O Fluminense real

Os últimos 6 meses foram realmente excelentes para o torcedor tricolor. Uma arrancada fantástica no campeonato brasileiro, a volta à Libertadores, amadurecimento do trabalho de Xerém, novas contratações e o retorno ao Ato Trabalhista são sem dúvida motivos para encher o peito de orgulho e começar 2012 com a quase certeza de alegrias neste ano que se inicia.

A imagem atual do Flu transmitida pela mídia e reverberada pelos torcedores é a de um clube poderoso e rico e prestes a rivalizar com o Barcelona em todas as esferas possíveis. Após a contratação de Thiago Neves, o que mais se viu foi a crítica apressada de alguns jornalistas e presidentes de clubes pelo Brasil, acusando o Flu de ser um dos poucos “compradores” do país e de inflacionar o mercado com tais aquisições. A galhofa saudável dos torcedores é normal, mas é sempre conveniente (e pouco confortável) ainda lembrar do quadro grave em que o clube se encontra. Ora, perguntará o leitor, mesmo após um ano positivo, algumas conquistas importantes fora de campo e contratações de peso ainda temos que nos preocupar com isso? Sim, e mais do que nunca.

O Fluminense é forte na mídia e perante seus torcedores rivais por possuir um patrocinador forte e que investe exclusivamente no futebol. O carro-chefe do clube logicamente funciona como um “termômetro” da nossa força, e com a Unimed investindo em alguns jogadores sobra ao clube a tarefa de gerenciar demais pendências e tratar de organizar a casa, tarefa que infelizmente foi deixada de lado por quase décadas. Não cabe remoer frequentemente o legado maldito que o clube carrega às costas, embora ele seja realmente pesado. Obrigações em atraso, dívidas cíveis, fiscais, trabalhistas e anos de desleixo não são apagados de uma hora pra outra, e, pelo contrário, sempre aparecem inesperadamente.

Planejamento eficiente, controle rígido de finanças e desenvolvimento de novas receitas tornam possível pensar em cenários mais promissores à frente. O próprio cenário do futebol mostra-se mais maduro, com a patrocinadora contribuindo com a aquisição de jogadores competitivos, o nome forte de Rodrigo Caetano respondendo pelo departamento e o clube cuidando bem de sua base e da transição para os profissionais com Marcelo Teixeira.Além disso,a contribuição do torcedor nesta virada é fundamental, seja através do novo plano de associação que vem aí, seja com a presença no Engenhão ou com a participação na vida ativa do clube.

Em resumo: mesmo com o glamour do futebol em alta, o quadro financeiro ainda é extremamente crítico. Cabe a todos nós lutarmos dia a dia para mudar esta realidade, assegurando um futuro de permanente grandeza e força ao Fluminense.

Retornar à Página Inicial

Comentários

  1. Guga Cruz – Salvador/BA

    comentou em 25/01/2012, às 16:03

    É isso aí!

    Aguardo ansioso por um plano de associação interessante para moradores de fora do Rio. Ainda que não possa comparecer aos jogos, gostaria de contribuir com o clube, porém não é justo que eu pague o mesmo que um torcedor que tenha os benefícios de usufruir da sede, descontos nos ingressos etc.

    Abraço a todos.

  2. DAVI PÓ DE ARROZ

    comentou em 25/01/2012, às 16:15

    Para mim o Flu é o exemplo máximo de falta de planejamento.
    A formação do elenco atual é uma aberração.Cheio de jogadores “habilidosos”mas sem pegada,e com carencia de bons volantes e zagueiros.
    Quero vê como o Abel vai formar o sistema ofensico do time titular sem que aja biquinhos e chiliques. Se o Araújo se achou no direito de reclamar por estár na reserva imaginem os demais.
    Na época em que a Parmalat investia no Palmeiras eles conquistavam tudo. Já com a Unimed nós nunca sabemos se vamos disputar o título ou lutar para não ser rebaixados.
    Rezo para que eu quebre a cara este ano. Mas com esse elenco caríssimo e mal formado realmente não consigo acreditar.

  3. Caique Pereira

    comentou em 25/01/2012, às 16:22

    Perfeito. Não se pode dormir ainda…falta muita coisa para ser ajustada e poder ser planejada sem sustos.

  4. Bruno Curi

    comentou em 25/01/2012, às 16:31

    Post realmente muito oportuno e importante.

    Muita gente tem na cabeça a ideia de que o Fluminense tem que ajudar a torcida. Na verdade, o Flu está passando um aperto danado e precisando MUITO da ajuda da torcida.

    Nada obstante termos estancado as penhoras trabalhistas (que nos fizeram ter uma bizarra RENDA LÍQUIDA NEGATIVA na bilheteria do ano passado), o Ato Trabalhista exige que o clube pague mensalmente uma soma muito pesada, todo mês, dificultando o fluxo de caixa.

    Além disso, muita gente acha que a Timemania salvou o clube, mas acontece que a gestão antiga NÃO PAGOU O CORRENTE – ou seja, o curto-prazo do clube é tenebroso, porque débito declarado e não pago é executado imediatamente. E como a Fazenda Pública tem o hábito de pedir penhora online das contas bancárias…. já viram, né?

    E mais: FINALMENTE temos uma gestão no clube que não abre mão de pagar duas despesas em dia: salários e tributos. O resto se conversa, mas sem pagar esses dois, não há quem resista financeiramente, ou tenha qualquer credibilidade no mercado.

    O clube passou a depositar o FGTS em dia, coisa que só foi feita em duas gestões desde que o FGTS foi criado (!!!).

    Enfim. O mar não está nada para peixe, do ponto de vista financeiro. O clube vem dando nó em pingo d’água todo dia para conseguir pagar tributos e salários, e a torcida precisa muito saber disso.

    ST!

  5. Chico Lisboa

    comentou em 25/01/2012, às 16:33

    Realmente, a situação é crítica e requer muito planejamento para ser solucionada.

    O contrato com a unimed hoje nos ajuda a ter bons times, mas temos que ter em mente que é uma situação transitória…

  6. Oscar Ricardo Bastos Möller

    comentou em 25/01/2012, às 16:36

    Excelente post e redigido no momento certo.

    Só queria acrescentar que, para o Fluminense melhorar sua situação financeira, a diminuição de despesas é fundamental. Só que, além disso, as receitas extraordinárias também são muito importantes.

    Uma grande maneira de gerarmos receitas extraordinárias é vendendo jogadores e, para isso, os jogadores que são nossos, ou seja, que temos posse de seus direitos econômicos, tem que aparecer, tem que jogar. Não podemos “viver” apenas do mundo de Alice, que são os times formados pelos medalhões da Unimed, isso não é vida, isso é morte, lenta é verdade, mas cada vez mais próxima.

    ST

  7. Thiago Resende

    comentou em 25/01/2012, às 16:37

    Fala Galera!

    Acho importante cada um fazer sua parte, no seu jeito e dentro de suas possibilidades, seja aderindo ao plano de associação ou até mesmo comprando produtos oficiais e frequentando os estádios.

    Estou ansioso pelo novo plano de associação, espero que seja lançado o quanto antes, para que eu consiga me associar antes da estréia da Libertadores e utilizar as vantagens oferecidas! Não obstante, acho importante participar também das decisões, exercendo o voto!

    Como disse o Guga Cruz, temos que ter opções mais viáveis para quem não mora na cidade do Rio e não tem condições de frequentar o clube com frequência e pelo que parece, isso será levado em conta!

    Vamos aguardar!ST

  8. Danilo Soares Félix

    comentou em 25/01/2012, às 16:38

    Me parece óbvio que ainda há muito trabalho a ser feito até que a situação esteja novamente nos eixos. Todos os tricolores que se preocupam com o futuro da instituição devem ter isso em mente, independente das grandes contratações efetuadas pela Unimed. Apesar dos avanços que acontecem a cada dia, o Fluminense real ainda é um clube em sérias dificuldades financeiras, com muitas dívidas e pouca capacidade de investimento.

    Mas particularmente estou satisfeito porque os jogadores contratados desta vez são competitivos, a maioria com valor e idade para revenda também. Até as apostas (Bruno, Lanzini) tiveram coerência pois foram baseadas em observação técnica, e este cenário eu considero o melhor dos mundos, tanto para o Fluminense quanto para o seu investidor, que hoje opera a Unimed Par como se fosse um player de mercado comum, tal como Traffic, Sonda, etc. A diferença é que a Unimed Par investe em jogadores que vão jogar em apenas um clube, um modelo bem parecido ao que fazia a Parmalat no Palmeiras. Mas a relação hoje não é de mecenato mas sim de “ganha-ganha”, pois a Unimed Par realizou lucros robustos com as vendas de Conca e Mariano, por exemplo.

    Infelizmente, o patrocínio da Unimed também é vítima de ciumeira por parte de “jornalistas-torcedores”. Reparem que muitas críticas são viciadas e tem objetivo apenas de destruir, talvez porque o clube queridinho da mídia ficou 7 meses sem patrocínio master, e viva dando calote em seus atletas, atrasando salários mesmo ganhando uma fortuna da TV.

    Quando quer ser parceira da instituição Fluminense, fato que ocorre agora, a Unimed é de fato o melhor patrocínio do Brasil.

  9. Jorney Luz

    comentou em 25/01/2012, às 16:44

    Quero muito ver o meu clube um vencedor em todas as esferas,no social,no futebol e enfim como disse em todos os setores, só gostaria que em vez de se falar de adm anteriores o flu sócio focasse apenas em divulgar as suas melhorias,que unisse o clube em prol de torna-lo um vencedor tbm nas 4 linhas, temos varios campeonatos a disputar,inclusive uma Libertadores para conquistar, desejo a vcs uma feliz adm e que me deem de presente essa tao sonhada Libertadores.

  10. Arthur Fortes

    comentou em 25/01/2012, às 16:46

    O torcedor comum de arquibancada agora mais que nunca com esse plano de associação,tem que se informar melhor acompanhar de perto tudo o que se refere ao nosso Fluminense Footbal Club!!

