Um ano atípico…
Publicado em 18.03.2010.
Por Flusócio

A cada quatro anos, o calendário do futebol brasileiro sofre uma paralisação brusca no meio da temporada. Em ano de Copa do Mundo, como o presente, os clubes têm, necessariamente, que se preparar para realizar uma forte intertemporada, uma vez que os times ficam trinta dias sem jogos.
A Flusócio vem, com alguns meses de antecedência, chamar a atenção para o assunto, pois é muito recorrente, na era Horcades, o descaso e a falta de preocupação com essa tão importante ferramenta de preparação dos clubes de futebol. Basta lembrar a desastrosa, curta e fluvial pré-temporada de 2009, com René Simões, que tantos problemas causou à equipe no decorrer do ano.
O clube deve, o quanto antes, iniciar o planejamento da intertemporada. Programar data e local é o primeiro passo, levando em consideração a época do ano, e, consequentemente, o clima na cidade da intertemporada. Além da escolha do local, é preciso antecipar as eventuais contratações que ainda se pretenda fazer para o restante da temporada, visto que é imperioso que o grupo esteja totalmente formado e à disposição da comissão técnica para participar da intertemporada, garantindo, assim, a uniformidade da equipe.
Nosso time, até a presente data, ainda é uma incógnita. Não se sabe onde poderemos chegar, tamanhos os sucessivos altos e baixos que a equipe vem apresentando até o momento. E exatamente por essa constatação que a intertemporada se torna ainda mais importante. Uma boa intertemporada, com absoluta certeza, será o grande diferencial nesse ano de Copa do Mundo. Esperamos que a diretoria do Fluminense Football Club já esteja com tudo planejado. Será?
Retornar à Página Inicial
comentou em 18/03/2010, às 17:48
Será que o Sargento Garcia pegará o Zorro?
comentou em 18/03/2010, às 17:56
Me desculpem o OFF TOPIC mas
Com relação à jogada ensaiada que deu origem à contusão do Fred, não dá pra treinar uma menos óbvia?
Todo o time do Uberaba foi pra cima do Fred já antes do toquinho do Conca. Até os espectadores sabiam a “surpresa” que ia ser armada pelos dois.
comentou em 18/03/2010, às 18:03
Muito pertinente este tópico da Flusócio.
Tomara que alguém da CT do Flu leia ou tome conhecimento do mesmo, até por que, antes da parada no meio do ano para a Copa do Mundo, haverão 7 rodadas do Campeonato Brasileiro e no segundo semestre, o Flu jogará apenas o restante do Campeonato e no máximo, (caso chegue lá) a semi final e final da Copa do Brasil.
No mais, lembrar que uma boa arrancada nestas 7 rodadas iniciais é fundamental. Enfrentaremos na 1ª e 2ª rodadas, dois candidatos a rebaixamento – Ceará e Atlético GO – e na 3ª e 4ª rodadas, dois times envolvidos na Libertadores – Corinthians e Flamengo (este, pasmem! absurdamente marcado para uma quarta, dia 26/5, às 19:30 hs e com mando do Flu), além de
Atlético – MG, Vitória e Avaí na 5ª, 6ª e 7ª rodada.
Portanto, chegar à 8ª rodada com uma boa gordura, quem sabe com 21, 20, 18 pontos, nos daria uma maior tranquilidade para o restante do Campeonato, quando muitos times, inclusive o nosso, são bem diferentes dos que jogam a primeira parte do Campeonato.
Planejamento já !!!
Ricardo Lafayette.
comentou em 18/03/2010, às 18:15
Uma boa inter temporada sera o diferencial nesse ano de copa do mundo.Com esse elenco diferencial em que?
comentou em 18/03/2010, às 18:36
Escutei falar no Ricardo Oliveira (seria um dos jogadores que atuam na Europa ) para o 2º semestre.
Alguém tem alguma informação?
comentou em 18/03/2010, às 18:40
Eu acho que seria uma boa levar o time pro Maranhão, Ceará, e por aí vai. Lá é bem quente, e dizem que “malhar” no calor trás mais ganho para a musculatura, lá estariam longe dos bares conhecidos da região sudeste, e todos ficariam sob a vigilancia da comissão técnica.
