Valeu, guerreiro!

Nesta terça, foi anunciado que o então Gestor de Futebol do Fluminense, Mário Bittencourt, se desligou do cargo, voltando a se dedicar exclusivamente à parte jurídica do clube.

Mário Bittencourt foi uma pessoa que, ao contrário de toda a racionalidade e razoabilidade, juntamente com o ex-VP de Futebol Ricardo Tenório, assumiu a gestão de futebol do clube num momento crítico, em uma tarefa mais parecida com uma missão suicida, a partir do dia 04 de setembro de 2009, após mais uma das várias derrotas vexatórias no início do segundo turno do Brasileiro de 2009 (derrota para o Santos na Vila Belmiro, 2 a 0).

Colocando o seu nome e sua imagem como profissional vitorioso nos tribunais em jogo, e sem acréscimo financeiro em relação à sua remuneração anterior , defendeu o clube numa verdadeira guerra: salvar o Fluminense do rebaixamento. Com muito trabalho, dedicação e amor ao clube, colaborou decisivamente no sucesso dessa empreitada.

Não foram poucas as suas ações no período de oito meses que esteve acumulando o cargo de Gestor de Futebol com suas atividades jurídicas, todas bem descritas pelo próprio Mario em sua carta aberta no site oficial do clube:

Conseguimos implantar a digitalização dos documentos; a organização de um banco de dados com todos os documentos digitalizados para que o clube possa ter maior condição de organização e acesso aos dados do futebol e, com certeza, servindo de importante instrumento para a defesa em questões jurídicas; a contratação de um Chief Scout para que o Fluminense tenha seu banco de dados de atletas e possa minimizar os erros nas contratações; rescisões amigáveis na dispensas de jogadores para evitar novas demandas judiciais; resolução da situação do atleta Leandro Amaral de forma amigável e satisfatória para todos os envolvidos; entre outras medidas tomadas no sentido de elevar o Fluminense a bom nível de gerência de futebol.

Para ler o conteúdo da carta na íntegra, clique aqui.

O trabalho do Chief Scout, por exemplo, proporcionou ao Fluminense a contratação do apoiador Everton, talvez o atleta com o melhor rendimento da temporada até agora.

Poderíamos acrescentar também algumas outras ações decisivas nos bastidores, tanto envolvendo o departamento de futebol ou jurídico. Por exemplo, ontem o clube obteve mais uma importante vitória que foi reflexo do trabalho silencioso, mas incansável, de Mário Bittencourt na defesa jurídica da instituição: o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro negou liminar em mandado de segurança impetrado pelo advogado do jogador, Décio Neuhaus, para que o zagueiro Dalton pudesse se livrar do Fluminense. Há alguns dias, o atleta também teve negado pela justiça trabalhista, em primeira instância, o seu pedido de tutela antecipada para desligamento do clube. Ou seja, o Fluminense não sofreu a perda de ativo financeiro importante, os 50% que ainda detém sobre os direitos econômicos do jogador, por conta da atuação do seu jovem advogado.

Com isso, deixamos registrados aqui o nosso muito obrigado para Mário Bittencourt, um guerreiro tricolor de arquibancada como todos nós, uma das poucas referências positivas de profissionais quando falamos de Fluminense Football Club hoje em dia. E que ele tenha certeza que a sua perseverança e garra, demonstradas até aqui, certamente nao foram e nem serão em vão.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Fernando Ventura Jr.

    comentou em 28/04/2010, às 10:23

    Pelo que lemos, o Leandro Amaral já foi desligado do clube ou se ainda está vinculado, recebe pelo INSS, sem custos para o Fluminense ou patrocinadora. É isso mesmo?

  2. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 28/04/2010, às 10:28

    Tricolor dedicado ao aperfeiçoamento da estrutura jurídica do Clube, advogado sagaz que muitas vitórias têm conseguido nos tribunais amenizando as incompetências da era Horcades. Apesar de não ter acompanhado RT em sua demissão, preferiu ficar visando continuar a luta por melhores dias de um Fluminense já tão humilhado e fragilizado por seguidas administrações desastrosas. Espero que ele continue a defender o nosso pavilhão na justiça.

  3. Claudio Chaves

    comentou em 28/04/2010, às 10:31

    Verdadeiro Oásis dentro da mediocridade da nossa direção!

    Pelo fato de ser jovem e já com bastante experiência , tenho certeza que ainda será muito útil em nosso resgate que começa em novembro 2010!

  4. Luciano Rebouças

    comentou em 28/04/2010, às 10:36

    São tricolores como Mario Bittencourt que me dão certeza que o Fluminense pode retomar o seu caminho de conquistas.

    Obrigado, Mário, pela coragem de assumir um desafio que parecia impossível de ser superado.

    ST

    Luciano Rebouças

  5. Carlos Maciel

    comentou em 28/04/2010, às 10:50

    Valeu Mario Bittencourt.

    E fica aqui uma sugestao. Ja que foi ele que propos a ida da legiao tricolor para a verde junto com a young, ele poderia sugerir o retorno da legiao para as amarelas.

    O legal da legiao sempre foi o fato de nao serem organizados e por isso cativou uma legiao de torcedores nao tao acostumados ao maraca a se aproximarem e incentivarem o time o tempo todo.

    A ida dos caras para perto da young quebrou este encanto na minha opiniao.

  6. Rogério Felix

    comentou em 28/04/2010, às 10:53

    Valeu, Mário!