    Com esse sonho do torcedor poder ser sócio do clube se realizando agora,Todos poderão participar diretamente do dia dia do clube e com isso ter ferramentas em mãos como o voto,para que esse nosso triste passado nunca mais volte e que esse caminho que agora esta sendo traçado de transparência e responsabilidade se torne um caminho sem volta!!

    O futuro está em nossas mãos agora!!Com o clube tendo em seu quadro de sócios verdadeiros tricolores comprometidos com um clube e futebol fortes para sempre!!!

  11. Thiago Rossi

    comentou em 25/01/2012, às 16:48

    Muito bom! O clube está muito melhor que há um ano atrás mas é preciso saber que ainda temos uma dívida monstruosa! Força Peter!

  12. Rosane – FLU

    comentou em 25/01/2012, às 16:49

    Com vontade (da boa), determinação e focando cada problema com intuito de solucioná-lo, o FLUMINENSE conseguirá vencer suas dívidas e se prumar de vez em todos os setores. Os torcedores também podem ajudar muito, com contribuições em todos os sentidos, mas para isso o Clube tem que estreitar os laços com ele, chamar o torcedor para seu quadro social não só para frequentar, mas para contribuir $$$.

    Assim que a burocracia for amenizada eu entro para sócia e contribuio $$$ também.

  13. Carlos Fin

    comentou em 25/01/2012, às 16:51

    Bem interessante o assunto novas receitas. O marketing ja sabe disso?
    Parece que nao. Enquanto os outros times alinhavaram a construcao de mega lojas nós temos o que? O uniforme nao iria sair em janeiro? Parece que não. E os ingressos da LA? Enquanto tem time que ja vendeu a carga para os dois primeiros jogos, nós nem começamos a vender. Concordo que a situação eh dificil mas tem que ter iniciativa, prospeccao de mercado.
    Seria bom o Idel fazer um materia falando sobre os planos do marketing pois ate o momento eh a area que esta destoando das demais.
    ST

  14. Cesar C. B. Martins

    comentou em 25/01/2012, às 16:55

    Gostaria de ter notícias sobre os esportes olímpicos do FLU. Sinto falta deles por aqui mesmo sabendo q o core business do noso clube é o futebol.

    No mais, me parece q estamos num bom caminho.

    ST

  15. José Maurício R. y Rodriguez

    comentou em 25/01/2012, às 16:59

    Post importantíssimo que deve ser propagado pelos tricolores em geral para não deixar um possível sucesso do futebol em 2012 passar a imagem que nossos problemas acabaram.

    Não não terão acabado.

    São graves e mesmo que venhamos a ganhar várias Libertadores e Mundiais de Clube nos próximos anos, isso ajudará mas não será suficiente para zerar os problemas existentes e o grave quadro financeiro.

    Essa reversão desse quadro levará tempo e muita seriedade e austeridade. Como bem disse o post, sorte que o futebol está com patrocínio e equacionado, pois facilita a outra parte, que não aparece para o torcedor com a mesma intensidade que os resultados em campo. Mas que são muito importantes para a sobrevivência e sustentabilidade do nosso Fluminense.

  16. André Torquato – Flunião/PB

    comentou em 25/01/2012, às 17:00

    É isso aí Guga Cruz, 16:03!
    Também gostaria e estou muito disposto a contribuir com o clube. Porém acho interessante um plano para torcedores de fora do Rio, já que não podemos comparecer à maioria dos jogos e usufruir da sede.

    ST.

  17. Fábio Martini

    comentou em 25/01/2012, às 17:22

    O nosso Fluminense estava em estado terminal.

    Anos de desmandos e roubalheira, quase acabaram com a nossa grande paixão. Veio o Peter e em um ano deu mostras do que a competência e seriedade podem fazer. Parabéns!

    Talvez, ainda não seja ideal a relação Flu x Unimed, mas posso dizer que evoluiu. Todo o Fluminense evoluiu.

    E tudo isso causa inveja e medo.

    Seguindo esse caminho, daqui a mais uns poucos anos teremos que comprar algumas fraldas geriátricas para alguns jornalistas e presidentes de clubes.

    ST

  18. fabiodib    

    comentou em 25/01/2012, às 17:38

    Rosane – Flu, a partir da semana que vem você poderá se associar ao clube via internet. Você encaminhará todos os seus documentos por email, inclusive a foto e após aprovação você se tornará sócia do clube. Com mais dez reais, você também terá acesso aos jogos com mando de campo do Fluzão. Então, você se associa na internet e vai receber a nova carteira em casa, e após confirmar sua presença no jogo na internet, poderá entrar tranquilamente no setor que quiser para assistir ao nosso Fluzão. Será muito bom ter você como mais uma sócia guerreira no clube.Hoje o clube já lançou o Portal do Sócio no site oficial: http://www.fluminense.com.br/site/social/2012/01/24/socios-ganham-portal-exclusivo-com-facilidades-no-atendimento-como-emissao-de-boleto/ Nele você podera acessar seus dados, imprimir boletos para pagamento.

  19. Alexandre M. B. Berwanger

    comentou em 25/01/2012, às 17:49

    Post que reflete uma instituição que pretende completar 200 anos, quiçá, muitos séculos mais!

    Cabe lembrar que o BFR só tinha as camisas dos jogadores após manter times no final da década de 1950 e na década de 1960 sem planejamento financeiro, vindo a perder o seu patrimônio que seria restituído pelas esferas de poder público que lhe devolveram General Severiano e lhe entregaram dois estádios, um que virou CT, para derrota do futebol niteroiense e o Engenhão, estádio arrendado e construído com o dinheiro público, que eles que nunca gostaram de se esforçar para reconstruir o seu patrimônio chamam estranhamente de “seu”, tendo sido sustentados por patrocínio público de empresa estatal sem concorrentes no mercado durante muito tempo, depois de serem “propriedade” de empresário do ramo de “jogos de bicho” nas décadas de 1980 e 1990.

    Para não passarmos por vergonhas como essas, temos que aplaudir os esforços desta direção em equacionar as nossas dívidas, enquanto constroem (até aqui, sem dinheiro público que sustentou nossos 3 principais rivais durante muito tempo) o patrimônio tricolor, trabalhando, muito e bem.

  20. Ricardo Sá

    comentou em 25/01/2012, às 18:02

    Fabiodib:

    Notícia muito boa esta que vc trouxe.Acredito que para quem já é sócio, esta adesão de 10 pilas a mais para poder ir aos jogos também poderá ser feita pela internet, certo?

    No mais, é como eu sempre digo, está chegando a nossa hora. Não valem os seguintes argumentos:

    1) Mas não frequento o clube
    2) Mas não temos estádio
    3) Mas o engenhão tem acústica ruim
    4) Mas o engenhão é longe
    5) Mas o que vou ganhar do clube em troca
    6) Mas tá muito caro
    7) Mas não consigo achar produtos da Adidas
    8) Mas tem que ter muitas vantagens

    É muito mas!

    Vamos ao que se fala por aqui:

    1) Temos 9 milhões de torcedores
    2) temos uma torcida com alto poder aquisitivo
    3) Temos uma torcida que compra muito pay per view
    4) Temos uma torcida que só não compra mais porque a Adidas não oferece produtos
    5) Temos uma torcida diferenciada

    É muito temos!

    Digo e repito, desculpem-me se estou sendo arrogante, não é o meu objetivo

    20.000 associações ao novo plano é o mínimo do mínimo que podemos esperar. Precisamos de muita força e $$$ de nossa torcida para ao menos equilibrarmos com os 2 lados do mal, Cu e mulambos.Pensem nisso!

  21. Rogério Felix

    comentou em 25/01/2012, às 18:07

    Temos notícias de que o projeto de associação será lançado EM BREVE, ao menos no primeiro modelo, aguardem que falta pouco.

  22. FLUCAMPINAS

    comentou em 25/01/2012, às 18:10

    É fundamental que as próximas presidências mantenham e deem sequência ao bom trabalho feito pela atual administração, sob pena do clube se fragilizar, e Deus nos livre………Desaparecer!
    A mentalidade profissional precisa ser mais forte do que interesses pessoas e mesquinhos.
    E as próximas administrações têm o dever e a obrigação de continuar esse legado e essa nova mentalidade.
    Vida eterna (e grandiosa!) ao nosso tricolor!

  23. Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    comentou em 25/01/2012, às 18:19

    Perfeito, importante e oportuno o post !

    Melhorou? Na minha visão houve uma “maquiada”, não muito !

    Mas não imaginem que Associação em Massa vai resolver o problema, somos tricolores de coração, mas os salários pagos atualmente pelo FFC/Unimed são aviltantes !

    Temos que melhor muito ainda, o elenco tem hoje 36 (trinta e seis) jogadores, é desequilibrado e uma aberração. Edinho de titular é sacanagem !

    O conceito de redução de despesas não condiz com a política de contratações, salários e “investimento” em jogadores , algumas completamente desnecessárias : Carleto, MRosário, prorrogação do contrato do Deco, Wagner ou TNeves (para quê os dois?), RCaetano; os jogadores do FFC são relegados a 2º plano com preferências para atletas da Unimed Par, etc…. Isto é fato!

    Insistir em Souza e Araújo, ninguém vai querer, pouca produção e investimento alto, então encosta e preferencia atletas do FFC, que poderão dar retorno financeiro ou técnico.

    Estes dois são xepas caras, que nunca darão o mínimo de retorno e sem mercado, põem na conta de despesas irrecuperáveis e seguimos em frente, mas não podemos são “atletas Unimed Par”.

    Chega-se ao cúmulo do absurdo Abel arrumar um lugar no time de lateral para o Souza, é brincadeira de mau gosto, quando temos Wallace. Araújo de lateral esquerdo contra o Frizão no 2 tempo, para com isto Abel!

    Os jogadores do FFC tem que ser mais “respeitados” pela Comissão Técnica da Unimed Par !

    Imaginem o animo de Wallace, Rodrigo, Martinuccio, Welington Nem, MCarvalho, e outros verem a “proteção” do Abel com esta dupla e outros apaniguados.

    Como valorizá-los, somente com empréstimos ?

