Taça de Prata X Taça Brasil
Publicado em 11.11.2010.
Por Flusócio
Como acontece de tempos em tempos, representantes de clubes que conquistaram títulos da Taça Brasil e do Robertão/Taça de Prata, competições nacionais realizadas entre 1959 e 1970, estiveram hoje na sede da CBF requerendo mais uma vez que a entidade oficialize tais competições como campeonatos brasileiros.
A primeira vista é tudo que o torcedor tricolor quer. Ter o histórico e grandioso título da Taça de Prata de 1970 reconhecido oficialmente pelo que é: um dos melhores campeonatos brasileiros já realizados. A petição encaminhada no entanto traz um absurdo que não nos cansamos de questionar: a Taça Brasil, competição realizada nos moldes da Copa do Brasil, e até em menor escala, repercussão e importância, seria também contabilizada como um campeonato brasileiro.
Cabe ressaltar ainda que na Taça Brasil, o campeão paulista geralmente entrava na disputa apenas a partir da fase semifinal. O Santos por exemplo ganharia de bandeja um penta-campeonato brasileiro (1961-1965) conquistado com a disputa de apenas 24 jogos. Média de 4,8 jogos em cada “campeonato brasileiro”. Não dá para levar a sério isso. Ou dá?
Há ainda o agravante da Taça Brasil e a Taça de Prata terem co-existido nos anos de 1967 e 1968. Nestes dois anos teríamos então dois campeões brasileiros?
O Fluminense nos parece mais uma vez estar brigando errado, do lado errado. Ao invés de liderar o processo, como o clube que conquistou o mais importante de todos os títulos que estão sendo pleiteados (A Taça de Prata, disputada entre 1967 e 1970, foi crescendo e ganhando em importância ano a ano), o Fluminense apenas toma carona na luta dos outros. É apenas mais uma assinatura na petição. E a luta portanto, acaba não sendo pelo melhor de seus interesses.
E vamos além, se a decisão da CBF for séria, meramente técnica, e não política, a companhia dos campeões da Taça Brasil na petição enfraquece demais o pedido.
Apenas como exemplo do que queremos demonstrar, segue a campanha completa do Santos, penta-campeão da Taça Brasil entre 1961 e 1965. Uma campanha digna de aplausos, sem dúvida, mas que não pode de forma alguma se equiparar àquele que hoje é provavelmente o campeonato nacional mais difícil do mundo.
1961
Semifinal:
América-RJ 2 x 6 Santos
Santos 0 x 1 América-RJ
Santos 6 x 1 América-RJ
Final:
Bahia 1 x 1 Santos
Santos 5 x 1 Bahia
1962
Semifinal:
Sport 1 x 1 Santos
Santos 4 x 0 Sport
Final:
Santos 4 x 3 Botafogo
Botafogo 3 x 1 Santos
Botafogo 0 x 5 Santos
1963
Semifinal:
Grêmio 1 x 3 Santos
Santos 4 x 3 Grêmio
Final:
Santos 6 x 0 Bahia
Bahia 0 x 2 Santos
1964
Quartas de Final
Atlético-MG 1 x 4 Santos
Santos 5 x 1 Atlético-MG
Semifinal:
Santos 3 x 2 Palmeiras
Palmeiras 0 x 4 Santos
Final:
Santos 4 x 1 Flamengo
Flamengo 0 x 0 Santos
1965
Semifinal:
Santos 4 x 2 Palmeiras
Palmeiras 1 x 1 Santos
Final:
Santos 5 x 1 Vasco
Vasco 0 x 1 Santos
Em contrapartida colocamos a campanha do Flu campeão em 1970:
1970 – Primeira fase
Fluminense 1 x 0 Corinthians
Fluminense 2 x 1 Cruzeiro
Fluminense 2 x 1 Grêmio
Fluminense 3 x 0 América
Bahia 1 x 0 Fluminense
Santa Cruz 0 x 1 Fluminense
Fluminense 1 x 1 São Paulo
Internacional 2 x 0 Fluminense
Fluminense 3 x 1 Vasco
Fluminense 6 x 1 Ponte Preta
Palmeiras 0 x 3 Fluminense
Fluminense 1 x 1 Botafogo
Santos 1 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 1 Flamengo
Atlético-MG 3 x 1 Fluminense
Atlético-PR 1 x 1 Fluminense
1970 – Quadrangular final
Fluminense 1 x 0 Palmeiras
Cruzeiro 0 x 1 Fluminense
Fluminense 1 x 1 Atlético-MG
O que nos parece óbvio é que a Taça Brasil deveria ser equiparada à atual Copa do Brasil, enquanto que a Taça de Prata deveria ser equiparada ao atual campeonato brasileiro. Enquanto isso não acontece de forma oficial, a torcida já o faz de forma extra-oficial. Todo tricolor sabe que estamos brigando pelo TRI-campeonato brasileiro.

comentou em 11/11/2010, às 0:15
Perfeita a abordagem… Pra jogar tudo no mesmo saco, não vale a pena mexer…
comentou em 11/11/2010, às 0:42
Na falta de coisa melhor pra fazer, assiti o jogo do Ceará contra a cachorrada pulguenta e vira-lata, e constatei o seguinte:
1) Se o Magno Alves estivesse no ataque do FLU, já seríamos quase campeões.
2) É impressionante a quantidade de jogadas de ataque ensaiadas pela cachorrada do técnico Joel Cachaça. Assistindo este e a outros jogos deles, eu contei quase três jogadas ensaiadas, senão vejamos:
Numa delas o atacante se joga e se esparrama no chão tentando enganar o juiz para cavar uma falta.
Na outra jogada ensaiada, lançam um chuveirinho na área adversária para empurrar os adversários e tentar fazer gol no abafa.
3) Acho que agora os vira-latas enfiam o rabo no próprio fiofó e deixam de falar em título nacional.
comentou em 11/11/2010, às 1:01
1) Nunca torci tanto pro Ceara’ na minha vida… Queria ver o coitadinho/ queridinho da midia, professores de esquerda com cara de maluco de faculdade publica e dos porteiros de predio fora da disputa…
2) Otimo resultado do Palmeiras tb…. Acho que garantimos mais uma Libertadores em 2011 com os 2 resultados de hj (ate’ pq o Porco vai chutar o balde mais ainda do Brasileirao). Sei q temos que manter os pes no chao, o foco, torcer pro Horca, JB, AA, Fred e o Tio Celso (os pavoes do Flu) ficarem quitos, EU SEI. Mas, acho q ninguem tasca a vaga de Flu, Marias e Gambas.
3) Brincadeira o Flu nao ter trazido o Magnata de volta, ta jogando muito (parece ate’ o jogador de 2002). O triste e’ que deve ganhar menos que o Rodriguinho, Beletti, Williams, J Cesar, Rafael, FH pra jogar no Ceara. Acho que e’ obrigacao em traze-lo em 2011 pra composicao de elenco…. Reserva imediato do Ataque pra 200 contusoes do Fred, Emerson…..
4) Falando em 2011, meu ataque RESERVA, repito RESERVA, seria Magno Alves e Junior do Vitoria (o Ciro do Sport seria uma opcao tb)… Mandaria Rodriguinho e Xitao pra rua e aposentadoria respectivamente. Nao vou entrar no detalhe dos outros reforcos ainda (Zaga, meio, etc..) porque o foco agora e’ outro.
5) O que resta agora e’ torcermos para a derrota ou empate dos Bambis amanha e um empate entre Marias e Gambas Sabado… Acho que sera’ o resultado mais provavel (Aposto num 1×1)
6)Mas, sem esquecermos, temos q fazer nossa papel no Domingo…. 2 x 0 ou ½ x 0 estaria ja muito Feliz!!!!!
comentou em 11/11/2010, às 1:05
Se for pra reconhecer Taça Brasil também e colocar o Santos como octa-campeão brasileiro, e o Botafogo como bi, prefiro deixar como está.
O reconhecimento oficial do título de 1970 pra mim é líquido e certo. Pode ser amanhã ou daqui a 20 anos, mas vai acontecer. Já os da Taça Brasil só serão oficializados se o Fluminense der mole. Entrar de otário fortalecendo politicamente o pedido malandro dos outros.
Que o Fluminense volte à carga daqui a alguns anos, com uma iniciativa própria, e não a reboque dos outros. Quem sabe quando a CBF não for mais presidida pelo Ricardo Teixeira. A proposta entregue hoje, prefiro que não vingue.
comentou em 11/11/2010, às 1:12
Sobre o jogo do Bota contra o Ceara, só serviu para duas coisas acalmar esta midia que cismou que este timeco tinha chance de ganhar o Brao e para colocarem o Sao Paulo com interesse novamente no Brasileiro, ou seja esta merda de Botafogo nao serve para nada mesmo, vai ser ultrapassado e fazer com que o Flu tenha que suar para ganhar do Sao Paulo, mas esta tudo certo , vamos ser campeoes , é o que me interessa.
comentou em 11/11/2010, às 2:16
hahhahahaha… essa do Antônio Carlos…
comentou em 11/11/2010, às 2:39
Discordo dos amigos que acham que, se a CBF puser Taça Brasil e Taça de Prata no mesmo saco, será ruim.
