Sorria pra chuchu, Cartola!
Publicado em 6.05.2010.
Por Flusócio
A busca pela descoberta e satisfação dos desejos e necessidades dos clientes nada mais é do que a preocupação básica do Marketing. Por isso, estudar e dominar tal matéria é dever de casa para qualquer empresário que queira ser bem sucedido dentro do seu segmento de mercado.
No futebol, que vem a ser um negócio que movimenta bilhões no mundo inteiro, o Marketing não é menos importante. Pelo contrário, ficar atento ao mercado e identificar os desejos e necessidades de seus fiéis e, claro, potenciais clientes vem sendo o dia-a-dia dos administradores dos clubes, inclusive no Brasil.
A má notícia é que nem em todos os clubes brasileiros tal prática acontece. Para piorar ainda mais a notícia, para nós, no Fluminense F. C., Marketing parece ser assunto alienígena. Não é de hoje que verificamos a ineficiëncia tricolor nesta área.
Desta vez, a bola fora vem acontecendo no Esporte Espetacular, programa global veiculado nas manhãs de domingo em rede nacional. No dia 25/04, iniciou-se uma competição divertida entre todos os mascotes dos clubes que já foram campeões brasileiros e que disputarão a série A do campeonato, que se inicia no próximo dia 08/05. Dentre os macotes, como não poderia deixar de ser, está o nosso querido e simpático Cartola, que já teve semblante aristrocático, infantil e, atualmente, triste. Triste? Sim, triste!
Nosso departamento de marketing resolveu inscrever na competição de mascotes um Cartola triste, derrotado, deprimido. Tudo bem que as últimas administrações e resultados esportivos no futebol do Fluminense não devem ser comemorados, mas transferir o sentimento íntimo de todo tricolor para o nosso mascote, em rede nacional, apesar de sincero, não nos parece o ideal.
O que será que uma criança tricolor pensará ao ver um Cartola triste, cabisbaixo, derrotado? Será que é possível haver alguma identificação? E o que dirá o pai ao ser questionado pelo filho?
A Flusócio defende que a imagem do Fluminense F. C. seja sempre respeitada e valorizada como merece e, por isso, exigimos que novo mascote seja desenhado por profissionais capacitados, dessa vez, extirpando o atual semblante triste. Exigimos, ainda, que a atual administração tenha o devido zelo com os nossos tradicionais símbolos. É o mínimo que esperamos. Seus clientes agradecem!

comentou em 6/05/2010, às 18:39
Perdemos Diego Souza pro Qatar..
comentou em 6/05/2010, às 18:47
Estão reclamando de quê? Poderia ser pior.
1) Imaginem se colocassem a cara do Orcades no boneco?
2) Ou imaginem se o nosso símbolo fosse um urubu, pato ou galo, bichos que só trepam com o rabo?
comentou em 6/05/2010, às 18:51
Os caras realmente se superam!Mais uma vez alvo de chacotas em rede nacional…
comentou em 6/05/2010, às 19:03
Realmente, olhando a foto, se o mascote não está triste, está com cara de assustado, o que não melhora nada sua expressão.
Eu não compraria um boneco desses para meus sobrinhos gêmeos que nasceram ontem, filhos de tricolores.
Sempre falei (e nenhum amigo meu topou fazer o teste) que se colocarmos as camisas dos clubes cariocas na frente de uma criança de uns 1,5 a 2 anos e pedir para ela pegar a mais bonita, sem qualquer indução, ela vai pegar a do Fluminense.
Por que? Porque É a mais bonita. As cores atraem. por isso mesmo que os amigos torcedores de outros clubes jamais deixaram seus filhos fazerem esse teste.
Agora, se fizerem esse teste com um boneco com essa cara, e criança não pega não, porque tá feio!
comentou em 6/05/2010, às 19:06
Tenho minhas dúvidas se este escudo do Fluminense, usado em sua gravata, é oficial.
Realmente triste.
comentou em 6/05/2010, às 19:13
exigir o quê? qual administração…..temos administradores? PRESIDENTE?
comentou em 6/05/2010, às 19:23
Gostaria de ver o Cartola com ar arrogante.
Gostaria que o Fluminense retomasse à imagem aristocrática mas sem perder a fidalguia.
Nada de pasteurização com o clube em prol de características mercadológicas.
comentou em 6/05/2010, às 19:34
Não é cara de triste, é cara de soberba!
Este post só pode ser falta do que escrever…
comentou em 6/05/2010, às 20:30
É um auto-retrato do orca!
Deprê, acabado, triste, bisonho …
ST
comentou em 6/05/2010, às 20:31
cade o dalton? ate quando o flu vai aturar a palhaçada deste moleque? cobre na justiça estemoleque a trenar todo dia em separado ate 2013 depois vende ele para um clube do acre de terceira divisão…
comentou em 6/05/2010, às 20:46
Realmente inacreditável!!!
Bom senso passa longe! Profissionalismo então…
comentou em 6/05/2010, às 20:53
Vejam o Galo ao lado. Lembrei até do hino do Atlético:
“Galo forte, vibrador”
Sds
comentou em 6/05/2010, às 21:08
Pra retratar o Horcades só falta ser gordo.. =P
comentou em 6/05/2010, às 21:12
hehehehe….realmente, que falta do que escrever
comentou em 6/05/2010, às 21:18
Ele só está cansado da corrida!
Ou talves tenha sido uma tentativa mal sucedida de mostrar um cartola esnobe, característica marcante da alta sociedade no início do século XX.
Mas concordo que um cartolinha mais simpático agradaria mais aos pequeninos.
comentou em 6/05/2010, às 21:48
Para mim é cara de triste mesmo. E os caras são amadores mesmo.
comentou em 6/05/2010, às 22:19
Sem comentários…nessa administraçâo o que pode dar errado sai pior. Eu nunca quis tanto que um ano acabasse logo. Que chegue 2011 para nos livrarmos desses infelizes para sempre!!!!
comentou em 6/05/2010, às 22:30
Sou um dos maiores especialistas do mundo nisso, provavelmente vou fazer o mascote da copa 2014, e acho o seguinte:
Pode ser uma boa adotarmos um novo mascote. A torcida tricolor esta envelhecendo assustadoramente. O Cartola reforca nossa velhice, e já não representa mais o que somos, perdemos a velha aristocracia.
Para as criancas tudo eh novo, ou seja, não estaremos jogando fora uma tradicao.
A Flusocio poderia colocar um post pedindo sugestoes de mascotes, fazendo um concurso talvez.
Também acho que devemos investir profundamente no publico feminino. As meninas sofrem menos a lavagem cerebral rubronegra. Para crescer em cima da torcida do Flamengo, temos que atacar os mais vulneraveis deles, as filhas de flamenguistas. Estas meninas um dia serao maes, e entao cresceremos tambem entre os netos, homens e mulheres, dos flamenguistas.
comentou em 6/05/2010, às 22:33
Eu gostava muito do cartolinha feito pelo Ziraldo: http://bit.ly/bXl8xI
Tinha traços simples, era simpático e transmitia alegria, ao contrário desse com cara de idiota comercializado atualmente.
comentou em 6/05/2010, às 22:33
Por falar em marketing…
Cadê o falado patrocínio da AMBEV???
ST
comentou em 6/05/2010, às 22:40
Meu filho me perguntou exatamente isso.
Porque ele é tão triste pai?
Respondi, por causa da diretoria filho!
Sair da Copa do Brasil pelo menos faz com que a porta dos fundos se abra …
Não queria ve-los saindo como uma gestão vitoriosa !
SAUDAÇOES CADA VEZ MAIS TRICOLORES
comentou em 6/05/2010, às 22:56
Está com a cara do nosso time nos últimos anos…
ST
comentou em 6/05/2010, às 22:57
Esse Cartola nao deveria mais ser o nosso simbolo pois os dirigentes que temos atualmente só nos envergonham (aliás há mais de 20 anos) e o nosso simbolo nao deveria ser associado com a imagem desses incompetentes.
comentou em 6/05/2010, às 22:59
Lamentável ver um dos símbolos do Fluminense com este semblante.
Mas vocês estão deixando passar uma coisa: Não é falta de profissionalismo, de visão, tudo isso foi planejado friamente. Este caso com certeza é proposital, resultado de sabotagem, nenhum tricolor de verdade faria isso, como também não colocaria no site que o nosso título brasileiro é somente o de 84, como outros casos parecidos.
Tricolores no comando já!
