Descaso com os veículos digitais
Publicado em 28.06.2011.
Por Flusócio
No início da gestão Peter Siemsen, a nova diretoria se viu obrigada a remontar rapidamente toda a equipe de comunicação: assessoria de imprensa, responsáveis pelo conteúdo nos veículos digitais, gestão de imagem, defesa institucional, divulgação das ações e produtos do marketing, etc.
Foi então que surgiu a idéia de contratar uma empresa especialista no assunto, a FSB, que há anos se solidificou no mercado por oferecer justamente um projeto de comunicação integrada, abrangendo todas estas áreas. Noticiamos esta estratégia da diretoria em um post antigo, confira aqui.
A FSB começou os trabalhos no Fluminense em 01/03/2011, com 11 profissionais alocados, dentre jornalistas, fotógrafos, etc.
Passados quase 4 meses do início dos trabalhos, o que vemos infelizmente não é satisfatório. É verdade que novos veículos oficiais foram criados, como os perfis oficiais no twitter e facebook, mas permanecem com pouca atualização diária, ou são atualizados com temas irrelevantes, nada exclusivos, conteúdo que sai também em outros sites de notícias esportivas e por isso não atrai o torcedor para os canais oficiais.
O novo site oficial, também obrigação contratual da FSB, está demorando muito a ficar pronto, a torcida continua no aguardo. E enquanto a nova versão não entra em operação, infelizmente a FSB parece se sentir desobrigada a atualizar a versão atual, que caiu muito em conteúdo, com média de uma única matéria nova a cada dois dias, e eliminação completa da Flu TV.
Produtos oficiais recentes lançados pelo Clube, tais como o DVD do TRI e os Pacotes Guerreiro Tricolor, foram completamente esquecidos pelos veículos digitais oficiais, só sendo citados após pressão da própria Flusócio. As matérias sobre resultados das divisões de base se tornaram raríssimas, bem como o conteúdo histórico que pode sempre ser citado para pautar a mídia e levantar a auto-estima do torcedor. Os bons boletins informativos internos também não são disponibilizados nos canais oficiais, diretriz que também não conseguimos entender, uma vez que o material não tem nada de estratégico ou restrito, além de ser disparado por email, sem qualquer segurança da informação aplicada.
O resultado da má atualização de conteúdo nós vemos nos números: o facebook oficial do Fluminense, após mais de um mês em operação, tem apenas 14 mil seguidores. O twitter oficial, após cerca de 4 meses, tem em torno de 40 mil seguidores. Números tímidos demais para o atual campeão nacional, um clube com torcida espalhada por todo país.
A título de exemplo, o São Paulo FC tem 358 mil seguidores no twitter e 434 mil pessoas no facebook, constituindo ambos os sites como ferramentas decisivas para divulgar rapidamente promoções em ingressos, produtos institucionais e outras novidades para o torcedor.
Como se não bastasse o problema com os veículos digitais, entendemos que parte da mídia há muito tempo tem demonstrado uma incrível má vontade com a instituição Fluminense, com as pautas negativas se sobrepondo, em muito, às positivas.
Acreditamos que é necessário maior aproximação entre instituição e jornalistas, é preciso esforço contínuo para pautar positivamente e também tratar com respeito e atenção todos os profissionais de imprensa, mesmo os mais críticos.
E quando necessário, é preciso responder de forma oficial e rápida, usando os veículos oficiais, para que certas matérias que não correspondam à verdade dos fatos não avancem na repercussão e desgastem ainda mais a instituição.

comentou em 28/06/2011, às 0:28
O trabalho da fsb no fluminense é pifio, para não dizer ridículo. Ou patético. Gastar alguns milhões da adidas com eles é um escárnio.
comentou em 28/06/2011, às 0:37
Bomexemplo dessa omissão temos no caso do ‘péssimo’ comentarista Neto que afirmou ser o Muricy credor do clube. Ou seja, além de tudo ainda ter que aturar essa escrotíce na televisão é dose. alguém teria que entrar, ao vivo, para lembrar que foi o Ratocy que saiu e que a multa rescisória ficou na conta da Unimed. Este caso do ratocy tem sido emblemático, mas outros podem ser citados: a carga da radio globo (dores do sr. gilmar Ferreira) na ocasião da sedução do Rodrigo Caetano, ainda neste desqualificado veículo um tal Loureiro Neto (creio que seja bostafoguense) dizendo que os reposteres tinham que dar porrada 9quer dizer meter o pau, achincalhar, creio que mentir e inventar se encaixam) para colocar o Peter em seu lugar. Afirmou ainda textualmente: pato novo não mergulha fundo. Os exemplos são muitos, agora nossa mídia é assi, então, o que fazer ?
Sugestões para uma empresa competente (não a atual naturalmente):
Além do usual posclipping, criar um serviço de on line clipping com acompanhamento em tempo real dos programas que exerçam maior influência;
Reafazimento de uma rede de apoiadores na imprensa para intensificar o trâmite e assegurar colocação em bons espaços (preferencialmente fomentando rivalidades entre veículos concorrentes);
Formação de um corpo de experts, aptos a dar respoats on line e manter pessoas chaves da administração informadas sobre as polêmicas e os bastidores delas;
Intensificação do uso das mídias sociais (blogs, redes, etc…) para informar a torcida e municiar-nos para os embates.
Bom são apenas sugestões, mas uma coisa é certo, se estão batendo é porque sabem com quem estão mexendo, tem que mudar isso urgentemente.
comentou em 28/06/2011, às 0:59
Com relação a bastidores a coisa continua bem complicada pra gente. Tipo missão impossível.
Nos entubaram Alicio Pena Junior e um dos irmãos Oliveira em sequência.
Esse adiamento do jogo Santos e Flu é uma vergonha.
