Um anfitrião mal educado

O torcedor do Fluminense que foi ao Engenhão ontem passou por maus momentos. Uma verdadeira operação tartaruga foi montada na entrada da torcida visitante, fazendo com que os torcedores que respeitavam a fila demorassem mais de uma hora para entrar no estádio. Obviamente, isto não ocorreu do outro lado do estádio, onde o número de torcedores, como de hábito, era menor, o número de roletas, maior, e talvez a revista policial não fosse tão detalhada.

O despreparo da polícia não é novidade. Artifícios pequenos que alguns clubes utilizam, principalmente aqueles em desespero, próximo ou dentro da zona de rebaixamento, para tirar qualquer vantagem sobre o adversário e tentar ganhar na marra também não. Sendo assim, não há justificativa para que a diretoria tricolor, mais uma vez, não tome medidas para proteger seu torcedor. Será que havia ao menos algum funcionário do clube encarregado de acompanhar a entrada dos torcedores e fazer nossa diretoria tomar ciência do que passamos ontem para que possa tomar providências?

Nossa torcida é realmente diferenciada, educada. Fosse outra, talvez os maus tratos de ontem fossem recebidos de outra forma.

Com o iminente fechamento do Maracanã, cabe uma reflexão se o Engenhão é realmente o local adequado para receber nossos jogos. É necessário pensar em alternativas.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Renan

    comentou em 26/07/2010, às 13:46

    Não há alternativas.
    Entre São Januário, Raulino de Oliveira, Édson Passos, Ilha o Engenhão é a melhor opção disparada. O mais preocupante é a situação do gramado.

  2. Rodrigo Storino

    comentou em 26/07/2010, às 13:58

    Repito o que escrevi no outro post, lamentável o que foi feito ontem com a torcida tricolor. Às 18h40 a fla virava a esquina do setor Leste com norte, até o estacionamento.

    E pior foi ouvir depois que seguraram a torcida do Flu, infinitamente maior, pra evitar vaias ao… MAGO Maicosuel. hahaha

    São Januário é muito melhor. Deixem o Botafogo abraçado com esse elefante branco e frio, e vamos lá apenas nos clássicos.

  3. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 26/07/2010, às 14:08

    Primeiramente, é muito oportuno esse post. Temos que cobrar mesmo alguma atitude por parte do Fluminense Football Club.

    Inaceitável aquilo que foi feito ontem com a nossa torcida.

    Renan, permita-me discordar. Entendo que o estádio do Vasco seja melhor administrado e certamente o gramado está em melhores condições que o daquele “administrado” pelo Botafogo.

    Às vezes ignoramos o fato mas um gramado saturado de areia altera (muito) as condições de jogo, principalmente prejudicando a equipe mais técnica.

    []s e ST!

  4. Rodrigo Storino

    comentou em 26/07/2010, às 14:09

    Vejam que palhaçada:
    http://www.lancenet.com.br/noticias/10-07-26/796818.stm?futebol-ingressos-irregulares-causaram-retencoes-no-engenhao

  5. Paulo Carvalho

    comentou em 26/07/2010, às 14:13

    Ainda não fui e pelo jeito não irei ao Engenhão.
    É um absurdo a falta de profissionalismo do botafogo na parte administrativa e ainda mais na esportiva.
    Boicotar a entrada da torcida tricolor, fornecer um campo que mais parece de areia e provocar uma verdadeira guerra campal, são atitudes que não deviam mais existir (ou esperadas apenas da urubuzada).
    OFFS:
    1) e o Deco, vem ou não vem? A partir de agora, com a desfeita do Fluminense ao ricardo teixeira, as dificuldades e maldades serão ainda maiores.
    2) e o Fred? Ele está pesado e não parece gordo como o fofômeno pois tem mais massa muscular. Por isso tem se arrastado em campo e, quando força mais, arruma distensões.
    3) e o Conca? Será o esquema do Muricy que o está prejudicando (como prejudica o Fred) ou realmente está em péssima (e prologada fase)?

  6. FAbio

    comentou em 26/07/2010, às 14:26

    eu fui ao jogo e nao tive nenhum problema

    cheguei no engenhao as 17 horas. tomei 2 cervejas em frente ao portao Sul e entrei as 17:30 sem maiores problemas.

    alias, a cerveja tava liberada pela Policia nos arredores do estádio.

    o esquema trem-metro funcionou tranquilamente. Acho q o Engenhao continuará sendo a melhor opção sem o maraca. O problema serão os jogos no meio de semana ( q serão maioria ). teremos 2 problemas :

    nos jogos de 19:30, trem na hora do Rush … as 22:00 a possibiidade do metro estar fechado no fim do jogo.

  7. Rodrigo Garcia

    comentou em 26/07/2010, às 14:37

    Prefiro que o Flu jogue em São Januário ou Raulino de Oliveira.

    Engenhão não é estádio de futebol!

  8. Carlos Rodrigues

    comentou em 26/07/2010, às 14:38

    Caros,

    Repito meu post anterior em que tratava do assunto…

    Quanto ao Engenhão tenho uma idéia simples, embora não sei se é factível:

    Como é um patrimônio público, e como o outro estádio público – notório campo neutro – está em obras, o estado poderia assumir de volta a sua administração durante este periodo que antecede a Copa, suspendendo temporariamente a concessão. Afinal, por que só o Botafogo deve ser beneficiado neste período?

    SDs Tricolores

  9. Ferjun

    comentou em 26/07/2010, às 14:39

    O Engenhão é disparado a melhor opção pro Flu.

    Agora, tem que ver a questão do campo que realmente tá muito ruim.

    Os caras ganham um estádio novinho, prontinho e não conseguem manter uma porra de um campo?

    SJ é piada de mau gosto.

  10. fernando mundy

    comentou em 26/07/2010, às 14:46

    Bem eu nao conheço o Engenhao e os relatos acabam por me fazer desistir de conhecer o Desertao, mas um outro assunto, todos sabemos que o CAIO MARTINS pertence ao Estado e esta cedido ao Botafogo, que a Uniao cedeu um Terreno onde as divisoes de base do Bota sao instaladas, que o Municipio cedeu via Licitação o Engenhao por um aluguel considerado baixo e agora o Bota estuda com o estado a cessao de mais um terreno para construçao de um CT, é impressao minha , mas o Bota engorda seu patrimonio com ajuda governamental, o que impede esta diretoria inerte do Flu ou a futura em 2011, sentar a mesa com os governos Federal , estadual ou Municipal para tratarem de reinvindicar o mesmo tratamento o que diferencia o Botafogo no sentido de se arrumarem com dinheiro público, eu em realidade nao concorco com isso, mas acho estranho que o Botafogo tenha sua estrtura toda feita com dinheiro público e que os outros clubes fiquem parados e nao nao fazem nada, sei que o Botafogo nao cuida de nada que recebe, O caio Martins esta abandonado, o mesmo com Marechal Hermes e pelo jeito o engenhao, pois o custo de aluguel e manutençao do estadio sao da ordem de quase 500 mil e pelo que siu ontem do Gramado nao fazem nada para manter o estadio em condioçoes, bem será que no Flu de Peter não há planos ou projetos de parcerias com entidades privadas ou públicas para isso, lembro ainda que o estadio da Portuguesa foi utilizado por Bota e Fla com verba da Petrobras, empresa de capital misto, esta na hora de o Flu se planejar e organizar tratativas que visem parcerias para a construçaõ de um CT, sei que Xerem foi doaçao para o nosso clube e também anda abandonada, que os projetos nunca saem do papel, bem esta é minha humilde opiniao, nao entendo porque o Botafogo se mexe tanto para viver do que é público e o Flu caso nao opte por isso, o que considero bom, pelo menos nao busque alternativas no setor privado, pois a midia enaltece a estrutura do Botafogo,mas ela é toda construida pelo dinheiro público.E outra coisa tenho um Parente , Presidente de uma Associaçoa de servidores que tem um Terreno perto do CT do Fla, que me informou ontem estar tomamndo providencias, pois o Fla vive invadindo o espaço e ele teme que daqui a pouco o Fla use de politica para usurpar o Terreno .