    De qualquer forma, o Flu poderá continuar contando com sua competência na importantíssima e estratégica área jurídica. Se Vilela foi nosso Pelé, você é nosso Rivelino!

    Forte abraço.

  7. Carlos Laport

    comentou em 28/04/2010, às 11:05

    Nosso querido clube está precisando de mais gente como o Mário.

    Obrigado pela dedicação e competência.

    Acho que ele volta em breve.

  8. Edgard Junior

    comentou em 28/04/2010, às 11:14

    Esse ingrato , safado tem que voltar a treinar , e ser descontado das suas faltas .

    Chega a me dar desespero a falta de visao das pessoas que comandam o futebol do clube , o que esta faltando , pra negociarem com o cruzeiro ou inter ?

    Otimos jogadores disponiveis nos 2 clubes , no cruzeiro , Bernardo , Dudu e Leandro Lima , e todos jovens , no inter o otimo Taison pra suprir a falta do amicon , o jogador perfeito pra fazer dupla com Fred e facil de negociar , negocio bom pros 2 clubes e pros jogadores , emprestimo de 1 ano com passe estipulado , pq eles nao vao trocar definitivo atacante por zagueiro , e nao vejo impecilho ele esta se desvalorizando la , domingo ataque do inter Walter e Alecssandro , entraram durante a partida Kleber Pereira , Edu e Giuliano , o Taison ficou no banco sem entrar .

    SAUDAÇOES TRICOLORES

  9. Edgard Junior

    comentou em 28/04/2010, às 11:16

    amicon = Maicon

  10. Mark FLU

    comentou em 28/04/2010, às 11:21

    Off :

    …a presidente Patrícia Amorim, abatida e à base de calmantes, tem enfrentado problemas no relacionamento de aliados com seu marido, Fernando Shiman.

    Diz-se na Gávea que o consorte é torcedor do Fluminense.
    ________________________

    HaHaHa……

  11. Diogo Trindade

    comentou em 28/04/2010, às 11:25

    Grande Mário!

    Não fico tão triste com a sua saída da gerência do futebol, porquê sei que ele volta “a campo” assim que a FluSócio assumir a presidência do FFC.

    Agora um comentário sobre o Muricergson… Acho que esses jogadores vida mansa que temos nunca trabalharam tanto em 2 dias como estão fazendo agora. Hehe…

    Isso ae cara! Mostra pra esses vagabundos como se trabalha!

    Diogo Trindade

  12. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 11:51

    Até breve Mário Bittencurt…

    Quer dizer… por enquanto nos vemos nos tribunais!!!!

    _______________________________________________________

    PS1: Adriano, Gerson e Leandro Teixeira já estão treinando e serão apresentados hoje. Mas será que serão regularizados ainda hoje?? Se não forem não jogarão mais a Copa do Brasil.

    PS2: Muricy deu treino tático antes do rachão hoje. Assim como treinou finalizações e jogadas de bola parada ontem após o coletivo. “Aqui é trabalho meu filho” faz mesmo a diferença. Normalmente teríamos só coletivo e rachão.

    PS3: Nosso treinador tirou Digão durante o treino tático de hoje e colocou Equi. Mudando o esquema para o 4-4-2. Não vai entrar com esse time mas pode ser o time do segundo tempo… caso seja necessário. Se acontecer… o posicionamento dos jogadores já foi treinado. Sem improvisações…

  13. Mark FLU

    comentou em 28/04/2010, às 11:54

    Isso Thiago.. acho que ele vai entrar fechadinho e se não conseguir marcar um gol muda nos ultimos 30 min que é o tempo que o Equi aguenta para tentar marcar gols.

  14. Mark FLU

    comentou em 28/04/2010, às 11:56

    Olha aí:

    O jogo de quinta-feira com o Grêmio é no Maracanã, mas nem por isso Muricy Ramalho espera um adversário retraído em seu campo de defesa. O técnico do Fluminense acredita que o Tricolor gaúcho buscará também o jogo.

    - É um time que dá importância não só à marcação, vem para cima. Com certeza no Maracanã, eles vão buscar o ataque e temos de estar preparados para isso – disse à Rádio Tamoio.

  15. Marcelus Amorim

    comentou em 28/04/2010, às 11:57

    Ok…

    No entanto, o Éverton não joga essa bola toda…

    Abraço a todos!

  16. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 12:02

    Com licença Dr. Mário…

    Criatividade não é meu forte mas sugiro um novo bordão a partir de amanhã:

    AQUI É TORCIDA MEU FILHO!!!!!

  17. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 28/04/2010, às 12:05

    Bem, com a saída dele só ficaram seres com dois neurônios retardados por lá. Bem, ele continua na parte jurídica, importantíssima para a operação papel higiênico para tudo o que o Orca faz.

    E concordo demais com quem sugeriu que agora a Legião volte às amarelas. O movimento está sumindo no meio de tanta organizada e sua criação foi justamente NÃO estar identificado com as organizadas.

    Sou totalmente contra grupos de torcedores que exaltam mais (e isso acontece) seus grupos do que o clube (basta ver a venda de produtos e bandeiras próprias). A Legião se diferenca justamente por só se preocupar com o Fluzão. Na verde ficou tudo misturado e confuso.

  18. JP

    comentou em 28/04/2010, às 12:08

    Parabéns MB.
    2011 está chegando e você voltará com uma diretoria mais competente.

    Esse zagueirinho de me..a chamado Dalton tem que voltar a treinar. Mas vai voltar a treinar com o juniores, em Xerém.