Vence o Fluminense.
comentou em 6/05/2010, às 23:02
Colega José Maurício, seu comentário só não foi perfeito porque a cara é de triste mesmo, ou então de quem está envergonhado por segurar uma lanterna num campeonato com Grêmio Prudente, Guarani e Ceará. E quanto à sua ideia de teste para crianças, ela é fantástica.
Sobre a discussão em si: vocês têm certeza que o mascote foi confeccionado pelo clube? A poderosa fatura com a imagem dos clubes e são eles que têm confeccionar bonecos, como se não tivessem coisas mais importantes pra tratar? O 5º parágrafo afirma categoricamente que sim, mas acho muito mais lógico que os bonecos sejam confeccionados pela emissora.
O que não isenta nosso marketing de culpa, pois é o caso de reclamar com a Globo exatamente o que foi reclamado aqui. Parece de propósito que o nosso símbolo apareça com essa cara de derrotado. Imaginem um guerreiro com essa cara!
Não precisa ser uma daquelas figuras briguentas e aparentemente vindas das profundezas que aparecem nos bandeirões da Young, mas esse cartolinha borocoxô é lamentável. Se nos consola um pouco, o galo da foto parece querer apelar pra violência e isso também é bola fora, mas pelo menos tá a fim de dar o sangue pelo clube…
O paradoxo é que os cartolinhas espalhados pelo clube, que em cartazes orientam onde ficam as coisas, pedem pra não jogar lixo no chão, pregam a gentileza e o respeito, etc, são perfeitos! Simpáticos, bem desenhados, cativam os adultos, que dirá as crianças! Só que com certeza são obra de outra administração, e isso faz toda diferença.
Não tenho dúvidas que manter os salários em dia, formar grandes equipes de futebol e nas mais diversas modalidades esportivas, manter as instalações do clube num padrão irrepreensível para seus freqüentadores, cuidar juridica e administrativamente do clube, etc, são coisas muito mais importante que o boneco que um programa de domingo mostra como sendo o Fluminense. Mas há muitas pequenas coisas que também precisarão ser mudadas. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.
comentou em 6/05/2010, às 23:05
Aceita sugestões Dr. Clemente?
A mascote poderia ser o Porcadunes.
Um típico personagem Brasileiro …
Um porco bem gordinho, com uma jaqueta de bolsos bem grandes, cheios de carne seca …
Gostou da idéia?
comentou em 6/05/2010, às 23:27
Concordo com o Dr. Clemente,pode ser um dos caminhos e a Flusocio podia pensar nisso na proxima gestão.
Tem que criticar sempre que estiver errado,principalmenta quando se trata da intituição FLUMINENSE,mas tambem tem que começar a achar soluções.
E nisso os tricolores dão show!!!
comentou em 6/05/2010, às 23:32
Podiam ter aproveitado o time de guerreiros e feito um mascote guerreiro. Era a boa.
comentou em 6/05/2010, às 23:41
José Carlos F. da Costa,
Infelizmente, não foi a emissora quem fez os mascotes. Foram os clubes que enviaram os seus.
S. T.,
Leonardo Bagno
comentou em 6/05/2010, às 23:50
Gostei da sugestao, Sergio Mota!
O nosso mascote ja eh quase isso, um cartola. E o nosso cartola mor eh o Horcades. So que o da foto, este mais serio e triste, parece mais o Sylvio Kelly…
comentou em 6/05/2010, às 23:55
Temos o Sabia-Laranjeira, ave simbolo do Brasil, e muitas outras possibilidades…
Podemos ter um principe, ou um pequeno principe…conquistariamos mais facilmente as meninas…
comentou em 6/05/2010, às 23:56
E as negociações como andam?
Reforços, CT barra, etc..
Putz se nem o gramado das Laranjeiras os caras
conseguem arrumar em 4 meses que dirá o resto?
Sei não mas será que o Murici vai aturar isso tudo?!?
Deve ter alguma clausula contratual ou multa..
comentou em 6/05/2010, às 23:59
o mascote saiu com a cara do cuca ! rs
esse é o retrato do torcedor de hj…
sera q o MKT é feito por profissionais da area ou por apadrinhados ???
comentou em 7/05/2010, às 0:07
COM ESSES REFORÇOS BRIGAREMOS PARA NÃO CAIR…
comentou em 7/05/2010, às 0:15
Fora Cuca ! Ih.. já foi.
comentou em 7/05/2010, às 0:16
OFF TOPIC
Nesse mundo escroto que é o futebol, não sei a opinião de vocês, mas é muito legal ver a cara de felicidade estampada no rosto do Rodriguinho ao vestir a camisa do nosso clube.
Pela sua simpatia e garra, espero que o cara arrebente a boca do balão com o nosso manto nesse Brasileirão.
comentou em 7/05/2010, às 0:55
Boa Leo Felix, pensei o mesmo!
comentou em 7/05/2010, às 1:03
A mensagem subliminar que um boineco com um semblante desses exibido em rede nacional transmite é devastadora.
O FFC pede socorro!! Que raiva que eu tenho desses caras! SAIAM DO MEU FLUMINENSE, seus malditos!!
comentou em 7/05/2010, às 2:36
É lamentável. Nem um mascote o nosso departamente de marketing sabe fazer. É impressionante como nossa marca não é bem aproveitada. E olha que temos características fortes conhecidas por todos os torcedores, baseadas na origem aristocrática do Clube.
ST.
comentou em 7/05/2010, às 7:34
Caros,
O Mascote deveria ser uma laranja, o “Laranjinha”, em associação a um laboratório que vendesse uma vitamina C bastante popular, ou o sábia sugerido pelo Dr. Clemente.
Acho este Cartolinha ruim, tem inclusive um sentido pejorativo no futebol.
SDs Tricolores
comentou em 7/05/2010, às 8:32
PITACOS:
Assunto 1, Conca:
E não é que essa interminável discussão voltou à tona???
Quem está certo??
Pra mim os 2 partidos políticos estão errados… SÓ EU ESTOU CERTO!!!!
Brincadeira… rsrsrsrsrs
Mas falando sério…
O problema é que os 2 lados exageram e se olharmos a questão com equilíbrio, realismo e colocando nossas espectativas no devido lugar vamos compreender o que representa o Conca.
Ele não é craque… isso é fato, fatíssimo.
Conca é um jogador mediano, com qualidades e defeitos… mas que pelo atual nível do futebol brasileiro está acima da média para a sua posição (uma das mais carentes no Brasil, até na seleção). Por isso muitos (não posso afirmar que todos) técnicos de ponta gostariam de tê-lo em sues times e os elogios são constante e quase uma unanimidade na imprensa.
O problema é que os Conquistas o consideram um craque, coisa que ele não é pq realmente não é um jogador decisivo e cresce mesmo quando tem alguém que chame a responsabilidade ao seu lado, como Fred ou THiago neves. Ele é um EXCELENTE coadjuvante. Me lembra muito o Ricardinho (Etl-MG) nesse quesito.
Essa idolatria exagerada e supervalorização na avaliação deixa os Anti-conquistas indignados, fazendo com que tb exagerem nas suas avaliações considerando que o Conca é horroroso.
O argumento de que ele não jogou em nenhum time de ponta ou de expressão mundial antes de jogar no Flu é fraquíssimo… sabem pq?? Por acaso um jogador de grande qualidade não pode despontar exatamente pelo Flu?? Esse é o caso do Conca, do Thiago Neves, do Tiago Silva…
PS: Antes de chegar ao Flu ele foi eleito o melhor jogador de um campeonato chileno e no Vasco foi reserva durante os poucos meses de adaptação… no melhor momento do time no ano ele era titularíssimo e destaque do time. Não ter sido aproveitado pelo River é demérito pro River que teve times horroros nos últimos 5 anos e não venham me dizer que oConca não tinha vaga.
Voltando ao assunto…
O que ambos os partidos precisam entender é que Conca não é craque, mas mesmo assim pode ser ídolo.
Não estou comparando… mas sejamos sinceros, Assis não era craque, daqueles de nível internacional, seleção brasileira (podem cair de pau encima de mim)… mas é um dos maiores ídolos da história do clube. Nem vou colocar o seu parceiro Washington na conversa pq minha avaliação vai acabar me dando alguns inimigos.
Conca mesmo sendo mediano pode ser ídolo pela dedicação, pela raça, pela identificação com a torcida e pela boa técnica tb.