  11. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 26/07/2010, às 14:46

    Rodrigo Storino,

    Pois é… Haja óleo de peroba.

    Espero que a diretoria do Flu não permita mais que os jogos do nosso time sejam mandados lá.

    Eu me disponho a ir ao Raulino de Oliveira, que aliás é muito melhor administrado que o Engenhão, mas ao chiqueirinho do Botafogo eu estou fora.

    Torcendo para os jogos do Flu irem para a rua São Januário.

    []s e ST!

  12. Marilia Carvalho

    comentou em 26/07/2010, às 15:03

    Fui ontem e tb nao tive nenhum problema…
    a entrada sul estava MT tranquila.. Alias, entrei JUNTO com um “bonde de torcida organizada” e nao tive problemas… já passei problemas mt maiores no maraca..
    tanto pra sair, pra estacionar, pra entrar..
    o areal, ops, gramado é q tem q melhorar.. e mt!

  13. Marcos

    comentou em 26/07/2010, às 15:05

    O Engenhão é péssimo. O acesso é péssimo, o entorno é péssimo, o acesso é péssimo e o time da casa é péssimo.

    Não dá pra ir a um jogo às 21:50 por lá, por exemplo.

    Lamentavelmente, no ano em que o Flu promete brigar na parte de cima da tabela, ficaremos órfãos com o fechamento do Maraca.

    Abraços,
    MG

  14. Peneira

    comentou em 26/07/2010, às 15:07

    Engenhão é vergonhoso!! É casa de time pequeno!!!! O som da torcida não ecoa adequadamente, e os acessos são péssimos!! Sou mil vezes mais São Januário.

    Engenhão é a cara do botafogo: pequeno e ruim!!

    Vou a todos os jogos do Flu, mas lá… uma vez pra nunca mais!! Tomara que optem por São Janú.

  15. Dj Junior

    comentou em 26/07/2010, às 15:07

    Quem tá falando que o Engenhão é melhor do que São Januário é porquê não foi ao jogo ontem,pois é impossível que não tenha visto a sacanagem que foi para entrar naquele elefante branco.Uma vergonha…Um lixo de gramado e uma merda de banheiro com porta de butequim de quinta categoria.

  16. JP

    comentou em 26/07/2010, às 15:07

    Concordo com quem disse no post anterior… o “Enxenão!” está mais para pasto do que campo de futebol…

    Como diria Gerson – o canhotinha de ouro, “é brincadeira!”

    ALAN e EMERSON

    Essa dupla vai arrebentar.

  17. Marcos

    comentou em 26/07/2010, às 15:08

    Retificando: “O acesso é péssimo, o entorno é péssimo, o GRAMADO é péssimo e o time da casa é péssimo.”

  18. Paulo Ypyranga

    comentou em 26/07/2010, às 15:09

    Não é atoa que poucas pessoas continuam a respeitá-los como clube grande.

  19. Luiz Fernando

    comentou em 26/07/2010, às 15:11

    Com base nesses relatos da confusão no vazião, Ilha e SJ na hora do rush são complicados, de noite SJ é muito perigoso, pq não pensamos numa ARENA TRICOLOR?
    Lembro q a Copa 2014 será aqui, podemos negociar com alguma das esferas (municipal, estadual, federal) a cessão de uma área, e lançar a pedra fundamental de um estádio tricolor.
    Qto ao CT, para mim o melhor é investir pesado em Xerém, construir um CT que seja usado pela base e profissionais(qto aos equipamentos médicos, fisioterapia, refeitório, aparelhos de musculação, piscina)ficando no futuro somente para as divisões de base. Como nesse caso o aporte pro CT seria pq e poderíamos nos concentrar no estádio, q sei q neste momento é a 2ª prioridade, embora ache (opinião) q seria a 1ª.
    Alguém viu os “sonhadores” do projeto arena vendendo camisetas no jg contra a raposa de MG?
    ST

  20. fernando mundy

    comentou em 26/07/2010, às 15:13

    Bem com todos os problemas de ma adiministração do ENGENHAO, entre Raulino de Oliveira e Sao januario, fico com a opçao de jogar no Engenho de Dentro, pois em Sao januario existe o problema cronico da violencia da Barreira do vasco, uma coisa é um jogo ou outro por lá, outra bem diferente é ter jogos de Fla, Flu e Vasco todos lá, nao estou afim de me sujeitar a ir com meu pequeno de 4 anos e sofrer sustos, quando a Volta Redonda apesar de ja ter ido varias vezes, nao acredito que economicamente nao seja viavel toda semana me deslocar para ver o Fluzao em Volta Redonda, por mais apaixonado que seja pelo Flu, ando duro para esta estripulias, daqui a pouco iremos sugerir Cariacica ou Juiz De Fora, excelentes locais , onde temos um bom numero de torcedores, mas volto ao tema da economia, nao da para ir toda semana para MInas ou ES como se tivesse saindo de Maricá e dando um pulinho em Niteroi, bem vejamos como a falta de um Estadio Proprio faz falta , na Cidade do Rio temos as opçoes do Engenhao e do Maraca, com o Mario Filho fechado, nos resumimos ao do Bota e ao do Vasco, lembro tambem que no Engenhao pode ter tambem o problema da segurança e do acesso, mas que me parecem menores que SJ, bem o melhor seria que na Zona Oeste do Rio tivesse um outro Estadio que poderia ser administrado por um pool dos clubes do Rio, é necessario se ter maiores opçoes, mas a Construçao de um novo complexo seja custoso e até mesmo inviavel, entao o negocio como consumidor é exigir que o Botafogo melhore as condiçoes oferecidas e resolva administrar o Engenhao de forma eficiente ou desista de brincar de Dono de estadio.

  21. Marcelo

    comentou em 26/07/2010, às 15:14

    Bem o Engenhão é uma ótima opção, se bem que o gramado esta horrível ontem a cada chute levantava muita areia, e cabe a torcida para com preconceito e lotar; conheço muita gente aqui da zona sul que não conhece e critica (parece até o Ancelmo Góis) reclama do trem, metro, ônibus, taxi, estacionamento; parece até que no marcana isso tudo é bom; é que lá todos já têm um esquema. E não devemos confundir a administração do estádio com a sua localização e acomodação.

  22. Thiago M. Rossi

    comentou em 26/07/2010, às 15:23

    Ontem foi minha primeira vez no engenhão e digo, por mais absurdo que seja: vou à Volta Redonda ver o Flu mas não volto no engenhão!Um lixo! Demorei 50 minutos pra entrar no estádio. Aquilo lá é mórbido, tem pontos de penumbra na torcida, não dá pra ficar em pé na arquibancada, aquele ferro maldito na frente da cadeira é horrível. Uma porcaria, SJ é bem melhor.

  23. Alberto Levy

    comentou em 26/07/2010, às 15:29

    Pensando positivamente já em 2011, o Engenhão infelizmente é a única opção viável, pois se realmente nos classificarmos para a Libertadores em 2011, o regulamento exige na final estádio com no mínimo 40 mil lugares, vide o que aconteceu com o Atlético Paranaense que teve que jogar a final em Porto Alegre.
    Este final de 2010 será para se adaptar ao Estádio, que fora os clássicos, deve ser mais fácil.
    O que temos é desde já negociar com a Prefeitura/ governo sobre a utilização do mesmo, pois como algúem disse em um comentário acima é obrigação do Estado/Prefeitura retomar a responsabilidade do Engenhão enquanto o Maracanã estiver fechado.
    Pressão desde já.
    A opção de uma arena da Ilha só não é viável por esta questão da quantidade de assentos exigidas pela Conmbebol.