O melhor, sem dúvidas, é equiparar a Taça Brasil à atual Copa do Brasil.
Daí, no entanto, a recusar o reconhecimento oficial do nosso título de 1970 só porque o Santos vai virar octa e o Bostafogo vai ganhar mais um título, acho besteira.
Se alguém tem que ficar puto são os padeiros e mulambos, que não têm nada pra acrescentar na sua história.
É a minha modesta opinião.
FLU TRICAMPEÃO BRASILEIRO 1970-1984-2010
comentou em 11/11/2010, às 3:48
E pensar q comparavam o magnólia ao roniélton…rs…olha: tá chegando a hora de dirigir a locomotiva. Ou alguém prefere carona no possante supostamente conseguido com o “prestígio” do Júlio Lop…ops… erro de caricatura. O de lá tem cara de dublê de galã de novela mexicana; o de cá vai entubar a vitória da tropa de “patos novos”
comentou em 11/11/2010, às 5:09
O Robertão equivale ao atual Campeonato Brasileiro, ao passo que a Taça Brasil é a versão primeva da Copa do Brasil. Simples assim. Até a revista Placar, no seu ranking de campeões, que erra em outros aspectos, entende dessa maneira.
O site oficial do Fluminense, de maneira lamentável, apresenta as campanhas do Robertão em conjunto com a Taça Brasil, equiparando os torneios, quando na verdade, a equiparação deveria ser com o atual Campeonato Brasileiro.
Em todo caso, o Fluminense é o legítimo e autêntico campeão brasileiro de 1970.
ST.
comentou em 11/11/2010, às 7:06
Bom dia tricolores!
Concordo parcialmente com o post. A parte que diz que estamos pegando carona é perfeita. Carecemos de politicos apaixonados pelo FFC, do tipo torcedores doentes à la Eurico, que morreria e que sofre com o clube de futebol.
Mas…
Existiu no Brasil time melhor que o Santos de Pelé? O Santos ganhou o que havia na época, se fosse um campeonato de pontos corridos com 69 times tb faria o mesmo.
Parece que estamos com “medinho” do Botafogo nesse assunto, mas lembro que fomos campeões da copa de brasil em 2007!
Contudo, não acredito que a CBF deferirá o pleito.
ST,
GP
comentou em 11/11/2010, às 7:55
A comparação é patética! A disputa da Taça Brasil corresponde praticamente ao quadrangular que o Flu teve de disputar no campeonato de 70! Ou seja, equiparar os dois títulos é equivalente a simplesmente ignorar toda a primeira fase que serviu para classificar para o quadrangular final. A comparação que se tem de fazer é óbvia. A Taça Brasil equivale à Copa do Brasil e os Robertões de 68, 69 e 70 equivalem ao campeonato brasileiro. Simples para caramba. Claro que exceto no Brasil em que tudo, até o óbvio, vira carta na manga de dirigente safado.
comentou em 11/11/2010, às 7:57
E nós lá precisamos de reconhecimento da CBF, nós somos Bi e vamos para o Tri, aquele clube que ocupa parte da Lagoa e Gavea, se diz hexa sem nunca ter sido Campeao de 87 , porque o Flu tem que esperar reconhecimento desta máfia, e quando eles dizem que vao estudar o assunto sao capazes de reconhecer aos outros e deixarem a gente de fora, entao eu sou Campeao de 70 e 84 e faltam 4 passos para ser em 2010, e o que é Pior para eles o primeiro campeao Brasileiro entre os cariocas.
comentou em 11/11/2010, às 8:02
A versão da Taça Brasil 1968 conquistada pelo RFR perante 13.000 pagantes numa época em que o Maracanã ficava abarrotado com frequência, não teve os fortes clubes paulistas como concorrentes e esta conquista foi moticiada com pequenas notas de jornais, com o clássico disputado entre CRF e CRVG tendo tido um destaque muitíssimo maior na mídia carioca do que a partida decisiva deste triste campeonato que só foi terminar em 4 de outubro de 1969, além do BFR ter passado por cima do Metropol com um W.O., em confronto com problemas extra-campo extremamente questionados pela equipe catarinense. Além do Metropol, o Bota enfrentou o Cruzeiro (único clube do Clube dos Trexze atual) e o Fortaleza.
Ah, sim: A média de público do Fluminense nas 19 partidas de 1970 foi de 40.408 PAGANTES por partida disputada no Rio de Janeiro e a média geral do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970 foi de 20.259 pagantes, maior do que a quase totalidade dos campeonatos brasileiros disputados até hoje.
Contra quem o Fluminense jogou? Contra a Academia Palmeirense liderada por Ademir da Guia, contra o maior time da história do Cruzeiro liderado por Tostão, contra o Corinthians de Rivellino, contra os fortes clubes gaúchos de Grêmio e Internacional que a partir de 1967 escreveram seus nomes entre os grandes clubes do futebol brasileiro, contra o Atlético Mineiro que seria campeão brasileiro em 1971, contra o Santos do Rei Pelé….
Mais? Leiam o recente livro escrito por Roberto Sander, editado pela Maquinária (nome sugestivo, não?), com o título :
TAÇA DE PRATA DE 1970: O CAMPEONATO BRASILEIRO MAIS DIFÍCIL DE TODOS OS TEMPOS, CONQUISTADO PELO FLUMINENSE.
comentou em 11/11/2010, às 8:47
1) Ah, sim : o ÚNICO clube que disputou o Campeonato Brasileiro de 1971 e que não disputou o de 1970 foi o Ceará, que nem era o campeão cearense na época.
2) Alô. MARKETING TRICOLOR : Caso o Flu venha a ser campeão brasileiro 2010, como desejamos, trabalhem para que os produtos. independente da decisão da CBF ( faixas, canecas, camisas, chaveiros, agendas……), veham com a inscrição :
FLUMINENSE TRICAMPEÃO BRASILEIRO ( 1970- 1984 – 2010 ).
3) MARCUS BARBOSA : O seu comentário ( 11/11/210, 1:01 ) sobre a torcida botafoguense, está MUITO engraçado ( por retratar a realidade com perfeição ).
comentou em 11/11/2010, às 8:50
Parabéns pela matéria.
Digna de ser enviada a toda mídia.
Torço para que a flusócio tome essa iniciativa.
ABÇs e ST.
comentou em 11/11/2010, às 8:54
1) Como eu ainda não fiquei completamente maluco e, portanto, me lembro muito bem dos fatos destas ocasiões, o único título anterior a 1971 que foi tratado e considerado como um autêntico título brasileiro foi o de 1970 que, a despeito de continuar a ser chamado de “Roberto Gomes Pedrosa”, foi também denominado Taça de Prata e considerado unanimimente o primeiro campeonato brasileiro de futebol entre clubes.
Os “Robertões” de 1967, 1968 e 1969, NA ÉPOCA, eram considerados tão somente uma continuação mais inchada do antigo “Rio-São Paulo” e nada mais que isso.
Quanto às tais Taça Brasil, nem isso!
Se cometerem essa arbitrariedade será a desmoralização total e daqui a pouco alguns clubes pequenos que nem existem mais, irão reinvindicar os seus títulos de “Torneio Início” como títulos regionais.
2) Ontem, durante a transmissão do jogo do Ceará contra o bosta, era de se notar a torcida mal disfarçada do locutor pela cachorrada bostal.
Sintomático neste sentido foi um lance na área do Ceará quando dois jogadores dividiram a bola e esta saiu pela linha de fundo em tiro de meta e a arbitragem errou ao dar escanteio pro bosta-fedida.
Não tinham se passado nem 10 segundos do tal lance quando, não contente só com o escanteio roubado, o escroto locutor, dizendo ser aquela uma pergunta “enviada por um internauta”, perguntou ao comentarista de arbitragem se não houvera pênalti no tal lance.
E é claro que o Wright, sempre um verdadeiro soldado em pról das causas dos seus chefes, disse que sim depois de mil piruetas verbais, como sempre faz.
Mas o mais estranho da história foi a pergunta “enviada por um internauta” chegar tão rapidamente ao locutor.
Aquele pequenino lapso de tempo não seria suficiente para alguém passar um e-mail ou telefonar para a emissora fazendo a tal pergunta.
Então, das duas uma: ou a tal pergunta era da lavra do próprio locutor ou então de algum reporterzinho da própria emissora que estava ali ao lado disttorcendo as coisas em benefício do seu time bunda.
É por essas e outras que não respeito estes sujeitos.
comentou em 11/11/2010, às 8:58
Salve!
Essa nossa diretoria é formada por bananas.
São uns trouxas que vão com os outros sem questionar ou fazer uma verdadeira análise crítica dos acontecimentos. Estou falando de todos acontecimentos e não somente de ser signatário de um dossie como este.
Os bananas não conhecem a palavra proatividade … estão sempre atrás e são os maria vai com as outras.
