16 mil torcedores que pareciam 50 mil, tamanho o barulho. E estava chovendo. Quem for ao Engenhão pode ter certeza de que verá um time muito dedicado – afirmou Cuca.

    DOMINGO A CACHORRADA VAI VIRAR SABÃO!!!

  31. Bruno Mota

    comentou em 4/03/2010, às 9:24

    Parabéns pelo post!! Todos nós tricolores de coração queremos ver o fluminense bem de todas as formas. Qualquer que seja o esporte, eu torço pro Fluminense. E eu, como sócio, também quero ver um clube bem estruturado e moderno como qualquer outro sócio. Não é por ser Fluminense Football Club, que o clube só deve pensar no futebol!

    ST

  32. Roberto Soares

    comentou em 4/03/2010, às 9:39

    Tem um papo que rola no clube que um rubro-negro fanático, com tatuagem do escudo do Flamengo, sempre circula pela piscina do Fluminense.

  33. Thiago Lira

    comentou em 4/03/2010, às 9:52

    Cuca foi suspenso por dois jogos por causa de uma suposta invasão de campo na semi final da TG.

    Não queria fazer um paralelo, mas o Mario Bittencourt já conseguiu absolver jogadores/treinadores em situações mais cabeludas que esta. Ele ainda está atuando como advogado do Flu nos tribunais(além de gestor do futebol) ou esta função foi delegada a outra pessoa?

  34. Matheus Aguiar

    comentou em 4/03/2010, às 9:56

    Por falar em parque aquático, o Horcades prometeu um megacomplexo aquático nas Laranjeiras, uma espécie de Beach Park ou Wet´n Wild, com direito a maquetes espalhadas pelo clube, e claro que não cumpriu. Que todos fiquem de olho, pois o candidato dele, o Julio Bueno, já começa a disparar promessas loucas por aí.

  35. Altamiro

    comentou em 4/03/2010, às 10:12

    Caro Pfisterer, alguém neste blog já sugeriu fazer das Laranjeiras o Maracanã das divisòes de base, atraindo para o velho estádio restaurado e modernizado o público que não tem como frequentar Xerém. Achei uma bela idéia, pois preservaria a história e daria nova dimensão para aqueles campeonatos, além de motivar os garotos com o apoio da torcida, sensibilizando-os para se tornarem verdadeiros torcedores.Disputar jogos do campeonato profissional é outra história, pois o campo é pequeno e daríamos grande vantagem para os pequenos que invariavelmente jogam na retranca. Mas gostaria de ver seu projeto. Como se posta arquivo gráfico neste blog? Eu não sei.
    No caso de jogos das divisões inferiores, estacionamento não seria tão imprecindível.

  36. Marcelo Ferreira

    comentou em 4/03/2010, às 10:13

    Roberto Soares, eu vi esse rubro negro com tatuagem na última vez que estive na piscina.

  37. Felipe Villela Dias

    comentou em 4/03/2010, às 10:19

    EU já tentei ir na piscina do clube algumas vezes. Sempre me arrependo. Nunca vi uma piscina tão imunda na minha vida!

  38. IGOR CARVALHO

    comentou em 4/03/2010, às 10:36

    E ninguém dá uma dura nesse imundo não???

    Os sócios ou funcionários do clube não chegam junto não???

  39. Diogo

    comentou em 4/03/2010, às 10:55

    Caro Igor Carvalho,

    Infelizmente os sócios e/ou funcionários nada podem fazer. Se deixaram que ele se tornasse sócio, e enquanto ele for adimplente, tem tanto direito quanto nós de frequentar as dependências do clube.

    É por essas e outras que eu acho que deveríamos separar as coisas, deixem a parte social para qualquer um que pague as mensalidades, e tire o futebol de lá. Se possível, bilheteria só do lado de dentro, e venda de ingressos em outros pontos também, para evitar desgastar a imagem do clube.

    Me lembro de ter lido uma reportagem que falava sobre a possibilidade de venda de ingresso nas estações do metro, correios ou lotéricas. Alguém sabe como anda isso? Facilitaria muito a venda, porém teria o lado ruim, que é a facilitação à compra de cambistas.

