Nova tabela da Libertadores

Esta semana a Conmebol alterou pela enésima vez a tabela da próxima Copa Libertadores, mudando os confrontos dentro de alguns grupos. A nova ordem dos jogos no grupo 4 ficou assim:

Nova tabela:
Fluminense x Arsenal (ARG) ou Sport Huncayo (PER)
Boca Juniors x Fluminense
Fluminense x Zamora
Zamora x Fluminense
Fluminense x Boca Juniors
Arsenal (ARG) ou Sport Huncayo (PER) x Fluminense

Tabela anterior:
Fluminense x Boca Juniors
Fluminense x Zamora
Arsenal (ARG) ou Sport Huancayo (PER) x Fluminense
Fluminense x Arsenal (ARG) ou Sport Huancayo (PER)
Zamora x Fluminense
Boca Juniors x Fluminense

O que você achou do novo rankeamento? Debata as vantagens e desvantagens das alterações e programe-se para comprar as passagens!

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Fernando Ventura Jr.

    comentou em 22/12/2011, às 6:28

    Achei melhor a mudança. Não ter que enfrentar de cara o Boca, mas o nosso treineiro já está arrumando desculpas e que já vinha planejando junto ao preparador físico o trabalho que iam fazer.

    O Marquinhos só sai se o Fluminense quiser. Se tem contrato até 2013 ainda que não tivesse percentual algum nos seus direitos federativos. Temos apenas 40% e estão falando em 4 milhões de Euros e aí ficaríamos com 1,6 milhão de Euros. A não ser que seja este o valor da indenização, mas se assim é, o valor integral deve ser pago ao clube, mas não dividido com o agente dele.

    Alguns aqui vão argumentar que o atleta fará a sua independência financeira ou que é contraprodutivo ter um jogador desmotivado aqui, mas ele que pensasse quando assinou o contrato. Inclusive teve um aumento ano passado com o contrato em vigor.

    Se sair ou é porque o clube considerou uma boa oferta para um jogador que não teria mercado e será bem substituído por alguém do elenco ou estamos procedendo da mesma forma que as gestões Horcades e Fischel.

  2. Edu Manfredo

    comentou em 22/12/2011, às 7:21

    Eu acho que ficou melhor. Além de não ter que definir a vaga contra o Boca na última rodada (caso o time vá mal igual ano passado), jogaremos uma fora e uma em casa, assim como em 2008, onde fomos muito bem.

  3. Alexandre M. B. Berwanger

    comentou em 22/12/2011, às 7:47

    1) Acho que o Boca ficou com medo e influenciou para alterarem a tabela.

    2) Acho que o Flu (mais uma vez, como em todas as tabelas a nível estadual, nacional e agora, internacional), ficou com prejuízo financeiro, pois a estréia contra o Boca mobilizaria mais a Torcida Tricolor, desde o início.
    No Campeonato Carioca, o time que durante anos a fio lotou o Maracanã em suas estréias no Campeonato Carioca (característica DA NOSSA torcida, que deveria ser levado em conta por uma federação interessada no sucesso do campeonato, e não em beneficiar A ou B), mais uma vez começará o campeonato jogando fora de casa.

    Até quando essas situações se repetirão?
    Já estou de saco cheio dessas armações fora do campo.
    Árbitros azarados em excessso, tabelas sacanas para nos prejudicar técnica e financeiramente, estranhas decisões do Tribunal da CBF, diferente para uns, do que para outros, rankings (CBF) feitos na medida para beneficiar uns times e prejudicar outros, fechamento do Maracanã antes do momento necessário em 2010…….até quando?

  4. Claudio Maes

    comentou em 22/12/2011, às 7:51

    Melhorou bem.

    Era preocupante estrear contra o Boca, pois alem do nervosismo da estreia, teriamos que enfrentar um time que se destaca pela defesa. Tb nao me agradava a possibilidade de ter que decidir uma vaga na ultima rodada jogando na Bombonera.

    As duas partidas seguidas contra o Zamora tb vieram a calhar, pois serah uma bela chance para emplacar 6 pontos seguidos.

    Por fim, prefiro pegar o Arsenal do que ter que ir ao Peru jogar a 4 mil metros de altitude, mas acho que nao terah jeito, devem passar os peruanos.

  5. Gustavo do Nascimento Caetano

    comentou em 22/12/2011, às 7:54

    Várzea… Parabéns diretoria Tricolor, se livrou de Marquinho e ainda irá obter 1,6 milhões de euros com a venda, isso que pode-se chama negócio da china… Fernando Bob, o Brilhante, é um dos melhores do Brasil, segundo abelanta, o que dizer de Diguinho?

  6. NandoTonho – Fernando A. B. Moller

    comentou em 22/12/2011, às 8:24

    Não há vantagens nem desvantagens.

    Na Libertadores da América 2012:

    - Não escolheremos ou preferiremos adversários;

    - Não escolheremos ou preferiremos momento de enfrentar adversário;

    - Terminaremos invictos;

    - Seremos campeões!

    Saudações Tricolores!

  7. Roger Perez

    comentou em 22/12/2011, às 8:34

    INDIFERENTE!

    Sem mais…

  8. Machado

    comentou em 22/12/2011, às 8:47

    Prefiro assim. E, vejam, dá para deixar muito bem encaminhada a classificação já nos jogos de ida.

  9. Rodolfo

    comentou em 22/12/2011, às 8:54

    Gostei da mudança.
    Não terminaremos com 2 jogos fora e nem contra o Boca lá.

  10. Ricardo Braga

    comentou em 22/12/2011, às 8:57

    Muito melhor, um jogo cá e outro lá, a tabela fica mais equilibrada. E a estréia, sempre um jogo complicado, será em casa e com um adversário teoricamente mais fácil que o Boca. Talvez joguemos os 2 últimos jogos já classificados.

    Precisamos começar o Carioca com o time titular para a rapaziada adquirir logo ritmo de jogo e entrosamento.

  11. israel/sbc

    comentou em 22/12/2011, às 9:04

    PENSO QUE A TABELA ATUAL É MELHOR PRO FLUMINENSE!!!

    Faço uma projeção de 14 pontos (dos 18 possíveis) na fase de grupos da Liberta, ou seja:
    1º jogo- 3 pg / 2º jogo- 1 pg / 3º jogo- 3pg
    4º jogo- 3 pg / 5º jogo- 3 pg / 6º jogo- 1pg

    Emprestando (a times que jogarão a séria A em 2012)F.Bob, Digão e M.Carvalho será uma boa pro Flu e também p/os três, pois se economiza nos salários e os mesmos terão + oportunidade de mostrar futebol, ocorrendo a valorização, com a consequente volta ou sendo vendidos por um bom dinheiro. É assim que o mercado se move (vide W.Nem).

    Vendendo o Marquinho, também acho uma boa (jogador comum) e se chegar a fazer falta (não fará), tamos na roça ano que vem.
    Ao valor de €4 milhões,cabendo ao Flu 40%/R$ 3,888 milhões (cotação do €2,4301)tá de bom tamanho.
    Grato pelos serviços. Vá c/Deus,seja feliz na China!!!

    Nossos meias/2012: Deco, Wagner, Lanzini, L.Patinho e até o W.Nem (experiência+juventude= pode dar liga).

    Dispensando Souza e Araujo fica melhor ainda (ganharemos 02 reforços com certeza).

    Agora, vendendo o Carlinhos (há interesse de times europeus?!) não é uma boa, pois não temos ninguém p/reposição automática, já que o garoto Stéfano vai ser testado na pré-temporada.