Mas eu acho que devem ser marcados alguns jogos treinos… Porque não um jogo contra a Juventus/ITA, algum time alemão… sei lá! Eu iria onde fosse o jogo para ver um espetáculo destes.
Além de ser tempo pra treinar, é tempo pra desenvolver o marketing do clube.
Diogo Trindade
comentou em 18/03/2010, às 18:41
O Ricardo Oliveira está nos Emirados Árabes…
comentou em 18/03/2010, às 19:01
Ué…, vocês ainda não sabem?
vamos fazer a inter-temporada no nosso moderno CT já com o elenco fechado até o fim do ano.
Estão chegando três reforços de peso da Europa todos com menos de 30 anos que se encaixarão como uma luva no nosso time.
comentou em 18/03/2010, às 19:32
Bom tema. Tenho três comentários:
1) Perdemos a Libertadores porque não soubemos lidar com isso. O tempo parado deixou o time sem ritmo para a final contra a LDU e ainda nos afundou no Brasileirão.
2) Em 2006, o Fluminense vinha muito bem antes da Copa, mas não se preparou e quase caiu no fim do ano.
3) A intertemporada poderia ser feita em Brasília. Tem clima bom + altitude. O time vai voar ao nível do mar. E ainda pode servir para fincar uma bandeira por aqui.
comentou em 18/03/2010, às 19:47
Vcs precisam comparar com o ano de 2006
Salvo engano estávamos entre os 4 no Brasileirão e o O.Oliveira foi pra Austrália comentar a Copa p/uma emissora de lá.
Encontrou depois com o time numa mini-pré temporada em Joenville (por ali) no maior frio e chuva.
Desnecessário dizer o restante do ano como foi – desandou tudo, lutamos com a tabela de cabeça pra baixo.
comentou em 18/03/2010, às 19:59
Off..
O que os Flusocios acham do Fluminense mandar seus jogos em VR na ocasião do fechamento do Maraca, em detrimento do Engenhão, que não é nenhuma Brastemp, mas pelo menos é mais próximo?
comentou em 18/03/2010, às 19:59
1-Agora estão anunciando tres ou quatro contratações de repatriados. Bastava uma , ou melhor duas, já que fizeram a c*g*d* de vender o Maicon.
Corremos o risco de perder o entrosamento conquistado na continuidade do campeonato. Êta planejamento brilhante!
Quando é para vender a gente só fica sabendo depois. Quando é para comprar, promessas e promessas…claro que negócios tão badalados não vão dar em nada. É só para nos engambelar.
2-Mais um ano de copa do mundo…seleção que não representa o futebol brasileiro…jogadores robotizados pelo racionalismo europeu… um mês sem jogos do Fluminense… chatura pouca é bobagem.
Se jogar mal, eu torço contra! E não vai ser a primeira vez.
comentou em 18/03/2010, às 20:08
O Fred se machuca muito porque não leva vida de atleta.
Quem assiste todos os jogos do Fluminense, como eu, pode ver que ele não ganha uma disputa individual. Agora vai ficar de fora, novamente.
Efetivar o Alan, não é má idéia. O Fred que reconquiste a posição.
comentou em 18/03/2010, às 20:09
Atacante da europa que pode ir para copa…Hummmm… só pode ser Grafite ou Nilmar.
Nilmar, talvez.
comentou em 18/03/2010, às 20:40
Por que não excursionar por aí(com critério, é claro)? Mantém o ritmo de jogo e ainda ganha uns trocados. Antigamente, os times faziam mais isso. Hoje não acontece com tanta frequência.
comentou em 18/03/2010, às 20:45
Também concordo com a pertinência do tópico. Mais do que lembrar a temporada passada, é interessante planejar a temporada atual tendo em vista o que ocorreu em 2006. Vínhamos de uma excelente temporada em 2005, e de um campeonato carioca medíocre. Contudo, terminamos a fase pré-copa do brasileirão entre os quatro primeiros, após uma derrota imposta pelo Inter (se não me engano então vice-líder da competição) no maracanã pela 10 rodada. Depois da volta da Copa…. uma campanha pífia. é necessário recuperar as causas desta queda de rendimento para não cometer os mesmos erros!
comentou em 19/03/2010, às 0:24
Eu ouvi, ontem pela rádio Globo o repórter que cobre Flu, dizendo que o clube está tentando trazer alguém da seleção do Dunga!?