    É urgente a separação do futebol com o clube. É óbvio que o próximo presidente governará a todos, porém ele pode ter estruturas administrativas completamente separadas, e especializadas.

  40. Magno Moura

    comentou em 4/03/2010, às 10:58

    Tem um mito que espalham há anos pelo clube que quem frequenta a piscina não gosta de futebol. É mentira. Claro que tem torcedores de outros times na piscina do Fluminense, o que também se vê entre funcionários do clube, mas há muito tricolor fanático que gosta de nadar. O post foi muito bom por causa disso.

  41. Antonio Carlos

    comentou em 4/03/2010, às 11:01

    Soube-se que o urubu já começou as obras para melhoramentos e embelezamento do seu parque aquático.
    Depois de conseguir a devida autorização do governo, que é o verdadeiro dono daquele espaço, já foram vistos alguns pedreiros subindo para a laje carregando azulejos para colocar na caixa-d’água principal.

    Por enquanto estão adiadas as obras na caixa-d’agua menor, também conhecida como piscina infantil.
    Mas prometeram que elas também serão iniciadas brevemente, tão logo o amável diretor que contribuiria com as verbas necessárias resolva alguns problemas particulares, entre eles uma injustíssima acusação de pedofilia.

    Fora adidas!

    Xerém para o Fluminense.
    Fora empresários sanguessugas!

  42. Estephan

    comentou em 4/03/2010, às 11:40

    Off-topic:

    Vi o jogo do Palmeiras 1×3 Santo André e tinha um tal de Rodriguinho no Santo André que destruiu o jogo, sei que mto jogador é capaz de fazer uma excelente partida, mas se esse muleque jogar sempre assim vale a pena contratar, pq ele acabou c/ o meio campo e ainda fechou o placar c/ um gol de letra…vale a pena ficar de olho pq deve ser um cara baratinho e joga de meia-atacante (não temos ngm nessa posição).

  43. Marcel Mota

    comentou em 4/03/2010, às 12:38

    O Estatuto do FFC permite que o ingresso no quadro social de torcedores de outros times. Tudo bem. Eles não deveriam é ter direito a voto, respeitados os casos daqueles já adquiriram o direito, devido a limitação constitucional.
    De qualquer forma, o Estatuto PROÍBE EXPRESSAMENTE que sejam utilizados símbolos de outros clubes no Fluminense.
    O caso do urubu tatuado se enquadra na vedação do Estatuto.
    Logo, se os atuais responsáveis pelo cumprimento do Estatuto do clube não fazem nada, os associados comprometidos com as tradições do Fluminense precisam fazer algo.
    Vamos denunciar esse caso formalmente, com identificação do suposto infrator. Nesse caso, o urubu pode mandar retirar sua tatuagem, se quiser continuar frequentando o Clube, pode providenciar que seja ocultada. Se não optar por nenhuma dessas alternativas, o associado urubu tem que ser EXPULSO DO QUADRO SOCIAL.
    Qualquer tricolor, que seja sócio, pode requerer providências a respeito, afinal é o Estatuto do FFC que está sendo desrespeitado.
    ST.

  44. IGOR CARVALHO

    comentou em 4/03/2010, às 12:58

    Amigo Diogo,

    Realmente, ele tem direito de usar o que ele pega.

    Mas se eu sou sócio do clube ou funcionário e vejo um cara com tatuagem do urubu e ainda cantando o hino… Ah ele vai ouvir muito. Um cara que faz isso com certeza é pra sacanear. Ele sabe aonde ele tá e faz isso de propósito.

    O cara dentro do FLUMINENSE, com tatuagem e cantando hino do framengo, pode ter o direito que for, mandaria ele tomar no meio do olho do rabo.

    Vejo isso como uma afronta, uma intimidação.

    Abraços

  45. Luiz Gottschall

    comentou em 4/03/2010, às 13:09

    Muito bonito e muito bacana mas o clube deveria se modernizar e transferir toda a área sócial para outro lugar. Nas Laranjeiras deveria existir só o futebol. A piscina deveria ser usada apenas pelos profissionais do futebol.