    A contratação do zagueiro Anderson é uma aposta/risco de 29 anos (queime a nossa língua cara).

    E O PROJETO SÓCIO-TORCEDOR, QUANDO SAIRÁ DO PAPEL?!?!
    E O CENTRO DE TREINAMENTO?!SÓ QDO O PREFEITO DECIDIR?!

    ASSOCIAÇÃO EM MASSA URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ST.

  12. Rodrigo Svizzera

    comentou em 22/12/2011, às 9:07

    Prezados,

    Eh um absurdo essa indefinicao da tabela e me preocupa se ha algum criterio para fazerem as mudancas ou se eh “da cabeca deles” que varia. Segunda opcao deixa muita margem para favorecimentos e interesses obscuros.

    Felizmente, essa nova tabela na minha opiniao eh melhor que a anterior para o Fluminense. Joga uma dentro e uma fora. E nem abre o grupo nem fecha contra o Boca.

    ST

  13. Adriano

    comentou em 22/12/2011, às 9:12

    Na Conmebol, a tônica é prejudicar os times brasileiros, inclusive os que têm mais força em bastidores, o que não inclui o Fluminense. Não entendi ainda o propósito de se alterar a tabela do Flu, talvez seja para beneficiar o Boca, porque eles sabem que o maior adversário no grupo é o Flu. De toda forma temos como no classificar nesse grupo, e o Boca que tente ficar em segundo…

  14. Cesar C. B. Martins

    comentou em 22/12/2011, às 9:13

    Acho q a nova tabela é melhor pra gente. Em caso de decidir a classificação na última rodada, por exemplo, é melhor jogar contra o Arsenal do q contra o Boca.

    De qq maneira, a Conmebol é mto desorganizada! Lamentável.

    ST

  15. Marcelo Carvalho

    comentou em 22/12/2011, às 9:13

    Já tem as datas e horários das partidas??

    ST

  16. Jefferson Dutra

    comentou em 22/12/2011, às 9:19

    O que eu acho? Bem… não acho. Tenho certeza.

    Existe um entidade mais desorganizada que a CBF: COMENBOL.

    Fazer o que…

  17. @FFCpedro

    comentou em 22/12/2011, às 9:26

    Eu curti essa nova tabela da Libertadores. Ir para La Bambonera na última rodada dependendo de uma vaga seria tenso demais. Fazer o primeiro jogo contra o Arsenal no Engenhão me traz boas recordações. Se o FLU fizer seu papel, acredito que jogaremos contra o Boca na penúltima rodada no Engenhão para definir o primeiro lugar do grupo.

  18. Rodrigo

    comentou em 22/12/2011, às 9:49

    PÉSSIMA notícia a saída do Marquinhos. Agora ficou mais importante ainda a vinda do Thiago Neves, embora tenham características diferentes. O elenco está enfraquecendo.
    http://blogs.lancenet.com.br/benja/2011/12/21/marquinho-esta-de-saida-do-fluminense/

  19. Flavio Chammas

    comentou em 22/12/2011, às 10:00

    OFF
    Sao Paulo anuncia pacotão de reforços é a manchete.
    Vamos a eles:
    Paulo Miranda ex Bahia, Edson cabeção Silva , ex Figueirense, Cortes , ex Bota, Fabricio, ex Cruzeiro.
    Quais deles seriam bons reforços, principalmente de defesa, para o Flu?
    Os defensores de contratar beques de 1ª linha, e que criticam a diretoria, será que o Spaulo também não encontrou ou eles não existem mesmo?
    Com a palavra os criticos.

  20. Marcelo Sampaio

    comentou em 22/12/2011, às 10:06

    Pior que a mudança na tabela seria a mudança no Depto. de Futebol durante o processo de montagem do elenco.

    Não deixo de reconhecer a competência do Rodrigo Caetano, mas o Marcelo Teixeira, além de Tricolor, é um profissional igualmente qualificado.

    E com o dinheiro que a Unimed dispenderia com o RC, por que não trazer um zagueiro de respeito?

    ST

    PS: Em tempo, xô Araújo, xô Souza

  21. Humberto Castro

    comentou em 22/12/2011, às 10:11

    Amigos,
    Gostei da nova tabela, podemos estar classificados na rodada final
    Fora de casa, sinceramente não tenho medo do Boca, tecnicamente
    É fraco.
    Aproveito para desejar aos irmãos Tricolores um Natal cheio de Bênçãos.
    Saudações Tricolores

  22. Valmir Veloso

    comentou em 22/12/2011, às 10:16

    Parece besteira. Mas não vamos deixar a torcidinha municipal do santos passar o nosso Fluzão.

    VOTEM URGENTE!!!

    O santos está só com 166 votos a menos.

    http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2011/12/19/qual-o-tamanho-das-torcidas-na-rede/

    ST.

  23. Adolfo

    comentou em 22/12/2011, às 10:19

    Conmebol é meio enrolada também… Mas mudar a ordem dos jogos creio que não interfira no contexto do que precisamos. Vencer em casa é obrigação básica. Fora de casa, talvez o mais complicado seja o Boca, os outros dá pra ir bem. Acredito que não teremos problemas na fase de grupos.

    OFF: Sei que o período é fato para a mídia veicular fábulas e lendas sobre contratações… Mas Thiago Neves não quero nem pintado de ouro! Fugiria do critério das “contratações pontuais”.

  24. nerval antonio fialho goulart

    comentou em 22/12/2011, às 10:25

    O principal é o bom treinamento! Precisamos que o preparador físico trabalhe bem o elenco, pois esses times sul-americanos que disputam a Libertadores estão sempre com a parte física em dia. O meu único receio é O Abel! Espero que ele aja principalmente com profissionalismo,treine bastante esquemas táticos, esquecendo a panelinha e escalando quem realmente esteja em condições de desempenhar um bom futebol nessa tão cobiçada competição que todos nós tricolores estamos engasgados desde 2008. Creio que se relamente vier o Rodrigo Caetano,que, tem personalidade, e não se acanha em se intrometer em tudo que diz respeito ao time principal e até nas divisões de base, faça com que o Abel pense duas vezes em tomar decisões tão criticadas pela torcida em relação às escalações e substituições durante as partidas.
    Gostaria de mencionar que o Fluminense tem entre os seus torcedores um fiel índio,que eu sempre vejo no Engenhão e até no Raulino, em Volta Redonda. Não sei informar como se chama, mas tal torcedor já teve o seu nome divulgado pelo blog. Não me recordo se este apaixonado torcedor é da Tribo Xavante. Algumas vezes eu o vi acompanhado de outros indios que também torciam muito pelo Fluminense. Muito boa esta inciativa do Marketing do clube em prestigiar os Xavantes utilizando o Fred como portador de mensagens tricolores. Muito em breve esta importante ação resultará em uma considerável torcida organizada de índios tricolores nas reservas.

  25. Paulo Rôla

    comentou em 22/12/2011, às 10:34

    Sete pontos nas 3 primeiras rodadas tá lindo.

  26. Danilo Soares Félix

    comentou em 22/12/2011, às 10:39

    Ficou bem melhor esta sequência, pois estrear contra o Boca e finalizar contra eles fora de casa seria bastante perigoso.

  27. Fábio Martini

    comentou em 22/12/2011, às 10:41

    Algumas considerações de fim de ano:

    01) O Flu está diferente, no geral, evoluiu. O Peter é melhor que o antigo presidente, tricolor de verdade e cheio de boas intenções. Acredito em um futuro melhor.

