E o treino de reforço muscular?

Já mostramos em post anterior, com números eloqüentes, a queda de rendimento do Fluminense no segundo tempo de todas as partidas deste ano. Até mesmo contra os mais fracos times do
Campeonato Carioca, depois de brilhantes atuações no primeiro tempo, sempre permitimos a reação adversária no segundo período.

Talvez a explicação esteja no fato de que, desde a pré-temporada, em janeiro, a partir do momento em que o time passou a treinar na Ilha do Governador, no campo da Portuguesa, nunca mais foram feitos treinos de musculação com aparelhos. Apenas Fred tem feito esse tipo de trabalho específico de reforço muscular na Academia Body Tech, e mesmo assim só depois da lesão muscular que sofreu. Também Adeilson, em fase de recuperação, tem feito musculação.

Os outros jogadores limitam-se a treinos táticos e técnicos, além de aeróbicos e anaeróbicos, dentro do campinho da Lusa. Isso nos remete aos anos 50, quando treinava-se apenas “ginástica sueca”, ou “calistênica”, geralmente ministrada pelo próprio treinador – Evaristo de Macedo até hoje gaba-se de que nunca “precisou” de preparador físico, nem como jogador, nem como treinador – ele mesmo encarregava-se de treinar fisicamente seus jogadores. Até mesmo os pequenos clubes do Rio de Janeiro preparam seus jogadores com aparelhos de musculação, para reforço muscular.

O professor da Companhia Atlhética de Brasília, personal trainer e dono de uma consultoria de corridas Bruno Ferreira considera a situação absurda: “Não conheço a situação dos jogadores do Fluminense, mas não consigo imaginar um time profissional de futebol sem treinos de fortalecimento muscular. Isso não existe”, disse. Bruno explica que até mesmo corredores amadores, dos que disputam de vez em quando corridas de rua, precisam de pelo menos dois treinos por semana em uma academia:

Futebol é um dos esportes que mais provocam lesões musculares e articulares. Um jogador profissional precisa arrancar de repente de uma posição estática, precisa saltar para cabecear, precisa de velocidade, frear de repente e mudar o rumo da corrida, alternar ritmos, há entrechoques, quedas em alta velocidade – explica.

O treinador nunca trabalhou com um grupo de futebol profissional, mas já estudou sobre o assunto e garante: um time que não tenha treinamentos específicos e de reforço muscular vai perder gradualmente a capacidade de impulsão nas bolas altas, não vai ter ganhos de velocidade, potência e força, vai sofrer fadiga muscular antes dos adversários mais bem treinados, e o que é pior: vai ter muito mais casos de lesões em articulações (principalmente joelhos) e em músculos como os adutores (muito exigidos em chutes, abertura de pernas e corridas), nos posteriores das coxas, nas panturrilhas, além dos riscos da chamada pubalgia, que pode ser provocada por excesso ou por escassez de treinos.

Em jogadores mais velhos, acima dos 30 anos (neste caso, depende da conformação física de cada um), podem ocorrer lesões nas panturrilhas, devido à perda de massa muscular decorrente da idade. “Para evitar a perda de massa magra, ou fibras musculares, em jogadores mais velhos, é fundamental o reforço muscular orientado”, explica Bruno. Talvez esteja nessa falta de treinos específicos a causa da câimbras sentidas até hoje por jogadores como Everton, mesmo depois de quase quatro meses de temporada. Ou, claro, a queda de rendimento físico dos jogadores, que vêm perdendo em velocidade, impulsão e nas bolas divididas no segundo tempo dos jogos.

É bom lembrar também que os equipamentos de musculação disponíveis no Fluminense estão longe de ser satisfatórios. São poucos aparelhos, o ambiente da academia é claustrofóbico, apertado, e faltam equipamentos modernos e específicos. Assim, nem treinador top de linha pode resolver. Insistimos na necessidade de estrutura de treinos.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Marzio Colpo

    comentou em 27/04/2010, às 20:02

    Montar um centro de fisiologia no próprio clube no lugar da academia mediocre do julio veloso no clube.espaço tem.prioridade para o futebol.piscina também tem.

  2. Marcos

    comentou em 27/04/2010, às 20:05

    Technogym eh a resposta !

    Off:

    Marquinho saiu direto do Estádio Luso-Brasileiro para realizar exames de raio-x e curiosamente, Willians pode pintar entre os titulares se algo grave for detectado.

    E a saga do Equi continua.. Willians? Vamos secar tb!

  3. Eduardo Mitke

    comentou em 27/04/2010, às 20:12

    INACEITÁVEL…. não desconfiando, mas se isso realmente ocorre está explicado todo o nosso pífio desempenho nos segundos tempos.
    POBRE FLUMINENSE…

  4. Everton Cruz – JF-MG

    comentou em 27/04/2010, às 20:19

    OFF:

    PQP!

    Muricy vai escalar o Marquinhos!

    Achei que tinhamos nos livrado de vez dele!

    Vou ter que vair! O Marquinhos, Claro!

    Saudações Tricolores!

    PS: É verdade sobre o Roger vir trabalhar com o Peter?

    E gostaria de saber se vocês ainda fazem aquele catalogo de jogadores de todas as divisões e também estrangeiros?

  5. Bruno Leonardo Pires de Souza

    comentou em 27/04/2010, às 20:46

    Os comentários todos do texto são pertinentes e corretos, mas é evidente a intenção de esvaziar a contratação do Muricy. Até aqui nenhum post dedicado à chegada do treinador.

  6. Thiago Rossi

    comentou em 27/04/2010, às 20:49

    Isso é inacreditável! E ainda temos que ouvir entrevistas do Ronaldo Torres se justificando porque o time cai no seundo tempo. Coitado! Não tem a menor condição de realizar algo profissional.
    Ano que vem isso muda, pro bem do nosso FLU!