    Então façamos com alguns clubes, vamos efetivar um time B. O time A passa a se chamar Unimed e o time B Fluminense, revelando jogadores para a Unimed/Unimed Par, assim resolveríamos o problema!

    A “parceria” melhorou, mas ainda longe do ideal para o FFC !

    Uma Instituição como o FFC depende do torcedor/investidor Celso Barros, até quando?

    E se tivermos uma intercorrência a qualquer momento, temos plano B?

    E assusta em que pensa na perenidade, atualmente pela total dependência que temos do Celso Barros, é muito preocupante !

  24. Rogério Felix

    comentou em 25/01/2012, às 18:20

    Muito oportuno o post, visto que o Flu vive ainds GRAVÍSSIMA situação financeira, apesar do elenco forte e caro, fruto principalmente do seu parceiro Unimed.

    Como torcedores estamos todos empolgados com as possibilidades de vitórias e títulos em 2012 e, se tudo der certo, também nos próximos anos. Porém, essa empolgação, quase euforia neste início de ano, não pode nos cegar para a VERDADE ABSOLUTA, para o FLuminense REAL: somos ainda o clube com a maior dívida do Brasil, fruto de várias admisnistrações calamitosas e irresponsáveis (para dizer o mínimo) com o clube, com seus trabalhadores, contratos cíveis e tributos.

    Sei que ninguém gosta de ouvir notícia ruim, todos preferem festas e comemorações, a felicidade das vitórias em campo e debates sobre jogadores e atuações, mas é exatamente porque adoramos isso, adoramos esse FLuminense forte esportivamente, que precisamos encarar a dura realidade de que o clube está falido e pode sucumbir a qualquer mudança conjuntural significativa.

    TEMOS QUE DEFENDER A GRANDEZA DO NOSSO CLUBE, AFINAL, O FLUMINENSE SOMOS TODOS NÓS!

    E que venham sempre muitas vitórias e muitos TÍTULOS para o FLUZÃO e sua maravilhosa TORCIDA!

  25. Lauro Aires

    comentou em 25/01/2012, às 18:24

    O trabalho de recuperação do Fluminense está apenas começando. Não podemos relaxar.
    SEJA SÓCIO.

  26. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 25/01/2012, às 18:28

    AOS AMIGOS DO BLOG , AOS AMIGOS DA FLUSÓCIO E AOS AMIGOS DA MODERAÇÃO DO BLOG.

    EU só tenho que fazer um GRANDE ELOGIO ao POST.

    A luta continua a cada dia e temos que ter em mente que a DIRETORIA as vezes ERRA , mas entre ERROS e ACERTOS , os ACERTOS são MUITO MAIORES E MAIS IMPORTANTES .

    A nossa DIRETORIA , mata um leão por dia , é uma tarefa difícil refazer todos os males que foram feitos no FLUMINENSE pelas administrações anteriores.

    Em tempo:

    É muito melhor as vezes ERRAR por TENTAR ACERTAR do que NÃO ERRAR por total COVARDIA.

    Mais uma vez parabéns pelo POST e força para a DIRETORIA ( TODA ELA ) , para lutar pelo FLUMINENSE a cada dia.

    Saudações Tricolores,

    Wagnerfluzão.

    Em tempo :

  27. Marco Antonio Barroso

    comentou em 25/01/2012, às 18:31

    Pena que a Unimed Participações não pense no equilíbrio do time e contrate um ou dois zagueiros bons de verdade.
    _______________________________________________________
    Contra a espanholização do futebol brasileiro:
    Jogos de mulambos, eu não assisto!

  28. Marco Antonio Barroso

    comentou em 25/01/2012, às 18:38

    Uma coisa que me preocupa no futuro do Fluminense é a reestruturação do clube, começando por Xerém. Isto porque, por exemplo, depois que a Parmalat deixou o Palmeiras o time nunca mais se reestruturou. Um dia o Celso de Barros não vai estar mais à frente da Unimed, e ai? Será que a empresa vai continuar conosco? Em caso negativo, será que encontramos outro parceiro?
    _______________________________________________________
    Contra a espanholização do futebol brasileiro:
    Jogos de mulambos, eu não assisto!

  29. fabiodib    

    comentou em 25/01/2012, às 18:57

    Ricardo Sá, o sócio atual também terá essa facilidade. O sócio atual já pode entrar no Portal do Sócio e verificar se seus dados estão corretos. É importante verificar seu o CPF esta atualizado na base de dados do clube. VEja lá no site oficial o link: Portal do Sócio. ABs

  30. Porquinho

    comentou em 25/01/2012, às 19:19

    Nao sou socio mas invisto muita grana no FLU ha uns 20 anos. Qd completei 10 comecei a frequentar assiduamente os jogos com mando de campo do FLU! Minha falecida avo me levou a dezenas de jogos nas laranjeiras de 91 a 94, meu pai me levava no maracana. A partir de 96, 97 comecei a ir “sozinho” ao maraca e ate hoje vou ao engenhao. Hoje em dia sou eu q levo meu pai… Compro camisa anualmente, pay-per-view 12 meses por ano, se for somar quanto ja gastei nessa brincadeira, fora faixas, bandeiras, livros, chaveiros, bones, lanche & cerveja nos jogos, despesa com algumas viagens acho q da pra quitar o financiamento da minha casa…

    A unica coisa q gostaria de ter em troca alem do resultado em campo eh transparencia! Quero saber qual desses moleques q jogaram hoje realmente pertencem ao FLU e qual pertence a empresarios. Seria muito pedir as informacoes contratuais dos jogadores do profissional, mas nao eh possivel investir uma fortuna em xerem e no final ter 10% quando muito do valor de venda da revelacao, q ta desde os 10 anos de idade mamando nas tetas do clube.

    Menor q 16 anos nao pode assinar contrato, entao manda todo mundo comer e dormir na casa da avo! So fica em xerem se tiver contrato com 100% dos direitos economicos, federativos do clube, se nao tem outro com muita fome de bola pra botar no lugar. A nao ser q seja realmente um fenomeno da bola, o novo messi ou neymar.

    Entao gostaria de, como socio, ter acesso a situacao de cada jogador em um portal exclusivo para o associado se nao puder ser aberto ao publico em geral. Ai sim investiria meu dinheiro com gosto!

    TRANSPARENCIA JA!!!

    (sem acesso a configuracao do teclado, perdao, mas ficou um texto com a cara do torcedor-investidor-socio, nao tem acesso ao buraco negro q ta jogando a grana, q pelo menos no meu caso, eh ganha com muito suor e sacrificio)

  31. Fabiano

    comentou em 25/01/2012, às 19:20

    Parabéns a equipe de juniores, impressionou-me o coletivo. Gostei muito da postura, grupo fechado, vibrando e excelente aplicação tática.
    Como destaque individual esse Marcos Junior é fora de série, infernizou a defesa gambá, já o vejo fazendo dupla com Fred, infinitamente melhor que Sóbis, He-Man, Martinuccio, Ciro, Tartá, Araújo.
    Jogamos melhor, mas em duas bobeadas da zaga perdemos a taça. Uma pena, fiquei muito triste com a derrota, ainda mais nesse campeonato que vibrava na década década de 80.
    Essa equipe tem futuro, ta na hora de lançar os garotos, principalmente nesses jogos do Carioca. No mais bola pra frente.

  32. EDUARDO FERREIRA

    comentou em 25/01/2012, às 19:26

    Alô galera, saudações tricolores!

    Concordo que temos um dos maiores investidores em patrocinio em um clube de futebol,estamos vivendo um momento de euforia, com contratações impactantes, sabemos que tudo isso é visto principalmente pelo nosso lado torcedor,o que é perfeitamente normal, e na prática, como fica o retorno para a marca Fluminense? pelo que me lembro sempre o patrocinador teve sua marca valorizada com percentuais de retorno financeiro líquido e certo e a marca Fluminense com “míseros centavos” de retorno,até quando o Fluminense será divido entre o futebol e o social, espero que episódios antigos tenham sido expurgados, ou seja, vários jogadores acionando o fluminense judicialmente e até hoje acredito que temos dividas ainda a serem pagas.
    Tenho uma curiosidade, quando ganharmos a Libertadores 2012, haverá o recebimento de alguns milhões de reais, o que sobrará para os cofres do clube( social)?

  33. André Leão

    comentou em 25/01/2012, às 20:08

    Acho que temos uma oportunidade ímpar de mudarmos o futuro do FFC, a parceria com a Unimed não vai durar para sempre. Temos que aproveitá-la agora, pois a mesma nos proporciona times que podem brigar por títulos. Acredito que com administrações sérias e comprometidas, com a atual, num futuro próximo poderemos viver sem a Unimed, apenas com os torcedores e patrocínio master na camisa (sem essa de transformar nossa linda camisa em um macacão de fórmula 1). Não faço parte de nenhum grupo político existente na atual conjuntura do clube, faço parte do grupo torcedor apaixonado pelo FLUMINENSE, portanto, apesar de não morar próximo as laranjeiras, irei fazer a minha parte, vou entrar como sócio com direito a voto sim, pois quero decidir o futuro da instituição e não deixar isso na mão de sócios que torcem para outros times e que frequentam o clube. Esse é o momento de escolhermos o que queremos: a ETERNIDADE ou a mediocridade que já assola outros clubes ditos grandes.

    Saudações aos verdadeiros tricolores

  34. Marco Antonio Barroso

    comentou em 25/01/2012, às 20:14

    Qual o gasto Real$ do Fluminense F.C. com o atual elenco?
    Grande parte do salário dos ogadores é feita pela Unimed Par., mas e o resto?
    Quais o primeiros contratos a vencer, o que possibilitará o enxugamento do elenco e dos gastos?
    Quando vencem os contratos de Araújo, Souza e Caveirão?
    Seria possível saber disso?
    Outro tema levantado por um colega, e os esportes olímpicos, como vão? Quais são os projetos?
    Seriam post interessantes…
    _______________________________________________________
    Contra a espanholização do futebol brasileiro:
    Jogos de mulambos, eu não assisto!

  35. Gabriel Valente

    comentou em 25/01/2012, às 21:04

    Olha, como é bom ter esse espaço de discussão aqui, porque o nivel de amadorismo de outros grupos tricolores por ai anda sofrivel. Um certo Pavilhão então…

    parabéns Flusócio.