    Esse zagueirinho já passou da conta.

  19. Mark FLU

    comentou em 28/04/2010, às 12:09

    José Mauricio, acho que contra a Lusa (não fui ao jg) me paraceu que a Legião retornou às amarelas!
    Amanhã eu confirmo…

  20. Danilo Soares Félix

    comentou em 28/04/2010, às 12:19

    Sou suspeito para comentar o trabalho de Mário Bittencourt porque o considero um oásis de competência dentro da mediocridade generalizada que habita Laranjeiras atualmente.

    Espero que seu desligamento do futebol seja apenas um até breve, afinal, certamente um excelente quadro como este será um dos alicerces da nossa gestão, na área que preferir, Futebol ou Jurídico, ou integração entre ambos, atividade que também é estratégica e essencial para promover a formulação de contratos ou rescisões benéficos à instituição.

    É o tipo de atividade que não dá pra deixar na mão apenas de um profissional “estrangeiro” de FFC. A meu ver, o amor ao clube e o comprometimento com seu futuro também são desejáveis nestas atividades, além da competência, que é o fator principal, é claro, mas esta Mário Bittencourt já mostrou que tem de sobra.

  21. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 12:28

    Mark Flu,

    Retornou não.

    E me deu uma tristeza profunda ver o time entrar em campo aos gritos de: young flu até morrer.

    Deprimente…

    A união foi importante na arrancada mas precisamos dos shows da Legião de volta urgentemente!!!!!!!

  22. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 12:29

    LEGIÃO TRICOLOR,

    Prestem muita atenção… o movimento popular está prestes a ACABAR!!!!!

    Se não mudarem logo a Legião não passará de uma feliz lembrança…

  23. Gustavo Albuquerque

    comentou em 28/04/2010, às 12:33

    OFF – Capa do caderno de esportes de O Globo

    Os ‘jornalistas’ de O Globo de hoje, de forma definitiva no meu ponto de vista, escancararam a existência da Flapress.

    Trazem em letras garrafais, na capa do caderno de esportes, os números da diferença entre o tamanho das torcidas de Flamengo e Corinthians. Nada demais.

    O fazem, porém, considerando a pesquisa de dezembro, no dia seguinte à divulgação de nova pesquisa feita pelo mesmo instituto. Mais: mencionam a existência dos novos números, rapidamente, no meio da página, atribuindo aos mesmos o adjetivo de polêmicos.

    Fosse no editorial, fosse na ‘opinião’ do jornal, não haveria problema. Venderam, entubaram nos leitores, como matéria, notícia, reportagem.

    Se no caderno de esportes eles fazem isso, imaginem a manipulação dos números políticos, econômicos, sociais…

    Como carioca tenho vergonha de nosso maior jornal e pena, tristeza pelos profissionais que fingem que sabem o que é jornalismo.

    ST.

  24. Sérgio

    comentou em 28/04/2010, às 12:47

    Marião, vida longa para você no FLu.

    Thiago Reis,

    postei comentário sobre sua análise tática no outro tópico.

    Abs

  25. Carlos

    comentou em 28/04/2010, às 12:57

    Mario,

    Parabéns pelo trabalho realizado. Muito obrigado por tudo que fez pelo Fluminense nesse período. Sorte nossa a sua continuação na defesa do Fluminense nos tribunais. Como você mesmo declarou, nos vemos na arquibancada. Certamente, você é mais um torcedor pra lá de ilustre.

    ST
    Carlos

  26. Dr. Clemente

    comentou em 28/04/2010, às 12:59

    OFF.

    Amigos, postei um comentário sobre o passado…num tópico que já passou ( sobre o gramado de Laranjeiras ). Peço que o leiam, sobretudo o Dr. Celso ( Barros? ). Precisamos deste passado, porque o venderemos caro no futuro.

    Saudações tricolores!

  27. João Claudio Boltshauser

    comentou em 28/04/2010, às 13:09

    Valeu Mário,
    vocês fizeram mágica no fim do ano passado. Momento belíssimo do nosso Fluminense.

    Mas diferente do que você declarou em sua carta de despedida, acho que o legado seu e do Tenório ficou em PÉSSIMAS mãos, com o senhor Alcides Antunes.
    Espero que não tenhamos que achar novos bombeiros milagreiros pra salvar o time esse ano.

  28. Oscar Ricardo Bastos Möller

    comentou em 28/04/2010, às 13:09

    Ao Mário só posso dizer duas coisas : Obrigado e Até breve !!!

  29. Antonio Carlos

    comentou em 28/04/2010, às 13:23

    Off-topic:

    Além dos três recém-contratados, outro bom reforço não badalativo para encorpar o elenco seria o Jones do América.
    Ele é bem ao estilo Muricy e de muitos por aqui, é bom nas divididas.

  30. Milton Barros

    comentou em 28/04/2010, às 13:32

    ALÔ JORNALISTAS QUE SE PAUTAM PELO BLOG:

    COMO FICOU O CASO LEANDRO AMARAL? POR QUE NÃO REPERCUTEM ISSO?

  31. Sergio Mota

    comentou em 28/04/2010, às 13:32

    E o homem que transformou palavras em R$ 314.000,00 e depois multiplicou “os dinheiros”, transformando esta quantia em R$ 2.500.000,00 segue cada vez mais livre dandos as cartas no futebol do Fluminense

    http://www.direito2.com.br/asen/2001/mar/28/ex-presidentes-do-flu-denunciam-cheques-sem-fundo-na-gestao-alvaro

    Valeu Mário!

