Os “vaziões”
Publicado em 16.03.2010.
Por Flusócio

O futebol carioca que, no início do ano, prometia chamar a atenção pelos artilheiros dos quatro grandes, tem se notabilizado por outro motivo, bem menos nobre: todos os estádios têm virado “vaziões”. Públicos ridículos, onde se chega ao cúmulo de se escutar a voz de um torcedor solitário nas arquibancadas. Feio para o “espetáculo”. Prejuízo para os combalidos cofres dos clubes.
A primeira razão para esse fracasso parece óbvia: o preço dos ingressos. É incrível a incapacidade dos dirigentes cariocas de precificar seus produtos. Cobrar R$ 40 por um jogo de primeira fase de Copa do Brasil? Um jogo que, por ironia, em vez de acontecer por motivo de sucesso em fases anteriores, só acontece por conta do fracasso de não conseguir fazer míseros dois gols de diferença em uma equipe de muito menos poder de investimento. Será que precisa ser muito inteligente para concluir que um jogo desses não pode custar o mesmo preço que um Fluminense x Boca Juniors, valendo uma vaga em final de Libertadores? Será que nossos dirigentes não entendem a diferença de “um joguinho” para “O JOGÃO”?
E no Estadual? Cobram R$ 30 nos jogos contra os chamados pequenos e R$ 40 nos clássicos. Esses preços são absolutamente incompatíveis, ainda mais se considerarmos a previsibilidade que vem marcando o Campeonato Carioca desde 2008. Desde que se aumentou o número de clubes de 12 para 16, apenas na Taça Guanabara de 2009, um pequeno, o Resende, deu uma de intruso, impedindo uma semifinal entre os quatro grandes. Nessa situação, fica claro para o torcedor dos grandes times que a simples classificação para a semifinal de turno nada mais é que obrigação. E os jogos da primeira fase, mero cumprimento de tabela.
Jogos desinteressantes e que, teoricamente, pouco valem. Preços absurdos e incompatíveis. Não bastassem esses ingredientes, nossos dirigentes acrescentam outros. Não há qualquer incentivo à fidelização. O torcedor que, apesar de todos esses pesares, comparece ao Engenhão em uma noite chuvosa de quinta-feira, sai de casa no domingo às 19h30 e vai na quarta-feira ver um jogo de primeira fase de Copa do Brasil gastando, em menos de uma semana, R$ 110 para acompanhar o time, será tratado da mesma forma que o torcedor que só aparece na final, enfrentando filas e, se mantido o costume, levando spray de pimenta na cara para garantir ingressos. Em outras palavras: para que “roer o osso” se na hora do filé mignon serei tratado como qualquer um? Pensamento legítimo e compreensível de torcedor.
E a logística? Agora, na onda do “choque de ordem” tiveram a “brilhante” ideia de não vender ingresso no estádio no dia da partida. Pelo menos, a medida só está valendo nos clássicos. O que até se justifica no caso de um jogo de grande apelo para evitar confusão nos arredores, mas é totalmente sem nexo em jogos com público de menos de 20 mil, 30 mil pessoas. Aquele velho costume carioca de, em um entediado domingo, virar para o amigo e, sem planejamento prévio, decretar “Vamos ao Maraca!” foi definitivamente sepultado. “Em nome da ordem”. Sem contar com a enfadonha “Lei Seca” nos estádios, um significativo fator para desestimular boa parte dos torcedores, que curte a natural combinação cerveja e futebol.
No caso específico do Fluminense, ainda acharam mais uma forma de afastar os tricolores do estádio: inexplicavelmente, acabaram com a meia entrada para sócio! Logo agora, quando mais de mil novos tricolores atenderam ao chamado pela Cidadania Tricolor, esse benefício, que já era difícil de ser exercido, dado o horário de 10h às 17h em dias de semana quando os ingressos eram vendidos, foi “arquivado”.
Enfim, para qualquer torcedor acostumado a ir aos estádios, os motivos que estão levando a esses públicos ridículos são mais que claros. Será que nossos dirigentes não conseguem enxergar? O problema é geral, de todos os times do Rio de Janeiro. Mas esperamos dos dirigentes do Fluminense uma postura proativa para mudar esse quadro. Afinal, não dá para, com uma dívida do tamanho da tricolor, se dar ao luxo de jogar partidas tão deficitárias.
Retornar à Página Inicial
comentou em 16/03/2010, às 2:33
Tudo complicado. Comprar ingresso, estacionar o carro……Depois de enfrentar um monte de barreiras, voce entra no estádio e vai relaxar tomando….cerveja sem álcool.
Ninguém merece. Perdi o tesão de Maracanã. Engenhão nem conheço.
ST
comentou em 16/03/2010, às 6:50
Era pra ser um campeonato extremamente atrativo,com fred,Conca,adriano,vagner love,dodo,Carlos Alberto e Loco Abreu,mas o excesso de clubes pequenos e o preço dos ingressos resultou nesse fracasso de publico.So são atrativos os classicos mesmo…
comentou em 16/03/2010, às 7:29
OS DIRIGENTES SÓ FAZEM GOL CONTRA. PÉSSIMOS ADMINISTRADORES. NA ÚLTIMA RODADA EM MEIO DE SEMANA O FLAMERDA JOGOU PRA 2000 PAGANTES. O FLUSÃO E O BOSTAFOGO EM JORNADA DUPLA, JOGARAM PRA 2400 PAGANTES. COMO PAGAR JOGADORES CARÍSSIMOS COMO FRED, CONCA, LOVE, ADRIANO E LOCO ABREU, COM PÚBLICOS TÃO REDUZIDOS????