    02) Administrar um clube não é fácil. Política rasteira, interesses escusos, cabide de empregos, falta de profissionalismo, paixão que cega, empresários, enfim, haja corrones pra ser presidente. Mesmo assim, continuo acreditando em dias melhores.

    03) Do capítulo Barcelona duas constatações, nossos técnicos são apenas boleiros e completamente desatualizados. E nossos jogadores, confiam apenas no seu “talento” achando que só com isso irão resolver.

    04) Assim como em qualquer esporte, o futebol também precisa de fundamento. Se no tênis o garoto treina o saque, porque não treinar penaltis desde pequeno? Se no basquete treina-se defesa, porque não treinar o posicionamento (marcar o jogador e não a bola) no escanteio? E passes? Lançamentos? Saída do goleiro? Movimentação? Por que apenas treino físico e coletivo? Dizem que fazem treino tático, eu não acredito. Já assisti esse treino no Flu por incríveis 20 minutos, essa foi a duração de todo o treino e uma vez na semana.

    05) O Pelé um dia teve 15 anos, então porque não investir seriamente nas categorias de base? É mais barato e pode-se moldar o jogador desde jovem. Parece que Xerém está nesse caminho.

    Mas depois de tudo isso lembrando do item 02, imagino o quanto o nosso presidente precisará ser forte e focado pra mudar de vez o nosso FLU.

  28. Marcus

    comentou em 22/12/2011, às 11:09

    Flavio Chammas,

    Li sua resposta a meu comentario no ultimo post.

    Talvez voce nao tenha entendido o que eu disse. Havia dado um exemplo extremado, do qual no sou nem um pouco favoravel, de um modelo aonde os caras utilizam bem mais a base do que no Flu o Brasil.

    Mas, trocando em miudos, aonde quis chegar: Ja que um cara que eu queria como o Marcelo Diaz nao vem, sinceramente nao entendi qual seria o crime em testar, nem que fosse na pre-temporada, o Cassio que pra mim parace ter mais bola que o Diguinho (dificil tb ne?) de 2o Volante.

    Ou, entao, qual a grande razao da base?

    Fiz apenas um exercicio polemico (gosto de fazer isso). Nada mais.

    ST

    ST

  29. Mauro Carvalho – SP

    comentou em 22/12/2011, às 11:14

    Reforço as palavras do Marcelo Sampaio -10:06:

    Xô, Araújo, Xô, Souza.

    Só isso já é um grande reforço financeiro.

    ST SEMPRE

  30. Edu Manfredo

    comentou em 22/12/2011, às 11:16

    Marquinho já foi embora? Não percam a chance de se livrar do pereba.

  31. Claudio Pires

    comentou em 22/12/2011, às 11:20

    A tabela melhorou muito.

    O resto eu não sei, não ando muito animado nesse fim de ano, ainda não vi uma notícia realmente muito boa . . .

  32. José Eduardo

    comentou em 22/12/2011, às 11:20

    Nao acho o Maquinho grande coisa. Mas se nao repusermos, um meia rapido e que sabe ao menos bloquear a meia quando tivermos sem posse de bola, prevejo um ano muito ruim. Do time de guerreiros (campeao 2010 ou arrancada 2009), estamos perdendo todos os jogadores rapidos: Maicon, Mariano, Emerson, Conca e agora o Marquinho. E infelizmemte ate agora, todas as reposicoes foram muito inferiores (Araujo, Bruno, Sobis, Lanizini’ alem de Martinuccio e agora o Wagner). Em termos de contratacao, a gestao do Peter, infelizmente ainda esta devendo. E espero que Bob volte. O elenco esta ficando MUITO pior do que ele, Peter, encontrou.

  33. José Eduardo

    comentou em 22/12/2011, às 11:26

    Alem dos jogadores, nao podemos esquecer da troca de tecnico, tb por um inferior.

  34. Marcus

    comentou em 22/12/2011, às 11:30

    Flavio,

    Nao te preocupa nossa protecao a zaga, em 2012, ser formada por Edinho e Diguinho?

    Eu estou extremamente.

    ST

  35. Mário RJ

    comentou em 22/12/2011, às 11:55

    OFF:

    Prezados,

    Apenas para entender (não é crítica ou provocação barata – é apenas busca de informação): como funciona o processo de tomada de decisão em contratações e dispensas de jogadores do elenco do Flu?

    Esse processo de tomada de decisão é coletivo?

    Por quantos setores passa a decisão de se emprestar um Fernando Bob, de se desfazer de um Ciro ou de vender um Marquinho? (de novo: não se trata de um comentário crítico)

    Queria entender o funcionamento do Novo Fluminense nesse sentido… (porque acredito que cabe ao clube – e não exclusivamente a treinador ou patrocinador – definir o elenco para a temporada seguinte)

    Saudações Tricolores!!!

  36. Jefferson Alvares

    comentou em 22/12/2011, às 11:59

    Prezado Parreira,

    Não fale assim de nossa zaga “…o ex-técnico Parreira afirmou que o Time de Guerreiros precisa se reforçar, sobretudo na zaga…”.

    Você não tem experiência e conhecimento para falar mal de nossa zaga, e desta forma será taxado de corneteiro e bipolar…

    St

  37. Fábio Pestana

    comentou em 22/12/2011, às 12:13

    Pessoal,

    O único receio que tenho é que o Fluminense só treina de 15 às 17 hs. Finalizações, cruzamentos, passes, saídas de bola, posicionamentos de defesa, jogadas ensaiadas, preparação física, etc., é fundamental!!

    Time que quer se destacar, precisa treinar muito e eu espero que 2012 seja diferente.

    ST

  38. João Paulo

    comentou em 22/12/2011, às 12:19

    - É verdade a saída do marquinho??
    Se realmente for a intenção do jogador sair, acho que devemos liberá-lo. Caso contrário, não podemos nos desfazer de um dos remanescentes do “Time de Guerreiros”. Já saíram Conca e Mariano. A espinha dorsal desse time vencedor está se dissipando.

    Além do mais, o Marquinho joga bem de lateral esquerda, haja vista que não possuimos reserva pro Carlinhos e, tampouco este, é unanimidade entre os torcedores.

    Com certeza perderemos muito se o Marquinho sair.

    FORA SOUSA!!
    FORA ARAÚJO!!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  39. Fabrício Moraes Maturana

    comentou em 22/12/2011, às 12:27

    Achei melhor assim, um em casa e outro fora!
    Fluminense, campeão da libertadores de 2012!
    Eu acredito muito nisso!

  40. Diogo

    comentou em 22/12/2011, às 12:27

    mais um passo

    http://www.lancenet.com.br/fluminense/Diretoria-Flu-centraliza-escolinhas-secretarias_0_613138795.html

  41. Dede

    comentou em 22/12/2011, às 12:35

    A tabela melhorou.

    O elenco…

    Sai Mariano vem Bruno
    Sai Marquinho vem Wagner

    O time vai ficando lento, lento, quadradão.

    Cava, Bruno, Zagueiros, Carlinhos (se ficar)
    Edinho, Diguinho, Deco e Wagner
    Sóbis e Fred

    Esse time não ganha de ninguém.

    Engraçado que mesmo acompanhando o futebol europeu e seus jogadores de habilidade e movimentação é o Flu montar um time que seria ótimo em 1970.

  42. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 22/12/2011, às 12:39

    Alvissaras:

    . A tabela melhorou;
    . Markim de saída e por bom dinheiro;

    Parafraseando Datena: eu quero datas…

  43. Claudio Floripa

    comentou em 22/12/2011, às 12:40

    Rodrigo Caetano contratado!

