Um projeto impessoal
Publicado em 12.03.2010.
Por Flusócio

O ex-vice-presidente de futebol tricolor, Ricardo Tenório, concedeu recentemente entrevistas aos sites Torcida Tricolor e Canal Fluminense. A Flusócio se manifesta sobre essas entrevistas em relação às críticas que recebeu, pela vinculação ao seu candidato Peter Siemsen e ao projeto de gestão da candidatura. Ressalte-se ainda que este hoje está em fase de aperfeiçoamento conjunto com o grupo Tricolor de Coração, considerando as premissas e propostas bem conhecidas de ambos, visto que participaram das últimas eleições, e ainda aberto a propostas de novos grupos que venham a compor a frente de oposição.
Sem entrar nos pormenores de um litígio que é de caráter mais pessoal do que divergência ideológica, e evitando especular sobre as motivações que alimentam o seu posicionamento atual, e ainda sem deixar sempre de agradecer ao Ricardo Tenório pela sua participação e colaboração no processo de recuperação do Fluminense no Brasileirão 2009, gostaríamos de entrar no mérito das críticas sobre o nosso projeto de gestão Peter/Flusócio/TC, principalmente no que concerne à relação com o patrocinador e o iguala com o da candidatura da situação.
A Flusócio, como quem convive e conviveu conosco de perto e também quem acompanha suas opiniões através de seu blog já deve saber, pensa e age com os interesses do Fluminense sempre em primeiro lugar. Também temos críticas à relação do Fluminense com a Unimed, tendo a percepção de que os erros são cometidos pelas duas partes. A interferência do patrocinador no futebol do clube, apesar do patrocínio vir desde 1999, se iniciou em 2004, com o convite do ex-presidente David Fischel, pela parte do Fluminense, a que o Sr. Celso Barros, presidente da patrocinadora, assumisse a vice-presidência de futebol do clube. Desde então, seu sucessor, Roberto Horcades, tem deixado que a relação de interferência continue existindo.
O Fluminense precisa de um patrocínio compatível com a sua grandeza. Precisa de recursos para manter uma equipe de qualidade e competitiva, e tem ainda que criar alternativas para, enquanto não equaciona suas dívidas, conseguir que os recursos não sejam continuamente penhorados, o que tornaria o clube inviável operacionalmente. Seja a Unimed, seja outro patrocinador, o Fluminense merece que sejam em valores que lhe permitam montar uma equipe digna da sua camisa e que sua área de atuação se limite a ações de marketing criadas em parceria com o clube. E a gestão do futebol, expertise do Fluminense Football Club, fica 100% a cargo deste. Necessário, claro, que o clube demonstre seriedade e competência na sua área de responsabilidade, o que pelo o que sabemos vem faltando há muitos anos. A candidatura Peter/Flusócio/TC prega a defesa dos interesses do Fluminense e sua plena autonomia no que se refere à gestão do futebol, com qualquer patrocinador. Qualquer coisa diferente disso afirmada por qualquer pessoa ou é mera especulação, ou pura desinformação, ou há algum interesse envolvido.
Lembramos ainda que, apesar de ter sido dito que há insanidade ou ingenuidade em pensar que a relação com o patrocinador, qualquer que seja, será dentro dos limites definidos pelo clube, quando o Fluminense – devido a pressões políticas internas – estruturou seu departamento de futebol de forma profissional no final de 2006 e limitou a ação do patrocinador, colhemos bons frutos em 2007 (Copa de Brasil) e 2008 (Libertadores). Infelizmente, o bom trabalho foi desfeito pela falta de visão, firmeza e organização da administração Roberto Horcades/Tote Menezes.
Temos que enfrentar a realidade que o patrocínio com a Unimed foi renovado no final do ano passado pela administração do clube, com a anuência da vice-presidência de futebol, sendo inicialmente por um ano, mas com condições contratuais de renovação automática por mais três anos fechados (sem reavaliações e renovações a cada ano nesse período), sendo que a decisão de cancelamento só poderá ser feita com a manifestação explícita da atual administração, em final de seu mandato, pouco antes das eleições de novembro. O próximo presidente, portanto, poderá herdar um contrato de três anos com pouca possibilidade de renegociação, tendo que, em caso de querer rescindi-lo, pagar multa contratual e ainda quitar uma dívida pendente com o patrocinador. Criticamos, dessa forma, a negociação recentemente feita com a Unimed, que consideramos não foi a melhor na defesa dos interesses do Fluminense.
Com relação à afirmação de que o Sr. Celso Barros teria imposto ao nosso candidato uma administração colegiada do clube, nos parece uma inverdade, visto que Peter, após ter sido sugerida tal proposta – pelo desespero do patrocinador e até do presidente Horcades, que disse que não sabia o que fazer naquele momento (agosto passado) para salvar o clube das dívidas e do rebaixamento iminente –, marcou reunião com representantes dos grupos de oposição para dar ciência e discutir apoio conjunto à ideia, assim como uma semana depois houve reunião da Flusócio para deliberar sobre seu apoio ou negativa a tal proposta. Júlio Bueno também chegou a ser contatado pelo presidente da Unimed, pedindo união de todos em favor do clube. Claramente não houve imposição, e sim uma consulta desesperada focada principalmente no nome do Peter, visto sua credibilidade e forte representatividade na oposição à caótica administração Horcades. Essa proposta de gestão colegiada de todo o clube, pelas suas óbvias dificuldades políticas e operacionais, jamais foi à frente, mas dela resultou, posteriormente, no convite pessoal dos presidentes do clube e da patrocinadora direta e especificamente a Ricardo Tenório para a assunção da vice-presidência de futebol, que aceitou e, pela situação crítica do time no campeonato, arregimentou o apoio do Peter e da Flusócio.
Por fim, sobre as adjetivações de que o projeto de gestão Peter/Flusócio/TC seria teórico, inválido, subserviente, ingênuo e despreparado, ou mesmo que grupos com história e representação política no Fluminense apoiariam um candidato oportunista, temos a declarar que foi uma infelicidade do ex-vice-presidente Ricardo Tenório, e acreditamos que devam ter sido ditas em um momento de forte emoção, pois conhece bem as nossas diretrizes, propostas e ações. Consideramos imperiosa a transformação da administração do Fluminense do atual modelo arcaico de amadorismo, personalismos e divisão política calcada em rancores, para uma nova política de união de ideias que propicie a implantação de uma gestão moderna, eficiente, profissional, responsável com o patrimônio e as finanças, fundamentada em planejamento, metas, transparência e, sempre, acima de tudo, defesa inconteste dos interesses do Fluminense, nossa referência, nossa grande paixão.
Retornar à Página Inicial
comentou em 12/03/2010, às 17:58
Parabéns aos meus colegas da FLUSÓCIO, só um comentário: AGORA É PETER PRESIDENTE!!!!!!!!!!!!!!!
comentou em 12/03/2010, às 18:01
Parabéns, Flusócio. É a postura que esperava do maior grupo de oposição do FFC.
comentou em 12/03/2010, às 18:04
Infelizmente não pode ser diferente. Quem fala/escreve o que quer, ouve/lê o que não quer.
É da vida.
Continuo muito grato a Tenório/Mário Bittencourt pelo trabalho feito em 2009. Mas colocar o emocional acima de tudo é triste. Se for por motivos eleitoreiros então…
comentou em 12/03/2010, às 18:19
A Flusócio e o Peter, por seus trabalhos de excelência, estão virando vidraça de muitos personagens políticos do Fluminense. Para mim, isto é claro. Fico feliz em saber que a Tricolor de Coração está com vocês tocando um projeto sério, pois os dois grupos têm quadros essenciais para o futuro do clube.
comentou em 12/03/2010, às 18:22
Caros,
Fiquei satisfeito por ler um posicionamento da FluSocio sobre as acusações do Tenório. Mas eu ainda gostaria de saber quais são as propostas do grupo para o próximo mandato de presidente…
Não entendo muito de política, mas acredito que se forem listados objetivos (e se possível informar como pretendem realizar), várias pessoas compreenderão e poderão esclarecer todas as suas dúvidas e escolher um candidato.
Compreendo que o motivo pelo qual o Peter não escreva nada (ao menos de forma direta) ao blog, seja uma forma de preservar a sua imagem (ninguém agradará a gregos e troianos), mas eu realmente gostaria de vê-lo defender a sua candidatura e seus projetos.
Diogo Trindade
comentou em 12/03/2010, às 18:27
Embora o Tenório negue o desejo de se candidatar a presidência, as suas entrevistas me pareceram um verdadeiro palanque eleitoral. Inclusive estratégicamente afagando os grupos que podem vir a apoiá-lo, e calculadamente evitando o assunto Flusócio, grupo que ele não tem como criticar, e ele sabe bem disso, mas que já tem seu candidato definitivo e inegociável.
Agora, me vem a cabeça um cenário hipotético:
Tenório se candidata.
Horcades renova com a Unimed por três anos.
Tenório se elege.
E o Fluminense, como fica? Vai viver de briga com o patrocinador?
Acho que as pessoas que se propuserem a encarar o desafio de ser presidente do Fluminense no próximo triênio devem tratar os assuntos ligados ao clube com um pouco mais de equilíbrio. Ainda mais um assunto dessa importância.
A busca por um patrocínio melhor para o clube deve ser uma constante, mas também não se pode largar o pássaro que está na mão pra catar dois voando. Ou se aparece com uma proposta concreta ou trabalha-se quieto. Do contrário, fica parecendo bravata.
comentou em 12/03/2010, às 18:30
Depois que aquele infeliz post anterior (e põe infeliz nisso) foi substituído por esse, até me animo a fazer uma coisa que evito ao máximo, ou seja, palpitar nas escalações do time e dar idéias sobre compra e venda de jogadores.
Minto, pois continuarei a não “escalar o FLU” e tirar o trabalho do Cuca, pois isso é de competência exclusiva do treinador, que se fosse dar ouvidos aos torcedores que frequentam somente o blog da Flusócio, teria que fazer umas vinte escalações diferentes para agradar a todos.
Mas já palpitei uma poucas vezes dando “sugestões quentíssimas” quanto à contratações de jogadores, e farei isso mais uma vez. Observem meu “raciocínio brilhante” demonstrado através do teorema abaixo:
a) O Palmeiras não tem centro-avante e gosta do Cléber que está no Cruzeiro;
b) O Cruzeiro tem o Cléber, mas gosta do Fred que está no Fluminense;
c) o FLU também gosta do Fred mas tem opções e precisa de um meio-campista experiente e de qualidade;
d) O Palmeiras tem o Diego Souza, que cairia como uma luva no time do FLU, clube que o revelou.
E chega de palhaçada pois acho que todos já entenderam o resultado final da operação, desaguando numa operação triangular envolvendo os três jogadores e os três clubes.
Falta alguém passar essa idéia ao Celso Barros e à Traficc, pois acho que isso seria uma coisa viável e que agradaria a todos.