PENSO QUE UM BRASILEIRÃO INICIANDO EM MARÇO, COM 24 CLUBES, RODADAS SOMENTE EM FINAIS DE SEMANA, PONTOS CORRIDOS SERIA MUITO BOM. MAS, E O CARIOCÃO?! ESTE SERIA DISPUTADO COM RESERVAS E JUNIORES COM A IDADE ESTOURANDO NAS PRELIMINARES DO BRASILEIRO. MANTERÍAMOS OS RESERVAS EM ATIVIDADE, TESTARÍAMOS OS JUNIORES, E PRINCIPALMETE, FUGIRÍAMOS DO MODELO ATUAL, QUE ESTÁ MAIS CHATO QUE NOVELA MEXICANA.E AINDA, TERIA O MEIO DE SEMANA PRÁ COPA DO BRASIL E LIBERTADORES, MAS SENDO ESTES NO SISTEMA MATA A MATA, NA MAIOR PARTE DO ANO A MAIORIA DOS CLUBES TERIA A SEMANA LIVRE PARA TREINAMENTOS, APERFEIÇOAMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, PODERIAM APRENSENTAR UM MELHOR FUTEBOL. E ASSIM QUEM SABE ACABARÍAMOS COM ESTAS ‘PELADAS’ NA TV?!!!!
comentou em 16/03/2010, às 8:01
1/2 entrada, fala sério! Não existe.
Existe o valor inteiro e o valor dobrado.
Prática de todo o setor de entrenenimento de cobrar presos abusivos pelo valor de ingresso, para que o valor da 1/2 entrada possa cobrir o custo dos espetáculos.
Claro que não funciona, visto os estádios vazios, peças de teatro saindo de cartaz antes do fim da temporada, shows a mingua.
Quem não tem “carteirinha de estudante” simplesmete não vai, pagar R$ 50,00 por uma partida de futebol, R$ 100,00 para um peça de teatro, R$ 25,00 para cinema é brincadeira, pois não existe só o custo do ingresso, somesse a isso locomoção, estacionamento, lanche, e outros e se a família estiver junto aí nem se fala.
Agora vem a PC do RJ com a “brilhante” idéia de investigar o derrame de carteiras de estudante falsas no RJ.
O “ingênuo” chefe da PC do RJ, não sabe que existe uma máfia que fomenta a 1/2 entrada?! Não contaram só pra ele.
Solução: Acabar com enganção da 1/2 entrada. Cobrar preços únicos e justos para todos.
Assim poderemos ver estádios com um público decente, produtores de teatro parando de “chorar”, filmes em cartaz por mais tempo e por aí vai.
Vale ressaltar que, com o fim da 1/2, os valores a serem praticados devem ser fiscalizados pelos órgãos competentes. E não deixar, como sempre acontece: a raposa limpar o galinheiro, pra depois agir.
A ação deve ser sempre preventiva e não punitiva. Punir depois da merda feita não conserta o rombo.
Pra constar: sou usuário da 1/2 entrada e a favor do fim da mesma.
Ingressos justos!
ST.
comentou em 16/03/2010, às 8:06
A Flusócio está certíssima na análise como um todo. E acrescento o fato de que há uma clausula no contrato com a TV que obriga os jogos dos grandes a se realizarem em apenas em 4 praças – Maracanã, Engenhão, São Januário e Volta Resende. Sendo assim, chega-se ao cúmulo de se marcar um jogo do Flu contra um pequeno numa quarta feira as 21:50, no Maracanã, com ingresso a 30,00 reais, e transmissão em TV aberta para a Cidade. Como imaginar bom público num jogo desses?
É óbvio que ninguém vai! Mas os dirigentes aqui no Rio são como avestruzes né! Enfiam a cabeça no chão, e fingem que não tá acontecendo nada! Não há crise financeira nos clubes, não há problemas com as finanças dos mesmos, então, pra que se preocupar com preço de ingresso não é? Danen-se os torcedores!
comentou em 16/03/2010, às 8:46
Perfeito.
o jogo da Copa do Brasil a 40 reais foi sacanagem pura.
Até agora não vi qq justificativa plausível para acabar com a meia de sócio. 1o disseram que a renda do estadual é dividida com os pequenos e que estes não aceitaram essa meia-entrada (o cliente itaucard pode pagar meia, mas o cliente Fluminense, não). Se é esse mesmo o motivo, pq não colocar sócio com meia-entrada na copa do Brasil?
Com relação ao campeonato carioca, a pior coisa que fizeram foi o aumento p/ 16 clubes. Inchou o campeonato de times ruins; os pequenos acabam dividndo mais os poucos jogadores razoáveis que ainda restam p/ eles, enfraquecendo-se ainda mais. Como o post colocou, a previsibilidade aumenta (vale a lembrança de que o Resende só entrou na semi-final da TG de 2009 pq o Vasco escalou irregularmente o Jefferson).
Tudo isso, p/ mim, foi por conta do calendário da TV, que precisa dos jogos domingos e 4as já antes do fim de Janeiro. Em 2007 (último ano a ser realizado com 12 clubes) tentaram incluir mais 4 times, mas como isso foi às vésperas do torneio, foi vetado pelo código do torcedor que requer tempo mínimo para mudança de regulamento. Resultado, tivemos um campeonato de 12 clubes com rodadas quebradas em fds e meio de semana, além de haver 2 jogos tanto na final da TG quanto na final da Taça Rio. Não foi o ideal como nos anos de 2003 a 2006, mas ainda assim é melhor que o ocorre hj em dia.