  36. Joao Paulo Tonini

    comentou em 25/01/2012, às 21:10

    É bom sempre lembrar que ainda somos um clube falido. O patrocínio da Unimed mascara um pouco isso.

    Enquanto a Unimed investir no elenco profissioanl, é mais que a obrigação de nossa diretoria voltar todos os esforços a 3 setores:

    – Xerem;
    – CT; e
    – Associação em massa.

    Investindo pesado nesses 3 setores, mesmo com uma saída da Unimed, poderemos caminhar com nossas proprias pernas e ter sempre um time competitivo.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  37. Franklin

    comentou em 25/01/2012, às 22:36

    EU ESTOU GOSTANDO MUITO DA GESTÃO PETER NO FATO QUE ESTÃO TRABALHANDO MUITO PARA QUE O CLUBE SE AJEITE DE UMA MANEIRA MAIS CONFORTAVEL E MAIS SÓLIDA MAS TEMOS MUITA COISA PRA SER RESOLVIDA ? SIM TEMOS! MAS EU CONFIO NO PROFISSIONALISMO DO PETER,MARCELO,RODRIGO,SANDRO E ENTRE OUTROS PROFISSIONAIS ESPERO VER UM DIA QUE O CLUBE VOLTE A SER UM CLUBE PIONEIRO CONQUISTANDO VARIOS TÍTULOS COM CT,SEDE TODA MODERNIZADA E QUEM SABE NELA A VOLTA DO NOSSO ESTADIO É DIFICIL MAS NÃO É IMPOSSÍVEL E QUERO QUE O CLUBE TENHA MUITOS SÓCIOS MAS SÓCIOS TRICOLORES E ESTOU VENDO QUE ISSO VAI ACONTECER COM A TORCIDA DENTRO DO CLUBE,NINGUEM VAI METER A MÃO QUERO QUE O FLUMINENSE SEJA 100% TRICOLOR E QUE A TORCIDA AJUDE MAIS O CLUBE É O QUE EU ESPERO.

  38. Antonio Carlos

    comentou em 25/01/2012, às 23:28

    Como não gosto de comentar sobre coisas, mesmo reais, que sirvam para abaixar a moral e a auto-estima de nós, tricolores, vou falar sobre o jogo do urubu fedegoso que acabei de assistir.

    Há muito tempo que não assistia um jogo pela tv grobu propriamente dita, e vejo que não mudou nada, continuando a merda de sempre.
    O comentarista Junior parece que não comenta para o público, continuando com aquela velha babaquice de falar o nome do locutor cada vez que vai soltar uma opinião, como se só a este se dirigisse e lhe devesse obediência e obrigação.
    E mudam os comentaristas de arbitragens, mas os panos-quentes em favor do urubu, estes não mudam nunca.

    Foi um dos piores jogos que assisti nos últimos tempos e o time boliviano, de tão ruim, seria o lanterna no campeonato brasileiro da terceira divisão.

    O juiz é mais um careca ladrão e safado que, mesmo com a ruindade dos bolivianos, ajudou o urubu naquilo que foi possível para evitar uma derrota por um placar maior.
    É tão safado que talvez seja contratado para apitar o campeonato carioca.

    Mas, para mim, a novidade foi o novo visual do tal de Negueba, que conseguiu ficar mais bunitin do que já era, sendo talvez uma nova versão do Fio Maravilha.
    De tão bunitin que ele está, se concorrer é capaz de ganhar o título de “Misso Universo”, embora a Pomba Gira, o Wilians Chouriço e o Léo Moura corram por fora neste concurso.

  39. Janilson Nassarden – MT

    comentou em 25/01/2012, às 23:46

    Guga Cruz, 16:03, perfeita a sua colocação.

    Existem milhares de torcedores fora do Rio que querem dar a sua parcela de contribuição para o nosso Tricolor. Estamos nessa.

    Deve ser formatado, se é que já não foi, um módulo específico para essa gama de torcedores, pois estes, diferentemente daqueles que moram no Rio ou proximidades, não terão como usufruir dos benefícios/comodidades do plano, tampouco assistir a maioria dos jogos ou usufruir da sede, como bem observou o André Torquato/PB.

    Nessa formatação pode-se, por exemplo, contemplar descontos especiais nas compras de produtos na loja oficial do Clube, …. é apenas uma idéia.

    ST

  40. Marcio Affonso

    comentou em 26/01/2012, às 1:34

    Brilhante texto, sintetiza em poucas palavras e de modo claro e nítido o atual quadro financeiro do clube e o pensamento correto dos atuais gestores do futebol.

  41. WAGNERFLUZÃO

    comentou em 26/01/2012, às 4:04

    AOS AMIGOS DO BLOG , AOS AMIGOS DA FLUSÓCIO E AOS AMIGOS DA MODERAÇÃO DO BLOG.

    EU , concordo com todos os comentários dos AMIGOS do BLOG , que estão , e com toda razão , preocupados com o FLUMINENSE , sem o PATROCINADOR E INVESTIDOR , que é chamado(a) UNIMED.

    EU me junto à eles.

    O que será do FLUMINENSE sem essa PARCERIA ?

    O FLUMINENSE tem que ter sempre um PLANO “B” para que se isso vier à acontecer possamos ter um CLUBE que possa ser ADMINISTRADO e que possa fazer as CONTRATAÇÕES de grandes jogadores sem DIFICULDADES.

    Isso que escrevi acima , hoje , é IMPOSSÍVEL de acontecer , pois ainda vivemos uma situação gravíssima , que foi herdada pela atual DIRETORIA , o problema não começou na DIRETORIA ANTERIOR , o problema já vem há muitas diretorias passadas.

    A GRANDE VERDADE é que quando a atual DIRETORIA tomou posse , todos os PROBLEMAS que já existiam cairam de para quedas no colo dessa DIRETORIA e como eu já dizia antes das eleições não seria da noite para o dia que os resultados apareceriam.

    Hoje ainda , o FLUMINENSE NÃO PODE caminhar com suas próprias pernas , se a UNIMED sair , mas a DIRETORIA tem e está trabalhando para que isso possa um dia acontecer.

    EU confio na atual DIRETORIA , e confio que estão fazendo de tudo para fazer do FLUMINENSE um clube que tenha o seu caminhar independente do seu PATROCINADOR.

    Saudações Tricolores.

    Wagnerfluzão.

  42. IGOR CARVALHO

    comentou em 26/01/2012, às 6:46

    Agora vou ter que falar. Amigo Davi Pó de Arroz:

    Você faz algum comentário que não seja reclamar do time, elenco, técnico? Meu Deus, o time nem começou a jogar e vc só ve o lado ruim.

    Aprende: Torcedor tem que torcer. Torcer é mandar energia positiva, incentivar, enfim. Mas isso que vc está fazendo, na minha opinião, é qualquer coisa menos torcer para o Flu.

    Pense mais um poquinho antes de postar comentários pessimistas. Crítica é válida, mas assim a troco de nada, sem o time nem ter entrado em campo, não dá.

    Abraços.

  43. Fernando Ventura Jr.

    comentou em 26/01/2012, às 6:57

    Estamos na transição entre o hoje “FlUnimed” e o Fluminense que terá condições de não ser tão dependente do grande parceiro.

    Meu receio é o ataque predatório de clubes ajudados pela Globo em cima dos nossos jovens valores de Xerém e os adquiridos de outras praças pelos competentes Marcelo Teixeira e Fernando Simone.

    Espero que o Peter desista da ideia de adotar um lutador de UFC e se concentre no equacionamento da dívida, na busca de novas receitas e na redução dos custos e despesas tornando o clube mais eficiente, enquanto Rodrigo Caetano, Marcelo Teixeira e a comissão técnica do momento se encarregue de buscar títulos dentro de campo.

  44. Fernando Ventura Jr.

    comentou em 26/01/2012, às 7:08

    O Fluminense bem poderia criar uma consultoria para ajudar jogadores e ex-jogadores do rubro-negro a reaver o que o clube lhes deve. Cobraria os 20% ou 30% de custos advocatícios e nos rederiam mais um rendimento além de colocar o nosso rival numa situação difícil. Hahahahhah!

  45. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 8:23

    Off:
    Só para lembrar
    http://blogdoodir.com.br/2012/01/diga-nao-a-espanholizacao-nao-veja-flamengo-e-corinthians/

  46. Guga Cruz – Salvador/BA

    comentou em 26/01/2012, às 8:33

    “meio” off post:

    Amigos,

    tenho lindo muito sobre patrocínios e os clubes.

    Um clube de futebol sem patrocínio não sobrevive.

    O flamengo é um exemplo. Eles arrecadaram muito com cotas de tv e micro-patrocínios, mas estão sem patrocinador master há bastante tempo e por conta disso têm sofrido. Vejam que trouxeram o w.love por 22,8 milhões para pagar em 1 + 3… anos!!!! Tá com cara de calote.

    Sp e palmeiras já estão com dificuldade de obter um patrocínio master que pague o que pensam que valem (ou que necessitam) e o curitian, idem.

    Jamais o FLUMINENSE conseguirá se manter sem um patrocínio master, e com nosso endividamento, por mais que tenhamos ações de marketing e conquistemos muitos títulos, não conseguiremos viver sem a UNIMED ou outro grupo que nos apóie.

    Mesmo o Barcelona amargou um prejuízo enorme no ano passado, a ponto de mexer em seu estatuto para autorizar um patrocinador em sua camisa.

    Entendo que a UNIMED e o FLUMINENSE cometeram erros no passado, mas credito tais erros ao empirismo que o futebol brasileiro pratica, no entanto, é nítido que há ventos de mudança.

    Por outro lado, todo patrocinador precisa vincular sua marca a coisas positivas e, no caso do futebol, a atletas que atraíam a mídia por ações positivas, dentro ou fora de campo.

    O flamengo tem sofrido exatamente por que nenhuma marca está disposta a vincular sua imagem a pessoas dispostas ao ilícito, à ilegalidade e a bandalheiras (vide os comentários do nosso querido Antonio Carlos).