O Palmeiras poderia levar ainda, de quebra, o Fernando Henrique para substituir o frangueiro e veterano Marcos, mas o Allan ficaria no Flu com o seu contrato melhorado e prorrogado.
Simples assim.
Fora adidas!
Fora dirigentes incompetentes!
comentou em 12/03/2010, às 18:32
Excelente post.
Como tricolor serei eternamente agradecido a todos que aajudaram a nos tirar do rebaixamento em 2009: Dirigentes, CT, jogadores, sócios , torcedores, etc.
Mas…
Quem coloca o pessoal acima dos intereses do Fluminense…
Sergio Mota não é ninguém.
Quem é Peter Siemsen?
Flusócio…o que é isso?
FLUMINENSE F C … acima de tudo e de todos!!!
É por estas e outras e que me filiei a Flusócio.
Acredito nos ideias e nas práticas deste grupo.
E enquanto continuarem pensando no Fluminense, acima de qualquer interesse, de quem quer que seja, terão meu voto, meu apoio, e tudo mais que eu puder fazer, para ajudar a tirar o meu amado clube das 3 cores que traduzem tradição, deste lamaçal, em que se encontra administrativamente.
PETER SIEMSEN 2010!
FLUMINENSE SEMPRE
comentou em 12/03/2010, às 18:32
Acho que uma parceria com a Unimed só deverá continuar no caso do Sr. Celso Barros não mais emitir nem sequer opiniões acerca da utilização das verbas e da montagem do time e condicionada também à possibilidade do clube buscar outros patrocinadores para mangas da camisa, shorts e etc.
comentou em 12/03/2010, às 18:33
Onde está “deverá” leia-se “deveria”.
comentou em 12/03/2010, às 18:39
Excelente! Sempre com a clareza e elegância de sempre. Não poderia ficar em branco. A questão da Unimed foi esclarecida com muita precisão.
Bola pra frente ! PETER PRESIDENTE !
comentou em 12/03/2010, às 18:45
Galera,
“… para uma nova política de união de ideias que propicie a implantação de uma gestão moderna, eficiente, profissional, responsável com o patrimônio e as finanças, fundamentada em planejamento, metas, transparência e, sempre, acima de tudo, defesa inconteste dos interesses do Fluminense, nossa referência, nossa grande paixão.”
Perfeito. Espero que não sejam apenas palavras ao vento. Nós brasileiros já estamos cansados de promessas.
No mais, o que mais me incomoda e o que mais desejo… TRANSPARÊNCIA.
saudações SEMPRE tricolores de um SÓCIO tricolor
comentou em 12/03/2010, às 18:56
Parabens ao RT pelo trabalho do ano passado!
Parabens ao grupo pela nota!
Triste por constatar que dificilmente PS e RT não estarão juntos nas próximas eleições
comentou em 12/03/2010, às 18:58
Belíssima nota. Parabéns pela serenidade e retidão.
Abraços!
comentou em 12/03/2010, às 18:58
E amanhã todos no churrasco!
comentou em 12/03/2010, às 19:01
Bolt, meu caro
deixe-me endossar e repetir uma parte do que você falou, que acho que é o grande pulo do gato na história toda:
“trabalhar quieto”
é isso aí.
de falador basta o Horcades.
a nossa toada tem que ser essa. falar pouco e fazer mais, como sempre fizemos. Estamos trabalhando aqui na nossa. No ritmo certo. Que os outros fiquem falando e esbravejando. Se entrarmos nesse jogo, quem perde é o Fluminense.
Continuemos o trabalho! Peter Presidente 2011-2013!
comentou em 12/03/2010, às 19:06
Veio a resposta. E para lá de satisfatória. Enfrentou todas as questões suscitadas com clareza, equilíbrio e elegância.
Parabéns àquele que concebeu esse texto, ou àqueles.
No cenário atual, em que há três candidatos, com tendência de polarização entre dois nomes, não tenho a menor dúvida de que o Peter Siemsen é a melhor opção. A aliança com a Tricolor de Coração é excelente. E o fato de o José de Souza já ter lançado candidato é uma grande notícia, porque evita os males de uma composição por demais heterogênea na base eleitoral do PS, o que passou a ser temor de muitos torcedores, quando se aventou o apoio do SK.
Ideal Tricolor e PavTri possuem, pelo menos no meu modo de ver, muito mais afinidades com Flusócio e TC do que com o candidato da situação, ou com o candidato do José de Souza.
Assim, se houver um quarto nome, o único resultado político será o aumento das chances de vitória do Júlio Bueno. Isso sim é que seria mais do mesmo.
ST.
comentou em 12/03/2010, às 19:09
A ENTREVISTA DE RT TERIA QUE TER UMA RESPOSTA E ELA FOI DADA COM MUITA ELEGÂNCIA E TRANSPARÊNCIA. PARABÉNS!
PRECISAMOS DE GENTE NOVA, COM IDÉIAS NOVAS E SEM DEIXAR DE LADO TODA A NOSSA TRADIÇÃO. PETER É O CANDIDATO PREPARADO PARA LEVAR O NOSSO CLUBE POR UM CAMINHO GLORIOSO E DE MODERNIDADE.
SAUDAÇÕES TRICOLORES!!!!!!!!!!!!
comentou em 12/03/2010, às 19:17
Ótimo post…
Exclarecedor e muito educado.
Mas e essa de renovação automática com a UNimed hein???
Isso é anti-ético (já que p mandato acaba no fim do ano) e deveia ser proibido na verdade…
Assinar contrto de patrocínio por todo o mandato do novo presidente?????
Deve ter como derrubar isso na justiça… não é possível!!!!
comentou em 12/03/2010, às 19:23
Agradeço ao RT por ter ajudado o clube na luta contra o rebaixamento em 2009 mas com uma observação, ele nao estava sozinho nessa luta, mas parabens mesmo assim.
Agora me pergunto, porque essa critica a Flusocio e ao Peter?? Esta parecendo uma jogada politica para tirar eventuais eleitores da Flusocio/Peter em prol de outro candidato, e o que é pior, outro candidato que NÃO ele, Ricardo Tenorio.
SE O RICARDO TENORIO AMA REALMENTE O FLUMINENSE, ELE SABE O QUE É MELHOR PARA O CLUBE.
O FLUMINENSE PRECISA DE MUDANÇAS. PETER PRESIDENTE EM 2010.
ST.
MAX NORONHA -
comentou em 12/03/2010, às 19:31
Minha opinião sempre foi a de que o Celso barros é extremamente nocivo ao clube. Nesse ponto tenho que concordar plenamente com o RT. A Unimed, por consequência, não é o melhor patrocínio para o Flu. Não resta dúvidas de que ainda precisamos desse patrocínio. Entretando, já passou da hora de desmamarmos desse sangue suga. Acredito que nem Peter nem ninguém conseguirá impedir as ações improdutivas do tio Celso. Os números não mentem nunca. O saldo da parceria Unimed-Flu é absolutamente negativo. O Flu se apequenou nos últimos anos, apesar de ter tido um dos maiores aportes financeiros entre os clubes brasileiros.
FORA UNIMED E CELSO BARROS!!!!!!!!!!!!!!!!
comentou em 12/03/2010, às 19:57
Parabéns à Flusócio pela serenidade e objetividade do post. Ao Ricardo Tenório nossos agradecimentos pelo excelente trabalho em 2009, ao lado de Mario Bittencourt, Cuca, Comissão técnica, jogadores e torcedores. Essa renovação automática do patrocinador , 30 dias antes do termino do atual contrato, não atende aos interesses do Fluminense. Engessa a futura administração, seja ele qual for. A posição da Flusocio é clara no sentido de procurar os melhores caminhos para uma gestão profissional do clube. A primeira providencia do futuro Presidente será SALDAR a dívida com o Sr. Celso Barros e a Unimed. A partir daí, administrar o futebol com uma CT permanente, profissional, livre de intervenções e palpites do patrocinador.
comentou em 12/03/2010, às 19:57
O personalismo do RT fica cada vez mais claro. Isso é justamente o que deixou o Flu no estágio atual de amadorismo.
comentou em 12/03/2010, às 20:16
Caro Antonio Carlos,
Você quer ver o Fred no Cruzeiro? O Fluminense precisa contratar um meia ? O Diego Souza serve, tudo bem. Mas não podemos nos desfazer do nosso grande craque. Tá maluco, repaz?!
O Alan é muito bom e deve ser mantido. Mas como eu já disse antes o tal Andre Lima veio para preparar saída do menino. Se sair mesmo, o que devemos lamentar muito quando acontecer, pelo menos que seja numa troca pelo Diego Souza. ( É incrível como a gente fica fazendo exercícios mentais para se autocompensar pelas nossas perdas snunciadas. Pobre torcida! )
Em Tempo, Julio Cesar não joga e o Cuca começa na esquerda com….Thiaguinho
.
Francamente, socorro! Voltem com o post anterior!
Sem craque não se ganha nada.
SDs Tricolores
comentou em 12/03/2010, às 20:22
RT ajudou tanto quanto milhares no inicio e milhoes depois na busca de continuar na 1ª. Com o retorno de outras pessoas na época é impossivel dizer que foi ‘a’ ou b’, pois ate proprios jogadores afastaram alguns deles. os ingressos outros time já começavam uma semana antes, os nossos começavam na quarta. Respeitei acreditando pela seriedade flusocio, mesmo carregado em política. Mas a bola era bem menor, seja porque é menor mesmo ou era cortada pelo sistema do Horca.
comentou em 12/03/2010, às 20:24
Esse post foi providencial.Sou grata ao RT pelo que fez em 2009, mas essas declarações são claramente eleitoreiras.O Fluminense precisa da ajuda de todos que realmente se importam com seu destino , com o resgate de nossas tradições.Que DEUS nos ajude , e olho vivo até Novembro.Sds.
comentou em 12/03/2010, às 20:24
Hm, só queria deixar minha humilde opinião sobre a Unimed… Primeiro, queria dizer que até hj não sei se a empresa é a melhor mesma no ramo de saúde, pode até nem ser grande coisa, mas tudo que sei é que eu e todos os meus familiares temos plano Unimed única e exclusivamente por tudo que esta fez/faz pelo Fluminense, simples assim.
Unimed é o melhor patrocinador que o Fluminense já teve, em todos os tempos, é a nossa Parmalat (quem tem mais de 30 sabe o que isso quer dizer), e o Tio Celso Patinhas, apesar de um pouco mimado, vaidoso e com gosto excêntrico para futebol, ainda assim é pra mim o maior tricolor do Brasil.
Sim, é simples, ele foi o único que teve condição e coragem de jorrar 15-20 milhões por ano em um clube que deve 300 e não conseguiria metade de outro patrocinador. Portanto, em quantidade, ninguém faz mais que ele.