Até 2006, a fórmula do campeonato carioca era tida como a mais empolgante dentre os campeonatos regionais. Hj em dia a gente só vê os vaziões, msm.
comentou em 16/03/2010, às 8:52
Concordo em gênero número e grau…
Mas esse papo do Tenório ser candidato do Pavilhão Tricolor???
Que engraçado…
Não foram eles que cairam de pau em cima do Peter quando o Tenório assumiu a vice-presidência de futebol???
Comédia pura…
comentou em 16/03/2010, às 8:55
Caro Xavier(e outros), comentários em caixa alta são ilegíveis.
A pontuação fica obscura,etc. Se for importante a caixa alta, que se use espaço duplo.
Saudações tricolores.
comentou em 16/03/2010, às 9:00
Off:
Não tem nada haver, mas penso que o Fluminense merece ter um estádio, com capacidade para cercada 30.000 torcedores confortavelmente sentados e ao abrigo da chuva.Um caldeirão de verdade, onde pudéssemos mandar nossos jogos.
comentou em 16/03/2010, às 9:07
R$30,00 PARA JOGO CONTRA PEQUENO ?????? EM QUAL ESTÁDIO, PQ NO MARACA A ARQUIBANCADA CUSTA R$40,00 PARA PEQUENO E GRANDE E GRANDE CONTRA GRANDE !!!
NÃO IREI NEM EM CLÁSSICOS COM PREÇOS ASSIM, SÓ IREI NA SEMIFINAL E FINAL !!!
comentou em 16/03/2010, às 9:12
Ótimo post, o pior é que o estadual acaba desmobilizando também a participação da torcida na Copa do Brasil.
16 times é um inchaço sem explicação, e todo mundo sabe que os 4 grandes estarão nas semi, principalmente porque também acabaram com os mandos dos pequenos. Antes, jogar em Friburgo, Conselheiro Galvão ou Moça Bonita até poderia representar risco eventual de perda de pontos, hoje a coisa tá muito desequilibrada.
comentou em 16/03/2010, às 9:15
Lembrando que, recuando no tempo, no mando tricolor, sócio poderia ver o jogo sem pagar (era nas cadeiras, -acho que era- setor 4), eu bem pequeno meu pai me levava tambem neste esquema.
Tambem O Passaporte qua tinha cerda de 5.000 pessoas (apesar de que o sócio do clube tinha uma bronca).
Pena que os sócios não são cem porcento tricolor de coração e sim um enorme bando de bos.. ou de mer.. (fiquei na dúvida o mais apropriado).
comentou em 16/03/2010, às 9:28
Está mesmo cada vez mais difícil ir a jogos com preços tão absurdos.
comentou em 16/03/2010, às 9:38
Quanto aos ingressos, cabe lembrar que são caros tb em função da farra das carteiras de estudante.
Proibir a cerveja no Maraca é coisa de quem não o frequenta. São raras as brigas de bêbado e a molecada que toca o terror já vem turbinada de longe, não bebe a cara cerveja do estádio.
O horário tb é um problemaço. Primeiro, a Globo nos entubou o horário depois da novela, fazendo com que partidas no meio de semana terminem por volta da meia-noite. Depois, enfiou nossa goela abaixo o horário de 16h aos domingos, que é o horário do Morumbi, mas não do Maracanã, que tem que ser às 17h para permitir a combinação praia-estádio. E agora já temos jogos domingo às 19:30h. Tudo errado.
Mas o principal é mesmo a quantidade de clubes. Por mim os 3 grandes e o bostafogo teriam vaga cativa e anualmente uma seletiva classificaria mais 2 times para enfrentá-los em turno e returno, com campeão por pontos corridos. É tecnicamente injusto? E daí? Carioca é para ganhar ritmo e dinheiro e isso não é possível jogando contra um caminhão de pequenos. Vamos ter que sustentar os cartolas da FERJ para sempre?
comentou em 16/03/2010, às 9:41
Caros,
O Pay-per-View de todo o campeonato custa R$ 59,00 por mês. Aí fica difícil..
SDs Tricolores
comentou em 16/03/2010, às 9:44
Tb tem que reclamar dos horários absurdos
19:30 sábados E aos domingos pq isso?!?
No vaziao o transporte e precário e a segurança idem
tem estação de trem mas para de funcionar após 20:30
Como o cidadão volta pra casa?
O Rio sempre teve seus jogos 17:00 aos domingos
E um absurdo a fla-Globo querer mudar
a Cultura do povo carioca !!!
comentou em 16/03/2010, às 9:52
Caro Natarelli,
A meia-entrada está assegurada por lei para eventos culturais, como segue a citação a seguir “Denomina-se meia-entrada o direito atribuído pela legislação brasileira a estudantes para que possam pagar apenas metade do valor estipulado ao público geral para o ingresso a espetáculos teatrais e musicais, exposições de arte, exibições cinematrográficas, entre outras manifestações culturais.”
Logo, infelizmente, o clube pode optar em aceitar ou não a meia-entrada quando quiser, sem qualquer risco jurídico.
Se houvesse alguma espécie de serviço como o “Passaporte Tricolor”, acredito que seria um sucesso.
Diogo Trindade
comentou em 16/03/2010, às 9:56
Infelizmente a TV é credora dos clubes e impõe esses horários malucos.
Além do mais 16 clubes foi unanimidade (burra) a FERJ lógico q aceitou ,mas partiu dos clubes inclusive os gdes.
Para 2012 está prevista a redução, pois o campeonato de 2011 terá influência ainda de 2010.
