Tricolor em toda Terra

Segunda-feira,16 de agosto, um dia após a nossa vitória por 3 a 0 contra o Internacional, o grande tricolor Rafael Santo, sócio do clube, entrou em contato com um dos editores do Blog da Flusócio e sugeriu uma pauta especial. Um dia antes, ele estava em pé na arquibancada, como costuma ficar sempre, assistindo a mais um show tricolor, quando de repente passou um índio em sua frente. Era realmente um torcedor do Fluminense com os traços totalmente indígenas. Por onde ele passava, toda torcida olhava. Rafael achou tudo muito interessante e resolveu puxar um papo. Queria saber de onde ele era e como tinha virado tricolor. Ele comentou que era um índio xavante do Mato Grosso e sempre foi tricolor fanático. Não foi possível conversar muito naquele momento, pois o jogo estava rolando, mas Rafael fez questão de tirar uma foto, que estampa este post, e pediu todos os contatos dele. Nossa equipe ficou interessadíssima pela história, lógico, pois apesar de nem sempre as pesquisas confirmarem, sabemos muito bem a penetração que a torcida do Fluminense tem em todo o país, em todas as religiões, em todas as tribos. E para nosso imenso prazer, conseguimos conversar com o índio tricolor, primeiro por e-mail, depois por telefone. Após contatos extremamente agradáveis, ele autorizou a publicação de sua imagem e de sua história em nosso blog. Com a palavra, o guerreiro Osmar Tserewaihi Tsiróbó:

“Sou da tribo xavante de Mato Grosso, do município Barra do Garças. Eu sempre gostei do Fluminense. Torço muito na aldeia quando passa jogos do Flu. Fico feliz nas vitórias, e sofro muito nas derrotas. Tem outros tricolores na aldeia. Há uma família próxima, a do Inácio, meu primo. Ele também é fanático. Muitos xavantes são rubro-negros por causa das cores preto e vermelho, que simbolizam urucum e carvão, mas eu nunca gostei do Flamengo. Para a minha alegria, há cada vez mais tricolores na aldeia. Fico muito feliz quando vejo alguns usando camiseta do Fluminense. Torcer em um local tão distante é muito difícil. Meu maior prazer é ver o Flu jogar. Estou agora no Rio de Janeiro, onde vou passar um ano e meio, e não perco um jogo. Quando tem partidas no Maracanã, sempre vou assistir e guardo todos os ingressos. A torcida tricolor é linda, educada, respeitosa… É a torcida mais bonita que existe no Brasil e no mundo! Por isso, tenho orgulho de ser tricolor. O Fluminense é minha paixão, minha vida, sempre estará no meu coração. Vou ser tricolor até o meu último suspiro. Tudo que tenho é do Flu. Carteira, chaveiros, pulseira, colar, luminária, bandeira, toalha, camisetas… E agora estou querendo me associar ao clube. Só falta isso. Domingo estarei no Maracanã de novo. Vamos torcer muito! Vamos apoiar o nosso time! Me sinto muito bem quando vejo jogo do Flu. Um abraço aos irmãos tricolores.”

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Thales Arcoverde Treiger

    comentou em 24/08/2010, às 8:30

    Afinal, para imprensa, somos apenas uma torcida regional mesmo…

    Pobres coitados.

    Saudações.

  2. Luiz Fernando Carnot Ribeiro de Almeida

    comentou em 24/08/2010, às 8:32

    E de repente… tem tudo a ver.

    Não sei a opinião de vocês mas poucas coisas são mais tribais que a paixão por um clube de futebol. Tribal no sentido mais puro e generoso da palavra.

    O Fluminense é a Tribo que escolhi como minha desde muito pequeno. De Fluminense eu me vestia (e me visto) para ostentar orgulho e para ir para a “guerra”.

    No fundo somos todos guerreiros da nação Fluminense. Essa nação maravilhosa que atravessa fronteiras de estados e de paises e que junta faz a melhor e mais bonita torcida do Brasil.

    Até dança da chuva fazemos na arquibancada. :-)

    Excelente matéria. Parabens ao Osmar Tserewaihi Tsiróbó por ser mais um guerreiro da nossa tribo.

    []s e ST!

  3. Jefferson Dutra

    comentou em 24/08/2010, às 8:38

    E depois ainda vem um tal de IBOPE para nos colocar abaixo de Inter, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Botafogo… e Sport!

    Já afirmei aqui uma vez que até “aceito” ser “menor” que o botafogo. Mas ser menor que times gaúchos, mineiros e o Sport só pode ser sacanagem!

    ST!

  4. Fábio Ribeiro

    comentou em 24/08/2010, às 8:54

    Infelizmente não temos uma diretoria que tenha peito para protestar e contestar toda vez que essas “pesquisas” são divulgadas.

    Ter menos torcida que o Bangu da Zona Sul e times de fora do eixo Rio-SP, só na cabeça do Montenegro mesmo…

  5. Carlos Tricolor

    comentou em 24/08/2010, às 9:21

    Jefferson Dutra,

    O botafogo é insignificante e sua torcida cabe numa Kombi.

  6. Ferjun

    comentou em 24/08/2010, às 9:32

    Sensacional!!!!!!

  7. Carlos Tricolor

    comentou em 24/08/2010, às 9:35

    Este post reflete a necessidade da próxima administração ter um planejamento sério e profissional para o marketing tricolor, que envolva as atividades negociais, esportivas, sociais, culturais, patrimoniais, administrativas e financeiras.

    O departamento de marketing tem que conhecer os pontos fortes e fracos de nossa marca, oportunidades e ameaças que o Fluminense tem em relação ao mercado consumidor.

    Com isto é possível ter medidas de mensuração, para poder estabelecer os objetivos, metas, políticas e projetos.

  8. Cleber Mello

    comentou em 24/08/2010, às 9:51

    É a torcida Flu-Guerreiro!!!!

    Como ele disse, até entre os Xavantes o Flu tem a torcida que mais cresce!

    Vamos retomar nosso posto que está com bacalhau até a metade desta década… (nem que tenhamos que catequizar os caciques ou convertermos os pajés).

    Parabéns Osmar!

  9. Ives Levy

    comentou em 24/08/2010, às 10:04

    Quando digo que a matéria de “Tricolor em toda Terra” foi mais um banho de sensibilidade, além do que me tocou profundamente.
    Cheguei ao Brasil com 6 anos de idade junto com a minha família que emigrara de muito longe.
    No ano seguinte fui assistir a um Fla x Flu.
    Éramos uns cinco, não me lembro bem, e todos os presentes vibravam com a vitória do Fla.
    Eu não conseguia entender a euforia, uma vez que não havia um único tricolor entre eles.
    Resolvi instintivamente dar um corpo àquela manifestação pouco civilizada.
    Segundos depois, acabara de nascer mais um tricolorzinho na família.

    Quando li a postagem sobre o guerreiro Osmar, o momento em que escolhi ser tricolor ressurgiu.
    Na pele de um emigrante, que mal falava português e criancinha ainda, a matéria “cavada” pelo Rafael é digna de um sincero aplauso.

    Sejam bem vindos tricolores!

  10. Ricardo Montanha

    comentou em 24/08/2010, às 10:05

    ja presenciei isto….uma vez fui junto com youngflu(frajola, leo, etc…) assistir o jogo do flu contra o goias em goiania no ano 2000…observamos varios indios(uns 30) com camisa, bandeiras, etc…do flu. eram de várias partes do interior de goiás, nunca até então achava que teriamos torcedor indiginas torcendo pelo flu. vou tentar achar as fotos e enviar a flusocio.

  11. fluchavo

    comentou em 24/08/2010, às 10:06

    off: impressionante o marketing pessoal desse lateral Julio Cesar. Sempre é notícia no site da globo, vai para programas esportivos etc. Não sei quem é o seu empresário. Só sei de uma coisa: O Carlinhos é muito melhor que ele. O JC tá forçando a barra para ser titular e o Muricy já o confirmou para quarta. Ontem no bate-bola da ESPN o PVC foi claro ao afirmar que o Carlinhos é melhor que o JC. Não é possível que Muricy vá se enganar por um gol no clássico, pois o jogador é burocrático e pouco apóia.

    Saudações

  12. ricardo bonain

    comentou em 24/08/2010, às 10:11

    o departamento de marketing se é que realmente existe, deveria mandar várias camisas do fluminense para essa aldeia e facilitar tudo para esse indio que está no rio, como por exemplo incentivar a sua entrada como novo socio do fluminense presentiando logo de cara uma bandeira e uma camisa e levar ele para conhecer a sede do flu e o ct de xerém seria um dia inesquecivel para ele.

  13. Luciano Vereda Oliveira

    comentou em 24/08/2010, às 10:15

    Mais uma vez o blog da Flusócio se firma como o melhor veículo sobre Fluminense não só da Internet, mas também da mídia em geral. Excelente matéria. Meus parabéns.

    ST

    Luciano Vereda

  14. BARAO

    comentou em 24/08/2010, às 10:20

    Torcida nao se mede em quantidade, se mede em Paixao.
    Cada tricolor apaixonado se quivale por 20 torcedores
    de outros times.

    This is Fluminense Esparta !

  15. Thiago Costa

    comentou em 24/08/2010, às 10:20

    Relato emocionante. Matéria espetacular. Chorei ao ler o texto.

  16. Lauro Aires

    comentou em 24/08/2010, às 10:28

    Time de guerreiros dá nisso!!!

    Show! :)

  17. Estephan

    comentou em 24/08/2010, às 10:29

    Amanhã vamos ver a diferença do Murici pra outros técnicos.

    Ele tem a missão de substituir o Diguinho no time e tem como opções: Deco, Belletti, Valencia e Fernando Bob. Esse ultimo (a escolha correta, da posição) é o menos provável, porém é o correto.

  18. erica conceição da silva

    comentou em 24/08/2010, às 10:32

    Serio .isso é muito emocionante para mim que sou tricolor doente. Morro vivo resppiro pelo Flu e me orgulha saber que em cada cantinho desse brasil imenso existe um tricolor espalhando essa cumplicidade e amor ao clube.
    Só falta agora essa diretoria ou a proxima que vier se dar conta disso e promover mais a imagem do Flu seja aqui no Brasil e talvez ate internacionalmente para que a torcida possa cada vez mais estar perto incentivando e apoiando o nosso time de guerreiros!!

  19. João Claudio Boltshauser

    comentou em 24/08/2010, às 10:34

    Muito maneiro!!!

  20. Guilherme

    comentou em 24/08/2010, às 10:37

    Parabéns, Osmar Tserewaihi Tsiróbó!

    Flusócio, como os últimos posts tratam da nossa torcida, deixo aqui uma sugestão: a volta da Legião Tricolor para as cadeiras amarelas do Maracanã.

    Torcidas organizadas como a Young Flu estão ultrapassadas – atenção, é opinião minha e respeito quem pensa de forma diferente.

    No último domingo, quando o time fez o segundo gol e mais precisava da força da torcida, parte da arquibancada gritava (timidamente, é claro!) “Young Flu, p****!”.