Vejamos o caso do museu- só quando o time da penitenciária fala em museu os diretores começam a colocar foco nisso … só quando santos, palmeiras e bostinha lideram um bloco para ganharem quase 10 campeonatos de lambuja eles pintam na parede Campeao Brasileiro de 1970
São muito fracos mesmo. Puxa sacos sem personalidades. Caracterizados na figura patética e dantesca do Orca e mirando no segundo escalão, o diretor social que é framenguista e coloca as programação condizentes com ele para a social do clube … de vando (aqule das calcinhas) a bandas de axé, além da esdrúxula apresentação de ivo meireles em data festiva.
Rumo ao TRI!
Vamos Pra Cima Fluzão!!! Sem medo de ser feliz!
ST
comentou em 11/11/2010, às 9:23
1- A Taça de Prata foi uma espécie de numero zero do Brasileirão. Seu formato era idêntico.Foi o primeiro Campeonato Brasileiro de fato.
O Robertão, embora já tivesse, para a imprensa, status de campeonato nacional, era apenas um Rio-S.Paulo estendido, em que os clubes de Minas e Rio Grande do Sul entravam como convidados.
Já a Taça Brasil era um torneio secundário em que os clubes, na maioria das vezes jogavam com times reservas. Sua importância era menor.
Não há como colocar tudo no mesmo saco.
2- Que prazer e que dor de cotovelo ver o Magnata jogando o mesmíssimo futebol dos velhos tempos.
Eu cheguei a sugerir, aqui neste blog, sua contratação, desde que ainda estivesse em boa forma. E está!
Magno Alves, quando da chegada do Romário, disparou a fazer gols, o que provocou ciúmes no Baixinho. Por isso ele foi vendido.
Seria uma excelente contratação para o próximo ano. Um time, hoje, não tem apenas onze titulares.
comentou em 11/11/2010, às 9:33
O BOSTAFOGO NÃO EXISTE !!!!!!! É UM CLUBE RIDÍCULO E PERDEDOR !!!!!!!!! É UM CLUBE QUE SÓ SABE LAMENTAR E RECLAMAR QUE TODO JOGO QUE DISPUTA É ROUBADO !!!!!!!! QUANDO CONQUISTOU O CARIOCA, DEPOIS DE UM JEJUM DE “350 ANOS”, ROUBOU A “MULAMBADA ASQUEROSA”, COM UMA FALTA VERGONHOSA DO ATACANTE MAURÍCIO !!!!!!!, QUANDO CONSEGUIU SER CAMPEÃO BRASILEIRO, OUTRA VERGONHA ESCANDALOSA, GOL DE TÚLIO EM IMPEDIMENTO, CONTRA O SANTOS !!!!!!!! NA COPA DO BRASIL, EM QUE O FLUSÃO FOI CAMPEÃO, ANTES DO JOGO DAS LAMENTAÇÕES CONTRA O FIGUEIRENSE, O BOSTAFOGO ASSALTOU, VERGONHOSAMENTE, CHEGANDO AO PONTO DO RIDÍCULO, A EQUIPE DO ATLÉTICO MINEIRO NO MARACANÃ, COM UM PENALTI ESCANDALOSO NO ATACANTE MINEIRO TCHÔ, LEVANDO UMA RASTEIRA DO DEFENSOR DO BOSTAFOGO, AOS 47 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO ( NOS ACRÉSCIMOS ) !!!!!!!!!!!!
RESUMINDO, EU ODEIO O BOSTAFOGO !!!!!!!!!! EU ODEIO MUITO MAIS O BOSTAFOGO, DO QUE O MENGUINHO TABAJARA !!!!!!!!!
SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!!!!!!!!!
comentou em 11/11/2010, às 9:42
Amigos,
Então… também prefiro que nosso título não seja reconhecido agora a que reconheçam campeonatos que não podem ser comparados com o Brasileirão também.
Ficaríamos mais longe da hegemonia… E pode até ser um sonho distante, mas quero ver um dia o meu Flu como o maior campeão brasileiro. Hoje faltam 4, se aprovarem isto vão faltar uns 6 ou 7 títulos.
Vamos esperar o Peter chegar lá!
Diogo Trindade
comentou em 11/11/2010, às 9:42
Durante o jogo do Ceará fiquei sonhando com a volta do Magnata. Sua mobilidade, habilidade, velocidade e participação no jogo se encaixariam com harmonia nas características de Diguinho, Mariano e Conca. Seus chutes fortes e certeiros, seu faro de gol, seriam um complemento perfeito.
comentou em 11/11/2010, às 9:56
O mais engraçado é que o entendimento proposto neste post é o mais corriqueiro em toda mídia, até porque é sem dúvida alguma o mais razoável.
Mas infelizmente a diretoria atual é míope e mais uma vez atuou a reboque de outros clubes no caso, enfraquecendo e dificultando nosso pedido de reconhecimento sobre 1970, o mais legítimo campeonato nacional entre todos os citados no requerimento.
comentou em 11/11/2010, às 9:56
De vanguarda a passageiro da agonia alheia, realmente o Flu de Horcades está fadado as descaso e as medidas casuísticas e de ”jogar pra galera”.Deveríamos é fazer como o Palmeiras fez há algusn anos atrás e montou um dossié e o encaminhou a FIFA pleiteando o titulo mundial de 51. Nós deveríamos ter feito o mesmo, mas nosso marketing quando acorda é pra rechasssar a oposição e pra montar camisetas de gosto no mínio ridículos.
Aproveitando o espaço para elogiar a resposta do Peter ao jumento do Horcades e gostando ainda mais quando ele fala da questão de associação em massa de tricolores ao clube.
Até pegando um gancho nessa resposta, gostaria que alguém da Flusocio ou mesmo alguém envolvido na campanha do Peter me esclarecesse sobre se há algum projeto que envolva a condição dos sócios-torcedores, visto que eu mesmo tentei esta modalidade algumas vezes e não tive sequer o respeito como consumidor do clube e preferí parar de pagar a continuar com aquela farsa e repito, não só os sócios normais, mas se conseguirmos montar uma modalidade de sócios que abranga nossa torcida em todos os sentidos.
Existe por parte do peter algo neste sentido?
Fr@n.
comentou em 11/11/2010, às 10:14
Pelo amor de Deus gente.
MAGNO ALVES NÃO. SE FIZESSE 10% DOS GOLS Q PERDE, SERIA O MAIOR ARTILHEIRO DE TODOS OS TEMPOS DO FUTEBOL.
DEIXE-NO LÁ PELO CEARÁ, ESTADO DE BELAS PRAIAS, OU Q ELE ENCERRE SUA GLORIOSA CARREIRA NO ITABAIANA, ASA, OU DE VOLTA PARA A MALÁSIA.
ST
comentou em 11/11/2010, às 10:21
SOBRE A TAÇA DE PRATA DE 1970.
Diz a CBF que o Campeonato Brasileiro começou em 1971, mas a realidade mostra que aquela fórmula de disputa começou um pouco antes.
Em 1970, único ano em que foi disputada a Taça de Prata, participaram os 12 grandes clubes brasileiros de sempre e mais Bahia, América-RJ, Santa Cruz, Atlético-PR e Ponte Preta.
A fórmula de disputa foi dividida em duas fases. Na primeira, todos contra todos, somente com jogos de ida. Uma chave de 8 e uma chave de 9. Os quatro melhores se classificaram para um quadrangular final, que foi disputado por Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro.
O grande campeão, o Fluminense, fez ao todo 19 partidas, com 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.
No ano seguinte, o campeonato ganhou o nome de Campeonato Brasileiro, mas pouco mudou em relação ao seu predecessor. Daqueles 17 clubes do ano anterior, apenas Atlético-PR e Ponte Preta não disputaram, e foram adicionadas as participações de Coritiba, Portuguesa, Ceará, América Mineiro e Sport, totalizando 20 clubes.
A fórmula foi um pouco diferente, mas a primeira fase foi idêntica, com os 20 clubes divididos em dois grupos de 10 e todos jogando contra todos, em jogos somente de ida. Os doze melhores (seis de cada chave) foram divididos em três chaves de quatro, que jogaram três quadrangulares. E os melhores de cada quadrangular disputaram um triangular final.
O triangular final foi disputado por Atlético Mineiro, São Paulo e Botafogo, sagrando-se campeão o clube de Minas Gerais, com uma campanha final de 27 jogos, 12 vitórias, 10 empates e cinco vitórias.
Comparar a Taça de Prata de 70 (único ano que o campeonato teve esse nome) com a Taça Brasil da década de 60 é muita desinformação. Como bem demonstrado em excelente post da Flusócio (www.flusocio.com.br/blog), tratava-se de um torneio de tiro curtíssimo, com meia dúzia de jogos ou menos para definir o campeão, no estilo mata-mata, muito mais parecido com a Copa do Brasil, porém, a meu ver, talvez até com menor expressão.
O Campeonato Brasileiro já teve muitas fórmulas, já tendo sido disputado até por 94 clubes em uma única edição (1979). Em 84, quando o Fluminense conquistou o título, houve a participação de 41 clubes. Portanto, dizer que o título de 1970 não pode ser reconhecido em razão da fórmula de disputa não tem o menor cabimento.