    E a nossa defesa cada vez pior!!!!

    Três na gerência de futebol, um técnico e mais comissão técnica, e ninguém, ninguém, enxerga que com essa defesa não vamos ganahr nada!!!!!

    Que miopia!

    Até 2013

    ST

  44. MARCELO MOURA

    comentou em 22/12/2011, às 12:58

    EMPRESTARAM O FERNANDO BOB, VOLANTE CLÁSSICO QUE NÃO ERRA PASSES, TEM BOA VISÃO DE JOGO E SABE SAIR JOGANDO !!!!!! E NA MINHA OPINIÃO JOGA NA POSIÇÃO ERRADA !!!!!!! O BOB DEVERIA JOGAR DE MEIA (TERCEIRO HOMEM DE MEIO CAMPO) !!!!!!!!!!!

    E PROMOVEM A SUBIDA PARA OS PROFISSIONAIS DO TAL DE FÁBIO (FILHO DO ABEL PRAGA), QUE É HORROROSO, NÃO JOGA NADA DE FUTEBOL, É LENTO, CHUPA SANGUE, E NÃO CONSEGUE ACERTAR NENHUM PASSE QUE DÁ !!!!!!!!!!!!!!!!

    SÓ PODEM ESTAR DE SACANAGEM !!!!!!!! ISSO É BRINCADEIRA DE MAU GOSTO !!!!!!!!!!!!!!

    JÁ CHEGA O SOFRIMENTO DE ATURAR O DIGUINHO, O VALÊNCIA E O DIOGO !!!!!!!!!!!! AGORA, AINDA TEREMOS QUE SOFRER COM ESSE TAL DE FÁBIO !!!!!!!!!!

    PELO QUE ESTOU VENDO EM MATÉRIA DE VOLANTES DO FLU, 2012 “PROMETE” !!!!!!!!!!! VAI SER FODA !!!!!!!!!!!!!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  45. Diogão

    comentou em 22/12/2011, às 12:59

    Não consegui ver a tabela do boca, a sequencia deles, mas acho que eles adoraram não decidir com o flu e nós idem..

    Mas olha que eu prefiro pegar o boca do que fechar a fase de grupos na altitude.. Tomara que passe o arsenal.

    STri

  46. Adriano Manteiga

    comentou em 22/12/2011, às 13:15

    Só tenho visto notícias tristes esses dias…

    - Marquinho de saída, Wagner pro lugar (o Dedé já foi perfeito na análise) e talvez Thiago Neves também (além de ser um babaca, se encaixa também na análise do Dedé)

    - Anderson vindo e nem sinal de um zagueiro de primeira linha

    - Rodrigo Caetano pro lugar do Marcelo Teixeira

    Espero que sejam só especulacoes…

  47. Adriano Manteiga

    comentou em 22/12/2011, às 13:21

    Flavio Chammas,

    Comentei esses dias mesmo com um amigo que essas contratacoes do Sao Paulo sao uma piada.

    Um pacotao de MUITO risco “vendido” à torcida como solucao e com tanto destaque.

    Se o Flumiennse tivesse feito isso depois da temporada que eles tiveram ia ter gente aqui se matando e tricolor querendo matar o Peter….

    Acho que o Juvenal deu um tiro no pé.
    Mas tá na hora mesmo do Sao Paulo se fud… um pouco também né. Chega de ver os caras sempre lá em cima, já nao aguentava mais.

  48. Flavio Bethlem

    comentou em 22/12/2011, às 13:23

    Se o Marquinhos sair será a melhor notícia do ano. Ganhar algum troco ainda, melhor ainda.

  49. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 22/12/2011, às 13:25

    Parreira tem experiência de sobra, os corneteiros detonaram…no entanto, Parreira serve, também, como suporte de corneta. Fazer o quê? Sempre as coisas estarão ruins para os cornetas. Um dia depois de um titulo as coisas já não vão bem…
    Para os bipolares, um dia estarão ruins, outro dia, estarão boas…

  50. Luiz Gottschall

    comentou em 22/12/2011, às 13:27

    Achei uma pena não ser uma estréia contra o Boca!

    Seria o jogo principal neste início de campeonato e por isso mesmo os Tricolores iriam se mobilizar muito mais!

    Hora certa de lançar o programa de associação em massa!! Tem que lançar o programa de associação em massa no início de janeiro!!!! Não pode deixar pra depois!!

    Agora não, no Rio contra eles será nosso último jogo em casa. Torcer agora para chegarmos neste dia na Liderança do grupo.

    Agora, o último jogo contra o Boca, lá!! Seria complicadissimo!!!

    Bolinha

  51. Adriano Manteiga

    comentou em 22/12/2011, às 13:36

    Todo mundo sabe que a zaga de 2009 nao era nenhuma Brastemp mas foi bem e fomos campeoes porque o time todo tinha pegada e tava bem arrumadinho.

    Que diferenca um meio campo com
    - Valencia(Diogo), Marquinho e Conca

    E agora
    - Edinho, Wagner e Deco

    Um meio de campo assim nem pra década de 70 teria pegada… talvez só na década de 20.

  52. Julio Schurt

    comentou em 22/12/2011, às 13:37

    Galera,

    Sei lá. Para mim a mudança afeta pouco. O que temos que fazer é ir lá e ganhar, independente da sequencia.

    Puts.. sei lá.. ando meio desanimado com o time. A saida do Mariano será muito sentida. E os reforços não me animam…

    Nas ultimas Libertadores q participamos o clima era outro. Este sinto tudo muito parado…

    saudações SEMPRE tricolores

  53. Machado

    comentou em 22/12/2011, às 13:43

    Dedé, eu usaria Martinuccio no lugar do Sóbis pra tentar dar mais mobilidade. Precisamos urgentemente de volantes que saibam sair jogando e conduzam bem a bola.

  54. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 22/12/2011, às 13:48

    AOS AMIGOS DO BLOG , AOS AMIGOS DA FLUSÓCIO E AOS AMIGOS DA MODERAÇÃO DO BLOG.

    EU fiquei muito satisfeito com a mudança que foi realizada , pois pegar o BOCA JUNIORS de primeira , na estreia , poderia ser um DESASTRE , pois o FLUMINENSE se perdesse , já começaria com uma enorme pressão sobre as costas.

    EU , também fiquei satisfeito com as mudanças que foram feitas , no tocante do FLUMMINENSE não fazer os dois últimos jogos FORA , pois isso aconteceu nesse ano de 2011 e todos sabem o sufoco que foi.

    Apesar do penultimo jogo ser contra o BOCA JUNIORS no estádio do ENGENHÃO , é bem melhor jogar aqui do que jogar fora.

    Em tempo:

    Parece milagre e eu acredito que seja , mas eu CONCORDO , na minha opinião , pela primeira vez com o SR. ABEL ( PANELINHA E BURRO ) BRAGA , pois eu também torço para que o FLUMINENSE enfrente o time da ARGENTINA e NUNCA o time do PERU , pois em termos de viajem , seria um desastre ter que ir ao PERU , podendo ir muito mais perto , viajando até a ARGENTINA que é aqui do lado.

    EU concordar com o ABEL , só pode ser o ESPÍRITO DO NATAL que já está tomando conta do ar.

    ST.

    Wagnerfluzão.

  55. Alexandre Henrique

    comentou em 22/12/2011, às 13:54

    Contrataram um tal de Rodrigo Caetano. Pelo salário que vai receber deve ser o zagueiro inquestionável que tanto precisamos….

