Números: amigos ou inimigos

O Brasil não é uma nação educada em matemática. Esse fato chega a ser considerado charmoso e suscita todo tipo de brincadeira. Traz consigo, também, o hábito de atribuirmos aos números caráter, personalidade, ética. Até a Flusócio entra na brincadeira, vez por outra, embora, na verdade, números para nós sejam apenas isso, números, desprovidos de espírito e de moral. Vamos aos números, então. Façamos, de fato, um exercício futurista.

Fim do Campeonato Brasileiro. Sai a famosa notícia de jornal com as médias de público. De repente, o Fluminense, bem colocado na tabela, campeão ou pelo menos com vaga na Libertadores, aparece em décimo quinto lugar na média de público. Escárnio para alguns jornalistas que sempre jogam contra, motivo de gozação para as torcidas adversárias, justificativa para não darem a atenção merecida ao Flu.

Por quê? Porque olharão para os números como manifestação emocional de nossa torcida, dirão que a torcida tricolor não é tão fiel quanto as outras, ou só comparece em momentos particulares. Esquecerão, contudo, de olhar para alguns outros números que, se bem analisados, explicarão com muito mais simplicidade nossa média de público. Ei-los: o Brasileirão terá 12 rodadas de meio de semana e 26 rodadas no fim de semana. Razoável seria imaginar que os times jogassem, em média, 6 partidas de meio de semana e 13 de fim de semana em casa.

Claro que fazer uma tabela é mais complicado que isso, mas um desvio de duas partidas para cada lado ainda é razoável. Pois bem, o Flu fará simplesmente 10 partidas de meio de semana em casa. Naturalmente, mandará apenas 9 partidas de fim de semana no Rio. Sabemos que as partidas de meio de semana atraem muito menos público do que as de fim de semana. Some-se a isso a falta do Maracanã e poderemos perder muito dinheiro esse ano.

Claro que esse é apenas um exercício. Cabe a nós, torcedores do Flu, contrariarmos as estatísticas, as probabilidades, e lotarmos os estádios ao longo do campeonato, onde e quando quer que joguemos. Quem sabe, no fim do ano, possamos escrever um post no blog dizendo exatamente o contrário: apesar da tabela claramente prejudicial e da falta do Maraca, o Flu teve uma das melhores médias de público do campeonato.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Alexandre Berwanger

    comentou em 11/07/2010, às 11:18

    Se não bastasse o acima exposto no post, ainda marcaram alguns jogos nossos no meio de semana para às 19:30 (INCLUSIVE O FLA-FLU COM O NOSSO MANDO DE CAMPO!), horário de rush, em que a maioria não consegue chegar.

    Para piorar, a CBF está colocando os públicos PRESENTES aos jogos do Botafogo como se fossem os pagantes.

    Alguém aqui acredita em conicidência?

    Não parece só revanchismo da diretoria da CBF (a mesma que nos tirou o título de melhor torcida do ano passado, pouco antes do anúncio) contra o Flu, não.

    Parece que também tem gente lá dentro do Departamento Técnico da CBF, fazendo estas coisas por conta própria. Com a concordância do representante do Fluminense nesta entidade, por ação ou por omissão.

    Eo que falar das arbitragens contra o Corinthians e o Ceará?

    Com certeza o Fluminense é o clube mais prejudicado nos bastidores da CBF no Século XXI, isso para não lembrar do Caso Ives Mendes, em 1996.

  2. Daniel Trindade

    comentou em 11/07/2010, às 12:07

    E cade a merda da diretoria para protestar na hora de fazer a tabela??????????????????????

  3. Hugo Araujo

    comentou em 11/07/2010, às 12:17

    É impressionante como o blog da Flusócio INÚMERAS VEZES faz o papel que deveria ser diretoria do Fluminense. E nesse caso, a diretoria deveria agir ANTES do fato consumado. Agora, só resta isso RECLAMAR e exigir melhores horários, pelo menos.

    Novembro que não chega…

    Até a vitória.

    Abraços,

    Hugo Araujo

  4. Gabriel Valente

    comentou em 11/07/2010, às 12:58

    Off Topic

    Algum tricolor aqui da Flusócio que more em Niterói poderia dar carona pra esse que vos escreve, na volta do jogo quinta feira? =)

    STs

  5. Thales Arcoverde Treiger

    comentou em 11/07/2010, às 13:14

    Excelente a lembrança do Berwanger. Somos sistematicamente prejudicados não apenas no aspecto dos horários de jogos em casa, como com as arbitragens. Isso é que dá termos pessoas como as que estão na direção do nosso Clube…

    É inegável, principalmente depois da Libertadores de 2008 e da arrancada de 2009 que a nossa Torcida é a melhor Torcida do Universo.