Antes que digam “o Fluminense não precisa de Unimed, pode arrumar 200 bilhões por ano e blablablá”, me baseio no que leio:
Cruzeiro – maior que o Flu em torcida por pelo menos o dobro, mais títulos expressivos, “moderno” etc e blá, e nesse ano, jogando LIBERTADORES, tem patrocínio de 13 milhões de reais. Link do presidente falando, último parágrafo:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1472390-9825,00-PRESIDENTE+DO+CRUZEIRO+COBRA+TORCIDA+MAIS+ATUANTE+E+FAZ+PIADA+SOBRE+O+GOIAS.html
Bostafogo – Clube da mesma cidade, mesma quantidade de torcedores e mesmos títulos expressivos que o Fluminense. Link falando sobre os 9 milhões por ano que recebia até entrar esse ano:
http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2010/01/05/liquigas-botafogo-nao-renovam-contrato-de-patrocinio-915468852.asp
Por fim, a melhor resposta sobre a Unimed quem deu foi o candidato da Flusócio, quando disse que não há plano B. Foi claro, sincero, sabe que é impossível, nesse momento, o Fluminense arrumar outro que chegue sequer perto do que ela nos dá.
Pra peitar Unimed, primeiro tem que se ganhar Libertadores, Brasileirões, subir torcida pra, sei lá, 10 milhões de pessoas e por aí vai. Enquanto isso, ela é plano A a Z mesmo, e é um super patrocínio.
Abraços.
comentou em 12/03/2010, às 20:29
a gente apoiou o Tenório com 95% de chance de rebaixamento.
95% de chance.
e o que ele fez agora? bateu no nosso candidato.
o Flu precisa de união, e não de guerra de vaidades. Chega de briga, estamos
discutindo na areia movediça, não há mais clima para vaidade pessoal.
O horcades e o julio bueno nem falaram nada, estão quietos assistindo o Tenório atirar para todo lado. E quem perde com isso é o movimento de renovação no clube.
comentou em 12/03/2010, às 21:21
Parabéns!
Como sempre, esse grupo vem a público esclarecer com elegância, clareza e excelente português, as questões que foram lançadas na mídia pelo Ricardo Tenório.
Uma pena ver que um sujeito extremamente competente, que realmente agregaria muito valor ao clube, deu uma entrevista nesse nível, expondo o racha com o Mario Bittencourt e Peter. Enfim, ficou muito claro que suas declarações foram muito mais emocionais, e até bastante oportunistas, porque assim talvez, quem sabe, poderia arregimentar sócios que podem ainda não estar muito convictos sobre a candidatura do Peter. Achei interessante ele não baixar o sarrafo no Fred, porque pelo que sei, tiveram grandes diferenças, principalmente pelas “regalias” concedidas ao jogador.
comentou em 12/03/2010, às 21:24
Parabéns a Flusócio pela nota.
Como torcedor tenho enorme gratidão ao Ricardo Tenório em ajudar o Flu à fugir de um rebaixamento quase iminente em 2009.
Mas lhe faltou faro político e prever que em política, as coisas mudam como as nuvens.
Ricardo Lafayette.
comentou em 12/03/2010, às 21:29
Caro Ricardo Tenório,
Estou decepcionado.
A meu ver estás buscando seu espaço na política do FFC da pior maneira possível: atacando pessoas e candidaturas já estabelecidas, e moldando o discurso ao público votante que ainda encontra-se indefinido na sua escolha.
A meu ver existem maneiras mais dignas de tentar viabilizar sua candidatura. Normalmente não se constrói nada em cima de bravatas e revanchismo pessoal.
comentou em 12/03/2010, às 21:36
Na boa porcades tem que sair sem duvida da presidencia do nosso amado flusão mas não concordo com a saída de nosso atual patrocinador,o que tem que acontecer é mudar a forma do investimento feito pela unimed no caso de não interferir na contratação de jogadores,tecnicos e diretores e sim aumentar o valor do repasse para investimos na turma de xerem não só em instalações necessarias mais tambem em contratos com salarios merecedores e multas altas para não perdermos nossas joias tão cedo é isso aí só o começo!
comentou em 12/03/2010, às 22:15
Muito madura a abordagem sobre a Unimed.
O Fluminense não vai se reeguer rasgando contratos ou bradando bravatas.
Vai se reeguer com trabalho, competência e honestidade.
comentou em 12/03/2010, às 22:24
Seria possível a manutenção do patrocínio da UNIMED sem a interferência e sem a exclusividade?
Ou é utopia?
O Peter terá que engolir essa?
comentou em 12/03/2010, às 22:45
Caro Carlos Rodrigues
Eu não quero “ver o Fred no Cuzeiro”, o que eu gostaria é de ver o Diego Souza no FLU.
Considero o Diego Souza e o Conca, cada um no seu estilo, os melhores jogadores do futebol brasileiro naquela faixa que vai de uma intermediária à outra intermediária, ou entre o meio de campo e o ataque.
Considero o Fred, tecnicamente falando, o melhor e mais completo centroavante que vi jogar pelo FLU, mas considero que é mais fácil arranjar um substituto ou “improvisar” um centroavante sem muito prejuízo técnico para um time, do que conseguir um jogador de meio de campo do nível do Diego Souza.
Jogadores do nível técnico e da idade do Diego Souza (e do próprio Conca que já é nosso) são muito raros de se encontrar dando sopa por aí.
Se eles não são das seleções dos seus países, azar das suas seleções.
ST
Caro Marcelo Zambeli (2:24)
Concordo com você quanto à Unimed, que alguns desavisados teimam em crucificar.
Porém discordo frontalmente das duas outras informações que você postou.
O Cruzeiro não é e jamais foi mais importante do que o FLU no cenário brasileiro ou mundial.
Por enquanto ele continua sendo apenas um clube de alcance localizado, atualmente mais bem administrado do que o FLU e com duas conquistas de âmbito continental, mas isso é ainda muito pouco para ombreá-lo com os 100 anos de pioneirismo, tradição e glórias do FLU.
E quanto a sua torcida ser maior do que a do FLU, eu como todas minhas cuecas sujas se tal fato for verdade.
Quanto ao ridículo bostinha, a comparação entre o número de torcedores talvez esteja correta (não tenho certeza pois estas pesquisas ibopeanas tendem a nos diminuir e favorecer ao bosta), mas quanto aos títulos, é uma comparação tão aberrante e boçal que não merece nem comentários.
ST
comentou em 12/03/2010, às 22:54
Post excepcional!
Me orgulha muito o fato de participar de um grupo que tem tanta maturidade e pensa sempre no melhor para o Fluminense. Quando o Peter for eleito presidente em 2010 (se Deus quiser!) vou me lembrar sempre do modo que as coisas foram conduzidas dentro da flusócio, que agiu sempre com muita correção, honestidade e democracia, coisas difíceis de se encontrar em qualquer grupo. Será uma experiência pra vida toda, e depois desse fatídico novembro de 2010 vou estar tranquilo, pois minha grande paixão será comandada por esses competentíssimos membros da Flusócio, os quais eu pude conhecer ao longo desses meses. Quero dizer à todos sócios e não-sócios que falta pouco, muito pouco, para o Fluminense mudar, e nada vai abalar essa candidatura e vamos poder ver o Fluminense, em breve, num caminho digno e condizente com a sua grandeza. Por isso eu digo:
PETER PRESIDENTE EM 2010!
ST
Bruno Mota
comentou em 12/03/2010, às 23:11
Caro Carlos, eventuais alternativas de patrocínio estão sendo tentadas, até porque temos que ser responsáváveis e contar tanto com o cenário de herdar um patrocínio fechado por 3 anos como também nos preparar para a possibilidade de a atual administração, por qualquer motivo, entregar o clube sem patrocínio algum. Fato é que ser oposição cria suas complicações, pois tanto é difícil negociar alternativas quanto discutir o contrato em vigor. Mas trabalharemos arduamente em defesa dos interesses do Fluminense, seja com ou sem a Unimed. E se for com, será certamente em termos muito diferentes da gestão Horcades. Em relação ao futebol, algo próximo do modelo implantado no final de 2006 e que perdurou apenas durante o primeiro semestre de 2007 (a partir de então começaram os jogos políticos e a estrutura foi pouco a pouco sendo desmontada, tendo sido os últimos profissionais da equipe inicial desligados após a derrota na final da Libertadores em 2008).
Temos ainda que manter investimentos em Xerém, berço de talentos e, pelo momento esportivo que passará o Brasil até as Olimpíadas Rio 2016, investir também no fortalecimento da marca através de investimentos nos nossos esportes olímpicos.
Fato é que o patrocinador, seja qual for, não interferirá na administração do futebol, seja na escolha de contratações (apesar de poder obviamente sugerir eventuais atletas que possam interessar numa ação conjunta de mkt com resultado esportivo, porém a palavra final será *sempre* do Fluminense), seja na contratação de profissionais, dirigentes ou comissão técnica.
Forte abraço.
comentou em 12/03/2010, às 23:28
Parabéns à Flusócio por esta nota. Bateu no peito e assumiu o dever, de forma serena e totalmente responsável com o clube, de saber separar o discurso fácil do discurso realista – e o Fluminense não pode, em 2011, adiar ainda mais sua reorganização e, de uma vez, ser gerido de forma séria, com os pés no chão. O Fluminense não suporta mais 3 anos de gestão fantasiosa.
Peter Presidente já!
STs!
comentou em 13/03/2010, às 0:01
Não e possível q o patrocínio tenha que continuar
EXCLUSIVO e só pro Flu pq o América esta lá e sequer
a nossa manga da camisa eles liberaram pra $$ e poder
pagarmosos salários SEM ter que vender o Maicon
Isso pq ninguém explica?!
comentou em 13/03/2010, às 0:47
Achei este post muito prolixo mas com pouco conteúdo, talvez até mesmo para preservar de maneira louvável e política as partes envolvidas.
Mas apesar da forma muito pouco política com a qual o RT se manifestou eu ainda acho que aquela entrevista diz muita coisa sobre o Fluminense e até gostaria que se discutisse além da questão da Unimed.
Eu compararia o Peter e o RT ao Fernando Henrique e o Sergio Motta (o trator) que foi o verdadeiro dínamo daquele governo. Mas teria ele conseguido sem as aptidões políticas do FH? Acho difícil.
Eu ficaria muito feliz em ver o RT em um cargo executivo no Fluminense.
Quanto a questao da Unimed parece um fato inquestionável que não teremos patrocínio acima de 10 milhoes com outro patrocinador.
Mas o que adianta ter 15 milhoes e gastar da forma como está sendo gasto com os salários pagos para ex-jogadores em fim de carreira e ainda gerando dívidas trabalhistas para nos livrarmos dos trastes.
Acho que até metade seria melhor se pudesse ser gerido de forma honesta e competente.
comentou em 13/03/2010, às 1:12
Parabéns Flusocio!