  7. Carlos Laport

    comentou em 27/04/2010, às 20:53

    Estou confuso.

    Não sei se acredito no que diz o post ou no preparador físico do time.

    Ronaldo Torres afirma que a causa da queda de rendimento dos jogadores é deve-se exclusivamente à acomodação.

  8. JP

    comentou em 27/04/2010, às 21:17

    Ronaldo Torres é um profissional muito respeito no mercado e não merece ser atacado da forma com estamos fazendo.

    A queda de rendimento do FFC no 2º tempo é falta de vergonha na cara dos jogadores que só porque estão ganhando com um placar de um ou dois gols de diferença, recuam esperando o tempo passar.

    Desta, forma não há preparador físico que dê conta.

    E outra, o FFC não está em sua casa. Está adaptado em um outro local, sem estrutura.

    OFF-TOPIC:
    Atlético-PR fecha 2009 com saldo positivo

    Balanço do clube é de R$ 10 milhões nos cofres

    LANCEPRESS!

    Ao contrário de 2008, quando terminou a temporada com uma dívida de R$ 18 milhões, o Atlético-PR encerrou a temporada 2009 de outra maneira. Ao invés de prejuízos, o clube fechou os cofres com um superávit de R$ 10 milhões.

    O plano de sócios do Furacão, além da postura de economia do presidente Marcos Malucelli, foram os principais fatores na mudanças dos números. Só com a torcida, o Rubro-Negro arrecadou quase R$ 13 milhões ao longo do ano. O lucro com a venda de vários jogadores também foi ponto importante (cerca de R$ 22 milhões).

    O Conselho Deliberativo do Furacão irá se reunir na noite desta terça-feira, quando o presidente Gláucio Gerara irá apresentar o balanço do clube aos demais conselheiros e dirigentes.

  9. Thiago Rossi

    comentou em 27/04/2010, às 21:18

    Quem está cansado se acomoda! Bota a mão nas cadeiras! Não corre mais! Simples !

  10. Rodrigo Storino

    comentou em 27/04/2010, às 21:22

    É inacreditável alguém achar que a Flusócio é contra a chegada do Muricy. Aqui ninguém é adepto do “quanto pior,melhor”, como muitos no clube. Muito pelo contrário, certamente a quase totalidade do grupo aprovou a chegada de um cara vitorioso como ele.

    Quero saber é se todos que criticam a ausência de um post específico (leiam o de segunda passada e o do Telê e vejam se estamos mesmo alheios à contratação) estarão nas arquibancadas como nós na quinta-feira.

  11. Rafael Tricolor

    comentou em 27/04/2010, às 21:31

    OFF TOPIC:

    http://www.infoesporte.com.br/blog/avai/time-literalmente-de-guerreiros/

    Já tem gente querendo copiar.

  12. Carlos Maciel

    comentou em 27/04/2010, às 21:34

    Caraca, a flusocio continua chovendo no molhado.

    Ate quinta feira as 21:30 todo o foco da nossa torcida tinha que ser o jogo com o Gremio.

    Eu quero o Bi da Copa do Brasil, mesmo que isso possibilite ao Horrorcades uma faixa de campeao sem merecimento como presidente do clube, mas a minha paixao esta acima de tudo isso.

    Ate porque o FLUMINENSE pode ganhar a Copa do Brasil, ser Campeao Brasileiro que o Horcades continuara sendo um pessimo presidente, estando certamente entre os piores que por lá estiveram.

  13. Gabriel Valente

    comentou em 27/04/2010, às 21:43

    Mas é 100% a informação de que o time realmente não faz nenhum trabalho de reforço muscular?

    Se for, ultrapassa a barreira do absurdo. Espero que com a chegada do Muricy resolvam isso, nem que seja começando com a volta pras Laranjeiras.

    STs

  14. Danilo Soares Félix

    comentou em 27/04/2010, às 21:47

    Caro Laport,

    Realmente o assunto parece até mentira, mas não é.
    Antes de publicar este post, apuramos a informação com várias fontes internas e de fato o FFC está desde a pré-temporada sem fazer trabalho de reforço muscular.

    Na Ilha do Governador não há equipamentos de musculação, e apenas por uma vez nestes 3 meses o grupo foi trabalhar fisicamente numa academia próxima ao campo da Lusa-RJ.

    Independente do FFC ser um clube sem estrutura alguma, é preciso haver esta cobrança sobre a preparação física. Sem dúvida alguma o Ronaldo Torres é um bom profissional e foi um dos grandes responsáveis pelo time ter corrido pra valer na reta final do ano passado. Mas nessa ele precisa ser cobrado e se explicar, afinal, é o responsável pela programação de treinos, juntamente com a comissão técnica anterior. Se na Ilha não existem aparelhos, então mais teinos deveriam ter sido marcados para academias externas, correto?

    O desempenho do time no segundo tempo das partidas até agora fala por si, e este último jogo contra a Portuguesa foi emblemático.

    Visivelmente não se trata apenas de relaxamento ou mudança de postura. Lembre-se que a queda de ritmo não aconteceu apenas nos jogos mais difíceis da temporada, mas também contra times babas como Madureira (3×0 no 1o. tempo e 0×1 no 2o. tempo, jogando com 1 a mais). As exceções da temporada foram os seguintes jogos: Flu 2 x 1 Bota, Lusa-SP 0 x 1 Flu e Flu 0×0 Vasco.

    Muita gente acha inoportuno este tipo de cobrança agora, mas eu considero exatamente o contrário: precisamos aproveitar a chegada de um baita profissional como Muricy para apontar problemas e cobrar melhorias nas condições de trabalho, e investimento do patrocinador em estrutura.

    Não há momento melhor para apontar estas questões, pois ainda não existe o desgaste por resultados e a Unimed parece disposta a ajudar nestes itens, após a cobrança direta do grande treinador que acabou de contratar.