    Sds

  6. Paulo Carvalho

    comentou em 11/07/2010, às 13:52

    Além da missão (quase impossível) que será a de SANEAR o Fluminense em todas as áreas, o próximo presidente terá ainda que trabalhar para recolocar o clube na posição que ocupou por mais de 80 anos, como um dos mais respeitados e influentes na CBF e na FERJ.
    Naquele tempo nada se decidia sem ouvir o Fluminense.
    Hoje, não passamos de mais um clube como a maioria, inclusive (e principlamente) os pequenos, nanicos e inexpressivos.
    Acontece que, além dos cartolas corruptos das federações, quem manda mesmo no futebol brasileiro é a Rede Globo.
    Se a transmissão dos jogos do Fluminense dão lucro para a Globo, tem que Dar Lucro Também para o Fluminense!!
    Mas, para que isso possa ser cobrado, o Fluminense tem que se reorganizar de alto a baixo!
    Vamos esperar que isso seja resolvido, já no ano que vem!
    Saudações Tricolores

  7. Paulo Carvalho

    comentou em 11/07/2010, às 13:54

    CORRIGINDO, me desculpem: “Se a transmissão dos jogos DÁ lucro para a Globo…”

  8. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 11/07/2010, às 14:00

    Bem, nem acredito tanto em complo^. É burrice mesmo. Esperar o que de uma entidade que manteve um despreparado no comando da seleção com plenos poderes?

    Há algum outro interesse na cabeça do Ricardo Teixeira além de concorrer à presidência da FIFA e ser dono também do Clube dos 13 para poder mandar em tudo?

    Qualquer um sabe (até o Dunga, eu acho) que Fla x Flu, Gremio x Inter, SP x Corinthians nunca é jogo para meio de semana. Se colocam, só tenho como explicação, pouco caso com os cofres dos clubes. Aí, se precisarem, a rica CBF empresta e eles ficam cada vez mais subjugados.

    Junte a isso uma diretoria fraca e inexpressiva como a atual, aí é que fazem o que querem mesmo conosco.

  9. marco antonio da silva

    comentou em 11/07/2010, às 15:31

    A SUDERJ INFORMA

    FLUSOCIO 10

    HORCA E SEUS 40 LADROES ZERO

  10. Dam

    comentou em 11/07/2010, às 15:32

    O problema que a diretoria é lenta para o interesse do clube mas muinto rápida do interesse pessual, mesmo colocando contra o clube. Acho que o bla bla bla se arrasta a muiiiiiiiiinto tempo, onde todos ficam olhando a banda passar. Vou mudar um pouco e dizer que falar é prata agir é ouro.

  11. marco antonio da silva

    comentou em 11/07/2010, às 16:18

    sou tricolor de coraçao desde 1969,atraves da internet conheci esse blog,nao sou socio do fluminense,ja fui diversas vezes SOCIO TORCEDOR,que nao significa nada pos voce so recebe boleto pra pagar;nao compro mais jornal os que me interessa sobre o FLUMINENSE encontro aqui, QUINTA FEIRA 21 HS. ENCONTRO MARCADO MARACA,SAUDAÇOES TRICOLORES

  12. Alexandre Berwanger

    comentou em 11/07/2010, às 16:44

    Será que algum jornalista neutro não pode investigar essas coisas, não?

    Quem é o reponsável por essa tabela e pelas erratas no site da CBF a favor do BFR?

    Qual é o time dessas pessoas e por que fazem o que fazem?

  13. Sergio Mota

    comentou em 11/07/2010, às 16:54

    Um off curioso:

    Meu filho de 5 anos, que assim como o o polvo, nunca erra seu palpite(inclusive previu a derrota do Brasil), desta vez discordou do polvo e disse que a holanda venceria a final da Copa.

    Neste momento (16:53h) 21:15min do segundo tempo e 0 X 0

    To curioso:

    Quem é melhor em adivinhação? Meu filho ou o famoso polvo?

    Hehehe!

    Até daqui a pouco!

  14. Ricardo Alvarez

    comentou em 11/07/2010, às 17:38

    Foi ventilado o nome do Belletti no Flu de acordo com o Lance!

    Tomara que seja verdade!
    Muito bom jogador p ter no elenco!
    Joga de lateral, e em duas posicoes no meio!
    de segundo e terceiro homem

  15. Sergio Mota

    comentou em 11/07/2010, às 18:09

    Ufa. Felizmente …

    Meu mais velho já estava fazendo um projeto de aquário gigante …

    Quá quá quá!!

    A voz do polvo é a voz de DEUS!

  16. Rodrigo Moreira

    comentou em 11/07/2010, às 18:27

    Felizmente são apenas mais quatro meses de Horcades. Até o CT, promessa antiga, eles já deixaram para o próximo presidente. Peter neles!

  17. Ives Levy

    comentou em 11/07/2010, às 18:31

    Quero que digam quando foi que uma torcida levou um time a “arrancar” como aconteceu no final do ano passado.
    Quero que digam quando foi que um time perdeu de cinco e ainda assim, a torcida representada por mais de 500 torcedores invadindo o Aeroporto do Galeão.
    Enqaunto “as outras torcidas” só comparecem quando o time está ganhando, a nossa dá show.
    Estamos, desde a perda da Libertadores, com um grito na garganta sufocado.
    No instante em que o grito contido se soltar seremos em muito pouco tempo a segunda torcida no Rio de Janeiro.
    Quinta no maraca.

    Sds tricolores!

  18. Ricardo Alvarez

    comentou em 11/07/2010, às 18:45

    E o vasco contratou melhor que o Fluminense!
    Felipe, Ze Roberto e Eder Luis e renovou com o Carlos Alberto!

    Isso tudo ai paga com o salario do Deco!