    Muito obrigado e até breve!

    Jabazeiros sem vergonha!

  32. Milton Barros

    comentou em 28/04/2010, às 13:38

    Parabenizo o Dr. Bittencourt por seu belo trabalho, mas deixo a seguinte indagação: o clube contratou três jogadores desconhecidos (dois do America e um do Caxias) cujo aproveitamento é incerto, fazendo contratos de dois e três anos com eles. Como fica a questão da multa rescisória nesses casos? Não estaria o jurídico do Fluminense fazendo um PÉSSIMO negócio permitindo isso?

  33. guilherme

    comentou em 28/04/2010, às 13:51

    Legião de volta às amarelas!

  34. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 28/04/2010, às 13:52

    Mark,

    Não retornou não. Minha filha (christiane) é uma das integrantes mais ativas de lá e ficou na verde. Já cansei de falar com ela e com o pessoal que eu conheço da Legião sobre isso.

  35. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 28/04/2010, às 13:56

    Moderador, use esse:

    Mark,

    Não retornou não. Fui ao jogo e minha filha (Christiane) é uma das integrantes mais ativas de lá e a Legião ficou na verde. Já cansei de falar com ela e com o pessoal que eu conheço da Legião sobre isso.

    O movimento tá sumindo e dando a impressão que a Young está crescendo, pois eles estão fazendo número, involuntariamente, para essa organizada.

  36. Claudio Maes

    comentou em 28/04/2010, às 13:57

    Creio que não caiba ao Jurídico se manifestar sobre a contratação, o salário, as condições de rescisão ou o tempo de contrato.
    A ele cabe elaborar o contrato que deve refletir que foi acertado pela operação, ou seja, pelo depto. de futebol.
    Eu, particularmente, creio que o contrato possui 2 ou 3 anos não é, por si só, bom ou ruim. Depende do contexto, ou seja, das demais cláusulas acertadas.

  37. Eudes Jr-Fortaleza\Ce

    comentou em 28/04/2010, às 14:00

    A flusocio assumindo,que acredito ser a unanimidade dos que acessam esse blog,deve sempre se cercar na gestão de profissionais como esse,o nosso verdadeiro ” Fred” nos tribunais!

  38. Bruno Leonardo Pires de Souza

    comentou em 28/04/2010, às 14:08

    Está mais do que na hora de um post conclamando a torcida a comparecer em peso, porque tenho a sensação de que a mobilização está devagar.

    Tenho 3 colegas de trabalho tricolores, de setores diferentes do meu, a quem perguntei se iriam ao Maraca nessa quinta e eles disseram que não. Ir ao estádio às 21:30h de uma quinta-feira parece desestimulador pra muita gente, especialmente quem tem mais de 35/40 anos de idade.

    Não me parece à toa que a parcela mais jovem de nossa torcida é a que predomina amplamente no estádio.

  39. Marcel Mota

    comentou em 28/04/2010, às 14:14

    Trata-se de um grande tricolor, que prestou serviços relevantes ao Clube. Foi importante o esclarecimento de que sua função de gerente de futebol não teve contrapartida, pois do contrário haveria acúmulo de remunerações.
    Também considero injustas as críticas de que as rescisões feitas tenham sido em benefício de seu escritório. As rescisões foram todas necessárias e precedidas de negociações, a solução amigável, de acordo com o que foi divulgado, sempre foi a primeira alternativa.
    ST.

  40. Gabriel Machado

    comentou em 28/04/2010, às 14:24

    Sobre a Legião.

    Compreendo as reclamações em relação à sua localização, mas discordo.

    Temos que lembrar o clima hostil vivido nas nossas arquibancadas antes da união.

    Aliás, essa união foi idealizada pelo próprio Mário, que percebeu que a única saída para o Fluminense se livrar do rebaixamento era o uso da força de sua torcida. E assim foi feito. Deu certo.

    O canto dividio, fora de sincronia, passou a ser uníssono, forte, guerreiro.

    Divergências sempre haverá, mas acredito no caminho equilibrado, no denominador comum. Vive-se agora uma fase de transição. A legião ainda não se encontrou definitvamente na união. A união, que inicalmente seria de todas as torcidas, passou a ser apenas entre TYF e legião.

    As duas partes já fizeram concessões, mas podem fazer mais ainda.

    O pensamento de voltar às amarelas é romântico, mas ao meu ver representa um retrocesso. Jamais teremos as condições vividas naquele tempo, no início de tudo.

    Àquela época ainda não tinham ocorrido alguns tristes episódios de “confronto” interno. O movimento não tinha antipatizantes.

    Às vésperas da união, a situação era praticamente insustentável. A cada jogo a polarização aumentava, e toda polarização é perigosa.

    As pessoas tomavam partido. Ou era legião ou era T.O. O Passo seguinte da polarização é a radicalização, toma-se partido de um lado, com veemência, sem nem saber o porquê.

    Evidente que ambos os lados tem coisas positivas e negativas. Dependendo do ponto de vista, um lado é mais positivo o outro lado mais negativo. Cada um tem sua visão.

    A mudança de local da legião teve efeitos colaterais, sim, mas trouxe uma unificação do canto como não víamos há muito tempo. Isso era impossível no cenário anterior.

    Ao meu ver, a pregação da volta da legião às amarelas é um pensamento por demais radical. Fazendo uma analogia com o cenário político, é como pregar o voto nulo nas eleições do Fluminense, por divergências com este ou aquele participante dos grupos políticos.