    Lamentável…

    Isso sem falar nos “gritos” feitos para Shik e Deco: eles mereciam músicas melhores!

    Quem não se lembra das festas promovidas pela Legião nos anos anteriores, quando localizada de forma independente nas cadeiras amarelas.

    Fica aqui minha sugestão.

    Saudações.

  21. Ives Levy

    comentou em 24/08/2010, às 10:42

    Amanhã o Fernando Bob pode ser suspenso por mais de um jogo e ficaria impossibilitado de jogar contra o Goiás.
    O julgamento entra em pauta em torno das 18:00 e o jogo é às 19:30.

    Sds tricolores!

  22. Pedrão

    comentou em 24/08/2010, às 10:59

    Ótima matéria com o Tsirobó , grande tricolor . Há muito tempo a colônia japonesa aqui no Rio habita em sua maioria no bairro de Laranjeiras . Talvez pela proximidade do antigo consulado que ficava lá antes de ir para a praia do flamengo . Taí uma pequena idéia para pesquisa .

  23. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 24/08/2010, às 11:03

    Bem, já que alguém voltou ao assunto, volto também:

    Uma lástima a saída da Legião das amarelas. Virou Young Flu. Pior. Nos dois últimos jogos houve mais apologia à torcida que ao Clube.

    Afinal vamos ali torcer pela torcida ou pelo Fluminense?

    Sabe o que acontece? Cerca de metade dos presentes se calam nessa hora e aí, em jogo contra o Vascocô, por exemplo, eles sufocaram nosso canto nesse momento. Bastava estar no Maraca para ver e ouvir.

    Um movimento que eu ouvia elogios até de torcedores rivais, pelo seu cunho pacífico e de torcida pura e simples, se não morreu está agonizando em vias de morrer.

  24. ricardo bonain

    comentou em 24/08/2010, às 11:07

    todo mundo sabe que essas pesquisas são manipuladas por montenegro e flapress, o grêmio, inter,atlético mg, cruzeiro,santos,bahia são times que só tem torcedores no seu estado, a do fluminense é espalhada em todo país em todo canto do brasil tem tricolor, no nordeste tem muito torcedores do fluminense é raro ver uma pessoa com a camisa dos times citados, viajo muito e sempre presto atenção nessas coisas, é comum ver pessoas com as camisas de flamengo, são paulo, fluminense e as vezes a do corinthians, é muito raro ver uma pessoa com a camisa do botafogo essas pesquisas são ridiculas, elas nunca mostra a real verdade, e manipuladas por ex dirigentes do botafogo que ao ver seu time como o menor dos grandes do rio, se apavora e faz de tudo para colocar seu timinho no lugar que não é o dele, a única coisa que eles estão fazendo mais que o fluminense é no marketing, já que a revista oficial do botafogo está a venda em todo territorio nacional, a do flu nunca vi em outro estado, só vejo revista do clube no rio e nem isso vejo mais o marketing do fluminense não existe.

  25. FLÁVIO FERNANDES

    comentou em 24/08/2010, às 11:11

    Parabéns pela matéria!!!

    Guilherme (10:37) concordo com cada palavra sua, acredito que cada organizada tem a sua parcela de comprometimento com o Fluminense, mais a legião na amarela e não se entitulando como organizada, modificou uma situação que a tempos se arrastava, que era o desinteresse de parte da torcida em ir para o estádio para trabalhar(torcer), acomodados em suas cadeiras, achando que a contribuição de estar presente no estádio e pagando pelo ingresso era o bastante.

    Quem mais movimenta movimenta a torcida são os jovens tricolores( me lembro qdo tinha meus 15 anos), que atualmente mais antenados, são criativos e colaboradores em potencial para as festas e para o surgimento de novas musicas.

    Desta forma fico com receio de que continuando a legião nas cadeiras verdes, estes jovens tricolores sofram com a influencia das torcidas organizadas que se estaguinaram no tempo e ficaram assim por qse duas decadas.

    Saudações.

  26. Antonio

    comentou em 24/08/2010, às 11:12

    Emocionante!

    Obrigado, guerreiro tricolor Osmar Tserewaihi Tsiróbó.

    Parabéns, Flusócio.

    Saudações Tricolores.

  27. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 24/08/2010, às 11:16

    Para mim o substituto, para todo o sempre do Diguinho, principalmente depois daquele pezinho de moça na dividida com o CA domingo, é o Valencia.

  28. Claudio

    comentou em 24/08/2010, às 11:16

    É gratificatente ouvir as palavras sábias dos índios. Perfeitas, bem colocadas e que expressam com simplicidade o sentimento mais puro, que vem do fundo da alma.

    Parabéns pela reportagem e, principalmente, para o Osmar e todos da Tribo dos Xavantes.
    ST.

  29. Estephan

    comentou em 24/08/2010, às 11:18

    Um off importante:

    O SP está se desfazendo do time todo, buscando fazer uma reformulação grande lá. Deveríamos abrir o olho e tentar trazer alguns desses caras já pro ano que vem.

    Hernanes ja foi, Jorge Wagner ta indo pro Bahia, Dagoberto vai sair, Miranda não quer ficar mais por lá e tem outros casos, pois a diretoria já sinalizou que se encheu da galera que ta por lá. Devíamos partir pra cima de alguns desses jogadores, alguns são muito bons e o Murici os conhece melhor que ninguém…

  30. Márcia Justo /Fortaleza-Ce

    comentou em 24/08/2010, às 11:26

    Parabéns pelo post Flusócio!

    Nunca confiei nessas informações da imprensa, olha aí o exemplo desse guerreiro tricolor, a paixão pelo Flu não tem fronteiras, não tem distância ou raça.É bonito demais tudo isso!
    Cadê o nosso marketing?
    Sds.

  31. Alexandre de Juiz de Fora-MG

    comentou em 24/08/2010, às 11:31

    Vamos de 4-4-2 contra o Goiás, agora sim vamos decolar de vez. A escalação do Flu no treino de hoje de manhã é muito boa.

    Saudações

  32. Eudes Jr – Fortaleza\Ce

    comentou em 24/08/2010, às 11:38

    Muito legal,so queria saber como ele virou tricolor,algo que o relato não cita.

  33. Filipe – Estácio – RJ

    comentou em 24/08/2010, às 11:47

    Valeu Irmão !

    Figuras como você enchem de orgulho a mais bonita torcida do mundo !

    Saudações Tricolores !

  34. Milton Barros

    comentou em 24/08/2010, às 11:54

    Concordo com o Guilherme, senti falta da força da Legião no domingo – fomos engolidos pelo grito da torcida do vasquinho.

    E torço para que na gestão Peter o Flu descubra o significado da palavra MARKETING, coisa que o Bostafogo vem fazendo muito bem, por sinal.

  35. Cleber Mello

    comentou em 24/08/2010, às 11:58

    E o R.T. hein???? Jogou a toalha!

  36. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 24/08/2010, às 12:12

    Gostei de ver o tricolor da Tribo Xavante. Tenho certeza de que ele irá influenciar os curumins da sua aldeia na paixão pelo Fluminense. Seria bom se o clube disponibilizasse camisas para serem distribuídas na comunidade do Osmar.
    A Young desde 1970 tem sido a meu ver a torcida mais vibrante do futebol carioca. Agora, se outras com o mesmo gás, tais como a festejada Legião tricolor e as demais uniformizadas superarem a primeira nos cantos e motivação, só somarão! Nada impede que as co-irmãs façam o seu papel no trabalho de incentivo aos jogadores e o apoio incondicional aos ideais do Fluminense.

  37. Luiz Fernando

    comentou em 24/08/2010, às 12:12

    Por isso que digo: SER TRICOLOR NÃO É PAIXÃO E SIM ESTILO DE VIDA.

    ST

  38. Dedé

    comentou em 24/08/2010, às 12:13

    Valeu Osmar, sua história é muito legal. Aliás, esses torcedores que, diferente de nós, estão longe do flu, são heróis e muito importantes porque levam o nome do flu pra cada canto desse país.

    Eu disse que não falaria mas vou falar. Comparar a nossa torcida com a do Vasco só pode ser brincadeira né? Nenhum estádio no mundo viu uma festa igual as que promovemos na libertadores, inventamos mosaicos espetaculares que tentam, sem sucesso, ser copiados por todas. Pega a média de público do bacalhau da década e compara com a nossa que damos de goleada. Nossa torcida é a que tem mais famílias reunidas fazendo do maraca o seu programa, ordeira, educada, civilizada. Quando aparecer alguma outra com as características acima expostas eu volto a discutir esse assunto. Vê lá se quando eles estavam caindo a torcida abraçou? Porra nenhuma.

  39. Thiago M. Rossi

    comentou em 24/08/2010, às 12:14

    Sensacional! O relato dele é empolgante !

  40. Dedé

    comentou em 24/08/2010, às 12:16

    Estephan, é Bob ou Valência, que já fez a função no patético. Tem mistério não. E se Deco entrar de início Muriça tira um zagueiro. Ele não deve entrar com o Belletti, vai entrar com dois mordedores atrás, pra dar sustentação pro Deco e Conca jogarem. Acho que essa é a idéia.

  41. Lismar Santos

    comentou em 24/08/2010, às 12:21

    Ah, tá explicado. Eu tb o vi por lá. Fiquei surpreso na hora.
    Parabéns, guerreiro Osmar!
    Saudações Tricolores!

  42. Gustavo Gonzaga

    comentou em 24/08/2010, às 12:22

    Excelente post, parabéns!

    OFF: Respondendo ao Fluchavo (10:06), o empresário do Julio Cesar é o Reinaldo Pitta, que deve investir bem em assessoria de imprensa. Veja a quem pertence o seu passe:

    http://esportes.r7.com/futebol/times/fluminense/area-publica/noticias/cruzeiro-confirma-ida-de-julio-cesar-ao-fluminense-20100106.html

    Saudações tricolores

  43. Carlos Tricolor

    comentou em 24/08/2010, às 12:40

    Torcida Tricolor deve ficar de olho na arbitragem contra o Goiás

    O árbitro relacionado para a partida entre Goiás e Fluminense amanhã no Serra Dourada será o Leonardo Gaciba, o mesmo árbitro que apitou a polêmica partida contra o Corínthians válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

    Na ocasião o Fluminense teve dois gols mal anulados evitando a vitória Tricolor. A falta que resultou no gol da vitória do Corinthians não existiu e para coroar a péssima atuação da arbitragem, o então goleiro Corínthiano Felipe fez pênalti no atacante Fred, pênalti essse marcado pelo Gaciba que voltou atrás alegando impedimento corretamente assinalado pelo assistente, porém manteve na súmula o cartão para o goleiro por falta no lance, se o lance havia sido invalidado, a falta não existiu, logo não havia cartão amarelo, se houve punição, houve falta e dentro da área é pênalti.

    Vale ressaltar que Leonardo Gacida é o mesmo árbitro que na semi-final da Copa do Brasil de 2009 não marcou pênalti indiscutível para o Vasco da Gama em cima do mesmo Corínthians, que eliminaria o clube Paulista da competição, na qual sagrou-se campeão.