    Com aquele espaço das quadras de tenis faríamos um novo estádio para 25 mil pessoas,um grande complexo com centro de treinamento, dois subsolos para estacionamento, 2 mil carros e um verdadeiro centro moderno para o FLU!

    O FLUMINENSE É FUTEBOL CLUBE – TEM QUE CAIR NA REAL!!

    Bolnha

  46. IGOR CARVALHO

    comentou em 4/03/2010, às 13:10

    Corrigindo: “…usar o que ele paga.”

  47. Diogo

    comentou em 4/03/2010, às 13:14

    Caro Igor,

    Concordo com você, e acredito que eu faria o mesmo.

    Se for verdade o que o Marcel Mota disse, que é proibido pelo estatuto portar qualquer símbolo de outro clube, aí sim cabe expulsar o marginal enquanto não jogar ácido na tatoo.

    Infelizmente não posso frequentar o clube, por morar em Curitiba. Mas confio em vocês para resolver esta questão.

    Diogo Trindade

  48. Alessandro Carvalho

    comentou em 4/03/2010, às 13:27

    Já não basta o babaca do Smigol (aquele reporter careca da sportv) que é urubu fanático, também tem uma tatuagem enorme e vive frequentando a nossa casa…

  49. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 13:36

    Caro Altamiro,

    A piscina olímpicca tem 50 metros, e o campo de futebol tem 102 x 70. O campo é pequeno? Certas mentiras, de tanto repetidas, acabaram “virando” verdades. Muita gente repete que é pequeno. Mas nosso campo é maior que o da Bombonera, por exemplo, que tem 102 x 65,7, onde o Boca deve ter vencido umas 5 libertadores.

    Cuidado, porque o pessoal que prefere circo ou quadras de tênis conta, há mais de 25 anos, um monte de mentiras sobre nosso estádio, que acabaram colando.

  50. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 13:40

    Perdão, Altamiro, o Boca ganhou 6 Libertadores num campo menor que o das Laranjeiras.

  51. Diogo

    comentou em 4/03/2010, às 13:59

    E. Pfisterer,

    É possível aumentar a capacidade do nosso estádio para 25.000 / 30.000? Existe área suficiente para tal?

    Menor que isso acho que seria apenas para as divisões de base.

    Diogo Trindade

  52. Gabriel Valente

    comentou em 4/03/2010, às 14:09

    Em breve me tornarei um “piscineiro”.

    STs

  53. Claudio Pires

    comentou em 4/03/2010, às 14:16

    Além dos tópicos mencionados pelo Eduardo Albuquerque, houve outros sobre futebol de mesa, patinação artística, tiro e outros, faz parte do projeto da Flusócio divulgar todo o Clube.

    Eu também estou me tornando piscineiro, sempre que posso vou ao Clube e aproveito para nadar um pouco.

  54. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 4/03/2010, às 14:19

    Vou pegar carona nesse papo do campo.

    É verdadeira a informação de que o gramado do Fluminense é superior (em dimensão) ao de muitos outros estádios “grandes”. Também é verdade que, havendo vontade, é possível construir em Laranjeiras um estádio de futebol grande o bastante para comportar algo como 25.000-30.000 pagantes com conforto.

    Entendo que essa não é a prioridade nesse momento (leia-se NESSE MOMENTO) mas estou certo que é viável o Fluminense fazer uma parceria com alguma empresa para tornar o estádio uma realidade.

    Já defendi aqui a remoção das quadras de tênis do local onde elas se encontram para “abrir o espaço necessário para a realização das obras. Isso não significaria o fim das quadras de tênis. Não sou favorável ao fim das mesmas.

    É necessário destombar toda a arquibancada atual mas creio ser perfeitamente possível preservar a sede, viabilizar o acesso dos sócios à parte social, manter o tênis e construir um estádio naquele espaço.

    Em tempo, não compro esse papo do caos no acesso aos jogos.

    É claro que havia confusão nos jogos em Laranjeiras (para +- 7000 pagantes). Nunca foi feito um plano/projeto sério para lidar com o fluxo de torcedores em dias de jogo. Isso pode ser feito. Se houver vontade/seriedade.