Certo é que, em nenhum desses anos a fórmula de disputa sequer se aproximou do que foi a Taça Brasil, criada pela antiga CBD com o objetivo maior de indicar os clubes brasileiros participantes da Taça Libertadores da América.
O título de 1970 do Fluminense NÃO PODE ser misturado aos títulos da Taça Brasil. Como já disse, só faz isso quem não tem a menor INFORMAÇÃO do que ocorreu na história do futebol brasileiro.
Se for pra CBF fazer essa lambança, prefiro que deixe como está. Pros registros, mantenha-se o Fluminense campeão da Taça de Prata de 1970 e como Campeão Brasileiro de 1984. Nossa torcida, bem informada que é, sabe muito bem que as duas conquistas se equiparam e tem o mesmo peso.
A CBF pode dar o nome que for e reconhecer ou não a Taça de Prata como Campeonato Brasileiro, mas independente da decisão que tomarem, nada será capaz de reduzir a grandeza daquela conquista, nada vai retirar da torcida tricolor a certeza de que, em 1970, fomos, sim, campeões do Brasil.
Quem viu, sabe.
Quem não viu, estude a história do futebol brasileiro e tire suas próprias conclusões.
Porque a pior coisa do mundo é ficar discutindo com quem se baseia apenas no achismo, sem fundamentar suas opiniões em fatos, em verdades, em história.
SAUDAÇÕES TRICOLORES.
comentou em 11/11/2010, às 10:25
Pouco importa se a dona cbf vai ou nao reconhecer o titulo de 70 como brasileiro.
O que realmente importa é a imensa torcida tricolor e a instituicao Fluminense Football Club reconhecerem essa espetacular conquista como um titulo brasileiro, mesmo que com um atraso de 40 anos.
A reportagem da revista Placar da epoca nao deixa nenhuma duvida a respeito.
FLUMINENSE CAMPEAO DO BRASIL DE 1970.
Em busca do Tri – 70 / 84 / 2010.
comentou em 11/11/2010, às 10:28
Caro Gustavo Pedreira,
não existiu no Brasil time melhor que o Fluminense entre 1936 e 1941. Não existiu no Brasil time melhor que o expresso da vitória do Vasco, da segunda metade dos anos 40. Só que não houve campeonato brasileiro na época para provar isso.
O mesmo vale para o Santos de Pelé. Era o melhor time mas não houve campeonato brasileiro na época. Houve uma “Copa do Brasil”
comentou em 11/11/2010, às 10:50
A CBF não reconhece o título de 87 dos mulambos e a torcida deles, diretoria e sobretudo a fla-press ficam martelando essa história de “hexa” sem parar.
Cabe à diretoria e torcida do Flu, caso sejamos campeões em 2010, insistir que somos TRI. Um grande anúncio da Unimed também ajudaria.
comentou em 11/11/2010, às 10:51
Perfeito! Espero que a imprensa tenha a mesma visão crítica.
comentou em 11/11/2010, às 10:54
O time do Ceará é guerreiro mesmo.Fabrício, Geraldo e Magno Alves poderiam ser aproveitados para compor elenco no Flu.
Sds ,
Allan
comentou em 11/11/2010, às 10:57
Gostaria de ilustrar mais uma excelente postagem do blog da Flusáocio, e, para falar um pouco sobre parasitas, observemos o que a mãe natureza nos reserva:
A rêmora(Rêmora rêmora) é um peixe parasita encontrado nos mares e é uma companhia constante junto a tubarões, golfinhos, baleias…
A rêmora, através de ventosas, se fixa no ventre do tubarão, próximo à boca do peixão e é levada com ele.
Quando o tubarão estraçalha a carne de suas presas, muitos pedacinhos de carne se espalham pela água e a rêmora se alimenta desses restos alimentares produzidos pelas atividades do tubarão.
Digamos que a rêmola é um animal oportunista que conserva o hábito parasita, nunca ficando por mais de algumas horas fixada em seu hospedeiro.
Qualquer semelhança não será mera coincidência, afinal são essas parasitas que queremos bem longe da nossa querida Laranjeiras,
Sds tricolores!
comentou em 11/11/2010, às 11:00
Assisti o Magno Alves ontem jogar praticamente sozinho no ataque, dar um show de bola e marcar dois belos gols. Sempre achei que foi o Romário que catimbou a saída do Magnata do time. Provavelmente pelo ciúmes dos gols do Magno. Ele está em ótima forma e parece um garoto correndo. Se o Boiadeiro fosse melhor ponta direita Magno teria marcado uma penca de gols. A saudade de seu futebol e ver que o jogador continua em alta, é razão suficiente pra considerarmos viável o seu retorno ao clube em 2011, como titular.
A Taça Brasil era disputada por 2 ou 3 times na época. Inexiste comparação com a Taça de Prata, um nome pomposo dado ao Roberto Gomes Pedrosa, disputado por todos os grandes times Brasileiros. Era o que é hoje o Brasileirão. Não há como comparar Taça Brasil, mal comparado com a atual Copa Brasil, devido a ter um insignificante número de times disputando a competição no mesmo nível da Taça de Prata, Brasileirão do passado.
Agora, concordo que o Fluminense deveria já ter entrado com pedido isolado solicitando o reconhecimento da CBF do título Brasileiro de 1970 ao invés de ingressar com outros times que pedem o reconhecimento da Taça Brasil como se esta competição fosse no mesmo padrão de um campeonato brasileiro. O que não ocorria. Portanto, já que a canoa está a deriva não espero mesmo qualquer iniciativa da turma do Orca pra tentar mudar alguma coisa. Pelo jeito a CBF vai reconhecer a Taça de Prata e a Taça Brasil como campeonatos no mesmo estilo do brasileiro atual e todos ganharão os títulos requeridos.
À procura de ingressos pela torcida tricolor continua, vamos ter finalmente um Engenhão lotado no próximo domingo.
ST.
comentou em 11/11/2010, às 11:05
Marcelo Moura (9:33), assino embaixo.
O Fezes (ou bosta, como dizem os menos letrados e mais mal educados como eu) é um clubeco safado e muito pior do que a urubuzada.
Afinal os urubus só tentaram ganhar um título com manobras sórdidas extra-campo e com a ajuda da mídia (o Brasileirão de 87), enquanto o Fezes-Caninas tenta fazer isso diuturnamente.
Quanto ao apoio da mídia venal e parcial, o urubu a consegue por razões mercadológicas, mas o Fezes-Caninas sempre praticou este aparelhamento por razões institucionais, sem o qual já teria sido varrido do mapa futebolístico como tantos outros clubes cariocas do passado.
comentou em 11/11/2010, às 11:07
Nos anos em que a taça brasil foi disputada concomitante com o roberto gomes Pedrosa, não há nem o que se falar em título brasileiro. Simplesmente porque não dá pra ter dois campeões brasileiros no mesmo ano.
Nos outros, independente da fórmula, acho que cabe a discussão sim, afinal o vencedor do carioca, jogava com o vencedor do paulista e havia representantes de outros estados. Na verdade o campeonato nacional começava no estadual que classificava pra essa competição. E era a única competição a nível nacional. Nem a copa do brasil pode se comparar porque o time entrava na semifinal. aliás isso na época era comum. o vencedor da libertadores também entrava na semifinal no anos eguinte.
Imaginem se amanhã a fórmula do mundial FIFA muda, colocando mais times, esses mundiis de agora não valem?
comentou em 11/11/2010, às 11:13
caros amigos,
concordo com post,pois, se a”cbf” aprovar tal heresia , teríamos o inusitado resultado de termos dois mesmos campeões brasileiros no ano de 1967,ou seja ,o palmeiras,como campeão da taça brasil e robertão,respectivamente.
comentou em 11/11/2010, às 11:16
E se na sulamericana desse Avai ou Goias? Ia ser muito engraçado,né?
comentou em 11/11/2010, às 11:18
Considero qualquer clube de futebol como rival do Fluminense, mas acho que o bostafogo seja o maior que temos. Tem torcida menor que a nossa, mas tentam provar o contrário através das pesquisas fraudulentas do ibope, empresa de qualidade duvidosa pertencente ao seu fanático torcedor montebosta. Conquistaram um títulozinho de merda, a tal copa comebol, e dizem que tem um expressivo título internacional. Quando garoto, ouvi a seguinte frase: “Botafoguense é aquele que tem vergonha de torcer para o flamengo e não tem categoria para torcer pelo Fluminense”, uma grande verdade. Ontem torci para o Zé Ramalho (quero dizer Magno Alves) despachar o bosta, mas os cachorros são muito cagões, levaram duas bolas na trave, seguraram o empate e acham que ainda estão vivos.
comentou em 11/11/2010, às 11:32
Para mim: Taça Brasil- semelhante à Copa Brasil
Roberto Gomes Pedrosa – Não tem similar.
Taça de Prata- IGUAL a Campeonato Brasileiro.
comentou em 11/11/2010, às 12:14
Sobre o tema, muito bem levantado pela Flusócio, o Alcides Antunes conseguiu a proeza de falar besteira. Disse que “era um Campeonato Brasileiro mais enxuto”. Enxuto? Ao menos o que o Fluminense conquistou tinha os mesmos 20 times do atual e era tão difícil quanto.
comentou em 11/11/2010, às 12:14
Por que será que eu não me surpreendo que a petição não tenha sido capitaneada pelo Fluminense?