ST
comentou em 16/03/2010, às 9:56
Tá realmente lamentável esses preços e essas condições. Eu e muitas pessoas que conheço, deixamos de ir aos jogos pelo preço. Eu sempre fui à TODOS os jogos, mas está uma falta de respeito com o torcedor. Espero que estejam sentindo que se continuar assim, teremos mais e mais jogos vergonhosos com públicos mínimos.
comentou em 16/03/2010, às 10:15
É só fazer conta:
3000 pagantes a R$ 40,00 dá uma renda de R$ 120.000,00.
Se a entrada for R$ 10,00 teremos certamente um público maior do que 12.000 pagantes gerando uma renda maior do que a anterior.
Ou são burros ou há algo mais por trás do alto preço dos ingressos que não consigo enxergar.
Ricardo Braga
comentou em 16/03/2010, às 10:30
E olha o Tenório aí cavando uma candidatura pela PavTri! Natural, afinal a PavTri sempre apoiou o Tenório, né (sic)?!
Incoerência??!! Oportunismo??!!
E não é que as acusações feitas ao Peter tinham mesmo uma motivação política…taí.
comentou em 16/03/2010, às 10:47
Senhores,
frequentemente tenho acesso à Tribuna de Honra, com estacionamento e boca livre. Mesmo assim, não vou. O problema não é o preço. O problema é o time horroroso.
comentou em 16/03/2010, às 10:49
Minha opinião se resume ao somatório do que colocaram os colegas Natarelli e Gabriel Goes: ingresso a R$40,00 foi a maneira encontrada de fazer estudantes e não-estudantes (os que usam cartão de crédito) PENSAREM que estão pagando meia, quando na verdade estão pagando inteira.
Sobre o número de clubes, o ideal seria 8 ou 10 clubes. Só que aí entra o medo, a paúra dos grandes em não participarem das semifinais, pois um tropeço pode ser fatal. Com 16 clubes, ao contrário, um eventual tropeço se dilui no monte de jogos fáceis e o acesso à fase do filé é praticamente certa. Sem falar no “agrado” político que isso significa, pois mais gente insignificante pode participar da festa. Em suma, é bom pra todo mundo, exceto pro torcedor. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.
comentou em 16/03/2010, às 10:50
Corrigindo a concordância de gênero: o acesso à fase do filé é praticamente CERTO.
comentou em 16/03/2010, às 10:51
O Cariocão inchado realmente é pedir para os estádios ficarem vazios.
comentou em 16/03/2010, às 11:01
ingressos a 40 reais é SACANAGEM, mas segundos nossos magnificos dirigentes a culpa é do IPTUs e IPVAs !!!
ST
comentou em 16/03/2010, às 11:06
Futebol agora é coisa para ser vista somente pela TV. E dá-lhe PPV!!!!
Se a estratégia da Globo (que manda no PPV dos jogos que realmente interessam) foi dizer aos clubes:
para continuar com essa cota de vocês, meus escravos, preciso de mais vendas no PPV, senão já era….
foi perfeita!!!!
Parabéns!!!
comentou em 16/03/2010, às 11:07
Quanto ao CARIOCÃO, poderia voltar p 12 clubes, liberando 4 datas, q poderião ser utilizadas de forma mais racional, fazendo 2 jogos p as finais de cada turno e a GRANDE FINAL numa melhor de 3 jogos, ainda sobraria uma data p folga, assim com certeza teriamos jogs com publico e renda maiores…
ST
comentou em 16/03/2010, às 11:17
O Tenório vai ser mais uma carta fora do baralho da PavTri.
Eles vão fazer o que fizeram com os outros canditados, chama para conversar e depois dizem que ele não serve pois já se envolveu com as pessoas que estão hoje no clube.
Se aceitarem ele vão ter que rasgar as diretrizes que eles seguem.
comentou em 16/03/2010, às 11:18
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro é a principal interessada na manutenção desta quantidade de times pequenos na primeira divisão.
O voto destes pequenos (e pelo bem do futebol carioca não devemos incluir o Botafogo nesta lista) tem o mesmo peso dos grandes.
O horário dos jogos é outro inibidor da presença de um público maior.
E a transmissão de jogos pela TV em canal aberto, para a mesma praça que está acontecendo o jogo, deveria servir de motivo para indenização do time mandante. Ou isso já é previsto no contrato CARACU entre globo x times do Rio?!
comentou em 16/03/2010, às 11:29
O post é perfeito, e era previsível no início do ano que isso ocorreria. Não sei se é burrice ou demanda do patrocinado televisivo, mais interessado na demanda pelos pacotes pay per view.
Mas, o objetivo do meu post nem é esse. Vocês poderiam ter argumentado, e esse é um ponto importante, que existe uma coisa chamada competição entre as formas de lazer. Ou seja, uma entrada de cinema inteira custa R$ 20. Com a meia, vai para R$ 10. Como Fluminense x Friburguense quarta-feira a noite pode custar o dobro disso ? Não só cinema. Mas, para uma pessoa ir a praia, considerando que ele vá e volte de ônibus, coma um biscoito Globo e Mate, isso tudo custará em torno de R$ 10.
Além do desnivel técnico absurdo do campeonato, que deixa os jogos extremamente enfadonhos, ainda temos na cidade do RJ centenas de opções de lazer mais empolgantes e muito mais baratas do que um jogo ridículo como foi Fluminense x Bangu.
Jogo de estadual é para ter rodada dupla em todas as rodadas a R$ 20 no máximo.
comentou em 16/03/2010, às 11:33
Não me levem a mal, mas a pior coisa que existe é assistir os jogos pela TV, eu particularmente fico muito mais tenso do que quando vou ao Maraca.