O que será que eles estão tramando??? Alguém sabe.
O nosso amigo daqui, o Sérgio, saberia de algo??
comentou em 19/03/2010, às 2:15
Copa do Mundo é foda, Flu se foderá muito nesse recesso.
Ricardo Oliveira foi comprado em Julho por 10 milhões de euros, nem viagem.
Se alguém da Arábia for vir para o ataque, é o Araújo ou o Sóbis. O Sóbis por que se não me engano ficou 6 meses lesionado, perdeu espaço no time dele(que é o mesmo do Ricardo) e dizem perdeu a vaga de estrangeiro na Arábia, não joga um jogo oficial há um bom tempo.
Eu pessoalmente acharia o Sóbis uma ótima contratação, meia-atacante/segundo-atacante criativo, e tem uma coisa que eu gosto muito em jogadores nessa posição: Joga para decidir. Tem bom passe, finalização à média distância, drible… Lembra muito o Thiago Neves jogando na minha opinião, só que um pouco mais adiantado.
Tinga e Araújo eu já não acho uma boa, já estão velhos e são dois jogadores que no auge dependiam muito da condição física, o Tinga pela força e o Araújo pela velocidade.
O Fluzão deveria correr atrás de reforços sim, mas tem que ser seletivo, homens que venham para imperarem em posições carentes, não estamos desesperados. Trazer uma naba para mamar na teta do Clube como Wllians, Marquinho, Leandro Euzébio, Thiaguinho… Não pode.
- Primeiro volante. Para essa posição eu gosto de jogadores bastante físico e sóbrios, como o Sandro, o Pierre, o Maldonado… Recomendaria os “Fernandos” que estão na Europa, seja o do Porto, seja o do Bordeaux.
- Segundo atacante. Alguém com criatividade e que divida com Fred a responsabilidade de decidir lá na frente. Tem que ser pensado a longo prazo, alguém de no máximo 29 anos. Eu recomendo Rafael Sobis, Macnelly Torres(Colo Colo-CHI) e Juninho(Atlético-GO)
- Lateral-esquerdo(ou direito). Alguém mais completo que o Júlio César. Precisamos de variação tática, e para jogar com 2 zagueiros, pelo menos um lateral que marque bem é fundamental. Nem na direita nem na esquerda temos tal jogador. Como hoje o Mariano é muito mais importante que o Júlio César, que a inversão seja feita na lateral-esquerda.
- Diretor de Futebol: VOLTA, FERNANDO GONÇALVES.
comentou em 19/03/2010, às 8:41
Temos que pegar prática em jogos na altitude. Eu levaria o time para uma excursão à Bolívia, Peru, etc…
Não dá pra aprender a jogar lá em jogos de sulamericana ou libertadores.
Sds,
comentou em 19/03/2010, às 8:58
Duvido que o FFC já tenha pensado nisso. Mto provavelmente só se tocaram que tem Copa do Mundo em 84 dias por conta desse post.
Em 2006 (tb ano de Copa), nosso 2º semestre conseguiu ser pior q o 1o. tudo bem q n foi so falha de intertemporada; tivemos oswaldo caindo qdo estava em 10°, antonio lopes no comando, etc.
comentou em 19/03/2010, às 8:58
Bem, planejamento nunca foi o forte da atual Diretoria do clube, portanto eu não acredito muito que já tenham planejado alguma coisa.
Até mesmo porque, se tivessem planejado, com um mês de copa, dá até para faturar algum, como os clubes europeus faturam nas suas pré-temporadas, tipo ir para algum estado do NE (onde certamente seria uma grande atração por lá) e disputar uns três amistosos (um em cada capital). Não desgasta, porque as viagens são pequenas e atrairá público (claro se nenhum iluminado marcar os jogos para dias e horários de jogos importantes da Copa.