    Eu sou totalmente contra o voto nulo, embora respeite que assim o faça, e sou igualmente contra o retorno da Legião às amarelas.

    O melhor caminho é a busca por um entendimento, aparando as arestas entre os lados.

    O mundo ideal a concorrência perfeita, são apenas conceitos. Temos que utilizá-los para tentar fazer com que a realidade se aproxime deles, e não insistirmos na sua plena efetivação.

  41. Gabriel Victor

    comentou em 28/04/2010, às 14:37

    OFF: Alguém pode me ajudar?

    Comprei ingresso pro jogo de amanhã. Arquibancada Verde A. Porém, lendo em alguns sites percebi que a entrada só pode ser realizada pelo Bellini? O setor A é onde se localiza a maioria da torcida e também a Legião?

    Valeu pessoal!
    Primeiro jogo do ano pra mim, agora é até a final. Saudações Tricolores!

  42. Pedrão

    comentou em 28/04/2010, às 14:41

    Atenção , precisaremos de fôrça nos bastidores nêsse momento decisivo . Já ouvi comentários de gente defendendo punição de vários jogos para o Conca , e não é a primeira vez que isso acontece . Quanto a Legião Tricolor acho que deveria voltar ao seu lugar , amarelas , até mesmo para ampliar nosso incentivo nas arquibancadas , onde está fica totalmente apagada pelas organizadas profissionais .

  43. Franco

    comentou em 28/04/2010, às 14:44

    Thiago Reis,

    Acho que sua preocupação em relação ao movimento Legião Tricolor é a mesma de muitos torcedores que não aguentam mais organizadas que torcem para si e não para o nosso amado Fluminense.

    Não sou contra as organizadas, pelo contrário, geralmente são eles que nos representam fora do Rio e estão sempre na linha de frente, mas precisam se reciclar, na boa.

    Com a Legião, vimos nascer uma esperança de novamente apoiar, torcer e vibrar falando apenas do nosso clube e não da torcida e isso animou muita gente no estádio fazendo inclusive que em vários jogos o espaço da amarela estivesse com maior número de torcedores do que a verde.

    Galera da Legião, volta para a amarela!!!!

    Só uma ressalva:

    Aquela música do Alceu Valença não empolga ninguém!!!

    Vamos gritar NEEEEENSEEEE !!!!!!

    Saudações Tricolores!!!

  44. Mahal

    comentou em 28/04/2010, às 14:46

    Parabéns, Mario e até breve! Taí um tricolor compromissado com o nosso clube. Parabéns pelo reerguimento do time quando poucos ainda acreditavam!

    Gostaria de saber como andam as vendas para o jogo de amanhã, (alguém sabe ?), devo chegar ao Rio em cima da hora e queria comprar arquiba no guichê, vai vender ? A procura está muito grande ?

    Também quero saber o que foi resolvido “amigavelmente” sobre o caso Leandro Amaral, nunca mais ouví falar no sujeito…

    Alô Legião, simbora pras amarelas!!!

    ST

  45. Celso

    comentou em 28/04/2010, às 14:50

    Dr. Clemente,

    de boçal a doutor em um dia. Gostei!!!

    saudações,

  46. Cleber Mello

    comentou em 28/04/2010, às 15:06

    Putz grila… que saudade!

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/italiano/0,,MUL1581786-9848,00.html

  47. Luiz Dessio

    comentou em 28/04/2010, às 15:07

    OFF TOPIC:

    É impressão minha ou o movimento para compra de ingressos está baixo?

    GENTE,

    vamos focar nisso! Encher o Maracanã é fundamental pro rendimento do time. Já são QUARTAS DE FINAL. É agora ou nunca.

    Vamos lá galera!

  48. Diogo Leal

    comentou em 28/04/2010, às 15:10

    FORA ACLIDES ANTUNES!!!!!

    VALEU Dr. MARIO, ESSE É O CARA!!!

  49. João Luiz

    comentou em 28/04/2010, às 15:11

    Depois do comentário do sérgio Mota vocês ainda apoiam o Alcides Antunes no Flu?

  50. Ricardo Alvarez

    comentou em 28/04/2010, às 15:22

    Muito triste ver que tricolores nao apoiam a maior organizada do Flu a pelo menos 30 anos.

    Quero saber se a Legiao tricolor Thiago Reis, viaja p ver Fluminense e Ceara?

    A legiao teve e tem sua importancia, mas nao menosprese a organizada.

    Essa historia de entrar em campo com Young Flu ate morrer nao passa de normal. A torcida estava fazendo o seu grito de guerra e o time entrou em campo. Alguem sabia o minuto certo do time entrar em campo?

    Na hora de cobrar empenho do grupo, quem vai aos treinos?

    P cima deles Fluzao!

  51. Léo Moretti

    comentou em 28/04/2010, às 15:27

    Não concordo que tenha sido um guerreiro, entrou junto com o TENÓRIO e era para ter saído junto !!!

  52. Ricardo Alvarez

    comentou em 28/04/2010, às 15:29

    So uma virgula no post.
    O caso Leandro Amaral foi benefico para as duas partes?
    Aonde?
    O jogador nao jogou o ano inteiro e so foram fazer algo depois de quantos meses?
    Benefcio pro clube?
    O caso Fabio Santos?
    Hj ele esta no Cruzeiro. E curado!

  53. Paulo Ypyranga

    comentou em 28/04/2010, às 15:38

    Ele continua á frente do Jurídico certo?