  19. Rodrigo Cazes

    comentou em 11/07/2010, às 18:49

    O Vasco contratou porque precisava contratar. Nosso time já está pronto. Desses do Vasco, eu só gostaria do Zé Roberto e, talvez, do Éder Luís.

  20. Carlos Rodrigues

    comentou em 11/07/2010, às 19:03

    Caros,

    O Orca não protestou ( “não tem chororo”, disse ) nem quando o Botafogo ganhou a semifinal com um dos gols mais descaradamente roubados dos últimos tempos, iria protestar contra tabela?

    _________________________________________________

    A festa com os fogos de artifício no final do jogo da Copa agora há pouco, me lembrou a festa de 2008 na final da Libertadores…:(
    __________________________________________________

    A Holanda de 1974 e 78 merecia o título, esta que está aí, não. Só deu porrada. Se alguém tem de reclamar do juiz é a Espanha, pois o tal de Du Jong deveria ser expulso direto no primeiro tempo.
    __________________________________________________

    A Espanha ganhou com jogadores que jogam e foram formados no país, e se o time tem hoje um belo toque de bola é porque há muito tempo importa o que há de melhor no futebol mundial. Quantos timaços montaram Barcelona e Real Madrid nos últimos anos? De tanto jogar com os melhores craques é claro que o futebol espanhol iria assimilar a técnica e a qualidade destes jogadores. É a criação de um “caldo de cultura” de vitórias e qualidade. Não deu outra: agora é Campeão do Mundo.
    ___________________________________________________

    Jogar com craques, ajuda a formar novos craques. É esta mentalidade de excelência que gostaria de ver no Flu e que acho que se oferece como oportunidade graças ao fato de termos a próxima Copa do Mundo aqui ( e uma Olimpiada também ) no Brasil. Por falar nisso… Lembro que o CB havia contactado o irmão do Ronaldinho há algum tempo atrás, mas os jornais recentemente noticiaram um encontro dele ( Ronaldinho ) com o pessoal da mulambada. Alguém aí sabe alguma coisa a respeito deste assunto? Ronaldinho seria uma bela jogada de marketing e um belo reforço, mesmo que jogasse pouco.

    ____________________________________________

    E que viva Espanã !!!

    Ss Tricolores

  21. Alcides

    comentou em 11/07/2010, às 19:30

    Apesar de tabelas contra, a torcida do Fluzão apoiará o time em TODOS os estádios. Todos ao maraca na quinta feira. O show tá começando…

  22. Andre Godinho

    comentou em 11/07/2010, às 19:32

    Pois eu não acredito só em incompetência não!

    Há muito tempo (desde 21.06.2008) meu diagnóstico é que a DIRETORIA DO FLUMINENSE QUER DISTÂNCIA DA MELHOR TORCIDA DO BRASIL. (Principalmente nas eleições do clube)

  23. José Carlos F. da Costa

    comentou em 11/07/2010, às 19:43

    Quando eu era garoto fazia tabelas de campeonato de futebol de botão com 40 participantes muito melhores e mais justas que essas barbaridades do campeonato brasileiro que vemos hoje. E essas sacanagens com a gente acontecem desde as supostas viradas de mesa, pelas quais estamos pagando até hoje. Maldito champanha. Mas vamos superar isso também, como sempre.

    Fora do tópico, bem rapidinho: lamento ver a laranja vice de novo. Fico puto com técnico que joga o tempo inteiro de um jeito e na hora do “vamos ver” muda tudo. Foi assim com a Alemanha que se acovardou e pôs o Schweinzteiger recuado, e hoje também. Passei o jogo inconformado de ver a Holanda retraída, recuada, acovardada. Lamento o vice, mas bem feito. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  24. José Carlos F. da Costa

    comentou em 11/07/2010, às 19:48

    Em tempo, desde 94 (que tinha o Parreira, o Branco e, por que não, o Ricardo Gomes) que sou totalmente indiferente quanto ao Brasil na Copa. Isso só vai mudar quando o país for representado por jogadores que jogam no Brasil, identificados com a torcida do Brasil. O futuro técnico – que não nos tirem o Muricy – deve considerar isso, pois acho que boa parte da torcida pensa como eu.

  25. Adriano

    comentou em 11/07/2010, às 20:12

    Lamentavelmente, o que o post aponta não é mero exercício. Eu, por exemplo, não posso ir a jogos de meio de semana, por contingências pessoais.
    Uma torcida de vagabundos que não tenham horário de trabalho, com famílias desestruturadas, não tem esses embaraços. Talvez vocês já saibam a qual clube eu me refiro.

  26. Pedrão

    comentou em 11/07/2010, às 20:15

    Estou gostando demais do entusiasmo de nossa torcida , coisa que não se via nos anos 70,80 e mais ainda nos 90 . Dizia-se que só íamos na boa , mesmo tendo na época a segunda maior . Sinto que a campanha da Libertadores , mesmo sem a vitória , oxigenou de vez nossa galera em todos os sentidos . Os antigos campeonatos brasileiros tinham enorme número de participantes , 60,70 e até 80 times , mas eram mais dinâmicos pois eram divididos em grupos . As datas de meio de semana eram quase que exclusivamente para jogos de grande contra pequeno e os clássicos nos fins de semana . Em fim galera o que eu queria dizer é que temos que manter a chama desse entusiasmo acesa mesmo nas derrotas pois o campeonato é longo e desgastante .