Ah! Me lembrei: não temos diretoria.
Sds Tricolores,
Faltam, no máximo, 19 dias para elegermos PETER PRESIDENTE do Fluminense e mudarmos o curso da história do nosso clube!
comentou em 11/11/2010, às 12:55
A parcial de ingressos ta baixa heim galera!!!
8 mil só!!! É Pouco!!!
comentou em 11/11/2010, às 13:07
Luiz Fernando Bastos (10:14):
Acho que vc é novo no pedaço e essa sua análise mostra que vc não se recorda bem do passado recente do FFC.
Magno Alves, ao atuar de 1998 a 2002 (em apenas quatro temporadas e meia, pois nesse último ano foi para o banco, por pressão de Romário) marcou 114 GOLS pelo Flu, tornando-se o décimo maior artilheiro da história do clube, de 1902 a 2010. Entre CENTENAS de atacantes que passaram pelas Laranjeiras nesses 108 ANOS.
Lembro que na última partida da serie B de 98, no empate contra o ABC, em Natal, Magno abriu o supercílio no primeiro tempo, levou vários pontos no intervalo e voltou com a cabeça enfaixada, suando a camisa e tendo a melhor atuação do time. Diverso de algumas estrelas de hoje.
Magno, depois de ser artilheiro na Coréia, no Japão (neste, empatado com o…Xitão) e no Qtar, veio no começo de setembro para o Ceará e já marcou oito ou nove gols no Brasileiro. Depois de ter se oferecido ao Flu.
Vc, como o dr. Celso B. – esse é o problema que Peter ou quem ganhar vai ter de enfrentar – também preferiu, talvez ache melhores o Rodriguinho e o Washington (cujas chegadas até levaram o Alan a pedir o boné). Tem todo o direito.
comentou em 11/11/2010, às 13:17
A revista Placar, da Abril, já praticou um bom jornalismo esportivo, diferentemente do que se tornou no início dos anos 80 sob a batuta de um certo jornalista paulista (discípulo confesso do tal João Sardinha), onde ela e a rede grobo começaram a querer transformar a sua opinião publicada em opinião pública.
E com esta união pouco recomendável gerando monstrinhos, tais como a consagração do Dinamite como craque; os títulos mais expressivos conquistados pelo urubu (remember o jogo com o Atlético Mineiro que teve metade do time expulso para favorecer o urubu), culminando com o tal “hexa”, onde a manobra foi escrachada.
É bom lembrar que o Kfouri, COINCIDENTEMENTE, trabalhava em ambas as organizações.
Mas como naquele final da década de 60 a revista Placar ainda era de se levar em consideração, para acabar de uma vez por todas com esta discussão, sugiro à FLUSÓCIO pegar as capas relativas aos campeões do Robertão de 67, 68 e 69, para ver se os respectivos campeões destes anos foram tratados como campeões brasileiros.
comentou em 11/11/2010, às 13:53
Permitam-me discordar… considero que vocês estão errados. Senão, vejamos:
Para um time ser campeão do mundo de clubes, hoje, bastam apenas dois jogos. Assim como a Libertadores classifica seu campeão para a fase semifinal do mundial de clubes, o estadual classificava para a taça brasil. Além disso, a taça brasil, no seu tempo, foi a ÚNICA (e por isso mesmo a principal) competição nacional de clubes, exceto nos anos em que coexistiu com o robertão. Já a copa do brasil JAMAIS foi a principal competição nacional de clubes. Portanto a equiparação entre as mesmas não faz sentido e o pleito dos campeões da TB é absolutamente legítimo. Abraços
comentou em 11/11/2010, às 14:05
em 1970, o Flu disputou um monte de clássicos para ser campeão…
foram 19 jogos mas uns 15 clássicos.
No fim da década de 70, mudaram a fórmula, colocaram atalhos para se chegar ao título, e por isso tem time que foi campeão jogando 22 jogos, mas apenas uns 8 clássicos. (é só ver a tabela de 1980, por exemplo).
e sobre a taça Brasil, perfeito o argumento do João, acima.
Flu tem 2 títulos
santos tem 3 (contando 68)
palmeiras, o primeiro penta, tem 6.
taça Brasil = copa do Brasil
comentou em 11/11/2010, às 14:29
Um pouco fora do tópico:
Ontem assisti o primeiro tempo de Botafogo e Ceará. Deu para tirar umas conclusões:
1- Definitivamente oi Botafogo recolocou o São Paulo na briga pela Libertadores. Embora um empate entre os bambis e o bacalhau mate de vez a bambizada.
2- Finalmente acabará esse mimimi de botafogo campeão brasileiro. No máximo, Libertadores, e olhe lá! A sorte do Botafogo é o Inter, já que o Grêmio briga por uma vaga. Mas ainda tem o Atlético PR na luta.
Assisti o segundo tempo de Palmeiras e Atlético-MG. E posso estar errado, mas… que diabos de time é aquele do Palmeiras? Sufoco ENORME contra os reservas do Atl-MG.
Acredito que o Flu completinho é muito, mas muito bem capaz de ganhar do Palmeiras. E do São PAulo também! Esse negócio de “entrega” é coisa da imprensa bairrista paulista que odia o ENEM e que tá com ciumezinhos porque dos 4 jogos que faltam, eles tirarão leite de pedra em 2: Cruzeiro e Vitória.
No mais… ST, cheias de fé no TRI 70/84/2010!!!
comentou em 11/11/2010, às 14:32
Roberto Lima e Dede,
Se um mesmo time conseguiu ser campeão carioca duas vezes em um ano, não seria tão absurdo acreditar que a cbf poderia aceitar tal heresia. No Brasil, tudo é possível !
Rumo ao Tri !
comentou em 11/11/2010, às 14:55
Não tenho palavras pra agradecer pelo post… sempre tenho que explicar a todos pq os títulos de 68, 69 e 70, são diferentes dos de 61 até 67!!!! Nós somos BI Brasileiro, isso ninguém discute, mas é fato que temos que expressar isso em vários “canais” e veículos, ou até programa de marketing…(no Flu é complicado essa palavra)
Querem um exemplo: o Flamengo sempre disse que era penta (mesmo sabendo que o título de 87 era, pela CBF, do Sport) e depois que conquistou o título de 2009, estampou uma camisa comemorativa dizendo “hexa na raça”, foi um “BOOM” para a mídia, e a mesma os apoiaram e reproduziram esse slogan, então, vcs devem estar se perguntando onde quero chegar, é fácil, se formos campeões (SE DEUS QUISER SEREMOS), PQ NÃO FAZERMOS UMA CAMISA COM OS DIZERES 1970, 1984 E 2010 – GUERREIROS TRICOLORES, tipo assim… entende??? Acho que ajudaria mt, e TODA a imprensa seria obrigada a falar, escrever, e mostrar para todos (até os jogadores poderiam usar). Pensem no nosso público infantil, esses iam perguntar, se questionar, zoar o coleguinha, enfim… com todo respeito ao blog, SERIA UM PUTA MARKETING!!!!!
comentou em 11/11/2010, às 15:06
Apesar de ter nascido em 1976, eu cheguei a ver essa revista na biblioteca municipal e achei muito bacana uma charge que tem lá a respeito do Fluminense. O locutor da televisão dizia que o Fluminense não iria passar pelo Palmeiras, pelo Cruzeiro e pelo Galo e no final, depois de tudo, e sem ter o que dizer, falava: “E o Fluminense… o Fluminense é um chato!”.
Se alguém a tiver digitalizada, poderia disponibilizá-la por aqui.
ST
comentou em 11/11/2010, às 15:35
Sobre o Magnata, concordo plenamente com o Luciano Ferreira.
Muito efetivo com a nossa camisa. Mais do que muito jogador badalado e pseudo-ídolo.
Talvez se pegarmos o rendimento dele, COM A CAMISA DO FLU, pra deixar bem claro, é o melhor atacnte do flu dessa década.
Afinal, quem com a camisa do Flu jogou mais que o Magnata?
Não me animei quando ele estava dando sopa no mercado, porque não sabia como ele estava e prefiro a contratação de jovens valores que possam dar retorno técnico e/ou financeiro pro Flu, mas pelas características de quem o Flu trouxe, era melhor ter trazido o Magnata mesmo.
comentou em 11/11/2010, às 16:00
Na minha opinião, os títulos anteriores a 71 deveriam ser analisados em ordem cronológica reversa. Primeiro a Taça de Prata de 70. Dada a proximidade de 71 com 70, há de se supor semelhanças de regulamento e fazer uma comparação. Vale ressaltar que a CBD, órgão máximo de futebol da época, reconheceu. A CBF, que veio depois, não pode ignorar. Seria como ignorar uma escritura de um imóvel da época do império. O FLUZÃO e o Palmeiras, primeiro e segundo lugar, representaram o Brasil na LA ( Taça Brasil dos anos anteriores credenciou ? – não me aprofundei).
vide a foto do documento no link abaixo:
http://www.lancenet.com.br/infograficos/copa-jules-rimet/
Teria-se o veredicto sobre 70, e a bola da vez seria então o ano de 69, e assim sucessivamente.