  24. Davi Moraes Chaves

    comentou em 26/07/2010, às 15:31

    Na realidade não vejo nenhuma boa opção para o nosso flu com o fechamento do maraca.
    nossa torcida nunca foi de frequentar o estádio de São Januário e agora está provado que não irá,em massa, ao Engenhão a não ser num jogo decisivo.
    Quarta feira num jogo de uma só torcida houve cinco mil pagantes a mais que no jogo de ontem(duas torcidas)
    A mais pura realidade é que nossa casa é o maracanã e o que me deixa revoltado é o fato de não haver necessidade nenhuma para seu fechcamento a não ser para satisfazer os caprichos da Fifa.
    O maraca já tem cadeiras em todo o seu anel, já não mais possui a tradicional geral e fora reformado(e fechado)há pouco tempo atrás. Sinceramente acho que o nosso país deveria se impor perante a esta entidade, afinal de contas somos o país do futebol e uma copa sem a nossa preseça seria terrível para a Fifa.
    Finalizando reafirmo este fechamento longo e desnecessário do maracanã trará grandes prejuízos a todos no Fluminense.
    Saudações Pó-de-arroz.

  25. Flavio Chammas

    comentou em 26/07/2010, às 15:53

    OFF ;
    Confere o meu diagnóstico para o Fred.
    Distensão em grau dois significa “síndrome da pedrada” na panturrilha, vulgarmente chamada de barriga ou batata da perna.
    Ja tive quando jogava pelada, e demora um bocado a curar.
    Espero que com a modernização dos cuidados seja rapido,mas é coisa pra mais de mes.
    Sou fã do Fred, mas impressiona um profissional como ele machucar tanto de musculatura.
    Algo de errado há e deveria ser melhor pesquisado.
    Com a palavra o Dr. Simoni.

  26. Thiago Reis

    comentou em 26/07/2010, às 15:54

    O assunto tá ficando passado mas achei bem interessante o vídeo.

    Sobre a negativa do Muricy para a CBF.

    PS: Não sei dequando é essa entrevista mas imagino que os conceitos do Muricy não tenham mudado.

    PS2: Me perdoem por fazê-los terem que aturar o Kajuru, mas são poucos minutos.

    http://siga.st/59di?utm_source=sst&utm_campaign=fluminense&utm_medium=web

  27. Thiago Reis

    comentou em 26/07/2010, às 16:21

    Flávio Chammas,

    O que está errado é que o Fred não se prepara fisicamente como deveria…

    Joga MUITO, mas estou perdendo a paciência com ele…

    É impressionante como depois dessa parada da Copa ele voltou completamente dora de forma… ah, mas ele perdeu a primeira semana na inter-temporada né??? Exatamente aquela em que foram realizados os treinos físicos mais intensos…

    Ele estava doente…

    Fred tem que entender que se não parar de “migué” não vai chegar a lugar nenhum!!!!!!! E nem o Flu…

  28. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 26/07/2010, às 16:21

    Complemetando o que eu narrei no post anterior sobre o Engenhão, não é só no campo com terra ou o desinteresse com o bem estar dos torcedores do Fluminense pela gestão chorona do Botafogo. O próprio terreno limítrofe ao campo está cedendo. Uma ambulância da UNIMED estacionada em frente a ala sul onde eu me encontrava e também o grosso da nossa torcida,teve os pneus afundados ao solo por três vezes. Quando saia de um lugar e estacionava em outro o chão afundava de novo. A torcida achou que era falha do motorista,e o chamou de burro durante algum tempo; entretanto, a culpa não era do condutor da ambulância e sim do terreno que cede ao menor peso fora do comum.Será que a arquibancada do vazião tem perigo de afundar naquele terreno alvinegro.
    Quanto ao Fred Celso Barros tem que fazer um derradeiro esforço financeiro e contratar um atacante do nível do próprio Fred para fazer dupla com o Emerson. Este por sinal, apesar de ter tomado muita porrada, tanto do Somália quanto de todos os zagueiros do Bota, continua firma apesar de que a sua perna deve estar inchada pelo volume de pontapés tomados.Tanto Rodriguinho como Alan são ainda inexperientes para enfrentarem uma campanha de time campeão. Precisamos com urgência desse atacante. E da vinda imediata do Deco para sentirmos a sua real produtividade ao time. Quanto ao Fred, todos sabemos que apesar de craque não é um jogador que se possa contar no dia a dia, devido ao seu histórico de lesões noticiado desde os tempos em que o atleta jogava no Lion.Agora, além dos 20 dias de recuperação pode-se somar no mínimo mais 10 dias para entrar em forma e estar apto a entrar em campo.

  29. André Gomes

    comentou em 26/07/2010, às 16:34

    Por mim, nunca mais vou ao Engenhão. Ainda mais agora que eu soube que do outro lado, com a torcida do Botafogo, não aconteceu a mesma coisa. E vem agora a diretoria do Botafogo dizer que foi por causa de ingressos falsificados. Quer dizer que só falsificaram os ingressos da torcida do Fluminense? Isso é uma piada. Temos que arrumar uma alternativa urgente. Em 2005, fomos tratados de forma muito mais digna pela diretoria do Vasco, que, naquela ocasião, nos cedeu São Januário. No Engenhão, eu não piso mais!!!

  30. Edu

    comentou em 26/07/2010, às 16:44

    Acho que vamos ter que nos acostumar com o Engenhão.
    Eu não fui ao jogo mas parentes disseram que foi tranquilo. O esquema ônibus metrô funcionou bem.

    Parece que o estádio é “frio” … as TOs ficam distantes da rapaziada e o gramado é um pastão (também … administrado pelo lixo do bostafogo!).

    Não tem jeito … temos que acostumar.

    ST

  31. Leandro

    comentou em 26/07/2010, às 16:49

    Só para não falar que a torcida do Flu só tem honesto… Teve torcedor roubando saco de biscoito de vendedor ambulante dentro do estádio. ISSO É UMA VERGONHA!

  32. Carlos Laport

    comentou em 26/07/2010, às 16:51

    Isto tudo que diz o POST mais o estado do “gramado” estilo Aterro do Flamengo.

  33. Edgard Junior

    comentou em 26/07/2010, às 16:56

    Impressionante , como nego muda ao sabor dos resultados , partida ridicula do time mais uma vez , mas sem duvida melhor do que contra o cruzeiro , apesar das chances do cruzeiro terem sido muito menores do ontem .

  34. Marcelo

    comentou em 26/07/2010, às 16:58

    Na boa comparar o engenhão com o chiqueirão é dose pra MAMUTE, resolvida as questões pontuais, como a qualidade do gramado e gerenciamento de entrada de torcida, sinceramente não vejo nenhum problema do FLU receber seus jogos lá, o estádio é novo, conta com transporte público de fácil acesso (TREM, ÔNIBUS) próximo da linha amarela (tanto por quem vem da barra ou centro) estacionamento fácil, nos arredores (EXTRA, WALMART, NORTESHOPING), o local é relativamente seguro para os padrões cariocas (não se esqueçam que o chiqueirão fica dentro da favela, local de alta periculosidade, com altos índices de roubo, furto e assassinatos). Comporta um bom número de torcedores (acima de 40 mil). Deixem de preconceito galera, é só questão de se adaptar, porra essa vai ser a nossa opção para os jogos durante muito tempo. Mania de carioca, de achar que tudo além do centro e tijuca é o fim do mundo, vamos acabar com isso.

  35. Edgard Junior

    comentou em 26/07/2010, às 16:59

    Fui contra o cruzeiro , como vou a TODOS os jogos , e tomei uma decisao que sei que parece de maluco , mas futebol nao pode ser so resultado , tem que ter um minimo de beleza e diante do que eu vi , decidi nao ir mais , enquanto nao melhorar um pouco , deu calo nas vistas amigos .