ST
comentou em 28/06/2011, às 1:15
Está na hora da FSB sair da zona de conforto e começar a entregar resultado.
comentou em 28/06/2011, às 2:04
TRSITE ESTES DADOS… 14 mil no facebook, se bobear tem gente que tem isso de amigo…
comentou em 28/06/2011, às 3:36
Vamos ver se os agentes autorizados permitem que este passe pela inspeção.
O milhão e meio que se investiu na FSB foi dinheiro jogado fora. O infeliz do dono dessa assessoriazinha é flamenguista e TODO MUNDO sabe disso. Secou pra burro o Fluminense no ano passado. E está pouco ligando pra nossa imagem. Aliás, por ele, quanto mais sujar, melhor.
Esporte não é área da FSB. É só ver a clientela deles. Não adianta posta aqui. Tem que botar o dedo na cara da meia dúzia que cuida da conta do Fluminense. Deixar vazar foto de rato pro globoesporte depois que o babaca do Muricy falou o que falou é fim.
comentou em 28/06/2011, às 4:26
Traffic e FSB. Com parceiros assim, quem precisa de inimigos. Entendo que após uma vitória em que dominamos um adversário, que em tese é fraco, mas estávamos em seus domínios, com um jogador a menos e que está jogando no desespero, passemos a achar que tudo está bem novamente.
Louvo as melhorias no clube como as obras que foram feitas no acesso às piscinas e no salão nobre, mas precisamos ainda de um gerente. O Brunoro, que fez um excelente trabalho a frente do Palmeiras na época da parceria com a Parmalat, está disponível. O Ximenes do Coritiba se mostrou interessado em vir. O Chumbinho a despeito das piadas concernetes a ratos também se desligou do Internacional. O Abel não pode ser o manda-chuva. Se dependermos dele virão Rafael Sóbis, Magrão e outros jogadores já fora de mercado. Se dependermos do Vice Sandrão, que pouco entende de futebol, continuaremos perdendo na disputa para Botafogos da vida.
O CT, por hora, está esquecido, mas penso que vem sendo negociado nos bastidores para não atiçar especulações e intrigas da imprensa, mas é de importância fundamental e poderemos ser o único dos grandes sem um CT para a equipe profisional no rio em poucos anos.
comentou em 28/06/2011, às 6:26
Por enquanto, a foto que ilustra o post sintetiza tudo..
comentou em 28/06/2011, às 7:00
Vergonha. O Facebook de todos os times grandes e o Twitter de quase todos têm muito mais seguidores do que o Fluminense. Tudo porque alimentam sem parar. O site oficial do Flu consegue ser disparado o pior dos times brasileiros. Não dá para entender gastar tanto com uma empresa e ter tão pouco resultado.
comentou em 28/06/2011, às 7:34
A solução é simples: rescinde o contrato com a FSB, que pode ser boa em política, mas é um desastre em futebol.
comentou em 28/06/2011, às 7:49
ACHEI EXCELENTE A COLOCAÇÃO E COBRANÇA. Minha única pergunta é se não podemos ter um posicionamento oficial do próprio Fluminense, da Direção, de Presidência.
O fato de termos uma assessoria ou departamento de comunicação não nos impede de nos comunicarmos.
A questão que fica é porque continuamos com esta empresa ?
comentou em 28/06/2011, às 8:02
Essa FSB já começou a trabalhar?
É trabalho voluntário né?
Recebem pra isso?
Então deve ser muito pouco né?
Não?
Vocês estão me dizendo que a Flusócio, só com tricolores voluntários faz um serviço de divulgação do Fluminense melhor que uma empresa paga, e muito bem paga, pelo clube?
Para tudo …vou descer!!!
comentou em 28/06/2011, às 8:10
Do jeito que os jornalistas batem todo dia na gestão dá para ver que o trabalho de defesa da instituição está muito falho. Chegaram a anunciar técnico sem ele estar assinado e isso foi destaque no Jornal Nacional.
comentou em 28/06/2011, às 8:11
Aaahh…
Antes que me esqueça.
Tu não presta mesmo né Ricardo Teixeira?
Com se não bastasse utilizar o poder na entidade que comanda o futebol Brasileiro em benefício próprio, também o utiliza sistematicamente para prejudicar quem ousa atravessar seu caminho nesta empreitada.
Ainda bem que não há mal que sempre dure …
comentou em 28/06/2011, às 8:16
É. Infelizmente, o papel da FSB que faz é… o NETFLU, tão criticado por aqui.
Fazer o que, né?
comentou em 28/06/2011, às 8:19
E outra: tá mais que na hora do Flu comprar uma briga de gigantes com a CBF. Não é possível um negócio desses! Com certeza não é só o Flu que tá saindo prejudicado com esse mimimi.
ACORDA! Façam barulho! Coloquem nos TT’s!
Já que o Flu meio que foi “surpreendido” com essa decisão, tem que fazer biquinho e boicotar esse jogo!
Não é o caso de pegar o time do Santos mais forte ou mais fraco. Qual foi o critério usado para adiar esse jogo? Até porque, pela mesma lógica, o Santos vai adiar o jogo contra o Grêmio e o Palmeiras, né?
Tem que gritar. Alguém há de ouvir!
comentou em 28/06/2011, às 8:27
E pensar que eles possuem uma pessoa que passa o dia inteiro acessando apenas o Facebook e o Twitter. Ambos com bem pouco conteúdo. Sigo o Twitter de clubes europeus e recebo pelo menos 10 tweets diários. Já o @OficialFlu é muito devagar. Trabalho molezinha, hein?
comentou em 28/06/2011, às 8:48
Muito oportuno o post nesse momento.
Era para os canais oficiais estarem emitindo notas, insistentemente, repudiando a decisão da CBF de acatar o pedido do santos, de adiar o nosso jogo com eles.