  54. Mauro

    comentou em 28/04/2010, às 15:48

    Vale lembrar também, que além de assegurar os 50% patrimoniais do jogador, o Fluminense deixou de ter que pagar igual quantia a Traffic, já que seria cobrado por má administração pela mesma. ST.

  55. Sergio Mota

    comentou em 28/04/2010, às 16:12

    Milton, o setor jurídico cuida de questões jurídicas.

    Contratar jogadores é uma questão administrativa, que aliás, com toda certeza passava pela antiga função de gestor do Mário.

    Voce acha que foi coincidência a saída do Mário e a contratação destes 3 jogadores?

    Hehehe!

    Caro Milton.

    Thiaguinho, foi pedido pelo Cuca.

    Esses 3 foram trazidos pelo Alcides Antunes. Simples assim.

    Afinal, nem técnico nós tínhamos.

    Abram o olho amigos tricolores, vai começar a temporada da jabazada …

    A nào ser que o Muricy se posicione …

    Então o Alcides frita ele rapinho na primeira derrapada do time, como fritou o Tenório, o Cuca, o Mário …

    Pobre Fluminense …

    Pobres de nós tricolores …

    Aí Alcides …tá se dando bem hein?!?!

    Só vai rolar whisky de primeira!!!

  56. João Pinho

    comentou em 28/04/2010, às 16:14

    Valeu, Mário!!! A torcida tricolor é grata demais!!!

    Continue o seu ótimo trabalho nos tribunais, defendendo o Fluzão!!!

  57. Ives Levy

    comentou em 28/04/2010, às 16:57

    O dia mais belo: hoje
    A coisa mais fácil: errar
    O maior obstáculo: o medo
    O maior erro: o abandono
    A raiz de todos os males: o egoísmo
    A distração mais bela: o trabalho
    A pior derrota: o desânimo
    Os melhores professores: as crianças
    A primeira necessidade: comunicar-se
    O que traz felicidade: ser útil aos demais
    O pior defeito: o mau humor
    A pessoa mais perigosa: a mentirosa
    O pior sentimento: o rancor
    O presente mais belo: o perdão
    o mais imprescindível: o lar
    A rota mais rápida: o caminho certo
    A sensação mais agradável: a paz interior
    A maior proteção efetiva: o sorriso
    O maior remédio: o otimismo
    A maior satisfação: o dever cumprido
    A força mais potente do mundo: a fé
    As pessoas mais necessárias: os pais
    A mais bela de todas as coisas: o amor
    A mais preciosa de todas : a amizade
    Madre Teresa de Calcutá

    Falando em amizade, às vezes os desencontros se tornam mais intensos do que os encontros.
    É uma intensidade passageira unicamente para não permitir o desencontro..
    Ás vezes cega e assim, tudo se perde.

    Essas linhas são dedicadas aos amigos que eu não soube cuidar ao longo dos meus 60 anos de estrada…
    Foram bem poucos, mas lembro-me de cada um deles, quando tento me encontrar.

    Por outro lado estamos vivendo uma ocasião única onde a união está fazendo a força e devemos juntar os cacos, que porventura tenham sido deixados pelo caminho,e partir para frente com coragem e determinação.

    A interpretação que faço quanto à carta do Mário Bittencourt é a de que foi necessário “arrumar” a casa antes de deixar a função tão bem desempenhada.

    A oposição ganha força com o desempenho desse dedicado tricolor, antes de mais nada, pela sensação do dever cumprido.

    E a oposição ganha mais força ainda se, ao resgatar um conceito básico quando falamos em união, fortalece a verdadeira amizade.
    A amizade que não deixa ninguém para trás.

    Amanhá no maraca!!!

  58. Eduardo Fontes

    comentou em 28/04/2010, às 18:30

    Genial, Sergio Mota !!!

    Eh bom voltar a jogar a marda no ventilador para todo mundo saber que ela nao secou.

    Fora AA ! Picareta sanguesuga !

    Abs e Saudações Tricolores !

  59. Caíque Maciel

    comentou em 28/04/2010, às 18:37

    Concordo que ele tem feito um excelente trabalho à frente do departamento jurídico do clube, mas gostaria de melhores esclarecimentos sobre a recisão unilateral dos contratos de alguns jogadores este ano. Não me parece que atletas como L. Alberto, PC e outros saíram do clube numa boa. Mais cedo ou mais tarde a bomba deve estourar por aí.

  60. Mario Emilio

    comentou em 28/04/2010, às 18:39

    Valeu Mario. Belo trabalho.
    Quanto ao Dalton, quem sabe uma boa conversa não resolve a situação dele e a gente volta com a zaga do ano passado, hein? Tanto jogador já fez tanta merda e a torcida relevou, pq temos que crucificar um garoto que ainda é nosso jogador e talvez esteja mal orientado ?

  61. Hugo Araujo

    comentou em 28/04/2010, às 19:07

    Obrigado Ma?io! Você, junto com o Tenório, foram os principais responsáveis (fora do campo) pelo nosso salvamento.

    Uma pena que após escaparmos, os jabazeiros de plantão voltem a dar as caras e a minar os trabalhadores. Primeiro foi o Tenório (que após sair, começou LAMENTAVELMENTE a criticar quem sempre lhe apoiou), agora foi o Mário.

    Pobre Fluminense… E Novembro que não chega…

    Abraços!