    Assim, precisamos e precisaremos da UNIMED com constantes ajustes e adaptações, e engolindo uns sapos de vez em quando.

    É isso!

  47. Antonio Carlos

    comentou em 26/01/2012, às 9:18

    Guga Cruz (8:33)

    Seu comentário foi um dos mais lúcidos que tenho visto aqui neste blog.

    E isto não é uma rasgação de seda pelo fato de você ter citado o meu nome, o que agradeço, pois antes que percebesse a sua citação eu já tinha pensado em lhe fazer estes merecidos elogios.

    O pior é que tem “gentes” que, fazendo o jogo escuso dos nossos piores adversários e inimigos, sempre arranjam um jeito de criticar a Unimed, como se estas críticas lhes conferissem assim uma “aura” de sujeitinhos espertos, antenados e que “enxergam longe”. Pobres coitados!

    **************

    Quanto a assitir jogos e saber de coisas do urubu e de outros bichos asquerosos, para mim é como ver a mulher-barbada do circo.
    Se eu não vê-la, como poderei depois criticar e me escancarar de rir da sua feiúra e escrotidão?

  48. Rogério Felix

    comentou em 26/01/2012, às 9:20

    Tambem aderi ao movimento contra a espanholização do futebol brasileiro e já boicotei ontem a pelada do império do mal.

    Sobre o valor do time do Flu, em contraposição à sua situação falimentar, interessantes dados no link http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/25/10-estaduais-mais-valiosos-–-4ª-parte-rio-de-janeiro-e-sao-paulo/

    Abs

  49. Paulo Carvalho

    comentou em 26/01/2012, às 9:51

    Infelizmente, a situação do Fluminense é um retrato do que ocorre em 90% dos clubes sociais e/ou esportivos de todo o país.
    Aqui, em Nova Friburgo, sou sócio de um clube que, devido ao “descontrole” de sucessivas administrações, esteve por um fio.
    Entrou um presidente linha dura e está saneando o clube financeiramente.
    O problema é que todo o prejuízo acumulado, acaba sendo “descarregado” nos sócios de hoje.
    A taxa de conservação passou para R$ 300,00 + várias cobranças que antes inexistiam.
    É necessário sanear, realmente, mas sem onerar ainda mais o quadro social.
    Espero que isso não ocorra no Fluminense, logo agora que muita gente pensa em se associar na primeira oportunidade que tiver.
    Quanto à afirmativa de que o torcedor tricolor, de forma geral, é “Classe A” financeiramente, discordo.
    Somos uma “elite” sim, mas em outras áreas e não necessáriamente a da grana!
    ST.

  50. Jorge Eduardo

    comentou em 26/01/2012, às 10:00

    A solução para os problemas passa pela criação de um Plano de Sócio Torcedor, com valores mais accessíveis do que a mensalidade do clube e que dê alguma facilidade na compra de ingressos aos nossos jogos e o direito de voto, ou seja a torcida poder participar mais das decisões que dizem respeito ao futebol.

    Além disso, o trabalho que está sendo feito em Xerém com captação de novos valores, re-estruturamento do CT. Tem que mudar a política de contratação de jogadores e dar espaço a alguns vindo da base e só vender jogador quando a oferta for realmente muito boa e o mesmo já tiver dado alegrias ao clube (jogado no profissional e conquistado títulos). O ideal, não sei se é possível seria eliminar de vez os predadores (empresários) das divisões de base e só manter jogadores que fossem agenciados por uma empresa de agenciamento de jogadores, criada pelo Flu para planejar a carreira dos mesmos.

  51. daniel

    comentou em 26/01/2012, às 10:02

    Receita de bolo..

    Diminuir as depesas e aumentar a
    receita…Funcionários ganhando muito, isso não pode…

    - Deveria ter um plano de venda de ingressos para todos os jogos da LA (perderam a oportunidade – inadmissivel)

    Plano de associação em massa – é bem simples…(não sei qual a dificuldade que o Flu encontra para fazer isso)

    Vou dar uma ideia para o marketing…

    Plano de associação no valor de 15 reais – não dá direito a nada.. pagamento por amor

    Plano de associação no valor de 30 reais – no final do pagamento de 12 (15,16…) parcelas, o associado ganharia uma camisa do Flu autografada… ( é só sentar com a adidas e conversar)

    60 reais (ganha uma camisa e direito a comprar ingressos pela metade do preço)

    acima disso, a pessoa se associa ao clube

    é dificil isso???

  52. Daniel Trindade

    comentou em 26/01/2012, às 10:02

    Infelizmente a situação financeira do clube é calamitosa, mas tenho a esperança que no fim do ano o déficit de 22MI no orçamento esteja zerado, com a diminuição das despesas e aumento das receitas.

    Gostaria de parabenizar a gestão e a TI do clube pela verdadeira revolução que esta sendo feita, e pensar que durante varios anos qualquer pessoa entrava no clube pq o sistema da cataraca era antigo e ninguem conseguia conserta-lo.

  53. fabiodib    

    comentou em 26/01/2012, às 10:10

    Prezado Porquinho,
    você como sócio pode procurar o gerente de futebol ou o administrador de Xerém e perguntar todas essas dúvidas. A transparência existe no Fluminense. Não consegue informação quem não quer ou quer usar isso como arma política. O Clube hoje conta com uma Ouvidoria para o sócio atuante, faça uma reclamação para lá, que você terá seu retorno. Se você quiser informações que não sejam sigilosas (alguns contratos exigem o sigilo) da parte financeira, pode me procurar no clube, te passarei com o maior prazer. A gestão esta começando, temos muitos erros, mas transparência não falta. O Presidente sempre quando encontra com sócios do clube, mesmo aqueles que apoiaram outro candidato na eleição, ele presta todas as informações solicitadas. As reniões do CDEL são abertas e as informações solictadas sempre são repassadas pelo Conselho Diretor. Abs

  54. NandoTonho – Fernando A. B. Moller

    comentou em 26/01/2012, às 10:24

    Texto importantíssimo.

    Unimed é legal, quando coloca jogadores competitivos e caros no nosso elenco. Entretanto, o FLUMINENSE precisa caminhar no sentido de ser independente. O parceiro é para ser um adicional e não fundamental para continuar respirando.

    OFF:
    Marco Antonio Barroso,
    Ontem já comecei a aderir à sua campanha e, de 21:50 até 23:50, a televisão (só tenho canais abertos) ficou ligada, mas distante dos canais que transmitem futebol.

    Saudações Tricolores!

  55. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 10:27

    Off:
    Pelo visto vamos mesmo em zagueiros para a Liberta.
    Dia 31 se encerra a janela de transferência.
    Depois não venham “chorar as pitangas”, não se faz um bom time sem bons zagueiros…

  56. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 10:28

    off:

    Corrigindo,
    “Pelo visto vamos mesmo SEM zagueiros para a Liberta.”

  57. Bruno JF

    comentou em 26/01/2012, às 10:40

    O Fluminense tem que se preparar para o dia que a UNIMED for embora… É isso que tem que ser feito!

  58. Julio Schurt

    comentou em 26/01/2012, às 10:42

    Galera da FluSocio

    Neste modelo da Unimed Par, o Fluminense fica com algum percentual no valor do passe dos jogadores adiquiridos pelo investidor?

    Se afirmativo, qual percentual nos cabe?

    Existe alguma contrapartida do Fluminense neste modelo? (por exemplo concessao no valor do passe de jogadores formados no clube)

    Estas informacoes sao importantes para q possamos avaliar se a parceria é benefica para o clube.

    saudacoes SEMPRE tricolores

  59. Flavio Chammas

    comentou em 26/01/2012, às 10:45

    Senhores
    Me perdoem antecipadamente se se considerarem ofendidos, mas jamais imaginei tanta cornetagem e bipolaridade num ano tão importante.
    Se não vejamos:
    Xerem a todo vapor e em prazo rapidissimo para dar os frutos que já deu.
    Ser campeão nos torneios disputados pelos garotos da base tem relativa importancia.
    O mais importante é que DISPUTAMOS TODOS ELES, e revelamos diverso garotos.
    Planejamento este ano bem feito, com otimo elenco (tirando os gostos pessoais, o elenco é dos melhores do Brasil) treinamentos realizados, todos os departamentos funcionando, palestra aos jogadores pelo grande Mario Bitencourt mostrando as diferenças dos campeonatos,enfim tudo a contento.
    Patrocinador nos deu o melhor presente, não só pelo jogador , mas mais ainda pela forma que veio.
    O elenco bem treinado, jogadores mostrando vontade, enfim o que deve ser feito por um grande clube que ALMEJA DISPUTAR TODAS AS COMPETIÇÕES EM QUE SE ENVOLVER.
    E tem gente reclamando de tudo.
    Este ano vai ser dificil se continuar assim.
    Vamos deixar de lado as teimosias pesoais, as ofensas gratuitas, e nos dedicarmos a torcer,
    Teve um ai antes que falou e tudo errado, sem planejamento.
    Ou eu sou muito burro e não entendo nada, ou tudo o que vemos é mentira, ou o cara é genio e está se perdendo aqui.
    Senhores repito
    É HORA DE APOIARMOS O TIME E OS SEUS COMANDANTES, POIS TEMOS CONDIÇÕES DE DISPUTARMOS TUDO.
    OBRIGADO JOÃO DE DEUS

  60. Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    comentou em 26/01/2012, às 10:49

    Entendo que alguns não “assimilem” as críticas, é normal e compreensível, faz parte do contexto.

    Mas quando exponho minha opinião é no intuito crasso de alertar sobre problemas, que mesmo a distância, é a minha visão de um torcedor apaixonado, mas que se preocupa com o futuro do FFC.

    Sei das dificuldades da atual administração em “gerenciar” estes problemas, e vejo como um trabalho árduo esta “libertação”, mas tenho plena confiança no Peter e seus pares.

    E entendo que se não está melhor, é porque a “briga” é de cachorro grande e envolve grandes interesses.

    Uma saída “inesperada” da Unimed, independente do motivo pode nos trazer consequências desagradáveis, e é esta minha preocupação maior.