É UM ABSURDO! E FIZERAM DIREITINHO! NO ÚLTIMO DIA PERMITIDO, PARA O FLUMINENSE NÃO PODER FAZER NADA CONTRA!
Já que não vai ser possível fazer nada contra, pelo menos os canais de comunicação deveriam espalhar essa vergonha para todos os lados.
Saudações Tricolores!
comentou em 28/06/2011, às 8:51
A ÚLTIMA DA CBF EM ADIAR O JOGO D0 FLU X SANTOS.
O MOTIVO: PREPARANDO TERRENO, CASO O MANO NÃO GANHE A COPA AMÉRICA P/LEVAR O ratocy a selenike.
VAMOS AGUARDAR E VER O QUE ACONTECE.
E QUANTO AO SP, NÃO TERIA A MESMA REGALIA?
ASSOCIAÇÃO EM MASSA URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ST.
comentou em 28/06/2011, às 9:07
O SANTOS NÃO JOGAR NA 4A FEIRA AGORA CONTRA O “SUPER FIGUEIRENSE” ???
QUAL O CRITÉRIO ???
Ah , o Santos ESCOLHE os jogos que quer adiar…
comentou em 28/06/2011, às 9:07
Só os ignorantes ainda não perceberam que os veículos digitais de comunicação são a arma mais eficaz de propaganda surgida no século XXI. Até revoluções já foram, e estão sendo feitas graças à estes veículos.
Mudandando de assunto, olha o netflu desmacarando o mentiroso do Murirrato:
http://www.netflu.com.br/n_noticias.php?notid=23231&titulo=%22NUNCA+FALEI+NEGOCIO+DE+RATO,+INVENTARAM+ISSO%22,+AFIRMA+MURICY
comentou em 28/06/2011, às 9:44
Vão ter de adiar todos os jogos do Santos. Se fizeram isso contra o Flu, o time de Murici terá de ficar sem jogar por um bom tempo contra os outros também.
Depois eles se viram para jogar 3 jogos por semana.
Tem alguém aí que possa dar um senhor tapa na mesa???
comentou em 28/06/2011, às 9:53
A diretoria vai aceitar passivamente esse adiamento do jogo contra o Santos????
Já passou da hora do Fluminense começar a bater de frente contra a CBF-Globo. Se necessário indo até para a Justiça Comum. Dane-se se a FIFA proíbe e dane-se a Copa de 2014.
comentou em 28/06/2011, às 9:53
Já está mais que na hora dos conselheiros cobrarem uma vista do contrato (vlrs e obrigações) que a fsb (em minúscula mesmo) recebe, e exigir um melhor serviço, sob pena de rescisão por incompetência.
St
comentou em 28/06/2011, às 9:59
Quem merecia toda esta ovada não era bem o Mariano, mas sim à diretoria do FSB. Que empresazinha fraca e indolente. Será que vamos tal qual o Deco esperar o final do contrato pra nos livrarmos desses dois chinelinhos. E essa proteção ao Santos. Não creio que ninguém no Fluminense deixará de reclamar contra esta iniquidade. O curíntia foi já beneficiado no ano do centenada e agora o peixe do rato. Quando o Fluminense precisou o Ricardo Teixeira negou. Presidente Peter vamos começar a reclamar. Não basta sermos roubados pelos árbitros sem nenhuma reclamação. Agora isso! Não pode passar em branco tal medida protecionista que só alguns são merecedores e negada a grande maioria.
comentou em 28/06/2011, às 10:02
Na minha opinião, a coisa funciona assim:
A FSB foi contratada para prestar um serviço. Ela tem negligenciado essa prestação. Sendo assim, rescisão contratual.
Afinal um contrato bem redigido, com certeza, traçava objetivos, metas e avaliações sistemáticas que, uma vez descumpridas, poderiam tornar o documento sem efeito.
Aí cabem algumas perguntas:
- Por que ainda estão lá?
- O contrato não estabelecia metas (por exemplo: 3 matérias semanais da Flu tv, atualização diária do site oficial, 3 meses para confecção do novo website…)?
- A quem está subordinada esse empresa na estrutura do clube?
- O depto. de marketing não tem ingerência nisso?
- O que faz nosso depto. de marketing? Já que a FSB trabalha a comunicação institucional, a Traffic desenvolve produtos, a Ambev oferece o projeto da reforma da sala de troféus… Tem alguma coisa que seja mérito do depto de marketing? Será que eles ainda estão assistindo ao DVD do tricampeonato? Ou pensam que já conseguiram botar na rua um DVD bem feito e por isso tem crédito para pensar em estratégias?!
Nosso maior problema é o DEPTO DE MARKETING.
Deeveriam partir dele mais ações promocionais para aproximar os torcedores, além disso esse mesmo setor é que deveria cobrar competência da FSB.
MAs imaginem como alguém do nosso marketing pode chegar no pessoal da FSB e dizer:
“Vcs tem que nos aproximar dos tricolores.”
Aí a resposta vai ser a seguinte:
“Legal e vcs não vão fazer nada disso?”
Continuo perguntando:
Cadê o programa Tricolor de Toda Terra??? Só servia pra viajar pra Argentina, Paraguai e Uruguai??? A torcida do Sul que foi a Floripa neste domingo não merece uma ação dedicada a ela???
Fecharam um contrato com a Adidas para melhorar a distribuição. Conceito subjetivo porque até agora ninguém viu nenhuma melhoria. Só vi é venderem na loja da Adidas no Barrashopping a camisa tricolor com número dourado(???).