Ótima colocação do post da FLUSÓCIO comparando a Taça de Prata com a Taça Brasil.
Espero que na provável gestão Peter-FLUSOCIO (é correto dizer que a gestão seria também da FLUSÓCIO ? ) este assunto tenha um tratamento digno que todo Tricolor merece, resgatando a história e o passado do FLUZÃO, até porque isto não afetará o futuro de maneira negativa. Em outras palavras, só temos a ganhar.
ST.
comentou em 11/11/2010, às 16:08
Boa Ideia, Joventino, que imprensa ousaria criticar, já que o fazendo, seria obrigada a rever o seu conceito sobre o “hexa” do lixão ?
comentou em 11/11/2010, às 16:10
Meus reforços para 2011 seriam:
Richarlyson (preconceitos a parte, formaria excelente dupla com Diguinho- ambos marcando com raça e criando.. um pela direita, destro, outro pela esquerda, canhoto).
Miranda (formaria com o Euzébio a melhor dupla de zaga do país)
Marquinho 2.0 (explico: um jogador para fazer sua função, só que com maiores recursos técnicos- Cícero, pelas boas finalizações e cabeceio, apesar de recear sua falta de raça; Hugo; Dátolo. Pra mim Deco é no máximo reserva, não acredito nele, muito menos nele e Conca juntos no meio campo… como gosto muito mais do futebol do Conca…)
Jonas (se não me engano seu contrato termina agora com o Grêmio. Viria com status de titular e considerando que Fred e Emerson vivem machucados, alternaria duplas de ataque com um dos dois… se todos estiverem saudáveis, meu ataque seria Fred e Jonas).
Ariel (substituto de Washington, centroavante com quem se possa contar, já que não acredito que o Fred estará a disposição para mais de 30% das partidas).
Na minha opinião, teríamos elenco para lutar por todos os títulos que realmente importam (Libertadores e Brasileiro). Carioca pra mim é pré-temporada.
comentou em 11/11/2010, às 16:12
Ah, alguém poderia sugerir ao palmeiras vir jogar em Juiz de Fora. É em MG, ou seja, aparentemente não teria problemas com a CBF, mas é área dominada por torcedores de times do Rio. Estádio excelente, gramado em ótimas condições.
comentou em 11/11/2010, às 16:16
Caso o Flu venha a ser campeão, e estou apostando nisso, não comprarei nenhuma faixa escrita Bi-campeão. Apenas com a inscriçaõ TRI-CAMPEÃO.
Se alguém que ler este blog tiver o contato dos fabricantes de faixas, já pode ir avisando…
comentou em 11/11/2010, às 16:18
O bostafogo só não acabou como clube nos vinte e um que ficou sem ganhar nada (não ganhava nem par ou impar tirado antes das partidas, não tinha sede, não tinha vergonha), porque existe um bairro aqui no Rio com o nome dele. É assim como o Madureira, o Olaria, o Bonsucesso, o Bangu, que insistem em continuar vivos porque estão amparados no nome dos respectivos bairros.
comentou em 11/11/2010, às 16:29
Só para completar, se conquistarmos o TRI, e com Peter presidente em 2011, poderemos pegar uma carona no prestígio restaurado e fazermos a CBF reconhecer isoladamente o título de 70. ST.
comentou em 11/11/2010, às 16:33
Celso Silva (13:53)
Você deve ser um destes jornalistas “bem-informados” e/ou ainda torcedor do fezes-caninas (ou caga-fogo) ou então do peixe podre.
Você, talvez por ignorar os fatos reais ou por conveniência própria, se “esqueceu” de considerar que, independentemente de qualquer outra coisa, a disputa e o título da tal Taça Brasil representava quase nada, nunca foi levada a sério pelos times brasileiros, à exceção do Santos que tinha e precisava do mercado externo para fazer caixa para pagar o salário do Pelé, o dito maior jogador do mundo antes do Maradona.
Essa porcaria de Taça Brasil não dava nem prestígio interno, somente levava à classificação para a Libertadores da América, coisa que naquele tempo, à exceção do Santos como eu já disse acima, os times brasileiros evitavam como o capeta evita a cruz.
Depois até o Santos caiu na real e “dispensou” a disputa da Libertadores, deixando ali um caminho livre para os argentinos se lamburazem de tantos títulos.
Lembro-me do FLU, por obrigação, disputando a tal Libertadores depois de ganhar o Brasileirão (na época chamado de Taça de Prata) de 1970.
No primeiro jogo deu uma chinelada no Palmeiras dentro de São Paulo. Em seguida viajou para a Venezuela onde venceu tranquilamente os dois times locais.
Depois, para NÃO se classificar para a fase seguinte, entregou o jogo para o Palmeiras no Maracanã e como isto ainda não era suficiente para a sua própria eliminação, o FLU cometeu a façanha de perder, também no Maracanã, por um daqueles fracos e amadores times venezuelanos, coisa inimaginável e muito pior em matéria de zebra do que a derrota do Brasil para o Uruguai em 1950.
Portanto, se quer advogar para certas imundícies, arrume teorias e provas mais “substanciosas” do que as meias-verdades que lançou neste nobre espaço tricolor.
Isto é História! Esta é a verdade!
comentou em 11/11/2010, às 16:44
Caros,
A volta do Magno Alves ano que vem, poderia realmente ser uma boa como observaram o Antonio Carlos e outros. Resta saber se não ficou num problema pelo modo como ele saiu em 2003(?).
Quanto a campanha de 1970 lembro claramente de dois jogos: Fluminense 2 x 1 Cruzeiro; que ganhamos de virada no segundo tempo numa das maiores exibições de um time de futebol tricolor que já assisti( semelhante a vitória sobre o Arsenal em 2008 )com Lula, Smarone et cia jogando o fino com jogadas de alta categoria, e olha que do outro lado estavam Tostão, Zé Carlos , Dirceu Lopes, Piazza et cia. Jogão!!!
O outro jogo foi o sensacional 3 x 0 sobre o Palmeiras em São Paulo, foi contra o Palmeiras de Ademir da Guia e o nosso Flávio, o Minuano, foi lá e meteu três gols.
O Post tem toda a razão: todo mundo que assistiu o jogo com o Atlético Mineiro aqui no Maracanã sabe que fomos o primeiro time carioca a ser Campeão Brasileiro, não há a menor dúvida disso.
SDs Tricolores
comentou em 11/11/2010, às 16:45
antonio carlos,
só para constar,não há capas da revista placar nos anos de 67,68 e 69 já que a mesma foi criada em 1970.
abs.
comentou em 11/11/2010, às 16:45
MAGNO ALVES JÁ!!!
comentou em 11/11/2010, às 17:18
Antônio Carlos, vcê foi perfeito em seu comentário.
Pra saber a real importância de um título deve se saber a história, pontuá-lo no seu tempo.
Hora, todos sabem que até meados dos anos 80 os estaduais e os brasileiros eram muito mais importantes que a libertadores.
Assim como as primeiras edições da atual copa do brasil eram muito ruins, nem se compara com a importância que tem hoje.
Libertadores só virou “o campeonato” na década de 90.
Exemplos:
Público de Fla e Cobreloa – 93 mil pagantes – bom público, claro, mas isso era 70 % do que cabia no maraca na época. Contra o Galo no brasileiro roubado de 80 o fla botou muito mais gente.
Fla e Goias – a primeira copa do brasil da favela teve na final um público de 2000 ( não errei zero não) pagantes no caio martins. Ora isso é título que se conte? QQ um que sabe o mín imo de futebol sabe que as primeiras edições da copa do brasil eram jogadas por times reservas, ninguém nem ligava.
Antigamente a gente poupava na libertadores pra jogar o carioca, hoje o fenômeno é inverso.
E parando pra pensar, concordo com o post e discordo do meu primeiro comentário. É surreal igualar o status de campeonatos completamente diferentes e desnivelados em relação a dificuldade. Campeão brasileiro com 4 jogos? Não dá né?
comentou em 11/11/2010, às 17:18
Magno Alves aos 36 anos (idade que terá em 2011)? Por favor, sejamos mais racionais e com visão de longo prazo do que passionais.
comentou em 11/11/2010, às 17:22
Caros,
O EduardoJF deu largada na conversa que eu queria deixaria para depois do final do campeonato, mas vamos lá:
Como devemos disputar a Libertadores ano que vem, acho necessário montar três bons times de onze jogadores mais um goleiro, pois precisamos muito também do título aqui no Rio e de brigar sério no Brasileiro ( se deus quiser pelo tetra !). Assim, meu sonho de consumo seria o seguinte:
Goleiros:
Diego Cavallieri, Berna, FH e + um ( que até pode ser o Rafael, mas algo me diz que o Muricy vai dispensá-lo )
Laterais Direitos:
Mariano, MarquinhoS e mais um ( que não sei se deveria ser o Thiaguinho )
Zagueiros:
Rodolfo ( a ser trazido de volta da Rússia ou o Miranda ), Gum, Leandro Euzébio ( que está jogando muito !), Digão, Sandro ( a ser reconduzido ao grupo ) e André Luiz.