Principalmente se jogar 5, 6, 7 anos no Flu… assim como o Marcão que pelo menos pra mim foi um ídolo, mesmo sendo limitadíssimo, fraco tecnicamente… mas era muito identificado com a torcida por ser um marcador implacável, por correr o tempo todo, nunca desistir das jogadas e ser raçudo pra caramba… tudo que nós torcedores gostaríamos de demonstrar se um dia vestíssemos a camisa do Flu.
Pois então amigos… não tem como chegarmos a esse meio-termo sobre o Conca no lugar de ficarmos debatendo eternamente??
comentou em 7/05/2010, às 8:39
Sou mais aquele cartola com pinta de lutador, cuja imagem já foi usada aqui nesse blog, que aparece arregaçando as mangas como quem está prestes a partir a cara de alguém.
Mudando de assunto, nos livramos de Kleber Pereira inicialmente, mas o risco voltou:
http://extra.globo.com/esporte/plantao/2010/05/07/edu-kleber-pereira-sao-dispensados-pelo-internacional-916524576.asp
comentou em 7/05/2010, às 8:42
Assunto 2, Deco:
Ele está à caminho… está mesmo.
O Chelsea vai liberar, ele quer voltar, e nenhum time do Brasil está chegando junto com força como o Flu.
Vou repetir o que tenho dito…
Deco é craque!!!!!
Se tornará imediatamente um dos melhores jogadores do Brasil.
Olhem a carreira do cara… é mesmo possível que alguém que tenha visto o Deco jogar umas 10 vezes na vida não conheça a sua capacidade técnica elevadíssima???
A idade é um problema??
Deco não tem histórico de contusões, nunca teve fama de não se cuidar e não se dedicar aos treinos.
E qual é o problema de termos 1 veterano no time??? Não podemos ter 4 ou 5 pela maneira como se joga o futebol hoje em dia (vide Milan), mas 1 veterano faz até bem.
Além disso ele vem jogando normalmente… sem nenhum problema físico.
Deco ficou a maior parte da temporada no banco??
Ficou… mas no banco do Chelsea gente… um dos clubes mais ricos do mundo e com um dos melhores elencos. Virtual cameão inglês.
Robinho estava na reserva do City… que nem pra Liga dos Campeões se classificou.
Deco é o melhor jogador do meio-campo da seleção portuguesa e se ficou no banco foi pq os titulares são Lampard e Ballack, melhores jogadores do meio das seleções inglesa e alemã respectivamente. Olha que estamos falando de 3 seleções que estão fácil entre as 10 melhores do mundo.
Por isso tudo… é mesmo possível que alguém ache que Deco não serve pra jogar no Flu???
Eu só vejo 1 probelma nessa contratação…
A questão financeira… não acho que o Flu deva fazer loucuras e muito menos assinar contrato que vá além do fim de 2011.
Talvez deco só aceite algo absurdo como um salário astronômico… de 500 (é o que dizem) ou 600 mil… duração de 3 anos…
Nesse caso eu sou contra…
Pagar um salário do nível do Fred até fim do ano que vem eu acho bem razoável.
comentou em 7/05/2010, às 8:59
Parece q o Inter fez uma pesquisa junto à garotada que levou a uma eleição para um 2o mascote p/ clube, ou algo semelhante.
comentou em 7/05/2010, às 9:01
Assunto 3, Gilberto Silva:
A idéia não foi minha… mas tem uma galera aí fazendo campanha e eu estou aderindo.
Estava apostando no Battaglia, até pelo interesse já revelado, mas meu primeiro nome está passando a ser mesmo o Gilberto Silva.
Motivos:
Posição obviamente carente no time… primeiro volante.
Gilberto tem exatamente as características que o Flu precisa: joga à frente dos zagueiros, tem excelente posicionamento, e é muito bom na bola aéra defensiva (vamos precisar disso se jogarmos com 2 zagueiros).
Além disso tem 1 detalhe…
Venho pedindo desde o fim do ano a contratação de um zagueiro (já que jogávamos com 3) bom e experiente para ser o “presidente” da defesa, assim como o Fred é o “presidente” do ataque.
Como a bola da vez pra zaga parece ser o Breno, o Gilberto Silva poderia muito bem fazer esse papel e botar a cozinha em ordem pela experiência e liderança (ele é um dos líderes da seleção… ser líder não é sinônimo de gritar o tempo todo com os companheiros e dar uma de xerifão).
Eu não sei como está a situação contratual dele… mas acho (do verbo não tenho certeza) que ele tem mais 1 ano de contrato.
Sei da crise econômica na Grécia mas não sei até que ponto isso está afetando os clubes.
E tb não sei o que se passa pela cabeça do Gilberto… mas depois de 8 anos na Europa e 3 Copas do Mundo nas costas… ele pode estar pensando em voltar pra encerrar a carreira.
Ih lembrei de uma coisa…
Acabei de defender a contratação do Deco… e disse que 1 veterano não fazia mal…
Tudo bem… 2 veteranos é o limite… rsrsrsrsrsrsrs
comentou em 7/05/2010, às 9:17
Sinceramente, essa imagem exdrúxula desse “mascote” é uma das coisas que necessitam ser mudadas no Fluminense. Lembro de uma revista Placar da década de 90 que mostrou um “Cartola estilizado”, até um tanto futurista e com cara de macho, pronto para qualquer coisa. Seria uma boa realizar essa mudança. O que não pode continuar é essa imagem derrotada e imbecilizada que o atual mascote passa.
E que não apareçam com a palhaçada de que isso faz parte da “identidade do clube”. Só se for uma identidade derrotada né?
comentou em 7/05/2010, às 9:49
Engraçado… se a repórter que fez essa matéria no Esporte Espetacular não tivesse feito esse comentário, ninguém aqui estaria reclamando do mascote. Este mesmo mascote representa o clube há anos e ninguém falou nada. De repente aparece um monte de gente reclamando, como se já tivessem reparado nessa “tristeza” antes.
Ninguém aqui reclamou da repórter. Preferiram reclamar do mascote. O poste está fazendo xixi no cachorro, não é possível.
Rivalidades a parte, eu não gostaria de ter um urubu como mascote, e aí? Não gostaria que meu filho de um ano ganhasse um urubu de presente.
Por que não reclamaram do mascote antes da matéria?
Vamos imitar o Atlético então. Um mascote com cara de galo brigador. Quem sabe assim a gente não consiga imitar a trajetória vitoriosa deles, cheia de títulos nacionais e internacionais?
Quanto exagero… Será que estamos perdendo os jogos, a torcida, e estamos sendo ridicularizados em rede nacional por causa da tristeza do mascote?
Ainda bem que esse é o nosso maior problema.
Saudações tricolores,
comentou em 7/05/2010, às 9:50
Fala Thiago eu concordo com tudo menos com relação ao Conca. Com relação ao conca eu concordo 100% com o Ferjun. Dá uma lida no fim do outro post. E mais o fato de tê-lo no time inviabiliza a contratação de um camisa 10 fodão. Porque dois meias juntos fica complicado jogar e aí vçao fazer que nem fizerma com o TN adiantando o cara e perdendo rendimento.
Pra quem quer o Diego souza no flu. Também quero, mas há muito tempo Diego joga na poisção do Conca como meia avançado ou como segundo atacante. Mas é mais jogador que o Conca. A sua análise sobre o Conca é perfeita, é isso mesmo, só que acho que o Conca não joga em outras posições, por causa do seu físico e a gente fica sem alguém ali que realmente decida.
comentou em 7/05/2010, às 9:54
Caro Thiago Reis,
Se é pra contratar veteranos que coloquem ordem na cozinha, com experiência, copas e talz, prefiro o Lúcio!
Ele tá velhinho, mas ainda tem carcaça pra caramba. E aquela foto vestindo a camisa do Fluzão que tá no site dele me deixou no mínimo curioso pra vê-lo em campo pelo seu clube de coração.
Duvidam? http://www.l3lucio.com.br/galeria.asp?id=1
Ah, e quanto ao mascote, prefiro também aquele cartola mais revoltado, erguendo as mangas para socar alguém. Pode incitar a violência, perder a força com as mulheres, mas se queremos reforçar ao menos a marca de “Time de Guerreiros”, precisamos reforçar essa visão em todas as imagens relacionadas ao clube.