  27. wagnerfluzão

    comentou em 11/07/2010, às 20:22

    Amigos,

    A única coisa que me consola é que NOVEMBRO está BATENDO à nossa PORTA.

    É muita incopetencia dessa ATUAL DIRETORIA .

    É LASTIMÁVEL.

    Um grande abraço à todos amigos da FLUSÓCIO e também para todos os amigos do blog.

    Saudações Tricolores.

    Wagnerfluzão.

  28. Polvo Paul

    comentou em 11/07/2010, às 20:23

    Fluminense Tricampeão 2010. Todos ao Maraca dia 15!!!

  29. Marcel Mota

    comentou em 11/07/2010, às 20:56

    E ainda existe gente que acha que a tabela é igual para todos. Para o Fluminense, os jogos em casa são, em sua maioria, no meio da semana. Isso afeta nossa média de público e, de maneira indireta, nosso desempenho na competição.
    ST.

  30. Pedrão

    comentou em 11/07/2010, às 21:32

    Em tempo , que copinha de merda essa . Quase tivemos outra final por pênalty . A sensação é de que o Brasil nem participou tamanha foi a mediocre campanha . Já repararam que nem se fala mais da seleção nas ruas . Que venha o brasileirão .

  31. Jeovane S Martins – S. J. Nepomuceno/MG

    comentou em 11/07/2010, às 21:55

    BELLETI!!!!!

    Me perdoem, mas PQP!!!

    Outro com mais de 30. É incrível como os caras remam ao contrário da correnteza.

    Espero que dê errado.

  32. Eduardo Gorges

    comentou em 11/07/2010, às 23:20

    A história é cheio dessas. Em 2000, jogamos 3 jogos fora a mais do que em casa!

    Tabela feita por flamenguista dá nisso.

    off-topic: Espanha teve um pênalti não marcado. O Jong chutou o peito e devia ter levado vermelho direto. O Robben perde dois gols incríveis. Holanda fez gol irregular no Uruguai. Não sei o que os holandeses estão reclamando.

  33. Luiz Rodrigues

    comentou em 11/07/2010, às 23:32

    Eu só sei que eu vou no maraca quinta-feira!

    aliás, tricolor de verdade não pode perder esse grande momento de nosso time. TEM QUE IR A TODOS OS JOGOS NO RIO, seja no meio ou no fim de semana, seja no maraca, no engenhão ou onde for. O foco é o Fluminense! o foco é o tri-campeonato.

  34. Roger Perez

    comentou em 12/07/2010, às 0:15

    Fluminense Tricampeão 2010. Todos aonde o Fluminense estiver!!!

    Nada me da mais prazer do que rachar a cara de quem quer prejudicar o Fluzão!

    Esse ano a torcida tem que apoiar mais do que nunca!!!

    Ingresso comprado já, eu e mais 5!

    ST

  35. Montenense

    comentou em 12/07/2010, às 1:41

    TODOS AO MARACA!

    Uma pergunta: vencendo a eleição, quando o Peter assume?

    Antes do fim do campeonato?

  36. Paulo Carvalho

    comentou em 12/07/2010, às 9:13

    OFF:
    querem trazer agora o Belletti!!
    Mais um salário “europeu” e mais um veterano em fim de carreira!
    O maior absurdo é que temos hoje um dos melhores, se não o melhor lateral direito do Brasil.
    Será que o Belletti, se vier mesmo, vai ficar na reserva do Mariano??
    Ô diretoria danada de boa em arrumar problema!!!

  37. Dedé

    comentou em 12/07/2010, às 10:25

    Esse blog tá muito chique. Até o polvo Paul tá escrevendo aqui. Sensacional. hehehehe

  38. Rodrigo Nery

    comentou em 12/07/2010, às 10:25

    Ô Gabriel Valente, se conseguir essa carona pra Niterói, estou dentro!

  39. Márcia Justo /Fortaleza-Ce

    comentou em 12/07/2010, às 10:43

    É um misto de incompetência e falta de interesse da nossa maravilhosa diretoria.Sinceramente, nada mais me espanta. Que novembro chegue rapidinho…!Que o Flu volte bem ao Brasileirão, com muito mais força e confiança! Sds.

  40. Dedé

    comentou em 12/07/2010, às 11:03

    Só um pitaco sobre a copa.
    Espanha – posse de bola, marcação avançada, velociadade na saída e na recomposição quando perde a bola. Toques rápidos. Jogadores de meio campo espetaculares. Completos. Que marcam, jogam, criam. A Espanha não tem o camisa 10 clássico ( aquele cara que só criava e que tinha poucas funções de marcação). Xavi, Iniesta já foram volantes, jogam como meias ofensivos, mas nunca somente numa faixa de campo. Sérgio Busquets é um cabeça de área espetacular e o seu treinador foi com tudo pra cima quando tirou o Alonso e meteu o Fábregas. Na Espanha dá pra jogar com Fábregas, Iniesta e Fábregas porque os 3 correm e se movimentam muito. Jogadores técnicos e de grande mobilidade. Mais do que merecida a vitória espanhola.
    E só uma observação: A Espanha é altamente ofensiva e só tomou 2 gols na copa, ambos na primeira fase. Isso se chama equilíbrio.
    Pra finalizar. O mico da copa foi o pessoal do sportv, no fim da primeira fase, levantando a tese absurda de que o futebol sulamericano era melhor que o europeu porque eles compravam muito e não formavam ninguém. No fim, domínio total do continente europeu.