    Na Flusócio deve haver espaço pra tudo que possa beneficiar o Fluminense: cobrar por gramado decente, cobrar por explicações sobre os treinos físicos, convocar a torcida para o jogo, etc. Dá pra fazer tudo isso sim, pelo bem da instituição e por melhores resultados. O momento é mais que oportuno.

  15. Joao Geraldo Boltshauser

    comentou em 27/04/2010, às 21:47

    “o treinador não tem experiencia com tipo profissional” ele tem experiencia com que?
    gente fala sério; quem é esse cara?

    E nosso preparador? é tão amador assim?

    ST

  16. Danilo Soares Félix

    comentou em 27/04/2010, às 21:56

    Pois é Storino, isso me dá tristeza!

    Confundir os pleitos da Flusócio com politicagem é miopia das grandes, pra dizer o mínimo.

    Todos aqui apoiamos a contratação do Muricy, trata-se de um BAITA TREINADOR, um golaço da Unimed, sejamos justos.

    E logicamente todos queremos ser campeões de tudo, independente de politicagem. Senão não faríamos post convocando a torcida (o penúltimo, por sinal) e nem homenageando o Muricy e relacionando-o estrategicamente ao eterno Telê Santana.

    A torcida precisa entender que aqui não é a Fla-Press: as cobranças são para melhorias, e não para jogar a instituição pra baixo. Tenho pena de quem não percebe isso e confunde as coisas.

    Espero que não culpem a Flusócio caso apareçam na quinta-feira apenas aqueles 20.000 guerreiros de sempre. Precisa a Flusócio avisar que a partida é importantíssima e decisiva? Espero que não, né?

  17. Léo Felix

    comentou em 27/04/2010, às 21:57

    Amigos da Flusócio,

    Sou fã de vocês, contudo, na minha humilde opinião, já é o segundo post fora de hora que vocês estão colocando por aqui.

    Todo mundo sabe o que todo mundo sabe! A estrutura do Flu é caótica! O Muricy fora contratado para ver, analisar, dar os seus devidos pitacos e tentar mudar essa budega que lá está.

    Por favor, estamos num período decisivo no primeiro semestre, uma decisão contra um time copeiro, enjoado, que teve um goleiro dando entrevista pra lá de estúpida e o que eu vejo aqui é, mais uma vez, uma tentativa de esvaziar a contratação do Muricy, além de desanimar a torcida para o jogo da quinta.

    Lamentável.

    Vamos nos unir até o jogo, torcer, gritar, xingar, fazer pressão. Depois a gente reclama tudo novo de novo.

    Outra coisa. Não gosto do Celso Barros, mas volto a repetir que a contratação do Muricy foi talvez a maior bola dentro do cara. Com o treinador certo, queira Deus que o mesmo possa ter uma mentalidade mais madura com relação ao CT, estrutura e tal, e que juntos possam colocar o Flu no lugar onde merece.

    Vejo aqui alguns amigos criticando o Muricy antes de sua estreia. Calma, porra!

    A partir da vinda do Muricy, o que vai ter de notícias rebaixando a estrutura e o nosso clube vai ser uma grandeza. Contratamos o técnico mais top do Brasil! Os caras estão putos com isso e o esquema deles será o da depreciação gratuita do clube. Vamos acordar!

    Tá na hora de mais união. Chega de fogo amigo! Já temos muitos problemas com os pseudos-jornalistas que cobrem o nosso clube. Vamos apoiar o Muricy.

    Espero que a moderação não bloqueie meu comentário.

    Saudações!

  18. Diogo Leal

    comentou em 27/04/2010, às 22:05

    LARANJEIRAS NA SEGUNDA? VAMOS COBRAR ISSO!!

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL1581134-9866,00.html

    “O retorno oficial, por sinal, deve acontecer na próxima segunda-feira, de acordo com a previsão da diretoria. Alcides Antunes… ”

    NA VERDADE, QUANDO VAMOS SAIR DE LARANJEIRAS????!!!!
    SEM ESTRUTURA NÃO TEM COMO GANHAR DE GRÊMIO, NEM DE NINGUÉM!!! REVOLTANTE!!

    Treinar na Ilha é brincadeira!! Alcides Antunes, vai pra pqp – com o perdão da palavra!! Estamos com a pior estrutura do Rio!! Como bem disse o post, talvez isso explique termos sido o único time grande do Rio que não chegou em nenhuma final de turno no carioca. Quem lembra do Fred ‘capenga’ na semi-final da Guanabara contra o vasco?! Teve cerveja no meio, mas também não houve comando, nem ESTRUTURA. E imagina se não tivéssemos vendido o Maicon? Teríamos 15 Daltons!! Patética essa situação!! VOLTA TENÓRIO!!

    INCLUSIVE, FORA DO TÓPICO:

    E a saída do Dr. Mário da gerência do futebol? Algo a ver com a chegada do Muricy? VAMOS FICAR A MERCÊ DE ALCIDES ANTUNES????? DE NOVO??????????!!!!!!!

  19. Danilo Soares Félix

    comentou em 27/04/2010, às 22:05

    Os lemas eternos deste blog. Sempre vale à pena relembrar:

    1) Defender a instituição FFC;
    2) Informar o torcedor;
    3) Pautar a mídia;
    4) Atrair novos sócios para o FFC;

  20. Diogo

    comentou em 27/04/2010, às 22:10

    A AMBEV JÁ FEZ ESSE SERVIÇO, COPIOU BONITO:

    http://www.brahma.com.br/pre-home-promocao?gclid=CNaG562aqKECFdEe7godXl1GEQ

  21. Diogo

    comentou em 27/04/2010, às 22:14

    O ronaldo está defendendo o dele. O que ele vai dizer? Que não tem estrutura? Isso ele não pode fazer. Com essa falta de comando, a responsabilidade cai sobre o profissional e ele diz umas merdas dessas pra se defender. Inclusive, quem o Muricy trouxe? Quem veio junto com ele?