    Uma “parceria” que enquanto “funciona”, para muitos é linda e maravilhosa, mas de custo/benefício duvidoso, em vista dos altos investimentos em medalhões.

    Mas se de repente desandar, vai ser um problema sério !

    Saudações tricolores !

  61. JORGE PERRONE-Macaé-RJ

    comentou em 26/01/2012, às 10:53

    Adoraria ajudar o clube que é minha grande ,paixão tenho ouvido sobre planos para novos sócios,e apesar de morar fora do Rio ,sempre que posso vou ao jogos ,assim como muitos tricolores não só daqui mais de cidades mais distantes.E um clube de futebol é grande por sua torcida,mas também por seu quadro social.ST.

  62. Ricardo Sá

    comentou em 26/01/2012, às 10:56

    André Leão:

    Assino embaixo

  63. Rogério Felix

    comentou em 26/01/2012, às 10:59

    Olho apenas noc cariocas: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/25/empate-triplo-nos-mais-valiosos-do-rio-de-janeiro/

    Acho bom ter um elenco de valor quando isso significa jogadores talentosos e desejados pelo mercado (caso de boa parte do elenco do Flu hoje). Assim como acho bom vencer com um elenco menos caro do que outros, o que significa otimização no emprego dos recursos = inteligência de gestão. É claro que no esporte, nem investir pesado é garantia de vitória como investir pouco é garantia de competitividade, há muitas variáveis em jogo, principalmente que os adversários querem nos vencer tanto quanto queremos vencê-los. Certeza só temos quando “combinada com os russos”.

  64. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 11:04

    O grande problema é o seguinte: A participação da Unimed, hoje, ão é maquiagem. É realidade, e uma boa realidade, pois, aparentemente, ela entrou em acordo com a diretoria de futebol e isso é o que todos desejavam.
    O problema é o futuro, é a pergunta que fiz: e se, ou quando, a Unimed não estiver mais presente — ou essa possibilidade não preocupa?
    Agora “temos” dinheiro, mas e se um dia outro presidente assumir a Unimed-Rio, um framerdista, por exemplo? A relação com certeza não será a mesma. E se a Unimed falir?
    Por isso apoio a Flusócio, pois pensam no futuro sustentável do Fluminense. Um futuro em que, faltando a Unimed Par, outro investidor com certeza surgirá, pois saberá da seriedade e da segurança do de se investir nesse clube.

  65. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 11:05

    Corrigindo, por problemas no teclado:
    “A participação da Unimed, hoje, NÃO é maquiagem…”

  66. Fabio Dib    

    comentou em 26/01/2012, às 11:08

    Barroso, cuidado com as palavras. A Parceria não é uma maquiagem é um realidade. A Unimed faz a parte dela investindo e o FFC tem que fazer o dever de casa. Durante anos isto não foi feito. Essa gestão vem fazendo o dever de casa, justamente para tornar, ai concordo com o fim da sua mensagem, o clube sustentável, caso um dia, seja necessário ter outro parceiro ou um novo parceiro. Abs.

  67. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 11:09

    Fabio Dib (11:08)o que eu disse…

  68. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 11:10

    Cuidado com a leitura…

    Eu disse “A participação da Unimed, hoje, [n]ão é maquiagem. É realidade, e uma boa realidade, pois, aparentemente, ela entrou em acordo com a diretoria de futebol e isso é o que todos desejavam.”

  69. Rogério Felix

    comentou em 26/01/2012, às 11:16

    Paulo Cavalheiro, sua preocupação é a de todos nós, mas tenho certeza de que a atual relação Flu Unimed vai muito bem, vide os investimentos inclusive em dirigentes que fazem a ponte entre clube e patrocinador/investidor, onde está havendo mais equilíbrio e parceria. Fat é que hoje com Peter na presidência do Flu, o clube começa, mesmo com muitas dificuldades, a fazer a sua parte de forma responsável, pagando os salários e os tributos em dia, buscando acordos que diminuam sua dívida e para que seja equacionada e paga, buscando a renegociação de contratos lesivos assinados por administrações passadas assim como novas receitas, investindo em TI, controles, gerenciamento e infra-estrutura, etc. Creio que o Celso Barros/Unimed hoje sente mais confiança no clube em relação à parte do Fluminense na parceria. Ajustes e melhorias devem sempre ser buscados, temos que abrir mais espaço para a prata da casa em breve, pois senão de nada adiantará o bom trabalho realizado em Xerém. O bom gestor Rodrigo Nascimento, recém contratado, em parceria com o gerente de futebol e seu banco de dados, tenho certeza de que trabalhará na otimização do nosso elenco, visando sucesso esportivo com a necessária visibilidade do patrocinador e a valorização dos atletas formados no clube, que me parece o mundo ideal para Flu e Unimed (e nossa camisa, com layout limpo e cores compatíveis, agradece rs). Mas agora os investimentos visam diretamente a Libertadores, no que concordo plenamente. Temos tudo para ter um ótimo ano!

    Abs

  70. Dedé

    comentou em 26/01/2012, às 11:17

    Guga Cruz, Rogério e Fábio Dib perfeitos.

    O post também retrata uma realidade mascarada pelo alto investimento da patrocinadora, investidora ou sei lá mais o que é a Unimed.

    Eu também não consigo não ver jogos. Vi o Flamengo ontem e um pouco do Inter que fez um partidaço no primeiro tempo. Como o Antônio Carlos falou eu também preciso ver e rir da derrota deles, mesmo sabendo que aqui vai ser mole pra favelada.

  71. Claudio Rodrigues

    comentou em 26/01/2012, às 11:17

    Senhores, no meu entendimento o Fluminense terceirizou o futebol do clube…

    Neste contexto, cabe a gestão atual sanear o clube, ou tentar minimizar o caos para que o Fluminense sobreviva, nem sei se como grande…

    Infelizmente essa é a realidade em que nos metemos.

    Não considero o Fluminense forte na mídia, se isso significa respeito. Visto o clube não ser defendido dos ataques covardes que sempre recebemos…

    Com a terceirização vejo também que os atletas formados pelo clube perderam espaço no futebol profissional, sendo em sua maioria negociados precocemente e os do investidor, como não poderia deixar de ser, ganharem espaço.

    Espero sinceramente que exista luz no fim deste tunel…

  72. Rogério Felix

    comentou em 26/01/2012, às 11:19

    Dib, o Barroso disse exatamente isso, NÃO é maquiagem, é uma realidade. Deve ter havido confusão pois na digitação dele a letra “n” foi comida.

    “A participação da Unimed, hoje, [n]ão é maquiagem. É realidade, e uma boa realidade…”

    Abs

  73. Fabio Dib    

    comentou em 26/01/2012, às 11:24

    Blz, Barroso, li rápido e escrevi do trabalho. Estamos juntos então. O modelo vem melhorando a cada ano, hoje temos um Diretor e Gestor numa estrutura profissional, isto reduz e muito a falta de planejamento. Não vejo também a tão falada perda de espaço da molecada no time. Ano passado tivemos dois meninos aproveitados em jogos e vários treinando. Na pré temporada tinhamos quase um time formado de jogadores de Xérem. No primeiro jogo o banco era toda da garotada de lá. Portanto, tem espaço para todos numa estrutura profissional.

  74. Flavio Chammas

    comentou em 26/01/2012, às 11:36

    Senhores
    O trabalho vem sendo feito, só que se demora um pouco a que ele de frutos que permitam ao clube melhorar as suas condições independente do patrocinador.
    Xerem frutificou muito rapido, não seria o normal.
    O esperado era para dar coisa a partir deste ano, mas beleza, ja rendeu.
    Com relação ao patrocinador, é dos melhores do mundo, SEM DUVIDA O MAIOR E MELHOR DO BRASIL.
    Para que os adeptos da catástrofe se tranquilizem, basta ver os contratos feitos com os jogadores dele, que são de 3 , 4 anos, portanto ele não tem intenção de sair.
    Lembrem-se também que a camisa é das mais bonitas, com UM PATROCINADOR, não parece macacao de formula um de equipe pequena.
    Vamos deixar o pessoal trabalhar, ajudar com criticas construtivas, não ficar imaginando o caos ou clima ruim, que pelo que vemos não existe.
    Não vamos procurar a “crise”, deixem ela la com eles.
    AO TRABALHO E PACIENCIA COM OS DIRIGENTES (ABEL INCLUSO OK )

  75. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 11:37

    Dib, sem problemas! Concordo com você com relação à base.
    Penso também que não adianta colocar garotos da base só por colocar, eles tem que cobrir uma lacuna ou ser “fora de serie.”
    Ontem por exemplo tinha muita gente “p” da vida porque o Fluminense não ganhou a copa SPJ. Nos últimos anos os gambás ganharam varias vezes e quantos jogadores foram aproveitados? Quantas grandes revelações? Nós não ganhamos o título, mas ganhamos algumas revelações, que poderão nos ajudar nos próximos anos.
    Por fim, e nada haver com o post, torço para que o Abel tenha um lampejo de lucidez ao escalar os 25 da Liberta.

  76. Diogão

    comentou em 26/01/2012, às 12:05

    Gabriel Valente

    comentou em 25/01/2012, às 21:04

    O tal Pavilhão atira e não sabemos nem em quem….

    Abs!!
    Rumo ao Bi mundial!!

  77. Ponte tricolor

    comentou em 26/01/2012, às 12:09

    Receita de bolo..

    Diminuir as depesas e aumentar a
    receita…Funcionários ganhando muito, isso não pode…

    - Deveria ter um plano de venda de ingressos para todos os jogos da LA (perderam a oportunidade – inadmissivel)

    Plano de associação em massa – é bem simples…(não sei qual a dificuldade que o Flu encontra para fazer isso)

    Vou dar uma ideia para o marketing…

    Plano de associação no valor de 15 reais – não dá direito a nada.. pagamento por amor

    Plano de associação no valor de 30 reais – no final do pagamento de 12 (15,16…) parcelas, o associado ganharia uma camisa do Flu autografada… ( é só sentar com a adidas e conversar)

    60 reais (ganha uma camisa e direito a comprar ingressos pela metade do preço)

    acima disso, a pessoa se associa ao clube

    é dificil isso???