    É sempre bom lembrar que uma das principais estações de metrô da linha 1 é perto do clube e muita gente abriria mão, com um sorriso no rosto, de vir de carro para frequentar o Estádio do Fluminense.

    []s e ST!

  55. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 14:40

    Aumentar o estádio para 25.000/30.000 acho mais difícil. Nada é impossível. Mas teriamos que, ou conseguir autorização para derrubar as arquibancadas populares que estão lá, refazendo-as, ou criar talvez uma estrutura em balanço que cobrisse as quadras de tênis, ou até algo tipo ficção-científica, em que uma estrutura saísse do chão e abrisse como arquibancada, uma arquibancada robô, inspirada nos brinquedos de parques de diversão. Tudo muito complicado.

    Mais viável seria um estádio para 15 mil pessoas, em que já poderíamos jogar, no Brasileiro, aqueles jogos em que a gente costuma botar 12 mil pessoas no Maracanã.

    Imaginem os amistosos alí. A Libertadores dos Juniores, com Flu, Boca, Fla e River. Um novo sul-americano de seleções, como em 1919, só com juniores. O amistoso dos 100 anos do flaxFlu, etc…

    A hora para se mexer no estádio é essa, mais do que nunca. Teremos copa do mundo e olimpíadas pela frente. Simplesmente, em 2014, época da copa, a seleção brasileira completa um século, e o primeiro jogo foi em Laranjeiras. Haverá dinheiro para investimento em esporte, e não podemos perder a oportunidade de resolvermos nosso estádio. O próximo presidente será decisivo. Esta não é uma bandeira do Julio Bueno. O projeto do Peter certamente será muito melhor.

  56. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 14:44

    A Flusócio, nossa candidatura, precisa falar do estádio, empunhar essa bandeira também. Ou os caras vão levar essa bandeira sozinhos, enquanto nos acusam de defendermos soluções tipo o circo, como nossos tão criticados aliados.

  57. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 4/03/2010, às 14:59

    Também sou a favor de se separar o futebol da parte social. Mas mandando o pessoal da piscina e do tênis para outros clubes, através de convênio.

    O Fluminense é Clube de Futebol.

    E, principalmente, proibir a associação de torcedores de outros times.

  58. E. Pfisterer

    comentou em 4/03/2010, às 15:00

    O tombamento não nos permitirá construir nenhum shopping no lugar daquele estádio. Ou fazemos algo interessante para o futebol, ou aquilo vira circo. O campo também é tombado. Se virar estacionamento, vai ter que ser sobre a grama. A hora de se mexer é agora.
    Quanto vale um estádio? Um estádio sim, bem explorado, pode pagar uma dívida de R$ 300 milhões. Muitos constroem, do zero, estádios de 1 bilhão que se pagarão com o tempo.

    O nosso estádio, que tem terreno nobre já pago, a melhor das histórias para contar, e parte das arquibancadas prontas, só precisa de três novidades:

    1)Um novo projeto conceitual;
    2)Principalmente, uma boa programação, como qualquer palco.
    3)O dinheiro dos interessados em investir em esporte. O Itaú, por exemplo, criou um fundo só pra isso. Imaginem também como ficaria bem para a Coca-Cola, que anuncia em tudo o que é lugar o seu projeto de Reciclagem: http://www.vivapositivamente.com.br/. Em 2014 e 2016, nosso estádio tem história para ser notícia no mundo inteiro, e grandes patrocinadores poderão querer explorá-lo.

  59. Bruno

    comentou em 4/03/2010, às 15:09

    No futuro, laranjeiras deveria ser apenas para o futebol!