  56. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 22/12/2011, às 14:03

    AOS AMIGOS DO BLOG , AOS AMIGOS DA FLUSÓCIO E AOS AMIGOS DA MODERAÇÃO DO BLOG.

    Complementando o meu comentário realizado as 13:48 , eu gostaria de ter informações do que irá acontecer com os INTRÉPIDOS PSEUDO JOGADORES , ARAÚJO E SOUZA , pois parece que a PANELINHA está querendo salva-los e deixa-los no FLUMINENSE em 2012.

    Se algum amigo do BLOG tiver alguma novidade sobre esses dois SANGUESSUGAS por favor me avise.

    Desde já agradeço.

    Em tempo:

    Apesar de NÃO SER UMA VIÚVA do jogador THIAGO NEVES , a eminente venda do MARQUINHO para a potência do futebol mundial , chamada CHINA , vai abrir uma lacuna no time.

    OBS: A que ponto o FLUMINENSE chegou , e nós torcedores também , pois achar que o jogador MARQUINHO fará FALTA , há algum tempo atrás seria um verdadeira piada , mas agora virou a nossa realidade.

    EU , na minha opinião ,por sse motivo , acho que o FLUMINENSE deveria e deve ir em cima da contratação do THIAGO NEVES , ou então de um outro jogador para o meio campo.

    Por favor me desculpem , os amigos que são completamente contra a volta do THIAGO NEVES , mas com a venda do jogador MARQUINHO , vamos ter que suprir o setor .

    EU , sinceramente preferia o jogador MONTILLO , mas esperar isso já não é um desejo e sim esperar um milagre de proporções bíblicas.

    ST.

    Wagnerfluzão.

  57. Bruno Demarco

    comentou em 22/12/2011, às 14:15

    Espeo que o Fluminense não esteja atrás do Bolivar, o cara ainda vai ser julgado e pode só voltar no meio do ano. Contrata-lo seria repetir o “caso Dodô”.

  58. Marcelo V

    comentou em 22/12/2011, às 14:15

    cadê os volantes de qualidade?????????? ninguém nem na base? chega de brucutu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! diguinho, edinho e valencia não sabem passar bola…

  59. Luiz Fabiano

    comentou em 22/12/2011, às 14:17

    Melhorou bem a tabela.
    Dedé, quem escala esse time de 1970 é o Abel. Jogadores de movimentação como Martinuccio, Lanzini, Ciro, Rodrigo, todos contratados sob os chamados criterios científicos foram boicotados.
    Aliás, critério científico não se alinha com “já trabalhou comigo”.
    Com o Ciro (que é só bom jogador) no time, não me lembro de dificuldades no setor defensivo. Os gambás, por exemplo, nem chance de gol tiveram no Engenhão.
    Pelo visto, vamos continuar dependendo das individualidades, pois coletivamente estamos muito abaixo de Vasco, Gambás e LaU.
    Começar uma Libertadores com Edinho e Diguinho depois do que se viu durante 2011 é uma lástima. É pedir pra não ir longe.
    Marcus, como você, eu também sonho com melhores Diaz (trocadilho besta, hehe) em 2012.
    ST

  60. Montenense

    comentou em 22/12/2011, às 14:19

    Contra o Boca faremos 6 pontos.
    O problema, meus amigos, é o Zamora!

  61. Jefferson Alvares

    comentou em 22/12/2011, às 14:25

    Dede,

    Se realmente tivessemos um ótimo time para os anos 70, estaríamos disputando mais títulos do que vem ocorrendo!

    Entendo sua preocupação e concordo, mas se tivessemos qualidade de verdade, partindo inclusive da zaga, esta característica que tanto pede, seria consideravelmente minimizada!

    St,

  62. Diego Viana

    comentou em 22/12/2011, às 14:27

    Estou doido pra saber as datas dos jogos. Vou passar metade de fevereiro e metade de março em Buenos Aires e poder ir na Bombonera seria do car&¨#$!

  63. Diogão

    comentou em 22/12/2011, às 14:27

    Marquinho vai fazer falta hein

  64. DANILO HERINGER

    comentou em 22/12/2011, às 14:40

    marcelo teixeira

    ” nosso melhor reforço e a manutenção da base”

    marquinho parece q deve sair e mariano ja foi

    to vendo nossa base acabar!!!

  65. Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    comentou em 22/12/2011, às 14:52

    Com base no time escalado pelo Dede, perspectivas preocupantes :

    Se o time de 2011 com Mariano e Marquinho, dois caras que se movimentam os 90 minutos, já demonstrava claramente uma fragilidade defensiva.

    Para 2012 a tendência é piorar, Bruno avança muito e Wagner não marca.

    O buraco na meiúca tende a aumentar !

    Depois a culpa é dos zagueiros e do Cava.

  66. Guga Cruz – Salvador/BA

    comentou em 22/12/2011, às 14:54

    Dedé,

    mais uma vez concordo com você.

    Time lento, pesado, vamos ganhar uma partida com inspiração do Fred ou de algum outro e perder de todo mundo que correr um pouquinho.

    Pena, estamos no caminho de perder mais um ano…

    Abraço.

  67. Rodrigo

    comentou em 22/12/2011, às 14:55

    Há um grande exagero do Abel, mas acho Bob bom – na média do país. Exagero maior é o mimimizinho BABACA da torcida do Fluminense contra qualquer jogador formado na base. Nunca vi torcida cuspir tanto contra o patrimônio do próprio clube quanto a nossa.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/12/abelao-lamenta-saida-de-fernando-bob-e-um-dos-melhores-do-pais.html

  68. Rodrigo

    comentou em 22/12/2011, às 14:56

    Bob é infinitamente superior ao merda Edinho. E ao Diguinho, também, outro lixo. Lembrando que já há gente aí pedindo a cabeça do Wellington Nem, MIL VEZES melhor que Sóbis e Araújo JUNTOS.

  69. Gustavo do Nascimento Caetano

    comentou em 22/12/2011, às 15:15

    Flavio Chammas,

    O que o São Paulo tem a ver com o Fluminense, esse Anderson será mais um no elenco, jogador mediano, não serve para o Flu (Espero que queime minha língua), a torcida tem direito de corneta!

    Dedé,

    Quem deve correr é a bola, abraço.

    Acho que a tabela melhorou, apesar de mais episódio pífio da várzea que é conmebol…

    Marquinho, jogador esforçado, que vá, não deixará saudades…

    Acho que o Flu deveria correr atrás de um zaqueiro de nível, um volante (Jucilei seria ótimo), um lateral esquerdo (uma aposta seria bem-vinda).

    Meias (Deco, Wágner, Nem, Lanzini, Patinho e Cássio) e Atacantes (Fred, Sóbis, Martinuccio, Rafael Moura, Ciro) são as posições que não mexeria, apenas se aparecer uma oportunidade única, Nilmar seria um bom exemplo. Qual técnico no Brasil tem opções tão boas na meia e no ataque?

    ST

  70. Rafael

    comentou em 22/12/2011, às 15:33

    Marcus,

    Tenho acompanhado o Cássio desde que chegou de Paulínia, sua dificuldade inicial de adaptação e os altos e baixos, mas, em momento algum, o vi atuar como 2° volante. Ele é meia armador, técnico e habilidoso, terceiro e, às vezes, quarto jogador de meio campo.
    O 2° volante dos juniores é o Everton, que ,por sinal, também acho muito bom jogador.
    ST

  71. Edu Manfredo

    comentou em 22/12/2011, às 15:35

    Marquinho tem mobilidade mas categoria zero, habilidade zero, visão de jogo zero… 150 jogos e 18 gols!!! Que apoiador bom hein!