Se pegarmos a lista de produtos licenciados (tarefa do MKT para aumentar a arrecadação do clube só explorando sua marca, sem risco nem custo) com a marca do Flu e do medíocre Botafogo, dá pena. Sabem por que? Porque o MKT do Bostafogo pesquisou produtos licenciados por grandes europeus e levou a ideia para fabricantes que se dispõe a produzir os produtos e pagam percentual das vendas ao clube. Já no Fluminense é o fabricante que tem que ter a ideia e correr atras do clube pedindo pelo amor de Deus para que autorizem a produzir tal produto e oferece as condições para pagto do licenciamento.
Outra coisa, existe uma lista de lojas franqueadas do clube chamada Só Tricolor que paga royalties ao clube pelo uso da marca, mas que não recebe nenhum suporte do clube. Procure, por exemplo, no site oficial a relação de lojas Só Tricolor. Não acha. Aí vão dizer que não podem porque tem anúncio da Flu Boutique (porque 2 marcas de lojas oficiais do clube?). Mas, esquecem que se houvesse um link pequeno apenas para listar onde tivesse esse tipo de loja, noticiassem, fomentassem e prestigiassem as lojas Só Tricolor, teríamos uma rede maior delas pelo país, oferecendo mais produtos licenciados que por sua vez remuneram o clube em percentual abre as vendas. Parece uma procupação pequena, mas é uma arrecadação hoje incipiente para o clube, mas que poderia render algum dinheiro a mais.
Tá na hora de acordar, MKT tricolor.
Desculpem o texto grande e um pouco desconexo, mas as coisas foram surgindo na minha cabeça e sai escrevendo para externar minha indignação com o PIOR setor do Fluminense na gestão Peter.
comentou em 28/06/2011, às 10:02
Caros,
Eu confesso que estou muito decepcionado com o trabalho da FSB e sua relação de comunicação com o torcedor.
Seguem algumas das últimas manchetes no Facebook:
- Ovada no Mariano;
- Detalhes do relógio do Abel Braga;
- As novas chuteiras da Adidas;
Será mesmo que a FSB acha que este tipo de conteúdo é exclusivo e atrai o torcedor? Nem se toda a torcida do Fluminense fosse formada por crianças ou débeis-mentais, né?
Material exclusivo tem que ser algo relevante, informação das internas em primeira mão, informação sobre resultados da base, obras, produtos institucionais, realizações da gestão, etc.
Não pode alimentar pouco as mídias digitais, com preguiça, ou alimentar o conteúdo com este tipo de matéria irrelevante, pura encheção de linguíça.
Estou achando que falta tricolor nesta relação com as redes sociais e aliemntação do site oficial. Falta gente que entenda os anseios da torcida, não basta ser apenas jornalista.
O material apresentado até agora nas mídias digitais é muito péssimo, inimaginável se considerarmos que existe recurso alocado só pra isso. O resultado ruim, implacável, pode ser conferido nos péssimos números de seguidores do twitter e facebook.
O que me irrita mesmo é a preguiça em buscar a atualização dinâmica, as pautas interessantes e exclusivas que vão cativar o torcedor e trazê-lo todo dia ao veículo oficial.
Me arrisco a dizer que qualquer editor do Blog da Flusócio, ou do Torcida Tricolor ou so Flumania faria melhor, de graça, do que a FSB faz com os veículos oficiais digitais.
Vem aí o novo site oficial, ok. Não tenho dúvidas que o visual será agradável e profissional, mas isso não basta. Não pode apenas mudar a casca. Se colocar visual bonito e continuar com este conteúdo ridículo que temos nas redes sociais, vamos continuar com o número de visitantes diários parecido com os blogs alimentados voluntariamente pela torcida, o que a meu ver é uma vergonha para a atual estrutura de comunicação do FFC.
Presidente, precisamos tirar a FSB desta zona de conforto. Já passou da hora.
comentou em 28/06/2011, às 10:05
ABRE OS OLHOS DIRETORIA TRICOLOR !!!
De olhos bem abertos
http://www.benditoflu.com.br/2011/06/de-olhos-bem-abertos.html
comentou em 28/06/2011, às 10:09
O Santos conseguiu adiar o jogo contra o Fluminense simplesmente porque tem um representante naquela federação. Este representante ainda utilizou a desculpa do Flu ter o jogador Fred para somar ao número de jogadores selecionados para Copa América, o que resultou no adiamento da partida, diferentemente do que aconteceu com o Figueirense.
O Fluminense foi consultado? Será que o Fluminense tem algum representante na federação? Se nem diretor de futebol tem, quanto mais um representante na federação.
Para mim, este episódio mostra que o Fluminense continua despreparado para resolver problemas envolvendo FERJ e CBF, tais como arbitragens, tabelas, etc.
comentou em 28/06/2011, às 10:11
Leo Lemos,
Apenas a título de esclarecimento, no contrato de prestação de serviços a FSB ficou alocada sob supervisão da Presidência, e não do Depto de Marketing.
Considero que este é um dos principais problemas pois está claro que o Presidente não tem condições de tocar as demandas institucionais como Rede Globo, Adidas, CT, Unimed, etc e ainda fiscalizar a parte de comunicação.
Considero imperioso que a FSB fique sujeita à fiscalização do Marketing, para que saia da zona de conforto e possa mostrar mais resultado. Até agora o resultado é péssimo na parte de comunicação com o torcedor, mas neste ponto o Depto. de Marketing está isento de culpa, e você está mal informado na questão.
comentou em 28/06/2011, às 10:14
A FSB Comunicações para saber/aprender como atualizar e manter um padrão de informações relevantes para o torcedor tricolor, pode dar uma olhada na minha pagina no facebook, bem como de dezenas de tricolores que fazem um trabalho de divulgação muito melhor que esta empresa contrada e paga (alias, muito bem paga) pelo Fluminense.
comentou em 28/06/2011, às 10:18
Não adianta vir ao Blog criticar a FSB.