  22. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 27/04/2010, às 22:15

    Não é a acomodação a causa da síndrome do 2º tempo. É puro cansaço, nota-se que os volantes começam a errar passes algo que não estava acontecendo na etapa inicial.Quem joga ou jogou futebol assistindo os jogos do Flu se tiver que optar entre a acomodação ou o cansaço,certamente escolherá a segunda alternativa.Acomodação seria em caso de total desinteresse da equipe em sustentar o resultado obtido, que acredito inexistir tanto pela afinidade deles com o ex-técnico Cuca quanto pelo comprometimento com a torcida, que não é falso. Outro fator indicativo é o recuo do nosso meio de campo, que passa a jogar quase encolhidos próximo aos zagueiros, que, por sua vez, ao darem início ao avanço em direção ao campo adversário, apresentam lentidão e passam a dar chutões procurando Fred ou o seu companheiro de ataque, que isolados diante da falta de apoio, são facilmente bloqueados pelos zagueiros do time adversários, que retomam a bola e passam a distribuir o jogo,tendo os jogadores do time contrário devido ao nosso recuo amplas condições de dar assistências aos seus atacantes e sufocar nossa defesa, oocorrendo os gols que tanto nos têm causado angústias. A falta de preparo físico da equipe, precisa ser verificada por Muricy. Será a ausência da tão importante musculação? Ou os treinos físicos destinados a condicionar o elenco a suportar o dispêndio de energia durante as partidas, estão a meia bomba, como tudo que tem sido realizado pela administração Horcades? Confio que o Muricy vai atacar esse problema. Lamento o não aproveitamento do Equi Gonzales como meia no próximo jogo e a opção por Marquinhos. Espero que o Digão esteja em ritmo de jogo e com boa pegada para fazer dupla com Gum no lugar de Cássio, caso haja essa troca no próximo jogo. Vamos confiar no técnico, que ele sabe o que está fazendo. Todos no Maraca. Pra cima Fluzão!

  23. Luiz Dessio

    comentou em 27/04/2010, às 22:25

    GENTE,

    voces nao percebem?

    O Marquinhos entra na LE e o Julio Cesar no MEIO.

    Assim rende!

  24. Eudes Jr-Fortaleza\Ce

    comentou em 27/04/2010, às 22:29

    E eu que reclamei da canalhice da flapress que divulgou tudo o que havia de ruim em termos de estrutura no flu SOMENTE COM A CHEGADA DO MURICY!Porque não haviam falado disso antes com o Cuca?E não é que a flusocio adota a mesma postura?Flusocio,entendo a intenção de voces,mas nesse caso não reclamem da flapress,pois estão agindo da mesma forma…

  25. Eudes Jr-Fortaleza\Ce

    comentou em 27/04/2010, às 22:34

    Sinceramente,a flusocio é um grupo sério,mas Ronaldo Torres é um profissional bastante respeitado,e não acredito que ele seja tão irresponsavel como o post sugere…Sim,irresponsavel,pois um time profissional não fazer reforço muscular desde o inicio do ano?Se fosse assim(penso eu) a tendencia é que nossos jogadores vivessem com contusões,o que não é o caso…Exceção claro do Fred…

  26. Fabiano

    comentou em 27/04/2010, às 22:41

    Esse caso é o X da questão do Fluminense esse ano, esclarece todas as duvidas sobre a (falta de) preparação fisica, erroneamente colocada na conta do Ronaldo Torres.

    Não a toa jogadores como o Conca demonstram estar muito mal preparados. Voltou a ser aquele dos tempos de vasco, que morria no primeiro tempo.

  27. João Paulo Parodi

    comentou em 27/04/2010, às 23:04

    uma aula de post!

  28. João Pinho

    comentou em 27/04/2010, às 23:05

    Ridículo, inaceitável, absurdo!!!

    Inacreditável! Não é possível!!!

  29. Ivo

    comentou em 27/04/2010, às 23:09

    Muitas vezes o torcedor escolhe o lado mais passional: o que falta ao time no segundo tempo é vergonha. O profissional que trabalha no clube sente-se pressionado a não criticar a estrutura do clube. Entretanto, é visível que no Fluminense a ausência de uma infra estrutura é o motivo principal da queda do clube e das seguidas contusões de vários dos seus jogadores. Enquanto o Fluminense for gerido de maneira amadora, seus dirigentes irão conduzir o clube valorizando em primeiro lugar, os salários dos seus amigos e aliados e depois o investimento na infra estrutura. Aliado a este fato temos que ressaltar que a maioria dos conselheiros do clube são representantes de um clube de bairro, dessa maneira investir na infra estrutura do futebol sempre será visto como algo sem prioridade. Não é à toa que o candidato da piscina tem dito que um clube social forte vem em primeiro lugar depois …. o futebol. Mas falta ele dizer que antes do futebol tem a natação, o water polo, o nado sincronizado, o ping-pong etc e etc.

  30. Adriano

    comentou em 27/04/2010, às 23:17

    Se o treino é só em meio período, dá para treinar a parte de campo na Ilha do Governador e ir depois do almoço para Laranjeiras para fazer musculação e ver vídeos dos jogos do adversário. Não precisa de campo nem de aparelho de musculação para ver os jogos do adversário. Isso seria fácil de fazer, mesmo nas Laranjeiras, antes de conseguir o CT.

  31. Paulo Ypyranga

    comentou em 27/04/2010, às 23:21

    Se o motivo é a falta de reforço muscular, porque o Preparador Físico disse que a queda de rendimento, no segundo tempo, se deve a acomodação dos jogadores?

    Alguma coisa não está batendo.