  36. Edgard Junior

    comentou em 26/07/2010, às 17:04

    E mais nego confunde , o Muricy e altamente competitivo e os seus times tb , nao tenho duvidas que nosso Fluzao ira brigar a te o fim nas cabeças , agora pode esperar sera esse futebol horroroso ateo final .
    Uma pergunta , quano foi diferente ?
    Sera que nao acompanham futebol nao ?
    Nao me esqueço daquele Fluminense e palmeiras no final do ano passado , fiquei assustado , com o esquema de bolas alçadas a area durante todo o jogo , e de qq parte do campo , Mucicy e isso ai , gostem ou nao .
    Podem anotar sera quase impossivel acontecer o que aconteceu ontem , o Flu fara gol e nao tomara nenhum , defesa muito bem postada como contra o cruzeiro .

  37. Marcelo Santos

    comentou em 26/07/2010, às 17:04

    Em vez de chorar aqui, deveríamos é cobrar da diretoria a construção de um estádio de médio porte ou até mesmo a reivenção da Laranjeiras. Faz tempo que nossa torcida vem dando show, não ter estádio é que é uma vergonha. Em vez de posts com cara de Botafogo,que tal: Construam o estádio que a torcida paga!
    St

  38. Leandro Ferreira Moratti

    comentou em 26/07/2010, às 17:05

    a opção da ilha existe mesmo ???
    qual seria a capacidade ????

    sem o maraca eu prefiro são januario , engenhão só para os classicos .

    off: demorei uma hora para entrar no estadio , e com o ingresso na mão .

    st !!!

  39. Edgard Junior

    comentou em 26/07/2010, às 17:06

    Outra que nego confunde , o Marquinhos esta entre os piores jogadores que eu ja vi com a camisa do Flu , mas o Thiago esta certo , estava funcionando perfeitamente com o Carlinhos e com o Conca mas e horroroso , isto e fato .

  40. Bruno Curi

    comentou em 26/07/2010, às 17:12

    O Fluminense provou que é bom também de Beach Soccer. Ô areal da porra que é aquele lugar!!

    Tinha que ser estádio do Botafogo mermo.

    Os caras fingem que são um time. Fingem que são grandes. Fingem que sabem jogar bola. Fingem que são roubados. Fingem que não roubam. Fingem que o Engenhão é um bom estádio. Fingem que o gramado pode receber jogos decentes. Fingem que escapam do rebaixamento “na limpa”, sem precisar dopar ninguém. Enfim… CLUBE DE MENTIRA!!!

    ST!

  41. Danilo Soares Félix

    comentou em 26/07/2010, às 17:15

    Em São Janário, pelo menos o gramado está um tapete, enquanto o Engenhão está um pasto.

    Não é de hoje que o Botafogo recebe mal o Fluminense. Mas infelizmente nossa diretoria atual é omissa quanto a isso e nada vai acontecer.

  42. Edgard Junior

    comentou em 26/07/2010, às 17:23

    Uma grande duvida , que nao me sai da cabeça , como uns caras serios , como um Parreira ou um Muricy da vida mantem e ou reconduz ao time um cara como fernando henrique , agora com o agravante absurdo da total falta de condiçao fisica , barriga enorme , sera que so eu vejo da arquibancada ou da tv como ontem ?
    O Muricy nao ve a barriga desse cara ?
    E o que faz vitor hugo no clube ate hj ?
    Era pra demitir por justa causa .
    Pra chegar a esse ponto o cara pra ticamente nao tereinou desde quando saiu do time , e o mais absurdo e escutar ele falar que treinou com afinco o tempo que esteve longe do time , ele acha que alguem e idiota ?

    OBS : Andre luis contra o santos e ontem totelmente sem condiloes de colocar uniforme e entrar em campo , sera que tb o Muricy nao ve isso ?

  43. Thiago Reis

    comentou em 26/07/2010, às 17:27

    Edgard Junior,

    Tb acho o Marquinhos fraco. Minha preferência é tática e não técnica.

  44. Gustavo Do Nascimento

    comentou em 26/07/2010, às 17:30

    Caros,

    Clube pequeno, time pequeno, torcida pequena e diretoria pequena, o que poderiamos esperar?

    OFF:

    Dei uma passada no blog do Paulinho e do louco do Karuju, e li que o Milton 171 Neves estava mais uma vez fazendo chacota do Flu, chamando nosso tricolor de “Olaria de Grife”, dizendo que o Muricy irá arrepender-se do não a cbf e seria demitido em breve após derrotas seguidas do Flu.

    Essa diretoria deveria fazer alguma coisa a respeito, sei que esse cara não vale nada, a palavra dele vale menos que uma nota de 3, mas as ofensas deste cara já passaram do limite.

    ST

  45. Gustavo Passos

    comentou em 26/07/2010, às 17:30

    não compartilho da idéia de mandar jogos em são januário… muito menos em volta redonda.

    não tive problemas para estacionar(excelente estacionamento), cheguei cedo e fiquei em frente a ent. leste bebendo uma cerva… na hora de entrar, a fila estava enorme… o grande problema foi a falta de catracas… parece óbvio que a intenção era segurar a torcida do FLU do lado de fora o maior tempo possível… de qualquer forma, não vamos esquecer que na única ocasião em que os botafoguenses resolveram aparecer por lá… tiveram muitos problemas para entrar… pode seu pura e simples incompetência mesmo.

    particularmente, prefiro que os jogos do FLU sejam realizados por ali mesmo… em SJ, quem não vai sou eu.

  46. Natarelli

    comentou em 26/07/2010, às 17:34

    Realmente o gramado está um deserto.

    Quanto a chegada e saída do estádio não tive maiores problemas, cheguei as 18 horas ala SUL e entrei imediatamente no estádio, sem nenhum entrave. Somente na saída, houve um problema, pois os “gênios” abriram somente um portão, só quando viram a multidão é que resolveram abrir os outros portões.

    Transporte também foi tranquilo.

    Vazião, Enxenão, Engenhão… creio que vai ser a melhor opção.

    ST.

  47. Alexandre Berwanger

    comentou em 26/07/2010, às 17:34

    Cada clube tem certas características, digamos assim, para “pegar leve”.
    Me lembro que numa partida contra a Ponte Preta no Caio Martins, há alguns anos, anunciaram a abertura dos portões para 3 horas antes do jogo e só abriram o estádio 1 hora antes, deixando a Torcida Tricolor debaixo de chuva, sem poder entrar neste estádio, um dos muitos bens públicos entregues sem a devida contra-partida de seu usufrutuário.

    Enfim, uma das características do BFR é de usufruir dos bens públicos construídos com o suor dos contribuintes, através de manobras de bastidores, já que seus seguidores nunca gostaram muito de colocar dinheiro no clube, e de maltratar os contribuintes que colocaram dinheiro para construir esses bens e torcem em sua grande maioria para outros clubes, como se tivessem feito muita força para construí-los.

    Em todos os clássicos vovôs jogados no Engenhão após o início da administração do BFR, a fabulosa Torcida Tricolor, mais uma vez, como normalmente acontece na história desse clássico, maioria no estádio, sofreu com insegurança ou problemas na entrada.

    Como dói neles saber a superioridade da Torcida Tricolor, mas como não admitem isso publicamente, se mostram em atitudes que não passam pelo crivo das relações humanas superiores, oriundas do bem que deve nortear o comportamento dos grupos.

  48. Dedé

    comentou em 26/07/2010, às 17:40

    Já qe todos os estádios são uma merda e são mesmo, qual o critério que devemos utilizar pra levar nossos jogos?
    Pra mim, a qualidade do gramado. O gramado do Engenhão é horroroso. Por mim o flu joga em São Janu ou Volta Redonda.

  49. João Claudio Boltshauser

    comentou em 26/07/2010, às 17:49

    Pessoal que foi na ala sul….

    sim, sabemos que vocês não tiveram problema para entrar. O problema foi na entrada da ala leste superior.

  50. Dedé

    comentou em 26/07/2010, às 17:54

    Galera, quando pensarmos em estádio devemos pensar no melhor pro Flu e não no melhor pra gente. Pra gente o melhor é o Maracanã, o resto é tudo uma merda só.
    Imagina pegar um time pequeno desses que joga lá atrás e dá porrada no engenhão, naquele gramado? Perda de pontos preciosos na certa. Por isso concordo com o Danilo. O campo de São Janu é grande e excelente. pra mim é a melhor opção, porque Volta Redonda é muito longe.