  72. EduardoJf

    comentou em 22/12/2011, às 15:36

    Me desculpem, mas não entendo essa obsessão com o Rodrigo Caetano. O Marcelo Teixeira já está aqui e provando seu valor… qual a necessidade deste dirigente caro e superestimado (na minha opinião)?

    Sobre reforços continuo achando interessante um segundo atacante de velocidade, apesar de não considerar vital para sermos competitivos.

  73. EduardoJf

    comentou em 22/12/2011, às 15:37

    Ah, e especular a saída do Marquinho, jogador essencial no nosso esquema, é absurda!

  74. EduardoJf

    comentou em 22/12/2011, às 15:38

    Concordo com o comentário do Dedé à 12:35.

  75. israel/sbc

    comentou em 22/12/2011, às 15:42

    DEDÉ, QUE TAL ESTE!!!

    Cava
    Bruno-Zagueiro-Rojas(LaU/também joga de LE)-Carlinhos
    Valência-Rodrigo(daria + 1 chance)-Deco-Wagner
    Martinuccio-Fred

    Felipe, Nilmar, quem mais…haja especulação!!!

    ASSOCIAÇÃO EM MASSA URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ST.

  76. Antonio Bueno

    comentou em 22/12/2011, às 15:54

    Vamos jogar a Liberta com um time lento, que não morde, que marca a 3m de distância.

    Onde estão nossos jogadores de velocidade? O time do final de 2009 voava. Este, que se desenha… É incrível como fomos da F-1 para o ciclismo em menos de 2 anos.

  77. DANILO HERINGER

    comentou em 22/12/2011, às 15:56

    thiago neves pode ser oq for + DECIDE JOGOS DECISIVOS!!!

  78. Fernando Ventura Jr.

    comentou em 22/12/2011, às 16:06

    O Abel já admite colocar o time titular a partir do segundo jogo do carioca, interrompendo certamente a pré-temporada, como, aliás, queriam os defensores desse torneio ultrapassado.

    Agora fica mais difícil conseguir alguma coisa e em quase nada melhoramos as chances de ganhar o carioca, o que, se acontecer, não terá acrescentado quase nada ao currículo do Fluminense.

    Já dão Ricardo Caetano como certo e contato com o agente do goleiro Felipe, que pode estar saindo da Gávea. Tecnicamente é um goleiro melhor do que o Cavalieri. Já pensou o Flamengo eliminado pelo Potosi com um time todo desfigurado. Eles passaria a encarar o Carioca como tábua de salvação, juntamente com o Botafogo que não tem a Libertadores, embora tenha a Copa do Brasil.

  79. João Paulo

    comentou em 22/12/2011, às 16:19

    Dedé,

    Pois é,

    Além de se desfazer do verdadeiro time de guerreiros, ninguém no Fuminense fala em contratar jogadores que, na minha opinião, é o nosso calcanhar de aquiles:
    VOLANTES.

    Edinho é o volante mais lento do futebol mundial, além de não saber sair jogando, entretanto, é homem de confiança de Abel.

    Diguinho é mais irregular que uma mntanha russa e, nos últimos tempos, tem se machucado com frequencia.

    o único volante que sabia jogar no elenco, apesar de parte da torcida odiá-lo, era o Fernando Bob, que foi emprestado.

    Há muitas críticas em cima da dupla de zaga, mas vale lembrar que Gum e LE foram a zaga menos vazada de 2010. Portanto, não tenho medo de afirmar que nosso problema não é a azaga e sim os volantes.

    Pior ainda é saber que não vemos movimentação da diretoria no sentido de contratar pelo menos um jogador pra posição.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  80. Estephan

    comentou em 22/12/2011, às 16:23

    Dede, com a saída do marquinho e chegada do R. Caetano em 2012 viro torcedor de sofá.

  81. José Carlos F. da Costa

    comentou em 22/12/2011, às 16:27

    Pra mim a tabela é indiferente. Sou da filosofia de que, se temos de jogar contra todos em um dado momento, a ordem não faz diferença. Mas não tenho certeza de que a mudança tenha sido tão boa assim.

    Como até agora ninguém preferiu a tabela antiga, E SÓ PARA FAZER UM CONTRAPONTO, POIS MEU COMENTÁRIO NÃO SIGNIFICA PREFERÊNCIA POR ELA, deixo aos colegas uma reflexão.

    Em qualquer das duas, encerraríamos fora. Acontece que, tendo os dois jogos contra o Boca no meio da tabela, a tendência de NÃO chegarmos classificados à última rodada, agora, é muito maior.

    A tabela antiga poderia fazer o segundo jogo contra o Boca ser pra nós um amistoso, possibilidade que não existe mais. A nova tabela nos traz 6 jogos de vida ou morte, salvo no caso de emplacarmos 12 pontos nos 4 primeiros jogos, o que não será nada fácil.

    Fora do tópico, ninguém é imprescindível. Marquinho se vai, então boa sorte. E por mim o Thiago Neves seria muito bem-vindo. Com a condição de fazer mais um créu na urubuzada e se redimir do passo em falso em 2011. Saudações tricolores, sempre cheias de fé.

  82. Leo Lemos

    comentou em 22/12/2011, às 16:37

    Acabamos de terceizar o futebol do Fluminense!

    Lamentável, triste e sombrio!

    Àqueles que querem apenas resultados imediatos, excelente notícia. Àqueles que querem um clube com bases sólidas, a pior notícia da gestão Peter!

  83. Ricardo Lafayette

    comentou em 22/12/2011, às 17:11

    Se o Sportv ficou de fora mesmo das transmissões, já que a estreante Fox Sports tem a exclusividade da Libertadores 2012 na Tv fechada, pode ter certeza que tem dedo da Globo para os jogos dos times brasileiros serem sempre no horário de quarta 21:50.
    Pra Globo, de nada mais adiantará ter os brasileiros jogando terças e quintas, pois será melhor ter para a praça do time, no nosso caso, Rio de Janeiro, o jogo no horário que lhes cabe.

  84. Carlos Laport

    comentou em 22/12/2011, às 17:16

    De todos os nomes ventilados pela imprensa como possíveis contratações o que mais me agrada é o de JUCILEI, ex mulambo paulistinha.

  85. Eduardo de Carvalho Barbosa

    comentou em 22/12/2011, às 17:30

    Boa noite a todos!
    Amigos, não resta dúvida de que a tabela ficou bem melhor, ou vocês se esqueceram do sufoco da classificação deste ano? Além disso, Boca não é Argentinos Jrs. Parece que a cidade de Huancayo é, de fato, na altitude. Será que alguém tem uma informação precisa? O Dedé está certo: o time está meio pesadão mesmo.
    Abraços.
    Eduardo

  86. Thiago Lira

    comentou em 22/12/2011, às 17:42

    E o Sao Paulo cheio de cabeças de área hein? Wellington, Casemiro, Denilson, Cicero, Fabricio, Carlinhos Paraiba, Jean. Só vai ter espaço para dois aí.

    Um emprestimo do Denilson e do Cicero até o final da Libertadores seria show de bola.

    Não sei o que aconteceu por lá mas o nivel das contratacoes dels caiu muito. Contrataram aquele Maicon Monocelha, que jogou no Flu em 2004. O cara é horroroso. O tal do Edson Silva do Figueira tambem.