  62. Ives Levy

    comentou em 28/04/2010, às 20:35

    Hugo,
    muitos cabelos brancos, o ombro cansado e um coração tricolor fazem-me lembrar o presente mais belo : o perdão
    Sds tricolores.

    Amanhã no maraca!!!

  63. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 20:36

    Ricardo Alvarez,

    Não quero ficar aqui batendo boca sobre esse assunto.

    Mas eu detesto a maneira de agor da Young, por vários motivos.

    Acho deprimente o time entrar em campo sob gritos deguerra e não gritos de NENSE.

    Nada que vc diga vai me fazer mudar de opinião… e tb não quero convencê-lo a concordar comigo.

    Eu digo o que eu penso… vc diz o que vc pensa e pronto.

    Não precisamos debater esse assunto, plo nosso bem (nenhum de nós 2 precisade um estresse desnecessério) e pelo bem do blog pq ninguém é obrigado a assistir bate-boca.

  64. Thiago Reis

    comentou em 28/04/2010, às 20:37

    PS: Ir ao treino cobrar empenho do grupo é uma das atitudes da young que eu repudio… assim como repudio “amigo” de jogador armado dando tiro pro alto dentro do clube.

  65. Raul Fernandes

    comentou em 28/04/2010, às 21:04

    Enormes parabéns.

    Vc foi pessoa fundamental na maior “arrancada” de salvação de uma Segundona. Deu também “sangue, suor e lágrimas” para aquela epopéia esportiva/emocional, junto com todos do futebol.

    Tenha a certeza de que todos nós tricolores reconhecemos seu trabalho no Dep. de Futebol.
    Que vc prossiga operando os “milagres” de sempre nos tribunais.
    Obrigado.
    Muito sucesso.

  66. Mahal

    comentou em 28/04/2010, às 21:52

    Thiago, não entendí: Você repudia a torcida cobrar empenho do time nos treinos ? Como assim ? E quando deveria cobrar isso ? Nos jogos é que não dá (nem pra escutar). Repudio muita coisa nas nossas organizadas, como darem uma de cambista (Ô troço nojento!), vaias em momentos inapropriados, exigirem ingressos dados pelo clube. Mas cobrar empenho não é uma delas ! Pelo contrário, é uma coisa fundamental que quase ninguém faz hoje em dia…

    ST

  67. Carlos Eduardo R. de Moura

    comentou em 29/04/2010, às 1:40

    Grande Mario Bittencourt, obrigado por tudo, parabéns pelo trabalho guerreiro e siga nessa linha.

    Até breve, saudações tricolores!

  68. Thiago Reis

    comentou em 29/04/2010, às 8:33

    Mahal,

    A torcida deve cobrar empenho do time durante os jogos…

    No meu mundo ideal o time treina em um CT fora do clube e sem a presença de torcida, sócios ou conselheiros…

    Vc sabia que no São Paulo é assim??

    Sabia que nos grandes clubes da Europa tb???

    Pra mim tanto torcedores (organizados ou desorganizados) tumultuando (pressupostamente cobrando) os treinos e conselheiros e Aspones cornetando durante os trabalhos dos profissionais não serve pra nada.

    Por isso o Flu precisa de um CT fora das Laranjeiras.

    Não acho que a torcida organizada tenha o direito e nem que deva (pois isso só atrapalha) ir ao treino “cobrar” os jogadores através de ameaças, soco na cara, galinhas jogadas no campo, tiros para o alto, reuniões a portas fechadas… nada disso.

    Vc conhece algum esporte em que o torcedor participa dos treinos???

    Essa é apenas a minha opinião.

  69. Thiago Reis

    comentou em 29/04/2010, às 8:34

    PS: O treino poderia ser aberto a torcida em momentos cruciais… como aquele rachão de véspera de uma final… para os jogadores sentirem o calor da torcida. Mas isso aconteceria umas 3 ou 4 vezes por ano no máximo.

  70. Daniel Trindade

    comentou em 29/04/2010, às 9:24

    Obrigado Dr mario Bittencourt!

    Espero que os contratos/recisões de todos os atletas continuem a cargo do jurídico do Fluminense!

    É triste constatar mas agora a Raposa (aquele que emprestou dinheiro ao Flu com juros extorsivos, aquele que se locupleta do flu ha mais de 1 década!!) esta tomando conta do galinheiro!!!!!!!!!!

    LAMENTÁVEL!!!!GRAVÍSSIMO!!!!!

  71. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 29/04/2010, às 9:43

    A torcida pode e deve cobrar durante o treino empenho dos jogadores. A cobrança é necessária deve ser feita sem insultos ou agressões. A invasão da torcida ocorrido durante um treino em 2009 ao nosso campo de futebol, foi um episódio lamentável. Entretanto, restou para a ineficiente administração Horcades um recado da torcida de que não seria tolerado mais um rebaixamento com a total falta de comprometimento dos jogadores e da comissão técnica naquela ocasião. Após este fato, bem divulgado pela imprensa, os jogadores e dirigentes entenderam que uma reviravolta naquela situação de perigo de retornar à 2ª Divisão era a exigência a ser cumprida e que a torcida estava vigilante. Portanto, cobrar dos jogadores raça e garra nas partidas nos treinos é dever de toda torcida que se preza.