  32. Thiago Lira

    comentou em 27/04/2010, às 23:21

    O Alcides estava falando hoje no clube que o time volta para Laranjeiras na segunda. Eu estava ali na Fluboutique e ouvi ele falar isso para um sócio que o abordou (ele estava no momento conversando com o Horcades e o Kako)

  33. JP

    comentou em 27/04/2010, às 23:27

    Criticar é fácil, difícil é ir lá e fazer.
    Quero ver ano que vem como será… Estou apostando na Flusócio pelas suas boas idéias, vamos ver se vão sair do papel.

    Que o Horcades é o pior dos piores Presidentes, não preciso nem dizer.

    Vamos falar do jogo ao invés de criticar o Ronaldo Torres como alguns amigos estão fazendo.

    Vamos Flusócio. Vamos Flusão. Pra cima do Grêmio. Vamos ganhar essa p…..!!!

  34. Carlos Laport

    comentou em 27/04/2010, às 23:45

    Caro Danilo,

    Concordo que a FLUSÓCIO deve denunciar tudo que achar que prejudica o clube e o time. Isto é honestidade.

    Este é o caso da falta de condições de trabalho de que fala o post.

    Acho também que é um dos diferenciais do Muricy em relação aos demais técnicos que passaram pelo FLU nos últimos anos. Ele não deixa barato, bota mesmo a boca no trombone. Por isso é vitorioso.

    Já não sei se é o caso do Ronaldo Torres. Não consigo compreender como um profissional gabaritado, como dizem que ele é, aceita essas condições de trabalho.
    Acredito até que tenha reclamado mas parece que acabou aceitando, não é?

  35. Diogo Leal

    comentou em 28/04/2010, às 0:09

    Paulo Ypyranga,

    o ronaldo torres está defendendo o dele. numa instituição sem comando, o profissional fica sempre na reta e a corda sempre estoura do lado mais fraco. Como você acha que o ronaldo torres vai dizer para a imprensa

    - “o time está morrendo no segundo tempo e a culpa é do clube, que não tem estrutura!!”

    ???

    será demitido no dia seguinte. E ainda seria injusto, pois a culpa de fato não é dele. sem estrutura, nem o melhor preparador físico DO MUNDO resolve. TEMOS QUE COBRAR!!

    mas o que falta mesmo nessa zorra é comando. Alguém que tenha peito pra resolver os problemas do clube. Alguém que ame o clube. E, na boa, para mim essa história de não ter academia é tão patética que já beira papo de conspiração. não é possível um clube como o fluminense não ter uma academia para os atletas.
    isso é futebol profissional? ou o alcides antunes é vascaíno?!?!

    3 MESES SEM ACADEMIA? 4 MESES? TÁ DE BRINCADEIRA!!!

    TEMOS QUE COBRAR A SAÍDA IMEDIATA DO FUTEBOL PROFISSIONAL DE LARANJEIRAS!! SÓ TREINA LÁ EM VÉSPERA DE FINAL E PRONTO!!

    RUMO À TÓQUIO!!

  36. Marcos

    comentou em 28/04/2010, às 0:30

    O time perdeu o “punch” de guerreiro isso eh fato
    Mas inúmeros fatores contribuíram pra isso
    inclusive possivelmente a falta de musculação.

    Agora, falta de preparo físico OU acomodação?

    Vamos analisar os 2 últimos jogos entre Flu e botinha:
    nos 2 jogamos muito melhor q eles no 1o tempo mas
    num viramos pro 2o tempo com o placar adverso 0×1
    no ultimo viramos com o placar favorável 2×1
    O que aconteceu no 2o tempo de cada jogo?
    Em um viramos e no outro tomamos a virada.

    Então Srs como esses 2 jogos foram muito próximos,
    impossível ter ganho ou perdido em termos de preparo físico.

    Logo esta mais para acomodação e erro tático mesmo.

  37. Alcides

    comentou em 28/04/2010, às 0:56

    Cobrar é sempre bom. Temos que cobrar preparo físico e mais pegada no segundo tempo das partidas. A acomodação e a falta de preparo físico podem ser fatores complementares.
    O GREMIO QUE SE CUIDE.
    PRA CIIIIMMAA FLUZÃO.

  38. Marcel Mota

    comentou em 28/04/2010, às 2:01

    É uma palhaçada mesmo, se confirmada a notícia. Time de futebol profissional que não faz reforço muscular. Assim fica difícil aguentar 90 minutos.
    Tem que torcer para fazer uns cinco gols no primeiro tempo, lamentável…
    ST.

  39. Eudes Jr-Fortaleza\Ce

    comentou em 28/04/2010, às 8:26

    Deixando bem claro quando comentei antes,que minha critica em relação a flusocio,é relacionado a flapress.Sempre vejo chororo aqui sobre isso,e fiquei enojado que bastou o muricy chegar pra eles esculacharem o clube,coisa que desde o inicio do ano estava assim.Obviamente que desde que acesso esse blog que a flusocio sempre criticou a estrutura do clube,porém essa SEMANA DE JOGO DECISIVO DERAM MAIS ENFASE a um assunto que todos ja sabíamos do que ao proprio jogo em si.

  40. Eudes Jr-Fortaleza\Ce

    comentou em 28/04/2010, às 8:28

    O “eles” do comentario anterior se refere a propria flapress.Se os moderadores lerem meus comentarios,saberão interpretar o meu raciocinio,consequentemente minha critica…

  41. Paulo Soares

    comentou em 28/04/2010, às 8:37

    OFFTOPIC:
    Recebi um e-mail da sofutebolbrasil.com com “promoções de camisas do Fluminense”. A tricolor atual está de R$ 159 por R$ 89; a de goleiro de R$ 179 por R$ 99 e a de treino de R$ 139 por R$ 79…
    Isso é preço de camisa fora de linha.
    Quer dizer que já temos camisas novas para esta temporada 2010-2011?
    Alguém sabe dizer? Só lembro de ter visto uns desenhos difícies de acreditar…

  42. Cleber Mello

    comentou em 28/04/2010, às 9:07

    Não sou fisioterapeuta nem formado em educação física. Mas o pouco que sei de bioquímica na minha graduação de Biologia, posso dizer que reforço muscular não garante o time correr o tempo todo em especial no 2º tempo das partidas.