  87. Eduardo Ribeiro Toledo

    comentou em 22/12/2011, às 19:08

    Tricolores,

    É claro que melhorou, análise simples, mais jogos de volta em casa. Ponto. Este ano fomos penalizados, tivemos mais jogos fora na volta do que o Grêmio, que se classificou pela tragédia do Goiás.

  88. Fabiano

    comentou em 22/12/2011, às 20:04

    A tabela está mais justa, mas devido a essa mudança talvez não vá mais assistir a esse jogo com o Boca na Argentina, na última rodada seria melhor.

    Com relação a esse Rodrigo Caetano quem é o padrinho dele no futebol em? Nego endeusa o cara, não dá para entender.

  89. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 22/12/2011, às 20:19

    AOS AMIGOS DO BLOG , AOS AMIGOS DA FLUSÓCIO E AOS AMIGOS DA MODERAÇÃO DO BLOG.

    EU acabei de ler no SITE NETFLU , uma entrevista de um DIRIGENTE MULAMBO , esculhambando e colocando a instituição secular chamada FLUMINENSE na MERDA .

    EU espero uma resposta à altura da nossa DIRETORIA , pois foi totalmente DESRESPEITOSA e sem NENHUMA EDUCAÇÃO a entrevista que esse MARGINAL MULAMBO deu e nela falou do nosso FLUMINENSE.

    Os amigos do BLOG , devem ir ao SITE NETFLU , para ler a barbaridade que foi essa entrevista dada por esse MARGINAL MULAMBO.

    Com a palavra , a nossa DIRETORIA, pois se ficar em silêncio será uma VERGONHA para todos nós TRICOLORES.

    ST.

    Wagnerfluzão.

  90. Rubens Londrina

    comentou em 22/12/2011, às 21:13

    caro Wagner,
    esse dirigente representa tudo de podre da marca flamengo. O cara já detonou até o maior ídolo deles. Agora, se for para inflacionar os valores, que o flu faça contato com todos os mulambos..hahaha.

  91. Marcus

    comentou em 22/12/2011, às 21:32

    Caro Amigo Wagnerfluzao,

    O irmao da faccao corneteira/Bi-polar ta brigado comigo? :)

    Te enviei um e-mail… Me responda qdo puder.

    1 abraco ao Irmao Tricolor,

    Marcus

  92. Diogão

    comentou em 22/12/2011, às 21:56

    Leo Lemos, você poderia explicar melhor?

    Abs

  93. Andre F. Zaroni – Sul de Minas

    comentou em 22/12/2011, às 22:29

    Eu queria o Thiago Neves no meu time.

  94. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 22/12/2011, às 23:05

    Já está escalado o time titular que vai estrear na Libertadores??

  95. Jefferson Alvares

    comentou em 22/12/2011, às 23:11

    Leo Lemos,

    Pelo tom da sua mensagem, se estou interpretando corretamente, esta querendo dizer que a Unimed fechou com o Rodrigo Caetano?

    St,

  96. Rômulo Gonçalves_Imperatriz_MA

    comentou em 22/12/2011, às 23:26

    Abel, técnico, pago pela UNIMED.

    Rodrigo Caetano, agenciador de jogadores, pago pela UNIMED.

    UNIMED, patrocinadora que lucra, e muito, com a compra e venda de jogadores.

    No mínimo, a dúvida quanto à isenção do esquema triangular…

  97. Jose Eduardo

    comentou em 23/12/2011, às 0:07

    Minha lista para papai noel:

    SAEM: Edinho, Souza, Marcio Rosario e Araujo
    FICAM: Marquinho, Diogo e Ciro
    NãO VEM: Rodrigo Caetano, Bolivar, Henrique
    VEM: Jucilei, TN, Maicon Bolt,ALGUM ZAGUEIRO DECENTE pelo amor de Deus!
    VOLTA: Julio Cesar (LE, não gosto dele, mas pelo jeito eh o melhor reserva para o Carlinhos que podemos arrumar…)
    Time:
    Cava, Wallace, Zagueiro Decente, qq zagueiro (ruim) que existe hj no clube, carlinhos; Diogo (Valencia), Jucilei, Marquinho (Wagner), TN (Deco); Maicon Bolt, Fred

  98. Claudio Maes

    comentou em 23/12/2011, às 0:18

    Ah, Marcus, se vc quer ser contundente nao pode reclamar das pedradas. Quem se expoe, leva. Nao tem jeito:-)

    Eu mesmo vou te tacar uma pedra agora: o fato de a Flusocio ainda nao ter se manifestado sobre algo que ainda nao aconteceu eh emblematico de que? O Blog tem por habito abordar assuntos em tese?

    Outra: honestamente, vc acharia responsavel de nossa parte fazermos cobrancas e pressionarmos o presidente do clube publicamente? Eh isso que vc espera do grupo que capitaneou a candidatura?

    Pessoalmente, em uma primeira, e precipitada, leitura dos fatos eu concordo contigo e com o Leo. Ressaltando que falo de uma hipotese, para mim seria um retrocesso e eu ainda temeria por Xerem.

    Ainda assim, sem conhecer todas as info, e eu nao conheco, eh impossivel ter uma opiniao definitiva. Quem paga? A quem se reporta? Quais atribuicoes? Lida com recursos ou fica refem do Financeiro? Como serah a governanca do futebol do clube?

    Enfim, creio que as respostas nao me agradariam, mas imagino que haveria as “recompensas” de praxe: uns 2 ou 3 medalhoes, escolhidos pelo Cara, promessa de dindim para um CT e muita bajulacao na midia.

    Em 2008, qdo o Rodrigo Caetano trabalhava no Gremio, ainda nao era uma celebridade e seu nome nao aparecia relacionado a empresarios, a Flusocio o indicou para o Fluminense, aqui mesmo – http://flusocio.com.br/blog/2008/10/03/opcao-para-gestor-de-futebol-em-2009/

    Creio que a torcida esteja na expectativa pela vinda do camarada que reergueu o futebol do WascO, imaginando o que ele pode fazer tendo o suporte da Unimed. Libertadores, Tetra, Japao, o ceu eh o limite.

    Vox populi, vox Dei? Talvez descubramos.

    Ah, e o longo prazo? Bem, quem se preocupa com isso no Brasil? Financas, controles, burocracia, gente sem imaginacao, tudo coisa de mauricinhos que nao entendem o basico, que futebol eh bola na rede e caneco na moderna sala de trofeus.

    Afinal, como dizia a bicha inglesa, no longo prazo todos estaremos mortos, ou, em mau portugues, que se foda o aviao que eu nao sou o piloto nao.

  99. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 23/12/2011, às 3:27

    AMIGO MARCUS,

    EU NUNCA PODEREI ESTAR BRIGADO COM MEU GRANDE AMIGO E IRMÃO TRICOLOR.

    EU VI MINHA CAIXA DE ENTRADA E NÃO ENCONTREI SEU E-MAIL , MAS PODE SER QUE TENHA POR UM ERRO , IDO PARA O SPAM.

    EU AMANHÃ , VESPERA DO NATAL , IREI TE MANDAR UM ´-MAIL .

    UM GRANDE ABRAÇO AO MEU AMIGO E IRMÃO TRICOLOR , MARCUS.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES,

    WAGNERFLUZÃO.

  100. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 23/12/2011, às 3:33

    AMIGO MARCUS,

    Desculpe-me a caixa alta no meu comentário anterior .

    Um grande abraço , ao amigo e irmão tricolor.

    Wagnerfluzão.

  101. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 23/12/2011, às 4:05

    AMIGO MARCUS,

    Tentei mandar um e-mail para você agora e deu : ENDEREÇO INEXISTENTE ( MENSAGEM NÃO ENVIADA ).