Laterais Esquerdos:
Marcelo ( não custa tentar um empréstimo ou o gêmeo que ainda não deu certo no Manchester ), Carinhos e Julio Cesar.
Volantes:
Diogo, Valencia, Fernando Bob, Cícero ( não é impossível, ou Richarlyson – é assim que se escreve? ), Diguinho e Belleti.
Meias:
Thiago Neves, Conca, Deco, Tartá, Marquinho e o Rafael Augusto ( ou o Nem )
Atacantes:
Emerson, Fred, Alan ( tentar trazer de volta pois parece que não está sendo muito aproveitado na Áustria ), Magno Alves, Adriano e Washington ( Rodriguinho ? Sei lá… teve a sua chance, mas a mim não convenceu ).
Com este jogadores meu time base seria:
Cavallieri ou Berna,
Mariano, Rodolfo ( ou o Miranda ), Leandro Euzébio e Marcelo
Diguinho, Cícero ( Richarlyson), Thiago Neves e Conca,
Emerson e Fred.
Seriam umas sete contratações. Mas ainda é mesmo muito cedo para pensar nisso.
SDs Tricolores
comentou em 11/11/2010, às 17:26
É verdade, Roberto Lima. Obrigado!
No calor da luta às vezes eu me esqueço dos acessórios, mas do principal, não!
Portanto eu continuo a dizer que a revista Placar teve uma bela proposta incial, começou bem mas depois desandou tentando colar na mente do zé povinho as “verdades” que o deus mercado exige, mesmo em sacrifício da verdade.
comentou em 11/11/2010, às 17:45
Gostei das suas sugestões Carlos, só ressalvo o seguinte:
Marcelo é quase impossível. Ainda que se conseguisse trazê-lo, teria de ser via empréstimo e eu sou contra jogador de aluguel.
Miranda ao invés de Rodolfo, pq o primeiro está com o contrato acabando, podemos fechar com ele por 5 anos, sem gastar nada por seus direitos federativos.
Eu usaria Richarlyson E Cícero, pq foi com este esquema (com Marquinho no papel do Cícero) que o time teve mais sucesso este ano. E com o Cícero teríamos acréscimo em técnica, passes, chutes e cabeceio na posição.
Na minha opinião, por fim, é de extrema necessidade a vinda de atacantes de qualidade, pois não podemos contar com Fred e Emerson, infelizmente. Ambos são propensos a lesões e aparentemente não propensos aos cuidados necessários para retornar rapidamente delas. Por isso sugeri Jonas (desde que seja nos mesmos moldes do Miranda, pois se ele tiver contrato com o GRE em 2011, o GRE pedirá uma fortuna por ele) e o Ariel. Creia quando eu digo que veríamos diversas partidas aonde o ataque titular seria Jonas e Ariel e meu amigo, não é nada mau para quem teve de sofrer com Washington e Rodriguinho.
comentou em 11/11/2010, às 17:45
Caros,
E como citei há pouco o Rodolfo, olha aí:
http://www.lancenet.com.br/fluminense/Twitter-Rodolfo-possibilidade-voltar-Brasil_0_370163167.html
Seria uma boa…
SDs TRIcolores
comentou em 11/11/2010, às 18:28
o Magno Alves estava doido para voltar pro Flu, e estas malas que estão aí preferiram trazar o caneludo w99
comentou em 11/11/2010, às 18:58
Caros,
Já que estão falando aí da PLACAR…
Houve na época (acho que em 1970 logo depois do título, talvez até no exemplar cuja capa aparece no post ) uma charge antológica do Henfil sobre o Fluminense, chamada “O Fluminense é um chato!”. Ela mostra um “comentarista” afirmando que “O Fluminense não deve se classificar…” e aí entra uma voz em OFF que diz: “Fluminense acaba de se classificar !”, depois o sujeito diz que o Flu não passa pelo Cruzeiro e novamente em OFF uma voz diz “Flu 1 x 0 Cruzeiro ” e, por fim, o cara diz “Fluminense não tem a menor chance de ser campeão…” e aí entra a voz em OFF que noticia: “Fluminenese é Campeão do Brasil !”, e então o “comenterista” perde a linha de vez : “Senhoras e senhores o Fluminense é um chato!!!”
É isso aí, moçada. Flapress é mais antiga do que muitos de vocês imaginam….
Quem conseguir cópia desta charge, por favor, disponibilize, pois é absolutamente genial e ainda atual ( quem sabe os bem informados e bons pesquisadores blogueiros não nos presenteiam com esta jóia ? )
SDs TRIcolores
comentou em 11/11/2010, às 19:02
Excelente observação. O Robertão/Taça de Prata guarda sintonia com o Campeonato Brasileiro, criado em 1971. A Taça Brasil, por sua vez, no máximo, se assemelha à Copa do Brasil. O Fluminense precisa lutar no lado certo nesta batalha. Parabéns pelo blog. Força, Flu!
comentou em 11/11/2010, às 19:42
Julio César e Washington para 2011?
pelo amor de Deus, não me façam sofrer por antecedência.
comentou em 11/11/2010, às 19:44
Concordo plenamente com o comentário feito pelo colega acima, SE FORMOS CAMPEÕES(sem salto alto, pelo amor de Deus)só comprarei faixa de campeão com a escrita TRI!!!!
comentou em 11/11/2010, às 19:46
Como eu tb disse acima, adoraria usar uma camisa com o dizer: “TRI-GUERREIROS”, “1970/1984/2010- O TRI INESQUECÍVEL”, algo desse tipo. Queria ver a cara dos veículos de comunicação tendo que explicar, mostrar, fotografar essa camisa!!!!
comentou em 11/11/2010, às 19:52
Não esqueçamos da repercurção da camisa da mulambada, onde por intermédio do marketing deles, conseguiram fazer toda a imprensa dizer “HEXA”, mesmo sabendo que o título de 87 era do Sport, pela CBF!!
Até a CBF, no dia da celebração dos melhores do Brasileirão 2009, o Sr. Ricardo Teixeira, falou do título e usou essa palavra entre aspas acima…portanto, vale uma estratégia saudável para mostrar a todos, inclusive CRIANÇAS (mts ainda sem time para torcer) não só a grandeza do Fluminense, mas o que representa cada título!
comentou em 11/11/2010, às 20:00
Saudades,esse jogaço FLU 3X0Palmeiras o Samarone deu show,o time jogava por música
comentou em 11/11/2010, às 20:05
O nosso Fluminense tem que estar fora desta proposta sórdida e imunda, até para não respalda-la. Nosso momento tem que ser outro. Infelizmente tudo passa pela imundicie dos bastidores da CBF e do rteixeira.
É isso.
Estava fora (infelizmente) e só hoje vi o VT do vascu. Achei penalti no 99 no final. Alguem viu?
ST
comentou em 11/11/2010, às 20:06
Ótima resposta do Antonio Carlos, coloca o dedo na ferida: os títulos regionais, nacionais e internacionais ganharam significados distintos a partir de meados da década de 90, e principalmente neste década que se encerra, quando se estabeleceu a nacionalização do futebol brasileiro. Não é necessário ir tão longe para perceber esta mudança. Eu, no alto dos meus 32 anos, me lembro muito bem como ainda em meados da década de 90 não era difícil se deparara com a questão: o que é melhor, o campeonato carioca ou o brasileiro? Mesmo nos dias atuais ainda se vê como o campeonato nacional é visto sobre o prisma estadual, haja vista a polêmica das entregas de jogos aos rivais regionais.
Não podemos deixar que os títulos do passado que fizeram a história do fluminense sejam reduzidos a uma importância menor. Eu diria mais: até o fim dos anos 90 não seria exagero – apenas não seria historicamente preciso – estabelecer uma correspondência direta entre o valor do campeonato carioca e do brasileiro.
comentou em 11/11/2010, às 21:18
Caro Eduardo JF (e demais),
Acho que o contrato do Rodolfo também está acabando (veja a minha mensagem anterior). Prefiro um time inicialmente ofensivo com Thiago Neves, e tendo o Cícero como uma alternativa mais defensiva. É o que alguns não entedem: time que quer ser campeão não pode ter só um esquema de jogo, mas pelo menos duas alternativas básicas – uma mais defensiva e outra mais ofensiva, e cada uma delas com suas respectivas variantes – que você ( o bom técnico ) adota segundo o adversário, e segundo o que deseja e/ou acontece no desenrolar do jogo. O importante é que sejam jogadores bons de bola, que aí a coisa toda tem sempre mais chance de dar certo.
Quanto ao Magno Alves, gostaria sim de tê-lo no time pelo o que está jogando agora. É claro que sei ( tenho boa memória ) que enquanto jogou no Flu os gols que fez caberiam num CD e os que perdeu dariam um pacote de dez DVDs, mas agora está jogando bem e como também acontece com o Washington, ele tem história com a nossa camisa.
PS: Alguém aí conseguiu a charge do Henfil ?