    O Brasil, pra mim, faria essa final contra a Espanha. Mesmo com a convocação do Dunga e com todos os nossos defeitos eu achava que chegaríamos. E erramos e inguém diz isso onde éramos unanimidade. Júlio César no primero gol e a defesa inteira ( a melhor defesa do mundo segundo alguns) no segundo gol. E, na copa quem erra…

    Mas agora só quero saber do meu flu.

  41. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 12/07/2010, às 11:05

    Acabo de receber o boleto da mensalidade, vencido em 10/07/2010. Agora é correr no banco para fugir da multa.

    E estou propenso a votar no Júlio Bueno, pois, como ele, acho que o Horcades é uma vítima do sistema!!!!!!!

    Quanto à tabela, no Carioca também somos prejudicados. Contar com a “diretoria” atual para reclamar alguma coisa junto à CBF, é melhor acreditar que o Dunga é um excelente técnico…

  42. Dedé

    comentou em 12/07/2010, às 11:24

    Belleti – não quero
    Marquinhos Paraná – do Cruzeiro eu só queria o Henrique e o Fabrício
    Fernando Henrique titular – justo. Gostei.
    Everton fora – não gostei. Acho que era um bom jogador.

  43. Eduardo Mitke

    comentou em 12/07/2010, às 11:49

    Está acabando…Novembro tá chegando….PETER PRESIDENTE!!!

    50 mil no Maraca na quinta.
    No post acima o POLVO PAUL já disse: FLUMINENSE TRICAMPEÃO BRASILEIRO….

    ST

  44. Claudio Pires

    comentou em 12/07/2010, às 11:58

    É lamentável como o Fluminense é tratado na CBF e na FERJ, ninguém reclama, ninguém mostra o tamanho do Flu.

    De toda sorte, tal qual o time fez no ano passado, este ano a nossa torcida também demonstrará que os números podem ser relativos e apresentará uma das maiores médias de comparecimento, a começar por quinta feira, onde temos que colocar pelo menos 40.000 no Maracanã, todos com seus isqueiros na mão.

  45. Fábio Ribeiro

    comentou em 12/07/2010, às 12:20

    O pior é botar no estádio umas 40/50 mil pessoas e anunciarem um público de apenas 25 mil…

    Isso já aconteceu mais de uma vez. Será que acontece em jogos de outros clubes também?

  46. Ricardo Alvarez

    comentou em 12/07/2010, às 12:58

    FH se considera um dos melhores da historia!

    Ele ta de sacanagem ne?!?! De onda com a minha cara?!

    Vemos como o Flu precisa de mudancas! Um goleiro horroroso, como esse indviduo, vai fazer a marca de 250 jogos pelo o Flu!

    Peter Ja!

  47. Milton Barros

    comentou em 12/07/2010, às 13:58

    Sobre esse lance dos mandos de campo, isso se deve porque assim haverá mais jogos do Flu transmitidos pela TV no fim de semana, e com isso mais ibope para a Globoe Sportv. Pena que na hora de fatiar os direitos de transmissão nossa diretoria não se impõe…

  48. Thiago Reis

    comentou em 12/07/2010, às 14:02

    Dedé,

    Belleti – Não quero. Se fosse há 6 anos atrás eu até poderia querer, dependendo do salário.

    Marquinhos Paraná – Quero. Henrique e Fabrício tb quero.

    FH titular – justíssimo. Rafael é no máximo do mesmo nível dele e vinha em má fase (Rafael só não é tão odiado quanto o FH pq não jogou 250 vezes, e pq é menos falastrão).

    Everton fora – não gostei. Não é um BOM jogador, mas é razoável… mediano no nível do futebol brasileiro. Poderia ser útil.

  49. Antonio Carlos

    comentou em 12/07/2010, às 14:13

    Puta que los parios!

    Eu pensava que finalmente tinha ficado livre destes papos escrotos sobre copa do mundo e eis que começou esta pourra de copa 2014 no Brasil.
    E tome batuque, cuíca, berimbau, entrevistas com cantores brega, feirantes e seus fregueses, além de jogadores que entregaram o ouro no passado e agora posam de sumidades invictas.

    Copa é o cacete!

  50. Thiago Reis

    comentou em 12/07/2010, às 14:18

    Ah…

    Vou levantar a primeira teoria tática polêmica do retorno do Brasileirão…

    Com Deco o esquema tático do Flu pode ser o mesmo da seleção da Espanha.

    Sério??? Seríssimo…

    As características dos jogadores é diferente, a qualidade técnica obviamente que tv é… mas o posicionamento tático pode ser o mesmo.