  51. João Claudio Boltshauser

    comentou em 26/07/2010, às 17:54

    Comparação Engenhão x São Januário

    Gramado: São Januário (o gramado do Engenhão, além de estar ruim, é pequeno).

    Acústica: os dois são ruins. Em ambos o grito da torcida não ecoa

    Capacidade: Engenhão (45.000)

    Localização: São Januário (mas aí depende de cada um. Acredito que São Januário seja mais perto pra maioria dos tricolores que frequentam estádio. Principalmente em dias de semana, quando muitos saem do centro para o jogo)

    Conforto: São Januário (a arquibancada do Engenhão é apertada e não tem área de circulação)

    Entorno: os dois são ruins.

  52. Fábio Ribeiro

    comentou em 26/07/2010, às 17:56

    Tudo isso que está sendo falado aqui só retrata a importância VITAL de se ter um estádio próprio em condições de jogo.

    Se dependermos dos outros, será sempre isso aí.

  53. Marcelo

    comentou em 26/07/2010, às 18:01

    Pelo Amor de DEUS o pessoal tá de sacanagem
    o FH garante a vitoria contra o Santos, Cruzeiro, e o empate de ontem e tem gente falando da barriga do cara, tão de sacanagem, ontem um cara chegou a falar, quando ele fez a defesa na furada do Diogo, esse Merda só defende com o pé…. tá de sacanagem o cara tá com barriga vamos deixa de ser injustos e ingratos.

  54. João Claudio Boltshauser

    comentou em 26/07/2010, às 18:05

    Off topic, mas já que o assunto foi levantado nesse tópico…

    Não concordo com a tese que o Muricy foi campeão jogando assim mesmo, jogando mal, sendo dominado. Não foi. Se foi assim no Palmeiras ano passado, isso explica o porque o Palmeiras sequer foi pra Libertadores.

    Não foi assim no Inter (campeão de fato em 2005) e nem no São Paulo. Jogar futebol pragmático, de resultado, é uma coisa. Jogar mal, ser dominado, não ter saída de bola, não ter posse de bola, não ter contra ataque eficiente, é outra completamente diferente.

    O fato de termos, mesmo jogando mal, conquistado 2 vitórias e 2 empates em 4 jogos depois da copa, leva alguns a estarem confundindo as coisas. Não estamos jogando futebol de resultado, estamos jogando mal e por sorte está dando bons resultados (8pg em 4j). Se continuarmos jogando assim vamos cair na tabela, não tenho a menor dúvida.

    O nosso futebol de antes da copa sim era bom, era de resultado, era eficiente, era pragmático ou como quiserem chamar. Aquele nível de atuação é que é o normal do Muricy.

  55. João Claudio Boltshauser

    comentou em 26/07/2010, às 18:06

    Concordo com o Marcelo sobre o FH.
    Nego ta de sacanagem, só pode ser.

  56. Diogo Rocha

    comentou em 26/07/2010, às 18:10

    Volta Redonda é a opção. Me afasto do Flu, mas prefiro ver o time bem. Gramado bom, estádio pequeno e a torcida pode conseguir dar uma relativa “enchida”.

    São Janu ou Engenhão vão ser vergonha, porque a torcida não vai.

    Diogo

  57. Dedé

    comentou em 26/07/2010, às 18:16

    Bolt, matou a pau na comparação.

  58. Marcelo Alvarenga

    comentou em 26/07/2010, às 18:18

    Pelo jeito eles atrapalharam a entrada da torcida pelo setor leste,pois no sul na frente da estação do trem não tinha problemas p/ entrar como diversos já relataram.Já diversos jogos lá,e é verade que nossa torcida não tem por hábito ir lá.
    é muito ruim ver o jogo de trás do gol pois não se tem quase visibilidade do outro lado,diferente do MAraca,só presta para ver das cadeiras que ficam no meio,tipo setor leste aonde se deu a confusão.
    Mas entre la´e volta redonda prefiro o Engenhão,óbvio por ser muito mais perto.

  59. Ricardo Braga

    comentou em 26/07/2010, às 18:18

    É bom deixar bem claro que o Engenhão pertence à Prefeitura do RJ e não ao Botafogo. Este clubeco administra o estádio sob regime de concessão, pagando um aluguel irrisório, mas tendo a contra-partida de fazer a manutenção do mesmo. Se a manutenção não é feita, e o estado lamentável do gramado é prova disso, está mais do que na hora da Prefeitura anular o contrato e tomar o estádio de volta.

  60. Antonio Berwanger

    comentou em 26/07/2010, às 18:28

    Por incrível que pareça, eu prefiro São Januário!

    Acho melhor localizado, o campo é maior, bem mais colado na arquibancada e faz mais pressão no adversário.

    O Engenhão só tem a seu favor o fato de ser novo e ter melhores instalações (vestiários, banheiros, etc).

    Agora, não vamos nos esquecer que temos ótimo aproveitamento jogando em Volta Redonda!! Fizemos uma ótima campanha lá em 2005.

  61. Dedé

    comentou em 26/07/2010, às 18:37

    Verdade Bolt, como se pudesse ser campeão com esse nível de atuação. O Fluminense joga hoje um futebol de time que luta pra não ser rebaixado, o que fatalmente acontecerpa caso nosso nível de atuação seja mantido.
    Agora, é melhor descobrir isso nas vitórias do que nas derrotas né? Mas pra isso precisa ser inteligente, saber analisar com calma os jogos independente dos resultados E o fato é que nossa melhor partida no pós copa, e nem foi tão boa assim, foi contra o Grêmio Prudente no Maraca sem os 3 zagueiros.

  62. Antonio Berwanger

    comentou em 26/07/2010, às 18:39

    Estatísticas:

    Estádio – Jogos – Vit – Emp – Der – Aproveitamento

    Raulino de Oliveira – 63 – 35 – 16 – 12 – 64,02%

    São Januário – 185 – 94 – 37 – 54 – 57,48%

    Maracanã – 1576 – 769 – 399 – 408 – 57,23%

    Engenhão – 10 – 3 – 5 – 2 – 46,67%

  63. Luiz Fabiano

    comentou em 26/07/2010, às 18:43

    Acho que essa escalação de 3 zagueiros é claramente com o propósito de reforçar a bola parada. Em tese funcionou contra o Cruzeiro e por pouco não nos deu a vitória ontem no final do jogo com a cabeçada na trave.
    Mas concordo com o Bolt. Isso não é futebol de resultado.
    Abrir mão de um volume de jogo, de um dominio ao adversário para se restringir a bola parada ou chutões aéreos, não dá.
    Que volte logo o esquema que torna o Flu superior a seus adversários. Os resultados virão naturalmente, sem essa angústia e sorte dos três últimos jogos.
    ST

  64. Thiago Reis

    comentou em 26/07/2010, às 18:49

    A arrogância e o orgulho humanos me surpreendem…

    Vamos aprender que nossas opiniões não são verdades eternas…

    Que o que é correto hoje pode não ser mais amanhã…

    Que o que é verdade em determinada situação pode ser inverdade em outra…

    Nunca fiz parte do grupo dos inimigos do FH, mas sempre reconheci seus defeitos.

    Ter a coragem de criticá-lo no jogo de ontem não pode ser sério.

    É teimosia, orgulho, arrogância… é SACANAGEM sim.

    Não sou fã do FH, longe disso.

    Mas o cara nos salvou nos últimos 3 jogos!!!!!!!

    Até cego vê isso… até o cego que não quer vê, acaba vendo… só não admite publicamente.

    É criatividade demais arrumar subterfúgios para justificar pseudo-falhas.

    Até o goleiro adversário admitiu que o FH foi o melhor em campo… fico deprimido vendo tricolores incapazes de admitir isso publicamente, pois tenho certeza que lá dentro todos sabem muito bem…

    Se não sabem… aí a coisa é bem pior do que eu pensava.