    Por favor , me mande um e-mail para eu poder ver se há algum problema com o e-mail.

    Um grande abraço ,

    Wagnerfluzão.

  102. Edu Manfredo

    comentou em 23/12/2011, às 7:29

    É… Não tem gente mesmo em casa… CB continua mandando e desmandando… Deus salve o Flu quando a Unimed meter o pé.

  103. Leo Lemos

    comentou em 23/12/2011, às 8:01

    O que se comenta é que realmente o Rodrigo Caetano fechou contrato.

    Na minha cabeça, isso é um retrocesso inaceitável as mesmas condições em que estavámos na época do Branco como diretor.

    Na teoria, vão dizer que é ótimo ter ele junto com o Marcelo Teixeira. Mas, na real, não é bem assim. O RC saiu do Vasco pedindo ainda mais autonomia do que já tinha no clube. Alguém aí acha que ele vai topar vir pro Flu nas mesmas condições, se ele chega por cima, depois de tantas tentativas?!

    Outra: quem o traz e vai bancá-lo será o Dr. Celso Barros. Então, quando houver um conflito de interesse entre Flu e Unimed, a quem vcs acham que o RC vai preterir?

    Mais ainda: sua vinda representa uma associação imediata com seu maior parceiro, o empresário Carlos Leite, que certamente vai começar a ter informações privilegiadas sobre Xerém.

    Na minha ótica, a contratação do RC pela Unimed, é uma terceirização do futebol do clube para a Unimed Participações, que certamente nos trará um bom time nas próximas temporadas. Mas e a estruturação para o futuro? Será que vai continuar sendo feita? Soube que o RC teria pedido autonomia total no futebol tricolor e que todos que hoje trabalham no departamento sejam subordinados a ele. Ou seja, Marcelo Teixeira e Fernando Simone perdem MUITA força no clube e se se sentirem desprestigiados (e com o tempo, obviamente se sentirão) vão sair do clube.

    Por último, outro questionamento é quanto a real competência desse senhor. Ele é hipervalorizado, mas qual o legado que deixou em termos estruturais para Vasco e Grêmio por onde passou? Qual grande time ele montou? E não me venham falar do Vasco desse ano porque foi campeão da Copa do Brasil só enfrentando babas e vice do Brasileiro graças ao AVC do Ricardo Gomes que deu ânimo ao grupo. Que títulos de expressão ele conquistou como diretor? 2 séries B e 1 copa do Brasil

    Enfim, respeito a opinião de quem discorda, mas esse é o cenário que enxergo nos próximos tempos no futebol da Unimed F.C. que atuará com a camisa do Flu.

  104. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 23/12/2011, às 8:07

    Marcus

    Você deve estar enganado. Não costumo atirar pedras, tampouco rotular as pessoas.
    Quanto à “terceirização”, acho uma conclusão precipitada. De fato, a contratação do RC pode criar problemas no campo das vaidades, entretanto, o patrocinador tem o direito de indicar um preposto para cuidar dos seus interesses.
    Vale comentar, no entanto, o seguinte: como dizia Keynes, no longo prazo estaremos mortos e no futebol não é diferente. Não é possível esperar para alcançar os resultados desejados, eles precisam ser obtidos simultaneamente à reestruturação. Se o futebol do FLUMINENSE está nas mãos de quem é capaz de aportar R$ 5 milhões por mês e que nos últimos anos, gostemos ou não, atingiu a condição de um dos principais clubes do Brasil (em termos de resultados no campo!), que assim seja! Aos gestores do FLUMINENSE resta capitalizar este bônus e preparar o futuro, com estrutura, finanças equacionadas e capacidade de se sustentar (em outros termos, que não repita, no FLUMINENSE, o “case” Palmeiras-Parmalat.)
    Não tenho a pretensão de acusar ou defender o presidente do FLUMINENSE, mesmo porque ele não precisa disto. Quando faço críticas, procuro fundamentá-las, para não ser injusto, nem irresponsável.

  105. Pedro

    comentou em 23/12/2011, às 9:11

    VOLANTES pelo amor de Deus.
    Diguinho. Edinho, Valencia NÃO DÁ!

    Tenho certeza que os que estão trabalhando no futebol do Fluminense entendem do assunto. Então porque não investir?

  106. Bruno Leonardo

    comentou em 23/12/2011, às 9:27

    Saída do Mariano, do Diogo, agora do Marquinho…ué, o Sandrão não encheu a boca pra dizer que o grande reforço para a temporada seria a manutenção do elenco? Que manutenção????

  107. Estephan

    comentou em 23/12/2011, às 10:12

    Leo Lemos, ta confirmado???

    Vou pro meu sofá msm ano que vem!!

  108. Marcus

    comentou em 23/12/2011, às 11:13

    Acho que peguei pesado demais com alguns amigos do Blog. Pedi, inclusive, com a cabeca mais fria, que as mensagens fossem retiradas.

    Enfim, vou tirar longas ferias ou talvez definitivas.

    1 abraco a todos, Feliz Natal e Um Feliz 2012

    ST

  109. Edu Manfredo

    comentou em 23/12/2011, às 12:56

    Meu Deus… o patrocinador tem direito de colocar quem defenda seus interesses? E o interesse do FUTEBOL do Fluminense, quem defende?

    Do Flu tudo, para o Flu nada! Quando a Unimed vazar, o desejo de muitos piscineiros se tornará realidade.

  110. Alexandre Said Delvaux

    comentou em 26/12/2011, às 21:23

    Não, o patrocinador, que aporta algo entre 40 milhões e 50 milhões de reais por ano não tem o direito de indicar um preposto para cuidar dos seus interesses. Quando a Unimed vazar, o FLUMINENSE será patrocinado pela fábrica de cornetas.

    Cabe aos gestores produzir recursos suficientes para reduzir a fragilidade financeira do Clube (recursos estes que podem ser consideravelmente ampliados com os títulos conquistados e grandes atletas contratados), aumentando, assim, o poder de barganha do FLUMINENSE.
    Felizmente, quem comanda o Clube tem esta visão.

    Outra alternativa é ficar caçando “pisicineiros”, arrumando toda a sorte de problemas e crises com o patrocinador, assim o Clube estará bem melhor “quando a Unimed vazar”…

  111. Eduardo Gorges

    comentou em 27/12/2011, às 12:45

    O Flu pode resgatar o Cícero do SPFC, já que lá não terá vaga para tantos volantes. Na estreia dele no Flu, acertou 22 passes e errou…zero. Fez 2 gols num mesmo Fla-Flu, marcou no Vasco e conquistou a titularidade na Libertadores. Tb é alto, o que ajuda neste torneio.

    A posição mais carente é um goleiro TITULAR.

    Depois é que é volante. Muricy e Abel gostam muito do Bob. Vocês realmente acham que ele é ruim? Eu acho que o Bob em 2 anos disputará vaga na Seleção. Não, hoje não. Mas parece muito com o Arouca, que a torcida pegava no pé e foi campeão da Liberta.

    3a necessidade é um zagueiro titular. Thiago Silva arrebentou na Liberta 2008 e o L.Alberto estava em boa fase. Na final ganhou todas no alto e nos salvou de sofrer um gol aos 120′ de jogo.

    Quem serão os 25?
    - 3 goleiros
    - 2 LD: Bruno e… Wallace?
    - 4 zagueiros
    - 2 LETÍCIA
    - 5 volantes: Edinho, Diguinho, Valencia +2
    - 4 meias
    - 5 atacantes