SDs TRIcolores
comentou em 11/11/2010, às 21:24
Carlos, você é um exemplo de otimista!
Só falta encaixar na sua relação o Messi, Cristiano Ronaldo, Julio Cesar, Maycon e Lúcio.
Aí ficaria um time perfeito!!!
Mas, por enquanto, vamos mesmo de Thiaguinho, Júlio César, William (!!!???) e o sempre admirado e nunca visto Ezequiel (Equi) Gonzales!
Se esse cara jogar tanto quanto nós torcemos e esperamos, deve ser melhor do que dois Concas juntos!
comentou em 11/11/2010, às 21:25
ERRATAS ( Brabas! ):”…queria DEIXAR…, …CarLinhos… “e…la nave va
SDs TRIcolores
comentou em 11/11/2010, às 22:32
DIRETORIA TRICOLOR, CONTRATE PARA A LIBERTADORES O NOSSO GRANDE MAGNO ALVES, O MAGNATA !!!!!!!
ELE É UM EXCELENTE JOGADOR, RÁPIDO, CHUTA FORTE E MUITO BEM A GOL, E O MAIS IMPORTANTE DE TUDO – NÃO SE LESIONA NUNCA !!!!!!!!!!! SE O FLUSÃO TIVER 580 PARTIDAS PARA JOGAR, O MAGNATA, COM CERTEZA, ESTARÁ A DISPOSIÇÃO PARA PARTICIPAR DAS 580 PARTIDAS !!!!!!!! O “CARA” É PARAÍBA E RESISTENTE A TUDO !!!!!!!!!! NÃO ME RECORDO DE TER VISTO MAGNO ALVES CONTUNDIDO, QUANDO JOGAVA PELO FLUSÃO !!!!!!!!!! O “CARA” É UM X-MEN !!!!
MAGNATA NELES, EM 2011 !!!!!!!!!!!
RUMO AO TÍTULO DA LIBERTADORES !!!!!!!!!!!!!
SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!!!!!!!!!!
comentou em 11/11/2010, às 22:41
Caro Jeferson – Belém (às 15:06),
Revendo as mensagens vi agora que você já tinha lembrado – com ainda mais riquesa de detalhes – da charge genial do Henfil. E isso aí, é uma ótima lembrança! Tomara que alguém consiga a dita cuja e disponibilize par galera.
É o caso de se fazer até um bandeirão, mosaico, sei lá com o desenho e a expressão o “Fluminense é um chato!…P’ros adversários”.
SDs TRIcolores
comentou em 11/11/2010, às 22:46
Moderador, use este por favor,
Caro Jeferson – Belém (às 15:06),
Revendo as mensagens vi agora que você já tinha lembrado – com ainda mais riquesa de detalhes – da charge genial do Henfil. E isso aí, é uma ótima lembrança! Tomara que alguém consiga a dita cuja e disponibilize para a moçada.
É o caso de se fazer até um bandeirão, mosaico, sei lá, com o desenho e a expressão o “Fluminense é um chato!…P’ros adversários”.
SDs TRIcolores
comentou em 11/11/2010, às 23:03
Perfeito. Sempre que eu converso sobre esse assunto eu falo exatamente como esta escrito aqui. E ganhando o título temos que aproveitar o momento pra repetir isso até a exaustão. Começando pela faixa que devera estar escrito TRICAMPEÂO BRASILEIRO.
comentou em 11/11/2010, às 23:13
E só para lembrar, eu tenho uma revista Placar que saiu no final dos anos 80 onde ela apresenta um ranking do futebol brasileiro. Cada competição conquistada correspondia a um determinado numero de pontos. E lá aparece o Flu como campeão brasileiro de 1970, ganhando o mesmo numero de pontos que todos outros campeões brasileiros.
comentou em 11/11/2010, às 23:21
Prezado Carlos Rodrigues, ST!
Você foi generoso comigo irmão, a sua descrição é muito mais rica e parece até que to vendo a televisão com o comentarista, hehehhe
Se alguém disponibilizar essa charge, seria muito legal, pois ela é a nossa cara!
SOMOS TRICOLORES E NÃO DESISTIMOS NUNCA!!!
ST
comentou em 11/11/2010, às 23:26
Sobre o elenco, o Fluminense precisa de um meia avançado que seja bom finalizador e bom na bola parada tambem. Exemplo desse jogador: Tiago Neves. Não pode achar que só o ataque tem que ser responsável pelos gols. E o nosso atual meio de campo é muito carente nesse quesito.
comentou em 11/11/2010, às 23:44
E sobre a possibilidade de uma invasão em São Paulo, eu sempre tive esperança que isso acontecesse um dia. E o jogo contra o Palmeiras é perfeito pra isso, até porque a torcida adversária estara a nosso favor, criando um clima de muita tranquilidade. Agora é preciso que o Palmeiras reverta essa punição e jogue de preferência no Pacaembu, o que facilitaria muito a ida dos torcedores. E tambem que parte dos ingressos seja vendido aqui no Rio. E o principal (que me parece o mais difícil), que a nossa diretoria esteja trabalhando pra que isso aconteça, a começar pelo convencimento dos dirigentes do Palmeiras de que devem recorrer e caso consigam sucesso, jogar no Pacaembu.
comentou em 12/11/2010, às 11:50
Eduardo JF (17:18)
Vc conseguiu com que o Magno Alves, 34 anos, (menos sete do que o Romário quando parou; aliás, Roma veio para o Flu com 36 anos) completasse DOIS anos em um só e já o promoveu a 36 anos em 2011.
Como é feita essa contagem – de dois anos em um?
Carlos Rodrigues (21:18):
Creio que os 114 (há quem aponte 116) gols de Magno Alves no Flu não caberiam em um CD.
Se vc olhá-lo com atenção, verá que se trata de um atleta sem um pingo de gordura extra, fino de corpo, que com a experiência dos anos só melhorou. E inteiro, sem cirurgias. No Flu, nunca estava no DM.
comentou em 12/11/2010, às 12:09
Eduardo JF (15:45):
Neste espaço democrático, vou discordar de vc mais uma vez.
Não observo (cada um vê futebol de um jeito) essas N qualidades que vc enumerou em Cícero, jogador um pouco supervalorizado por alguns.
Não considero Cícero um jogador de alta técnica e grande passador. Além de ter o (mau) costume de se esconder durante algumas partidas – cansou de fazer isso no Flu. Tem no chute à distância e na impulsão suas maiores forças. É mediano (mas melhor do que o Marquinho, claro).
Comparações podem ser falhas, mas jogador de alta técnica, para mim, dos que passaram há pouco por aqui, é o Thiago Neves. Passa, dribla, lança, chuta bem e bate faltas com mestria. Em seus grandes dias, soluciona partidas intrincadas.
comentou em 12/11/2010, às 12:16
Vejo muitos falando que querem o Magno Alves agora,mas na epoca,ele se ofereceu ao flu e o clube assim como a torcida não acharam boa a ideia.
O clube assim como parte da torcida,prefere midia,jogador badalado.
Será que nunca vão aprender?
comentou em 12/11/2010, às 14:57
Lembro que esta charge foi editada em 84 após o nosso segundo título nacional. Trocaram os nomes dos adversários por ???, Corinhtians e Vasco que foram nossos adversários nas quartas, semi-final e finalíssima.
Lembro até hoje que ganhamos do Vasco no primeiro jogo por apenas um gol apasar de ter sido um massacre. E o gol feito pelo Romerito foi parcialmente defendido pelo goleiro Roberto Costa, para que o Romerito tornasse a tocar na bola e confirmar o gol.
No jogo seguinte ficamos na retranca explorando os contra-ataques. Estava presente nesse jogo, mas não aguentei e saí antes do término do jogo e comemorei o título fora do Maracanã. Acho que foram mais de 128 mil pagantes ou presentes.
comentou em 12/11/2010, às 20:01
Caros,
Paulo Carvalho, é isso aí! Sou um otimista mesmo, mas até que toda esta especulação não está desprovida de sentido: O Rodolfo quer vir, o Thiago Neves parece que assinou ou combinou alguma coisa com a UNIMED sobre “dar prioridade ao Flu”, há uns meses atrás quando esnobou o Flamengo, o Magnata não deve ser tão difícil de trazer, e o Richarlyson também já está conversando. Vamos ver…
Ô Luciano Ferreira, tô contigo: sou a favor do retorno do Magno Alves, pois pelo que vi está em boa forma. Você está certo, os gols que ele fêz não cabem num CD mas devem dar num DVD, porém, ainda assim, com os gols que ele NÃO fêz, dá para produzir uma bela caixa de uns dez DVDs mesmo.
Jeferson Lima é isso aí vamos torcer para alguém conseguir e disponibilizar a charge do Henfil, você tem toda a razão: ele é a nossa cara! abç
SDs TRIcolores
comentou em 13/11/2010, às 16:00
Pena não termos diretoria para divulgar e pleitear este fato na midia e na CBF.
Poderia ser uma meta do Peter ,também,fazer um requerimento a parte junto a CBF expondo estes fatos e não ficar na aba de outros clubes que nunca defenderam ou defenderão nossos interesses.Neste caso super legítimo.