Diogo Trindade
comentou em 7/05/2010, às 9:55
Pelo que sempre li sobre o meu querido Fluminense desde a sua fundação o clube era aristocrático sim e até mesmo contava com esnobes em algumasde suas limhas , mas principalmente pioneiro e empreendedor em vários segmentos da vida carioca e até mesmo brasileira . Não começamos ricos como muitos mal informados escrevem sobre esse grande clube . Foi uma tradição criada com muito esforço e dedicação e marecia um símbolo com mais fôrça de expressão do que esse com cara de mané .
comentou em 7/05/2010, às 9:57
Eu acho que o mascote do Cartola não deve ser trocado, pois faz parte da nossa história, mas pode sim ser reformado.
Aqui na Flusócio nós sempre fazemos as chamadas para os jogos com aquele mascote do Cartola Tio Sam, um coroa forte pra caramba e pronto pra batalha.
É até válido fazer um Cartolinha com expressões infantis, para aproximar o símbolo das crianças, mas não pode ter cara de triste, né? Isso foi brincadeira de mau gosto!
Enquanto isso, o mascote do Galo nesta competição do EE tem cara de mau de um lado e do outro lado um sorriso sacana! Isso sim é contribuir para transmitir a mensagem desejada e cativar os pequenos.
Também sou contra aquela imagem de cartola das antigas, com piteira e cheio de pose. PArece uma coisa esnobe que contribui para afastar o FFC das massas.
A melhor imagem de Cartola que já fizeram até hoje foi aquela versão desenhada pelo Ziraldo, com cara de menino maluquinho. Muito legal.
comentou em 7/05/2010, às 9:59
Ah. Esqueci de falar. O Cartola dá medo, dá vontade de chorar.
comentou em 7/05/2010, às 10:08
Em complemento aos argumentos pro-Conca do Thigo Reis:
- Conca não se machuca, apesar de p**rem ele em todos os jogos. Não me lembro de uma contusão do Conca que o tenha afastado por mais de um jogo no FLU. Seu índice jogos jogados/jogos do FLU deve beirar 98%. Portanto é cara que se cuida e se dedica ao que faz no clube.
- Pode não ser craque, mas faz jogadas dignas de um que valem o ingresso, e que poucos jogadores em atividade no Brasil são capazes de fazer.
- Se ficar muito tempo no FLU entra para a galeria de ídolos, sem dúvida.
Uma vez aqui alguem disse, acho que foi o Claudio Maes, que o clube está acima de qualquer jogador e dependendo da oferta pode se vender o time inteiro. Em parte concordo, mas a manutenção de um jogador de referência, craque ou não, mas que seja ídolo, é uma maneira, talvez a mais forte depois de títulos conquistados, de se agregar torcedores.
ST
comentou em 7/05/2010, às 10:34
Em ano de eleição não temos o menor conhecimento, menos intimidade com o nosso candidato… O Peter é mesmo nosso candidato? representa os valores da flusocio ? Agora, mais do que nunca o candidato deverias estar presente NO BLOG, o lugar mais democratico que podemos discutir com pessoas do brasil e do mundo spbre o futuro do flu..
Escrevendo posts, e discutindo com todos as ideias dele, pessoas ligadas a ele que poderiam melhorar o flu… qual é a garantia que ele vai considerar a opinião da flusocio em suas futuras decisões? Qual é o laço que ele criou com a flusocio.. meia duzia conhecem ele e só.. Se agente não conhece o peter, no dia dia, qualquer meia verdade que jogarem no ventilador se torna verdade…
Sinceramnete estou agoniado em ver o peter aqui só se defendendo de críticas que chegam na midia…
Peter – faça um post e participe da discussão, ou apenas participe da discussão…
comentou em 7/05/2010, às 10:36
Diogo Trindade,
O Lúcio seria perfeito… essa hipótese já foi levantada aqui quando surgiu essa foto (não me lembro se foi levantada por vc mesmo).
Mas eu acho completamente impossível o Flu tirar o Lúcio da Inter…
Eles ganharam a Copa da Liga, estão na final da Liga dos Campeões depois de uma eliminação histórica do Barça, e provavelmente ganharão o italiano (acho que eles não facilam mais).
Pode ser o melhor ano da história do time…
E um dos principais fatoras para isso foi exatamente a contratação do Lúcio que junto com Snejder e Eto´o (tb contratados) formou uma espinha dorsal que mudou a cara do time.
Lúcio é o líder de uma defesa que entrou para a história depois do último jogo no Camp Nou.
Ele só vem pro Flu se for uma decisão pessoal, se quiser muito e abrir mão do dinheiro de maneira radical…
Eu prefiro acreditar em coisas mais possíveis…
comentou em 7/05/2010, às 10:42
Em relação ao cartola poderiamos fazer uma enquete, ele está triste por que?
1- estava na fila dos ingressos da final da LA2008
2- foi feito no dia 3/7/2008
3- todo dia ele olha para a foto do nosso presidente
4- foi inspirado no Cuca
5- todas as anteriores.
Concluindo vai ter marketing ruim assim lá na Coreia do Norte
ST
comentou em 7/05/2010, às 10:46
A expressão desse Cartola é realmente lamentável. Outra coisa que não concordo, e acho que pega muito mal, e a entrada do time em campo. Sempre andando.
Tem que entrar correndo, demonstrando vontade, garra, sorrindo, ou fazendo cara de mau.
Entrar andando, naquele passinho lento, com cara de pouca vontade, realmente não dá.
comentou em 7/05/2010, às 10:46
Marcos Pinho, do que adianta o cara fazer jogadas de circo como o Conca e essas jogadas não resultarem em gols?
comentou em 7/05/2010, às 10:52
Dedé,
Eu já conheço a sua opinião e respeito…
Mas pra mim é possível se jogar com 2 meias sim… com mais 1 armador ao lado do Conca.
Concordo com vc que com um Ruquelme ou Equi da vida (não estou colocando os 2 no mesmo nível)… um meia com pouca movimentação e que não componha a marcação no meio realmente não dá.
Mas com um outro meia que tb ajude a fechar o meio, que marque um pouco assim como o Conca que não sabe marcar mas compõe, ocupa espaço… eu acho possível.
Ainda mais se tivermos um primeiro volante “especialista” na marcação pra jogar ao lado do Diguinho.
O 4-4-2 com 2 meias pode dar certo sim… desde que:
1 – Ambos componham a marcação;
2 – O meio seja completado por 1 primeiro volante que marque muito e um segundo com boa saída de bola mas que tb seja muito aplicado na marcação;
3 – Os laterais saibam marcar, saibam fechar o lado oposto na hora da cobertura e não arrebente tudo nos zagueiros e o primeiro volante tenha que se desdobrar na marcação.
Mas realmente… com laterais que querem ser alas apoiando o tempo todo, com 2 volantes modernos e nenhum cão-de-guarda pra defesa, e com 2 meias que só jogam com a bola no pé… fica totalmente impossível.
comentou em 7/05/2010, às 10:53
Thiago Reis,
Sobre Conca, acho que você encerrou a discussão. Matou a pau.
Sobre Deco e Gilberto Silva, também conta a favor a vida de atleta que ambos levam o que permite adiar sua aposentadoria.
O problema que vejo é que os dois não aceitariam, acredito, um contrato de curto prazo como você sugere.
Seria, com certeza, o último contrato dos jogadores que vão querer valorizar ao máximo.
comentou em 7/05/2010, às 10:55
Só pra completar…
Acho que Conca e Diego Souza podem jogar juntos sim…
Tanto que o Diego joga com o Cleiton Xavier no Palmeiras.
Mas ele teria que mudar um pouco o jeito que vem jogando nos últimos anos… mas nada inimaginável.
Não vejo problemas no Diego Souza fechar mais o meio para jogar ao lado do Conca…
PS: Não estou querendo que ele volte a ser volante… apenas compor mais a marcação no meio.
E tb acho que o Conca poderia jogar junto com o Deco.
Deco sempre foi terceiro homem de meio campo e sempre compôs bem a marcação.
Mas como hoje está mais velho teríamos que yer uma retaguarda mais arrumada pra segurar a onda caso deco e Conca fossem escalados juntos.
comentou em 7/05/2010, às 10:56
Isso… vamos colocar um mascote com cara de mau. Melhor… vamos colocar o Osama Bin Laden como mascote. Quem sabe assim não nos respeitam, né? Quem sabe assim nosso time não começa a bombar?
O Osama Bin Laden com uma panela na cabeça. Não podemos nos esquecer de atrair as crianças.
A nossa torcida ficará muito feliz, com certeza. A nossa torcida e a repórter que fez a brincadeira com o mascote, é claro.