    Reforço muscular (musculação) cria sim uma barreira para lesões nesses movimentos extremos de um jogo profissional. o que garante “pulmão” é trabalho aeróbico, e soltura muscular.

    De qualquer maneira não diminui em nada a o valor do post e a GRAVE SITUAÇÃO do Flu atualmente.

  43. Fr@n

    comentou em 28/04/2010, às 9:09

    Pelo pouquíssimo que entendo de preparaçao fisica, ví que o time Flu tem feito com frequencia treinos na praia e isso porde a princípio suprir em grande parte a ausencia dos treinso de reforços musculares na academia.
    Agora não acho isso (a ausencia de uma academia para reforço muscular)o fator preponderante para a queda de rendimento do time no segundo tempo contra a lusa, aliás só isso.Tenho certeza que se fosse só isso, tanto o Ronaldo Torres como toda CT já teria detectado e convehamos que dos muitos problemas que nos asssustam, este é um dos mais fácies de resolver.
    Vejo um pouco de acomodação, como bem disse o Ronaldo Torres e talvez ainda uma falta de dosagem, visto que naquele jogo corrermos muito no primeiro tempo e quase nada dos 25 do segundo tempo pra frente.Um pouco a falta de um lider, um jogador mais experiente e cascudo que grite com o time durante os jogos e os comande em campo.
    Repito, que existe algo de errado, isto está claro, mas não acho que o motivo seja um único fator.
    Existem vários outros que no final contribuem e muito para a latente perda de rendimento de todo o time na segunda etapa dos jogos.
    Agora que com a chegada do Muricy, nós teremos obrigação de corrermos e muito atrás da propagada infra, isto é mais do que evidente.

    Fr@n.

  44. Cleber Mello

    comentou em 28/04/2010, às 9:18

    Continuando, na mesma linha de racioncínio, continuo concordando com Ronaldo Torres, não é falta de trabalho muscular é acomodação mesmo.

    A não ser que esteja havendo falhas no trabalho de condicionamento físico-aeróbico. O que não acredito.

  45. gilberto rocha

    comentou em 28/04/2010, às 9:27

    Ps i ai, vamos ao jogo ou não vamos?
    Quantos ingressos ja foram vendidos?
    Precisamos vencer e vencer com folga para garantirmos a nossa passagem a diante rumo ao BI-CAMPEONATO DA COPA DO BRASIL.
    CONVOCAÇÃO JÁ, PARA O JOGO DE AMANHÃ.
    SDS TRICOLORES!

  46. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 9:31

    COMO O MURUCY VAI ARMAR O TIME????

    Antes de mais nada fico muito satisfeito em saber que “o cara” estudou mesmo o Grêmio.

    Eu manifestei aqui (e o dedé tb, vamos dar o crédito) uma preocupação com a velocidade e qualidade técnica dos homens de meio do Grêmio e questionava como os volantes deles seriam marcados.

    Agora já tenho a resposta…

    Para os que estão se rasgando com a entrada do Marquinhos… vou tentar explicar taticamente para não ficarmos com uma visão futebolística que se resuma a: MARQUINHOS NÃAAAAOOOOO!!!.

    A foto do Lance com close na prancheta do Muricy mostrando o posicionamento dos jogadores em campo num 3-2-4-1 (ou 3-1-2-1, como queiram) foi um tiro certeiro. Tenho que dar os parabéns.

    O Wellington Silva vai se posicionar mais atrás na marcação nos volantes gremistas (William Magrão e Adílson)… e com certeza vai encostar no Fred quando estivermos com a bola. Essa marcação será completada por nosso outro meia.

    Posicionamento que quem lê meus comentários sabe que eu sugerí para o jogo contra o Botafogo.

    Nossos 2 volantes marcam os meias (provavelmente Douglas e Hugo).

    Muricy quer VELOCIDADE e poder de marcação no meio. Por isso não vai colocar o Equi. Concordem ou discordem… mas pelo menos tentem entender o que se passa na cabeça dele.

    Minha dúvida é… qual será o posicionamento do Marquinhos??

    Ele jogará de meia num posicionamento próximo ao Wellingon marcando os volantes??

    Ou jogará mais atrás adiantando o Everton??

    Ou jogará na ala com Júlio César caindo pelo meio??

    Não sei ainda…

    Eu usaria o Marquinhos mais atrás e avançaria o Everton pela velocidade e dinamismo. Além de aparecer na área com qualidade como elemento surpresa.

    Mas uma coisa é fato… vamos explorar o ponto fraco da defesa do Grêmio (Muricy sabe pq assistou os jogos recentes deles): o lado direito… já que o lateral Edison é fraco na marcação e quem deve fazer a cobertura é o Adilson, que tb é mais fraco na marcação que o titular Ferdinando (machucado).

    Vamos com Julio César, Everton, Marquinhos e Wellington Silva se alternando por aquele lado.

    Quanto aos zagueiros…

    Digão será o homem da sobra. Claramente Muricy quer que esse homem da sobra seja um jogador com mais velocidade e qualidade no passe pra fazer a saída de bola e talvez (isso é apenas uma idéia minha) jogar à frente dos outros 2 quando estivermos com a posse de bola.

    Realmente quem tem essas características é o Digão… mas ele nunca jogou na sobra e treinou apenas 1 vez. Eu acho meio arriscado.