Rescinde logo com essa pseudo empresa. Como foi dito acima, a NETFLU faz o papel que a FSB deveria fazer.
Quanto ao jogo adiado contra o Santos, é uma vergonha. O Santos escolhe os jogos que quer jogar, assim fica fácil. O Fluminense tem que fazer algo, mesmo que for só pra vir à mídia reclamar desse ladrão do ricardo Teixeira.
ST
comentou em 28/06/2011, às 10:23
Vergonha, site oficial agora, “Website indisponÃvel no momento.”
comentou em 28/06/2011, às 10:27
Sérgio Mota, nem trabalho voluntário é tão ruim.
Qualquer adolescente que entenda um pouquinho de programação e seja louco pelo flu (existem milhares) faria melhor trabalho.
Eu não sei os termos do contrato com a FSB (em termos de tempo), o Danilo pode até me responder essa. Mas pra mim o grande problema do flu é tentar se livrar do problema por um bom tempo.
Tipo, se assina um contrato de 3 anos e esquece aquele problema como se ele estivesse resolvido. Contratos como esse da FSB deviam ser de 6 meses com cláusulas de renovação semi-automáticas de acordo c/ a intenção do clube. Assim eles iriam querer mostrar sempre serviço. Repito, que não sei se o contrato c/ a FSB é longo, mas acredito que sim. Assim nos 3 ultimos meses aposto que eles fazem um bom trabalho e renovam c/ mtas pessoas felizes ainda pelo serviço prestado.
Fiscalizar páginas de web e perfis são coisas que crianças de 12, 14 anos fazem bem. Imagina alguém que recebe pra isso. Logo, creio que o problema só possa ser por parte do clube msm.
comentou em 28/06/2011, às 10:29
Infelizmente o país continua o mesmo. Esse presidente da CBF que deveria já ter sido demitido por suas condutas inegavelmente irregulares, antigamente e recentemente por atos impróprios a um dirigente de uma instituição que representa o Brasil no mundo do futebol,até mesmo acusado de receber vantagens ilegais por representantes do mesmo nível que o dele de países europeus, onde a corrupção é realmente combatida e punida. Esse indivíduo que representa a CBF continua fazendo das deles com a proteção daqueles que deveriam puní-lo. O que podemos esperar de uma nação em que um ministro de estado é continuadamente flagrado em enriquecimento ilíito e não é punido com o aval de quem deveria investigá-lo e pedir sua punição. No âmbito estadual temos um governador que nega o aumento justo aos trabalhadores Bombeiros e em contra partida vive metido com empreiteiros de obras e aprova orçamento bilionário do Maracanã que não necessitava de uma reforma desse nível, já que passara por uma recentemente, sem que os políticos que deveriam impedir tal ato aprovam e também se locupletam com altos salários aprovados por eles mesmos e nada fazem para impedir o gasto deslumbrante enquanto hospitais públicos e escolas estão se desmoronando e os servidores mendigam a melhora de um salário de fome.
comentou em 28/06/2011, às 10:36
SÓ ERRA QUEM FAZ…
DISCORDO DO GRUPO FLUSÓCIO EM MUITOS PONTOS. MAS QUANDO O GRUPO CUMPRE A SUA FUNÇÃO DE SER UM CANAL CLUBE-TORCIDA (COMO NESTA MATÉRIA), EU VEJO A IMPORTÂNCIA QUE ELES TÊM.
EM RELAÇÃO AO OBJETO DO POST, REALMENTE, UM FATO QUE ENFRENTAMOS FREQUENTEMENTE É DE LIDAR COM PROFISSIONAIS SEM QUALQUER APEGO OU LIGAÇÃO COM O CLUBE… VEJAM O DVD DO TRI, POR EXEMPLO. FOI FEITO POR PROFISSIONAIS? SIM. MAS COMO NÃO HÁ A MENOR LIGAÇÃO COM O CLUBE, VEMOS UM TRABALHO SEM QUALQUER EMOÇÃO E QUE NÃO SE PREOCUPA COM A AUTO-ESTIMA DO TORCEDOR. O MESMO ACONTECE COM A FSB.
comentou em 28/06/2011, às 10:40
O certo, como acontece em quase todos os clubes, seria o setor de comunicação ser comandado pelo departamento de marketing. Espero ver isso um dia no Fluminense.
comentou em 28/06/2011, às 10:41
Estephan,
O contrato com a FSB é experimental, de apenas 1 ano.
Não critico a estratégia da diretoria, que tentamos descrever no post. Considero até que ela foi adequada.
Entretanto, pra mim está claro que a FSB não conhece o ramo futebol e precisa de mais cobrança para mostrar resultado. A consultoria não vai sair da zona de conforto por osmose, é preciso que o cliente (Fluminense) se posicione como tal e cobre internamente o que não vem dando certo, até porque o serviço já está pago (diretoria optou por pagar à vista com um bom desconto neste 1o. ano de contrato).
Esta parte de comunicação com o torcedor está muito ruim, e o que estão postando nos veículos digitais é digno de pena. Tem que chamar os caras e cobrar mudança de rumos.
comentou em 28/06/2011, às 10:43
Está na cara que o pessoal da FSB nem torce para o Flu.
comentou em 28/06/2011, às 10:52
Fala Galera!!
Qto a trabalho da FSB, o post e os amigos já disseram tudo!Será que esta empresa existe mesmo??chega a ser ridículo o serviço prestado.
Se a supervisão desse serviço é feita diretamente pelo nosso presidente, que ele pressione e exija o cumprimento do contrato elaborado, certo que como qualquer contrato deve ter penalidades em caso de descumprimento, até mesmo uma cláusula de rescisão!!
Como advogado, sei que não é fácil rescindir um contrato, ainda mais com os números envolvidos, porém, algo deve ser feito rapidamente.