Excelente post. Resposta muito bem dada, no tom e elegância característicos à todo verdadeiro tricolor.
Espero que RT coloque a cabeça no lugar, e veja como sua raiva e vaidade tomaram conta de sua titudes. Um pouco de humildade não faz mal para ninguém.
O Fluminense deve ser prioridade em nossos pensamentos! Sempre!!!
Muito bom ver a Flusocio respondendo com maturidade política e focada nos melhores interesses para o Fluminense.
STs,
JV
comentou em 13/03/2010, às 1:41
Mas vocês não defendiam ele???????????????????????????
comentou em 13/03/2010, às 1:53
Do mesmo jeito que critiquei o post passado, parabenizo por este.
É com transparência e posições firmes que se faz uma boa candidatura.
comentou em 13/03/2010, às 2:07
Ao contrário de Peter Siemsen, não foi exatamente ele (Tenório) quem também participou da decisão entre para renovar ou não o contrato de patrocínio com a Unimed, ao fim de 2009? Não apenas o contrato foi renovado por 1 ano, mas ficou com a leonina opção de renovação automática por 3 anos, com a decisão ficando a cargo da gestão atual..
Além disso, ele (Tenório) elogiou muito a Unimed em toda contratação de 2010.
Basta recuperar as matérias do Globo Esporte nos dias seguintes aos acertos com Willians, Everton, Julio César, etc.
Não existe MÁGICA. O que o Fluminense precisa é de GESTÃO.
O discurso do RT é de candidato e ele tem todo o direito, como qualquer um tricolor e sócio do clube.
Apenas é contraditório o seu discurso de hoje com o de ontem, em relação ao Peter e à Unimed.
Na minha opinião não se deve ganhar eleições com situações proveitosas mas sim com projetos realistas, nada de projetos mirabolantes e lindos no papel, mas com nenhuma sustentação de execução, usados apenas para arrebatar os ingênuos ou mal informados, numa pratica politiqueira. E nesta minha visão, o candidato (ou pretenso candidato) que usa o artifício de situações proveitosas e de ataque pessoal ao candidato oponente, não tem um ideal e em nada vai acrescentar ao clube.
comentou em 13/03/2010, às 2:40
Ricardo Tenório terá sempre meu respeito e minha gratidão pela CORAGEM de assumir, de peito aberto, contra tudo e contra todos, uma barca furada que era o Fluminense virtualmente rebaixado do ano passado. O fez com dignidade, honesttidade e, acima de tudo, vontade de defender os interesses do Fluminense em qualquer circunstância.
E participou, como o principal comandante do Departamento de Futebol, de uma reação que, apesar da ZONA que estava, e ainda está, o Fluminense, entrou para a história como uma das mais fantásticas e emocionantes do futebol brasileiro em todos os tempos.
Obrigado Tenório!!!
Certamente, como tricolor, Tenório viveu meses de intensa emoção. Se para nós, torcedores normais, de fora, aquelas semanas foram capazes de consumir noites de sono e dias de pensamento quase exclusivo no Flu, imagine para alguém que estava ali, com poder (relativo) e responsabilidade sobre tudo.
Infelizmente, depois desse fantástico feito, e não nos cabe julgar o mérito do que aconteceu, Tenório, por uma série de circunstâncias, tornou sua situação insustentável no clube. Parte, culpa do podre mundo do futebol, difícil de entender por pessoas de bem. Mas parte, também, culpa dele próprio.
O fato é que, nesse processo, criou-se uma “briga” quase insuperável entre ele e o Peter. Por motivos que, na minha opinião, poderiam ser claramente superados.
E aí surge o grande equívoco do Tenório… Como ficou claro nessa infeliz entrevista, movido por rancor, parece decidido a se aproveitar de um vácuo de momento na política tricolor: grupos ainda não vinculados às duas principais candidaturas + “comoção” interna contra patrocinador + avaliação de que acumulou “capital político” por ter capitaneado a fantástica reação de 2009.
E, nesse contexto, concede essa infeliz entrevista.
Lamentável. Em todos os sentidos. Espero que Tenório reflita e não cometa esse grande equívoco, pois ele sabe da seriedade com que a Flusócio, a Tricolor de Coração e o Peter estão discutindo um novo projeto, uma nova proposta de Fluminense. A continuar com essa postura e esse discurso fácil e demagógico de “FORA UNIMED”, independente do que isso possa acarretar, só vai conseguir uma coisa… Fazer a situação, materializada na candidatura Julio Bueno, bem como toda a corja que nessa última década vem afundando o Fluminense, SORRIR.
Sigo acreditando no projeto de gestão que vem sendo desenhado pela base de apoio do Peter. E torço para que Ricardo Tenório caia em si e abrace novamente o projeto.
A Flusócio e a candidatura Peter seguem firmes e fortes!!!
comentou em 13/03/2010, às 3:05
Em janeiro, RT exaltava a parceria com a Unimed
http://www.lancenet.com.br/noticias/10-01-05/677552.stm
comentou em 13/03/2010, às 5:38
Amigos
Me desculpem pela ignorancia na politica do Flu , ainda mais sofrendo e gritando de tao longe pelo meu amado Fluminense .
Li ,e nao entendo a entrevista do Tenorio como um caso meramente pessoal ja que confirma muitas ideias da maioria dos Tricolores e muitos pontos que ainda nao estao claros na possibilidade do Peter vir a ser meu candidato :
-Nao ha (ou nao se deseja ) alternativas para o patrocinio da Unimed ??
-Vai-se separar o futebol clube do social clube ??
-Os Traffics e Urans da vida vao continuar se locupletando com o Flu ??
-Xerem bem administrada vai ser prioridade ??
-Jogadores vao continuar a ser mais importantes do que a instituicao ??
Acho a personalidade e forca do RT fundamental e que deve ser canalizada para o Fluminense , o que espero seja prioridade da Flusocio neste momento , apezar das muitas diferencas .
O RT deve ser levado MUITO a serio e MUITO em consideracao pela Flusocio , pois ele fala e faz aquilo que todo Tricolor de clube e arquibancada espera .
Assumiu num momento que nem o Peter deu as caras , salvou o Flu ( ou nao ??) e saiu porque outra vez o Peter nao lhe o apoio necessario .
Voces nao ficariam P… ???
E isso ai . RT nao pode ser ignorado pela Flusocio .
Chamem ele de volta pra conversar , com risco de ver o meu Flu se perder nas proximas eleicoes .
Abracos e Saudacoes Tricolores de Singapura
Marcus Francisco
comentou em 13/03/2010, às 7:31
Cada dia fico mais orgulhoso deste grupo, nota serena, colocando os pingos nos is e agradecendo ao Tenório o grande trabalho produzido no ano passado,evidentemente com a colaboração de outros, como o gestor, o técnico e todos os atletas.
A competência que irá tirar o FFC do atoleiro deverá ser aquela de quem consegue agregar e não dividir as pessoas.
comentou em 13/03/2010, às 8:27
Mais uma vez vemos o diferencial da Flusócio:
O FLUMINENSE ACIMA DE VAIDADES, EGOÍSMOS E PESSOAS.
Tenório, espero que vc leia este post e reflita o que vc quer para o Fluminense. Não seja mais um grande guerreiro da história, que vai perder para a vaidade e pior, prejudicar a Familia Tricolor que anseia pela renovação, profissionalismo e acima de tudo o Fluminense em 1º lugar.
A Flusócio junto com o Peter, formam disparada a melhor simbiose candidato x conceito/profissionalismo.
Que todos os cidadãos desta familia, coloquem o FLUMINENSE em primeiro lugar.
ST,
Hugo Grillo
Peter Presidente
comentou em 13/03/2010, às 9:05
Bela nota. A diferença de categoria entre Flusócio e RT ficou clara. Destaco ainda os comentários de Boltshauser e Eduardo Albuquerque. É cristalino que RT busca uma candidatura; se ele é eleito e o contrato com a Unimed renovado antes dele assumir? Quem sai perdendo? Pober Fluminense.
comentou em 13/03/2010, às 9:24
Sobre o patrocínio, ele é bom em termos de valores (se levarmos em conta os salários pagos por ela) e o modelo também é interessante para o dinheiro não ser todo mês sugado por penhoras de dívidas trabalhistas.
O erro é postural. A diretoria do clube não pode admitir que jogadores tenham seus contratos negociados diretamente com a patrocinadora.
O correto seria apresentar a lista de possíveis reforços ao Celso Burros e perguntar-lhe quanto estaria disposto a pagar por cada um dos nomes da lista. Ele diria um teto e a negociação seria toda costurada pela direção do clube. Depois entraria o depto. jurídico da Unimed para redigir contratos e coisa e tal…
O problema, repito, não é o modelo de patrocínio nem as condições vigentes. O erro é a postura da direção do clube de estar sempre de pires na mão, tratando as contratações feitas pela Unimed como “presentes” dados pelo Papai Noel tricolor Celso Barros.
comentou em 13/03/2010, às 9:31
Sobre o Tenório, sou grato a coragem dele em assumir o clube na situação em que pegou, mas acho estranha a posição dele.
Se analisarmos bem, me parece que seu objetivo não é se candidatar à presidência do clube. Tenho a impressão que existe um jogo político implícito nessa sua atitude. Me soa como alguém que pretende embaralhar toda corrida eleitoral. Misturando como farinha do mesmo saco todos, os que estão na situação e na oposição, com objetivo de confundir os sócios.
Seria uma atitude pensada (nada emocional como disseram) para dar ideia aos sócios de que o grupo do Horcades e o do Peter se nivelam por baixo e tem pensamentos parecidos. Ou seja, descaracterizaria a candidatura do Peter como de oposição. E dessa forma, apareceria como terceira via, uma oposição de verdade, a candidatura da chapa do Zé de Souza.
Pode parecer meio maquiavélico (e é), mas dentro da política do clube pode-se esperar de tudo. Alguém mais viu essas entrevistas sob o mesmo prisma que eu?!
comentou em 13/03/2010, às 9:33
Por favor: esqueci de colocar as aspas no “de verdade” na frase sobre a candidatura da chapa do Zé de Souza
comentou em 13/03/2010, às 9:41
Membros da Flsucio.
O post é bem esclarecedor e não feito para atacar o Ricardo Tenório, o que achei uma postura elegante e madura do grupo.
Mas me perdoem a sinceradidade, mas voces cometem um grave erro de avaliacao, na minha humilde opiniao.
O proximo presidente HERDARÁ um contrato de 3 anos, que sera renovado automticamente pelo HORCADES (mais um ENORME ABSURDO cometido por esse individuo), onde os interesses do Celso Barros continuara prevalecendo sobre os interesses do FLUMINENSE.
O CB de burro não tem nada e ja amarrou as condicoes contratuais do contrato de patrocinio, seja quem for o presidente, sem precisar renogociar uma UNICA CLAUSULA do contrato com o proximo presidente. O cara é um genio. Pobre FLUMINENSE.