  47. Marco Antonio Barroso

    comentou em 28/04/2010, às 9:48

    Off:
    Olá, andei afastado por conta do trabalho, mas estou sempre passando aqui para ler as coisas.
    Sabe, o Fluminense além de precisar de um bom departamento de marketing , precisa de título; “A melhor propaganda para um time são os títulos.”
    Nosso patrocinador deveria pensar assim.
    Embora ganhar o caroca, hoje, não queira dizer muita coisa, o boxtinha, segundo pesquisas, está ultrapassando a gente em número de torcida, porque? Porque está chagando sempre nas finais, nos ultimos anos , do carioquinha.

  48. Luiz Eduardo

    comentou em 28/04/2010, às 10:01

    Caros amigos tricolores !

    Resumindo :

    1- A atuação da FLUSOCIO , e todos os tricolores que aqui comparecem foi determinante para o FLUMINENSE F C , através de sua Diretoria e Patrocinador, sairem do imobilismo e de contratações pífias, e trazer um tecnico de ponta MURICY RAMALHO !

    2- Temos de dar tempo para que este trabalho frutifique. Murricy saberá exatamente o que solicitar ao Clube e ao patrocinador , no que tange a CT , preparação fisica e jogadores.

    3- Não adianta agora ficarmos crucificando os poucos profissionais que nos apoiavam , como Ronaldo Torres , Cuca e outros. Se não solicitavam aparelhos apropriados para musculação etc. Isso já era !!

    4- Já havia dito em outro post que eu particularmente estava visando o brasileirão , com a chegada do Muricy. Acho muito em cima do lance querer ´todos os exitos para esta Copa do Brasil, com Gremio, Santos, etc, para um Fluminense que vinha abrindo a boca no segundo tempo. Disciplina é fundamental para qq elenco de jogadores .

    5- Não vejo que a chegada do Muricy, venha tirar o brilho deste grupo FLUSOCIO, por ter sido contratação da atual gestão. Acho como já disse, que a atuação da FLUSOCIO, e todos os que dela participam, aqui e na vida do dia a dia , foi fator fundamental para esta contratação.

    Avante Muricy, avante Fluminense, avante FLUSOCIO

    PETER presidente !
    ST

  49. José Leandro

    comentou em 28/04/2010, às 10:13

    Companheiros de Luta e de Glória,

    Concordo com todos quando falam que nossa estrutura deixa muito a desejar em relação a poucos times do pais, repito, poucos.

    Nosso Flu tem uma estrutura tão amadora quanto inúmeros pares da 1ª divisão.

    Dito isso, gostaria de que levar um tema a discussão.

    Que a estrutura da Laranjeira é ruim ninguém discute, mas alguém tem alguma tese sobre o porquê do rendimento do time ser extremamente superior quando treinamos lá?

    ST

  50. Natarelli

    comentou em 28/04/2010, às 10:55

    De acordo com o grobo de hoje Adriano, Gérson e Leandro Teixeira já estão nas Laranjeiras. Procede?

    http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2010/04/28/muricy-testa-duas-formacoes-no-treino-do-fluminense-916448745.asp

    ST.

  51. Leo Lemos

    comentou em 28/04/2010, às 11:12

    O problema não é só de estrutura física, é também de hierarquia.

    Os maiores clubes europeus, os times paulistas e até o Flamengo tem sua comissão técnica com uma estrutura diferente da que nós temos.

    Lá, o preparador físico não é o responsável pela programação das atividades do elenco. Nesses lugares, a função de determinar como será feita a preparação dos atletas fica a cargo do FISIOLOGISTA. Ele é quem faz a análise dos testes a que os jogadores são submetidos, avalia e apresenta o tipo de treinamento que cada grupo de jogadores (de acordo com sua condição física e sua posição em campo) deve realizar, levando em conta ainda quais os objetivos traçados pela diretoria com relação a resultados.

    Os preparadores físicos participam desse processo, mas a palavra final é do fisiologista. O preparador físico aplica os métodos de trabalho que achar que deve dentro do que foi planejado pelo fisiologista.

    Já no Fluminense, o fisiologista é mero avaliador de desempenho. Ele passa os dados para o preparador físico que monta a programação de treinos como acha que deve.

    Essa é a diferença substancial. Nos clubes que tem esse tipo de estrutura, o resultado acaba aparecendo. Nos que não tem, ficamos sempre questionando a competência desse ou daquele profissional.

  52. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 11:41

    O Cleber Mello está corretíssimo.

    Eu sou Biomédico e tb não sou especialista em preparação física.

    Mas trabalho de musculação, seja ele de força, resistência ou um reforço muscular, não fazem o time correr mais.

    Se o time joga mal no segundo tempo vc cansa (teoria da qual eu discordo) não é pela falta de musculação.

    O que não significa que a falta do trabalho de musculação seja irrelevante… muito pélo contrário. na verdade é um absurdo um time do nível do Flu não ter condições de fazer uma preparação física adequada.

    Apenas não relação de causa e efeito entre a falta de musculação e o suposto cansaço do segundo tempo.

    _______________________________________________________

    Concordo inteiramente com o Leo Lemos tb!!!!!

    O grande atraso no departamento médico e na preparação física no Fluminense é a falta de um trabalhio de FISIOLOGIA mas aprofundado.

    Aí se esconde o segredo das constantes contusões musculares no time.

    Aí se esconde as deficiências físicas que percebemos em alguns jogadores, principalmente recém-promovidos da base.

    O maior avanço na medicina esportiva nos últimos 10 anos foi exatamente o uso da fisiologia como o ELEMENTO CHAVE e muitas vezes o mais determinante de todos…

    Isso ainda não acontece no Flu.

    Com investimento em profissionais e em equipamento vc consegue evitar contusões ou diminuir o tempo de recuperação.

    Já pararam pra pensar que um investimento em estrutura, em um equipamento que hipoteticamente custe 100 mil reias, é possível evitar que um jogador como o Fred fique 3 meses sem jogar??