Qto ao adiamento do jogo contra o Santos, o clube precisa se manifestar, mostrar sua indignação, ir na imprensa e falar, mostrar para toda torcida o que realmente ocorre no campeonato brasileiro!!
Ano passado foi o Corintians e nesse ano tudo leva a crer que o Santos será a bola da vez!!O campeonato brasileiro é decidido nos detalhes, diferença de poucos pontos, o Santos hj em dia tem o melhor time do Brasil e ainda conta com a ajuda da CBF, aí fica difícil…
Em 2005 não liberaram o Arouca e Diego das seleções de base, o que foi determinante na perda do título. Em 2008 não tivemos nenhum jogo adiado e passamos um perrengue no final do ano!!ESSE ADIAMENTO É UM ABSURDO!!!!!O SANTOS ESTÁ COM MEDO DE LEVAR UM FERRO DENTRO DA VILA E A CBF É CONIVENTE COM ISSO!!PQ NÃO ADIAM TODOS OS JOGOS ENTÃO???LAMENTÁVEL!!
Ah…ainda tem a última do Muricy,que na cara de pau negou que tenha falado de ratos!!TA GRAVADO MURICY!!!!NÃO TEM COMO NEGAR!!Isso só mostra o caráter desse “grande técnico”!!ST
comentou em 28/06/2011, às 11:01
SUGESTÃO:
Entrem no site da fsb e cobrem profissionalismo e dedicação desses fdps!
http://www.fsb.com.br/pt/contato/
comentou em 28/06/2011, às 11:17
Uma dúvida off-topic.
Pra adiar um jogo, as duas partes não devem ser consultadas???
Podem alterar o cronograma do flu sem ter consultado o clube? É legal isto?
comentou em 28/06/2011, às 11:20
Geralmente eu só meto minha colher de pau em coisas palpáveis; em coisas do meu entendimento, e como não tenho estes tais de twitter, facebook e outras baboseiras que peões e adolescentes adoram, eu fico quieto sobre isto.
Aliás, fico quieto uma ova, pois se este tal de FSB é de um urubu, como escreveram aqui, quem foi a múmia de dentro do Fluminense que está pagando milhões para eles cagarem ainda mais na nossa imagem?
Quem foi?
O autor, queremos o autor!
Se bem que depois do tal RMP ter sido escolhido, no início do ano, como o “jornalista oficial” para assuntos tricolores, nada mais pode ser descartado em matéria de burrice ou arreglo ou, melhor ainda, de abaixamento de calças para deixar a bunda de fora para os adversários fazerem a festa.
Miséria pouca é bobagem.
comentou em 28/06/2011, às 11:25
O trabalho que a FSB está realizando no Fluminense é pífio para não dizer outra coisa. Independente deles estarem preparando o novo site, eles tem obrigação de manter o conteúdo do site atual! Se a manutenção de conteúdo do site atual não está no contrato, deveria estar.
Quem no clube está supervisionando e cobrando o “trabalho” da FSB?
Temos que cobrar uma melhora imediata no conteúdo dos sites! Dar prazos e metas! Metas qualitativas e quantitativas.Uma das metas poderia ser: quantos seguidores teremos no twitter e quantos no facebook. Se o conteúdo for bom o torcedor tricolor irá acompanhar! Tem que colocar metas já para Julho se os caras não atingirem, cancelamento do contrato e devolução do dinheiro já pago!
comentou em 28/06/2011, às 11:34
É inadmissível um blog tocado voluntariamente ter muito mais apelo ao público tricolor do que o site oficial.
comentou em 28/06/2011, às 11:38
Por que não colocam a FSB subordinada ao Marketing?
comentou em 28/06/2011, às 11:38
é insofismável: a FSB faz um péssimo trabalho no Fluminense, que errou ao contratá-la, quando ela mesmo não queria e cobrou o olho da cara.
ridiculo esse tempo todo pra fazer um site novo.
ONZE profissionais não conseguem repetir o trabalho (que ja era bem porco) de 3 assessores da gestão horcades.
comentou em 28/06/2011, às 11:44
Resumindo o post…o trabalho da FSB é um lixo completo, um verdadeiro escárnio ao FFC
comentou em 28/06/2011, às 11:57
Foi disparado o maior erro da gestão Peter. Contratar a FSB, que tem nome, pose, banca, mas não entende nada de futebol, muito menos de Fluminense, foi um tremendo tiro no pé. Que corrijam logo antes que os estragos sejam maiores.
comentou em 28/06/2011, às 12:56
CONSTATAÇÕES
A FSB é uma empresa com excelente reputação no meio empresarial. Trabalha para grandes empresas e apresenta resultados bastante satisfatórios.
O presidente da FSB é flamenguista roxo e não está minimamente preocupado com a comunicação e relação pública do Fluminense.
O trabalho que a FSB vem desenvolvendo no Fluminense é mediocre.
Se essas constatações fizessem parte de um problema de lógica, eu concluiria que há uma grande má vontade da FSB com o Fluminense, que por seu lado não exerce a cobrança necessária para reverter a situação.
comentou em 28/06/2011, às 12:58
Thiago Costa, marketing e assessoria de imprensa são coisas completamente diferentes. E a FSB é muito fraca mesmo.
comentou em 28/06/2011, às 13:12
Vinícius (11:01),
Gostei da idéia, já fiz meu contato.
Saudações Tricolores!
comentou em 28/06/2011, às 13:26
Considerando o tempo que a FSB já está prestando serviços ao Fluminense e sua total inoperância:
1) Deixa nossos veículos oficiais de comunicação desatualizados;
2) Toda uma série de ataques ao Clube e à Diretoria fica sem resposta como se nada estivesse acontecendo; e
3) Não se vê quase nenhuma notícia boa para o clube que uma assessoria de imprensa que se preze nos meios de comunicação. E, quando tem, são feitas faltando dados ou informações importantes, como por exemplo, que a reforma da sede faz parte do projeto de campanha, de valorização do nosso patrimônio.