    Fonte: Redação Pó-de-Arroz – Rodrigo “Rodo” Barros

    http://bit.ly/9a4Z0b

  44. Bruno Maurtas

    comentou em 24/08/2010, às 12:40

    Não importa a cultura, o importante é a paixão pelo Flu.

  45. Fabiano

    comentou em 24/08/2010, às 12:56

    Absolutamente fantástico e emocionante.

  46. ipanema

    comentou em 24/08/2010, às 12:57

    Off.: O Fernando Bob será julgado amanhã, dia 25, 4ª f.
    Acredito que eventual condenação não o tiraria do jogo em Goiânia, passando a vigorar a partir do dia seguinte.
    Está correta minha opinião ?

  47. Ricardo Braga

    comentou em 24/08/2010, às 13:00

    Jefferson Dutra,

    A torcida do Botafogo não existe e só é grande na cabeça do Montenegro do IBOPE. Agora mesmo estão soltando fogos por finalmente terem conseguido colocar 35 mil (!!!!) no Engenhão/Vazião. Ridículo.

    Parabéns à equipe do blog pela bela reportagem e ao Osmar Tserewaihi Tsiróbo, guerreiro tricolor.

  48. Rafael Santo

    comentou em 24/08/2010, às 13:10

    Qdo avistei o Osmar, um índio (!!!), sozinho em plena arquibancada do maracanã, com a camisa do Flu, tive que ficar olhando pra ele uns 2 minutos, até me esqueci do jogo por uns instantes, pra acreditar no que eu estava vendo!! rs… Qdo conversei com ele e então me mostrou sua carteira, chaveiro, pulseiras, tudo do Flu, achei demais!! Fiquei orgulhoso de ver como a paixão pelo Flu pode chegar tão longe!!

    Como alguém já comentou, seria o caso do depto de mktg do clube, convidar o Osmar pra conhecer as Laranjeiras, enviar material para a aldeia dele e até cavar uma reportagem em algum programa… O clube tem q fazer histórias assim (como aconteceu com a Fluruguay) chegarem ao grande público!!

    abs e ST!

  49. Diogo Rocha

    comentou em 24/08/2010, às 13:10

    Ótima matéria!

    Muito legal a Flusócio. Admiro cada vez mais.

    Vocês quando estiverem na diretoria não podem perder essa garra.

    Essa postagem do blog se estivesse no site do flu, era matéria certa nos jornais de amanhã.

    Garra!

    Diogo

  50. Matheus Aguiar

    comentou em 24/08/2010, às 13:17

    Parabéns Flusócio. Um dos melhores posts que li até hoje no blog. Que o Peter vença as eleições em novembro, pois o Flu merece, precisa da paixão e do profissionalismo de tricolores como vocês.

  51. Rogerio D Lima

    comentou em 24/08/2010, às 13:23

    Muito show a matéria.Mais uma qualidade boa da Flusocio:Antropologia.

    Parabéns ao amigo tricolor que encontrou outro amigo tricolor, indígena,no Maraca.Sensacional.Abraços e saudações tricolores a todos.Deus os abençoe!

  52. fluchavo

    comentou em 24/08/2010, às 13:24

    Gustavo Gonzaga, obrigado pela resposta. A pressão que vem sendo feito pro Julio Cesar jogar é impressionante. Mesmo quando estava na reserva tinha matéria sobre ele quase todos os dias no globoesporte.com (será que é matéria paga???). O futebol tem que ser decidido dentro das quatro linhas, no campo de jogo. E quem apresenta melhor qualidade técnica e preparo físico (principalmente) é o Carlinhos que volta de contusão.

    Abraços e saudações tricolores

  53. Claudio Paleólogo

    comentou em 24/08/2010, às 13:32

    mais outra bola dentro do blog ! Bacana a reportagem !

    vamos ganhar a eleição !! é a próxima bola dentro da mobilização da torcida!
    chega de amadorismo e apadrinhamento !

  54. Marcelo Sampaio

    comentou em 24/08/2010, às 13:41

    Sensacional e emocionante a História do Guerreiro Xavante Tricolor.

    Parabéns à equipe do Blog por publicarem o depoimento sincero e verdadeiro.

    E uma vaia sonora e retumbante à Diretoria atual que não faz nada pela sua torcida. No Bar do Fidelis tem uma faixa enorme dizendo que somos o maior patrimônio do FFC. E nos tratam como lixo.

    Saudações Tricolores

  55. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 24/08/2010, às 13:56

    Me emocionei!

  56. Estephan

    comentou em 24/08/2010, às 14:02

    Dede pra te falar a verdade acho que é o Bob ou o Bob.

    Só fiz esse comentario pra mostrar a diferença de ter um técnico de pulso e um outro qualquer que com certeza escalaria um recem contratado por pressão.

  57. João Paulo Parodi

    comentou em 24/08/2010, às 14:03

    Ser tricolor no Rio é mole.

    Sempre me comovi com esse tipo de gente da nossa torcida. O sujeito que torce à distância, esquecido nos rincões do Brasil gigantesco.

    Sendo muito, muito breve nesse comentário e pra encerrar. Diria que essas pessoas são os verdadeiros tricolores, que não querem e nem podem exigir muito, apenas a paixão anônima pelo nosso Fluminense.

    Respeito muito essa gente.

    Sensacional!

  58. Pedro Lopes

    comentou em 24/08/2010, às 14:05

    Alguém consegue ver conexão entre as duas notícias?

    http://www.netflu.com.br/?p=noticia&notid=8616&titulo=++CONFRONTO+COM+O+GOIAS+TERA+ARBITRO+QUE+PREJUDICOU+O+FLU

    http://www.netflu.com.br/?p=noticia&notid=8621&titulo=FLUMINENSE+TEM+11+JOGADORES+PENDURADOS

  59. Andre Luiz

    comentou em 24/08/2010, às 14:08

    Fantastico post

    A sabedoria da floresta deu um banho em muito almofadinha da cidade grande

  60. Fábio Ramalho

    comentou em 24/08/2010, às 14:10

    Passei uma baita vergonha no meu trabalho. Ao abrir o blog hoje, como sempre faço, chorei ao ler o post. A sensibilidade de quem escreveu e correu atrás da história é incrível.

  61. Gabriel Reboredo

    comentou em 24/08/2010, às 14:11

    Pessoal, alguém sabe como posso me informar sobre aquela caravana que vai ter para o jogo contra o Guarani?

    Tentei me comunicar mas não consegui!

    st

  62. Luciano Ferreira

    comentou em 24/08/2010, às 14:17

    MURICY acertou na mosca no treino de hoje, para a entrada de Deco.

    Volta-se ao 4-4-2 – em que o Flu teve as melhores atuações no Brasileiro – de antes da Copa.
    Esse 4-4-2 utilizado, entre outros, por Mourinho, Ferguson, Wenger, Benitez, Del Bosque e gente desse nível.
    Muricy, pode ter certeza que vc está em boa companhia.

    Sai um zagueiro, André Luís, que não prima pela sabedoria nem pela velocidade, e não Leandro Eusébio.
    No lugar de Diguinho entra Fernando Bob, que se tiver sequência de jogos tem tudo para não sair mais.

    PARABÉNS MURICY.
    Vida longa ao 4-4-2!

  63. Bruno Leonardo

    comentou em 24/08/2010, às 14:31

    “Todo dia era de índio

    Mas agora ele só tem o dia 19 de abril”

    Viva a tribo Xavante, fechada com o Fluzão!!! Que orgulho que isso dá! Não tem nada mais brasileiro que o nosso legado indígena!

  64. Fabio Félix

    comentou em 24/08/2010, às 14:39

    Histórias de vida como essa aumentam ainda mais meu orgulho de ser tricolor!

  65. Fr@n

    comentou em 24/08/2010, às 14:46

    Belíssima matéria com o nosso irmão xavante Tsirobó.Que muitos tricolores, muitos aliás bem conhecidos na mídia, tivessem metade do amor e da estima que este rapaz tem pelo Flu.
    Essa matéria por sí só, já merecia um destaque bem maior.Poderiamos aproveitar o momento e até mesmo via assessoria de imprensa do clube, publicarmos a história deste rapaz…Que tal?
    OFF TOPIC: Vocês viram quem será o juiz do jogo contra o Goiás né? Gaciba ! Portanto se a nossa diretoria fosse só um pouquinho atenta, já começava a colocar pressão agora em cima dele e relembrava as lambanças que este senhor do Sul já protagonizou contra o Flu. Temos que colocar pressão agora, pois chorar depois é coisa de torcedor da estrela solitária.
    Repito: Antes de Campinas temos um jogo complicado em Goiânia.

    Fr@n.

  66. Alexandre Henrique

    comentou em 24/08/2010, às 14:50

    Concordo com o Guilherme (10:37):
    OS GRITOS FEITOS PARA DECO E SHEIK PARECEM COISA DE MULAMBO!!!
    Por favor, criem algo mais criativo e compatível com o nível “família” de nossa torcida!!!

    ST e rumo ao TRI!

  67. Magno Moura

    comentou em 24/08/2010, às 14:53

    Olha, eu já viajei pelo Brasil todo e tem torcida grande do Fluminense em todos os cantos. Nunca tive dúvidas disso. Até nos maus momentos dos anos 90, nossa torcida mostrava força no Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal e vários estados do Norte/Nordeste. Mas realmente é de emocionar ver um índio tricolor tão apaixonado. Pena que o atual marketing do clube é tão fraco, pois nossa torcida poderia ser muito maior e nossa imagem bem explorada.

  68. Ricardo Braga

    comentou em 24/08/2010, às 14:54

    Esse caso do índio Osmar é típico do potencial do FFC. Um dos clubes mais bem administrados hoje em dia é o Internacional de Porto Alegre. Mas seu potencial de crescimento é limitado, visto que sua torcida se restringe ao sul. Ninguém é Inter fora do Rio Grande.

    Agora imaginem o Fluminense bem administrado e com uma torcida apaixonada espalhada pelo Brasil todo…

  69. Claudio Pires

    comentou em 24/08/2010, às 15:01

    Gostei da matéria, muito boa também a idéia de o Flu “adotar” a tribo Xavante do Osmar, mais um guerreiro de nossa tribo como disse o Luiz Fernando lá em cima.

  70. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 24/08/2010, às 15:11

    Pedro Lopes,

    A conexão é simples. O Gaciba nem precisa prejudicar diretamente no jogo. Basta sair dando cartão para todo mundo do Flu que a gente joga com o time reserva contra o São Paulo.

    Pode até dar penalti inexistente a nosso favor (contra o Goiás, para um time que quer ser campeão, esse penalti NÃO PODE ter nenhuma influencia no resultado).

    Mas já no jogo contra os bambis … jogar sem titulares …

  71. Roger Perez

    comentou em 24/08/2010, às 15:18

    Jefferson Dutra,

    Nada pode ser menor que o bostafogo!!!