E se voces afirmam e reconhecem que esse novo contrato não é o melhor para o FLUMINENSE, justamente por ser totalmente fechado e sem direito a negociacoes, nao seria oportuno buscar um plano B, que contemple inclusive o pagto da multa e divida, rompendo-se assim com a Unimed defitinivamente?
Como torcedor continuo acreditando no grupo FLUSOCIO, mas vai ficar muito feio para cada um de voces, em se onfirmando a vitoria do Peter, se tomarmos conhecimento que o CB continuara impondo contratacoes de veterenos com altos salarios, que permanecera chantagendo a diretoria para contratar Renatos Gauchos da vida, que continuara demitindo tecnicos a cada 3 meses e por ai vai.
“É preciso não ter medo de ter esperança e trabalhar sério em busca dos interesses reais do FLUMINENSE”. Sábias palavras do Ricardo Tenõrio.
Saudaçoes Tricolores
comentou em 13/03/2010, às 9:43
Copiando o conteúdo do link colocado pelo Carlos Tricolor:
Publicada em 5/1/2010 às 18:33
Ricardo Tenório exalta parceria com a Unimed
Dirigente afirma que elenco tricolor está praticamente fechado
Tenório garante um Flu forte nesta temporada
Vinicius Castro, RIO DE JANEIRO
O acerto definitivo do Fluminense com o lateral-esquerdo Julio Cesar e o volante Willians deixou o vice-presidente de futebol do Fluminense, Ricardo Tenório, aliviado com os desfechos e fez com que o dirigente exaltasse a parceria de mais de dez anos entre o clube e a Unimed, patrocinadora do Tricolor. Segundo Tenório, sem a parceira nenhuma das contratações para 2010 teria sido concretizada:
- Graças a Unimed conseguimos viabilizar as contratações. É uma parceria de dez anos, consagrada, e sem eles não teríamos condições. Daqui pra frente, tudo será feito de acordo com o orçamento do Fluminense e da Unimed. Tudo dentro do nosso planejamento. Nenhum passo será dado sem isso – afirmou ao LANCE!NET.
comentou em 13/03/2010, às 9:57
SEM PLANO B NO CASO DO PATROCÍNIO É SIM VENDER A ALMA AO DIABO, É FICAR NAS MÃO DO CELSO BARROS !!!
E OUTRA COISA
no jornal extra está o seguinte :
Setor Sul(América) RS 20
Setor leste Superior(Fluminense) RS 40
Setor leste inferior(Fluminense) RS 40
Estudante com carteira paga meia-entrada.As informaçoes são da assessoria de imprensa do America.
NOS COLOCARAM COM INGRESSO MAIS CARO !!!
DIRETORIA DE DESGRAÇADOS !!!
comentou em 13/03/2010, às 10:08
Parabéns pela resposta!
Por conta desse tipo de post que entrei de sócio. Quero acreditar que essa será a cara do Fluminense de 2011 pra frente.
Mas uma coisa me intriga. Por que a flusócio que obviamente é conhecida pela imprensa, que muitas vezes repercute assuntos iniciados nesse blog, é ignorada como grupo político. É coisa da Flapress? Não querem apoiar um grupo que nitidamente vai lutar por uma melhora do fluminense? Será rancor pelos posts reclamando da postura da imprensa para com o Fluminense? Para eles é melhor o fluminense na merda? Vende mais jornal pra flamenguista?
Essa mesma imprensa deu durante anos espaço ilimitado a oposição do Vasco. De qualquer maneira acho interessante a flusócio ter uma postura proativa nesse sentido. É importante que os tricolores que não acessam esse blog (procuro divulga-lo sempre) entendam que o Peter não é um salvador da pátria cheio de promessas como já tivemos muito. É importante divulgar que ele é o candidato da Flusócio grupo que reúne centenas (milhares?) de novos associados.
É isso!
Rumo a vitória!
comentou em 13/03/2010, às 10:20
Caro Marcus Franciso,
Com relação às suas perguntas sobre o projeto, continua o mesmo desde 2007 sobre a separação gerencial do clube em áreas. A busca de alternativas, como já dito, existe. Xerém é uma das prioridades (muito importante) e a relação com empresários, jogadores, federação, etc., será sempre colocando o Fluminense com a dignidade e grandeza que merece e lhe é inerente.
Com relação à algumas de suas afirmações, o Tenório nos é – ou era – considerado importantíssimo. Defende muitas coisas que defendemos, não à toa foi apoiador do Peter em 2007 como estivemos todos próximos desde lá. Como você está distante, só tem acesso ao que aparece na internet, mas no “mundo real” existem encontros, reuniões, telefonemas, conversas, etc. Muitos da Flusócio já conversaram com o Tenório, sem ter demonstrado abertura de se reaproximar de nossa candidatura, infelizmente.
E sobre o Peter “não ter dado as caras” ou “não lhe deu apoio necessário”, me desculpe mas é completa desinformação! Peter é candidato da oposição, mesmo assim foi na reunião do Conselho de homologação da indicação do nome do RT para vice-presidente de Futebol, defender o seu nome perante os que queriam naquele momento derrubá-lo. A Flusócio e seus conselheiros defenderam de tal forma a sua manutenção no cargo naquele momento que isso ocasionou um racha com a antiga parceria com o grupo Ideal Tricolor, que queria rejeitar o Tenório (por entender ser uma indicação do Horcades e, como oposição, deveriam rejeitar todas). Brigamos, Flusócio e Peter, em defesa do nome do Tenório. Mas infelizmente durante todo o tempo que esteve à frente da VP, Tenório ficou meio que “incomunicável”, provavelmente devido à intensidade e pressão da função. Quando o Flu escapou da queda, estava com o nome fortalecido, não buscou apoios e rejeitou críticas. Tenório é um apaixonado, mas não teve traquejo político, e é preciso muito quando você assume uma função isoladamente, sem toda a administração a seu lado, o que ocorreria se vencêssemos a eleição, juntos. Com falta de tato no trato com subordinados e sendo um ex-opositor que aceitou entrar só na administração Horcades, amadora e caótica, é muito difícil fazer algo positivo e duradouro. E infelizmente vem decepcionando, pois não está mostrando a necessária estabilidade emocional e racionalidade para assumir um cargo como o de presidente do clube, como tanto deseja. Paixão e razão não são opostos, são complementares.
Abs.
comentou em 13/03/2010, às 10:36
Também faço questão de parabenizar a Flusócio pela postura sempre correta em defesa do Fluminense. Seria tão bom se todos os grupos e pessoas de oposição à atual gestão esquecessem vaidades ou revanchismos pessoais para apoiar o projeto da Flusócio, Tricolor de Coração e Peter Siemsen. Quem agradeceria é o FFC.
comentou em 13/03/2010, às 10:37
Caro Antonio Carlos e demais,
A alma desta equipe são o Fred e o Conca. Se um deles sair, o time se desfigura. Se os dois sairem…Bom aí volta-se a estaca zero. Aceitar trocar o “maior centroavante” que já vi jogar no Flu, a lideranca deste time, só para trazer de volta um excelente jogador, que caíria bem na equipe ( excelente jogador, mas de pésssimo carater ) é burrice, grande burrice. Diego Souza não pode substituir a liderança do Fred e se vier será uma boa desde que – condição sine que non – não percamos nem o Fred nem o Conca. Assim, prefiro o Fred no Flu do que perdê-lo para ter o Diego Souza.
No mais é como eu já escrevi: a gente fica horas perdendo tempo com especulações sobre time justamente porque não ganhamos nada há muito tempo ( não é à toa que a musiquinha diz: ” …quero gritar campeão…” ). E…
SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA.
Sobre o Tenório e o post: acho que ficou provado que o Fluminense é uma fogueira de vaidades e que Tenório não saiu só pelos seus acertos mas também pelos seus atritos. Devemos um agradecimento a ele, como também ao Mario Bittencourt, ao Branco, ao Cuca, ao Fred, ao Conca, aos meninos e outros pela campanha dos guerreiros. E é bom ver a Flusócio emitir um post ponderado e elegante. Sempre me deixou incomodado o maniqueísmo quando se tratou o Tenório como uma espécie de profeta e o Petersen como um messias. Pois bem, ótimo! Cair na real, sobre as pessoas e os fatos, é a primeira condição para se poder transformar a própria realidade.
As observações do Marcelo Zambeli são perfeitas, realistas e vão de encontro ao que defendo aqui há tempos: a UNIMED não é problema, mas parte importante da futura solução. Celso Barros atualmente só ocupa o espaço que deixam ( a tual direção do clube ) ele ocupar. Acredito que Petersen pode perfeitamente, graças ao poder e apoio que receber das urnas, balizar melhor esta relação como o patrocinador.
Em Tempo: SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA.
SDs Tricolores
comentou em 13/03/2010, às 10:38
ERRATA: .. a Atual…”
comentou em 13/03/2010, às 10:55
Bom Dia VDK, para mim deveria haver uniao neste momento e nao briga por poder ou vaidade, o Flu deve estar acima , chega de pessoas que queiram se servir do Flu e nao servir a ele, o caso de Horcades e seu grupo politico, sou imensamente Grato ao RT pelo trabalho desenvolvido junto com outras pessoas para nos livrar da queda para a segunda divisao, mas ao que me parece romper com o PETER , o oportunista politico possa ter sido ele, para mim com tricolor tenho o entendimento que quanto mais candidatos de oposiçao existirem , mais a situaçao se prevalece desta desuniao, o Flu precisa estar unido, o interesse maior deve ser o Flu e nao a vaidade de dirigir o clube, bastante oportuno o post da FLUSOCIO , mas sou de opiniao que o consenso e a uniao em torno de uma unica candidatura da oposiçao seria mais benéfico para o Futuro do Flu, o Flu perde bastante com o continuismo que parece ser representado por Julio Bueno, mas também perde havendo rachadura entre PETER E RT e mais algum nome se houver , pois nao estou por dentro de todo o processo eleitoral para 2010, quero um Flu forte e isso só se faz com uniao, PETER para Presidente é o melhor nome, mas que a oposiçao deixe a vaidade de lado e que prevaleça o mais importante para nós Tricolores o FLUMINENSE FOOTBALL CLUB.
comentou em 13/03/2010, às 10:57
Onde se le BOm Dia VDK, é bom dia FLUSOCIO,desculpe galera, hehehehehehehe.
comentou em 13/03/2010, às 10:57
Rogério Felix,
É um alívio saber que uma nova administração do clube não permitirá interferência do patrocinador no futebol. Obrigado.
Carlos Rodrigues,
Não poderia concordar mais com você: a alma do time está em Fred e Conca. Os outros são coadjuvantes.
comentou em 13/03/2010, às 12:18
O RT será candidato independente, sem qualquer grupo a apoiá-lo? Tipo bravata pessoal.