    A comparação a seguir é APENAS quanto aoposicionamento tático:

    (na defesa é a linha de 4 tradicional)
    Busquet – Valência (ou Diogo)
    Vabi Alonso – Diguinho
    Xavi – Deco
    Inieste – Conca
    Pedro – Emerson
    Villa – Fred

    Diferenças:

    - Os laterais do Flu avançam mais e têm até mais qualidade no apoio ao ataque;

    - Busquet é muito mais técnico do que Valência ou Diogo;

    - Diguinho não tem a mesma enfiada de bola e chute de fora que o Xabi Alonso, mas é mais veloz e dinâmico;

    - Xavi e Deco são parecidos na qualidade do passe… mas Xavi foi o jogador que mais Km percorreu na Copa em valor absoluto (na média foi o Bradley dos EUA). Deco com certeza não correrá tanto;

    - Iniesta prende bem menos a bola que o Conca… mas ambos são parecidos no dinamismo que imrimem no meio de campo;

    - Emerson entra mais em diagonal e aparece mais na área que o Pedro, que busca mais a jogada individual;

    - Villa jogou os 2 últimos jogos como centro-avante sem ser um centro-avante nato… talvez por isso não fez gol em nenhum dos 2. Fred é homem de área e tem características melhores para jogar dessa maneira;

    Com todas essas diferenças óbvio que a maneira de jogar seria diferente… o plano de jogo, a estratégia, seria diferente… mas a organização tática pode ser bem semelhante.

  51. Antonio Carlos

    comentou em 12/07/2010, às 14:23

    Pererecas me mordam! A cara de pau de alguns não têm limite!

    Estou acabando de ver agora o tal de Muller criticar 600 vezes aquele ponta holandês que acabou com o Brasil nesta Copa.
    Segundo o indigitado Muller, este ponta (me esqueci o nome) perdeu diversos gols que não poderia ter perdido, causando a derrota da Holanda na final.
    Esse ordinário do Muller finge que se esqueceu que ele no ataque, juntamente com aquela outra merda chamada Careca, além dos zagueiros Ricardo Rocha e Mauro Galvão e do meio-campo Alemão (argh!), entregaram o ouro direitinho na Copa de 90 contra a Argentina.

    Eu tinha acabado de escrever o primeiro post, quando vi a entrevista que só me deu razão.

    ora…saco!

  52. Ricardo Alvarez

    comentou em 12/07/2010, às 14:31

    Dede descordarei de vc acho que pela a primeira vez!

    EM TUDO. hehe

    Belletti. P mim muito bom jogador! Ta velho mas se cuida! Sobra ainda no Brasil! E p banco do Mariano ou p disputar posicao com o Diguinho seria otimo! Ate pq obrigaria o Diguinho manter o nivel. E p manter o nivel! Noitadas ja era!

    Marquinho Parana p compor elenco, acho que seria uma boa! Ate pq tem mas bola que o Everton!
    Tarta de volta! Muito bom p ter no elenco! Pode entrar no segundo tempo aberto pela a esquerda!
    E o Carlinhos ganha um banco! Pq acho que o Muricy aproveitara ele tb nessa posicao!

    Fh titular?!?!? Dede, o Rafael eh fraco, mas eh goleiro!

    Com FH, n tem seguranca na zaga! Se com o Monstro na frente da zaga ele n inspirava nenhuma confianca, imagine com Andre Maluco e Gum!

    Everton. Odeio-o! Mas confesso que eh problema “pessoal”. hehe. P mim tarta eh mais bola que ele, e o marquinho parana se vier tb!

    Abraco

  53. Pedro

    comentou em 12/07/2010, às 14:31

    Já comprei meu ingresso.

    De pessoas que conheço, 16 também já compraram.

    Têm, inclusive, gente indo que NUNCA foi ao Maraca.

  54. Ricardo Alvarez

    comentou em 12/07/2010, às 14:33

    Ps: Essa vai p quem gosta do FH. Alguem conhece algum goleiro que tem tanta ma fase que nem ele?

  55. Ricardo Alvarez

    comentou em 12/07/2010, às 14:36

    Tem gente achando que o Belletti n aceita reserva!
    Vc acha que algum jogador com esse pensamento se cria com o Muricy?

    N aceita reserva? Passa no Departamento Pessoal e vai embora!

  56. Thiago Reis

    comentou em 12/07/2010, às 14:56

    Ricardo Alvarez,

    Claro que o Belleti serve pra ser reserva do Mariano e pra brigar por posição com Diguinho… isso é indiscutível.

    O problema é que provavelmente ele perde a vaga para os 2 citados… pela velocidade de ambos, pelo dinamismo, pelo pulmão…

    Se o belleti viesse ganhandouns 40 ou 50 mil e acabasse no banco, como provavelmente acabará, tudo bem.

    O problema é que ele está vindo da Europa e DUVIDO que vá ganhar menos que uns 200 mil…

    E não se paga um salário desses pra quem vai disputar posição e povavelmente acabará no banco. Com esse salário o cara tem que chegar pra ser titular absoluto.

    Mas se alguém comprovar que Belleti vai ganhar 50 mil no máximo eu refaço a minha avaliação com toda a humildade.