    Matéria linda, se formos campeões esse ano, retomaremos o posto de segunda maior torcida do rio, podem acreditar!

    ST

  72. Julio Schurt

    comentou em 24/08/2010, às 15:21

    GALERA,

    Esta estória é apenas mais um indicio de que se o Fluminense fizesse só um pouquinho, um minimo de esforço, conseguiriamos conquistar novos “clientes”.

    Se o Fluminense levasse um Fred da Vida numa aldeia destas e distribuísse autógrafos, fizesse umas embaixadinhas com certeza conquistaria nobos torcedores.

    Tão simples.

  73. André Cunha

    comentou em 24/08/2010, às 15:27

    Lá vem o Gaciba……abre o olho Fuzão

    ST a Todos!!!

  74. Clarice Rocha

    comentou em 24/08/2010, às 16:01

    O Osmar comprou ingresso pra esse jogo, nas Laranjeiras, na minha frente!!

    __

    Alguém sabe como entro em contato com o THIAGO REIS que comenta aqui, às vezes?
    Ele perguntou sobre o Projeto Tricolor Solidário e o Hugo e eu, estamos organizando nova ação.

    O PROJETO TRICOLOR SOLIDÁRIO estará arrecadando alimentos, das 16 às 17:30, no Maracana, na rampa da UERJ, np dia do jogo contra o SPFC.
    O arrecadado sera doado para a Casa Romao Duarte, que cuida de crianças abandonadas, no bairro do Flamengo.

    Quem puder ajudar – localizando o Thiago ou doando – será muito bem vindo!!!

  75. ricardo

    comentou em 24/08/2010, às 16:07

    Gente,vcs estão mal informados.O IBOPE já deu o braço a torcer e já coloca a torcida do Flu acima da do foguinho, com diferença de mais de de duzentos e cinquenta mil torcedores só no Estado do Rio.(fonte: pesquisa lance Ibope 2010). O montenegro desistiu da farsa.

  76. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 24/08/2010, às 16:19

    Por falar em marketing e relacionamento com a torcida:

    E a idéia simples que o Bostafogo teve do autógrafo com o Maicossuel. Levou muita gente. Quantos não sairam de lá com uma camisa nova, autografada? $$$$$

    Custo disso? Quase ZERO! Viram a foto? Uma barraca de praia, uma mesa de bar com cadeira para o cara sentar e autografar e torcedores fazendo fila. Nada mais que isso. Tudo bem organizado, sem tumultos, como manda o figurino.

  77. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 24/08/2010, às 16:35

    Ótima idéia esta do FFC adotar a Tribo Xavante do Osmar, situada em Barra do Garça. Seria um acontecimento sem par na aldeia se um jogador ídolo do Fluminense lá comparecesse e distribuísse autógrafos, camisas e presentes tricolores aos curumins. Seria o máximo!
    A má idéia é esse soprador de apito Leonardo Gaciba voltar a azarar o nosso time no jogo de amanhã. É de se pasmar a ausência de sentimento tricolor nos dirigentes atuais do nosso clube. Não tomam qualquer iniciativa de se antecipar junto aos canais competentes e tentar impedir a escalação de um árbitro com atuação prejudicial ao clube em toda uma partida, como fez este infeliz árbitro no último embate que tivemos contra o cúrintia. Anulando gols nossos e marcando faltas inexistentes contra a nossa zaga. O que sobra no Xavante Osmar em amor ao Fluminense falta ao AA e ao Orca em fidalguia. Acredito que com a vinda do Peter teremos fiéis tricolores lutando por nós nos bastidores, visando evitar a escalação de árbitros dos quilates de Paulo César Pereira, Leonardo Gaciba e Marcelo de lima Henrique. Atenção! A situação agora desesperados com a proximidade da vitória inconteste do Peter tentam convencer os eleitores tricolores de que o Orca o está apoiando, com o objetivo de desmoralizar a campanha vencedora da verdadeira oposição.

  78. Juliano Gonçalves

    comentou em 24/08/2010, às 16:39

    Espetacular!Adorei a história!

    Em Alagoas há muitos tricolores! Fiz uma viagem recente ao interior do NE, Usina de Xingó, entre Sergipe e Alagoas, encontrei muitos tricolores pelo caminho.

    Na travessia de balsa a Penedo (AL), havia dois tricolores,vestidos com a nossa camisa, indo assistir ao jogo do campeonato alagoano entre Penedense e Murici.O Murici inclusive é o atual campeão alagoano!

  79. Edu F A

    comentou em 24/08/2010, às 16:40

    Sensacionallll !Osmar Tserewaihi Tsiróbó, guerreiro Xavante !!!

    Melhor parte do texto é quando ele relata que tem cada vez mais tricolores em sua aldeia e nas vizinhas !!!~

    Rafael Santo parabéns pela sua sensibilidade.

    SENSACIONAL !

    Quanto a esta questão do Julio Cesar. É realmente incrível o que a assessoria de imprensa desse rapaz faz. Me lembro na estreia dele com a camisa do Flu em baita de um jabá de uma faixa fazendo apologia a ele. Como se fosse a torcida que tivesse colocado.

    ST

  80. Diogo

    comentou em 24/08/2010, às 16:40

    OFF:
    —-
    Matéria do Olé falando sobre o Conca.

    http://www.ole.com.ar/futbol-internacional/Camisinha_0_320968004.html

  81. José Carlos F. da Costa

    comentou em 24/08/2010, às 16:41

    Por falta de tempo não posso ler as mensagens e vim logo postar, perdoem se eu repetir algum colega, mas estamos diante de mais uma demonstração de que para o Flu ser gigante em torcida Brasil adentro só depende dele.

    Na verdade, só dependemos de nós mesmos. Nós é que poderemos eleger uma administração competente no aspecto de marketing, para fazer nossa imagem chegar valorizada e querida no Norte, Nordeste e Centro-Oeste (fora DF), onde numericamente deixamos a desejar.

    Nós é que poderemos eleger uma administração que forme times rotineiramente vencedores, e não essa montanha-russa onde alternamos lutas contra rebaixamentos com boas campanhas.

    Nós é que poderemos eleger uma administração que tire nosso clube do nada invejável posto de maior devedor do Brasil, título nada honroso que só desmotiva a expansão da nossa torcida.

    Com tudo isso, surgem exemplos como o aqui descrito. Não é qualquer clube que consegue isso. Não podemos nos esquecer, nunca, que somos gigantes, por mais que vivamos tempos draconianos. E temos de dar, sempre, motivos para que novas gerações de torcedores surjam com a certeza que somos predestinados à vitória. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  82. Edu F A

    comentou em 24/08/2010, às 16:43

    Ahhh!

    Um amigo foi fazer uma visita técnica nos cafundós do Pará (acho que perto de Ourilândia do Norte)… incrédulo … ele tirou uma foto de um sìtio/casa de pescador, literalmente no meio do nada, chamado Recanto Tricolor … com uma baita escudo do Flu!

    ST

  83. Guga Cruz – Salvador/BA

    comentou em 24/08/2010, às 16:52

    Amigos do Rio,
    vocês não fazem ideia de como é torcer para o FLU morando noutro Estado. Imaginem o que foi prá mim ouvir tantas vitórias somente em rádio!
    Com o advento da TV fechada pude ver mais, aí é mais castigo, pois a vontade de gritar é enorme! Aliás, muita vez eu reajo em casa como se estivesse no estádio…
    Em um mês verei o FLU ao vivo no barradão e levarei meu sobrinho de 7 anos!
    Abraço a todos os Osmar e demais.
    Sauações Tricolores!

  84. Marcelo Alvarenga

    comentou em 24/08/2010, às 17:18

    CAda vez mais esta torcida me emociona.SOMOS A MELHOR E MAIS BONITA TORCIDA DO BRASIL.
    Estou com um pé no Brinco de Ouro,mas primeiro Maraca domingo.

  85. Alcides

    comentou em 24/08/2010, às 17:23

    Quero ver o nosso projeto de FIDELIDADE TRICOLOR chegar à tribo Xavante de Mato Grosso, no município Barra do Garças. O grande tricolor Osmar Tserewaihi Tsiróbó será nosso digno embaixador. Somos maiores do que podemos supor…

  86. SERGIO O PEREIRA/ RIO DAS OSTRAS

    comentou em 24/08/2010, às 17:46

    NAO E SO TIME BOM QUE FAZ UMA TORCIDA ENCHER ESTADIOS. GOSTARIA DE AGRADECER AO BLOG POR AJUDAR A INCENTIVAR E MOTIVAR OS TRICOLORES. COM ISSO, LOGICO, A TORCIDA CRESCE. AS FESTAS QUE A TORCIDA TEM DADO NAS ARQUIBANCADAS, CHAMA A ATENÇAO DE OUTRAS PESSOAS E DE MUITAS CRIANÇAS. PARABENS A TODOS TRICOLORES QUE TEM TRABALHADO PARA ISSO. ABRAÇOS…

  87. luis marcelo maia da silva

    comentou em 24/08/2010, às 17:48

    MORO EM NOVA IGUAÇÚ,ATRÁS DA FABRICA COMPACTOR,AONDE FOI CRIADO O SHEIK,ELE NUNCA TORCEU PELO FLAMENGO,ELE SEMPRE FOI TORCEDOR DO VASCO.

  88. Rodrigo Folhes

    comentou em 24/08/2010, às 17:52

    Saudáveis Tricolores, trabalho com povos indígenas e conheço diversas terras indígenas no Brasil. Posso afirmar que os torcedores indígenas do FLUSÃO são bastante numerosos. De modo geral, os povos indígenas são apaixonados por futebol e acompanham sempre os jogos. Tive recentemente entre os Parkatejê, no Pará, e os jovens me pediram para viabilizar um teste no FLUMINENSE (o que não pude atendê-los). Inclusive, algumas casas da aldeia ostentam em sua entrada o escudo do FLUMINENSE. Moro em Brasília e os Xavante podem sempre ser vistos no Restaurante Bom Tempero em acompanhando os jogos do FLU.
    Salve o FLUMINENSE!!! Salve os Povos Indígenas!!!

  89. Leo Jr.

    comentou em 24/08/2010, às 17:57

    To indo pra Goiânia amanhã. Alguém aí sabe se vai haver venda de ingressos nas bilheterias do Serra Dourada?
    Li agora no site do GE (arghhh) que os ingressos serão vendidos em outros pontos de venda (serrinha, empório esmeraldino e loja flávio’s) e somente até o meio dia de amanhã…
    Corro o risco de chegar lá e não encontrar ingressos?
    Agradeço antecipadamente a quem souber e me responder.

  90. Rafael Trindade

    comentou em 24/08/2010, às 18:07

    O marketing do FFC, em vez de ficar plantando matérias para abafar a sua imobilidade, deveria correr atrás do índio e fazer um trabalho de divulgação com ele. Vejo as ações de marketing do Internacional, Santos, Vasco, até do Botafogo, e dá vontade de chorar.