Por fim, já que é Copa, imbecilidade do Dunga não convocar o Ronaldinho Gaúcho. Ele jogando mal é melhor que qq um (exceto Kaká) do meio campo.
comentou em 19/03/2010, às 9:20
Só espero que não aconteça o mesmo que na Copa de 2006 quando o nosso então técnico Oswaldo de Oliveira sumiu por um mês inteiro para atuar como comentarista na Copa. O resultado foi desastroso e o time quase caiu no Brasileiro daquele ano só se salvando na última rodada contra o Juventude no Maracanã (1×0).
comentou em 19/03/2010, às 10:00
O Raul tá saíndo do Real… Pode ser ele né? Ou tb podem trazer o Ronaldinho Gaúcho…
Nego só inventa notícia fuleira. Fala que vai contratar um atacante da seleção, e chegam aqui com um Leandro Amaral da vida.
Diogo Trindade
comentou em 19/03/2010, às 10:25
Se fechar mesmo o Flunimed Barra e vier três REFORÇOS com menos de 30 anos da Europa, olha vou me surpreender demais, aí sim tem lenha pra queimar até o fim do ano.
ST
comentou em 19/03/2010, às 10:33
Alguém avisa por favor que a Ásia e a Europa não são a mesma coisa:
Dirigente revela nomes de reforços de peso
Alcides Antunes diz que Tinga e Araujo são os nomes pretendidos
Após a vitória sobre o Uberaba, na última quarta-feira, o vice de futebol do Fluminense, Alcides Antunes, anunciou que dois reforços de peso chegariam ao clube no mês de maio. Ontem, na sede da FERJ, o dirigente revelou os nomes dos jogadores que estão em negociação com o clube: Tinga e Araujo. A novidade na declaração de Antunes é a possiblidade da vinda do atacante Araujo, já que se considerava impossível que o Al Garrafa liberasse o jogador.
- Os nomes que todos querem saber já foram comentados por mim. Queremos Araújo e Tinga. Estamos estudando todas as possibilidades para contratá-los, mas não vamos nos precipitar – afirmou ao site UOL Esportes.
Fonte: Netflu
comentou em 19/03/2010, às 10:51
BWA apronta mais uma e o prejudicado, novamente, é o torcedor.
De quebra ainda perdemos um mando de campo importante.
Absurdo total!
comentou em 19/03/2010, às 10:54
Em Imperatriz está sendo concluída a reforma do Estádio Municipal. O jogo de inauguração seria entre JV-Lideral e Ponte Preta, pela Copa do Brasil, mas a reforma ainda não havia sido concluída (muita chuva que prejudicou o gramado recém plantado) e a CBF não liberou para a partida.
A reforma ficou muito boa, gramado novo agora pronto e dos melhores, iluminação de primeiro mundo, placar eletrônico, fachadas estilizadas quase concluídas, vestiários novos, setores destinados a lojas, lanchonetes e até um pequena sala de troféus e museu. Enfim, um Maracanã para o tamanho aqui da cidade. Temos até uma praça (Mané Garrincha) com um busto (do próprio), na frente do estádio.
A cidade tem aeroporto de bom porte, com 4 vôos comerciais diários (TAM e GOL), bons hotéis e a grande maioria da torcida daqui, torce para os times do Rio.
Imaginem, agora, o FLUMINENSE reinaugurando este Estádio, com os 15 mil lugares ocupados. Seria mais uma festa da Torcida Mais Bonita do Brasil.
É só alguém do Fluminense se pronunciar, caso haja interesse. Tenho bom acesso com o Prefeito e o Secretário de Esportes e Lazer.
Em tempo: o Fluminense já veio aqui em 1987 e o Flamengo em 1992, quando o estádio tinha capacidade para 6 mil pessoas e ficou lotado.
Outra coisa: Marabá fica a 200km, Porto Franco a 100km, Tocantinópolis a 120km e Araguaína a 250km. Em todas estas cidades existem equipes que já participaram da Copa do Brasil e com bons estádios.