DEvemos, sim, é boicotar e não assinar o PPV, aí quero ver a REDE LODO não rever seus conceitos facistas
comentou em 16/03/2010, às 11:33
campeonato carioca com 10 equipes
turno e returno
campeão do primeiro contra o campeão do segundo
classicos espalhados da quarta rodada até a nona rodada
pequenos jogando em seus estadios.
no meio de semana jogos as 18 e 20 hs
e no final de semana as 17 e 18 hs
comentou em 16/03/2010, às 11:37
Eu me recuso a pagar PPV, vou num bar..
só quem não trabalha e nem tem medo de
assalto aceita voltar do estádio as 22 h
e nem jantar/ ver a família em pleno domingo.
Absurdo num sábado absurdo total domingo !
E a nossa diretoria continua escondendo o time
lá na Ilha adiando a volta as Laranjeiras.
Num se não aí tem hein?
comentou em 16/03/2010, às 11:43
Eu não tenho carteira de estudante e não sou cliente Itaú. Vou com meu filho (ele tem carteira de estudante) e gasto R$ 60, só de ingresso, em um joguinho como o da primeira fase da Copa do Brasil.
Ora, para ver um joguinho desse, sem cerveja, é dose. Vou, por uma espécie de dever cívico… Minha doença pelo Flu me faz ter “peso na consciência” de ficar em casa. Mas esse tipo de jogo deixou de ser diversão.
Um absurdo!!!
Principalmente, saber que o fato de ter ido a alguns desses jogos não vai impedir que eu passe pelo “caos” para ter meu ingresso na hora do “filé mignon” de uma final.
E a meia para sócio? Porque parou?
comentou em 16/03/2010, às 11:47
Bem colocado pelo Ivo Chermont…
Ontem fui ao cinema com a minha esposa e, pagando inteira, gastamos R$ 12,00 (só de ingresso) para ver o ótimo filme “Simplesmente Complicado” (promoção do UCI nas segundas feiras), uma comédia para me fazer rir e relaxar.
Quarta passada, foram R$ 40, só para mim, para assistir ao “filme de terror de quinta categoria” “Fluminense e Confiança”… Assim não dá!!!!
comentou em 16/03/2010, às 11:58
Off-topic mas toda vez que tem problema no império framerdal com jogadores metidos com traficantes e outros babados, aparece gente críticando o Conca e o Cuca e outras barbaridade. Já tô desconfiado.
comentou em 16/03/2010, às 12:02
Isso. A presidente do clube de regatas da Gávea e os parvalhões que elogiaram a iniciativa (tanto em Laranjeiras como em Botafogo) que comemorem mais essa “brilhante” iniciativa para afugentar os torcedores dos estádios.
O único que, até onde eu sei, está isento de culpa é o clube de regatas da rua São Januário. Esse foi contra a “brincadeira” do aumento desde o início.
A “administração” do Fluminense dar tiros no pé é algo corriqueiro. Foi muito bem lembrado pela FluSócio a questão do fim das meias entradas para os sócios, entretanto, o post esqueceu do Passaporte Tricolor. Esse último, embora mal formulado, garantia a presença de muitos torcedores nas arquibancadas.
Acharam correto “atualizar” o preço dos ingressos. Muito bonito. Não ofereceram nenhuma contrapartida para os torcedores. Agora contemplam aparvalhados os estádios vazios.
E assim vai o futebol fluminense ladeira abaixo…
Que da parte do Fluminense (clube) a incompetência dure apenas até novembro.
[]s e ST!
comentou em 16/03/2010, às 12:23
Para provar que não é o tamanho do estádio que determina o sucesso do espetáculo, nem esportivo nem financeiro, e sim a forma e o conteúdo do espetáculo, a criatividade na programação, e a eficiência com que se dá sua exploração, contando todas as possibilidades, inclusive a transmissão pela TV.
Vamos reformar e encher no Estádio das Laranjeiras. Todas as vezes que o Cristiano Ronaldo jogar lá, o preço do ingresso pode ser mais alto e venderemos mais caro os espaços nas placas, que aparecerão na transmissão pela tv.
comentou em 16/03/2010, às 12:27
OFFZAÇO AÇO AÇO !!!
ALGUEM leu o blog desse sujeito ???
http://colunas.imirante.com/marcosdeca/2010/03/15/o-flamengo-parece-um-antro-de-marginais/comment-page-4/#comment-43452
NÃO PERCAM ESSA LEITURA !!!
ST
comentou em 16/03/2010, às 12:31
A meia pra sócio e outra ” balela” pq essa de
não ter mandante no carioca não cola!
Como o america colocou ingressos a R$20,00 ?
No engenhao o mando era deles e os do nosso
lado custavam R$40,00.
comentou em 16/03/2010, às 13:14
Caros,
Respondam rápido que contrato prejudica mais o Fluminense: o da UNIMED ou da TV GLOBO?
SDs Tricolores
comentou em 16/03/2010, às 13:35
Amigos, acho que hoje em dia a maioria dos torcedores paga meia entrada.
Todos arrumam um meio de burlar esse preço absurdo.
20 tá caro!!!
Paga inteira quem quer. Quem não quer dá um jeito.
ST
comentou em 16/03/2010, às 13:50
Claudio,
O Carioca não é só pra ganhar ritmo e dinheiro, é principalmente para ganhar o título de campeão.