  91. Mark FLU

    comentou em 24/08/2010, às 18:08

    Toda a atenção é pouca:

    Volante do Goiás quer vitória contra Fluminense para acabar com crise

    “Não tem nada melhor que ganhar do líder para trazer a paz pra cá”, disse Wellington Monteiro

    Depois de uma exibição primorosa do ex-tricolor CA temos que tomar cuidado.. Só falta a múmia desse WM aparecer com bom futebol contra nós. Será?

  92. Estephan

    comentou em 24/08/2010, às 18:10

    Luis Marcelo, também sou de Nova Iguaçu e já contei essa estória do Emerson aqui, ele é vascaíno doente sim!!! Inclusive conheço uma ex namorada dele que namora um amigo meu (tricolor) atualmente.

  93. diogo

    comentou em 24/08/2010, às 18:14

    Parabens pelo post .. sensacional!!! Off topic, Alan esta fora da Champions .. vai se contentar em jogar o campeonato austriaco … enfim .. normal esse pensamento pequeno dos jogadores brasileiros e seus empresarios..

  94. osmar tserewaihi tsiróbó

    comentou em 24/08/2010, às 18:29

    Meus irmãos gostei muito desses comentários sobre mim,foi um dia e noite maravilhoso da minha vida,numca vou esquecer,agradeço vcs de coração e com toda minha alma.Começei a falar de direto aqui no rio,graças aos cariocas,mas ainda tenho dificuldades de algumas palavras p entender,abraços p todos meus irmãos tricolores…

  95. Thiago Reis

    comentou em 24/08/2010, às 18:36

    Oi Clarice,

    Eu sempre leio os comentários aqui.

    Vc está falando a respeito do que eu disse sobre doação de sangue e tal???

    Como falei eu trabalho em um banco de sangue e acompanhei a iniciativa do projeto de vcs. Foi muito legal.

    Vamos tentar fazer uma campanha maior, mobilizar mais… de repente envolver até jogadores. Os jogadores do Botafogo participaram de uma campanha parecida (não doaram mas participaram da campanha).

    Meu e-mail é: drtmreis@gmail.com

  96. Thiago Reis

    comentou em 24/08/2010, às 18:39

    Ah… dá pra tentar fazer uma mobilização envolvendo a imprensa tb… o Lance cobriu a campanha de doação do Botafogo.

    O Bruno Brás (setorista do Flu do Lance) é uma pessoa bem receptiva. Tem o Edgar Maciel do Extra tb.

  97. BRUNO FONTI

    comentou em 24/08/2010, às 19:02

    Amigos, só para registrar três passagens sobre nossa torcida que me impressionaram:

    1) fui pegar uma jangada em Barra de Corumbáu, cidade baiana perto do Monte Pascoal, para atravessar um rio. Eis que me aparece um índio pataxó com a cmisa laranja do Fluzão… fiquei tirandi sarro dos meus amigos flamenguistas que tavam comigo e sempre dizem que a torcida do Flu é pequena etc etc…

    2) numa noite fria de terça feira, em viagem a trabalho a Paranaguá-PR, estou quase dormindo numa van quando de repente me deparo com uma cas hasteando um bandeirão gigantesco do FLU…

    3) visitando o Sul do RN, ano passado, vi camisas do Flu em simplesmente TODAS as cidades!!!

    Sem dúvidas, somos muito maiores em quantidade do que a imprensa gostaria que fossemos…

  98. Alan Medeiros

    comentou em 24/08/2010, às 19:10

    Osmar, você é um orgulho para todos nós tricolores, irmão.

  99. Roberto Soares

    comentou em 24/08/2010, às 19:17

    Faltam apenas três meses para Horcades deixar de ser presidente. Quando ele sair, e Peter entrar, a torcida tricolor terá o tratamento que merece. O índio tinha que receber um título de sócio do clube.

  100. Gustavo Nasser

    comentou em 24/08/2010, às 19:20

    Hoje em dia, índio também tem celular e e-mail…

    Quanto à inegável goleada que tomamos para a torcida do WascO nas arquibancadas no domingo passado, insisto que precisamos de novas canções. Daquelas que inflamam a torcida, incendeiam o Maraca e contagiam o time em campo.

    Isto não ocorre com as músicas atuais que perderam o prazo de validade e cuja melodia não contagia ninguém!

    Sds tricolores.

  101. Anna Beatriz

    comentou em 24/08/2010, às 19:39

    SENSACIONAL!!!
    Sds tricolores a todos de sua aldeia, Osmar.

  102. Hugo Araujo

    comentou em 24/08/2010, às 19:40

    Foda! MUITO FODA!

    Que história impressionante!

    Imaginem o Flu com uma gestão séria e organizada?

    Aparti de novembro o Brasil (e o mundo) conhecerá nosso potencial.

    Abraços e saudações tricolores!!!

  103. Bruno Leonardo

    comentou em 24/08/2010, às 20:13

    Essa de que tomamos goleada da torcida do Vasco é ficção!

    Estive lá e não vi essa superioridade toda, e muita gente que esteve no estádio também não viu.

  104. Eduardo Mitke

    comentou em 24/08/2010, às 20:31

    Vou tirar uma foto da torcida do Flu no ACre…com as estórias de cada um…tem gente que nunca saiu do Estado e torce muitooooo.

    Abçs e ST

  105. Anderson Moutinho

    comentou em 24/08/2010, às 20:33

    OFF: Twitter agora há pouco:

    fazevedoband política está agitando os bastidores do Flu. Alcides Antunes, Tote Menezes e Rodrigo Caetano formariam o trio para comandar o futebol.

    fazevedoband Com isso, Rodrigo Caetano vai deixar o Vasco em dezembro. Flu é o novo destino do homem forte vascaíno. Sonho antigo do Celso Barros.

    CaioBarbosa @fazevedoband no caso quem ser eleito?

    fazevedoband @CaioBarbosa Peter. Celso quer Alcides na vice-pres. Tote como consultor e Rodrigo na ger.de futebol. Esta seria a composição do futebol.

    Assim meu coração não aguenta. Pensei que estávamos livres dessa praga.

  106. Leonardo B. Félix

    comentou em 24/08/2010, às 20:45

    Parabéns ao Tricolor Guerreiro Osmar. Que bela matéria, emocionante!!!

    O Flu é mesmo muito maior do que imaginamos. Estive no RN esse ano e ví várias camisas tricolores.

    Uma nova direção, com outra visão e nosso clube tem muito o que avançar.

    Espero que o nosso querido Osmar, e sua aldeia, tenham o devido reconhecimento por parte da imprensa e da Diretoria.

    Parabéns a Flusócio por mais um belo post!!!

    Rumo a vitória do Peter!!!

    S.T

  107. Andre Almeida

    comentou em 24/08/2010, às 20:52

    Coitado do Peter , já colocaram AA, TOTE e Rodrigo Caetano juntos para tomarem conta das raposas!!! essa imprensa é totalmente factoide.

  108. Léo Moretti

    comentou em 24/08/2010, às 20:59

    Quem não quer escutar palavrão na arquibancada fique em casa.

    Maracanã é democrático !!!

    Linda matéria sobre o índio !!!

    OFF – TOPIC MUITO IMPORTANTE

    TRIUNVIRATO COM TOTTE MENEZES, ALCIDES ANTUNES E RODRIGO CAETANO ??

    NÃO ESTOU ACREDITANDO NO QUE LI NO TWITTER DO FÁBIO AZEVEDO, FIZ ESSA PERGUNTA NA REUNIÃO COM O PETER E ELE DESMENTIU, AGORA SAI NO TWITTER DE UM JORNALISTA RESPEITADO SOBRE O TOTTE EM 2011 ??? ESTÁ FICANDO ESTRANHO !!!

  109. Gustavo

    comentou em 24/08/2010, às 21:05

    Tornei-me leitor da “flusócio” há pouco tempo, mas, diga-se de passagem, um leitor diário. Sou de Vitória, E.S., e estive no Maraca domingo. Na minha frente, estavam um torcedor do flu e seu filho, de Minas. Nós, de outros estados, não nos surpreendemos com fatos como este narrado pelo “blog”. O amor pelo flu pode ser encontrado em todo canto.
    Quanto ao jogo, o resultado não foi o esperado. Pior, porém, foi sentar nas cadeiras embaixo da arquibancada dos bacalhau.
    ST, de Vitória

  110. Eduardo M

    comentou em 24/08/2010, às 21:08

    Segundo o jornalista Fábio Azevedo , Rodrigo Caetano , gerente de futebol do Vasco , será convidado pelo Peter para assumir a mesma função em 2011 , com aval do Celso Barros e o A.Antunes , que será o vice de futebol.

  111. Michael Sullivan

    comentou em 24/08/2010, às 21:20

    Esse indio virou meu ídolo! Espero encontra-lo no Maraca!

    Agora só uma coisa: TOTE MENEZES NÃOOOOOOOOOOOOOOOO!

  112. João Pinho

    comentou em 24/08/2010, às 21:20

    Esse é Guerreiro mesmo! Já passei 1 mês em Barra do Garça e lá só passava jogos dos times paulistas!!!

    Parabéns, Osmar! Parabéns, Fluminense!!!

  113. Eduardo Henrique

    comentou em 24/08/2010, às 21:26

    Parabéns e obrigado, irmão Osmar Tsiróbó!!

    Parabéns, pela demonstração de amor pelo nosso clube, através de suas contundentes palavras, e pela notoriedade que certamente ganhará no seio da imensa torcida tricolor.

    Obrigado, por ter nos proporcionado uma história de vida que, como a de muitos tricolores, se cruza com a linda história do nosso querido Fluminense. Histórias tão simples, que chegam a ser espantosamente nobres e valorosas para nós, tricolores de coração. História a sua, que demonstra mais uma vez como a nossa torcida é heterogênea, empolgante, numerosa e, principalmente, apaixonada ao extremo pelo clube mais amado do Brasil.

    Valeu, Osmar!

    Saudações Tricolores!!

  114. Jefferson Alvares

    comentou em 24/08/2010, às 21:47

    Prezados,

    Me tornei sócio acreditando que as coisas poderiam mudar nas próximas eleições, mas estou preocupado com as noticias quanto a participação de Tote Menezes em um possível mandato do Peter!

    Acredito que o correto seria o candidato se pronunciar oficialmente quanto a estas noticias, para que desta forma seus eleitores não sejam pegos de surpresa mais adiante!

    St,

  115. Deise Fayer

    comentou em 24/08/2010, às 21:47

    Ahhhh, tá explicado agora porque sou Fluminense desde 1s antes do nada … : )

  116. Fabrício Cunha

    comentou em 24/08/2010, às 21:54

    Calma aí…

    Então quer dizer que o Tote voltará caso o Peter vença as eleições?!?!?!

    Hum…. =//

    Factóide, né??? Pq se não for…

    ST!

  117. Hugo Grillo

    comentou em 24/08/2010, às 22:03

    Absurda esta notcia de AA e Tote. Quem acompanha o Peter, a Flusocio e undade das oposições sabe que isto é um absurdo.

    Factóide da situação que está desesperada pois vai acabar a mamata destes que a anos destroem o Fluminense.