  60. Vinicius Ribeiro

    comentou em 4/03/2010, às 15:52

    Cada dia é um novo dia na política…

  61. Alessandro Carvalho

    comentou em 4/03/2010, às 16:19

    Estádio Manuel Schwartz:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_das_Laranjeiras_(Rio_de_Janeiro)

    CTRL C
    CRTL V

  62. Alessandro Carvalho

    comentou em 4/03/2010, às 16:20

    ou clica em cima

  63. helio f muylaert s lima

    comentou em 4/03/2010, às 23:23

    Nuna tinha ouvido falar de ratazana, conheço apenas um gambá que passeava pelo clube e tem andado sumido. Não há como comparar as piscinas de clube com grande número de associados (FLU) com piscinas de clubes fechados, academias ou condomínios. Nossas piscinas têm aspecto bom e parecem limpas, com exceção da olímpica. Os azulejos da olímpica estão encardidos e parecem sujos e é comum vermos algum tipo de sujeira no fundo. As mangueiras que são usadas no processo e circulação de água também parecem antigas e improvisadas. Mas, apesar disso, nota-se que a água está efetivamente clorada. Os banheiros do parque aquático e dos vestiários poderiam ser limpos com maior frequência. Os azulejos dos WC dos vestiários estão sempre cobertos de pó. Essa estória de separar “piscineiros” de “futeboleiros” não leva a nada. Talvez ela tenha nascido na época do Presidente Nelson Vaz Moreira. Segundo alguns associados antigos ele teria vendido o passe de Carlos Alberto Torres ao Santos para arrecadar fundos visando à construção do Parque Aquático. De qualquer maneira isso é coisa do passado.

  64. José Carlos F. da Costa

    comentou em 5/03/2010, às 0:08

    Estou nadando às 4ª e 6ª às 9h com a profª Ana nos masters. Vou ver se encontro algum colega daqui por lá. Saudações tricolores.

  65. Ivo Chermont

    comentou em 5/03/2010, às 11:50

    o post me pareceu uma brincadeira. Definitivamente, estou perdendo as esperanças….qualquer um que vá no google earth e vá até as piscinas do Flu, vê um grande retângulo negro, que é a nossa piscina olímpica.
    Há alguns anos ou meses, eu veria reclamações e críticas (acho que se procurar dá para achar) por parte de vocês a mais esse descompromisso da atual gestão. Mas, algumas coisas parecem estar mudando bem depressa.

  66. Rogério Felix

    comentou em 5/03/2010, às 15:52

    Caro Ivo e quem mais comentou sobre “interesse político” nesse post sobre o parque aquático do Flu.

    Sinceramente, me parece que o viés político está na cabeça de quem pensa tal coisa. Assim como acontece às vezes com quem vê maldade em coisas simples, existem até piadas sobre isso, de más interpretações sobre o que se lê/ouve.

    Fato é que n[os da Flusócio discutimos ano passado que, após a forte campanha para que tricolores entarssem de sócio, seria obrigação nossa apresentar todas as suas áreas. Chegamos a pensar até em fazer um mapa do clube como serviço ao sócio (repare que o nome do grupo é FluSÓCIO).

    Sendo assim, desde o ano passado, se você for leitor assíduo do blog deve saber, fizemos vários posts sobre áreas do clube como o Tiro, Sauna, etc. Agora fizemos um sobre o parque aquático, e tem caráter político??? Levando-se em conta ainda que piscinas são as áreas de lazer mais procuradas em qualquer clube.

    Também quisemos desde o ano passado, que apesar de torcedores apaixonados pelo futebol do Fluminense, também sentimos prazer na convivência do Flu clube social, principalmente por representar a casa do torcedor tricolor.

    Me desculpem ser direto mas é triste ter intenções construtivas sofrendo as contínuas buscas de chifres em cabeça de cavalo que as pessoas fazem. Parece que quando se está na vitrine, como a Flusócio com este canal de transparência, recebe-se críticas pelo que se faz, assim como também pelo que não se faz, pelo que se escreve e pelo que não se escreve. Difícil.

    Abraços.

  67. E. Pfisterer

    comentou em 5/03/2010, às 16:21

    Rogerio,

    Dá pra entender as questões do Ivo. Muitos de nós, que nos tornamos sócios, moramos longe do clube e não temos interesse pelo clube social que, de fato, vem representando um papel antagônico ao Futebol, e contribuiu decisivamente para a decadência tricolor.

    No entanto, é preciso entender que, havendo a divisão entre o futebol e o clube social, este último também tem que ser contemplado com o progresso, uma vez que enquanto forem um só clube, o poder de decisão também é deles, e com bastante autoridade. Infelizmente não colocamos 5 mil novos sócios votantes, vindos da torcida, neste processo atual.