Não podemos desvalorizar o que nos valoriza. O campeonato tem mais de cem anos; nós até pouco tempo éramos os maiores campeões ( pra mim ainda somos ); um campeonato que reúne nossas maiores e mais tradicionais rivalidades; disputado na mais importante, bonita e turística cidade do país!
Só o que está faltando é organizá-lo melhor e torná-lo mais lucrativo, como já foi!
A paixão pelo futebol está ligada à tradição, à memória afetiva alimentada pelas tradições. É por isso que a gente gosta mais de ganhar do Flamengo que do Grêmio ou do Barueri.
O campeonato carioca é parte do patrimônio do Fluminense. Não dá pra desprezá-lo. O América, por exemplo, sobrevive quase que exclusivamente desse patrimônio. Foi o que lhe restou.
Precisamos de outros títulos, mas não podemos abrir mão do carioca. Ele tem o nosso DNA.
comentou em 16/03/2010, às 13:56
Caro Carlos Rodrigues,
Acredito que seja com a GROBO. A Record não ofereceu quase o dobro pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, e ainda assim a Grobo levou?
Alguém sabe algo sobre isso?
Diogo Trindade
comentou em 16/03/2010, às 14:12
OFF
Madureira x Fluminense será em Conselheiro Galvão !!!
Gostaria de saber pq o Madureira na Taça Guanabara jogou no maracanã contra o Botafogo mesmo tendo o mando de campo ?
comentou em 16/03/2010, às 14:35
Amigos tricolores, tá certo que os jogos desse que é mais tradicional campeonato de rua do mundo não valem o preço do ingresso que estão cobrando.
Porém, tem que existir uma concientização por parte dos torcedores de que se for pra cobrar menos, os estádios têm que estar apinhado de gente — por que, pra cobrar menos contra os pequenos e só aparecer meia dúzia de gatos pinguados a mais não adianta.
Futebol é negócio caro — custa muito caro colocar um time dentro de campo, ainda mais um time com alguns jogadores caros como o Flu. Do ponto de vista financeiro, de que adiantaria cobrar ingresso de $1.00 se apenas 15,000 ou 20,000 torcedores pra ver FLU X Confiança?
comentou em 16/03/2010, às 14:38
Gostei do link que o FábioRM colocou as 12:27. Acho que os torcedores do império do tráfico que frequentam esse blog não vão gostar.
A ESPN também deu uma notícia que a mãe de um traficante ganhou uma moto de um certo jogador.
comentou em 16/03/2010, às 14:42
leandro euzebio e cassio de novo é dose pra mamute…digao ja!!!!
a comparaçao do marquinho com o cicero foi uma das mais infelizes dos ultimos tempos…
quanto mais a torcida odeia essse jogador, mais a imprensa gosta, muito estranho..
independente de qualquer coisa vou voltar a frequentar TODOS OS JOGOS no maraca, em madureira, onde for..
onde o flu jogar estarei la…
comentou em 16/03/2010, às 14:45
Caro Leo moretti,
Flu x Madureira não vai ser em madureira e sim no engenhão. contra o américa tb estava marcado pra edson passos. 3 dias antes do jogo a federação vai mudar o local.
comentou em 16/03/2010, às 14:51
Tá certo, meu caro E., eu só não mencionei o caneco pq parto do pressuposto de que o Fluminense tem que ganhar todas as competições que disputa.
Ainda assim, na minha opinião 10 jogos pro Carioca, sendo 6 clássicos, já tá de bom tamanho.
comentou em 16/03/2010, às 14:53
Thiago Reis,
O Pavilhão Tricolor só convidou o Tenório para uma sabatina, a exemplo do que já fez com o Peter Siemsen e com o Rodrigo Nascimento.
O Ricardo Tenório sequer lançou oficialmente sua candidatura à presidência. É um equívoco ainda maior dizer que ele será o candidado do Pavilhão Tricolor.
Vamos procurar ter mais acurácia nas informações.
comentou em 16/03/2010, às 14:54
Igor Carvalho:
Como assim “paga inteira quem quer?”
Eu pago inteira. E queria pagar meia. Como não sou mais estudante, a única forma seria falsificar a carteirinha… Mas como diz a música: “Eu não sou rubro-negro…”….portanto, não ladrão nem estelionatário.
E, o pior, relatei aqui… Acho que foi naquele jogo bizarro contra o Boavista. Paguei inteira e, quando fui passar na catraca, descobri que a bilheteira FDP me deu meia, embolsando R$ 15.
comentou em 16/03/2010, às 14:59
Mais de 70% do público de futebol paga meia entrada.
Portanto, a grande maioria paga 20 reais pelo clássico e 15 pelos jogos contra os pequenos.
Não creio que seja o preço o principal fator. É o “pacote” como um todo. É a falta de apelo desses jogos, os horários ruins, a impossibilidade de se comprar o ingresso no estádio no dia do jogo, que é um hábito enraizado do torcedor carioca.
Some a isso o acesso cada vez mais amplo às ‘gatonets’da vida, entre os de menor poder aquisitivo, e os PFC´s da vida, do lado dos mais endinheirados.
É preciso fornecer cada vez mais motivos ao torcedor a sair de casa. Só a paixão não basta. E, cá pra nós, se o brasileiro reclamada de pagar 15 ou 20 reais pra ir a um estádio, não pode querer mesmo que seu time banque e contrate craques.
comentou em 16/03/2010, às 15:03
Igor Carvalho (13h35),
Eu não pago meia e a minha esposa também não paga. Lá em casa o único que pode pagar meia é o meu filho.