    ST,

    Hugo Grillo
    Peter Presidente
    Football + Club

  118. Nerval Antonio Fialho Goulart

    comentou em 24/08/2010, às 22:04

    Não acredito que o Peter vai aceitar o AA como vice de futebol. Esse jornalista deve estar de sacanagem! Isso é inconcebível!

  119. Juventino

    comentou em 24/08/2010, às 22:14

    Totalmente OFF:

    Como já havia comentado anteriormente, sobre contratações mais carentes no Flu, lateral direito e zagueiro, poderíamos investir, para a segunda carência o zagueirão Rodrigo ex-grêmio. Hj ele é jogador livre, já trabalhou com Muricy e é mt raçudo!!!

    fica a deixa pra diretoria!!!!

  120. Claudio Pires

    comentou em 24/08/2010, às 22:16

    Osmar, foi com muito prazer que li suas palavras aqui.

    Léo Moratti e Anderson Moutinho, agora vocês vão acreditar em jornalistas? Esses boatos pré-eleitorais são normais, vão pintar muitos outros, alguns plantados por quem tem interesse em disseminar inverdades, outros por quem optou por ficar fora do jogo e só restou o papel de “informante”.

  121. Augusto Filho

    comentou em 24/08/2010, às 22:18

    Sobre a publicação relacionada ao Tote Menezes, segue a posição da FLUSÓCIO há 11 meses atrás:

    Tote Menezes tem literalmente atropelado a todos com seu autoritarismo. Hoje consegue ser odiado por todos os profissionais do clube, funcionários e todas as correntes políticas. A todo momento tenta mostrar que quem manda é ele, independente das consequências desastrosas de seus atos. E dane-se o resto. E dane-se a Instituição. E dane-se quem vai pagar a conta. Compromete 2010 e banca quem acha certo. E praticamente inviabiliza qualquer solução planejada de médio prazo.

    Apesar de tudo, boa sorte Cuca! Boa sorte Fluminense!

    E Tote Menezes… A história lhe reservará o destino que merece.

  122. Marcos

    comentou em 24/08/2010, às 22:23

    Excelente reportagem!!!!!

    Gostei muito das palavras do guerreiro tricolor indígena!!! Espero que nesse tempo que ele fique no Rio veja o Flu campeão Brasileiro e da Libertadores!!!

    ST

  123. Danilo Soares Félix

    comentou em 24/08/2010, às 22:24

    Fábio Azevedo trabalhou recentemente na gestão Horcades e durante muito tempo teve ligação direta com Kako Areas, também assessor de imprensa, filho de Horcades. Isso explica muita coisa da twitada maldosa acima, né?

    Das duas uma, ou o Fábio Azevedo está jogando verde de forma meramente irresponsável e leviana, ou está fazendo isso de sacanagem mesmo, com objetivo de tentar nublar o processo eleitoral e prejudicar a nossa candidatura.

    A chance de Tote e AA na gestão Peter é zero. Quantas vezes teremos que repetir isso?

  124. Daniel Miranda

    comentou em 24/08/2010, às 22:24

    Segundo o jornalista Fábio Azevedo, Tote Menezes será consultor do futebol do fluminense caso Peter Siemsen ganhe as eleições. Gostaria do posicionamento da Flusocio sobre esse assunto. Me parece um pouco estranho o Peter reconduzir um profissional da oposição que foi tão criticado pela Flusocio e que fazia parte da Diretoria na gestão Roberto Horcades.

  125. Marujo Tricolor

    comentou em 24/08/2010, às 22:27

    Tote Menezes,Alcides Antunes???recuso-me a acreditar que a Flusócio,que sempre pregou uma revolução no nosso amado clube,irá colocar no seu staff estes dois senhores!!só pode ser notícia plantada pelos adversários!!

  126. gilberto

    comentou em 24/08/2010, às 22:28

    Tote Menezes,Alcides Antunes???Nããããããoooo!!!

  127. Jefferson Dutra

    comentou em 24/08/2010, às 22:29

    Esse “Triunvirato” que saiu na NETFLU é de deixar de saia justa muitos do que aqui comentam, não?

    Eu mesmo estou bastante desconfortável. Quero acreditar que isso não passa de um tremendo factóide.

    Flusócio, com a palavra.

  128. Marcelo de Freitas

    comentou em 24/08/2010, às 22:32

    Muito ducacete!!

    Parabéns aos produtores!!

    Este é o literal FLUMUNDI!!

  129. Marcelo “SALADA” Sallaberry

    comentou em 24/08/2010, às 22:33

    Resumindo:
    1.EXCELENTE MATÉRIA – nos faz ter a certeza que a paixão não se mensura através de enquetes manipuladas.

    2.LEGIÃO E YOUNG – ambas devem manter a união de apoio ao clube(não fosse isso nem estaríamos na primeira divisão esse ano) mas é claro que têm que cantar músicas de apoio ao FLUMINENSE e, quanto mais espaçadas, tendem a propagar melhor os cantos.

    3.MÚSICAS – Devemos continuar criando e cantando, sempre todos juntos! Vai aí uma que resolvi parodiar depois de cruzar e cumprimentar, no calçadão de Ipanema, um dos mais ilustres tricolores que existem: Chico Buarque. Seria uma grande homenagem, tanto a ele quanto ao Muricy. Leiam! Espero que gostem e cantem. Adoraria escutar essa no Maraca!

    MEU CARO AMIGO TENHO SANGUE TRICOLOR
    EU SEMPRE ESTOU DE BEM COM A VIDA
    MEU FLUMINENSE TEM UM TIME VENCEDOR
    E A TORCIDA MAIS BONITA.

    LÁ NO MARACA ESTÃO JOGANDO UM FUTEBOL
    COM MUITA GARRA E MUITO CRAQUE QUE FAZ GOL
    NUM DIA CHOVE, NOUTROS DIAS BATE SOL
    MAS O QUE EU QUERO TE DIZER…DÁ NENSE NA CABEÇA!

    MUITA MUTRETA PRA TIRAR O MURICY
    MAS ELE VAI FICANDO DE TEIMOSO, DE PIRRAÇA
    E A GENTE VAI GANHANDO E MOSTRANDO MUITA RAÇA
    NINGUÉM SEGURA ESSE FLUSÃO!!!

  130. Marcos

    comentou em 24/08/2010, às 22:34

    Daniel Miranda, Tote foi aquele vixe-presidente de futebol que estava “preparando” o FLU para um novo rebaixamento e achava isso normal…entre outras mazelas esta foi hora-concur. Cruz credo, mangalo três vezes! Xo satanás!

  131. Marcos

    comentou em 24/08/2010, às 22:35

    Hors-concur**

  132. Rodrigo Storino

    comentou em 24/08/2010, às 22:36

    E lá vem mais um factóide ou notícia fantasiosa no ar.

    Isso é na verdade um ótimo termômetro, sinal claro de desespero e vontade de tentar nublar o processo.

    Além disso, é só constatar como sempre surgem prováveis fakes nestes momentos, loucos pra ver o circo pegar fogo por aqui.

  133. Rafael Pessanha

    comentou em 24/08/2010, às 22:51

    prefiro acreditar que seja terrorismo barato desse jornalista…

  134. Marcos

    comentou em 24/08/2010, às 22:53

    Olhe como as pessoas são diferentes..
    eu também tenho uma idéia de triunvirato pro Flu:

    Brasileiro, Libertadores e Mundial.

    ;)

  135. Ricardo Azevedo de Souza

    comentou em 24/08/2010, às 22:56

    Excelente post!
    Emocionante as palavras do Osmar!
    Saudações tricolores, Guerreiro Tricolor!

  136. Ricardo Azevedo de Souza

    comentou em 24/08/2010, às 22:58

    Tote Menezes?
    Só podem estar de sacanagem!
    É assunto para o Peter vir no Blog e esclarecer isso.
    ST!

  137. Marcos

    comentou em 24/08/2010, às 22:58

    Gostaria q o Dr. Simoni esclarecesse o seguinte

    Foi dito numa radio q o Fred havia feito um novo exame em BH q teria mostrado um edema contrariando o diagnostico do DM do Flu q apontava cicatrizacao e clinicamente recuperado.

  138. Dedé

    comentou em 24/08/2010, às 22:59

    Eu já disse isso aqui várias vezes que torço pela vitória do Peter mais pela galera da Flusócio que eu leio aqui do que pelo Peter propriamente. Porque pelo que li dsa entrevistas dele, Peter, tive a interpretação, pode até ser equivocada, de que a Unimed vai continuar dando as cartas no flu. Se o patrocínio da Unimed é imprescindível, se não há uma intenção de buscar outras opções do mercado, não duvido de que a vontade do Celso Barros pode prevalecer no futuro, afinal é ele quem paga a conta né? Como não acredito que Celso aceitará um papel secundário, isso eu duvido mesmo, acho que ele pode mesmo impor algumas vontades, que se forem relacionadas a esses nomes com certeza provocarão um racha enorme no grupo quem hoje, o apoia, a começar pela galera que convive aqui conosco diariamente que sairia fora correndo e se sentindo traída. Sei lá, de fora, não vejo com bons olhos o apoio do Celso ao Peter e sinceramente, acho um bola fora, esse patrocínio exclusivo e essa intromissão do presidente da patrocinadora no futebol do fluminense.

  139. Rafael Pessanha

    comentou em 24/08/2010, às 23:00

    terrorismo barato desse fabio azevedo !!!

  140. Marcos

    comentou em 24/08/2010, às 23:01

    O nobre irmão tricolor xavante podia ensinar a nossa torcida um grito de guerra?

  141. Marcelo Sampaio

    comentou em 24/08/2010, às 23:03

    Não gostaria de comentar nesse excelente post sobre outra coisa senão exaltar a força da nossa torcida, mas …

    … ATENÇÃO – Alcides e Tote são nomes TOTALMENTE FORA DE COGITAÇÃO numa gestão Peter. XÔ !

  142. Marcos

    comentou em 24/08/2010, às 23:03

    Dede, vc vai votar ?

  143. IGOR CARVALHO

    comentou em 24/08/2010, às 23:04

    O FLU NÃO TEM BARREIRAS!!!

    Salve Osmar tricolor!!!

    OFF: Rádio Pirata Tricolor.

    Eu acho essa música muito foda. Desculpe quem não é muito fã dessa música, mas ela cantada com vontade é o bicho!!!

    Quem quiser relembrar é só ver no youtube. Flu x ldu final da sulamericana. Aquela foi foda!!!

    E durante o jogo nossa torcida perdeu pro vascu sim, infelizmente.

    VALEU!!!

  144. Marcelo Sampaio

    comentou em 24/08/2010, às 23:06

    E o post da FluSócio foi parar no Blog Bola de Meia

    http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/posts/2010/08/24/osmar-tserewaihi-tsirobo-um-indio-que-tem-fluminense-no-coracao-318791.asp

    DEZ !