  57. Thiago Reis

    comentou em 12/07/2010, às 15:02

    E o problema depois de se assina um contrato desse nem é se o cara aceita ou não a reserva…

    O estrago (salário fora da realidade) já está feito…

    O cara pode aceitar a reserva tranquilamente e se acomodar… e ficar lá comendo e bebendo, ganhado salário astronômico…

    Ou pode não aceitar a reserva e criar problemas, desestabilizar o ambiente, não se adaptar a filisofia do Muricy… e se for mandado ao departamento pessoal o clube sai num prejuizo financeiro enorme…

    Se for pra ser reserva, o cara tem que assinar um contrato digno de reserva…

    Pra assinar contrato digno de titular o cara tem que pelo menos chegar com status de titular… se vai perder a vaga no futuro é outra história. A questão é que o belleti não chegaria com vaga de titular assegurada, e provavelmente não aceitaria um contrato digno de um reserva.

  58. Mark FLU

    comentou em 12/07/2010, às 15:21

    A Espanha é ofensiva mas sem objetividade.
    Uma contradição.
    Não tem um 9, um Fred, um finalizador.
    Mas o Cristiano Ronaldo deles, o Fernando Torres, mais bichado q o nosso Fred qdo chegou acabou fazendo a diferença: foi dele o passe para o lance em impedimento q saiu o único gol da partida.
    E ainda conseguiu se machucar em menos de 15 min.
    A Holanda tb não tem um 9 matador.
    Muito chato essa Copa e essa final deu sono..

    FORA VITOR HUGO !!
    FORA vascaino AA !!!!
    FORA MARIO MARQUES!

  59. Dedé

    comentou em 12/07/2010, às 15:57

    Thiago, olha que avanço. Dei 4 opiniões e vc concordou em 3. Eu também acho que a idéia do Muricy escalando Conca e Deco juntos é fazer algo parecido com a Espanha. Marcação adiantada e muita posse de bola.
    Deco, inclusive, fazia parte desse jeito Barcelona de jogar. Com relação ao quarteto nosso é que dá problema. Xavi e Iniesta dão dois toques na bola no máximo. E rodam, se mexem. Correm o campo todo. Tudo diferente da característica do Conca. Conca não toca de primeira, Conca segura a bola até não poder mais.
    Vamos pra frente: Villa e Pedro marcam muito a saída. Pedro, então, vem ajudar na lateral. Fred nem cerca. Não acredito que dê certo, justamente por achar que nosso quarteto não tem essa capacidade.
    Mas eu torço demais pra dar, porque se der vai ficar muito bom de ver jogar.

    Ricardo Alvarez – sobre o Belleti Thiago explicou já.
    E os outros 3 não tem jeito: é questão de opinião.
    Acho o FH bom goleiro. Acho o Everton bom jogador. E acho descnecessária a contratação do Marquinhnos Paraná.

  60. Thiago Reis

    comentou em 12/07/2010, às 16:00

    Mark,

    Não seja injusto… o Torres foi pro sacrifício na Copa… estava claramente sem condições.

    Voltou de uma cirurgia de joelho e participou apenas de alguns minutos no último amistoso antes da Copa.

    Começou no banco e após a derrota pra Suiça na estréia o técnico apelou, pediu pro Torres ir pro sacrifício e começar jogando… e ele foi.

    Totalmente diferente do Cristian Ronaldo.

  61. Dedé

    comentou em 12/07/2010, às 16:01

    Markflu, a Espanha é um dos times que mais finalizou. Só que na copa a bola espanhola entrou pouco mesmo. Mesmo assim o excelente Villa foi artilheiro.
    Os poucos gols na copa, são a exceção e não a regra pra essa seleção. Analise as eliminatórias da copa, o campeonato Europeu e a copa do mundo juntos. Nunca tire apenas a copa pra analisar uma seleção porque você pode cometer injustiça na análise. Um abraço.

  62. Ricardo Alvarez

    comentou em 12/07/2010, às 16:07

    Concordo, Thiago.

    Mas qual a difrenca pro Flu, a Unimed pagar 200 mil ou 50 mil? NENHUMA!

    E vc msmo Thiago, lmbro qu disse qu a Unimed pq n pagou 200 mil no Belletti vai pagar 80 mil m 3 bons jogadores! ntao h mlhor aceitar o Belletti com 200 mil bancados pela a Unimed do que contratar o irmao do Diogo, pago plo o FLU, 30 mil!

  63. Dedé

    comentou em 12/07/2010, às 16:08

    Por último. As viúvas de 1982 agora vão comparar a Espanha com o Brasil que não ganhou nada. É óbvio que é uma bobagem sem tamanho. O bom toque de bola até lembra um pouco aquela seleção, mas para por aí, porque o time de 1982 era preguiçoso na marcação, não tinha recomposição ao perder a bola e tomava muito mais susto atrás. A Espanha é muito mais equilibrada.

  64. Dedé

    comentou em 12/07/2010, às 16:10

    O Fluminense perdeu uma boa oportunidade de mercado.
    Tinga ex-Ponte. Volante novo, forte e que fez um bom campeonato paulista.
    Está no Palmeiras.

  65. Marcos

    comentou em 12/07/2010, às 17:06

    Pessoal a Espanha foi campeã com o pior ataque!!

  66. Thiago Reis

    comentou em 12/07/2010, às 17:08

    Dedé,

    Pois é… nós não somos mais os mesmos…

    Tá perdendo a graça.