Enquanto durou eu mantive o meu Passaporte Tricolor e quando esse não valia eu comprava os ingressos com desconto em Laranjeiras (sim, sou sócio). Não é porque quem comanda o futebol é incompetente que eu vou agir de forma ilegal ou de uma maneira que possa ser éticamente questionável.
A partir do momento que cobro posturas éticas dos dirigentes do Flu, da Federação e dos outros poderes desse país é necessário que eu seja coerente e alie a prática com o discurso. Se não for assim estarei sendo igualzinho a aqueles que tanto critico.
Concordo com muitos aqui que o que existe de fato é o ingresso inteiro e o ingresso com preço dobrado. Também concordo que esse é um modelo errado e deve ser combatido. Discordo sim do combate através da burla. Esse é um meio ineficaz que acaba dando ainda mais argumentos aos defensores do modelo que acho errado.
[]s e ST!
comentou em 16/03/2010, às 15:07
Igor Carvalho(13h35),
Sei que o pensamento exposto não é apenas seu. Muita gente pensa e age do jeito que você citou. Escrevo isso porque após ler a minha própria resposta achei que essa era uma ressalva necessária.
[]s e ST!
comentou em 16/03/2010, às 15:21
Amigos,
Encontrei uma referência onde é falada a proposta feita pela Record sobre os direitos de transmissão do Carioca do ano passado. Segue link abaixo:
http://www.comunique-se.com.br/conteudo/newsshow.asp?editoria=8&idnot=35506
Texto sobre a desistência da Record sobre a aquisição do brasileirão de 2009, 10 e 11:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u382119.shtml
http://port.pravda.ru/news/desporto/18-03-2008/22064-globo-0
Adivinha quanto a Record ia pagar pelos direitos?
http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/005/template_esportes_005_59958.html
Aposto que os presidentes do C13 colocaram algum no bolso pra preferir manter a globo, porque até uma criança sabe que 1 bi é mais que o dobro de 400 mi, e vale MUITO mais a pena.
Não sou crente, mas por pior que sejam os narradores da Record, é no mínimo mesmo nível que a Grobo.
Diogo Trindade
comentou em 16/03/2010, às 15:29
Acrescento um problema para a lista citada: a incerteza quanto ao local e horário das partidas. Exemplo, a partida do FFC com o AFC estava marcada para Edson Passos e foi transferida para o Engenhão.
Jogos aos domingos, tradicionalmente, ocorriam às 17hs. Agora, às 19hs30 é piada de mau gosto. Não demora muito e a TV (Globo) imporá o horário das 21hs50 para jogos aos sábados e domingos.
comentou em 16/03/2010, às 15:33
Bons tempos aqueles que os valentes jornalistas mostravam toda a sua indignação com a associação do Bangu com o quase inocente jogo do bicho.
E agora, valentões?
Louvor ao jornal O Dia nesse ponto, pois se dependesse da grobu a gente nem sabia de nada.
Que Deus perdoe as pessoas ruins.
É mesmo né? Essas pessoas ruins que assam gente em fogueira de pneus e perseguem os inocentes traficantes.
comentou em 16/03/2010, às 16:10
Pra acertar com a Record, primeiro tem que pagar o que deve à TV Globo( algo bem substancial)
comentou em 16/03/2010, às 18:09
A Globo tá dando $$$ por fora ao Corinthians e Flamengo para continuar com transmissão exclusiva do Brasileirão. Podem apurar que é a mais pura verdade.
Para que haja a substituição da Globo pela Record, o Clube dos 13 precisa aprovar por unanimidade. Fla e Corinthians votam contra.
comentou em 16/03/2010, às 18:24
Gustavo Robalinho
muito obrigado, é que esta informação está no site da FFERJ.
comentou em 16/03/2010, às 18:42
Realmente é sem dúvida alguma uma aventura pra la de complicada frequentar estádios atualmente.
Alem da entrada custar caro, os meios de locomoção para se chegar aos estádios são pifios – Metrô, Supervia, onibus, carros particulares, taxis e etc – todos apresentam problemas. São estacionamentos que tipo o da UERJ que as vezes pode usar as vezes não pode, Metrôs lotados com baldeação ou sem baldeação e etc.
R$40,00 de ingresso + R$10,00 de transporte + R$10,00 de triviais (lanches, cervas la fora ou coisa que o valha). Como vocês podem ver, em apenas um jogo gasta-se mais do que o mês inteiro de PPV.
Os horários estão cada vez mais estapafurdios. Hoje tem jogo em qualquer dia e hora. Durante o campeonato brasileiro, se contarmos serie A e B tem jogo todo dia e toda hora.
Estão acabando com o futebol brasileiro, a CBF, as federações e a TV detentora do monopólio das transmissões.
Os clubes…, os mortos de fome com seus pires na mão apanham de tudo e de todos dos Urans, das Traffics, TVs, Federações, jogadores e etc. estes coitados carecem de administrações serias e competentes pois são eles os donos da máquina. Sem clube, sem futebol simples assim so que os Horcas brasileiros não se consientuizaram disso ainda e preferem aceitar de bom grado as esmolas da globo.
Voltar do Maraca quarta-feira depois de meia-noite tendo que trabalhar cedo no dia seguinte, nem morando em Madureira nem em Ipanema, tanto faz, e pedir para o torcedor se afastar.
E aquele braço mecânico que fica atrás dos gols com a camera em cima??? Quantas vezes esse troço fica na sua frente em lances importantes???