  145. Sergio Mota

    comentou em 24/08/2010, às 23:19

    Vejam como jogam esses caras:

    Fábio Azevedo trabalhou no marketing do Flu, com o Caco Areas, que vem a ser filho do Horcades:

    http://www.friweb.com.br/noticias/noticia870-aiello+%C3%A9+o+novo+refor%C3%A7o+do+site+do+fluminense.html

    Acho que não preciso dizer mais nada né?

    A coisa vai ficar muito mais feia até novembro…

  146. nicolau

    comentou em 24/08/2010, às 23:25

    O Danilo explicou acima: “Fábio Azevedo trabalhou recentemente na gestão Horcades e durante muito tempo teve ligação direta com Kako Areas, também assessor de imprensa, filho de Horcades.”

    Preparem-se pq vai começar a baixaria.
    A chapa da situação vai começar a plantar esas imbecilidades pq quer tirar o foco de cima deles, afinal quem tem Zé de Souza, Carlos Henrique (o cambista chefe do escandalo dos ingressos da Libertadores), Horcades e toda turma que “administrou” o clube desde o início da era Fischel não pode querer posar de “transformers” impunemente, né?

    Como é que pode alguem acreditar que os caras querem mudar o Fluminense, se a chapa deles é constituída das mesmas pessoas que mantiveram o Fluminense nesta mesma situação em que se encontra, pelos últimos XX anos?

    Então a táatica é a seguinte: Quem dos dirigentes odiados e sabidamente incompetentes não está na chapa do JB?

    Tote e AA.

    Então vamos vincula-los ao Peter……

    O pior é que todos os outros lá estão……

    Isso é o medo de perder as bocadas que o clube oferece…..Tem muita gente ali lutando pela sobrevivência. Não pensem que as eleições serão cordiais. Muita coisa suja ainda acontecerá, e muita fofoca maldosa virá a tona.

    Olho vivo e faro fino, não podemos cair nessa….

  147. Cássio Martorelli

    comentou em 24/08/2010, às 23:33

    Tb concordo com compas acima que reclaman das musicas criadas para os nossos craques emerson e deco… Pq o palavrao tipo “ihhh fude#* o deco apareceu…” Como vou cantar uma musica desta para meu filho de 5 anos que por sinal adora as musicas do conca, fred, cv, muricy e por incrivel que pareça ele adora a musica e o nosso atual “craque” Mariano.

  148. Octavio Costa

    comentou em 24/08/2010, às 23:56

    EMOCIONANTE.

    Nelson Rodrigues, já discrevia o que eu sempre tive certeza .Temos a melhor torcida do país e do mundo.

    Um abraço Osmar

  149. Marcos Vivez

    comentou em 24/08/2010, às 23:56

    E até hoje existem “jornalistas esportivos” que insistem em comemtar que o Flu ainda é um clube aristocrático e Blá,blá, blá.
    A nossa história tem alicerces e não se formou um Clube de futebol pra variar de esporte, nosso patrimônio está aí, no sangue de todos os brasileiros.
    Nossa torcida é formada por gente que tem cabeça e coração.

  150. Franklin

    comentou em 25/08/2010, às 0:02

    Muito bem ele tem bom gosto parabens é isso aí !

  151. Rodrigo Silva

    comentou em 25/08/2010, às 0:26

    OFF:

    Prezados,

    Li uma reportagem que vincula a dupla Tote Menezes & AA a uma futura administração do Peter. Creio que cabe uma nota de esclarecimento no blog sobre este assunto.

    Pelo que já li aqui o jornalista não possui credibilidade, mas acho que cabe uma posição oficial.

  152. Rodrigo Arantes

    comentou em 25/08/2010, às 0:35

    Pessoal,

    Veja se alguém sabe responder esta pergunta. Vi n site da Net Flu que Alcides Antunes será um dos homens fortes do futebol do Flu, caso Peter seja eleito. Isto é verdade? Bem se for, é um verdadeiro contrasenso, pois estamos há anos criticando o cidadão…Peter mesmo já o fez e agora irá se aliar?

    Se isto acontecer será uma vergonha e uma prova de que Peter se comportou mal perante aqueles que se associaram em prol da mudança.

  153. Marcel Mota

    comentou em 25/08/2010, às 0:59

    Olha, o Osmar é um grande tricolor, é dos nossos, é muito bom saber que mesmo em locais afastados dos centros urbanos, como aldeias, o Fluminense é forte e muito bem representado.
    O Fluminense tem dimensão nacional há décadas, por isso nossa torcida é, no mínimo, a sexta maior do País, pois temos mais torcedores que Santos e Botafogo, os únicos clubes realmente nacionais são os do Rio e os de São Paulo.
    ST.

  154. Valmir Veloso

    comentou em 25/08/2010, às 1:00

    Amigos tricolores,
    Em primeiro lugar gostaria que ficasse bem claro que aqui ninguém escreve bobagens e sim com a paixão de torcedor e é com essa pluralidade de pensamentos que torna esse blog tão acessado por sócios e não sócios. Mesmo sabendo que o motivo principal deste blog é a candidatura do Peter para presidente.
    Eu gostaria de fazer uma simples observação. Até pouco tempo eu ficava puto da vida quando o Sr.RMP colunista do globo e o Sr. Paulo Stain naquela época na TVE, eles metiam o pau sistematicamente no nosso patrocinador, não conseguia entender porque todo aquele ódio só com o nosso patrocinador porque antes disso não lembro de nenhum jornalista atacar patrocinador. Por exemplo a coca cola, sansung, LG e outros, mas muito pelo contrário eram até elogiados e significava que quanto maior o valor do patrocínio maior era a grandeza deste clube e maior seria o investimento em jogadores a nível de seleção. Ontem mesmo aqui eu li alguns comentários que o canal sportv nas entrevista não mostravam os nossos patrocinadores ao fundo do entrevistado certo? E hoje começo a entender porque tricolores tão apaixonados quanto eu façam ataques ao nosso patrocinador. Esses merdas jogaram sementes não deixem que germinem porque são sementes de ervas daninhas. Vamos torcer juntos para que essa parceria continue porque com ela temos hoje um time do tamanho das nossas tradições. é vital para o nosso futuro presidente.
    ABÇs e ST.

  155. Sergio Mota

    comentou em 25/08/2010, às 1:03

    Aos 2 ou 3 amigos que gostam de ler o que escrevo por aqui:

    Daqui até novembro, teremos coisas muito piores que este tijolaço, do amigo do filho do Horcades, via Twiter hoje.

    As pessoas que há décadas vem destruindo o Fluminense, tudo farão para permanecer por lá, afinal, a vaca tá anêmica, mais ainda dá um bom leite né?

    Devemos então, ter muito cuidado, pois, ninguém permanece tanto tempo no poder, sem um mínimo de competência.

    Vejam esta de hoje.

    Digna de Maquiavel.

    Fluminense muito bem na tabela.

    A quem interessa criar problemas no futebol do clube, no meio de uma boa campanha?

    Só a quem não gosta do Fluminense

    Torcedores do Náutico, Botafogo, Flamengo e outras aberrações, destas que infestam as Laranjeiras, de forma inclusive , em alguns casos, contrária ao estatuto do clube.

    Ao jogar uma mentira deslavada destas em seu Twiter, esse sujeito, certamente está fazendo o jogo daqueles que um dia lhe ajudaram com uma boquinha no Fluminense.

    E vejam a inteligência deles!

    Mesmo que eles saibam o que a Flusócio pensa sobre o assunto, eles também sabem do respeito e do amor que temos pelo clube.

    Então, como pode agir um candidato a Presidência responsável, que ama o clube, diante a uma mentira destas sem criar maiores problemas?

    Se ele vem a público negar veementemente essas mentiras, qualquer insucesso do time daqui pra frente, pode ser imputado a uma possível turbulência, causada no comando do futebol, por esta sua reação.

    Se ele nada fala, muitos acharão que é verdade e ficarão no mínimo desconfiados em relação a ele.

    Como tricolor, apaixonado por este clube, espero sinceramente que neste momento o Peter ignore esta fofoca, para não prejudicar o time, e que:

    TODOS OS TRICOLORES INTELIGENTES COMPREENDAM QUE NESTE MOMENTO, TALVES ESTA SEJA A MELHOR ATITUDE A SER TOMADA (pode ser que o grupo pense em outra melhor).

    Em todo caso:

    Peter é o candidato da Flusócio.

    A Flusócio, e seus integrantes já emitiram centenas de opiniões sobre este assunto.

    A Flusócio confia totalmente em Peter.

    Eu sou da Flusócio.

    Eu confio no Peter.

    Grande abraço a todos!

  156. Montenense

    comentou em 25/08/2010, às 2:58

    Fantástico post!

    Esse cara pode virar até um torcedor-símbolo!

    Flusócio, leva esse cara ao clube no dia das eleições, pra mostrar que não somos “só” “elite”.

    Aqui em Rondônia já recebi visita de indígenas, procurei, procurei, e só achei corinthiano, bambi e mulambo.

    Tem coisas que nós não imaginamos no Brasil afora.

    Existe um hotel na cidade de Jaciara, interior do Mato Grosso, cujo dono é tricolor fanático e é todo decorado com as cores e escudo do Flu. Ainda vou me hospedar nesse hotel (independentemente de ser uma ou “meia” estrela) e mandar as fotos pra Flusócio.

  157. ricardo bonain

    comentou em 25/08/2010, às 7:18

    se liga fluminense a revista do bostafogo está sendo vendida em todo país, onde está o marketing do clube? parece que não existe isso é inadmissível.

  158. Edu F A

    comentou em 25/08/2010, às 7:25

    Quanto a questao das eleições …

    Frequento Flu desde final dos 70 e vejo sempre os mesmos whiskeiros dando as cartas no Flu. Mesmo quando fomos grandes campeoes como na máquina e nos 80 a social do clube é comandada por uma gente cafona e com gosto muito duvidoso.

    Possivelmente o Peter, se ganhar, terá que fazer um choque de gestão. Seja no departamento financeiro e marketing (que são os piores disparados) ou no departamento social.

    Hoje a cara do Flu (falo da social do clube e marcas)é antiguada e poerenta. As pinturas da sede são aqueles rolos de pintor, o mascote é aquele cartolinha demodê com cara de deprimido e nossas logos são feitas pelo pintor de placas da esquina.

    Me lembro de um post que fala de incentivos fiscais para reforma de bens tombados ou de interesses p~ublicos. Tenho certeza que verba se consegue ainda mais com todo apelo de história do futebol do Brasil que o Flu tem.

    Coloca o Frederico, o Emerson e o Xitão para fazerem um tour pelo interior do Brasil com uma parada especial em Barra do Garça. Distribuir camisas do Flu nos mais remotos rincões do Brasil.

    AA nunca mais !!!!!

    ST

    Edu

  159. Michael Simoni

    comentou em 25/08/2010, às 7:33

    Marcos
    o Fred fez uma ultrassonografia em BH ( coordenada pelo D Médico do Fluminense e feita em BH por ser um radiologista que sempre avaliou o jogador ) e o exame CONFIRMOU que a lesão está completamente cicatrizada. A matéria que sugere o contrário é uma salada de desinformações ( eu li e caí para trás de tanto rir
    ST

  160. Gustavo Pedreira

    comentou em 25/08/2010, às 7:35

    Valeu guerreiro Osmar!