Pronto. Rumo ao título.
comentou em 7/05/2010, às 10:58
Como sempre, e infelizmente, é por aí mesmo…
O Fluminense de hoje é o microcosmo fiel do pior do Brasil, que eu, por cansaço, não transcreverei aqui.
Parabéns, mais uma vez, pelo texto.
comentou em 7/05/2010, às 11:03
O Muricy , ja começou .
Ta de sacanagem ?
Nao querer Riquelme ?
Preferir Deco ?
Ja começou a fazer merda e merda feia , e se o celso vai atras ate de ranato gaucho , imagina do Muricy .
Deco e fumante inveterado dito pelo Leo Lima que e amigo em comum de uns amigos meus , disse pra mim , apesar de elogiar o seu preparo fisico e gostar do cara e do seu futebol , agora 31 anos fumante , palhaçada essa porra de relacionamento , relacionamento e entre homem e mulher , o Riquelme e altamente introspectivo , timido , so isso , futebol tem e que ganhar , quando nao ganha começam as fofoquinhas os disse me disses .
Trocar Riquelme por Deco , so pode ser sacanagem , Muricy na moral nao fode .
comentou em 7/05/2010, às 11:07
Ricardo Tenório pré-candidato a presidência?
Minha primeira impressão: não gostei. Veremos o que acontece daqui pra frente então…
STs
comentou em 7/05/2010, às 11:13
Caro Rodrigo Cazes,
O problema não está nas jogadas “de circo” como vc chamou. Que discordo, são jogadas de quem sabe dominar uma bola, na maioria das vezes não são firulas tolas. O problema grande é quem vai receber o passe. Andre Lima? Adeilson? Quando era Maicon ou atualmente Fred ou Alan a jogada tinha continuidade. Você deve lembrar, por exemplo, no ano passado, acho que foi contra o Atl-PR, a lenvantada de circo que ele deu para o Maicon.
Vou enfatizar aqui, não acho o Conca nenhum fora de série, mas é para o FLU atual indispensável. Com ele já está bem dificil, imagina sem…ST
comentou em 7/05/2010, às 11:14
Do jeito que a nossa torcida entende de futebol, o Muricy não dura três meses. A torcida do Fluminense não quer jogadores úteis, ela quer jogadores de nome. O mascote atual eu acho muito legal, inclusive comprei um boneco para mim. E as crianças gostam. Um mascote, agressivo, como aquelas coisas horríveis das torcidas organizadas, não dá.
comentou em 7/05/2010, às 11:21
Sobre o símbolo do Clube, ou, “Olha o passo do ELEFANTINHO”.
Como uma pessoa arraigada às tradições, a princípio sou contra a substituição do Cartola, mas talvez pudéssemos arranjar um segundo mascote na forma de um animal.
Não uma ave, que são bichos que trepam com o rabo, como tem patos, urubus e galos de uns e outros por aí.
Mas, há muitos anos, após a conquista de mais um título, li, creio, numa Revista do Fluminense, um editorial com uma ilustração apresentando um ELEFANTE como o símbolo do FLU.
Este editorial, além de enaltecer a nossa conquista recente, apresentava e falava das vantagens do Elefante como símbolo.
Fortíssimo, imbatível, temido e respeitado a ponto de não ter predadores no reino animal e, principalmente, simpático.
Mas depois me parece que aquela boa idéia caiu no esquecimento.
Então, aproveito para relançar esta velha e boa idéia para o FLUSÓCIO registrá-la antes que algum clubeco-bunda o faça.
Poderiam registrá-la e lançá-la como futuro símbolo do FLU após (ou antes mesmo) das eleições, já que o nosso departamento de marketing atual é inexistente.
Pensem no imaginário da criançada ao ver um DUMBO verde, vermelho e branco, voando sorridente e com um escudo do FLUZÃO?
PS: Caso queiram registrar a idéia antes de torná-la pública, sujeita a ser roubada por alguns clubecos sem imaginação, não publiquem esta mensagem.
comentou em 7/05/2010, às 11:23
Po Carlos Rodrigues, Vitamina C? Logo C, pra todo mundo zoar lembrando da série C? Não, valeu.
Eu pensei num projeto de reformular o cartolinha, redesenha-lo e mudar suas roupas e expressão com traços de desenho animado, mangá, esquema Ben 10, por exemplo. Num site de clube europeu, os pequenos tricolores poderiam jogar com ele no site oficial em joguinhos de flash, wallpapers… ele estaria presente em todos os produtos licenciados, etc.
Nosso mascote atual, mercadologicamente falando, não é reconehcido como legal pelas crianças, pois o traço é antiquado. è Preciso reformulá-lo. Assistam 10 minutos de cartoon network e vocês verão do que estou falando.
comentou em 7/05/2010, às 11:29
Sobre Diego Souza seu futebol não se discute . Sua motivação de voltar ao Flu talvez . Mas creio que seria um bom reforço pois nosso meio de campo é frágil físicamente e isso ficou evidente agora contra o Grêmio . É jogador de chute forte de fora da área e que faz bons lançamentos . Acho que o perfil adotado em Xerém para revelação de jogadores devia ser revisto pois jogadores miúdos podem até fazer um brilhareco mas não tem caixa para competições de alto nível como o brasileirão por exemnplo .
comentou em 7/05/2010, às 11:30
É Thiago Reis, você ja defendeu o Conca com mais vontade no passado…hehehe
Daqui a uns 5 jogos já vai estar igual a galera que quer matar ele (da qual eu faço parte…rs) mas pra mim o problema do Conca na equipe é exatamente o falado pelo Dede acima, com ele ali a gnt tem a mania de achar que “ta tranquilo” e nunca traz nenhum meia bom pra equipe…e o Conca é apenas esforçado, num é nada demais, um cara habilidoso mas volto a lembrar, sem nenhum titulo pelo flu!!!
Qto ao cartola, acho q le ta com a cara igual a minha!!!rsrsrs
Só tristeza o flusão ultimamente…
Mas vamos lá, vamos estrear no brasileiro contra 2 times vindos da série B (Ceará e Atl. GO), se fizemos 2 vitórias a conversa já é outra pra esse período pré-copa…vale lembrar que o Ceará é uma merda e o Atl (bom time) ainda ta disputando a Copa do Brasil…
Sds Tricolores
comentou em 7/05/2010, às 11:44
Caro João Vilhena e demais,
Sim, o Peter é nosso candidato e está 100% alinhado com todas as nossas premissas.
Mas infelizmente ele é uma espécie de executivo da área jurídica, profissional muito ocupado, e falta tempo para escrever no blog. O mesmo ocorre com os demais candidatos, correto?
Já tentamos operacionalizar algo como “A Palavra do Presidente”, mas não estamos conseguindo tempo na agenda do candidato para ele escrever. Quem sabe mais próximo da eleição, afinal, também não desejamos postar como “Ghost Writer” do Peter, algo muito comum nos twitters e blogs dos políticos tradicionais, mas que consideramos falso e inoportuno.
Após a Copa do Mundo, pretendemos ter um site de campanha, com propostas da nossa chapa e divulgação de eventos da candidatura.
No momento, o candidato tem focado todo seu tempo livre para encontrar com grupos de sócios, em jantares, churrascos e outros eventos, falar de seus projetos e discutir alianças. Também tem encontrado com grupos de executivos tricolores que possam ajudar na gestão, potenciais investidores para o FFC.
Peter estará na próxima terça na nossa reunião aberta. Se puder apareça para conhecer o candidato e esclarecer todas as suas dúvidas.
comentou em 7/05/2010, às 11:47
Gabriel Valente,
O problema não é nem a candidatura do Tenório em si e, sim, quem está apoiando essa candidatura…
comentou em 7/05/2010, às 11:55
Estephan,
Vc está enganado amigo…
O Dedé é testemunha… durante a má fase ano passado eu considerava o Conca um jogador razoável, normal… hoje já o considero acima da média.
Eu nunca achei o Conca craque e nunca defendí essa idéia.
Aliás, nem considero que meus argumentos foram em defesa do Conca… foram em defesa do realismo e para que o Conca ocupe o lugar que merece… o de ídolo, talvez, mas não o de carque do time.
Durante as Libertadores eu debatia até a morte defendendo que o Thiago Neves era muito mais importante para o time do que o Conca… que apesar da irregularidade e de em alguns jogos errar demais o neves era decisivo, que podia desequilibrar a qualquer momento… e que o Conca era dedicado, participativo, mais regular… só que não decidia.