Nessa história toda só tem uma parte que fica em situação pior que os clubes. Dou um doce pra quem adivinhar. Dica: muitos deles escrevem aqui nesse blog ou em outros, compram camisas, ingressos PPV e ainda voltam pra casa de metrô na chuva depois do jogo…
Em 2010, eu que sempre fui a todos os jogos do FLUSÃO só fui nos três clássicos. Jogamos melhor os três mas só ganhamos um…
suadações triclores,
Celso F. Ramos Neto
comentou em 16/03/2010, às 18:48
Bruno Leonardo,
Vamos aguardar as cenas dos próximos cappítulos…
Mas por favor… não me venha com jogo de cena.
Depois do linchamento público do Peter feito pelo Pavilhão quando o Tenório assumiu a cive-presidência de futebol p os dois são (eram) amigos… o Pavilhão não deveria sequer aceitar conversar com o Tenório.
Quer dizer que o Peter estava errado pq seu amigoaceitou participar da gestão Horcades e agora o pavilhão quer ser amigo do mesmo indivíduo???
comentou em 16/03/2010, às 21:24
Quando era pequeno participei de um campeonato de futebol de botão onde todos se enfrentavam, classificando os melhores para a fase final. Só que demorou, aí ficou tarde, as nossas mães nos chamaram pra tomar banho e jantar e pra ganhar tempo os jogos decisivos foram disputados através da disputa de penaltis.
O campeonato estadual como é hoje é parecido. Tem um monte de jogo que não vale nada pra depois tudo ser decidido em pouquissimos jogos e que muitas das vezes terminam em disputa de penaltis.
O estadual como é disputado hoje consome 19 datas e mais 2 da final.
Se fossem só 10 times, com turno e returno, da mesma forma que era nos anos 80, teriamos 18 datas e mais 2 ou 3 da final.
Teria a mesma duração e com a vantagem de que todos os jogos iriam valer.
E outra coisa, com menos times pequenos melhores eles ficariam, porque concentrariam os melhores jogadores desses times.
comentou em 16/03/2010, às 23:36
Boa Noite caros Tricolores!
Esse é um bom tema pra discussão, com exclusividade maior sobre o Fluminense nesse caso. Sobre o fracasso de público no campeonato, dou motivo para isso o valor acrescidos dos ingressos. Não é difícil imaginar o quanto isso pesa no bolso do torcedor, afinal ir aos jogos 2 vezes por semana hoje em dia poucos podem se dar ao luxo, sem contar a falta de atrativos, horários de jogos e tudo que leva a ser levado em conta por muitos torcedores. Posso estar enganado mas ao meu ver o grande motivo seria este, um abraço a todos os tricolores desse blog.
comentou em 16/03/2010, às 23:58
esse carioca é ridículo, e é um insulto aos cariocas até 1985 dizer que a gente tem que valorizar isso que chamam de carioca desde então, desde a era caixa. Nos últimos 25 anos o carioca perdeu toda a credibilidade, e mesmo com a saída do caixa a Fferj continua com todo esse absurdo.
O QUE SÃO OS PEQUENOS ? times de empresários, só. Quantos torcedores tem o América? o Bangu ? Que espécie de campeonato é esse em que os outros times são fantasmas ?
16 times e 23 datas é demais, e ainda prejudica nossos times nos outros torneios importantes.
a gente podia fazer uma enquete até com outras torcidas. Eu achei menos ruim o carioca de 2003, com 12 times, turno único e 15 datas só.
Eram 11 rodadas no turno, passavam 4 pra semi-final e final, com mais 4 datas.
Os 4 grandes só não foram pra semi-final porque o americano, time do caixa, ficou na frente do botafogo.
comentou em 17/03/2010, às 5:13
Thiago Reis,
Eu não fiz a defesa do Pavilhão Tricolor. Não emiti qualquer juízo sobre a reunião desse grupo político com o Tenório. Só o corrigi dizendo que o Tenório, pelo menos por enquanto, não é candidato do Pavilhão Tricolor. Não é sequer oficialmente candidato à presidência.
comentou em 17/03/2010, às 6:16
Além do postado acima e da incompetência histórica do Fluminense em vender ingressos, notadamente com diversificação dos pontos-de-venda e com antecedência, colabora para isso o Fluminense não ter visão de marketing na elaboração das tabelas (vide também o Fla-Flu com mando de campo ter sido marcado para uma quarta-feira à noite, entre outras atrocidades).
No Campeonato Carioca, o clube que tem uma torcida que se empolga mais rápido que as demais e andou levando 40.000 pessoas aos seus jogos de estréia no Campeonato Carioca em vários anos dessa década, nos últimos tem sido vítima de tabelas sacanas esportiva e financeiramente, que tem colocado os seus jogos iniciais em estádios com mandos de adversários.
O primeiro Fluminense e America após 100 anos, marcado para o segundo turno, inicialmente no Estádio Giulite Coutinho, num sábado à noite.
Se a partida tivesse sido na primeira rodada do campeonato e com a marca histórica bem explorada, seria jogo para umas 40.000 pessoas.
O Flu não sabe defender os seus interesses na elaboração das tabelas e a federação, rancorosa, burra e defensora de interesses estranhos, prejudica os seus próprios campeonatos ao perseguir uma das locomotivas de público do RJ.
Quando o Fluminense vai aprender estas coisas e quando teremos uma federação isenta e profissional?
comentou em 17/03/2010, às 8:23
Já que os dirigentes jabazeiros dos clubes nada fazem, pois comem nas mãos desta empresa:
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/estadual-do-rio/ultimas-noticias/2010/03/17/problema-com-a-bwa-faz-federacao-do-rio-tirar-os-jogos-do-estadual-do-maracana.jhtm
E nós torcedores…
Ficaremos sem Maraca…