FLUSOCIO E Tricolor de Coração, os dois maiores, não serão.
No mínimo muito estranha essa entrevista.
Mas o importante é o posicionamento claro da FLUSOCIO e manter a coerência e o discurso.
Aproveitando, uma sugestão: Sinto falta de maior facilidade e esclarecimentos de como se associar à FLUSOCIO e de reuniões presenciais do grupo.
Mesmo o almoço às sextas, não é um evento exclusivo e não tem garantia de que se encontre o pessoal lá. O prórpio pessoal do restaurante, se perguntado onde o pessoal da FLUSOCIO se reune, não sabe informar.
comentou em 13/03/2010, às 12:37
Gostei muito do post. A única coisa que eu não gosto é a relação Fluminense X Unimed e Fluminense X Adidas. Em relação à primeira, duvido que a Unimed tenha tenha um posicionamento diferente, seja qual for o presidente que assumir. A idéia de futebol que o Celso de Barros tem de futebol já foi muito bem explicitada aqui, em debates, e por suas ações nos últimos anos. Não vamos ser idealistas e ter sonhos utópicos em relação a isto (a não ser que haja um plano maquiavélico entre a Unimed e a oposição para derrubar as ultimas gestões, coisa que duvido).
Já a Adidas é “mais fácil”, se ela paga “x” é tentar achar alguma empresa que pague “x+1″ e negociar. Só não arrumar uma marca esportiva que tenha aprendido com a Unimed como fazer o Fluminense de refém.
comentou em 13/03/2010, às 12:55
Primeiro Peter vence a eleição.
Depois ele negocia com a Unimed\Celso.
Luxenburgo cansou de dizer, contrato é pra ser respeitado, mas pode ser alterado ou rescindido.
Adidas, não vai entrar com mais dindin?
Primeiro, na verdade o foco deveria ser vencer a copa do Brasil, mas para isso precisamos de mais dois ou três jogadores, um volante, um meia e um atacante.
Estar na libertadores de 2011, a negociação fica bem mais fácil.
Vencer a eleição é fundamental, votos de torcedores e sócios que frequentam as dependencias do clube, piscina, sauna etc. Todos nós somos o FLU.
Libertadores 2011 com Peter e um grande patrocinador seria fantástico, novo show no maraca e marketing garantido.
O caminho do sucesso é utilizar a base de Xerem e contratações pontuais.
Bem que uma vitória hoje poderia derrubar o “homem”
do América. CREU no baixinho.
sds
SDS
O caminho é utilizar a base, v
comentou em 13/03/2010, às 13:06
Caro Carlos Rodrigues
Com aquela verborragia que me é peculiar, tinha acabado de escrever um verdadeiro tratado para lhe responder, mas como tinha me esquecido de colocar o meu nome e email, puta que me pariu!, perdi tudo.
Sorte sua que não vai precisar ficar meia-hora lendo minhas baboseiras pois, por preguiça de reescrever o meu tratado anterior, mesmo em prejuízo da minha tese vou tentar ser bem mais suscinto.
Deixando o preâmbulo de déz parágrafos (hehehe) de lado, vamos lá;
a) É muito mais DIFÍCIL arranjar no mercado um ótimo jogador que atue naquela faixa crítica do campo onde atua o Diego Souza, do que arranjar um “homem-de-área” que, mesmo sem tanto brilho, cumpra o seu papel com razoável eficiência e não deixe a peteca do seu time cair.
Pode observar que, no mínimo, metade dos artilheiros de quaisquer campeonatos não são os chamados craques inquestionáveis. Os craques que fazem a diferença geralmente estão na zona crítica do meio do campo, fornecendo munição para os artilheiros, na maioria esmagadora das vezes, jogadores muito menos técnicos.
E a recíploca não é verdadeira.
b) E agora aquilo que NÃO disse no meu comentário anterior para não dar munição aos cornetas fogueteiros e que você, no bom sentido, provocou-me a fazer neste momento.
A verdade é que nunca senti no Fred aquela dedicação e aquela entrega total ao nosso FLU.
Nunca senti que ele “veio para ficar”.
Basta ver que até hoje ele continua com a família morando em Belo Horizonte.
Não é preciso dizer que se dependesse só de mim, o Fred (além do Conca e mais alguns jogadores) se aposentariam jogando pelo FLU, mas…tento ser realista.
O hipotético troca-troca sugerido por mim é muito diferente daqueles patéticos troca-trocas do Francisco Horta, onde os outros só levavam vantagem e o FLU só se enfraquecia.
Neste, eu acho que seria bom para as seis partes envolvidas. É minha opinião.
ST
comentou em 13/03/2010, às 13:07
A Flusócio é o Fluminense que dá certo!
comentou em 13/03/2010, às 13:11
É recíproca, toupeira Antonio Carlos, e não “recíploca”!
Fora adidas!
Fora dirigentes omissos e incompetentes!
comentou em 13/03/2010, às 13:14
E também é sucinto e não “suscinto”, toupeiríssimo!
comentou em 13/03/2010, às 14:25
Ufa, que bom que o bom senso voltou ao blog da Flusocio, depois daquele post bizarro sobre o Cuca.
Uma resposta tranquilizadora, que me faz dar novo crédito de confiança a vocês. Por enquanto, voto Peter!
st
comentou em 13/03/2010, às 14:27
O post está bastante adequado para o atual momento.Parabéns à todos pelo retorno.
comentou em 13/03/2010, às 15:13
Por que é tão fácil o encantamento pelo canto da sereia? Não se percebe que uma candidatura do Ricardo Tenório, e mesmo de outros menos comentados, como um certo Flores, só servem a dividir a oposição, como em 2007? E o Ricardo Tenório, tolamente, pretende fazer esse papel de bobo. Contra uma oposição unida, Horcades não emplacará seu sucessor, que ele espera ser o ridículo Júlio Bueno, o “powerpoint man”, que ilude com maluquices como estádio de 25 mil lugares nas Laranjeiras. Com um secretário de desenvolvimento econômico como este, é claro que o Estado do RJ só podia mesmo estar nessa situação lamentável, de depender tanto do petróleo (chora, governador…).
comentou em 13/03/2010, às 15:22
Agora senti firmeza…
Post esclarecedor!!!
Peter Presidente 2010!!!
St
comentou em 13/03/2010, às 15:42
Caros,
Saiu, entre outras besteiras, um “sine quE non” invés de “sine qua non” aí em cima. Antonio, caro xará, Carlos, sabe quem eu gostaria de trazer mesmo? O Thiago Neves. Não consigo entender como o Parreira, logo ele competente como é, não ter conseguido “dar liga” num time dispondo de Fred, Conca e Thiago Neves. Bom mais isso são águas passadas… Mas
SEM CRAQUE NÃO SE GANHA NADA!
Mudando de assunto: o G1 (no seu habitual terrorismo anti-flu) põe uma manchete ameçando o Digão com seis jogo de punição pelo STJD-RJ. Francamente, enquanto isso pro Toró – o príncipe que virou sapo – e o Willians deles , Ooó …que diferença!
SDs Tricolores
comentou em 13/03/2010, às 16:28
Demorou mas a FluSócio tomou a atitude que muitos de nós estávamos a espera: Respondeu, com elegância e objetividade, a todas as questões levantadas pelo Ricardo Tenório em sua entrevista. Muito bom.
Confesso que fiquei preocupado quando li o post anterior atacando o Cuca. A impressão que me deu, devido ao timming e à corneta, era que estava-se tentando desviar os holofotes e isso me deixou apreensivo. Melhor agora, com a posição do grupo bem definida e bem pautada.
Continuo, entretanto, aguardando um pronunciamento do Peter. Gostar de coisas que vejo/leio de integrantes da FluSócio é uma coisa. Ler os posicionamentos do grupo político costuma ser esclarecedor, porém, ao final do ano e dentro de um regime presidencialista, pede-se o voto para o Peter. É importante ele se mostrar, dizer com todas as letras qual é o seu posicionamento e como pretende conduzir as coisas.
A tecla que venho martelando aqui quanto à Unimed é bem anterior a renovação do contrato realizada no ano passado. A resposta dada pelo Peter com relação ao patrocinador (em uma reunião no Ed. Argentina) também é bem anterior a isso. Gostaria que ele, pessoalmente, apresentasse a todos nós aquilo que pensa e que atitudes pretende tomar uma vez eleito.
Conheço as opiniões de muitos integrantes do grupo (explícitas através desse blog). Gostaria de ver postadas as opiniões do Peter, postadas por ele.
Afinal se formos votar nele no final do ano é um direito nosso (de eleitores) conhecer as idéias do nosso candidato à presidência.
[]s e ST!
comentou em 13/03/2010, às 17:18
Só aceito thiaguinho em campo hj
se o Equi estiver no banco e ele servir de “fachada”
pro marquinho ir pra LE e o Equi entrar no meio.
comentou em 13/03/2010, às 17:26
O Tenorio sempre pareceu ser um bom executivo mas um péssimo político.
Desagradou gregos e troianos e teve a confiança nele estremecida.
Regra no 1: jamais usar EU e sempre usar NOS = coletivo;
já que ninguém faz nada sozinho num grupo.
Me lembrou o RG: EU ganhei ELES perderam…
comentou em 13/03/2010, às 18:18
A Flusócio não publicou o meu “mea culpa” por ter escrevido (ou escrito como gostam de dizer alguns) lá em cima a palavra “suscinto” ao invés do correto SUCINTO.
Fora adidas!
Fora dirigentes omissos e incompetentes!
comentou em 13/03/2010, às 18:22
A Flusócio precisava se pronunciar sobre a entrevista do Tenório e se pronunciou. Agora cada um deve ler as duas partes e tirar suas conclusões.
O que está me deixando mais preocupado, nessa história toda, é essa tal cláusula de renovação do contrato com a Unimed por mais três anos e com a opção nas mãos da atual diretoria. Sendo verdade, isso não existe, é um escândalo. Muito estranho o contrato ter sido assinado dessa forma e mais estranho ainda é isso só aparecer agora, alguns meses depois da renovação.
comentou em 13/03/2010, às 18:22
Gostei da nota da Flusócio.