É só organizar uma tour pela região…
comentou em 19/03/2010, às 10:57
em 2006 o Flu era sexto colocado na décima quinta rodada quando o Osvaldo foi demitido, ele caiu após uma derrota por 3×0 para a Ponte em Campinas, jogo no qual Petkovic perdeu um pênalti quando o jogo estava 0×0 e jogou muito mal, No vestiario Osvaldo dise que a torcida poderia ficar tranquila, pois ele já havia detectado o problema( PET) e o time voltaria a vencer
e logo na chegada ao RJ foi demitido.
comentou em 19/03/2010, às 10:58
Mais um pouco de propaganda: Imperatriz tem por volta de 300 mil habitantes e polariza uma micro-região (a do Sul do Maranhão, Norte do Pará e do Tocantins), com uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes.
comentou em 19/03/2010, às 11:03
Para qualquer atleta a parte espiritual é tão importante como a parte física, portanto o Fluminense deveria fazer a sua intertemporada num lugar traquilo, aprazível, bucólico, cheios de pessoas de bons sentimentos, que vivessem e pregassem a paz antes de tudo, como os monges budistas.
Depois de tal retiro, nossos jogadores exibiriam suas camisetas com mensagens de perdão às pessoas ruins, tal como aprenderam com os discípulos do Dalai-Lama que os acolheram.
comentou em 19/03/2010, às 11:13
Alguns posts aqui são tão completos que fica até complicado comentar. Esse é um caso.
Sobre esses nomes que estão sendo ventilados, eu só espero, que caso haja interesse no jogador, que alguém da Comissão técnica ou do departamento de futebol tenha acesso às últimas partidas do cara. Porque o araújo de 2005 eu quero, o Tinga de 2006 também, o sóbis de 2005 e 2006 também. Só que estamos em 2010.
comentou em 19/03/2010, às 11:15
Carlos Fin,
Se isto que dizes se confirmar, já lhe adianto qual será o resultado alcansado no ano: mais dívidas.
O FFC não tinha contratado um scout bom, que deveria servir pra avaliar jogadores jovens e com qualidade para jogar no clube? E ainda assim preferem trazer os velhinhos…? Jogador acima de 26 anos é prejuízo para o clube.
Se conseguimos contratar um jogador com qualidade técnica e bom preparo físico até 26 anos, podemos depois lucrar com a sua venda à Europa, o jogador se machucará menos (salvo algumas conhecidas excessões hehe) e quem sabe um dia possamos quitar as dívidas e construir um estádio.
Agora sejamos francos: o que um jogador com 32+ pode agregar ao clube em ativos? Hoje em dia um jogador com 25 anos já está rodado (com experiência), não precisamos de um aposentado só pro cara tocar a bola pro lado e ficar olhando o resto do time correr.
É, definitivamente eu não sirvo para ser dirigente de um clube de futebol.
Diogo Trindade
comentou em 19/03/2010, às 11:22
Atacante que pode disputar a Copa???
De cara matei que só podia ser estrangeiro… e agora o comentário é esse.
Palpite: Alexis Sánchez (Chile)
comentou em 19/03/2010, às 11:33
Prece que o Fluminense vai mandar seus jogos do campeonato brasileiro em Volta Redonda. Realmente, não aprendem.
comentou em 19/03/2010, às 12:33
Como não bastasse venderem nossos craques, o Horca está viabilizamdo a venda de Xerem(% de jogadores la formado) em troca da sua modernização para o Banco BMG!!!!!!!!
Nem Jesus salva mais esse clube!!!!!!!!!!
Não tem como funda outro Fluminense começado do zero??
comentou em 19/03/2010, às 13:07
Agora resta aguardar o Alcides Antunes dizer que pediram muito pelos jogadores em vista portanto vamos contratar outros para “compor elenco”.
comentou em 19/03/2010, às 13:38
Planejamento? Gestão Horcades?
Isso combina tanto como água e azeite.
comentou em 19/03/2010, às 14:25
Diogo,
Concordo contigo, esses jogadores devem vir com no máximo 25 anos.
Reflito apenas o seguinte, execraram o Gilberto mas no Cruzeiro tá dando pro gasto não?
Thiago Reis,
Pensei o mesmo que ti, ele tá bancando pro Di Natale.
Ainda tem o Suazo, Beausejour, pensei também no Santa Cruz mas acho viagem o MC liberar.