    Se vc (direciono para todos que estiverem lendo) realmente acha que o FH falhou ontem, se não consegue ver que ele foi o melhor em campo… faça um exercício de auto-conhecimento. Talvez vc descubra que precisa fazer análise. Ou então procure descobrir em que nível estão seus conhecimentos futebolísticos.

    PS: Isso não é questão de opinião… FH foi o melhor em campo ontem, é fato.

  65. Ricardo Ayres

    comentou em 26/07/2010, às 18:52

    em Volta Redonda não teremos torcida e sim platéia

    perdemos jogos facéis lá em 2005 (Coritiba/Atlético MG/Parana/São Caetano

    o melhor seria arrumar o estadio da Portuguesa na ilha

    no mais é preparar o elenco pra maratona que começa na 15@ rodada e vai até a 29@ rodada
    neste periodo só faremos uma viagem desgastante, Vitória no Barradão. para mim o campeonato vai ser decidido nesta maratona

  66. Dedé

    comentou em 26/07/2010, às 18:54

    Antônio, legal esse levantamento. Além de todos os problemas o Engenhão dá azar.

    Fred – de 96 jogos ficou 36 jogos fora. Galera o brasileirão tem 38 jogos. Fred já ficou de fora um brasileirão inteiro em 1 ano e meio de fluminense.
    Alguém sabe informar se ele já renovou? Se já, há alguma cláusula no contrato que proteja o flu caso essas lesões continuem?

  67. João Claudio Boltshauser

    comentou em 26/07/2010, às 18:55

    Dedé,
    o lado bom é esse: jogando mal fizemos 8 pontos em 4 jogos. Mas mal mesmo, sem rodeios. Jogamos mal. Em alguns momentos, MUITO mal.
    Tenho plena confiança que o Muricy, como bom técnico que é, está vendo isso e vai trabalhar para corrigir o que estiver errado.

  68. Bruno Leonardo

    comentou em 26/07/2010, às 18:55

    OFF Topic:

    Ficaria muito contente se a Flusócio fizesse um post pedindo esclarecimentos sobre a situação do Equi Gonzales no Fluminense. Por que ele é tão raramante utilizado, se está em boas condições físicas e atuou bem nas pouquíssimas vezes em que foi utilizado.

    É estranho ver o inútil Thiaguinho jogando e o Equi por vezes nem ser relacionado para o jogo.

  69. Dedé

    comentou em 26/07/2010, às 18:56

    Thiago Reis, espetacular.

  70. José Carlos F. da Costa

    comentou em 26/07/2010, às 18:57

    Vocês estão malucos em sugerirem Volta Redonda. Vez ou outra vá lá, pra fazer uma boa política com os tricolores de fora do Rio e até para conquistar torcida. Mas o lugar do Flu é no Rio. Moro em Petrópolis e cada vez que vou ver o Flu não gasto menos que R$70,00. Quem defende VR deve nadar em dinheiro. Não vou falar de São Januário porque deve fazer 20 anos que não vou lá.

    Posso dizer, no entanto, que pelo conheço da torcida do Flu o Engenhão está para os estádios como o FH está para os goleiros, ou seja, se não é o melhor também está longe de ser um desastre. Essa resistência tem nome: IMPLICÂNCIA, má característica humana na qual a torcida do Flu é PhD.

    A questão do gramado é circunstancial, e o poder público reassumir o estádio nesse período sem Maraca é uma boa ideia, mas inexeqüível. Reclamar de um estádio que tem trem e ônibus à vontade e metrô perto, estando colado à linha amarela é brincadeira. Rejeitá-lo pela acústica (!!!) beira o surreal. E as cadeiras nas arquibancadas são mais confortáveis que as do Maraca.

    A propósito, eu estive lá ontem. Cheguei às 14h40 e entrei pela ala sul, onde já foi dito que não houve problema. Mas quem se dispõe a chegar em cima da hora tem que assumir o ônus de eventuais atrasos prejudicarem o programa.

    Pra encerrar, os sempre ponderados e interessantes comentários dos colegas Fernando Mundy e Nerval, que eu sempre leio – leio na verdade de todos, sem exceção – serão lidos com muito mais prazer e facilidade de entendimento se os colegas passarem a usar parágrafos. Isso dá um tempinho pra gente dar uma respirada… Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  71. Bruno Leonardo

    comentou em 26/07/2010, às 18:59

    Thiago Reis, assino embaixo o que você escreveu.

    Também estou longe de ser fã do FH, e acho que nem eu nem você estamos pedindo pra que as pessoas se tornem admiradores dele, mas apenas que reconheçam que ele atuou bem quando de fato atuou bem.

    Da mesma forma que sempre espero a cada 10 jogos que o Fred apresente uma nova lesão ou crise estomacal, também fico no aguardo (não na torcida) de um novo frango do FH. Mas enquanto o frango não acontece e ele atua bem, eu reconheço por dever de honestidade.

  72. João Claudio Boltshauser

    comentou em 26/07/2010, às 19:02

    Amigo Antonio Berwanger, discordo de você sobre 2005.
    Aquele time era fortíssimo fora de casa (ganhou do Corithians e do Goiás, e empatou com o Inter, os 3 primeiros daquele campeonato), mas dentro, sem Maracanã, teve um desempenho muito aquém do que devia. Espero que a mesma história não se repita agora.

    Volta Redonda nos matou naquele ano. Me lembro de vários jogos que perdemos pontos irrecuperáveis:

    Flu 2 x 4 Coritiba (Coritiba foi rebaixado)
    Flu 0 x 1 Paraná
    Flu 0 x 1 São Caetano (São Caetano com 1 a menos o segundo tempo inteiro)
    Flu 1 x 1 Brasiliense (Brasiliense foi rebaixado)
    Flu 0 x 2 Atlético-MG (Atlético foi rebaixado)

    Sem falar no jogo Flu 0 x 2 Corinthians, jogo de 6 pontos na disputa desse título. Mas nesse nem culpo o estádio. O Fluminense tava quebrado. O safado do Heber Roberto Lopes deu cartão pra todos os pendurados no jogo anterior, contra o Inter no Beira Rio.

  73. Carlos Rodrigues

    comentou em 26/07/2010, às 19:06

    Caros,

    Acho uma frescura danada dizer que é longe… É longe pra quem ? Pra quem vem da Zona Sul ou do Centro ? E pro tricolor que mora no Meier?

    O Engenhão tem uma coisa muito interessante que é a ligação direta com uma estação de trens suburbanos. Se no futuro fizerem o óbvio, que é transformar as linhas de trens subsurbanos em Metros de superfície, será um estádio distante para mim ( moro em Larajeiras ) mas com fácil acesso pelo Metro. Reconheço que ir de carro é realmente uma roubada. Estive lá na inauguração, quando ainda disputávamos a concessão do estádio, e lamento muito que não o tenhamos ganho. Falar só mal agora é o mesmo que dizer que as uvas estão verdes…

    Ainda acho que precisamos de um estádio moderno deste porte ( 40 mil ) exclusivo do clube.

    SDs Tricolores

  74. Matheus

    comentou em 26/07/2010, às 19:16

    Não é possível que haja alguma outra possibilidade melhor. Perdemos em 2005 pq o time viajava por 3 horas sempre que jogava em casa. Ou seja, não jogava em casa.

    VOLTA REDONDA NÃO!!!

  75. João Claudio Boltshauser

    comentou em 26/07/2010, às 19:19

    José Carlos,
    como você foi na ala sul, creio que não faça a menor idéia da dimensão do que houve.
    Você viu que tem relato no blog de um tricolor que entrou na fila as 17:40, com ingresso já comprado, 50 minutos antes do jogo, e entrou no estádio as 18:50?

    UMA HORA E DEZ MINUTOS NA FILA PARA ENTRAR NO ESTÁDIO?

    Te parece razoável isso? Te parece um caso de um torcedor que chegou em cima da hora e por isso tem que assumir algum ônus?