Isso parece muito óbvio hoje e acho que ninguém discute isso…
Mas lá pelo início da Libertadores quando o Dodô ainda não tinha se machucado, Leandro Amaral ainda jogava no Flu e parecia que teríamos que escolher apenas 1 para permanecer no time… muita gente defendia que o Neves tinha que sair.
comentou em 7/05/2010, às 12:05
Esse post está ótimo!!! parabéns ao autor do post em levantar essa questão fiquei rindo muito ao ver a cara de patético desse cartolinha, realmente ele me lembrou a cara de broxado do cuca, quando tenta dá umazinha e o pau não levanta rs. Concordo com o que foi dito aí em cima, o Cartola é o símbolo/mascote do clube, ganhei um bonequinho desse quando era criança e o tenho até hoje, mas ele está alegre, parecido com o do Ziraldo, mas realmente ele precisa de uma plástica de um lifting sei lá. O cartola é o símbolo da elegância, da educação e da fidalguia, é o nosso grande diferencial em relação ao outros mascotes, que em geral são bichos (galo, raposa, urubu, peixe, leão, etc) ele é uma figura humana, mas as crianças se identificariam muito mais se ele fosse atualizado e figurasse em estórias em quadrinhos e animações infantis, que trouxesse um conteúdo rico em diversão, cidadania, informação, esporte e aventuras. Um outra sugestão é um cartolinha negro, para lembrar nosso querido Cartola, sambista e tricolor doente, para aproximar a estória do FLU das classes C e D, que praticamente não tem opção ao escolher time para torcer, diante de seus universo de pobreza material e intelectual. Só para registar essa da laranjinha foi dose!!!menos menos. SdsT
comentou em 7/05/2010, às 12:06
Verdade Thiago. Você nunca achou o Conca, o jogador.
Eu, por exemplo não acho o Conca acima da média. Se pegarmos os meias dos times grandes o Conca não é melhor que nenhum deles. Pra mim joga menos que o Ganso, que o Cleiton Xavier, que o Diego Souza, que o Douglas, que o Hernanes, que o Maicossuel que vem pro Bota (esse o flu podia atravessar).
Por isso eu acho que precisamos muito de 1 camisa 10 que invade a área, mete gol, bom na bola parada. Não adianta dizer que o cara é um bom coadjuvante, se pra comissão técnica ele é o ator principal. Ganha e é escalado como ator principal. Esse é o problema.
comentou em 7/05/2010, às 12:42
Thiago muitas vezes o Deco jogou como 1º volante no Chelsea, claro que eles tem um time excelente, além de uma zaga segura é um goleiro que já foi espetacular mais depois de tudo que aconteceu com ele está mesmo assim entre os melhores do mundo.
Se o Flu pegasse como vc sugeriu o Breno e o Gilberto Silva o Deco não teria problema de jogar como 2º volante, mais claro de preferênca jogando como 3º homem.
comentou em 7/05/2010, às 13:03
Trabalho com branding, ou seja, gestão de marca.
E marca nos moldes modernos, para quem não sabe, pode ser explicada como a percepção que cada um de nós tem a respeito de um produto, empresa ou serviço.
Marca não é logo, identidade ou qualquer outra coisa.
Marca é o sentimento particular, quase visceral de uma pessoa. E cada um forma a sua dentro de si.
Essa pequena introdução ajuda vocês a entenderem um pouco do que constatei há algum tempo em relação a marca Fluminense: ela é extremamente negativa, apesar de tantos títulos ao longo do tempo e por isso temos tão pouca torcida em comparação com clubes com tão poucas conquistas como o Botafogo.
E a ligação com a aristocracia e a segregação no estilo nariz empinado são os principais fatores de degregação da nossa marca.
A essência Fluminense certamente é linda, ligada ao esporte, a construção de uma história de competitividade, mas a imagem que o clube passa para fora (onde se forma a marca) é muito negativa e nada é feito de dentro do clube em busca de soluções para uma mudança.
Estou ressaltando o tema porque o post tem tudo a ver com isso.
Como uma empresa faz para reposicionar-se na mente dos seus consumidores? É justamente através do design, das ações, do marketing, das atitudes, dos discursos …
E mais uma oportunidade se passou em relação ao nosso MALFADADO MASCOTE! Que coisa mais desatualizada, simbolicamente falida e retrógrada é ter um cartola comunicando uma marca! Cartolas são pífios e odiados, e não faz sentido em pleno século 21 manter um ícone tão negativo.
Porque nesse clube nada se aproveita? Tivemos uma grande possibilidade de virar o ano com uma mudança de mascote incrível. Porque não mudaram para um GUERREIRINHO? Porque não se atentam a coisas tão básicas e fundamentais para o nosso crescimento como clube e torcida; como marca?
Não vou nem citar nosso escudo, péssimamente “re-tradicionalizado” e o mais antiquado dentre todos.
Não vou falar da postura, dos materiais, das instalações…
E, voltando ao assunto mascote, se me argumentarem que deveria haver votação no conselho e que isso DEMORARIA MUITO eu apenas vou chorar, pois uma empresa engessada e que necessite de aprovação de um monte de gente não técnica e especializada (com a cabeça no século passado)para mudanças simples como essa nunca irá pra frente.
De acordo com o que escrevi, deixo 2 mensagens básicas que gostaria muito que a Flusócio observasse para implementar mudanças ao assumir o clube:
- Por favor, trabalhem a marca FLUMINENSE com gente especializada. Eles vão saber o que fazer para reposicionar nosso amor e isso será fundamental no soerguimento de nossa marca. Contratem uma empresa de BRANDING!!!
- Mudem o estatuto do clube, deixem ele mais limpo, menos exigente e mais aberto a mudanças. Não podemos esperar!!! É preciso uma mudança radical para que o clube possa se atualizar rapidamente sem encrencas e votações.
Diogo
comentou em 7/05/2010, às 13:08
Meu Deus defender que no futebol atual n se joga com dois meia eh sacanagem.
Cruzeiro joga muitas vezes com Gilberto e Roger, ou Roger e Pedro Ken.
P jogar com 2 meias temos que ter dois bons volantes e como nossa lateral esquerda n tem solucao, poe um zagueiro lateral, tipo richarlison, Fabiano Eller, repatriava o Rodolfo que eh canhoto e pode fazer essa funcao…
So isso.
Mas eu n aguyento eh 3 volantes passando mal.
A diferenca eh que precisamos de dois meias diferentes… Um meia armador e um meia atacante…
Tipo Thiago neves.
Um que faca a bola correr e um que chame o drible na entrada da area e o chute.
N aguento mais ve o Flu com 3 volantes e n ganhando de ninguem.
comentou em 7/05/2010, às 13:12
Dream Team (time dos meus sonhos dentro dos limites do possível):
Rafael (ou FH), Mariano, Gum, Breno, Julio César (ou Carlinhos, ou Gerson), Gilberto Silva, Diguinho, Deco (ou Diego Souza), Conca, Rodriguinho e Fred.
comentou em 7/05/2010, às 13:13
Ou joga com o Fred la dentro e 5 no meio…
3 meias e 2 volantes. Um meia armador e dois meias atacantes, auxiliando o Fred e voltando p compor.
Agora jogar com 3 ridiculos volantes que n acerta passe de 1 metro n ganha de ninguem.
Volante na europaq eh diferente. Pq eles simplismentem fazem meia armador voltar a marcar… Vide o Anderson.
Entao isso p mim n eh volante.
Eh a mesma coisa que falar que o Gerson Canhota era volante so pq jogou assim em 70.
Ele sempre foi meia armador. E recuaram ele.
E que se pode fazer com um Deco. Mas n existe o Flu jogar com um meio com Diogo, que n ataca e ainda querer mais dois volantes.
Na europa os 4 do meio atacam e defendem, a diferenca eh o posicionamento no campo.
Agora por um cabeca de area que n faz nada de produtivo, desestabiliza qualquer time
comentou em 7/05/2010, às 13:14
Em termos de política, qual é a solução, o que poderíamos fazer? Além de sinalizar, é preciso resolver esse defcit do setor de Marketing, pq isso já vem acontecendo há um tempo e o flusócio se revela ativo, com relação a atuação política dentro do clube. Para mim fazer política não é só veicular informações e criticar determinadas atuações, mas tb apresentar soluções e meios para que, na medida do possível, a torcida possa interferir em defesa de seu amado clube.
comentou em 7/05/2010, às 13:15
Se esses dirigentes tivessem um mínimo de competência e criatividade teriam feito uma enquete, após o time de guerreiros do ano passado, propondo um novo mascote. Quem sabe um guerreiro ou um gladiador. Acho que o símbolo do Cartola meio anacrônico e defasado. Ainda nos remete para um passado aristocrático e elitista que não existe mais.