ST
comentou em 19/03/2010, às 14:28
Realmente, uma boa intertemporada é VITAL para a sequência do Brasileiro e as finais da Copa do Brasil. Espero que NÃO REPITAM O ERRO DE 2006 e façam uma intertemporada decente.
No mais, que chegue logo Novembro e que possamos começar logo a mudança do FFC.
ST.
comentou em 19/03/2010, às 15:02
Caro Carlos,
Sim, ele está jogando bem… Mas tem um alto salário, e não dará lucro ao clube sendo vendido em um ou dois anos. Isto se ele não se aposentar no ano que vem…
Acho que na nossa atual situação, temos que pegar jogadores que joguem 1 ou 2 anos no clube, e vender depois pra pagar a dívida (reservando um percentual da grana pra repor o elenco, e vendendo no máximo 3 jogadores no inicio do ano, e não com campeonato rolando, e pelo amor de Deus, por um valor decente).
Acho que é isso
Diogo Trindade
comentou em 19/03/2010, às 15:29
Caro Diogo,
Concordo contigo, mas a situação é braba.
Os caras estão rifando as jóias para pagar salários.
Se o Alan continuar assim acho que vai partir ainda este ano.
ST
comentou em 19/03/2010, às 18:24
Carlos Fin,
Santa Cruz tb acho impossível… Suazo tb…
Beausejour me deixaria extremamente decepcionado…
Então fico com Sánchez mesmo.
PS: Depois de ter sido comprado pela Udinesejá foi emprestado pro Colo Colo e pro River…
comentou em 19/03/2010, às 18:47
Thiago Reis,
Concordo contigo pensei em todos os atacantes Sulamericanos que vão pra Copa e fui eliminando.
Não descarte o Beausejour não, típico jogador contratado pelo Flu. Foi mal no Grêmio, mas como o Herrera tá jogando razoavelmente bem não duvido vir uma inspiração dessas.
Meu sonho: Nilmar ou Suazo e Macnelly Torres.
ST
comentou em 19/03/2010, às 19:25
Sanchez é muito mais complicado que o Suazo.
Tá muito bem cotado, é uma das maiores promessas na Itália atualmente.
Poderia ser o Bolaños ex-LDU também.
comentou em 19/03/2010, às 22:50
isso é tudo papo, quando chegar na época vão dizer que os jogadores não aceitaram ou foram para outros clubes.
ai vem os refugos para compor elenco.
saudações
comentou em 20/03/2010, às 12:36
Bolaños e Macnelly Torres não vão pra Copa…
E não são atacantes (apesar da imprensa sempre dizer que o Bolaños era atacante enquanto estava no Brasil).
Fin,
Tb acho que o Beausejour é uma contratação com a cara do Flu… não quis dizer que acho difícil de ser ele, apenas que eu ficaria decepcionado se fosse…
de Biase,
Não acho o Sanchez mais complicado não… a minha suposição é que ele poderia vir por empréstimo de 1 ano no máximo.
Ele não está assim tão em alta não… e não o vejo como uma das maiores promessas do mercado italiano… até pq a campanha da Udinese é ruim…
É jovem e um empréstimo para valorizá-lo faria sentido… relembro que a Udinese já o emprestou em 2 oportunidades: Colo Colo e River.
Quanto ao Suazo…
Apesar do empréstimo com o Zaragoza terminar eu me surpreenderia se ele voltasse para o futebol Latino-americano agora…
É a primeira vez que ele joga fora das Américas (Chile e México) e até mesmo pela idade, a última chance de fazer a independência financeira é agora…
Se não ficar na Europa o vejo com mais chances de ir pro mundo Árabe ganhar uma grana do que vir para o Brasil…
comentou em 20/03/2010, às 12:41
Por outro lado se o Zaragoza cair o Suazo não deve mesmo ser comprado…
PS: Está emprestado mas com opção de compra.
comentou em 20/03/2010, às 18:42
Caros amigos.
Seria muito, sugeria aos beócios de Horca e cia, qua e inter temporada seja feita num lugar de clima tropical, parecido com o RJ?
Vitória é o 2º maior “colégio de torcedores” do Flu, fica perto do RJ e o clima é melhor para nós do q Joinvile onde o Flu treinou em temperaturas européias, para jogar a seguir no calor do RJ.
ST