    Pelo amor de deus. Acho incrivelmente egoísta a postura: eu não tive problemas, logo não houve problemas.

    E olha que estamos falando de um jogo de 19 mil pagantes em um estádio onde cabem 45. Imagina se tivesse o dobro de gente lá.

  76. Hugo Araujo

    comentou em 26/07/2010, às 19:31

    Estou com o Rodrigo Storino sobre São Januário. É melhor que o Engenhão.

    E outra coisa: o Fluminense será cliente do Botafogo em breve e sua torcida é tratada dessa forma? É como se você fosse mau tratado por um cara que quer te alugar um apartamento. É mais ou menos por aí. Ontem a torcida do Flu foi humilhada naquela merda de estádio… Uma pouca vergonha!!!

    EU acho que o Fluminense deveria pensar quem oferece as melhores condições e levar em consideração os maus tratos dados pelo Botafogo também. Pesar tudo isso e ver o que vale mais a pena (financeiramente, esportivamente, etc).

    EU, HOJE, ficaria com São Januário. Por tudo. Incluindo aí a palhaçada de ontem…

  77. Hugo Araujo

    comentou em 26/07/2010, às 19:32

    Ah!!! Ia já ia me esquecendo: mais uma vez o blog da Flusócio fez o papel da diretoria do Fluminense.

    A torcida do Flu é humilhada e nossa diretoria não faz absolutamente nada.

  78. Alcides

    comentou em 26/07/2010, às 19:36

    O Enchenão é uma MERDA. Fila pra entrar, fila pra mijar, fila pra comprar um lanche, um campo horroroso e gandulas apoiando o seu time, às vezes com 2 bolas em campo. Encher os bolsos dos bostinhas, nem pensar. Temos que procurar alternativas financeiramente MAIS RENTÁVEIS.

  79. Marcelo Alvarenga

    comentou em 26/07/2010, às 19:53

    O que acho legal aqui é que quando alguém discorda de algo em qualquer assunto sempre tem alguém que sabe mais,que é melhor ou dono da verdade.Num post passado,que não me lembro o assunto teve até alguém que radicalizou dizendo que algumas pessoas nem faziam falta para torcida,que nem mereciam serem tricolores.
    NEstas horas a tão propagada fidalguia fica de fora,oque sendo sincero pra mim não é relevante,mas se tudo fosse assim todo treinador seria só Felipão,ou só Muricy ou qualquer outro mas todos pensariam iguais,não haveria diferenças.
    é engano meu ou graça do futebol também esta nas discordâncias??Senão o MUricy esta hora pode estar falando que quem acha que ontem ele deveria ter começado no 4-4-2 não entende nada de futebol,é maluco,e duvido que ele pense assim.
    Se todos concordassem com as verdades absolutas com certeza nem a FLusócio existiria.
    Abraços e sds tricolores,
    Marcelo

  80. Evandro Bastos Jr.

    comentou em 26/07/2010, às 19:57

    Horrível. Prefiro São Janú.
    Só consegui entrar 19:05, quando as bilheterias foram praticamentes abertas. O meu ingresso por exemplo, dei na mão de um funcionário do bosta. Não passou em catraca alguma.
    Naquela hora qualquer papel parecido valeria.
    Xô Engenhão.

  81. Deise Fayer

    comentou em 26/07/2010, às 20:12

    Concordo com quem disse que prefere o Engenhão ao São Januário. O Engenhão tem os seus problemas (o gramado é o pior), mas na minha opinião, sem o Maracanã, (que é unanimidade) é o que temos para o momento.

    Como eu já disse várias vezes aqui, as arquibancadas superiores são uma M$%#@! porque você não pode ficar em pé e são desconfortáveis. As alas Norte e Sul são espaçosas, mas ficam distantes do campo. Então sobram as alas Leste e Oeste inferiores. O estacionamento é amplo (maior que o do Maracanã), mas o escoamento é ruim.

    Esperei 15 min para sair e até que fluiu bem. Eu estava no meio (no camarote ala Leste) e há um sério problema de acústica. Os cantos atravessavam.

    No resto, o acesso não é tão ruim. Há um trafegozinho no entorno, mas rodou bem.

  82. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 26/07/2010, às 20:15

    O Engenhão teria tudo para ser a melhor opção, mas ver lances em que os jogadores levantavam areia durante as jogadas, me faz pensar se estávamos com os jogadores certos em campo ou se deveríamos ter inscrito jogadores de futebol de praia.

    Nesse caso, São Januário tem um gramado bem melhor, além de servir como caldeirão em jogos que precisarmos de fazer pressão no adversário e nos de preto.

    Acho impossível que o Bostafogo dê um jeito no Engenhão para que ele possa servir como campo de futebol.

  83. Felipe Ferreira

    comentou em 26/07/2010, às 20:20

    Eu achava que a nossa torcida era diferenciada, mas nao acho mais. Nunca gostei do FH, mas quem fica criticando ele depois de ter garantido o empate no jogo de ontem e as duas vitórias contra Santos e Cruzeiro ou não viu o jogo, ou a implicancia com o cara e tão grande que não consegue reconhecer que nestes jogos ele vem fechando o gol.
    E a questão do estádio, sinceramente é bem feito passarmos por essa situação. Quem tem estádio próprio não precisa ficar submetido as necessidades do Estado( proprietário do estádio que jogamos) e seus eventos( Pan,Coda do Mundo, 2016, etc). Enquanto o Flu viver mendigando no Maracanã, vai ser sempre assim.

  84. Diego Moreira

    comentou em 26/07/2010, às 20:22

    Como já havia comentado no post anterior,
    acho que ao menos no restante da temporada o mais
    correto seria utilizar São Januario, ja que o Engenhao
    é administrado porcamente pelo “Botinha” e seria
    dividido entre Botafogo, Flamengo e Duque de Caxias, ISSO MSM DUQUE DE CAXIAS. Se o estado do gramado esta
    ruim, imagina 4 times jogando lá por 4-5 meses, ou seja,
    de 2 a 3 jogos por semana.

    1/2OFF: Vendo a reforma de nossa sede, tem uma etapa
    relacionada ao estádio.(ver abaixo)

    Restauração e readequação da arquibancada:

    - Cobertura em desacordo com o projeto inicial.

    - Pontos de infiltração – colocação de telhas de barro conforme o original.

    - Recuperação das estruturas.

    - Nova iluminação e instalações elétricas.”

    Será que estaria apta a receber jogos do Estadual
    ao menos? As poucas vezes que fui la (ano de 2003)
    achei muito bom (apesar da já precaria estrutura), você respira a essencia tricolor!

  85. Ricardo Ayres

    comentou em 26/07/2010, às 20:30

    José Carlos F. da Costa
    também sou de Petropolis, de qual bairro vc é?
    eu moro entre Araras e Itaipava

  86. Marcelo

    comentou em 26/07/2010, às 21:15

    Na boa não entendo essa implicância com a porra do joão havelange, fico pasmo de ler comentários em defesa do alçapão do asco, vou reforçar, é um dos piores estádios que já estive presente, tirando o gramado, a localização não poderia ser pior é um perto longe, uma cloaca, o lugar é sinistro ruim de estacionar facinho de ser roubado ou coisas piores (segundo o ISEP, é uma das regiões mais violentas da cidade!!!). Alguém falou de acústica! porra leva uma vuvuzela ou grita mais alto NEEEENSE! conforto, quer conforto fica em casa ppv + TV LED 42′. Se tivéssemos tido bons resultados no JH, duvido muito que alguém iria dizer que não seria bom jogar lá. Claro que o gramado tá uma merda, mas isso se resolve na base do protesto e da organização, até mesmo junto aos outros clubes do Rio que precisam jogar ali, do jeito que tá não dá. A questão do estacionamento, digo e repito (além do estacionamento do estádio) deixem a porra do carro no Extra,no Wal Mart ou no Norteshoping, é muito perto de onibus, taxi ou até mesmo a pé. E por fim li aqui Volta Redonda, sinceramente isso é bizarro, esquizofrenia pura. Tendo um estádio novo (com problemas sim!) é defender isso, fala sério!. Vamos nos acostumar é isso aí durante muitos anos, o que tem que ser feito é melhorar os dois problemas principais, gramado e acesso de torcida, que até mesmo para os bostinha é ruim, é só perguntar a eles.