Da minha parte, considero existir motivos mais que suficientes para a rescisão unilateral do contrato.
comentou em 28/06/2011, às 13:36
Com esse marketing autofágico, o fluminense e essa diretoria não aguentam
comentou em 28/06/2011, às 13:51
A explicação deve ser que a FSB tem muitos clientes e o Fluminense e mais um, e por isso fora . Precisamos de empresa exclusiva para o Fluminense, com tricolores fanáticos como nós no trabalho do dia a dia.
comentou em 28/06/2011, às 14:07
O grande problema desta questão é que não adianta nada contratar uma consultoria para prestar seja qual serviço for se não tem ninguém da contratante acompanhando e cobrando.
Esse trabalho de fiscalização e cobrança deve ser feito pelo gerente executivo e pelo marketing. Acho que devemos cobrar dessas áreas uma maior atuação frente ao fornecedor do serviço. O post mesmo diz que algumas atualizações dos veículos oficiais só foram feitas após pressão da Flusócio. Ora essa, quem deveria fazer essa pressão ? Não deveria ser interna ?
Além disso, a FSB está muito confortável, pois já recebeu todo o valor do contrato antecipadamente. Isso ocorreu por causa de um grande desconto e de um medo da empresa abandonar o contrato no meio. Explicou, mas não convenceu. Se abandonasse o contrato, bastava acioná-la judicialmente. Simples assim.
Essa relação já nasceu errada, pois pagamento antecipado + falta de cobrança = serviço não prestado.
Resumindo o que quero dizer, o problema de comunicação é muito mais do Fluminense do que da empresa contratada.
ST
comentou em 28/06/2011, às 14:19
A FSB usou o Fluminense como cobaia pois nunca atuou no meio do futebol e pelo jeito vai continuar sem atuar nesse ramo
Contrato caro, pago antecipado e com pouco resultado. Falta agilidade, expertise no meio do futebol, contatos na área esportiva, feeling para as demandas importantes do clube, etc
Não podemos também deixar de olhar para dentro da nossa casa, fazer as autocríticas e ver que falta gente para cobrar e enquadrar esses caras. Obra sem o dono cobrando é sempre um lixo!
comentou em 28/06/2011, às 14:31
A verdade é que esse pessoal da FSB sabe coisa alguma sobre futebol, tem conhecimento zero sobre o assunto. Fico imaginando-os conversando com boleiro usando aquela linguagem sofisticada e pernóstica, falando sobre comunicação, etc. O jogador vai rir da cara deles.
comentou em 28/06/2011, às 14:45
Bem é a segunda vez que a Flusocio se manifesta sobre o assunto.
Entre os sócios e torcedores a opinião é unanime. Fora FSB.
Acho que o caminho é a rescisão imediata. Estamos perdendo tempo precioso !!!!
comentou em 28/06/2011, às 15:01
Quem foi o gênio da FSB que teve a infeliz ideia de homenagear o sanguessuga do Belletti no site oficial?
Quanto mais a gente reza, mais assombração aparece!
comentou em 28/06/2011, às 15:20
sabemos que não é possível conseguir centro de treinamento, construir estádio, sanear as dívidas, … enfim, resolver os problemas que as gestões passadas deixaram devido à incompetência em seis meses apenas.
mas em se tratando de comunicação, eu que sou administrador, já teria resolvido essa questão e sem cobrar essa baba porque acima de tudo está o nosso Fluminense.
VERGONHA essa tal de FSB. quaiquer meia dúzia de alunos de comunicação do meu pai na PUC (que é tricolor) arrasaria com esses ditos profissionais.
comentou em 28/06/2011, às 15:30
No meio jornalístico, o trabalho da FSB na assessoria do Fluminense é motivo de piada. Conseguiram simplesmente piorar o que já era ruim e pagando muito mais.
comentou em 28/06/2011, às 15:33
Todo contrato existe direitos e obrigações. Caso algo não esteja sendo cumprido,q as partes se realinhem até acertarem o que é previsto no contrato, caso contrário,
a ruputura deste se transforma numa via factivel.
As minhas perguntas são:
1) Quais são os direitos e obrigações da FSB neste contrato?
2) Existe alguem do FFC como guardião das clausulas deste contrato?
3) Existem reuniões frequentes entre as partes afim de atingirem um alinhamento?
Entendo q esse contrato tem q ser aberto ao Cdel, pois acredito piamente q a FSB tem q sair da zona de conforto q se encontra.E ao mesmo tempo,entendo q o FFC tem q se fazer valer como contratante, pois tenho a impressão, devido a ineficiência inacreditável da FSB,q não há cobranças.
comentou em 28/06/2011, às 17:36
Este contrato é tão maléfico ao Flu quanto o da Traffic.
No caso da Traffic ainda existe a “desculpa” que o mesmo foi assinado na gestão anterior e não pode ser rescindido, o que sinceramente não entendo, pois na minha santa ignorância jurídica, qualquer contrato pode ser contestado na justiça. Porém, este da FSB foi da nova gestão e já passou da hora de ser rescindido!
Passado mais de três meses, se um funcionário recém contratado na iniciativa privada não rende, o mesmo é na maioria das vezes demitido, e o mesmo ocorre com contratos que são constantemente monitorados em sua performance via acordos de níveis de serviço (SLA´s) e conforme for o resultado, rescindido legalmente…
Desculpem-me, mas não tem mais desculpa para manter este péssimo serviço da FSB!
St,
comentou em 28/06/2011, às 17:39
Em tempo… Caramba Danilo Felix, temos um contrato experimental de valores acima dos milhões?