Quem acha que o mascote não pode mudar ou espera que outro clube o faça antes de pensarmos nisso basta lembrar que o Flamengo tinha como símbolo o Popeye antes de mudá-lo para o Urubu(em razão da torcida do Botafogo os chamarem pejorativamente de urubus), o Palmeiras tinha como símbolo o periquito e mudou para o porco e o São Paulo tirou o São Pedro para colocar a imagem do Bambi(Hahahahahha)
comentou em 7/05/2010, às 13:17
Talvez, esse espaço para comentários possa receber mais atenção e assim, os torcedores podem começar a pensar juntos e decidir uma maneira de impedir que situações desse tipo ocorram novamente.
comentou em 7/05/2010, às 13:25
Se o Peter não tem tempo pra simplesmente escrever no Blog terá tempo para ser o rpincipal gestor do Fluminense???
Confesso que fique na dúvida.
O quê seria “uma espécie de executivo da área jurídica”? Seria um advogado???
Enfim, qual a prioridade do candidato, ser uma “espécie de executivo da área jurídica” ou ser presiendete do Fluminense???
comentou em 7/05/2010, às 13:48
Ricardo Alvarez, você está completamente equivocado.
O meio campo titular do Cruzeiro é Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto. 3 volantes que marcam e jogam e o Gilberto de meia.
comentou em 7/05/2010, às 14:10
Deprimente esse nosso mascote…exatamente a cara do Fluminense atual…fraco, perdedor, derrotado,vivendo de um passado que não existe mais, muito mais glórias passadas que atuais….
Por isso caros colegas…digo desde o ano passado..nossa maior título esse ano será a vitória do Peter pra presidente….será a refundação do FFC….
ST
comentou em 7/05/2010, às 14:19
Thiago Reis,
Peter está acomodando sua vida profissional para se dedicar ao FFC por 3 anos. Mas neste ano ainda está com suas atividades profissionais a todo vapor.
comentou em 7/05/2010, às 14:22
Dedé (13:48):
O Marquinhos Paraná atuava de meia esquerda e por vezes de ala ou ponta esquerda no Figueirense (não no que caiu). Pode até atuar mais recuado, mas não é volante.
Em conversa com Waldemar Lemos, seu treinador na época, este afirmou que Marquinhos Paraná era seu melhor jogador daquele elenco que tinha Soares, Cícero (supervalorizado por aqui – para mim, é um bom cabeceador e no resto, mediano) etc…
Penso que, como na Europa, pode-se jogar com dois meias, desde que auxiliem um pouco na marcação – mas com dois volantes “cães”, o que não é o caso do Flu, onde o grande problema no meio é o Everton titular
da posição e ser fraquíssimo na marcação. Tem de ser reserva.
comentou em 7/05/2010, às 14:23
É lamentável que o marketing do Fluminense nem um simples boneco eles sabem idealizar. Deixaram fazer um cartola com cara de porco infeliz, sósia com certeza de uma figura muito conhecida nas Laranjeiras. Ademais, colocaram uma gravata com o escudo do Flu ostentando a cor vermelha. Se quem confeccionou o boneco desconhece que não é vermelha a cor do Flu e sim grená, ainda é desculpável. Não se perdoa é que os responsáveis do Clube desconheçam as nossas cores, trocando o vermelho pelo grená.
comentou em 7/05/2010, às 14:28
Sobre o Cartola, também acho: ou se atualiza, usando o cartola “brigador” que arregaça as mangas para sair no braço, ou se faz um concurso entre os torcedores para eleger um novo símbolo. O Patético paranaense também tem como símbolo um cartola (aliás, foram representados no Esporte Espetacular por uma gostosa de cartola), mas estão escolhendo um novo mascote para o clube. O cartola, realmente, é ultrapassado e não representa mais o clube e a torcida.
comentou em 7/05/2010, às 14:31
Quanto ao mascote —– o Guerreirinho !!!
Quanto ao marqueting —– concordo com o Diogo = contratem um profissional especializados em marcas (só não pode fazer como um cara que a Petrobras contratou e queria mudar o nome para Petrobrax — que dureza !!!)
ST
comentou em 7/05/2010, às 14:33
Dede se vc acha que quem ganhou a copa de 94 foi o Dunga e n o Romario…
Entao pelo o seu criterio, se conttratarmos Diego Souza, Deco, e Riquelme, deixa dois no banco e poe p jogar DIogo, Diguinho e Everton?
comentou em 7/05/2010, às 14:35
O problema Danilo sobre o Peter eh…
Sao 3 anos de presidencia mas tem o ano anterior que ele precisa de dedicar tb.
Pq ele so tem a sorte do Flu n ter outros bons candidatos, pq se tivesse ele fatalmente perderia as eleicoes.
comentou em 7/05/2010, às 14:36
Sinceramente, temos que virar essa página de time de guerreiro, gladiador e outras bobagens, não podemos ficar nos orgulhando desse feito, fugir de rebaixamento na minha concepção não condiz com um time vitorioso e secular como o Fluminense, sim se essa arrancada significasse o título do brasileiro, seríamos guerreiros, mas a minha leitura é de que aquilo foi um milagre, pois ainda é o mesmo time limitado de 2009. Portanto, me desculpem os especialistas em branding, essa de mascote gerrerinho, gladiador é uma piada tosca, que só faria um pouco de sentido se faturássemos o título da liberta, o mundial e o BR09. E não temos que rejeitar nossa estória aristocrática, não temos que ter vergonha dela, sendo assim, abolimos também o pó-de-arroz e outros símbolos “decadentes” o que precisa ser feito é uma releitura desses símbolos, atualizá-los. Pensando nessa lógica do “branding” o Asco teria que afundar sua caravela negreira e substituí-la por um transatlântico, manequinho do bosta então nem se fale, politicamente incorreto mijando na rua, sem contar essa ave agorenta que ameaça a aviação o tempo todo e o galo/galinha que não voa, rsrs isso sim é muito retrógrado, poupe me e viva o nosso mascote!
comentou em 7/05/2010, às 14:42
Desculpa.
Esqueci de finalizar meu pensamento.
A falta de dedicacao do Peter no ano de eleicao, provavelmente se o Flu tivesse outros fortes bons nomes, tornaria a eleicao uma caixa de surpresas. Gracas a Deus que quem esta do outro lado, eh apoiado pelo o Horcades. Agora, rezem pro Flu n estar entre os 4 primeiros do Brasil na epoca das eleicoes, pq se tiver, a eleicao vira outra.
comentou em 7/05/2010, às 14:47
Que isso, Ricardo!
Impossível achar que alguém da Flusócio vá torcer contra o Fluminense pensando em benefícios eleitoreiros. Menos, menos…
Tomara que o Flu esteja entre os 4 sempre, independente de Horcades ou qualquer outro presidente, gestor etc à frente do clube.
comentou em 7/05/2010, às 14:55
A imagem de aristocracia não é ruim de forma alguma. A origem do Fluminense não pode ser negada. Isso pode e deve ser explorado de forma positiva. Os tricolores são diferenciados, torcem para um clube diferenciado, isso todo mundo sabe, inclusive nossos rivais.
Precisamos é realçar nossos pontos fortes, a inveja de muita gente é que tenta tornar algo tão nobre algo pejorativo. Se o Fluminense ainda tivesse a fidalguia do passado, não teríamos um clube mergulhado em crise. Precisamos é resgatar nossa fidalguia.
O Fluminense precisa voltar a ser enxergado como modelo, como padrão, como referencial superior. Um clube nobre. Ah, se ainda fosse um clube nobre.
Alguém pode pensar: e os torcedores pobres? Ora, nobreza não se confunde com riqueza. Há ricos desprezíveis e sem a menor elegância. Há pobres que são verdadeiros cavalheiros, gente da maior nobreza.
ST.
comentou em 7/05/2010, às 15:00
O Romário jogou muito em 94.
Mas só dois jogadores na história ganharam copa. Garrincha e Maradona (62 e 86)
Em 94 quem ganhou a copa foi o sistema defensivo do Brasil até porque a final foi 0 a 0 né?