    Esses 3 meses de salários do Fred equivalem a mais de 1 milhão de reais…

  53. Daniel Trindade

    comentou em 28/04/2010, às 11:42

    Parabens pelo post!

    Situação GRAVISSIMA E INACEITÁVEL o time não estar realizando musculação!!!!!

    Em relação a CT ou o flu se organiza e constroi o ct profissional a medio prazo (1 ano) em xerem (aonde ja temos um terreno arrendado/doado(?) sem que haja risco de penhora “bastando” apenas construir) ou vai pagar um aluguel absurdo em cts ruins (vide zico portuguesa e agora talvez o vasco-barra) ou vai ficar treinando eternamente nas laranjeiras.

    No momento o mais importante é retornar para as laranjeiras, aonde temos um campo com gramado reformado, sala de musculação (pequena e acanhada porem NOSSA e com aparelhos razoaveis/bons), boa sala de imprenssa e alojamento (ruim mas tb nosso) e se programar para daqui a um ano estar num ct moderno e estruturado em Xerem, perto da serra, longe dos corneteiros um lugar tranquilo para se trabalhar.

    pensar em ct moderno na barra/recreio em medio prazo com 300 milhões de dívidas só se consguir terreno com a prefeitura o que é dificil pela especulação imobiliaria dos bairros.

  54. Gabriel Cardozo

    comentou em 28/04/2010, às 12:32

    Realmente é um absurdo um atleta de alto nível não realizar exercícios de força.
    Falo isso com conhecimento da causa.
    Sou Mestre em Educação Física (Mestrado concluído em Dezembro 09).
    Trabalho com Musculação e Personal Trainer em algumas academias do Rio, como a Cia Athletica e Velox.
    Não sei se a informação de que os jogadores do Flu não fazem qualquer exercício de musculação é verdadeira, se for com certeza pode estar prejudicando o rendimento atletico e aumentando o índice de lesão.
    Qualquer dúvida posso tentar esclarecer.

  55. Sérgio

    comentou em 28/04/2010, às 12:43

    Thiago Reis,

    perfeita a análisa tática do time. É por aí ,mesmo.

    O time vai jogar mais compacto no meio campo, com o Marquinho.

    Fora que o WS vai jogar mais atrás , quando não tivermos com a bola.

    WS é novo, tem pulmão, tem que ter funções de marcação, SIM, quando estivermos sem a bola.

    Marquinho é a opção do cara que está com ritmo de jogo, ao contrário do Equi, do cara que marca mais e do cara canhoto , como o CONCA, que dialoga com o Júlio Cesar pela esquerda.

    Muricy não foi tri campeão do país, nem ganha os tubos, por acaso.

  56. Gabriel Cardozo

    comentou em 28/04/2010, às 12:45

    O trabalho de musculção sempre é de força, o que muda são os numeros de séries e repetições e a carga o que faz com que os treinos de musculção sejam diferentes de um para outro. Não se faz mais treino “resistência” na musculação.

    E a falta de musculação faz com que os músculos da perna se cansem mais rápido do que de um indivíduo treinado.
    E é claro que a “perna cansada” diminui o desempenho durante o jogo. Um jogador com a “perna cansada” não consegue “dar um pique”, não consegue chutar forte para o gol…

  57. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 28/04/2010, às 15:09

    Ronaldo Torres é homem de confiança do Cuca e, ao que parece, também do Joel Santana.

    Muricy é um degrau acima (ou mais). É de se estranhar ele já não ter trazidos os seus. Também.

    Quanto ao segundo tempo e segundo alguns jornalistas, e cito o Cahê Mota: “a turma só quer viver no bagaço…”

    E, fazer ilação entre a crítica feita (recorrente) no post e a tentativa de se “embaçar” a contratação do Muricy, para se tirar vantagem na eleição futura, é não estar acompanhando o grupo há muito tempo atrás.

  58. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 28/04/2010, às 15:11

    Reforçando comentários anteriores, acrescento que um jogador que não se prepara adequadamente, que não segue uma regra que a profissão impõe, vira um… Diguinho.

  59. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 16:48

    Valeu Sérgio!!!!

    Mas acho que minha análise tática ficou meio fora de contexto naquele tópico…

    Mas ninguém tá debatendo essa nova formação do time mesmo…

    Pensei que fosse gerarmais polêmica.

  60. João Geraldo Boltshauser

    comentou em 28/04/2010, às 17:25

    Muita gente dando pitaco. Com a palavra os especialista.
    Tem alguem que não “ache”; que saiba?

    TRICOLORIR TODA TERRA OUTRA VEZ!!

    ST

  61. João Geraldo Boltshauser

    comentou em 28/04/2010, às 17:26

    …especialistas….

    ST

  62. Gabriel Cardozo (Mestre em Ed. Física)

    comentou em 28/04/2010, às 21:56

    Realmente é um absurdo um atleta de alto nível não realizar exercícios de força.
    Falo isso com conhecimento da causa.
    Sou Mestre em Educação Física (Mestrado concluído em Dezembro 09).
    Trabalho com Musculação e Personal Trainer em algumas academias do Rio, como a Cia Athletica e Velox.
    Não sei se a informação de que os jogadores do Flu não fazem qualquer exercício de musculação é verdadeira, se for com certeza pode estar prejudicando o rendimento atletico e aumentando o índice de lesão.
    O trabalho de musculção sempre é de força, o que muda são os numeros de séries, repetições e a carga,a o que faz com que os treinos de musculação sejam diferentes de um para outro. Não se faz mais treino “resistência” na musculação.

    A falta de musculação faz com que os músculos da perna se cansem mais rápido do que de um indivíduo treinado.
    E é claro que a “perna cansada” diminui o desempenho durante o jogo. Um jogador com a “perna cansada” não consegue “dar um pique”, não consegue chutar forte para o gol…