Xiii, realmente é píor do que eu imaginava…
St,
comentou em 28/06/2011, às 17:49
Jefferson Alvares,
Como assim? Soube que o valor do contrato foi de R$ 1,4 mi, válido por 1 ano. E tem 11 profissionais alocados, além de gente refazendo o site, etc.
Você também deve colocar aí na conta o fato dos encargos trabalhistas, material, computadores, etc ficarem por conta da contratada, além do lucro da consultoria nesta conta.
Não discuto o valor, até porque não entendo muito deste mercado, mas sim a qualidade do serviço, que está ruim e precisa ser melhorada.
comentou em 28/06/2011, às 17:50
É muito simples; os contratos tem clausulas. Se no caso, estas não estão sendo atendidas ou se são atendidas de forma inadequada, que seja rompido o contrato. Não dá é para passar atestado de otário, afinal o dinheiro é curto.
ST
comentou em 28/06/2011, às 19:03
Também esculhambei os caras pelo site deles.
Agora, o Peter mandou muito mal ao escolher uma empresa cujo dono é, como disseram aí, um “flamenguista roxo”. Só nisso já mandou muito mal.
comentou em 28/06/2011, às 20:45
Flusocio, uma pergunta.. quantos conselheiros voces tem no clube? entendendo que foram a chapa vencedora na eleicao passada devem ter 150. Porque nao chamam uma reuniao extraordinaria para tratar desse tema? Chamem o presidente e o responsavel na FSB para explicar o vexame ao qual somos expostos.
comentou em 28/06/2011, às 22:18
Prezado Danilo,
Por favor não me interprete mal, pois o objetivo não é de lhe criticar!
Bom, a minha duvida refere-se ao fato de que alguns dos serviços que deveriam estar sendo prestados, poderiam dentro do contexto que aqui se comenta, serem realizados com um valor muuuito menor do que o que foi cobrado, e que inclusive DIZEM ter tido seus pagamentos antecipados.
Além do mais, para vários destes serviços que são extremamente importantes para a imagem de uma instituição, contratar alguém de forma “experimental”, pode me levar a suspeitar que os caras não tinham esperiência neste nicho (futebol).
Quanto ao fato de ainda estarem trabalhando no site, também me causa preocupação, pois lhe garanto que já vi sites extremamente profissionais e com conteúdo considerável, serem elaborados em menos de 60 dias e por equipes muito menores.
Como não quero ser de forma alguma leviano, pois não tenho todas as variáveis na mão para julgar os preços cobrados, diante deste alto valor, tendo acreditar que o maior peso nesta conta seja a assessoria de comunicação, pois quanto a CONFECÇÃO do site e das páginas nas redes sociais (diga-se de passagem fracas), posso lhe garantir que não seria o maior peso nos patamares que estão sendo citados.
Quanto alguns dos custos que você cita, se estivéssemos falando de uma empresa expert no tema, estes custos não deveriam estar sendo computados diretamente na proposta, pois eles já deveriam ter toda infra necessária, bem como custos de hardware e software já depreciados e ou compartilhados entre clientes.
Se estivermos falando de hardware para hospedar os sites, hoje em dia existem Datacenters especializados em prover este serviço com muito mais segurança, qualidade e preços realmente baixos, inclusive pagos sob demanda.
De qualquer forma, assim como você muito bem tem escrito, o que mais me precocupa não é o valor, mas sim a baixíssima qualidade dos serviços, que sequer assessora bem os gestores do clube.
Enfim, como eleitor do Peter, tenha certeza de que se fossem serviços de qualidade, eu não estaria questionando nada disso!
St,
comentou em 29/06/2011, às 7:10
Ao meu ver, se colocar um cara capacitado, da área, comprometido com o Flu e a gestão, para supervisionar esse trabalho, muitos dos problemas se resolvem.
Com qualquer prestador de serviço, em qualquer empresa de respeito, tem um especialista do setor dentro da casa para dar diretrizes e avaliar o trabalho.
comentou em 29/06/2011, às 10:30
Em clubes de futebol, alguns departamentos devem ser terceirizados e outros não podem de maneira alguma. Um deles é a comunicação, que é estratégica e deve ficar com pessoas competentes, de extrema confiança da diretoria. Tenho certeza de que no Fluminense não é difícil achar profissionais com esse perfil para exercer a função com custo muito menor e resultado mais satisfatório.
comentou em 29/06/2011, às 11:49
Pelo que li acima, temos 2 pecados capitais nesse assunto da midia:
1. O cara é flamerda (preciso se falar mais?); muita ingenuidade ou desinformação.
2. O cara recebeu adiantado?! isso é impensavel.
O que fazer agora? Aguardar um ano.
ST
comentou em 29/06/2011, às 16:32
A FSB não vão faturar R$1.4 milhão, já faturou quase R$ 1.2 milhão pagos antecipadamente na assinatura do contrato.
FERNANDO CESAR
comentou em 29/06/2011, às 17:15
Cada hora é um valor diferente. Parece que é mais de 2 milhões porque inclui salários de funcionários da FSB bancados pelo clube.
comentou em 29/06/2011, às 19:31
Kiko Macedo,
Eu concordo contigo. Pra mim está claro que a estratégia de terceirização da comunicação foi boa na teoria, mas na prática saiu ruim, pelo menos se avaliarmos os resultados dos trabalhos até agora.
Estou muito decepcionado com esta FSB. Tomara que eu queime a língua daqui pra frente, mas pra falar a verdade estou descrente.
comentou em 5/07/2011, às 21:32
Lamentável.
E ainda teve gente que pagou o pato com a chegada da FSB…
comentou em 7/07/2011, às 23:02
Por favor, gostaria de dar uma nota.
Os três sócios da FSB são rubro-negros.
Só isso.