O Tenório bateu de frente com todo mundo, até com Fred.
comentou em 13/03/2010, às 19:07
O QUE PENSO SER NECESSÁRIO PARA COLOCAR O FLUMINENSE NOS TRILHOS
Caros amigos tricolores,
É chegada a hora da torcida do Fluminense começar a se mobilizar contra aqueles que insistem em apequenar e destruir nosso querido e amado Fluminense Football Club.Precisamos de tricolores nobres e cultos como nosso “Saxo Gramaticus” e outros ilustres que ESCREVEM BO BLOG do tricolor no site da Globo.com e redigem excelentes posts, para iniciarmos um movimento para angariar assinaturas convocando e apelando a POLÍCIA FEDERAL PARA INVESTIGAR OS DIRIGENTES DO FLUMINENSE E APURAR O REAL VALOR E DESTINO DO DINHEIRO da venda do Maycon e outros que com certeza serão vendidos.Exite o site ” http://www.petitiononline.com/create_petition.html ” que poderia ser utilizado e que está entrando na moda devido a facilidade com que se criam petições.É muito triste ver o que está acontecendo com o Fluminense.Os jogadores de Xerem pertencem a uma Máfia e não mais ao Fluminense.Este seria o único patrimônio disponivel para amortizar o enorme passivo de nosso clube.Não temos mais este ativo.A prova disso é que o produto da venda declarada do Maycon servirá para pagar salários e não para amortizar a dívida patrimonial.E então?Como o Fluminense pagará sua enorme dívida de mais de R$ 300.000.000,00 hoje.Somos uma torcida diferente das outras.Uma torcida culta,bonita ,com mulheres lindíssimas e cheia de charme,jovens maravilhosos e coroas corretos e honestos onde me incluo.Temos torcedores em todas as classes sociais e sempre com diferenciais positivos em relação as outras torcidas.Temos este conceito inclusive entre as torcidas rivais.POR QUE PERMITIMOS ESTA DESTRUIÇÃO DAQUILO QUE AMAMOS TANTO?Vejam o post 182 no blog acima mencionado.É pura verdade.É estarrecedor e não é exagerado.SALVEM O FLUMINENSE!!!
comentou em 13/03/2010, às 19:41
Em 2009, o Tenório veio para somar.
Em 2010, está vindo para dividir.
Sou Peter e Fllusócio mas, apesar de não ser a Regina Duarte, tenho medo das consequências da oposição dividida.
PS. claudio n, nossa Libertadores 2011 ou 2012 será no Engenhão. Lembre que o Maraca estará fechado durante 2 anos.
comentou em 13/03/2010, às 20:31
COMO SALVAR O FLUMINENSE
Caros amigos tricolores ,
Como existem dois Eduardos no blog , passarei a usar o M no final para não fazermos confusão.
Num outro post , coloquei exemplos de São Paulo e Gremio , clubes onde boas ações podem sim serem estudadas e analisadas pela nossa diretoria.
Tenho em mãos o plano de ação implemetado pela diretoria do Inter a partir de agosto de 2002. O clube estava falido , com quatro mil e quinhetos sócios , sem poder de atração no mercado , vendo o Gremio avançar sobre os jovens no estado e há duas décadas afastado das disputas pelos titulos nacionais. Exatos 4 anos após o inicio desse choque de gestão , o clube sagrava-se campeão da Libertadores e do Mundo. Hoje , com cem mil sócios que garantem R$ 40 milhões por ano aos cofres do clube e uma forte divisão de base , cuja as promessas são sempre muito bem vendidas , o Inter é um clube atraente para o mercado , que desperta o interesse de qualquer jogador e de várias empresas. São exemplos desses que temos que nos inspirar…
comentou em 13/03/2010, às 21:38
O time sem Conca não existe!!! Horrível!!
comentou em 13/03/2010, às 21:42
Elogios à produtividade do ataque sem o milongueiro. Nenhum gol foi desperdiçado. Uma chance, um gol.
comentou em 13/03/2010, às 21:43
Cara, isso ta horrivel.. esse time do fluminense nao tem reserva, mal e’ um time titular, todo mediocre, os seus reservas entao sao sofriveis. Depois desse jogo com o america – o que foi isso?? – os unicos q me passam confianca sao Rafael e Dalton. Alias, o que estava fazendo o Alan??? Mais estatico que ele so’ um poste. Tudo bem q ele tava na posicao errada ali depois que o Cuca teve a brilhante ideia de colocar o ‘ainda-mais-estatico’ Andre Lima, mas havia uma selecao de emperradores de contra-ataque ou qualquer outro tipo de ataque por aquele meio campo. Sem o Conca e aquele Everton o flu tem um meio campo que beira o ridiculo.. tomara que venha o diego souza mrm pq assim ta impossivel, amigo. Eu achava que era so folclore qndo diziam q o cuca era ruim de substituicao mas hoje ficou claro e evidente. Eu nao sou muito de reclamar mas hoje nao deu mrm galera, ta muito ruim isso.
ST,
Caio
comentou em 13/03/2010, às 22:47
EDUARDO M
CONCORDO EM TUDO QUE VOCÊ FALOU EU SEMPRE FALEI ISSO ALGUNS ANOS MAS VOU CONTINUAR BATENDO NA MESMA TECLA E EU PENSAVA QUE SÓ EU TINHA ESSE PENSAMENTO MAS É BOM A TORCIDA COMEÇAR A SE MANIFESTAR SENÃO ISSO NUNCA IRÁ ACONTECER O INTERNACIONAL SERVE DE EXEMPLO PARA NÓS SIM MAS NO FLUMINENSE CONTINUA NÃO APRENDENDO NADA E VAI CONTINUAR ASSIM SE A TORCIDA NÃO SE MANIFESTAR.
comentou em 13/03/2010, às 23:10
Time sem vontade, sem raça ?
Jogadores chinelinho?
JÁ PASSOU DA HORA DE VOLTARMOS A TREINAR
NAS LARANJEIRAS !!!!!!!
Alo Campinho …
comentou em 14/03/2010, às 5:01
Amigo Tricolor Rogerio Felix
Obrigado pela resposta .
Pena para todos que nao se consiga trazer o Tenorio para a Flusocio novamente . Perde o RT , perde a Flusocio e , acima de tudo , perde o nosso amado Fluminense .
Espero que isso ainda tenha volta . Nao da pra jogar fora a forca e lideranca do RT , coisa tao rara hoje em dia no Flu .
Se Deus quizer em Novembro estarei ai para ajudar e ver a partida do pior presidente da historia de nosso Clube !!
Abracos e Sds Tricolores de Singapura
Marcus
comentou em 14/03/2010, às 9:01
Srs,
Gostei da atitude e da resposta da Flusocio.
Porém, acho que muitas coisas ditas pelo RT deveriam ser utilizadas. Ele viveu dentro do clube, onde a Unimed é quem manda. Adquiriu experiência. A Flusocio deveria usá-la.
Levei a entrevista do RT mais para o lado do desabafo, do que como discurso politico. Desculpem.
Temos que entender que, desde quando o RT assumiu, e veio o Peter e a Flusocio, dizendo que ele estava por vontade própria e não representando o Grupo, ele estava livre para peitar tudo e todos, sem compromisso com imagem ou politica (como um tricolor, apenas). E como ele disse, ele não depende financeiramente do clube. Diferente do Mario Bittencourt, que como advogado, seus sucessos nos tribunais alavancam seu nome na empresa, e consequentemente, aumenta seus ganhos.
E o caso do contrato com a Unimed para o próximo mandato? Gostaria de saber como a Unimed patrocina o FLU. O flu procura um nome, jogador com a imagem, e somente o Sr. Celso Barros pode dizer SIM, ou Não? se não houver maneira de se livrar da Unimed, devemos utilizar o dinheiro de maneira inteligente, diminuindo a forca do CB, e evitando pedir “favores” (extra contratuais).
Meu voto é da Flusocio.
ST,
GP
comentou em 14/03/2010, às 11:29
Excelente post com excelentes ponderações. A Flusócio mostra o que é ser fidalgo, o que é agir diante de uma situação adversa em que é surpreendida com uma rajada de metralhadora de mágoas.
Não deve haver projeto pessoal, nem influências nesse projeto por elementos pessoais. A salvação do Fluminense não vai sair do fígado, vai sair do cérebro.
Já passou da hora de sermos técnicos na resolução dos problemas do Fluminense. E não é na política de João e Maria que vamos tirar o FLu do lodo em que ele está. Esses últimos vinte e tantos anos mostram isso.
Vamos que vamos! AVANTE, FLUMINENSE! AVANTE, FLUSÓCIO! Vamos resgatar o Flu antes que ele se afogue!!!
ST!
comentou em 14/03/2010, às 14:36
Sempre achei relativa (pra não dizer pouca) a importancia desse Tenório na redenção de 2009. Acho que foi oportunista e arrogante, como fica bem explicito na entrevista.
Importante, importante mesmo foram os jogadores e o Cuca, inclusive, expurgando as barangas.
ST
comentou em 14/03/2010, às 14:39
O curioso disso tudo, depois de muita gente querendo saber do pronunciamento da Flu-sócio…
repararam o silencio do antes verborragico pavilhao tricolor?
depois de tanto criticarem o Ricardo Tenorio “mais do mesmo” e outras infantilidades, devem tá agora correndo atrás do cara… qua qua qua
comentou em 14/03/2010, às 15:32
Continuo aguardando algum pronunciamento do Peter.
Como escrevi acima o sistema do Fluminense é presidencialista e, mesmo tendo grande simpatia pela FluSöcio, será o seu candidato, Peter Siemsem, que receberá (ou não) os votos no pleito.
Se eleito, será o Peter a comadar as ações no clube então nada mais justo do que sabermos dele, e não apenas do grupo político que suporta a sua candidatura, quais são as suas opiniões.
Entendo que já está na hora dele começar a se apresentar e expor um pouco mais as suas convicções.
A administração do Fluminense não é, nem de longe, semelhante a um modelo “parlamentarista”. Como mostrou o Tenório, em sua recente entrevista, pessoas ligadas (direta ou indiretamente ao grupo) podem apresentar idéias distintas daquelas apresentadas aqui.
[]s e ST!
comentou em 14/03/2010, às 17:39
Estive em Xerém hoje, minha terra, fui criado lá… Parei em frente ao CTVL e fiquei admirando com orgulho aquela casa do Flu em plena baixada.
No entanto, senti um misto de tristeza e raiva tbm por lembrar que aquele espaço poderia ser bem melhor aproveitado, como tbm os nossos craques que não deveriam ir embora tão cedo.
- Que o próximo presidente dê o devido valor ao CTVL e aos nossos jogadores formados em Xerém!
comentou em 15/03/2010, às 1:23
Excelente post.
STs
comentou em 15/03/2010, às 10:25
Em janeiro,
Tenório exaltava a parceria com a Unimed… rsrsrs!!
—————— -
http://www.lancenet.com.br/ noticias/10-01-05/677552.stm
——————-
Ricardo Tenório exalta parceria com a Unimed
Dirigente afirma que elenco tricolor está praticamente fechado
Tenório garante um Flu forte nesta temporada
Vinicius Castro RIO DE JANEIRO
Entre em contato
O acerto definitivo do Fluminense com o lateral-esquerdo Julio Cesar e o volante Willians deixou o vice-presidente de futebol do Fluminense, Ricardo Tenório, aliviado com os desfechos e fez com que o dirigente exaltasse a parceria de mais de dez anos entre o clube e a Unimed, patrocinadora do Tricolor. Segundo Tenório, sem a parceira nenhuma das contratações para 2010 teria sido concretizada:
- Graças a Unimed conseguimos viabilizar as contratações. É uma parceria de dez anos, consagrada, e sem eles não teríamos condições. Daqui pra frente, tudo será feito de acordo com o orçamento do Fluminense e da Unimed. Tudo dentro do nosso planejamento. Nenhum passo será dado sem isso – afirmou ao LANCE!NET.