    Sobre o quarteto… o Emerson marca e corre muito… ele larga 4 litros de suor no campo, isso é fato. E eu aceito um time onde o centro-avante não marque… e pra mim essesó foi o esquema da Espanha por completa falta de cndições do Torres de jogar em alto nível. Senão ele faria o papel do Fred, como fez até as quartas.

    E o Deco não é mosca morta não… sempre jogou cumprindo tb a função defensiva… no Barça e no Chelsea tb.

    E tb não acho que a única forma de jogar é esse toque de bola da Espanha. às vezes eu achava até exagerado e tb faltava um drible em muitos momentos.

    Por isso tb posso aceitar o Conca prendendo a bola e chamando a marcação de 2 ou até 3 e não tocando de primeira. Como eu disse… o esquema pode ser o mesmo, mas a estratégia e a maneira de jogar provavelmente não.

    _______________________________________________________

    Ricardo,

    Eu não me preocupo mesmo com o dinheiro da Unimed e já aceitei (embora discorde) como as coisas acontecem na cabeça do celso Barros.

    Por isso sou contra se pagar essa grana toda pro deco mas sou a favor da contratação. Esportivamente acho uma boa e seu que o Dr Celso paga essa grana pro Deco ams não a usa para trazer 4 jogadores.

    A diferença é que o Deco vem para ser titular.

    Mas imagina pagar um salário altíssimo prum cara como o Belletti ficar no banco…

    Causaria problemas pq o Mariano estaria ganhando 20% do salário dele e seria o titular…

    E o Belleti ou se acomodaria com a grana preta no bolso ou ficaria incomodado com a situação.

    Não acho que o Belletti mereça 200 ou 300 mil… mas se ele viesse pra entrar e ganhar a posição eu não ligaria…

  67. Marcos

    comentou em 12/07/2010, às 17:10

    Muuito 1 x 0 …
    Só a Alemanha fez 4 gols em varias partidas.
    Uma Copa fraca tecnicamente e com poucos gols.
    Fato.

  68. Marcelo Alvarenga

    comentou em 12/07/2010, às 18:11

    Irei aos jogos,mas independente de público quero ser campeão,e se ficarmos na ponta os jogos lotarão cada vez mais.Concordei com o Dedé quando disse q tínhamos capacidade ,apesar do dunga, de fazermos a final,mas as falhas…

  69. Montenense

    comentou em 12/07/2010, às 18:19

    Amigos de blog,

    Caminhei hoje pelo gramado das Laranjeiras.

    Vergonha. Muita areia e pouca grama. Sem condições.

    Não tem como o clube ser respeitado pelos medalhões: o clube finge que oferece condições e os jogadores – dados os polpudíssimos salários – fingem que acreditam.

    Tomara que o Muricy não se acomode com seus quinhentinhos.

  70. Deise Fayer

    comentou em 12/07/2010, às 20:14

    Antonio Carlos .. seria do Robben q vc está falando? O cara perdeu mesmo um caminhão de gols.

    PS: Ingressos na mão (isqueiro, vou arrumar)!

  71. José Carlos F. da Costa

    comentou em 12/07/2010, às 21:14

    Colega Eduardo Gorges (23h20), não vamos entrar nessa de gol anulado aqui ou ali pra fulano ou sicrano. A Espanha ganhou de Portugal – pra variar, 1X0 – com um gol pra lá de irregular. Contra o Paraguai a anulação daquele gol no primeiro tempo foi um assalto indecoroso.

    Pra mim a Holanda só jogou feio na final. Não me conformo com o acovardamento que a Alemanha e a Holanda tiveram quando encararam a Espanha. O Schweinzteiger jogou recuadíssimo. A Holanda estava irreconhecível. Acho uma vergonha um campeão do mundo com 8 gols em 7 jogos. Enfim, é a leitura que eu faço. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  72. ricardo bonain

    comentou em 12/07/2010, às 21:56

    TODOS NO MARACA MINHA GENTE FLUZÃO VAI FAZER UMA GRANDE FESTA

  73. ricardo bonain

    comentou em 12/07/2010, às 22:03

    PELO AMOR QUE NÓS TEMOS PELO FLUMINENSE O QUE O ALEXANDRE BERWANGER COMENTOU É GRAVISSIMO ESTÃO QUERENDO MUDAR AS ESTATÍSTICAS DOS PUBLICOS DO BOTAFOGO DE PUBLICO PRESENTE COLOCANDO COMO SE FOSSE PAGANTE SE ISSO É A ÚNICA COISA QUE TEMOS COMO PROVAR CONTRA ESSAS PESQUISAS FAJUDAS QUE ELES BOTA SEMPRE O BOTAFOGO NA FRENTE DO FLUMINENSE

  74. ricardo bonain

    comentou em 12/07/2010, às 22:07

    PORQUE SE PEGAR O PUBLICO DE FLU E BOTA DE 1980 PRA AGORA O FLUMINENSE GANHA DISPARADO E ISSO CONTRARIA O QUE ELES FAZEM NAS PESQUISAS FAJUDAS COLOCANDO O BOTAFOGO NA FRENTE DO FLUMINENSE EM TERMOS DE TORCIDA NUNCA QUE O BOTAFOGO TEM MAIS QUE O FLUMINENSE AS ESTATÍSTICAS DOS PUBLICOS NA HISTÓRIA DIZ TUDO E ELES QUEREM MANIPULAR TB