  68. Rogério Felix

    comentou em 5/03/2010, às 19:20

    Caro Pfisterer,

    Concordo em parte contigo, eu também entrei pela paixão pelo futebol, moro longe e não aproveito a parte social do clube. Mas acho que o serviço de “apresentar” o clube social depois de ter feito campanha para associação um compromisso com esses novos sócios. E essa ação começou muito antes de qualquer possibilidade de conversa com grupos ligados so social, daí acho no mínimo deselegante chamar um post dentro do mesmo tema como algo de “interesse político”.

    Ah, não elogiamos a administração em nenhum dos posts sobre as atividades sociais e esportivas do clube, apenas as APRESENTAMOS AOS SÓCIOS.

    E temos sim muitas críticas à forma como esses espaços são (mal) administrados, e achamos que competência pode ser aplicada em qualquer área do clube e da vida. Competência nunca faz mal. Mas não é porque temos críticas ao Presidente e sua administração que temos que esculhambar nossa casa. Temos profundo respeito e consideração por qualquer espaço que represente o Fluminense Football Club.

    Abraços.

  69. E. Pfisterer

    comentou em 5/03/2010, às 23:43

    Ta certo, Rogerio, mas tambem não veria problema se fosse interesse politico. Acho valido tanto apresentar os espacos como servico aos novos socios, quanto por interesse politico, ja que a politica, como dizia o Tancredo, e’ a arte do possivel, ou seja, de tornar possivel o objetivo desejado.

  70. eduardo abreu

    comentou em 6/03/2010, às 8:29

    inacreditável o comentário deste cidadão de Imperatriz do Maranhão. acho melhor ele falar somente de futebol, porque de clube não entende nada.

  71. Eduardo Fontes

    comentou em 6/03/2010, às 9:31

    O nosso Parque Aquático é lindo. Estilo modernista com um belissimo painel de moisaco que acho ser do Paulo Werneck (grande artista Paquetaense). Lindão mesmo que deveria ser explorado junto com as belezas de nossa incomparável sede!

    ST

  72. Ivo

    comentou em 7/03/2010, às 0:54

    Nenhum tricolor é contrário à parte social do clube. A criaçõa do termo piscineiros para designar uma parte dos sócios do FLuminense não foi uma ficção. Existem em todos os clubes frenquentadores que priorizam a parte social. O post erra ao imaginar que um destes sócios por ser tricolor não pensa no seu voto com ênfase na parte social. Diversos piscineiros são tricolres, vão aos estádios de futebol, torcem, sofrem, mas na hora de votar o principal é a piscina, a sauna etc e tal.Portanto, é fato que existe a divisão. E para acabar com isto é a tarefa fundamental a separação da parte social do futebol. E, principalmente, alavancar o sócio torcedor. Sou sócio do Fluminense desde de 1970, por um único motivo sou torcedor. Adoraria poder contribuir exclusivamente para o futebol.Como eu milhares de torcedores e vários sócios. Gostaria de saber se no programa do Peter está contemplada esta separação? Será que esta bandeira é do Silvio Kelly? É importante a união das oposições, mas mais importante é evitar a mera dança das cadeiras e de nomes para tudo ficar como está.

Deixe o seu Comentário

MODERAÇÃO DOS COMENTÁRIOS:

No intuito de manter o alto nível dos debates, aumentando cada vez mais a credibilidade desse espaço, optamos por tornar mais rígidas e transparentes as regras de moderação. Sendo assim:

1 - IDENTIFICAÇÃO: Não serão mais aceitos comentários identificados por apelidos ou pseudônimos. Todos os comentários deverão estar identificados com nome e sobrenome.

2 - LINGUAGEM: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores, pessoas públicas ligadas ou não ao Fluminense, ou mesmo grupos de pessoas.

3 - ASSUNTOS: A idéia é que os comentários se prendam ao debate do assunto levantado pelo post. Assuntos off-topic podem ser aceitos excepcionalmente, em função da relevância e da urgência. Mas não devem ser usados para desvirtuar o debate. Assuntos off-topic podem vir a não ser aprovados caso a moderação entenda que não atendem aos requisitos de relevância ou urgência.