    Matéria muito bacana.

    Lembrei daquele africano com a camisa do flusão durante a Copa do Mundo!

    Dá uma alegria imensa ler essas reportagens.

    Valia uma atuação do nosso marketing. Visita a aldeia e link no site do FFC pra captar + dessas.

    Aliás, mais da metade das matérias do site globoesporte são oriundas do site do FFC. Copiam na cara dura e nem fazem referência.

    ELEICÕES:
    Primeiro foi o MV do PAvilhão Tricolor…depois esse reporterzinho “das internas”…acho que está na hora de um pronunciamento do Peter.
    Aliás, quando nós eleitores iremos saber quem vai estar comandando o futebol?

    ST,
    GP

  161. Alexandre Berwanger

    comentou em 25/08/2010, às 7:44

    Emocionante.
    É impossível dizer qual é o maior Tricolor, tantos são os exemplos de amor e paixão espalhados pelo mundo.
    Diferente da maioria das torcidas, não somos uma torcida de simpatizantes.

  162. Isaac Shivartz

    comentou em 25/08/2010, às 8:25

    Dede,

    Parabens.
    Se não me engano, em postagens passadas você já disse não ser sócio. Contudo, mostrou agora uma visão muito mais apurada da política tricolor que muitos aqui ditos cidadãos tricolores. Sua reflexão é válida e serve de exemplo para os outros, de nada adianta a associação em massa se a mesma vier acompanhada de ignorância política e falta de reflexão.
    Já gostava de seus comentários futebolísticos, suas “polêmicas”, agora passo a admirar sua capacidade de reflexão política.

    Sds tricolores.

  163. Fábio Ribeiro

    comentou em 25/08/2010, às 8:53

    Faço uma sugestão ao pessoal da Flusócio para publicar uma coluna esclarecendo essa situação do AA e do Tote. Muita gente desinformada por aí pode cair nessa.

  164. Jefferson Alvares

    comentou em 25/08/2010, às 10:49

    Prezado Sergio Mota,

    Desculpe-me discordar, mas infelizmente acredito que não teremos como deixar de discutir política neste momento, pois por mais que eu esteja muito feliz e animado com a campanha do time, e se Deus quiser com o terceiro titulo de campeão brasileiro, penso que a eleição de Outubro esta acima de tudo isto, pois será a mais importante dos últimos anos.

    Esta eleição será a possibilidade impar de tentar revertermos a situação falimentar que nosso clube se encontra, bem como guiar o futuro com um crescimento realmente sustentável.

    Acredito que temos hoje um plantel de atletas experientes, bem como uma comissão técnica que além de experiente, conhece bem este cenário político, ou seja, cabe a eles não se deixarem ser influenciados pelos eventos políticos que irão ocorrer, já que infelizmente os mesmos não poderão ser postergados.

    Assim sendo, e me sentindo um simpatizante da candidatura do Peter, acho sim que ele deve se posicionar formalmente sobre estas noticias, pois as mesmas podem lhe tirar votos que podem fazer a diferença na abertura das urnas.

    Entendo que se posicionar contra uma eventual mentira, sempre é algo mais louvável do que se calar e deixar seus eleitores com duvidas, pois isto sim pode gerar muito mais ruído, perda de tranqüilidade e desvio de foco da nossa torcida, já que pelo menos para mim, seria inaceitável pensar em um novo clube com a presença dos nomes que foram citados!

    Desculpe-me se estou desinformado, mas assim como eu que tenho somente um ano como sócio, outros também devem estar em dúvidas quanto a esta noticia!

    St,

  165. Claudio Maes

    comentou em 25/08/2010, às 12:01

    Jefferson, eu entendo perfeitamente sua ansiedade e insegurança, mas, desculpe, a gente não deve providenciar o que vc e o Fábio pediram não.

    O Blog da Flusócio pauta, não é pautado. Dar ressonância a boatos seria fazer o jogo de quem os plantou.

    Ontem a bola da vez era a proximidade entre o Celso Barros e o Peter, que sinalizaria a manutenção da forma como se faz futebol no Fluminense. Agora, como o Celso Barros é querido novamente, a bola da vez são Tote e Alcides Antunes. Se a gente desmentir, amanhã haverá outro boato qualquer.

    Não faremos parte desse enredo não, pois não seremos imobilizados pela dialética. Os cães ladram e a caravana passa…

  166. Dedé

    comentou em 25/08/2010, às 13:15

    Isaac, meu comentário não reflete nenhuma certeza de minha parte. Não sou sócio. É uma reflexão de quem está de fora, mas que lê tudo sobre o fluminense. Leio aqui, leio o Pavilhão, leio a Sempreflu, a netflu. Embora só escreva aqui. Não seria a primeira vez que alguém usa um grupo, se elege e depois de eleito rasga um acordo. Não conheço o Peter, não estou afirmando que isso acontecerá, mas não duvido, não seria a maior surpresa da minha vida se , eleito, Peter pudesse receber indicações/exigências do patrocinador. O Maes falou uma coisa muito certa. O Celso é amado ou odiado de acordo com a fase do time. Eu, mesmo que o flu seja campeão do mundo, não gosto de modelo de parceria com a Unimed com uma intromissão constante do patrocinador em assuntos do clube, não gosto da exclusividade exigida pela Unimed. Acho até a situação do Celso cômoda, porque participa de todas as decisões e quando ganha foi o patrocinador e quando perde é porrada no Horcades. Só me preocupa essa subserviência do Fluminense em relação a Unimed. Parece um clube incapaz, pequeno que recebe como favor um patrocínio de um executivo que é tricolor doente. Isso eu não engulo.

  167. Mahal

    comentou em 25/08/2010, às 15:30

    Demais a história do Osmar, grande Tricolor, emocionante mesmo o post, e mais ainda vê-lo escrevendo por aqui, reconhecendo a nossa irmandade.

    Pessoal, se o depto. de marketing do Flu não faz, por que sócios como o Pedro Carneiro e o Bernardo, que têm experiência na área de filmagem, não levam o Osmar ao Clube e fazem uma matéria independente ? Fica a ideia.

    Osmar, como um amigo sugeriu, você não passaria pra gente um canto de guerra dos Xavantes, para que a torcida do Flu cante no Maracanã ? Imagine 50 mil cantando juntos, seria incrível, o que acha ?

    Gostei da música sugerida pelo Marcelo Salada, o problema é que os jovens conhecem pouco o repertório do Chico Buarque, não sei se colaria. Mas vale tentar.

    Sobre o Gaciba, me ví pensando esses dias, que não tem um juiz hoje que eu possa dizer “esse é um bom juiz”. Me ajudem: Marcelo de Lima Henrique (até que apitou bem o clássico, mas é framenguista assumido), Héber Roberto Lopes (apitou a final da CB2007, mas odeio esse fdp, caseiro à vera), Simon (ladrão), Michael Jackson (idem), quem mais ????

    Mudando (de novo) de assunto, tô me amarrando em ler esses relatos de Tricolores em cantos remotos do Brasil… Tenho um amigo estadunidense a quem dei uma camisa do Flusão (já foi ao Maraca comigo), e o cara viaja o mundo, me contou recentemente que estava vestindo a mais bonita no aeroporto de Saigon (Vietnã), quando foi abordado por um Tricolor incrédulo e trocaram ideias… Me disse que sempre a veste e leva em todas as viagens. O cara conhece mais de 60 países! Levei um camarada francês ao Maraca no jogo contra o Patético (torcedor do Barcelona), mas infelizmente, não tive como lhe dar uma camisa do Flusão, mas o cara nunca vai esquecer os 40 mil do maraca. Proponho então que sempre que nêgo puder, dar uma camisa do Flu para gringos que topem vestí-la em seus países ou em viagens que façam. Vamos espalhar as três cores pelo mundo!!!

    ST

    Ah, e AA e Tote não!!!!

  168. Bruno Leonardo

    comentou em 25/08/2010, às 16:57

    Dedé, não quero ficar parecendo um puxa-saco, porque definitivamente não é o meu perfil de indivíduo, mas tenho a mesmíssima sensação em relação à Unimed. Preferiria ver o Flu autônomo financeiramente, como hoje é o Internacional, que arrecada 40 milhões de reais/ ano com o programa sócio-torcedor e outros tantos com venda (bem-feita) de jogadores.

  169. Fábio Vitor

    comentou em 25/08/2010, às 17:14

    Grande Osmar

    Ele faz curso com minha esposa no NIC, na Glória, e ela já tinha falado muito sobre ele. Mais doente pelo Flu do que muito tricolor carioca da gema. ST

  170. Dedé

    comentou em 25/08/2010, às 17:46

    Bruno, que isso cara. O fato de concordarmos em várias coisas não signfica que há puxa saquismo. Aqui tem várias pessoas que eu leio e concordo com quase tudo que elas dizem e outras que eu não concordo em nada. O mais importante aqui é o debate e o respeito pelas opiniões de todos.
    Um abração

  171. Tatiana Maia

    comentou em 25/08/2010, às 18:25

    O Flu tem apaixonados de todas as tribos mesmo! :-) Eu, por exemplo, sou de uma lá de Recife! hihihi

  172. Jefferson Alvares

    comentou em 25/08/2010, às 19:03

    Prezado Claudio Maes,

    Muito obrigado pela atenção que me foi dispensada!

    Bom, vou respeitar a posição de vocês, bem como o outro post levado pela maioria em tom de ironia, o que não acho válido para um tema tão sério.

    Continuo com o pensamento de votar no Peter e sinceramente espero não me decepcionar, principalmente em se tratando da composição da futura gestão, pois se isto acontecer cancelo imediatamente o meu titulo que tenha certeza é pago com muita dificuldade.

    Como todo tricolor, estou empolgadíssimo com o belo momento do nosso futebol, mas a minha prioridade como sócio e pai de um apaixonado e fanático tricolor de 10 anos, vai além dos resultados a curto prazo, pois estes nos demonstram a vários anos não serem sustentáveis.

    ST,

  173. rafa

    comentou em 26/08/2010, às 2:14

    Sensacional mesmo… O Flu tinha q aproveitar chama-lo pra ir as laranjeiras, ele iria se amarrar… dar umas camisas pra ele distribuir na aldeia…

    Temos torcida no Uruguai, no Chile, na Tanzânia e até na tribo… Nense!!

  174. Marcelo Santos

    comentou em 27/08/2010, às 10:22

    Cara, eu li alguns textos acima e constatei o que já sabia. Os torcedores desse maravilhoso Clube de Futebol são realmente especiais!

    O nível da conversa é de arrepiar! Não se vê por aqui, imbecilidades, inutilidades e palavras sem nexo.

    Tenho imenso orgulho de fazer parte de uma torcida apaixonante como a do FLUSÃO!

    Todos nascem Tricolor! Alguns, infelizmente, desvirtuam-se.