    Daniel Trindade
    _______________________________________________________

    Daniel, assino embaixo!Simples e objetivo!OBS:Sucesso garantido e rápido.

  78. Rodrigo

    comentou em 26/01/2012, às 12:13

    Ótima notícia:
    http://br.esportes.yahoo.com/blogs/tv-esporte/josé-roberto-wright-não-é-mais-comentarista-arbitragem-140608738.html

  79. José Carvalho

    comentou em 26/01/2012, às 12:28

    André Leão 25/01/12 20:08
    PERFEITO
    ST
    FLU LA12!

  80. Paulo Cavalheiro – Santos – SP

    comentou em 26/01/2012, às 12:54

    Então não há perda de espaço da molecada?

    Treino do Flu hoje na EsFEx :

    O treinador formou a seguinte maneira, no 4-2-3-1: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Wagner, Deco e Rafael Sobis; Fred.

    Reserva foi a seguinte: Ricardo Berna; Souza, Valencia, Márcio Rosário e Carleto; Rodrigo, Jean, Wellington Nem; Martinuccio, Araújo e Rafael Moura. Valencia de zagueiro, Souza de lateral e MRosario e Rodrigo com contratos até maio/2012.

    Enquanto isto os outros dez jogadores que compõem o atual elenco, incluindo Thiago Neves, permaneceram nas Laranjeiras realizando trabalhos à parte. Além do novo reforço, quem também ficou na sede do clube foi: Digão, Wallace, Fábio Braga, Stéfano, Samuel, Ewerton, Klever, Lucas Patinho e Léo.

    Ou seja os jogadores da base são preteridos, quando há espaço evidente no time B !

  81. Joao Paulo Tonini

    comentou em 26/01/2012, às 13:10

    Contra a espanholização do futebol brasileiro, ontem eu não assisti ao jogo da mulambada e assim pretendo sempre fazer.

    Como disse o Flávio, vamos parar um pouco com as críticas e nos concentrar em torcer.

    É quase unanimidade que nosso elenco é o melhor do Brasil. vamos apoiá-los nos jogos e conquistar títulos.

    Vejo gente criticando jogador que nem estreou ou ainda, criticando o Carleto, que jogou bem e até marcou gol.

    Vamos torcer e parar de cornetar. As críticas devem ser construtivas.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  82. israel/sbc

    comentou em 26/01/2012, às 13:19

    MUITO BOM O POST. A PREOCUPAÇÃO É PERTINENTE. TAVA FALTANDO!!!

    Melhor elenco (ainda falta 1 zagueirão) do Brasil (apesar de alguns salários estratosféricos), vice-campeão da copinha, enfim parece que tá tudo bem, mas não é bem assim. Agora, realmente melhorou muito em relação ao que assistimos até 2010 no que tange a administração da Instituíção.

    E por falar em elenco, temos atualmente 36 atletas:
    4 goleiros, 5 laterais, 6 zagueiros, 6 volantes, 7 meias (W.Nem no site oficial) e 7 atacantes, ou seja inchadíssimo(sendo 5 da base). Como resolver a questão?

    Dispensas: M.Rosário, Araujo e Souza (com a rescisão unilateral, paga-se no máximo 50% dos salários (desde que cláusula prevista nos contratos) até maio(Rosário) e até janeiro/13(os intrépidos), É + barato, não teríamos 3 nocivos ao FLU e abre-se espaço aos jovens valores.

    Empréstimos: os da base* (- o goleiro) + M.Carvalho (que não terão chance este ano) até 31 de dezembro para times da série A se possível ou B (repetindo a fórmula W.Nem) e o Digão (p/ver se consegue jogar bem em outra equipe).

    Rescisão amigável: pensar na possibilidade de rescindir com Diguinho (não se consegue + extrair bom futebol dele).

    Algumas ações: não gastar dinheiro com a compra do R.Sóbis(caríssimo) em julho, prorrogar o contrato do Lanzini até dezembro (c/passe fixado e opção de compra).

    Equívocos: prorrogar o contrato do Deco até dezembro/12 antes do final que seria em julho e a contratação do Carleto, tendo 03 LE na base.

    Assim, o elenco ficaria 27 atletas:
    Cava-Berna-Klever e Léo
    Bruno-Carlinhos-Wallace-Carleto
    Euzébio-Anderson-Gum-Elivelton
    Jean-Valência-Edinho-Rafinha-Rodrigo/Fábio*
    Deco-T.Neves-Wagner-Lanzini-Patinho
    Fred-Martinuccio-R.Moura-R.Sóbis-W.Nem
    OBS: Sobe o Rafinha, fica o Rodrigo ou Fábio, o W.Nem pode ser aproveitado na meia ou no ataque e se necessário/precisar aproveita o Edinho na zaga.

    Titulares:
    Cava
    Bruno-Anderson-Eusébio-Carlinhos
    Jean-Deco-T.Neves-Wagner
    Martinuccio/R.Sóbis-Fred

    Continua…(pra não ficar longo)

    ASSOCIAÇÃO EM MASSA + QUE URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ST.

  83. Rubens Londrina

    comentou em 26/01/2012, às 13:24

    O importante é conseguir fazer o que parecia óbvio, mas não acontecia na prática: aproveitar o investimento que a Unimed faz no futebol profissional para fortalecer outros aspectos vitais para a sobrevivência do clube: gestão eficiente, MKT ativo, Infra-estrutura e investimento na base. Só assim poderemos, um dia, pensar num futuro promissor sem nosso atual patrocinador.
    abraço a todos!

  84. Rubens Londrina

    comentou em 26/01/2012, às 13:27

    Paulo,
    mas nesse caso me parece muito mais opção do treinador (talvez equivocada, mas opção). Além do que, acho que caberiam no máximo, uns 2 jogadores a mais da atual base no time de hoje.

  85. daniel

    comentou em 26/01/2012, às 13:45

    A verdade que o Abel está prestigiando os jogadores que já estavam com ele.

    Acredito, pois ele pode ser burro, mas não triplamente burro, que ao longo do campeonato essa situação vai mudar.

    o que me entristece é que no atual modelo com a UNIMED, os garotos nunca tem vez.

    Assim, não adianta formar jogadores se chegam ao profissional não tem continuidade (vitrine)

  86. Guga Cruz – Salvador/BA

    comentou em 26/01/2012, às 13:47

    Caríssimos Antônio Carlos, Dedé, Chammas, Dib etc,

    aqui no Blog temos uma turma muito boa, lúcida, que analisa com e sem paixão a situação da Instituição e do time (que por vezes se confundem, mas geralmente precisamos distingui-los). Já os tenho como parceiros e seus comments sempre são leitura obrigatória para mim. Desde 2008 frequentando esse espaço e aprendi um monte!

    E também gosto de assistir futebol extra-FLU, mas acordo muito cedo e por isso nem sempre vejo os jogos das 22h (salvo do FLU que me mantém acordadíssimo, ainda que joguemos contra um boa vista da vida).

    Me divirto muito com o fla e a seleção da cbf, pois quando dão vexame (e tem sido comum) não medem esforços em fazê-lo de forma homérica!

    Tem alguns times que sempre torço contra: fla, bosta, vasco, corintian, sp, atl/pr, bahia, vitória, sport e demais rubro-negros genéricos (inclusive o milan, em que pese o TS estar por lá).

    E adoro assistir (para aprender e apreciar) aos jogos do campeonato inglês, da champions, do real madri e, principalmente, do Barça. Ontem vi um jogaço: barça 2×2 real.

    Abraço.

  87. Márcia Justo

    comentou em 26/01/2012, às 13:50

    Post perfeito Flusócio! O torcedor tem que entender e se informar da realidade do clube.
    Sou sócia, mesmo morando em Fortaleza,contribuo tbm comprando produtos oficiais para mim e para distribuição para tricolores e simpatizantes do Flu.
    Fazer parte da vida política do clube é importante demais! Tem muito tricolor aqui, que não vê a hora do novo projeto de associação em massa ser lançado.
    Parabéns presidente!

  88. Marco Antonio Barroso

    comentou em 26/01/2012, às 14:00

    Off:
    Me perdoem, mas ficou muito engraçado, se possível, vejam o site:

    “OREMOS
    No domingo passado, fui à missa e, dentre outras cousas, pedi ao Senhor que iluminasse a cabeça de Abel Braga, cujo interior se assemelha a uma caverna mergulhada em trevas.
    Eu bem sei que em meio àquela escuridão toda existe um cérebro – pequenino, é verdade – mas que ali jaz sem trabalhar. De outra forma não se explica o porquê de Abel insistir na escalação de Edim e Diguim como titulares absolutos do meio de campo tricolor. Esses dois gajos são incapazes de fazer dez embaixadinhas seguidas sem deixar a p*rra da bola cair no chão.
    Isso se dá porque ambos ignoram, por deficiência mental e motora, os princípios básicos que regem a Teoria da Esfericidade dos Corpos. Melhor negócio fariam se abraçassem suas verdadeiras vocações: Edim, a de peão de obras; e Diguim, a de garoto de programa da Baronetti.
    Aê Abel, se liga-se!”

    http://netflu.com.br/marciorocha/2012/01/aos-26-dias-do-mes-de-janeiro-do-ano-da-graca-de-nosso-senhor-de-2012/

  89. Paulo Lambert

    comentou em 26/01/2012, às 14:23

    Olha aí um sonho – Arena FLUnimed:

    http://tvig.ig.com.br/esporte/futebol/copa+do+mundo/odebrecht+apresenta+maracana+em+projecao+3d-8a49800e323d3ade0132726c8031070b.html

    ST

  90. Carlos Maciel

    comentou em 26/01/2012, às 14:34

    Caro Fabio Dib,

    Sabe informar como sera tratado o socio inativo neste novo plano de associação que será lançado?

    Hoje, os sócios inativos precisam pagar tres meses de mensalidade + o mÊs em curso.

    Saudações Tricolores.

  91. Fabio Dib    

    comentou em 26/01/2012, às 14:40

    Carlos MAciel, essa questão ainda será decidida pela Presidência, assim, que tiver uma posição informo aqui. Abs.