  72. Fábio Ribeiro

    comentou em 29/04/2010, às 9:47

    TYF ir no treino cobrar empenho? QUANDO??? ME FALE?? ME DIGA QUANDO ISSO ACONTECEU???? O episódio do Diguinho no ano passado???? Ali só foi uma meia-dúzia de gatos pingados e um “segurança” que resolveu aparecer…
    Se as T.Os do Fluminense fizessem 1/10 do que a Gaviões da Fiel faz no Corinthians, certamente o Fluminense estaria numa situação muito melhor hoje, ganhando títulos.
    Antes de ficarem arrotando caviar, façam por onde e aprendam a cobrar de verdade. Assumam o papel de T.O. de verdade.
    Sobre a Legião Tricolor: um bando de bobões que inventaram uma “utopia” no jeito de torcer. Tudo que o Fluminense de hoje não precisa.
    O Fluminense de hoje precisa de gana, vontade, até um pouco de ódio, além da cobrança incisiva e pessoas dispostas a varrer a escumalha existente há duas décadas no clube.

  73. Thiago Reis

    comentou em 29/04/2010, às 12:01

    Nerval,

    Cobrança sem insultos ou agressões??

    Vc já viu torcida organizada fazer cobrança pacífica durante o treino alguma vez???

    No mínimo vai intimidação… como nas “reuniões”
    com os jogadores.

  74. Sylvio Montenegro

    comentou em 29/04/2010, às 12:26

    Mário Bittencourt e Ricardo Tenório foram fundamentais na recuperação do Fluminense no Brasileirão do ano passado. Valeu muito!

    Vivemos em um mundo repleto de diversidade, mas onde a intolerância muitas vezes surge forte. Cada um tem seu jeito de torcer e de amar o seu clube. O torcedor que adquire um PPV e prefere ver o Flu de casa tem o seu papel.

    O que vai ao estádio nas cadeiras azuis ou preferem a tranquilidade das brancas, também têm a sua importância. O que vai de camisa, o que leva bandeira e mesmo o que vai “a paisana”. As torcidas organizadas têm o seu papel e importância, são fundamentais para um clube de futebol, tem o direito de vender seus produtos, de entoar seus cânticos, faz parte do espetáculo.

    Mas, existe um tipo de torcedor de arquibancada que gosta de torcer, de vibrar, de cantar e que não se identifica com nenhuma organizada, e foi justamente aí que a Legião Tricolor entrou, as arquibancadas amarelas se tornaram um espaço a mais para o torcedor vibrar, cantar e apoiar seu time do coração.

    Sou apenas um torcedor do Fluminense, hoje com 44 anos, que sempre acompanhou seu clube, desde o primeiro jogo, quando tinha apenas 5 anos, no dia 20 de dezembro de 1970, e vi, pela primeira vez, meu time Campeão Brasileiro. Já pertenci a Young na minha juventude, hoje gosto de assistir aos jogos do Flu no Maraca, e acho extremamente saudável a iniciativa Legião Tricolor.

    A união ano passado foi fundamental, hoje, a volta para as amarelas, é um caminho natural. Falta alguma coisa naquele setor das arquibancadas, os tricolores chegam por ali e sentem isso. Volta Legião! Qualquer maneira de amor vale o canto pelo Fluminense, parodiando o grande poeta Milton Nascimento.

  75. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 29/04/2010, às 15:29

    Thiago Reis você está certo! Mas não podemos deixar de cobrar, principalmente nos treinos nas Laranjeiras, onde é a nossa casa. Não se pode tolerar mais síndrome do 2º tempo nem falta de garra por parte de um elenco tão bem pago. Se eles não tem amor pela camisa que vão jogar em outro clube. Os que ficarem tem que ter pegada, em caso contrário qualquer um de nós torcedores que pagamos ingresso e vamos aos jogos,podemos e devemos cobrar. Assim sendo, cobre-se do meio menos traumático possível!

  76. Claudio Pires

    comentou em 29/04/2010, às 17:26

    Parabéns ao meu colega Mário, não só um advogado de escol, como também um belo gestor de futebol.

    No mais faço minhas as palavras do Bolt, não considero que a árvore plantada por vc e pelo Tenório frutifique nas mãos do atual vice de futebol.

  77. Adriano

    comentou em 3/05/2010, às 22:06

    Dr. Mário,
    Sou advogado e sei da dificuldade que há para defesa patronal, especialmente de patrões não muito pontuais no cumprimento de suas obrigações trabalhistas. Isso só põe em relevo a qualidade do seu trabalho. Tenho certeza que, se não fosse o seu trabalho, o nosso Fluminense estaria ainda muito pior do que está.
    Tenho firme esperança de que, a partir de novembro, seu trabalho não será tão difícil.
    Parabéns, e muito obrigado.

Deixe o seu Comentário

MODERAÇÃO DOS COMENTÁRIOS:

No intuito de manter o alto nível dos debates, aumentando cada vez mais a credibilidade desse espaço, optamos por tornar mais rígidas e transparentes as regras de moderação. Sendo assim:

1 - IDENTIFICAÇÃO: Não serão mais aceitos comentários identificados por apelidos ou pseudônimos. Todos os comentários deverão estar identificados com nome e sobrenome.

2 - LINGUAGEM: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores, pessoas públicas ligadas ou não ao Fluminense, ou mesmo grupos de pessoas.

3 - ASSUNTOS: A idéia é que os comentários se prendam ao debate do assunto levantado pelo post. Assuntos off-topic podem ser aceitos excepcionalmente, em função da relevância e da urgência. Mas não devem ser usados para desvirtuar o debate. Assuntos off-topic podem vir a não ser aprovados caso a moderação entenda que não atendem aos requisitos de relevância ou urgência.