Um time que tomou apenas 3 gols na copa toda. 1 num jogo que não valia nada e 2 contra a holanda em falhas individuais. No mata-mata foram 4 jogos, Não tomamos gol contra os EUA (com menos um), Suécia na semi e na final. Desses 3 jogos 2 foram 1 a 0 e um 0 a 0, o que prova que o noso forte era a defesa.
comentou em 7/05/2010, às 15:06
Atenção para o comentário do Diogo Rocha. Coisa de quem entende do assunto.
Dá as diretrizes para se iniciar um trabalho sério de branding no clube.
Não é matéria para palpites, é coisa para profissional.
comentou em 7/05/2010, às 15:19
Ue entao dede, se tirasse o romario em 94 e pusesse o Muller, o resultado seria o mesmo ne?
O Romario n ganhou a copa de 94?
E por importancia, n talento, ele foi mais importante sim que o Garrincha em 62.
O time que o Garrincha jogava tinha outros 5 pelo menos craques.
Quem era craque em 94 junto com o Romario? Bebeto e mais quem?
So com empate a gente n se classificaria na primeira fase.
Mas voltando ao assunto Flu dede,
Como disse meu companheiro, o Marquinmho Parana n eh volante, e sim meia. Se joga como volante no Cruzeiro, so fortifica o que acabei de dizer. O deco pose sim recuar p fazer um segundo volante, ou o Diego Souza, o que n pode eh o Flu jogar com 3 volantes que n sabem nada e pior desses 3 volantes o Everton marca igual a meia e ataca igual a volante.
comentou em 7/05/2010, às 15:21
P mim a maior enganacao eh o Everton.
O Flu n ganha com o Everton em campo de nenhum grande.
comentou em 7/05/2010, às 16:33
Vamos ser justos, quem ganhou a copa de 94 foi o Parreira.
ST
comentou em 7/05/2010, às 16:55
Na copa de 94, se não fosse o Branco (o maior lateral-esquerdo de todas as Copas) fazer aquela mágica contra a Holanda, queria ver o romário, bebetinho, e outros conseguir alguma coisa.
E o Parreira e o dunga também tem algum mérito.
comentou em 7/05/2010, às 17:55
Seria cômico se não fosse trágico… Parece até que fizeram isso de sacanagem!
Mas por falar em mascote… Sempre achei esse mascote do Flu muito careta!!
Deveria ter uma votação ou algo do tipo pra escolher outro, sei lá.
comentou em 7/05/2010, às 19:56
Esse mascote tem cara careta mesmo, Bruno. Mascote com carinha de bunda NAOOOOO !!!!!
Cara de porquinho! reparem.
Por falar em cartola mascote, o patético do pr, sáo paulo e outros times ligados a elite de seus estados tambem tinham cartolas como mascotes. E, muitos nem vao acreditar, mas os antigos sabem, até fins dos anos 70 o patetico do pr e o sp lançavam talco em suas entradas de campo.
Saudacoes Tricolores
comentou em 7/05/2010, às 20:39
Eu não lembro direito qual foi o jogo, acho que foi em um fla x FLU, onde saiu uma “briguinha” entre os meninos (mascotes). Isso tem muito tempo . . .
Seria muito legal, ver o CARTOLA (não com essa cara de derrotado), partindo prá cima e jogando pro alto, aqueles cachorros e urubús (mascotes) no Maraca. Seria muito engraçado . . .
comentou em 7/05/2010, às 21:13
Olhando detidamente o semblante do mascote, eu diria que ele ilustra fielmente o pensamento de alguns que comentam por aqui. Flutua entre o derrotista e o presunçoso.
comentou em 7/05/2010, às 21:54
Caros,
Diego Souza não sei se vem, que eu saiba não há nem conversa iniciada a respeito, Emerson – que eu não gostaria ue viesse – pelo jeito foi notícia plantada (Flapress), sem fundamento, só par dizer que prefere a Gávea.
Fico só com as dicas da cocheira que o Sergio “meio” que confirmou pro Thiago Reis, todos “craques” para serem titulares. Aí vamos pensar -e não só sonhar- em ganhar alguma coisa. Mas por medida de economia não entro numa de ficar especulando. Afinal, faltam poucas semanas agora para tudo isso acontecer.
_____________________________
Ténorio, tanta vezes elogiado com exagero por aqui, revela-se um oportunista: qualquer candidato à presidência que pregar pura e simplesmente uma ruptura com a UNIMED atualmente é um irresponsável. Ainda bem que, na maioria das vezes, a mosca azul dá berne.
_____________________________
Não podemos esquecer a questão do CT e o fato de que NÃO TEREMOS O MARACA POR UNS DOIS ANOS. Isso acho seríssimo, não consigo ainda estimar as conseguências. Por isso, acredito que o Fluminense precisa mesmo construir um estádio, não uma “arena” vagabunda, um estádio tão moderno quanto o Engenhão. Por que não comprar o da Portuguesa na Ilha do Governador, por abaixo, e construir o Laranjão, para uns 40 ou 60 mil? Este assunto é importantíssimo, na minha modesta opinião.
____________________________
SDs Tricolores
comentou em 7/05/2010, às 23:37
VOTO PELA TROCA DO MASCOTE. NOSSO MASCOTE DEVERIA SER UM GUERREIRO EM HOMENAGEM A ESSA TORCIDA GUERREIRA DO FLUZÃO E SIMBOLIZAR COMO OS JOGADORES DEVEM SE COMPORTAR EM CAMPO!
ST
comentou em 8/05/2010, às 12:05
esse mascote é ridículo! tem que trocar!!
comentou em 8/05/2010, às 18:10
Cada dia que passa eu tenho mais certeza da minha teoria da conspiração….Tamanha a incopetência dos atuais dirigentes do flu só me resta acreditar ..Incopetencia?Acho que não. Pra mim ta parecendo que são flamenguistas disfarçados infiltrados na nossas entranhas(diretoria, presidência, conselho, etc..)com um unico fim manchar, ou melhor destruir com a imagem do FFC, mais nossa torcida prova que somos maiores que isso, mais tenho fé, por melhor que seja o trabalho que eles desempenhem iremos mudar isso nas urnas e sem a diretoria atrapalhando o céu não será limite.
… Só pra registrar acabei de comprar meu ingresso pra domingo Ceará x Fluminense. A recepção no aeroporto foi linda.
comentou em 26/05/2010, às 10:48
depois de meu comentario dia 07/05 ontem o presidente do flu anunciou a mudança. horcades com certeza anda lendo esse blog.
comentou em 16/11/2010, às 5:00
Realmente, está horroroso! Uma tentativa mal-sucedida de cara de soberba?? Pra quê cara de soberba? Coloca aí uma cara de desafiador, de “malvadinho” (malvadinho, não capeta, por favor! Senão fazem um cartola-demônio, e aí, já viu!). Levanta aí uma das sobrancelhas do nosso boneco, e tira essas pálbebras caídas! Plástica, já!
Se bem que, na minha humilde opinião, acho que já estava na hora do Fluminense adotar um segundo mascote. Eu sei que é complicado mudar uma imagem de 70 anos, porém, falando em marketing e aproximação com o público, bem que poderíamos adotar um segundo símbolo, que fosse mais a cara do Flu atual, que não se restinge mais às classes mais altas, que nem fraque usam mais. Fluminense, como diz o título do blog, somos todos nós. Temos as cores mais belas, o clube que mais desperta orgulho. Não digo um mascote que descaracterizasse a ligação do Flu com a intelectualidade, a superioridade e a fidalguia, mas algo que desse uma renovada na cara do time. Que lembrasse o lema “Time de Guerreiros”, acho que essa é a nova cara do Flu! Um guerreiro tricolor, quem sabe! Algo que passasse a imagem de líder. Acho que agradaria a todas as idades e gêneros de nossa torcida. Bem, fica aí o desafio.
Encontrei umas imagens que achei muito bonitas e inspiradoras, no blog Art-Flu. O que eu mais gostei nisso tudo foi como o nosso escudo virou um escudo de verdade, nas mãos de um guerreiro: http://art-flu.blogspot.com/search?updated-max=2010-05-09T19%3A01%3A00-07%3A00&max-results=7
Agora, com razão o nosso cartolinha aí da foto está de espantar criancinhas, parece que está com dor de barriga! Frente a tudo isso, o que me consola é que, pelo menos, nosso símbolo não é um Urubu, coisa mais nojenta, o próprio símbolo da trapaça!
comentou em 16/11/2010, às 5:03
Bem, mas do jeito que andam as coisas…é bem capaz de ocorrer uma mudança no mascote sim…e virar um símbolo da Unimed!