  92. israel/sbc

    comentou em 26/01/2012, às 15:08

    CONTINUANDO…

    Quanto aos salários estratosféricos, segue alguns que foram publicados (não sei se é verdade):
    Fred- 730 mil
    Deco- 730 mil
    T.Neves- 500 mil
    Araujo- 300 mil
    Souza- 200 mil

    Algumas indagações: Quanto é a folha do futebol profissional? Qual o valor do patrocínio da Unimed? Qual o gasto com Xerém? Qual o gasto com o futebol na sede (laranjeiras)? Quanto é a nossa despesa/receita para 2012?

    Tais perguntas se fazem necessárias, pois com a iminente campanha de Associação é preciso que as mesmas sejam respondidas pelo menos aos associados.

    Vou arriscar alguns valores, baseados em entrevistas ou publicações a respeito:
    - Foi publicado que a Unimed banca no máximo 80% dos salários (a título de direito de imagem) e o FLU no mínimo 20% em carteira + encargos
    - Peter deu entrevista que Xerém custa 4,0 milhões/ano

    Supondo hipotéticamente que a folha (futebol profissional) gire em torno de 5,0 milhões/mês (altíssima por sinal), a Unimed a título de patrocínio bancaria na média 70% (3,5 milhões), caberia ao FLU 30% (1,5 milhões) + encargos.

    Vamos as possíveis despesas/receitas (diretas) c/futebol em 2012:
    Folha/Encargos – R$ 39,0 milhões/ano
    Div.Trabalhista – R$ 12,0 milhões
    Xerém – R$ 4,0 milhões
    Laranjeiras – R$ 1,5 milhões
    TOTAL – R$ 56,5 MILHÕES/ANO
    Receitas:
    TV/Brasileirão – R$ 56,0 milhões
    TV/Carioca – 8,0 milhões
    Adidas – R$ 9,5 milhões
    TOTAL – R$ 73,5 MILHÕES/ANO
    SUPERAVIT DE R$ 17,0 MILHÕES
    OBS: O VALOR DE PATROCÍNIO DA UNIMED SERIA ENTÃO DE R$ 42,0 MILHÕES (TAIS VALORES NÃO ENTRARIAM NOS COFRES DO FLU), DEVIDO A MODALIDADE DO MESMO.

    EM TEMPO: na suposição hipotética acima, só me ative única e exclusivamente ao futebol.

    Meu objetivo é abrir um debate sobre o tema, pois reitero que os torcedores (sócios) são e serão muito + importantes do que o atual e de futuros patrocinadores, já que para paixão não há distratos muito menos a não renovação.

    Traçar o plano B é imprescíndivel, pois o amanhã a DEUS pertence, então devemos estar prontos e preparados quando precisarmos utlizá-lo.

    Apesar da badalação (faz parte), o ano promete ser promissor ao Tricolor, porém não se deve jamais ser negligente em planejar tanto o presente quanto o futuro do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB.

    ASSOCIAÇÃO EM MASSA + QUE URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ST.

  93. Carlos Maciel

    comentou em 26/01/2012, às 15:27

    Obrigado Fabio Dib. Estou ansioso não só pelo lançamento deste novo plano, como também para saber como farei para reativar minha condição de sócio no nosso amado Fluminense Football Club.

  94. marcelo lima

    comentou em 26/01/2012, às 15:42

    já existe alguma modalidade de sócio que paga menor mensalidade por morar em outro Estado? Em caso positivo poderá aderir à vantagem de assistir aos jogos mediante pagamento de mais R$ 10,00 ?
    Raramente vou ao Rio e quando vou tento sempre assistir algum jogo e , logicamente costumo ir em jogos finais. Com mensalidade de valor razoável e ingresso garantido vale muito a pena, quem é de fora do RJ, tornar-se sócio.

  95. Marcelo Sampaio

    comentou em 26/01/2012, às 16:31

    Um dos comentários mais enigmáticos foi o do “Porquinho” (19:19).

    História bacana de paixão e sacrifíco ao Fluminense, não muito diferente a de todos nós, e relato de preocupação quanto aos investimentos em Xerém, igualmente como a de todos nós.

    Mas na boa, o cara cobra transparência do clube (muito bem respondido pelo Dib) mas não assina a mensagem com o próprio nome.

    A não ser que o nome verdadeiro seja Porquinho, é bem paradoxal, não acham?

    Sem ressentimentos, viu?

  96. Marcelo Sampaio

    comentou em 26/01/2012, às 16:40

    Agora falando mais sério, se quisermos escrever histórias de amor e paixão de uma torcida pelo futebol do Fluminense é fundamental que a competência de gestão que o Peter vem demonstrando se estenda por um bom tempo. A situação do clube estava calamitosa e ainda é crítica, e criticar por criticar, cobrar por cobrar, sem querer fazer parte da solução, ainda que seja somente votando e desejando a competência e o profissionalismo no comando do clube … não rola. A verdade é que há muito o que fazer, mas ao menos sabemos que estamos no caminho certo e em boas mãos.
    E TODOS AO ENGENHÃO !!! ST

  97. Marcelo Sampaio

    comentou em 26/01/2012, às 16:58

    Jorney Luz (16:44)

    Não creio ser vontade dos responsáveis pelo blog fazer remissão aos (…) que geriram o FFC no passado. Acho que é necessário expor a incompetência do passado para mostrar as dificuldades em reverter a situação e valorizar as realizações do presente.

    Não é como fazer compra de mercado onde você compra dois kilos de TI, quatro litros de marketing, dez potes de finanças e um pão francês para acompanhar a pasta de patrocínio e coloca na dispensa e usa quando tiver afim.

    Tem sim que martelar os nomes de todos os acéfalos do passado. Se você for médico e ele cair na sua mesa de cirurgia, se você for policial e tiver avançado o sinal, se você for agente penitenciário, fiscal da receita, promotor … já sabem o que fazer.

    É como aquela música composta pelo demônio “Horcades, (…), ai ai se eu te pego!”

    (…)Editado pela moderação.

  98. Rogério Felix

    comentou em 26/01/2012, às 17:21

    Marcelo Sampaio e Porquinho,

    Sem jamais desvalorizar o amor e as despesas/investimentos em nossa grande paixão chamada Fluminense, que compartilho (eu também compro camisas, vou a jogos e pago ppv), só queria deixar um pouco mais claro que isso é diferente de “investir muita grana no Flu”. Na verdade estamos pagando por produtos e serviços para nós, e diretamente a parceiros comerciais (Globo, Adidas, lojas de varejo), e mesmo no caso de ingressos de jogos, contribuições até para o Botafogo (Engenhão) e Estado do Rio (Maracanã), pois parte do ingresso vai para o aluguel do estádio e pagamento do staff envolvido (custos fixos e variáveis dos jogos).

    Assim, é claro que tudo isso é gastar com o Flu, e é também em parte investimento no clube, mas em *parcela muito pequena*, seja por nenhuma ou uma cota ínfima de participação nos produtos e serviços contratados, seja pela visibilidade maior que pode ajudar na negociação de cotas de TV, ou mesmo uma contribuição maior e mais direta no caso de ingressos.

    Nada disso se compara a CONTRIBUIR DIRETAMENTE ao clube, na sua mensalidade de SÓCIO. Além da verba ir 100% para o clube, diretamente, ainda se pode ajudar a DECIDIR oa destinos administrativos da sua paixão através do voto.

    No processo de busca de conscientização da torcida tricolor que a Flusócio prega há anos, falamos várias vezes exatamente isso em várias reuniões presenciais: gastamos dinheiro com camisas, ppv, ingressos, mas ficamos à mercê de alguém gerir o clube, de decidir os destinos de nossa paixão, levando-o para cima ou para o fundo do poço. Muito pouco adianta bradar nas arquibancadas, reclamar do jogador A ou B. Na minha visão pessoal, dessa forma queremos os prazeres mas em parte nos omitimos na nossa responsabilidade de tricolores apaixonados: manter e perpetuar a grandeza do Fluminense. Se não para os que nos tornaram tricolores, ou para os futuros tricolores que virão, minimamente por cuidado conosco mesmo, com nossa felicidade quando vemos o Flu vencendo, evitando deixar o clube nas mãos de quem não cuida dele com o carinho e respeito que o FLUMINENSE e SUA TORCIDA merecem. Para isso é preciso ser parte do clube, ser sócio.

    O clube, claro, tem que trabalhar com algumas modalidades de associação para atender ao máximo os diferentes perfis de torcedores tricolores.

    Abraços.

  99. Fábio Ribeiro

    comentou em 26/01/2012, às 19:59

    Em resumo, SEJA SÓCIO!!!

  100. Diogo Trindade

    comentou em 26/01/2012, às 20:02

    Rogério Felix,

    Sensacional esse teu comentário de 17:21, assino embaixo.

    Diogo Trindade

  101. Marcelo Sampaio

    comentou em 27/01/2012, às 13:14

    Caro Rogério Felix,

    Mas eu já sou sócio !

    Vence o Fluminense !
    Saudações Tricolores

  102. Rogério Felix

    comentou em 27/01/2012, às 15:30

    Sim, Marcelo, só o incluí na citação do comentário porque você havia citado antes o comentário do Porquinho. O seu comentário ao dele me estimulou a escrever o meu, por isso me referi a ambos, mas basicamente ao conteúdo que ele havia escrito, e na verdade generalizando pois meu comentário serve a todo tricolor que gasta com sua paixão Fluminense, mas, sem o voto, fica refém das decisões de outrem.

    Abs e saudações tricolores!

  103. Rogério Felix

    comentou em 27/01/2012, às 16:47

    É complicado…

    qui, 26/01/12 – por Emerson Gonçalves | categoria Gestão, Política e Legislação,

    http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/26/e-complicado/

  104. Alexandre Magalhães

    comentou em 27/01/2012, às 17:03

    Prezado Israel/sbc,

    Gostei de suas sugestões p limpeza do elenco, assino embaixo. Só acrescentaria a rescisão do Edinho, outra íngua do Abel.

    st
    Alexandre