  87. Aleksandro Lima

    comentou em 26/07/2010, às 21:17

    Concordo que o gramado está horrivel… Alias parece o deserto do Atakama.

    Agora quanto a jogar em Volta Redonda uma vez ou outra tranquilo… Jogar em SJ nunca aquilo é horrivel, dentro da favela, lá eu nunca levei meu muleke de 8 anos pq eu não sou louco de arriscar. Agora no engenhão ontem levei o de 8 anos e o de 3 anos. Entrei junto com a Young – Nucleo de SG as 18:18hs. Sai junto com a Força Flu e a Young. Quer dizer aproveitei a escolta da policia até o carro, quer melhor. Hahaha.

  88. ricardo bonain

    comentou em 26/07/2010, às 23:34

    GRAMADO PÉSSIMO FALTA DE RESPEITO COM O TORCEDOR OUTRA COISA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FAZIA 12 ANOS QUE O NADA PODE SER MENOR COLOCAVA UM JOGADOR NA SELEÇÃO

  89. José Carlos F. da Costa

    comentou em 26/07/2010, às 23:52

    Colega Ricardo Ayres, moro no centro de Petrópolis e trabalho no Rio, sou professor do IFRJ, antigo Cefet-Química, praticamente vizinho do Maraca. Por isso muitas vezes já estou no Rio e aproveito para ver os jogos do Flu. Fora do período de aulas, como agora, vou aos jogos nas excursões organizadas pelo pessoal da Só Tricolor. Será um prazer conhecê-lo e conversarmos pessoalmente sobre o nosso Fluzão.

    Colega Bolt, não disse que não houve problemas fora de onde estava, não isentei o Botafogo de culpa por incidentes desagradáveis, não duvidei que possa ter havido ma-fé deles para conosco nem neguei que há coisas a serem melhoradas (quem sabe pelo poder público, mas acho difícil – nossa gritaria aqui é muito mais eficaz). Meu texto defende o Engenhão em relação aos outros. Ponto. E corrigindo, cheguei às 16h40 e não às 14h40. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  90. ricardo bonain

    comentou em 26/07/2010, às 23:54

    O FLUMINENSE DEVIA COMPRAR O ESTÁDIO LUSO BRASILEIRO, E FAZER ALGUMAS OBRAS PARA A CAPACIDADE AUMENTAR DE 12 MIL PARA 15 MIL TORCEDORES, AINDA TEM DOIS CAMPOS DE TREINOS PERTO DO ESTÁDIO PARA NÃO DESGASTAR O GRAMADO DO ESTÁDIO, QUE TAL? AMIGOS JÁ QUE A ARENA ESTÁ MUITO DESTANTE DA NOSSA REALIDADE ACHO A ARENA APENAS UM SONHO MUITO DISTANTE O LUSO BRASILEIRO É UM ESTÁDIO MUITO BONITO E OS JOGOS MAIORES NO MARACANÃ PARA NÃO DEIXAR PARA OS FAVELADOS O NOSSO MARACA.

  91. Thiago Francisco

    comentou em 27/07/2010, às 0:12

    Fatos de ontem:

    - Dezenas de cambistas vendendo ingressos que jah haviam sido passados nas catracas, tudo isso entre os policiais que não faziam nada, bem como, os agentes do estádio, que estavam uniformizados com um colete amarelo com a frase “posso ajudar?”.

    - Como os ingressos do setor leste esgotaram, o setor sul ficou com duas filas enormes de aproximadamente 1h para entrar.

    - Vários tricolores conseguiram entrar somente quando os policiais e agentes do estádio resolveram liberar a catraca, pois com a qtdd disponível das mesmas a fila não terminaria antes do intervalo do jogo.

    - Havia vários assaltantes ao redor do estádio, principalmente na hora da saída.

    Não voltarei lá nunca mais! Torço de coração para que o Flu não mande jogo naquele estádio, pois considero o local perigoso (a noite então é brincadeira)e sem estrutura para jogos com grandes públicos!

    O estádio poderia trocar de nome, de João Havelange para Biru-biru!

  92. ricardo bonain

    comentou em 27/07/2010, às 1:38

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk faz 12 anos que o botafogo não colocava um jogador na seleção brasileira nada pode ser menor….

  93. Fabio Félix

    comentou em 27/07/2010, às 3:20

    Olha,sei que muita coisa precisa melhorar no Engenhão, mas com o fechamento do Maraca, ainda acho que é a melhor opção para o Flu. Vou elencar porque:

    1- Tem capacidade de público maior que São Januário. Será importante, pois se continuarmos bem na tabela, a tendência é a torcida se esforçar e comparecer em bom número. Principalmente com a chegada do Deco.

    2- O local é ruim,com ruas apertadas e um clima meio estranho( acho São Januário pior).Porém, não acho o acesso ruim não! Tem linha de trêm na porta, vários ônibus, um grande estacionamento no estádio e 3 grandes próximos(Extra,Wall Mart e Norte Shopping). Pra chegar é melhor que São Januário.

    3- Temos que pensar em acostumar com esse estádio, pois se jogarmos a Libertadores 2011, será o único com condições de abrigar os jogos das fases finais.

    4- A tabela do Fluminense no Brasileirão foi feita pra que o Flu revesasse o Engenhão com o Botafogo. Se vcs repararem bem, quando jogamos no Rio, eles jogam fora. Quando os dois jogam no Rio, um joga quarta e o outro joga quinta. Comparando as tabelas de Flu e Vasco,sempre jogam no Rio no mesmo dia.

    Enfim, acho que pelo motivos apresentados, temos mesmo que optar pelo Engenhão. Mas não podemos deixar de cobrar da diretoria uma atuação mais firme quanto ao Botafogo, para impedir que esses maus tratos deles se tornem frequentes.

    Outra boa providência é cobrar a redução dos preços das arquibancadas Leste e Oeste. Torcer da Sul e da Norte(mais baratas) é osso. O canto não ecoa de jeito nenhum e elas ficam muito longe do campo.

  94. Carlos Henrique

    comentou em 27/07/2010, às 9:55

    O Marcelo está sendo perfeito nos comentários dele. Verdade que as ruas no entorno do Engenhão são estreitas, mas em São Januário também são. Não vi aqui ninguém fazer esta crítica ao Estádio do Vasco. Para quem mora na Zona Sul é só pegar o Metrô até a Central e lá embarcar num trem parador com ar condicionado e descer na porta do Engenhão. Os trens ultimamente andam mais vazios que o metrô.
    Fico surpreso com estas opiniões preconceituosas com a localização do Engenhão. Saibam que o Grande Méier( Méier, Engenho de Dentro, Todos os Santos, Cachambi) abriga um grande contigente de torcedores tricolores. Torcedores que vão ao Maracanã e a São Januário sem problemas. E que vão ao Engenhão também. Parece que a mídia que tem vantagens no Maracanã e não as mesmas vantagens no Engenhão, está conseguindo poluir a cabeça dos nossos torcedores. O Engenhão é mais seguro que São Januário e Maracanã. Os trens são mais seguros que os ônibus. O problema com o Engenhão é administrativo. Se o Botafogo não mudar esta postura os problemas continuarão, independentemente da localização do Estádio. Vamos parar com esta onda de preconceito com os bairros do subúrbio. O Engenhão fica vazio nos jogos do Botafogo por que os torcedores deles se negam a ir Engenho de Dentro. Vamos parar com essa frescura. Quem é tricolor de verdade vai ao estádio onde o Flu for jogar. Se o Engenhão não serve então fica em casa assistindo aos babacas do PFC falando mal do FLUZÃO.

    Mandou bem Marcelo.

    STs