Perguntado se os zagueiros Leandro Euzébio, do Goiás, e Roger Carvalho, do Figueirense, poderiam ser possíveis novos reforços do Tricolor, Ricardo Tenório pediu calma e deu a entender que o elenco está praticamente fechado para a disputa do Campeonato Carioca:
- Essas negociações ainda não andaram. Estamos vendo uma coisa de cada vez. Vamos agir dentro do nosso orçamento. Nosso elenco está praticamente fechado. Se chegar uma oferta que interesse, vamos estudar, senão vamos para o Carioca com o elenco que foi formado. Temos um grupo coeso para a temporada – encerrou.
comentou em 15/03/2010, às 11:24
Excelente a nota. Gostei muito.
Eu gostaria de destacar o seguinte: em 2007 e 2008, enquanto a maioria da torcida do Fluminense tratava Celso Barros como um semideus tricolor e a parceria com a Unimed como a 8ª maravilha do mundo, a Flusócio já se manifestava no sentido de que a parceira era financeiramente boa, mas poderia ser aprimorada, pois não é função de patrocinador se imiscuir em questões técnicas do time de futebol.
Nossa postura não mudou, até mesmo pq, ao contrário do que tenho lido por aí, no sentido de que é impossível afastar o Celos Barros do comando de futebol, a gente continua a acreditar que isso é possível sim, que, como a fraqueza está do lado do Fluminense, cabe ao clube se posicionar direito nessa relação.
Existe uma envidência fática dessa leitura que é constantemente ignorada: entre 1999 e 2003 a Unimed patrocinava o Fluminense sem participar da gestão do futebol do clube.
O que mudou foi a percepção da maior parte da torcida, que, em função dos maus resultados e de determinadas ações do Celso Barros, mudou em 180º sua posição: Celso Barros é um demônio e a parceria uma merda.
Onde será que está a razão, nos extremos ou na média? Na negociação ou na briga?
Eu não tenho apreço por patrocinador algum. Qdo a Unimed sair do Fluminense, passará a ser tão desimportante para mim qto a Amil, a Golden Cross ou a Bradesco Seguros. O ponto é o seguinte: caberá dispensar a Unimed (o que implicará em pagar a recisão contratual e a dívida com a Unicred) sem que se tenha algo melhor para pôr em seu lugar? Ou isso seria uma atitude inconsequente?
Eu sei que vai ter gente contra-argumentando que se o Fluminense trabalhar direito, conseguirá um patrocínio como o da Unimed, talvez um pouco pior, em termos financeiros. O problema é que isso não é necessariamente verdade. O torcedor precifica sua paixão, ou, em outras palavras, parte do pressuposto de que o Fluminense é extremamente valioso, que o clube faz parte da elite do futebol brasileiro. A merda é que o mercado, movido unicamente pela razão, depois de 20 anos de insucessos do clube, pensa diferente.
comentou em 15/03/2010, às 11:28
Bem, agora estou com a pulga atrás da orelha…
- O que poderá fazer o novo presidente, na visão da FLusócio, se o contrato atual for renovado pela atual diretoria?
- A dívida do Fluminense com a UNIMED são aqueles 5 milhões do Tanure? Se não for qual é? E, principalmente, como pagar? Qual a visão da Flusócio para este ponto?
Se não é pedir demais, gostaria de um esclarecimento.
ST.
comentou em 15/03/2010, às 11:32
Caro Marcus,
Tenório tem muitas qualidades e também acho uma pena que se afaste de um projeto que tem, ou tinha, as mesmas propostas. Mas respeito que tenha sua mágoas pessoais, apenas acho que elas não odem ser maiores do que a paixão que ele, eu, e todos nós temos pelo Fluminense. Há um bem maior a ser conquistado: a salvação pela modernização da gestão do Fluminense.
Em tempo: temos um flusócio em Singapura, Marcelo Paleólogo França Santos, grande físico e professor da UFMG que está morando aí a trabalho/pesquisa. Vocês já podem criar a SingaFLUra.
Caro Gustavo,
Tenório aceitou o convite pessoal do Horcades e Celso Barros e enfrentou o desafio, no que temos a agradecer. É claro que tinha todo o direito de atuar sozinho, visto que sua entrada na VP foi ato isolado, porém, ao preferir atuar solitariamente dentro de uma estrutura caótica tem que ter consciência dos riscos e se responsabilizar pelas consequências. Infelizmente, vimos o que aconteceu, por erros dele e, principalmente, da bagunça que é a administração Horcades.
Enfim, continuamos com nossa candidatura e nosso projeto de “refundar” o Fluminense, há muito trabalho a ser feito, e por muitos anos.
Abs.
Abs.
comentou em 15/03/2010, às 11:43
Ótimo post.
Na medida certa, sem entrar no emocionalismo raivoso do Ricardo Tenório.
Não basta ser Tricolor e Apaixonado (acredito que até o Horcades seja).
Tem que defender as idéias certas e ter competência para implementá-las.
ST
Edu Rocha
comentou em 15/03/2010, às 11:59
Gostei também do post da Flusócio. Votarei no Peter, pois não dá para votar no Julio Bueno, que teve a cara de pau de dizer que Horcades é uma vítima em uma entrevista ontem.
comentou em 15/03/2010, às 13:21
È… dizer que o Horcades foi uma vítima é tenso!!
comentou em 15/03/2010, às 14:38
Até aqui não encontrei resposta nos posts para os meus questionamentos (11:28)… Se bem que a ausência de resposta pode também ser considerada…
Caso exista resposta favor indicar.
Atenciosamente,
Claudio Rodrigues.
comentou em 15/03/2010, às 15:35
Excelente MSG.
AVANTE FLUSÓCIO. PETER PRESIDENTE.
ST
comentou em 15/03/2010, às 15:55
Nem vai achar, xará, esse tipo de resposta que vc pede tem que ser institucional, não pode ser customizada para cada demanda em separado.
Eu entendo sua ansiedade e espero que vc compreenda que nós temos uma agenda, um plano, e que nos manteremos fiéis a eles.
comentou em 15/03/2010, às 16:40
Ok.
comentou em 15/03/2010, às 23:29
Caro Claudio Rodrigues,
- o novo Presidente deverá, independente da Unimed continuar, impor sua posição como clube de futebol. Nada há em contrato que diga que o patrocinador tem o direito de indicar os jogadores a serem contratados. Há quem permita, há quem não permitirá. Quem decide quem trazer é o Fluminense, e dependendo do jogador – se for também uma ação de mkt e com a Unimed pagando direitos de imagem – caberá obviamente a anuência do patrocinador, mas como parceiro, sabendo que a expertise do futebol é do Flu.
- a dívida já está equacionada, visto o acerto de que será paga em 48 prestações (juros de 1% a/m), que na verdade o Flu deixa de receber esse valor da Unimed, considerado assim um pagamento à Unicred. Se um novo patrocinador vier, terá que quitar essa pendência, que diminui mês a mês por conta da forma do contrato (abatimento mensal da parcela, que é de R$ 1 mi e pouco). No momento da renovação ou não em novembro, o Flu estará devendo 36 parcelas (e não 48).
Desculpe, apesar de não conter os valores, em relação ao restante imaginei que o post havia sido mais claro em relação às suas perguntas. Espero ter elucidado melhor agora as suas dúvidas.
Como disse o seu xará Maes, só assumindo a instituição é possível discutir esses pontos. De fora, na oposição, infelizmente muito pouco pode-se fazer de concreto além de bradar no Conselho ou via este blog.
Abraços.
comentou em 16/03/2010, às 6:32
Voltando à entrevista do RT, achei pertinente o comentário de que o futuro presidente do Flu, deveria ser um entendido de Futebol (pois é o carro chefe do clube), e que deveria acumular a posição e os poderes de VP de futebol (vide Horcades que não entende PN).
Seria muito melhor um presidente que atuasse muito mais no futebol, e que deixasse a parte institucional/social nas mãos de terceiros.
Após ler a entrevista do Julio Bueno, procurei pela entrevista do Peter no mesmo site.
Talvez ele/Flusocio devessem atualizá-la, com suas atuais propostas.
Especialmente no que tange à parceria com a Unimed, o CT, a forma de governo, etc.
ST,
GP
comentou em 16/03/2010, às 8:04
Obrigado a todos. As respostas foram elucidativas. Espero que possamos reverter o curso da história recente do Fluminense e refundar o clube.
ST.
comentou em 16/03/2010, às 9:28
Ok, xará, mas na verdade eu e Rogério nos reportamos a coisas diferentes.
Ele disse que seria leviano de nossa parte assumirmos compromissos sem termos a certeza de que iremos honrá-los.
E minha preocupação foi explicar que pretendemos informar “o que”, “como”, “porque”, “por quem”, “com quais recursos” e “quando” de forma institucional, provavelmente em nota conjunta “Flusócio-Tricolor de Coração”.
Na agenda da célula de planejamento, o trabalho será disponibilizado para críticas do público em 21/7/2010.
comentou em 16/03/2010, às 17:34
Ok. Abraços.
comentou em 17/03/2010, às 20:48
Parabens a esse grupo de oposição.
são de tricolores autenticos e vibrantes e honestos como o Tenório e Peter que o Flu precisa…
há um equilibrio emocional, e desequilibrio tbem, quem é tricolor e passa por tudo isso diariamente, uma hora explode… a parada é forte …
o Tenório saiu muito chateado, pois na sua gestão, o FLU foi quase 100%, se ponham no lugar dele, qualquer tricolor que entrasse lá e desse jeito nas coisas do jeito que estavam, jamais esperaria ser demitido sem justa causa.
o Peter por seu lado, sabe que tem que ser malabarista e ter todos ao seu lado, a gosto ou a contra gosto, sempre…pois a hora esta chegando e esse ano é dele/nosso, nada pode estragar nosso FLUturo.
espero que o Peter e Tenório sentem e conversem e se entendam, são duas pessoas vencedoras e capazes, e geniosas tbem, mas cada um com atitudes e reflexos diferentes, mas juntando tudo, quem ganha é o Flu, com certeza o apoio e o jeitão do Tenório equilibra com o jeitão do Peter, a união dos dois será muito importante pras intenções da FLUsocio e de todos tricolores de coração.
QUE DEUS ABENÇOE TODA BOA VONTADE E BOA AÇÃO PARA COM O FUTURO DO FLUMINENSE.
obs: quem redigiu essa resposta ao Tenório e a torcida, esta de parabens, não ateou fogo, e sim deu margens para uma reflexão e futura união dos 2.
sds tri
Assini